SóProvas



Questões de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia


ID
648058
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos anos 1990, o governo brasileiro buscou formar um consenso com entidades da sociedade em torno da reforma educacional, congregando os interesses do capital e do trabalho. Podem-se destacar, como propostas desse consenso:

I) A universalização do ensino fundamental e médio até a segunda década do século XXI.

II) A revisão dos conteúdos do ensino fundamental, com vistas ao atendimento da aquisição de competências básicas à participação do indivíduo na sociedade moderna.

III) A reestruturação dos cursos de formação de professores.

IV) A estruturação de planos de carreira, com mecanismos de progressão funcional e incentivos salariais à regência de classe.

A alternativa correta é:

Alternativas

ID
1172590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos profissionais da educação, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, e alterações posteriores, julgue os seguintes itens.

Os cursos de graduação em pedagogia devem preparar os professores tanto para a atuação em sala de aula quanto para o desempenho de funções na área de gestão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO


    LDB:


    Art. 61.  Consideram-se PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:(Redação dada pela Lei nº 12.014, de 2009)


    II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;(Redação dada pela Lei nº 12.014, de 2009)

  • Graduado em pedagogia não atua em sal de aula, o licenciado sim.


ID
1185967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A busca da definição dos padrões mínimos de qualidade na prática educativa em educação em saúde passa por uma discussão sobre as atividades educativas essenciais na área. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.


Os cursos de formação de professores, em especial o curso de pedagogia, conseguem atender aos princípios da prática educativa em saúde ao abordarem a disciplina pedagogia hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: errado


ID
1432222
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dadas as afirmativas quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação,

I. Orientam os cursos de graduação para oferecer uma sólida formação básica, promovendo formas de aprendizagem, como a organização dos cursos em sistemas de módulos, o que auxiliaria na redução da evasão.
II. Estabelecem o regime dos Currículos Mínimos Profissionalizantes, de acordo com o Conselho Federal de Educação (CFE), os quais estabelecem a figura do currículo mínimo para cada curso superior, a ser seguida pelas instituições de ensino superior do País.
III. Foram elaboradas pelo Ministério da Educação, por isso a Câmara de Educação Superior julgou desnecessária a realização de audiências públicas para receber a colaboração de entidades ligadas à formação e ao exercício profissionais por meio de subsídios.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    II. Estabelecem o regime dos Currículos Mínimos ( A lei 9.131/95 suprimiu a figura de "currículo mínimo" e incluiu a figura "DIRETRIZES CURRICULARES" )

    III. Foram elaboradas pelo Ministério da Educação, por isso a Câmara de Educação Superior julgou desnecessária a realização de audiências públicas para receber a colaboração de entidades ligadas à formação e ao exercício profissionais por meio de subsídios ( A Câmara de Educação Básica promoverá audiências públicas com a finalidade de receber subsídios).


ID
1511686
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das diretrizes pedagógicas preconizadas pelo SINASE.

Alternativas
Comentários
  • Art. 35. A execução das medidas socioeducativas reger-se-á pelos seguintes princípios:

    (...)

    IX - fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários no processo socioeducativo.

  • 6.1. Diretrizes pedagógicas do atendimento socioeducativo

    (...)

    6. Diretividade no processo socioeducativo
    A diretividade pressupõe a autoridade competente, diferentemente do autoritarismo que estabelece arbitrariamente um único ponto de vista. Técnicos e educadores são os responsáveis pelo direcionamento das ações, garantindo a participação dos adolescentes e estimulando o diálogo permanente.

  • Diretrizes pedagógicas do atendimento socioeducativo

    1.Prevalência da ação socioeducativa sobre os aspectos meramente sancionatórios

    2. Projeto pedagógico como ordenador de ação e gestão do atendimento socioeducativo

    3. Participação dos adolescentes na construção, no monitoramento e na avaliação das ações

    socioeducativas

    4. Respeito à singularidade do adolescente, presença educativa e exemplaridade como

    condições necessárias na ação socioeducativa.

    5. Exigência e compreensão, enquanto elementos primordiais de reconhecimento e respeito

    ao adolescente durante o atendimento socioeducativo

    6. Diretividade no processo socioeducativo

    7. Disciplina como meio para a realização da ação socioeducativa

    8. Dinâmica institucional garantindo a horizontalidade na socialização das informações e

    dos saberes em equipe multiprofissional

    9. Organização espacial e funcional das Unidades de atendimento socioeducativo que garantam

    possibilidades de desenvolvimento pessoal e social para o adolescente

    10. Diversidade étnico-racial, de gênero e de orientação sexual norteadora da prática pedagógica

    11. Família e comunidade participando ativamente da experiência socioeducativa

    12. Formação continuada dos atores sociais

    bons estudos


ID
1514890
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na concepção corrente de formação de professores busca-se no período do estágio uma articulação com a prática. Entretanto, a visão dominante é que inicialmente são dadas as disciplinas teóricas, ligadas ao saber. Depois vêm as disciplinas ligadas à prática, as metodologias e por fim, os estágios, numa concepção de que nesse momento, portanto, os estudantes farão a aplicação daquilo que aprenderam. Essa concepção de formação

Alternativas
Comentários
  • pra mim não tem como aliar a teoria com a prática, não dá pra fazer faculdade trabalhar e fazer o estágio ao mesmo tempo. tudo tem que ter seu tempo então acho que tem de aprender a teoria primeiro e depois praticar.

  • Dois corpos não ocupa o mesmo lugar no espaço

    O mesmo vale para atividades ninguém faz duas coisas no mesmo segundo. Alias, faz sim, mas para isso precisa parar o tempo. kkkkkkkkkk

    Ah, esqueci de dizer também sou imortal! kkkkkkk

  • Trata-se de uma concepçao teórica aprender teoria enquanto pratica o que foi aprendido. Contudo, a realidade dos estudantes no Brasil não é em sua maioria a realização desta concepçao. Na prova não considere experiências individuais.

ID
1541410
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Elisa é professora recém-formada em Pedagogia. Em sua atuação profissional, tem enfrentado muitas dificuldades no que diz respeito à prática docente, pois tem conhecimento teórico, mas não consegue transpô-lo para a realidade dos alunos. No Brasil, os cursos de formação inicial na área educacional são alvo de constantes discussões. Acerca da formação docente de base, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
1541473
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Flávia é pedagoga e atua em uma escola pública há 3 anos. Seu papel, nessa escola, junto ao grupo de professores, é fundamental. Muitos professores são antigos na instituição e têm formação técnica em Magistério. Ela atua como articuladora do processo pedagógico na escola, ajuda os professores no aprimoramento de seu desempenho em sala de aula e na análise e compreensão das situações de ensino com base em pressupostos teóricos. Acerca da concepção e do papel do pedagogo na escola, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1579576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos profissionais da educação, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, e alterações posteriores, julgue o seguinte item.


