SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2019 - SEE -PB - Professor - Língua Portuguesa


ID
3393217
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à Organização da Educação Nacional, considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Aos Estados, incumbe assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que demandarem, respeitadas as disposições legais a respeito da matéria.

II. À União, incumbe autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do sistema de ensino municipal.

III. Aos Estados, incumbe baixar normas complementares ao sistema de ensino municipal.

IV. À União, incumbe coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

V. Aos Municípios, incumbe assumir o transporte da rede estadual de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9o A União incumbir-se-á de:

    V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.  

     Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    V - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;

    VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei;   

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

    Fonte: www.planalto.gov.br   

  •  A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre A ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL DO ESTADO. Assinalemos como correta a alternativa que tiver somente os itens corretos. Vejamos:

    I. Aos Estados, incumbe assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que demandarem, respeitadas as disposições legais a respeito da matéria.

    Correta. A assertiva está conforme o artigo 10, VI, da referida lei. Vejamos: Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de: VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei

    II. À União, incumbe autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do sistema de ensino municipal.

    Incorreta. A assertiva está em desconformidade com a lei., pois a união não exerce competência sobre o município. Vejamos o artigo 9, IX da referida lei: Art. 9o A União incumbir-se-á de: IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. 

    III. Aos Estados, incumbe baixar normas complementares ao sistema de ensino municipal.

    Incorreta. O Estado não tem competência sobre o município. Vejamos o que dispõe o artigo 10, V, da referida lei: Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de: V - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;

    IV. À União, incumbe coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

    Correta. A assertiva está de acordo com o artigo 9, V, da referida lei. Vejamos: Art. 9o A União incumbir-se-á de: V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    V. Aos Municípios, incumbe assumir o transporte da rede estadual de ensino.

    Incorreta. Os Municípios não têm competência nos Estados. Vejamos o que dispõe o artigo 11, V, da referida lei: Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de: VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

    São corretos somente os itens I e IV.

    GABARITO: B

  • Esse final. "Respeitada a distâncias as disposições legais a respeito da matéria".

    Da letra A, me vez considerar a questão errada. Nunca vi este final na redação.


ID
3393220
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa correta a respeito do Ensino Médio.

Alternativas
Comentários
  • Art. 32 III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; (Ensino Fundamental)

    Gab: C

    De nada. Não desistam!

  • Boa tarde

    Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:              

    I - linguagens e suas tecnologias;             

    II - matemática e suas tecnologias;            

    III - ciências da natureza e suas tecnologias;             

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas.  

  • A opção (A) está errada pois é referente ao ensino fundamental. Art 33 item III

    A opção (B) está errada pois a língua estrangeira é em caráter optativo. Art 35A parágrafo 4

    A opção (C) está errada pois a carga horária é de mil e oitocentas horas. Art 35A parágrafo 5

  • A C também está errada. O nome das áreas não são "linguagens" e "matemática", mas sim "linguagens e suas tecnologias" e "matemática e suas tecnologias". O critério pra apresentar o nome completo dessas áreas e as outras não foi completamente arbitrário

  • Letra A errado, pois o O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV a compreensão dos fundamentos científico tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

  • Letra C não está completamente correta.

  • Acredito que essa questão poderia ser anulada

  • nenhuma das assertivas se enquadra como opção correta. Questão mal formulada.

  • Espero que meu comentário ajude a compreender o porquê de a C ter sido dada como correta. É uma questão que envolve mais pontuação (Língua Portuguesa) do que a própria letra da lei.

    "A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas."

    Vejam que ele elenca: linguagens, matemática, ciências da natureza e suas tecnologias e, logo em seguida, coloca um ponto e uma vírgula. Esse "e suas tecnologias" é usado não só para os termos "ciências da natureza", mas também para linguagens e matemática. Assim como utilizamos com os advérbios quando não queremos repetir os seus sufixos: Educada e carinhosamente recebia todos os convidados que ali chegavam.

    Penso que a banca agiu propositadamente.

    Uma questão que não mede o conhecimento da lei, mas a mera INTERPRETAÇÃO do que o examinador QUIS dizer quando optou por essa pontuação. Custei acreditar que realmente era a C, pois subestimei a capacidade do examinador de fazer um trem desse.


ID
3393223
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da Educação de Jovens e Adultos, segundo o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    aqueles que NÃO tiveram. Faltou a palavra não.

  • Boa tarde

    Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.   

  • Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.            

    § 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

    § 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

    § 3º A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.     

    Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

    § 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

    I - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

    II - no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.

    § 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

  • Mais um caso de questão para ser anulada.


ID
3393226
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, até o 14º (décimo quarto) ano a partir da promulgação da Emenda Constitucional nº 53 de 2006, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios destinarão parte dos recursos a que se refere o caput do art. 212 da Constituição Federal à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica e à remuneração condigna dos trabalhadores da educação. Referida distribuição se dá a partir do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, regulamentado pela Lei n° 11.494/2007.


A respeito do FUNDEB, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O FUNDEB, de natureza contábil, é instituído no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

( ) Dentre outras fontes de receita, os Fundos, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, são compostos por 40% (quarenta por cento) do imposto sobre a propriedade de veículos automotores previsto no inciso III do caput do art. 155 combinado com o inciso III do caput do art. 158 da Constituição Federal.

( ) É vedada a utilização dos recursos oriundos da arrecadação da contribuição social do salário-educação a que se refere o § 5º do art. 212 da Constituição Federal na complementação da União aos Fundos.

( ) Pelo menos 20% (vinte por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

Alternativas
Comentários
  • Pelo menos 20% (vinte por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

    Art. 22. Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

  • Art. 1 o É instituído, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, um Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de natureza contábil, nos termos do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT.

     

    Art. 3 o Os Fundos, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, são compostos por 20% (vinte por cento) das seguintes fontes de receita:

    III - imposto sobre a propriedade de veículos automotores previsto no inciso III do caput do art. 155 combinado com o inciso III do caput do art. 158 da Constituição Federal;

     

    Art. 5 o A complementação da União destina-se exclusivamente a assegurar recursos financeiros aos Fundos, aplicando-se o disposto no caput do art. 160 da Constituição Federal.
    § 1 o É vedada a utilização dos recursos oriundos da arrecadação da contribuição social do salário-educação a que se refere o § 5º do art. 212 da Constituição Federal na complementação da União aos Fundos.

     

    Art. 22. Pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

     

    Gab: D

    De nada. Não desistam.

     

  • Essa questão envolve conhecimentos sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), regulamentado pela Lei n° 11.494/2007. O candidato deve analisar as afirmativas, indicando se são verdadeiras ou falsas, e indicar a alternativa que apresenta a sequência correta. 

    ( ) O FUNDEB, de natureza contábil, é instituído no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios. 
    FALSO - O FUNDEB é instituído no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal. 

    ( ) Dentre outras fontes de receita, os Fundos, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, são compostos por 40% (quarenta por cento) do imposto sobre a propriedade de veículos automotores previsto no inciso III do caput do art. 155 combinado com o inciso III do caput do art. 158 da Constituição Federal. 
    FALSO – Conforme o art. 3º da Lei n° 11.494/2007, os Fundos, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, são compostos por 20% (vinte por cento) das fontes de receita como o imposto sobre a propriedade de veículos automotores previsto no inciso III do caput do art. 155 combinado com o inciso III do caput do art. 158 da Constituição Federal.

    ( ) É vedada a utilização dos recursos oriundos da arrecadação da contribuição social do salário-educação a que se refere o § 5º do art. 212 da Constituição Federal na complementação da União aos Fundos. 
    VERDADEIRO – O Art. 5º da Lei n° 11.494/2007 estabelece que a complementação da União destina-se exclusivamente a assegurar recursos financeiros aos Fundos, aplicando-se o disposto no caput do art. 160 da Constituição Federal. Em seu § 1º determina que é vedada a utilização dos recursos oriundos da arrecadação da contribuição social do salário-educação a que se refere o § 5º do art. 212 da Constituição Federal na complementação da União aos Fundos. 

    ( ) Pelo menos 20% (vinte por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública. 
    FALSO – Conforme o art. 22 da Lei n° 11.494/2007, pelo menos 60% (sessenta por cento) dos recursos anuais totais dos Fundos serão destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública. 

    Portanto, a sequência das afirmativas é F – F – V – F, e a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • não entendi a questão . Alguém poderia me explicar a respeito ( A complementação da União destina-se exclusivamente a assegurar recursos financeiros aos Fundos, aplicando-se o disposto no caput do art. 212 da Constituição Federal) na CF fala d outra coisa. Portanto, não como esta questão poderia está verdadeira?

  • A questão está desatualizada, pois:

    "As regras do atual Fundeb estipulam que 60% dos recursos sejam destinados ao pagamento dos salários dos professores. O novo texto, no entanto, prevê que o valor piso passe a ser de 70%, e há, ainda, troca do termo "professor" por "profissionais de educação". Isso é, passam a ser incluídas as auxiliares, secretarias e merendeiras, por exemplo."

    Fonte: gazeta do povo. 5-pontos-como-era-e-o-que-muda-no-novo-fundeb/

  • O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb é um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal. Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.

  • Art. 3º Os Fundos, no âmbito de cada Estado e do Distrito Federal, são compostos por 20% (vinte por cento) das seguintes fontes de receita:

    I - Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) previsto no 

    II - Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) previsto no combinado com o 

    III - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) previsto no combinado com o 

    IV - parcela do produto da arrecadação do imposto que a União eventualmente instituir no exercício da competência que lhe é atribuída pelo , prevista no 

    V - parcela do produto da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), relativamente a imóveis situados nos Municípios, prevista no 

    VI - parcela do produto da arrecadação do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) devida ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE), prevista na e na (Código Tributário Nacional);

    VII - parcela do produto da arrecadação do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza e do IPI devida ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prevista na alínea b do inciso I do caput do art. 159 da Constituição Federal e na (Código Tributário Nacional);

    VIII - parcela do produto da arrecadação do IPI devida aos Estados e ao Distrito Federal, prevista no e na 

    IX - receitas da dívida ativa tributária relativa aos impostos previstos neste artigo, bem como juros e multas eventualmente incidentes.

    § 1º Inclui-se ainda na base de cálculo dos recursos referidos nos incisos I a IX do caput deste artigo o adicional na alíquota do ICMS de que trata o 

    § 2º Além dos recursos mencionados nos incisos I a IX do caput e no § 1º deste artigo, os Fundos contarão com a complementação da União, nos termos da Seção II deste Capítulo


ID
3393229
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. A respeito do IDEB, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no , e das médias de desempenho no .

  • Letra A incorreta

    O Índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualificação da educação : o fluxo escolar, e as médias de desempenho nas avaliações IDEB agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos facilmente assimiláveis.

    Calculo IDEB: média de proficiência obtidas pela Prova Brasil (língua Portuguesa e matemática) médias das taxas de aprovação que correspondem a cada etapa do Ensino dividido em anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio.

  • Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

    O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

    As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

    fonte:http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb


ID
3393232
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio –, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C- Os resultados do ENEM deverão possibilitar a sua utilização como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho.

  • Os resultados do Enem, tem como finalidade o ingresso na Universidade e conclusão do ensino Médio, descordo do gabarito.

  • "Nesse sentido, os resultados do Enem devem possibilitar: a constituição de parâmetros para a auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; a utilização do Exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior; o acesso a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; a sua utilização como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira."

  • Mundo do trabalho? De que forma o ENEM auxilia a pessoa a conseguir emprego? Discordo totalmente dessa resposta.

    Conforme a descrição do MEC: "O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

  • PORTARIA 468/2017

    Art. 3o Os resultados do ENEM deverão possibilitar:

    I - a constituição de parâmetros para a autoavaliação doparticipante, com vistas à continuidade de sua formação e a suainserção no mercado de trabalho;

    II - a criação de referência nacional para o aperfeiçoamentodos currículos do ensino médio;

    III - a utilização do Exame como mecanismo único, alternativoou complementar para acesso à educação superior, especialmentea ofertada pelas instituições federais de educação superior;

    IV - o acesso a programas governamentais de financiamentoou apoio ao estudante da educação superior;

    V - a sua utilização como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e

    VI - o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre aeducação brasileira.

  • Fiz essa prova em 2019 e errei esta questão. Achei que deveria ser anulada, mas não importa a verossimilhança e a realidade, mas sim o que está na letra da lei.


ID
3393235
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A critério dos sistemas de ensino, os currículos do ensino médio podem considerar competências eletivas complementares do estudante como forma de ampliação da carga horária do itinerário formativo escolhido, atendendo ao projeto de vida do estudante.

  • A critério dos sistemas de ensino, a formação geral básica pode ser contemplada em todos ou em parte dos anos do curso do ensino médio, com exceção dos estudos de língua portuguesa e da matemática que devem ser incluídos em todos os anos escolares.

