SóProvas



Prova PUC - RS - 2015 - PUC - RS - Vestibular - Primeiro Semestre 2º Dia


ID
1914733
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o texto a seguir.

Construir casas e edifícios exige uma escolha criteriosa de materiais de construção, levando em conta aspectos de segurança, durabilidade e custo adequado. Por exemplo, certos elementos, como vigas, colunas e paredes, precisam ter boas propriedades mecânicas; as partes expostas devem resistir à erosão causada pela água e pelo ar; o risco de incêndio deve ser minimizado pelo uso de materiais não inflamáveis.

Consideradas essas exigências, duas substâncias que poderiam estar presentes na composição desses materiais são:

Alternativas

ID
1914736
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as informações a seguir.

O fogo sempre foi objeto de fascínio e instrumento de extrema utilidade para o ser humano. Mesmo hoje, com o uso cada vez mais disseminado da energia elétrica, não deixamos de utilizar o fogo no cotidiano: ainda queimamos carvão na churrasqueira, lenha na lareira, gás liquefeito de petróleo no fogão e parafina nas velas.

Sobre esse assunto, são apresentadas as seguintes afirmativas:

I. A combustão é uma reação redox em que o comburente age como oxidante.

II. Na combustão do gás de cozinha, há produção de água, mas na do carbono não há.

III. A velocidade de combustão do carvão em pedaços é igual à do carvão em pó.

IV. As reações de combustão são exotérmicas e liberam gás carbônico.

Em relação à combustão, são corretas somente as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. Verdadeira

    II.Verdadeira

    III. Falsa. Em pó há mais superfície de contato, portanto será mais rápida a combustão.

    IV. Falsa. Na combustão incompleta não há liberação de CO2, e sim de CO (monóxido de carbono) e C (fuligem)

     

    Letra A

     

    Espero ter ajudado!

  • I. Oxidante = agente oxidante = reduz

    IV. nem toda combustão libera CO2


ID
1914739
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as informações a seguir.

Em uma aula de Ciências, no Ensino Fundamental, o professor adicionou uma colher de cloreto de sódio a um copo cheio de água à temperatura ambiente e agitou o sistema. Ao perguntar às crianças o que havia ocorrido, algumas responderam que o sal não estava mais no copo.

Levando em conta a situação apresentada, a correta explicação para o fenômeno é:

Alternativas

ID
1914742
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A pólvora é considerada a primeira mistura explosiva, usada na China, na Arábia e na Índia. Há textos chineses antigos que a denominam “substância química do fogo”, mesmo sendo uma mistura de nitrato de potássio, carvão e enxofre. A combustão da pólvora pode ser representada pela seguinte equação:

4KNO3 + 7C + S → 3CO2 + 3 CO + 2 N2 + K2CO3 + K2S

O que caracteriza a explosão é o súbito aumento de volume, com grande liberação de energia. Nas CNTP, 520 g de pólvora produzem, por explosão,

Alternativas
Comentários
  • http://rossettieti.blogspot.com.br/2016/01/calculo-com-reacao-37.html


ID
1914745
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quando se compara a água do mar com a água destilada, pode-se afirmar que a primeira, em relação à segunda, tem menor __________, mas maior __________.

Alternativas

ID
1914754
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O funcionamento da pilha comumente utilizada em controles remotos de TV, também conhecida como pilha seca ou de Leclanché, é expresso pela equação química a seguir:

Zn(s) + 2 MnO2(s) + 2 NH4 +(aq) → Zn2+(aq) + Mn2 O3(s) + 2 NH3(g) + H2O(l)

Um dos motivos de essa pilha não ser recarregável é porque

Alternativas

ID
1914757
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A Tabela Periódica contém todos os elementos químicos já descobertos, os quais estão organizados em função de sua estrutura e propriedades. Em relação aos elementos químicos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a C, o elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo. Ele é também o elemento químico mais simples e mais leve, com apenas um próton no núcleo e um elétron em sua eletrosfera.

    https://brainly.com.br/tarefa/17074221#:~:text=Respondido-,A%20tabela%20peri%C3%B3dica%20cont%C3%A9m%20todos%20os%20elementos%20qu%C3%ADmicos%20j%C3%A1%20descobertos,peri%C3%B3dica%20%C3%A9%20um%20g%C3%A1s%20nobre.

  • Questão extremamente estúpida e reducionista. Para afirmar que um elemento é o mais abundante do Universo é preciso, primeiro, conhecer o Universo por completo, o que é humana e fisicamente impossível, uma vez que o Universo é infinito e está em constante expansão.


ID
1914763
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Enxergar a Terra como um sistema natural complexo e autorregulável cujo equilíbrio estaria sendo intensamente afetado pelas sociedades humanas e suas técnicas caracteriza a teoria

Alternativas

ID
1914766
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto e as afirmativas propostas sobre as marés.

