SóProvas



Prova AOCP - 2018 - Prefeitura de Feira de Santana - BA - Professor - Língua Portuguesa


ID
3301723
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O artigo 26º da Lei n° 9394/96 estabelece que “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”. Além da base estabelecida no 1º parágrafo, em 2018, nos temas transversais, o que foi incluído?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Segundo a LDB (9394/96):

    ? Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    ? § 9º-A. A educação alimentar e nutricional será incluída entre os temas transversais de que trata o caput.  (Incluído pela Lei nº 13.666, de 2018)

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3301726
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao que a Lei n° 8069/90 tem estabelecido sobre o Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Queremos a alternativa incorreta: É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.

    ? Correção: art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: IV ? atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade. (Redação dada pela Lei nº 13.306, de 2016).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.

  • - É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

      (da educação).

      (Diretrizes e bases da educação)

    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a CINCO anos de idade;

      (Nova redação ao inc. IV).

     Redação anterior: [IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;]

    V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

    VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    § 1º - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º - O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    § 3º - Compete ao Poder Público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela freqüência à escola

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8. 069/1990. candidato deve indicar uma assertiva incorreta sobre o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Vejamos:

    a) Incorreta.

    "Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade."

    b) Correta.

    "Art. 53. (...) Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais."

    c) Correta

    "Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: (...) III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; (...)"

    d) Correta.

    "Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: (...) III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (...)"

    e) Correta.

    "Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: (...) § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo."

    Gabarito: A


ID
3301729
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O art. 79-B da Lei n° 10639/03 estabelece que o “calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.” A escolha dessa data deve-se ao fato de ser o dia da

Alternativas
Comentários
  • morte do líder quilombola negro Zumbi dos Palmares.


ID
3301732
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). Quanto ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2007), o processo de construção da concepção de uma cidadania planetária e do exercício da cidadania ativa requer, entre outros:
I. a formação de cidadãos(ãs) conscientes de seus direitos e deveres.
II. cidadãos protagonistas da materialidade das normas e pactos que os(as) protegem.
III. a formação de cada cidadão(ã) como sujeito de direitos, capaz de exercitar o controle democrático das ações do Estado.

Alternativas
Comentários
  • D - I, II e III.


ID
3301735
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a respeito dos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a respeito dos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica, assinale a alternativa INCORRETA.

    A

    A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo, democrático e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade.

    B

    A escola, como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.

    C

    A educação, por estar restrita ao papel que lhe cabe, deve ter a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos exclusivamente em seu ambiente escolar.

    D

    A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político-pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação.

    E

    A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.

    Letra C incorreta.


ID
3301738
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação dos currículos e propostas pedagógicas das redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares.


ID
3301741
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências.
II. As decisões pedagógicas devem indicar claramente o que os alunos devem “saber” e, sobretudo, o que devem “saber fazer”.
III. Propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • > BNCC (em pdf), página 13: 

    A BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer”.

    > BNCC (em pdf), página 15:

    Assim, a BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.

  • GAB.: B

    " EU LUTEI E NO FINAL GANHEI O BOM COMBATE"

    Paulo


ID
3301744
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. As decisões em relação ao currículo resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade e referem-se, entre outras ações, a:
( ) conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.
( ) selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.
( ) construir e aplicar procedimentos de avaliação somativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.
( ) contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas.

Alternativas
Comentários
  • construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de pro- cesso ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como refe- rência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos; BNCC
  • Gabarito: D

    Base Nacional Comum Curricular e currículos

    > construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos;

    Fonte: BNCC em pdf, página 17.

  • A avaliação formativa é exatamente aquela que leva em consideração as individualidades e os processos educacionais de cada estudante, valendo-se de seus avanços, traçando caminhos para superação de possíveis dificuldades. Além disso, ocorre em todo o percurso educativo, tanto no início como no meio e no final.

  • GAB.: d

    " EU LUTEI E NO FINAL GANHEI O BOM COMBATE"

    Paulo


ID
3301747
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola deve envolver

Alternativas
Comentários
  • a equipe gestora, os alunos, os professores, os funcionários, os pais ou responsáveis e a comunidade externa.


ID
3301750
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • É um documento que, após a sua elaboração, deve ser seguido por todos e ser reavaliado ao final de cada nível de ensino.

  • GENTEEE.....Jurava que seria a letra A. devido ser de varios formatos kkk

  • Sobre o PPP

    A elaboração do Projeto Político Pedagógico pode ocorrer de diversas formas. Há instituições que o constroem por meio do Conselho Escolar, já que ele envolve representantes dos diversos segmentos da comunidade. Outras instituições optam pela participação individual ou pela formação de plenárias. Não existe um formato correto, uma vez que cada espaço educacional possui uma realidade diferente.

    O Projeto Político Pedagógico deve ser revisto periodicamente, pelo menos uma vez por ano.

    Fonte:https://www.somospar.com.br/saiba-o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico/

  • Eu achei que fosse a alternativa A


ID
3301753
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a perspectiva interacionista de ensino e de aprendizagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Um elemento essencial para que o processo formativo promova desenvolvimento é a instauração da prática reflexiva, da participação crítica do aprendiz no processo.


ID
3301756
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a área do conhecimento denominada Linguagens, no currículo no Ensino Fundamental, deve ser contemplada pelos seguintes componentes curriculares:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  • apenas Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa.

  • Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e, no Ensino Fundamental – Anos Finais, Língua Inglesa. A finalidade é possibilitar aos estudantes participar de práticas de linguagem diversificadas, que lhes permitam ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens, em continuidade às experiências vividas na Educação Infantil.

  • No novo ensino médio já existe a Língua Espanhola, que é uma disciplina que faz parte da área de Linguagens. Mas no caso dessa pergunta a alternativa correta é a letra B.

  • GAB.: B

    " EU LUTEI E NO FINAL GANHEI O BOM COMBATE"

    Paulo


ID
3301759
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a avaliação da aprendizagem escolar, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA D.

    SOBRE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:

    A avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o inicio do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.

    "Para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica. No caso, considerarmos que ela deva estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. A avaliação diagnostica não se propõe e nem existe uma forma solta isolada. É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista". (LUCKESI 2003, p.82).

     Esta forma de avaliação é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através do planejamento, a sua ação educativa. Terá como função estabelecer os limites para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz. Esta didática pode ser considerada como o ponto de partida para todo trabalho a ser desenvolvido durante o ano pelo educador.

