SóProvas



Prova UFSM - 2017 - UFSM - Técnico em Farmácia


ID
2503732
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme está previsto no Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria, à Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (COPSIA) compete instruir os Processos Administrativos Disciplinares na Instituição e as Sindicâncias em órgãos vinculados à Administração Central.


Analise as afirmativas a seguir.


I → A COPSIA será constituída de seis membros efetivos nela lotados, os quais poderão integrar, no máximo, três comissões de trabalho.

II → A COPSIA terá em sua composição um coordenador, um vice-coordenador e três conselheiros, os quais serão definidos no seu regimento interno próprio.

III → A COPSIA será constituída de sete membros efetivos nela lotados, os quais poderão integrar tantas comissões quantas forem necessárias ao bom andamento dos trabalhos.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Regime Geral da UFSM
    Art. 36 - A COPSIA será constituída de sete membros efetivos nela lotados, que poderão integrar tantas comissões quantas forem necessárias ao bom andamento dos trabalhos, podendo, para isso contar com a participação de outros servidores da Instituição.

    Art. 37 - A COPSIA terá um coordenador com a incumnência de coordenar todas as suas atividades, bem como constituir comissão para cada sindicância ou processo disciplinar administrativo.

    art. 38 - O funcionamento e as atribuções dos membros da COPSIA serão definidos em seu regimento interno próprio.


ID
2503735
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

De acordo com o que está previsto no Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, quanto ao mandato de diretor e vice-diretor de unidade de ensino médio, técnico e tecnológico, analise as afirmativas a seguir.


I → O mandato será de quatro anos, sendo permitida uma única recondução para o mesmo cargo.

II → No caso de vacância, as listas serão organizadas no prazo máximo de sessenta dias após a abertura da vaga, e os mandatos dos dirigentes que vierem a ser nomeados serão de quatro anos.

III → A destituição do diretor ou vice-diretor somente poderá ocorrer por iniciativa do Conselho de Unidade de Ensino Médio, Técnico e Tecnológico e com a aprovação do Conselho Universitário.

IV → A designação de diretor e vice-diretor de unidade de ensino médio, técnico e tecnológico pro tempore caberá ao Reitor quando estiverem vagos os cargos e não houver condições para provimento regular imediato.


Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
2503738
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Executivo Federal prevê regras deontológicas.


Analise as afirmativas a seguir, quanto à correspondência a essas regras.


I → Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

II → O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento e, assim, evitando a conduta negligente. 

III → O servidor público que deixar qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, caracteriza não apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas, principalmente, grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

IV → A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, integra-se na vida particular de cada servidor público.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

     

    XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

     

    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

     

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • GABARITO E.

  • Gab.: E

    I, II, III e IV.


ID
2503741
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público, nos termos do que prevê a Lei n° 8.112/90, responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.


Analise as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

     

    Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.        

                     (Incluído pela Lei nº 12.527, de 2011)

  • A - GABARITO >  Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

     

    B - art. 122, § 2o  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

     

    C- Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições

     

    D-  Art. 122, § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

     

    E-   Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

  • Gabarito: Letra (A)

     

    Esquematizando:

     

    REGRA: independência das instâncias civil, administrativa e criminal (Art. 125). A condenação em uma das instâncias não implicaria, desse modo, necessária condenação em outra.

     

    EXCEÇÕES: condenação penal, invariavelmente, implica a responsabilização civil e administrativa pelo mesmo fato. Por ser juízo mais criterioso, exigindo provas mais cabais para condenação, a decisão irá repercutir obrigatoriamente nas demais instâncias.

     

    - E AS ABSOLVIÇÕES NO JUÍZO CRIMINAL? Aqui depende!

     

    Absolvições por ausência de provas, por exemplo, não geram necessariamente a absolvição civil e administrativa, pois o juízo criminal, nesse caso, NÃO entendeu que havia provas cabais da inocência do acusado, não vinculando as demais instâncias.

     

    Contudo, se a absolvição criminal ocorre porque ficou demonstrado que o autor não participou do crime (negativa de autoria) ou que o crime não existiu (negativa do fato), as demais instâncias também ficarão obrigadar a absolver o agente! (Art. 126) 

     

    Mais duas observações, finalizando:

     

    1) A punição pelo mesmo fato em esferas distintas não configura bis in iden, dada a sua independência mencionada;

     

    2) Súmula 18, STF: "Pela falta residual, não compreendida na absolvição pelo juízo criminal, é admissível a punição administrativa do servidor público". Ou seja, se determinado fato não configuras fato típico, tal fato não significa que o autor não pode ser punido administrativamente. A falta funcional nãoi se confunde com crime!

     

    Bons estudos

     

  • Para que a absolvição criminal repercuta em outras esferas, é necessário que o indivíduo seja gente F.I.N.A., 

    "Fato Inexistente e Negativa de Autoria"

     

    Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

  • Gabarito, A

    Lei 8.112/90 Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato - o fato imputado ao servidor não existiuou sua autoria - não foi o servidor que cometeu o crime.

    Complementando:

    Responsabilidade do servidor:

    A esfera penal vincula as demais:

    Observação 1 - Se processado na esfera penal, e absolvido por Fato Inexistente – o fato não aconteceu -  ou Negativa de Autoria – não foi o servidor que cometeu o delito – então, por este mesmo ato, não poderá o servidor ser condenado na esfera Civil e Administrativa.

