SóProvas



Questões de Mercantilismo e a economia de Estados


ID
516106
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma das práticas mercantilistas europeias implicava na proibição de se exportar certas matérias-primas que poderiam favorecer o crescimento industrial em outros países, a fim de evitar possíveis concorrências. Tal prática ficou conhecida por

Alternativas
Comentários
  • Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. 


  • ERREI FEIO AGORA =/

  • Protecionismo alfandegário.

  • Errar questões como essa que te reprova. Tenso :/
  • eta

  • Veio eu pensei um e marquei outro MDS kkk

  • Veio eu pensei um e marquei outro MDS kkk


ID
516592
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Do século XII ao XV, Veneza, Gênova e Pisa destacaram-se como importantes núcleos urbanos na Europa, em decorrência, principalmente, da(o)

Alternativas
Comentários
  • as cidades italianas monopolisavam o mercado das chamadas "especiarias" as quais viam da Ásia.
  • D

  • essas cidades monopolizavam o comércio com o oriente por meio do Mediterrâneo


ID
522121
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.

K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade
negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências
. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O estudo das sociedades e das culturas africanas e afro-brasileiras ainda é imcompleto nas escolas de Ensinos Fundamental e Médio. No entanto, não é difícil responder a questão na medida em que o texto  transcrito fornece as informações necessárias . O texto destaca que a análise da questão de identidade negra deve ter partir da compreensão do movimento da expansão marítima europeia no século XV que levou ao descobrimento do continente africano e posterior estabelecimento de relações mercantilistas com a região e, finalmente, ao tráfico negreiro e à escravidão de populações africanas.
                    A opção que apresenta  uma afirmativa que corresponde às informações destacadas é a de letra D
     
  • Questão d ehistória marcada com oquestão de filosofia

  • isso é historia, precisamente na parte das Grandes Navegações,onde ocorreu no seculo 15

  • Brasil Colônia.


ID
656491
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nos séculos XV e XVI, com as chamadas Grandes Navegações, os europeus chegaram às Américas, onde iniciaram um processo de conquista e colonização. Esses empreendimentos aceleraram a acumulação do capital e garantiram o desenvolvimento do capitalismo europeu, pois a burguesia mercantil européia

Alternativas
Comentários
  • C


ID
668305
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando-se as características do Antigo Regime, é INCORRETO afrmar que

Alternativas

ID
678184
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O objetivo das colônias é o de fazer o comércio em melhores condições [para as metrópoles] do que quando é praticado com os povos vizinhos, com os quais todas as vantagens são recíprocas. Estabeleceu-se que apenas a metrópole poderia negociar na colônia; e isso com grande razão, porque a finalidade do estabelecimento foi a constituição do comércio, e não a fundação de uma cidade ou de um novo império ...”
MONTESQUIEU. Do espírito das leis (1748). São Paulo: Martin Claret, 2004. p. 387

.Considerando-se as informações desse trecho, é INCORRETO afirmar que as colônias européias, na Época Moderna,

Alternativas
Comentários
  • A resposta é a única que não da para interpretar no enunciado.

    "deveriam levar ao estabelecimento e ao incremento do comércio, regulando-se em função dos interesses recíprocos entre as colônias." Gab A


ID
686125
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma frase que define o lema do período mercantilista "Ouro, poder e glória” também ilustra que o mercantilismo foi uma política de nacionalismo econômico, vinculado ao surgimento do Estado Nacional Moderno e ao fortalecimento do poder real.

Sobre alguns princípios básicos do mercantilismo, podemos afirmar:

I. As colônias devem ser úteis como mercados consumidores para as exportações de manufaturas metropolitanas e fonte de abastecimento de matérias- primas e metais preciosos.

II. As colônias só podem abastecer as metrópoles a que pertençam, sendo proibida as manufaturas nas colônias, que concorram com o artigo metropolitano. todo o comércio colonial devia ser monopolizado pela metrópole.

III. Na Espanha defendia-se o aumento das exportações sobre as importações, como um meio de melhorar o estoque de lingotes de ouro e prata. Daí serem conhecidos como Colbertismo por dar ênfase a essa prática mercantilista, investiu-se na fabricação de artigos de luxo e manufaturas para exportação.

IV. No século XVI, considerando que o poderio espanhol baseava-se nos metais preciosos provenientes da América Espanhola, prevaleceram as práticas metalistas. Daí adotar disposições para a capitalização de ouro e prata.

V. No século XVIII, as práticas mercantilistas foram essencialmente colonialistas, passando-se a considerar as colônias apenas como fornecedoras de manufaturas, metais preciosos. Não sendo consideradas como mercados consumidores.

Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
732634
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Mercantilismo pode ser defnido como um conjunto de práticas e doutrinas econômicas adotadas pelo Estado absolutista, na Idade Moderna, com o objetivo de obter e acumular riqueza. Partindo do princípio de que a riqueza de uma nação era determinada pela quantidade de metais preciosos mantidos dentro de seu território, os estados absolutos desse período

Alternativas
Comentários
  • C - errada

    Não eliminavam a livre iniciativa, tanto que existiam as companhias de comércio, que eram privadas.


ID
733747
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As grandes navegações produziram o expansionismo do século XV e contribuiram para acelerar a transição do feudalismo/capitalismo.

Provocaram mudanças no comércio europeu, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a maioria pensou em marcar a letra (A), mas fiquem cientes dos pontos que anulam essa afirmativa. Quando a alternativa fala que houve perda do monopólio das cidades italianas, isso não aconteceu! Ponto chave da anulação da questão!

  • No meu entendimento, o principal motivo da alternativa A estar errada é o fato de afirmar que o eixo econômico foi deslocado para o Pacífico. Não precisaria nem ler o resto.

  • GAB D

  • Eu fiquei em dúvida entre a B e a D.

    A minha justificativa pra ñ marca a B foi que: (*declínio econômico das potências mercantis atlânticas*; ) está errado, pq Portugal como potência mercantil no Atlântico nessa época,ainda estava mt bem.

  • Eu eliminei todas que falam da ascensão econômica das republicas italianas

    Qual a real intenção das viagens ultramarinas?

    R: Romper o monopólio árabe-italiano sobre as especiarias que vinha do mediterrâneo, então a consequência de novas rotas era o declínio do monopólio italiano e não a ascensão do mesmo

    ANTES: MONOPÓLIO

    DEPOIS: CONCORRÊNCIA.

    Sobra a letra B e D

    sobre a letra B :

    x¹ Portugal sim estava em ascensão

    x² acredito que o afluxo de metais seja entre Europa e o Oriente (Índia.), comercialização , metal entra e metal sai.

    Sobre a Letra D

    Correta

    APMBB

    GABARITO: D

  • a) Deslocamento do eixo econômico do Atlântico para o Pacífico; ascensão econômica das repúblicas italianas paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas; acúmulo de capitais nas mãos da realeza.

    Primeiro erro dessa assertiva é que o deslocamento do eixo econômico foi do mediterrâneo para o atlântico, segundo erro é que ele fala que teve ascensão das repúblicas Italianas, ou seja, Gênova e Veneza isso é falso pois elas tiveram decadência com a expansão marítimica portuguesa

    b) perda do monopólio do comércio de especiarias por parte dos italianos; declínio econômico das potências mercantis atlânticas; intenso afluxo de metais preciosos da América para a Europa.

    O erro dessa assertiva é que ele fala de declínio econômico das potências que estavam agora comercializando no oceano atlântico e isso é falso porque sabemos que essa potenciais cresceram o exemplo é Portugal , Espanha , Inglaterra depois da guerra dos cem anos a França e até a Holanda as potências que veio a declínio foi Gênova e Veneza que era do mar mediterrâneo

    c) empobrecimento da burguesia europeia; deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas.

    Falsa, a burguesia cresceu muito com a expansão marítimica

    d) Correta

    e) ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio econômico de países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda; incorporação das áreas do continente americano e do litoral africano às rotas já tradicionais de comércio Europa – Ásia; acumulação de capitais nas mãos da nobreza e realeza europeias.

    O erro está quando ele fala da ascensão da econômia das repúblicas italiana no caso Gênova e Veneza a gente já viu que isso é falsa nos outros comentários, após isso ele fala que teve um declínio nos países como Port, Esp , Ing e Hol o que é falso pois vimos no comentário da letra b que essas potências cresceram

  • A

    deslocamento do eixo econômico do Atlântico para o Pacífico; ascensão econômica das repúblicas italianas paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas; acúmulo de capitais nas mãos da realeza.

    Itália não era um estado formado ainda, muito menos um república

    "do Atlântico para o Pacífico" com relação a Europa, do mediterrâneo para o atlântico

    B

    perda do monopólio do comércio de especiarias por parte dos italianos; declínio econômico das potências mercantis atlânticas; intenso afluxo de metais preciosos da América para a Europa.

    "declínio econômico das potências mercantis atlânticas;" pelo contrário, as potências do eixo atlântico tiveram ascensão comercial (Portugal, Espanha, Inglaterra etc)

    C

    empobrecimento da burguesia europeia; deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio das potências mercantis atlânticas.

    "empobrecimento da burguesia europeia;" a burguesia foi a que mais se deu bem durante esses empreendimentos, foi lá que surgiu a bolsa de valores.

    D

    intenso afluxo de metais preciosos da América para a Europa, o que determinou a chamada “revolução dos preços do Século XVI”; deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; acúmulo de capitais nas mãos da burguesia europeia, em consequência da abundância de metais que afluiu para a Europa.

    GABARITO

    E

    ascensão econômica das repúblicas italianas, paralelamente ao declínio econômico de países como Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda; incorporação das áreas do continente americano e do litoral africano às rotas já tradicionais de comércio Europa – Ásia; acumulação de capitais nas mãos da nobreza e realeza europeias.

    NÃO EXISTIA REPÚBLICA ITALIANA


ID
733759
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o mercantilismo, todos os produtos que chegavam à colônia ou saíam dela tinham que passar pela metrópole, caracterizando assim

Alternativas
Comentários
  • a) o pacto colonial.


    Pacto colonial:  Para que todo o sistema mercantil fosse positivo, os Estados Modernos iniciaram no século XV o que chamamos de "As grandes navegações", que consistiam em conquistar colônias fora do continente europeu, a fim de garantir o máximo de exploração territorial, em busca de matérias primas que estavam em falta no mercado europeu. Os europeus  deveriam comercializar restritivamente com suas sedes metropolitanas, visando garantias de vantagens em estabelecimento de preços, onde os colonizadores pudessem comprar a custos baixos e vender a valores altos. Logo, a metrópole tinha o monopólio sobre a economia da colônia.

  • Pacto colonial ou Exclusivo metropolitano : As colônias tinha de , restritamente, comercializar com a Metrópole o que causava uma balança comercial favorável à metrópole em detrimento da colônia, pois essas não tinham quase nada de lucro

    LETRA A

    APMBB


ID
737398
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a implantação do modelo mercantilista pelos Estados europeus, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Caracterizou-se pelo metalismo, regulamentação econômica, busca da balança comercial favorável, entre outros fatores.

II. O Colbertismo, na França, foi um exemplo de prática mercantilista.

III. Os estados germânicos adotaram o Comercialismo com o objetivo de aumentar a riqueza tributável, ou seja, os impostos.

IV. A Inglaterra adotou o Industrialismo e medidas para fortalecê-lo, como os Atos de Navegação.

Alternativas
Comentários
  • Letra D, entretanto eu aprendi na maioria dos livros e das video-aulas que o metalismo estava especificicamente relacionado à busca de metais preciosos

  • I- Correta, as principais características do Metalismo são: Balança comercial favorável, Monopólio, Intervencionismo, colonialismo e escravismo

    II- Correto, Colbertismo foi criado nos séculos XVI e XVII e é o Mercantilismo característico da política econômica francesa. Teorizado e promovido por Jean-Baptiste Colbert, controlador geral das finanças do rei Luís XIV

    III- Correta, bem dizer a europa toda tava entrando no mercantilismo e no metalismo pois muitos desses países queriam ficar rico, porpem alguns foram bem prejudicados como é o caso da África que foi juito explorada

    IV- As industrias vão surgir bem depois

  • Há a necessidade de abrir um adendo: há 3 tipos de mercantilismo, entretanto, nem todos são metalistas. O Bulionismo, praticado pela Espanha, é uma característica marcante do metalismo, pois consistia no acúmulo de riquezas através de metais preciosos. Todavia, há também o exemplo do Colbertismo, neste caso as atividades comerciais da França eram baseadas na produção agrícola, e em artigos luxuosos destinados à exportação. Achei muito generalizada a questão. Comum no exército!


ID
795772
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os Estados monárquicos dos séculos XV e XVI encontraram, pois, neste tesouro de experiência e de regulamento, os primeiros elementos de sua política econômica; numa certa medida, o mercantilismo que começa a se afirmar na França e na Inglaterra na segunda metade do século XV estendeu aos limites das jovens monarquias nacionais as preocupações e as práticas das cidades da Idade Média.”

Deyon, Pierre. O Mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1973, p.16.

Sobre o Mercantilismo, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
806017
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Documentos da época dos Grandes Descobrimentos deixam evidente o interesse das metrópoles ibéricas em colonizar as novas terras, nos moldes do mercantilismo.


No início da colonização na América, as duas principais atividades econômicas estimuladas por Portugal e Espanha foram, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Era  a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração do ouro e da prata na América espanhola


ID
835180
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As doutrinas e práticas mercantilistas apresentaram características diferentes nos diversos Estados europeus na Idade Moderna. Uma dessas práticas foi a eliminação das restrições à saída de metais preciosos do país, visando à obtenção de saldo favorável na balança comercial, além de garantir exclusividade de transporte para sua própria marinha. Ao final do século XVIII, essa forma de mercantilismo era fundamentalmente industrial e agrícola. Trata-se da prática mercantilista

Alternativas
Comentários
  • O mercantilismo inglês era fundamentalmente industrial e agrícola. A política econômica in-

    glesa era sempre bem planejada. 

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/23908.pdf&ved=2ahUKEwjh46DW6dToAhWpIbkGHcAwCBkQFjAJegQIBBAB&usg=AOvVaw2LYMklTGkznZKs3cdiM8-w


ID
874060
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a prática do Mercantilismo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    -----------------------------------------

    Conceito… 

    Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.

    Wiki

  • a) as colônias na América, a exemplo do Brasil, possuíam grande autonomia em sua organização administrativa e livre produção econômica, inclusive permitindo-se a produção de manufaturas. Esta situação era possível em virtude da existência de cidades como Olinda e Salvador que se igualavam politicamente às metrópoles europeias.

    Errada, primeiro já eliminamos quando ele fala que o Brasil possuia grande autonomia o que uma mentira gigantesca, depois ele fala da livre produção econômica o Brasil não era livre para produção econômica pois só fazia produzia açúcar e mais açúcar, pois eram aquilos que os portugueses desejavam pois tava dando muito dinheiro, depois ele afirma que Salvador e Olinda se igualava as metrópoles europeias o que é um absurdo dizer isso já que as metrópoles europeias eram basicamente já um país em desenvolvimento enquanto Salvador e Olinda era bem dizer ainda uma vila.

    b) a balança comercial favorável não consistia em uma preocupação das metrópoles em relação às suas atividades comerciais e exploração das colônias. O livre comércio e permanência da riqueza nas próprias colônias eram necessários para o povoamento da América e fortalecimento econômico dos Estados Absolutistas europeus.

