SóProvas



Prova UNIMONTES - 2010 - Prefeitura de Montes Claros - MG - Administrador


ID
1563388
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem clássica da administração é desdobrada em duas orientações diferentes e, até certo ponto, opostas entre si, mas que se complementam com relativa coerência. As correntes que norteiam a abordagem clássica da administração podem ser identificadas como

Alternativas
Comentários
  • C) RENNÓ (2013): Cuidado – muitas bancas tentam confundir a Teoria Clássica de Fayol com a abordagem clássica da Administração. Esta engloba também a Administração Científica e a Teoria da Burocracia.

  • Letra C.

    Discordo da Ranger Rosa, ao meu ver a Abordagem Clássica só engloba duas (a própria questão diz isso) que são a Adm. Científica e a Teoria Clássica.

     


ID
1563391
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estudos da Administração Científica são vistos como uma tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência industrial. Considerando os estudos da Administração Científica, analise as afirmativas a seguir.


I - O sistema de pagamento por peças é considerado o primeiro trabalho da Administração Científica, apresentado no ano de 1895 por Frederick Winslow Taylor.


II - A Administração Científica parte do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas no contexto da organização.


III - Os estudos da Administração Científica definiram e sistematizaram os chamados “Princípios Gerais da Administração".


IV - Na segunda fase do movimento da Administração Científica, a ênfase desloca-se da produtividade do trabalhador para o aprimoramento dos métodos de trabalho.


V - Cooperar com os trabalhadores, de modo a garantir que o trabalho seja feito de acordo com princípios da ciência que foi desenvolvida, apresenta-se como um dos objetivos da Administração Científica.


São CORRETAS as afirmativas 

Alternativas
Comentários
  • A) 

    A Administração Científica

    Com a Revolução Industrial, as relações de trabalho e as condições em que a produção ocorria se transformaram tremendamente. A máquina a vapor proporcionou uma melhoria nos transportes (principalmente os navios a vapor e trens) que permitiu que uma empresa “entregasse” seus produtos para um público cada vez maior e mais distante.

    Além disso, esse novo maquinário levou a um novo tipo de processo produtivo: a produção em massa. A produtividade e a velocidade de produção foram ampliadas enormemente. A pequena oficina aos poucos deu espaço a grandes indústrias, em que o ambiente de trabalho era insalubre e perigoso, com jornadas de trabalho de mais de doze horas diárias.

    E quem eram os operários? A indústria na época contratava, em grande parte, os moradores do campo, que eram atraídos por melhores salários. Assim, esses trabalhadores chegavam às indústrias sem qualificação específica e efetuavam um trabalho basicamente manual (ou “braçal”).

    Com isso, existia um ambiente de grande desperdício e baixa eficiência nas indústrias.1 O primeiro teórico a buscar mudar essa realidade foi Frederick Taylor.

    Taylorismo: é sinônimo de Administração Científica. Muitos chamam essa teoria pelo nome de seu principal autor: Frederick Taylor.

    Nas fábricas, os funcionários faziam seu trabalho de forma empírica, ou seja, na base da tentativa e erro. Os gerentes não estudavam as melhores formas de se trabalhar.

    Os funcionários não se comprometiam com os objetivos (de acordo com Taylor, ficavam “vadiando”), e cada um fazia o trabalho como “achava melhor” – não existia assim uma padronização dos processos de trabalho.2

    Taylor acreditava que o trabalho poderia ser feito de modo muito mais produtivo.3

    A Administração Científica buscou, então, a melhoria da eficiência e da produtividade.4

    Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos.5 O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.

    Após a definição do modo mais rápido e fácil de executar uma tarefa (por exemplo, a montagem de uma roda), os funcionários eram treinados para executá-las dessa forma – criando assim uma padronização do trabalho.


    Bibliografia: 

    1 Chiavenato, História da Administração: entendendo a administração e sua poderosa influência no mundo moderno, 2009.

    2 Andrade e Amboni, 2011.

    3 Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.

