A questão exige conhecimento sobre os distúrbios mentais relacionados ao trabalho, conforme manual de procedimentos de serviços de saúde do Ministério da Saúde.
De acordo com o manual de procedimentos para serviços de saúde relacionado a doenças do trabalho do MS (2001):
A- Incorreta. Neurastenia
De acordo com o manual do MS, a síndrome da fadiga ou neurastenia pode ser descrita da seguinte forma:
"refere-se ao cansaço considerado constante, acumulada ao longo de meses ou anos em situações de trabalho em que não há oportunidade de se obter descanso necessário e suficiente. A fadiga é referida pelo paciente como sendo constante, como acordar cansado, simultaneamente física e mentalmente, caracterizando uma fadiga geral." (Fonte: Manual de Procedimentos do MS, 2001)
B- Incorreta. Psicose sintomática.
Está englobada no grupo de transtornos mentais orgânicos ou sintomáticos não especificados. De acordo com o manual, "é uma série de transtornos mentais agrupados por terem em comum uma doença cerebral de etiologia demonstrável, uma lesão cerebral ou outro dano que leva a uma disfunção que pode ser primária, como nas doenças, lesões ou danos que afetam direta e seletivamente o cérebro, ou secundária, como nas doenças sistêmicas nas quais o cérebro é um dos múltiplos órgãos envolvidos."
C- Incorreta. Transtorno cognitivo leve
De acordo com o MS (2001): "Transtorno cognitivo leve caracteriza-se por alterações da memória, da orientação, da capacidade de aprendizado e redução da capacidade de concentração em tarefas prolongadas."
D- Correta. Transtorno do ciclo vigília-sono
De acordo com o MS (2001): "O transtorno do ciclo vigília-sono devido a fatores não-orgânicos é definido como uma perda de sincronia entre o ciclo vigília-sono do indivíduo e o ciclo vigília-sono socialmente estabelecido como normal, resultando em queixas de insônia, interrupção precoce do sono ou de sonolência excessiva." (Fonte: Manual de Procedimentos do MS, 2001)
E- Incorreta. Transtorno orgânico de personalidade
De acordo com o MS (2001): "Transtorno orgânico de personalidade é conceituado como a alteração da personalidade e do comportamento que aparece como um transtorno concomitante ou residual de uma doença, lesão ou disfunção cerebral. Caracteriza se por uma alteração significativa dos padrões habituais de comportamento pré-mórbido, particularmente no que se refere à expressão das emoções, necessidades e impulsos."
Portanto, a descrição trazida no enunciado refere ao distúrbio do ciclo vigília-sono.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO: LETRA D