    Errada, a balança comercial favorável era uma das principais características do mercantilismo eles prezavam muito por isso pois queriam ficar ricos um exemplo disso é a Inglaterra

    c) entende-se por monopólio colonial a situação na qual a colônia, a exemplo do Brasil, é quem define com quais países pretende manter relações comerciais.

    Errada, monópolia seria uma única empresa que detém o mercado de um determinado produto ou serviço, e o Brasil não era uma essa simples " empresa" o Brasil simplesmente fazia o que Portugal mandava

    d) Correta

    e) o processo de expansão marítima europeia a partir do século XV possibilitou descobrir novos territórios. Estas descobertas foram apenas o resultado do espírito aventureiro e sorte do acaso nas navegações oceânicas empreendidas por ingleses e franceses que pioneiramente desbravaram o oceano Atlântico.

    Errada, foi por Espanha e Portugal os ingleses e francesas vão entrar bem depois


ID
923953
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A França apresenta-se como o país típico do mercantilismo em sua forma clássica. Suas lutas contra a Espanha, contra a Holanda e, por último, contra a Inglaterra, traem facilmente as preocupações mercantis e coloniais da monarquia francesa” No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de: (FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição. São Paulo: Brasiliense,Coleção, 1981. p. 75).
No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de:

Alternativas
Comentários
  • no século XVII, o mercantilismo estava fortemente implantado no sistema econômico francês. O principal aplicador do sistema mercantilista na França foi o ministro das finanças francês Jean-Baptiste Colbert. Ocupando este importante cargo, durante 22 anos no governo do rei absolutista Luis XIV, Colbert estimulou a industria francesa, incentivou as exportações e reduziu as taxas alfandegárias internas. 

    Estas práticas mercantilistas ficaram conhecidas na França como colbertismo e fizeram com que a economia do país se fortalecesse, equiparando-se a das potências européias da época.
  • D) Colbertismo


ID
949429
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A evolução do processo de transformação de matérias- primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura.

Um desses estágios foi o artesanato, em que se

Alternativas
Comentários
  • A questão refere-se ao processo de construção do modelo fabril de produção conhecido como “ Revolução Industrial” . As transformações na forma de produção foram, na verdade, bem mais lentas do que a Revolução da segunda metade do século XVIII na Inglaterra.
                    Elas tem seu ponto de partida, ao que tudo indica, mais ou menos no século XIII, com a produção artesanal para comércio, quando começa a haver abertura da economia feudal, primordialmente na ilha e nas áreas litorâneas do continente europeu (regiões da Península Itálica e ao redor do Mar do Norte), que não apresentavam uma economia tão estritamente natural e voltada para a auto-suficiência dos feudos .
                    A  caracterização clássica da produção artesanal é a que está sendo demandada na questão: produção sem utilização de máquinas  e sem ser uma produção em série. Cada produto era diferente do outro e apresentava peculiaridades de cada artesão. A produção artesanal não apresenta divisão de trabalho nem especialização da mão de obra em partes do processo produtivo. O artesão é responsável pelo processo, desde o trabalho com a matéria prima até o produto final.
                    A obra de Phylis Deane, citada na entrada da questão, é referência para o estudo das transformações que geram a Revolução Industrial, assim como o livro de Eric Hobsbawn Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo(2009) , como já dito no comentário da questão  10 de 2010
                    A opção correta é a de letra B
  • Basta saber o que é artesanato.. é o tipo de questão que se você errar no Enem perde ponto de acordo com o TRI..

  • ''O artesanato é tradicionalmente a produção na qual o produtor possui os meios de produção e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.''

  • Letra B

    Artesanato se faz por trabalho manual e nao por meio de maquinas.

  • Letra B

    O artesanato pode ser caracterizado pelo trabalho manual, diferente daquele recorrente nas industrias atuais, na qual se utiliza em grande ou toda parte do processo de máquinas. No artesanato, o artesão utiliza todo processo produtivo, desde a criação do produto até no seu acabamento - inclusive na sua venda. Desta forma, não se utiliza um processo de produção em série, acabando por sempre ter produtos diferentes um do outro.

  • "Artesanato: Os objetos são feitos a mão, com o auxilio de ferramentas.

    Manufatura: Cada artesão executava uma tarefa especifica, sob supervisão de um chefe.

    Maquinofatura: Era realizada por maquinas industriais em fabricas onde trabalham empregados assalariados."

    https://brainly.com.br/tarefa/7480076#:~:text=Artesanato%3A%20Os%20objetos%20s%C3%A3o%20feitos,fabricas%20onde%20trabalham%20empregados%20assalariados.

  • Letra B

    A questão faz referência aos momentos iniciais da industrialização, da primeira revolução industrial e dos modos produtivos que antecederam e originaram-a. O artesanato era a maneira manual de se produzir, conhecendo todos os aspectos de produção e produzindo em quantidade menor por dia. Esses ofícios geralmente eram passados de geração em geração.

  • GABARITO - B

    O artesanato eramarcado pelo não uso da tecnologia, e sim o uso da manufatura no processo industrial, o que caracterizava o mesmo com mais simplicidade.

    Bons estudos, caveira!


ID
1190683
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O mercantilismo do Estado Moderno evidenciou a íntima relação entre o Estado e a economia. Relacionadas ao mercantilismo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Alternativas
Comentários
  • Como diz na questão: Mercantilismo se caracteriza pela íntima relação entre Estado e Economia. O Liberalismo econômico defendido por Adam Smith pregar a total ausência do Estado na economia. Ou seja, letra B.

  • Exceto   B) Defendia o liberalismo econômico e a livre concorrência, conforme pregava Adam Smith, conhecido economista mercantil.

    Quando se trata de mercantilismo não se pensa em liberalismo econômico, que ocorre bem mais na frente..

  • relacionou mercantilismo com liberalismo econômico, tá errado.

  • Nesse período não há de se falar em "liberdade econômica", pois quem liderava o mercado tinha PODER.

  • Liberalismo econômico e a livre concorrência eram contrários ao mercantilismo.


ID
1471753
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia os textos a seguir.

“A economia funciona por uma ordem natural inerente e pré-existente. De acordo com essa premissa, as atividades humanas devem ser mantidas em harmonia com as leis naturais. ‘Laissez faire, laissez passer ’ (deixe fazer, deixe passar) – expressão creditada a Vincent de Gournay e que é o resumo de um conceito que determinava que os governos não deveriam interferir nas atividades humanas, sendo que estas estariam em conformidade com as leis naturais. Além disso, dão ênfase na agricultura — era consenso que a indústria, comércio e manufatura estavam subordinadas à agricultura, e, em menor proporção à mineração, por serem estas as fontes de riqueza, enquanto que os demais setores não detinham o fator produção, sendo, na concepção fisiocrata, meros transformadores.” (MACHADO, Luiz, 2011.)

“Segundo esse pensador, o Estado poderia, em ocasiões pontuais, intervir para evitar a ocorrência de monopólios ou de cartéis comerciais, uma vez que o mercado para se autorregular necessita de competitividade, livre concorrência, a fim de atender os anseios da sociedade, tanto na produção quanto na qualidade dos produtos ofertados e até mesmo no preço destes. Afinal, a intervenção direta do Estado na economia acarretaria na redução do bem estar-social.”
                                     (Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-ideia-central-do-pensamento-economico.)

Ao analisar os dois textos e tendo em vista o contexto em que surgiram, é possível identificá-los corretamente como pensamentos pertencentes às seguintes correntes filosóficas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Em relação à fisiocracia, foi uma escola criada no século XVIII pelos economistas franceses François Quesnay e Vicent de Gournay. Defendia o individualismo econômico baseado no “governo da natureza". Considerava a agricultura a principal fonte de riquezas  e o governo, um mal necessário para assegurar proteção aos bens e às pessoas. Apoiava o livre comércio, por meio da abolição de monopólios, corporações e taxas aduaneiras.

      Já o liberalismo econômico teve suas bases lançadas pelo escocês Adam Smith, no seu livro “ A riqueza das nações" (1766). Nele, Smith defendia a plena liberdade de concorrência, onde a lei da oferta e da procura regularia a produção e a distribuição de riquezas. Acreditava que o trabalho livre é a verdadeira fonte de riqueza da sociedade e que o Estado não deveria intervir diretamente na economia, pois a “mão invisível" do mercado iria distribuir os recursos de forma equilibrada.     

     A resposta correta é a letra A. 

  • FISIOCRACIA - Se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura.


    LIBERALISMO - A sociedade e o governo devem proteger e promover a liberdade individual, em vez de impor constrangimentos; a pluralidade e a diversidade devem ser encorajadas e a sociedade deve ser igual e justa na distribuição de oportunidades e recursos

  • Retroceder Nunca, Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    pmrj 2021


ID
1496635
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a fase de transição do feudalismo para o capitalismo foi colocada em prática a política econômica mercantilista. As grandes monarquias européias do século XVI, com maior ou menor êxito, enveredaram pela via do intervencionismo econômico. Avalie as sentenças abaixo sobre as características gerais do mercantilismo europeu.

I – entesouramento de metais como o ouro e prata advindos tanto do comércio externo como dos territórios conquistados.
II – o desenvolvimento da manufatura para suprir tanto o mercado interno como para exportação.
III – esforço para exportar mais e importar menos, deixando a balança comercial favorável.

Assim:

Alternativas
Comentários
  • Por trás do comércio da Inglaterra e da Holanda, havia uma crescente atividade manufatureira que dava consistência ao seu comércio e lhes rendia superávit na troca com matérias-primas compradas de outros países ou de suas próprias colônias.

    Já os espanhóis, pioneiros na exploração de ouro e prata na América, e os portugueses que vieram a descobrir o ouro apenas no apagar do século 17, após meio século de decadência da economia açucareira, não estabeleceram prioridades para o desenvolvimento de manufaturas nem reduziram os gastos de seus governos.

    fonte: educaçao.uol.com.br

  • Gabarito b


ID
1607311
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , associe os países europeus (coluna A) com as respectivas ações e as características das diferentes políticas econômicas mercantilistas na Era Moderna (coluna B).


Coluna A

1. Espanha




2. Inglaterra




3. França




4. Holanda 




Coluna B 

( ) A partir de 1666, o país autorizou a exportação de moedas estrangeiras e de materiais de ouro e prata, como forma de promover o saldo favorável da balança comercial.


( ) Recebendo grande quantidade de ouro e prata, o país fundou sua política econômica no entesouramento e na importação de manufaturas, parte das quais reenviada para as zonas coloniais.


( ) No século XVII, o país proibiu a exportação da lã e elevou as taxas para importação de tecido estrangeiro, pois tinha na indústria têxtil a atividade exportadora mais importante de sua política econômica manufatureira e agrícola.


( ) Seguindo as diretrizes do chamado colbertismo, o país desenvolveu novas manufaturas através da importação de artesãos estrangeiros e de empréstimos estatais.


( ) Com poder central relativamente fraco, o país concedeu um grau singular de independência econômica, militar e administrativa para suas companhias comerciais. 



A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é 


Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O Colbertismo foi criado nos  e é o  característico da política econômica .

  • Resposta D:

    Jean-Baptiste Colbert era ministro do estado e da ECONÔMICA no groverno de LUÍS XIV (FRANÇA)

    as companhias das índias (Holanda) foram criadas em 1602 e 1621, no meio da guerra dos oitenta anos

  • Sabendo que a Ing foi a primeira a manter a balança comercial favorável, ou seja, comprar menos e vender mais você já matava a questão !


ID
1609996
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo sobre práticas protecionistas recentes:


“(...) Tanto o Brasil quanto os EUA adotaram medidas protecionistas nos últimos cinco anos. As duas principais razões foram a crise econômica internacional e a concorrência da China. Do lado americano, o principal instrumento foi a concessão de subsídios. Já o Brasil fez uso de tarifas de importação, defesa comercial e requisitos de conteúdo local.”


BONOMO, Diego. Protecionismo brasileiro e americano. Folha de S. Paulo, 10 de outubro de 2012, p. 3.


Assinale a alternativa correta que identifica as diferenças de contexto histórico e econômico em que a prática do protecionismo foi adotada no período atual e no período da Idade Moderna europeia (século XV-XVIII).

Alternativas
Comentários
  •    Na Idade Moderna, o protecionismo era uma prática do mercantilismo, que tinha como objetivo básico o enriquecimento e o fortalecimento do Estado diante das outras potências. Essa prática consistia na política de proteção à indústria nacional, mediante cobrança de altas taxas alfandegárias sobre produtos importados. Paralelamente, reduziam-se as taxas sobre produtos de exportação. Atualmente, o sistema econômico internacional faz críticas ao protecionismo, uma vez que a globalização tem como principais objetivos a eliminação de tarifas alfandegárias e a flexibilização nos padrões de produção, controle sanitário e de fronteiras no intuito de impulsionar o livre comércio.

    Diante do exposto, a alternativa correta é a letra C.

  • Mercantilismo:
    I. Política econômica intervencionista, que vigorou durante os séculos XVI a
    XVIII, na Europa, atuando como suporte do Regime Absolutista.
    II. Fundamentos:
    a) Controle da balança comercial favorável: exportar mais e importar
    menos;
    b) Metalismo: acumulação de metais preciosos;
    c) Incentivo à produção agrícola e manufatureira, visando a autosuficiência
    do Estado;
    d) Protecionismo Alfandegário: tarifas alfandegárias elevadas para
    proteção do produto nacional;
    e) Intervencionismo estatal na economia;
    f) Exploração colônia (Colonialismo): fortalecimento da acumulação
    capitalista das áreas centrais.

  • Questão muito bem elaborada. Dá até uma certa felicidade de entender e acertar uma questão desse nível.

  • Tens total razão Juan Garcia, questão muito bem elaborada, completa e elegante, dá até goste de responder.
  • Período moderno caracterizado pelas Grandes Navegações e a busca incessante pelo Metal ( Bulionismo), esse momento onde o mercantilismo era o sistema econômico da época, a qual tinha como preceitos dos Estados modernos:

    > Comprar mais do que vender( Balança comercial favorável);

    > Protecionismo econômico ( Barreira alfandegárias);

    > Intervenção do Estado : o estado controla tudo;

    > Colonialismo: relações de comércio com os mesmos e exploração nas suas colonias de exploração e até povoamento

  • se tá contestando PROTECIONISMO, é o livre mercado po! escola austríaca >> any


ID
1613044
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“[...] devemos obedecer sempre a esta regra: vender mais aos estrangeiros em valor do que consumirmos deles.”

(MUN, Thomas. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1976.vol. II, p.223).


O pensamento contido nesta frase expressa um dos princípios do mercantilismo, que é o da balança comercial favorável.


Assinale a alternativa CORRETA na qual conste a denominação dada ao mercantilismo na França e Espanha, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • A) Colbertismo, devido ao ministro Colbert (França) e bulionismo na Espanha (retenção de metais preciosos como fundamento da riqueza nacional).

  • bulionismo é o mesmo que metalismo que através do pacto colonial houve a exploração exclusiva da metropole em relação a colonia.

