SóProvas



Prova PR-4 UFRJ - 2018 - UFRJ - Técnico de Tecnologia da Informação


ID
3062110
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto adiante é um fragmento do romance Infância, de Graciliano Ramos, publicado em 1945. Leia-o e responda à questão proposta.


TEXTO 2


“Poder ser alguém em uma sociedade, para muitas pessoas sempre esteve ligado ao fato de ter conhecimento da letra, ser letrado. O pai tinha consciência da importância do poder que tinha a escrita, pois, em sua concepção, um homem letrado era um homem ‘sabido’ que possuía armas terríveis, as letras. No entanto, o sujeito aprende a ler, mas não adquire, muitas vezes, a capacidade de fazer uso da escrita. Como aconteceu com o menino: Certamente meu pai usara um horrível embuste naquela maldita manhã, inculcando-me a excelência do papel impresso. Eu não lia direito, mas, arfando penosamente, conseguia mastigar os conceitos sisudos: ‘A preguiça é a chave da pobreza – Quem não ouve conselhos raras vezes acerta – Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém.’

Esse Terteão para mim era um homem, e não pude saber que fazia ele na página final da carta. As outras folhas se desprendiam, restavam-me as linhas em negrita, resumo da ciência anunciada por meu pai.

- Mocinha, quem é Terteão?

Mocinha estranhou a pergunta. Não havia pensado que Terteão fosse homem. Talvez fosse. “Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém”.

- Mocinha, que quer dizer isso?

Mocinha confessou honestamente que não conhecia Terteão. E eu fiquei triste, remoendo a promessa de meu pai, aguardando novas decepções.”


Considerando as informações que o trecho dado oferece, assinale a alternativa com a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → lembrando que queremos a alternativa INCORRETA:

    A) O menino ignora as regras gramaticais de colocação dos pronomes. → correto, visto que temos um pronome em colocação de mesóclise (meio do verbo): ter-te-ão

    B) Mocinha, igualmente, por ignorância, não foi capaz de identificar o pronome oblíquo inserido no verbo. → correto, ela também ficou sem saber quem é TERTEÃO.

    C) O pai do menino destaca o prestígio social que têm a moderação verbal e o domínio da norma culta da língua. → correto, consoante ao texto: O pai tinha consciência da importância do poder que tinha a escrita, pois, em sua concepção, um homem letrado era um homem ‘sabido’ que possuía armas terríveis, as letras.

    D) Como as anotações do pai tinham sido feitas por escrito na última folha da carta, a colocação do pronome não ficou legível para o menino. → incorreto, não é mencionado isso no texto, pelo contrário, sabemos que é devido a um desconhecimento da normativa da língua portuguesa.

    E) O pai entendia que o domínio das normas gramaticais constituía uma arma poderosa para a dinâmica da vida em sociedade. → correto, conforme a explicação da letra "c".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3062155
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Responsabilidade Civil é a imputação, ao servidor público, da obrigação de reparar o dano que tenha causado à Administração ou a terceiro. Tal responsabilidade é apurada por meio de processo administrativo, em que são observados os princípios da ampla defesa e do contraditório, assegurados no art. 5º, inciso LV, da Constituição Federal de 1988. Sobre a responsabilidade do servidor público, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Predomina a regra da separação das instâncias quanto a responsabilidade civil, penal e administrativa. Todavia, em alguns casos o julgamento na seara penal trará reflexo nas demais áreas. Isso ocorre quando há absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Nos demais casos: absolvição criminal por insuficiência de provas ou outra não prejudica as demais instâncias de responsabilidade do agente público.

    Nos termos da  8112/90:

    Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Macete : A responsabilidade administrativa será afastada se o servidor for gente FINA

    Fato Inexistente 

    Negativa de Autoria

  • CORRETA: D

    Lembrando que de acordo com a teoria da imputação volitiva/teoria do órgão, os agentes públicos agem em nome do estado e por isso é o ente publico que responde, devendo a ação de indenização por eventuais danos ser intentada contra a pessoa jurídica, essa respondendo de forma objetiva. O STF já firmou entendimento com base na teoria da dupla imputação, onde não é possível ajuizar contra o agente público (este somente responderia em uma ação de regresso, respondendo subjetivamente). O STJ possui um entendimento um tanto divergente, dizendo ser possível ajuizar contra o agente. Cuidado na hora da prova!