As marés são alterações do nível das águas dos oceanos e mares verificadas em todo o planeta. Elas interferem de maneira significativa na formação das correntes marítimas, nas rotas de navegação e na pesca. As variações nas marés devem-se à atração lunar sobre as águas, entretanto o Sol também exerce influência nesse fenômeno. Diante disso, são feitas as seguintes afirmativas:

I. Quando o Sol e a Lua estão em conjunção ou oposição, suas ações se somam, ampliando a variação das marés.

II. Nas quadraturas, a variação das marés se reduz, em função da posição ocupada pelo Sol e pela Lua, em ângulo de 90º.

III. No caso brasileiro, a amplitude das marés é maior no litoral Sul e Sudeste do que nos estados do Norte e Nordeste.

IV. As marés vivas, ou marés de sizígia, ocorrem em período de lua cheia ou nova.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
1914769
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as afirmativas que podem completar a frase a seguir.

Considerando a posição da Terra em relação ao Sol e seus efeitos sobre o clima do planeta, podemos afirmar que

I. a quantidade de radiação solar incidente sobre o topo da atmosfera da Terra depende de três fatores: latitude, longitude e altitude.

II. as regiões de baixa latitude do planeta recebem a luz solar de maneira mais direta e concentrada; já as regiões de alta latitude recebem a insolação de forma oblíqua e difusa.

III. as terras atravessadas pela linha do Equador possuem dois máximos de insolação nos solstícios e dois mínimos nos equinócios.

IV. o Sol só poderá incidir diretamente sobre a cabeça de um observador (ângulo de 90º ou zênite), ao meio dia, nas terras do planeta localizadas entre as latitudes 30º N e 30º S, respectivamente.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • I)ERRADA:A inidencia daradiação solar na Terra depende da latitude e da altitude

    II)CERTA:quanto maior a altitude mais camadas de ar os raios precisam passar e,assim,menor é a incidência

  • Correção da IV) o Sol só poderá incidir diretamente sobre a cabeça de um observador (ângulo de 90º ou zênite), ao meio dia, nas terras do planeta localizadas entre as latitudes 30º N e 30º S, respectivamente.

    A incidência do sol perpendicular a Terra ocorre entre a linha dos trópicos e o Equador (ela varia de solstício em um trópico para o solstício em outro, passando pelo equinócio). Assim, é preciso saber que os trópicos ficam a latitudes de 23º27', não 30º.

    Como informação extra, a própria delimitação dos trópicos quanto dos círculos polares são relativos a incidência solar. Os trópicos são o limite entre o qual a radiação atinge perpendicularmente a superfície terrestre. Já os círculos polares são formados a partir do cone de sombra que é gerado pela inclinação da terra (isso já é mais difícil de entender por texto, o jeito era pesquisar uma imagem), o que delimita 66º33'. E só pra deixar claro, a inclinação da Terra é tomada como o mesmo ângulo da do que a latitude dos trópicos: 23º27'.

    Força, guerreiros! Brasil!


ID
1914772
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto e as afirmativas a seguir.

Os grandes volumes de precipitação acumulados nos meses de setembro e outubro últimos no Rio Grande do Sul resultaram em constantes inundações, principalmente em áreas próximas aos rios da Região Metropolitana da Capital que desaguam no Lago Guaíba. Em situação normal, há um maior volume de chuvas registrado nos meses de primavera nos estados da Região Sul do Brasil; entretanto, em 2015, os valores ultrapassaram as médias dos últimos quinze anos, ocasionando, inclusive, o fechamento das comportas do Cais do Porto Mauá, para evitar uma possível inundação na área central de Porto Alegre.

Sobre esse evento afirma-se:

I. Está relacionado ao fenômeno El Nino, que determina um padrão diferenciado de circulação entre os ventos atmosféricos e as correntes oceânicas superficiais no Oceano Pacífico, provocando o aumento de precipitações na região.

II. A ocupação das áreas urbanas se projeta para o leito de vazante de rios e lagos e, por isso, em períodos excepcionais, essas áreas são invadidas.

III. Como o Lago Guaíba está à montante dos rios Caí, Sinos, Jacuí e Gravataí, o volume de suas águas atinge níveis excepcionais.

IV. A ocorrência de ventos do quadrante sul é um fator agravante no transbordamento das águas do Lago Guaíba, pois eles funcionam como um represador do escoamento natural das águas.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
1914775
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas que completam corretamente os textos apresentados.