  •  

    Por Antonio Gasparetto Junior

    (...)Três medidas básicas faziam parte do Mercantilismo, eram elas: o bulionismo ou metalismo, o colbertismo ou balança comercial favorável e o mercantilismo comercial e marítimo. A primeira delas é a base maior do Mercantilismo, corresponde ao acúmulo de metais preciosos. A balança comercial favorável é também chamada de colbertismo. Recebeu este nome por causa do ministro de finanças franças de nome Jean-Baptiste Colbert, o qual foi o principal impulsionador das ideias mercantilistas em seu país e permaneceu 22 anos à frente das práticas econômicas na França. A medida que também recebeu seu nome caracteriza-se por fazer com que o Estado exportasse mais do que importasse, mantendo, assim, a chamada balança comercial favorável. Por fim, o mercantilismo comercial e marítimo refere-se à aposta feita pelos Estados Nacionais europeus no acúmulo de riquezas provenientes do comércio marítimo. As grandes navegações impulsionaram grandes capacidades comerciais, permitindo comprar, vender e negociar produtos em diferentes lugares, proporcionando o aumento de escalas na economia...

    FONTE:http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/


ID
1617970
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    O Estado era tanto o sujeito como o objeto da política econômica mercantilista. O mercantilismo refletia a concepção a respeito das relações entre o Estado e a nação que imperava na época (séculos XVI e XVII). Era o Estado, não a nação, o que lhe interessava.
                             (Eli F. Heckscher, La epoca mercantilista, 1943, p. 459-461 Apud Adhemar Marques  e et alii (seleção), História moderna através de textos, 1989, p. 85. Adaptado)
Segundo o autor,

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     O Mercantilismo é entendido como um conjunto de práticas, adotadas pelo Estado absolutista na época moderna, com o objetivo de obter e preservar riqueza.

  • O intervencionismo, que é o Estado Interferindo na Economia , para a sua manutenção, foi uma características do mercantilismo.

    Esta prática que tem como o Rei, ''escolhido de Deus'', para interferir na Economia, pois este sabe o que é bom para a nação

    LETRA C

    APMBB


ID
1650406
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A política mercantilista do Império Português caracterizou-se como:

Alternativas
Comentários
  • Letra A, apesar de que as trocas comerciais não eram, de modo algum, EXCLUSIVA entre a colônia e a metrópole... Existiam,sim, trocas comerciais entre os europeus.

  • A metrópole impunha o Exclusivo metropolitano à colônia, assim tem o domínio dos seus recursos naturais ; das práticas, não só comercias , mas também politico-jurídicas , por exemplo: ''escolhendo com quem a colonia irá comercializar''

    Em suma, o grande beneficente desse Pacto era a Metrópole, pois detinha grandes lucros em detrimento a submissão colonial

    LETRA A

    APMBB

  • Pacto colonial

ID
1917190
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente os itens abaixo.


I – Formação de companhias de comércio, como a Companhia das Índias Ocidentais.

II – Prioridade máxima às políticas de povoamento das colônias, para fortalecimento das trocas comerciais com a metrópole.

III – Obtenção de metais, por meio da exploração colonial.

IV – Incentivo à produção manufatureira nas colônias.

V – Estocagem de lingotes de ouro e prata.


Assinale a única alternativa em que todos os itens listam características do mercantilismo espanhol (bulionismo).

Alternativas
Comentários
  • O Bulionismo ou Metalismo, consiste em armazenar riquezas minerais, através da exploração colonial. Quanto mais minerais preciosos um pais detinha, mais rico era.

    //LETRA E//

  • Metalismo: (ou Bulionismo), é a acumulação de metais preciosos como principal forma de

    obtenção de riquezas. Esse conceito foi utilizado principalmente na Espanha, durante o reinado dos

    reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Essa prática coincidiu exatamente com o período

    em que os espanhóis traziam enorme quantidade de metais preciosos de suas colônias da América.

    FONTE: ALFACON

  • I - ERRADO - foi feita pelos holandeses

    II - ERRADO - política de exploração

    III - CERTO

    IV - ERRADO - não ocorria o incentivo de manufaturas nas colônias

    V - CERTO

    Gab: E


ID
1965970
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Mercantilismo é a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Durante aproximadamente três séculos foi a prática econômica principal adotada pelos países europeus, o que só seria quebrado com o questionamento sobre a interferência do Estado na economia e o consequente advento das ideias liberais.

Disponível em: http://www.infoescola.com/. Acesso em: 9 dez. 2013.

A primeira característica do mercantilismo era o metalismo, ou seja, a concepção de que a prosperidade de cada país

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    -----------------------------------------

    Confira as principais características do mercantilismo:

    Balança comercial favorável: buscar exportar mais do que importar.

    Protecionismo: proteger o mercado interno.

    Metalismo: acumulação de metais preciosos afim de ter muito riqueza nacional.

     

    https://www.blogodorium.com.br/principais-caracteristicas-do-mercantilismo/

    #UAB2018 #UFAL #reaprendendoEnsinoMédio


ID
2143444
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“As teorias e práticas mercantilistas estão inseridas no contexto da transição do Feudalismo para o Capitalismo, possuindo ainda características marcantes das estruturas econômicas feudais e já diversos fatores que serão mais tarde identificados com características capitalistas, não sendo nenhum dos dois sistemas, no entanto. O termo mercantilismo define os aspectos econômicos desse processo de transição. Se o mercantilismo tem sua contraparte política no Estado absoluto, no campo social tem relação com a estrutura social comumente conhecida como sociedade do Antigo Regime.” (SILVA, Kalina V. & SILVA, Maciel Henrique. “Dicionário de conceitos históricos”. São Paulo : Contexto, 2009, p. 283-284).

Das práticas apresentadas abaixo, qual não pode ser identificada como pertencente ao mercantilismo:

Alternativas
Comentários
  • Mercantilismo é a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia, portanto não há de se falar em liberalismo econômico.

    GABARITO: E

  • O mercantilismo era uma forma de pensamento econômico.
    São características do Mercantilismo: Metalismo, balança comercial favorável, comércio marítimo.
     

    Liberalismo econômico é característica do Capitalismo Industrial.

    Gabarito: E

  • Alternativa C se refere ao Cobertismo, que foi um mercantilismo industrial praticado na França sob o rei Luís XIV, onde as manufaturas, principalmente as de luxo, eram incentivadas para vender ao mercado espanhol recheado de ouro e prata.

  • Mercantilismo: Prática econômica dos Estados Nacionais que pode ser sintetizada em cinco características:

    1- Metalismo: A riqueza das Nações seria determinada pela quantidade de metais preciosos acumulados.

    2- Balança comercial favorável: Exportar mais que importar (superávit), para favorecer a entrada de metais preciosos com as vendas e impedir sua saída importando produtos.

    3- Protecionismo: cobrança de altas taxas alfandegárias de produtos de outros países para estimular a produção no seu. Taxas altas para manufaturados e baixas para matérias primas, de forma a estimular a manufatura para ser exportada em seu país.

    4- Incentivo à manufatura: estímulo a produção de determinados produtos e concessão de monopólio ao fabricante, impedindo a concorrência.

    5- Sistema Colonial: A Busca por possuir colônias para que pudessem ser exploradas. Eram importantes fontes da matérias primas e mercado consumidor para as manufaturas da metrópole. As colônias deveriam realizar comércio exclusivamente com a metrópole. 

    LETRA E -  liberalismo econômico é antagônico ao mercantilismo, além de ser contrário ao Antigo Regime, pregava a liberdade individual e a igualdade de direitos.

    ESTRATÉGIA

  • A definição mais aceita de mercantilismo informa que esse termo compreende um conjunto de ideias e práticas econômicas dos Estados da Europa ocidental entre os séculos xv, xvi e xviii voltadas para o comércio, principalmente, e baseadas no controle da economia pelo Estado. Mercantilismo dá nome, nesse sentido, às diferentes práticas e teorias econômicas do período do Absolutismo europeu. 

    fonte:SILVA, Kalina V. & SILVA, Maciel Henrique. “Dicionário de conceitos históricos”. São Paulo : Contexto, 2009, p. 283-284)

    Podemos perceber que o LIBERALISMO ECONÔMICO não tem como ser uma prática mercantilista, pois no mercantilismo há um controle da economia pelo Estado.


ID
2369161
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos, entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas transformações que atingem a culminância no início da Idade Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova era para uma história crescentemente globalizada. 

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item, relativo à história do mundo ocidental.

Na Idade Moderna, a montagem do sistema colonial europeu sobre as regiões a serem exploradas, como foi o caso da América ibérica, obedeceu aos parâmetros do mercantilismo: ênfase na exploração agrícola; preocupação em desenvolver o mercado interno nas colônias; e pouca atenção à exploração de metais preciosos

Alternativas
Comentários
  • Quem vai deixar de lado metais preciosos? rsrs

  • É ao contrário, os principais objetivos da colonização eram a extração de metais preciosos, exploração agrícola e o desenvolvimento do mercado da metrópole.

    Gabarito ERRADO

  • No sistema mercantilista, as colônias – como o Brasil – eram encaradas como extensões de suas metrópoles – os países europeus, como Portugal, de modo que estas pretendiam exercer controle efetivo e total sobre o que aquelas produziam. Isto era encarado pelas metrópoles como uma “missão” ou “intervenção civilizadora”.

    Essa relação de dominação integral da colônia pela metrópole constituiu uma das características do mercantilismo que foi denominada Pacto Colonial. O Pacto Colonial consistia num conjunto de regras e acordos firmados entre a metrópole e os colonos, que tinha por objetivo assegurar que a exclusividade dos lucros da produção colonial seria remetido tão somente à sua metrópole de origem. Essa política ficou conhecida como exclusivo metropolitano ou exclusivo colonial.

    Associava-se ao Pacto Colonial a acumulação de metais preciosos e moedas (de ouro e prata) para garantir à metrópole uma valorização de sua economia e de seu estado. Isso ficou conhecido como metalismo. A Espanha, por ter encontrado outro e prata com maior facilidade, passou a dominar o acúmulo de metais na época e a atrair investimentos de outras metrópoles, como a portuguesa e a inglesa.

    FONTE: https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/o-pacto-colonial.htm

    Gabarito: Errado

  • O sistema colonial europeu, montado por Portugal e outras metrópoles europeias, era baseado no estabelecimento de áreas latifundiárias com exploração de monocultura de produtos tropicais de alto valor de revenda no mercado internacional.
    Ao chegar às terras que são hoje brasileiras, Portugal iniciou a sua busca por metais preciosos. Ao não encontrar começou a extração de pau brasil. As florestas de pau-brasil se esgotaram rapidamente. Assim, para desenvolver a economia e o comércio metropolitano, Portugal passou a investir em tentativas de povoamento e prosperidade das capitanias de cana de açúcar.
    O objetivo da colonização com parâmetros mercantilistas tinha como função manter a balança comercial das metrópoles favorável e, assim, desenvolver a economia dos países colonizadores com o aumento das reservas de metais preciosos, medida de riqueza e fundamento monetário para o comércio exterior. Para tal a manutenção da dependência da colônia a metrópole era de importância crucial. O mecanismo base era o exclusivo colonial entendido como a relação comercial exclusiva das colônias com as suas respectivas metrópoles.
    Há o desenvolvimento de razoável mercado interno , grosso modo, para abastecimento – é o caso da região das minas no Brasil – ou, em áreas onde o plantio de produtos tropicais de alto valor na Europa não se desenvolve, caso das colônias inglesas na parte nordeste do continente americano.

    A bibliografia sobre o assunto é bastante vasta e de fácil acesso. Vale destacar os trabalhos de Francisco Falcón , Antônio Edmilson Rodrigue e , Manolo Florentino.

    A afirmativa é incorreta no que tange à caracterização da colonização mercantilista.

    RESPOSTA: ERRADO.
  • É exactamente o contrário. A principal lógica do MERCANTILISMO foi a acumulação de metais preciosos para suas Coroas/Reinos.
  • GABARITO ERRADO

    Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • ERRADO.

    Metalismo = Foi a exploração de metais precioso no período colonial. Quanto mais metais você tinha mais poderoso era.


ID
2428882
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

      Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira, de Paulo Prado (escritor a quem Mário de Andrade dedicou Macunaíma), é hoje um livro quase esquecido. Quando saiu, porém, alcançou êxito excepcional: quatro edições entre 1928 e 1931. O momento era propício para tentar explicações do Brasil, país que se via a si mesmo como um ponto de interrogação. Terra tropical e mestiça condenada ao atraso ou promessa de um eldorado sul-americano?

                                              (BOSI, Alfredo. Céu, Inferno. São Paulo: Ática, 1988, p. 137) 

A busca de metais preciosos ou de um eldorado onde o ouro fosse abundante foi a utopia de diversos conquistadores europeus. A acumulação de metais preciosos, por nações como Espanha e Portugal, na época moderna, era

Alternativas
Comentários
  • uma prática que dever ser compreendida no contexto do sistema mercantil vigente, em que o Estado buscava tal acúmulo visando manter a balança comercial sempre positiva e defender sua moeda

  • Letra D!

    Como a própria questão fala "  Estado buscava tal acúmulo visando manter a balança comercial sempre positiva e defender sua moeda" Ou seja eles nunca queriam comprar mais do que eles vendiam pelo motivo de querer sempre que a balança deles ficasse favorável isso daria a ideia e da que eles fiquem mais ricos!

  • Letra D!

    Como a própria questão fala "  Estado buscava tal acúmulo visando manter a balança comercial sempre positiva e defender sua moeda" Ou seja eles nunca queriam comprar mais do que eles vendiam pelo motivo de querer sempre que a balança deles ficasse favorável isso daria a ideia e da que eles fiquem mais ricos!


ID
2429248
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere à colonização mercantilista no Novo Mundo, dois tipos de ocupação territorial e de aproveitamento econômico se destacaram: colônias de exploração e colônias de povoamento. Estas duas colônias se caracterizaram da seguinte maneira:

Alternativas
Comentários
  • As colônias de povoamento procuravam adotar as mesmas condições de vida a que os colonos estavam habituados na metrópole.

    Ou seja, eles queriam criar um novo pais, as colonias povoadas eram uma extensão da metropole inglesa.


ID
2590930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O atual estágio da economia mundial, que é comumente denominado globalização, refere-se à culminância de um longo processo histórico, cujo início remete à expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI e à Revolução Industrial, a partir de meados do século XVIII. Os elementos definidores da ordem global contemporânea incluem

Alternativas
Comentários
  • por que não a B ? se o estado estava na politica Liberalista

  • GABARITO E

    É O TEMPO DO DESENVOLVIMENTO E DA TECNOLOGIA

  • JUSTIFICATIV DA ''B''

    NÃO É AUSÊNCIA DO ESTADO, MAS SIM UMA REDUÇÃO!

    É NA SUBIDA QUE A CANELA ENGROSSAAA!!!

    #PMAL

  • Gabarito : E.


ID
2988118
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A única maneira de fazer com que muito ouro seja trazido de outros reinos para o tesouro real é conseguir que grande quantidade de nossos produtos seja levada anualmente além dos mares, e menor quantidade de seus produtos seja para cá transportada.”

[Política para tornar o reino da Inglaterra próspero, rico e poderoso, 1549. In: Marques Adhemar, et alli. História Moderna através de textos. Col. Textos de Documentos, v.3, São Paulo: Contexto, 2001, p. 89]


Ao buscar estabelecer conexão entre a política econômica presente no texto e o regime político que lhe deu sustentação, o aluno do 7º ano indicará a relação:

Alternativas
Comentários
  • Esse período é marcado por uma centralização do Rei,portanto Absolutismo,no qual ele obterá os recursos mediante ao seu exclusivismo metropolitano seja de metalismo,seja de protecionismo e dentre outros meios, o mercantilismo,que é evidente,Letra D.

