SóProvas



Prova IF-SC - 2014 - IF-SC - Técnico de Laboratório - Eletroeletrônica


ID
1357789
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2014, após anos de construção foi aprovado o Plano Nacional de Educação – PNE, por meio da Lei nº 13.005, com vistas a dar cumprimento ao artigo 214 da Constituição Federal Brasileira. Sobre o PNE, analise as assertivas abaixo.

I. São diretrizes do PNE a erradicação do analfabetismo e a promoção do princípio da gestão democrática da educação pública.

II. A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas ao longo dos 10 (dez) anos de sua vigência.

III. Compete ao INEP divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações em seu sítio institucional.

Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5o A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:

    I - Ministério da Educação - MEC;

    II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal;

    III - Conselho Nacional de Educação - CNE;

    IV - Fórum Nacional de Educação.

    § 1o Compete, ainda, às instâncias referidas no caput:

    I - divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet; ( ou seja o INEP não está incluído)

    II - analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas;

    III - analisar e propor a revisão do percentual de investimento público em educação.



  • Eu também fiquei com dúvidas quanto a questão, porém, se nos basearmos no texto da Lei do referido artigo citado no comentário acima, o parágrafo 1º é claro em afirmar as instâncias referidas no CAPUT do artigo, neste caso o INEP, de fato, não teria essa prerrogativa.  

  • GABARITO = B Apenas a assertiva III é falsa

    Art. 2o São diretrizes do PNE:

    I - erradicação do analfabetismo;

    [...]

    VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;

    Art. 5o A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas [...]

    [...]

    § 1o Compete, ainda, às instâncias referidas no caput:

    I - divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet;

    [...]

  • O que cabe ao INEP:

    § 2º A cada 2 (dois) anos, ao longo do período de vigência deste PNE, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Anexo desta Lei, com informações organizadas por ente federado e consolidadas em âmbito nacional, tendo como referência os estudos e as pesquisas de que trata o art. 4º , sem prejuízo de outras fontes e informações relevantes.

    § 4º Cabem ao Inep a elaboração e o cálculo do Ideb e dos indicadores referidos no § 1º .

    Estudos para aferir o cumprimento das metas e avaliação e monitoramento das metas são ações muuuuuito semelhantes mesmo. Bem fácil de confundir.

  • GAB: B

    Compete ao:

    I - Ministério da Educação - MEC;

    II - Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal;

    III - Conselho Nacional de Educação - CNE;

    IV - Fórum Nacional de Educação.

    divulgar os resultados do monitoramento e das avaliações nos respectivos sítios institucionais da internet (Não tem INEP)


ID
1357792
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação – PNE aprovado em 2014 ao se tratar especificamente da Educação Profissional, estabeleceu em sua Meta 11 - triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.

São estratégias para atingir a Meta 11 do PNE nos próximos 10 anos, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • Estratégias:11.1) expandir as matrículas de educação profissional técnica de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levando em consideração a responsabilidade dos Institutos na ordenação territorial, sua vinculação com arranjos produtivos, sociais e culturais locais e regionais, bem como a interiorização da educação profissional;11.2) fomentar a expansão da oferta de educação profissional técnica de nível médio nas redes públicas estaduais de ensino;11.3) fomentar a expansão da oferta de educação profissional técnica de nível médio na modalidade de educação a distância, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso à educação profissional pública e gratuita, assegurado padrão de qualidade;11.4) estimular a expansão do estágio na educação profissional técnica de nível médio e do ensino médio regular, preservando-se seu caráter pedagógico integrado ao itinerário formativo do aluno, visando à formação de qualificações próprias da atividade profissional, à contextualização curricular e ao desenvolvimento da juventude;11.5) ampliar a oferta de programas de reconhecimento de saberes para fins de certificação profissional em nível técnico;11.6) ampliar a oferta de matrículas gratuitas de educação profissional técnica de nível médio pelas entidades privadas de formação profissional vinculadas ao sistema sindical e entidades sem fins lucrativos de atendimento à pessoa com deficiência, com atuação exclusiva na modalidade;11.7) expandir a oferta de financiamento estudantil à educação profissional técnica de nível médio oferecida em instituições privadas de educação superior;11.8) institucionalizar sistema de avaliação da qualidade da educação profissional técnica de nível médio das redes escolares públicas e privadas;11.9) expandir o atendimento do ensino médio gratuito integrado à formação profissional para as populações do campo e para as comunidades indígenas e quilombolas, de acordo com os seus interesses e necessidades;11.10) expandir a oferta de educação profissional técnica de nível médio para as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;11.11) elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 90% (noventa por cento) e elevar, nos cursos presenciais, a relação de alunos (as) por professor para 20 (vinte);11.12) elevar gradualmente o investimento em programas de assistência estudantil e mecanismos de mobilidade acadêmica, visando a garantir as condições necessárias à permanência dos (as) estudantes e à conclusão dos cursos técnicos de nível médio; ....CONTÍNUA.....
  • .... CONTINUAÇÃO.....

    1.13) reduzir as desigualdades étnico-raciais e regionais no acesso e permanência na educação profissional técnica de nível médio, inclusive mediante a adoção de políticas afirmativas, na forma da lei;

    11.14) estruturar sistema nacional de informação profissional, articulando a oferta de formação das instituições especializadas em educação profissional aos dados do mercado de trabalho e a consultas promovidas em entidades empresariais e de trabalhadores 

  • Resumindo o que a colega nos trouxe de aprendizado...

    letra E  

  • 12.1. otimizar a capacidade instalada da estrutura física e de recursos humanos das instituições públicas de educação superior, mediante ações planejadase coordenadas, de forma a ampliar e interiorizar o acesso à graduação. Corresponde a Meta 12

  • Que absurdo ter que decorar as metas e estratégias...

  • Não entendi esta questão, não está letra de lei.


ID
1357795
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre a Lei nº 11.892 de 29 de Dezembro de 2008 que instituiu a Rede de Educação Profissional e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, numere corretamente a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

( ) Especializado na oferta de educação básica e licenciatura;
( ) Não possui natureza jurídica de autarquia e autonomia administrativa;
( ) É equiparado às Universidades para efeito das disposições que regem a regulação, a avaliação e a supervisão das instituições de ensino superior;
( ) É configurada como instituição de ensino superior especializada na oferta de educação tecnológica.

(1) Instituto Federal
(2) Colégio Pedro II
(3) Escola Técnica Vinculada
(4) CEFET

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (2) Especializado na oferta de educação básica e licenciatura; 
    (3) Não possui natureza jurídica de autarquia e autonomia administrativa; 
    (1) É equiparado às Universidades para efeito das disposições que regem a regulação, a avaliação e a supervisão das instituições de ensino superior;
    (4) É configurada como instituição de ensino superior especializada na oferta de educação tecnológica.

    (1) Instituto Federal 
    (2) Colégio Pedro II 
    (3) Escola Técnica Vinculada
    (4) CEFET

  • Resposta: A

    Especializado na oferta de educação básica e licenciatura -> Colégio Pedro II
    Não possui natureza jurídica de autarquia e autonomia administrativa -> Escola Técnica Vinculada
    É equiparado às Universidades para efeito das disposições que regem a regulação, a avaliação e a supervisão das instituições de ensino superior  -> Instituto Federal
    É configurada como instituição de ensino superior especializada na oferta de educação tecnológica -> CEFET

  • Resposta: A

    1) Art. 2. § 1º  Para efeito da incidência das disposições que regem a regulação, avaliação e supervisão das instituições e dos cursos de educação superior, os Institutos Federais são equiparados às universidades federais.


    2) Art. 4º-A. O Colégio Pedro II é instituição federal de ensino, pluricurricular e multicampi, vinculada ao Ministério da Educação e especializada na oferta de educação básica e de licenciaturas.


