SóProvas



Prova UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 03


ID
4214128
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O gás nocivo à saúde dos animais, liberado pelo processo da respiração celular, é o

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico, é um dos principais gases associados ao efeito estufa. Dióxido de carbono (CO2) é um óxido presente na atmosfera, é associado ao chamado efeito estufa e por isso é considerado prejudicial ao ambiente.

ID
4214131
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às características que diferenciam uma célula bacteriana, uma vegetal e uma animal, é incorreto afirmar que a célula

Alternativas

ID
4214137
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma cobaia homozigota fêmea, preta de genótipo BB é cruzada com um macho branco de genótipo bb. Um dos descendentes da F1 é retrocruzado com sua mãe.Considerando a dominância completa do alelo B, e com base nos princípios da genética mendeliana, os descendentes do retrocruzamento serão

Alternativas
Comentários
  • BB- puro e preto

    bb- puro e branco

    após o procedimento da F1 todos irão se tornar Bb (o alelo dominante é o B)

    no cruzamento entre

    BB- puro e preto

    Bb- Híbrido e preto

    100% pretos

  • por que a letra A está errada???!!!

  • BB x bb

    Bb; Bb; Bb; Bb.

    100% pretos.

    Prole F1: Bb x BB

    BB; BB; Bb; Bb.

    Alelo dominante B. 100% pretos novamente.


ID
4214140
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No período das grandes navegações, vários marinheiros eram acometidos pelo escorbuto, doença causada pela deficiência de vitamina C. Essa vitamina tem como uma de suas funções participar da síntese da proteína colágeno. A deficiência dessa proteína provoca o abalo dos dentes, que podem chegar a cair e hemorragias nas gengivas, devido à falta de coesão entre as células da parede dos vasos. Essas hemorragias podem ocorrer em outras partes do corpo além da boca, o que agravava o estado de saúde dos marinheiros levando-os à morte.


No escorbuto, o tecido que sofre degeneração devido à carência de colágeno é o

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe explicar porque não é a letra C ?


ID
4214146
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases que causam o efeito estufa, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente.


O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como conseqüências o aumento

Alternativas

ID
4214149
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sobre biocombustíveis, suas utilizações e as conseqüências de seu uso são feitas as afirmativas abaixo.


I. O Brasil é pioneiro na utilização de Biocombustíveis, pois usa o álcool obtido da canade-açúcar há décadas.

II. Os biocombustíveis podem contribuir com a redução do aquecimento global.

III. Os biocombustíveis são alternativa aos combustíveis fósseis, pois esses são recursos naturais não-renováveis, enquanto os primeiros são renováveis.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
4214152
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um avião, ao aterrissar, toca a pista com uma velocidade de 90 m/s e desacelera a 5 m/s² até parar.

Qual o tempo gasto para o avião parar?

Alternativas
Comentários
  • v=vo+at

    0 = 90 - 5t

    5t = 90

    t = 90 / 5 t = 18 segundos


ID
4214158
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No início de 2008, o governo do Reino Unido, finalmente, anunciou um programa para a construção de novas centrais energéticas nucleares. (...) Energia nuclear é, de longe, o meio mais efetivo de reduzir a emissão de dióxido de carbono (...). O importante é que as cidades exigem um fornecimento constante e econômico de eletricidade que até recentemente veio do carvão e do gás, mas esses recursos estão agora em declínio e não deixam nenhuma alternativa, além da energia nuclear. As megacidades que estão começando a emergir demandarão enormes fluxos de eletricidade e somente uma vigorosa e rápida expansão da energia nuclear poderá satisfazê-los num futuro próximo.

(LOVELOCK, J. Gaia: alerta final. S. P: Intrínseca.)


Para James Lovelock, uma alternativa para frear o aquecimento global é:

Alternativas
Comentários
  • Basta apenas interpretar o que foi dito no texto.

  • A Energia nuclear é de longe a maneira mais eficaz de produzir energia que os seres humanos dominaram!

    Além de ser limpa, é extremamente segura e barata, aqui no Brasil deveria ter mais usinas (se bem que nós não precisamos tanto - por conta das hidrelétricas - nosso país é abençoado! Mas com certeza é bem útil em momentos de seca, que faz a conta de energia subir!

    Seria uma forma de baratear a conta visto que o Uranio libera 80 mil x mais energia que o Carvão mineral nas termoelétricas.