A escala é um dos atributos fundamentais de um mapa, pois estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície cartografada. Dessa maneira,

I. na escala numérica, a correspondência é indicada por meio de uma fração.

II. em um mapa com escala 1:50000, cada centímetro no papel corresponde a 5 mil centímetros no terreno.

III. na escala gráfica, a relação entre as distâncias reais e a área cartografada é indicada em uma linha graduada.

IV. em mapas urbanos representados em grande escala, as informações e os detalhes são mais precisos.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
1914778
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas que completam corretamente os textos apresentados.

Ainda que a inovação tecnológica tenha propiciado ganhos de produtividade e ampliado os limites das áreas agrícolas, alguns fatores continuam sendo muito importantes para os diferentes arranjos do meio rural. Entre esses fatores, está a

I. hipsometria.

II. higrometria.

III. pedologia.

IV. insolação.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Hipsometria: técnica de representação da elevação de um terreno através das cores. 

    Higrometria: estudo da umidade atmosférica e de sua medição

    Pedologia: uma das disciplinas da ciência do solo, que trata esp. da morfologia, gênese e classificação do solo.

    Insolação: incidência solar.


ID
1914781
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas que completam corretamente os textos apresentados.

Com o desenvolvimento da economia informacional e da globalização, estruturou-se, mais uma vez, a Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Sobre essa nova DIT, é correto afirmar que

I. circunscreve-se aos limites territoriais dos países envolvidos.

II. se estabelece entre os agentes econômicos localizados em uma estrutura global de redes e fluxos.

III. compreende agentes que podem aparecer em posições diferentes em um mesmo país.

IV. envolve os produtores de matérias-primas provenientes de recursos naturais que estão nos países centrais, eliminando as desigualdades internacionais.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • circunscrever significa limitar-se

    sacanagem da banca!!


ID
1914790
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Guerras civis e guerras de fundamentalistas religiosos têm provocado atentados terroristas como, por exemplo, o ocorrido em Paris, em 13 de novembro último. Também como consequência trágica desses conflitos, um contingente considerável de pessoas migra entre o Oriente Médio e a Europa, caracterizando a formação de grupos de refugiados em deslocamento. Esse tipo de mobilidade humana abandona áreas conflagradas em busca de paz e qualidade de vida. Nesse contexto, podemos considerar como uma área de repulsão e como uma área de atração de grupos de refugiados, respectivamente,

Alternativas

ID
1914793
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas sobre as reformas no Império Romano promovidas por Diocleciano e seus sucessores, no século III d.C.

I. As reformas visavam enfrentar a grave crise econômica e política por que passava o Império, reforçando a autoridade imperial e reestruturando o Estado por meio da incorporação de concepções orientais às instituições romanas.

II. No período de Diocleciano, os exércitos imperiais foram drasticamente reduzidos, restando a metade do número anterior de legiões, com o intuito de reforçar o poder civil, concentrado na classe senatorial.

III. Durante o período, um grande número de estrangeiros, particularmente os germanos, passou a ser admitido no exército romano, alguns dos quais chegando ao oficialato profissional e compondo uma nova aristocracia provincial.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C

    Afirmativa 1 está correta

    Afirmativa 2 está equivocada por conta do trecho " intuito de reforçar o poder civil, concentrado na classe senatorial.", visto que o motivo era a crise do Império, atrelada à falta de recursos para manter um exercito daquela proporção.

    Afirmativa 3 está correta


ID
1914796
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo, do medievalista Georges Duby.

“Nos cinquenta, sessenta anos que se seguiram à pandemia de 1348, e que foram sacudidos pelos ressurgimentos da peste, situa-se uma das grandes rupturas da história da nossa civilização. Dessa prova a Europa saiu aliviada. Ela era superpovoada. Restabeleceu-se o equilíbrio demográfico. A atmosfera de naturalidade que se instalou explica por que a criação artística não perdeu sua vitalidade. Mas, como tudo o mais, ela mudou de tom”.

DUBY, Georges. A Europa na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 113.

A afirmação “ela mudou de tom”, com que o autor conclui sua análise, constitui uma referência

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    A Peste Negra foi uma pandemia, isto é, a proliferação generalizada de uma doença causada pelo bacilo Yersinia pestis, que se deu na segunda metade do século XIV, na Europa. Essa peste integrou a série de acontecimentos que contribuíram para a Crise da Baixa Idade Média, como as revoltas camponesas, a Guerra dos Cem Anos e o declínio da cavalaria medieval.

    A Peste Negra tem sua origem no continente asiático, precisamente na China. Sua chegada à Europa está relacionada às caravanas de comércio que vinham da Ásia através do Mar Mediterrâneo e aportavam nas cidades costeiras europeias, como Veneza e Gênova. Calcula-se que cerca de um terço da população europeia tenha sido dizimada por conta da peste.

