-
Gabarito: D
A) Paranoia = paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas.
Público-alvo = tem hífen, porque se trata de um substantivo composto formado por composição e justaposição.
Mantém = com acento agudo, indica que o verbo está no singular. Já o termo mantêm = com acento circunflexo, indica que ele está no plural.
Assembléia = paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas. Portanto o correto é assembleia.
B) Ideia = paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas.
Altofalante = A associação com o adjetivo falante, que etimologicamente é um particípio presente, indica valor adverbial alto (falar alto). Sendo assim, alto-falante é uma expressão morfossintática que funciona como uma unidade lexical composta, ou seja, é um substantivo composto. O novo acordo ortográfico prevê a supressão do hífen depois de certos prefixos e radicais gregos e latinos. Mas não é o caso de alto-falante.
Vêm = A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural.
Herói = O ditongo tônico aberto ói das palavras agudas (quando a sílaba tônica é a última) permanece acentuado.
C) Odisseia = paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas.
Primeira-dama = Segundo o acordo, o hífen se mantém nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio.
Vêem = O uso do acento circunflexo no Novo Acordo Ortográfico sofreu alterações: ele deve ser eliminado nos verbos terminados em eem quando conjugados na 3ª pessoa do plural. Portanto, o correto é veem.
Papéis = As palavras agudas, ou oxítonas, terminadas com os ditongos -éi, -éu ou -ói, seguidos ou não de s, levam acento gráfico na sílaba tônica.
D) Heroico = paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas.
Mal-estar = O advérbio mal (que é antônimo de bem) forma com o elemento seguinte, estar, uma unidade vocabular que significa indisposição; inquietação.
Convém = conjugação do verbo convir. O acento agudo é usado quando a palavra estiver no singular (ele convém) e o acento circunflexo é usado quando a palavra estiver no plural (eles convêm).
Alcateia = paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas.
Fonte: diversas da internet.
Desistir não é uma opção.
-
Paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas, desde que não terminadas em R.
Ex: destróier > acento obrigatório
-
A questão quer saber qual assertiva respeita o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Vejamos:
a) Incorreta.
Paranoia⇢ segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos "oi" e "ei" nas palavras paroxítonas. Exemplo: jiboia, boia, paranoia, heroico, joia.
Público-alvo⇢ o termo público-alvo tem hífen, porque se trata de um substantivo composto formado por composição e justaposição
Mantêm⇢ acentua-se com circunflexo o verbo "manter" na terceira pessoa do plural.
Assembléia⇢ segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos "oi" e "ei" nas palavras paroxítonas.
b) Incorreta.
Ideia⇢ segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos "oi" e "ei" nas palavras paroxítonas.
Altofalante⇢ essa palavra é uma composição de um adjetivo + substantivo que forma uma nova palavra, dessa maneira, deve ser hifenizado.
Vêm⇢ o verbo "vir" na terceira pessoa do plural deve vir com acento circunflexo.
Herói⇢ oxítona formada por ditongo aberto continua sendo acentuada.
c) Incorreta.
Odisseia⇢ segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos "oi" e "ei" nas palavras paroxítonas.
Primeira-dama⇢ palavra composta por justaposição formada por numeral + substantivo se coloca hífen.
Vêem⇢ não se coloca acento circunflexo na primeira vogal dos hiatos oo e ee: voo, voos, enjoo, abençoo, abotoo, creem, deem, leem, veem, descreem, releem, preveem, proveem, etc.
Papéis⇢ oxítona formada por ditongo aberto continua sendo acentuada.
d) Correta.
Heroico⇢ segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos "oi" e "ei" nas palavras paroxítonas.
Mal-estar⇢ advérbio e verbo em composição formando uma palavra com significado próprio, ou seja, uma composição por justaposição e deve ser hifenizado.
Convém⇢ a pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos derivados de ler e vir leva acento circunflexo: Eles contêm, detêm, obtêm, retêm, etc. Eles convêm, intervêm, provêm, sobrevêm, etc
Alcateia⇢ segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos "oi" e "ei" nas palavras paroxítonas.
Referência Bibliográfica: CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. Ed. São Paulo: IBEP, 2009.
Gabarito do monitor: D
-
d) Correta.
Heroico⇢ segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos "oi" e "ei" nas palavras paroxítonas.
Mal-estar⇢ advérbio e verbo em composição formando uma palavra com significado próprio, ou seja, uma composição por justaposição e deve ser hifenizado.