    Esta forma de avaliação pode ser utilizada antes e durante o processo ensino-aprendizagem, tendo diferentes finalidades. Sendo realizada antes do processo, tem como foco sondar se o aluno apresenta os conhecimentos necessários para que a aprendizagem possa ser iniciada. Se ocorrer durante o processo, será utilizada para identificar as causas das falhas de aprendizagem e possibilitar a implementação de recursos para corrigi-las.

    É possível observar que a avaliação diagnóstica possui três objetivos. O primeiro é identificar a realidade de cada aluno que irá participar do processo. O segundo é verificar se o aluno apresenta ou não habilidades e pré-requisitos para o processo. O terceiro objetivo está relacionado com a identificação das causas, de dificuldades recorrentes na aprendizagem. Assim é possível rever a ação educativa para sanar os problemas.


ID
3301762
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os instrumentos de avaliação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Devem ser adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação do que se espera do aluno.

  • Os instrumentos de avaliação são ferramentas usadas para levantamento de dados relacionados ao processo de aprendizagem. Logo precisam ser claros e precisos na linguagem/comunicação para com os sujeitos da aprendizagem.

    Gabarito C).

  • Devem ser adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação do que se espera do aluno. Opção C


ID
3301765
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A epistemologia genética denomina o período de desenvolvimento no qual a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, entre outros, abstraindo dados da realidade. Esse período é denominado

Alternativas
Comentários
  • operatório concreto.

  • Resposta letra E pensei que fosse outra alternativa.

  • Abstraindo dados da realidade? No operatório concreto, a criança trabalha com o concreto!

  • Letra E

    A) operatório formal. Errado o operatório formal ocorre dos 12 anos em diante neste estágio o sujeito atua por generalizações, hipóteses

    B) operatório informal. Errado não existe tal estágio

    C) sensório-motor. Errado neste estágio que vai dos 0 aos 2 anos o desenvolvimento ocorre por meio de percepções, reflexos o conhecimento é prático

    D) pré-operatório. Errado estágio que vai dos 2 aos 7 anos a criança começa a adquirir linguagem, porém não discrimina detalhes, não aceita o acaso é a fase dos porquês do egocentrismo.

    E) operatório concreto. Correto estágio que ocorre dos 7 aos 12 anos há uma abstração empírica em que o pensamento da criança é concreto tem consciência de si noção de tempo, espaço.


ID
3301768
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a teoria sociocultural, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa A.

    A teoria sociocultural de Lev Vygotsky tem como enfoque a interação social como potencialidade para o desenvolvimento. Entende a interação com o outro e com o meio como desencadeador do desenvolvimento cognitivo. Ao contrário da teoria psicogenética de Jean Piaget, na teoria sociocultural a aprendizagem é que promove o desenvolvimento.

    Foco e perseverança!


ID
3301771
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os objetivos educacionais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    orientam o professor quanto à seleção do conteúdo.

  • Letra D

    Os objetivos de ensino são as exigências da sociedade em relação a escola, ao ensino e aos alunos, eles expressam conhecimentos, habilidades, hábitos (conteúdos) . Podem ser gerais: amplos sociais sistema escolar, professor; específicos: exigência e resultados esperados da atividade dos alunos.

    A) são formulados a partir do conteúdo a ser ensinado. Errado métodos relação objetivo+conteúdo meios para alcançar objetivos "como" do processo de ensino

    B) definem precisamente como o professor deve conduzir o processo de ensino. Errado métodos também maneira como o professor conduz o ensino

    C) são classificados em dois domínios: cognitivo e psicomotor. Errado são classificados em gerais e específicos

    D) orientam o professor quanto à seleção do conteúdo.

    E) servem para padronizar a avaliação. Errado a avaliação deve ser interdisciplinar, formativa e inclusiva


ID
3301774
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A realização da gestão democrática é um princípio definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 3º. Inciso VIII) e na Constituição Federal (Art. 206, Inciso VI). Sobre a gestão democrática, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? A participação ocorre exclusivamente a partir dos órgãos colegiados.

    ? Os órgãos colegiados são importantes instâncias, porém, não são as únicas formas de uma gestão democrática, a participação mínima de um dos pais já caracteriza como um ramo de gestão democrática.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3301777
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3301780
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Didática baseada na Pedagogia Histórico-Crítica tem como um dos seus cinco passos a instrumentalização, que consiste

Alternativas
Comentários
  • em apresentar aos alunos, por meio de ações docentes adequadas, o conhecimento científico.


ID
3301783
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base nos fragmentos de textos a seguir, responda às questões 21 e 22.

Depois que a Argentina foi massacrada pela Croácia na sua última aparição na Copa do Mundo 2018, os brasileiros não perderam tempo e comemoram nas redes sociais. Alguns torcedores que estavam na Rússia aproveitaram o sucesso da série “La Casa de Papel” e fizeram uma paródia especial de “Bella Ciao”, uma das canções mais famosas da série.

Letra original – Bella Ciao

Una mattina mi son’ svegliato
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
Una mattina mi son’ svegliato
E ho trovato l’invasor

O partigiano, portami via
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
O partigiano, portami via
Ché mi sento di morir

Letra alterada – Messi tchau

O Di María, o Macherano
O Messi tchau, Messi tchau,
Messi tchau, tchau, tchau, tchau
E o argentino está chorando
Porque essa Copa eu vou ganhar

Disponível em: <https://www.metrojornal.com.br/entretenimento/2018/06/22/la-copa-de-papel-brasileiros-celebram-derrota-da-argentina-com> . Acesso em: 20 jul. 2018.

Popularmente, o que se sabe sobre paródia é que ela consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista cômico. Além da comédia, a paródia também pode transmitir um teor crítico, irônico ou satírico, por meio de alterações no texto.

Adaptado de: <https://www.significados.com.br/parodia/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

    Sant’Anna (1985) apresenta a paródia a partir, dentre outras, da noção de desvio. Ele propõe - partindo da comparação entre paráfrase, estilização e paródia – considerar-se que os jogos estabelecidos nas relações intra e extratextuais são desvios maiores ou menores em relação ao original. Assim, a paráfrase surge como um desvio mínimo, a estilização como um desvio tolerável, e a paródia como um desvio total. Segundo ele, a paródia deforma o texto original subvertendo sua estrutura e sentido [...]
    Segundo Fávero (2003), falar em paródia é falar em Bakhtin, uma vez que está inserida em sua concepção de carnavalização, da qual provêm os gêneros cômico-sério-críticos. Em seu sentido etimológico, paródia significa canto paralelo (para = ao lado de; ode = canto), incorporando a ideia de uma canção proferida ao lado de outra, como uma espécie de contracanto. Entretanto, pode ser tomada também no sentido de imitação caricata, burlesca.

Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/060.pdf> . Acesso em: 18 jul. 2018.

Considerando os textos apresentados e pressupostos teóricos a respeito da linguagem, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Queremos a alternativa incorreta:

    ? Na paródia, o autor do texto procura seguir o sentido impresso pelo autor do texto original.

    ? Incorreto, o autor utiliza o mesmo ritmo e faz alusão à letra original, mas o sentido impresso não é o mesmo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3301786
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base nos fragmentos de textos a seguir, responda às questões 21 e 22.

Depois que a Argentina foi massacrada pela Croácia na sua última aparição na Copa do Mundo 2018, os brasileiros não perderam tempo e comemoram nas redes sociais. Alguns torcedores que estavam na Rússia aproveitaram o sucesso da série “La Casa de Papel” e fizeram uma paródia especial de “Bella Ciao”, uma das canções mais famosas da série.

Letra original – Bella Ciao

Una mattina mi son’ svegliato
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
Una mattina mi son’ svegliato
E ho trovato l’invasor

O partigiano, portami via
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao
O partigiano, portami via
Ché mi sento di morir

Letra alterada – Messi tchau

O Di María, o Macherano
O Messi tchau, Messi tchau,
Messi tchau, tchau, tchau, tchau
E o argentino está chorando
Porque essa Copa eu vou ganhar

Disponível em: <https://www.metrojornal.com.br/entretenimento/2018/06/22/la-copa-de-papel-brasileiros-celebram-derrota-da-argentina-com> . Acesso em: 20 jul. 2018.

Popularmente, o que se sabe sobre paródia é que ela consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista cômico. Além da comédia, a paródia também pode transmitir um teor crítico, irônico ou satírico, por meio de alterações no texto.

Adaptado de: <https://www.significados.com.br/parodia/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

    Sant’Anna (1985) apresenta a paródia a partir, dentre outras, da noção de desvio. Ele propõe - partindo da comparação entre paráfrase, estilização e paródia – considerar-se que os jogos estabelecidos nas relações intra e extratextuais são desvios maiores ou menores em relação ao original. Assim, a paráfrase surge como um desvio mínimo, a estilização como um desvio tolerável, e a paródia como um desvio total. Segundo ele, a paródia deforma o texto original subvertendo sua estrutura e sentido [...]
    Segundo Fávero (2003), falar em paródia é falar em Bakhtin, uma vez que está inserida em sua concepção de carnavalização, da qual provêm os gêneros cômico-sério-críticos. Em seu sentido etimológico, paródia significa canto paralelo (para = ao lado de; ode = canto), incorporando a ideia de uma canção proferida ao lado de outra, como uma espécie de contracanto. Entretanto, pode ser tomada também no sentido de imitação caricata, burlesca.

Disponível em: <http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/060.pdf> . Acesso em: 18 jul. 2018.

A paródia geralmente utiliza como recurso a

Alternativas
Comentários
  • Na paródia acontece à reformulação de um texto, entretanto o autor usa como base um discurso já existente e opõe-se a ele. A paródia se baseia em um caráter contestador. Além disso, existe uma alteração do discurso original, seja para fazer uma crítica ou para marcar uma ironia.

  • D- Ironia

  • D- Ironia


ID
3301789
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A respeito dos princípios e recursos dialógicos da linguagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3301792
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que há intertextualidade implícita.

Alternativas
Comentários
  • Importante atentar para o enunciado: Intertextualidade IMPLÍCITA, o que é diferente da intertextualidade EXPLICITA. A alternativa "A" refere-se a Intertextualidade EXPLICITA, que caracteriza-se pela notoriedade da relação estabelecida no texto no primeiro contato, enquanto a alternativa "E" estabelece uma relação implícita.

    Alternativa correta: E

  • Por que não a alternativa C?

  • minha dúvida também... como na E, o texto original é reproduzido na íntegra, na minha visão seria intertextualidade EXPLÍCITA, por isso não entendi


ID
3301795
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Variações linguísticas são as diferentes manifestações da língua decorrentes de fatores de natureza social, histórica, regional ou situacional. Em relação a esse assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Variação diacrônica (do grego dia + kronos = ao longo de, através de + tempo): as diversas manifestações de uma língua através dos tempos.
( ) Variação diatópica: modos de falar que correspondem a códigos de comportamento de determinados grupos sociais.
( ) Variação diafásica: variação relacionada a diferente situação de comunicação. Em função do contexto, um falante varia o seu registo de língua, adaptando-o às circunstâncias.
( ) Variação diastrática: variação relacionada a fatores geográficos (pronúncia diferente, acepções de um termo diferentes de região para região, expressões ou construções frásicas próprias de uma região).

Alternativas
Comentários
  • Ocorre de acordo com o , por exemplo, situações formais e informais. As gírias são expressões populares utilizadas por determinado grupo social.

  • Ocorre de acordo com o , por exemplo, situações formais e informais. As gírias são expressões populares utilizadas por determinado grupo social.

  • Variação diatópica: variação regional.

    Variação diafásicaRelaciona-se com o contexto comunicativo.

    variação diastrática: Relacionada aos grupos sociais. Ex.: surfistas, concurseiros, jornalistas, etc.

    Variação diacrônica: São as variações que ocorrem em períodos históricos distintos.

  • Diafásicas: é em função de contexto comunicativo, ou seja , depende da ocasião em que se dirige ao interlocutor, se deve ser formal ou informal DIASTOPICAS: variação ocorridas em razão de diferentes regionais. DIASTRÁSTICAS: variação que ocorre em virtude da convivência entre grupos sociais. Ex:. Linguagem dos advogados, dos surfistas etc. Bons estudos Futuro PMGO
  • C).

    A variação linguística DIATÓPICA

    O termo “diatópica” vem de “dia-”, que significa “através de” e de “tópico”, que significa “lugar”. As regiões brasileiras têm marcas peculiares de pronúncia e entonação.