    Observação 2 - Absolvição por ausência de provas na esfera penal > nesta hipótese, a decisão não vincula as demais esferas, aplicando-se a regra geral, qual seja: as esferas são harmônicas e independentes entrei si.

    Observação 3 - Se o servidor público for condenado na esfera penal, esta decisão irá vincular nas demais esferas, devendo o servidor também ser condenado nas esferas administrativas e civil.

  • LETRA A INCORRETA 

    LEI 8.112

       Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

  • Só no afasta no caso de INEXISTÊNCIA DE PROVAS

  • Negativa de autoria e inexistência dos fatos.

  • As esferas administrativa, civil e penal são independentes, mas podem acumular, e no caso de acumulação a Absolvição criminal no que tange NEGATIVA DE AUTORIA E INEXIGIBILIDADE DO FATO são cabais, portanto RETROAGIRAM as decisões das outras esfera, tanto administrativa como civil. Somente no caso de absolvição por FALTA DE PROVAS é que não retroagirá.

  • a) A responsabilidade administrativa do servidor incidirá mesmo na hipótese de absolvição criminal que negue a existência do fato ou a sua autoria. 

    Lei 8.112/90 - Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato - o fato imputado ao servidor não existiu - ou sua autoria - não foi o servidor que cometeu o crime.

     

     b) Em caso de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva. (art. 122, § 2)

     c) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si. (Art. 125)

     d) A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida. (Art. 122, § 3)

     e)A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.  (Art. 122)

     

  • Será afastado.

  • Será abolsolvido: FINA. Fato inexistente e negativa de autoro
  • Existem hipóteses em que a decisão na esfera penal (somente nela) obriga a decisão nas demais esferas (civil e administrativa). São elas:

     

    I - a condenação penal invariavelmente enseja a responsabilização civil e administrativa pelo mesmo fato;

    II - a absolvição penal por negativa de autoria ou inexistência do fato gera a absolvição civil e administrativa pelo mesmo fato.

     

    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

  • Joga a certa na primeira alternativa kkk coisa boAAAAAAA

  • Vamos à análise de cada proposição:

    a) Errado:

    Em rigor, os casos retratados neste item da questão constituem exceções à regra da independência das instâncias. São hipóteses nas quais a coisa julgada que se formar no âmbito penal projeta seus efeitos para a órbita administrativa, excluindo a possibilidade de responsabilização do servidor.

    Neste sentido, a norma do art. 126 da Lei 8.112/90:

    "Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria."

    Assim sendo, está errada a presente proposição.

    b) Certo:

    Cuida-se de afirmativa alinhada com o teor do art. 122, §2º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 122 (...)
    § 2o  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva."

    c) Certo:

    Assertiva que retrata, com fidelidade, a norma do art. 125 da Lei 8.112/90:

    "Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si."

    d) Certo:

    Esta opção tem apoio expresso na regra do art. 122, §3º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 122 (...)
    § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida."

    e) Certo:

    Por fim, esta alternativa está plenamente de acordo com a regra do art. 122 da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros."


    Gabarito do professor: A

  • A) A responsabilidade administrativa do servidor incidirá mesmo na hipótese de absolvição criminal que negue a existência do fato ou a sua autoria.

    •  Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    B) Em caso de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

    •  Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.
    • § 2  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

    C) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    • Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    D) A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida. 

    •  Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.
    •  § 3  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    E) A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    •  Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

ID
2503744
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, em seu Capítulo III, trata da Educação, da Cultura e do Desporto.


Especificamente no que diz respeito à Educação, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

( ) A União aplicará, anualmente, no mínimo dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios no mínimo vinte e três por cento da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

( ) O ensino é livre à iniciativa privada, desde que os estabelecimentos recebam autorização e avaliação de qualidade pelo poder público e cumpram as normas gerais da educação nacional.

( ) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino.


A sequência correta é 

Alternativas
Comentários
  • Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

  • I - art. 207 CF/88

    II - art. 212 CF/88

    III - art. 209 CF/88

    IV - art. 211 CF/88

  • GABARITO:A
     


    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

    Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. [GABARITO - ITEM UM]

     

    Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino. [ERRADO - ITEM DOIS] 
     


    Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: [GABARITO - ITEM TRÊS]


    I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; [GABARITO - ITEM TRÊS]


    II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.  [GABARITO - ITEM TRÊS]

     

    Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.  [GABARITO - ITEM QUATRO]

  • Pôôô....para com isso.... Fazer pegadinha por causa daqueles 2% vagabundos??? Não, UFSM, não faça isso!!!!! Muita sacanagem com os concurseiros de plantão...acertei e ainda estou p@#$% com essa questão. Entendo perfeitamente quem reclamar, já que tais assertivas não servem para medir conhecimento de ninguém.

  • AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA DEVE SER O MOTE!!

  • (V) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Art. 207 da CF/88

    (F) A União aplicará, anualmente, no mínimo dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios no mínimo vinte e três por cento da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.  Art. 212 da CF/88 “no mínimo vinte e cinco por cento”

    (V) O ensino é livre à iniciativa privada, desde que os estabelecimentos recebam autorização e avaliação de qualidade pelo poder público e cumpram as normas gerais da educação nacional. Art. 209, inc. I e II da CF/88

    (V) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino. Art. 211 da CF/88

  • Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o
    Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante
    de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e
    desenvolvimento do ensino.

