SóProvas



Prova Instituto Consulplan - 2019 - Prefeitura de Suzano - SP - Médico Psiquiatra Infantil


ID
3490912
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Comprar menos é melhor do que comprar “verde”

Estudo indica que consumir em menor quantidade pode

gerar efeitos mais positivos do que aderir à onda do

consumo de produtos ditos sustentáveis.


      O direito de comprar o que o dinheiro honestamente juntado permite é um dos bons e inegociáveis avanços do capitalismo – e, no entanto, de um tempo para cá, o exagerado consumismo foi levado ao tribunal do bom comportamento, e com doses de razão. Um estudo publicado no periódico inglês Young Consumers, de pesquisadores de marketing da Universidade do Arizona (EUA), fez barulho ao sugerir que consumir menos traz efeitos mais positivos para o ambiente e para cada indivíduo do que simplesmente substituir produtos por versões que, em teoria, seriam ecologicamente corretas.

      Os analistas se debruçaram em dois perfis de pessoas: aquelas com o hábito de reaproveitar bens, em vez de sair às compras; e os adeptos da aquisição de produtos “verdes”. De acordo com os pesquisadores, o primeiro grupo, menos afoito, apresentou índices mais altos de bem-estar pessoal, além de ter modo de vida pouco danoso para a natureza.

      O resultado da pesquisa bate de frente com uma indústria vigorosa. De acordo com a consultoria Nielsen, estima-se que 64% de lares dos Estados Unidos já compraram itens enquadrados como sustentáveis. Não há levantamento brasileiro, mas por aqui também é tendência forte. A consciência ambiental é sempre louvável. Mas convém ter cautela.

      Há alternativas conservacionistas que são vendidas como tal, mas que não se comprovam “verdes”. É o caso de canudinhos de metal, cuja fabricação demanda energia equivalente à usada para criar noventa modelos de plástico (ressalta-se: ainda é melhor que não se use canudo algum, muito menos os de plástico). Outro exemplo é o das “eco bags”. Para valerem do ponto de vista sustentável, seria necessário usar cada uma 104 vezes. Disse a VEJA Sabrina Helm, coordenadora do estudo da Universidade do Arizona: “Temos que ser conscientes, pensando no que é realmente útil para nossas vidas”. Soa simplório, mas é conselho bom e eficaz.

(Jennifer Ann Thomas, 28 out 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/comprar-menos-e-melhor-do-que-comprar-verde/.)

De acordo com as relações sintáticas estabelecidas no período “Estudo indica que consumir em menor quantidade pode gerar efeitos mais positivos do que aderir à onda do consumo de produtos ditos sustentáveis.”, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     “Estudo indica que consumir em menor quantidade pode gerar efeitos mais positivos do que aderir à onda do consumo de produtos ditos sustentáveis.”

     a) São exemplos de complementos verbais do mesmo tipo: “efeitos” e “onda” → incorreto, gerar efeitos (objeto direto, complemento sem preposição); aderir à onda (objeto indireto, complemento verbal preposicionado).
     b) O termo “Estudo” assim como o “que” destacado em “que consumir em menor quantidade” têm a função de sujeito da oração → incrreto, o termo "estudo" é o sujeito, já o "que" é uma conjunção subordinativa integrante e não possui função sintática.
     c) As expressões “em menor quantidade” e “mais positivos” indicam, igualmente, circunstâncias em relação às formas verbais a que se referem → incorreto, "mais positivos" (=valor de qualificação e intensidade. Advérbio de intensidade + adjetivo).
     d) A substituição de “aderir à onda do consumo de” por “consumir” alteraria o tipo de complemento verbal da oração: “do que aderir à onda do consumo de produtos ditos sustentáveis.” → correto, aderir à onda (aderir a algo: verbo transitivo indireto, é um verbo que pede um complemento preposicionado). Consumir produtos (consumir algo: verbo transitivo direto, é um verbo que pede um complemenyo sem preposição).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3490936
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo – a não ser cobradores, que eram expulsos sob ameaças de morte ou coisa pior. De repente, começou o movimento. Entrava gente o dia inteiro. Gente diferente. Até as baratas estranharam e fizeram bocas. Não levei muito tempo para saber o que tinha havido. Alguém trocou minha plaqueta com a da escola de cabeleireiros, ao lado. A escola de cabeleireiros passou o dia vazia. Voltaire, o ratão albino, que subloca um canto da minha sala, emigrou para lá. Quando recoloquei a plaqueta no lugar, Voltaire voltou. Ele gosta de sossego. Mort. Ed Mort. Está na plaqueta certa.

      Eu estava pensando no meu jantar da noite passada – isto é, em nada – quando ela entrou. Nem abri os olhos. Disse: “A escola de cabeleireiros é ao lado”. Mas quando ela falou, abri os olhos depressa. Se sua voz pudesse ser engarrafada seria vendida como afrodisíaco. Ela não queria a escola de cabeleireiros.

      – Preciso encontrar meu marido.

      – Claro – disse eu. – Vá falando que eu tomo nota.

      Meu bloco de notas fora levado pelas baratas. Uma ação de efeito psicológico. O bloco não lhes serviria para nada. Só queriam me desmoralizar. Peguei o cartão que um dos pretendentes a cabeleireiro deixara em cima da minha mesa, com um olhar insinuante, no dia anterior. Tenho um certo charme rude, não nego. Sou violento. Sorrio para o lado. Uso costeletas. No cartão estava escrito Joli Decorações e um nome, Dorilei. Virei do outro lado. Comecei a escrever enquanto ela falava. A Bic era alugada.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. As cem melhores crônicas brasileiras / Joaquim Ferreira dos Santos, organização e introdução. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. Fragmento.)

A partir de uma mudança nos acontecimentos, o narrador expressa que “Até as baratas estranharam e fizeram bocas.”, a expressão destacada denota no contexto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo – a não ser cobradores, que eram expulsos sob ameaças de morte ou coisa pior. De repente, começou o movimento. Entrava gente o dia inteiro. Gente diferente. Até as baratas estranharam e fizeram bocas

    → A expressam "fazer boca" significa desagradar de algo, mostrar insatisfação, desapreço (descontentamento).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3490939
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os horizontes da ciência


      A chegada do homem à Lua é possivelmente o feito científico e tecnológico que mais impactou o imaginário popular na era moderna. Tanto parecia um feito inatingível que até hoje circulam teorias conspiratórias de que tudo não passou de uma montagem norte-americana para capturar corações e mentes ameaçados pelo regime socialista.

      Acredite-se ou não, há quase 50 anos a cápsula de pouso Águia descia no mar da Tranquilidade, na face visível da Lua, e dois astronautas davam seus primeiros passos, ou pulos, no único satélite natural da Terra. Um conjunto de fatores levou a humanidade a esse feito, como disputas políticas, militares e tecnológicas entre nações, [...] Inspiradora da curiosidade humana, a exploração espacial fascina pessoas no mundo todo e permite a junção de três atividades essencialmente científicas – a descoberta, a compreensão e a aplicação desse conhecimento para alcançar um determinado fim.

      Sem pisar lá desde 1972, os Estados Unidos querem voltar, agora com a colaboração de outros países. Com orçamento menor do que na época da Guerra Fria, a Nasa conta hoje com a Agência Espacial Europeia e o Canadá. Outros atores têm a mesma ambição. A China, com um programa espacial em ascensão, planeja, sozinha, colocar um taikonauta na Lua.

(Alexandra Ozório de Almeida – Diretora da Redação. Carta da Editora, edição 280 – Junho 2019. Pesquisa FAPESP. Fragmento.)

Alguns verbos são classificados como verbos impessoais, apresentando-se na terceira pessoa do singular. Em “Acredite-se ou não, há quase 50 anos a cápsula de pouso Águia descia no mar da Tranquilidade, [...]” (2º§), a expressão “há quase 50 anos” seria corretamente substituída por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     a)faz quase 50 anos que” → correto, o verbo "fazer" indicando tempo decorrido é um verbo impessoal e não deve ser flexionado.
     b) “fazem quase 50 anos que” → vide letra "a".
     c) “passou quase 50 anos que” → o correto é "passaram", visto que o verbo pessoal e deve concordar com o sujeito posposto "quase 50 anos".
     d) “hão de haver quase 50 anos que” → o correto é "há de haver", visto que o verbo principal (haver) é impessoal, essa impessoalidade é transferida ao verbo que o acompanha.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Observações que devem ser feitas:

    I) fazer no sentido de tempo decorrido= impessoal.

    Faz dez anos que não vejo Maria.

    II) haver no sentido de existir = impessoal, sem pessoa, sujeito, plural

    III) Os auxiliares são impessoais por tabela.

    Sucesso, bons estudos não desista!


ID
3490951
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os horizontes da ciência


      A chegada do homem à Lua é possivelmente o feito científico e tecnológico que mais impactou o imaginário popular na era moderna. Tanto parecia um feito inatingível que até hoje circulam teorias conspiratórias de que tudo não passou de uma montagem norte-americana para capturar corações e mentes ameaçados pelo regime socialista.