     

    A variação linguística DIASTRÁTICA

    A variante social ou diastrática (de “dia- “, que significa “através de” e de “estrato”, que significa “camada”) corresponde às variações que ocorrem devido às diferenças entre os estratos socioculturais, englobando nível educacional, classe social, faixa etária e sexo

     

    A variação linguística DIAFÁSICA

    Este tipo de variação corresponde à liberdade que o leitor tem de usar a língua como quiser, de maneira informal. Em certas circunstâncias mais descontraídas e relaxadas, não há a necessidade de se ater aos padrões muitas vezes rigorosos da norma culta

     

    Variação linguística histórica (diacrônica)

    As variações diacrônicas, também chamadas de variações históricas, são variações que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes


ID
3301798
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). O ensino de Língua Portuguesa que se pauta no ensino de definições e regras de gramática normativa considera:
I. a variedade padrão, que, embora seja uma entre as muitas variedades linguísticas, é a privilegiada no ensino e atua como norma.
II. que o trabalho com a variação linguística não consiste em privilegiar uma variante em detrimento de outra, mas em superar os estigmas que se criam.
III. o ensino prescritivo, preocupado em marcar o “certo” e o “errado”, sem valorizar os aspectos textuais e discursivos.

Alternativas
Comentários
  • O ensino de Língua Portuguesa que se pauta no ensino de definições e regras de gramática normativa considera: "a variedade padrão, que, embora seja uma entre as muitas variedades linguísticas, é a privilegiada no ensino e atua como norma" e "o ensino prescritivo, preocupado em marcar o “certo” e o “errado”, sem valorizar os aspectos textuais e discursivos." O ensino prescritivo da gramática normativa não considera o trabalho com variação linguística.

    Apenas I e III estão corretas.


ID
3301801
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 27, 28, 29 e 30.

O lobo e a cabra

Um lobo viu uma cabra pastando em cima de um rochedo escarpado e, como não tinha condições de subir até lá, resolveu convencer a cabra a vir mais para baixo.
– Minha senhora, que perigo! – disse ele numa voz amistosa. – Não seja imprudente, desça daí! Aqui embaixo está cheio de comida, uma comida muito mais gostosa.
Mas a cabra conhecia os truques do esperto lobo.
– Para o senhor, tanto faz se a relva que eu como é boa ou ruim! O que o senhor quer é me comer!
Moral: Cuidado quando um inimigo dá um conselho amigo.

Disponível em: <https://www.refletirpararefletir.com.br/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Assinale a alternativa que corresponde ao gênero textual do texto apresentado.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B. As fábulas são os tipos textuais que possuem "moral da história".

  • GAB: B

    As fábulas (em latim: fabula, "história", "jogo ou narrativa") são composições literárias curtas, escritas em prosa ou versos em que os personagens são animais que apresentam características humanas (como falar), muito presente na literatura infantil. As fábulas possuem caráter educativo e fazem uma analogia entre o cotidiano humano com as histórias vivenciadas pelas personagens, essa analogia é chamada de moral e geralmente é apresentada no fim da narrativa.


ID
3301804
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 27, 28, 29 e 30.

O lobo e a cabra

Um lobo viu uma cabra pastando em cima de um rochedo escarpado e, como não tinha condições de subir até lá, resolveu convencer a cabra a vir mais para baixo.
– Minha senhora, que perigo! – disse ele numa voz amistosa. – Não seja imprudente, desça daí! Aqui embaixo está cheio de comida, uma comida muito mais gostosa.
Mas a cabra conhecia os truques do esperto lobo.
– Para o senhor, tanto faz se a relva que eu como é boa ou ruim! O que o senhor quer é me comer!
Moral: Cuidado quando um inimigo dá um conselho amigo.

Disponível em: <https://www.refletirpararefletir.com.br/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao texto “O lobo e a cabra”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Linguagem complexa e rebuscada.

    ? Incorreto, temos uma linguagem simples, do dia a dia, e também objetiva.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Arthur Carvalho, você é F.ODA!

ID
3301807
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 27, 28, 29 e 30.

O lobo e a cabra

Um lobo viu uma cabra pastando em cima de um rochedo escarpado e, como não tinha condições de subir até lá, resolveu convencer a cabra a vir mais para baixo.
– Minha senhora, que perigo! – disse ele numa voz amistosa. – Não seja imprudente, desça daí! Aqui embaixo está cheio de comida, uma comida muito mais gostosa.
Mas a cabra conhecia os truques do esperto lobo.
– Para o senhor, tanto faz se a relva que eu como é boa ou ruim! O que o senhor quer é me comer!
Moral: Cuidado quando um inimigo dá um conselho amigo.

Disponível em: <https://www.refletirpararefletir.com.br/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Referente a algumas características da tipologia desse texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Temos uma fábula narrativa, a letra "c" apresenta todos os elementos que a compõe;

    ? Quem conta (narrador), o que ocorreu (o enredo), com quem ocorreu (personagem), como ocorreu (conflito/clímax), quando/onde ocorreu (tempo/espaço) são elementos presentes neste tipo de texto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Arthur, sou sua fã! Vc estuda para qual cargo/concurso? Qual seu insta? Manda msg aqui pra mim. Bjos

ID
3301810
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 27, 28, 29 e 30.

O lobo e a cabra

Um lobo viu uma cabra pastando em cima de um rochedo escarpado e, como não tinha condições de subir até lá, resolveu convencer a cabra a vir mais para baixo.
– Minha senhora, que perigo! – disse ele numa voz amistosa. – Não seja imprudente, desça daí! Aqui embaixo está cheio de comida, uma comida muito mais gostosa.
Mas a cabra conhecia os truques do esperto lobo.
– Para o senhor, tanto faz se a relva que eu como é boa ou ruim! O que o senhor quer é me comer!
Moral: Cuidado quando um inimigo dá um conselho amigo.

Disponível em: <https://www.refletirpararefletir.com.br/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Assinale a alternativa em que o(s) elemento(s) coesivo(s) destacado(s) corresponde(m) ao que se afirma entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) ?Um lobo viu uma cabra pastando em cima de um rochedo escarpado [...]? (introduzem no discurso uma entidade que ainda não foi referida anteriormente. Tratando-se de uma informação nova e não previsível, as entidade foram introduzidas pelos artigos indefinidos) ? correto, marca algo que não foi apresentado e trata de dois artigos indefinidos.

    B) ?[...] como não tinha condições de subir até lá [...]?. ?Não seja imprudente, desça daí.? (são elementos lexicais que indicam referência espacial e estão retomando ?rochedo escarpado?) ? indica uma referência locativa e refere-se ao rochedo.