  • Gab d

    Poe essa qst em português interpretação de texto pqp


ID
4214161
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A declaração de independência de Kosovo terá consequências sérias para toda a região. Os sérvios da Bósnia-Herzegóvina enxergarão o acontecimento como precedente que confirma seu próprio direito de separar-se de um Estado que nunca funcionou realmente. A independência também vai provocar inquietude em Estados vizinhos, especialmente Macedônia e Montenegro, e terá efeito caótico sobre o mapa dos Bálcãs.”

(www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u372930.shtml. Acesso: 09/04/2010.)


Essa é uma situação relativa a

Alternativas

ID
4214167
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os tecnopolos (...) constituem os pontos de interconexão dos fluxos mundiais de conhecimento e informações, sendo interligados por uma densa rede de telecomunicações e computadores. São também os centros irradiadores das inovações tecnológicas.

Geralmente, situam-se em cidades pequenas e médias, longe dos antigos centros de industrialização, porém próximo das cidades mais importantes do mundo. Muitos localizamse na região metropolitana das cidades globais, como Tóquio, Londres, Paris, Los Angeles, São Francisco, etc. Dependem da infra-estrutura de transportes e telecomunicações dessas cidades, além de sua estrutura administrativa e financeira.

Neles encontram-se as indústrias da economia informacional, fortemente baseadas na microeletrônica: semicondutores (chips para computadores), informática (equipamentos e sistemas), robótica, telecomunicações e biotecnologia. Esses setores compõem a nova economia.

(MOREIRA, J.C. e SENE, E. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2002, p 311 e 312 . Adaptado.)


Os tecnopolos se constituem em novas regiões industriais de tecnologia de ponta e exigem reordenamentos espaciais nas áreas onde se localizam, pois

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A- Os tecnopolos se constituem em novas regiões industriais de tecnologia de ponta e exigem reordenamentos espaciais nas áreas onde se localizam, pois buscam cidades de pequeno a médio portes, no entorno imediato de grandes metrópoles.

    -------------------

    Tecnopolo:  a junção num mesmo local ou região de diversas características tecnológicas e atividades, empresas, faculdades, universidades, centros de pesquisa, polos fabris e industriais que facilitam os contatos pessoais entre esses meios 

    • Resumindo: centros de pesquisa. A indústria entra com o dinheiro, a universidade com a mão de obra qualificada. 
    • Os tecnopolos ajudaram no crescimento das cidades médias, que possuem incentivos públicos mão de obra e infraestrutura qualificada. 

  • Fazendo uma comparação: a de São Paulo fica em Sao carlos, mas n no centro metropolitano


ID
4214170
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O crescimento rápido de algumas cidades culmina no fenômeno da metropolização e, nos países pobres, caracteriza-se pela incapacidade de criação de empregos, seja na zona rural, seja em cidades pequenas e médias. Isso que força o deslocamento de milhões de pessoas para as cidades que polarizam a economia de cada país. Acrescente-se a isso o fato desses países, com raras exceções, apresentarem altas taxas de natalidade e, portanto, alto crescimento demográfico, formando o quadro que explica o rápido crescimento das metrópoles no mundo subdesenvolvido.

(http://goo.gl/c979T. Acesso: 09/04/2011. Adaptado.)


O fenômeno da metropolização nos países pobres é uma consequência da

Alternativas
Comentários
  • Haja vista a reduzida quantidade de trabalho ofertada nas regiões menos valorizadas nos aspectos econômicos, os grandes centros urbanos tornam-se atrativos. No entanto, não se tornando um ambiente propício para uma moradia com mínima dignidade - poluição, gentrificação, etc. -, as regiões metropolitanas são originadas, dentro dos países pobres, a partir da necessidade de um deslocamento efetivo, ocorrendo o fenômeno da migração pendular, além da expansão comercial no contorno dos centros administrativos. Diante dessa análise, podemos concluir que a alternativa B) é a mais coerente, por tratar justamente da relação núcleo-extremo, ou seja, todos os extremos possuem a expansão ligada ao núcleo urbano (sede do poder), padrão comum aos processos de urbanização em voga.

    EsPCEx 2022


ID
4214173
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A sociologia define liberalismo como um complexo de teorias e práticas construído no processo histórico de laicização e de especialização do poder político. Enquanto a laicização significa a separação do Estado e da religião, a especialização do poder político implica a divisão e independência dos poderes que constituem o Estado [...].

(SILVA, K. V. & SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. S. P: Contexto, 2008, p. 261. Adaptado.)