      Acredite-se ou não, há quase 50 anos a cápsula de pouso Águia descia no mar da Tranquilidade, na face visível da Lua, e dois astronautas davam seus primeiros passos, ou pulos, no único satélite natural da Terra. Um conjunto de fatores levou a humanidade a esse feito, como disputas políticas, militares e tecnológicas entre nações, [...] Inspiradora da curiosidade humana, a exploração espacial fascina pessoas no mundo todo e permite a junção de três atividades essencialmente científicas – a descoberta, a compreensão e a aplicação desse conhecimento para alcançar um determinado fim.

      Sem pisar lá desde 1972, os Estados Unidos querem voltar, agora com a colaboração de outros países. Com orçamento menor do que na época da Guerra Fria, a Nasa conta hoje com a Agência Espacial Europeia e o Canadá. Outros atores têm a mesma ambição. A China, com um programa espacial em ascensão, planeja, sozinha, colocar um taikonauta na Lua.

(Alexandra Ozório de Almeida – Diretora da Redação. Carta da Editora, edição 280 – Junho 2019. Pesquisa FAPESP. Fragmento.)

De acordo com o contexto situacional e linguístico de sua ocorrência, identifique o segmento em que a linguagem figurada foi utilizada para produzir o sentido desejado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A chegada do homem à Lua é possivelmente o feito científico e tecnológico que mais impactou o imaginário popular na era moderna. Tanto parecia um feito inatingível que até hoje circulam teorias conspiratórias de que tudo não passou de uma montagem norte-americana para capturar corações e mentes ameaçados pelo regime socialista.

    → Temos uma linguagem conotativa, irreal, figurada (dos contos de fadas). Ela marca, figurativamente, a ideia da conversão de pessoas ao regime socialista.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Sempre ajuda: denotativo = Real =Dicionário.

    Conotativo = figurado.

    Sucesso,bons estudos não desista!

  • Só uma observação: "Mar da tranquilidade" é um local real localizado na lua.

  • GABARITO: LETRA C

    COMPLEMENTANDO:

    DENOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.

    De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial

    CONOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

    De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.

    FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html


ID
3490957
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei nº 190, de 01 de julho de 2010, estabelece a concessão de Gratificação por Trabalho em Local de Difícil Lotação. Sobre esta gratificação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A gratificação será concedida no percentual de vinte por cento do valor do vencimento do servidor.

( ) A gratificação será concedida especificamente aos servidores ocupantes dos cargos em provimento efetivo da saúde e da educação.

( ) A gratificação por trabalho em local de difícil lotação não será incorporada ao vencimento para nenhum fim.

( ) Os servidores que percebem a gratificação perderão o direito no momento em que cessar sua atuação nos referidos locais.


A sequência de julgamento está correta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Art. 54. Além do vencimento e das vantagens constantes desta Lei, será concedida a Gratificação por Trabalho em Local de Difícil Lotação, no percentual de 15% (quinze por cento) do valor de seu vencimento, especificamente aos servidores ocupantes dos cargos de provimento efetivo de:

    I - Profissionais da Saúde;

    II - Profissionais da Educação;

    III -(VETADO)

    § 1º. A gratificação de que trata o “caput” não será incorporada ao vencimento para nenhum fim.

    § 2º. Os servidores que percebem a gratificação nos termos do “caput” perderão o direito no momento em que cessar sua atuação nos referidos locais.


ID
3490969
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O vírus influenza, pertencente à família Ortomixiviridae, possui RNA de hélice única e se subdivide em três tipos antigenicamente distintos: A, B e C. O vírus tipo A é mais suscetível às variações antigênicas e, periodicamente, sofre alterações em sua estrutura genômica, o que contribui para a existência de diversos subtipos. São responsáveis pela ocorrência da maioria das epidemias de influenza e classificados de acordo com os tipos de proteínas que se localizam em sua superfície, chamadas de hemaglutinina (H) e neuraminidase (N). São considerados os principais reservatórios do vírus influenza, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o MS, répteis não está na lista dos reservatórios .


ID
3490972
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde tem como objetivo acordar colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde. Em relação às disposições essenciais do Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde, analise as afirmativas a seguir.


I. Identificação das necessidades de saúde locais e regionais.

II. Indicadores e metas de saúde.

III. Critérios de avaliação dos resultados e forma de monitoramento permanente.

IV. Responsabilidades assumidas pelos entes federativos perante a população no processo de regionalização, as quais serão estabelecidas de forma individualizada, de acordo com o perfil, a organização e a capacidade de prestação das ações e dos serviços de cada ente federativo da região de saúde.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3490975
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Integram a estrutura do Ministério da Saúde para pactuar o Plano Nacional de Saúde, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Atua no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) para pactuar o Plano Nacional de SaúdeIntegram sua estrutura: Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, Hemobrás, Inca, Into e oito hospitais federais.

    O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não possui nenhuma relação com a integração do Ministério da Saúde.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3490978
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi instituído pelo Decreto nº 7.385, de 8 de dezembro de 2010, tendo como um dos objetivos manter a educação permanente, visando à resolução de problemas presentes no dia a dia dos profissionais de saúde que atuam no SUS. Um de seus elementos é a Plataforma Arouca, que consiste em:

Alternativas
Comentários
  • letra A -- plataforma arouca

    letra B- UNA-SUS


ID
3490981
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Para fins de delineamento do campo de conceituação da Gestão Participativa do SUS, suas práticas e mecanismos podem ser agrupados, de acordo com as instituições, atores e segmentos sociais envolvidos. Em relação aos mecanismos de mobilização social, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A - Reconstrução do significado da educação em saúde;

    B - Mecanismos institucionalizados de controle social;

    C- Instâncias de pactuação entre gestores.


ID
3490984
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Levando em consideração a Força Nacional do SUS, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Para ser acionada, o município ou o estado deve decretar situação de emergência, calamidade ou desassistência e solicitar o apoio do Ministério da Saúde.

( ) Uma equipe chamada para “missão exploratória” é quando profissionais vão até o local fazer um diagnóstico da rede de saúde.

( ) Contribui com o território afetado com orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Desde a sua criação, a Força Nacional do SUS realizou mais de 4 missões de apoio a situações de desastres naturais (enchentes e deslizamentos), no apoio a gestão de grandes eventos (Rio+20 e eventos como Círio de Nazaré, Copa do Mundo e Olimpíadas 2016), desassistência (apoio a reorganização da Rede de Atenção à Saúde, como migração de haitianos e assistência indígena) e atuação relacionada a tragédias (incêndio em boate em Santa Maria/RS).

    Para que a Força Nacional do SUS seja acionada, o município ou o estado deve decretar situação de emergência, calamidade ou desassistência e solicitar o apoio do Ministério da Saúde. Com isso, é deslocada uma equipe para a chamada “missão exploratória”, quando profissionais vão até o local para fazer um diagnóstico da rede de saúde e verificar a necessidade de apoio em relação a equipamentos, insumos e profissionais de saúde.

    A Força Nacional do SUS contribui com o território afetado com orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local, dependendo do nível de resposta que a situação exija.

    Portanto, quando há alguma situação característica de emergência em saúde pública, o grupo de resposta (GR/FN-SUS) é convocado para tomar as decisões da situação específica. Caso seja uma situação grave e de grande impacto social, imediatamente profissionais do GR/FNSUS são encaminhados ao local onde está ocorrendo o sinistro.

  • Quando Manaus decretou calamidade pública devido colapso do seu sistema de saúde no combate ao novo coronavirus a força nacional do SUS interviu.
  • Gab. D

    Para que a Força Nacional do SUS seja acionada, o município ou o estado deve decretar situação de emergência, calamidade ou desassistência e solicitar o apoio do Ministério da Saúde. Com isso, é deslocada uma equipe para a chamada “missão exploratória”, quando profissionais vão até o local para fazer um diagnóstico da rede de saúde e verificar a necessidade de apoio em relação a equipamentos, insumos e profissionais de saúde.

    A Força Nacional do SUS contribui com o território afetado com orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local, dependendo do nível de resposta que a situação exija.

    Portanto, quando há alguma situação característica de emergência em saúde pública, o grupo de resposta (GR/FN-SUS) é convocado para tomar as decisões da situação específica. Caso seja uma situação grave e de grande impacto social, imediatamente profissionais do GR/FNSUS são encaminhados ao local onde está ocorrendo o sinistro.

    A Força Nacional poderá ser convocada pelo Ministro de Estado da Saúde nas seguintes hipóteses em caso de declaração de ESPIN; por solicitação do Comitê Gestor da FN-SUS; por solicitação dos entes Federados; e para integrar ações humanitárias e em resposta internacional coordenada, quando solicitada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) e/ou Secretaria de Atenção à Saúde (SAS/MS).

    https://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/forca-nacional-do-sus/como-acionar-a-fn-sus

  • Viva ao SUS!


ID
3490987
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“Define-se como conjunto de ações sanitárias integradas, inclusive com outros setores do governo e da sociedade que busca o desenvolvimento de padrões saudáveis de qualidade de vida, condições de trabalho, moradia, alimentação, educação, atividade física, lazer, dentre outros.” Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    LETRA A: Vigilância Sanitária – Ações de controle, pesquisa, registro e fiscalização de medicamentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes, saneantes, equipamentos, insumos, serviços e alimentos, entre outros. Atua para garantir segurança e qualidade, prevenir e controlar os fatores de risco à saúde e ao meio ambiente.