    C) ?Aqui embaixo está cheio de comida, uma comida muito mais gostosa.? (repetição vocabular que garante a progressão textual; no entanto, para evitar a repetição, o termo poderia ser substituído por um pronome catafórico. No caso, o pronome relativo ?que?) ? incorreto, o pronome relativo "que" tem valor anafórico (=retoma algo) e não valor catafórico (=ago que ainda será mencionado).

    D) ?? Minha senhora, que perigo! ? disse ele numa voz amistosa.? (em ambos os termos, há indicação do mesmo referente. No verbo ?disse?, há uma coesão por elipse; em ?ele?, há coesão referencial que se realiza por meio do pronome pessoal anafórico) ? incorreto, concorda com o sujeito explícito "ele" (=ele disse).

    E) ?? Minha senhora, que perigo!? (os pronomes possessivo e de tratamento são hiperônimos que retomam o referente ?cabra?) ? incorreto, não são hiperônimos, são apenas pronomes.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Confesso que não entendi muito bem o erro da letra b

  • Não se preocupem em entender o "erro" da letra B, o objetivo da criativa aocp é apenas desestabilizar e nos fazer desistir. Trata-se de uma fgv sem grife.

  • também não entendi o erro da B


ID
3301813
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao que remete ao conceito ou que caracteriza texto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Linguagem em uso, cumprindo uma função identificável em um dado jogo de atuação sociocomunicativa.
( ) Materializa-se em algum gênero textual.
( ) Uma unidade da manifestação do significado, do pensamento, da emoção e do sentido.
( ) Unidade concreta, tomada pelos usuários da língua em uma situação de interação comunicativa específica, com sentido e preenchendo uma função comunicativa.
( ) Sequência de palavras e frases escritas que, formando parágrafos, podem ou não apresentar sentido.

Alternativas
Comentários
  • A emoção não caracteriza todas as expressões textuais
  • BENS, DIREITOS e ATIVIDADES

  • O texto é utilizado para comunicar algum fato, e necessariamente deve ter sentido, ou seja, deve dizer alguma coisa que se entenda.

    Alternativa (C) V - V - V - V - F


ID
3301816
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para a manifestação verbal ter tessitura, ou seja, na criação de um texto, é fundamental o uso dos mecanismos de coerência e coesão textuais. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B - A coerência proporciona um significado para o leitor, possibilitando a compreensão e o entendimento do texto em uma situação de comunicação.

  • A alternativa (D) fala sobre coesão e não coerência.

    A coesão contribui para a ligação interna do texto...


ID
3301819
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ao promover a leitura fundamentada na concepção dialógica de linguagem, possibilita-se o desenvolvimento de um leitor competente. Nesse sentido, a leitura como objeto de ensino

Alternativas
Comentários
  • E-compreende que o processo de significação de um texto perpassa pela interação, ou seja, pelo intercâmbio mútuo dos conhecimentos do leitor, do autor e do texto.

  • Dialógico remete a diálogo, interação, conversa e troca.

    Lembra do diálogo dos filósofos. Debates.


ID
3301822
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no excerto a seguir, responda às questões 34 e 35.

    A falta de consistência teórica observada na formulação dos conceitos tradicionais de coordenação e subordinação tem motivado o surgimento de novas posturas por parte de alguns autores em relação ao tratamento desse assunto. Alguns dos aspectos da abordagem de sentenças complexas que são focalizados se referem à interpenetração dos processos sintáticos de coordenação e subordinação, ao questionamento dos critérios e das nomenclaturas utilizados pela gramática tradicional e à proposição de novos critérios para classificação de sentenças complexas.Por exemplo,linguistas deperspectivas teóricas diferentes, tais como GARCIA (1967), BORBA (1979) e alguns representantes da linguística textual (SILVA e KOCH, 1983; KOCH, 1984, 1989, 1995, 1997; FÁVERO, 1987, dentre outros), têm centrado sua atenção na insuficiência de critérios semânticos adotados pela gramática tradicional para distinguir orações coordenadas e subordinadas.

Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Apesar de alguns gramáticos já apresentarem uma visão funcionalista de língua, a maior parte carrega a tradição em suas postulações. Sobre o tratamento das orações complexas na Gramática Tradicional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Orações subordinadas adverbiais são as que exercem a função de adjunto adverbial, tendo a mesma função de um advérbio na estrutura. Classificam-se em: causal, concessiva, final, condicional, temporal, conformativa, consecutiva, modal e proporcional.

    ? Classificação corretíssima de uma oração subordinada adverbial.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • a) Geralmente, as orações coordenadas são consideradas independentes quanto ao seu significado (elas são independes na sua estrutura de sujeito, predicado e complemento), mas não quanto à estruturação sintática, e as subordinadas são consideradas dependentes, porque, além de necessitarem de uma outra para que tenham sentido completo, desempenham nessa uma função sintática.

    b) Na divisão entre oração subordinada e oração principal, a oração subordinada detém o sentido mais importante.Ambas necessitam de uma e de outra para fazer o sentido sintático completo sujeito, predicado e complemento.

    C) As conjunções em nada ajudam no momento de identificar a relação de sentido existente entre as orações. ERRADO, ajudam sim, pois são elas que dão a "liga" entre as orações.

    d) A oração principal desempenha sempre papel de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, aposto, predicativo, adjunto adnominal, adjunto adverbial; figurando entre as funções de adjetivo, de substantivo ou de advérbio. ERRADO, porque existem: subordinadas substantivas, adjetivas e adverbias.

    E) Orações subordinadas adverbiais são as que exercem a função de adjunto adverbial, tendo a mesma função de um advérbio na estrutura. Classificam-se em: causal, concessiva, final, condicional, temporal, conformativa, consecutiva, modal e proporcional. CORRETO!

  • A NGB não aceita as modais.
  • MODAL??? DHACHO É ISSO HOME

  • Faltou a comparativa, por isso que não marquei a letra E..

  • esse artur só quer likes ! cara é um porre

  • Modal???

  • Acredito que a questão era passível de anulação, pois apesar de não restringir especificamente a isso deu a ideia de que seriam apenas essas as modalidades de orações subordinadas adverbiais, porém ficou faltando uma:

    • COMPARATIVAS: Menor que, igual a, maior que, tal qual, como....

    BIZU: (A classificação da alternativa E está correta, mas acrescente a ela a comparativa)

    C6FTP (M modal não é sempre aceita)

  • modal? que bicho é esse?

  • É a gramática da aocp, ou seja, eles decidem o que é certo ou errado.