Os cursos de graduação em pedagogia devem preparar os professores tanto para a atuação em sala de aula quanto para o desempenho de funções na área de gestão.


Alternativas
Comentários
  • Questão certa.

    Art. 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.

  • Os cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação preparam o profissional da Educação para:

    1-administração
    2- planejamento
    3- inspeção
    4- supervisão
    5- orientação educacional para a educação básica

  • Conforme os termos da LDB:

    Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

    I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;

    II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas.

    Pela leitura do dispositivo chegamos às seguintes conclusões:

    1) o pedagogo é um professor habilitado em nível superior para a docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, vale dizer, sua formação permite atuar em sala de aula;

    2) o pedagogo também pode ter habilitações em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, ou seja, exercer funções na área de gestão.

    GABARITO: questão “certa”


ID
1630216
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais, dispostas na Resolução CNE/CP n° 1, de 15/05/2006, para o curso de pedagogia, são do interesse do Técnico em Assuntos Educacionais, em função da natureza pedagógica de sua atuação. Para a formação do licenciando dessa área, é(são) central(is):


I – o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;


II – o conhecimento do sistema universitário, incluindo os cursos de pós-graduação stricto sensu, como espaço de elaboração e divulgação de saber científico;


III – a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;


IV – a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.


É(São) aspecto(s) central(ais) na formação do licenciando de pedagogia o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • Gab.= Letra D


ID
1630249
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os cursos de formação de professores não têm se preocupado em destacar as possibilidades de intervenção dos professores na elaboração dos currículos, que são deixados a cargo dos especialistas. (BACCAGLINI, 2000).


Muitas vezes, esses especialistas não têm contato com a realidade local, elaborando currículos desconexos em relação às expectativas dos professores e da comunidade. Dentro dessa perspectiva,

Alternativas

ID
1690003
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao se refletir sobre o campo de atuação do pedagogo, nos deparamos com o texto das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Pedagogia, aprovado em 2016 pelo Conselho Nacional de Educação. Com base nessa legislação, é correto afirmar: 

Alternativas

ID
1712617
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O advento da modernidade transformou a universidade, redefinindo seu perfil como instituição de ensino. O perfil moderno da universidade é expresso pelo/pela

Alternativas

ID
1712635
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma IFES – Instituição Federal de Ensino Superior –, a qualidade da pesquisa é atestada pela

Alternativas
Comentários
  •  b)

    produtividade dos grupos de pesquisa, por sua crescente inserção internacional e pela integração em programas interinstitucionais de pesquisa.


ID
1712638
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em conformidade com o disposto na LDB 9394/96, entre as finalidades do ensino de graduação tem-se

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação é a letra E.
    Porém não encontrei nada sobre Ensino de Graduação na LDB. O que encontrei foi:

    Art. 43. A educação superior tem por finalidade:

    I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

    II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

    III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

    IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

    V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

    VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

    VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.(Incluído pela Lei nº 13.174, de 2015)

    Acompanharei os comentários.




  • Art. 43. A educação superior tem por finalidade:

    I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

    II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

    III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

    IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

    V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

    VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

    VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

    VIII - atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares.          (Incluído pela Lei nº 13.174, de 2015)

  • O que seria "superação do saber"?

  •  

    aperfeiçoar a formação cultural do ser humano, capacitá-lo para o exercício de uma profissão, prepará-lo para o exercício da reflexão crítica e a participação na produção, sistematização e superação do saber.

  • Para mim a questão é passível de anulação... por que a letra C está errada?

    Onde está escrito na lei essa "superação do saber"?

  • ABRA A LDB E PESQUISE: SUPERAÇÃO DO SABER. NÃO ENCONTROU? NEM EU! 

  • Superação do saber? Questão passível de anulação ou favorecimento.

  • https://books.google.com.br/books?id=gMqxDwAAQBAJ&pg=PT174&lpg=PT174&dq=perfei%C3%A7oar+a+forma%C3%A7%C3%A3o+cultural+do+ser+humano,+capacit%C3%A1-lo+para+o+exerc%C3%ADcio+de+uma+profiss%C3%A3o,+prepar%C3%A1-lo+para+o+exerc%C3%ADcio+da+reflex%C3%A3o+cr%C3%ADtica+e+a+participa%C3%A7%C3%A3o+na+produ%C3%A7%C3%A3o,+sistematiza%C3%A7%C3%A3o+e+supera%C3%A7%C3%A3o+do+saber.&source=bl&ots=xmFDJ2f56W&sig=ACfU3U3CfAty-xqpwXDZr8dxgXfIvwnn_A&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjjyYLE3_P1AhVjqJUCHZNWChUQ6AF6BAgOEAM#v=onepage&q=perfei%C3%A7oar%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20cultural%20do%20ser%20humano%2C%20capacit%C3%A1-lo%20para%20o%20exerc%C3%ADcio%20de%20uma%20profiss%C3%A3o%2C%20prepar%C3%A1-lo%20para%20o%20exerc%C3%ADcio%20da%20reflex%C3%A3o%20cr%C3%ADtica%20e%20a%20participa%C3%A7%C3%A3o%20na%20produ%C3%A7%C3%A3o%2C%20sistematiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20supera%C3%A7%C3%A3o%20do%20saber.&f=false.

    livro de Demerval Saviani. O QUAL fala dos OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR!


ID
1712644
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto Pedagógico de Curso de graduação trata

Alternativas

ID
1752829
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Lei nº 11.892, de 2008, em sua seção IV, “Da Estrutura Organizacional dos Institutos Federais”, leia as afirmativas a seguir.

I. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.
II. A reitoria de um Instituto Federal é composta por um Reitor e por cinco pró-reitores.
III. O Colégio de Dirigentes tem caráter deliberativo e é composto pelo Reitor, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos câmpus.
IV. O Conselho Superior, de caráter consultivo, é composto por representantes membros dos discentes, dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e dos egressos da instituição, sendo que 50% de sua composição deve ser, obrigatoriamente, preenchida por docentes.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO (C) ESTÁ CORRETA, POIS SEGUNDO A LEI DE Nº 11..892/2008 NO ARTIGO 10º COLOCA QUE: " A administração dos Institutos Federais terá como órgãos SUPERIORES o Coléio de Dirigentes e o Conselho Superior e no artigo 11º dessa mesma lei, destaca-se que: "Os Institutos Federais terão como órgão executivo a reitoria composta por 1 REITOR e 5 PRÓ-REITORES.