    FONTE:PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo: direito administrativo descomplicado.Edição 25º. Pág.937 

    Abraço, colegas. Bons estudos a todos!

  • A questão trata de responsabilidade do servidor público.


    A) a responsabilidade civil decorre somente de ato omissivo e culposo, ainda que não resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Incorreta letra “A”.



    B) as sanções civis, penais e administrativas não poderão se cumular, sendo dependentes entre si.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Incorreta letra “B”.


    C) a obrigação de reparar o dano em hipótese alguma estende-se aos sucessores do servidor.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 122. § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    Incorreta letra “C”.


    D) o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Correta letra “D”. Gabarito da questão.

    E) a responsabilidade administrativa do servidor não será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Lei nº 8.112/90:

    Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Incorreta letra “E”.


    Resposta: D

    Gabarito do Professor letra D.

  • GABARITO: D

    Informação adicional sobre o item E

    Código Civil, Art. 935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal.


ID
3062158
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.112/1990, “o processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenham relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido”. Sobre o processo administrativo disciplinar, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Nos termos do artigo 149 da Lei 8.112/1990, o processo administrativo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3º do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. (CGU)

  • Pelo fato de se exigir imparcialidade e sigilo, as reuniões serão reservadas, cuja comissão será composta por 03 s servidores estáveis. GAB D

  • Letra D

    Lei nº 8.112/90

    Do Processo Administrativo Disciplinar 

    Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. 

  • Gabarito letra D

    Um comentário sobre a alternativa E : O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

  • O prazo do PAD é 140 dias. 60 + 60 + 20(julgamento) = 140dias

  • Capítulo III

    Do Processo Disciplinar

    Art. 150.  A Comissão exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração.

    Parágrafo único.  As reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado. (porque não é a letra "c")

  • NIVERTON , respondendo sua pergunta a questão diz as reuniões e as audiências das comissões não terão caráter reservado sendo o certo as reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado.

  • Gabarito: D

    Fundamento: Artigo 150.

  • A- será conduzido por comissão composta de 2 (dois) servidores, estáveis ou não, designados pela autoridade competente.

    B- a Comissão exercerá suas atividades com dependência e parcialidade, e nem sempre será assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato.

    C- as reuniões e as audiências das comissões não terão caráter reservado.

    D- será conduzido por comissão composta de 3 (três) servidores estáveis designados pela autoridade competente.

    E- o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data da publicação do ato que constituir a comissão, não sendo admitida a sua prorrogação.

  • PAD = 3 servidores estáveis

    Procedimento sumário para apurar acúmulo ilegal de cargos, abandono e inassiduidade = 2 servidores estáveis

  • Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo III

    Do Processo Disciplinar

    Art. 149.  O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3  do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.     

    § 1  A Comissão terá como secretário servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicação recair em um de seus membros.

    § 2  Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • a) três servidores estáveis designados pela autoridade competente;

    b) exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração;

    c) caráter reservado;

    d) CORRETA

    e) admitida a prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    O conhecimento exigido diz respeito ao processo administrativo disciplinar.

    Na linha do exposto, o mestre José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 1022) ensina que processo administrativo disciplinar "é o instrumento formal através do qual a Administração apura a existência de infrações praticadas por seus servidores e, se for o caso, aplica as sanções adequadas”.

    Nesse sentido, quanto ao PAD, é pertinente mencionar Di Pietro (2018), "é obrigatório, de acordo com o art. 41 da Constituição para a aplicação das penas que impliquem perda de cargo para funcionário estável".

    Por fim, conforme indicado por Carvalho Filho (2018), "o processo disciplinar se desenvolve em três fases: instauração, inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório e julgamento".

    À luz dessas premissas conceituais, analisemos as afirmativas, em busca da correta:

    A) Incorreta. Há dois equívocos claros. O primeiro, na composição da comissão. O segundo, na estabilidade dos integrantes, verbis:

    “Art. 149. O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3o do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado”.

    B) Incorreta. Trata-se de assertiva que afronta o teor do art. 150, in verbis:

    “Art. 150. A Comissão exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração”.

    C) Incorreta. Ocorre que, ao contrário do aduzido nesta afirmativa, o parágrafo único do art. 150 determina caráter reservado, litteris:

    “Parágrafo único. As reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado”.