A divisão dos poderes que constituem o Estado e que, de acordo com o texto, fazem parte da especialização do poder político, decorrente do liberalismo, são:

Alternativas

ID
4214176
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Movimento operário

Bem antes da formação da Aliança Liberal, entretanto, importantes leis relativas a diferentes aspectos das relações de trabalho - como aposentadoria, férias, acidentes, trabalho “de menores”, etc - destinadas a categorias específicas ou ao conjunto dos trabalhadores, eram aprovadas pelo Congresso Nacional. No mesmo momento em que ocorriam as articulações de apoio à chapa eleitoral composta por Getúlio Vargas e João Pessoa, surgiram as primeiras greves pela aplicação incondicional da legislação estabelecida. Essa demanda, nova em um movimento paredista, se tornaria comum no pós-1930, quando a defasagem entre regulamentação estatal e realidade social viria a se acentuar.

(FORTES, A. Os direitos, a lei e a ordem. In: LARA, S. H.; MENDONÇA, J. M. Direitos e justiças no Brasil. Campinas: Unicamp, 2006. p. 355. Adaptado.)


Na década de 1920, alguns setores políticos alteraram sua posição diante das reivindicações operárias. Nessa época, o Estado brasileiro passou a

Alternativas

ID
4214179
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1831, a abdicação de D. Pedro I ao trono significou uma vitória das forças descentralizadoras, e houve o que se convencionou chamar de “experiência republicana”, tendo em vista a eleição direta de regentes, uma espécie de presidente da época, como foi o caso de Diogo de Feijó. No entanto, a abdicação não diminuiu o ímpeto separatista. Ao contrário, o período que se estendeu até 1848 foi caracterizado pelo avanço desse segmento. A elite imperial não só ordenou o massacre dos rebeldes das províncias como, também, procurou criar instituições que viabilizassem o projeto monárquico. Os intelectuais vinculados a esse projeto investiram, por sua vez, no combate aos movimentos separatistas, mostrando que os brasileiros constituíram uma nacionalidade com características próprias.

(DEL PRIORE, M.; VENÂNCIO, R. Uma breve história do Brasil. SP: Planeta do Brasil, 2010. p. 172. Adaptado.)


No contexto político, que se seguiu à abdicação de D. Pedro I (1831), verifica-se que as elites políticas brasileiras buscaram

Alternativas
Comentários
  • D - " organizar-se em torno de posições políticas diferentes, uma que defendia o unitarismo monárquico e, a outra favorável à autonomia política que fortaleceria as elites locais. "

    Primeiramente estamos falando do período após a abdicação de D.Pedro I , ou seja o período regencial , então temos que ter em vista esse período político !

    " organizar-se em torno de posições políticas diferentes "

    Com a saída de D Pedro surgiram dois polos políticos os restauradores que queriam a volta de D Pedro II e os liberais onde tinham duas vertentes , os moderados e os exaltados , respectivamente um queria o unitarismo ou seja o centralismo do poder no caso sendo mais favorareis a monarquia e os que queriam o federalismo que queriam justamente a descentralização do poder , no entanto haverá o falecimento de D Pedro criando outros partidos com o mesmo príncipíos que havia antes , logo os restauradores com uma parte dos moderados irão formar os regressistas e surgirá uma junção dos liberais exaltados com uma parcela dos moderados criando os liberais

    " uma que defendia o unitarismo monárquico e, a outra favorável à autonomia política que fortaleceria as elites locais. "

    LIBERAIS = Descentralização do poder a favor do federalismo no caso a instauração da republica, a maioria eram as elites longe da corte no caso o RJ , queriam o federalismo principalmente para não haver interferência do rei na província e a isenção de certos impostos .

    CONSERVADORES = A favor da manutenção da centralização do poder , o unitarismo e a monarquia como formas de governo , sendo as elites mais " assistidas " que em tese eram a base da monarquia onde os mesmos eram a favor da escravidão .

  • gabarito letra D

    1-Partido Liberal Defendia: governo monárquico não tão centralizador, com certa autonomia das províncias (Ato Adicional de 1834)

    2-Partido Conservador Defendia: governo monárquico centralizador (Lei Interpretativa do Ato Adicional de 1834, aprovada no parlamento em 1841)

    DAÍ...

    ‘’NADA MAIS SAQUAREMA (conservadores) DO QUE UM LUZIA (liberais) NO PODER’’

    bons estudos

    mais conteúdo no insta @mike_estudante

    https://www.instagram.com/mike_estudante/


ID
4214182
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Guerra dos Bálcãs, iniciada em 1992 e palco de um extermínio étnico, envolveu as regiões:

Alternativas

ID
4214188
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

"Responda rápido. O maior índice de crescimento de novos universitários foi registrado em que faixa etária, de acordo com o último Censo do Ensino Superior?