  • Alternativa A errada pois: Art. 11 § 7º A critério dos sistemas de ensino, a formação geral básica pode ser contemplada em todos ou em parte dos anos do curso do ensino médio, com exceção dos estudos de língua portuguesa e da matemática que devem ser incluídos em todos os anos escolares. 


ID
3393241
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Com fundamento nas disposições do ECA, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A 

     

    LEI Nº 8069/1990 (DISPÕE SOBRE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 

     

    ARTIGO 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

     

    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    IV – atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade; (Redação dada pela Lei nº 13.306, de 2016)

    V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

    VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

  • A - CORRETO

    Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    _______________________________________________________________________________________________

    B - (INCORRETO) É direito assegurado à criança e ao adolescente contestar critérios avaliativos em única instância

    Art. 53.

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    _______________________________________________________________________________________________

    C - (INCORRETO) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar, mesmo antes de esgotados os recursos escolares, os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar.

    Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    _______________________________________________________________________________________________

    D - (INCORRETO) Ao adolescente, até dezesseis anos de idade, é assegurada bolsa de aprendizagem.

    Art. 64. Ao adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente.

    a) Correta. Art. 54, VII, ECA: é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    b) Incorreta. Art. 53, III, ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    c) Incorreta.. Art. 56, II, ECA: os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

    d) Incorreta. Art. 64 ECA: ao adolescente até 14 anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.

    GABARITO: A


ID
3393244
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Art. 83. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial. 

  • A- incorreto. Art. 75. Toda criança ou adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária. Parágrafo único. As crianças menores de DEZ anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição quando acompanhadas dos pais ou responsável. B- incorreto Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria; C- incorreto Art. 53 Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. D – correto Art. 83. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial. (Redação dada pela Lei nº 13.812, de 2019)
  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos elencados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

    a) Incorreta. O erro está na idade apontada. Vejam:

    Art. 75 ECA: toda criança ou adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária.

    Parágrafo único: as crianças menores de 10 anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição quando acompanhadas dos pais ou responsável.

    b) Incorreta.. O erro foi condicionar o ensino gratuito e obrigatório no final, pois ainda que a pessoa não tenha tido acesso na idade própria.

    Art. 54, I, ECA: é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

    c) Incorreta. O direito dos pais ou responsáveis também se estende à participação na definição das propostas educacionais.

    Art. 53, parágrafo único, ECA: é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    d) Correta. A questão somente trouxe a literalidade do caput do art. 83.

    Art. 83 ECA: nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.

    Exstem exceções, mas a banca pelo visto, apenas, queria a regra geral.

    Art. 83, §1º, ECA: a autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

    b) a criança ou o adolescente menor de 16 anos estiver acompanhado:

    1) de ascendente ou colateral maior, até o 3º grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

    GABARITO: D


ID
3393247
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Gestão Escolar foi marcada por um paradigma baseado no autoritarismo, na centralização, na fragmentação, entre outras características. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que corresponde ao pressuposto que emerge desse enfoque da realidade.

Alternativas
Comentários
  • D- A objetividade garante bons resultados, sendo a técnica o elemento fundamental para a melhoria do trabalho.

  • Letra D a questão pede a resposta correta de acordo com o contexto ou seja a gestão técnico científica que é autoritária, burocrática hierárquica e controladora

    A) A realidade é dinâmica, sendo construída socialmente pela forma como as pessoas pensam, agem e interagem. Errada a educação não é neutra e sim ideológica, cultural se adapta de acordo com o contexto.

    B) O ambiente social e comportamento humano são dinâmicos e por isso imprevisíveis, podendo ser coordenados e orientados e não plenamente controlados. O controle cerceia, a orientação impulsiona. Errado gestão democrática os comportamentos devem ser orientados para a autonomia impulsionando a reflexão.

    C) Incerteza, ambiguidade, contradições, tensão, conflito e crise são vistos como elementos naturais de qualquer processo social e como condições e oportunidades de crescimento e transformação. Errado gestão democrática o processo social é complexo deve formar cidadãos conscientes

    D) A objetividade garante bons resultados, sendo a técnica o elemento fundamental para a melhoria do trabalho. Correta a gestão tecnocrática é baseada em técnicas comportamentos condicionantes


ID
3393250
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A efetivação da autonomia escolar está associada a uma série de características, umas ocorrendo como desdobramentos de outras. Dentre essas características, NÃO se inclui que

Alternativas
Comentários
  • autonomia e heteronomia são incongruentes.

  • Heteronomia (do grego heteros, "diversos" + nomos, "regras") é um conceito criado por Kant para denominar a sujeição do individuo à vontade de terceiros ou de uma coletividade. Se opõe assim ao conceito de autonomia onde o ente possui arbítrio e pode expressar sua vontade livremente.


ID
3393256
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere as dimensões ou elementos constitutivos de um projeto pedagógico listados a seguir:

I. Visão do contexto macro da sociedade em seus aspectos econômicos, políticos e sociais.

II. Exclusão social e educacional; desemprego; desvalorização do trabalho humano; bolsões de riqueza e miséria existindo simultaneamente; ausência de políticas públicas sociais; falta de recursos materiais e profissionais para a gestão da escola.

III. Formação da cidadania a partir de uma preocupação com os outros e se opondo ao individualismo da postura liberal.

IV. Esferas espaciais, temporais e culturais que toda instituição desenvolve em sua existência, formando assim sua identidade.

Em relação a essas dimensões ou elementos constitutivos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- I e II relacionam-se à dimensão Estrutural e Conjuntural.

  • Os pressupostos que podem ser considerados na construção de um projeto político-pedagógico, e aqui analisados, são denominados por Aguilar2 (1997, p. 7-10) como dimensões ou elementos constitutivos de um projeto político-pedagógico. A primeira dimensão a considerar é aquela que chamamos de Estrutural e Conjuntural da sociedade, que refletirá a visão do contexto macro da sociedade em seus aspectos econômicos, políticos e sociais. Em função da atual conjuntura sociopolítica, de acordo com o autor, alguns fatores devem ser levados em consideração: exclusão social e educacional; desemprego; desvalorização do trabalho humano; bolsões de riqueza e miséria existindo simultaneamente; ausência de políticas públicas sociais; falta de recursos materiais e profissionais para a gestão da escola (AGUILAR, 1997, p. 7).

    @professoramulhermaravilha

  • Questao muito dificil


ID
3393262
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No planejamento de ensino, os recursos didáticos devem ser considerados como

Alternativas
Comentários
  • C- algo que deve proporcionar ao aluno o estimulo à pesquisa e a busca de novos conhecimentos.

  • a) um elemento que trará ao aluno a aprendizagem do conteúdo.

    nenhum recurso didático sozinho vai garantir a aprendizagem.

    b) algo que independe da relação com o ensino, por estar voltado à aprendizagem do aluno.

    os recursos vão auxiliar o professor no processo de ensino.

    c) algo que deve proporcionar ao aluno o estimulo à pesquisa e a busca de novos conhecimentos.

    d) o elemento mais importante de intermediação do processo de ensino e de aprendizagem.

    gabarito C

  • C- algo que deve proporcionar ao aluno o estimulo à pesquisa e a busca de novos conhecimentos.


ID
3393265
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os paradigmas conservadores na abordagem do ensino, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Têm uma visão quântica e reconhecem que todos os seres são interdependentes.

( ) Caracterizam uma prática pedagógica que se preocupa com a reprodução do conhecimento.

( ) Superam a visão cartesiana de mundo.

Alternativas
Comentários
  • Visão quântica -visão mecânica das coisas .

    Visão cartesiana -Quem se pauta exclusivamente pela razão; que é exageradamente metódico e sistemático. ... adjetivo Cuja autoria e origem pertencem a Descartes: pensadorcartesiano. [Por Extensão] Que é excessivamente metódico e sistemático: professorcartesiano. Etimologia (origem da palavra cartesiano).(www.dicio.com.br)

    (F)Eles não reconhecem que todos os seres são independentes,pelo contrário , a regra geral para todos.

    (V) Se preocupar apenas em repassa o conhecimento ,já sabido.

    (F) Não supera é metódico igual a visão Cartesiana.


ID
3393268
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A Educação Física é, no Ensino Fundamental, uma das áreas na Base Nacional Comum Curricular relacionada a

Alternativas
Comentários
  • D.

    A Educação Física, segundo a BNCC, aborda a expressão dos alunos através das práticas corporais, que possibilitam experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, essenciais para a Educação Básica. É um dos componentes curriculares e uma das competências essenciais para o Ensino Fundamental.

  • Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil.

  • Segundo a LDB

    LINGUAGENS

    -língua portuguesa

    -língua materna (índios)

    -língua estrangeira

    -artes

    -educação física

    MATEMÁTICA

    CIÊNCIAS DA NATUREZA

    -física

    -química

    -biologia

    CIÊNCIAS HUMANAS

    -história

    -geografia

    -filosofia

    -sociologia

  • É importante lembrar que para o ensino médio, com as novas mudanças, temos a edu.: física inclusa em ciências da natureza.


ID
3393271
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os conteúdos escolares são um dos itens mais importantes na elaboração dos planos de ensino. Sobre esse tema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A- os conteúdos programáticos devem ser elaborados a partir dos objetivos.

  • Essa questão aborda a temática do planejamento escolar, mais especificamente os planos de ensino. A respeito da elaboração dos planos de ensino, deve-se indicar a alternativa que apresenta a afirmativa correta a sobre os conteúdos escolares. 

    A) os conteúdos programáticos devem ser elaborados a partir dos objetivos. 
    CORRETO – O planejamento é essencial para o êxito do trabalho docente. Com ele, evita-se a improvisação e garante-se maior sucesso no alcance dos objetivos. Os conteúdos programáticos são um meio e não um fim. Eles devem ser elaborados a partir da definição dos objetivos a serem alcançados. Com os conteúdos definidos, é possível determinar o conteúdo a ser trabalhado, selecionar estratégias e recursos de ensino e também de avaliação. O conteúdo programático deve ser adequado para o alcance dos objetivos estabelecidos, das estratégias e dos recursos adotados para promover a aprendizagem, dos critérios de avaliação etc. Os objetivos representam o elemento central do planejamento de ensino, de onde derivam os demais elementos. Libâneo (1994) define conteúdo de forma abrangente, incluindo conhecimentos, habilidades, hábitos, valores e atitudes, visando sempre sua aplicação na vida prática dos alunos. Para Vigotsky (1991), o processo de ensino-aprendizagem se organiza a partir da formulação dos objetivos ligados às ações que o aluno deve desenvolver e ao perfil que deve apresentar ao final de um grau de estudos. Os conteúdos devem ser selecionados de forma a garantir a formação de conhecimentos e habilidades necessárias para a realização de diferentes atividades. Assim, os conteúdos estão ligados aos objetivos que se deseja alcançar. 

    B) os conteúdos programáticos devem ser elaborados de acordo com a organização do livro didático a ser utilizado pela escola. 
    ERRADO - O livro didático tem função de informação, de estruturação e organização da aprendizagem, atuando como um guia do aluno no processo de construção de conhecimentos. Ele é um material de apoio nas aulas, sendo uma importante ferramenta utilizada no processo de ensino e aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN) destacam a importância do livro didático: “O livro didático é um material de forte influência na prática de ensino brasileira. É preciso que os professores estejam atentos à qualidade, à coerência e a eventuais restrições que apresentem em relação aos objetivos educacionais propostos. Além disso, é importante considerar que o livro didático não deve ser o único material a ser utilizado, pois a variedade de fontes de informação é que contribuirá para o aluno ter uma visão ampla do conhecimento". O professor deve planejar como o livro didático será utilizado, para que ele não engesse seu plano de aula ou retire sua autonomia enquanto educador, mas que sirva de ferramenta para apoiar sua prática pedagógica. O livro é aliado tanto do professor quanto do aluno, mas não deve ser o fator determinante nem do planejamento da escola nem do plano de aula do professor. Pelo contrário: o ideal é adaptar seu uso conforme a necessidade do currículo, da escola, da turma e de cada aula. Portanto, o livro didático não determina os conteúdos a serem trabalhados, mas apoia o ensino dos mesmos, que são elaborados a partir dos objetivos de aprendizagem. 

    C) os conteúdos programáticos são considerados significativos quando deles partem os objetivos. 
    ERRADO – Os conteúdos programáticos devem ser elaborados a partir dos objetivos e não o contrário. 

    D) a seleção dos conteúdos programáticos deve considerar sua significação para o professor e os recursos que têm disponível para o ensino. 
    ERRADO – Os conteúdos programáticos devem ser elaborados a partir dos objetivos. Os recursos disponíveis não interferem na seleção dos conteúdos, apenas na forma como estes serão trabalhados, como a metodologia a ser utilizada e atividades desenvolvidas. 
    Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível no portal do MEC. 
    LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 
    VIGOTSKY, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Psicologia e Pedagogia. São Paulo: Moraes, 1991. 
    Portanto, a Letra A é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Gab: A

    Meios: conteúdos e métodos.

