SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2019 - UNIRIO - Economista


ID
3228625
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Segundo a Microsoft, o Windows 8 disponibiliza a possibilidade de armazenar em cache os arquivos ou fazer backups de diferentes versões dos mesmos. Esse recurso se chama Histórico de Arquivos e vem desabilitado por default.


Esse recurso exige um(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    O Histórico de Arquivos faz o backup regular das versões de seus arquivos nas pastas Documentos, Músicas, Imagens, Vídeos e Área de Trabalho e dos arquivos do OneDrive disponíveis offline em seu computador. Com o tempo, você terá um histórico completo dos seus arquivos. Se os originais forem perdidos, danificados ou excluídos, você poderá restaurar todos eles. Também é possível procurar e restaurar as diferentes versões de arquivos. Por exemplo, para restaurar uma versão mais antiga de um arquivo (mesmo que ela não tenha sido excluída ou perdida), você pode procurá-la em uma linha do tempo, escolher a versão desejada e restaurá-la. 

    FONTE: SUPPORT.MICROSOFT.COM

    FELIZ NATAL

  • LETRA B

  • O histórico de arquivos permite ter uma gestão de diferentes versões de um arquivo.

    Este é um recurso que o ONEDRIVE já oferece para os arquivos que estão dentro da pasta.

    No entanto, para aplicar isto a todo o computador, é necessário ter um disco externo ou um disco em rede. Neste caso, não exige-se o OneDrive.

    Resposta certa, alternativa b).

  • ENTÃO COMO SE TIVESSE UMA CAIXA ESCONDIDA GUARDANDO TUDO QUE VC POSTAR OU POR NO COMPUTADOR, QUANDO VC PERDER ALGO, NÃO PERDERAR Q VERDADE.

  • É um fato típico da CESGRANRIO disponibilizar alternativas bem parecidas em sentido, como por exemplo B, C e D. Quando alternativas como estas forem a maioria, se tratando desta banca, eu já descarto as demais.

  • Dica de material pra galera que vai fazer a prova do Concurso BB dia 26/09 e ainda não se sente preparada:

    https://abre.ai/c6yq

    Lembre-se: Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo!


ID
3228631
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao analisar uma reclamação sobre uma aplicação Web que não funcionava bem em um computador específico, cuja configuração de software é muito antiga, um atendente de Help Desk suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript disponível no navegador Chrome desse computador.

Para obter um relatório que inclui a versão do JavaScript sendo executado (Como em “JavaScript: V8 7.5.288.30”), o que esse atendente deve digitar no campo destinado à URL?

Alternativas
Comentários
  • CHROME://VERSION ------> Será exibido um relatório com diversas informações referentes ao chrome.

  • Assertiva E

    chrome://version

  • Caí que nem uma pata na letra A.

  • Essa foi boa, temos que ser até profissional de TI pra fazer as provas.

  • LETRA E

  • o navegador Chrome nao suporta mais Java , questao desatualizada

  • Gabarito: alternativa E

    De início você acha que é uma questão para profissional de T.I., mas depois de outra lida vê que a resposta tá no enunciado:

    " suspeitou que o problema fosse a versão do JavaScript "

    Bons estudos

  • QUESTAO PARA ROLAR CABEÇAS. KKK

  • você estuda e estuda informática, mas sempre terá algo que não saberá

  • Questão de lógica, também de obviedade Perguntou a versão, versão, versão do Java no Browser Logo... Crhome version, version, version. Simples assim
  • Queria que questões como essas caíssem em minha prova.

  • eu caí bem direitinho na pegadinha kkkkkkkkk

  • Pensei que version daria a versão do Chrome e status daria mais informações do que está sendo rodado no chrome...


ID
3228634
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um cliente de correio-eletrônico, como o Mozilla Thunderbird, pode acessar suas caixas de mensagem por dois protocolos básicos.

Qual protocolo realiza o sincronismo entre o cliente e o servidor de e-mail, replicando as ações de leitura ou troca de diretório no servidor e permitindo que as mensagens sejam guardadas tanto na máquina local quanto no servidor?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    IMAP: (Internet Message Access Protocol) é o protocolo de e-mail que acessa a caixa de e-mail e SINCRONIZA todas as Caixas, Pastas e Subpastas da Conta de E-mail. O IMAP é ideal para Clientes que possui a conta de e-mail Configurada em vários computadores e Smartphones.

    Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade entre os gigantes provedores de e-mail, como o Gmail. 

    FONTE: WWW.INFORMÁTICANOTA10.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gab.: A - IMAP (porta 143 ou 993 "para conexões criptografadas") - Protocolo de acesso à mensagem da internet que permite o acesso aos emails de uma conta diretamente no servidor. Baixando apenas as mensagens para a máquina do usuário quando solicitado, ou seja, apenas baixa a mensagem quando clica nela.

    Dessa forma, o cliente pode acessar as mensagens sem excluí-las do servidor, permitindo o acesso de vários clientes em diversos dispositivos.

    PS:

    -POP3 (porta 110 ou 995 "para conexões criptografadas") - Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

    -SMTP (portas 25 e 587) - Protocolo de ENVIO das mensagens "não criptografa e nem as autentica" quando enviadas. Para que isso ocorra ele deve ser associado ao protocolo TLS ou seu antecessor SSL, transformando-se em SMTPs (o s após o P é de seguro). Passando a utilizar a porta 465 para o envio de mensagens criptografadas.

    -Por fim, resumidamente, o protocolo NNTP armazena num banco de dados uma vasta gama de informações em que o usuário pode, seletivamente, baixar parte dessa informação que for de seu interesse. Já o TCP/IP é um CONJUNTO ou PILHA de protocolos de comunicação.

  • Felipe (AFT), Por padrão, o protocolo IMAP não baixa as mensagens para o computador. Mas nada impede que o usuário possa baixá-las manualmente. Permitindo, assim, que as mensagens possam ficar armazenadas tanto no servidor (por padrão) quanto na máquina do usuário (manualmente).

