-
A alternativa a) também está certa ao meu ver.
Alguém pode esclarecer?
Desde já, agradeço
-
questao passivel de anulação, pois a letra A tbm esta correta
-
tbm cai nessa pegadinha e não tinha visto erro na alternativa A, mas quando fui pesquisar notei que o erro está na palavra ''Juiz'' pois não possui assento, e na questão contem assento.Se formos analizar a regra do Hiato para justificar o acento na palara juiz estariamos comentendo um erro, pois a regra de hiato nos mostra que devemos acentuar a segunda palavra do hiato ,sempre que essa segunda vogal estiver sozinha ,formando uma nova sílaba na palavra ou ,então,se essa segunda vogal vier seguida da letra ''S''(APENAS DA LETRA S) .Ju-iz se separa assim não pssui assento poís logo depois da vogal ''i'' vem a consoante ''Z'', já na palavra Ju-í-zes a vogal "í" está sozinha.
-
gênio - açúcar - juíz
-
A letra( A) está errada,se escreve JUIZ e não JUÍZ, o acento é em JÚRI, cuidado para não se confundir. resposta da questão é a alternativa B.
-
têxtil - ruína - júri
Juiz não é acentuado!!
-
E qual o erro da letra D? As 3 palavras estao acentuadas de forma correta tb!
-
Letra B e D estão corretas!
b) têxtil - ruína - júri
d)amêndoa - linguista - Piauí
A alternativa "A" está errada, JUIZ não é acentuado, pois é IATO! Exemplo: RA-IZ, RU-IM, CA-IR. (todos iatos acompanhados de consoante)
-
A única alternativa correta é a letra "A". O pessoal do QC se enganou ao transcrever a questão e colocou a grafia correta "linguista", mas quem olhar o caderno de prova (disponível no link: https://goo.gl/SCCeJO) vai ver que originalmente a alternativa "D" trazia a grafia a grafia "linguísta", com um acento agudo indevidamente colocado.
-
Essa questão está uma bagunça. Há três respostas certas.
A. gênio (acentua porque é proparoxítona); açúcar (acentua porque é paroxítona terminada em "r"); juíz (o correto é juiz, sem acento, pois é uma oxítona, e apenas se acentuam as oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), ditongos éis, éu(s), ói(s). Além disso, o "i" e "u" tônico só acentuam se forem hiatos e estivarem sozinhos na sílaba, seguidos ou não de "s" - Nesse caso, juiz é hiato, mas o "i" não fica sozinho na sílaba. RESPOSTA ERRADA.
B. têxtil (acentua porque é paroxítona terminada em "l"); ruína (acentua porque "i" tônico é um hiato e fica sozinho na sílaba); júri (acentua porque é paroxítona terminada em "i"). RESPOSTA CERTA.
C. enjôo (não acentua porque não há mais acento diferencial, com poucas exceções); cajú (não acentua porque é oxítona, e apenas se acentuam as oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), ditongos éis, éu(s), ói(s)); sequência (acentua porque é proparoxítona). RESPOSTA ERRADA.
D. amêndoa (acentua porque é proparoxítona); linguista (não acentua porque não se usa mais o trema); Piauí (acentua porque é hiato e está o "i" está isolado na sílaba). RESPOSTA CERTA.
E. linguística e rúbrica (acentuam porque são proparoxítonas); ônix (acentua porque é paroxítona terminada em "x"). RESPOSTA CERTA.
-
Brenda Vasconcelos, a forma correta de escrita da palavra é rubrica. A palavra rúbrica, embora seja muito utilizada, está errada. Quer seja um substantivo feminino, quer seja um verbo, a palavra correta é rubrica, uma palavra paroxítona, com a sílaba bri como sílaba tônica. Enquanto substantivo, rubrica significa, principalmente, uma assinatura abreviada ou uma observação. Enquanto verbo, é a forma do verbo rubricar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo. Rubricar se refere principalmente ao ato de assinar com uma rubrica.
Rubrica tem sua origem na palavra em latim rubrica e se refere a uma assinatura abreviada, a uma nota ou observação, uma indicação. Também se refere a uma terra vermelha, estando a palavra muito associada a essa cor.
https://duvidas.dicio.com.br/rubrica-ou-rubrica/
-
Na palavra Piaui , não leva acento, na regra do hiato o "i" na palavra, não forma hiato com a vogal anterior que é ditongo... como em feiura, bocaiuva, Piaui .....
-
Na letra D, a palavra Piauí não levaria acento porque o seu "í" vem depois de um hiato. A regra diz que não leva acento. O problema é que estamos tratando de um nome PRÓPRIO, no caso, o estado do Piauí. Reparem que a palavra é a única que inicia com letra maiúscula... No caso de nome próprio, a regra NÃO vale. Piauí com acento está correto. Gabaritos B e D corretos. Questão deveria ser anulada.
-
Todo mundo querendo anular a questão e tem cada erro de português nos comentários.
Tem é que estudar mais galera! FOCO
A respeito da regra do hiato precedido de ditongo não ser acentuado, no caso das palavras oxítonas, o acento permanece. Exemplos:Tuiuiú,Piauí.
-
nas paroxítonas, o i e u não serão mais acentuados se vierem depois de um ditongo: baiuca, bocaiuva, feiura, saiinha (saia pequena), cheiinho (cheio). 4. Mas, se, nas oxítonas, mesmo com ditongo, o i e u estiverem no final, haverá acento: tuiuiú, Piauí, teiú.
-
Gênio - paroxítona terminada em O não acentua, porém quando terminada em ditongo acentua-se.
-
OXÍTONAS E PAROXÍTONAS.
Com Í e Ú levam acento se estiverem sozinhas na sílaba (hiato). Ex. saída, saúde, miúdo, Araújo, Esaú, Luís, Itaú, baú, Piauí.
ATENÇÃO:
1º- Se o I e U forem seguidos de “s” a regra se mantém. Ex. balaústre, egoísmo, baús, jacuís.
2º- Não são acentuados o I e U se depois vier “nh”. Ex. rainha, tainha, moinho.
3º- Nas paroxítonas o I e U se vierem depois de um ditongo não se acentuam (Essa regra é nova). Ex. baiuca, bocaiuva, caiula, feiura, maoista, saiinha (saia pequena), cheiinho (cheio).
****OBSERVE: porque se forem oxítonas, mesmo com ditongo, o I e U se estiverem no final, seguidos de “s” o acento permanece. Ex. tuiuiú, tuiuiús, Piauí, teiú.
-
A problema está na letra D
Na prova da Marinha a palavra LINGUISTA está com acento ( LINGUÍSTA) o que faz a letra D está errada.
Aqui, no QConcurso a palavra está sem acento. Por esse motivo a maioria diz que há 2 resposta.
Piauí = Oxítona antecedido de ditongo - Pi-au-í (com acento)
-
Pra quem errou, na LETRA E, Rubrica não tem acento, pois a silaba tônica está no "bri" e paroxítonas terminadas em "a" não são acentuadas.
BONS ESTUDOS!
-
ônix e ónix --> é caso de dupla grafia (como fêmur e fémur) .
-
A
gênio - açúcar - juiz
B
têxtil - ruína - júri
C
enjoo - caju - sequência
D
amêndoa - linguista - Piauí
E
linguística - rubrica - ônix