    D) Correta. Devidamente respaldada no inteiro teor do art. 149, sobredito na alternativa “A”.

    E) Incorreta. Cuida-se de assertiva que ofende a norma do art. 152, litteris:

    “Art. 152. O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem”.

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 1022.

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

  • o Processo Disciplinar       

     Art. 148.  O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

           Art. 149.  O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores estáveis designados pela autoridade competente, observado o disposto no § 3 do art. 143, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.             

           § 1  A Comissão terá como secretário servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicação recair em um de seus membros.

           § 2  Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consangüíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau.

           Art. 150.  A Comissão exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da administração.

           Parágrafo único.  As reuniões e as audiências das comissões terão caráter reservado.

           Art. 151.  O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases:

           I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão;

           II - inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório;

           III - julgamento.

           Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

           § 1  Sempre que necessário, a comissão dedicará tempo integral aos seus trabalhos, ficando seus membros dispensados do ponto, até a entrega do relatório final.

           § 2  As reuniões da comissão serão registradas em atas que deverão detalhar as deliberações adotadas.


ID
3062161
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Silvana, servidora pública federal, investida no cargo efetivo de Engenheira da UFRJ há sete anos, tem interesse em solicitar licença para capacitação. Sobre essa licença, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA A

     

     

    Lei 8112

     

     

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.  

  • Letra A

    Lei nº8.112/90

    Da Licença para Capacitação 

     

    Art. 87. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. 

  • Silvana, servidora pública federal, investida no cargo efetivo de Engenheira da UFRJ há sete anos, tem interesse em solicitar licença para capacitação. Sobre essa licença, é correto afirmar que:

    A ) a servidora poderá, após cada quinquênio de efetivo exercício e no interesse da administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até 3 (três) meses, para participar de curso de capacitação profissional.

    GABARITO LETRA 'A'

  • Lembro-me que eu estava fazendo um curso extensivo, de 2 meses, de programação em linguagem Java e isso foi na minha época de faculdade (há uns 7 anos) e tinha um Policial Federal na minha turma, ele falou que estava afastado pra fazer esse treinamento, acho que era a licença capacitação kkk.

    Poxa, lembro dele mostrando a pistola novinha, que havia acabado de ganhar, para mim. Fiquei encantado auhshuashua. E eu nem tinha noção do quão top era ser um Policial Federal, se fosse hoje em dia eu iria achar o máximo...

  • Gabarito: A

    Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.  

  • A Lei 8.112/90 traz em seu artigo 87 as regras para a concessão de licença para capacitação para servidor. De acordo com isso, analisaremos cada umas das alternativas:

    A) Correta. De acordo com a Lei nº 8.112/90, a cada 5 anos, o servidor pode ser afastar por até 3 meses para participar de curso de capacitação, conforme o artigo 87.

    Lei 8.112/90, Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.  

    B) Incorreta. É a cada quinquênio, ou seja, a cada 5 anos e não cada 3 anos! Além disso, o afastamento será de até 3 meses, de acordo com o artigo 87.

    C) Incorreta. O afastamento será possível após 5 anos de efetivo exercício, no interesse da administração e o tempo é limitado em três meses.

    D) Incorreta. É possível, de acordo com o art. 87 da lei dos servidores federais.

    E) Incorreta. O tempo mínimo de efetivo exercício é de 5 anos. Além disso, o afastamento para o curso de capacitação é limitado em 3 meses.

    Gabarito: Letra "A"

  • GABARITO: LETRA A

    Seção VI

    Da Licença para Capacitação

    Art. 87.  Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional.                 

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
3062164
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei nº 12.527/2011, que regula o acesso a informações, qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações a órgãos e entidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. Sobre o procedimento de acesso à informação, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) Art 10 - § 1º Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

    C) Art 10 - § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

    D) Art 11 - § 4º Quando não for autorizado o acesso por se tratar de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser informado sobre a possibilidade de recurso, prazos e condições para sua interposição, devendo, ainda, ser-lhe indicada a autoridade competente para sua apreciação.

    E)Art. 14. É direito do requerente obter o inteiro teor de decisão de negativa de acesso, por certidão ou cópia.

  • Gab. B.