    4 Certo e Certo, 2006.

    5 Sobral e Peci, 2008.


ID
1563394
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O senso comum considera a palavra "burocracia" como excesso de formalismo e de papelório. Tal ideia advém da ocorrência de consequências imprevistas (ou indesejadas) do modelo burocrático ideal defendido por Weber, às quais se deu o nome de disfunções da burocracia. Entre essas disfunções, incluem-se

Alternativas
Comentários
  • C) RENNÓ (2013): 

    As principais disfunções da Burocracia são:

    Ø Dificuldade de resposta às mudanças no meio externo – visão excessivamente voltada para as questões internas (sistema fechado, ou seja, autorreferente, com a preocupação não nas necessidades dos clientes, mas nas necessidades internas da própria burocracia).

    Ø Rigidez e apreço extremo às regras – o controle é sobre procedimentos e não sobre resultados, levando a falta de criatividade e ineficiências.

    Ø Perda da visão global da organização – a divisão de trabalho pode levar a que os funcionários não tenham mais a compreensão da importância de seu trabalho nem quais são as necessidades dos clientes.

    Ø Lentidão no processo decisório – hierarquia, formalidade e falta de confiança nos funcionários levam a uma demora na tomada de decisões importantes.

    Ø Excessiva formalização – em um ambiente de mudanças rápidas não se consegue padronizar e formalizar todos os procedimentos e tarefas, gerando uma dificuldade da organização de se adaptar a novas demandas. A formalização também dificulta o fluxo de informações dentro da empresa.

  • Propensão de se defenderem de pressões externas??? Não seria o contrário?

    Força foco e fé que dá certo!


ID
1563397
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Após ser contratada como gerente de produção de uma empresa de combustíveis, Ana Maria descreveu aos seus subordinados que sua gestão apresentava aspectos como: “estabelecimento conjunto de objetivos entre ela e o seu superior; interligação entre os vários objetivos departamentais; ênfase na mensuração e no controle de resultados, bem como contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos”. De acordo com essas características, é possível afirmar que o modelo administrativo de Ana Maria se baseia na

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.   Chiavenato (201 afirma, por French e Bell: Desenvolvimento Organizacional é o “esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnostico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com a assistência de um consultor facilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais, incluindo ação e pesquisa”.

  • Essa questão era passível de ANULAÇÃO, pois a resposta seria ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS (APO), pois, segundo Chiavenato:


    A APO apresenta as seguintes características:

    1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o

    gerente e o seu superior.

    2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento

    ou posição.

    3. Interligação entre os vários objetivos departamentais.

    4. Ênfase na mensuração e no controle de resultados.

    5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos

    planos.

    6. Participação atuante das gerências e dos subordinados.

    7. Apoio intensivo do staff.


  • Na verdade Eu acho que deveria ter opção: Teoria NeoClassica ou Administração por Objetivos.


ID
1563400
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Após alguns problemas com a equipe de trabalho do hospital X, a administradora Amanda, buscando aumentar o desempenho do seu grupo e os resultados da instituição, concentrou seus esforços na mensuração, monitoramento e avaliação dos resultados auferidos. No contexto do processo administrativo, pode-se dizer que, naquele momento, a administradora voltava a sua atenção para a função:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B) Para Haynes e Massie (1969, apud Chiavenato, 2007), deve-se destacar - no controle - a existência de:

    1. Objetivo: o controle requer um objetivo, um fim predeterminado, um plano, uma linha de atuação, um padrão, uma norma, uma regra decisória, um critério ou uma unidade de medida.

    2. Medição: o controle requer um meio de medir a atividade desenvolvida. O que não se pode medir não se pode administrar.

    3. Comparação: um procedimento para comparar tal atividade com o critério definido. 

    4. Correção: algum mecanismo que corrija a atividade em curso para permitir-lhe alcançar os resultados desejados


  • PLANEJAMENTO   - Formula Objetivos e Recursos (meios para alcançá-los)

     

    ORGANIZAÇÃO      - Modela o trabalho

     

    DIREÇÃO                - Execução dos Planos (pessoas)

     

    CONTROLE             - Monitora as atividades 

  • Para Anthony (1965), controle de gestão é o processo pelo qual os administradores asseguram que os recursos sejam obtidos e usados eficaz e
    eficientemente. Neste sentido, o controle de gestão está relacionado ao planejamento e controle, buscando a congruência com a satisfação das motivações de cada indivíduo.

     

    (ANTHONY; GOVINDARAJAN, 2002, p. 34).