    Fins: objetivos e avaliação.

    Portanto, os conteúdos devem ser elaborados a partir dos objetivos.


ID
3393274
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A participação ativa do aluno em sala de aula se dá por meio de diferentes técnicas. Sobre as técnicas e seus objetivos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C- O simpósio apresenta diversos aspectos de um mesmo tema ou problema para fornecer informações e esclarecer conceitos.

    simpósio é um tipo de evento muito comum na faculdade, que mobiliza estudantes, professores e a comunidade acadêmica em geral. Ele produz conhecimento e debate assuntos relevantes para a área em questão

  • Em relação à letra A, ela está errada, pois esta técnica Phillips 66 (dinâmica de grupo) permite o desenvolvimento da capacidade de síntese, contribui para a superação do medo de falar diante dos companheiros, fomenta o sentido de responsabilidade e estimula a participação de todos os membros do grupo.

    Fonte: http://celso-gomes.blogspot.com/2008/01/dinmicas-de-grupos-phillips-66.html


ID
3405763
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão senti falta de um texto cmplementar, porém o cargo é bem específico, exige uma interpretação e o que sabemos a respeito de ensino médio seus objetivos e regras, a priori a leitura fica confusa, pois não estabelece um sentido concreto e nem um requisito em específico na pergunta.

  • a oferta da educação física é obrigatória e constitui componente curricular, sua prática é que é facultativa.
  • A falta da parte facultativa na letra D não deixa a questão Incorreta.

    Essa parte apresentada na questão está sim de acordo com a legislação.

    Questão, no mínimo, confusa.


ID
3405778
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação ao papel do Grêmio Estudantil em uma perspectiva democrática de gestão, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Os alunos se constituem como consumidores de um saber compartimentado e descontextualizado


ID
3405784
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a Educação inclusiva, é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    se trata de um desafio considerável construir uma escola inclusiva em um país com tamanha desigualdade.


ID
3405817
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise os diferentes tipos de frases apresentadas a seguir e assinale a alternativa em que todas as afirmações estão corretas. 

I. Pare de fazer essa bagunça aqui na sala.
II. Que pôr do sol mais lindo!
III. A água é um bom condutor de eletricidade no estado líquido.
IV. Espero que todos passem na avaliação final.
V. Quer casar comigo?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    I. Pare de fazer essa bagunça aqui na sala→ temos uma frase imperativa, o enunciado apresenta um tom de ordem, pedido, súplica, exortação, advertência etc.; verbos no imperativo (afirmativo ou negativo) marcam tal tipo de frase; termina em ponto, ponto de exclamação ou reticências.
    II. Que pôr do sol mais lindo! → temos uma frase exclamativa, o enunciado exprime um sentimento e uma altissonância; termina em ponto de exclamação (!).
    III. A água é um bom condutor de eletricidade no estado líquido. → temos uma frase declarativa, o enunciado é afirmativo ou negativo; termina em ponto (.) ou reticências (...).
    IV. Espero que todos passem na avaliação final. → temos uma frase optativa, o enunciado exprime um desejo; termina em ponto ou ponto de exclamação, normalmente.
    V. Quer casar comigo? → temos uma frase interrogativa, o enunciado apresenta um questionamento direto ou indireto; termina em ponto de interrogação (?) se a indagação for direta; em ponto, se for indireta.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3405820
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2


Como incentivar o gosto pela leitura, transformando-a em um hábito e não em uma obrigação?


    Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI. Na escola, o trabalho com a leitura se inicia na Educação Infantil como forma de despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação. Esse processo tem continuidade nas séries subsequentes com foco na amplitude dos conhecimentos e no senso crítico.

    Segundo a autora Délia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”, um dos maiores desafios das instituições escolares é desenvolver praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam decifrar o sistema de escrita. Para a autora, é fundamental que a escola forme leitores críticos, capazes de ler entrelinhas e assumir uma posição própria frente à mantida, explícita ou implicitamente, pelos autores dos textos com os quais interagem.


Fonte: Adaptado de: <http://www.marupiara.com.br/como-incentivar-o-gosto-pela-leitura-transformando-a-em-um-habito-e-nao-em-uma-obrigacao/>. Acesso em: 22 abr. 2019.

Considere a frase “Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI.”, do Texto 2, e assinale a alternativa que apresenta a classificação sintática correta do termo “a criança e o jovem” em relação ao verbo “fazer”. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ “Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI.”

    Fazer alguma coisa (=a criança e o jovem); trata-se de um complemento verbal do verbo "fazer", são complementos que não são iniciados por preposição, possuem a função sintática de objeto direto.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Indiscutivelmente letra B

    Mas se tivesse a opção sujeito...iria criar mais dificuldade kkk.

  • Eu consigo ver que é objeto direto, mas não consigo identificar qual o sujeito da oração. Alguém sabe me explicar?

  • Respondendo a pergunta do colega abaixo.

    “Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI.”

    A estrutura no sentido inverso. Reorganizando temos:

    É um dos desafios dos educadores e pais do século XXI (VL + Predicativo, oração principal) fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura. (Oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo- sujeito da oração) = É UM DOS DESAFIOS ISSO.

    Quando temos a seguinte estrutura: VL + PREDICATIVO + QUE - estamos diante de uma oração subordinada substantiva subjetiva que está reduzida de infinitivo, verbo "fazer". Nesse caso, não existe conjunção integrante para conectar os termos!

    Ainda, ela pode ser reduzida de gerúndio, infinitivo ou particípio. No caso em tela, ao invés de "fazer com que a criança e o jovem" o autor usou apenas a redução "fazer".


ID
3405823
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2


Como incentivar o gosto pela leitura, transformando-a em um hábito e não em uma obrigação?


    Fazer a criança e o jovem tomar gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI. Na escola, o trabalho com a leitura se inicia na Educação Infantil como forma de despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação. Esse processo tem continuidade nas séries subsequentes com foco na amplitude dos conhecimentos e no senso crítico.

    Segundo a autora Délia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”, um dos maiores desafios das instituições escolares é desenvolver praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam decifrar o sistema de escrita. Para a autora, é fundamental que a escola forme leitores críticos, capazes de ler entrelinhas e assumir uma posição própria frente à mantida, explícita ou implicitamente, pelos autores dos textos com os quais interagem.


Fonte: Adaptado de: <http://www.marupiara.com.br/como-incentivar-o-gosto-pela-leitura-transformando-a-em-um-habito-e-nao-em-uma-obrigacao/>. Acesso em: 22 abr. 2019.

Em “Esse processo tem continuidade nas séries subsequentes [...]”, no Texto 2, o “esse” é um recurso coesivo utilizado 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ Na escola, o trabalho com a leitura se inicia na Educação Infantil como forma de despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação. Esse processo tem continuidade nas séries subsequentes com foco na amplitude dos conhecimentos e no senso crítico. 

    Temos, em destaque, o pronome demonstrativo "esse", trata-se de um pronome que possui recurso anafórico (=ana volta). Ele retoma algo que foi mencionado anteriormente e serve como um recurso de substituição para que, assim, repetições sejam evitadas.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • esse Arthur Carvalho é fera mesmo !

  • ana, volta !

  • ANA (Antes)

  • Retoma o processo de fazer a molecada gostar de ler, substituindo todo o trecho que ele retoma, simples assim.

  • Pra quem nao sabe o Artur é o Desenvolverdor e um dos organizadores do grupo de Estudos Qconcurso. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkķkķkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • EM QUE PARTE DO INFERNO TIRARAM ESTES DOIS TERMOS GRIFADOS?. ANAFORA RETOMA O ASSUNTO ANTERIOR , MAS POR...RA, SUBSTITUI O QUE? SEQUENCIA DE QUE?. PQP.

  • O Ana volta desgramada. Anafórica sempre volta!

  • A ana volta e a cata fora.


ID
3405826
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3


    Faz um bom tempo já que se firmou entre os pesquisadores da área da educação linguística a convicção de que a função primordial da escola, no que diz respeito à pedagogia de língua materna, é promover letramento de seus aprendizes. E para essa promoção do letramento, as atividades fundamentais são a leitura e a escrita, com foco na diversidade dos gêneros textuais que circulam na sociedade. Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem. Essa reflexão deve ser feita primordialmente através das chamadas atividades epilinguísticas [...], de modo a permitir o percurso uso-reflexão-uso.


Fonte: Adaptado de: BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.

Assim como abordado no Texto 3, todas as afirmações a seguir estão relacionadas à aprendizagem de leitura pautada na perspectiva dos gêneros textuais e no percurso uso-reflexão-uso, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa que destoa sobre o que é abordado no texto é a letra B, visto que, em momento algum o texto menciona que é necessário ler um texto focado em reconhecimento de classes gramaticais.

    Alternativa correta: Letra B

  • EXCETO Crlh

  • GABARITO: B

    OBS: letra D) Um texto autêntico é um material escrito, de qualquer natureza, veiculado socialmente, para satisfazer um propósito. São exemplos de textos autênticos os artigos de jornal, receitas, revistas, poemas e biografia.


ID
3405829
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3


    Faz um bom tempo já que se firmou entre os pesquisadores da área da educação linguística a convicção de que a função primordial da escola, no que diz respeito à pedagogia de língua materna, é promover letramento de seus aprendizes. E para essa promoção do letramento, as atividades fundamentais são a leitura e a escrita, com foco na diversidade dos gêneros textuais que circulam na sociedade. Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem. Essa reflexão deve ser feita primordialmente através das chamadas atividades epilinguísticas [...], de modo a permitir o percurso uso-reflexão-uso.


Fonte: Adaptado de: BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.

Analise as asserções a seguir:


I. Em “Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem.”, o emprego da vírgula é obrigatório. 

PORQUE 

II. Em “Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem.”, a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas sindéticas.
  

A respeito das asserções I e II e da relação estabelecida entre elas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ II. Em “Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem.”, a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas sindéticas.

    Não temos verbos, logo, não há oração.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A reflexão sobre a língua e a linguagem também tem espaço em sala de aula, além da leitura e da escrita. (Sujeito da frase)

  • Gabarito letra C para os não assinantes.

    C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

  • Proposição I: Verdadeira.

    A vírgula após "escrita" é obrigatória, pois separa um adjunto adverbial deslocado de sua posição natural. Como o adjunto possui longa extensão, essa pontuação é obrigatória.

     

    Proposição II: Falsa.

    A justifica apontada está incorreta. A vírgula separa um adjunto adverbial deslocado, e não orações coordenadas sindéticas. Para que seja uma oração, o segmento precisa ter um verbo ou uma locução verbal. O segmento "Além da leitura e da escrita" não é uma oração!

  • Complementando: o uso da vírgula é justificado em função de um adjunto adverbial de "longa extensão" antecipado. Ademais, IAOCP entende como obrigatória o uso da vírgula para adjunto adverbiais antecipados a partir de duas palavras!


ID
3405832
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3


    Faz um bom tempo já que se firmou entre os pesquisadores da área da educação linguística a convicção de que a função primordial da escola, no que diz respeito à pedagogia de língua materna, é promover letramento de seus aprendizes. E para essa promoção do letramento, as atividades fundamentais são a leitura e a escrita, com foco na diversidade dos gêneros textuais que circulam na sociedade. Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem. Essa reflexão deve ser feita primordialmente através das chamadas atividades epilinguísticas [...], de modo a permitir o percurso uso-reflexão-uso.


Fonte: Adaptado de: BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.

O trecho “Essa reflexão deve ser feita primordialmente através das chamadas atividades epilinguísticas” pode ser reescrito, sem prejuízo para a compreensão global das ideias apresentadas, por

Alternativas
Comentários
  • SINÔNIMOS DE PRIMORDIALMENTE: principalmente, fundamentalmente, sobretudo, essencialmente, especialmente, basicamente, basilarmente, mormente, em especial.

  • tun dunts, dois gabaritos

  • sobretudo, essencialmente, A e B corretas.

  • Não há dois gabaritos como falaram acima, percebam o que diz a letra A:

    -Essa reflexão deve ser feita essencialmente através das chamadas atividades metalinguísticas.

    E a letra B:

    -Essa reflexão deve ser feita sobretudo através das chamadas atividades epilinguísticas.

    OBS: SOBRETUDO, PRINCIPALMENTE,ESSENCIALMENTE até apresentam mesmo valor semântico, porém a banca fez uma pegadinha!

  • Não há dois gabaritos como falaram acima, percebam o que diz a letra A:

    -Essa reflexão deve ser feita essencialmente através das chamadas atividades metalinguísticas.

    E a letra B:

    -Essa reflexão deve ser feita sobretudo através das chamadas atividades epilinguísticas.

    OBS: SOBRETUDO, PRINCIPALMENTE,ESSENCIALMENTE até apresentam mesmo valor semântico, porém a banca fez uma pegadinha!

  • pegou o bobo na casca do ovo

  • Ler até o fim...