    Esta dentro do Art.11


ID
3062167
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 1.171/1994, são deveres fundamentais do servidor público, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: E


ID
3062170
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

André Luiz, servidor público federal, investido no cargo efetivo de Administrador da UFRJ e lotado na Pró-Reitoria de Gestão e Governança da Universidade, precisa contratar empresa para realização de obras e serviços de engenharia no valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Nos termos da Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa que apresenta a modalidade de licitação que deverá ser adotada no presente caso.

Alternativas
Comentários
  • Questão elaborada antes da lei que aumentava os valores das modalidades. O gabarito é letra E, mas hoje está desatualizada

  • No valor atual, obras e serviços de engenharia seria acima R$ 3.300.000,00

  • Os valores estabelecidos ficam atualizados da seguinte forma:Para obras e serviços de engenharia na modalidade convite até R$ 330 mil; tomada de preços até R$ 3,3 milhões e concorrência acima de R$ 3,3 milhões.

    Compras e serviços na modalidade convite até R$ 176 mil; tomada de preços até R$ 1,43 milhão e concorrência acima de R$ 1,43 milhão.

  • Letra E

    Porém pela atualização recente da lei a correta seria tomada de preço que agora comporta

    obras e serviços de engenharia de até 3.330.000,00

    Fonte:

    https://blog.grancursosonline.com.br/alteracoes-nos-valores-das-modalidades-licitatorias-da-lei-8-666-93/

  • hoje é tomada de preços, de 330 mil a 3 milhões e 300 mil.


ID
3062173
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

“O princípio da legalidade é certamente a diretriz básica da conduta dos agentes da Administração e implica subordinação completa do administrador à lei. Enquanto os indivíduos no campo privado podem fazer tudo o que a lei não veda, o administrador público só pode atuar onde a lei autoriza. Tal postulado, consagrado após séculos de evolução política, tem por origem mais próxima a criação do Estado de Direito, ou seja, do Estado que deve respeitar as próprias leis que edita.”

(Filho, 2009, p. 19).


Considerando o princípio da legalidade na Administração Pública, nos termos da Lei nº 9784/99, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA B

     

     

    Lei 9 784

     

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

     

     

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

     

     

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

  • Regra para anulação:

    Sem Má-fé : Respeita-se os direitos adquiridos , prazo de anulação : 5 anos.

    Com Má-fé: Nada de direito adquirido man!, pode anular a qualquer tempo.

    Dúvidas? equívocos? Mande msg.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A Administração não tem a opção de escolher anular um ato quando este é ilegal. Ela tem, obrigatoriamente, o DEVER de anular. E claro, respeitando o direito adquirido.

  • A - A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, desconsiderando os direitos adquiridos. (como assim desconsiderando os direitos adquiridos? aqui que entra o princípio da segurança jurídica)

    B - A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, respeitados os direitos adquiridos. (certinho)

    C - A Administração pode anular seus próprios atos por motivo de conveniência e oportunidade, ainda que tais atos tenham sido praticados nos termos da lei. (nesse caso seria revogação né)

    D - O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dois anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. (5 anos)

    E - Os atos que apresentarem defeitos sanáveis não poderão, em hipótese alguma, ser convalidados pela própria administração. (FOCO pode ser convalidado. FOrma e COmpetência)

  • Gabarito: LETRA "B"

    Súmula 473

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

  • Errei por conta do eivados, tinha esquecido o significado, e banca ainda acrescentou legalidade ,fiquei esperando ilegais muita falta de atenção, mas seguimos com força.

    Súmula 473

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais....

  • Resposta:

    A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • Efeito ex tunc e efeito ex nunc

  • Apenas ATOS DISCRICIONÁRIOS podem respeitar direitos adquiridos?

    Eu vi em uma aula do professor Tallius do Alfacon.

  • a administração pode anular os seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    pensei q seria aplicado o efeito ex-tunc e não iria gerar o direito

    alguém pode dar uma luza luz

  • LETRA B.

    easy

  • Súmula 473 - STF

    "A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial."

    Claramente o respeito ao direito adquirido só é cabível no ato de revogação. A próprio súmula descreve que não se originam direitos em atos nulos da administração, então não há que se falar em direito adquirido nesse sentido.

    Resposta correta, alternativa A. Questão anulada.

  • Fiquei confusa com a questão! Estava se tratando de ANULAÇÃO e não se origina direitos quando o ato é ilegal, ao meu ver, não caberia respeitar os direitos adquiridos.

