SóProvas



Prova UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Dia


ID
4211038
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Toda polis é uma forma de comunidade. [...] O homem é, por natureza, um ser vivo político (zoon politikon). [...] Além disso, a polis é anterior à família e a cada um de nós, individualmente considerado; é que o todo é, necessariamente, anterior à parte. [...] É evidente que a polis é, por natureza, anterior ao indivíduo; como um indivíduo separado não é autossuficiente, ele permanece em relação à cidade como uma parte em relação ao todo. Quem for incapaz de ser em comunidade ou que não sente essa necessidade por causa de sua autossuficiência será um bicho ou um deus; e não faz parte de qualquer polis”.

ARISTÓTELES. Política, 1252a1; 1253a5-30 –
Texto adaptado.

Com base na citação acima, é correto afirmar que, para Aristóteles,


Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C

    A vida comum é dada pela convivência das polis. Já que nela, organiza-se políticas voltadas para felicidade dos cidadãos. Portanto, deve-se viver em comunidades para obter leis que favorecem as vidas privadas.


ID
4211041
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“O homem é no sentido mais literal do termo um zoon politikon, não só um animal social, mas animal que só pode isolar-se em sociedade. A produção do indivíduo isolado fora da sociedade [...] é uma coisa tão absurda como o desenvolvimento da linguagem sem indivíduos que vivam juntos e falem entre si.”

MARX, Karl. Introdução à crítica da economia política.
Trad. Edgard Malagodi et al. São Paulo: Abril Cultural,
1982, p. 3-4. Texto modificado.

Com base nessa passagem, é correto afirmar que, para Marx,


Alternativas
Comentários
  • Com base nessa passagem, é correto afirmar que, para Marx, é nas relações sociais dos homens entre si que estes se individualizam e unicamente nelas podem isolar-se, pois quem isola-se, isola-se de alguma coisa — é impossível isolar-se fora da sociedade.

    Observação: não se trata da assertiva "A) ao isolamento individual do homem se torna impossível, pois significaria ele ser e viver fora de sociedade" porque o homem pode ser (existir) e viver fora da sociedade, mas não pode isolar-se senão num contexto social.


ID
4211044
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia

Numa postagem do Facebook, um usuário afirma:


Alguém apagou o vídeo em que mostra imagens de mulher nua

Arregou

Uma amiga comenta:

Todo covarde é arregão... Todo estuprador é covarde... logo, todo estuprador é arregão...


Observe que esse comentário constitui um argumento, com premissas e conclusão. Supondo que a palavra “covarde” tenha o mesmo significado nas duas premissas, a forma do argumento é

Alternativas

ID
4211047
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia

O filósofo esloveno Slavoj Zizék, em uma crônica sobre o último episódio de Games of thrones, afirma: “O que está em jogo no conflito final é, para resumir de maneira simples, o seguinte: a revolta contra a tirania deveria se dar no marco de uma mera luta pelo retorno à versão antiga, mais bondosa, da mesma ordem hierárquica, ou deveria evoluir no sentido de uma busca por uma nova ordem necessária? [...] O embate final da série combina a rejeição a uma transformação radical com um velho mote antifeminista. [...] Aqui vale lembrar que o enredo foi escrito por dois homens. A figura Daenerys como rainha tresloucada é rigorosamente uma fantasia masculina (os críticos acertaram ao apontar que sua descida à loucura não se justificava psicologicamente). A cena em que ela, tomada por um olhar de fúria e loucura, sobrevoa a cidade em seu dragão incendiando casas e pessoas é simplesmente a expressão da ideologia patriarcal com seu medo de uma mulher politicamente forte”.


ŽIŽEK, Slavoj. Feminilidade tóxica em “Game of Thrones”.
Disponível em: Blog da Boitempo.
https://blogdaboitempo.com.br/2019/05/21/feminilidadetoxica-em-game-of-thrones-zizek-escreve-sobre-odesfecho-da-serie/. Publicado em 21/05/2019.



Com base na passagem citada acima, é correto afirmar que

Alternativas

ID
4211050
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“As tradições que sustentam as instituições democráticas americanas estão se desintegrando, abrindo um vazio desconcertante entre como nosso sistema político funciona e as expectativas há muito arraigadas de como ele deve funcionar.”

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias
morrem. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2018,
p. 142.


O trecho acima citado se refere ao abismo, constatado no mundo todo, entre as tradições iluministas que deram origem aos nossos sistemas republicanos liberais e a negação da política, que tem tomado conta dos discursos eleitorais em diversos países, nos últimos anos.

Assinale a opção que apresenta corretamente as principais heranças liberais que ainda são visíveis na construção das nossas instituições políticas atuais.

Alternativas
Comentários
  • Heranças liberais que ainda são visíveis na construção das nossas instituições políticas atuais = Democracia, direitos individuais e soberania popular.