    O ERRO DA III- O Colégio de Dirigentes, de caráter CONSULTIVO.

    ERRO DA IV- O CONSELHO SUPERIOR é: CONSULTIVO E DELIBERATIVO e as representações sãoparitária dos segmentos e NÃO 50% por docentes.

  • ALTERNATIVA III E IV, FORAM INVERTIDAS.

    **Colégio de Dirigentes é de caráter CONSULTIVO, já o Conselho Superior é de caráter CONSULTIVO + DELIBERATIVO


ID
1752838
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à Lei nº 11.892, de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e

    e) Os institutos federais possuem natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia didático-pedagógica e disciplinar, mas não têm autonomia administrativa, patrimonial e financeira.

    art. 1, parágrafo único:

    As instituições mencionadas nos incisos I (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - Institutos Federais), II, III e V do caput possuem natureza jurídica de autarquia, detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.





ID
1791700
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto abaixo e complete as lacunas:

Os Cursos de Pós-Graduação são programas de mestrado e doutorado (______) e cursos de especialização (______) abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. As modalidades de pós-graduação lato sensu oferecem um _____ e a de stricto sensu oferecem um ______ para os estudantes concluintes.

As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:

Alternativas
Comentários
  • Pós-Graduação stricto sensu (DIPLOMA)

    programas de mestrado e doutorado

    Pós-Graduação lato sensu (CERTIFICADO)

    cursos de especialização


ID
1791745
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) avalia todos os aspectos que giram em torno de eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos. As informações obtidas com o Sinaes são utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior- IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e sócia. Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é formado por três componentes principais, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Sinaes

    Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

     

    http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes

  • Art 2° O SINAES, ao promover a avaliação das instituições, dos cursos e de desemprenho dos estudantes, deverá assegurar:


ID
1791799
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A proposta de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) pretende contribuir para a concretização do desafio de estabelecer que a qualidade da educação superior seja verificada, dentre outros procedimentos, via avaliação externa das IES, a ser realizada por meio de visitas de comissões externas de especialistas às instituições. Desta forma, ela tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Confesso que esse "Congresso Nacional" me deixou com medo ao marcar a C

    Gaba C

  • MESMA COISA DANILO ! ESSE CONGRESSO FICOU MEIO VAZIO, MAS FOI A RESPOSTA MAIS PRÓXIMA !

  • TAMBÉM ACHEI ESTRANHO O TERMO CONGRESSO NACIONAL!


ID
1801792
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a legislação atual (Resol. CNE/CP Nº 1/2006), a formação do Pedagogo para atuação em instituições escolares e não escolares poderá ser realizada e obtida:

I- Ensino Médio – formação específica para o Magistério.

II- Ensino Superior – Licenciatura: qualquer curso.

III- Especialização (Lato Sensu) em formação docente.

IV- Ensino Superior – Licenciatura em Pedagogia.

Alternativas
Comentários
  • Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. 

  • Letra D só é habilitado para função a pessoa com graduação em pedagogia.


ID
1842220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à formação de professores da educação básica, julgue o item a seguir.

No processo de formação do pedagogo, o estágio curricular — que pode ser realizado em ambientes escolares ou não escolares — constitui um elemento essencial na integralização dos estudos e na aquisição de experiência profissional. 

Alternativas
Comentários
  • certo

  • Pensei que estava errado falar que o estágio pode ocorrer em ambientes escolares e não escolares. Alguém sabe explicar melhor sobre isso?


ID
1842223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à formação de professores da educação básica, julgue o item a seguir.

A LDB, ao dispor sobre a formação de professores da educação básica, admite o exercício docente dos profissionais com formação de nível médio na modalidade normal, em instituições de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 

Alternativas
Comentários
  • menos o ensino médio : )

  • Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.

    Atualmente, não é possível ingressar na carreira de professor da secretaria de educação do DF, quem tenha o curso dito normal ou magistério. É necessário que se tenha a graduação em pedagogia, em virtude da lei 4.075, de 28 de dezembro de 2007.

    Hold on...

  • Na ed. infantil e no primeiro e segundo ano do EF é permitido.

  • Gabarito...  Errado

  • Eu não entendo o nível médio na modalidade normal.. O que é isso????? é o medio comum??????


ID
1842226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à formação de professores da educação básica, julgue o item a seguir.

As diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia restringem a atuação do pedagogo à docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Alternativas
Comentários
  • A atuação do Pedagogo não deve se restringir aos espaços escolares, na medida em que prolifera a demanda por educadores em outros espaços educacionais “não-escolares”: projetos de formação inicial e continuada de jovens e adultos desenvolvidos por empresas, associações comunitárias, O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões: docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Médio nos Cursos de Magistério, assim como em Educação Profissional, na área de serviços, e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais os conhecimentos pedagógicos sejam previstos, sendo estes em ambientes escolares e não-escolares. Gestão educacional, e produção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico do campo educacional. 

    fonte: http://www.itepagi.com.br/course/pedagogia/

  • "As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, nos cursos de ensino médio, na modalidade normal, e em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos." (Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, art. 2º)

  • PRA PASSAR EM PROVA DA CESPE, TEM Q SER VIDENTE, AINDA NÃO APRENDERAM?

  • fiz o mesmo questionamento, Frederico. A SV 248 é bem especifica quando fala no TCU, diferente da questão que não fala nada.

  • A competência para julgar MS contra ato de TCE é do TJ estadual, e não do STJ. O entendimento da súmula 41 do STJ é de que a referida corte não tem competência para julgar originariamente MS contra ato de outros tribunais (aí inclusos os TCEs).

    Nesse sentido, vale a pena ler essa decisão, que é bastante esclarecedora: https://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/451462923/mandado-de-seguranca-ms-23409-ms-2017-0061079-9


ID
1842322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no que dispõe a Lei n.º 9.394/1996 a respeito da educação superior, bem como no que estabelece o Plano Nacional da Educação, julgue o item a seguir.

Os cursos de educação superior estão sujeitos a processo regular de avaliação, devendo ser automaticamente desativado o curso em que seja identificada deficiência curricular.

Alternativas
Comentários
  • Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.

    § 1º Após um prazo para saneamento de deficiências eventualmente identificadas pela avaliação a que se refere este artigo, haverá reavaliação, que poderá resultar, conforme o caso, em desativação de cursos e habilitações, em intervenção na instituição, em suspensão temporária de prerrogativas da autonomia, ou em descredenciamento.

  • Existe um prazo para  sanar as deficiencias encontradas 


ID
1842730
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Maria, Dora e Carla são professoras. Maria acabou de concluir sua primeira graduação em Pedagogia; Dora também é pedagoga e fez um curso de Especialização em Educação Especial; Carla fez Licenciatura em Letras.