    3) Art. 1, Parágrafo único.  As instituições mencionadas nos incisos I, II, III e V (exceto as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais) do caput possuem natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.


    4) Art. 18.  Os Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET-RJ e de Minas Gerais - CEFET-MG, não inseridos no reordenamento de que trata o art. 5o desta Lei, permanecem como entidades autárquicas vinculadas ao Ministério da Educação, configurando-se como instituições de ensino superior pluricurriculares, especializadas na oferta de educação tecnológica nos diferentes níveis e modalidades de ensino, caracterizando-se pela atuação prioritária na área tecnológica, na forma da legislação.


ID
1357798
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento de objetivos, metas e estratégias para suas ações em um horizonte de cinco anos.

O Decreto nº 5.773 de 2006 estabelece que o PDI deve conter alguns elementos obrigatórios, dentre eles NÃO consta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 16 - O Plano de Desenvolvimento institucional deverá conter, pelo menos, os seguintes elementos.

    I - missão, objetivos e metas da Instituição, em sua áera de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso.

    II - cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos, especificando-se a programação de abertura de cursos, aumento de vagas, ampliação das instalações físicas e, quando for o caso, a previsão de abertura dos cursos fora da sede.

    III - organização administrativa da instituição, identificando as formas de participação dos professores e alunos nos órgãos colegiados responsáveis pela condução dos assuntos acadêmicos e os procedimentos de auto-avaliação institucional e de atendimento aos alunos.

    X - demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.

    alternativa B não consta no Art. 16.

  • Gabarito B

    PDI:

    o  Abrange 5 anos;

    o  Instrumento de planejamento e gestão;

    o  Filosofia de trabalho, missão, visão e cultura;

    o  Diretrizes pedagógicas que orientam ações e atividades acadêmicas;

    o  Participação de toda comunidade universitária;

    o  Planejamento estratégico;

    o  Define objetivo e metas de longo prazo;

    o  Avaliação interna e externa;

    o  Capacidade e Sustentabilidade Financeira;

    o  Cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição;

    o  Organização didático-pedagógica da instituição;

    o  Projeto pedagógico da instituição;

  • questão desatualiada, pois o que vige atualmente é o Decreto 9.235/2017


ID
1357801
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Carta Constitucional vigente, a educação deve ser tratada com a relevância que merece. Assinale (V) – verdadeiro, ou (F) – falso nas assertivas abaixo e depois assinale a alternativa que contenha a sequência correta:

( ) As diretrizes e bases da educação são de competência exclusiva da União;

( ) Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação;

( ) São direitos sociais previstos no art. 6º da Constituição Federal, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, a defesa do consumidor e a alimentação, dentre outros;


( ) Os princípios do ensino estão previstos no art. 206 da Constituição Federal, dentre os quais se encontra a valorização dos profissionais da educação escolar.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Defesa do consumidor é direito fundamental previsto no artigo quinto, XXXII.

  • Defesa do consumidor não é direito social. 

    Os direitos sociais são direitos fundamentais ditos de segunda geração e se relacionam com a atuação positiva do Estado em prol do bem estar social e da diminuição das desigualdades sociais (igualdade material). Foram incorporados ao constitucionalismo após os levantes socialistas pelo mundo, que denunciaram a exploração do homem pelo homem.

    A defesa do consumidor se insere na terceira geração de direitos fundamentais, que abarca os direitos difusos e coletivos. 

  • Gabarito: D

    (V) - Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: XXIV - diretrizes e bases da educação nacional;
    (V) - Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: IX - educação, cultura, ensino e desporto;
    (F) - Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Obs.: Diferentemente da alternativa da questão, o artigo 6º da CF não assinala a defesa do consumidor).
    (V) - Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006).

  • Data Vênia, a competência da União nas diretrizes e bases da educação é privativa  e não exclusiva, consoante Artigo 22, XXIV da CF/88.

  • Realmente, a questão não apresenta gabarito correto, haja vista que estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional é competência PRIVATIVA da União. Não é exclusiva, pois, se assim fosse, sequer poderia ser delegada aos Estados:

    CF. Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XXIV - diretrizes e bases da educação nacional;

    Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.  

    No mesmo sentido o STF:

    "Competência concorrente entre a União, que define as normas gerais e os entes estaduais e Distrito Federal, que fixam as especificidades, os modos e meios de cumprir o quanto estabelecido no art. 24, IX, da Constituição da República, ou seja, para legislar sobre educação. O art. 22, XXIV, da Constituição da República enfatiza a competência privativa do legislador nacional para definir as diretrizes e bases da educação nacional, deixando as singularidades no âmbito de competência dos Estados e do Distrito Federal." (ADI 3.669, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgamento em 18-6-2007, Plenário, DJ de 29-6-2007.)

  • QUESTÃO ANULÁVEL. 1º item é FALSO e gabarito considerando verdadeiro.

    (F) - gabarito incorreto.

    (V) - art. 24, IX.

    (F) - já comentado pelos colegas. Direito do consumidor não é Direito Social.

    (V) - Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)


    _____________________________________________________________________________________________

    - Competência EXCLUSIVA da União = "Trata-se de competências administrativas (arroladas no art. 21, CF), nas quais a União deverá atuar com absoluta exclusividade, não havendo, sequer, autorização constitucional para delegação a outros entes federativos. Sua principal característica é a indelegabilidade."

    - Competência PRIVATIVA da União = "É possível que os estados e o Distrito Federal venham a legislar sobre questões específicas das matérias enumerada no art. 22,CF, desde que a União delegue a competência, por meio de lei complementar. [...] A marca da competência legislativa privativa é a delegabilidade aos estados e ao Distrito Federal (Municípios NÃO!)"


    Fonte: VP & MA, Direito Constitucional Descomplicado. 10ª ed. pág 347 a 350.

  • O sentido,a ideia é de cooperação e não de isolamento;a competência é administrativa ou material,mas não EXCLUSIVA...COMUM ELA É .Não cabe SÓ a UNIÃO,editar diretrizes e bases no tocante à educação.Gabarito  "F".

  • na minha opinião o gabarito correto seria F, V, F, V.

  • I - Correto, Art, 23 - XXIV - diretrizes e bases da educação nacional;

    II - Correto, Art. 24. IX - educação, cultura, ensino e desporto;

    III - Falso, pois a defesa do consumidor é direito previsto no art. 5º e não no rol do art. 6º

    IV - Correto, V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;

  • Gabarito: D

    (V) - Art. 22, XXIV
    (V) - Art. 24.
    (F) - Art. 6º, não assinala a defesa do consumidor.
    (V) - Art. 206.

  • Discordo do gabarito, pois o artigo 22, onde se encontra o inciso que fala das diretrizes e bases da educação,  elenca as competências PRIVATIVAS da União, e não as competências exclusivas.

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XXIV - diretrizes e bases da educação nacional;

  • o Erro  na  terceira é a  defesa do consumidor.

  • Questão muito mal elaborada! Se começa com "De acordo com a Carta Constitucional vigente..." então não se vê na CF "competência exclusiva da União", e sim "competência privativa da União". Também aqui não cabem achismos ou subjetividade. É ou não é. O gabrito deveria ser a letra FVFV. Questão passível de recurso.

  • A I e a II estão erradas também. Competência privativa e os municípios também participam. Péssima questão.

  • questão completamente errada , uma vez que , compete privativamente a união legislar sobre , diretrizes bases da educação nacional . ART.22. XXIV.

  • Concordo com a Valeria F V F V

  • existem bancas que não diferenciam competências exclusivas de competências privativas, porém há grande diferença. as competências exclusivas não podem ser delegadas e as competências podem sim ser delegadas

  • Q banca péssima questão com interpretação tenebrosa por parte dessa banca. O correto seria  F V F V

  • Essa questão deveria ser anulada.