    LETRA B: Vigilância em Saúde – Conjunto de atividades que proporcionam conhecimento, detecção, análise e monitoramento de doenças decorrentes, inclusive, de fatores ambientais, com a finalidade de controlar e prevenir problemas na saúde humana.

    LETRA C: Promoção da Saúde – Conjunto de ações sanitárias integradas, inclusive com outros setores do governo e da sociedade, que busca o desenvolvimento de padrões saudáveis de: qualidade de vida, condições de trabalho, moradia, alimentação, educação, atividade física, lazer, entre outros.

    LETRA D: Gestão Participativa – É a atuação efetiva de cidadãos, conselheiros, gestores, profissionais e entidades civis nas formulações de políticas, na avaliação e na fiscalização de ações de saúde.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3490990
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a competência da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, analise as afirmativas a seguir.


I. Planeja, coordena, supervisiona, monitora e avalia a implementação da Política Nacional de Atenção Primária à Saúde centrada nas pessoas, nos princípios do SUS e na articulação com a rede de saúde.

II. Fomenta estratégias que fortaleçam a atenção primária à saúde e a Estratégia Saúde da Família, a fim de alcançar os objetivos de responsabilização dos serviços de atenção primária à saúde pela saúde da população com alta resolutividade clínico-assistencial.

III. Fomenta a implementação de políticas e ações intersetoriais de promoção da equidade em saúde, de forma a acolher e articular as demandas de grupos em situação de iniquidade no acesso e na assistência à saúde para a superação de desigualdades e vulnerabilidades sociais.

IV. Audita a execução das políticas públicas no âmbito do SUS para aferir a adequação dessas políticas aos critérios e aos parâmetros exigidos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Letra : B

     

    Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS)

     

    A partir da publicação do Decreto Nº 9.795, de 17 de maio de 2019, a Atenção Primária à Saúde (APS) adquire status de Secretaria no âmbito do Ministério da Saúde, enfatizando-se assim sua relevância e prioridade no Sistema Único de Saúde. Acompanhe por aqui as principais competências atribuídas à SAPS, bem como os Departamentos e algumas de suas atribuições.

     

    Entre as principais competências da Secretaria, destacam-se:

     

    Desenvolver e coordenar estratégias que reorientem o modelo de atenção à saúde na direção dos atributos essenciais e derivados da APS, como acesso de primeiro contato, longitudinalidade, integralidade, coordenação da atenção, orientação centrada na família, orientação comunitária e competência cultural;

    Fomentar estratégias que fortaleçam a APS e a Estratégia Saúde da Família, a fim de alcançar os objetivos de responsabilização dos serviços de atenção primária à saúde pela saúde da população com alta resolutividade clínico-assistencial;

    Promover, coordenar e apoiar a implementação de estratégias que fortaleçam a atuação clínica multiprofissional centrada na pessoa e que estejam em consonância com a Estratégia Saúde da Família, com foco nas principais necessidades em saúde da população;

    Desenvolver estratégias que fortaleçam a APS como centro de comunicação da rede de atenção à saúde, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e dos serviços disponibilizados na rede assistencial;

    Fomentar a implementação de políticas e ações intersetoriais de promoção da equidade em saúde, de forma a acolher e articular as demandas de grupos em situação de iniquidade no acesso e na assistência à saúde para a superação de desigualdades e vulnerabilidades sociais;

    Desenvolver estratégias de formação e provimento de profissionais para a APS, prioritariamente para a Estratégia Saúde da Família;

    Coordenar a formulação e a definição de diretrizes para o financiamento federal das políticas, dos programas e das estratégias estruturantes e suficientes para alcançar uma atenção primária à saúde de qualidade;

    Coordenar a implementação, fortalecimento e avaliação da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e da rede de atenção psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas no âmbito do SUS;

    Coordenar a organização das ações da Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase nas ações de promoção da atividade física, promoção e prevenção de doenças crônicas, prevenção e controle do tabagismo e na articulação de ações intersetoriais;

    Promover, em conjunto com a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, ações de integração da atenção primária à saúde aos serviços de urgência e emergência, à atenção especializada e às ações de vigilância em saúde.


ID
3490993
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A imunidade aos vírus influenza é adquirida a partir da infecção natural ou pela vacinação, sendo que esta garante imunidade apenas em relação aos vírus homólogos da sua composição. Em geral, o seu período de incubação é de:

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Período de incubação

     

    Em geral, de um a quatro dias.

     

    https://saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe


ID
3490996
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Calendário Básico de Vacinação da Criança do Programa Nacional de Imunização (PNI/MS), a vacina conjugada contra o meningococo do sorogrupo C na imunização primária consiste de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e o reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade, podendo ser administrado até os 4 anos de idade. Nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), são recomendações da vacina, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  Indicações

    1. Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas.

    2. Imunodeficiências congênitas e adquiridas.

    3. Deficiência de complemento e frações.

    4. Pessoas com HIV/aids.

    5. Implante de cóclea.

    6. Fístula liquórica e derivação ventrículo peritoneal (DVP).

    7. Trissomias.

    8. Microbiologista rotineiramente exposto ao isolamento de Neisseria meningitides.

    9. Doenças de depósito.

    10. Hepatopatia crônica.

    11. Doença neurológica crônica incapacitante.

    12. Transplante de células tronco.

    13. Transplante de órgãos sólidos.

    MANUAL DO CRIE MS


ID
3490999
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“Órgão responsável por formular, normatizar, fiscalizar, monitorar e avaliar políticas e ações em articulação com o Conselho Nacional de Saúde.” A afirmativa se refere a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Ministério da Saúde: Gestor nacional do SUS, formulanormatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações, em articulação com o Conselho Nacional de Saúde. Atua no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) para pactuar o Plano Nacional de Saúde.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Lembre-se sempre o ato de NORMATIZAR será de competência da primeira instância superior.

  • Falou em "normatizar" e "articulação com o Conselho Nacional de Saúde": já dá pra entender que só pode ser algo de nível federal (no caso, o ministério da saúde)


ID
3491002
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“O projeto propõe a reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do SUS, a partir da expansão, qualificação e consolidação do atendimento prestado.” A afirmativa se refere a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). É composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).

    ? Fonte: https://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/saude-da-familia/sobre-o-programa

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • PORTARIA N. 2.436 DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 (página 10)

    Tipos de equipe

    Equipe de Saúde da Família (eSF): É a estratégia prioritária de atenção à saúde e visa à reorganização da Atenção Básicano país, de acordo com os preceitos do SUS. É considerada como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de ampliar a resolutividade e impactar na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. Composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS). Podendo fazer parte da equipe o agente de combate às endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal. 


ID
3491005
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São consideradas propostas do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, EXCETO:

Alternativas

ID
3491008
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Em relação à abrangência da saúde do trabalhador no âmbito do SUS, analise as afirmativas a seguir.


I. Visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

II. Assistir ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.

III. Informar ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A - todas as alternativas


ID
3491011
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à doença meningocócica, analise as afirmativas a seguir.


I. É uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta na forma de doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas e a meningococcemia a forma mais grave.

II. O modo de transmissão ocorre através do contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes.

III. A meningite e a meningococcemia são as formas clínicas mais frequentemente observadas, podendo ocorrer isoladamente ou associadas. A denominação doença meningocócica torna-se apropriada nesse contexto, sendo adotada internacionalmente.

IV. Nos surtos e epidemias, observam-se mudanças nas faixas etárias afetadas, com aumento de casos entre adolescentes e adultos jovens.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
3492349
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Comprar menos é melhor do que comprar “verde”


Estudo indica que consumir em menor quantidade pode

gerar efeitos mais positivos do que aderir à onda do 

consumo de produtos ditos sustentáveis.


      O direito de comprar o que o dinheiro honestamente juntado permite é um dos bons e inegociáveis avanços do capitalismo – e, no entanto, de um tempo para cá, o exagerado consumismo foi levado ao tribunal do bom comportamento, e com doses de razão. Um estudo publicado no periódico inglês Young Consumers, de pesquisadores de marketing da Universidade do Arizona (EUA), fez barulho ao sugerir que consumir menos traz efeitos mais positivos para o ambiente e para cada indivíduo do que simplesmente substituir produtos por versões que, em teoria, seriam ecologicamente corretas.

      Os analistas se debruçaram em dois perfis de pessoas: aquelas com o hábito de reaproveitar bens, em vez de sair às compras; e os adeptos da aquisição de produtos “verdes”. De acordo com os pesquisadores, o primeiro grupo, menos afoito, apresentou índices mais altos de bem-estar pessoal, além de ter modo de vida pouco danoso para a natureza.

      O resultado da pesquisa bate de frente com uma indústria vigorosa. De acordo com a consultoria Nielsen, estima-se que 64% de lares dos Estados Unidos já compraram itens enquadrados como sustentáveis. Não há levantamento brasileiro, mas por aqui também é tendência forte. A consciência ambiental é sempre louvável. Mas convém ter cautela.