A – 18 a 24 anos C – 40 a 49 anos

B – 24 a 39 anos D – Acima dos 50 anos


Não sabe? Quer a ajuda dos universitários? Cuidado, a maioria talvez não saiba. São os cinqüentões, sessentões e setentões que estão brilhando nos vestibulares. Entraram na vida acadêmica, em 2001, 23% a mais de alunos nessa faixa etária em comparação ao ano anterior. São quase 11 mil contra 8.700 em 2000. A tendência é de crescimento maior em 2002, mas os números só serão divulgados no final deste ano. Essa ocupação da “terceira idade”, nas universidades não se deve por acaso. Basta se ater à explicações do sociólogo Ruda Ricci, professor da PUCMinas, para ver sentido nessa mudança. Ele levanta dois fatores: a cobrança de qualificação pelo mercado de trabalho na década de 90 e a dispensa de pessoas com mais de 45 anos. “O ideal para as empresas eram funcionários na faixa dos 35 anos. Abaixo disso eram consideradas inexperientes e acima não teriam agilidade, já estariam burocratizadas.” Para as empresas, era mais fácil dar treinamento aos jovens. Aos quase cinqüentões só restava uma saída: voltar a estudar ou abrir negócio próprio. Some-se a isso a mudança na previdência, que retardou a aposentadoria, e o aumento na expectativa de vida. “O mercado percebeu que eles são experientes e buscam qualificação. Têm a receita ideal para um bom profissional”, afirma Ruda Ricci, que acredita na multiplicação das oportunidades de trabalho, nos próximos anos, para os cinqüentões. E não está só. Robert Critcheley, autor do livro Reavaliando sua carreira, também vê boas perspectivas. “Hoje convivemos com a primeira geração que chega a essa idade em perfeitas condições físicas e intelectuais.” É só encarar o desafio e saber que a idade mental é mais importante que a cronológica."

(ARRIEL, Silvânia - Revista Encontro. Abril/2003, p. 43)


O texto transcreveu um fragmento em que se pode inferir uma relação intertextual em

Alternativas

ID
4214191
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o fragmento do conto “A confissão de Leontina”


“Já contei esta história tantas vezes e ninguém quis me acreditar. Vou agora contar tudo especialmente pra senhora que se não pode ajudar pelo menos não fica me atormentando como fazem os outros. É que eu não sou mesmo essa uma que toda gente diz . O jornal me chama de assassina ladrona e tem um que até deu o meu retrato dizendo que eu era a Messalina da boca do lixo. Perguntei pro Armando o que era Messalina e ele respondeu que essa foi uma mulher muito à-toa. E meus olhos que já não tem lágrimas de tanto que tenho ainda choraram mais...”

(TELLES, Lygia Fagundes. Literatura Comentada. São Paulo: Abril Educação.1980, p. 44)


Em todas as afirmativas, as palavras destacadas retomam um termo já apresentado, exceto

Alternativas

ID
4214194
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

13 de maio

(Caetano Veloso)


Dia 13 de maio em Santo Amaro

Na Praça do Mercado

Os pretos celebravam

(Talvez hoje inda o façam)

O fim da escravidão

Da escravidão

O fim da escravidão

Tanta pindoba!

Lembro do aluá

Lembro da maniçoba

Foguetes no ar

Pra saudar Isabel

Ô Isabé

Pra saudar Isabé

(http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44736//. Acesso: 04/04/2010.)


Nesse texto, a palavra que mostra uma aproximação da fala com a escrita é

Alternativas

ID
4214200
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nossas universidades precisam falar inglês

Nosso ensino superior está se internacionalizando. Há um certo fluxo de estudantes estrangeiros de pós-graduação que passam alguns anos em nossas melhores universidades devido a programas de duplo diploma. Entretanto, o número de alunos estrangeiros no Brasil ainda é bastante reduzido. Por exemplo, há mais estudantes norte-americanos na Argentina do que no Brasil. Isso se deve à preferência por um país que fala espanhol e à disponibilidade de programas de graduação em inglês. As universidades brasileiras deveriam considerar a possibilidade de oferecer cursos superiores em inglês juntamente com o português. Atualmente, não existe nenhuma conferência internacional importante que não adote o inglês.

(http://goo.gl/12hak. Acesso: 25/11/2012. Adaptado.)


O principal objetivo desse texto é

Alternativas

ID
4214203
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Marisa aplicou R$ 25 000,00 a juros compostos de 2% ao mês. Quantos reais Marisa terá, após um trimestre de aplicação?