  • Questão trata da Educação, da Cultura e do Desporto, sob o ângulo da Constituição Federal de 1988, especificamente no que diz respeito à Educação. O candidato deverá assinalar V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa. Vejamos:

    (V) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Verdadeira. Trata-se de autonomia legitimada pelo art. 207 da CF/88.

    (F) A União aplicará, anualmente, no mínimo dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios no mínimo vinte e três por cento da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e no desenvolvimento do ensino.

    Falsa. Ao contrário do exposto neste item, o art. 212 da CF 88 consigna que: “A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino”.

    DICA: Esse art. 212 da CF/88 é extremamente cobrado.

    (V) O ensino é livre à iniciativa privada, desde que os estabelecimentos recebam autorização e avaliação de qualidade pelo poder público e cumpram as normas gerais da educação nacional.

    Verdadeira. Aqui, temos o inteiro teor do art. 209 e incisos, litteris: “Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público”.

    (V) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino.

    Verdadeira. Trata-se de diretriz preconizada pelo art. 211 da CF 88, cujo teor a seguir reproduzo, litteris: “Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino”.

    Do exposto, a sequência correta é V - F - V - V.

    GABARITO: A.


ID
2503747
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei n° 12.527/2011 dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações.

Considerando o que prevê a referida Lei, analise as afirmativas a seguir.


I → Considera-se disponibilidade a qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados.

II → Integridade da informação é a qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, ao trânsito e ao destino.

III → Primariedade é a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.

IV → Informação pessoal é aquela relacionada à pessoa natural ou jurídica identificada ou identificável.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. 

     

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável; 

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

     

     

     

  • Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

     

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato; 

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato; 

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado; 

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável; 

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação; 

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados; 

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; 

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino; 

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. 

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

    Gab. B

     

    Bons estudos!

  • Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato; 

    II - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;

    III - informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável; 

    V - tratamento da informação: conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação; 

    VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados; 

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; 

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino; 

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. 

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

    Gab. B

     

  • I → Considera-se disponibilidade a qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados.

     

    II → Integridade da informação é a qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, ao trânsito e ao destino.

     

    III → Primariedade é a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema. Esse é o conceito de Autenticidade.

               IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

     

    IV → Informação pessoal é aquela relacionada à pessoa natural ou jurídica identificada ou identificável.

              IV - informação pessoal: aquela relacionada à pessoa natural identificada ou identificável; 

     

     


ID
2503750
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n° 9.784/99 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Púbica.

Para os fins desta lei, considera-se correto afirmar que


I → é direito do administrado fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

II → o processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

III → as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos, são legitimadas como interessadas no processo administrativo.

IV → pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

     

    Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

     

    Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

     

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

     

     

     

     

     

  • Gabarito: Letra (E)

     

    Item I - Correto:

    Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

     

    Complementando, lembrar sempre da tão cobrada Súmula Vinculante n° 5: "A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição".

     

    Item II - Correto

     

    Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

     

    No Processe Administrativo, não vigora o princípio da inércia (dispositivo) da mesma forma que no processo civil ou criminal.

     

    Item III - Correto

     

    Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser     adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.

     

    Item IV - Correto

     

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.​

     

    Bons estudos

  • Na verdade, o gabarito é letra E. Acho que o colega se equivocou, mas faz parte.

  • GABARITO E - TODAS CORRETAS

    I) Art 3º, IV, 9784/99 - O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    II) Art. 5º, 9784/99 - O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    III) Art. 9º , 9784/99 - São legitimados como interessados no processo administrativo:

                    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de               representação;

                    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser     adotada;

                    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

                    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.

    IV) Art. 20, 9784/99Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

     

  • GABARITO = ALTERNATIVA E

     

    I - CORRETO. O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei (art. 3º, IV, Lei nº 9.784/99).

     

    II - CORRETO. O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado (art. 5º, Lei nº 9.784/99).

     

    III - CORRETO. São legitimados como interessados no processo administrativo: as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos (art. 9º, III, Lei nº 9.784/99).

     

    IV - CORRETO. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau (art. 20, Lei nº 9.784/99).

  • Impedimento ---> está no papel (perito, testemunha, interessado no processo..)

    Suspeição ---> está no coração (amigo ou inimigo)

  • I- Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    II- Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    III- Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:

    as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV- Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

     

    GAB LETRA E 

  • O Ar é COLETIVO -> as Organizações e Associações representativas, no tocante a direitos e interesses COLETIVOS, são legitimadas como interessadas no processo administrativo.

  • DOS INTERESSADOS

    Art. 9 São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser    adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.

    Art. 10. São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio.

  • A questão versa sobre as disposições do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99):

    I) CORRETA. Consoante o art. 3º da lei 9.784/99, “O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: [...] IV - fazer-se assistir, FACULTATIVAMENTE, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.”

    Como o Processo Administrativo Federal é regido pelo PRINCÍPIO DO INFORMALISMO ou PRINCÍPIO DO FORMALISMO MODERADO, permite-se que o interessado deixe de contratar advogado para realizar sua defesa, caso assim deseje.

    O STF inclusive já se pronunciou sobre a constitucionalidade desse dispositivo por intermédio da Súmula Vinculante nº 5: “A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar NÃO OFENDE a Constituição.”

    II) CORRETA. A assertiva reproduz o teor do art. 5º da lei 9.784/99: “O processo administrativo pode iniciar-se DE OFÍCIO ou A PEDIDO DE INTERESSADO.”