  • exportar mais e importar menos

  • GABARITO: LETRA D

    O mercantilismo foi uma prática econômica que consistiu, entre vários fatores, em um alto intervencionismo estatal na economia visando proteger os mercados coloniais, o que foi a base de sustentação para o florescimento do absolutismo: Estado absoluto, forte e centralizador.

    No caso da questão, como as duas práticas estão diretamente ligadas, o aluno teria que explicar com mais detalhes o que foi o mercantilismo e posteriormente relacioná-lo com o absolutismo.

  • GABARITO D

    Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • Gabarito :D

    Fonte: CONFIA


ID
2996074
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A política econômica característica da expansão europeia para o Novo Mundo, que valorizava mais a circulação do que a produção interna dos Estados ibéricos, foi denominada:

Alternativas
Comentários
  • Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia.

  • mercantilismo também conhecido como capitalismo comercial foi o conjunto de práticas econômicas adotadas pela nação europeia entre os séculos XV e XVIII. nascimento do mercantilismo está diretamente ligado ao fim do feudalismo tipos de mercantilismo bulinismo que foi adotado pela Espanha e consiste na extração de pedras preciosas industrialismo que foi adotado na França e consiste em priorizar a produção de objetos e roupas de luxo comercialismo adotado pela Inglaterra que consiste em acúmulo de metais em forma de moedas plantion adotado pela Espanha Portugal e Holanda consiste em plantar um único produto típico da região em grande quantidade e logo depois exporta

ID
3126508
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Que monarca francês representou o ponto culminante do Absolutismo em seu país e cujo ministro, Colbert, lançou as bases do Mercantilismo, no período de 1643 a 1715?

Alternativas
Comentários
  • Luís XIV (Saint-Germain-en-Laye, 5 de setembro de 1638 – Versalhes, 1 de setembro de 1715), apelidado de "o Grande" e "Rei Sol", foi o Rei da França e Navarra de 1643 até à sua morte. Seu reinado de 72 anos é o mais longo de toda História da Europa e, entre os reinados de duração historicamente comprovada, foi o mais longo da História da Humanidade; nenhum outro monarca ocupou um trono por tanto tempo. Foi um dos líderes da crescente centralização de poder na era do absolutismo europeu.
  • FAMOSO REI SOL

  • O absolutismo era o regime onde o monarca estava acima da nação e de todas as leis e seu poder derivava da teoria do direito divino. Daí um monarca era o rei de um lugar e não apenas de seus habitantes como viria a ser após as revoluções e reformas do sistema monárquico. O absolutismo francês é dos mais famosos, devido à sua queda no processo revolucionário. Já o mercantilismo é a doutrina econômica que defende as colônias de exploração, o protecionismo alfandegário, a balança comercial favorável e o monopólio comercial.  

    Análise das alternativas:

    A) Richelieu foi, além de cardeal da igreja católica, um importante político francês primeiro ministro de Luis XIII e responsável pela consolidação do absolutismo na França. 

    B) Henrique VIII foi rei da Inglaterra e responsável pelo rompimento britânico com o catolicismo romano e fundador da igreja anglicana. 

    C) Luís XVI foi o monarca francês guilhotinado durante a revolução francesa em 1793 que tentou reformar as estruturas do Estado mas terminou por ser deposto e executado por revolucionários.

    D) Rei da Espanha responsável por período de grande influência espanhola por toda a Europa. Também é famoso pela União Ibérica ao assumir o reino de Portugal após a morte de Dom Sebastião rei português em batalha no norte da África.

    E) O rei de maior reinado de toda a Europa foi responsável pela eliminação de vestígios do feudalismo na França, tornou-se um extremamente poderoso ao resolver graves problemas financeiros do reino, nomeando Colbert, controlador das finanças reais, desenvolvendo as bases do mercantilismo  francês que levariam a enorme crescimento da economia nacional.  Resposta correta








    Gabarito do professor: E

     
  • Luís XIV - Rei sol (gabarito)

    Luís XVI - filho que assumiu depois da queda de napoleão com o princípio da legitimidade instituido pelo congresso de viena, o outro irmão mais velho morreu, em consideração não ficou com o XV

  • O Luis XIV foi o rei que representou o auge do mercantilismo francês, junto de seu ministro da economia chamado colbert (de onde surgiu as ideias da prática mercantilista francesa denominada colbertismo). Conhecido como rei Sol, sua frase mais icônica é ''L'état c'est moi'' ou seja ''O Estado sou eu'' provando seu nítido caráter absolutista.


ID
3128950
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“E se mais mundo houvera, lá chegara.”
Ilustrando seus descobrimentos, essa orgulhosa epígrafe bem diz o que foram as viagens desses grandes exploradores que, ainda hoje, glorificam a tradição. De Vasco da Gama a Serpa Pinto, por mar e por terra, eles alcançaram os limites e o centro do planeta, “para lá levando a civilização”.
Em sua Crônica de Guiné, escrita em meados do século XV, Gomes Eanes de Zurara já enunciava as “cinco e uma razões” dessas expedições. O infante d. Henrique, que as organizou, “é impelido pelo serviço de Deus”; acha que naqueles países existem cristãos, e que de lá será possível trazer mercadorias; que, se não houver cristãos, há de se saber até onde vai o poder dos infiéis; que talvez algum senhor estrangeiro queira ajudá-lo em sua guerra contra os inimigos da fé; que grande é seu desejo de propagar a Santa Fé de NSJC.
(Marc Ferro, História das colonizações: das conquistas às independências, séculos XIII a XX)

A partir do excerto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A expansão portuguesa não somente foi impelida por motivações mercantilistas, como retrata Caio Prado Jr, como também por motivações religiosas, a famosa companhia de Jesus é um exemplo. Visto que a Igreja Católica estava perdendo seu amplo domínio na Europa por conta das reformas protestantes, a mesma aproveitou-se do expansionismo de Portugal e Espanha, que foram os países pioneiros do processo de colonização no continente americano, para expandir sua fé no novo mundo.

    Portanto, pode-se concluir assim como fez Marc Ferro, que a expansão colonial teve um duplo sentido, tanto comercial, com a busca de metais preciosos, como religiosa, com a expansão da fé católica no novo mundo.

    Gabarito D

  • As primeiras regiões a se formarem como Estados foram os reinos de Portugal e Espanha, após a Guerra de Reconquista. Assim, enquanto estados, puderam se organizar e expandir o comércio. O comércio asiático era o que gerava riqueza neste momento e estava sob o domínio das cidades de Genova e Veneza, pois estas possuíam o monopólio terrestre das rotas árabes e eram presentes no Mediterrâneo. Em virtude da localização geográfica, expandir por mar era uma saída tanto portuguesa quanto espanhola, para obter acesso ao comércio asiático sem precisar ter Veneza e Genova como intermediários.
    A Expansão Marítima não tinha só como objetivo as atividades comerciais, mas também a expansão territorial, a exploração das terras encontradas, a exploração da mão de obra a ser escravizada e a difusão do cristianismo através de um movimento ainda de espírito cruzadista. Portugal possuía vantagens com relação às outras nações que era a tecnologia desenvolvida pela Escola de Sagres, uma burguesia mercantil forte e sua localização geográfica.
    O infante português D. Henrique reuniu cartógrafos, cosmógrafos, navegadores para estudar e compilar as experiências marítimas. Dessa forma conseguiu desenvolver novas técnicas de navegação, ferramentas de orientação geográfica, como o astrolábio e a bússola, foram aperfeiçoados; faziam mapas e criaram as embarcações conhecidas como caravelas com o objetivo de percorrer longas distâncias. 
    Para responder esta questão precisa ter conhecimento sobre a formação dos Estados Modernos, o contexto histórico que permitiu as Grandes Navegações e o movimento de expansão da fé Católica. Uma das alternativas apresenta uma ideia de História correta acerca do processo em questão,
    A) INCORRETA – Os descobrimentos foram fundamentais para a economia portuguesa. Os territórios descobertos ampliaram as riquezas portuguesas que eram obtidas através da venda de mão de obra escravizada, da extração mineral e vegetal dos territórios e, no caso asiático, do acesso a mercadorias de alto valor de revenda em território europeu. 
    B) INCORRETA – A premissa do mercantilismo era a acumulação de riquezas e os interesses mercantilistas de Portugal eram de ampliar a capacidade de obtenção de riquezas. Este objetivo foi alcançado através da expansão territorial, que possibilitou o acesso à mão de obra a ser escravizada, a extração mineral e vegetal dos territórios e acesso a mercadorias asiáticas. A expansão territorial vai ao encontro ao projeto cruzadista da expansão da fé da Igreja Católica que era alcançar mais pessoas, catequizando-as. 
    C) INCORRETA – A Igreja Católica possuía o projeto de expansão da fé e isso era conseguido através da catequização dos povos Ou seja, precisavam alcançar povos que não possuíam contato com a fé cristã. Dessa forma, o espírito cruzadista, em oposição ao movimento da reforma protestante, foi um movimento da Igreja favorável à expansão territorial ibérica. 
    D) CORRETA – A expansão territorial portuguesa tinha como objetivo a acumulação de capital através da extração de riqueza dos territórios encontrados. Este objetivo de expansão territorial caminhou junto com os interesses religiosos de expansão da fé católica e ambos os interesses referendaram-se uns aos outros de forma interdependente.
    E) INCORRETA – A Igreja Católica apoiou o avanço das descobertas portuguesas ultramarinas, pois com a expansão territorial portuguesa poderia alcançar mais povos para expandir a fé católica. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3224890
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas praticado entre os séculos XV e XVIII, entre suas características podemos citar:

I. Metalismo, que se refere ao acumulo de metais preciosos, considerado como fonte e medida da riqueza de um país;
II. Balança comercial favorável, que se refere a necessidade de maiores importações e menores exportações, como forma de manter circulando dentro do território;
III. O comércio era regulado por medidas protecionistas para proteger a produção nacional da concorrência de produtos estrangeiros;
IV. Ideais republicanos e liberais surgem em meio a esta teoria, pois o mercantilismo demonstrou-se incompatível com a monarquia a longo prazo.

Dos itens acima: 

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

    CARACTERÍSTICAS DO MERCANTILISMO :

    -BALANÇA COMERCIAL FAVORÁVEL (EXPORTAÇÃO +> QUE IMPORTAÇÃO

    -METALISMO ( acumulo de metais preciosos, considerado como fonte e medida da riqueza de um país)

    -PROTECIONISMO

    -INTERVENCIONISMO ESTATAL NAS ATIVIDADES COMERCIAIS LUCRATIVAS

    -COLONIALISMO: BUSCA POR COLÔNIAS PARA EXPLORAÇÃO

    -

    @CONCURSEIRO_PERSEVERANTE

  • PMAL 2021/2022

  • Ideias liberais surgem com o iluminismo e não com o mercantilismo. O mercantilismo era produto da atuação do Estado absolutista e do interesse da burguesia.

    No entanto os princípios liberais que , mais tarde vai originar a ideia de república, veio de pensadores iluministas que nada tinham a ver com o mercantilismo, exceto pelo fato de vários discordarem desse modelo.

    Gabarito A


ID
3386386
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

         Em julho de 1945, aos oito anos de idade, embarquei em um bombardeiro inglês e voamos para a minha Tchecoslováquia natal. Enquanto eu me encontrava em trânsito entre Londres e Praga, Stálin conversava cordialmente em Potsdam com Truman e Churchill. Em público, ainda estávamos todos do mesmo lado. A portas fechadas, contudo, um confronto épico tivera início. 


ALBRIGHT, Madeleine. Fascismo: um alerta. São Paulo:
 Planeta, 2018, p. 90-91, com adaptações. 

Com base no fragmento do texto apresentado como referência inicial e considerando acontecimentos marcantes da história contemporânea, julgue (C ou E) o item a seguir.



A construção dos Estados nacionais, no século 19, teve, no processo de unidade alemã e italiana, duas expressões significativas do papel do nacionalismo naquele contexto da história europeia. A partir das décadas finais desse século, o radicalismo alimentou sonhos expansionistas que contribuíram para a eclosão de duas guerras mundiais no século 20.

Alternativas
Comentários
  • Sobre as unificações tardias, item faz um resumo apropriado, item C

  • As duas unificações ajudaram a alimentar em seus povos e no restante da Europa o nascimento de uma concepção nacionalista e expansionista por parte de muitos países europeus. Item correto.

    FONTE:estrategia concursos

  • CERTO. A construção dos Estados nacionais no século XIX se baseou, também, nas teorias ratzelianas de espaço vital. Assim, há os seguidores do determinismo como elemento indissociável de um Estado que exerce seu poder não apenas no território mas na expansão deste. O imperialismo também pode ser justificado por tais premissas.

  • a guerra franco prussiana por exemplo ... a qual trouxe a alsácia lorena para a alemANHA e assim nutrindo um sentimento de revanchismo por parte da frança .


ID
3497236
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“As origens das primeiras formulações propriamente mercantilistas estão associadas a duas ordens de fatores: a chamada herança medieval e o conjunto de transformações que caracterizam, nos séculos XV/XVI, o início dos tempos modernos. Neste seu primeiro momento a ideologia mercantilista denota claramente a coexistência de dois tipos de discurso, os quais, para simplificar, chamaremos de "medieval" e de " moderno ", respectivamente. Somente aos poucos essa espécie de dualismo foi superada, cedendo lugar ao discurso mercantilista clássico, o do século XVII. No século XVI, todavia, a maior parte dos textos mercantilistas revela ainda aquela coexistência que se expressa sob a forma de um diálogo, em geral inconsciente, entre as formas de pensamento medievais, escolásticas, e as propriamente modernas, mais em consonância com a nova realidade.”

(FALCON, F. Mercantilismo e transição. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1981, pp. 48-49).


O mercantilismo é um tema clássico da historiografia pertinente aos tempos modernos. Sobre ele, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O mercantilismo é um conjunto de ideias econômicas que considera a prosperidade de uma nação ou Estado dependente do capital que possa ter. Os pensadores mercantilistas preconizam o desenvolvimento econômico por meio do enriquecimento das nações graças ao comércio exterior, o que permite encontrar saída aos excedentes da produção. O Estado adquire um papel primordial no desenvolvimento da riqueza nacional, ao adotar políticas protecionistas, e em particular estabelecendo barreiras tarifárias e medidas de apoio à exportação.

  • Gabarito C

    Evidenciando a íntima relação entre Estado e economia, o mercantilismo caracterizou-se por ser uma política de controle e incentivo, por meio da qual o Estado buscava garantir o seu desenvolvimento comercial e financeiro, fortalecendo ao mesmo tempo o próprio poder. Não chegou a constituir uma doutrina, um sistema de ideias, um conjunto coerente de práticas e ações; foi, na verdade, um conjunto de medidas variadas, adotadas por diversos Estados modernos, visando à obtenção dos recursos e riquezas necessários à manutenção do poder absoluto. Cada Estado procurou as medidas que mais se ajustavam às suas peculiaridades; alguns concentraram-se na exploração colonial, na obtenção de metais preciosos; outros, nas atividades marítimas e comercial; e outros, ainda, optaram por incentivar a produção manufatureira.