  • Questão perfeitamente correta.

    É questão de interpretação das alternativas.

    Não nos prendamos a DECOREBA.

  • Cara nada a ver isso. Tá expresso. Ñ tem nada de decoreba. É o que tá na CF e ponto final. LDB é competência privativa da União (art. 22,XXIV) e educação é competência legal concorrente (art.24,IX). FVFV

  • Não está nada correto! 

    Diretrizes e bases da educação nacional: Competência privativa; (F)
    Legislar sobre educação: Competência concorrente; (V)
    A defesa do consumidor não está entre os direitos sociais previstos no art. 6º da CF/1988; (F)
    Os princípios do ensino estão previstos no art. 206 da Constituição Federal, dentre os quais se encontra a valorização dos profissionais da educação escolar. (V)
    Constituição na mão e DEUS no Coração.

  • Acho que essa gabarito não esta correto FVFV!

  • O meu gabarito  deu FVFV, foi anulada?

  • Letra D

    Leis de Diretrizes e Bases é competência exclusiva da União (V)

    União, Estados e DF legislar concorrentemente sobre a educação (V)

    Defesa do consumidor não é um direito previsto no artº 6 (F)

    Valorização dos profissionais da educação escolar (V)

  • Direito do consumidor é direito fundamental art 5

    XXXII - o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor;

  • Análise das assertivas:

    “As diretrizes e bases da educação são de competência exclusiva da União”. Essa assertiva é falsa. Trata-se de competência privativa e não exclusiva, prevista no artigo 22, XXIV da CF/88.

    “Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre educação”. A assertiva é verdadeira, conforme artigo 24, IX da CF/88.

    “São direitos sociais previstos no art. 6º da Constituição Federal, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, a defesa do consumidor e a alimentação, dentre outros”. A assertiva é falsa, não há a previsão à defesa do consumidor no artigo 6º, CF/88. Nesse sentido: Art. 6º - “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

    “Os princípios do ensino estão previstos no art. 206 da Constituição Federal, dentre os quais se encontra a valorização dos profissionais da educação escolar”. A assertiva é verdadeira. Conforme artigo 206, V da CF/88, “ O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas” (Destaque do professor).

    Portanto, a ordem de preenchimento correto seria: FVFV. Todavia, não há essa alternativa, sendo que a banca assinalou como verdadeira a letra “d”, optando pela veracidade da assertiva.

    Discordo da banca, pois há diferença entre competências privativas e exclusivas da União. As competências exclusivas são apontadas pela doutrina como não delegáveis e estão elencadas no artigo 21 da CF/88. Por outro lado, o artigo 22 elenca as competências privativas, as quais são delegáveis.


  • Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XXIV - diretrizes e bases da educação nacional;

  • Discordo da banca, pois há diferença entre competências privativas e exclusivas da União. As competências exclusivas são apontadas pela doutrina como não delegáveis e estão elencadas no artigo 21 da CF/88. Por outro lado, o artigo 22 elenca as competências privativas, as quais são delegáveis.

  • Competencia Exclusiva é diversa de Competencia Privativa.

    sobre a Primeira alternativa: é de competencia PRIVATIVA.

  • ta errada essa questão...é competência privativa e não exclusiva,

  • SEQUÊNCIA CORRETA :FVFV

  • Pessoal, vejam essa questão aqui: Q823017
    Há excelentes comentários lá e ajudará bastante quanto à primeira assertiva.

     

    No mais, é indicar pra comentário e aguardar...

  • O problema é que aquele que elabora a questão estuda MENOS do que aquele que presta o certame!!!!

  • Dá para eliminar três alternativas da questão sabendo quais são os direitos previstos no artigo 6. 

    F ) São direitos sociais previstos no art. 6º da Constituição Federal, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, a defesa do consumidor e a alimentação, dentre outros;

     a) F, F, V, F

     b) V, F, F, F.

     c) F, V, V, V.

     d) V, V, F, V

     e) V, V, V, F

     

    Agora no chuta tem que escolher entre a segunda e a quarta. A quarta esta bem óbvio. 

     

     

  • Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XXIV - diretrizes e bases da educação nacional.

    Realmente apesar de ter acertado a questão ela deveria ter sido anulada já que não tem resposta ...

  • desde quando privativa e exclusiva são sinônimos?


ID
1357804
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto

(…) Mas, é importante dizer, a “leitura" do meu mundo, que me foi sempre fundamental, não fez de mim um menino antecipado em homem, um racionalista de calças curtas. A curiosidade do menino não iria se distorcer pelo simples fato de ser exercida, no que fui mais ajudado do que desajudado por meus pais. E foi com eles, precisamente, em certo momento dessa rica experiência de compreensão do meu mundo imediato, sem que tal compreensão tivesse significado malquerenças ao que ele tinha de encantadoramente misterioso, que eu comecei a ser introduzido na leitura da palavra.

A decifração da palavra fluía naturalmente da “leitura" do mundo particular. Não era algo que se estivesse dando superpostamente a ele. Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais. O chão foi o meu quadro-negro; gravetos, o meu giz (…)

(Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989).

Sobre o texto é correto afirmar:

I. O autor foi aprendeu a ler escrevendo no chão.

II. A palavra sublinhada na primeira frase do texto é pronome demonstrativo e retoma a palavra mundo.

III. A leitura do mundo e a da palavra aconteciam de forma concomitante para o personagem da narrativa.

IV. Na frase: “que eu comecei a ser introduzido na leitura da palavra", temos um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo.

V. A palavra “experiência é acentuada graficamente por se tratar de uma oxítona terminada em ditongo.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • II - "QUE" retoma a palavra LEITURA

    V - ex-pe-ri-ên- cia-  Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes: ea(s), oa(s), eo(s), ua(s), ia(s), ue(s), ie(s), uo(s), io(s).


ID
1357807
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Complete as frases com os pronomes eu ou mim e, depois, assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

I. Traga o livro para ___, quero ler agora.
II. Este segredo fica entre ____ e ela, não te intrometas.
III. Trouxe o texto para ____ corrigir; farei com imenso prazer.
IV. Para ____ acertar esta questão preciso de muita leitura

Alternativas
Comentários

  • Mim é um pronome oblíquo tônico e surge após uma preposição: para mim, de mim, por mim.

    Exemplos:

    Ela foi fazer  aquele trabalho para mim;Traga aquela roupa para mim; Volte por mim

    Ao contrário do que muita gente pensa, o EU sempre vem sempre antes do verbo determinando uma ação. O EU é o sujeito da ação.

    Exemplos:

    Aquele trabalho é para EU fazer; Quando EU for  em casa pegarei o celular; A lição serviu para EU não errar mais

    Jamais use o MIM antes do verbo no infinitivo.

    Não tenha medo de usar o EU antes do verbo no infinitivo.

    O que for para MIM fazer, faço! Errado.

    O que for para EU fazer, faço! Correto. mentário...

  • A expressão para eu deverá ser usada quando assume a função de sujeito. 

    A expressão para mim deverá ser usada quando assume a função de objeto indireto.


    OBS: Sendo eu um pronome pessoal reto e mim um pronome pessoal oblíquo tônico, as regras de utilização de para eu e para mim seguem as regras de utilização dos pronomes pessoais retos e dos pronomes pessoais oblíquos tônicos.



    Dica importante: “Para eu” deve ser utilizado sempre que o sujeito for seguido de um verbo no infinitivo que indique uma ação.

    Dica importante: “Mim” é um pronome pessoal oblíquo tônico e deve estar sempre precedido por uma preposição.

  • Este fica  entre mim e ela?? Não entendi...