  • Þ   IMAP: (Internet Message Access Protocol - Protocolo para Acesso de Mensagens via Internet) utilizado em substituição ao POP3 para permitir que uma mensagem seja lida diretamente pelo browser (navegador) ou em um programa cliente de e-mail (Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird, etc.) SEM que ela seja retirada do servidor de entrada (servidor de recebimento das mensagens). O protocolo IMAP usa a porta 143. Dessa forma, você pode acessar o seu Gmail (por exemplo) da sua residência, do seu smartphone, ou de qualquer computador do mundo, e sua mensagem estará disponível para leitura. 

    GAB = A

  • Assertiva A

    IMAP -> Para recepção/envio de email

    Eu imaginei um "i" bem grande no meio do MAPa enviando e recebendo e-mails.

  • cuidado com os comentários pois, a diferensa entre os protocolos ''POP3 e o IMAP '' é que:

    o POP3=obriga que a msg seja baixada no pc / já o IMAP= o padrão e que as msgs fiquem no servidor POREM, SE A PESSOA QUISER BAIXAR PRO PC A PESSOA PODERÁ.

  • LETRA A

  • uma característica a ser levada em concideraçao é o fato de que o IMAP é o único que pode gerenciar as propriedade dos dados no servidor.

  • O POP3 pode deixar as mensagens salvas no servidor, basta marcar a opção "manter cópias no servidor".

    O IMAP pode ser baixado manualmente para o computador.

    QUESTÃO COM DOIS GABARITOS!

  • Aqui é válido o mnemônico muito utilizado: O Pop 3 Puxa para a máquina.Protocolo que permite baixar as mensagens para a máquina do usuário, apagando-as do servidor.

  • Por padrão, ao usar POP3 para receber as mensagens, elas são apagadas do servidor de recebimento.

  • Quando configuramos um cliente de e-mail exemplo Outlook com o protocolo IMAP, por padrão fica uma cópia da mensagem no servidor.

    Quando configuramos com o protocolo POP ele baixa todas em mensagem do servidor e apaga por padrão!, para que isso não aconteça é necessário ir em configurações avançadas do outlook e marca par deixar uma cópia no servidor,

    como por padrão o IMAP deixar uma cópia no servidor o gabarito é A

  • O POP3 é quem baixa automaticamente e deleta da provedora.

    O IMAP, em regra, acessa e gerencia na provedora, mas nada impede que a mensagem possa ser baixada, só não será apagada da provedora de forma automática.

  • O Protocolo IMAP é o protocolo que permite manipular a mensagem mantendo sincronismo entre cliente e provedor de email.

    Resposta certa, alternativa a).

  • Lembre-se:

    POP => Puxa (a mensagem não é mantida no servidor);

    IMAP => Mantém (a mensagem é mantida no servidor).

  • "[...] e, por fim, também é possível acessar servidores de notícias NNTP por meio dos navegadores. O protocolo NNTP é um antigo protocolo de compartilhamento de notícias em grupos da Internet, na antiga rede USENET. Tal serviço era acessado por meio de aplicativos clientes específicos de notícias. Porém, com o advento da Web, esse serviço passou a ser acessado por meio dos navegadores também."

    https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2019/02/05084756/Recurso-Inform%C3%A1tica-PRF.pdf

  • IMAP - Ao ler uma mensagem de email usando IMAP, você não está realmente baixando ou armazenando em seu computador; em vez disso, você está lendo a partir do serviço de email.

    NNTP - é um protocolo muito antigo utilizado na Usenet para envio de notícias.

    POP3 - é um protocolo que permite que um computador local faça a conexão em um servidor e baixe as mensagens no cliente de e-mail, como Outlook (Windows), Mail (Mac OS X), entre outros.

    SMTP - No Hotmail (atual Outlook) e similares, os servidores SMTP são responsáveis por empacotar as mensagens enviadas pelo usuário e enviá-las de forma segura.

    TCP/IP - protocolo de comunicação padrão para todos os computadores.

  • A             

    POP       IMAP

                 A

    G              N

    A                T

                      É

                  M


ID
3228637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Autoridade Certificadora (AC) emite certificados digitais com o objetivo de atestar a associação entre uma chave pública e uma entidade que pode ser uma pessoa física, pessoa jurídica, cliente de rede ou servidor de rede.


Quando um certificado é emitido para uma pessoa física, o certificado digital contém a assinatura digital apenas da(o)

Alternativas
Comentários
  • Gab. B.

    ***

    Geralmente o certificado digital irá conter

    -Nome da pessoa ou entidade associada à chave;

    -Chave pública;

    -Validade do documento;

    -Nome e assinatura da entidade emissora - Autoridade Certificadora;

    -Número de série.

    ***

    O certificado digital garante CIA.-Confidencialidade-Integridade-Autenticidade.

  • Gaba: B

    Os dados básicos que compõem um certificado digital são:

     ~> Versão e número de série do certificado;

    ~> Dados que identificam a AC que emitiu o certificado;

    ~> Dados que identificam o dono do certificado (para quem ele foi emitido);

    ~> Chave pública do dono do certificado;

    ~> Validade do certificado (quando foi emitido e ate quando é válido);

    ~> Assinatura digital da AC emissora e dados para verificação da assinatura

    (Fonte:https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf página 86)

  • Gabairto Leltra B

     

    * Certificado digital permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos.

    I) É gerado e assinado por uma terceira parte confiável, autoridade Certificadora (AC). GABARITO

    II) associa uma entidade ( pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas.

    III)criptografia: processo de embaralhamento dos dados codificação e garante a confidencialidade (sigilo).

  • LETRA B

  • Certificado digital garante a CONFIDENCIALIDADE?

  • Certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável - chamada autoridade certificadora.

  • Quando compramos Certificado Digital seja PF ou PJ, apenas a AC- Autoridade certificadora passa a assinar os documentos digitais, pois não é necessário assinar manual.

  • Marquei como: C

    Errei

  • Os Dados e a Chave Pública são informações do portador do certificado.

    A Assinatura Digital será da AC emissora.

  • Certificado Digital é um documento eletronico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, chamada Autoridade certificado, e que cumpre a função de associar uma entidade (pessoa, processo, servidor) um part de chaves criptográficas com o intuito de tornar as comunicações mais confiáveis e auferindo maior confiabilidade na autenticidade.