ID
3654241
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Mesquita - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O mundo do trabalho na Europa capitalista foi sacudido por crescente insatisfação social, o que tornou o século XIX, por excelência, um tempo de lutas operárias e revoluções, embaladas pelos crescentes contrastes sociais de um capitalismo triunfante. Neste cenário floresceu o pensamento socialista. Sobre o movimento socialista europeu na segunda metade do século XIX, avalie se é correto afirmar que:

I. A imprensa socialista teve papel significativo para a difusão do pensamento marxista e da construção de uma cultura política operária que contribuiu decisivamente para sua socialização política.
II. O crescente envolvimento do partido social-democrata na luta política parlamentar gerou intenso debate entre os socialistas em torno da opção pela revolução ou pela reforma do sistema político.
III. A cultura política socialista no final do século XIX incluiu influências não-marxistas, a exemplo do proudhonismo francês e o lassallismo na Alemanha, o que contribuiu para a constituição de uma cultura popular socialista com certo grau de ecletismo.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Boa parte dos pensadores socialistas divulgavam suas ideias através dos jornais, Marx era um deles.

    Como os movimentos socialistas eram diversos, pois havia vários pensadores, inclusive Marx, logo surgiram alternativas diversas para a saída do capitalismo como bem mostra a alternativa II.

    Por último, dentre todo esse movimento, com vários pensadores, surgiu-se uma cultura socialista que pode muito bem ser classificada como eclética, já que em cada região havia um pensador relevante com suas próprias características, como o proudhonismo francês e o lassallismo na Alemanha.

    Gabarito E


ID
3687253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2012
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com Claude Jessua, em Capitalismo, o início do capitalismo, tal como o entendido hoje em dia, deu-se a partir da Idade Média, ainda que a sociedade medieval nem de longe constituísse uma civilização homogênea. A partir dessa informação, julgue o item a seguir.

A passagem do feudalismo para o capitalismo caracterizou-se, entre outros aspectos, pela expansão monetária, estimulada pela importação de metais preciosos das Américas

Alternativas
Comentários
  • Produção de grandes excedentes com o objetivo de mercado – lucro

  • Achei meio anacrônico falar de uma passagem do feudalismo para o capitalismo e.e'

  • Culmina com a intenção de acúmulo de capitais, com o chamado mercantilismo, também chamado de metalismo.

  • GABARITO CERTO

    Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • CERTA.

    A ampliação das rotas comerciais e o estabelecimento das feiras anuais que contavam com a presença de comerciantes de várias localidades, ocasionou o renascimento comercial da Idade média. Como consequência dessa ampliação comercial houve uma relação de troca monetária.

  • A Idade Moderna é considerada o período de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Essa transição se deu pelas práticas econômicas do , que contribuíram para a mundialização do comércio europeu. Essa mundialização do comércio tem relação direta com o colonialismo que se estabeleceu quando os .

    No campo político, mudanças significativas também aconteceram. O rei se fortaleceu e as nações que surgiram se estruturaram ao redor desse monarca absoluto. É, portanto, o período do  e de reis imponentes.

    *MERCANTILISMO

    Também conhecido como Metalismo, havia a crença que a grandeza de uma nação era determinada pelo acúmulo de metais preciosos.

    *BUSCA DE RIQUEZAS EM OUTROS TERRITORIOS

    O Mercantilismo possuía algumas características:

    Metalismo, Balança comercial favorável, protecionismo (EXPORTAR MAIS DO QUE IMPORTAR) ,o sistema colonialista, incentivo a manufatura.

  • Mercantilismo

  • Mercantilismo e as grandes navegações


ID
3696952
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2012
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a formação do capitalismo e sua difusão pelo mundo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

                       
( ) A partir da segunda metade do século XIX, tornou-se possível o surgimento de bancos, indústrias, empresas de transporte etc. Entre outros fatores, isso foi motivado pela liberação de capitais a partir do fim da importação de escravos. 
        
( ) A Inglaterra, a partir da segunda metade do século XIX, teve importante papel em favor do prolongamento da existência do tráfico negreiro e da escravidão em si. 
             
( ) A produção cafeeira no Brasil nem sempre dependeu da disponibilidade de mão de obra escrava, mas não há dúvidas de que, no início do século XIX, a expansão do tráfico negreiro foi motivada pelas demandas das lavouras de café.  
 

Alternativas
Comentários
  • Questão mal feita, os bancos surgiram antes do XIX! Induz ao candidato ao erro.


ID
3738169
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Águia Branca - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O assim chamado mercantilismo era uma política econômica que poderia ser definida pela:

Alternativas
Comentários
  • Mercantilismo: espécie de economia que existiu entre os séculos XV e XVIII que consistiu no acúmulo de metais precisos. A força econômica de um país seria definida de acordo com a quantidade de metais nobres e objetos precisos que ele possuísse

  • Em relação a letra D, Incentivo às manufaturas se refere ao Cobertismo, que foi um mercantilismo industrial praticado na França sob o rei Luís XIV, onde as manufaturas, principalmente as de luxo, eram incentivadas para vender ao mercado espanhol recheado de ouro e prata.

  • GABARITO A

    Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.


ID
3782824
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Thomas Mun (1571-1641) foi um mercador inglês, sócio e alto funcionário da Companhia das Índias Orientais. Em um escrito de 1630, avaliou as políticas econômicas dos reinos europeus e sugeriu meios para gerar riqueza.


“Em todos os lugares assim que se vê transportar dinheiro para fora do país, escutam-se os lamentos daqueles que gritam que dinheiro perdido é razão de miséria e ruína. (...) Eu não creio que haja quem queira ou possa me contradizer quando afirmo que, não tendo nós minas, não temos outro modo de obter dinheiro a não ser o de traficar naqueles países que as têm. Ora, pode-se traficar de três maneiras nestes países: ou levando nossas mercadorias para trocá-las por aquelas que não possuímos; ou vendê-las por pelo menos uma parte em dinheiro vivo; ou levando conosco dinheiro, para comprá-las, de modo que transportando-as alhures e vendendo-as, possamos obter algum dinheiro. A primeira não nos dá dinheiro. A segunda gera bem pouco dinheiro, pois são poucas as nações que querem comprar as nossas mercadorias pagando à vista. De modo que apenas na terceira maneira de traficar, podemos esperar obter muitos ganhos.”

Traduzido e adaptado de Thomas Mun. England’s Treasure by Forraign Trade. (1664). New York, Macmillan & Co., 1895, p. 65.


Sobre os pressupostos mercantilistas utilizados pelo autor para defender as suas posições em matéria econômica, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3782962
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Pode-se afirmar que os reis ingleses da Dinastia Tudor (1485-1603) exerceram o poder de forma absolutista graças à prosperidade econômica e à habilidade com que trataram o Parlamento.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3783265
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o segmento abaixo, sobre a escravidão nas Américas.


A escravidão no Novo Mundo e os tipos de comércio a que deu origem surgiram como uma consequência e um componente da “primeira globalização”, fase da história humana inaugurada pelas explorações marítimas, comerciais e coloniais de Portugal e Espanha, no final do século XV e no início do século XVI.

BLACKBURN, R. Por que segunda escravidão? In: MARQUESE, R.; SALLES, R. (org). Escravidão e capitalismo histórico no século XIX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. p. 32.

O segmento faz referência à institucionalização da escravidão no Novo Mundo, pensada a partir de determinados processos socioeconômicos globais que influenciaram definitivamente a sua conformação moderna.


Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.

Alternativas

ID
3788515
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A burguesia ainda não tinha força política para assumir a tarefa de centralização de poder. Era uma classe numérica e politicamente fraca, que possuía o capital e a consciência de que os particularismos feudais eram contrários a seus interesses econômicos. Mas, sem lugar na hierarquia feudal, essa classe precisava encontrar uma força significativa, disposta a lutar contra a nobreza e centralizar o poder.

(CÁCERES, 1996, p.195).

De acordo com o texto, a construção da ordem burguesa, na Europa Ocidental da Idade Moderna, resultou

Alternativas

ID
3791254
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma das marcas significativas da abertura do mundo, no século XVI, foram as grandes descobertas e elas implicaram no notável desenvolvimento de uma nova política econômica dos estados modernos europeus.

Uma das áreas descobertas e o nome dessa política econômica são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • B) América e mercantilismo

    Lembrar de Américo Vespúcio quando confirma a existência das novas terras.

    Mercantilismo é o sistema econômico que era vigente à época.


ID
3791260
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Tratado de Methuen, assinado entre a Inglaterra e Portugal, no início do século XVIII, não só definiu a dependência que Portugal tinha da nação inglesa desde 1640, como se relacionou com o processo da Revolução Industrial.

São consideradas razões principais do Tratado de Methuen:

Alternativas
Comentários
  • tratado de panos e vinhos

  • Ficou conhecido como Tratado de Methuen, ou tratado de Panos e Vinhos, um acordo entre Portugal e Inglaterra vigente entre 1703 e 1836 e que envolvia a troca entre os produtos têxteis ingleses e o vinho português. Seu nome é uma referência ao embaixador britânico que dirigiu as respectivas negociações. O tratado é muitas vezes mencionado como um dos fatores de supressão da indústria portuguesa e consequente atrelamento da economia do país à britânica, levando em última instância a economia portuguesa a uma estagnação. Aliás, uma das principais consequências deste tratado foi o abandono da política de fomento industrial do conde de Ericeira.

    O comércio entre ingleses e portugueses começava entrar numa faixa de transição delicada, pois entre os produtos de destaque que Portugal vendia à Inglaterra estavam o fumo e o açúcar. O primeiro produto a ficar fora da importação inglesa foi o fumo, e logo em seguida, a produção açucareira nas colônias britânicas substituiu a cota comprada de Portugal.

    Acredita-se que os resultados do tratado foram desfavoráveis a Portugal porque os panos ingleses eram fabricados com técnica apurada, muito superiores aos produzidos pela indústria portuguesa. Além disso, o acréscimo na exportação de vinho, decorrente do acordo não bastou para equilibrar a  entre ambos os países, acarretando enormes prejuízos aos lusitanos, pois, além do consumo pelos ingleses de seus vinhos jamais ter alcançado a mesma cota do consumo de tecidos ingleses, as suas terras cultiváveis foram, em grande parte, transformadas em vinícolas, causando uma escassez de alimentos a ponto de se recorrer à importação.

    Portugal não tinha quase nenhuma indústria, quase todos os produtos manufaturados consumidos em Portugal eram comprados na Inglaterra por preços altos. Restava como seu produto principal o vinho, que Portugal vendia aos ingleses, mas que não era suficiente para pagar tudo o que importava.

    Portugal devia muito dinheiro aos ingleses e, além disso, o comércio com os ingleses era muito importante para a economia portuguesa. Por causa disso, Portugal ficou cada vez mais dependente da Inglaterra, e para pagar suas dívidas, restava apenas recorrer ao ouro que obtinha do Brasil. A parte do ouro que ficava no Brasil era pequena, e aquela destinada a Portugal também não permanecia lá. Portanto, quem mais se beneficiou com o ouro brasileiro foi a Inglaterra.

    Assim, Portugal, que poderia ter se tornado uma potência econômica com o ouro explorado do Brasil, acabou por se tornar muito dependente da economia inglesa, entrando em um declínio econômico e político do qual não mais sairia.

    fonte: https://www.infoescola.com/historia-europa/tratado-de-methuen/


ID
3792487
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O “capitalismo”, em sua primeira fase é chamado de “capitalismo liberal” e fundamentava-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que tinha total liberdade econômica para produzir, vender, investir, fazer circular riquezas; comprar, fixar salário. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo tendo nascido na aristocracia absolutistaTocqueville defendeu a liberdade individual e a igualdade na política.

    Um dos principais teóricos defensores do absolutismo foi Nicolau Maquiavel. Ele era defensor do Estado e dos soberanos, e defendia a utilização de todos os meios para garantir o sucesso e continuidade do seu poder. Maquiavel dizia que era mais importante que um rei fosse temido do que amado.


ID
3813151
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As teorias dos economistas clássicos foram importantes para consolidar o capitalismo e reorganizar a produção da época, quebrando tradições nos negócios e rompendo preconceitos com relação ao uso do trabalho assalariado. Os economistas clássicos:

Alternativas

ID
3823594
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Mercantilismo não era um sistema em nosso sentido da palavra, mas antes um número de teorias econômicas aplicadas num esforço para conseguir riqueza e poder.

(Leo Huberman. História da riqueza do homem, 1983. Adaptado.)


Na prática econômica conhecida como Mercantilismo, a atuação do Estado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D efetiva... controle direto do governo sobre a economia.

    Uma das bases do Mercantilismo é a intervenção estatal no comércio,usando de protecionismo alfandegário por exemplo.

  • GABARITO - D

    Não confunda mercantilismo com liberalismo, até porque o mercantilismo havia sim a intervenção do Estado na economia.

    CAVEIRA!


ID
3823597
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O principal objetivo dos países pioneiros na Expansão Marítima foi

Alternativas

ID
3838249
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A política colonizadora seguida por Portugal, Espanha, Países Baixos, França e Inglaterra contribuiu com a transição para a forma moderna de Estado. Essas potências utilizaram um esquema amplo de política econômica, teorizada e coordenada pela ação estatal, dando origem ao antigo sistema colonial. Essa política econômica foi denominada de

Alternativas

ID
3870460
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Alta Floresta - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A transição do feudalismo para o capitalismo foi marcada por profundas transformações nas estruturas sociais. O antigo regime marcado por uma sociedade estamental, dá espaço para um novo sistema econômico. Qual das alternativas a seguir não apresenta um fator que influenciou no surgimento do capitalismo enquanto sistema econômico:

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só quero saber quando seremos Miss Senado :'(
  • Mermã, sendo MISS SERVIDORA PÚBLICA já estou feliz! :P
  • esse período foi o marcado pelo absolutismo estatal...

    muitos nobres estavam falindo e buscando ajuda em outros nobres que não tiveram tanto impacto econômico com a degradação do feudalismo e o crescimento dos burgueses....

    a burguesia também solicitava apoio aos reis ( governantes) para que os nobres diminuíssem os impostos pela utilização de rotas em suas terras...

    os camponeses estavam revoltados com a pobreza de seus nobres e estavam a ponto de fazer voltarem-se contra eles...

    nessa conjuntura, todos os polos estavam voltados para o rei, em busca de apoio e proteção militar, econômica e legislativa....

    deixando todo o poder na mão de um só senhor, ou melhor, do Estado...

    criando um Estado Absolutista....

    por isso nao houve a diminuição de Estado, e sim o crescimento em poder politico, religioso e militar.

  • Questão com alternativa ridícula.

    Sério Friedman na idade média? kkkkk

    Gabarito D


ID
3882283
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que representa um conceito de ideias econômicas, utilizadas pelos europeus entre os séculos XV e XVII, que objetivava enriquecer a burguesia e fortalecer os Estados através da ampliação das exportações.

Alternativas
Comentários
  • Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia.

  • GABARITO D

    Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.


ID
3927625
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A produção e a comercialização do açúcar foi uma das principais bases econômicas da colonização portuguesa no Brasil.

Sobre este tema, é CORRETO afirmar que:


a política mercantilista propunha a independência e a emancipação das colônias, o que causou profunda crise no sistema colonial português.