    A propagação da doença, inicialmente, deu-se por meio de ratos e, principalmente, pulgas infectados com o bacilo, que acabava sendo transmitido às pessoas quando essas eram picadas pelas pulgas. Num estágio mais avançado, a doença começou a se propagar por via aérea, através de espirros e gotículas. 

    Contribuíam com a propagação da doença as precárias condições de higiene e habitação que as cidades e vilas medievais possuíam – o que oferecia condições para as infestações de ratazanas e pulgas.

    Como ainda não havia um desenvolvimento satisfatório da ciência médica nesta época, não se sabia as causas da peste e tampouco os meios de tratá-la ou de sanear as cidades e vilas. A peste foi denominada “negra” por conta das afecções na pele da pessoa acometida por ela. Isto é, a doença provocava grandes manchas negras na pele, seguidas de inchaços em regiões de grande concentração de gânglios do sistema linfático, como a virilha e as axilas. Esses inchaços também eram conhecidos como “bubões”, por isso a Peste Negra também é conhecida como Peste Bubônica.

    Uma das tentativas de compreensão do fenômeno mortífero da Peste Negra pode ser vista nas representações pictóricas da chamada “A dança macabra”, ou “A Dança da Morte”. As pinturas que retratavam a “dança macabra” apresentavam uma concepção nítida da inexorabilidade da morte e da putrefação do corpo. Nestas pinturas, aparecem sempre esqueletos humanos “dançando” em meio a todo tipo de pessoa, desde senhores e clérigos até artesãos e camponeses – evidenciando assim o caráter universal da morte.

     

    FONTE: http://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/peste-negra.htm

    Espero ter ajudado, bons estudos!

  • Matei a questão pela referência da Idade Média


ID
1914799
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas décadas finais do século XIX, o sistema capitalista conhece uma nova conjuntura de expansão dos países industrializados, marcada pelo imperialismo, quando se promove a chamada partilha da Ásia e da África. Todos os fatos a seguir são característicos dessa conjuntura histórica, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • B . a imigração maciça de populações pobres das regiões colonizadas.


  • Em outras palavras:

    Qual a alternativa não está de acordo com o contexto histórico do séc XIX?

    A- está de acordo, pois os países imperialistas, em especial os industrializados, investiam seus capitais excedentes nas colonias com objetivo de retorno financeiro com lucro.

    B- não está de acordo, totalmente fora do contexto... Não houve imigração maciça de populações pobres das regiões colonizadas, sem sentido algum...

    C- está de acordo, houve resistência das nações colonizadas contra o imperialismo, como a guerra dos sipaios na Índia e a guerra dos boxers na China.

    D- está de acordo, as nações imperialistas trouxeram com elas a modernização no setor produtivo (não em larga escala, claro) nas áreas colonizadas.

    E- essa confundiu muita gente, mas está de acordo... nas décadas finais do século XIX houve de fato uma diminuição das agitações operárias, visto que no fim do século conseguiram reinvindicar algumas de suas petições, como, a diminuição da carga horária do trabalho, a proibição de crianças trabalhando etc...

    Portanto, letra B.


ID
1914802
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A economia dos Estados Unidos, favorecida pelas condições internacionais do pós-Primeira Guerra, conheceu um período de forte expansão e euforia nos anos 1920. Todavia, ao final dessa década, o país seria um dos principais focos da crise mundial de 1929 e da Grande Depressão internacional dos anos 1930. Um dos motivos dessa reversão de expectativas foi

Alternativas
Comentários
  • basicamente a Europa voltou a se reconstuir e crescer. n precisando mais dos produtos e grãos dos EUA
  • a) a falência das principais medidas estabilizadoras do New Deal.

    Errada, o New Deal foi o que fez recuperar a crise

    b) a política antitruste determinada pela Sociedade das Nações.

    Errada, a política antitruste dispõe sobre a prevenção e a repressão às infrações contra a ordem econômica, orientada pelos ditames constitucionais de liberdade de iniciativa, livre concorrência, função social da propriedade, defesa dos consumidores e repressão do abuso do poder econômico. E não foi isso que aconteceu

    c) a perda de mercados devido à descolonização afro-asiática.

    Errada, a descolonização afro-asiática não influenciou nada na crise

    d) o efeito do protecionismo europeu sobre a produção norte-americana de grãos.

    Correta, como a Pâmella falou a europa voltou a se reconstruir e com isso foi ficando meno depedente dos EUA então acabou que os produtos dos EUA não foi muito comprado como tava sendo antes

    e) o crescimento da dívida norte-americana com as principais potências europeias.

    Errada, é justamente o contrário as potências europeias que estavam devendo aos EUA o que causou a crise mesmo foi que a quantidade de produtos que eram comprados pelas potências europeias diminuiu


ID
1914805
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas sobre as diferentes conjunturas históricas da Guerra Fria.