ID
3405835
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a classificação da oração indicada no período está correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     a) Em “De acordo com o jornal, o cartunista teve que deixar de produzir tirinhas para sair da depressão.”, a primeira oração é subordinada adverbial final → INCORRETO. Nem começamos com uma oração e sim com um adjunto adverbial conformativo.
     b) Em “Para se livrar da depressão, o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”, a primeira oração é subordinada adverbial conformativa → INCORRETO. Temos a preposição "para" indicando fim, finalidade. Ela dá início a uma oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo. 
     c) Em “Depois que ele se livrar da depressão, o cartunista Angeli poderá voltar a produzir tirinhas.”, a primeira oração é subordinada adverbial proporcional → INCORRETO. "Depois que" é uma conjunção subordinativa temporal. Ela dá início a uma oração subordinada adverbial tempora.
     d) Em “O jornal veio com a notícia de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”, a segunda oração é subordinada substantiva completiva nominal → CORRETO. Notícia de alguma coisa (=de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas. Oração subordinada substantiva completiva nominal, ela completa o sentido do substantivo "notícia").

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O jornal veio com a notícia de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.

    complemento nominal do nome NOTÍCIA.

  • Muito fácil kkkk

  • D

    Em (a), a primeira oração é a principal “o cartunista teve que deixar de produzir tirinhas”, na segunda é que temos uma subordinada adverbial final “para sair da depressão.”. A expressão “teve QUE deixar” não configura período composto porque o QUE é uma preposição acidental.

    Em (b), a primeira oração é uma final “Para se livrar da depressão”, não uma conformativa.

    Em (c), temos uma adverbial temporal “Depois que ele se livrar da depressão” e não proporcional. “Depois que” é a locução conjuntiva temporal.

    Em (d), gabarito, pensei ser, de imediato, uma adjetiva restritiva, por pensar que o vocábulo “notícia” seria um substantivo concreto, semelhante a jornal, tendo materialidade, mas não. A “notícia” a qual eles se referiam, era o “boato”, “falatório”, ou seja, substantivo abstrato. Se o elemento preposicionado completa um substantivo abstrato, automaticamente será uma completiva nominal.

  • Em “O jornal veio com a notícia de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”, a segunda oração é subordinada substantiva completiva nominal.

    Por que esta questão não é uma oração Adjetiva ?

    O que não é um pronome relativo?

    o que = o qual

  • De acordo com é uma estrutura possuinte de sentido conformativo.

    De acordo com o jornal (...)

    Segundo o jornal (...)

    Conforme jornal (...)

    conforme, segundo, como, consoante, em concordância com, em conformidade com.

    https://www.sinonimos.com.br/de-acordo-com/

  • ORAÇÃO COORDENADA tem independência sintática, pois todos os elementos sintáticos estão nela mesma

    ORAÇÃO SUBORDINADA não tem independência sintática, pois um elemento sintático da oração principal está na oração subordinada.

    Oração subordinada substantiva- exerce função de sujeito, complemento verbal e nominal, predicativo, aposto, etc. Pode ser substituída por ISSO

    Oração subordinada adjetiva- dá uma característica/qualidade a um termo da oração principal. Sempre vem introduzida por um pronome relativo que retoma um termo da oração principal.Pode ser restritiva (sem vírgula) ou explicativa (com vírgula).

    Oração subordinada adverbial- dá uma circunstância para a ação do verbo. Vem introduzida por uma conjunção, e esta conjunção lhe classificará.

    ERA PARA SER UMA ANOTAÇÃO INDIVIDUAL/PARTICULAR, MAS O QC NÃO CONSEGUE RESOLVER MEU PROBLEMA COM AS ANOTAÇÕES (NUNCA SALVAM). QUEM SABE AGORA NÃO DÃO JEITO NISSO NÉ?

  • Completiva Nominal = completa um nome que pertence à oração principal e também vem marcada por preposição 

    Sentimos orgulho de se comportamento 

    Completiva Nominal.

    Sentimos orgulho de que você se comportou. (Sentimos orgulho disso)

    Oração subordinada substantiva completiva nominal. 

    Lembre-se: as orações subordinadas substantivas objetivas indiretas integram o sentido de um verbo, enquanto que orações subordinadas substantivas completivas nominais integram o sentido de um nome. Para distinguir uma da outra, e necessário levar em conta o termo complementado. Esta é a diferença entre o objeto indireto e o complemento nominal: o primeiro complementa um verbo: o segundo, um nome

  • Comentários Práticos:

    Matei a questão por não identificar intensificadores nas assertivas A,B,C, o que caracteriza o.s adverbial

  • O nível das questões para professor de língua portuguesa mais fácil que Assistente ADM. Loucura.

  • O complemento nominal só possui como substantivo o ABSTRATO, além disso o complemento nominal trás ideia de passividade, vejamos:

    "O jornal veio com a notícia de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”

    O sujeito é o cartunista Angeli que sofre a ação por isso a ideia de passividade + substantivo abstrato "noticia" =complemento nominal

    OBS: O adjunto adnominal pode vir tanto substantivos concretos quanto abstratos

  • Gabarito letra D - Em “O jornal veio com a notícia [de que o cartunista Angeli] não vai mais produzir tirinhas.”, a segunda oração é subordinada substantiva completiva nominal.

    O Jornal veio com a noticia DISSO - Se der pra colocar o disso -> Oração subordinada Substantiva

    Noticia - Substantivo/NOME

    de - PREPOSIÇÃO

    Se temos um nome que pede a preposição (de) é Oração subordinada substantiva Completiva nominal.

    Exemplos de outros Substantivos que pede a PREPOSIÇÃO; Necessidade, ideia, desconfiado, Dúvida, consciência, convicção, certeza.

    Gente, desconsidere qualquer erro, hoje foi o meu primeiro dia estudando esse conteúdo.

  • a) Conformativa

    b) Final

    c) Temporal

    d) GABARITO

  • Para descobrir se a oração complementa o sentido do VERBO ou NOME, basta testar.

    O jornal veio com disso (Errado)

    O jornal veio com a notícia disso (CN)


ID
3405838
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ? Gabarito: A

    ? A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais. 

    Fonte para saber mais a respeito: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/digrafos-e-fonemas-tabela-com-sons-da-lingua-portuguesa.htm

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • 1.A língua portuguesa possui:
    a) 12 fonemas (sons) vocálicos em português: 7 orais e 5 nasais e
    b) 19 fonemas consonantais.

    2.Fonemas vocálicos orais  
    1)/a/ = A = amor
    2)/e/ = E= beijo
    3)/é/ = E ou É = berro, café
    4)/i/ = I = ilha
    5)/o/ = O = olho
    6)/ó/ = O ou Ó = cola, mói
    7)/u/ = U = uva

    3. Fonemas vocálicos nasais
    1) a
    /ã/ Ã rã /ã/ AM campo
    /ã/ AN anta

    2) e
    /ẽ/ EM sempre
    /ẽ/ EN sente

    3) i
    /ĩ/ IM sim
    /ĩ/ IN cinto

    4) o
    /õ/ Õ põe
    /õ/ OM pomba
    /õ/ ON ponta

    5) u
    /ũ/ UM bumbo
    /ũ/ UN mundo

    4. fonemas consonantais.

    1)/p/ P pai

    2)/b/ B bola

    3)/m/ M mãe

    4)/f/ F faca

    5)/v/ V vaca

    6)/t/ T tio

    7)/d/ D dado

    8)/n/ N nada

    9)/nh/ NH nhoque

    10)/l/ L lua

    11)/lh/ LH lhama

    12)/r/ R caro

    13)
    /rr/ RR carro
    /rr/ R rosa, terra

    14)
    /z/ Z zoo
    /z/ S rosa
    /z/ X exato

    15)
    /s/ S seda, valsa
    /s/ SS massa
    /s/ Ç maçã
    /s/ C cedo
    /s/ SC descer
    /s/ SÇ desça
    /s/ X trouxe
    /s/ XC excesso

    16)
    /j/ J jeito
    /j/ G giz

    17)
    /x/ X xis
    /x/ CH chave

    18)
    /g/ G gude
    /g/ GU gueixa

    19)
    /q/ C cume
    /q/ QU queixa

  • O que me consola ter errado é que essa prova foi para professor de português.

  • Acertei por exclusão!

  • A questão em tela trata do assunto fonemas e quer que avaliemos cada alternativa a fim de dizer qual traz o conceito correto sobre o assunto. Vejamos:

    Fonemas

    Chamam-se fonemas os sons elementares e distintivos que o homem produz quando, pela voz, exprime seus pensamentos e emoções.

    ▪Fonemas não são letras Fonemas não são letras – Desde logo uma distinção se impõe: não se há de confundir fonema com letra. Fonema é uma realidade acústica, realidade que nosso ouvido registra; enquanto letra é o sinal empregado para representar na escrita o sistema sonoro de uma língua. 

    a) O alfabeto oficial da Língua Portuguesa apresenta cinco letras denominadas vogais. Contudo há 12 fonemas (sons) vocálicos em português: 7 orais e 5 nasais.

    Correta. Temos, como veremos mais adiante, sete vogais orais tônicas, mas apenas cinco símbolos gráficos (letras): a, e, i, o, u. Quando queremos distinguir um e tônico aberto de um e tônico fechado – pois são dois fonemas distintos – geralmente utilizamos sinais subsidiários: o acento agudo (fé) ou o circunflexo (vê). 

    12 sons (fonemas) vogais:

    Vogal aberta: a

    Vogais semiabertas: é, ó

    Vogais semifechadas: ê, ô

     Vogais fechadas: i, u

    Vogais nasais: ã, ë, i, õ, u

    b) As 26 letras do alfabeto oficial da Língua Portuguesa são suficientes para representar todos os fonemas (sons) do português.

    Incorreta. Vimos na alternativa anterior que precisamos utilizar de sinais para expandir o vocabulário.

    c) Em Língua Portuguesa, tanto as vogais quanto as consoantes podem isoladamente formar sílabas.

    Incorreta. Não se forma sílaba sem vogal.

    d) Uma letra do alfabeto oficial da Língua Portuguesa pode representar uma sequência de fonemas (sons), como acontece no caso dos dígrafos.

    Incorreta. Na verdade no dígrafo duas palavras representam uma e não o contrário. Ex: ss- s, rr-r, gu- (o u não tem som)...

    GABARITO: A

  • Direto pro meu caderno de erro

  • tipo e questão que provavelmente só cairá para professor

  • A E I O U

    Ã Ê ~E ~I Ô Õ ~U

    Os acompanhados de ~ são os NASAIS ( ~ = sinal de nasalização)

  • Só ir por eliminação. Não fazia ideia se a "A" estava correta, mas as alternativas restantes eram bem tranquilas.

  • Vai comendo Raimundão!


ID
3405841
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Todas as frases a seguir apresentam correto emprego da crase, EXCETO qual delas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ À quem interessa essa prática danosa aos nossos produtores? 

    Não temos crase antes do pronome "quem". O correto é somente o uso da preposição "a" (=a quem).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Antes de cujo e quem crase não tem .

  • GABARITO: C

    Cinco dicas simples sobre o uso da crase

    1. A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas

    Ex: As amigas foram à confraternização de final de ano da empresa.

    2. Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora

    Ex: Às três horas começaremos a estudar.

    3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo

    Ex: Às vezes chegamos mais cedo à escola.

    4. A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina

    Ex: O pagamento das dívidas foi feito a prazo.

    5. Casos em que a crase é opcional:

    → Antes dos pronomes possessivos femininos minha, tua, nossa etc

    Ex: Eu devo satisfações à minha mãe ou Eu devo satisfações a minha mãe.

    → Antes de substantivos femininos próprios

    Ex: Carlos fez um pedido à Mariana ou Carlos fez um pedido a Mariana.

    Fonte:https://www.portugues.com.br/gramatica/cinco-dicas-simples-sobre-uso-crase.html

  • GABARITO: C

     Atenção! Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)!

  • A questão exige que o candidato tenha conhecimento em crase. Marcaremos a alternativa que tem o emprego incorreto da crase. Vejamos:

    A questão em tela versa sobre a regra da crase e quer que indiquemos a alternativa que traz a justificativa correta da ocorrência da crase na frase.

    Crase é a fusão de A + A, sendo que o primeiro é sempre a preposição, o segundo pode ser artigo definido "a" ou pronome "aquela, aquele, aquilo..."

    Analisemos as assertivas:

    a) À medida que ficamos mais velhos, aprendemos a lidar melhor com nossas perdas.

    Correta. O termo destacado por mim é uma locução conjuntiva que é a denominação ao conjunto de uma ou mais palavras com valor de conjunção na frase. Essas quando iniciadas pela preposição "a" e quando a base da locução for palavra feminina (medida), terá a crase. (A + A= À).

    b) Toda vez que eu chegava à minha casa, notava uma movimentação estranha.