  • quanto vier depois da preposicao,sempre será pronome tonico ex: entre mim e ti,entre mim e ela 

  • os pronomes oblíquos tônicos exigem a preposição. logo, mim só pode vir precedido de preposição. Porém quando a preposição se referir ao verbo no infinitivo (-ar, -er e -ir), deve-se usar o pronome reto, pelo fato de que mim não pode ser sujeito e sim complemento de verbos (ou como alguns dizem: mim não faz nada). Portanto, a resposta é a letra "a".

  • Pronome EU

    - é pronome RETO

    - Só é usado como sujeito da frase

    - GERALMENTE com verbo no infinito (-ar, -er e -ir)

    Pronome MIM

    - pronome OBLÍQUO

    - "nasceu" para ser complemento

    Dicas:

    1) Colocar a frase na ordem direta. ( assim se torna mais fácil localizar o sujeito)

    2) Se for sujeito - usar EU.

  • Também não entendi entre mim e ela ... Este segredo fica entre ____ e ela, não te intrometas
    Se fosse como dizem depois de toda preposição haveria pronome oblíquo tônico onde a relação não é essa o pronome oblíquo atono exerce duas funções sintáticas a de sujeito e de predicado já o pronome oblíquo tônico exerce as demais funções sintáticas exceto sujeito e predicativo,porém não consigo identificar que relação esses pronomes tem com o verbo.Seria interessante se o professor respondesse.
  •  Usar pronome pessoal do caso reto (eu, tu) regidos pela preposição “entre”:

    * “Entre eu e você não há problemas”;

    * “Entre tu e teus amigos não deve haver divergências”.

    A forma correta é:

    “Entre mim e você não há problemas”.

     “Entre ti e teus amigos não deve haver divergências”.

    A preposição “entre” rege dois pronomes coordenados entre si. Ora, os pronomes pessoais do caso reto funcionam como sujeito da oração e sujeito não pode ser regido de preposição. Mas cuidado com exemplos deste tipo:

    “Entre eu comprar e consumir existe muita diferença”.

    Neste caso, a preposição “entre” rege os dois verbos, “comprar” e “consumir”, e não o pronome “eu”.

    fonte: http://prazerdapalavra.com.br/recursos/lingua-portuguesa/3682-problemas-com-a-preposicao-entre-adalberto-alves-de-sousa

  • Cris Fernanda,  sobre  o item II "Este segredo fica entre ____ e ela, não te intrometas." a questão é a seguinte: 

    Não se preposiciona pronome reto: “Entre eu e tu nunca vai haver...” – errado;

    Entre mim e ti nunca vai haver...” – Correto – usa-se os oblíquos tônicos!

    Portanto, se eu colocasse o "eu" ali, estaria preposicionando pronome reto, e não pode! Por isso o uso do "mim"

    !!! MAAAAAAASSSSS virão preposicionados, os pronomes pessoais retos, se exercerem função de sujeito:

    Entre eu sair e tu saíres, saio eu.”


    Extraí alguns desses trechos das aulas do Fernando Pestana, e você pode conferir no livro dele, caso queira, na eventualidade de algo não ter ficado muito claro. 

  • Complementando o comentário do colega Alisson Daniel, o pronome, nessas ocasiões em que são precedidos de preposição, serão sujeitos de verbos no  infinitivo.

  • Eu e tu :pronomes pessoais do caso reto e (somente esses)não podem na variedade padrão vir regidos de preposição e desempenhar função de complemento.

    mim e ti :pronomes pessoais oblíquos que quando regidos de preposição desempenham a função de complemento.Não funcionam como sujeito.
    Exemplo:
    . Traga o livro para mim, quero ler agora. 
    . Este segredo fica entre mim e ela, não te intrometas.

    Dica para perceber a resposta:
    Usa-se eu como sujeito do verbo no infinitivo quando ''para'' tem a ideia de finalidade.
    exemplo:O aluno trouxe a redação ''para ''eu corrigir.
    Trouxe o texto ''para'' eu corrigir; farei com imenso prazer. 

    '' Para'' eu acertar esta questão preciso de muita leitura



    Usa-se mim antes do verbo no infinitivo;nesse caso a expressão para mim completa o sentido de um adjetivo.
    Exemplo:Agora ficou fácil ''para mim'' explicar o conteúdo.
  • MACETE: Usa-se "EU" quando a palavra posposta estiver no infinitivo, ou seja terminada em -ar, -er, ir. Nos demais casos usa-se "MIM". Não deu erro ainda.

     

    Bons estudos'

  • Alguém explica por que no item I não se deve usa EU

    Segundo o prof. Alexandre, o pronome reto EU só usa quando vier um verbo, e no ítem vêm dois verbos após o pronome.

  • MIM = surge após uma preposição (nunca usar antes de verbo infinitivo)

     

    EU = sempre vem antes de verbo

  • I. Traga o livro para ___, quero ler agora. -   Quando uma oração possui 2 verbos em que um é o sujeito do outro.  Eles se anulam sendo assim sem sujeito não tem pronome pessoal do caso reto. usa então o MIN


    II. Este segredo fica entre ____ e ela, não te intrometas. - Usa se o MIN - pelas seguintes caracteristicas preposição ENTRE, e principalmente por não ter sujeito, sem sujeiro não existe pronome do caso reto.
    III. Trouxe o texto para ____ corrigir; farei com imenso prazer. - verbo no infinitivo MIN não conjuga verbo. Lembrando que quando tem dois verbos e um é sujeito do outro essa regra não se aplica.
    IV. Para ____ acertar esta questão preciso de muita leitura   - Verbo no infinitivo mesmo caso.

  • GAB. A
    Vale uma obs., percebi alguns comentários quanto ao uso do EU antes de infinitivo. Olha galera nem sempre se usa EU antes de infinitivo. Então pense duas vezes e faça a análise da frase por completo. Exemplifico...
    Na frase "Para_____estudar este assunto é um desafio" o correto seria o MIM, perceba que a frase não está na ordem direta. Agora vamos pôr na Ordem direta. "Estudar este assunto é um desafio para mim." Antes que alguém possa perguntar sobre a vírgula que poderia haver, explico. Essa vígula é facultativa, pois a locução, deslocada na frase, é curta, simples e de fácil entendimento.

  • Gabarito: A

  • a-

    Este segredo fica entre mim e ela.

    entre eu causa cacofonia, outra razao para nao usar

    ________________________________________________


ID
1357810
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere as frases escritas no modo indicativo.

I. Você deve por os livros na estante.
II. Tu precisas obedecer às normas escolares.
III. Vocês devem resolver a questão.
IV. Ele escreve no seu diário.

Para que essas frases sejam reescritas corretamente no modo imperativo, complete os espaços em branco com uma das formas verbais colocadas entre parênteses, depois assinale a opção correta.

I. ____________ os livros na estante. (ponha/ põe)
II. ____________ às normas escolares. (obedeça/ obedece)
III. ____________ a questão. (resolvem/ resolvam)
IV. ____________ no seu diário. (escreve/ escreva)

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém aí pode explicar o porquê do verbo "obedece"?

  • No caso do obedece, trata-se do imperativo afirmativo que é originado a partir da segunda pessoa do presente do indicativo. Sempre que houver a necessidade de se conjugar o verbo no imperativo afirmativo da segunda pessoa (tu/vos) ele vai repetir  a mesma forma do presente do indicativo(tu obedeces), porém o "s" sempre vai cair, restando somente "obedece". Essa regra só vale para imperativo afirmativo, no negativo o verbo continua repetindo a mesma forma do subjuntivo.

    Tá difícil, mas eu vou continuar. Abraços!!!


  • O verbo "obedecer" assumirá à forma "obedece" na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo pelo seguinte fato:

    Para o "Tu" e "Vós" (segunda pessoa do singular e plural) basta puxá-los do presente do indicativo tirando o "s". Ficando Assim:

    Tu cantas (presente do indicativo)        Tu obedeces (presente do indicativo)

    Canta tu (imperativo afirmativo)             Obedece tu (imperativo afirmativo)

  • Português é.....