     

    Carranza

  • Gab. B. controle.

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    A questão pede a função administrativa associada às atividades de:   "mensuração, monitoramento e avaliação dos resultados auferidos".

    Vamos verificar as alternativas:

    a- Incorreta. Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    b- Correta. Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    c- Incorreta. Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    d- Incorreta. Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: LETRA B


ID
1563403
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O gerente de recursos humanos da Companhia Y percebeu que seus funcionários estavam desmotivados e não comprometidos com os resultados do seu trabalho. Para diagnosticar melhor as causas desse clima organizacional, ele fez uma pesquisa na qual identificou que as necessidades sociais do grupo não estavam sendo satisfeitas. Para minimizar tal problema, ele deverá

Alternativas
Comentários
  •  c)

    desenvolver um programa de participação do grupo na solução dos problemas do trabalho. 


ID
1563406
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A técnica mais comumente empregada de análise econômico-financeira de uma organização baseia-se na apuração de índices que são extraídos basicamente das demonstrações financeiras levantandas pelas empresas. Entre os indicadores, é possível afirmar que os INDICADORES DE ENDIVIDAMENTO

Alternativas

ID
1563409
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A gerente de compras da Y Confecções Ltda. utiliza o sistema de média móvel trimestral para previsão de compras de peças de tecidos. Observe, na tabela abaixo, as quantidades efetivamente consumidas nos últimos cinco meses. 


                  Mês           Março          Abril         Maio       Junho     Julho      Total do período
             Consumo        100               200           150            100         110                  660 


Baseando-se nessas informações, de quantas unidades deverá ser o pedido de compras para o mês de agosto? 


Alternativas
Comentários
  • Soma-se os três últimos períodos e divide por 3...esse método é fácil! 

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os métodos de previsão de demanda. Neste caso, devemos usar o método da média móvel (trimestral) para encontrar o consumo previsto para o mês de agosto.

    Para melhor compreensão, vou me ater aos quatro principais métodos matemáticos, que são:

    Método do Último Período: como o nome sugere, esse método adota o consumo do último período como previsão para o próximo.

    Método da Média Aritmética/ Média Móvel: a previsão é obtida pela média aritmética simples dos períodos anteriores.

    Média Ponderada: faz a precisão do próximo período por meio da média ponderada dos períodos anteriores, dando peso maior aos períodos mais recentes.

    Método da Média Móvel Exponencialmente Ponderada: procura excluir variações acentuadas que ocorreram nos últimos períodos. Para esse método, três valores são levados em conta:

    • a previsão de demanda do último período;
    • o consumo real do último período;
    • o valor do coeficiente de ajuste.

    Tendo apresentado os principais métodos, nos concentremos no método da média móvel. No caso desta questão, vamos levar em conta apenas os últimos três meses de consumo, ok?

    • Maio: 150
    • Junho: 100
    • Julho: 110

    Para obter a quantidade solicitada, fazemos o seguinte:

    150+100+110 = 360

    386/3

    120

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:  

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. 3.ed. São Paulo: Método, 2014.


ID
1563412
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere a legenda: OL = Órgão Líder; OSL = Órgão Sublíder; OG = Órgão Gerencial; OP = Órgão de Projeto; OE = Órgão Executor; OS = Órgão Staff. De acordo com os formatos organizacionais representados abaixo, a estrutura matricial é aquela representada no formato

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está ERRADO. Pode-se verificar em qualquer livro de TGA que a resposta correta é a opção D.

    Basta digitar "Estrutura Matricial" no google e visualizar qualquer figura que aparecer.

  • Concordo Iuri, gabarito é a letra D.

  • CONCORDO TAMBÉM E ACHO QUE O GABARITO CORRETO SEJA O ITEM ''D''. O MESMO DESENHO APARECE NO LIVRO DO CHIAVENATO.

    ESSA ALTERNATIVA ''A'' ESTÁ MAIS ME PARECENDO UMA ESTRUTURA EM REDE. 