    Quando utilizado em conjunto com outros recursos, a certificação digital é capaz de garantir a AUTENTICIDADE, INTEGRIDADE E NÃO-REPÚDIO, E ATÉ CONFIDENCIALIDADE.

  • Questão confusa, acredito que passível de anulação conforme o gabarito.

    Quando diz que o certificado foi emitido PARA, o nome que aparece é do possuidor do CD, ou seja, nesse caso específico poderia ser a letra A. Agora quando diz EMITIDO POR aí sim seria da AC.

    Em outra interpretação poderia ser alternativa C, quando é verificado os dado do certificado.

    Se mais algum colega tem o mesma linha de racíocinio por favor comenta!

  • ✅Gabarito letra B.

    Certificado digital contém a assinatura digital apenas da AC

    Os certificados digitais são emitidos por autoridades certificadoras que são as entidade que dão autenticidade a informação. Para que seja feita essa validação é preciso saber qual foi a autoridade certificadora que emitiu aquele certificado, por isso os certificados digitais são assinados digitalmente pelas AC que os emitiram.

    • Emitiu = Assinatura da AC.

    Autoridade certificadora.

    É uma entidade pública ou privada, subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, que consiste em:

    • Emitir
    • distribuir
    • revogar
    • gerenciar certificados digitais.

    Informações presentes no certificado digital ( IMPORTANTE! )

    • Nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública
    • Período de validade do certificado
    • Chave pública
    • Nome e assinatura da entidade que assinou o certificado
    • número de série

    Use-as com sabedoria

    Bons estudos!✌

  • Quando existe uma assinatura digital em algum elemento, o objetivo da assinatura é você ser capaz de atestar que realmente aquela parte assinou o elemento apresentado.

    Ora, em um certificado digital, emitido por uma Autoridade Certificadora, a única assinatura necessária é a da própria AC, pois é necessário saber se o certificado é verdadeiro, não é mesmo?

    Logo, a assinatura digital da AC servirá para atestarmos a veracidade do certificado digital.

    Resposta certa, alternativa b).


ID
3228640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

P obtém aprovação para ingressar no serviço público federal, tendo tomado posse e entrado em exercício nos prazos legais. Sendo profissional altamente qualificado na sua área de conhecimento, logo após entrar em exercício, também logra aprovação para cursar mestrado no exterior do país. Baseado na Lei n° 8.112/1990, P requer licença com vencimentos para manter seu vínculo com o serviço público.


O referido estatuto do servidor, no caso de período em que ocorre o estágio probatório, veda a concessão de licença para

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    O servidor em estágio probatório NÃO pode abrir a MATRACA!

    Licenças que NÃO poderão ser concedidas ao servidor em estágio probatório.

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    FONTE: WWW.ESPAÇOJURÍDICO.COM.BR

    FELIZ NATAL

  • Gabarito: A

    A Lei 8.112 prevê 10 licenças. Para capacitação e mestrado, o servidor terá de completar 5 anos de efetivo exercício na função e ainda dependerá que o mestrado seja considerado de interesse da administração.

    As licenças previstas são:

    I ? Da licença por motivo de doença em pessoa da família (artigo 83)

    II ? Da licença por motivo de afastamento do cônjuge (artigo 84)

    III ? Da licença para o serviço militar (artigo 85)

    IV ? Da licença para atividade política (artigo 86)

    V ? Da licença para capacitação (artigo 87)

    VI ? Da licença para tratar de interesses particulares (artigo 91)

    VII ? Da licença para o desempenho de mandato classista (artigo 92)

    VIII ? Da licença para tratamento de saúde (artigo 202)

    IX ? Da licença à gestante, à adotante e da licença-Paternidade (artigo 207)

    X ? Da licença por acidente de serviço (artigo 211)

     

    Lei 8.112, Art. 87.  Após cada qüinqüênio de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Parágrafo único.  Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

  • GABARITO: A

    Conforme a Lei 8112/90, a cada 5 anos de efetivo exercício no serviço público o servidor tem direito a até 3 meses de licença para participar de curso de capacitação profissional, no interesse da Administração Pública. Estes 3 meses não configuram uma garantia, mas sim o limite definido ao servidor público. Dessa forma, se o curso do qual o agente decidiu participar, tiver duração de 2 (dois) meses, este será o prazo da sua licença. Os períodos são inacumuláveis (art. 87). 

    A licença capacitação será concedida sem prejuízo da remuneração do servidor. Para cálculo do período de 5 (cinco) anos, será computado todo o tempo de exercício de cargo, no serviço público federal, inclusive o compreendido no estágio probatório, não obstante a licença não possa ser concedida ao servidor durante o período do estágio

    (Carvalho, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 4. ed. - Salvador: JusPODIVM, 2017. fl. 870).

  • É vedado ao servidor público federal em estágio probatório:

    MA - Mandato classista;

    TRA - Tratar de assunto particular; e

    CA – Capacitação.

    Fica suspenso o estágio probatório nos seguintes casos:

    Doença em pessoa da família

    Afastamento do cônjuge

    Atividade política

    Organismo que o Brasil coopere

    Participação de curso de formação para outro cargo federal

  • MA TRA CA....

  • Em se tratando de servidor em estágio probatório, aplica-se a norma do art. 20, §4º, da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 20 (...)
    § 4o  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal."

    De seu turno, o art. 81 traz o rol de licenças a que fazem jus os servidores públicos. Confira-se:

    "Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;


    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista."

    Da conjugação destes preceitos legais, percebe-se que, dentre as licenças indicadas pela Banca, a única que não pode ser fruída pelo servidor em estágio probatório é aquela contida na letra A (para capacitação), porquanto prevista no inciso V. Logo, não contemplada dentre aquelas que podem ser objeto de gozo pelo servidor durante tal estágio.


    Gabarito do professor: A


ID
3228643
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

F é servidor da UNIRIO e tem ciência de que ocorrerá vacância simultânea dos cargos de Reitor e de Vice-Reitor. Para emitir nota com informações para seus colegas, consulta o Estatuto da UNIRIO e verifica que o referido instrumento normativo determina que a indicação para responder pela reitoria cabe ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 14, § 3º, do Estatuto da Unirio.