I. Nas décadas de 1960 e 1970, a Guerra Fria atravessou um período marcado pelo que se chamou de “coexistência pacífica”, no qual não ocorreram conflitos militares localizados na África e na Ásia envolvendo as superpotências.

II. Na década de 1980, verificou-se uma forte retomada, por parte dos Estados Unidos, de iniciativas de caráter estratégico-militar na lógica da Guerra Fria, expressa no chamado Projeto Guerra nas Estrelas.

III. Ao longo de todas as fases históricas, o confronto Leste-Oeste, central na Guerra Fria, influenciou decisões e mostrou a relativa inoperância dos principais organismos da ONU, com destaque para o Conselho de Segurança.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Nesse periodo teve a guerra no vietnã na asia, afirmativa I, errada!


ID
1914808
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o período pré-colonial na História do Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    O Brasil foi relegado a plano secundário nas 3 primeiras décadas, pois naquele momento, o Estado e a burguesia portuguesa estavam mais interessados na Ásia e na África, porque ali os lucros eram imediatos com o comércio das especiarias asiáticas e dos produtos africanos, como o ouro, o marfim além do escravo negro.

  • O erro da alternativa E é que as expedições guarda-costas eram para proteger o Brasil de invasões francesas e não das holandesas.


ID
1914811
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto e as afirmativas que seguem.

Depois de três séculos de exploração de uma das mais ricas áreas coloniais americanas, Portugal chega ao final do século XVIII como uma das metrópoles mais atrasadas da Europa. A propósito disso, o historiador Fernando Novais afirma: “o fato de a metrópole não se desenvolver paralelamente (à colônia) é que criou condições para os transladamentos dos tesouros. Em outras palavras: os estímulos da exploração colonial portuguesa iam sendo acumulados por outras potências”.

Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial, Fernando Novaes. 1986, p. 236.

I. A incapacidade de Portugal de aproveitar as riquezas que retirava do Brasil para o seu próprio desenvolvimento deveu-se ao fato de a Coroa Lusitana nunca ter conseguido constituir um estado forte e centralizado na Metrópole.

II. Dentre os motivos que explicam essa situação, está a formação socioeconômica portuguesa, que privilegiava as atividades tradicionais voltadas ao cultivo da terra e à produção de vinho em detrimento do investimento em manufaturas.

III. Um dos fatores que contribuiu para que Portugal continuasse um país eminentemente agrícola, não desenvolvendo um setor de manufaturas, foi o Tratado de Methuen, assinado com a Inglaterra, em 1703.

IV. Dentre os problemas enfrentados pela Coroa Portuguesa estava a sua incapacidade de controlar tanto o contrabando de bens manufaturados para a sua colônia americana, quanto a fabricação desses bens no Brasil, cuja produção foi liberada pelo Marquês de Pombal quando Primeiro Ministro do rei D. José I.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Por que as alternativas I e IV estão erradas?

  • Portugal era um pais centralizado por isso mesmo ele juntamente com a Espanha inciaram as navegações e não existia manufatura no Brasil nessa época do Marquês de Pombal (1750 e 1777), a manufatura só foi liberada, salvo engano, com a chegada da corte no Brasil em 1808.

  • Portugal foi a PRIMEIRA POTÊNCIA NACIONAL, primeiro país a se tornar um Estado nacional. O grande problema disso foi sua mentalidade, que não ajudou o mesmo a se consolidar de maneira permanente, algumas práticas arcaicas para a época como o cultivo da cana em detrimento a manufatura e o tratado de panos e vinhos (TRATADO DE METHUEN) com a Inglaterra, que impedia Portugal de incentivar as industrias têxtil, porque o preço do pano inglês era quase impossível de se competir; fez com que Portugal se ofuscasse economicamente.

    LETRA B

    APMBB


ID
1914814
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a situação econômica e financeira do Brasil durante o Primeiro Reinado, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Inglaterra , durante esses períodos sempre sugou o Brasil. :}


ID
1914817
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A década de 1920 foi um período importante de transição na história política do Brasil Republicano, sendo caracterizada

Alternativas
Comentários
  • política do café com leite!!!!!!

ID
1914820
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, associe os nomes das constituições brasileiras do período republicano (coluna A) às características de cada uma (coluna B).

Coluna A

1. Constituição de 1891

2. Constituição de 1937

3. Constituição de 1946

4. Constituição de 1988

Coluna B

( ) Caracterizou-se pelos grandes avanços sociais e políticos que promoveu, aumentando as garantias ao indivíduo frente ao poder do Estado e os direitos sociais, sendo por isso chamada de “a Constituição Cidadã”.