    III) CORRETA. De acordo com o art. 9º da lei 9.784/99: “São legitimados como INTERESSADOS no processo administrativo: [...] III - as ORGANIZAÇÕES E ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS, no tocante a direitos e interesses COLETIVOS;”

    DICA:

    Não confunda os direitos ou interesses COLETIVOS do art. 9º, III com os direitos ou interesses DIFUSOS do art. 9º, IV, ambos da lei 9.784/99:

    DIREITOS/INTERESSES COLETIVOS – PERTENCEM À COLETIVIDADE, um grupo, categoria ou classe de pessoas (art. 81, parágrafo único, II do CDC)

    DIREITOS/INTERESSES DIFUSOS – PERTENCEM, simultaneamente, A CADA UM E A TODOS QUE ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO DE FATO (art. 81, parágrafo único, I do CDC). Exemplo clássico: o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Trata-se de um direito de cada um, mas ninguém pode dispor dele da maneira que desejar, pois não se trata de um direito subjetivo individual.

    IV) CORRETA. Trata-se da literalidade do art. 20 da lei 9.784/99: “Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

    DICA: Não confunda impedimento com suspeição

    IMPEDIMENTO – natureza objetiva – presunção absoluta (juris et de jure) de parcialidade

    SUSPEIÇÃO – natureza subjetiva – presunção relativa (juris tantum) de parcialidade

    Os casos de impedimento possuem natureza OBJETIVA porque são verificados pelas circunstâncias (exemplo: grau de parentesco com alguém). Como consequência, existe uma PRESUNÇÃO ABSOLUTA (juris et de jure) de parcialidade da autoridade ou servidor impedido.

    Já os casos de suspeição possuem natureza SUBJETIVA porque é necessário um juízo de valor (exemplo: constatar que duas pessoas possuem amizade íntima). Como consequência, existe uma PRESUNÇÃO RELATIVA (juris tantum) de parcialidade da autoridade ou servidor suspeito.

    GABARITO: LETRA “E”, vez que as assertivas I, II, III e IV estão corretas. 

  • Julguemos cada afirmativa, tendo apoio nas disposições da Lei 9.784/99:

    I- Certo:

    Cuida-se de proposição em sintonia à norma do art. 3º, IV:

    "Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    (...)

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei."

    II- Certo:

    Esta proposição corresponde, com exatidão, à regra do art. 5º:

    "Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado."

    III- Certo:

    Cuida-se de afirmativa que tem respaldo no art. 9º, III, de modo que inexistem equívocos a serem apontados. Confira-se:

    "Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:

    (...)

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;"

    IV- Certo:

    Trata-se, por fim, de afirmativa devidamente alinhada ao art. 20, in verbis:

    "Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau."

    Assim sendo, todas as proposições estão corretas.


    Gabarito do professor: E


ID
2503753
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal enumera, na Seção II, no inciso XIV, os deveres do servidor.


Considerando os deveres do Servidor Público, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Dos Principais Deveres do Servidor Público

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

     

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

  • GABARITO D.


ID
2503756
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Considerando o que está disposto no Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, são objetivos especiais:


I → promover a educação integral, estimular a pesquisa pura ou aplicada, incentivara criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

II → divulgar os conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade.

III → prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa I está errada. Todos os objetivos citados nela são objetivos fundamentais.

    Objetivos fundamentais: promover a educação integral, estimular a pesquisa pura ou aplicada, incentivara criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

    A afirmativa II também está errada pois, se trata de um objetivo fundamental. Art 5º I - FUNDAMENTAIS - g) divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade.

    A afirmativa III é única que contém um objetivo fundamental.

    Resposta correta: B


ID
2503759
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo efetivo ficará sujeito a estágio probatório e, durante este período, a sua aptidão e capacidade para o desempenho da função serão avaliadas.


Assinale a alternativa que reúne todos os fatores que devem ser levados em consideração na avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:                 (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm

  • Eu inventei uma frase mnemônica pra decorar isso, se pra mim funciona, talvez ajude vcs:

    (DI)(CA) (PRO) (RE)i p(ASS)ar

  •  A DI CA PRE

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

     

  • Gabarito: Letra (C)

     

    Complementando os mnemônicos, lembrando de outro que já vi no QC, temos o "RAPID".

     

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Produtitividade

    Iniciativa

    Disciplina

     

    Bons estudos!

  • Gabarito C

    Errei pq fui de A

    mas te falar q nao vejo como as demais estarem erradas nao..Imagina se vc for como na c mas sem as coisas das outras alternativas...tipo organizado e cordial...duvido passar

  • Gabarito C

     A DI CA PRE

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • A - CA - DI - PRO - RE

  • R A P I D

  • Correta, C

    Complementando:

    Duração do Estágio Probatório: lei 8.112/90 - 2 anos - inconstitucional

    Duração do Estágio Probatório: Constituição Federal: 3 anos - constitucional !!! é o que vale !!!

  • Complementando os comentários dos colegas vale citar que o artigo que menciona os fatores que serão levados em consideração na avaliação de desempenho é o Art. 20 da 8112/90.

     

  • PADRI

     

    P RODUDITVIDADE

     

    A SSIDUIDADE

     

    D ISCIPLINA

     

    R ESPONSABILIDADE

     

    I - INICIATIVA

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:                 

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • ASSim se DIS CAPAz: PRODUza com RESPONSABILIDADE

  • CAP-ASSI-DIS-PRO-RES,  leia corrido capassidisprores!