      Há alternativas conservacionistas que são vendidas como tal, mas que não se comprovam “verdes”. É o caso de canudinhos de metal, cuja fabricação demanda energia equivalente à usada para criar noventa modelos de plástico (ressalta-se: ainda é melhor que não se use canudo algum, muito menos os de plástico). Outro exemplo é o das “eco bags”. Para valerem do ponto de vista sustentável, seria necessário usar cada uma 104 vezes. Disse a VEJA Sabrina Helm, coordenadora do estudo da Universidade do Arizona: “Temos que ser conscientes, pensando no que é realmente útil para nossas vidas”. Soa simplório, mas é conselho bom e eficaz.

(Jennifer Ann Thomas, 28 out 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/comprar-menos-e-melhor-do-que-comprar-verde/.)

No segmento “– e, no entanto, de um tempo para cá, o exagerado consumismo foi levado ao tribunal do bom comportamento, e com doses de razão.” (1º§), pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     “– e, no entanto, de um tempo para cá, o exagerado consumismo foi levado ao tribunal do bom comportamento, e com doses de razão.” (1º§)

    → Temos a presença da figura de linguagem denominada personificação ou prosopopeia (Atribuição de características humanas a seres não humanos), visto que o "consumismo" foi levado a um lugar (como se fosse uma pessoa).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • "tribunal do bom comportamento".

    Ora, não existe um tribunal do bom comportamento.

    Certamente há uso de Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. 

    Sucesso bons estudos não desista!


ID
3492355
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Comprar menos é melhor do que comprar “verde”


Estudo indica que consumir em menor quantidade pode

gerar efeitos mais positivos do que aderir à onda do 

consumo de produtos ditos sustentáveis.


      O direito de comprar o que o dinheiro honestamente juntado permite é um dos bons e inegociáveis avanços do capitalismo – e, no entanto, de um tempo para cá, o exagerado consumismo foi levado ao tribunal do bom comportamento, e com doses de razão. Um estudo publicado no periódico inglês Young Consumers, de pesquisadores de marketing da Universidade do Arizona (EUA), fez barulho ao sugerir que consumir menos traz efeitos mais positivos para o ambiente e para cada indivíduo do que simplesmente substituir produtos por versões que, em teoria, seriam ecologicamente corretas.

      Os analistas se debruçaram em dois perfis de pessoas: aquelas com o hábito de reaproveitar bens, em vez de sair às compras; e os adeptos da aquisição de produtos “verdes”. De acordo com os pesquisadores, o primeiro grupo, menos afoito, apresentou índices mais altos de bem-estar pessoal, além de ter modo de vida pouco danoso para a natureza.

      O resultado da pesquisa bate de frente com uma indústria vigorosa. De acordo com a consultoria Nielsen, estima-se que 64% de lares dos Estados Unidos já compraram itens enquadrados como sustentáveis. Não há levantamento brasileiro, mas por aqui também é tendência forte. A consciência ambiental é sempre louvável. Mas convém ter cautela.

      Há alternativas conservacionistas que são vendidas como tal, mas que não se comprovam “verdes”. É o caso de canudinhos de metal, cuja fabricação demanda energia equivalente à usada para criar noventa modelos de plástico (ressalta-se: ainda é melhor que não se use canudo algum, muito menos os de plástico). Outro exemplo é o das “eco bags”. Para valerem do ponto de vista sustentável, seria necessário usar cada uma 104 vezes. Disse a VEJA Sabrina Helm, coordenadora do estudo da Universidade do Arizona: “Temos que ser conscientes, pensando no que é realmente útil para nossas vidas”. Soa simplório, mas é conselho bom e eficaz.

(Jennifer Ann Thomas, 28 out 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/comprar-menos-e-melhor-do-que-comprar-verde/.)

Das informações e ideias trazidas ao texto, infere-se corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Segundo o texto: Há alternativas conservacionistas que são vendidas como tal (sustentáveis), mas que não se comprovam “verdes”. É o caso de canudinhos de metal, cuja fabricação demanda energia equivalente à usada para criar noventa modelos de plástico (ressalta-se: ainda é melhor que não se use canudo algum, muito menos os de plástico). Outro exemplo é o das “eco bags”. Para valerem do ponto de vista sustentável, seria necessário usar cada uma 104 vezes.

    → Ou seja, inferimos/deduzimos que muitos produtos não efetivam o real objetivo de sustentabilidade, logo, é preciso ter uma retomada de conceitos e uma análise criteriosa acerca dos produtos que estão sendo vendidos como "verdes".

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA A

    Segundo o texto: Há alternativas conservacionistas que são vendidas como tal (sustentáveis), mas que não se comprovam “verdes”. É o caso de canudinhos de metal, cuja fabricação demanda energia equivalente à usada para criar noventa modelos de plástico (ressalta-se: ainda é melhor que não se use canudo algum, muito menos os de plástico). Outro exemplo é o das “eco bags”. Para valerem do ponto de vista sustentável, seria necessário usar cada uma 104 vezes.

    → Ou seja, inferimos/deduzimos que muitos produtos não efetivam o real objetivo de sustentabilidade, logo, é preciso ter uma retomada de conceitos e uma análise criteriosa acerca dos produtos que estão sendo vendidos como "verdes".

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A) A produção vista como sustentável carece de uma retomada de conceitos e profunda análise para que a classificação dos produtos seja analisada e divulgada de forma mais criteriosa - CORRETA

    B) O consumo pautado em tendências exclusivamente sustentáveis de fato não é capaz de proporcionar os benefícios esperados pelo indivíduo que se propõe a praticar tal comportamento - INCORRETA. Ocorre extrapolação,pois em nenhum momento o autor infere O TRECHO QUE ESTA EM VERMELHO

    C) A indústria dos produtos classificados como sustentáveis é um reflexo das pesquisas realizadas que demonstram a necessidade de que tal atividade seja ampliada para suprir a demanda no futuro. - INCORRETA. Há contradição. As pesquisas que são refleos

    D) Pesquisas realizadas acerca de grupos com hábitos de consumo distintos revelaram que produtos “verdes”, ou ditos sustentáveis, eliminaram os altos índices de ansiedade do grupo que têm como prioridade este tipo de consumo - INCORRETO. extrapolação o altor não fala isso no teto

  • nao tem como falar que a B esta errada ao meu ver


ID
3492358
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Comprar menos é melhor do que comprar “verde”


Estudo indica que consumir em menor quantidade pode

gerar efeitos mais positivos do que aderir à onda do 

consumo de produtos ditos sustentáveis.


      O direito de comprar o que o dinheiro honestamente juntado permite é um dos bons e inegociáveis avanços do capitalismo – e, no entanto, de um tempo para cá, o exagerado consumismo foi levado ao tribunal do bom comportamento, e com doses de razão. Um estudo publicado no periódico inglês Young Consumers, de pesquisadores de marketing da Universidade do Arizona (EUA), fez barulho ao sugerir que consumir menos traz efeitos mais positivos para o ambiente e para cada indivíduo do que simplesmente substituir produtos por versões que, em teoria, seriam ecologicamente corretas.

      Os analistas se debruçaram em dois perfis de pessoas: aquelas com o hábito de reaproveitar bens, em vez de sair às compras; e os adeptos da aquisição de produtos “verdes”. De acordo com os pesquisadores, o primeiro grupo, menos afoito, apresentou índices mais altos de bem-estar pessoal, além de ter modo de vida pouco danoso para a natureza.

      O resultado da pesquisa bate de frente com uma indústria vigorosa. De acordo com a consultoria Nielsen, estima-se que 64% de lares dos Estados Unidos já compraram itens enquadrados como sustentáveis. Não há levantamento brasileiro, mas por aqui também é tendência forte. A consciência ambiental é sempre louvável. Mas convém ter cautela.

      Há alternativas conservacionistas que são vendidas como tal, mas que não se comprovam “verdes”. É o caso de canudinhos de metal, cuja fabricação demanda energia equivalente à usada para criar noventa modelos de plástico (ressalta-se: ainda é melhor que não se use canudo algum, muito menos os de plástico). Outro exemplo é o das “eco bags”. Para valerem do ponto de vista sustentável, seria necessário usar cada uma 104 vezes. Disse a VEJA Sabrina Helm, coordenadora do estudo da Universidade do Arizona: “Temos que ser conscientes, pensando no que é realmente útil para nossas vidas”. Soa simplório, mas é conselho bom e eficaz.

(Jennifer Ann Thomas, 28 out 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/comprar-menos-e-melhor-do-que-comprar-verde/.)

O texto lido tem como principal finalidade:

Alternativas
Comentários
  • Marquei a C também de acordo com o seguinte raciocínio:

    Letra A: Analisar criteriosamente diferentes comportamentos relacionados ao consumismo.

    Errado pois foram os analistas que analisaram o perfil das pessoas.. o texto apenas apresentou os dados.

    Letra B: Promover o confronto de ideias relacionadas ao consumismo e consumo consciente.

    Errado pois no título do texto o autor já afirma que "Comprar menos é melhor do que comprar “verde"". Logo a finalidade do texto não era promover o confronto de ideias mas sim apresentar informações sobre esse tema (Letra C).

