A questão quer que achemos nas alternativas a que todas as palavras foram separadas suas sílabas corretamente.
A divisão de qualquer vocábulo, assinalada pelo hífen, em regra se faz pela soletração, e não pelos seus elementos constitutivos segundo a etimologia
a) Vas-sou-ra, a-tlân-ti-co, trans-li-ne-a-ção.
1º- as letras cc, cç, rr e ss separam-se ficando uma na sílaba que as precede e outra na sílaba seguinte: oc-ci-pi-tal, pror-ro-gar, res-sur-gir, etc.
2º- a vogal que é pronunciada sozinha no inicio da frase deve ficar só na frase: a-ba, a-té, etc.
3º Não se separam as vogais dos ditongos – crescentes e decrescentes – nem as dos tritongos: ai-ro-so, a-ni-mais, au-ro-ra, a-ve-ri-gueis, ca-iu, cru-éis, en-jei-tar, fo-ga-réu, fu-giu, gló-ria, guai-ar, i-guais, ja-mais, joi-as, ó-dio, quais, sá-bio, sa-guão, sa-guões, su-bor-nou, ta-fuis, vá-rio, etc. Portanto a alternativa está correta.
b) Ri-no-ce-ron-te, ja-ma-is, per-pe-tra-re-is.
Incorreta. As duas ultimas palavras entram na regra de não separar ditongo.
Forma correta: ja-mais e per-pe-tra-reis
c) Gra-tu-i-to, re-pu-sés-se-mos, eni-g-ma.
1º- Não se separam as vogais dos ditongos – crescentes e decrescentes – nem as dos tritongos: ai-ro-so, a-ni-mais, au-ro-ra, a-ve-ri-gueis, ca-iu, cru-éis, en-jei-tar, fo-ga-réu, fu-giu, gló-ria, guai-ar, i-guais, ja-mais, joi-as, ó-dio, quais, sá-bio, sa-guão, sa-guões, su-bor-nou, ta-fuis, vá-rio, etc.
2º- 2º- a vogal que é pronunciada sozinha no inicio da frase deve ficar só na frase: a-ba, a-té, etc e No interior do vocábulo, sempre se conserva na sílaba que a precede a consoante não seguida de vogal: ab-di-car, ac-ne, ét-ni-co, nup-ci-al, ob-fir-mar, op-ção, sig-ma-tis-mo, sub-por, sub-ju-gar, etc.
Portanto incorreta a separação de gratuito e enigma.
Forma correta: gra- tui-to e e-nig-ma.
d) ---------------
Referência bibliográfica.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 39 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019
GABARITO: A