As três pretendem se candidatar a uma vaga de professora de Educação Especial, mas

Alternativas
Comentários
  • a

    somente Dora está apta. 

     

  • Para Educação Especial exige-se uma formação mais específica.

  • Gabarito Letra A - somente Dora está apta.

    Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: 

    III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;


ID
1842745
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lei a seguir um fragmento da apresentação do documento Referenciais para a Formação de Professores (MEC, 2002):

O objetivo da formação de professores, de acordo com as concepções contidas nestes Referenciais é a sua profissionalização por meio do desenvolvimento de suas competências de modo a permitir que no cumprimento de suas funções estejam contempladas as dimensões _____.”

Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    O objetivo da formação de professores, de acordo com as concepções contidas nestes Referenciais é a sua profissionalização por meio do desenvolvimento de suas competências de modo a permitir que no cumprimento de suas funções estejam contempladas as dimensões ____técnicas, sociais e políticas que são igualmente importantes e imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso país."


ID
1842772
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lúcia está cursando o último ano da faculdade de Pedagogia e explica para sua mãe seu desejo em lecionar na educação infantil.

Assinale a opção que expressa corretamente a relação entre a formação de Lúcia e seus planos para o futuro.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA Letra D

    Por isso, assim que me graduar vou me inscrever em um concurso com vagas para professor de educação infantil, uma vez que a Licenciatura em Pedagogia me habilita a trabalhar com esta faixa etária


ID
1849189
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as atividades complementares, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • b) as atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.


ID
1849216
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A preparação do professor para o exercício do magistério superior deverá ser feita em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado, podendo suprir essa exigência:

Alternativas
Comentários
  • Lei ordinária? Não seria supralegal?


ID
1849222
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior. Quanto ao Estágio Supervisionado, é correto que o Secretario Escolar informe aos alunos que:

Alternativas
Comentários
  • "C" - Como se fosse um contrato dizendo que aluno está formalmente fazendo estágio no local em nome da instituição de ensino.

    fonte:eu

  • Quem é da licenciatura tem obrigação de saber essa kkkk


ID
1849225
Banca
FUNCAB
Órgão
Faceli
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando questionado a respeito de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o Secretário Escolar deve orientar que:

Alternativas

ID
1905619
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O que podemos dizer corretamente sobre o trabalho docente?

Alternativas
Comentários
  • Todo Docente precisa dominar o conteúdo que vai trabalhar, pois o papel do docente é informar, instruir e educar.

  • A execução dessa atividade exige o domínio de conhecimentos pedagógicos e curriculares, compreendidos de forma reflexiva e crítica, a fim de informar, instruir e educar.


ID
1908115
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A professora Ilma Passos de Alencastro Veiga diz que a “docência é uma atividade profissional complexa, pois requer saberes diversificados. Isso significa que os saberes que dão sustentação à docência exigem uma formação profissional numa perspectiva teórica e prática”. A respeito dos saberes docentes, é correto dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Aternativa correta letra B.

  • gab: B

    "NÃO PARE ATÉ TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU! LEMBRE-SE, TU NÃO PODE DESISTIR"

    Baltasar Gracian


ID
2020888
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação básica ou inicial de professores, ao contrário da formação continuada, é oferecida por

I. cursos superiores de Pedagogia;

II. licenciaturas do ensino superior;

III. cursos oferecidos pelas secretarias de educação;

IV. cursos de nível médio oferecidos pelos Institutos Superiores de Educação;

V. Programas do Ministério da Educação, como Pro Infantil e Pro Formação.

São corretos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:E LDB Art. 63 Cursos superiores de Pedagogia; Licenciaturas do ensino superior; Programas do Ministério da Educação, como Pro Infantil e Pro Formação.

     

  • A formação de docentes para atuar na educação básica farse- á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em
    universidades e institutos superiores de educação
    , admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.

    Ex: Curso Superior de Pedagogia; Licenciatura e programas do Gov. Federal.

  • Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
     

  • Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. 

    § 1º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.  

    § 2º A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância.    

    § 3º A formação inicial de profissionais de magistério dará preferência ao ensino presencial, subsidiariamente fazendo uso de recursos e tecnologias de educação a distância.       

    § 4º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios adotarão mecanismos facilitadores de acesso e permanência em cursos de formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica pública.     

    § 5º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios incentivarão a formação de profissionais do magistério para atuar na educação básica pública mediante programa institucional de bolsa de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, de graduação plena, nas instituições de educação superior.        

    § 6º O Ministério da Educação poderá estabelecer nota mínima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino médio como pré-requisito para o ingresso em cursos de graduação para formação de docentes, ouvido o Conselho Nacional de Educação - CNE.     

     § 8 Os currículos dos cursos de formação de docentes terão por referência a Base Nacional Comum Curricular.       

    Art. 62-B. O acesso de professores das redes públicas de educação básica a cursos superiores de pedagogia e licenciatura será efetivado por meio de processo seletivo diferenciado.        

    § 1º Terão direito de pleitear o acesso previsto no caput deste artigo os professores das redes públicas municipais, estaduais e federal que ingressaram por concurso público, tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e não sejam portadores de diploma de graduação.  

    § 2º As instituições de ensino responsáveis pela oferta de cursos de pedagogia e outras licenciaturas definirão critérios adicionais de seleção sempre que acorrerem aos certames interessados em número superior ao de vagas disponíveis para os respectivos cursos.             

    § 3º Sem prejuízo dos concursos seletivos a serem definidos em regulamento pelas universidades, terão prioridade de ingresso os professores que optarem por cursos de licenciatura em matemática, física, química, biologia e língua portuguesa.             

  • Alguém pode me ajudar? Não entendi porque  Programas do Ministério da Educação, como Pro Infantil e Pro Formação?

  • gab: E

    "NÃO PARE ATÉ TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU! LEMBRE-SE, TU NÃO PODE DESISTIR"

    Baltasar Gracian


ID
2051746
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação de professores tornou-se um campo de estudos bastante proeminente desde a década de 90 do século passado. Muitas são as perspectivas teóricas. Têm-se os conceitos de professor pesquisador, profissional reflexivo, intelectual transformador, etc.
Embora, as perspectivas teóricas possuam diferenças entre si, há um ponto, para o qual, elas convergem. Essa semelhança pode ser atribuída aos seguintes pontos:

 I. valorização da articulação entre teoria e prática para a formação;
II. reconhecimento da importância dos saberes da experiência e da reflexão crítica;
III. ênfase na pesquisa aplicada como atributo para a formação docente;
IV. atribuição à importância do papel ativo do docente para sua formação;
V. enaltecimento da participação individual docente em seu desenvolvimento profissional.