  • Tá, mas pq não a "E"? banca triste!!

ID
4211053
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na sua Crítica ao programa de Gotha, Karl Marx afirma que “numa fase superior do comunismo, quando tiver sido eliminada a subordinação escravizadora dos indivíduos à divisão do trabalho”, a bandeira do comunismo, no que diz respeito à produção e à distribuição das riquezas sociais, será: “de cada um segundo suas capacidades, a cada um segundo suas necessidades”.


MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. Trad. Rubens
Enderle. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 31s.


Assinale a opção que expressa corretamente o enunciado acima.

Alternativas

ID
4211056
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“O massacre físico do povo palestino se sustenta na sua eliminação simbólica. Armas, imagens e palavras são dispositivos bélicos, cada um com sua especificidade, mas todos articulados em torno de um objetivo estratégico: o povo palestino deve desaparecer. É da imaterialidade das palavras e imagens que Israel estrutura a legitimação da violência. Em que consiste esta violência simbólica? Há dois eixos discursivos conectados: o não reconhecimento da existência de um povo que habitava as terras que serviriam para o território-cemitério de Israel (‘cemitério’ porque em cada pedaço de metro quadrado construído por Israel há uma história assassinada, memórias negadas, corpos palestinos enterrados). Por outro, a ressignificação do ‘árabe’ como ser genérico, sem rosto, sem singularidade.”

BENTO, Berenice. Os muros que separam os palestinos do
mundo. In: Outras palavras. Publicado em 28/05/2019.
Disponível em:
https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/cartilhapara-riscar-os-palestinos-do-mapa/


Na passagem acima, as expressões “imagens e palavras são dispositivos bélicos” e “eixos discursivos conectados” correspondem à concepção de poder

Alternativas

ID
4211059
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A filósofa brasileira Rosa Dias diz o seguinte sobre a filosofia da arte de Nietzsche:


“[O] ponto mais importante da estética nietzschiana do seu primeiro livro [O nascimento da tragédia] é o desenvolvimento dos aspectos apolíneo e dionisíaco na arte grega, considerados como impulsos antagônicos, como duas faculdades fundamentais do homem: a imaginação figurativa, que produz as artes da imagem (a escultura, a pintura e parte da poesia), e a potência emocional, que encontra sua voz na linguagem musical. Cada um desses impulsos manifesta-se na vida humana por meio de dois estados fisiológicos, o sonho e a embriaguez, que se opõem como o apolíneo e o dionisíaco. O sonho e a embriaguez são condições necessárias para que a arte se produza; por isso, o artista, sem entrar em um desses estados, não pode criar”.

DIAS, Rosa Maria. Arte e vida no pensamento de
Nietzsche. In: Cadernos Nietzsche, São Paulo, v. 36 nº 1,
p. 228, 2015.


Com base na citação acima, é correto afirmar que


Alternativas

ID
4211062
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Em situações de crise econômica, social, institucional, moral, aquilo que era aceito porque não havia outra possibilidade deixa de sê-lo. E aquilo que era um modelo de representação desmorona na subjetividade das pessoas. Só resta o poder descarnado de que as coisas são assim, e aqueles que não aceitarem que saiam às ruas, onde a polícia os espera. Essa é a crise de legitimidade.”

CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Trad. Joana Angélica d’Avila Melo. Rio de Janeiro: Zahar, 2018, p.14.


O texto acima adverte para a crise do modelo político representativo pensado e legitimado por pensadores como Thomas Hobbes, Locke e outros. Trata-se da crise da república representativa, na qual o poder é exercido por representantes eleitos.

Considerando o texto de Castells, é correto dizer que o modelo representativo está em crise de legitimidade, o que quer dizer que

Alternativas
Comentários
  • Em situações de crise econômica, social, institucional, moral, aquilo que era aceito porque não havia outra possibilidade deixa de sê-lo. E aquilo que era um modelo de representação desmorona na subjetividade das pessoas. Só resta o poder descarnado de que as coisas são assim, e aqueles que não aceitarem que saiam às ruas, onde a polícia os espera. Essa é a crise de legitimidade.”

    Gab A) os eleitores passaram a acreditar que os seus representantes representam não a eles, mas sim a interesses estranhos.


ID
4211065
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente, como fim e nunca como meio.”

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70, 1992, p. 69.


O imperativo moral acima citado, que, nos termos da filosofia moral kantiana, deve servir “de lei prática universal”, nos indica que

Alternativas

ID
4211068
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Atente para o seguinte trecho de Locke sobre o pacto social:


“Se todos os homens são, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ninguém pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual alguém se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitações da sociedade civil é através de acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortável, segura e pacífica uns com os outros, desfrutando com segurança de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que não são daquela comunidade”.


LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. Petrópolis:
Vozes, 1994, p. 139. Coleção clássicos do pensamento
político. – Citação adaptada.


No que diz respeito ao estabelecimento da sociedade civil em John Locke, considere as seguintes afirmações:

I. O estabelecimento da sociedade civil amplia a liberdade dos homens.

II. O estabelecimento da sociedade civil funda-se no consentimento.

III. O estabelecimento da sociedade civil funda-se na liberdade e igualdade que existe entre todos os homens.


É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
4211071
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia com atenção a seguinte passagem:


“Diz-se livre a coisa que existe exclusivamente pela necessidade de sua natureza e que por si só é determinada a agir. E diz-se necessária, ou melhor, coagida, aquela coisa que é determinada por outra a existir e a operar de maneira definida e determinada”.

SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução e Notas de
Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, parte I,
definição 7, p. 13. – Texto adaptado.


Sobre a questão da liberdade divina e humana em Spinoza, considere as seguintes afirmações:


I. Somente Deus é livre.

II. A liberdade de Deus consiste em determinar-se por si só a operar.

III. O homem é coagido, pois é determinado por outra coisa a operar de maneira definida e determinada.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da III?


ID
4211074
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia, abaixo, uma passagem do diálogo de Platão, intitulado Fédon, em que Sócrates expõe a Símias sua teoria da verdade:


“SÓCRATES – Quando é que a alma atinge a verdade? Temos de um lado que, quando ela deseja investigar com a ajuda do corpo qualquer questão que seja, o corpo, é claro, a engana radicalmente.

SÍMIAS – Dizes uma verdade.

SÓCRATES – Não é, pois, no ato de raciocinar, e não de outro modo, que a alma apreende, em parte, a realidade de um ser?

SÍMIAS – Sim”.


PLATÃO. Fédon, 65b-c. Tradução de Jorge Paleikat e João
da Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1972. Coleção Os
Pensadores.


Com base nessa passagem do diálogo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Platão: verdade através da RAZÃO. Os nossos sentidos nos enganam com falsas cópias
  • A verdade está por trás da realidade sensitiva. O mundo sensível é o espelho infiel e traduz cópias imperfeitas sobre as formas encontradas no mundo inteligível, de Platão. Portanto, a verdade encontrada no mundo das ideias é, automaticamente, verdade no mundo sensível e, contudo, a verdade das percepções sensíveis não equivalem ao mesmo. Gabarito C


ID
4211077
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Como a composição das tragédias mais belas não é simples, mas complexa, e, além disso, deve imitar casos que suscitam o terror e a piedade (porque tal é o próprio fim desta imitação), evidentemente se segue que [nelas] não devem ser representados nem homens muito bons que passem da boa para a má fortuna – caso que não suscita terror nem piedade, mas repugnância – nem homens muito maus, que passem da má para a boa fortuna, pois não há coisa menos trágica, faltando-lhe todos os requisitos para tal efeito; não é conforme aos sentimentos humanos, nem desperta terror ou piedade.”

    ARISTÓTELES. Poética, XIII, 1452b 31. Trad. de Eudoro de

    Souza. São Paulo: Ars Poética, 1993.


    Considerando a concepção de poética de Aristóteles, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:


    ( ) Aristóteles concebe que toda poesia trágica é uma imitação (mimese ou mímesis).

    ( ) A imitação trágica deve ser tal que provoque nos espectadores terror e piedade.

    ( ) Para atingir seus fins, a tragédia deve ser conforme aos sentimentos humanos.

    ( ) A tragédia representa homens muito bons que passaram da boa para a má fortuna.


    A sequência correta, de cima para baixo, é:

    Alternativas

    ID
    4211080
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Filosofia
    Assuntos

    Dos parágrafos XLI ao XLIV de seu Novum Organon: instauratio Magna, o inglês Francis Bacon (1561-1621), considerado o fundador da ciência moderna, enumera os quatro ídolos da sua famosa doutrina dos ídolos. São eles: tribo, caverna, mercado e tetro. Com essa doutrina, Bacon pretende dar meios de depuração da razão para que possamos confiar nos sentidos como meios de conhecimento do mundo. Com isso, podemos nos livrar de falsas compreensões, ideias ilusórias, expectativas individuais e tradições enganosas, para extrair da natureza, através da ciência experimental e da verdadeira indução, as suas leis.


    A corrente de pensamento inaugurada por Bacon, com essa doutrina, é denominada

    Alternativas

    ID
    4211083
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Filosofia
    Assuntos

    “A solidariedade que constatamos entre o nascimento do filósofo e o aparecimento do cidadão não é para nos surpreender. Na verdade, a cidade realiza no plano das formas sociais esta separação da natureza e da sociedade que pressupõe, no plano das formas mentais, o exercício de um pensamento racional. Com a Cidade, a ordem política destacou da organização cósmica; aparece como uma instituição humana que é o objeto de uma indagação inquieta, de uma discussão apaixonada. Nesse debate, que não é somente teórico, mas no qual se afronta a violência de grupos inimigos, a filosofia nascente intervém com plena competência.”