    Apenas contribuindo um macete que sempre funciona pelo menos comigo ... rss
    Modo Imperativo Afirmativo:
    Tu vem do presente do Indicativo sem o S
    Você ou Ele vem do presente do subjuntivo sem Alteração  até que blz...
    aí vc deve lembrar das conjugações e deve inverter, TEM QUE DECORAR 
    1ª conjugação: ar           tu -  vira  A     voce ou Ele   vira E 
    2ª e 3ª conjugação:  er / ir       tu  -  vira E     voce  ou Ele   vira  A
    O trama quando não aparece as pessoas verbais ou pronome reto
    caso não pareça aí vai um macete pronome tu combina com  te, teu, tua e contigo
                                                             pronome voce ou ele combina com se, seu, sua , consigo , o/a e lhe
    aí com isso a resolução fica barbada:
    todos os verbos da questão são da segunda conjugação:  por a pessoa é voce então o troca e pelo a - ponha
    obedecer a pessoa verbal é TU  então termina em E:obedece continua a mesma conjugação
    resolver a pessoa verbal é voces  então o troca e pelo a - resolvam
    escrever a pessoa verbal e Ele então o troca e pelo a -escreva

    espero ter Ajudado Ailton Lino




  • Tentando resumir em um esquema, temos:


    - TU = pres. indicativo sem "S" ----- 1ª conj. = final A / 2ª e 3ª conj. = final E.

    - VC/ELE - pres. subjuntivo ------ 1ª conj. = final E / 2ª e 3ª conj. = final A.
    _________________________________________________________________

    I. Vc (por) = Vc ponha..

    II. Tu (obedecer) = Tu obedece...

    III. Vc (resolver) = Vc resolvam...

    IV.  Ele (escrever) = Ele escreva...

    *TODOS SÃO DA 2ª CONJUGAÇÃO, inclusive o verbo POR (vem de poer).

    Bons estudos!

    =)

  • - Segundas pessoas do Presente do Indicativo (Tu e Vós) SEM O ‘S’ vão compor as devidas pessoas no

    Imperativo Afirmativo. e as demais pessoas são compostas pelo presente do subjuntivo.


    - Imperativo Negativo é composto pelas conjugações do Presente do Subjuntivo



  • eu não entendi por que o verbo por no imperativo fica ponha. No site conjugação de verbos está "põe". Alguem pode me explicar de que estou esquecendo?

  • Hugo Vaccari, como bem observou Diego A, o imperativo afirmativo é formado das mesmas conjugações do presente do indicativo e do presente do subjuntivo. Apenas o TU e VÓS são do presente do indicativo e as demais do presente do subjuntivo. Ressaltando que não há conjugação para a primeira pessoa do singular e do plural neste modo verbal.

  • Ok Fernanda, porém a dúvida permanece...pois não seria "PÕES - S= PÕE??? Ajude-nos!!! - Obg

  • Como disse anteriormente Fred Ezequiel, o imperativo afirmativo é formado das mesmas conjugações do presente do indicativo e do presente do subjuntivo, mas somente o TU e VÓS são do presente do indicativo e as demais do presente do subjuntivo.

    O PÕE não poderia ser usado no item I, porque se trata de presente do indicativo e não é a conjugação correta neste caso, pois não se trata nem de TU ou VÓS, mas da terceira pessoa do singular (você/ele). Portanto, deve ser utilizada a conjugação do presente do subjuntivo para formar o imperativo afirmativo, que corresponde a PONHA.

    Então a forma correta para este item seria: "(que você/ele) ponha os livros na estante."

    Espero ter ajudado.

    Abs

  • ok, Fernanda....Obg

  • IMPERATIVO: É usado quando se ordena ou se expressa pedido. 

    Me coloquei no lugar do interlocutor e só fui dando ordens mentais. Como se estivesse mandando em alguém. kk  E acertei. 

  • O pulo do gato para resolver essa questão é saber que o imperativo é uma ação ordenada da 1ª pessoa singular para a 2ª pessoa do singular (tu) ou 2ª pessoa do plural (vós)

    ponha tu

    obedece tu

    resolvam vós

    escreva tu

    Gab E

  • Odeio português com todas as forças do meu coração. OH1 coisa chata de estudar viu.....


ID
1357813
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção CORRETA quanto à concordância verbal.

Alternativas
Comentários
  • a- formaM- se bons profissionais; b- ela mesma; c - CERTA; d- bateraM seis horas; e- DEVE haver

  • O devem concorda com quem? motivos ou revolta?

  • A - ERRADA - o correto é "formam-se" (bons profissionais são bem formados)

    B - ERRADA - o correto é "ela mesma"  

    C - CORRETA - "vossa senhoria já sabe <=> você já sabe" (os pronomes de tratamento são de terceira pessoa)

    D - ERRADA - o correto é "bateram seis horas" 

    E - ERRADA - o correto é "deve haver" (verbo haver é impessoal = não admite plural, inclusive nas locuções)

  • Essa questão deveria ser anulada. O item pede erro de concordância verbal e o erro existente na letra B é de concordância nominal!

  • Ederson Lima, não pede erro, pede a correta. A única correta é a terceira e quem estuda redação oficial vai lembrar bem disso. ;)

  • Alguém pode me explicar o erro da letra E.

  • EDILENE NESCIMENTO, O verbo HAVER  no sentido de "existir" é um verbo impessoal sendo que expressa a inexistência do sujeito da oração, e se  a oração não tem sujeito o verbo não irá concordar com ninguém ficando, assim , no singular. mesmo que haja a presença de um verbo auxiliar ,como no caso da questão acima, e impessoalidade do verbo também é transmitida a esse verbo auxiliar, devendo ele ficar no singular .  espero ter ajudado! BONS ESTUDOS!

  • Questão passível de anulação. O Comando da questão pede a alternativa correta quanto a Concordância VERBAL. E não quanto a concordância nominal que é o erro da alternativa b). Portanto há duas respostas certas para o Comando da questão.

  • É verbal mesmo. O intuito da banca foi confundir com relação ao uso dos pronomes de tratamento e o erro em usar o verbo na 2ª pessoa do plural... Mas basta lembrar de redação oficial, onde a regra é usar com pronomes de tratamento, a 3ª pessoa do singular. 

  • O verbo "haver" é impessoal (não tem sujeito), por tanto ele fica na 3ª pessoa do singular. Os verbos auxiliar (que vem antes do principal) ficará no singular por acompanhar o impessoal.  A letra "E" está errada porque o certo deveria ser: "Deve haver" e não "Devem haver". 

  • Olá a todos, bom dia!!  Desejo saber o errda letra B? 

  • Alan o certo deveria ser: "Ela mesma.." Abçs 

  • O enunciado da questao diz claramente quanto a "concordancia verbal". Desde quando ela mesmo/mesma eh concordancia verbal?

    Nao ha nenhum erro na concordancia do verbo "relatou", portanto a questao deveria ser anulada!

  • Concordo com alguns amigos.Essa questão deveria ser anulada, pois não existe erro relativo a concordância verbal. Existe erro relativo a concordância nominal ( Ela mesmo/ Ela mesma).

  • a palavra mesmo é variável. ele mesmo ou elas mesmas

  • Dar, Soar e Bater - se vierem com preposição - PLURAL. Ex: Bateram seis horas no(em + o) relógio(aqui no relógio é adj adn.)

    Dar, Soar e Bater - se vierem sem preposição - SINGULAR. Ex: Bateu seis horas o relógio(aqui, Relógio é Sujeito)

  • Gabarito C.

    a) ...formam-se bons profissionais...

    b) ...ela mesma.

    d) Bateram seis horas...

    e) ...deve haver...