  • Mais uma questão cuja classificação não tem nada a ver com o assunto!!!


ID
3228646
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Q é servidor público e postulou readaptação por ter sofrido limitações que impediriam o exercício no cargo público originário que ocupava. Ao submeter-se à inspeção de saúde, foi diagnosticado como totalmente incapaz para o serviço público.

Nesse caso, nos termos da Lei n° 8.112/1990, o servidor Q será

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Seção VII

    Da Readaptação

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • D) Aposentadoria por invalidez permanente.

  • GABARITO:D

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Readaptação

     

            Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado. [GABARITO]

     

            § 2o  A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.               (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Conforme disposto no Art. 24, §1º, da Lei 8.112/90:

    Art. 24 - Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º - Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    GAB: D

  •         Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • APOSENTADO

  • Em se tratando de servidor considerado totalmente incapaz para o serviço público, a única alternativa viável para a Administração consistiria na concessão de aposentadoria por invalidez, que tem apoio no art. 186, I, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 186.  O servidor será aposentado:

    I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;"

    Logo, dentre as opções fornecidas, a única correta está na letra D.


    Gabarito do professor: D


ID
3228649
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público W foi demitido do serviço público, após processo administrativo disciplinar. Inconformado, ele propôs ação judicial, buscando o retorno ao serviço público, tendo obtido decisão favorável, após dez anos de duração do processo.


Nos termos da Lei n° 8.112/1990, quando invalidada a demissão por decisão judicial, ocorre a denominada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Seção IX

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

    FELIZ NATAL

  • Reintegração – é a volta de servidor estável (para a LC nº 840/11 não necessita ser estável) para a esfera da administração quando invalidada a sua demissão através de sentença judicial transitada em julgado.
  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Da Reintegração

     

            Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. [GABARITO]

     

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

     

            § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

  • ReINtegração: retorno do servidor INjustiçado;

    Sempre funciona comigo! Rs

  •       Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • GABARITO: B

    Aproveito o Disponível;

    Reintegro o Demitido;

    Reverto o Aposentado;

    Reconduzo o Inabilitado;

    Readapto o Incapacitado.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    *********** Reintegração é o retorno do cargo por invalidação da demissão******************

  • Seção IX

    Da Reintegração

           Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

           § 1  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

           § 2  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    GABARITO - B

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990).

    O conhecimento exigido diz respeito ao instituto da reintegração. Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Dito isso, e considerando que o enunciado requer que o candidato assinale a alternativa que esteja em consonância com a referida situação hipotética, passemos à análise individual das assertivas:

    A) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28).

    B) Correta: nos exatos termos do art. 28.

    C) Incorreta: a anulação da demissão impõe a reintegração do servidor (art. 28). Por seu turno, recondução é a volta do servidor reprovado em Estágio probatório ou decorrente de reintegração do anterior ocupante (Art. 29).

    D) Incorreta: nos termos comentados na “A”.

    E) Incorreta: nos termos comentados na “A”. Por seu turno, repristinação é o "fenômeno" por meio do qual ocorre a revogação de uma lei que havia revogado outra, fazendo com que esta última volte a ter vigência.

    GABARITO: LETRA B.

  • Olá, pessoal. Postei parte da lei 8.112 em áudio/vídeo toda atualizada até 2021, referenciada, com anotações e resumos no meu canal do youtube, que se chama "tio san concurseiro" (a foto do canal é um boneco do Saitama usando óculos e mochila de estudo). Além dela também tenho áudio/vídeo da lei de improbidade administrativa, da lei do processo administrativo federal e outras. Espero que ajude e bons estudos a todos!


ID
3228652
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

K, cidadão no pleno exercício dos seus direitos políticos, requereu a um certo órgão público o reconhecimento de determinado benefício a que, no seu entender, faria jus. Ao procurar informações no órgão competente, recebeu a noticia de que seu requerimento tinha grande probabilidade de ser deferido, embora o agente público que havia fornecido tal informação já tivesse ciência de que houvera o seu indeferimento.

Nesse caso, consoante as normas do Decreto n° 1.171/1994, o tal agente público que prestou essa informação a K violou o direito à

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

    FELIZ NATAL

  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.


ID
3234283
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Um investidor racional toma decisões considerando o custo, o retorno e o risco de seu portfólio como um todo. Leve em conta que esse investidor considera os custos de corretagem desprezíveis e que comprou uma ação da empresa X por R$1.000,00, para compor seu portfólio. Um mês após, ele recebeu várias propostas para vender a ação, a melhor delas, por R$1.500,00, e não aceitou vendê-la.

Ao decidir não vender, o investidor considerou o custo da ação da empresa X, presente em seu portfólio, como sendo

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar ?

  • Gabarito letra C.

    O objetivo da questão foi basicamente trabalhar a cotação das ações, tendo como base a lei da oferta e procura.

    Se hoje o mercado (os interessados) está disposto a pagar 1500 por uma ação da empresa X, obviamente que ele pode considerar que o ativo está avaliado nesse preço.

  • Acho que a questão avalia o conhecimento sobre “custo de oportunidade”. Ao deixar de vender a ação, o investidor abriu mão de 1.500, sendo este o custo de oportunidade de manter a ação em seu portfólio.

  • O PREÇO DAS AÇÕES ESTÃO SUJEITOS A OSCILAÇÃO. NÃO CONCORDO

  • A questão merecia ser anulada, ou o gabarito corrigido para (A), pois o enunciado pergunta o CUSTO e não o PREÇO.

  • né puçivel não gente. Alguém tá sabendo desse gabarito aí.

  • A questão não expõe um enunciado bem definido para termos um entendimento seguro para responder. Isso nos força a pensar no SUPOR e supor não é ferramenta de concurseiro. Mas o que vejo palpável para ser a letra C é que sua intenção é ter essa ação permanente na carteira - modalidade buy and holder - não vender nunca. Assim me dá base para pensar que 1500 é o custo se ele quiser recomprar a ação. Então ele não vende, pois não quer ganhar no trade, mas quer ganhar na sua valorização ao longo prazo - através de dividendos, bonus e juros sobre capital próprio. Se alguém discordar ou quiser complementar, me marca aí e comenta.