  • Traz até uma confusão quando a súmula fala que "pode" e a questão fala que "deve"

  • o examinador é analfabeto funcional, desconsiderou que o que respeita os direitos adquiridos é a revogação.

  • Eu acho que essa questão deve ser anulada, está sendo generalizado onde os atos eivados de ilegalidade devem respeitar o direito adquirido, quando isso não é verdade.

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    O que respeita os direitos adquiridos são os atos que podem ser revogáveis ( sem vício ).

    Eu nunca ouvi falar que atos eivados de vício de LEGALIDADE respeitam direitos adquiridos.

    Além disso, o que pode ser CONVALIDADO são ATOS de COMPETÊNCIA e FORMA, que não gerem prejuízos.... ....

    E não atos viciados por ilegalidade. Ao meu sentir, o comentário mais curtido está trazendo os fundamentos da lei que estão confundindo vocês.

    Se eu estiver errado e alguém puder esclarecer melhor, agradeço.

  • A respeito da Administração Pública, nos termos da Lei 9784/1999, que trata do processo administrativo no âmbito federal:

    a) INCORRETA. Devem ser respeitados os direitos adquiridos. É o princípio da segurança jurídica. Direito adquirido ocorre quando o indivíduo preenche todos os requisitos em lei para conquistá-lo.
    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    b) CORRETA. Conforme explicado na alternativa A, os direitos adquiridos devem ser respeitados. Quando o indivíduo completa, de forma lícita, todas as condições previstas na lei para ter determinado direito, este lhe é concedido e deve ser respeitado pela Administração.

    c) INCORRETA. A nulidade dos atos administrativos ocorre quando há ilegalidade; quando um ato é legal, mas por conveniência ou oportunidade a Administração decide por extingui-lo, ocorre a denominada "revogação".

    d) INCORRETA. O prazo de decadência é de cinco anos.
    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    e) INCORRETA. Os atos sanáveis podem ser convalidados, desde que não acarretem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros.
    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

    Gabarito do professor: letra B


ID
3062176
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 admite a acumulação remunerada de cargos em algumas situações que expressamente menciona. Em qualquer hipótese de acumulação, considera-se sempre a compatibilidade de horários entre os cargos, sem a qual a acumulação é vedada. Nos termos da Constituição Federal de 1988, sobre acumulação de cargo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:LETRA C

    ? de acordo com a CF 1988:

    ? XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    >>> c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito: C

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 34, de 2001).

  • Gabarito: C

    CF/88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    [...]

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:              

    a) a de dois cargos de professor;               

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;              

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;               

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;   

    [...]

  • A questão em tela exige do candidato conhecimento sobre acumulação de cargos, empregos e funções públicas.

    Vejamos a temática na Constituição Federal de 1988 (CF 88):

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:              

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:              

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;              

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;               

    Passemos a analise de cada afirmativa:

    Letra A: Alternativa ERRADA. O dispositivo é claro no sentido de mencionar “com profissões regulamentadas, nos moldes da alínea “c”, inciso XVI do art. 37 da CF 88;

    Letra B: Alternativa ERRADA. Havendo compatibilidade de horários é permitida a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro técnico ou científico, nos moldes da alínea “b”, inciso XVI do art. 37 da CF 88;

    Letra C: Alternativa CORRETA. Reproduz os exatos termos expressos no inciso XVI, “c” do art. 37 da CF 88;

    Letra D: Alternativa ERRADA. A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, nos moldes do inciso XVII do art. 37;

    Letra E: Alternativa igualmente ERRADA. A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público, nos moldes do inciso XVII do art. 37.

    Outras possibilidades de acumulação:

    Servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo de vereador (CF, art. 38, III);

    ▪ Atuação no magistério para os juízes e os membros do Ministério Público (CF, art. 95, parágrafo único, I; e art. 128, §5º, II, “d”);

    ▪ a permissão para os militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios acumularem outro cargo ou emprego com cargo de professor, técnico ou científico e na área de saúde, com prevalência da atividade militar (CF, art. 42, §3º,).

    Indo além: A acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas é uma infração penalizada com demissão (art. 132 da Lei nº 8.112/1990).

    Fonte: CF 88 e Lei nº 8.112/1990.

    Gabarito da questão: C.