    Letra E só tem groselha.


ID
3492361
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Comprar menos é melhor do que comprar “verde”


Estudo indica que consumir em menor quantidade pode

gerar efeitos mais positivos do que aderir à onda do 

consumo de produtos ditos sustentáveis.


      O direito de comprar o que o dinheiro honestamente juntado permite é um dos bons e inegociáveis avanços do capitalismo – e, no entanto, de um tempo para cá, o exagerado consumismo foi levado ao tribunal do bom comportamento, e com doses de razão. Um estudo publicado no periódico inglês Young Consumers, de pesquisadores de marketing da Universidade do Arizona (EUA), fez barulho ao sugerir que consumir menos traz efeitos mais positivos para o ambiente e para cada indivíduo do que simplesmente substituir produtos por versões que, em teoria, seriam ecologicamente corretas.

      Os analistas se debruçaram em dois perfis de pessoas: aquelas com o hábito de reaproveitar bens, em vez de sair às compras; e os adeptos da aquisição de produtos “verdes”. De acordo com os pesquisadores, o primeiro grupo, menos afoito, apresentou índices mais altos de bem-estar pessoal, além de ter modo de vida pouco danoso para a natureza.

      O resultado da pesquisa bate de frente com uma indústria vigorosa. De acordo com a consultoria Nielsen, estima-se que 64% de lares dos Estados Unidos já compraram itens enquadrados como sustentáveis. Não há levantamento brasileiro, mas por aqui também é tendência forte. A consciência ambiental é sempre louvável. Mas convém ter cautela.

      Há alternativas conservacionistas que são vendidas como tal, mas que não se comprovam “verdes”. É o caso de canudinhos de metal, cuja fabricação demanda energia equivalente à usada para criar noventa modelos de plástico (ressalta-se: ainda é melhor que não se use canudo algum, muito menos os de plástico). Outro exemplo é o das “eco bags”. Para valerem do ponto de vista sustentável, seria necessário usar cada uma 104 vezes. Disse a VEJA Sabrina Helm, coordenadora do estudo da Universidade do Arizona: “Temos que ser conscientes, pensando no que é realmente útil para nossas vidas”. Soa simplório, mas é conselho bom e eficaz.

(Jennifer Ann Thomas, 28 out 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/comprar-menos-e-melhor-do-que-comprar-verde/.)

O título do texto: Comprar menos é melhor do que comprar “verde”:


I. Qualifica o consumismo sustentável como uma atitude nula diante da realidade.

II. Antecipa um posicionamento do enunciador do texto acerca de assunto relacionado ao consumo.

III. Demonstra, por meio do emprego de aspas, o uso de um vocábulo cujo sentido produzido extrapola o usual.

IV. Estabelece uma comparação entre comportamentos diferentes atribuídos a indivíduos com características diferentes.


Estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Comprar menos é melhor do que comprar “verde”

    I. Qualifica o consumismo sustentável como uma atitude nula diante da realidade → incorreto, não há nulidade do consumismo sustentável, apenas uma comparação.

    II. Antecipa um posicionamento do enunciador do texto acerca de assunto relacionado ao consumo → correto, é uma prévia do modo como o autor irá se posicionar e argumentar.

    III. Demonstra, por meio do emprego de aspas, o uso de um vocábulo cujo sentido produzido extrapola o usual → correto, marcando a ideia de produtos sustentáveis.

    IV. Estabelece uma comparação entre comportamentos diferentes atribuídos a indivíduos com características diferentes → incorreto, não temos a qualificação dos indivíduos no título.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A resposta está somente no título, e não no texto, por isso a alternativa IV não pode ser considerada.


ID
3492364
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo – a não ser cobradores, que eram expulsos sob ameaças de morte ou coisa pior. De repente, começou o movimento. Entrava gente o dia inteiro. Gente diferente. Até as baratas estranharam e fizeram bocas. Não levei muito tempo para saber o que tinha havido. Alguém trocou minha plaqueta com a da escola de cabeleireiros, ao lado. A escola de cabeleireiros passou o dia vazia. Voltaire, o ratão albino, que subloca um canto da minha sala, emigrou para lá. Quando recoloquei a plaqueta no lugar, Voltaire voltou. Ele gosta de sossego. Mort. Ed Mort. Está na plaqueta certa.

      Eu estava pensando no meu jantar da noite passada – isto é, em nada – quando ela entrou. Nem abri os olhos. Disse: “A escola de cabeleireiros é ao lado”. Mas quando ela falou, abri os olhos depressa. Se sua voz pudesse ser engarrafada seria vendida como afrodisíaco. Ela não queria a escola de cabeleireiros.

      – Preciso encontrar meu marido.

      – Claro – disse eu. – Vá falando que eu tomo nota.

      Meu bloco de notas fora levado pelas baratas. Uma ação de efeito psicológico. O bloco não lhes serviria para nada. Só queriam me desmoralizar. Peguei o cartão que um dos pretendentes a cabeleireiro deixara em cima da minha mesa, com um olhar insinuante, no dia anterior. Tenho um certo charme rude, não nego. Sou violento. Sorrio para o lado. Uso costeletas. No cartão estava escrito Joli Decorações e um nome, Dorilei. Virei do outro lado. Comecei a escrever enquanto ela falava. A Bic era alugada.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. As cem melhores crônicas brasileiras / Joaquim Ferreira dos Santos, organização e introdução. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. Fragmento.)

Atente para as seguintes afirmações, referentes ao texto:


I. Em “A Bic era alugada.”, o autor utiliza como recurso estilístico da linguagem, uma palavra por outra com a qual se acha relacionada.

II. A referência às baratas e ao rato albino demonstra o uso de uma linguagem conotativa que confirma e enfatiza a real situação profissional em que se encontrava o detetive particular.

III. O período “Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo – a não ser cobradores, que eram expulsos sob ameaças de morte ou coisa pior.” (1º§) evidencia que o detetive particular demonstra conformismo em seu ambiente de trabalho.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • À exceção do item I, que demanda reconhecimento de figura de linguagem, os outros dois podem ser analisados a partir da leitura do texto. Façamos a análise de cada item a seguir:

    I. Em “A Bic era alugada.”, o autor utiliza como recurso estilístico da linguagem, uma palavra por outra com a qual se acha relacionada.

    Correto. Percebe-se a presença de uma figura de linguagem denominada metonímia, que define a substituição de uma palavra por outra que lhe seja próxima ou alusiva. No caso em apreço, trocou-se o produto (caneta) pela marca (Bic);

    II. A referência às baratas e ao rato albino demonstra o uso de uma linguagem conotativa que confirma e enfatiza a real situação profissional em que se encontrava o detetive particular.

    Correto. A reação das baratas, que estranhavam o vaivém de pessoas, sugere abandono, falta de serviço, de trabalho;

    III. O período “Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo – a não ser cobradores, que eram expulsos sob ameaças de morte ou coisa pior.” (1º§) evidencia que o detetive particular demonstra conformismo em seu ambiente de trabalho.

    Incorreto. A bem da verdade, evidencia, sobretudo, exasperação desenfreada por parte dele, uma vez que eram os cobradores escorraçados e ameaçados.

    Letra B

  • III. O período “Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo – a não ser cobradores, que eram expulsos sob ameaças de morte ou coisa pior.” (1º§) evidencia que o detetive particular demonstra conformismo em seu ambiente de trabalho.

    Discordo do gabarito. A fúria dele contra os credores não exclui seu conformismo com a situação decadente de seu escritório. Veja, ele só reage quando da presença de credores. Fora isso, tá absolutamente acomodado. E ainda há, no texto, outras passagens que demonstram essa resignação.

  • Gabarito: B

    lll - acredito que ele não estava conformado, mas estava desesperançoso, desanimado. Quando fala que escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo, percebe-se o desânimo do detetive. E também, em minha interpretação, expulsar os cobradores sob ameaça de morte ou coisa pior, não é um gesto de uma pessoa conformada, mas de uma pessoa que devido a seu desânimo, demonstrou raiva. Já em outro trecho, quando a mulher chegou e mencionou interesse em seu serviço, ele de repente se animou para ajudá-la. Se ele estivesse conformado, não estaria nem aí para a demanda dela.

  • III - ao meu ver, ele estava inconformado com o fato do escritório dele ser muito pequeno, tanto é que ele corta a frase no meio, demonstrando falta de conformidade com a sua situação.


ID
3492367
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo – a não ser cobradores, que eram expulsos sob ameaças de morte ou coisa pior. De repente, começou o movimento. Entrava gente o dia inteiro. Gente diferente. Até as baratas estranharam e fizeram bocas. Não levei muito tempo para saber o que tinha havido. Alguém trocou minha plaqueta com a da escola de cabeleireiros, ao lado. A escola de cabeleireiros passou o dia vazia. Voltaire, o ratão albino, que subloca um canto da minha sala, emigrou para lá. Quando recoloquei a plaqueta no lugar, Voltaire voltou. Ele gosta de sossego. Mort. Ed Mort. Está na plaqueta certa.