  • Modal = Modo?


ID
3301825
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no excerto a seguir, responda às questões 34 e 35.

    A falta de consistência teórica observada na formulação dos conceitos tradicionais de coordenação e subordinação tem motivado o surgimento de novas posturas por parte de alguns autores em relação ao tratamento desse assunto. Alguns dos aspectos da abordagem de sentenças complexas que são focalizados se referem à interpenetração dos processos sintáticos de coordenação e subordinação, ao questionamento dos critérios e das nomenclaturas utilizados pela gramática tradicional e à proposição de novos critérios para classificação de sentenças complexas.Por exemplo,linguistas deperspectivas teóricas diferentes, tais como GARCIA (1967), BORBA (1979) e alguns representantes da linguística textual (SILVA e KOCH, 1983; KOCH, 1984, 1989, 1995, 1997; FÁVERO, 1987, dentre outros), têm centrado sua atenção na insuficiência de critérios semânticos adotados pela gramática tradicional para distinguir orações coordenadas e subordinadas.

Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Em “[...] têm centrado sua atenção na insuficiência de critérios semânticos adotados pela gramática tradicional para distinguir orações coordenadas e subordinadas.”, a oração em destaque é uma

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ?  ?[...] têm centrado sua atenção na insuficiência de critérios semânticos adotados pela gramática tradicional para distinguir orações coordenadas e subordinadas.?

    ? Temos a preposição "para" tendo valor de finalidade, fim, objetivo, ela dá início a uma oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • tem certas técnicas de questão que vc vai aprendendo que quando acha logo acerta rs...

    PARA - FINALIDADE

    GAB - C

  • Para + Verbo no infinitivo= Finalidade

  • " Têm centrado sua atenção na insuficiência de critérios semânticos adotados pela gramática tradicional para distinguir orações coordenadas e subordinadas."

    Atenção!

    Gente, observamos que temos a preposição "para" dando início a oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo, pois o "para" tem valor de finalidade.


ID
3301828
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É por meio das estratégias de leitura que se pode formar leitores autônomos, os quais sejam capazes de ler de forma inteligente textos de diversos gêneros e áreas. Considerando o exposto, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um procedimento de leitura ou que dificulta o processo de compreensão.

Alternativas
Comentários
  • Levantar hipóteses atrapalha?

  • chutei e acertei . pensei em retenção como algo contém muita informação , como em uma retenção de líquido em que pode ser uma grande quantidade de sal absolvida no corpo .. daí levou a pensar no gabarito D . retenção grande quantidade de informação de texto , de certo atrapalharia ..... Nao sei se ajudei ou se falei besteira. mas foi oque me fez acertar
  • Mas não faz sentido.. retenção não é necessário algo que contém muita informação. Se estou retendo informações suficientes e adequadas para a leitura, compreenderei melhor o texto lido, ora.


ID
3301831
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda à questão 37.

Autopsicografia
O poeta é um fingidor,
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda Gira,
a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.

PESSOA, Fernando. OBRA POÉTICA. Seleção, Organização e Notas de Maria Aliete Dores Galhoz. Cronologia por João Gaspar Simões. Introdução por Nelly Novaes Coelho. Editora Vozes Ltda.,1986.

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito do poema Autopsicografia.

Alternativas
Comentários
  • Texto difícil de interpretar . Fiquei entre a e b e daí errei. Gabarito B.

  • Pai amadoooo...

  • e eu que marquei a letra E ? Como que faz ?

  • bem complicado de interpretar mesmo..

    Gabarito B

  • cruzcredo

  • Gente, texto difícil.

  • muito difícil de interpretar


ID
3301834
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Para compreender a Literatura Brasileira, sua história e origens, é imprescindível conhecer as origens e alguns aspectos da Literatura Portuguesa, que influenciou e ainda influencia nossa produção literária. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3301837
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Após a era Medieval, surge a era Clássica, que compreende qual/quais escola(s) literária(s)?

Alternativas
Comentários
  • O Neoclassicismo é chamado, também, de Arcadismo.


ID
3301840
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as características da escola literária mencionada entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • A. Barroco B. Romantismo C. Realismo e Naturalismo D. Pré-modernismo E. Simbolismo
  • Barroco relaciona à ideia do homem em conflito com a fé, espirito x carne, cultismo x conceptismo, divinismo x profano.

  • a D não é pré modernismo uma vez que esse não é uma escola literaria , a D é modernismo


ID
3301843
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O Romantismo surgiu com a publicação de qual das seguintes obras?

Alternativas
Comentários
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis - Início do Realismo (1881)

    O Mulato, de Aluísio Azevedo - Início do Naturalismo (1881)

  • O Romantismo teve como marca a publicação da obra Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.

    Resposta: A


ID
3301846
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Na segunda metade do século XIX, a literatura romântica entrou em declínio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas começam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta características do realismo.

Alternativas
Comentários
  • A parnasianismo

    B Arcadismo

    C Romantismo

    D Realismo

    E Simbolismo


ID
3301849
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas. No gênero narrativo, há a presença de um narrador, responsável por contar uma história na qual as personagens atuam em um determinado espaço e tempo. Pertencem a esse gênero as seguintes modalidades, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Comédia.

  • A comédia não é um gênero literário, pois o objetivo da comédia é trazer um humor em qualquer linguagem, e para trazer isto, não tem a necessidade de ter um narrador. Seja em revista e em séries, principalmente as conhecidas sitcoms.

  • A comédia é uma ramificação de um dos três grandes gêneros literários, o gênero dramático. Segundo a Poética de Aristóteles, o gênero dramático apresenta duas versões principais: a tragédia e a comédia.

  • Letra D

    Modalidades do gênero narrativo/épico:

    - Fábula

    - Épico

    - Epopeia

    - Novela

    - Conto

    - Crônica

    - Romance

    Modalidades do gênero dramático: (NÃO há um NARRADOR contando a história)

    - Auto

    - COMÉDIA

    - Tragédia

    - Tragicomédia

    - Farsa


ID
3301852
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda à questão 44. 

Solidão

E chove... Uma goteira, fora,
como alguém que canta de mágoa,
canta, monótona e sonora,
a balada do pingo d’água.
Chovia quando foste embora...
Ribeiro Couto (1921)

Disponível em:<http://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult006h> . Acesso em: 18 jul. 2018.

Assinale a alternativa correta quanto às afirmações sobre o gênero lírico.