     

     

     

     

    GABARITO ''A''


ID
1563415
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas últimas décadas, tem-se observado uma preocupação cada vez maior com as obrigações sociais da empresa, ocasionada pelo crescimento dos movimentos de defesa do meio ambiente e do consumidor, que se voltam para a relação entre a empresa e a sociedade. Nesse contexto, refere-se à abordagem da obrigação social, proposta por Montana e Charnov (2006):

Alternativas
Comentários
  • GAB.: C

  • Faz nem sentido essa resposta

  • O grau de envolvimento da organização com as ações de reponsabilidade social pode se dar em três níveis:

    (1) Abordagem da Obrigação Social: supõe ser o objetivo principal de uma empresa o sucesso econômico e que, a empresa deveria meramente satisfazer as responsabilidades sociais mínimas impostas pela legislação.

    (2) Abordagem da Responsabilidade Social: supõe não serem as metas da empresa meramente econômicas, mas também sociais e que a empresa deveria destinar recursos para a realização dessas metas.

    (3) Abordagem da Sencibilidade Social: supõe não ter a empresa apenas metas econômicas e sociais, mas que também precisa antecipar-se aos problemas sociais do futuro e agir agora para responder a esses problemas.

    Alternativa A: não se refere à abordagens proposta por Montana e Charnov.

    Alternativa B: correta, mas não é o que a alternativa pede. Descrição da Abordagem da Responsabilidade Social.

    Alternativa C: gabarito. Descrição perfeita da Abordagem da Obrigação Social

    Alternativa D: errada. O correto seria Abordagem da Sencibilidade Social e não Abordagem da Responsabilidade Social.

    Gabarito: C

    Bons estudos.

    Fonte: http://mirror.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_17/silvio.pdf


ID
1563418
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos tipos e métodos de controle, é possível afirmar que o controle de direção

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    O controle: Estabelece - Mede - Compara - Corrige

     

    Erro da letra "A" está em afirmar que é "projetado para detectar desvios final de uma sequência de ações". 

    Já que os tipos de controle são o preliminar, que ocorre antes das operações iniciarem; o simultâneo, que ocorre enquanto os planos estão sendo implementados; e o de feedback, que enfoca o uso da informação sobre os resultados, no intuito de corrigir desvios em relação aos parâmetros aceitáveis.

     

     

    Bons estudos.

  •  , fazendo mais por sua aprovação.... Segue risadas

  • O controle de direção seria o simultâneo ou concorrente, podendo ser feito por triagem ou de sim/não, no qual são feitos check points (proporciona um momento para verificar). Assim, pra mim, a alternativa C está em conformidade com o que seria controle de direção. Então, qual seria o erro da alternativa C?


ID
1563421
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao tratar sobre as teorias da liderança, o modelo do “Grid Gerencial”, desenvolvido por Robert Blake e Jane Mouton para ajudar a medir a preocupação relativa do administrador com as pessoas e as tarefas, reflete a natureza bidimensional da liderança. Ao desenvolver um trabalho de consultoria em uma empresa de alimentos e bebidas, a consultora Jeanete identificou que essa empresa apresenta um estilo de liderança do tipo 9,1. Essa constatação permite afirmar que, nessa empresa,

Alternativas
Comentários
  • desenvolvido por William Blake e Jane Mouton , é representado através de um gráfico de orientação para as pessoas e para a produção nos eixos, são atribuídos notas e essa 9,1 citada na questão é exatamente a gabarito D - A autoridade-obediência, a eficiência operacional descore da organização, das condições de trabalho de tal forma que o elemento humano interfira em grau mínimo 

  • Gab. letra D

    Primeiro número (pode ser 1, 2, 3... até 9) => Orientação para Resultados

    Segundo número (pode ser 1, 2, 3... até 9) => Orientação para Pessoas

    Como o valor dado pela questão foi 9,1, então o primeiro número (9) será a Orientação para resultados e o segundo número (1) representa a Orientação para Pessoas. O número representa o grau de interferência. Logo, valor 9 significa grau de interferência máximo e número 1 o grau de interferência mínimo. 

    Orientação para Resultados => 9

    Orientação para Pessoas => 1, como aqui apresenta o valor 1, então os elementos humanos interferem num grau mínimo.