Estão corretas apenas as seguintes afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • letra b


ID
2151682
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

(...) a formação de professores não pode ser pensada a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares, como adendo destas áreas, mas a partir da função social própria à escolarização [...] A formação de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias, sobretudo por se tratar de formação para o trabalho educacional com crianças e adolescentes (p. 257).
Fonte: file:///C:/Users/Eliurde/Downloads/348-640-1-SM.pdf

O foco na formação dos professores deve estar voltado para

Alternativas
Comentários
  • a) a adequação do profissional ao programa proposto pela instituição que precisa ser reproduzido como foi estruturado.

    b) o desenvolvimento do profissional da educação com programas predefinidos e testados, sem diálogo com o grupo de trabalho. 

    c) a cobrança de resultados, a partir do treinamento, visando a uma ação direta e concreta em ensinar de forma racional e prevista. 

    d) a preocupação unicamente com essa demanda de ensino, tentando avançar, mesmo deixando de sanar as deficiências da graduação inicial

    e) a discussão das dificuldades do processo ensino-aprendizagem e a reflexão contínua de meios para se construir a melhor prática de ensino. (CORRETO)

  • gab: E

    "NÃO PARE ATÉ TENHA TERMINADO AQUILO QUE TU COMEÇOU! LEMBRE-SE, TU NÃO PODE DESISTIR"

    Baltasar Gracian


ID
2215351
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os cursos de formação de professores estão ficando mais ágeis, flexíveis, enxutos, perdendo conteúdo e identidade. Atingir metas tornou-se o grande objetivo da educação. São medidas que colaboram para esta formação docente, que apresenta abordagem gerencialista:

Alternativas
Comentários
  • B) redução da carga horária das disciplinas teóricas e ampliação das práticas e de gestão.


ID
2225236
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A estrutura do curso de Pedagogia compõe-se de três núcleos integradores, propondo diversas vinculações entre a teoria e a prática. Neste contexto, o primeiro núcleo, de estudos básicos, refere-se à:

Alternativas

ID
2225263
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para o estudante do Curso de Pedagogia atingir o grau de licenciado, é necessária a prática de:

Alternativas
Comentários
  • não entendi essa pergunta. Alguém pode explicar.? fundamentos, onde tirou isso ?

  • Acredito que corresponde aos objetivos da Educação Superior.

  • Questão confusa

  • C

    pesquisa, análise e aplicação dos resultados de interesse da área educacional


ID
2263615
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos temas que tem ocupado muitos espaços nas discussões sobre educação, atualmente, tem sido a formação docente. Para Pimenta (2009, p. 19), a identidade do profissional docente deve ser construída a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação das práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem a inovações porque prenhes de saberes válidos às necessidades da realidade. Além disso, deve partir também do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas à luz das teorias existentes e da construção de novas teorias.
Com base na concepção acima, considere as assertivas seguintes e identifique a única que não condiz com a realidade contemporânea.

Alternativas
Comentários
  • No desenvolvimento do trabalho pedagógico “Aprender a ser” professor é uma dimensão que se limita à formação inicial do docente, uma vez que esta pressupõe a tradução dos princípios ideológicos, psicopedagógicos, políticosociais, culturais e educacionais de um currículo de formação de professor.

  • GABARITO D

    No desenvolvimento do trabalho pedagógico “Aprender a ser” professor é uma dimensão que se limita à formação inicial do docente, uma vez que esta pressupõe a tradução dos princípios ideológicos, psicopedagógicos, políticosociais, culturais e educacionais de um currículo de formação de professor.

    • Não se limita, pois de forma resumida de acordo IMBERNÓN(2010) a formação inicial do docente, "tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores."

ID
2415559
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A ideia de conceber o curso de Pedagogia apenas como formação de professores, segundo alguns autores, é muito simplista e reducionista, pois a Pedagogia é muito mais ampla, pois se ocupa do estudo sistemático da educação, que envolve o ato educativo como componente integrante da atividade humana, inerente ao conjunto dos processos sociais. Diante dessa afirmativa, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E ..POIS A PEDAGOGIA NÃO SE RESTRINGE A....

     

  • A E nao se restringe ao estudos de diferentes procedimentos


ID
2421388
Banca
IF Sudeste - MG
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto a seguir: 


[...] valorizando a experiência e a reflexão na experiência [...] Schön propõe uma formação baseada numa epistemologia da prática, ou seja, na valorização da prática profissional como momento de construção de conhecimento por meio de reflexão, análise e problematização dessa prática e a consideração do conhecimento tácito, presente nas soluções que os profissionais encontram em ato.


PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência.

São Paulo: Cortez, 2004. p. 65. 


A partir do texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2421415
Banca
IF Sudeste - MG
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os fundamentos didáticos e metodológicos constituem eixos de todo programa de formação de professores. Sobre esse assunto, é possível afirmar que:

Alternativas

ID
2421421
Banca
IF Sudeste - MG
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Educação é um processo dinâmico e interminável que exige atualização permanente. A criação dos Institutos Federais confere à Rede Federal uma posição estratégica na oferta de cursos de formação de professores cujas formações terão os seguintes objetivos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A figura central deve ser é o discente.


    C


ID
2427544
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Rangel (2008), como se denomina a abordagem do desenvolvimento profissional dos futuros professores que leva em consideração as dinâmicas sociais e , sobretudo, a dinâmica do processo sinergético da interação entre o sujeito e o meio que o envolve?

Alternativas

ID
2533504
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A aprendizagem durante a formação inicial docente, sob uma perspectiva construtivista, deve considerar as representações que os futuros pedagogos têm sobre o que é Pedagogia, Pedagogo e seu objeto de estudo. A aprendizagem sob essa orientação epistemológica deve contribuir com a construção de representações sociais coerentes com o conhecimento desejável. Numa pesquisa sobre representações sociais de licenciados em Pedagogia, os dados revelaram algumas representações explicitadas a seguir:


I- As atividades docentes não compreendem participação na gestão de sistemas e na de instituições de ensino.

II- A docência é compreendida como a ação de ensinar, como processo didático metódico e intencional.

III- O Pedagogo tem como atividade essencial a docência nos anos iniciais de Ensino Fundamental.

IV- O objeto de estudo do Pedagogo se constitui de práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares.


As representações sociais explicitadas que NÃO são coerentes com a Resolução CNC/ CP n. 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia, estão presentes nos itens

Alternativas

ID
2578273
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Avalie as seguintes informações acerca do Curso de Pedagogia e a Formação do Pedagogo:


I- O Curso de Pedagogia foi regulamentado pela primeira vez através do Decreto-Lei nº 1.190/39.