  • Letra C - correta. Apesar de vossa senhoria ser 2ª pessoa do plural, em termos de concordância verbal deve ser regido como 3ª pessoa do singular.  

  • galera, segundo o enunciado da alternativa a letra c e b estão corretas.

  • Complicado viiu...


ID
1357816
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que NÃO há palavra usada em sentido conotativo.

Alternativas
Comentários
  • A- atitudes são o espelho; b - CERTA; c- Pipocavam palavras no texto; d- Choviam risadas; e- sabedoria abre as portas

  • A) Espelho do teu caráter; B)CORRETA C) pipocavam palavras...rabiscos coloridos do próprio pensamento... D)choviam risadas... E) sabedoria abre portas do conhecimento.

  • Conotativo - Conto

    Denotativo - De verdade

  • GB/ B

    PMGO


ID
1357819
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação a Norma Regulamentadora Nº 05, CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NR 05:

    5.10 O empregador deverá garantir que seus indicados tenham a representação necessária para a discussão e encaminhamento das soluções de questões de segurança e saúde no trabalho analisadas na CIPA.

    5.11 O empregador designará entre seus representantes o Presidente da CIPA, e os representantes dos empregados escolherão entre os titulares o vice-presidente.

    5.12 Os membros da CIPA, eleitos e designados serão empossados no primeiro dia útil após o término do mandato anterior.

    5.13 Será indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretário e seu substituto, entre os componentes ou não da comissão, sendo neste caso necessária a concordância do empregador.


  • b) 5.8 É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. 


ID
1357822
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, os banheiros (dotados de chuveiros) deverão obedecer alguns critérios, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • A questão é bem óbvia.
    Conforme dispõe a NR 24:

    24.1.11 Os banheiros, dotados de chuveiros, deverão:

    a) ser mantidos em estado de conservação, asseio e higiene;

    b) ser instalados em local adequado;

    c) dispor de água quente, a critério da autoridade competente em matéria de Segurança e Medicina do Trabalho;

    d) ter portas de acesso que impeçam o devassamento, ou ser construídos de modo a manter o resguardo conveniente;

    e) ter piso e paredes revestidos de material resistente, liso, impermeável e lavável.


  • Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em 2 (duas) vias. 

  • Gab: D

     d) ter piso e paredes revestidos de material resistente, liso (nada de rugoso!), permeável.

  • NR 24 - CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO

    24.1.11. Os banheiros, dotados de chuveiros, deverão:

    a) ser mantidos em estado de conservação, asseio e higiene;

    b) ser instalados em local adequado;

    c) dispor de água quente, a critério da autoridade competente em matéria de Segurança e Medicina do Trabalho;

    d) ter piso e paredes revestidos de material resistente, liso, impermeável e lavável.

     


ID
1357825
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em se tratando do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, a Norma Regulamentadora de Nº 07 estabelece parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho. Avalie como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmativas a seguir, relacionadas ao PCMSO:

( ) O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.

( ) O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: admissional periódico, de retorno ao trabalho; de mudança de função, demissional.

( ) No exame médico de mudança de função, será obrigatoriamente realizada depois da data da mudança.

( ) Para cada exame médico realizado, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em quatro vias.

( ) inexistindo médico do trabalho na localidade, mediante comprovação, o empregador ficará desobrigado de cumprir o PCMSO.

A sequência CORRETA, de cima para baixo é

Alternativas
Comentários
  • Que pontuação louca é essa na segunda afirmativa, hein??

  • (V ) O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.

    ( V ) O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: admissional periódico ?, de retorno ao trabalho; de mudança de função, demissional.

    (F ) No exame médico de mudança de função, será obrigatoriamente realizada depois da data da mudança. O correto é antes.

    (F ) Para cada exame médico realizado, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em quatro vias. Não é para cada exame, pode ser um conjunto de exames.

    ( F ) inexistindo médico do trabalho na localidade, mediante comprovação, o empregador ficará desobrigado de cumprir o PCMSO. Não há a possibilidade do empregador ficar desobrigado a cumprir o PCMSO.

  • Discordo com a colega Kadije a respeito do erro da quarta proposição. Acredito que está correto afirmar que para cada exame realizado será emitido Atestado de Saúde Ocupacional, porém será em 2 vias  conforme NR 7 "7.4.4. Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em 2 (duas) vias."


  • Questão deveria ser anulada, pois não existe exame ''admissional periódico'' conforme pontuação utilizada.

  • Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional - ASO, em 2 (duas) vias. 

  • Complicado uma virgula ou a ausência dela compromete tudo!

  • 7.4.1 O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:
    a) admissional;
    b) periódico;
    c) de retorno ao trabalho;
    d) de mudança de função;
    e) demissional.

    (PONTUAÇÃO EXTREMAMENTE LOUCA, QUE AO MEU VER PODERIA CAUSAR UMA CERTA CONFUSÃO NA LEITURA E RESOLUÇÃO DA MESMA. ACERTEI PORQUE LI RÁPIDO E NEM ME ATENTEI À FALTA DE VÍRGULA)

     

    7.4.4 Para cada exame médico realizado, previsto no item 7.4.1, o médico emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional -
    ASO, em 2 (duas) vias.

     

    7.3.1

    e) inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.


ID
1357828
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Quanto aos equipamentos de proteção individual – EPI, em se tratando de responsabilidades e competências, numere a coluna da direita com a da esquerda:

( 1 ) Empregador
( 2 ) Empregado
( 3 ) Fabricante ou importador
( 4 ) Ministério do Trabalho e Emprego

( ) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.
( ) fiscalizar a qualidade do EPI.
( ) responsabilizar-se pela guarda e conservação.
( ) solicitar a emissão do Certificado de Aprovação.

A ordem CORRETA da associação, de cima para baixo é.

Alternativas
Comentários
  • NR 06:

    6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI : 

    d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;

    --

    6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação; 

    --

    6.8 Responsabilidades de fabricantes e/ou importadores. (alterado pela Portaria SIT/DSST 194/2010)

    6.8.1 O fabricante nacional ou o importador deverá:

    e) responsabilizar-se pela manutenção da qualidade do EPI que deu origem ao Certificado de Aprovação - CA; 

    --

    6.11 Da competência do Ministério do Trabalho e Emprego / MTE

    6.11.1 Cabe ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho:

    e) fiscalizar a qualidade do EPI;

    --

    6.11.2 Cabe ao órgão regional do MTE:

    a) fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI;



  • tá mais para 

    NR 16

    6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI :

    f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica

    6.7.1 Cabe ao empregado quanto ao EPI:

    b) responsabilizar-se pela guarda e conservação;

    6.8.1 O fabricante nacional ou o importador deverá:

    b) solicitar a emissão do CA; (Alterado pela Portaria SIT n.º 194, de 07 de dezembro de 2010)

    6.11 Da competência do Ministério do Trabalho e Emprego / MTE

    6.11.1 Cabe ao órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho:

    e) fiscalizar a qualidade do EPI;


  • Essa questão não é baseada na 8112, mas sim na 10.098


ID
1357831
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O relacionamento interpessoal é fundamental em qualquer organização, são as pessoas que constituem as instituições, daí a importância de se investir nas relações humanas. A valorização de colaboradores é uma prática que deve ser constate de todo líder ou gestor, pois são eles que têm o poder de influenciar profissionais através de suas ações. Profissionais desvalorizados tendem a perder o foco, se desmotivam facilmente, diminuem sua produtividade o que acaba prejudicando e muito o bom andamento da empresa. Levando-se em conta as boas relações interpessoais, e o papel do gestor no ambiente organizacional, podemos considerar corretos os seguintes itens, EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • Nem sempre o gestor (gerente) vai intervir num conflto entre pessoas ou grupos. Quando      acontece a interferência há uma mediação (gestor imparcial, não opina)  ou conciliação (gestor opina, influencia).