  • Líder-Pessoas - 1,9: Gerência de clube de campo

     

    Líder-Tarefa - 9,1: Gerência autoritária ou de tarefas

     

    Líder-Negligente - 1,1: Gerência empobrecida

     

    Líder Meio-Termo - 5,5: Gerência de meio-termo

     

    Líder-Equipe - 9,9: Gerência em equipe, que é o estilo de liderança mais eficaz, segundo Blake e Mouton

     

    Fonte: Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro - 2008 (SOBRAL e PECI), Páginas 219 e 220.

     

  • Grade Gerencial de Blake e Mouton (Visão Bidimensional)

    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes.

    Para Blake e Mouton (grid gerencial) a forma de analisar a eficácia do líder conforme a combinação de estilos, tendo por variáveis a preocupação com as pessoas e a preocupação para a produção (MAXIMIANO, 2002, p. 318). Essas duas orientações são representadas por escalas de 1 a 9, sendo que 1 representa a mínima orientação, 9 representa a máxima

    Das várias possibilidades de gestão 5 se destacam como formas típicas de gestão/liderança:

    1.1 - Empobrecida ou burocrática/enfraquecida - O emprego do esforço é o mínimo necessário para que o trabalho seja executado e é também o esforço suficiente para permanecer como membro da organização.

    1.9 - Clube de campo ou Country club - A atenção concentrada nas necessidades das pessoas leva a uma atmosfera agradável e a um confortável ritmo de trabalho.

    5.5 - Homem organizacional ou gerência de meio termo - Um adequado desempenho organizacional pode ser obtido por um equilíbrio entre o atendimento das necessidades das pessoas, a manutenção do moral satisfatório e a necessidade de obtenção de resultados.

    9.1 - Autoridade, gerenciamento de “tarefas” ou autoridade-obediência - A eficiência dos liderados é decorrente da organização das condições de trabalho, de tal forma que o fator humano interfira em grau mínimo.

    9.9 - Equipe ou gerência em equipe - Os resultados do trabalho provêm do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva à interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online


ID
1563424
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria comportamental oferece uma variedade de estilos de administração à disposição do administrador. Considerando as seguintes afirmativas sobre os sistemas de administração propostos por Rensis Likert, expoente dos estudos de Administração, é possível afirmar que o sistema consultivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    B) Trata-se do sistema II, o chamado autoritário-benevolente.

    C) Trata-se do sistema I, o chamado autoritario-coercitivo.

    D) Trata-se do sistema II.

  • A questão abordou o tema "sistema de administração". De acordo com Idalberto Chiavenato (2014) os quatro sistemas de Likert são: autoritário- coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo.

    Sistema 1 – Autoritário-coercitivo: "é um sistema administrativo autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização".  (CHIAVENATO, 2014)

    • Processo decisório: centralizado. 
    • Sistema de comunicações: precário, vertical, descendente.
    • Relacionamento interpessoal: o relacionamento são prejudiciais, vedação à organização informal.
    • Sistema de recompensas e punições: punições, medidas disciplinares, medo, desconfiança e temor.

    Sistema 2 – Autoritário-benevolente: "é um sistema administrativo autoritário que constitui uma variação atenuada do Sistema 1." (CHIAVENATO, 2014)

    • Processo decisório: centralizado, mas com poucas delegações. 
    • Sistema de comunicações: ainda precário, prevalecem o tipo vertical, descendente. Há poucas comunicação ascendentes permitidas.
    • Relacionamento interpessoal: há certa tolerância aos relacionamentos. A organização informal não é vedada, mas é representa uma ameaça.
    • Sistema de recompensas e punições: punições, medidas disciplinares de forma menos arbitrária e há recompensas simbólicas/sociais.

    Sistema 3 – Consultivo: "trata-se de um sistema que pende mais para o lado participativo do que para o lado autocrático e impositivo, como nos dois sistemas anteriores." (CHIAVENATO, 2014)

    • Processo decisório: descentralizado, há participação de níveis inferiores; 
    • Comunicação: em vários sentidos. 
    • Relações interpessoais: relação de confiança; 
    • Sistema de recompensas e punições: há punições; há recompensas materiais e simbólicas.

    Sistema 4 – Participativo: "é o sistema administrativo democrático por excelência. É o mais aberto de todos os sistemas." (CHIAVENATO, 2014)

    • Processo decisório: totalmente delegáveis.
    • Sistema de comunicações: correm em todos os sentidos.
    • Relacionamento interpessoal: os relacionamentos são espontâneos, confiança, trabalho em equipe.
    • Sistema de recompensas e punições: raras punições; recompensas simbólicas e sociais.