      Eu estava pensando no meu jantar da noite passada – isto é, em nada – quando ela entrou. Nem abri os olhos. Disse: “A escola de cabeleireiros é ao lado”. Mas quando ela falou, abri os olhos depressa. Se sua voz pudesse ser engarrafada seria vendida como afrodisíaco. Ela não queria a escola de cabeleireiros.

      – Preciso encontrar meu marido.

      – Claro – disse eu. – Vá falando que eu tomo nota.

      Meu bloco de notas fora levado pelas baratas. Uma ação de efeito psicológico. O bloco não lhes serviria para nada. Só queriam me desmoralizar. Peguei o cartão que um dos pretendentes a cabeleireiro deixara em cima da minha mesa, com um olhar insinuante, no dia anterior. Tenho um certo charme rude, não nego. Sou violento. Sorrio para o lado. Uso costeletas. No cartão estava escrito Joli Decorações e um nome, Dorilei. Virei do outro lado. Comecei a escrever enquanto ela falava. A Bic era alugada.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. As cem melhores crônicas brasileiras / Joaquim Ferreira dos Santos, organização e introdução. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. Fragmento.)

Seriam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     a) em “O bloco não lhes serviria para nada.” o destacado fosse substituído por “serviria-os” → incorreto, colocação pronomial incorreta (o advérbio de negação atrai o pronome oblíquo átono) e uso incorreto do pronome, visto que a função sintática de objeto indireto.
     b) o pronome “eu” do 2º parágrafo fosse substituído pelo substantivo próprio a que se refere → incorreto, Eu estava pensando (Ed Mort estava pensando → incorreto, visto que temos uma fala do narrador-personagem, o signifado é prejudicado).
     c) os travessões do segundo parágrafo fossem substituídos por parênteses de acordo com a função exercida na frase → correto:– isto é, em nada – OU (isto é, em nada). Ambas utilizações possuem o mesmo sentido e estão corretas (incluem um valor pessoal, um valor subjetivo).
     d) a forma verbal destacada em “Comecei a escrever enquanto ela falava. A Bic era alugada.” fosse substituída por “começaria” → incorreto, tempos verbais diferentes, "comecei" (pretérito perfeito do indicativo); "começaria" (futuro do pretérito do indicativo). Ocorreria mudança de sentido.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão trata de pontuação, correlação verbal, coesão e regência verbal e pede-se aquela em que a correção e coerência se conservam. Vejamos as alternativas:

    a) em “O bloco não lhes serviria para nada.” o destacado fosse substituído por “serviria-os”.

    Incorreto. Devido à regência verbal de "servir", verbo transitivo indireto, não seria legítima a substituição pelo pronome "o";

    b) o pronome “eu” do 2º parágrafo fosse substituído pelo substantivo próprio a que se refere.

    Incorreto. O pronome "eu" refere-se ao próprio autor;

    c) os travessões do segundo parágrafo fossem substituídos por parênteses de acordo com a função exercida na frase.

    Correto. No texto, os travessões separam uma expressão intercalada e essa função pode ser, também, exercida pelos parênteses;

    d) a forma verbal destacada em “Comecei a escrever enquanto ela falava. A Bic era alugada.” fosse substituída por “começaria”.

    Incorreto. A forma verbal "começaria" romperia a correlação com a forma "falava". Ademais, "comecei" sinaliza um ação já iniciada; "Começaria", em contrapartida, no futuro do pretérito, aponta para uma ação envolta em incerteza.

    Letra C

  • É bom firmar entendimento :

    Os parênteses quando em sentido explicativo podem ser substituídos por vírgulas e travessões.

    Sucesso, bons estudos não desista!

  • Matheus Oliveira disse tudo de essencial para questão.


ID
3492370
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo – a não ser cobradores, que eram expulsos sob ameaças de morte ou coisa pior. De repente, começou o movimento. Entrava gente o dia inteiro. Gente diferente. Até as baratas estranharam e fizeram bocas. Não levei muito tempo para saber o que tinha havido. Alguém trocou minha plaqueta com a da escola de cabeleireiros, ao lado. A escola de cabeleireiros passou o dia vazia. Voltaire, o ratão albino, que subloca um canto da minha sala, emigrou para lá. Quando recoloquei a plaqueta no lugar, Voltaire voltou. Ele gosta de sossego. Mort. Ed Mort. Está na plaqueta certa.

      Eu estava pensando no meu jantar da noite passada – isto é, em nada – quando ela entrou. Nem abri os olhos. Disse: “A escola de cabeleireiros é ao lado”. Mas quando ela falou, abri os olhos depressa. Se sua voz pudesse ser engarrafada seria vendida como afrodisíaco. Ela não queria a escola de cabeleireiros.

      – Preciso encontrar meu marido.

      – Claro – disse eu. – Vá falando que eu tomo nota.

      Meu bloco de notas fora levado pelas baratas. Uma ação de efeito psicológico. O bloco não lhes serviria para nada. Só queriam me desmoralizar. Peguei o cartão que um dos pretendentes a cabeleireiro deixara em cima da minha mesa, com um olhar insinuante, no dia anterior. Tenho um certo charme rude, não nego. Sou violento. Sorrio para o lado. Uso costeletas. No cartão estava escrito Joli Decorações e um nome, Dorilei. Virei do outro lado. Comecei a escrever enquanto ela falava. A Bic era alugada.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. As cem melhores crônicas brasileiras / Joaquim Ferreira dos Santos, organização e introdução. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. Fragmento.)

No 2º parágrafo, é possível observar atitudes do narrador que se contrapõem; a mudança de atitude pode ser compreendida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    '' Eu estava pensando no meu jantar da noite passada – isto é, em nada – quando ela entrou. Nem abri os olhos. Disse: “A escola de cabeleireiros é ao lado”. Mas quando ela falou, abri os olhos depressa. Se sua voz pudesse ser engarrafada seria vendida como afrodisíaco. Ela não queria a escola de cabeleireiros''.

    A motivação externa foi a mulher que entrou em seu escritório. Podemos notar a mudança de comportamento, pois ele nem tinha aberto dos olhos, ou seja, nem tinha dado a mínima para quem tinha entrado, mas quando a mulher falou, ele abriu os olhos depressa,ou seja, foi despertado por ela, e logo foi tomando nota do caso.

  • Ao comparar os períodos do texto encontramos: no segundo período o seguinte segmento: Mas quando ela falou, abri os olhos depressa." Se sua voz pudesse ser engarrafada seria vendida como afrodisíaco. Ela não queria a escola de cabeleireiros".

    Sucesso, bons estudos não desista!


ID
3492373
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo – a não ser cobradores, que eram expulsos sob ameaças de morte ou coisa pior. De repente, começou o movimento. Entrava gente o dia inteiro. Gente diferente. Até as baratas estranharam e fizeram bocas. Não levei muito tempo para saber o que tinha havido. Alguém trocou minha plaqueta com a da escola de cabeleireiros, ao lado. A escola de cabeleireiros passou o dia vazia. Voltaire, o ratão albino, que subloca um canto da minha sala, emigrou para lá. Quando recoloquei a plaqueta no lugar, Voltaire voltou. Ele gosta de sossego. Mort. Ed Mort. Está na plaqueta certa.

      Eu estava pensando no meu jantar da noite passada – isto é, em nada – quando ela entrou. Nem abri os olhos. Disse: “A escola de cabeleireiros é ao lado”. Mas quando ela falou, abri os olhos depressa. Se sua voz pudesse ser engarrafada seria vendida como afrodisíaco. Ela não queria a escola de cabeleireiros.

      – Preciso encontrar meu marido.

      – Claro – disse eu. – Vá falando que eu tomo nota.

      Meu bloco de notas fora levado pelas baratas. Uma ação de efeito psicológico. O bloco não lhes serviria para nada. Só queriam me desmoralizar. Peguei o cartão que um dos pretendentes a cabeleireiro deixara em cima da minha mesa, com um olhar insinuante, no dia anterior. Tenho um certo charme rude, não nego. Sou violento. Sorrio para o lado. Uso costeletas. No cartão estava escrito Joli Decorações e um nome, Dorilei. Virei do outro lado. Comecei a escrever enquanto ela falava. A Bic era alugada.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. As cem melhores crônicas brasileiras / Joaquim Ferreira dos Santos, organização e introdução. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. Fragmento.)

No segmento “Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo (...)”, a forma verbal destacada indica:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    “Durante meses ninguém entrara no meu escri – escritório é uma palavra grande demais para descrevê-lo (...)”

    → O verbo está conjugado no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (usado para indicar uma ação que ocorreu antes de outra ação passada.Indica uma ação de um passado longínquo, distante).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Pelas terminações temos;

    Terminação ARA= Pretérito mais-que -perfeiro: expressa uma ação no passado anterior a outra.

    O pretérito mais-que-perfeito é o passado do passado..no exemplo: Diogo falara de seus pais.

    Terminação (AVA) = uma ação repetitiva no passado.

    Sucesso, bons estudos não desista!

  • Pretérito-mais-que-perfeito traz um sentido de passado remoto, distante, anterior a outros acontecimentos, fatos.

    Gabarito letra C!