  • Pracd

    P  produtividade

    R  responsabilidade

    A assiduidade

    C capacidade de iniciativa

    D disciplina

     

  • C AS PRO RES DIS

    APACIDADE DE INICIATIVA

    AS SIDUIDADE

    PRO DUTIVIDADE

    RES PONSABILIDADE

    DIS CIPLINA

  • A : ASSIDUIDADE

    CA : CAPACIDADE DE INICIATIVA

    DI : DISCIPLINA

    PRO : PRODUTIVIDADE

    RE : RESPONSABILIDADE

     

    (Fonte: Alfacon)

     

  • CD de RAP 

    APACIDADE DE INICIATIVA

    D ISCIPLINA

    ESPONSABILIDADE

    A SSIDUIDADE

    RODUTIVIDADE

    GAB C

     

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de [24 (vinte e quatro)] 36 meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:                 (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • E O FAMOSO MNEOMÔNICO->  ACADIPRORE

    SSIDUIDADE

    APACIDADE DE INICIATIVA

    ISCIPLINA

    RODUTIVIDADE

    ESPONSABILIDADE

    PROFESSOR: EVANDRO GUEDES

  • Força!

  • Acho que essa é a questão que mais tem mnemônico hahaha

    Estudo e me divirto!

  • GABARITO: C 

     

     

    DIsciplina

    Capacidade de Iniciativa

    Assiduidade

    Produtividade

    Responsabilidade

     

    MNEMÔNICO: Só lembrar do Leonardo DICAPRio

  • O exame da presente questão deve ser efetivado tendo por base a norma do art. 20 da Lei 8.112/90, que traz o rol de fatores a serem objeto de avaliação durante o período de estágio probatório. Confira-se:

    "Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade."

    Da leitura deste rol de critérios, em cotejo com as alternativas propostas pela Banca, fica claro que a única que corresponde, com fidelidade, ao figurino legal é aquela indicada na letra C.

    Todas as outras opções inserem outras qualidades que não têm respaldo na lei, bem como deixam de apontar os fatores que são realmente mencionadas na norma, o que as torna equivocadas.


    Gabarito do professor: C


ID
2511412
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre os processos de recebimento, entrada e qualidade das matérias-primas farmacotécnicas, considere as afirmativas a seguir.


I→ Todos os materiais recebidos devem ser submetidos à inspeção de recebimento, para verificar não só se estão adequadamente identificados, íntegros e com embalagem limpa, como também se há correspondência entre o pedido, a nota de entrega e os rótulos.

II→ As matérias-primas devem ser inspecionadas no recebimento para verificar a integridade física da embalagem e as informações dos rótulos; diferentes lotes de uma mesma matéria-prima podem apresentar apenas um Certificado de Análise encaminhado pelo fabricante e/ou fornecedor.

III→ As matérias-primas devem ser analisadas no seu recebimento, efetuando-se os testes de solubilidade, pH, peso, volume, ponto de fusão, densidade e características organolépticas, bem como verificando-se o Certificado de Análise do fabricante e/ou fornecedor.


Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
2511415
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na farmácia de manipulação, a retenção temporária de insumos, preparações básicas ou manipuladas, isoladas fisicamente ou por outros meios que impeçam sua utilização, enquanto esperam decisão quanto à sua liberação ou rejeição, denomina-se

Alternativas

ID
2511418
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre as técnicas gerais de limpeza, assepsia e descontaminação do local de trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2511421
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As técnicas a seguir podem ser utilizadas no processo de mistura de pós, EXCETO

Alternativas

ID
2511424
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na manipulação, as medidas de volume são realizadas em vidrarias volumétricas, as quais são escolhidas levando-se em consideração a proximidade entre o volume a ser medido e a capacidade da vidraria.


As vidrarias que fornecem medidas mais precisas são

Alternativas
Comentários
  • Correta: letra c.
    http://vegarcez.com.br/vidrarias.htm 
     

    PIPETAS: 
    Pipeta de Pasteur: utilizada para medir e transferir pequenos volumes sem precisão. 
    Pipeta graduada: utilizada para medir e transferir pequenos volumes com precisão. As pipetas apresentam um ou mais traços de aferição (meniscos). 
    Pipeta volumétrica: medir volumes precisos.

    Proveta: utlizada para medir volumes.

    Cálice: Utilizado em exames parasitológicos ou medir volumes, sem precisão. 
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Balão volumétrico: Utilizado para preparar soluções de concentrações conhecidas (possui um menisco de graduação). Obs.: não pode ser aquecido. 
    Béquer: Recipiente utilizado para reações diversas e aquecimento de líquidos. Obs. Deve ser aquecido sobre uma tela de amianto.
    Erlenmeyer: Recipiente utilizado em titulação, para reações diversas e aquecimento de líquidos. Obs. Por possuir a parte inferior mais larga, serve para misturar por rotação. O aquecimento deve ser realizado sobre uma tela de amianto.

  • A questão pergunta quais sao as vidrarias mais precisas e o cálice possui baixa precisão. O gabarito é letra c, mas discordo por esta razão. O cálice possui boca larga , o que aumenta a margem de erro. Das opções citadas, as ideais seriam: proveta, bureta e balão volumétrico.
  • Cóncordo contigo paula normanda


ID
2511427
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Qual o método utilizado para a manipulação de medicamentos de baixo índice terapêutico, a fim de assegurar que pequenas quantidades de insumo ativo sejam distribuídas uniformemente em uma mistura de pós?