  • Ivan, mas na questão não supõe q ele está querendo comprar, pergunta o custo da ação comprada. O correto para mim seria 1k. Enunciado com poucas informações.

  • " comprou uma ação da empresa X por R$1.000,00, para compor seu portfólio". Usei o português para resolver.

  • Meu raciocínio foi pelo custo de oportunidade. No momento da compra o investidor desembolsou R$1000,00, ou seja seu custo era de R$1000. No entanto, como houve uma oferta de R$1500,00 pela ação, o custo de oportunidade para manter aquela ação foi de R$1500, ou seja, ele deixou de ganhar esse valor para mantê-la, o que exclui a letra A)

    A maioria das outras alternativas não trazem no enunciado informações para considerá-las verdade.

    B) a questão em nenhum momento fala em juros recebidos, e se o juros foi recebido, não tem porque ser considerado como custo.

    D) não faz qualquer sentido.

    E) a questão não menciona quanto o investidor quer ganhar.

  • Questao mal formulada, é muito subjetiva a resposta.

  • Gabarito C. . . No meu entender a questão cobrou mais raciocínio lógico e interpretação que conhecimentos específicos . Ao dizer que a melhor proposta que recebeu pela ação foi de R$ 1.500 reais , automaticamente, esse é o preço , em sua interpretação, que ela vale no mercado no momento .
  • Questão mal formulada.

  • no começo achei mal formulada, mas dps entendi uma sacada mt genial

  • A questão está muito mal formulada. Deveria ser anulada, pois tem dupla interpretação e deixa margens para argumentar o gabarito.

  • Questão deixou a desejar. Poderia ter enunciado "Ao recusar a proposta de venda, ele considerou que sua ação, naquele exato momento, estava valendo quanto?". Aí, sim, seria mais claro.

    Resposta: 1500 reais - pois foi o melhor preço q o mercado estava disposto a pagar naquele momento.

    Ainda assim, é subjetiva a resposta.

  • Dica de material pra galera que vai fazer a prova do Concurso BB dia 26/09 e ainda não se sente preparada:

    https://abre.ai/c6yq

    Lembre-se: Um dia sem estudar é um dia a mais entre você e seu objetivo!

  • Mal formulada!!

    Nem um gênio responderia.

  • Que questão lixo ,sinceramente. Ele pode ter considerado maior ou igual a 1500


ID
3234286
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma economia utiliza dois fatores de produção, K e L, cujas dotações são de 9 e 10 unidades, respectivamente. A economia pode produzir dois bens, X e Y, de acordo com as seguintes funções de produção:

X = 3L
Y = K1/2 L1/2,

onde K, L, X e Y são medidos nas unidades adequadas. Se essa economia estiver produzindo 3 unidades de X, a sua produção máxima de unidades de Y, sobre a fronteira de possibilidades de produção, será de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    X = 3 e X = 3L, então:

    3L = 3

    L= 1

    Foi falado inicialmente que a dotação de L = 10. Já usamos 1 para produzir X, então restam 9 para produzir Y.

    Bons estudos!

  • Questão que versa sobre fronteira de possibilidades de produção e funções de produção, tema da teoria da firma dentro de microeconomia.

    Vamos resolver o exercício:

    K = 9
    L = 10

    >> Primeiramente, deve-se saber que a produção sobre a fronteira de possibilidades de produção esgota todos os fatores de produção disponíveis. Sendo assim, vamos descobrir quanto do fator trabalho (L) foi utilizado na produção do bem X, a qual já foi fornecida no enunciado como sendo igual a 3:

    X = 3L
    3 = 3L
    L = 1

    >> Das 10 unidades de L disponíveis, apenas 1 foi utilizada. Portanto, restam 9 unidades de L e 9 unidades de K (que não foi utilizado para produzir X). Vamos substituir na função de produção Y:

    Y = K1/2 L1/2
    Y = 91/2 91/2 (multiplicação de potência com bases iguais, mantém a base e somam-se os expoentes.)
    Y = 91
    Y = 9    (produção máxima de Y sobre a fronteira de possibilidades de produção.)


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3234298
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma empresa, cujo custo fixo é vultoso em relação ao seu custo variável acumulado em certo período de tempo, uma hidrelétrica, por exemplo, tende a

Alternativas
Comentários
  • EXEMPLO :

    CTM : CF+CV/2

    Supondo que uma empresa possua R$ 100 de custos fixos e R$ 10 de custos variáveis por carro.

    BAIXA PRODUÇÃO : 2 CARROS por mês

    CTM : 100 + 20 /2 : 60

    GRANDE PRODUÇÃO : 10 CARROS por mês

    CTM : 100 + 100/2 : 100

    Com isso , o CTM para pequenas produções é declinante (tende a cair, menor) que com grandes produções.

    GABARITO D


ID
3234301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Produto Interno Bruto de uma economia é maior do que o seu Produto Nacional Bruto, em determinado período, se houver, nesse período,

Alternativas
Comentários
  • PIB > PNB = RLEE

    PIB< PNB = RLRE


ID
3234304
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Quando uma empresa aumenta sua produção de 100 unidades para 101 unidades mensais, seu custo total médio de produção diminui de R$2,00/unidade para R$1,99/unidade.

Logo, o custo marginal, em real, de produzir a unidade adicional é de

Alternativas
Comentários
  • CM = CT/Q

    Anteriormente:

    2 = CT/Q

    2 = CT/100

    CT = 200

    Posteriormente:

    1,99 = CT/101

    1,99X101 = CT

    CT = 200,99

    CMG : CTP - CTA

    CMG : 200,99 - 200 = 0,99

    GABARITO D

    FONTE : EU.

  • Questão sobre teoria da firma dentro de microeconomia, mais especificamente sobre custos de produção.