    VERNANT, Jean-Pierre. As origens da filosofia. In: Mito e
    pensamento entre os gregos. Tradução de Haiganuch
    Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 365.



    Segundo essa célebre passagem, Jean-Pierre Vernant considera que o surgimento da Filosofia se deve

    Alternativas
    Comentários
    • Na Grécia, As pólis estavam crescendo - lugar onde se discutia racionalmente - por conta do aumento do comércio, foram-se formando construções ao redor da ágora, que separou o homem da natureza por estar mais incluso em um cenário urbano.

    • alt A


    ID
    4211086
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Filosofia
    Assuntos

    A dialética não é um mero método que organiza, mentalmente, na cabeça do filósofo, a realidade que lhe é exterior. Ao contrário, a dialética é, para autores como Hegel e Marx, a única forma de ler a realidade sem traí-la ou distorcê-la, pois é na própria realidade que se situam as contradições dialéticas. Ciente dessa compreensão, assinale a opção que exprime corretamente essa identificação da contradição do real com a forma de pensar.

    Alternativas

    ID
    4211089
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Filosofia
    Assuntos

    “De fato, a corrupção é nociva, e, se não diminuísse o bem, não seria nociva. Portanto, ou a corrupção nada prejudica – o que não é aceitável – ou todas as coisas que se corrompem são privadas de algum bem. Isto não admite dúvida. Se, porém, fossem privadas de todo o bem, deixariam inteiramente de existir. [...]. Logo, enquanto existem, são boas. Portanto, todas as coisas que existem são boas, e aquele mal que eu procurava não é uma substância, pois, se fosse substância, seria um bem”.


    HIPPONA, Agostinho. Confissões. Coleção “Os Pensadores”.
    Livro VII, cap. XII, 1983. – Texto adaptado.


    Sobre a questão do mal em Santo Agostinho, considere as seguintes afirmações:


    I. O mal não existe sem o bem.
    II. O mal diminui o bem, e vice-versa.
    III. O mal absoluto pode existir.


    É correto o que se afirma em

    Alternativas

    ID
    4211092
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Filosofia
    Assuntos

    “No interior dos grandes períodos históricos, transforma-se com a totalidade do modo de existência das coletividades humanas também o modo de percepção. O modo como a percepção humana se organiza [...] não é apenas condicionado naturalmente, mas historicamente. A época das migrações dos povos [...] possuía não só uma outra arte que a da Antiguidade, como também outra percepção.”


    BENJAMIN, Walter. A obra de arte de sua reprodutibilidade
    técnica. Tradução de Francisco de Ambrosis Pinheiro
    Machado. Porto Alegre: Zouk Editora, 2012, p. 25-27.


    Segundo essa tese de Walter Benjamin, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Walter Benjamin foi um dos pensadores da Escola de Frankfurt - conhecida em função de Theodor Adorno e Horkheimer, que edificaram o termo Indústria Cultural. De acordo com Benjamin, a razão instrumental da Indústria Cultural retirou das obras artísticas o elemento de sua essência, ou seja, a subtração da "aura". Destarte, a alternativa que menciona mudanças materiais e sociais na percepção e na arte são razoáveis perante o enunciado.


    ID
    4211095
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Filosofia
    Assuntos

    “O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada [...] o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se denomina o bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; e, destarte, [...] a diversidade de nossas opiniões não provém do fato de serem uns mais racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas.”

    DESCARTES, René. Discurso do método, I. Tradução de J.
    Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural,
    1979. Coleção Os Pensadores.


    Tomando-se por base o que diz Descartes na citação acima, explica-se a diversidade de opiniões em que

    I. alguns são mais racionais do que os outros.

    II. usamos de modos distintos nossa razão.

    III. as emitimos sobre coisas diferentes.


    Estão corretas as complementações contidas em

    Alternativas
    Comentários
    • diversidade de nossas opiniões não provém do fato de serem uns mais racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas.” - texto

    ID
    4211098
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    “A destruição do meio ambiente, causada pelo homem, pode ser impedida pelo próprio homem, desde que se modifique radicalmente o modelo econômico que vem sendo imposto à sociedade nestes últimos dois séculos. A lógica que está presente na destruição da natureza é a mesma lógica baseada na acumulação sem freios do capital. São irmãos siameses.”


    Fonte: OLIVEIRA, L. F. de.; COSTA, R. C. R. da.
    Sociologia para jovens no século XXI. 3.ed.
    Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013, p. 187.