Alternativas
Comentários
  •  

    A diluição geométrica é um método utilizado para assegurar que pequenas quantidades de pós, geralmente fármacos potentes, estejam distribuídos uniformemente em uma mistura. É empregada com o objetivo de facilitar e aumentar a segurança e a precisão da pesagem de fármacos com baixa dosagem e difíceis de pesar com exatidão. 


ID
2511430
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para preparar 1 L de xarope simples de sacarose 85% (p/v), é necessário pesar ____ de sacarose e dissolvê-la em ____ de água em banho-maria, sob agitação constante. Após o resfriamento da solução, deve-se _____________________________, homogeneizar e filtrar.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Alternativas

ID
2511436
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira, associe as formas farmacêuticas apresentadas na coluna à esquerda às suas definições destacadas na coluna à direita.

(1) Elixir
(2) Espírito
(3) Xarope
(4) Tintura


( ) É a preparação alcoólica ou hidroalcoólica resultante da extração de drogas de origem vegetal ou animal, ou da diluição desses extratos.

( ) É a forma farmacêutica aquosa, contendo no mínimo 45% (p/v) de sacarose ou outro açúcar em sua composição.

( ) É a preparação farmacêutica líquida, límpida, hidroalcoólica (20 a 50% de álcool), de sabor adocicado.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Em farmacotécnica, um espírito é uma forma farmacêutica constituída por preparações líquidas alcoólicas ou hidroalcoólicas, contendo princípios aromáticos ou medicamentosos e classificados em simples e compostos. Geralmente são formulados na proporção 5% (p/V), dissolvendo substâncias aromáticas em álcool.

    Soluções de substâncias voláteis são denominadas espíritos


ID
2511439
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os excipientes ou adjuvantes são substâncias químicas que não possuem ação farmacológica, porém, garantem a ação terapêutica e melhoram o desempenho da forma farmacêutica à qual são adicionados.


Considerando a ação ou função dos excipientes, relacione a primeira coluna com a segunda.


(1) Antioxidante

(2) Sequestrante

(3) Surfactante

(4) Emulsificante


( ) Permite que um líquido fique disperso em outro, no qual é imiscível.

( ) Atua interrompendo a formação de radicais livres.

( ) Forma complexos estáveis com metais que possam desestabilizar as formulações.

( ) Reduz a tensão superficial entre duas fases de polaridade diferentes.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Emulsificante - Permite que um líquido fique disperso em outro, no qual é imiscível.

    Antioxidante - Atua interrompendo a formação de radicais livres.

    Sequestrante - Forma complexos estáveis com metais que possam desestabilizar as formulações.

    Surfactante - Reduz a tensão superficial entre duas fases de polaridade diferentes.


ID
2511442
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre as emulsões, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.


( ) As emulsões consistem em dispersões em que a fase interna é composta de pequenos glóbulos de líquido que se encontram distribuídos em um veículo no qual são imiscíveis.

( ) Emulsões do tipo O/A (óleo-em-água) apresentam fase contínua lipofílica e fase dispersa hidrofílica.

() Emulsões do tipo O/A (óleo-em-água) podem ser diluídas ou aumentadas com adição de óleo, enquanto emulsões A/O (água-em-óleo) podem ser aumentadas ou diluídas com adição de água.

( ) Uma solução corante hidrossolúvel isenta de solventes orgânicos, ao corar a fase externa, auxilia na classificação de emulsão do tipo O/A. 


A sequência correta é

Alternativas

ID
2511445
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quais são os utensílios mais apropriados para a manipulação de pomadas?

Alternativas
Comentários
  • Para manipulação de pasta eu concordo, a pedra pome e a espátula, para manipulação de pomada eu usaria gral e pistilo


ID
2511448
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No laboratório de manipulação, algumas atividades do Técnico em Farmácia requerem medidas que resguardem sua integridade física.


Assim, são considerados equipamentos de proteção individual (EPIs)

Alternativas
Comentários
  • BB

    máscara facial, luvas e protetor auditivo.


ID
2511451
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando as normas estabelecidas na RDC 67/ 2007, no que se refere à saúde, à higiene, ao vestuário e à conduta, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Nas salas de pesagem e manipulação, os manipuladores precisam estar devidamente paramentados, ao passo que em visitas ou vistorias não há necessidade de paramentação.


ID
2511454
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As formas farmacêuticas manipuladas podem ser preparadas a partir de uma prescrição de profissional habilitado, destinado ao paciente individualizado, estabelecendo a composição, a posologia e o modo de usar; ou podem ser preparadas com base na sua descrição no Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira.


Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às preparações supracitadas.

Alternativas
Comentários
  • Preparação extemporânea: Toda preparação para uso em até 48 h após sua manipulação, sob prescrição médica, com formulação individualizada.

    Fonte: RDC 67


ID
2511460
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A via de administração de fármacos depende de vários fatores.

Com relação à escolha da via de administração de fármacos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para cada afirmativa.


( ) A administração por via oral de comprimidos e cápsulas proporciona maior estabilidade e melhor controle de posologia.

( ) As doenças gastrointestinais facilitam a escolha pela via oral para a administração de um comprimido.