  • Em termos da classificação verbal, beleza, a gente entende. Mas trata-se de uma questão problemática em termos semânticos, uma vez que "passado longínquo" pode denotar um passado que ocorreu há décadas, por exemplo.


ID
3492382
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os horizontes da ciência


      A chegada do homem à Lua é possivelmente o feito científico e tecnológico que mais impactou o imaginário popular na era moderna. Tanto parecia um feito inatingível que até hoje circulam teorias conspiratórias de que tudo não passou de uma montagem norte-americana para capturar corações e mentes ameaçados pelo regime socialista.

      Acredite-se ou não, há quase 50 anos a cápsula de pouso Águia descia no mar da Tranquilidade, na face visível da Lua, e dois astronautas davam seus primeiros passos, ou pulos, no único satélite natural da Terra. Um conjunto de fatores levou a humanidade a esse feito, como disputas políticas, militares e tecnológicas entre nações, [...] Inspiradora da curiosidade humana, a exploração espacial fascina pessoas no mundo todo e permite a junção de três atividades essencialmente científicas – a descoberta, a compreensão e a aplicação desse conhecimento para alcançar um determinado fim.

      Sem pisar lá desde 1972, os Estados Unidos querem voltar, agora com a colaboração de outros países. Com orçamento menor do que na época da Guerra Fria, a Nasa conta hoje com a Agência Espacial Europeia e o Canadá. Outros atores têm a mesma ambição. A China, com um programa espacial em ascensão, planeja, sozinha, colocar um taikonauta na Lua.

(Alexandra Ozório de Almeida – Diretora da Redação. Carta da Editora, edição 280 – Junho 2019. Pesquisa FAPESP. Fragmento.)

Quanto aos aspectos da linguagem utilizada no texto apresentado está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A partir da leitura do fragmento exposto, analisemos as afirmativas feitas a seguir:

    a) Ocorre grande variação em relação ao grau de formalidade ainda que a adequação à norma culta esteja preservada.

    Incorreto. Conquanto haja flutuação entre formalismo e informalidade, não se atesta profunda alteração entre um e outro;

    b) É possível identificar a presença, no texto, de diferentes vozes que representam pessoas envolvidas no assunto abordado.

    Incorreto. O texto é discorrido, por completo, em terceira pessoa;

    c) Pode ser evidenciado, no texto, o emprego predominante de verbos flexionados no modo Imperativo tendo em vista a finalidade textual observada.

    Incorreto. Observa-se, a bem da verdade, verbos majoritariamente no pretérito perfeito e imperfeito;

    d)Trata-se de um texto explicitamente formal em que a utilização da norma padrão da língua escrita é uma referência, garantindo a imagem que se quer transmitir aos leitores.

    Correto. É relevante frisar que formalidade não diz respeito ao uso de termos e expressões inusuais, que, em muitos casos, obscurecem o entendimento do texto. A formalidade está atrelada intimamente à natureza normativa, isto é, de acordo com o padrão normativo do idioma.

    Letra D


ID
3492385
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os horizontes da ciência


      A chegada do homem à Lua é possivelmente o feito científico e tecnológico que mais impactou o imaginário popular na era moderna. Tanto parecia um feito inatingível que até hoje circulam teorias conspiratórias de que tudo não passou de uma montagem norte-americana para capturar corações e mentes ameaçados pelo regime socialista.

      Acredite-se ou não, há quase 50 anos a cápsula de pouso Águia descia no mar da Tranquilidade, na face visível da Lua, e dois astronautas davam seus primeiros passos, ou pulos, no único satélite natural da Terra. Um conjunto de fatores levou a humanidade a esse feito, como disputas políticas, militares e tecnológicas entre nações, [...] Inspiradora da curiosidade humana, a exploração espacial fascina pessoas no mundo todo e permite a junção de três atividades essencialmente científicas – a descoberta, a compreensão e a aplicação desse conhecimento para alcançar um determinado fim.

      Sem pisar lá desde 1972, os Estados Unidos querem voltar, agora com a colaboração de outros países. Com orçamento menor do que na época da Guerra Fria, a Nasa conta hoje com a Agência Espacial Europeia e o Canadá. Outros atores têm a mesma ambição. A China, com um programa espacial em ascensão, planeja, sozinha, colocar um taikonauta na Lua.

(Alexandra Ozório de Almeida – Diretora da Redação. Carta da Editora, edição 280 – Junho 2019. Pesquisa FAPESP. Fragmento.)

A chegada do homem à Lua é possivelmente o feito científico e tecnológico que mais impactou o imaginário popular na era moderna. Tanto parecia um feito inatingível que até hoje circulam teorias conspiratórias de que tudo não passou de uma montagem norte-americana para capturar corações e mentes ameaçados pelo regime socialista.” (1º§) Os vocábulos destacados anteriormente assumem no texto, respectivamente, o sentido de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    “A chegada do homem à Lua é possivelmente o feito científico e tecnológico que mais impactou o imaginário popular na era moderna. Tanto parecia um feito inatingível que até hoje circulam teorias conspiratórias de que tudo não passou de uma montagem norte-americana para capturar corações e mentes ameaçados pelo regime socialista.” (1º§)

    → A questão pede palavras com sentidos semelhantes (sinônimas). "Impactou" (sofreu algum tipo de influência ou foi alvo do efeito deixado por uma ação ou acontecimento, sinônimos: impeliu, chocou, arremessou, impingiu, impressionou). "Inatingível" (aquilo que não pode ser alcançado, sinônimos: inacessível, inexecutável, inexequível, irrealizável, inalcançável). "Conspiratórias" (aquilo que é tramado, maquinado, cosnpirado, sinônimos: tramadas, conspirativas).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3492388
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os horizontes da ciência


      A chegada do homem à Lua é possivelmente o feito científico e tecnológico que mais impactou o imaginário popular na era moderna. Tanto parecia um feito inatingível que até hoje circulam teorias conspiratórias de que tudo não passou de uma montagem norte-americana para capturar corações e mentes ameaçados pelo regime socialista.

      Acredite-se ou não, há quase 50 anos a cápsula de pouso Águia descia no mar da Tranquilidade, na face visível da Lua, e dois astronautas davam seus primeiros passos, ou pulos, no único satélite natural da Terra. Um conjunto de fatores levou a humanidade a esse feito, como disputas políticas, militares e tecnológicas entre nações, [...] Inspiradora da curiosidade humana, a exploração espacial fascina pessoas no mundo todo e permite a junção de três atividades essencialmente científicas – a descoberta, a compreensão e a aplicação desse conhecimento para alcançar um determinado fim.

      Sem pisar lá desde 1972, os Estados Unidos querem voltar, agora com a colaboração de outros países. Com orçamento menor do que na época da Guerra Fria, a Nasa conta hoje com a Agência Espacial Europeia e o Canadá. Outros atores têm a mesma ambição. A China, com um programa espacial em ascensão, planeja, sozinha, colocar um taikonauta na Lua.

(Alexandra Ozório de Almeida – Diretora da Redação. Carta da Editora, edição 280 – Junho 2019. Pesquisa FAPESP. Fragmento.)

De acordo com o texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Segundo o texto:  Inspiradora da curiosidade humana, a exploração espacial fascina pessoas no mundo todo e permite a junção de três atividades essencialmente científicas – a descoberta, a compreensão e a aplicação desse conhecimento para alcançar um determinado fim.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Não vi confirmação concreta nem evidente em nenhuma parte do texto. Se alguém viu, por gentileza, comentem.

  • Outros atores têm a mesma ambição. A China, com um programa espacial em ascensão, planeja, sozinha, colocar um taikonauta na Lua.

  • Essa prova realmente, a B também

  •  Sem pisar lá desde 1972, os Estados Unidos querem voltar, agora com a colaboração de outros países. Com orçamento menor do que na época da Guerra Fria, a Nasa conta hoje com a Agência Espacial Europeia e o Canadá. Outros atores têm a mesma ambição. A China, com um programa espacial em ascensão, planeja, sozinha, colocar um taikonauta na Lua.

  • Qual é o erro da alternativa B?


ID
3492424
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Carlos, servidor público do município de Suzano, vem apresentando sinais de estar sofrendo algum transtorno mental grave. Tal situação, verificada na mudança repentina de comportamento pelos colegas de trabalho, vem preocupando sua chefia. O servidor tem se recusado a procurar ajuda médica e, recentemente, foi intimado a comparecer em inspeção médica determinada pela autoridade municipal competente. Caso Carlos se recuse, injustificadamente, a comparecer em tal inspeção médica, poderá ser apenado com:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Conforme a LC 190/2010 - Estatuto dos Servidores do Município de Suzano:

    Art. 146. (....)

    § 1º. Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica, física, mental e psicológica, determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.


ID
3492427
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei Municipal nº 4.392, de 08 de julho de 2010, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Prefeitura Municipal de Suzano, prevê a Progressão Funcional por Tempo de Serviço. Sobre esta progressão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    Conforme a Lei Municipal nº 4.392/2010:

    Seção III – Da Progressão Funcional por Tempo de Serviço

    Art. 32. Progressão funcional por tempo de serviço é o acesso ao padrão imediatamente seguinte ao atual na tabela de vencimentos, concedido ao servidor ocupante de cargo de provimento efetivo da administração geral.