Alternativas
Comentários
  • Se você meio que cantar o texto lírico do enunciado, você acerta a questão!

    gabarito letra b


ID
3301855
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Conto e novela são gêneros cada qual com suas especificidades, apesar de algumas características se assemelharem. Assinale a alternativa correta quanto às características do conto.

Alternativas
Comentários
  • Complementando a Letra A: CONTO --> Narrativa breve e concisa, contendo um só conflito, uma única ação (espaço geralmente limitado a um ambiente), unidade de tempo e número restrito de personagens. --> relato intencionalmente falso e enganoso, mentira, embuste, tetra.


ID
3301858
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 47 e 48.

As janelas

    Quem olha, de fora, através de uma janela aberta, não vê jamais tantas coisas quanto quem olha uma janela fechada. Não há objeto mais profundo, mais misterioso, mais fecundo, mais tenebroso, mais deslumbrante do que uma janela iluminada por uma vela. O que se pode ler à luz do sol é sempre menos interessante do que o que se passa atrás de uma vidraça. Nesse buraco negro ou luminoso vive a vida, sonha a vida, sofre a vida.
    Além das vagas do teto, percebo uma mulher madura, enrugada mesmo, pobre, sempre inclinada sobre qualquer coisa e que nunca sai de casa. Por seu rosto, por seus vestidos, por seus gestos, por quase nada eu refaço a história dessa mulher, ou antes, sua legenda e, às vezes, conto a mim mesmo, chorando, essa história.
    Se tivesse sido um pobre velho, eu, também, refaria a dele, facilmente.
    E me deito orgulhoso de ter vivido e sofrido nos outros como se fosse em mim mesmo.
    Talvez vocês me dirão: “Estás certo de que esta fábula seja verdadeira?” Que importa o que possa ser a realidade situada fora de mim, se ela me ajuda a viver, a sentir que existo e o que sou?

BAUDELAIRE
Disponível em: <https://iedamagri.files.wordpress.com/2014/07/bau-delaire-spleen-de-paris.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2018

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito do gênero tragédia.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi nada !

  • entendi foi nada

  • ⊙ ETIM gr. dráma,atos 'ação, tragédia (peça de teatro)', pelo lat. drāma,ătis 'id.

  • no chute, fui por eliminação. Esta banca está me dando dor de cabeça. afff

  • Pessoal, solicitem o comentário do professor.

  • Pessoal, essa é uma questão específica para Professor de Língua Portuguesa. No mínimo esse era um dos conteúdos cobrado em edital para a Prefeitura de Feira de Santana. Quem é formado em letras tem um contato maior com esse tipo de conteúdo, visto que, é um cargo bem específico. ''Não se apoquentem'' essa banca é horrível SIM, porém, tenho que defender ela nessa questão.


ID
3301861
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 47 e 48.

As janelas

    Quem olha, de fora, através de uma janela aberta, não vê jamais tantas coisas quanto quem olha uma janela fechada. Não há objeto mais profundo, mais misterioso, mais fecundo, mais tenebroso, mais deslumbrante do que uma janela iluminada por uma vela. O que se pode ler à luz do sol é sempre menos interessante do que o que se passa atrás de uma vidraça. Nesse buraco negro ou luminoso vive a vida, sonha a vida, sofre a vida.
    Além das vagas do teto, percebo uma mulher madura, enrugada mesmo, pobre, sempre inclinada sobre qualquer coisa e que nunca sai de casa. Por seu rosto, por seus vestidos, por seus gestos, por quase nada eu refaço a história dessa mulher, ou antes, sua legenda e, às vezes, conto a mim mesmo, chorando, essa história.
    Se tivesse sido um pobre velho, eu, também, refaria a dele, facilmente.
    E me deito orgulhoso de ter vivido e sofrido nos outros como se fosse em mim mesmo.
    Talvez vocês me dirão: “Estás certo de que esta fábula seja verdadeira?” Que importa o que possa ser a realidade situada fora de mim, se ela me ajuda a viver, a sentir que existo e o que sou?

BAUDELAIRE
Disponível em: <https://iedamagri.files.wordpress.com/2014/07/bau-delaire-spleen-de-paris.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2018

O texto “As janelas” é

Alternativas
Comentários
  • Acho que não sei mais o que é poema.

  • A principal característica da prosa poética está na dinâmica extensiva do texto, em geral, com imagens invocadas. Segue um processo semelhante ao encontrado no romance ou conto.

    A prosa poética recorre a figuras típicas da poesia, como a aliteração, a metáfora, a elipse, e a sonoridade das frases.

    A aplicação dos elementos, contudo, é subordinada ao alongamento do discurso narrativo, cuja tendência é o olhar lírico sobre a realidade.

    É um poema só que no formato de prosa, de texto corrido; que expressa racionalidade, com metáforas, elipse, aliterações (repetição de sons idênticos ou parecidos) e sonoridade.

    Poema de versos exemplo:

    O poeta é um fingidor.

    Finge tão completamente

    Que chega a fingir que é dor

    A dor que deveras sente.

    Poema em prosa não é em verso é em texto corrido. Não pense muito, quem sabe demais erra mais.

  • O poema em prosa consegue desfrutar da crítica, da narração aos fatos diários e da regularidade de expressão. A característica marcante está na brevidade e, ainda, na exceção à quebra de versos e no uso das mesmas figuras de linguagem comuns à poesia.

  • A) POEMA ÉPICO: A epopeia (ou poema épico) é um extenso poema narrativo heroico que faz referência a temas históricos, mitológicos e lendários.

    B) POEMA VERSO: O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos.

    C) POEMA EM PROSA: A prosa poética é prosa que quebra algumas das regras normais da mesma para atingir uma imagem mais formal e sofisticada ou uma maior transição emocionalmente tensa. CORRETA

    D) CONTO: Conto é uma narrativa curta que, em geral, apresenta apenas um conflito. Algumas subdivisões desse gênero são: o conto fantástico e o conto de fadas. O conto é um dos gêneros narrativos mais comuns na tradição literária brasileira.

    E) CRÔNICA: Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma diferenciada. Muito encontrada nos meios de comunicação como revistas, jornais e rádios, tem como objetivo fazer uma análise crítica das situações cotidianas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre aquele assunto.

    FORÇA, FÉ E HONRA!


ID
3301864
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 47 e 48.