( ) A necessidade de início imediato e sistêmico da ação do fármaco determina a escolha da administração de fármacos por via parenteral.

( ) A escolha da via de administração retal é determinada tanto para a administração de fármacos com ação local como para a de fármacos com ação sistêmica, caracterizando-se como uma via alternativa de administração de fármacos em crianças. 


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • (F) As doenças gastrointestinais facilitam a escolha pela via oral para a administração de um comprimido.

    FALSO, pois nessas enfermidades geralmente há irritação da mucosa do trato GI, o que torna difícil o uso de fármacos pela via oral.

    As demais estão corretas.


ID
2511463
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A água utilizada na manipulação de produtos farmacêuticos é considerada matéria-prima importante, a qual é produzida pelo próprio estabelecimento, por meio do processo de purificação da água potável.


Com relação às águas para uso farmacêutico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  d)existem três tipos de água para uso farmacêutico: a água purificada (AP), a água para injetáveis (API) e a água ultrapurificada (AUP).

  • Aos que assinalaram a alternativa A, está aqui a justificativa do erro.

    ...por destilação ou por osmose reversa, obedecendo às características farmacopéicas de água para injetáveis.

    Bons estudos, galera.


ID
2511466
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma paciente pediátrica de dez meses de idade, pesando nove quilogramas (Kg) e com histórico familiar de rinite alérgica sazonal realizou uma consulta com seu pediatra por apresentar sibilo inspiratório (chiado), tosse e secreção nas vias áreas superiores. Após avaliação o médico prescreveu a seguinte receita:

1) Predsim® (Fosfato sódico de prednisolona) ‒ Solução Oral (3 mg/mL) ‒ Tomar: 3,5 mL, 1 vez ao dia, por 5 dias.

2) Allegra ® (Cloridrato de fexofenadina) ‒ Suspensão oral (6 mg/mL) ‒ Tomar: 2,5 mL, 2 vezes ao dia, por 7 dias.

3) Berotec® (Bromidrato de fenoterol) ‒ Solução gotas (5 mg/mL) ‒ Nebulizar 3 gotas de Berotec® + 3 mL de Soro Fisiológico, de 4 em 4 horas, por 5 dias.

Assinale a alternativa que descreve o nome genérico dos medicamentos prescritos pelo médico, respectivamente, conforme a Denominação Comum Brasileira (DCB).

Alternativas

ID
2511469
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma paciente pediátrica de dez meses de idade, pesando nove quilogramas (Kg) e com histórico familiar de rinite alérgica sazonal realizou uma consulta com seu pediatra por apresentar sibilo inspiratório (chiado), tosse e secreção nas vias áreas superiores. Após avaliação o médico prescreveu a seguinte receita:

1) Predsim® (Fosfato sódico de prednisolona) ‒ Solução Oral (3 mg/mL) ‒ Tomar: 3,5 mL, 1 vez ao dia, por 5 dias.

2) Allegra ® (Cloridrato de fexofenadina) ‒ Suspensão oral (6 mg/mL) ‒ Tomar: 2,5 mL, 2 vezes ao dia, por 7 dias.

3) Berotec® (Bromidrato de fenoterol) ‒ Solução gotas (5 mg/mL) ‒ Nebulizar 3 gotas de Berotec® + 3 mL de Soro Fisiológico, de 4 em 4 horas, por 5 dias.

De acordo com a posologia prescrita pelo médico, quantos miligramas (mg) do princípio ativo a paciente toma por dia da solução oral de Fosfato Sódico de Prednisolona (3 mg/mL) e da suspensão oral de Cloridrato de Fexofenadina (6 mg/mL), respectivamente?

Alternativas

ID
2511472
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma paciente pediátrica de dez meses de idade, pesando nove quilogramas (Kg) e com histórico familiar de rinite alérgica sazonal realizou uma consulta com seu pediatra por apresentar sibilo inspiratório (chiado), tosse e secreção nas vias áreas superiores. Após avaliação o médico prescreveu a seguinte receita:

1) Predsim® (Fosfato sódico de prednisolona) ‒ Solução Oral (3 mg/mL) ‒ Tomar: 3,5 mL, 1 vez ao dia, por 5 dias.

2) Allegra ® (Cloridrato de fexofenadina) ‒ Suspensão oral (6 mg/mL) ‒ Tomar: 2,5 mL, 2 vezes ao dia, por 7 dias.

3) Berotec® (Bromidrato de fenoterol) ‒ Solução gotas (5 mg/mL) ‒ Nebulizar 3 gotas de Berotec® + 3 mL de Soro Fisiológico, de 4 em 4 horas, por 5 dias.

Analise o texto apresentado e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) todos são medicamento referencia.

    B) Correta

    C) trata-se de medicamentos em formas farmâceuticas diferentes

    D) Fiquei confuso nessa alternativa, visto que não opção de 10 dias, mas como foi citado 5 OU 10 dias, fico com a opção sendo correta

    E) mesma alternativa que A


ID
2511475
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Conforme as avaliações realizadas durante o controle de qualidade de medicamentos, relacione os testes na primeira coluna às respectivas funções na segunda coluna.


(1) Teste de Dureza

(2) Teste de Friabilidade

(3) Teste de Desintegração

(4) Teste de Dissolução


( ) Determinar a resistência do comprimido ao esmagamento ou à ruptura sob pressão radial.