Alternativas

ID
3928345
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Conceição do Canindé - PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Mercantilismo praticado pela Europa Moderna, entre os séculos XV e XVIII, é uma postura econômica e política que tem embasamentos em uma visão:

Alternativas
Comentários
  • Mercantilismo:

    *Intervenção estatal na economia

    *Busca de balança comercial favorável

    *Acúmulo de metais preciosos(METALISMO)


ID
3935683
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

O ______________ , assinado em sete de junho de 1494, foi um acordo entre o monarca de Portugal, D. João II, e os reis do que hoje é a Espanha moderna, Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão. Apesar de o documento ter sido o resultado das recentes descobertas das viagens do navegador genovês Cristóvão Colombo, para entender por completo sua relevância histórica é necessário ter em mente acordos prévios feitos entre as potências ibéricas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

    "[...] Ao descobrir a América em 1492 chegando às Antilhas, Colombo pensara ter alcançado o Mar da China. A posse da nova terra foi contestada por Portugal, daí resultando uma série de negociações que desembocaram no Tratado de Tordesilhas (1494). O mundo foi dividido em dois hemisférios, separados por uma linha que imaginariamente passava a 370 léguas a Oeste das Ilha de Cabo Verde. As terras descobertas a Oeste da linha pertenceriam à Espanha; as que se situassem a Leste caberiam a Portugal."

    Fonte: Boris Fausto. História do Brasil - 12. ed. - Pg. 42.

    Bons estudos!

  • Tordesilhas.

  • "Buscando evitar o desgaste de um conflito militar, os espanhóis aceitaram a revisão dos acordos com uma nova intermediação do papa. Com isso, o Tratado de Tordesilhas foi assinado em junho de 1494. Nesse novo acerto ficava estabelecida a demarcação de um novo meridiano localizado a 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde. Os territórios a oeste seriam explorados pelos espanhóis; e as terras a leste deveriam ser controladas pelos lusitanos. Dessa forma, o novo acordo assegurou a exploração lusitana em parte dos territórios que hoje compõem o Brasil."

  • O tratado de Madri foi posteiror, cerca de 1700, foi feito para substituir o Tratado de Tordesilhas, na ocasião o território do Uruguai foi cedido à Coroa Espanhola.

  • C)Tratado de Tordesilhas. A propósito este Tratado veio substituir a Bula Inter Coetera (1493) que também dividia o mundo em dois hemisférios, porém separados por uma linha que imaginariamente passava a apenas 100 léguas a Oeste das Ilha de Cabo Verde, o que desagradou aos portugueses.

  • "O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa."


ID
3980002
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O mercantilismo, política econômica adotada pelos países europeus durante a Idade Moderna, apesar das características comuns, variava de nação para nação. São características a serem reconhecidas no mercantilismo inglês:

I. Adoção do comercialismo, baseado no estímulo à produção manufatureira, especialmente de têxteis.
II. Incentivo ao desenvolvimento da marinha mercante e às atividades dos corsários, que pilhavam os galeões espanhóis carregados de metais preciosos.
III. Coincidiu com a expansão marítima e colonial. A Companhia das Índias Orientais estabeleceu entrepostos na Índia e na Indonésia, política expansionista que se refletiu no desenvolvimento do comércio exterior e na marinha mercante britânica.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • 1 . Eles aderiram o comercialismo assim como os outros e também mitos burgueses eram artesões naquela época.

    2 . Como eles trafegavam de navios com seu metalismo a bordo cheios de ouro e prata era muito comum ter roubos a navios que passavam próximos a territórios inimigos.

    3 . O mercantilismo incentivou vários outros países a sair para o mar em busca de novas terras e metais preciosos tendo foco as Índias peças suas especiárias.

    As 3 estão corretas !!!


ID
4005268
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A expansão marítima europeia, ocorrida nos séculos XV e XVI, deu-se sob a égide do Mercantilismo, como sistema político-econômico que tem, entre seus pressupostos teóricos básicos:

Alternativas
Comentários
  • "O" definiu, restringiu. é esse e só.

    "é um" ... é um entre outros, ou seja, esta abrangendo, deixando vago ..

    excelente comentário!

  • No mercantilismo o estado intervem na economia ou seja ele participa da economia

  • Absolutismo


ID
4005838
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre as principais características do mercantilismo, podemos citar

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

    Alternativa contempla as características básicas da política econômica mercantilista. Poder-se-ia acrescentar o direcionamento para fortalecer o Estado absolutista, o intervencionismo, a existência de monopólios e a ex plo ração do Sistema Colonial.

    GABARITO:

    (C) o metalismo, o protecionismo e o esforço de manter a balança comercial favorável.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/10/famerp-2015-entre-as-principais-caracteristicas-do-mercantilismo-podemos-citar.html?m=1

  • GABARITO - C

    Protecionismo - Proibição de importações.

    Metalismo - Medida de riqueza de uma população.

    Balança comercial favorável - + Exportações e - Importações.

    CAVEIRA!


ID
4005841
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    É o comércio que os interessa [aos europeus que vêm para a América, a partir do século XV], e daí o relativo desprezo por este território primitivo e vazio que é a América; e inversamente, o prestígio do Oriente, onde não faltava objeto para atividades mercantis. [...]
    Os problemas de novo sistema de colonização, envolvendo a ocupação de territórios quase desertos e primitivos, terão feição variada, dependendo em cada caso das circunstâncias particulares com que se apresentam. A primeira delas será a natureza dos gêneros aproveitáveis que cada um daqueles territórios proporcionará.

(Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo, 1987.)

É possível afirmar que a chegada dos europeus à América, a partir do século XV, deve ser analisada à luz

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

    O descobrimento e a exploração do continente americano fazem parte do processo das Grandes Navegações, que ampliaram as rotas e o comércio oceânicos, superando os efeitos das crises dos séculos XIV e XV, responsáveis pela retração dos mercados europeus.

    Em tal contexto, a colonização da América está ligada à inserção desse continente, assim como da África e da Ásia, no mercantilismo europeu, que passou a ter uma dimensão planetária.

    GABARITO:

    (A) das preocupações econômicas europeias e da reorganização das rotas marítimas, que provocou uma ampliação significativa dos empreendimentos mercantis.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/10/famerp-2015-e-possivel-afirmar-que-a-chegada-dos-europeus-a-america-a-partir-do-seculo-xv-deve-ser-analisada-a-luz.html?m=1


ID
4007599
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A base comum das ideias mercantilistas consiste na atuação de dois novos fatores: os Estados modernos nacionais, ou seja, as monarquias absolutas, e os efeitos de toda ordem provocados pelas grandes navegações e descobrimentos sobre a vida das sociedades europeias.

(Francisco Falcon. Mercantilismo e transição, 1986. Adaptado.)

Os dois fatores mencionados no texto expressam-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Características do mercantilismo: Metalismo, colonialismo, monopólio, balança comercial favorável, protecionismo e intervencionismo.

    Letra a) "Entesouramento" = ato de guardar moedas, ato de constituir tesouro ~ metalismo.

    Letra C) Errada pois livre comércio é o oposto de protecionismo.

  • O trabalho de Francisco Calazans Falcon faz uma análise detalhada e acurada do Mercantilismo como um conjunto de práticas econômicas típicas dos estados nacionais modernos. É um trabalho clássico sobre o tema. 
    Entre as alternativas estão indicados os fatores que são básicos para a estruturação das práticas mercantilistas. 
    A) CORRETA- São efetivamente expressões da formação das monarquias modernas- o intervencionismo econômico - e, o aumento de metais preciosos entesourados como efeito das grandes navegações e colonização de novas áreas. 
    B) INCORRETA- A colonização na América é relacionada ao mercantilismo mas não a diminuição do comércio interno na Europa, o que, aliás, não é procedente. 
    C) INCORRETA- A política de livre mercado é oposta ao controle do mesmo proposta pelo mercantilismo. E o degredo de condenados não se relaciona com as práticas econômicas do mercantilismo. 
    D) INCORRETA- Tais ideias libertárias e o aperfeiçoamento de técnicas de navegação não só não são contemporâneos no tempo como não se referem ao mercantilismo. 
    E) INCORRETA- O controle burguês advém das revoluções de caráter liberal, o que não é característico dos estados modernos e sim dos Estados liberais. E os órgãos reguladores do comércio internacional são da segunda metade do século XX. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO:

    A politica econômica mercantilista, praticada pelos Estados modernos, tinha por objetivo precípuo fortalecer o poder real por meio do aporte de recursos financeiros provenientes da atividade comercial.

    Dois elementos contribuíram poderosamente para essa prática econômica: a importância do ouro como fator de acumulação (metalismo) e o intervencionismo das monarquias absolutistas, aplicado no incentivo às atividades econômicas e na cobrança de tributos.

    GABARITO:

    (A) no intervencionismo econômico dos Estados modernos e no aumento dos metais nobres entesourados.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2019/01/famerp-2019-base-comum-das-ideias-mercantilistas-consiste-na-atuacao-de-dois-novos-fatores.html?m=1


ID
4009303
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fatores políticos, sociais e econômicos contribuem para a construção e a crise da ordem mundial, a partir do século XVI. Considerando a afirmativa, assinale o que estiver correto.

No início do século XVI, Portugal e Espanha se destacavam como países detentores de colônias no continente americano.

Alternativas

ID
4020649
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Barcos norte-americanos levavam produtos coloniais a ilhas Britânicas, a outros centros europeus e às Antilhas, sobretudo tabaco, artigos navais e madeira. Em troca, importavam da Inglaterra os manufaturados.

(Philip Jenkins. Breve historia de Estados Unidos, 2017. Adaptado.)

O excerto descreve as relações comerciais no Império Britânico em meados do século XVIII, referindo-se

Alternativas
Comentários
  • O trecho aponta para as relações comerciais entre a Grã-Bretanha e suas áreas coloniais. No caso, entre as colônias inglesas da América do Norte e a Europa. A lógica mercantil destas colônias foge ao modelo clássico de comércio de caráter mercantilista da época. Ou seja, não era exatamente regido pelo Exclusivo Colonial ( tradicionalmente conhecido como “pacto colonial" ).
    As colônias inglesas da América do Norte comerciavam entre si, com outras colônias britânicas das Antilhas, com regiões africanas e com a Grã- Bretanha. Não era exercido um monopólio inglês rígido. Por isso os navios norte-americanos alcançavam vastas áreas ao redor do Atlântico, carregando produtos variados, desde tabaco por eles produzido até açúcar contrabandeado de colônias espanholas e escravos africanos trocados pelo rum comprado na Jamaica.
    Eram, de forma genérica, as rotas que compunham o chamado comércio triangular.
    Deve ser apontada a alternativa que indica a que tema correlato ao comércio se refere o trecho transcrito:
    A) INCORRETA – A afirmativa é falsa porque , embora diferente da forma de domínio de portugueses e espanhóis, havia, sim , o controle britânico sobre suas áreas coloniais na América do Norte 
    B) CORRETA- As 13 colônias inglesas na américa do Norte faziam intenso comércio não só com a metrópole como também com outras regiões. É o “comércio triangular" 
    C) INCORRETA.O surgimento de interesses comuns só será claro no momento da luta pela independência , no século XVIII. Assim mesmo a articulação de todas as 13 colônias contra o domínio inglês não foi fácil nem linear, porquanto as regiões sempre haviam se articulado de forma autônoma e pouco complementar. 
    D) INCORRETA- Não é o que está descrito no trecho. Além disso os impostos tornaram-se abusivos no século XVIII e, essa foi uma das alavancas para a libertação.
    E) INCORRETA – Além do trecho não tratar da industrialização na Nova Inglaterra, os produtos exportados pelas colônias eram essencialmente agrícolas como açúcar, algodão e tabaco. O rum era , talvez, dos poucos produtos que não era exportado in natura.
    Gabarito do professor: Letra B.

ID
4025797
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na Idade Moderna, a Europa Ocidental passou por transformações que tiveram grande impacto na história da humanidade. Assinale o que for correto sobre esse período da história. 

Na Idade Moderna, a economia dos Estados Europeus foi orientada pelos princípios do liberalismo econômico.

Alternativas

ID
4034191
Banca
UEAP
Órgão
UEAP
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A organização dos Estados Nacionais, entre os séculos XV e XVIII, foi desencadeada por diversos acontecimentos importantes, que fizeram parte do contexto histórico europeu na transição do sistema feudal para uma sociedade de ordem burguesa”. (MOTA, Mirian B.; BRAICK, Patrícia R. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 2002, p.122).

Leia as assertivas a seguir e, com base no texto e em seus conhecimentos sobre o contexto histórico que tornou possível a constituição dos Estados Nacionais, marque a alternativa correta.

I- No final da Idade Média os reis procuram concentrar o poder político em suas mãos, processo esse que se desenrolou de forma tranqüila, pois foram pontuais os embates e guerras entre os senhores feudais e os reis.

II- Com a expansão comercial e urbana a partir do século XI, surge um novo grupo social, a burguesia, que, devido a interesses opostos aos da nobreza, apóia financeiramente os reis no processo de centralização do poder.

III- O renascimento comercial e urbano e a crise do feudalismo fortaleceram a centralização do poder nas mãos dos reis, fazendo com que, aos poucos, a organização política feudal cedesse lugar às monarquias nacionais.

IV- No processo de centralização do poder, os reis se utilizaram de milícias urbanas, sem, no entanto, chegarem a criar exércitos nacionais permanentes.

Alternativas

ID
4044232
Banca
Esamc
Órgão
Esamc
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente as informações abaixo:


A conclamação feita por Urbano II, em 27 de novembro de 1095 em Clermont, encontrou eco formidável, e uma massa eclética e entusiasta [...] se pôs a caminho na primavera de 1096 sem esperar os barões, senhores e cavaleiros a quem o papa se dirigia prioritariamente. Foi essa resposta à conclamação do papa que conferiu, assim como suas palavras, características peculiares à cruzada: uma peregrinação armada com vistas à libertação do túmulo de Cristo, o que permaneceria no cerne da ideia de cruzada.

(Fonte: DEMURGER, Alain. Os cavaleiros de Cristo. RJ: Zahar, 2002, p. 25-26.)


O caráter religioso do movimento das cruzadas, caracterizado pela necessidade da reconquista de Jerusalém, dominada pelos muçulmanos, foi acompanhado por questões econômicas, políticas e sociais. Outras causas para o movimento podem ser encontradas na seguinte alternativa:

Alternativas

ID
4075216
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Mercantilismo é a denominação dada a um conjunto de práticas e idéias econômicas que se desenvolveram na Idade Moderna. A respeito de Mercantilismo, assinale a alternativa correta.

A livre concorrência das atividades comerciais, incluindo o transporte de mercadorias entre as colônias e metrópoles, favoreceu os mais necessitados.

Alternativas

ID
4075219
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Mercantilismo é a denominação dada a um conjunto de práticas e idéias econômicas que se desenvolveram na Idade Moderna. A respeito de Mercantilismo, assinale a alternativa correta.

Obter um superávit por meio das exportações em relação às importações foi um dos princípios que nortearam o Mercantilismo.

Alternativas

ID
4075222
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Mercantilismo é a denominação dada a um conjunto de práticas e idéias econômicas que se desenvolveram na Idade Moderna. A respeito de Mercantilismo, assinale a alternativa correta.

O comércio de escravos e a utilização de mão de obra africana representaram um entrave para o desenvolvimento das práticas mercantilistas.