    Correta. A crase ocorre, pois o verbo "chegar" rege a preposição "a" por ser um verbo da classe dos que dão ideia de movimento, chegar A algum lugar. Devemos saber também que quando houver a preposição e, logo, após o pronome for um possessivo feminino a crase é facultativa. (A + A= À).

    c) À quem interessa essa prática danosa aos nossos produtores?

    Incorreta. Não se coloca crase antes de pronome relativo "que". Portanto, este é o nosso gabarito.

    d) Os policiais pertencem à mesma equipe que recuperou quadros que haviam sido furtados do Masp.

    Correta. O verbo "pertencer" é transitivo indireto e necessita de um objeto preposicionado e a preposição regida por esse verbo é o "a", pertencer A...o substantivo feminino "equipe" admite o artigo definido "a", por isso, recebe a crase com a fusão dessas vogais idênticas (A + A= À).

    GABARITO: C

  • A que e A quem -> SEM CRASE

  • PARA ESCLARECER!

    b) Toda vez que eu chegava à minha casa, notava uma movimentação estranha.

    Correta. A crase ocorre, pois o verbo "chegar" rege a preposição "a" por ser um verbo da classe dos que dão ideia de movimento, chegar A algum lugar. Devemos saber também que quando houver a preposição e logo após o pronome for um possessivo feminino a crase é facultativa. (A + A= À).

    A ressalva que é um caso de crase facultativa!

     Casos em que a crase é opcional:

    → Antes dos pronomes possessivos femininos minha, tua, nossa etc

    Ex: Eu devo satisfações à minha mãe ou Eu devo satisfações a minha mãe.

    → Antes de substantivos femininos próprios

    Ex: Carlos fez um pedido à Mariana ou Carlos fez um pedido a Mariana.

    --> Após a preposição até

    Ex: Fui até a esquina

  • NÃO SE USA CRASE ANTES DE PRONOME INDEFINIDO

    vrau

    Diogo França

  • passa fome

  • ANTES DE PRONOME RELATIVO, NÃO USA-SE CRASE

  • Sobre a alternativa B...

    Já vi que quando nos referirmos à nossa propria casa, nao se usa crase, porque a palavra "casa" no sentido de "lar", "lugar onde se mora", é usada sem artigo. Por exemplo: "Estive em casa"; "Eu retornei para casa".

    Mas pq na letra B o uso da crase é visto como certo pela banca?

    Alguem poderia esclarecer??

    :)

  • AÀ medida que ficamos mais velhos, aprendemos a lidar melhor com nossas perdas.

    CORRETO. Medida é uma palavra feminina e requer A antes, logo A + A= à

     

    BToda vez que eu chegava minha casa, notava uma movimentação estranha. CORRETO

    Minha é pronome possesivo feminino, A antes de pronome possesivo feminino a crase é facultativa

         

    C quem interessa essa prática danosa aos nossos produtores? FALSO

    Quem é pronome indefinido, A antes de pronome indefinido, não tem crase

     

    DOs policiais pertencem à mesma equipe que recuperou quadros que haviam sido furtados do Masp. CORRETO Pertencem a, Mesma é palavra feminina, antes dela requer o A,

    Logo: Pertencem A + A = À

  • Gabarito letra C

    PMGO 2022

    Pertenceremos


ID
3405844
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as frases a seguir e assinale a alternativa que apresenta a correta classificação dos sujeitos nas frases I, II, III e IV, respectivamente. 

I. Os jogadores da atual seleção brasileira são fantásticos.
II. O vídeo da música “Despacito”, do cantor Luis Fonsi, é o mais visualizado do Youtube.
III. Adultos e crianças felizes são mais saudáveis.
IV. Passaram corriqueiros os dias e meses. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    I. Os jogadores da atual seleção brasileira são fantásticos → sujeito simples (=refere-se ao sujeito que possui somente um núcleo= jogadores).
    II. O vídeo da música “Despacito”, do cantor Luis Fonsi, é o mais visualizado do Youtube → sujeito simples (=refere-se ao sujeito que possui somente um núcleo= vídeo).
    III. Adultos e crianças felizes são mais saudáveis → sujeito composto (=refere-se ao sujeito que possui dois ou mais núcleos= adultos; crianças).
    IV. Passaram corriqueiros os dias e meses → sujeito composto (=refere-se ao sujeito que possui dois ou mais núcleos= dias; meses). A oração está na ordem indireta, na ordem direta (sujeito+verbo+complemento: os dias e meses passaram corriqueiros).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O sujeito simples é o sujeito determinado que apresenta um único núcleo, que pode estar no singular ou no plural; pode também ser um pronome indefinido, núcleos dos sujeitos:

    Nós estudaremos juntos.

    A humanidade é frágil. Ninguém se move.

    O amar faz bem.

    As crianças precisam de alimentos saudáveis.

    O sujeito composto é o sujeito determinado que apresenta mais de um núcleo.

    Alimentos e roupas custam caro. 

    Ela e eu sabemos o conteúdo.

    O amor e o odiar são duas faces da mesma moeda.

  • O sujeito indeterminado surge quando não se quer ou não se pode - identificar a que o predicado da oração refere-se. Existe uma referência imprecisa ao sujeito, caso contrario, teríamos uma oração sem sujeito. 

    Na língua portuguesa, o sujeito pode ser indeterminado de duas maneiras:

    1- com verbo na terceira pessoa do plural desde que sujeito não tenha sido identificado anteriormente.

    Bateram à porta,

    Andam espalhando boatos a respeito da queda do ministro.

    ***Se o sujeito estiver identificado, poderá ser simples ou composto

    Os meninos bateram à porta (simples)

    Os meninos e as meninas bateram a porta. (composto)

    2-) com o verbo na terceira pessoa do singular acrescido do pronome "se". Esta e uma construção típica dos verbos que não apresentam complemento direto :

    Precisa-se de mentes criativas.

    Vivia-se bem naqueles tempos. 

    Trata-se de casos delicados

    Sempre se esta sujeito a erros.

    O pronome "se" nestes casos, funciona como índice de Indeterminação do sujeito.

  • GAB B

    Dica da professora Adriana Figueiredo pra encontrar o sujeito:

    Quem é que + verbo ?

    O que é que + verbo?

  • Gabarito: B

    I. Os jogadores da atual seleção brasileira são fantásticos. [ Quem são?] Os jogadores Sujeito simples

    II. O vídeo da música “Despacito”, do cantor Luis Fonsi, é o mais visualizado do Youtube. [Quem é?] O 'video' Sujeito simples

    III. Adultos e crianças felizes são mais saudáveis.[Quem são?] Adultos e crianças Sujeito composto

    IV. Passaram corriqueiros os dias e meses. [ o que passaram? ] Dias e meses Sujeito composto

    Dica: comece pelo verbo, faça a pergunta e ele vai te responder, a partir daí vc começa a análise da frase.

  • Para responder  a esta questão, exige-se conhecimento em tipos de sujeitos. O candidato deve indicar a classificação do sujeito de cada assertiva. Vejamos:

    I. Os jogadores da atual seleção brasileira são fantásticos.

    O sujeito simples é formado por um único núcleo, percebam que, na oração acima, temos "jogadores" sendo agente principal do verbo "são", tanto é verdade que o verbo está no plural para concordar com ele. O sujeito é "os jogadores da atual seleção brasileira", mas o núcleo é apenas "jogadores". Ou seja, sujeito simples.

    II. O vídeo da música “Despacito”, do cantor Luis Fonsi, é o mais visualizado do Youtube.

    O sujeito é toda a parte sublinhada por mim, mas o núcleo é apenas "vídeo", ou seja, o sujeito é simples.

    III. Adultos e crianças felizes são mais saudáveis.

    Se o sujeito é simples com um núcleo, por sua vez é composto com mais de um núcleo. Temos "adultos" e "crianças" como agente do verbo "são". Ou seja, o sujeito é composto.

    IV. Passaram corriqueiros os dias e meses. 

    O sujeito é composto por "dias" e "meses". Os dias e meses passaram corriqueiros.

    Portanto, a sequência ficou assim: simples, simples, composto, composto.

    Gabarito: B


ID
3405847
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à grafia e à acentuação das palavras. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     a) O “Quê”, monossílabo tônico, é utilizado em início de frases interrogativas diretas → INCORRETO. Fim de frases (=Levantaste só agora por quê?).
     b) O “por quê” é utilizado em início de frases interrogativas indiretas, o que justifica a acentuação gráfica → INCORRETO. Fim de frases, vide letra "a".
     c) Utilizado em posição final de frases exclamativas, “por queé grafado separado e sem acento gráfico → INCORRETO. Fim de frases e com acento no "que" (=Não me pergunte outra vez, já disse que não sei por quê!).
     d) Utilizado como conjunção causal em resposta, “porque” é grafado em uma única palavra e sem acento gráfico → CORRETO. Usamos PORQUE (junto e sem acento circunflexo) quando introduzimos uma explicação e uma causa:
    Não fale alto porque o bebê está dormindo. (explicação)
    Não foi à aula porque estava com febre. (causa)

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Porque= Resposta

    Por que= Pergunta

    Porquê= O porquê substantivo

    Por que? final de frase ou pontuação

    Gabarito D

    Força, Fé e Foco.

  • A questão exige conhecimento da regra dos porquês e da regra de acentuação gráfica.

    a) O “Quê”, monossílabo tônico, é utilizado em início de frases interrogativas diretas.

    Incorreta. É usada em frase final de frase interrogativa.

    Ex: você quer o quê?

    b) O “por quê” é utilizado em início de frases interrogativas indiretas, o que justifica a acentuação gráfica.

    Incorreta. É usada em frase final de frase interrogativa.

    Ex: Você quer isso por quê?

    c) Utilizado em posição final de frases exclamativas, “por que” é grafado separado e sem acento gráfico.

    Incorreta. É usada em começo de frase interrogativa.

    d) Utilizado como conjunção causal em resposta, “porque” é grafado em uma única palavra e sem acento gráfico.

    Correta. Um dos motivos de se usar "porque" é em resposta e serve como causa. Vejamos o exemplo para ficar mais lúdico:

    Ex: "Eu não fui porque estava doente.

    GABARITO D

  • Têm - acento diferencial.

  • Por que: pela qual, pelo qual.

    É só fazer a troca que sempre da certo.

  • POR QUE é separado?

    PORQUE não é junto!

    mas POR QUÊ?

    o PORQUÊ eu não sei!

  • Porque - explicativo não??? Eu em, banca pequena é banca pequena.


ID
3405850
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmações a seguir e identifique a sequência que define corretamente as relações semânticas apresentadas em I, II e III, respectivamente. 

I. ‘Deferir’ e ‘diferir’ são palavras com pronúncia e grafia semelhantes e significados diferentes.
II. ‘Seção’, ‘sessão’ e ‘cessão’ são palavras pronunciadas da mesma forma, mas com significados diferentes. 
III. Colher (verbo) e colher (substantivo) são palavras idênticas na escrita, mas diferentes na pronúncia e no significado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I. ‘Deferir’ e ‘diferir’ são palavras com pronúncia e grafia semelhantes e significados diferentes → PARÔNIMOS (=apresentam escrita e pronúncia parecidas, mas significados diferentes. Deferir é usado, principalmente, com sentido de dar deferimento, ou seja, de autorizar ou aprovar alguma coisa. Diferir é usado, principalmente, com sentido de ser diferente, diferenciando-se).

    II. ‘Seção’, ‘sessão’ e ‘cessão’ são palavras pronunciadas da mesma forma, mas com significados diferentes → HOMONÍMIAS HOMÓFONAS ("FON", VEM DE "FONEMAS", SOM IGUAL E GRAFIA DIFERENTE). 

    III. Colher (verbo) e colher (substantivo) são palavras idênticas na escrita, mas diferentes na pronúncia e no significado → HOMONÍMIAS HOMÓGRAFAS ("GRAF", VEM DE "GRAFIA", ESCRITA IGUAL E SOM DIFERENTE). 

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Homônimos são palavras que possuem escrita ou pronúncia iguais, mas possuem sentidos diferentes. Quando tudo é igual, chamamos de homônimos perfeitos. Quando só a escrita é igual, homônimos homógrafos. Quando só a pronúncia é igual, homônimos homófonos.

    Vejamos alguns exemplos:

    manga está rasgada; mas a gola, não.

    (Exemplo de homônimos perfeitos)

    Recomeço minha dieta amanhã!

    (Exemplo de homônimos homógrafos)

    Preciso trocar a sela do meu jumento.

    (Exemplo de homônimos homófonos)

    Já parônimos são palavras com escrita e pronúncia parecidas e sentidos diferentes.

    Vejamos exemplos:

    Faça seu cumprimento com brevidade. (saudação)

    É preciso agir com discrição. (ser discreto)

    Seu comportamento é imoral. (contrário à moral)

    Conteúdo crido pelo: Elias Santana –

  • ✅ Gabarito: C

    I. ‘Deferir’ e ‘diferir’ são palavras com pronúncia e grafia semelhantes e significados diferentes → PARÔNIMOS (=apresentam escrita e pronúncia parecidas, mas significados diferentes. Deferir é usado, principalmente, com sentido de dar deferimento, ou seja, de autorizar ou aprovar alguma coisa. Diferir é usado, principalmente, com sentido de ser diferente, diferenciando-se).