    No que diz respeito à destruição do meio ambiente e sua relação com o aquecimento global, é correto afirmar que

    Alternativas

    ID
    4211101
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Atente para as seguintes estrofes do poema “Canção do africano”, datado de 1863, de autoria do poeta Castro Alves, que demonstra seu engajamento social ao refletir a situação dos negros no Brasil em sua época:


    […]

    O escravo então foi deitar-se,
    Pois tinha de levantar-se
    Bem antes do sol nascer,
    E se tardasse, coitado,
    Teria de ser surrado,
    Pois bastava escravo ser.

    E a cativa desgraçada
    Deita seu filho, calada,
    E põe-se triste a beijá-lo,
    Talvez temendo que o dono
    Não viesse, em meio do sono,
    De seus braços arrancá-lo!
    […]


    Fonte: http://escambau.org/2016/09/10/10-incriveispoemas-engajados-nacionais/


    Tendo como base as referências trazidas pelo poema, e o conhecimento sociológico que se tem a respeito da formação social, econômica e política do Brasil, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • como alguém pode assinalar a alternativa D?


    ID
    4211104
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Há reconhecimento nas pautas públicas de um novo sujeito de direitos, os jovens. As políticas públicas juvenis têm um papel importante na construção desses direitos. Porém, avançar da afirmação deste princípio democrático para a garantia efetiva da participação juvenil, em todas as etapas das políticas em curso, constitui, ainda, um grande desafio.


    RIBEIRO, Eliane. MACEDO, Severine. Notas sobre políticas públicas de juventude no Brasil: conquistas e desafios. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S0797-55382018000100107


    Considerando as políticas públicas de juventude no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.

    Alternativas

    ID
    4211107
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Atente para a seguinte afirmação de Karl Max sobre o trabalho no sistema capitalista: “O trabalho não produz somente mercadorias; ele produz a si mesmo e ao trabalhador como uma ‘mercadoria’”.

    Fonte: Marx, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos.
    São Paulo: Boitempo, 2010. p. 80.


    Assinale a opção que corresponde à afirmação de Karl Marx acima.

    Alternativas

    ID
    4211110
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    De acordo com o Relatório Final do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (2016), do total de mortes de adolescentes e jovens em Fortaleza, 50% se concentram em 20 bairros. O bairro com maior incidência é o Jangurussu, com 24 mortes, seguido do bairro Bom Jardim, com 20 homicídios de jovens. Os números mostram ainda que 52% desses homicídios concentram-se em apenas 20 dos 119 bairros de Fortaleza.

    Fonte: https://www.al.ce.gov.br/phocadownload/relatoro_
    primeiro_semestre.pdf


    Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre violência e juventude:


    ( ) A criminalidade urbana, em todo Brasil e em Fortaleza, tem causas complexas, sendo uma delas a desigualdade social responsável pelos processos de segregação avançados entre os espaços da cidade.

    ( ) Embora pareça difusa, a violência urbana tem como público preferencial jovens, do sexo masculino, de cor preta ou parda e moradores de bairros das periferias. ( ) A violência urbana em Fortaleza afeta todos os moradores da cidade, sem distinção de classe social, raça, gênero ou bairros.

    ( ) A seletividade da violência sobre jovens estigmatizados também corresponde à seletividade penal, na medida em que seus corpos passam a ser atravessados por políticas de controle e de punição.


    A sequência correta, de cima para baixo, é:

    Alternativas
    Comentários
    • (V) A criminalidade urbana, em todo Brasil e em Fortaleza, tem causas complexas, sendo uma delas a desigualdade social responsável pelos processos de segregação avançados entre os espaços da cidade.

      (V) Embora pareça difusa, a violência urbana tem como público preferencial jovens, do sexo masculino, de cor preta ou parda e moradores de bairros das periferias.

      (F) A violência urbana em Fortaleza afeta todos os moradores da cidade, sem distinção de classe social, raça, gênero ou bairros.

      (V) A seletividade da violência sobre jovens estigmatizados também corresponde à seletividade penal, na medida em que seus corpos passam a ser atravessados por políticas de controle e de punição.


    ID
    4211113
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Para Karl Marx, há um caráter misterioso que o produto do trabalho apresenta ao assumir a forma de mercadoria.


    MARX, K. O capital. Crítica da economia política. Vol. I, 11ª
    ed., São Paulo: Editora Bertrand Brasil – DIFEL, 1987.


    Karl Marx atribui essa propriedade misteriosa assumida pela mercadoria ao

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO: B

      Fetichismo da mercadoria é a supervalorização de bens e o efeito de que o produto se faz necessário para o consumidor. Também pode ser entendido como o culto ao bem material ou a personificação (atribuição de qualidades humanas, como emoções a um objeto) do produto.