    Vamos resolver o exercício:

    >> Primeiramente, vamos calcular qual era o custo total (CT) da empresa no momento inicial:

    CT1 = CMe1 * Q1
    CT1 = 2,00 * 100
    CT1 = 200

    >> Vamos encontrar, agora, o custo total no segundo momento:

    CT2 = CMe2 * Q2
    CT2 = 1,99 * 101
    CT2 = 200,99

    >> O custo marginal (CMg) é a derivada do custo total em relação à quantidade. Como esta variou em uma unidade do momento 1 para o momento 2, o custo marginal será a variação do custo total de um momento para o outro:

    CMg = ΔCT / ΔQ
    CMg = (CT2 - CT1) / (Q2 - Q1)
    CMg = (200,99 - 200) / (101 - 100)
    CMg = 0,99 / 1
    CMg = 0,99


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3234307
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo a teoria Keynesiana do comportamento de macroeconomia, a política fiscal expansiva é um instrumento básico para estimular uma economia em recessão.

Uma política fiscal expansiva consistiria, por exemplo, em aumentar o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Política fiscal expansiva:

    (+)Aumenta gastos dos governo

    (-)Diminui tributação

    Abraços

  • Politica fiscal expansiva desloca a curva IS para a direita aumentando o renda e taxa de juros, elevando o gasto público para que o Estado provenha recursos para funções estabilizadoras, alocativas e distributivas com a geração de emprego e renda.


ID
3234310
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Produto Interno Bruto potencial (PIB potencial), em determinada economia, aumenta a uma taxa percentual inferior ao crescimento percentual da demanda agregada por bens e serviços.

essa economia, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Só eu que não entendi essa questão?

  • Eu tbm não entendi esse gabarito.

  • eu marquei a A . Também não entendi

  • Mais uma questão maluca de economia....

  • Isso aí tá errado, se a demanda cresce a uma taxa superior ao do PIB, haverá uma tendência ao aumento de preços

  • Conferi e o gabarito da banca é o mesmo, então a resposta é "correta". Vale lembrar que a questão é para selecionar o candidato a uma vaga de economista, por isso a necessidade de recorrer a conceito das Ciências Econômicas pra chegar a uma resposta mais adequada. Não é mesmo uma questão fácil, pois requer principalmente estar atento na diferença entre variação relativa e absoluta.

    O Produto Interno Bruto (PIB) potencial costuma ser entendido como a capacidade de oferta de uma economia. Ou como a capacidade produtiva instalada da economia. Também pode ser definido como a capacidade de crescimento da economia sem causar pressões inflacionárias - se a economia crescer além do PIB potencial, surgem pressões inflacionárias.

    Fonte: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2150:catid=28&Itemid=23

    Destaco "capacidade de crescimento da economia sem causar pressões inflacionárias".

    Na assertiva, o PIB potencial cresce, ou seja, há o aumento da capacidade de crescimento sem pressão sobre o nível geral de preços, ainda que isso ocorra até um ponto em que a demanda agregada supere a capacidade produtiva, o que não está claro na afirmação.

    A) inflação tende a aumentar.

    Não, não necessariamente, isso apenas ocorrerá se a demanda agregada superar a capacidade de oferta, gerando uma inflação de demanda.

    B) inflação pode estar diminuindo.

    Sim, é possível.O que se afirma é que a capacidade de oferta cresce a "taxa percentual inferior ao crescimento percentual da demanda agregada por bens e serviços".

    Imagine uma economia com capacidade de produção de 200 unidades e demanda agregada de 100 unidades por ano.então, imaginemos um aumento de 10% e 15% respectivamente. Isso implica um aumento de 20 unidades da capacidade de oferta e 15 unidades de demanda agregada, ou seja, em termos absolutos, a capacidade de oferta pode crescer mais que a demanda, o que causa diminuição dos preços.

    C) demanda agregada é menor do que o PIB potencial.

    Não há afirmação na assertiva que permita chegar a essa conclusão.

    D) demanda agregada é maior do que o PIB potencial.

    Não há afirmação na assertiva que permita chegar a essa conclusão.

    E) valor das exportações excede o das importações.

    Não há afirmação na assertiva que permita chegar a essa conclusão.

    Pra mais reflexões sobre Economia, sigam meu canal no YouTube: Flavio Pesquisa.

  • Questão que aborda a temática de produto potencial e efetivo dentro de macroeconomia.

    Vamos analisar:

    PIB potencial é aquele produto no qual não há pressões inflacionárias ou, em outros termos, é aquele que mede a capacidade de oferta da economia quando se está no pleno emprego. Produto efetivo é aquele observado em determinado momento.

    Quando produto efetivo é maior do que potencial, há pressão inflacionária. Quando produto efetivo é menor do que potencial, há pressão deflacionária em tese.

    Oras, a questão fornece muito poucas informações a respeito dessa economia hipotética. Se o PIB potencial cresce a taxas inferiores à expansão da demanda, claramente, no longo prazo, haverá pressão inflacionária já que o produto efetivo será maior do que o potencial em algum momento. O que viabiliza a alternativa A.

    Por outro lado, essa economia pode ter um grande hiato deflacionário (produto efetivo muito abaixo do potencial) e, por isso, taxas inferiores de crescimento do produto potencial em relação à demanda não implicarão, necessariamente, em inflação. O produto potencial, mesmo crescendo a taxas inferiores, ainda será maior do que o efetivo e pode haver diminuição da inflação. O que viabiliza a alternativa B.

    Vamos ver as alternativas:

    A) CERTA. Se a perspectiva for de longo prazo como explicado acima. A palavra "tende" contempla, justamente, o longo prazo.

    B) CERTA. Se a perspectiva for de curto prazo e, ainda, o produto potencial estiver acima do efetivo como explicado acima. A palavra "pode" também se adequa muito bem aqui.

    C) ERRADA. Não é fornecida essa informação no enunciado.

    D) ERRADA. Não é fornecida essa informação no enunciado.

    E) ERRADA. Alternativa desconexa.

    Portanto, recomendaria-se a proposição, de forma respeitosa, de recurso para anulação da questão à banca examinadora.


    Gabarito da Banca: Letra B.

    Gabarito do Professor: Letras A e B (Anulação).