Convém⇢ a pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos derivados de ler e vir leva acento circunflexo: Eles contêm, detêm, obtêm, retêm, etc. Eles convêm, intervêm, provêm, sobrevêm, etc
Alcateia⇢ segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento agudo nos ditongos abertos "oi" e "ei" nas palavras paroxítonas.
-
Essa é uma questão bem objetiva sobre o Novo Acordo
Ortográfico em que se deve identificar qual das alternativas apresenta as
palavras escritas corretamente, levando em consideração as mudanças ocorridas
depois do Acordo. Assim, cabe analisar as opções e distinguir os vocábulos que
estão de acordo com a norma daqueles que não estão.
Começando pela letra A, temos a palavra “paranoia" escrita
corretamente, mas que antes se escrevia paranóia. Como hoje não se acentuam
mais os ditongos -ei e -oi abertos das sílabas tônicas de palavras paroxítonas,
o acento deixou de ser utilizado. Por esse mesmo motivo, a palavra assembléia,
escrita com acento, está incorreta, sendo esse o motivo de a letra A estar
errada. Público-alvo é uma palavra formada por composição (em que dois radicais
se unem) e justaposição (já que as palavras que formam esse novo vocábulo mantêm-se
inalteradas) e esses casos levam o hífen. Mantêm é a forma verbal do verbo
manter na terceira pessoa do plural no presente do indicativo.
Na letra B, ideia está correta, pois, assim como paranoia,
apresenta um ditongo em -ei ou -ou numa sílaba tônica de paroxítona e, assim,
não é acentuada. Já alto-falante é a razão de essa opção estar errada, pois escreve-se
separado e com hífen destacando os termos que formam a palavra por composição e
justaposição: alto-falante. Vêm é a forma verbal do vir na terceira do plural
no presente do indicativo e herói, como todo ditongo em palavra oxítona, está
corretamente escrita com o acento.
Na alternativa C, odisseia, papéis e primeira-dama estão
corretas e seguem a mesma regra das palavras assembleia, herói e alto-falante já
explicadas anteriormente. Já “vêem", depois do Novo Acordo, passou a ser
escrita “veem", pois caiu o acento das paroxítonas terminadas em “êe" “ôo".
Finalmente, temos na alternativa D a opção correta a ser
marcada, pois todos os vocábulos estão corretamente escritos. Aqui, “heroico"
segue a mesma regra de “paranoia", “mal-estar" a de “alto-falante", “alcateia"
a de “assembleia" e convém é tão-somente a forma verbal de convir na terceira
pessoa do singular no presente do indicativo.
Gabarito do professor: Letra D.
-
Essa é uma questão bem objetiva sobre o Novo Acordo Ortográfico em que se deve identificar qual das alternativas apresenta as palavras escritas corretamente, levando em consideração as mudanças ocorridas depois do Acordo. Assim, cabe analisar as opções e distinguir os vocábulos que estão de acordo com a norma daqueles que não estão.
Começando pela letra A, temos a palavra “paranoia" escrita corretamente, mas que antes se escrevia paranóia. Como hoje não se acentuam mais os ditongos -ei e -oi abertos das sílabas tônicas de palavras paroxítonas, o acento deixou de ser utilizado. Por esse mesmo motivo, a palavra assembléia, escrita com acento, está incorreta, sendo esse o motivo de a letra A estar errada. Público-alvo é uma palavra formada por composição (em que dois radicais se unem) e justaposição (já que as palavras que formam esse novo vocábulo mantêm-se inalteradas) e esses casos levam o hífen. Mantêm é a forma verbal do verbo manter na terceira pessoa do plural no presente do indicativo.
Na letra B, ideia está correta, pois, assim como paranoia, apresenta um ditongo em -ei ou -ou numa sílaba tônica de paroxítona e, assim, não é acentuada. Já alto-falante é a razão de essa opção estar errada, pois escreve-se separado e com hífen destacando os termos que formam a palavra por composição e justaposição: alto-falante. Vêm é a forma verbal do vir na terceira do plural no presente do indicativo e herói, como todo ditongo em palavra oxítona, está corretamente escrita com o acento.
Na alternativa C, odisseia, papéis e primeira-dama estão corretas e seguem a mesma regra das palavras assembleia, herói e alto-falante já explicadas anteriormente. Já “vêem", depois do Novo Acordo, passou a ser escrita “veem", pois caiu o acento das paroxítonas terminadas em “êe" “ôo".
Finalmente, temos na alternativa D a opção correta a ser marcada, pois todos os vocábulos estão corretamente escritos. Aqui, “heroico" segue a mesma regra de “paranoia", “mal-estar" a de “alto-falante", “alcateia" a de “assembleia" e convém é tão-somente a forma verbal de convir na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.
Gabarito do professor: Letra D.