( ) Inspirada na constituição Polonesa, criou um sistema político com concentração de poderes no Executivo e uma forma de representação política baseada no voto coorporativo.

( ) Considerada uma constituição liberal, estabeleceu medidas como a igualdade perante a lei, a ausência de censura, a garantia de sigilo em correspondências e o fim da pena de morte.

( ) Ampliou as liberdades individuais, instituindo o habeas corpus, e estabeleceu o voto direto para as eleições em todos os níveis, mas manteve a exclusão de analfabetos, mulheres, soldados e religiosos submetidos a votos de obediência.

( ) Com o objetivo de restituir a democracia, garantiu a liberdade de associação para fins lícitos e a livre expressão das ideias, embora mantivesse a exclusão do direito de voto ao analfabeto, o que constituía um limitador da participação popular na política.

A numeração correta, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
1914823
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Segundo informações do Amadeus CarsForum, evento realizado em Miami em 2015, a indústria do turismo cresceu 12,6% no Brasil, o dobro da média mundial. Nunca, em todos os tempos, os brasileiros viajaram tanto, atingindo a média de três viagens ao ano por habitante. Cecília Meireles, a poetisa que, significativamente, intitulou seu primeiro livro de Viagem, dizia que “há as viagens que se sonham e as viagens que se fazem – o que é muito diferente”.

Nesta prova de literatura em língua portuguesa, você deverá resolver questões que tratam do viajante, dos lugares percorridos ou imaginados e da experiência da viagem.

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o trecho abaixo, de Lygia Fagundes Telles, retirado da obra Passaporte para a China.

“Rio de Janeiro, 24 de setembro de 1960.

Diz o horóscopo que os do signo de Áries não devem de modo algum se arriscar no dia de hoje.

Sou do signo de Áries e daqui a pouco, em plena noite, devo embarcar num avião a jato para a China. Escalas? Dacar, Paris, Praga, Omsk, Irkutsck e finalmente Pequim. Quer dizer, atravessarei quatro continentes: América, África, Europa e Ásia. É continente demais, hein! Melhor tomar antes um chope duplo ali no bar do Lucas, defronte ao mar de Copacabana, ficar ouvindo a voz espumejante das ondas e esquecer que passarei horas e horas “naquela coisa” que às vezes a gente ouve cortar o céu tão rapidamente e com um silvo tão desesperado que quando se olha para as nuvens não se vê mais nada. Nada.”

Com base no texto selecionado e na obra de Lygia Fagundes Teles, analise as seguintes afirmativas:

I. A narradora enfrenta a ideia de voar com expectativa, pois, além do país asiático, conhecerá outras cinco cidades.

II. O texto expressa os sentimentos de uma viajante momentos antes da partida, enfrentando o pânico de cruzar o planeta para conhecer um país distante.

III. O emprego reiterado de aliterações no último parágrafo sugere a ideia da velocidade que provoca temor na viajante supersticiosa.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são:

Alternativas

ID
1914826
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 32, leia o trecho a seguir, retirado de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

“Ultimamente, restituído à forma humana, vi chegar um hipopótamo, que me arrebatou. Deixei-me ir, calado, não sei se por medo ou confiança; mas, dentro em pouco, a carreira de tal modo se tornou vertiginosa, que me atrevi a interrogá-lo, e com alguma arte lhe disse que a viagem me parecia sem destino.

– Engana-se, replicou o animal, nós vamos à origem dos séculos.

Insinuei que deveria ser muitíssimo longe; mas o hipopótamo não me entendeu ou não me ouviu, se é que não fingiu uma dessas coisas, e, perguntando-lhe, visto que ele falava, se era descendente do cavalo de Aquiles ou da asna de Balaão, retorquiu-me com um gesto peculiar a estes dois quadrúpedes: abanou as orelhas. Pela minha parte fechei os olhos e deixei-me ir à ventura. Já agora não se me dá de confessar que sentia umas tais ou quais cócegas de curiosidade, por saber onde ficava a origem do Nilo, e sobretudo se valia alguma coisa mais ou menos que a consumação dos mesmos séculos: reflexões de cérebro enfermo. Como ia de olhos fechados, não via o caminho; lembra-me só que a sensação de frio aumentava com a jornada, e que chegou uma ocasião em que me pareceu entrar na região dos gelos eternos.”

Todas as afirmativas estão corretamente associadas ao texto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • No texto diz: – Engana-se, replicou o animal, nós vamos à origem dos séculos. Na alternativa diz que é uma viagem sem destino


ID
1914829
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o trecho extraído de “Maria-Fumaça”, de autoria de Mario Quintana, e analise as afirmativas que seguem.

“As lentas, poeirentas, deliciosas viagens nos trens antigos. As famílias (viajavam famílias inteiras) levavam galinhas com farofa em cestas de vime, que ofereciam, pois não, aos viajantes solitários.