As janelas

    Quem olha, de fora, através de uma janela aberta, não vê jamais tantas coisas quanto quem olha uma janela fechada. Não há objeto mais profundo, mais misterioso, mais fecundo, mais tenebroso, mais deslumbrante do que uma janela iluminada por uma vela. O que se pode ler à luz do sol é sempre menos interessante do que o que se passa atrás de uma vidraça. Nesse buraco negro ou luminoso vive a vida, sonha a vida, sofre a vida.
    Além das vagas do teto, percebo uma mulher madura, enrugada mesmo, pobre, sempre inclinada sobre qualquer coisa e que nunca sai de casa. Por seu rosto, por seus vestidos, por seus gestos, por quase nada eu refaço a história dessa mulher, ou antes, sua legenda e, às vezes, conto a mim mesmo, chorando, essa história.
    Se tivesse sido um pobre velho, eu, também, refaria a dele, facilmente.
    E me deito orgulhoso de ter vivido e sofrido nos outros como se fosse em mim mesmo.
    Talvez vocês me dirão: “Estás certo de que esta fábula seja verdadeira?” Que importa o que possa ser a realidade situada fora de mim, se ela me ajuda a viver, a sentir que existo e o que sou?

BAUDELAIRE
Disponível em: <https://iedamagri.files.wordpress.com/2014/07/bau-delaire-spleen-de-paris.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2018

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito do texto “As janelas”.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão.

  • "O que se pode ler à luz do sol é sempre menos interessante do que o que se passa atrás de uma vidraça."

    " Além das vagas do teto, percebo uma mulher madura, enrugada mesmo, pobre, sempre inclinada sobre qualquer coisa e que nunca sai de casa. Por seu rosto, por seus vestidos, por seus gestos, por quase nada eu refaço a história dessa mulher, ou antes, sua legenda e, às vezes, conto a mim mesmo, chorando, essa história."

    As passagens do texto acima mostram que o personagem achava mais interessante saber o que se passa na casa das pessoas, atrás das janelas. Isso porque era misterioso, como se fosse um segredo, diferente do que ele conseguia ver a luz do dia. Ele conta que observou em uma das casas uma mulher madura.

    Então a alternativa que mais se enquadra no que o texto quer expressar é a letra E.

  • a) O texto não fala de janela aberta, mas de janela fechada (errado)

    b) No texto, não vejo alusão a cena erótica e a mulher é velha, não jovem

    c) O título é as janelas ( o texto é dele uai! E ele quis colocar as janelas mesmo falando de uma janela, apenas kkkk

    d) Essa também viaja na maionese, não se fala em perversidade, nem em sentido figurado

    e) certa!

  • Não sei quem fumou ..se foi a autora ou o examinador..

  • e eu que nunca erro questões como essa, me lasqueiii
  • Marquei a letra E, mas muito a contra-gosto, pois as outras realmente estavam muito erradas. Com relação a alternativa "correta" digo o seguinte: o texto não se prende ao "ato de espiar", não é disso que se trata, mas de imaginar as coisas que se passam dentro daquele ambiente cuja janela está fechada. "Espiar" significa basicamente "observar em segredo". Então "o ato de espiar a vida dos outros através de uma janela fechada", como está na questão, traz a ideia de que quem a observa o faz com o objetivo de flagrar algo, quando o texto, na verdade, traz a ideia de que quem a observa esta a imaginar a vida que é vivida ali segundo seus próprios preceitos subjetivos da realidade e não simplesmente "espiar a vida dos outros"

    Posso estar errado, mas foi assim que eu interpretei.

  • a)ERRADO, Pelo contrário, a "magia" que o personagem encontra é a de refazer histórias (simulando) pelo que ele enxerga por meio de uma janela fechada (ato de espiar)

    b)ERRADO, O texto não adentra em aspectos como sensualidade e eroticidade da mulher, inserindo até mesmo a imagem de um "velho".

    c)ERRADO, " me deito orgulhoso de ter vivido e sofrido nos outros como se fosse em mim mesmo." traz ao texto a ideia de várias histórias imaginadas e recontadas, ou seja, várias janelas espiadas.

    d)ERRADO, como bem dito, o texto não reflete a ideia de perversidade, eroticidade, sensualidade, nem mesmo a de prazeres sentidos; lendo atentamente, vemos como o sentido da vida do personagem, é o seu o propósito sem o qual não viveria:  "ela me ajuda a viver, a sentir que existo e o que sou?". Correto seria dizer: Cujo existencialismo depende de recriar histórias através da vida dos outros.

    e)CORRETO

  • para escrever esse texto, puro não estava!


ID
3301867
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 49 e 50.

Arte de Amar
Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.

As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

Manuel Bandeira
Disponível em: <http://em-prosa-e-verso.blogspot.com/2010/05/arte-de-amar-segundo-manuel-bandeira.html>. Acesso em: 18. Jul. 2018. 

Assinale a alternativa correta referente ao poema “Arte de Amar”, de Manuel Bandeira.

Alternativas
Comentários
  • Modernismo segunda geração "mais maduro"

    Principais autores da poesia modernista:

    Carlos Drummond de Andrade um dos maiores autores, sendo o precursor da poesia de 30.

    Cecília Meireles ( influência da psicanálise)

    Mário Quintana ( poeta das coisas simples)

    Murilo Mendes ( poeta e teve destaque na prosa também)

    Jorge de Lima ( chamado de príncipe dos poetas foi escritor e artista plástico)

    Manoel Bandeira (poesia do instante, do presente)

    Vinícius de Moraes (grande destaque da poesia de 30, diplomata, compositor, dramaturgo e poeta. Publica em 1933 seu primeiro livro de poemas Caminho para a distância)

    Prosa = texto corrido

    Poesia = versos

  • tudo que ele é um autor do modernismo, mais acho poesia muito subjetivo....
  • Perceba que este poema é livre, atual. Não tem rima nem métrica engessada. Preza pelo seu conteúdo e não está nem aí para a forma. Dentre as opções só poderia ser modernista.


ID
3301870
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no texto a seguir, responda às questões 49 e 50.

Arte de Amar
Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus - ou fora do mundo.

As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

Manuel Bandeira
Disponível em: <http://em-prosa-e-verso.blogspot.com/2010/05/arte-de-amar-segundo-manuel-bandeira.html>. Acesso em: 18. Jul. 2018. 

Em “Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.”, a oração em destaque expressa

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     ?Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.?

    ? Temos uma conjunção subordinativa condicional dando início a uma oração subordinada adverbial condicional.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Até no Raciocínio Lógico o "Se... Então" é condicional
  • Bonita frase, by the way.