    • O valor de uso de uma mercadoria, segundo Marx, é determinado de acordo com a utilidade relacionada às suas propriedades físicas

      O valor de troca, por sua vez, é especificado conforme as mudanças no tempo e no espaço, valorizando ou desvalorizando tal valor.

    • fetichismo da mercadoria é quando deixa de ter a sua utilidade atual e passa a atribuir um valor simbólico, quase que divino, o ser humano não compra o real, mas sim a transcendência que determinado artefato representa.

    ID
    4211116
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre classe, estratificação e desigualdade sociais na análise sociológica:


    ( ) Sobre classes sociais, Karl Max concentra sua análise na contradição fundamental entre duas classes: a burguesia e o proletariado (contradição entre o capital e o trabalho).

    ( ) Uma classe é constituída por um grupo de pessoas que repartem o mesmo espaço social e territorial e, por isso, identificam-se por afinidades eletivas, independente da relação que mantenham com os meios de produção.

    ( ) Nas sociedades capitalistas, cada indivíduo tem seu lugar e possibilidade de mobilidade social, bastando para isto esforçar-se para aproveitar as oportunidades que são oferecidas a todos, indistintamente.

    ( ) O conceito de estratificação se dá pela divisão da sociedade em camadas ou estratos sociais em que os ocupantes de cada classe possuem acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.


    A sequência correta, de cima para baixo, é:

    Alternativas

    ID
    4211119
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    O inchaço das grandes cidades brasileiras, em decorrência da migração da população campesina, fez surgir realidades caóticas nas metrópoles. Em razão disso, importantes movimentos sociais urbanos surgem contestando a lógica político territorial brasileira, responsável por deixar milhões de pessoas em condições precárias, ou, até mesmo, sem moradia.


    DIAS, Luan Guilherme; SILVA, Juvêncio Borges. Pensar,
    Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 1-13, abr./jun. 2018, p. 5.
    Disponível em:
    https://periodicos.unifor.br/rpen/article/download/6450/pdf


    Sobre movimentos sociais urbanos, é correto dizer que

    Alternativas
    Comentários
    • Movimentos sociais urbanos: são movimentos populares, na cidade, que ajudam a transformar a realidade social, mobilizando a sociedade a partir de protestos e ou pressão ao círculo oficial do poder, visando garantir direitos sociais básicos.

      Um movimento social urbano é qualquer organização política que vise atender às necessidades dos moradores de cidades. ... Os movimentos sociais urbanos atuais defendem ideias como o aumento do número de moradias e necessidade de projetos de urbanização.


    ID
    4211122
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    “‘Ser ou não índio’ não diz respeito à identificação biológica e muito menos jurídica, mas a um autorreconhecimento da identidade étnica, que não é natural, e sim construída nos processos de sociabilidades ligados tanto às culturas indígenas como às estratégias sociais e políticas em contextos urbanos.”


    BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das mulheres
    Sateré-Mawé no enfrentamento à violência doméstica:
    novos marcadores de gênero no contexto indígena.
    Manaus: EDUA, 2015, p.31.


    Considerando o enunciado acima, assinale a opção que corresponde à correta definição da identidade étnica e social dos índios no Brasil.

    Alternativas

    ID
    4211125
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Atente para a seguinte questão: “a discussão sobre a educação intercultural é uma necessidade para a sociedade que, cada vez mais, traz à tona seu caráter multicultural e onde ‘diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos’, incluindo aí a escola”.


    Fonte: SILVA, Vanilda Alves da; REBOLO, Flavinês.
    A educação intercultural e os desafios
    para a escola e para o professor.
    Disponível em:
    http://www.scielo.br/pdf/inter/v18n1/1518-7012-inter-18-
    01-0179.pdf


    Tendo como referência a multiculturalidade presente na sociedade contemporânea e a importância da educação para a diversidade, é correto afirmar que

    Alternativas

    ID
    4211128
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Leia, a seguir, parte da resenha crítica sobre a série televisiva “Olhos que Condenam”, dirigida por Ava Duvernay:


    “Um fim de tarde em 19 de abril de 1989. Um grupo de aproximadamente 40 jovens e adolescentes se reúne espontaneamente para dar uma volta no Central Park, em Nova York. Poderia ser apenas um grupo jovem se divertindo juntos, correndo, pulando e brincando pelo parque, não fosse um detalhe: eram todos negros. Esse foi o ponto fundamental para a sequência de tragédias que decorreram naquela noite. Na mesma noite, Patricia Meilli, uma moça branca, foi correr no parque, porém, foi atacada e estuprada, sendo deixada inconsciente no mato. Desesperados para concluir este caso – que feria o cartão-postal de Nova York – a polícia do 24º batalhão decide arbitrariamente deter cinco jovens negros, com idade entre 14 e 16 anos, e decretá-los culpados pelo crime, mesmo sem provas”.