     

    prof Andreia Ribas - Youtbe - gestão de cpnflitos

  • Letra  C  tomar partido  de  alguém num a organização pod e gerar conflito.


ID
1357834
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Relacione as colunas com suas definições:

(1) Planilha Eletrônica
(2) Editor de Textos
(3) Intranet
(4) Internet
(5) Backup ou cópia de segurança

( ) sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam o conjunto de protocolos padrão da internet (TCP/IP) para servir vários bilhões de usuários no mundo inteiro.

( ) tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados.

( ) tipo de programa de computador de edição de arquivos/ficheiros de texto

( ) rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acedida pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.

( ) cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • sistema global de redes de computadores =internet, claro! pronto resolveu a questão pq a B é a única que começa com o 4

  • Essa foi de graça, mesmo querendo errar tá dificil.

  • De graça, resolvi em 3 segundos.

  • Como tirar bala de criança

  • Não quiseram confundir nem com as alternativas. Se o Cespe fosse assim...

  • Mesma questão,só muda o cargo.Exercício de fixação rs!!!!

  • Questão difícil!!! Gabarito: B 

    Se cair desse jeito nas provas, respira fundo, pois tu tem que FECHAR!

  • NESSE TIPO DE QUESTÃO RESOLVE UMA QUE VOÇÊ SABE E VAI AS ALTERNATIVAS , SABENDO  QUE PLANILHA É O EXEL JÁ MATA A QUESTÃO

  • GABARITO B

     

    Aproveitando a questão, vamos aprender sobre os tipos de backup:

     

    1)    Backup Completo ou Normal: nessa opção é realizada a cópia de todos os arquivos que estão no disco. Essa forma costuma ser utilizada na primeira vez que é criado o conjunto de backup inicial e nos seguintes é utilizada as opções Diferencial ou Incremental.

     

    2)    Backup Incremental: copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último Backup Completo ou Incremental. Essa forma MARCA os arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado).

     

    3)    Backup Diferencial: esse é um tipo legal de backup pois ele copia somente os arquivos criados ou alterados após o último backup incremental.

     

     

    bons estudos


ID
1357837
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Informe a alternativa INCORRETA quanto aos cuidados a serem tomados em fazer cópias de segurança (backups):

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    nem todos.... do que adianta fazer becape de um vírus??? então é importante observar o quesito confiabilidade!

  • e)Arquivos importantes devem ser copiados em formato criptografado, para sua própria segurança???

    Alguém pode me explicar pq? Já que a criptografia não garante a disponibilidade, o que tem a ver com backup?

  • Esta questão foi retirada da Cartilha de Segurança na Internet, do cert.br


    Disponível em: http://cartilha.cert.br/mecanismos/


    Backup


    [...]


    Cuidados a serem tomados:


     - mantenha seus backups atualizados, de acordo com a frequência de alteração dos dados; (OPÇÃO B)


     - mantenha seus backups em locais seguros, bem condicionados (longe de poeira, muito calor ou umidade) e com acesso restrito (apenas de pessoas autorizadas);


     - configure para que seus backups sejam realizados automaticamente e certifique-se de que eles estejam realmente sendo feitos (backups manuais estão mais propensos a erros e esquecimento);


     - além dos backups periódicos, sempre faça backups antes de efetuar grandes alterações no sistema (adição de hardware, atualização do sistema operacional, etc.) e de enviar o computador para manutenção;


     - armazene dados sensíveis em formato criptografado (mais detalhes no Capítulo Criptografia); (OPÇÃO E)


     - mantenha backups redundantes, ou seja, várias cópias, para evitar perder seus dados em um incêndio, inundação, furto ou pelo uso de mídias defeituosas (você pode escolher pelo menos duas das seguintes possibilidades: sua casa, seu escritório e um repositório remoto);


     - cuidado com mídias obsoletas (disquetes já foram muito usados para backups, porém, atualmente, acessá-los têm-se se tornado cada vez mais complicado pela dificuldade em encontrar computadores com leitores deste tipo de mídia e pela degradação natural do material);


     - assegure-se de conseguir recuperar seus backups (a realização de testes periódicos pode evitar a péssima surpresa de descobrir que os dados estão corrompidos, em formato obsoleto ou que você não possui mais o programa de recuperação); (OPÇÃO A)


     - mantenha seus backups organizados e identificados (você pode etiquetá-los ou nomeá-los com informações que facilitem a localização, como tipo do dado armazenado e data de gravação); (OPÇÃO C)


     - copie dados que você considere importantes e evite aqueles que podem ser obtidos de fontes externas confiáveis, como os referentes ao sistema operacional ou aos programas instalados;


     - nunca recupere um backup se desconfiar que ele contém dados não confiáveis.

  • GAB: D

    É simples: voce manteria um backup sabendo que dentro dele tem um arquivo infectado que poderia infectar os outros? Não!


ID
1357840
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Podemos definir Sistema Operacional como um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Abaixo estão relacionados 5 programas:

I. Android
II. Windows
III. Skype
IV. Ubuntu
V. LibreOffice

Analisando os programas acima, quais destes são sistemas operacionais:

Alternativas
Comentários

  • Alternativa  E

    Android = sitema operacional móvel

    Windows = sistema operacional da Microsot

    Skipe = aplicativo para chamadas, voz, videos ous msg
    Ubuntu = sistema operaconal de código aberto
    LibreOffice = conjunto de aplicativos multiplataforma

  • Que ousados.  


    Quero ver eles cobrarem o symbian

  • Apenas a título de curiosidade:
    Skype: Software Utilitário 
    LibreOffice: Software Aplicativo


ID
1357843
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Abaixo estão alguns exemplos de programas de computador. Marque V de verdadeiro para os que são navegadores de Internet e F de falso para os que não são:

( ) Mozilla Firefox
( ) Skype
( ) Calc
( ) Google Chrome
( ) Internet Explorer
( ) Writer
( ) Opera

Assinale a afirmativa que estiver na ordem CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Skype é um comunicador instantâneo, Calc é o editor de planilhas do BrOffice, e Writer o editor de textos do mesmo pacote. Para concurso, OpenOffice, BrOffice e LibreOffice são iguais.

  • F - software aplicativo

    F - software aplicativo

    V

    F - software aplicativo

    V

  • Alguém pode me explicar qual é a diferença conceitual entre Programas de Computador e Softwares Aplicativos? Parece ser algo banal, mas ainda não estudei isso. Obrigado!

  • Para não zerar!

  • ATENÇÃO PESSOAL,MUITAS VEZES O EXAMINADOR MUDA O NOME NAVAGEDADOR PARA : PROGRAMA, APLICATIVO, AMBOS SÃO SINÔNIMOS DE NAVEGADORES, ERREI ESSA QUESTÃO POR NÃO ESTAR ATENTA A ISSO ! .  

     

    GABARITO A

    BONS ESTUDOS

  • Basta saber os dois primeiros, olha do nas opções já elimina da letra B a letra E

ID
1357852
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Eletroeletrônica
Assuntos

Um equipamento utilizado para medição da qualidade do fornecimento de energia está conectado à rede elétrica de 220V/60Hz em uma subestação. Internamente, esse equipamento possui um circuito de condicionamento e aquisição de sinal na entrada, fazendo uso de um resistor tipo Shunt, para medição da corrente, e um circuito amplificador para medição da tensão. Com base no funcionamento do resistor Shunt, julgue as afirmativas a seguir.

1. A corrente que circula pelo resistor Shunt pode ser medida pelo equipamento porque essa corrente gera uma diferença de potencial (DDP) e pode ser relacionada com a corrente através da Lei de Ohm.