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VII

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Seção I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:      

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:               

    a) a de dois cargos de professor;                

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;               

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;  

    FONTE: CF 1988


ID
3062179
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes remuneratórios dos servidores públicos observará:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a contituição federal de 1988 seção II

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;   

  • Gabarito: A

  • Gabarito: A

    CF/88

    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes

    § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;

    II - os requisitos para a investidura;

    III - as peculiaridades dos cargos.

  • GABARITO: LETRA A

    Seção II

    DOS SERVIDORES PÚBLICOS

    Art. 39.  § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:                

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;                   

    II - os requisitos para a investidura;                 

    III - as peculiaridades dos cargos.  

    FONTE: CF 1988

  • A Constituição Federal de 1988 disciplina no art. 39 a fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório para os servidores.

    A) Correta. Esses critérios serão levados em conta para a fixação dos padrões de vencimento, de acordo com CF. Art. 39, § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;  II - os requisitos para a investidura;  III - as peculiaridades dos cargos

    B) Incorreta. Não é apenas esse critério que será levando em conta. Vide comentário da alternativa "A", a natureza, a complexidade e os requisitos da investidura também devem ser observados para o estabelecimento dos padrões de vencimento.

    C) Incorreta. Não será apenas esse critério que será levando em conta, de acordo com o art 39, § 1º I, II e III da CF/88.

    D) Incorreta. Não será apenas esse critério que será considerado.

    E) Incorreta. Não é apenas esse critério, de acordo com o art 39, § 1º I, II e III da CF/88.

    Gabarito: Letra "A"

  • Gabarito A. Observa a Gra Na Da.


ID
3062182
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Flávio Augusto, servidor público federal, investido no cargo de Professor da UFRJ há 5 (cinco) anos, foi convidado para participar de uma comissão de processo administrativo disciplinar para apurar suposta acumulação ilícita de cargos por parte de outro servidor. Ao analisar o processo, descobriu que o investigado era seu cunhado, casado há dois anos com sua irmã. Sobre o presente caso, nos termos da Lei nº 9.784/1999, é correto afirmar que Flávio Augusto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito LETRA B

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

  • Gabarito: B

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

  • Gab: B

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

  • A Lei de Processo Administrativo (Lei nº 9.784/99) traz os casos de suspeição e de impedimento na atuação do processo administrativo em seus art. 18 e 19.

    A) Incorreto. A lei inclui cônjuge, companheiros e parentes e afins de até 3º grau.

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    B) Correto. De acordo com o artigo 19 da lei 9.784/99. Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

    C) Incorreto. A lei cita três casos de impedimento, e o litígio é apenas uma deles:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    D) Incorreto. Vide o comentário da alternativa anterior, o interesse direito é apenas uma das hipóteses de impedimento.

    E) Incorreto. Caso tenha interesse direto ou indireto, há impedimento, segundo o artigo 19, I.

    Gabarito: Letra "B"


ID
3062185
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o trecho em PostgreSQL abaixo:


INSERT into alunos (id, nome, email) VALUES (1, ‘João’, ‘jo@o.com’), (2, ‘Maria’, ‘mari@o.com’), (3, ‘José’, ‘jose@o.com’);


Considerando a existência prévia da tabela alunos que contém as colunas id, nome e email, e desconsiderando os tipos de dados, a execução do trecho resultará:

Alternativas

ID
3062188
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A instrução SQL em PostgreSQL abaixo está mal formulada:


CREATE VIEW vista AS SELECT ‘Hello World’;


Isto aconteceu, porque:

Alternativas

ID
3062191
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em uma interface de credenciamento de usuário, utilizando JSF, para que o conteúdo do campo senha fique ilegível quando preenchido, os campos de nome e senha devem ser criados, respectivamente, pelas seguintes tags:

Alternativas
Comentários
  • Gab D.

    Se fosse HTML, seria:

    <input type="text">

    <input type="password">


ID
3062200
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

De acordo com o framework Scrum, o artefato descrito como uma lista de tarefas que o Scrum Team se compromete a fazer em um Sprint é denominado:

Alternativas
Comentários
  • No framework Scrum temos o Product Backlog que representa, em ordem de prioridade, todo o trabalho a ser feito no projeto como um todo.

    No planejamento da Sprint, a equipe do projeto se reúne e discute, em cima do Product Backlog, as tarefas que serão alocadas para aquela sprint. A esse conjunto de tarefas que o time se compromete a fazer dentro de uma sprint dá-se o nome de Sprint Backlog.