    A questão quer saber qual das alternativas traz corretamente um relação com o sistema consultivo

    A- CORRETOA alternativa refere-se corretamente às formas de punição e recompensa do sistema 3.

    B- INCORRETORefere-se ao sistema 1- autoritário- coercitivo

    C- INCORRETORefere-se ao sistema 2- autoritário- benevolente.

    D- INCORRETORefere-se ao sistema 2- autoritário- benevolente.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014. (pág. 331 a 334)

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A


ID
1563427
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos estudos sobre cultura organizacional, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O gabarito incorreto é a letra B) 

    Níveis da Cultura

    A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    Ø Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.

    Ø Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Ø Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.


ID
1563430
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma indústria de calçados, inaugurada em maio de 2010, está desenvolvendo um orçamento de caixa para julho, agosto e setembro de 2010. As vendas foram de R$100.000,00, em maio, e de R$200.000,00, em junho. A previsão de vendas é de R$400.000,00 para julho, R$300.000,00 para agosto e R$200.000,00 para setembro. Das vendas realizadas, 20% têm sido à vista, 50% têm gerado duplicatas com prazo de um mês, e as 30% restantes, de dois meses. A previsão de recebimentos em julho de 2010, em reais, é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Previsões de recebimento:
    Maio = 100.000
    Junho = 200.000
    Julho = 400.000
    Agosto = 300.000
    Setembro = 200.000

    Sabendo que o recebimento é de 20% à vista, 50% gerado duplicatas com prazo de um mês, e as 30% restantes, de dois meses, e que a questão quer o recebimento de julho, portanto:
    Maio = 100.000 x 0,3 = 30.000
    Junho = 200.000 x 0,5 = 100.000
    Julho = 400.000 x 0,2 = 80.000

    30.000 + 100.000 + 80.000 = 210.000

    bons estudos


ID
1563463
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei nº 3.175/2003 dispõe sobre o Estatuto do Servidor Público do Município de Montes Claros. De acordo com essa lei, analise as afirmativas abaixo, marcando V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.



( ) A função pública é o conjunto de atribuições que, por sua natureza ou suas condições de exercício, pode ser caracterizado um cargo público.


( ) Servidor público é a pessoa legalmente investida em cargo público, em caráter efetivo ou em comissão, ou detentora de função pública.


( ) As funções gratificadas são atribuídas ao servidor investido no cargo pela via do recrutamento amplo.


( ) Os cargos em comissão de recrutamento amplo são providos por qualquer pessoa que preencha os requisitos estabelecidos em lei.


A sequência CORRETA é 

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a LEI Nº 3.175, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2.003, que dispõe sobre o Estatuto do Servidor Público do Município de Montes Claros.

    Art. 2º - Servidor Público, para os efeitos desta Lei, é a pessoa legalmente investida em cargo público, em caráter efetivo ou em comissão, ou detentora de função pública.

    Art. 3º - Cargo Público é a unidade de ocupação funcional, permanente e definida, preenchida por servidor público, com direitos e obrigações estabelecidos em lei.

    Parágrafo único - Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, assim como aos estrangeiros, na forma da lei, são criados por lei, com denominação e atribuições próprias e vencimentos pagos pelos cofres públicos.

    Art. 4º - Função Pública é o conjunto de atribuições que, por sua natureza ou suas condições de exercício, não caracterizam cargo público e são cometidas a detentor de função pública nos casos e forma previstos em lei.

    Art. 5º - Os cargos públicos de provimento efetivo, de mesma denominação e para cujo exercício se exija a mesma escolaridade, são agrupados em segmentos de classes e estes organizados em carreiras.

    Art. 6º - Os cargos públicos de provimento em comissão são de recrutamento amplo ou limitado.

    § 1º - Os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração.

    § 2º - Os cargos em comissão de recrutamento limitado e as funções gratificadas são providos por servidor público efetivo ou detentor de função pública estável.

    § 3º - Os cargos em comissão de recrutamento amplo são providos por qualquer pessoa que preencha os requisitos estabelecidos em lei.