E os viajantes solitários (e os meninos) ainda desciam nas estaçõezinhas pobres... Para os pastéis, os sonhos, as laranjas...

(...)

O mal dos aviões é que não se pode descer a toda hora para comprar laranjas.

Nesses aviões, vamos todos imóveis e empacotados como encomendas. Às vezes encomendas para a Eternidade...

Cruzes, poeta! Deixa-te de ideias funéreas e pensa nas aeromoças, arejadas e amáveis como anjos.

E “anjos”, aplicado a elas, não é exagero nenhum.

(...)

Entre a monotonia irreparável das nuvens, nada vemos da viagem. Isto é, não viajamos: chegamos.

Pobres turistas de aeroportos, damos a volta ao mundo sem nada ver do mundo.

I. Nesse texto, Mario Quintana retira a matéria para sua criação literária do tema da viagem, comparando diferentes modalidades de transporte e hábitos dos viajantes.

II. Valendo-se de uma linguagem simples, com frases irônicas e com humor, Mario Quintana reflete sobre a função da viagem e o seu significado para o viajante.

III. Para o poeta, viajar de avião não concretiza o verdadeiro prazer da viagem, que estaria mais no ato de ver, experimentar, conhecer, do que no percurso partida-chegada.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são:

Alternativas

ID
1914832
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o trecho abaixo e o comentário crítico sobre a obra do qual ele foi extraído, preenchendo as lacunas com o nome do autor e o título das obras.

“Então, a Península Ibérica moveu-se um pouco mais, um metro, dois metros, a experimentar as forças. As cordas a que serviam de testemunhos, lançadas de bordo a bordo, tal qual os bombeiros fazem nas paredes que apresentam rachas e ameaçam desabar, rebentaram como simples cordéis, algumas mais sólidas arrancaram pela raiz as árvores e os postes a que estavam atadas. Houve depois uma pausa, sentiu-se passar nos ares um grande sopro, como a primeira respiração profunda de quem acorda, e a massa de pedra e terra, coberta de cidades, aldeias, rios, bosques e fábricas, matos bravios, campos cultivados, com a sua gente e os seus animais, começou a mover-se, barca que se afasta do porto e aponta ao mar outra vez desconhecido.”

“Mas a ideologia e as preocupações humanitárias de _________ revelam-se, sobretudo, e numa primeira fase, ou ciclo de produção romanesca, a partir das revisitações que faz do passado histórico português. Revisitações de amplitude e de jaez diverso, como facilmente se constata a partir da leitura de romances como _________ e _________.”

(Adaptado de texto de autoria de Ana Paula Arnaut)

A alternativa que completa corretamente as lacunas da análise de Ana Paula Arnaut é:

Alternativas

ID
1914835
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o trecho do diário de viagem de Mário de Andrade, retirado de O turista aprendiz.

“Durante esta viagem pela Amazônia, muito resolvido a... escrever um livro modernista, provavelmente mais resolvido a escrever que a viajar, tomei muitas notas como vai se ver. Notas rápidas, telegráficas muitas vezes. Algumas porém se alongaram mais pacientemente, sugeridas pelos descansos forçados do vaticano de fundo chato, vencendo difícil a torrente do rio. Mas quase tudo anotado sem nenhuma intenção da obra-de-arte, reservada pra elaborações futuras, nem com a menor intenção de dar a conhecer aos outros a terra viajada. E a elaboração definitiva nunca realizei. Fiz algumas tentativas, fiz. Mas parava logo no princípio, nem sabia bem porque, desagradado. Decerto já devia me desgostar naquele tempo o personalismo do que anotava. Se gostei e gozei muito pelo Amazonas, a verdade é que vivi metido comigo por todo esse caminho largo de água.”

Com base no excerto e em seu contexto, preencha os parênteses com V para verdadeiro ou F para falso.

( ) O diário de viagem é uma modalidade de narrativa que relata não só os acontecimentos transcorridos durante o percurso, mas também os sentimentos do sujeito viajante.

( ) As anotações do diário acompanhavam a rotina do barco: às vezes eram breves, outras mais longas em função das paradas e do movimento da embarcação nas águas do rio.

( ) O narrador se assume como um tipo especial de viajante porque não se integra à paisagem e ao ambiente da Amazônia, uma vez que a viagem que empreende é de ordem subjetiva.

( ) Mário de Andrade se identifica como um turista aprendiz porque fez muitas anotações, escreveu um livro sobre a viagem, corrigiu os originais e experimentou um personalismo exacerbado.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1914838
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A única alternativa que apresenta outras duas obras de Mário de Andrade é

Alternativas

ID
1914841
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o excerto abaixo, retirado da obra Macário, de Álvares de Azevedo.

