Normalmente ao estudarmos as civilizações da Antiguidade, pensamos em “ Grécia" e “gregos". Na verdade a civilização grega desenvolveu-se em cidades estado autônomas, espalhadas pela Península Balcânica, sendo Atenas uma das mais conhecidas .
Essa forma de organização fez com que, ao longo do tempo, cada cidade grega desenvolvesse uma forma própria de governo.
A adaptação de formas de administração da cidade, à medida que ela crescia e, se tornava mais diversificada e complexa, levou ao surgimento de um sistema político- administrativo inovador na Antiguidade e serviu de inspiração para o desenvolvimento do nosso modelo político atual: a democracia ateniense.
Não podemos entender a democracia da Atenas antiga com os mesmos parâmetros da proposta de democracia de hoje em dia. No entanto, o processo histórico ocorrido em Atenas levou à estruturação de um regime político administrativo que, pela primeira vez na História, desvinculou a cidadania da propriedade da terra e, por conseguinte, da riqueza. Pobres e ricos tinham a possibilidade de cidadania.
A cidadania em Atenas nascia de algumas relações e parâmetros apresentados em uma das alternativas
A) INCORRETA- A participação nas tropas está intrinsecamente ligada à questão. Só cidadãos participavam das tropas e, para ser cidadão era necessário ter treinamento militar. No entanto, a formação intelectual não pode ser considerada um elemento da cidadania.
B) CORRETA- A estrutura sócio-política nas poleis gregas tinha, claramente, base familiar. Isso se deve, ao menos em parte, à origem remota das mesmas, o genos – clã patriarcal. O crescimento dos genos, por sua vez, levou à organização das fratrias, nas quais a ancestralidade comum– real ou mítica - estabelecia os laços sociais e políticos. Por outro lado, o cidadão era um guerreiro em potencial. A preparação para a guerra era parte da cidadania.
C) INCORRETA- O casamento dentro da linhagem pode significar “dentro do mesmo círculo social" pois para acesso à cidadania era necessário ter pai e mãe atenienses. Mas, a questão de auxílio militar como condicionante não procede em Atenas.
D) INCORRETA- A sociedade ateniense era, em questões de política, laica. A cidadania não dependia da prática religiosa embora os sacerdotes e os oráculos fossem consultados em momentos de tomada de decisão.
E) INCORRETA -Esta diferenciação entre o que é considerado civil e o que é estatal é uma conceituação que não se adequa à estrutura das cidades-estado gregas. A capacidade militar como parâmetro de cidadania era real.
Gabarito do professor: Letra B.