( ) Determinar a quantidade de substância ativa dissolvida no meio de dissolução quando o produto é submetido à ação de aparelhagem específica.

( ) Determinar a resistência do comprimido ao desgaste.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • TESTE DE DUREZA -Determinar a resistência do comprimido ao esmagamento ou à ruptura sob pressão radial.

    TESTE DE DISSOLUÇÃO - Determinar a quantidade de substância ativa dissolvida no meio de dissolução quando o produto é submetido à ação de aparelhagem específica.

    TESTE DE FRIABILIDADE - Determinar a resistência do comprimido ao desgaste.


ID
2511478
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A água utilizada para lavagem de material, abastecimento de equipamentos e autoclaves, banho-maria e usos diversos é a

Alternativas
Comentários
  • A água é um reagente utilizado na maioria dos testes laboratoriais e por isso deve seguir um padrão de controle de qualidade rigoroso. O fornecimento urbano de água apresenta moléculas orgânicas, íons inorgânicos, partículas, coloides, gases, bactérias e seus produtos, que podem alterar os resultados dos exames laboratoriais e causar eventuais erros e falhas mecânicas em equipamentos analíticos. Para remover essas impurezas, é necessário recorrer a uma combinação de tecnologias de purificação. Há várias organizações que especificam normas sobre a água reagente, a fim de minimizar sua interferência nos ensaios laboratoriais. 

    Gab A


ID
2511481
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para o doseamento de ácido acetilsalicílico são utilizadas as soluções de hidróxido de sódio (NaOH) 0,5 M e de ácido clorídrico (HCl) 0,5 M. O volume de água que se deve adicionar a 300 mL de uma solução de NaOH 1 M e a 500 mL de uma solução de HCl 1 M, a fim de torná-las uma solução 0,5 M, é, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • C1.V1 = C2.V2

  • Discordo do gabarito, pois a alternativa considerada correta considera o volume final e não o volume de água adicionado como se pede. Para reduzir uma concentração pela metade basta dobrar o volume final. 

     

    NAOH : V1 : 300ML = 0,3L

                  C1: 1M

                  C2 : 0,5M   - - - -                      C1V1=C2V2

                                                                   1X0,3=0,5XV2

                                                                    V2= 0,6 L = VOLUME FINAL TOTAL

                                                                     VOLUME FINAL - VOLUME INICIAL= VOLUME ADICIONADO 

                                                                     0,6-0,3= 0,3L = 300ML      


ID
2511484
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os medicamentos abaixo são anti-hipertensivos de uso corrente para o controle da pressão arterial, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • glicocorticoides.

    gabarito : c

  • Diuréticos: furosemidas, ácido etacrinico

    Inibidores adrenergicos: beta bloqueadores: atenolol, metoprolol, propranolol

    Vasodilatores diretos: nitroprusseto de sódio

    IECAS: Captopril, Enalapril


ID
2511487
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Após procedimento cirúrgico, um paciente recebeu de seu dentista a prescrição da receita em duas vias do antibiótico Cefalexina (Keflex®) para a administração oral. Chegando à farmácia, a sua receita foi avaliada, e a dispensação do medicamento ocorreu mediante a retenção da _____________ via da receita e a devolução da _____________ via ao paciente. A receita estava de acordo com o prazo de validade de ____ dias conforme a Resolução ‒ RDC n° 20, de 5 maio de 2011. O paciente perguntou ao Técnico em Farmácia por que o medicamento apresentava-se na forma farmacêutica de comprimidos revestidos, e o técnico explicou que era para evitar efeito do suco gástrico, além de alertar que provavelmente, após a administração do medicamento, o paciente poderá apresentar diarreia, o que caracteriza uma reação _____________ ao medicamento.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Alternativas

ID
2511490
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Fármacos como as tetraciclinas e o cloranfenicol afetam uma ampla variedade de espécies microbianas e são referidos como

Alternativas

ID
2511496
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os medicamentos são produzidos com rigoroso controle técnico para atender às especificações determinadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).


Qual das alternativas NÃO caracteriza uma das finalidades dos medicamentos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D)

    A) Auxiliam na detecção de determinadas doenças, além de avaliar o funcionamento de órgãos. Neste grupo estão os constrastes radiológicos.


ID
2511499
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os métodos analíticos oficiais utilizados no controle de qualidade de medicamentos que se apresentam nas formas farmacêuticas de comprimidos, cápsulas, supositórios e óvulos são a determinação de

Alternativas
Comentários
  • PESO MÉDIO

    formas farmacêuticas sólidas em dose unitária (comprimidos não revestidos e revestidos, pastilhas, cápsulas duras e moles e supositórios),

     formas farmacêuticas sólidas acondicionadas em recipientes para dose unitária (pós estéreis, pós liofilizados, pós para injetáveis e pós para reconstituição de uso oral)

    formas farmacêuticas sólidas e semissólidas acondicionadas em recipientes para doses múltiplas (granulados, pós, géis, cremes, pomadas e pós para reconstituição).

    DESINTEGRAÇÃO

    comprimidos não revestidos, revestidos com filme, drágeas, comprimidos com revestimento entérico, comprimidos sublinguais, comprimidos solúveis, comprimidos dispersíveis, cápsulas duras e moles, supositórios e óvulos

    DISSOLUÇÃO

    formas farmacêuticas sólidas de uso oral: comprimidos não revestidos, revestidos, drágeas, cápsulas