    Resposta: B


ID
3062203
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale o teste que focaliza o esforço de verificação da menor unidade de projeto de software.

Alternativas
Comentários
  • Teste unitário/unidade testa as unidades individuais do programa ou classes de objetos individualmente.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
3062206
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O ciclo do TDD - Test Driven Development, ou, em português, Desenvolvimento Guiado por Testes consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento Orientado por Testes, como o próprio nome diz é um modo de desenvolver um software através da aplicação de sucessivos testes e ciclos.

    Basicamente o ciclo de desenvolvimento é baseado em fases ( RED, GREEN e Refactor)

    1) escrevemos um teste unitário com o intuito de falhar ( RED)

    2) Posteriormente, adicionamos uma nova funcionalidade

    3) Codificamos para fazer o teste passar ( GREEN)

    4) Refatoramos o código ( Refactor)

    Sabendo disto, concluímos que o gabarito da questão é a alternativa A ( implementar teste unitário falho(RED), tornar o teste bem-sucedido(green) e refatorar.)

  • Nunca se esqueça do nosso diagrama do TDD.

    Nele está bem patente a forma de trabalho da metodologia do desenvolvimento guiado por testes. A alternativa A é o gabarito oficial da questão e ela descreve de forma reduzida o ciclo do TDD. Nela, é colocado inicialmente a atividade “implementar teste unitário falho” correspondente à bola cinza e vermelha acima. Depois fala de “tornar o teste bem-sucedido” correspondente às atividades azul e verde. Por fim, ele fala de “refatorar” que é a atividade azul do nosso diagrama do TDD.

    Resposta: A


ID
3062209
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale o comando que deve ser executado, em um repositório Git, através do terminal, para criar um branch chamado ufrj e colocá-lo como ativo.

Alternativas
Comentários
  • O comando git checkout -b ufrj é um atalho para:

    $ git branch ufrj

    $ git checkout ufrj


ID
3062212
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em uma página HTML, as tags que delimitam um código Javascript são:

Alternativas

ID
3062227
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o fragmento de código a seguir escrito em Java e que utiliza Hibernate.


1.Criteria crit = session.createCriteria(Produto.class);

2.crit.add(Restrictions.gt(“preco”,new Double(30.0)));

3.List results = crit.list();


De acordo com a linha 2, é possível afirmar que o trecho indicado retornará produtos cujos preços sejam:

Alternativas
Comentários
  • O que determinada o gabarito da questão é o trecho em negrito:

    .crit.add(Restrictions.gt(“preco”,new Double(30.0)));

    Ou seja, a restrição é um número maior que 30 ( gt , em inglês: GreaterThan)

    GABARITO ALTERNATIVA E


ID
3062230
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o comando a seguir, executado em um terminal linux, com o docker instalado, e utilizando o repositório padrão do docker:

# docker run --name pgSQL -p 8665:5432 -e
POSTGRES_PASSWORD=pswrd -d postgres

O comando apresentado resultará em um contêiner com as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • no docker na linha de comando, o parâmetro -p faz o mapeamento de portas entre host e container. A primeira porta é a do host seguida do ":" e a porta virtual do container.
  • lembrando que a virtualização se dá em nível de processo, logo a portal real se refere a porta que será utilizada pelo HOST, enquanto a porta virtual será a porta utilizada pela aplicação internamente. Nesse caso, o postgres utiliza por padrão a porta 5432.

  • c-

    https://imgur.com/a/3ED8Adg


ID
3062248
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A execução da query -


SELECT OCTET_LENGTH(CHAR(85,70,82,74));


- em um ambiente com o MySQL versão 5.7 retornará:

Alternativas

ID
3062251
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em PostgreSQL, na sua versão 9.6, uma das formas de representação do tipo de dados geométrico denominado círculo, segue, entre outras, a sintaxe: a , b , c. As variáveis desta sintaxe representam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Os círculos são representados por um ponto central e um raio. Os valores do tipo circle são especificado utilizando a seguinte sintaxe:

    onde (x,y) é o centro e r é o raio do círculo.