    § 4º - Os cargos em comissão destinam-se, exclusivamente, às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    Art. 7º - Função gratificada é a instituída em lei para atender ao exercício de atividades que não justifiquem a criação de cargos específicos.

    Parágrafo único - As funções gratificadas são todas de recrutamento limitado.

    Art. 8º - É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.


ID
1563466
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

São formas de provimento de cargo público, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Formas de Provimento:

    Nomeação; Promoção; Readaptação; Reversão; Aproveitamento; Reintegração; e, Recondução.

  • Alô você!! kkk

  • Progressão é diferente de Promoção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

     

     

  • Art. 8  São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;         

    III - readaptação;

    IV - reversão;

    V - aproveitamento e da disponibilidade;

    VI - reintegração;

    VII - recondução.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    Dito isso:

    A. CERTO. Reversão.

    Art. 25, Lei 8.112/90. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria.

    II - no interesse da administração, desde que: 

    a) tenha solicitado a reversão; 

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária; 

    c) estável quando na atividade; 

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;     

    e) haja cargo vago.  

    B. CERTO. Recondução.

    Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    C. ERRADO. Progressão.

    Não há tal previsão legal.

    D. CERTO. Aproveitamento.

    Art. 30, Lei 8.112/90. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
1563469
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório, durante o qual sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação. Com base na Lei nº 3.175/2003, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Uma questão que tem gerado inúmeras controvérsias e questionamentos administrativos e judiciais é a questão do prazo do estágio probatório. Embora, o art. 20 da Lei n. 8.112/1990 considere que seja de 24 meses o período em questão, a EC n. 19/1998, modificou o período da estabilidade que passou a ser de 3 anos, gerando dúvidas diante da dissociação do estágio probatório e da estabilidade. 

    Diante da polêmica gerada, o Poder Executivo Federal passou a adotar a tese de que o estágio probatório tem duração de três anos, consoante a alteração do prazo da estabilidade que, com a EC n. 19/1998, passou a ser de três anos. Esse entendimento encontra-se consolidado no Parecer AGU/MC- 01/2004, de 24 de abril de 2004. Cabe mencionar, que tal parecer é vinculante para toda Administração Federal no âmbito do Poder Executivo.

    Nessa esteira, as decisões das mais diversas Cortes Jurisdicionais do nosso país pacifi caram o entendimento de que a duração do prazo do estágio probatório é de três anos.


  • Mediante duvida (sugiro) é valido observar o enunciado da questão. Se o examinador prescrever o comando da questão ..

    EX: EM CONFORMIDADE COM A LEI 8112/90 (Art. 20) o candidato devera  responder que o estagio probatório  é de 24 meses.

     Todavia se o comando da questão convidar o candidato a analisar os itens em consonância com a JURISPRUDÊNCIA DE NOSSOS TRIBUNAIS a resposta mais indicada é 36 meses . 

  • Com base na Lei nº 3.175/2003 - Estatuto do Servidor Público do Município de Montes Claros

    SEÇÃO III DO ESTÁGIO PROBATÓRIO

    Art. 14 - Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório pelo período de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores:

    I - assiduidade e pontualidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V - responsabilidade;

    VI - respeito e compromisso para com a instituição;

    VII - aptidão funcional;

    VIII - relações humanas no trabalho.

    § 1º - Doze meses antes de findo o estágio probatório, a avaliação de desempenho do servidor, realizada de acordo com o que dispuser o regulamento, será submetida à homologação da autoridade competente, sem prejuízo da continuidade da apuração dos fatores enumerados nos incisos deste artigo.

    § 2º - Uma vez demonstrada aptidão funcional, no prazo de que trata o parágrafo anterior, o servidor, 4 (quatro) meses antes do término do estágio, será submetido a avaliação final e, aprovado, terá homologado o estágio probatório.

    § 3º - A avaliação de desempenho será promovida por Comissão Especial instituída para essa finalidade.

    § 4º - O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, assegurando ao servidor o contraditório e a ampla defesa.


ID
1563472
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São considerados de efetivo exercício o afastamento do servidor, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gab da Banca D, o art. 97, III, b, da L 8.112 não inclui parentes por afinidade (sogra/sogra), logo só ascendente e descendentes.

    Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: 

    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias;

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

     a) casamento;

     b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos.