Alternativas

ID
4075225
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Mercantilismo é a denominação dada a um conjunto de práticas e idéias econômicas que se desenvolveram na Idade Moderna. A respeito de Mercantilismo, assinale a alternativa correta.

A industrialização em larga escala foi um dos pilares de sustentação da economia mercantilista.

Alternativas
Comentários
  • Errada, eu creio que pelo motivo de no começo o que sustentava o mercantilismo não era as industrias pois elas vieram surgir bem depois , logo o que sustentou mesmo foi as prática comercais


ID
4078486
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Estado absolutista, sociedade estamental, política mercantilista, exploração colonial e desenvolvimento mercantil são partes constituintes de um todo denominado de Antigo Regime. Assim, o Antigo Regime apresentava componentes de origem feudal e componentes que prenunciavam o capitalismo.”
KOSHIBA e FERREIRA. História do Brasil.
São Paulo: Atual, 1996, p.10.

As características expressas no texto indicam que o “Antigo Regime” foi,

Alternativas

ID
4095484
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

I.

Dentre essas Revoluções Atlânticas, denominação adotada por vários historiadores, destaca-se a Revolução Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitória do capitalismo como forma de produção econômica predominante e única em várias sociedades da Europa Ocidental. Isso é o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivência da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114).


II.

A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios. [...]

Com a expansão do comércio e as facilidades da rede mundial de computadores, ocorreu a intensificação do fluxo de capitais entre os países. A busca de maior lucratividade levou as empresas a investir cada vez mais no mercado financeiro, que se tornou o epicentro da economia globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).

A vitória do capitalismo, afirmada no texto I, foi precedida, na Europa, por fatores que a favoreceram, destacando-se, dentre eles,

Alternativas
Comentários
  • C) a acumulação primitiva do capital, gerado, em grande parte, pela exploração colonial, pela mineração e pelo tráfico de escravos.

    O grande fluxo de metais preciosos que saíram do Brasil e foram para a Inglaterra com a finalidade de pagar as dívidas do portugueses, por exemplo, foi importante para que a Revolução Industrial viesse a acontecer.


ID
4110256
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente as afirmativas abaixo, relacionadas ao mercantilismo, e considere se são CORRETAS ou INCORRETAS.

( ) O mercantilismo pode ser entendido como um conjunto de teorias e práticas de intervenção econômica que vigorou nos Estados Nacionais da Europa Moderna, desde meados do século XV.

( ) O mercantilismo foi um modo de produção que sucedeu o Feudalismo na Europa e se caracterizou pela aplicação de uma política de livre concorrência entre as nações.

( ) Estímulo às exportações combinado com controle de importações e aplicação de uma política protecionista entre os Estados são características do mercantilismo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • (V) O mercantilismo pode ser entendido como um conjunto de teorias e práticas de intervenção econômica que vigorou nos Estados Nacionais da Europa Moderna, desde meados do século XV.

    (F) O mercantilismo foi um modo de produção que sucedeu o Feudalismo na Europa e se caracterizou pela aplicação de uma política de livre concorrência entre as nações.

    (V) Estímulo às exportações combinado com controle de importações e aplicação de uma política protecionista entre os Estados são características do mercantilismo.

    LETRA B


ID
4120567
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A nova rota oceânica para as especiarias orientais, por todo o restante do século XVI e também em parte do século XVII, foi menos utilizada que o prolongamento do velho comércio de especiarias por outros meios; por isso, até então, ela não havia ainda substituído a rota terrestre, nem os árabes e italianos que dela dependiam. Mas essa rota naval, bem como as outras no Atlântico e por toda parte, formavam a base daquilo que viria a ser determinante nos vários séculos seguintes: a supremacia naval, tanto do ponto de vista militar quanto comercial. (FRANK, 1977, p. 69-70)

Entre as nações que, entre os séculos XVI e XVII, se destacaram pelas atividades navais, do ponto de vista militar e/ou comercial, pode-se citar:

Alternativas
Comentários
  • Holanda parou de financiar os Portugueses e organizou um ataque a salvador e também dominou algumas regiões africanas

    só lembrando da morte do rei de Portugal e junção com a Espanha. Formando a União Ibérica e Espanha estando em uma guerra com a Holanda, agora Portugal também estava em guerra


ID
4126873
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Mercantilismo europeu se deu a partir do século XVI, quando:

Alternativas

ID
4136830
Banca
ULBRA
Órgão
ULBRA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo e responda à questão .


A expansão ultramarina foi uma faceta do mercantilismo e expôs os desbravadores dos mares a condições extremas de sobrevivência no processo da travessia entre os continentes.

(Fonte: RAMOS, Fábio Pestana. A dura vida dos navegantes. Revista de História da Biblioteca Nacional, v. 7, n. 84, p. 22-25, set. 2012)



Assinale a alternativa que relaciona corretamente a vida dos marinheiros com o dia a dia nas caravelas durante a travessia dos oceanos.


I – Os marinheiros precisavam conviver com doenças como escorbuto, disenteria, febres e desnutrição.

II – Os marinheiros precisavam administrar a inexistência de banheiros e conviver com o acúmulo de dejetos no convés.

III – Os marinheiros precisavam consumir alimentos estragados devido à dificuldade em conservá-los.

IV – Os marinheiros precisavam garantir o suprimento de proteínas consumindo os ratos que estavam a bordo.



Estão corretas:


Alternativas
Comentários
  • DICA: Os marinheiros sofreram muito mais muitooooo problemas com banheiro, ratos, comidas entre outras coisas...


ID
4200541
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre as principais características do mercantilismo como política econômica do Estado Absolutista.

Alternativas
Comentários
  • Principais características do Mercantilismo:

    Intervencionismo: Estado participa da Economia

    Metalismo ou Bulionismo: Busca por metais preciosos

    Balança comerical favorável: Comprar menos e vender mais

    Colonialismo é o que a questão fala ou seja: Invandir teras e pegar as riquezas daquela terra EX: o que os ingleses fizeram com áfrica e o que os portugueses fizeram com nós kkkkkk

    Escravismo

    Monópolio

  • Bulionismo: quantificar a riqueza através da quantidade de metais preciosos possuídos


ID
4210312
Banca
Unichristus
Órgão
Unichristus
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    O escritor Eduardo Galeano chamou de rapinagem o que os europeus fizeram com as riquezas da América Latina, durante o Período Colonial, no qual todas as riquezas naturais do continente serviam aos interesses do capital estrangeiro. Para manter esse controle, foi promovido no continente americano um modelo econômico de dependência fundado em grandes oligarquias exportadoras.

Disponível em:
<http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/
a-america-latina-de-eduardo-galeano/>.
Acesso em: 4 ago. 2018.

A política de exploração retratada por Galeano está relacionada ao contexto do

Alternativas
Comentários
  • Principais características do Mercantilismo

    Intervencionismo: Estado participa da Economia

    Metalismo ou Bulionismo: Busca por metais preciosos

    Balança comerical favorável: Comprar menos e vender mais

    Colonialismo é o que a questão fala ou seja: Invandir teras e pegar as riquezas daquela terra EX: o que os ingleses fizeram com áfrica e o que os portugueses fizeram com nós kkkkkk

    Escravismo

    Monópolio

  • mercantilismo, pois o comercio não tinha uma moeda própria e sim era ouro e prata para compra, onde que abastecia era as colônias na América, e o estado intervia na economia.


ID
4211251
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre as monarquias ibéricas.


( ) A formação das monarquias ibéricas está ligada ao processo de reconquista cristã.

( ) As monarquias nacionais ibéricas se formaram antes das monarquias francesa e inglesa.

( ) O reino de Castela foi o único domínio espanhol que não contou com minorias étnicas e religiosas.

( ) Defenderam tolerância e respeito, não obstante a maioria dos reinos cristãos.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e da Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa


ID
4945015
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O método de trabalho em grupo tem por finalidade a aprendizagem a partir da cooperação dos alunos entre si.
II. A partir da Constituição de 1891, a Administração Pública foi estruturada nos poderes Executivo (exercido pelo presidente e seus ministros), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (representado pelo Supremo Tribunal Federal).
III. Embora o mercantilismo seja um conjunto de práticas econômicas que variou conforme cada reino, há alguns pontos em comum, como o metalismo, ou seja, a busca e o acúmulo de metais preciosos, como o cobre e o chumbo, algo que proporcionava um claro aumento do poder econômico.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. O método de trabalho em grupo tem por finalidade a aprendizagem a partir da cooperação dos alunos entre si.

    Correto

    II. A partir da Constituição de 1891, a Administração Pública foi estruturada nos poderes Executivo (exercido pelo presidente e seus ministros), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (representado pelo Supremo Tribunal Federal).

    Correto

    III. Embora o mercantilismo seja um conjunto de práticas econômicas que variou conforme cada reino, há alguns pontos em comum, como o metalismo, ou seja, a busca e o acúmulo de metais preciosos, como o cobre e o chumbo, algo que proporcionava um claro aumento do poder econômico.

    Errado - o correto seria "ouro e prata"

  • Gabarito incorrento. A mais alta instância judicial, o Supremo, foi criada em 1808.


ID
4945048
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

• Leia as afirmativas a seguir:

I. A Primeira Cruzada era formada por um grande grupo de nobres muito bem equipados para a guerra, o qual foi capaz de conquistar Jerusalém, embora a cidade tenha sido rapidamente retomada pelos muçulmanos.
II. O termo Mercantilismo se refere ao conjunto de políticas econômicas adotado pelas monarquias absolutistas entre os séculos XV e XVIII.
III. A educação sexual no espaço escolar deve permitir que se aja de modo solidário em relação aos portadores do HIV.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Esse item I tá errado, Jerusalém não foi rapidamente reconquistada pelos muçulmanos, só foi quase 100 anos depois da 1ª cruzada. Ela foi reconquistada por Saladino, próximo aos eventos da convocação para a 3ª cruzada. Examinador fraco.

  • Com a conquista de Jerusalém, a cruzada cumpriu os seus objectivos e foi estabelecido o , que permaneceria uma entidade  na  durante quase dois séculos.

    FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/.


ID
4945063
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Na história da civilização hebraica, o episódio da saída dos hebreus do Egito e a consequente volta a Canaã é chamada de Ethereum.
II. A Era Vargas compreende o período que tem início com a Revolução de 1930, atravessa o governo de Washington Luís (1941 até 1944) e termina com o fim do segundo governo de Getúlio Vargas, em 1963.
III. No contexto do mercantilismo, o protecionismo era uma prática que visava à taxação de produtos importados com o fim de estimular a produção nacional.

Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • MERCANTILISMO= Defendia que uma nação rica é aquela que mantem sua balança comercial favorável e acumula metais preciosos. Suas principais características são o balança comercial favorável, colonialismo, intervencionismo estatal, metalismo, monopólio e criação de manufaturas.


ID
5009788
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções. 

GALEANO. E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

Escrito na década de 1970. o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela

Alternativas
Comentários
  • A visão de Eduardo Galeano, em sua obra Veias Abertas da América Latina , é bastante radical no que tange à exploração das regiões da América Latina. Ele coloca o peso da dependência primordialmente nos “ombros" dos colonizadores europeus e, também, sobre as práticas exploradoras das elites brancas, de descendência igualmente europeia. 
    Podemos considerar que a análise de Galeano desconsidera uma série de fatores internos e entende os processos históricos da região de uma forma “ outside in “ ou seja, de “ fora para dentro", sendo os fatores externos determinantes do processo interno. Desconsidera ainda especificidades e a singularidade de cada região dentro do “ pacote" América Latina" 
    É um texto da década de 1970, quando a opção teórica marxista era dominante na área das Ciências Sociais . Segundo esta ótica de análise, então, a caracterização da posição da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho seria dada pelo (a)....
    A) INCORRETA – O que existe nas regiões dependentes é exatamente a pouca produção de ciência e tecnologia. Este é o grande motor da dependência nos dias de hoje. 
    B) INCORRETA- O caráter agroexportador é marca das economias latino-americanas até hoje. Até poderia não ser um problema se os produtos exportados fossem vitais e variassem pouco de preço no mercado internacional. Como tal não acontece, a agro exportação traz divisas mas agudiza a dependência. 
    C) CORRETA – Esta é a alternativa correta. A dominação europeia na América, desde o século XV, levou à expropriação de riquezas da região considerada hoje América Latina – conceito, aliás, criado por europeus simbolizando uma similitude que, na verdade, não existe. Desde a ocupação a região passou a ser fornecedora de commodities a baixo preço. A alternativa pode trazer dúvidas porque há controvérsias acerca da utilização do conceito “imperialismo" desde a colonização dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, que tem caráter mercantilista. No entanto, as outras alternativas são inadequadas 
    D) INCORRETA – Os saberes tradicionais são de pouca valoração econômica 
    E) INCORRETA- A grande dependência externa advém da necessidade de capital financeiro e de transposição de tecnologia 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Letra C

    O texto clássico do escritor Eduardo Galeano considera que a inserção periférica da América Latina na DIT (Divisão Internacional do Trabalho), foi marcada pela espoliação de seus recursos territoriais - minérios, recursos hídricos, energéticos e vegetais, solos etc. - pelas potências coloniais, a favor de suas necessidades imperiais e em desfavor, em prejuízo, da população latino-americana.

    • Letra C

    A nova DIT estabelecida pós-Guerra Fria, consolidou países desenvolvidos como produtores de tecnologia e os subdesenvolvidos como países exportadores de matéria-prima e alguns produtos manufaturados mais simples. O texto faz uma provocação nesse sentido, dizendo que América Latina é especializada em perder desde o período colonial. A participação dessa região na DIT é, portanto, marcada por essa relação assimétrica. Vale ressaltar que a América Latina não possui dependência externa nos seus suprimentos de alimentos, o que também se associa ao histórico de produção de gêneros agrícolas.

  • Correção professora>

    A visão de Eduardo Galeano, em sua obra Veias Abertas da América Latina , é bastante radical no que tange à exploração das regiões da América Latina. Ele coloca o peso da dependência primordialmente nos “ombros" dos colonizadores europeus e, também, sobre as práticas exploradoras das elites brancas, de descendência igualmente europeia. 

    Podemos considerar que a análise de Galeano desconsidera uma série de fatores internos e entende os processos históricos da região de uma forma “ outside in “ ou seja, de “ fora para dentro", sendo os fatores externos determinantes do processo interno. Desconsidera ainda especificidades e a singularidade de cada região dentro do “ pacote" América Latina" 

    É um texto da década de 1970, quando a opção teórica marxista era dominante na área das Ciências Sociais . Segundo esta ótica de análise, então, a caracterização da posição da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho seria dada pelo (a)....

    A) INCORRETA – O que existe nas regiões dependentes é exatamente a pouca produção de ciência e tecnologia. Este é o grande motor da dependência nos dias de hoje. 

    B) INCORRETA- O caráter agroexportador é marca das economias latino-americanas até hoje. Até poderia não ser um problema se os produtos exportados fossem vitais e variassem pouco de preço no mercado internacional. Como tal não acontece, a agro exportação traz divisas mas agudiza a dependência. 