    II. ‘Seção’, ‘sessão’ e ‘cessão’ são palavras pronunciadas da mesma forma, mas com significados diferentes → HOMONÍMIAS HOMÓFONAS ("FON", VEM DE "FONEMAS", SOM IGUAL E GRAFIA DIFERENTE). 

    III. Colher (verbo) e colher (substantivo) são palavras idênticas na escrita, mas diferentes na pronúncia e no significado → HOMONÍMIAS HOMÓGRAFAS ("GRAF", VEM DE "GRAFIA", ESCRITA IGUAL E SOM DIFERENTE). 

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Homônimo perfeito: MESMO FONEMA E ORTOGRAFIA, muda APENAS o significado.

    Homônimo homógrafo: Semelhança apenas graficamente.

    Parônimo: Palavras semelhantes e significados diferentes.

    Homônimo homófono: Palavras parecidas apenas no som

    Polissemia: Uma palavra com diversos significados

  • LETRA C -

    Homônimos Homônimos: vocábulos iguais (na pronúncia, na grafia ou em ambos), mas de sentido diferente. 

    Tipos: Homônimos homógrafos a grafia é igual, mas a pronúncia é diferente:

    EX:conserto (verbo) / conserto (substantivo)

    Homônimos homófonos a pronúncia é igual, mas a grafia é diferente:

    EX: chá (bebida) / xá (título de soberano no Oriente)

    Homônimos perfeitos: a pronúncia e a grafia são iguais: 

    EX: lima (fruta) / lima (ferramenta) 

     Parônimos: vocábulos semelhantes na pronúncia e na grafia, mas de sentidos diferentes. 

  • HOMONIMOS PERFEITOS

    Tem a mesma grafia e o mesmo som. 

    cedo (advérbio) e cedo (verbo ceder); meio (numeral), meio (adjetivo) e meio (substantivo).

    HOMONIMOS HOMÓFONOS

    Tem o mesmo som e grafias diferentes. sessão (reunião), seção (repartição) e cessão (ato de ceder);

    concerto (harmonia) e conserto (remendo).

    HOMONIMOS HOMÔGRAFOS

    Tem a mesma grafia e sons diferentes almoço (refeição) e almoço (verbo almoçar); sede (vontade de beber) e sede (residência)

    PARONIMOS

    São palavras de significação diferente, mas de forma parecida, semelhante, retificar e ratificar, emergir e imergir.

    Polissemia:

    Polissemia é a propriedade de uma palavra adquirir multiplicidade de sentidos, que só se explicam dentro de um contexto. "poli" significa multiplicidade de algo Possibilidades de várias interpretações.

    O rapaz é um tremendo gato 

    O gato do vizinho é peralta. 

    Precisei fazer um gato para que o energia voltasse.

    Pedro costuma fazer alguns bicos para garantir sua sobrevivência

    O passarinho foi atingido no bico

    ****Há confusão entre polissemia e homonímia. 

    Quando a mesma palavra apresenta vários significados, estamos na presença da polissemia

    Quando duas ou mais palavras com origens e significados distintos têm a mesma grafia e fonologia, temos uma homonímia .

  • GABARITO -C

    Complementando...

    Ajuda muito na resolução >

    Homo = Igual

    Homografia - Grafia igual

    Homofonia - Sonoridade diferente

    Parônimos - Parecidas

    Bons estudos!

  • Paronímia: (grafia) e (pronúncia) (parecida), mas significados diferentes. Diferir>deferir

    Homonímia homófona: são palavras (idênticas na pronúncia), mas com significados diferentes. ex: Seção,Sessão, Cessão

    Homonímia homógrafa: (Idênticas na escrita), mas diferentes na pronúncia e no significado. ex: colher>colher

  • letra C.

    Paronímia; Homonímia homófona; Homonímia homógrafa.


ID
3405853
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta oração com verbo transitivo direto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ As luzes destacam a imponente estátua. 

    Destacam alguma coisa (=temos um verbo transitivo direto, trata-se de um verbo que pede um complemento que não é iniciado por preposição, um objeto direto → a imponente estátua).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito: Letra A

    B) ''caiu'' - intransitivo

    C) ''concordou'' - Transitivo indireto. Quem concorda, concorda COM alguma coisa.

    D) ''acredito'' - Transitivo indireto. Quem acredita, acredita EM alguma coisa.

  • GAB A

    A exemplo da transitividade dos verbos:

    Verbo pagar como transitivo direto: Eu paguei a conta.

    Verbo pagar como transitivo indireto: Eu paguei ao funcionário.

    Verbo pagar como transitivo direto e indireto: Eu paguei a conta ao funcionário.

  • Destacam alguma coisa . PPRR

  • O objeto direto é complemento que se liga direta mente ao verbo sem preposição.

    Houve muita contusão na partida final 

    Queremos sua ajuda

    O objeto direto preposicionado ocorre principalmente:

    - com nomes próprios de pessoas ou nomes comuns referentes a pessoas. 

    Amar a Deus;

     Adorar a Xangô; 

    Estimar aos pais

    (o objeto é direto, mas como há preposição, denomina-se objeto direto preposicionado)

    - com pronomes indefinidos de pessoa e pronomes de tratamento:

    Não excluo a ninguém

    Não quero cansar a Vossa Senhoria

    - para evitar ambiguidade:

    Ao povo prejudica a crise (sem preposição, o sentido seria outro: O povo prejudica a Crise)

    O objeto indireto é o complemento que se liga indiretamente ao verbo, ou seja, através de uma preposição:

    Gosto de música popular brasileira.

    Necessito de ajuda.

  • GAB A

    As luzes destacam a imponente estátua.

    Sujeito : Quem se destacam ? As luzes

    OD : Destacam-se em quê? a impotente estátua.

  • As luzes destacam a imponente estátua

    Tente ler sem o adjetivo em destaque que você perceberá que esse "A" é apenas um artigo.

  • Minha contribuição.

    Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória:

    Ex.: O povo ama o prefeito. (VTD: ama. Objeto direto: o prefeito)

    Ex.: Eu comi meu bolo predileto. (VTD: comi. Objeto direto: meu bolo predileto)

    Ex.: Ganhei flores. (VTD: ganhei. Objeto direto: flores)

    Fonte: www.todamateria.com.br

    Abraço!!!


ID
3405856
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

TEXTO 4


Já vem a primavera, desfraldando

Pelos ares as roupas perfumadas,

E os rios vão, nas águas jaspeadas,

Os frondíferos troncos retratando;


Vão-se as neves dos montes debruçando

Em tortuosas serpes argentadas;

Pelas veigas, o gado, alcatifadas,

A esmeraldina felpa vai tostando.


Riem-se os céus, revestem-se as campinas;

E a natureza as melindrosas cores

Esmera na pintura das boninas.


Ah! Se assim como brotam novas flores,

Se remoça todo o orbe...das ruínas

Dos zelos renascessem meus amores!


Fonte: ELÍSIO, Filinto. Poesias. Lisboa: Sá da costa, 1941.

A preocupação vernaculista apresentada de maneira serena ao retratar aspectos da natureza, revestindo um quadro bucólico tipicamente clássico, conforme se observa no Texto 4, é uma característica da poesia

Alternativas
Comentários
  • TÁ AMARRADO!

  • A atenção te faz ganhar tempo! Não era necessário ler o texto, apenas se atentar ao enunciado que já dita características da escola literária: "A preocupação vernaculista apresentada de maneira serena ao retratar aspectos da natureza, revestindo um quadro bucólico tipicamente clássico...". Esses atributos são do Arcadismo.


ID
3405859
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

TEXTO 4


Já vem a primavera, desfraldando

Pelos ares as roupas perfumadas,

E os rios vão, nas águas jaspeadas,

Os frondíferos troncos retratando;


Vão-se as neves dos montes debruçando

Em tortuosas serpes argentadas;

Pelas veigas, o gado, alcatifadas,

A esmeraldina felpa vai tostando.


Riem-se os céus, revestem-se as campinas;

E a natureza as melindrosas cores

Esmera na pintura das boninas.


Ah! Se assim como brotam novas flores,

Se remoça todo o orbe...das ruínas

Dos zelos renascessem meus amores!


Fonte: ELÍSIO, Filinto. Poesias. Lisboa: Sá da costa, 1941.

Em relação aos diferentes tipos de romances produzidos durante o movimento do Romantismo brasileiro, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • vai queimando todo mal...

  • GABA D

  • Bernardo Guimarães foi um dos principais escritores de romance regionalista. Sua obra “O Ermitão de Muquém” (1865) é, de modo cronológico, o precursor do movimento. No livro, o autor busca retratar o interior de Minas Gerais e Goiás.

    Entretanto, a mais conhecida obra do autor viria a ser “A Escrava Isaura” (1876), onde suas posições quanto ao abolicionismo se explicitam. Ainda outras obras marcaram o período, como “Inocência” (1872), de Visconde Taunauy.

    O livro abrange elementos estéticos regionais, em que explora costumes, gírias do sertanejo de raiz e caracteriza a exótica paisagem do Brasil na região central.

    Mais recente, a obra “O Cabeleira” (1963) representa a marcação de Franklin Távola ao interior do nordeste. Uma linguagem que traz o protagonismo do nordestino trabalhador, do calor forte e da vida difícil no sertão.

  • O Guarani”, de José de Alencar, é exemplo de romance INDIANISTA

    “Lucíola”, de JOSÉ DE ALENCAR , é exemplo de romance urbano.

    “Inocência”, de Visconde de Taunay, é exemplo de romance REGIONALISTA.


ID
3405862
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 4


Já vem a primavera, desfraldando

Pelos ares as roupas perfumadas,

E os rios vão, nas águas jaspeadas,

Os frondíferos troncos retratando;


Vão-se as neves dos montes debruçando

Em tortuosas serpes argentadas;

Pelas veigas, o gado, alcatifadas,

A esmeraldina felpa vai tostando.


Riem-se os céus, revestem-se as campinas;

E a natureza as melindrosas cores

Esmera na pintura das boninas.


Ah! Se assim como brotam novas flores,

Se remoça todo o orbe...das ruínas

Dos zelos renascessem meus amores!


Fonte: ELÍSIO, Filinto. Poesias. Lisboa: Sá da costa, 1941.

Assinale a alternativa que classifica corretamente as rimas das duas primeiras estrofes do Texto 4. 

Alternativas
Comentários
  • Questão voltada para o cargo de professor.

  • Pobre sou eu de tentar acertar uma bodega dessas.

  • Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB).

    Vagueio campos noturnos (A)

    Muros soturnos (A)

    paredes de solidão (B)

    sufocam minha canção (B)

    (Ferreira Gullar)

    Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB).

    Minha desgraça, não, não é ser poeta(A)

    Nem na terra de amor não ter um eco(B)

    É meu anjo de Deus, o meu planeta (A)

    Tratar-me como trata-se um boneco (B)

    (Álvares de Azevedo)

    Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

    Relíquia íntima

    Ilustríssimo, caro e velho amigo(A)

    Saberás que, por um motivo urgente(B)

    Na quinta-feira, nove do corrente(B)

    Preciso muito de falar contigo(A)

    (Machado de Assis)

    Rimas encadeadas: quando o primeiro verso rima com o terceiro; o segundo com o quarto e com o sexto; o quinto com o sétimo e o nono, e assim por diante.

    Uma Criatura

    Sei de uma criatura antiga e formidável,

    Que a si mesma devora os membros e as entranhas,

    Com a sofreguidão da fome insaciável.

    Habita juntamente os vales e as montanhas;

    E no mar, que se rasga, à maneira do abismo,

    Espreguiça-se toda em convulsões estranhas.

    Traz impresso na fronte o obscuro despotismo;

    Cada olhar que despede, acerbo e mavioso,

    Parece uma expansão de amor e egoísmo.

    (Machado de Assis)

  • mas la fala de pobre , não achei nada falando sobre isto no texto.


ID
3405865
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 4


Já vem a primavera, desfraldando

Pelos ares as roupas perfumadas,

E os rios vão, nas águas jaspeadas,

Os frondíferos troncos retratando;


Vão-se as neves dos montes debruçando

Em tortuosas serpes argentadas;

Pelas veigas, o gado, alcatifadas,

A esmeraldina felpa vai tostando.


Riem-se os céus, revestem-se as campinas;

E a natureza as melindrosas cores

Esmera na pintura das boninas.


Ah! Se assim como brotam novas flores,

Se remoça todo o orbe...das ruínas

Dos zelos renascessem meus amores!


Fonte: ELÍSIO, Filinto. Poesias. Lisboa: Sá da costa, 1941.

Assinale a alternativa que define corretamente o gênero literário do Texto 4.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    ✓ Temos um gênero lírico.