     Art. 98. Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

    Eu não achei a justificativa da B.

  • Outros das casos na Lei 8.112:

    "Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

     I - férias;

     II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

     III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    IV - participação em programa de treinamento regularmente instituído ou em programa de pós-graduação stricto sensu no País, conforme dispuser o regulamento;

     V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;

    VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei;

    VII - missão ou estudo no exterior, quando autorizado o afastamento, conforme dispuser o regulamento;

    VIII - licença:

     a) à gestante, à adotante e à paternidade;

    b) para tratamento da própria saúde, até o limite de vinte e quatro meses, cumulativo ao longo do tempo de serviço público prestado à União, em cargo de provimento efetivo;

    c) para o desempenho de mandato classista ou participação de gerência ou administração em sociedade cooperativa constituída por servidores para prestar serviços a seus membros, exceto para efeito de promoção por merecimento; 

    d) por motivo de acidente em serviço ou doença profissional;

    e) para capacitação, conforme dispuser o regulamento;

     f) por convocação para o serviço militar;

     IX - deslocamento para a nova sede de que trata o art. 18;

    X - participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior, conforme disposto em lei específica;

    XI - afastamento para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere."

  • Acredito que a justificativa da alternativa B esteja no estatuto do servidor municipal de Montes Claros.

  • Creio que a banca quer dizer o seguinte: No dia do seu aniversário, o servidor pode estar afastado nos tipos que são considerados de efetivo exercício. 

  • A questão fala da LEI Nº 3.175, que dispõe sobre o estatuto do servidor público de Montes Claros, e não da LEI º 8.112.

     

    Art. 37 - São considerados de efetivo exercício os afastamentos do servidor por motivo de:

     

    I - férias regulamentares;

    II - casamento, por 8 (oito) dias consecutivos;

    III - falecimento do cônjuge ou companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela, por 5 (cinco) dias consecutivos;

    IV - falecimento de sogro, sogra, genro e nora, irmãos, avós e netos, por 3 (três) dias consecutivos ( LETRA D - GABARITO )

    V - exercício de cargo em comissão em órgãos do Poder Executivo Municipal;

    VI - exercício de cargo em comissão em órgãos ou entidades dos poderes da União e do Estado; ( LETRA A )

    VII - convocação para serviço militar;

    VIII - júri e outros serviços obrigatórios por lei;

    IX - desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal;

    X - licença ao servidor acidentado em serviço ou acometido de doença profissional,

    XI - licença para tratamento de saúde;

    XII - licença à gestante, à adotante e em razão da paternidade; ( LETRA C )

    XIII - missão ou estudo de interesse da administração, em outros pontos do território nacional ou no exterior, quando o afastamento houver sido expressamente autorizado pelo Prefeito Municipal, com ônus para os cofres públicos municipais;

    XIV - no dia do seu aniversário;  ( LETRA B )

    XV - por 1 (um) dia ao mês, em caso de doação de sangue;


ID
1563475
Banca
UNIMONTES
Órgão
Prefeitura de Montes Claros - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base no Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Montes Claros, analise as afirmativas abaixo, marcando V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) É vedada a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro técnico ou científico.


( ) É lícito acumular uma aposentadoria com a remuneração de cargo eletivo ou de cargo em comissão, declarado em lei, de livre nomeação e exoneração.


( ) É ilícita a acumulação de um cargo de professor e outro administrativo.


( ) A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias e sociedade de economia mista.


A sequência CORRETA é 

Alternativas
Comentários
  • LEI N° 3.175/03

    (F) Art. 133- É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto:

    I - a de dois cargos de professor

    II - a de um cargo de professor com outro técnico ou científico

    (V) Art.134 - Parágrafo único - Exclui-se da proibição de acumular uma aposentadoria com a remuneração de CARGO ELETIVO ou de CARGO EM COMISSÃO declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

    (V) Acumulação do cargo de professor, só é lícito com a de TÉCNICO OU CIENTÍFICO ART.133-II. Professor + Administrativo é ilícito.

    (V) ART.133 §1°- A proibição de acumular estende-se a cargos ,empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedade de economia mista, suas subsidiárias e sociedades.

  • Andrew, professor +Administrativo é licito, você colou ilícito.