    Art. 33. A progressão funcional por tempo de serviço se dará a cada período de 05 (cinco) anos de efetivo exercício. 

    Art. 34. A progressão funcional e os direitos e vantagens dela decorrentes, serão devidos a partir do primeiro dia do mês subseqüente em que o servidor completar o período constante do art. 33.


ID
3492430
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo a Lei nº 190, de 01 de julho de 2010, a readaptação ocorre com a colocação do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física, sensorial ou mental. Sobre a readaptação, é correto afirmar que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A READAPTAÇÃO pode ser revertida, havendo, neste caso, a recondução (retorno do servidor para o cargo anterior ao da readaptação).

  • Letra C.

    Conforme a LC 190/2010 - Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Suzano:

    Seção VI – Da Readaptação

    Art. 20-A A readaptação é a colocação do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física, sensorial ou mental.

    § 1º. A readaptação dependerá obrigatoriamente de laudo de perícia da Previdência Social e exame médico oficial que avalie sua condição, apontando as funções que o servidor poderá executar.

    § 2º. A readaptação será efetivada em cargo com atribuições e jornada de trabalho afins e respeitada em todo o caso a escolaridade e habilitação exigida.

    § 3º. A readaptação não acarretará aumento, reajuste ou diminuição da remuneração devida.

    § 4º. Havendo o restabelecimento da capacidade física, sensorial ou mental, constatado através de laudo de perícia da Previdência Social e exame médico oficial, o servidor readaptado deverá retornar às atribuições de seu cargo de provimento efetivo.

    § 5º. O servidor readaptado deverá se submeter a exame médico oficial nas periodicidades estipuladas pelo Poder Público Municipal ou pela Previdência Social.

    § 6º. Para a realização do exame tratado no parágrafo 5º, o servidor será convocado através de correspondência registrada ou outro meio de comunicação.


ID
3492433
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Lucas, servidor público aposentado do município de Suzano, foi convocado para a realização de nova perícia para análise das razões que o levaram à aposentadoria por invalidez. Desta perícia, verificou-se que os motivos de sua aposentadoria já não mais existem, razão pela qual fora emitido um laudo, indicando que está apto para o trabalho. Diante da situação narrada, é correto afirmar que Lucas será:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    De acordo com o Estatuto dos funcionários Públicos Civis de SP , lei 10261:

    Artigo 35 - Reversão é o ato pelo qual o aposentado reingressa no serviço público a pedido ou ex-officio.

    § 1º - A reversão ex-officio será feita quando insubsistentes as razões que determinaram a aposentadoria por invalidez.

    Macete:

    ReVersão = V de Vovô

  • Letra A.

    Conforme a LC 190/2010 - Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Suzano:

    Seção VII – Da Reversão

    Art. 21. Reversão é o retorno à atividade do servidor aposentado por invalidez, quando, por laudo de perícia da Previdência Social, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria.

    Art. 22. A reversão será no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação ou redenominação.

    Parágrafo único – Encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá suas funções como excedente, até a ocorrência de vaga, preservado os seus direitos já adquiridos.

    Art. 23. Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade.

    Art. 24. Em qualquer hipótese de reversão, deverá ser observada a legislação previdenciária vigente.


ID
3649831
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

“O terror noturno é uma parassonia do sono ___________ que acomete mais frequentemente crianças ____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado: é um transtorno tipicamente do sono profundo de ondas lentas, estágios 3 e 4 do sono NREM


ID
3649834
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Sobre o terror noturno, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
3649837
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Ao suspeitar de um caso de abuso físico ou sexual em uma criança ou adolescente, cabe ao médico assistente:

Alternativas

ID
3649840
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Sobre o sonilóquio, analise as afirmativas a seguir.


I. É mais comum em crianças e tende a desaparecer na puberdade.

II. Geralmente, ocorre durante saídas transitórias do sono REM.

III. Pode ser classificado como uma dissonia.



Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • **Parassonias não REM - Sleepwalking: prevalência de 1-5%, mas episódios de sonambulismo subsindrômicos ocorrem em 10-30% das crianças já tiveram episódios de sonambulismo e 2-3% têm episódios frequentes. 

    Geralmente ocorre no final do primeiro ou segundo ciclo do sono NREM de ondas lentas. O paciente pode desde sentar-se, até levantar e praticar atos complexos, incluindo sexo e alimentação. É capaz de desviar de objetos, mas pode se expor a riscos, como andar na rua ou colocar a perna para fora da janela.

    É comum dos 4-8 anos, tende a desaparecer na adolescência; quando persiste na idade adulta, tende a envolver um padrão familiar.

    Privação de sono e despertar durante o sono profundo podem desencadear episódios.

    Não é fácil despertar os pacientes, nem deve-se fazê-lo, sob risco de o paciente se sentir ameaçado e reagir violentamente. O grau de amnésia é variável.


ID
3649843
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considere o caso hipotético para responder à questão.


Pamela, 16 anos, comparece à consulta médica, relatando que sofreu um estupro há um dia. Ela se encontra chorosa, diz que não contou a ninguém e não tem intenção de contar.


Considerando as informações anteriores, qual deve ser a conduta após uma consulta com anamnese detalhada?

Alternativas

ID
3649846
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considere o caso hipotético para responder à questão.



Caso a paciente fique grávida, até qual idade gestacional poderá ser oferecido o aborto legal? 

Alternativas

ID
3649849
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considere que fatores genéticos influenciam sobre a probabilidade de uma criança ser portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). São consideradas possíveis causas de TDAH, EXCETO:

Alternativas

ID
3649852
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

“A situação de coexistência de estados emocionais incompatíveis, de forma condida e desagregada.” A afirmativa se refere à alteração afetiva:

Alternativas
Comentários
  • ( C ) Ambivalência afetiva.

  • Ambivalência afetiva é a coexistência de afetos contraditórios sobre uma situação, objeto ou pessoa. Reflete uma cisão radical do ego, uma desarmonia profunda das vivências psíquicas.


ID
3649855
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O desenvolvimento cognitivo é um campo de estudo da neurociência e psicologia focada no desenvolvimento de uma criança em termos de processamento de informações, recursos conceituais, habilidade perceptiva, aprendizagem de línguas e demais aspectos do desenvolvimento do cérebro em relação ao ponto de vista de um adulto. Jean Piaget foi notável nesta área, através de sua epistemologia. Ele propôs quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo. NÃO se refere a um dos períodos propostos por Piaget:

Alternativas
Comentários
  • Os quatro períodos são: sensório-motor, pré-operatório, operacional concreto e operacional formal.


ID
3649858
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A tríade sintomatológica clássica da Síndrome do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) se caracteriza pela junção de três sintomas. Assinale o INCORRETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado: resposta correta: C


ID
3649861
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Sobre a esquizofrenia, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3649864
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Sobre o diagnóstico da esquizofrenia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O diagnóstico é fenomenológico, a partir da observação e descrição do paciente.
( ) Não existe, até o momento, nenhum exame complementar capaz de diagnosticar a doença.
( ) Exames complementares devem ser solicitados apenas para exclusão de diagnósticos diferenciais.
( ) Não existem sinais e sintomas patognomônicos da doença.
( ) Os critérios de Kurt Schneider podem ser usados para o diagnóstico de esquizofrenia, sendo essencial a presença de, pelo menos, um sintoma de primeira ordem.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
3649867
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Analise as afirmativas e assinale A para as referentes à anorexia e B para as referentes à bulimia.

( ) Está mais associada a períodos de compulsão alimentar.
( ) O paciente, na maioria das vezes, apresenta IMC normal ou alto.
( ) O paciente, às vezes, busca pela inanição.
( ) Os pacientes são mais propensos a ter histórico familiar de depressão e abuso de álcool.
( ) Dentre os transtornos alimentares, é a mais prevalente.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha...

    O transtorno alimentar mais comum não é a bulimia nervosa, mas sim o Transtorno de Compulsão Alimentar.


ID
3649870
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Eugen Bleuler classificou os sintomas da esquizofrenia em fundamentais e acessórios. Os sintomas fundamentais foram caracterizados como os 4 As de Bleuler. NÃO se refere a um dos 4 As de Bleuler:

Alternativas
Comentários
  • Bleuler instituiu o termo esquizofrenia em substituição à demência precoce de Kraepelin. Os 4 As são os sintomas fundamentais ou primários:

    Afeto

    Associações

    Autismo

    Ambivalência

    Os sintomas acessórios ou secundários são alucinações e delírios

    Segundo Bleuler, haveria uma desintegração entre o pensamento, emoções e comportamentos.


ID
3649873
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A cocaína possui múltiplas ações periféricas e centrais, ligadas a seu efeito estimulante. São efeitos físicos agudos relacionados ao uso da droga, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Intoxicação: agitação ou lentificação psicomotora, taquicardia ou bradicardia, hipertensão ou hipotensão, midríase, sudorese, calafrios, confusão, discinesias, distonia, NV, fraqueza muscular, perda de peso, arritmias cardíacas, dor torácica, depressão, respiratória, convulsões.