    O gênero lírico é uma classificação de gênero literário que se refere ao tipo de texto que tem como enfoque a subjetividade, por expressar sentimentos e emoções do chamado sujeito lírico.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • ✅ Gabarito: B

  • a)  Gênero épico. Tal gênero tem como temática feitos grandiosos de personagens heroicas, ambientados na história de povos e civilizações. Um exemplo é a Odisseia, de Homero.

    b) Gênero lírico. O poema é um texto em verso que faz parte do gênero lírico, que expressa sentimentos, emoções, e tem a subjetividade como forte característica. No caso do nosso poema, a subjetividade pode ser claramente observada no último terceto, no qual o eu lírico (a "voz" que fala o poema) fala sobre seus sentimentos:

    Ah! Se assim como brotam novas flores,

    Se remoça todo o orbe...das ruínas

    Dos zelos renascessem meus amores!

    c)  Gênero dramático. Os textos do gênero dramático são feitos para serem apresentados em público, com atores, cenário, etc. É a ideia da peça teatral. O gênero dramático divide-se em tragédia e comédia. Um bom exemplo são as peças de Shakespeare, como Romeu e Julieta, Otelo, Sonho de uma Noite de Verão, etc. Aqui no Brasil, temos o exemplo da famosa obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, que foi transformada em livro, filme e minissérie, mas que foi originalmente escrita como peça teatral. São textos produzidos para a representação teatral, por isso são desenvolvidos por meio de diálogos, com indicações de cenário, instruções para os atores, etc.

    d)  Gênero teatral. O termo "gênero teatral" diz respeito ao gênero dramático. "Teatral" é outro nome para o gênero dramático.

    Fonte: tecconcursos.

  • GABARITO: B

    ALTERNATIVAS:

    A- gênero épico engloba textos narrativos caracterizados pela presença de um herói e suas ações fora do comum. A origem desse gênero literário está na Antiguidade.

    B- O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.

    C- Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico.

    No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. São exemplos de textos dramáticos: tragédia, comédia, farsa, tragicomédia e auto.

    D- gênero dramático é um dos tipos de gêneros literários, sendo também chamado de teatral. A palavra drama é originada do termo grego dráma, que tem o significado de ação. O gênero é baseado em ação e diálogo, sendo a narração uma característica secundária nesse tipo de texto.


ID
3405868
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta características clássicas de um soneto.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Os sonetos são compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos.

    Versos regulares - podem variar entre 1 a 12 ou mais sílabas


ID
3405871
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre denotação e conotação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Denotação (=sentido dos dicionários, sentido real, sentido estático); conotação (=sentido figurado, irreal, dos contos de fadas, sentido dinâmico). 

     a) As camadas semânticas que integram as palavras nas produções literárias podem ser estudadas de maneira estática, recebendo o nome de conotação → INCORRETO. A afirmação refere-se à denotação.
     b) As camadas semânticas que integram as palavras nas produções literárias podem ser estudadas de maneira dinâmica, recebendo o nome de denotação → INCORRETO. A afirmação refere-se à conotação.
     c) Na conotação, o sentido ou os sentidos das palavras são construídos na relação com as demais palavras empregadas no corpo do texto → CORRETO.
     d) Na denotação, as palavras possuem sentidos diversos àqueles do sentido comum, dicionarizado → INCORRETO. A afirmação refere-se à conotação.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • P/ NUNCA MAIS ERRAR:

    COnotação= linguagem dos contos de fadas, uma para figurada rs

    DEnotação= sentido do dicionário, a palavra está no seu sentido real.

    Gab letra C


ID
3405874
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

São facetas que constituem o texto literário, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • Fica triste não, a prova é de professor de língua portuguesa rs

  • A função referencial predomina em textos dissertativos, técnicos, instrucionais e jornalísticos, tipos que têm a informatividade como característica principal. Suas peculiaridades linguísticas são as frases estruturadas na ordem direta, linguagem denotativa e a construção do discurso na terceira pessoa.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
3405877
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 5


Sacolas biodegradáveis levam anos para se decompor na natureza


    Quando mercados começaram a trocar as sacolinhas plásticas descartáveis por opções feitas de materiais que se degradam no meio ambiente, muitos comemoraram. [...] Mas um novo estudo mostra que, por mais benéficas que pareçam, as substitutas que se dizem ecológicas não são, de fato, sustentáveis. Pesquisadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, submeteram os tipos mais comuns de saquinhos biodegradáveis, encontrados por lá em qualquer esquina, a testes rigorosos de resistência. E a conclusão foi preocupante — elas resistem mais do que deveriam. [...] “Eu fiquei realmente impressionada que, depois de três anos, as sacolas ainda pudessem aguentar um monte de compras, principalmente por serem biodegradáveis”, diz Imogen Napper, principal autora do estudo.

    [...]

    O experimento consistiu em averiguar como cada categoria de bioplástico se comportava quando “descartada” ao ar livre, enterrada no solo ou submersa na água do oceano. Além da perda da área de superfície e da desintegração ao longo do tempo, os pesquisadores britânicos também avaliaram resistência, textura e estrutura química. Só ao ar livre as sacolas tiveram um fim satisfatório, fragmentando-se em apenas nove meses. Já na terra e na água, o resultado foi péssimo. Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais permaneceram inteiras depois de passarem três anos enterradas e submersas. De tão intactas, ainda aguentavam compras de supermercado. Só as compostáveis se salvaram: desapareceram do ambiente aquático em três meses e se quebraram um pouco na terra, onde ainda assim os fragmentos perduraram por 27 meses.

    [...]

    Ou seja, não adianta cobrar alguns centavos pela sacolinha de plástico para desestimular seu uso, como o Reino Unido e até o Brasil têm feito. É preciso oferecer também opções verdadeiramente sustentáveis ao consumidor, para que ele possa comprar com a consciência limpa se, por algum motivo, estiver sem sua sacola reutilizável.


Fonte: Adaptado de: <https://super.abril.com.br/sociedade/sacolas-biodegradaveis-levam-anos-para-se-decompor-na-natureza/>. Acesso em: 30 abr. 2019.

Qual alternativa a seguir NÃO trata do modo de organização do discurso dissertativo-argumentativo predominante no Texto 5? 

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    ✓ Determina o lugar ocupado por seres no tempo e no espaço a partir de procedimentos de construção objetiva do mundo.

    INCORRETO. Essa é uma marca de um texto narrativo e não de um texto dissertativo-argumentativo. 

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Questão loucona, mas deu pra passar!

  • Lugar ocupado, seres no tempo, espaço >>>>>TEXTO NARRATIVO.

    Gab letra D


ID
3405880
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 5


Sacolas biodegradáveis levam anos para se decompor na natureza


    Quando mercados começaram a trocar as sacolinhas plásticas descartáveis por opções feitas de materiais que se degradam no meio ambiente, muitos comemoraram. [...] Mas um novo estudo mostra que, por mais benéficas que pareçam, as substitutas que se dizem ecológicas não são, de fato, sustentáveis. Pesquisadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, submeteram os tipos mais comuns de saquinhos biodegradáveis, encontrados por lá em qualquer esquina, a testes rigorosos de resistência. E a conclusão foi preocupante — elas resistem mais do que deveriam. [...] “Eu fiquei realmente impressionada que, depois de três anos, as sacolas ainda pudessem aguentar um monte de compras, principalmente por serem biodegradáveis”, diz Imogen Napper, principal autora do estudo.

    [...]

    O experimento consistiu em averiguar como cada categoria de bioplástico se comportava quando “descartada” ao ar livre, enterrada no solo ou submersa na água do oceano. Além da perda da área de superfície e da desintegração ao longo do tempo, os pesquisadores britânicos também avaliaram resistência, textura e estrutura química. Só ao ar livre as sacolas tiveram um fim satisfatório, fragmentando-se em apenas nove meses. Já na terra e na água, o resultado foi péssimo. Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais permaneceram inteiras depois de passarem três anos enterradas e submersas. De tão intactas, ainda aguentavam compras de supermercado. Só as compostáveis se salvaram: desapareceram do ambiente aquático em três meses e se quebraram um pouco na terra, onde ainda assim os fragmentos perduraram por 27 meses.

    [...]

    Ou seja, não adianta cobrar alguns centavos pela sacolinha de plástico para desestimular seu uso, como o Reino Unido e até o Brasil têm feito. É preciso oferecer também opções verdadeiramente sustentáveis ao consumidor, para que ele possa comprar com a consciência limpa se, por algum motivo, estiver sem sua sacola reutilizável.


Fonte: Adaptado de: <https://super.abril.com.br/sociedade/sacolas-biodegradaveis-levam-anos-para-se-decompor-na-natureza/>. Acesso em: 30 abr. 2019.

As ideias defendidas no Texto 5 são encadeadas pelo uso de diferentes operadores argumentativos. A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) Em “Mas um novo estudo mostra que [...]”, o operador argumentativo “mas” deixa subentendida a existência de uma escala com outros argumentos mais fortes. 
( ) Em “Além da perda da área de superfície e da desintegração ao longo do tempo [...]”, o operador argumentativo “além da” introduz argumentos alternativos que levam a conclusões diferentes ou opostas. 
( ) Em “[...] elas resistem mais do que deveriam.”, o operador argumentativo “mais do que” estabelece relação de comparação entre elementos, visando a uma determinada conclusão. 
( ) Em “[...] como o Reino Unido e até o Brasil têm feito.”, o operador “até” introduz uma justificativa ou explicação relativamente ao enunciado anterior. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    (F) Em “Mas um novo estudo mostra que [...]”, o operador argumentativo “mas” deixa subentendida a existência de uma escala com outros argumentos mais fortes → INCORRETO. Mostra uma oposição ao que foi dito anteriormente, argumentos contrários.

    (F) Em “Além da perda da área de superfície e da desintegração ao longo do tempo [...]”, o operador argumentativo “além da” introduz argumentos alternativos que levam a conclusões diferentes ou opostas → INCORRETO. Introduz uma adição de argumentos, uma soma de ideias.

    (V) Em “[...] elas resistem mais do que deveriam.”, o operador argumentativo “mais do que” estabelece relação de comparação entre elementos, visando a uma determinada conclusão → CORRETO. "Mais do que" (=forma uma correlação comparativa, trata-se de uma conjunção subordinativa comparativa).

    (F) Em “[...] como o Reino Unido e até o Brasil têm feito.”, o operador “até” introduz uma justificativa ou explicação relativamente ao enunciado anterior → INCORRETO. O "como" é uma conjunção subordinativa comparativa e traz um valor de comparação e não de explicação.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A meu ver, data vênia, para haver comparação tem que haver dois elementos. Dizer que a sacolinha durou mais do que deveria durar, sob minha perspectiva, não há comparação.

    Indago, comparou o que com o que?

    (Requeri o comentário do professor, mas já sei que meu pleito não será atendido pelo QC)

  • Joana, veja que a segunda oração possui um termo não mencionado ----> " a sacolinha durou mais do que a sacolinha deveria durar"

    Na frase há a comparação entre um característica real da sacolinha (o tempo que ela durou) e uma característica teórica da mesma (o tempo que deveria durar).

    Te dou outra frase de exemplo, "Estou mais gordo do que a 2 anos" ---> existe uma comparação de uma característica do sujeito com outra do mesmo, em um sentido temporal

    Espero que eu tenha ajudado.

  • Retificando o Colega Arthur Carvalho.

    (F) Em “Mas um novo estudo mostra que [...]”, o operador argumentativo “mas” deixa subentendida a existência de uma escala com outros argumentos mais fortes.

    R: Penso que essa tenha sido a maior dificuldade. O "mas" introduz, geralmente, argumento mais forte.

    Porém, não temos uma escala de argumentos, o "mas" introduz uma única argumentação, a de que não são "sustentáveis".

    Ainda, o "mas" é um operador argumentativo orientado a uma conclusão "contrária".

    Portanto, estaria correto dizer que: o mas introduz um argumento mais forte orientado a uma conclusão contrária.

    (F)ALÉM DA aciona informação e não reflete nenhum tipo de alternância, acrescenta informação com valor semântico semelhante aos demais.

    (V)

    (F) Em “[...] como o Reino Unido e até o Brasil têm feito.”, o operador “até” introduz uma justificativa ou explicação relativamente ao enunciado anterior.

    R: o "como" introduz elementos exemplificativos e não adicionam informação nova com efeito de justificativa ou de explicação.

    Portanto, o "até" inclui um sujeito em um período exemplificativo, e não explicativo.


ID
3405883
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 5


Sacolas biodegradáveis levam anos para se decompor na natureza


    Quando mercados começaram a trocar as sacolinhas plásticas descartáveis por opções feitas de materiais que se degradam no meio ambiente, muitos comemoraram. [...] Mas um novo estudo mostra que, por mais benéficas que pareçam, as substitutas que se dizem ecológicas não são, de fato, sustentáveis. Pesquisadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, submeteram os tipos mais comuns de saquinhos biodegradáveis, encontrados por lá em qualquer esquina, a testes rigorosos de resistência. E a conclusão foi preocupante — elas resistem mais do que deveriam. [...] “Eu fiquei realmente impressionada que, depois de três anos, as sacolas ainda pudessem aguentar um monte de compras, principalmente por serem biodegradáveis”, diz Imogen Napper, principal autora do estudo.