ID
3234313
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os gráficos abaixo mostram trechos das curvas de Custo Marginal (CMg) e de Custo Total Médio (CTMe) de determinada empresa, em função da quantidade produzida (q). Dentre esses gráficos, o único possível é o

Alternativas
Comentários
  • a curva de custo marginal (CMg )deve cortar a curva de custo médio (Cme) no seu ponto mínimo.

    ***********

    Vai estudar lei seca?

     Visite o meu IG de concursos públicos e conheça os MAPAS MENTAIS EM BLOCOS: lei seca 100% esquematizada por palavras-chave.

      Acesse:

      https://www.instagram.com/ser_concursos_publicos

    @ser_concursos_publicos


ID
3234316
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Usa-se o modelo IS/LM e o seu gráfico entre o produto da economia (y), no eixo horizontal, e os juros (r), no vertical, para analisar os efeitos das políticas de estabilização.

No caso da curva LM ser horizontal, chega-se à conclusão de que a combinação de política fiscal expansiva e política monetária também expansiva, tende a

Alternativas
Comentários
  • Quando a curva LM é horizontal temos o caso da armadilha de liquidez, ou seja, a taxa de juros está num patamar extremamente baixo que eventual política monetária é ineficaz, pois as pessoas já possuem bastante moeda. Nesta situação, somente a política fiscal será eficaz e aumentará a renda da economia ao deslocar a curva IS para a direita.

  • As 02 aumentam a produção/renda/ nível de emprego


ID
3234322
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A chamada teoria das vantagens comparativas e absolutas é um modelo importante para analisar o comércio internacional e determinar os ganhos de comércio, bem como os produtos exportados e importados pelos diversos países. Tal modelo mostra que

Alternativas

ID
3234325
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma empresa maximizadora de lucros é monopolista em certo mercado, no qual a demanda é dada pela equação Qd = 100 – p,

onde Qd é a quantidade demandada, e p é o preço do bem demandado. O custo total da empresa é dado pela seguinte equação: CT = 10 + q2 , onde q é a produção.

Nessa situação, qual é a quantidade (q) e o preço (p) maximizadores de lucro do monopolista?

Alternativas
Comentários
  • qd = 100 - p = passando p pro outro lado e q pro outro: (1) p = 100 - q

    (2) Receita total = q x p = q x (100 - q) = 100q - q^2

    (3) Custo total = 10 + q^2

    igualando (2) e (3) = 100q - q^2 = 10 + q^2, e fazendo uma derivada:

    100 - 2q = 2q

    4q = 100

    q = 25

    Pegando o valor de q=25 e colocando em (1):

    p = 100 - q

    p = 100 - 25

    p = 75

    Resposta: q = 25 e p = 75

  • Questão prática de maximização de lucro do monopolista, tema de microeconomia.

    Vamos resolver o exercício:

    >> Em qualquer estrutura de mercado, o lucro da firma é maximizado quando receita marginal (RMg) se iguala ao custo marginal (CMg). A receita total (RT) é dada pela multiplicação do preço e quantidade, porém precisamos antes transformar a equação de demanda fornecida em demanda inversa (isto é, isolar o preço):

    Qd = 100 - p
    p = 100 - Q

    RT = p * Q
    RT = (100 - Q) * Q
    RT = 100Q - Q2

    >> Vamos derivar a receita total em relação à quantidade para encontrar a receita marginal:

    RMg = RT'
    RMg = 100 - 2Q

    >> Com a receita marginal disponível, precisamos, agora, encontrar o custo marginal que nada mais é do que a derivada do custo total fornecido pelo enunciado:

    CMg = CT'
    CMg = 2q

    >> Basta igualarmos receita marginal e custo marginal, lembrando que, como se trata de monopólio, uma única empresa oferta toda a quantidade, então q = Q.

    RMg = CMg
    100 - 2q = 2q
    4q = 100
    q = 25

    >>Por fim, vamos substituir a quantidade encontrada na equação de demanda inversa para encontrar o preço:

    p = 100 - Q
    p = 100 - 25
    p = 75

    Portanto, q = 25 e p = 75 maximizam o lucro do monopolista.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3234328
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em determinado país sem inflação, a dívida pública é de longo prazo, metade tendo sido contratada a taxas de juros prefixadas. A outra metade tem remuneração pós-fixada e referenciada à taxa de juros de curtíssimo prazo, do mercado de trocas de reservas interbancárias.

Nesse país, cujo déficit público total está zerado, a razão entre o valor de mercado da dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) tende a  

Alternativas
Comentários
  • Metade da dívida pública está em prefixados. Uma vez que a taxa de juros diminui, os títulos da dívida prefixada se elevam de valor (valor de mercado - via marcação a mercado).

    Letra A correta

  • Não entendi....se os juros reduzirem a parte pós fixada reduz compensado o aumento da parte pré fixada....

    Não gostei dessa questão!

  • Vou tentar responder até vir uma resposta do professor:

    A

    aumentar, se a taxa de juros interbancária diminuir.

    A política monetária afeta os preços da economia por meio: (i) da decisão entre consumo e investimento das famílias e empresas; (ii) da taxa de câmbio; (iii) do preço dos ativos; (iv) do crédito; e (v) das expectativas.

    O quarto canal de transmissão da política monetária é o canal do crédito. Ao aumentar a taxa de juros, o banco central estimula que as taxas cobradas por empréstimos bancários também subam, diminuindo o volume de empréstimos a pessoas e empresas, desestimulando o consumo e o investimento.

    Correta na letra A, se a taxa de juros interbancária diminuiu, aumenta o volume de empréstimos a pessoas e empresas e pode reduzir as reservas interbancárias. Com pouca oferta dessas reservas, o mercado pode reajustar a taxa pós-fixada e aumentar a dívida pública.

    B

    aumentar, se houver uma desvalorização cambial da moeda doméstica em relação à estrangeira, sem alterações no PIB.

    Outro canal importante de transmissão da política monetária é o da taxa de câmbio, principalmente em economias abertas. Quando a taxa de juros sobe, a moeda doméstica tende a se valorizar (o dólar fica mais barato frente ao Real), diminuindo o nível de preços dos bens comercializáveis internacionalmente quando expressos em moeda nacional. A taxa de câmbio afeta a inflação por dois mecanismos. O primeiro é a diminuição dos preços de bens de consumo importados e de insumos utilizados na produção de bens. O outro efeito ocorre por meio da demanda agregada. O dólar mais barato desincentiva as exportações e estimula as importações. Com isso, a demanda por bens domésticos cai, reduzindo a pressão sobre o nível de preços.