2. A corrente que circula pelo resistor Shunt é defasada da tensão porque o Shunt possui características indutivas para manter a baixa amplitude de tensão.
3. A corrente que circula pelo resistor Shunt pode ser medida pelo equipamento porque é diretamente proporcional à tensão gerada no mesmo.
4. O circuito com o resistor Shunt é um amperímetro do tipo medidor d´Arsonval (Galvanômetro) porque a corrente que circula pelo resistor gera um campo magnético que aciona uma bobina ligada ao ponteiro de medição.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas

ID
1357858
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Reguladora 10 (NR-10) “estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade”. A NR-10 é aplicada nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

(Norma Regulamentadora, Ministério do Trabalho e Emprego, NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, 2004).

No que diz respeito à responsabilidade dos trabalhadores de acordo com a NR-10, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho.
( ) Decidir por conta própria quais são os riscos ao qual estão expostos, bem como determinar os procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados.
( ) Responsabilizar-se junto com a empresa pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive quanto aos procedimentos internos de segurança e saúde.
( ) Comunicar, de imediato, ao responsável pela execução do serviço as situações que considerar de risco para sua segurança e saúde e a de outras pessoas.
( ) Propor e adotar medidas preventivas e corretivas na ocorrência de acidentes de trabalho envolvendo instalações e serviços de eletricidade.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • c)

    Nr10 item 10.13.4

  • Achei a terceira assertiva estranha...marcaria falsa.acertei por eliminação


  • 10.13.4 Cabe aos trabalhadores:


     a) zelar pela sua segurança e saúde e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas ações ou omissões no trabalho;


     b) responsabilizar-se junto com a empresa pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares, inclusive quanto aos procedimentos internos de segurança e saúde;


     c) comunicar, de imediato, ao responsável pela execução do serviço as situações que considerar de risco para sua segurança e saúde e a de outras pessoas. 


    10.13 - RESPONSABILIDADES


    10.13.3 Cabe à empresa, na ocorrência de acidentes de trabalho envolvendo instalações e serviços em eletricidade, propor e adotar medidas preventivas e corretivas. 


ID
1357870
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Eletrônica
Assuntos

Um microcontrolador genérico, que execute uma instrução a cada ciclo de relógio (clock), possui como referência de tempo um oscilador de 10 MHz. O temporizador Timer 1 desse dispositivo é de 8-bit e está configurado para operar em modo de estouro de contagem (overflow). O Timer 1 possui um divisor de frequência (prescaler) configurado com fator 10.

Considerando que o Timer 1 gera uma interrupção a cada estouro de contagem, inicializado em zero, qual será o período de atendimento dessa interrupção?

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O gab é letra c

    por favor corrijam se eu estiver errado

    utilizando o prescale a frequencia vai ser de 1MHz logo o tempo de contagem vai ser 1 microsegundo.

    como é 8 bits e vai até o estouro, ele vai contar 255 vezes

    logo 255*1us = 255 us.


ID
1357873
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Eletroeletrônica
Assuntos

Um transistor NPN está ligado em configuração emissor comum. A base do transistor está conectada diretamente a uma fonte de tensão VB . O coletor está conectado a uma fonte de tensão Vc através de um resistor de coletor. O emissor está conectado a um resistor de emissor que, por sua vez, está conectado ao terra comum do circuito. Com base na configuração apresentada para o transistor NPN, julgue as asserções a seguir.

“O circuito é caracterizado como fonte de corrente

PORQUE

há uma fonte de tensão alimentando a base do transistor.”

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Segunda é justificativa da primeira porque a base estando alimentada permite a passagem de corrente emissor ➡️ coletor.

ID
1357882
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Eletroeletrônica
Assuntos

Resistores, indutores e capacitores são componentes eletrônicos passivos utilizados comumente em circuitos eletrônicos. Com relação a esses componentes, leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A impedância de um capacitor tem módulo dado por Z = 1/(ωC) e ângulo de 90º.

( ) Um resistor apresenta impedância dada por Z = R e ângulo de 0º.

( ) A reatância indutiva, característica de um indutor, aumenta com o aumento da frequência.

( ) Nos resistores com coeficiente positivo de variação de temperatura, a resistência aumenta à medida que a temperatura aumenta.

( ) As perdas no cobre de um indutor são ocasionadas pela resistência do fio e pela reatância indutiva do componente.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas

ID
1357885
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Eletroeletrônica
Assuntos

Em relação aos componentes de uma instalação predial, pode-se afirmar que:

I. o interruptor paralelo permite que um ou mais pontos de iluminação sejam comandados de três pontos ou mais.

II. as tomadas residenciais de 3 terminais têm sua conexão realizada entre as fases A, B e C da rede de energia elétrica.

III. o disjuntor diferencial residual serve para proteger o usuário contra problemas de isolamento dos equipamentos eletroeletrônicos.

IV. o protetor de surto (para-raios) atua quando ocorre um curto-circuito na instalação onde o mesmo estiver instalado.

V. o interruptor de três vias (three-way) deve ser instalado entre dois interruptores paralelos.

Assinale a alternativa que contém as afirmações VERDADEIRAS

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa V está incorreta.

    V. o interruptor de três vias (three-way) deve ser instalado entre dois interruptores paralelos.
    Entre dois interruptores paralelos, deve ser instalado um interruptor intermediário ou four-way.

  • Concordo com o Hugo


ID
1357897
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Eletroeletrônica
Assuntos

A tecnologia de prototipagem de circuitos eletrônicos tem evoluído continuamente no sentido da miniaturização dos componentes e das placas de circuito impresso. Nessa perspectiva, leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) PCIs de única camada permitem a montagem de componentes PTH e SMD.

( ) PCIs de múltiplas camadas não permitem a montagem de componentes PTH.

( ) A montagem de componentes do tipo PTH aumenta a resistência mecânica da PCI se comparada à montagem SMD.

( ) A montagem de componentes do tipo SMD permite reduzir indutâncias e capacitâncias parasitas.

( ) Capacitores eletrolíticos e semicondutores com encapsulamentos maiores são montados usando a tecnologia PTH, enquanto os demais componentes podem ser montados usando tecnologia SMD.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
1548052
Banca
UFCG
Órgão
UniCEUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Relacione as obras abaixo às respectivas escolas literárias e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) CASA DE PENSÃO


    O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boêmia. Fazia má impressão estar ali: o vômito de Amâncio secava-se no chão, azedando a ambiente; a louça, que servira ao último jantar, ainda coberta de gordura coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia de contusões e comida de ferrugem. Uma banquinha, encostada à parede, dizia com o seu frio aspecto desarranjado que alguém estivera aí a trabalhar durante a noite, até que se extinguira a vela, cujas últimas gotas de estearina se derramavam melancolicamente pelas bordas de um frasco vazio de xarope Larose, que lhe fizera às vezes de castiçal. Num dos cantos amontoava-se roupa suja; em outro repousava uma máquina de fazer café, ao lado de uma garrafa de espírito de vinho. Nas cabeceiras das três camas e ao comprido das paredes, sobre jornais velhos e desbotados, dependuravam-se calças e fraques de casimira: em uma das ombreiras da janela havia umas lunetas de ouro, cuidadosamente suspensas de um prego. Por aqui e por ali pontas esmagadas de cigarro e cuspilhadas ressequidas. No meio do soalho, com o gargalo decepado, luzia uma garrafa.

( ) MEU ANJO

Meu anjo tem o encanto, a maravilha
Da espontânea canção dos passarinhos;
Tem os seios tão alvos, tão macios
Como o pelo sedoso dos arminhos.

...

( ) BEBA COCA COLA

beba coca cola
babe       cola
beba coca
babe cola caco
caco
cola

            c l o a c a
1 - Romantismo
2 - Naturalismo
3 - Concretismo



Alternativas