    Os círculos são mostrados utilizando a primeira sintaxe.

    fonte: http://pgdocptbr.sourceforge.net/pg80/datatype-geometric.html


ID
3062254
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o trecho de código em uma página HTML a seguir:


1. Mensagens <span class=”BOOTSTRAP”> {{mensagens}} </span>


Em uma página HTML com bootstrap, versão 4.0, utilizando as definições de estilo (CSS) padrões do framework, para que a tag span apresente um componente badge em cores de fundo verde e letra branca, deve-se alterar a declaração BOOTSTRAP para:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    https://www.w3schools.com/bootstrap4/bootstrap_badges.asp


ID
3062257
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No framework Scrum, o papel que tem como uma das responsabilidades, maximizar o valor do produto e do trabalho do Time de Desenvolvimento, além de ser a pessoa responsável por gerenciar o Backlog do Produto é denominado:

Alternativas
Comentários
  • RESPONSABILIDADES E CARACTERÍSTICAS:

    Macro-gestão e pela gestão do produto.

    Maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de desenvolvimento, sendo o único que pode gerenciar o Product Backlog.

    Ele pode até delegar as atividades de gerenciamento para o time de desenvolvimento, mas ainda será considerado o responsável pelos trabalhos

    Priorizar/ordenar os itens do Product Backlog e seleciona aqueles que serão implementados

    Garantir o ROI (Returno On Investment ou Retorno sobre Investimento)

    Expressar claramente os itens do Product Backlog.

    Garantir que o Backlog do Produto seja visível, transparente, claro para todos, e mostrar o que o Time Scrum vai trabalhar a seguir.

    Garantir que o Time de Desenvolvimento entenda os itens do Product Backlog no nível necessário.

  • Product Owner (PO) / Dono do Produto (DP)

    - Responsável por gerenciar o Backlog do Produto.

    - Define a visão do produto, gerencia a entrada de novos requisitos e define sua ordem.

    - Assegura o valor do trabalho executado pela Equipe de Desenvolvimento.

    - O sucesso do produto está relacionado à sua capacidade de compreender as necessidades do negócio e do mercado.

    - Responsável por aceitar ou rejeitar o que será entregue ao final de cada itereção.

    - Responsável por gerenciar o orçamento e riscos do produto e do projeto.

    - Somente ele tem autoridade para cancelar uma Sprint.

    Alternativa: A

  • letra (A). = Product Owner

    ficam de mimimi, em vez de colocar a resposta!


ID
3062260
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em laravel, versão 5.5, a técnica que permite compartilhar atributos de rotas, tais como middle-ware ou namespaces, entre várias rotas, sem a necessidade de definir esses atributos para cada rota individualmente, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • View Routes Se sua rota precisar apenas retornar uma visualização, você poderá usar o método Como o método, esse método fornece um atalho simples para que você não precise definir uma rota ou controlador completo. O método aceita um URI como seu primeiro argumento e um nome de exibição como seu segundo argumento. Além disso, você pode fornecer uma matriz de dados para passar para a exibição como um terceiro argumento opcional: Route::viewredirectview

    Route Model Binding Ao injetar um ID de modelo em uma ação de rota ou controlador, você frequentemente consulta para recuperar o modelo que corresponde a esse ID. A ligação do modelo de rota do Laravel fornece uma maneira conveniente de injetar automaticamente as instâncias do modelo diretamente em suas rotas. Por exemplo, em vez de injetar o ID de um usuário, você pode injetar toda a Userinstância do modelo que corresponde ao ID fornecido.

    Required Parameters Às vezes, você precisará capturar segmentos do URI em sua rota. Por exemplo, pode ser necessário capturar o ID de um usuário a partir da URL. Você pode fazer isso definindo parâmetros de rota:

  • Route Groups.

    Os grupos de rotas permitem que você compartilhe atributos de rota, como middleware, em um grande número de rotas sem precisar definir esses atributos em cada rota individual.


ID
3062263
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o comando a ser executado em um projeto laravel, versão 5.5, para a criação de um controller denominado AlunoController, com os métodos predefinidos: index, create, store, show, edit, update e destroy.

Alternativas
Comentários
  • Devido a esse caso de uso comum, o roteamento de recursos do Laravel atribui as rotas típicas de criação, leitura, atualização e exclusão ("CRUD") a um controlador com uma única linha de código. Para começar, podemos usar a opção make:controller do comando Artisan --resource para criar rapidamente um controlador para lidar com essas ações