    C) CORRETA – Esta é a alternativa correta. A dominação europeia na América, desde o século XV, levou à expropriação de riquezas da região considerada hoje América Latina – conceito, aliás, criado por europeus simbolizando uma similitude que, na verdade, não existe. Desde a ocupação a região passou a ser fornecedora de commodities a baixo preço. A alternativa pode trazer dúvidas porque há controvérsias acerca da utilização do conceito “imperialismo" desde a colonização dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, que tem caráter mercantilista. No entanto, as outras alternativas são inadequadas 

    D) INCORRETA – Os saberes tradicionais são de pouca valoração econômica 

    E) INCORRETA- A grande dependência externa advém da necessidade de capital financeiro e de transposição de tecnologia 

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • A questão estava dada de bandeja para você se saborear NADA DE HISTÓRIA 100% interpretação.

    Lendo o texto veja esses trechos:"especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções. " Elas enfatizam o fato de America Latina ser apenas um fornecedor de materia prima que tem baixo valor comercial e um grande comprador de produtos de tecnologica avançada que possuem um valor maior, ou seja, indiretamente ele quer mostrar que ainda vivemos como colônias porem agora com um ar de DEMOCRACIA E LIBERDADE.

    Logo, GABARITO C: apropriação imperialista dos recursos territoriais.

  • quem me dera se todas as questões fossem assim


ID
5017534
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As práticas econômicas mercantilistas são frequentemente relacionadas aos Estados modernos e representam

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    • Uma concentração de capitais, alcançada principalmente por meio da exploração colonial e de mecanismos de proteção comercial.

  • características do mercantilismo: o acúmulo de capital através da exploração das colônias, a balança comercial favorável (exportar mais do que importar), além de protecionismo (proteger as indústrias nacionais através de barreiras alfandegárias)

  • Os Estados Modernos na historiografia são o conjunto de estados nos quais o processo de centralização do poder levou também à sua concentração nas mãos do Rei. Os Reis dos Estados europeias desenvolveram uma série de práticas econômicas a fim de cobrar impostos e incentivar cada vez mais o comércio exterior através do qual seria possível o acúmulo de metais preciosos. Esse conjunto de práticas econômicas adotado pelas Monarquias Absolutistas entre os séculos XV e XVIII na Europa chamou-se mercantilismo. 
    O mercantilismo não é considerado um sistema econômico, pois ele é visto historicamente como um estágio de transição do feudalismo para o capitalismo e porque não tem um corpo teórico que embase sua instalação. Ele surge das necessidades práticas em meio ao reaquecimento das atividades comerciais, a formação dos Estados e a crescente importância da burguesia no território.
    A questão versa sobre tema clássico, que faz parte do currículo de História da Escola Básica. Por conseguinte, a bibliografia disponível é vasta. A pergunta versa sobre características das práticas mercantilistas. Vale a obra “O Mercantilismo" do Francisco Calazans Falcon 
    A) CORRETA – O mercantilismo foi a base dos estados europeus para a montagem do sistema colonial no continente americano. A Espanha explorando as riquezas minerais e Portugal explorando as riquezas vegetais como Pau Brasil. Dessa forma obtinham riquezas com a manutenção de balança comercial favorável e acumulação de capital advinda destas atividades.. 
    B) INCORRETA – A ideia de que o processo de globalização começou com as Grandes Navegações não é um consenso, embora tenha havido um certa mundialização do comércio. E, multipolaridade estratégica é um conceito de política internacional do século XX. 
    C) INCORRETA – O poder nos Estados da Idade Moderna estava centralizado nas mãos de um Rei considerado absoluto. Nele estavam concentrados os poderes político, religioso e econômico. Dessa forma o Rei intervinha diretamente na economia através de seus ministros, que possuía como caráter principal o acúmulo de riquezas simbolizadas por metais preciosos.
    D) INCORRETA - A burguesia lutou a favor do Rei para por fim aos privilégios da nobreza feudal e assim foi possível a consolidação do Estado Moderno. O Rei absolutista tinha sob sua égide os poderes econômico, religioso e político. A Burguesia, sobretudo a manufatureira, era um grupo interessante ao poder público, pois por meio da atividade comercial e do estado centralizado poderia haver a arrecadação de impostos.
    E) INCORRETA – A montagem do sistema colonial no continente americano foi baseada na exploração de mão de obra escravizada dos povos ocupados. Porém, esta forma não era impedimento para o crescimento do mercado consumidor na Europa. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

    Como resultado da enorme expansão dos recursos monetários alcançada pelas Grandes Navegações, a Europa, na condição de centro de acumulação primitiva de capital, desenvolveu a política econômica mercantilista. Este conjunto de práticas metalistas e intervencionistas manteve-se até o final do século XVIII, quando cedeu lugar ao liberalismo econômico de matriz iluminista.

    GABARITO:

    (A) uma concentração de capitais, alcançada principalmente por meio da exploração colonial e de mecanismos de proteção comercial.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2021/02/unesp-2021-as-praticas-economicas-mercantilistas-sao-frequentemente-relacionadas-aos-estados-modernos-e-representam.html?m=1

  • a) uma concentração de capitais, alcançada principalmente por meio da exploração colonial e de mecanismos de proteção comercial.

    Correta, principais características:

    • Forte intervenção do estado na economia, Escravismo
    • Metalismo ou Bulionismo( chamado na ESP),Balança comercial Favorável
    • Colonialismo ( Invadir terras e pegar as riquezas)

    b)uma difusão do comércio em escala mundial, obtida com a globalização da economia e a multipolaridade geoestratégica.

    Errada, nessa época nem se falava em globalização

    c) uma redução profunda no grau de intervenção do Estado na economia, que passou a ser gerida pelos movimentos do mercado.

    Errada, como já falei na A o estado intervia na economia

    d) o resultado da concentração do poder político nas mãos de governantes que defendiam, sobretudo, os valores e interesses da burguesia industrial.

    Errada, indústria nessa época piada né?!

    e) o combate sistemático às formas compulsórias de trabalho, que impediam o crescimento dos mercados consumidores internos nos países europeus.

    Errada, eles eram a favor dos trabalhos compulsórios

  • O mercantilismo foi um conjunto de politicas econômicas para que os Estados modernos pudessem acumular riquezas e deixar seu monarca mais forte. Tendo como características :

    » Acumulação de capitais

    »Balança Comercial Favorável

    » Protecionismo econômico

    » Intervenção Estatal

    » Colonialismo

    LETRA A

    APMBB


ID
5095675
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Estado Novo, no Brasil, é definido por muitos historiadores como uma ditadura civil que contou com o apoio dos militares. Foi o maior recesso parlamentar da história política do país, com duração de dezoito anos, no qual o presidente passou a legislar através de decretos-lei. O Estado Novo durou até 1945, quando Vargas foi deposto pelos militares que antes o apoiavam.

II. Embora o mercantilismo seja um conjunto de práticas econômicas que variou conforme cada reino, há alguns pontos em comum, como o metalismo, ou seja, a busca e o acúmulo de metais preciosos, como o cobre e o chumbo, algo que proporcionava um claro aumento do poder econômico.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    • a assertiva I peca ao dizer que o Estado Novo durou 18 anos, o período foi de 37 a 45 (8 anos)

    • o erro da II [resposta do colega a este comentário]
  • 1 - 37 a 45

    2 - metais preciosos, não cobre e chumbo. (ouro e prata, por exemplo)

  • GABARITO D

    1 - Governou de 1937 a 1945

    2 - Ouro e prata

  • banca lixo, mistura os assuntos numa alternativa só

  • GAB-D

    As duas afirmativas são falsas.

    21 anos

    ditadura militar no Brasil durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais – mecanismos legais que se sobrepunham à constituição. Nesse período houve restrição à liberdade, repressão aos opositores do regime e censura.

    ME LEMBRO DESSA ÉPOCA, ERA SINISTRO.

    São chamados de metais preciosos (ou metais nobres) o ouro, a prata

    Estes compreendem platina, paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio. O ouro e a prata são os mais importantes e os mais conhecidos. Mas a platina é bem mais valiosa.

    NA ÉPOCA EU LEVAVA MUITA BARRA DE OURO PARA A COROA PORTUGAL.

    DIAMANTE.

    GAB-D


ID
5114515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O mercantilismo foi uma doutrina econômica que vigorou na Europa entre os séculos XV e XVIII. Foi predecessora do liberalismo e, até certo ponto, sua antagonista. É correto afirmar que o mercantilismo era

Alternativas
Comentários
  • os mercantilistas defendiam a tese de que a riqueza de uma nação era medida pela quantidade de metal que acumulassem. Consequentemente, o poder do Estado crescia proporção em que tivesse entesourado metais

  • Protecionismo são medidas econômicas de um Estado para aumentar as exportações e diminuir ou proibir as importações.

    A só tem comercio com a metrópole , o que os faz ser absolutistas e consequentemente o governo tem controle sobre a economia.

    D) correta.

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

    PMPR 2021

  • D

    Também conhecido como Metalismo, havia a crença que a grandeza de uma nação era determinada pela acúmulo de metais preciosos.

    O Mercantilismo possuía algumas características:

    Metalismo, Balança comercial favorável, protecionismo e o sistema colonialista.

  • A acumulação de metais pode ser chamada de Metalismo e pior... Bulionismo!

  • GABARITO D

    Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas típicas dos Estados modernos europeus monárquicos, entre os séculos XV e XVIII. Eram essencialmente baseadas na ideia de que um Estado interventor teria melhores condições de promover o enriquecimento da coroa, entendido como o enriquecimento do Estado. A atividade base para o enriquecimento seria o comércio exterior. Através da exportação seria possível obter ganhos de metais preciosos, a medida de riqueza de indivíduos e Estados.
    A produção nacional contaria com a proteção de taxação alfandegária de forma que fosse possível importar o mínimo para que se gastasse a menor quantidade possível de moedas de metais preciosos. Mercantilismo é tema recorrente em currículos de História na escola básica e nas diversas graduações, quando se trabalha com história econômica. A questão é clássica, não apresenta dificuldade tampouco demanda análise detalhada.
    É mais uma pergunta de memorização. Uma das alternativas aponta uma proposta mercantilista. 
    A) INCORRETA – O protecionismo alfandegário era, segundo o mercantilismo, a forma por excelência para evitar a concorrência de produtos estrangeiros dentro de um dado país.
    B) INCORRETA- A proposta de intervenção do aparelho de Estado no funcionamento da economia é uma das peças-chave das práticas mercantilistas. 
    C) INCORRETA -As práticas mercantilistas compõem a face econômica dos Estados absolutistas da Europa moderna. 
    D) CORRETA- Segundo as práticas mercantilistas, o acúmulo de metais preciosos, fundamentais para a cunhagem de moedas , seria a medida de riqueza de um Estado. 
    E) INCORRETA- As colônias, de acordo com o mercantilismo, eram submetidas ao exclusivo colonial , entendido como monopólio comercial da metrópole em relação à colônia. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO D , O MERCANTILISMO balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • LETRA ''D"

    MercanTilismo => METAIS

  • Questão ) O mercantilismo foi uma doutrina econômica que vigorou na Europa entre os séculos XV e XVIII. Foi predecessora do liberalismo e, até certo ponto, sua antagonista. É correto afirmar que o mercantilismo era a favor da acumulação de metais preciosos. GAB C


ID
5174533
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O mercantilismo envelheceu rapidamente ao ritmo do século XVIII, europeu. A redução do papel moeda condenou-o enquanto sistema econômico, ao passo que a ideologia das ‘luzes’ denunciava o egoísmo da razão estatal.”

O mercantilismo, teoria econômica mais influente da Idade Moderna europeia, se caracterizava, dentre outras coisas, pela

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • MercanTilismo = METAIS

    #PMAL


ID
5216893
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Nova Serrana - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os cenários de guerra desdobraram-se pelo Atlântico, envolvendo portugueses, espanhóis e holandeses. Esses ocuparam o nordeste do Brasil em 1630 e em 1641 instalaram-se em Angola. [...] Os holandeses não se descuravam do outro lado do Atlântico. [...] Somente em 1637 o entreposto de São Jorge da Mina seria conquistado pela Companhia [...]. Iniciava-se, então, o envolvimento regular dos holandeses no tráfico negreiro, reforçado a partir de 1641, pela conquista de Luanda e de Benguela e dos portos satélites de São Tomé a Ano Bom. [...]”

SANTOS, M. N. dos; BICALHO, M. F.; GOUVÊA, M. F. “Guerras na Europa e reordenação político-administrativa”. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima. Coleção o Brasil Colonial, 1580-1720 – vol. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014, p. 545-6-7.

O contexto político europeu que explica as guerras e as conquistas descritas no trecho anterior está corretamente apresentado em:

Alternativas
Comentários
  • "Iniciava-se, então, o envolvimento regular dos holandeses no tráfico negreiro". Gab C

  • -A Restauração Portuguesa se deu quando Portugal tornou-se independente da Espanha através de conflitos iniciados na revolução portuguesa (1640) e findada com o tratado de Lisboa em 1668, Tratado de Lisboa, em 1668, que foi assinado pelo rei Afonso VI de Portugal e Carlos II de Espanha, a proposra era por fim à Restauração Portuguesa.


ID
5400808
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Nzinga Mbandi Ngola, rainha de Matamba e Angola nos séculos XVI-XVII (1587-1663), foi uma das mulheres e heroínas africanas cuja memória mais tem desafiado o processo diluidor da amnésia, dando origem a um imaginário cultural na diáspora tal como no folclore brasileiro com o nome de Ginga; [...] é cultuada como a heroína angolana das primeiras resistências pelos modernos movimentos nacionalistas de Angola; e tem despertado um crescente interesse dos historiadores e antropólogos para a compreensão daquele momento histórico que caracterizou a destreza política e de armas desta rainha africana na resistência à ocupação dos portugueses do território angolano e consequente tráfico de escravos."Serrano, Carlos M. H. Ginga, a rainha quilombola da Matamba e Angola. Revista USP- São Paulo, 28, 136 - 141, dezembro/fevereiro, 95 - 96 (Adaptado).

Sobre os reinos africanos nos séculos XVI e XVII é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
5418589
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue os excertos abaixo:


I.O açúcar, produto altamente lucrativo originalmente cultivado na Ásia, tornou-se um artigo de luxo popular entre a nobreza e os ricos da Europa do século XVI. Os portugueses começaram a cultivar cana-de-açúcar ao longo do Mediterrâneo, mas o açúcar era uma safra difícil. Exigia temperaturas tropicais, precipitação diária, condições únicas de solo e uma estação de cultivo de quatorze meses.

TODAVIA,

II. Com o domínio das ilhas do Atlântico, os portugueses encontraram novas terras para desenvolver a produção de açúcar e novos padrões de exploração humana e ecológica se estabeleceram.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • a II não EXPLICA a I, ela complementa

  • Achei que na verdade a II não explica a I, mas ao contrário, a I explica a II porque fala sobre o que a cana precisa para de desenvolver, e a II fala que ela se desenvolveu nas ilhas do atlântico, justamente porque nelas tem o que a cana precisa. Fiquei meio confusa com a resposta


ID
5633704
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Paraíso - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Francisco Falcon e Gerson Moura, em sua obra A formação do mundo contemporâneo , abordam o mundo contemporâneo, tendo como marco inicial a Primeira Guerra Mundial. Esse conflito assinala o desmantelamento de toda uma estrutura organizada em função da Europa capitalista e imperialista. Ocorre que, um estudo do mundo contemporâneo não pode prescindir de uma análise do período anterior, mais especificamente nas transformações pré-capitalistas.


Marque a alternativa que NÃO representa uma característica da transição do feudalismo ao capitalismo:

Alternativas