II- O Curso de Pedagogia atualmente forma professores para a educação infantil, para os 5 primeiros anos do ensino fundamental; e o supervisor educacional.

III- Adiretriz que regulamenta o Curso de Pedagogia é a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.

IV- Conforme a legislação vigente, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

V- O Parecer nº 252/69 definiu a estrutura curricular do Curso de Pedagogia até a promulgação da Lei nº 9394/96.


É CORRETO o que se afirma apenas em

Alternativas
Comentários
  • III - RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015

    Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.


ID
2578291
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A resolução CNE/CP nº1, de 18 de fevereiro de 2002, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.


Analise as proposições e coloque V (para verdadeiro) e F (para falso), em relação ao que se levará em conta na organização institucional da formação dos professores, a serviço do desenvolvimento de competências (Art. 7º da Resolução CNE/CPnº1, de 18 de fevereiro de 2002).


( ) Aformação deverá ser realizada em processo autônomo, em curso de licenciatura plena, numa estrutura com identidade própria.

( ) As instituições de formação trabalharão em interação sistemática com as escolas de educação básica, desenvolvendo projetos de formação compartilhados.

( ) As instituições construirão direção e colegiados próprios, que articulem com outras instituições a fim de unificarem os seus projetos pedagógicos e, a partir do projeto, tomem as decisões sobre organização institucional e sobre as questões administrativas.

( ) As escolas de formação devem funcionar independentemente da existência de recursos pedagógicos como biblioteca, laboratórios, videoteca, entre outros, além de recursos de tecnologias da informação e da comunicação. Tal medida é necessária para que os estados mais pobres da Federação garantam a formação dos seus professores.


Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra B e a alternativa correta. A instiuição devera ser realizada num processo autonomo, em curso de licenciaura plena , com identidade própria.


ID
2597074
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 17 – A formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos
    terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e para o ensino
    médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em:
    I – ambiente institucional com organização adequada à proposta pedagógica;
    II – investigação dos problemas desta modalidade de educação, buscando oferecer soluções
    teoricamente fundamentadas e socialmente contextuadas;
    III – desenvolvimento de práticas educativas que correlacionem teoria e prática;
    IV – utilização de métodos e técnicas que contemplem códigos e linguagens apropriados às
    situações específicas de aprendizagem.
     

    RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 5 DE JULHO DE 2000.
     

  • Gab D - ambiente institucional com organização adequada à proposta pedagógica. 


ID
2597560
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução n° 2, de 1° de julho de 2015 define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. De acordo com esta resolução a carga horária de estágio para os cursos de licenciatura deve respeitar que princípios?


Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  • "Art. 13. -  § 1º    II - 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;

    § 6º O estágio curricular supervisionado é componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas, sendo uma atividade específica intrinsecamente articulada com a prática e com as demais atividades de trabalho acadêmico."

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf&category_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192

  • E seriam 300h caso fosse Segunda Licenciatura.

  • Gabarito: A

    Justificativa: RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015

    Art. 13. Os cursos de formação inicial de professores para a educação básica

    em nível superior, em cursos de licenciatura, organizados em áreas especializadas, por

    componente curricular ou por campo de conhecimento e/ou interdisciplinar, considerando-se a

    complexidade e multirreferencialidade dos estudos que os englobam, bem como a formação

    para o exercício integrado e indissociável da docência na educação básica, incluindo o ensino

    e a gestão educacional, e dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e

    difusão do conhecimento científico, tecnológico e educacional, estruturam-se por meio da

    garantia de base comum nacional das orientações curriculares.

    § 1º Os cursos de que trata o caput terão, no mínimo, 3.200 (três mil e

    duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8

    (oito) semestres ou 4 (quatro) anos, compreendendo:

    I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular,

    distribuídas ao longo do processo formativo;

    II - 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de

    formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for

    o caso, conforme o projeto de curso da instituição;

    III - pelo menos 2.200 (duas mil e duzentas) horas dedicadas às atividades

    formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II do artigo 12 desta

    Resolução, conforme o projeto de curso da instituição;

    IV - 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em

    áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo definido no inciso III do artigo

    12 desta Resolução, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da

    monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição.


ID
2640046
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, leia atentamente as seguintes afirmações a respeito da formação de professores para a educação básica.


I. As instituições de ensino superior devem conceber a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica na perspectiva do atendimento às políticas públicas de educação.

II. No exercício da docência, a ação do profissional do magistério da educação básica deve envolver o domínio e manejo de conteúdos e metodologias, diversas linguagens, tecnologias e inovações, contribuindo para ampliar a visão e a atuação desse profissional.

III. A formação de profissionais do magistério deve assegurar a base comum nacional, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório e permanente, bem como pelo reconhecimento da especificidade do trabalho docente.

IV. O processo de formação deve contemplar o uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural de professores e estudantes.

V. Os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura, devem contemplar o ensino e a gestão educacional, e processos educativos escolares e não escolares.

VI. A carga horária dos cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, licenciatura, deverá ter, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • § 2º As instituições de ensino superior devem conceber a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica na perspectiva do atendimento às políticas públicas de educação às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao padrão de qualidade e ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), manifestando organicidade entre o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) como expressão de uma política articulada à educação básica, suas políticas e diretrizes.

    § 2º No exercício da docência, a ação do profissional do magistério da educação básica é permeada por dimensões técnicas, políticas, éticas e estéticas por meio de sólida formação, envolvendo o domínio e manejo de conteúdos e metodologias, diversas linguagens, tecnologias e inovações, contribuindo para ampliar a visão e a atuação desse profissional.

    Art. 5º A formação de profissionais do magistério deve assegurar a base comum nacional, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório e permanente, bem como pelo reconhecimento da especificidade do trabalho docente, que conduz à práxis como expressão da articulação entre teoria e prática e à exigência de que se leve em conta a realidade dos ambientes das instituições educativas da educação básica e da profissão, para que se possa conduzir o(a) egresso(a):

    VI - ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos(das) professores(as) e estudantes;

    Art. 13. Os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura, organizados em áreas especializadas, por componente curricular ou por campo de conhecimento e/ou interdisciplinar, considerando-se a complexidade e multirreferencialidade dos estudos que os englobam, bem como a formação para o exercício integrado e indissociável da docência na educação básica, incluindo o ensino e a gestão educacional, e dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico e educacional, estruturam-se por meio da garantia de base comum nacional das orientações curriculares.