Alternativas
Comentários
  • 25.000.000 x 1,02^3 = Letra C


ID
4214206
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um capital de R$ 300,00 rende mensalmente R$ 6,00 no sistema de juros simples. Nesse mesmo sistema, em dois anos, o rendimento será

Alternativas
Comentários
  • 6 é 2% de 300

    2 anos têm 24 meses

    Logo, 2.24 = 48%

    GABARITO: LETRA C


ID
4214209
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um diretor vai analisar o currículo de professores para o preenchimento dos cargos de uma escola. Dos candidatos que se apresentaram, 45 trabalham na rede pública, 40 trabalham na rede particular, dentre esses, 25 trabalham nas duas redes e 10 nunca trabalharam. O número de candidatos que se apresentou para os cargos é

Alternativas
Comentários
  • Começamos pela intersecção:

    Pública ∩ Particular = 25

    Apenas na pública = 45 - 25 = 20

    Apenas na particular = 40 - 25 = 15

    Em nenhuma = 10

    Total = 25 + 20 + 15 + 10 = 70 professores

    GABARITO: LETRA B


ID
4214212
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Maurício tem quatro primos com idades 2, 4, 9 e 18 anos. A idade de Maurício é igual à média geométrica das idades de seus primos. Quantos anos tem Maurício?

Alternativas
Comentários
  • Média geométrica, muito importante, mas muito negligenciada. Você apenas multiplica a quantidade de termos e depois tira a raiz. Contudo, detalhe, o índice da raiz devera ser numericamente igual à quantidade de termos, ou seja, se você multiplicar 2 fatores, retire a raiz quadrada, se multiplicar 3 fatores, retire a raiz cubica, se multiplicar 4 fatores, a 4.ª raiz... Outro detalhe, veja esse artigo do professor ferreto que mostra uma possível pegadinha que alguns vestibulares cobram com média geométrica ( rquando a questão quer a media de um aumento percentual, sim, usa-se media geométrica e não a média simples ou ponderada.)

    https://blog.professorferretto.com.br/media-geometrica/#:~:text=A%20m%C3%A9dia%20geom%C3%A9trica%20de%20um,em%20diversas%20%C3%A1reas%20da%20matem%C3%A1tica.

  • Aparentemente é um cálculo difícil , porém depois que entende o funcionamento se torna bem simples. Vamos à resolução..

    A média geométrica é igual à raíz enésima da multiplicação do número de dados do conjunto dado. Traduzindo...

    Mg= média geométrica

    Mg=Raiz 4 de 2x4x9x18 = raiz 4(quarta) de 1296= 6

    gab A


ID
4214221
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A solubilidade é uma propriedade que pode ser explicada pelos modelos de interações que ocorrem entre as partículas do soluto e do solvente. A água do mar contém diversos sais nela dissolvidos. Quando um navio petroleiro vaza óleo no mar, provoca grave problema ecológico.


Nesse tipo de acidente,

Alternativas
Comentários
  • Menos denso e apolar- flutua e não se mistura


ID
4214224
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um refresco de limão foi preparado, misturando-se 200mL do suco da fruta com 200g de açúcar e água suficiente para completar 2 litros. Ao final do preparo, a concentração de açúcar no refresco, em g/L, será igual a

Alternativas
Comentários
  • alguem pode resolver essa questão?

  • Dava pra fazer facilmente pela LÓGICA

    se em 200g______2L

    X g ________1L

    X=100g/L


ID
4214230
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base na expressão


NH4+(aq) ⇄ H+(aq) + NH3(aq)


que representa a solução aquosa do (NH4)Cℓ , é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • k = [P]/[R]


ID
4214434
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para tentar ganhar performance no motor, alguns acham que vale tudo. Quem nunca ouviu falar de inventores que colocam naftalina no tanque de combustível? Só que esta solução é bastante prejudicial ao motor. Naftalina serve para espantar traças do armário e, misturada à gasolina, acaba criando cristais dentro do motor e literalmente travando os pistons. Qual das seguintes informações sobre a substância naftalina é correta?

Alternativas
Comentários
  • Naftalina é o nome comercial do naftaleno, formado pela união de dois , representado pela fórmula química CH. Trata-se de uma substância sólida cristalina a temperatura ambiente, de cor branca, odor muito forte, solúvel em água, inflamável e tóxica.

  • Alguém pode explicar porque não pode ser a D?

  • Viih Costa,

    Todas as substâncias têm ponto de fusão constante. Como a naftalina não é uma mistura, mas sim uma substância, possui PF constante.