    Disponível em: https://cinepop.com.br/critica-olhos-quecondenam-impactante-historia-real-precisa-ser-vista-portodos-215834. Acesso em 06/07/2019.


    De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que a série revela

    Alternativas

    ID
    4211131
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    que todos são iguais perante a lei e que as formas de julgamento e punição se aplicam indistintamente na sociedade, independente da condição de cor e raça.


    “________1 prevalece(m) naquelas sociedades ditas primitivas ou arcaicas, ou seja, em agrupamentos humanos do tipo tribal ou formado por clãs”.

    “A solidariedade social é um(a) ________2”.

    “Um dos elementos que compõe o fenômeno moral é o Direito. Outro elemento diz respeito a ________3”.



    DURKHEIM, Émile. A Ciência Social e a ação.
    São Paulo: Difel, 1975. Adaptados.

    Alternativas
    Comentários
    • Solidariedade mecânica1 — fenômeno moral2 — costumes3
    • Solidariedade mecânica: é fundamentada nas tradições, nos hábitos e na moral; características muito presentes em sociedades pré-capitalistas. Algo mecanizado e arcaico, tradicional e repetitivo. segue regras.

      Solidariedade orgânica: é aquela que resulta de uma alta divisão social do trabalho, na qual o grande número de especialistas faz com que haja uma interdependência social, ou seja, é a diferença entre os indivíduos que faz com que haja o vínculo social.


    ID
    4211134
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber interpretaram, de diferentes modos, o papel da religião na sociedade. Tendo em mente os diferentes conteúdos propostos por estes três autores, numere as proposições, abaixo apresentadas, de acordo com a seguinte indicação:


    1. Emile Durkheim;
    2. Karl Marx;
    3. Max Weber.


    ( ) Religião consiste em um sistema de crenças e de práticas relativas ao sagrado. Une os indivíduos em uma comunidade moral.

    ( ) Religião é depositária de significados culturais, por meio dos quais indivíduos e coletividades interpretam suas condições de vida.

    ( ) Religião compreende a alienação do indivíduo na estrutura da produção material da sociedade capitalista.

    ( ) Secularização é a passagem de fenômenos de domínio religioso para a esfera mundana.


    A sequência correta, de cima para baixo, é


    Alternativas
    Comentários
    • Falou em alienação, falou em Karl Marx.

    • 1. Emile Durkheim - Religião consiste em um sistema de crenças e de práticas relativas ao sagrado. Une os indivíduos em uma comunidade moral.

      3. Max Weber - Religião é depositária de significados culturais, por meio dos quais indivíduos e coletividades interpretam suas condições de vida.

      2. Karl Marx - Religião compreende a alienação do indivíduo na estrutura da produção material da sociedade capitalista.

      3. Max Weber - Secularização é a passagem de fenômenos de domínio religioso para a esfera mundana.

    • criticou capitalismo pra mim já é marx


    ID
    4211140
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Para Karl Marx, na relação capitalista, “O trabalho produz maravilhas para os ricos, mas produz a desnudez para o trabalhador [...] quanto mais poderoso o trabalho, mais impotente fica o trabalhador”.


    MARX, Karl; ENGELS, Frederic. História (Coleção Grandes Cientistas Sociais). São Paulo: Ática, 2003, p. 152.


    De acordo com a informação no texto, é correto afirmar que ele diz respeito

    Alternativas
    Comentários
    • A) à autorrealização do trabalhador por meio do trabalho, por ele realizado, pelo qual se dá a plenitude do seu ser.

      ERRADO: O trabalhador não se sente autorrealizado porque ele não conhece o produto do seu trabalho.

      B) ao trabalho e ao produto, fruto da capacidade do trabalhador de criar, de planejar-se e de autorrealizar-se na sua criação.

      ERRADO: O trabalhador não se sente autorrealizado porque ele não conhece o produto do seu trabalho.

      C) ao fato de que, na produção capitalista, a relação do produto do trabalho, diante do trabalhador, o representa, porque tem sua marca pessoal.

      ERRADO: O trabalhador não reconhece sua participação no produto final, por exercer uma tarefa simples, como apertar algum parafuso.

      D) à relação do trabalhador com os objetos de sua produção, na qual ele se coisifica, se autossacrifica e, no fim, não vê o produto como seu.

      CERTO: O trabalhador sofre um fenômeno chamado ''alienação'', onde sua participação é invisível no produto final.


    ID
    4211143
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    A forma moral e legal de violência, legitimada nas sociedades ocidentais contemporâneas, é a

    Alternativas
    Comentários
    • estado- uso leegitimo da força

    • A violência que o Estado pratica é moral porém é ética?

      pergunte-se!!