    § 1º Os cursos de que trata o caput terão, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos, compreendendo:

     


ID
2842879
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Discorrendo sobre a temática do processo de constituição da formação de professoras da Educação Infantil, Raupp (2012, p.144) pontua que “A composição do contexto histórico possibilitou localizar uma 'nova e velha' carreira de professoras de crianças dessa faixa etária. 'Velha' carreira, porque são professoras desde que o jardim de infância/classes pré-primárias passou a existir no Brasil. 'Nova' carreira com o reconhecimento das profissionais da educação de crianças de 0 a 5 anos na sua condição de professoras na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 .[..]”. A partir da promulgação dessa lei, a necessidade de formação do professor é legalmente constituída, mas segundo Raupp, apresenta várias tensões e tendências. Marque a alternativa que aponta algumas razões citadas pela autora, que podem vir a comprometer esse processo:

Alternativas
Comentários
  • Letra A:

    Diretrizes fortemente influenciadas pelas orientações de organismos multilaterais, pautadas na epistemologia da prática; teoria do capital humano ressignificada como fundamentação dessas diretrizes; intensa aproximação das esferas públicas e privadas no campo dessa formação, com predomínio das últimas; aligeiramento da formação inicial.

  • Essa questão vence pelo cansaço.


ID
2894527
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A legislação em vigor prevê a oferta de cursos de formação inicial e continuada para profissionais que atuam no magistério. Conforme Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, as atividades do magistério englobam:

Alternativas
Comentários
  • Ministrar aulas e demais atividades de docência; atividades de gestão escolar ou gestão de sistema escolar, tais como planejamento, desenvolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos, do ensino, das dinâmicas pedagógicas e experiências educativas; e pesquisa e difusão técnico-científica da área.

  • A questão trata da oferta de cursos de formação inicial e continuada para profissionais que atuam no magistério e as as atividades que englobam o magistério. 
    Vejamos o que dispõe o Art. 10 da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, quanto às atividades do magistério: 
    Art. 10. A formação inicial destina-se àqueles que pretendem exercer o magistério da educação básica em suas etapas e modalidades de educação e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, compreendendo a articulação entre estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino. 
    Parágrafo único. As atividades do magistério também compreendem a atuação e participação na organização e gestão de sistemas de educação básica e suas instituições de ensino, englobando:
    I - planejamento, desenvolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos, do ensino, das dinâmicas pedagógicas e experiências educativas;
    II - produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico das áreas específicas e do campo educacional. 
    Portanto, de acordo com o Art 10º a alternativa que responde corretamente à questão é a letra A.
    Gabarito do professor: Letra A.
  • A legislação em vigor prevê a oferta de cursos de formação inicial e continuada para profissionais que atuam no magistério. Conforme Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, as atividades do magistério englobam:

    -Ministrar aulas e demais atividades de docência;

    -Atividades de gestão escolar ou gestão de sistema escolar, tais como planejamento, desenvolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos, do ensino, das dinâmicas pedagógicas e experiências educativas; -Pesquisa e difusão técnico-científica da área.

  • Aí já seria demais as atividades do magistério englobar a elaboração de licitações em ambiente escolar. (alternativas grotescas essa B e E)

    Correta: A


ID
2915533
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às questões históricas do curso de Pedagogia no Brasil, considere as seguintes afirmativas:


1. O Curso de Pedagogia surgiu junto com as licenciaturas, instituídas ao ser organizada a antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil, pelo Decreto-lei nº 1.190, de 1922. Formava-se o bacharel nos primeiros três anos do curso e, posteriormente, era conferido o diploma de licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado.

2. Na organização do Curso de Pedagogia, o Parecer CFE nº 252/69, incorporado à Resolução CFE nº 2/69, fixou conteúdos e duração a serem observados. Baseou-se na concepção de que as diferentes habilitações deveriam ter uma base comum de estudos e uma parte diversificada.

3. Desde o final de 1970, ocorrem debates sobre o curso de Pedagogia, tendo como temática central a questão da base comum nacional. Essa expressão foi explicitada pela primeira vez no Encontro Nacional para a Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, em 1983.

4. Com relação à formação de professores, a LDB 9.394/96 passou a apresentar duas proposições significativas: a primeira dizia respeito à formação do professor em nível superior; a segunda referia-se à criação dos cursos normais superiores.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 2,3 e 4 verdadeiras

  • O Curso de Pedagogia surgiu junto com as licenciaturas, instituídas ao ser organizada a antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil, pelo Decreto-lei nº 1.190, de 1922. Formava-se o bacharel nos primeiros três anos do curso e, posteriormente, era conferido o diploma de licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado.

    LINCENCIATURA


ID
2917489
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Licenciatura, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Os cursos de Licenciatura, segundo RESOLUÇÃO Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015, não devem conteplar no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos?

  • Letra E e a resposta correta, são necessárias 300 horas de estágio para quem estiver fazendo a 2 licenciatura.

  • CAPÍTULO V

    DA FORMAÇÃO INICIAL DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM NÍVEL SUPERIOR: ESTRUTURA E CURRÍCULO 

    § 1º Os cursos de que trata o caput terão, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos, compreendendo:

    I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;

    II - 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;

    III - pelo menos 2.200 (duas mil e duzentas) horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II do artigo 12 desta Resolução, conforme o projeto de curso da instituição;

    IV - 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo definido no inciso III do artigo 12 desta Resolução, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192


ID
2920984
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diversos autores e mesmo a legislação educacional ressaltam a importância da educação para cidadania, compreendida como a possibilidade de o indivíduo usufruir de direitos e participar de forma ativa da vida política. Esse objetivo coloca desafios para o currículo escolar, que deve privilegiar o desenvolvimento de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    A legislação Educacional traz a importância da educação para a cidadania e a vida política de todos os envolvidos na sociedade. Com isso surge um desafio para o CURRÍCULO ESCOLAR que é desenvolver uma metodologia que favoreçam a cooperação e o posicionamento reflexivo dos alunos.


ID
3024940
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A denominação mais adequada para uma estratégia de formação de professores que realize diagnósticos e ofereça formações específicas, para que cada professor possa escolher aquelas que respondam melhor aos seus desafios profissionais, é:

Alternativas
Comentários
  • Percurso personalizado.

  • Percurso personalizado.


ID
3033247
Banca
UFMT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a estrutura e o currículo dos cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta incorreta: D

    o correto seria:

    400 horas dedicadas ao estágio supervisionado....

  • Estágio "obrigatório". O erro foi colocar "não obrigatório."

    Incorreta: D

  • MAS, 3.200 horas? Em qual documento consta? Digo pois na Resolução CNE CP 02 de 2002 constam 2.800 horas.

  • Jana Silvestre, na questão traz antes da vírgula "Minimo"...