    [...]

    O experimento consistiu em averiguar como cada categoria de bioplástico se comportava quando “descartada” ao ar livre, enterrada no solo ou submersa na água do oceano. Além da perda da área de superfície e da desintegração ao longo do tempo, os pesquisadores britânicos também avaliaram resistência, textura e estrutura química. Só ao ar livre as sacolas tiveram um fim satisfatório, fragmentando-se em apenas nove meses. Já na terra e na água, o resultado foi péssimo. Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais permaneceram inteiras depois de passarem três anos enterradas e submersas. De tão intactas, ainda aguentavam compras de supermercado. Só as compostáveis se salvaram: desapareceram do ambiente aquático em três meses e se quebraram um pouco na terra, onde ainda assim os fragmentos perduraram por 27 meses.

    [...]

    Ou seja, não adianta cobrar alguns centavos pela sacolinha de plástico para desestimular seu uso, como o Reino Unido e até o Brasil têm feito. É preciso oferecer também opções verdadeiramente sustentáveis ao consumidor, para que ele possa comprar com a consciência limpa se, por algum motivo, estiver sem sua sacola reutilizável.


Fonte: Adaptado de: <https://super.abril.com.br/sociedade/sacolas-biodegradaveis-levam-anos-para-se-decompor-na-natureza/>. Acesso em: 30 abr. 2019.

Em “De tão intactas, ainda aguentavam compras de supermercado.”, o correferente é “Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais”, caracterizado por um processo de coesão

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ “De tão intactas, ainda aguentavam compras de supermercado.”

    Elas aguentavam (=Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais). Observa-se uma coesão elíptica (=deixa algo oculto, porém, subentendido). 

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • EU NÃO ENTENDI O QUE A QUESTÃO ESTAVA PEDINDO.

  • No trecho "Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais permaneceram inteiras...", o termo inteiras é correferente ao termo sinônimo "intactas", pois são estão inteiras, estão intactas.

    Portanto, a expressão "de tão intactas..." possui uma informação que, embora não esteja escrita, retoma o que foi dito antes.

    A pergunta é: O que estão intactas? As sacolas Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais.

    Portanto, ao omitir esse informação, o autor se vale de um processo coesivo e semântico denominado de elipse. A elipse da expressão sublinhada tem a função de estabelecer uma coesão referencial, o que contribui para a progressão textual e evita a redundância ou a repetição de uma mesma palavra ou de várias palavras. (ver KOCH, 1999).

    GABARITO: ITEM C.

    Professor: Miguel Ângelo

  • Não entendi o que é pra fazer

  • A galera gosta de escrever usando palavras complicadas né kkkk...

    Mas é isso aí... houve a elipse.

  • Em “De tão intactas, ainda aguentavam compras de supermercado.”, o correferente é “Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais”, caracterizado por um processo de coesão: QUE TIPO DE COESÃO OCORRE NO TRECHO?

    A)ERRADO, O processo de coesão sequencial passa por marcadores alusivos a uma sequência, continuidade, articuladores, geralmente por meio de conjunções e verbos flexionados.. além disso, desse modo, verbos no gerúndio ou locuções verbais como tem feito, vem gerando... ainda, os pronomes demonstrativos esses, aqueles...

    Veja: Q872798; Q327345; Q273566

    B)ERRADO, A coesão lexical diz respeito a substituição de palavras por outras com o mesmo conteúdo semântico. Basicamente estabelece a relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia.

    Q281990;

    C)CORRETO, Omissão de palavras, portanto, é bem diferente das alternativas anteriores.

    D)ERRADO, Essa pode logo ser descartada em função da referência ser em relação a um termo posterior.


ID
3405886
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 5


Sacolas biodegradáveis levam anos para se decompor na natureza


    Quando mercados começaram a trocar as sacolinhas plásticas descartáveis por opções feitas de materiais que se degradam no meio ambiente, muitos comemoraram. [...] Mas um novo estudo mostra que, por mais benéficas que pareçam, as substitutas que se dizem ecológicas não são, de fato, sustentáveis. Pesquisadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, submeteram os tipos mais comuns de saquinhos biodegradáveis, encontrados por lá em qualquer esquina, a testes rigorosos de resistência. E a conclusão foi preocupante — elas resistem mais do que deveriam. [...] “Eu fiquei realmente impressionada que, depois de três anos, as sacolas ainda pudessem aguentar um monte de compras, principalmente por serem biodegradáveis”, diz Imogen Napper, principal autora do estudo.

    [...]

    O experimento consistiu em averiguar como cada categoria de bioplástico se comportava quando “descartada” ao ar livre, enterrada no solo ou submersa na água do oceano. Além da perda da área de superfície e da desintegração ao longo do tempo, os pesquisadores britânicos também avaliaram resistência, textura e estrutura química. Só ao ar livre as sacolas tiveram um fim satisfatório, fragmentando-se em apenas nove meses. Já na terra e na água, o resultado foi péssimo. Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais permaneceram inteiras depois de passarem três anos enterradas e submersas. De tão intactas, ainda aguentavam compras de supermercado. Só as compostáveis se salvaram: desapareceram do ambiente aquático em três meses e se quebraram um pouco na terra, onde ainda assim os fragmentos perduraram por 27 meses.

    [...]

    Ou seja, não adianta cobrar alguns centavos pela sacolinha de plástico para desestimular seu uso, como o Reino Unido e até o Brasil têm feito. É preciso oferecer também opções verdadeiramente sustentáveis ao consumidor, para que ele possa comprar com a consciência limpa se, por algum motivo, estiver sem sua sacola reutilizável.


Fonte: Adaptado de: <https://super.abril.com.br/sociedade/sacolas-biodegradaveis-levam-anos-para-se-decompor-na-natureza/>. Acesso em: 30 abr. 2019.

A fala de Imogen Napper, no primeiro parágrafo do Texto 5, é apresentada como argumento que fundamenta o ponto de vista do articulista por meio de uma citação. Assinale a alternativa que define e justifica corretamente o tipo de citação utilizada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ Citação direta é a transcrição na íntegra de parte da obra do autor consultado, ela não apresenta qualquer alteração em relação à fala original. 

    “Eu fiquei realmente impressionada que, depois de três anos, as sacolas ainda pudessem aguentar um monte de compras, principalmente por serem biodegradáveis”, diz Imogen Napper, principal autora do estudo.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Qual o erro da C?

  • não é paráfrase não. Esta significa escrever com as próprias palavras uma afirmação de outra pessoa,coisa que não ocorre.

  • Obrigado, Pablo!

  • Citação Direta: é aquela que transcreve parte de uma obra, com as palavras do autor.

    Citação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras.

    Citação de citação: é aquela que é mencionada no nosso texto, sem que tenhamos tido acesso ao texto original.

  • Não relacionado com as assertivas, o autor do texto reclama que as sacolas sustentáveis não são tão sustentáveis assim, porque, algumas, possuem a vida útil de até 27 meses?

    O plástico normal possui um tempo útil de 400 anos; ou seja, desde a criação dele, nenhum foi totalmente degradado e ele me fala que não são opções "verdadeiramente sustentáveis ao consumidor", porque podem degradar em "longos" 27 meses, no pior dos cenários.

  • Vamos lá.

    Por está entre aspas e logo em seguida haver o nome de quem falou, estamos diante de uma citação direta. Desse modo podemos excluir B e D.

    a)CORRETA,Citação direta, pois o trecho reproduz o dizer da principal autora do estudo.

    R:  “Eu fiquei realmente impressionada que, depois de três anos, as sacolas ainda pudessem aguentar um monte de compras, principalmente por serem biodegradáveis”, diz Imogen Napper, principal autora do estudo.

    "CITAÇÃO: Apresenta-se entre aspas e acompanhada da identidade do criador."

    #DICA.Realço em azul a citação direta da principal autora. Como é de costume das bancas em interpretações de textos, a banca poderia trocar por, por exemplo, "autor do texto". Portanto, é importante se atentar para isso também.

    c)ERRADA, Citação direta, pois o trecho é uma paráfrase literal do dizer da principal autora do estudo.

    R: Que fique bem claro : uma perífrase NUNCA será uma reprodução LITERAL. A perífrase é um tipo de intertextualidade, na qual um texto é reproduzido com outro pensamento, outras palavras, dando origem a um novo texto.

    Pra fixar, deixo aqui algumas questões sobre o tema:

    Q801464

    Q364846 - Bem conceitual!

  • O que é o discurso direto? 

    - O discurso direto é a transcrição exata das falas das personagens, sem a participação do narrador. É o mais natural e comum dos tipos de discurso. Exemplos de discurso direto:

    • Mariana perguntou:

    — O que posso fazer para ajudar?

    • Descartes afirmou: “Penso, logo existo.”

     Estrutura do discurso direto: 

    - O discurso direto é introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso. A seguir a esses verbos aparecem dois-pontos e há mudança de linha para o começo da fala da personagem, que é iniciada por um travessão. Assim, a estrutura básica do discurso direto é:

     verbo de elocução - dois-pontos - mudança de linha - parágrafo - travessão. 

    - O travessão indica o começo da fala de uma personagem, mas também a mudança de interlocutores, como a mudança da voz da personagem para a voz do narrador. Além do travessão, o discurso direto pode ser também colocado entre aspas, indicando assim uma citação ou transcrição.

     Verbos que introduzem o discurso direto (verbos de alocução): 

    • dizer; • perguntar; • responder; • falar; • comentar; • observar; • retrucar; • replicar; • exclamar; • aconselhar; • gritar; • murmurar.

    - Através da utilização do discurso direto, o narrador permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração.

    Paráfrase - Uma paráfrase é uma nova afirmação do sentido de um texto ou passagem usando outras palavras.


ID
3405889
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 5


Sacolas biodegradáveis levam anos para se decompor na natureza


    Quando mercados começaram a trocar as sacolinhas plásticas descartáveis por opções feitas de materiais que se degradam no meio ambiente, muitos comemoraram. [...] Mas um novo estudo mostra que, por mais benéficas que pareçam, as substitutas que se dizem ecológicas não são, de fato, sustentáveis. Pesquisadores da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, submeteram os tipos mais comuns de saquinhos biodegradáveis, encontrados por lá em qualquer esquina, a testes rigorosos de resistência. E a conclusão foi preocupante — elas resistem mais do que deveriam. [...] “Eu fiquei realmente impressionada que, depois de três anos, as sacolas ainda pudessem aguentar um monte de compras, principalmente por serem biodegradáveis”, diz Imogen Napper, principal autora do estudo.

    [...]

    O experimento consistiu em averiguar como cada categoria de bioplástico se comportava quando “descartada” ao ar livre, enterrada no solo ou submersa na água do oceano. Além da perda da área de superfície e da desintegração ao longo do tempo, os pesquisadores britânicos também avaliaram resistência, textura e estrutura química. Só ao ar livre as sacolas tiveram um fim satisfatório, fragmentando-se em apenas nove meses. Já na terra e na água, o resultado foi péssimo. Oxobiodegradáveis, biodegradáveis e as sacolinhas convencionais permaneceram inteiras depois de passarem três anos enterradas e submersas. De tão intactas, ainda aguentavam compras de supermercado. Só as compostáveis se salvaram: desapareceram do ambiente aquático em três meses e se quebraram um pouco na terra, onde ainda assim os fragmentos perduraram por 27 meses.

    [...]

    Ou seja, não adianta cobrar alguns centavos pela sacolinha de plástico para desestimular seu uso, como o Reino Unido e até o Brasil têm feito. É preciso oferecer também opções verdadeiramente sustentáveis ao consumidor, para que ele possa comprar com a consciência limpa se, por algum motivo, estiver sem sua sacola reutilizável.


Fonte: Adaptado de: <https://super.abril.com.br/sociedade/sacolas-biodegradaveis-levam-anos-para-se-decompor-na-natureza/>. Acesso em: 30 abr. 2019.

A palavra que altera o sentido da frase ao substituir “de fato” no trecho “[...] as substitutas que se dizem ecológicas não são, de fato, sustentáveis.” é 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ “[...] as substitutas que se dizem ecológicas não são, de fato, sustentáveis.”

    A expressão "de fato" traz um valor de afirmação, certeza. Ao usar "possivelmente", temos um valor de dúvida, de hipótese, o qual é trazido pelo advérbio de dúvida. 

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO: A

    Assim, a expressão de fato é sinônima de: com efeito, na verdade, realmente, verdadeiramente, efetivamente, a sério,...

  • QUEM VIU UM ''NÃO ALTERA O SENTIDO DA FRASE'' DÁ UM CLIQUE AÍ!