    ID
    4211146
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Analise o seguinte trecho da letra da música A Carne, de autoria de Marcelo Yuka, Ulisses Cappelletti e Seu Jorge, interpretada por Elza Soares. 


    “A carne mais barata do mercado

    É a carne negra


    A carne mais barata do mercado

    É a carne negra

    Que vai de graça pro presídio

    E para debaixo do plástico

    E vai de graça pro subemprego

    E pros hospitais psiquíatricos


    A carne mais barata do mercado

    É a carne negra

    Que fez e faz e faz história

    Segurando esse país no braço, meu irmão

    O cabra aqui, não se sente revoltado

    Porque o revólver já está engatilhado

    E o vingador eleito” [...].


    Atente para o que se afirma a seguir a respeito do conteúdo da música apresentada:


    I. De acordo com o conteúdo da música, os negros no Brasil tornam-se vulneráveis em função do desemprego e da crise econômica pela qual o País passa atualmente.


    II. A música é uma forma de denúncia da situação histórica dos negros no País e do racismo a que eles estão submetidos.


    III. Caracteriza-se como como uma canção de protesto, pois demonstra a dívida que o Brasil tem com os negros. Como denota a canção, o respeito é ausente e a justiça também.


    IV. Enaltece a contribuição dos negros na construção do Brasil, ao reconhecer que foram eles que seguraram o País nos braços.


    Está corretamente relacionado à letra da música somente o que consta em

    Alternativas
    Comentários
    • I é falsa pq o racismo era visto antes da situação do país se afundar IV não tem nenhuma relação com esse trecho

    ID
    4211149
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Numere, corretamente, os conceitos, abaixo apresentados, de acordo com a seguinte indicação:


    1. ideologia;

    2. modernidade;

    3. movimento social;

    4. globalização.


    ( ) Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade.

    ( ) Conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

    ( ) Processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Remete à atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.

    ( ) Período influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade.


    A sequência correta, de cima para baixo, é:


    Alternativas
    Comentários
      • Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade. Movimento Social - 3
      • Conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. Ideologia - 1
      • Processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Remete à atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Globalização - 4
      • Período influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade. Modernidade - 2

    • "Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade."

      Tá na cara que é a definição de movimento social, sabendo essa já da pra matar a questão, pois só a alternativa B começa com a 3 (movimento social).


    ID
    4211152
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Chama-se “Diversidade Sexual” as infinitas formas de vivência e expressão da sexualidade humana.


    Disponível em:

    https://lgbtseniores.wordpress.com/2017/08/29/afi

    nal-o-que-e-diversidade-sexual/.

    Acesso em 07.07.2019.


    Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que

    Alternativas

    ID
    4211155
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Sociologia
    Assuntos

    Uma sociedade multicultural é aquela que, em um mesmo território, abriga povos de origens culturais distintas entre si. As relações entre esses grupos podem ser de aceitação e tolerância ou de conflito e rejeição. Isso vai depender da história da sociedade em questão, das políticas públicas propostas pelo Estado e, principalmente, do modo específico como a cultura dominante do território é imposta ou se impõem para todas as outras.

    Disponível em:
    https://www.infoescola.com/sociologia/multiculturalismo/.
    Acesso em 07.07.2019.


    Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre os fatores que contribuíram para o surgimento das sociedades multiculturais.


    ( ) O fenômeno da globalização e o desenvolvimento acelerado dos meios de transporte e das tecnologias de comunicação aproximaram diferentes regiões do mundo.

    ( ) Com a “americanização” do mundo, que buscou hegemonizar os padrões culturais globais, as culturas tradicionais se fortaleceram, reagindo contra a massificação dos modos de ser.

    ( ) Incentivados pelo cenário criado pela globalização, os movimentos migratórios se adequam à cultura das nações que os recebem, reforçando sua cultura local.

    ( ) O cenário pós-colonial gera um processo de resgate das culturas tradicionais locais e, ao mesmo tempo, pela ligação histórica, desencadeia um movimento migratório para os países colonizadores.


    A sequência correta, de cima para baixo, é:

    Alternativas
    Comentários
    • (V) O fenômeno da globalização e o desenvolvimento acelerado dos meios de transporte e das tecnologias de comunicação aproximaram diferentes regiões do mundo.

      (V) Com a “americanização” do mundo, que buscou hegemonizar os padrões culturais globais, as culturas tradicionais se fortaleceram, reagindo contra a massificação dos modos de ser.

      (F) Incentivados pelo cenário criado pela globalização, os movimentos migratórios se adequam à cultura das nações que os recebem, reforçando sua cultura local.

      (V) O cenário pós-colonial gera um processo de resgate das culturas tradicionais locais e, ao mesmo tempo, pela ligação histórica, desencadeia um movimento migratório para os países colonizadores.