  • Alternativa: D

    Olha o que diz a Resolução do CNE/CP nº 02/2015:

    trata da carga horária dos cursos de Licenciatura, determina o mínimo de 400 horas de carga horária dedicadas ao estágio supervisionado na área de formação e atuação na educação básica.

    OBS: Para o Cargo de Assuntos Educacionais nesta prova poderia concorrer quem fosse graduado em Pedagogia e Licenciatura.

    OBS: Alternativa A

    Vamos ver a atualização CNE/CP Nº 2/2015:

    Quanto aos cursos de LICENCIATURA, a carga horária passou a ser de, “no mínimo, 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico, com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos

    COMPREENDENDO AGORA:

    I - 400 horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;

    II - 400 horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;

    III - pelo menos 2.200 horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos [...], conforme o projeto de curso da instituição;

    IV - 200 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes [...], por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição (BRASIL, 2015)


ID
3033250
Banca
UFMT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, NÃO constituem cursos de formação inicial para os profissionais do magistério para a educação básica, em nível superior:

Alternativas
Comentários
  • Formação inicial do magistério da educação básica em nível superior compreende:

    I - cursos de graduação de licenciatura;

    II - cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados;

    III - cursos de segunda licenciatura

    (Portal do MEC)


ID
3340588
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No âmbito escolar, o profissional formado em Pedagogia está apto a ministrar aulas na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ao exercício Gestor, dentre outras atividades. Nesse sentido, o supervisor de ensino tal como qualquer outra pessoa que em seu curso de formação e prática, prepara-se para atuar como especialista. Quanto à atuação de supervisor, analise as proposições a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)

( ) Elaborador do processo avaliativo, desde instrumentos de avaliação a serem utilizados pelos docentes até a formulação de outras aferições que conferirão indicadores quantitativos do trabalho docente.
( ) Consultor do processo avaliativo, orientando acerca dos instrumentos de avaliação que deverão ser utilizados pelos docentes para extrair os indicadores quantitativos da aprendizagem dos alunos.
( ) Balizador do processo de ensino e aprendizagem, desde seu planejamento inicial e individual até a execução já que tal processo advém do projeto político-pedagógico originalmente elaborado por docentes, coordenação e direção da escola.
( ) Coordenador do processo curricular em sua formulação, execução, avaliação ou reorientação e é instrumentalizado para coordenar o processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola.
( ) Norteador da gestão administrativa, perpassando todas as necessidades do espaço escolar, incluindo serviços de infraestrutura, implantação de projetos mais ou menos complexos que envolvam preservação e revitalização de partes da escola.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Segundo Melo, atualmente espera-se que este profissional (SUPERVISOR)

    tenha a capacidade e habilidade de coordenar todas as ações educativas oriundas na mesma instituição de ensino.

    Para Coordenar o processo curricular em sua formulação, execução, avaliação ou reorientação e é instrumentalizado para coordenar o processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola.

  • Letra B

    ( F ) Elaborador do processo avaliativo, desde instrumentos de avaliação a serem utilizados pelos docentes até a formulação de outras aferições que conferirão indicadores quantitativos do trabalho docente. Errado função do docente

    (F ) Consultor do processo avaliativo, orientando acerca dos instrumentos de avaliação que deverão ser utilizados pelos docentes para extrair os indicadores quantitativos da aprendizagem dos alunos. Errado coordenador pedagógico

    (F ) Balizador do processo de ensino e aprendizagem, desde seu planejamento inicial e individual até a execução já que tal processo advém do projeto político-pedagógico originalmente elaborado por docentes, coordenação e direção da escola. Errado função coordenação

    (V ) Coordenador do processo curricular em sua formulação, execução, avaliação ou reorientação e é instrumentalizado para coordenar o processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola. Correto

    ( F ) Norteador da gestão administrativa, perpassando todas as necessidades do espaço escolar, incluindo serviços de infraestrutura, implantação de projetos mais ou menos complexos que envolvam preservação e revitalização de partes da escola. Errado gestor escolar


ID
3340627
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do “Orientador” na atualidade, analise:

I. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - (LDBEN), trouxe, em seu Art. 1º, uma consideração notável sobre olhar o aluno como ser social, recaindo na instância do “emocional” e isso refletiu na prática dos profissionais da educação no Brasil.
II. A Lei 9.394 de 1996 retira o texto da obrigatoriedade da Orientação Educacional nas escolas.
III. O Parecer CNE/CP nº 3 de 2005 instituiu diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia e estas geraram dúvidas entre os profissionais da área quanto à habilitação para a Orientação Educacional.
IV. A compreensão que se tem das novas diretrizes curriculares publicadas pela LDBEN é de que a formação dos supervisores e orientadores educacionais não é mais realizada de um modo geral na graduação, e sim em nível de pós-graduação.
V. Os licenciados, hoje, em Pedagogia estão relacionados à Educação Infantil e às séries iniciais, bem como às áreas de atuação contempladas nas grades curriculares de seus cursos.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Todos estão corretos.

    I. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - (LDBEN), trouxe, em seu Art. 1º, uma consideração notável sobre olhar o aluno como ser social, recaindo na instância do “emocional” e isso refletiu na prática dos profissionais da educação no Brasil.

    Olha o Art.1 da LDB - Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

    II. A Lei 9.394 de 1996 retira o texto da obrigatoriedade da Orientação Educacional nas escolas.

    III. O Parecer CNE/CP nº 3 de 2005 instituiu diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia e estas geraram dúvidas entre os profissionais da área quanto à habilitação para a Orientação Educacional.

    IV. A compreensão que se tem das novas diretrizes curriculares publicadas pela LDBEN é de que a formação dos supervisores e orientadores educacionais não é mais realizada de um modo geral na graduação, e sim em nível de pós-graduação.

    Art. 64 da Lei 9.394/96

    A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção,

    supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em

    pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação,

    a base comum nacional.

    . V. Os licenciados, hoje, em Pedagogia estão relacionados à Educação Infantil e às séries iniciais, bem como às áreas de atuação contempladas nas grades curriculares de seus cursos.


ID
3358489
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução 2 CNE/CP define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. Com base na resolução, o(a) egresso(a) da formação inicial e continuada deverá possuir um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado cuja consolidação virá do seu exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética, de modo a lhe permitir

I. o conhecimento da instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania.
II. a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica.
III. a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica.

Assinale

Alternativas

ID
5364583
Banca
Prefeitura de Alto Araguaia - MT
Órgão
Prefeitura de Alto Araguaia - MT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Parecer CNE / CP nº 5/2005), o perfil do graduado em Pedagogia deve contemplar:

Alternativas