(O DESCONHECIDO) Eu sou o diabo. Boa-noite, Macário.

(MACÁRIO) Boa-noite, Satã. (Deita-se. O desconhecido sai). O diabo! uma boa fortuna! Há dez anos que eu ando para encontrar esse patife! Desta vez agarrei-o pela cauda! A maior desgraça deste mundo é ser Fausto sem Mefistófeles. Olá, Satã!

(SATÃ) Macário.

(MACÁRIO) Quando partimos?

(SATÃ) Tens sono?

(MACÁRIO) Não.

(SATÃ) Então já.

(MACÁRIOE o meu burro?

(SATÃ) Irás na minha garupa.

Sobre o movimento literário em que se inscreve Álvares de Azevedo, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Ao referir tratar-se do “movimento literário em que se inscreve Álvares de Azevedo”, a questão objetiva deflagrar o que há de errado acerca do Romantismo brasileiro. Assim, constata-se que a letra “E” está incorreta, pois a poesia de Álvares de Azevedo (poeta da 2ª Geração) não se define em torno da “marcante presença da natureza”, eixo temático relacionado aos poetas da 1ª Geração. Muito menos pode-se afirmar que tal temática é “explorada com destaque em Noites da Taverna”, obra em prosa (contos) de Álvares de Azevedo.

  • Alguém poderia comentar a alternativa C? Interpretei que houvesse um erro nela também.


ID
1914844
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia o fragmento do poema de Carlos Drummond de Andrade, intitulado “O homem: as viagens”.

Restam outros sistemas fora

do solar a col-

onizar.

Ao acabarem todos

só resta ao homem

(estará equipado?)

a dificílima dangerosíssima viagem

de si a si mesmo:

pôr o pé no chão

do seu coração

experimentar

colonizar

civilizar

humanizar

o homem

descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas

a perene, insuspeitada alegria

de con-viver.

De acordo com a estrofe apresentada, pode-se afirmar:

( ) O tema da viagem, explorado no texto, refere-se menos a uma viagem física, realizada por espaços desconhecidos e inexplorados, e mais a uma viagem íntima, aquela que o homem realiza ao interior de sua própria subjetividade.

( ) O poema apresenta certo traço narrativo, valendo-se de recursos da oralidade e da desconstrução de palavras para reforçar a ideia da viagem interior.

( ) O poema aborda a difícil viagem interior para destacar uma outra mais difícil: aquela em que o homem precisa aprender uma nova maneira de se relacionar com os outros homens.

( ) Os versos livres com que Carlos Drummond de Andrade compõe seu poema encontram-se também em outras obras do mesmo autor, como Cadeira de balanço e Libertinagem.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
1914847
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sobre Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1914862
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois amigos caminham no plano xy, ao longo de retas paralelas cujas equações são 2x + 5y = 7 e 3x + my = 1. Então, o valor de m é

Alternativas
Comentários
  • ISOLANDO o y PARA ENCONTRARMOS O COEFICIENTE ANGULAR:

    2x + 5y = 7 
    y = -2x + 7/ 5

    coeficiente angular dessa reta = -2/5

    FAZENDO O MESMO COM A OUTRA RETA:
    my = 1 - 3x 
    y = -3x +1/ m

    coeficiente angular = -3/m

    A CONDIÇÃO PARA AS RETAS SEREM PARALELAS É TEREM COEFICIENTES ANGULARES IGUAIS, OU SEJA:

    -2 / 5 = -3 / m (MULTIPLICANDO CRUZADO E PASSANDO O -2 DIVIDINDO O -15) ----> m = 15/2 (GAB)

     

           


ID
1914865
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A circunferência que está centrada na origem do plano cartesiano e que tangencia a reta de equação y = 2 – x possui equação

Alternativas
Comentários
  • A distância da origem até a reta dada, será o raio dessa circunferência.

    Letra D!! Brasil!!


ID
1914868
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O polinômio p(x) = ax3 + bx2 + cx, em IR, é divisível por (x – 1). Podemos afirmar que p(p(1)) é

Alternativas

ID
1914877
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma das criações na Matemática que revolucionou o conceito de número foi a dos números complexos. O matemático italiano Rafael Bombelli (1526-1572) foi o primeiro a escrever as regras de adição e multiplicação para esses números, o que facilitou o estudo das raízes de um polinômio. Esse fato veio a contribuir para a resolução de problemas como o que segue.

Os pontos do plano complexo que são raízes de um polinômio de grau 4 com coefi cientes reais são unidos por segmentos de reta paralelos aos eixos coordenados. Se duas dessas raízes são 2 + 3i e –1 + 3i, então a figura obtida será um

Alternativas