    Incorreta na letra B, se houver uma valorização cambial da moeda doméstica, a demanda por bens domésticos aumenta e pode aumentar o PIB.

    C

    diminuir, se o déficit do setor público aumentar, sem alterações no PIB.

    Incorreta na letra C, se o déficit do setor público aumenta, a dívida pública aumenta.

    D

    diminuir, se houver uma valorização cambial da moeda doméstica em relação à estrangeira, sem alterações no PIB.

    Incorreta na letra D, se houver uma valorização cambial da moeda doméstica, a demanda por bens domésticos aumenta e pode aumentar o PIB.

    E

    permanecer inalterado, se o PIB e a taxa de juros interbancária diminuírem.

    Incorreta na letra E, se o PIB diminui, a razão divida pública com PIB aumentará.

    fonte:https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/transmissaopoliticamonetaria

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre déficit público. 

    Bom, para resolver essa questão, precisamos de 3 coisas. 

    Primeiro, precisamos lembrar que quanto maior a taxa de juros, maiores as despesas que o governo precisa realizar para pagar os juros. Portanto, maior a dívida. Dessa forma, quanto maiores as taxas de juros, maior a dívida. Essa é a relação mais básica. 

    Mas a questão falou acerca do VALOR DE MERCADO da dívida pública. O valor de mercado leva em consideração o efeito que OS PREÇOS dos títulos públicos têm sobre a dívida.

    Existe uma relação inversa entre a taxa de juros e o preço de mercado dos títulos, dessa forma, com menores juros, teremos preços maiores dos títulos, elevando o valor de mercado da dívida pública, o que faz com que o valor de mercado da dívida pública aumente.

    Segundo, precisamos lembrar da relação dívida/PIB. Essa relação mede o tamanho da dívida como proporção do PIB. Por exemplo, podemos dizer que a dívida é 30% do PIB ou 10% do PIB. No primeiro caso (30% do PIB), a dívida representa 30% de tudo o que o país produz. O segundo caso (10% do PIB) é mais favorável, pois representa uma dívida menor.

    Para que a relação dívida/PIB diminua, precisamos ou que a dívida diminua ou que o PIB cresça. Qualquer dos dois faz com que a relação dívida/PIB caia. Se ocorrer os dois, melhor ainda.

    Terceiro, precisamos entender como as taxas pré e pós fixadas influenciam na dívida. Taxas pré-fixadas, são fixadas ANTES de o governo emitir a dívida. Ou seja, o juros que o governo pagará será fixado. Assim, se o governo emitir uma dívida com 10% ao ano de juros pré-fixado, ele pagará 10% ao ano durante todo o período.

    As taxas de juros pós-fixadas são diferentes, pois elas variam por um indexador e afetam a dívida de forma variável. A questão nos disse que a taxa pós-fixada depende do da taxa de juros interbancária. Isso significa que quando a taxa interbancária variar, a taxa pós-fixada variar.

    Isso significa, portanto, que quando a taxa interbancária aumentar, a taxa de juros pós-fixada da dívida também vai aumentar, o que fará a dívida aumentar. O contrário também é verdadeiro.

    De curiosidade, vale lembrar que a taxa interbancária é uma taxa praticada entre bancos. Ao longo do dia, há transferências de pessoas físicas e jurídicas entre si, o que envolvem os mais diversos bancos. No final do dia, os bancos fazem uma análise (qual banco recebeu mais dinheiro e de qual banco saiu mais dinheiro). Aqueles bancos de onde saíram mais dinheiro precisam tomar um empréstimo de curto prazo, para honrar os compromissos. Esse empréstimo de curto prazo (só para honrar a saída dos recursos do dia) é feito pela taxa interbancária. (que, no Brasil, é chamada de CDI: certificado de depósito interbancário).

    Dito tudo isso, vamos para as alternativas!

    A) Correta. Se a taxa interbancária diminuir, a taxa pós-fixada também irá diminuir, o governo pagará menos juros, mas os preços dos títulos aumentarão, elevando o valor de mercado da dívida, o que fará a relação dívida/PIB aumentar.

    B) Incorreta. A desvalorização cambial afetaria a dívida externa do país ou aumentaria o PIB pelo incentivo das exportações. Mas como a questão falou que o PIB não se alterou e não mencionou a dívida externa, não teremos impacto algum da desvalorização.

    C) Incorreta. Se o déficit público aumentar, a dívida pública aumenta, a relação dívida/PIB aumenta.

    D) Incorreta.  Idem alternativa B.

    E) Incorreta. Se o PIB diminuir, a relação dívida/PIB aumenta. Se a taxa interbancária diminuir, a relação dívida/PIB aumentará também.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3234331
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O financiamento do déficit orçamentário do setor público no Brasil, até o início dos anos 1990, ocorreu, em boa medida, através da emissão monetária inflacionária. Depois do Plano Real, o financiamento monetário inflacionário tornou-se limitado, e o mecanismo alternativo importante para financiar passou a ser a

Alternativas

ID
3234334
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um aumento da taxa de juros doméstica, relativamente à taxa de juros no exterior, acarretaria, de imediato, a (o)

Alternativas
Comentários
  • Câmbio flutuante é o sistema cambial em que as operações de compra e venda de moedas funcionam sem controle sistemático do governo. O valor das moedas estrangeiras flutua de acordo com a oferta e a demanda no mercado. Uma moeda que usa uma taxa de câmbio flutuante é conhecida como moeda flutuante.

  • Um aumento da taxa basica de juros(SELIC) destimula o credito e o consumo interno, fazendo com que a inflação diminua, ou seja, os preços dos produtos tendem a diminuir pois havera menos comprados e consumidores ocassionando uma dimuição do consumo interno e valorizando a moeda local.

  • Gabarito: A

    Um aumento na taxa de juros tende a atrair MAIS investidores estrangeiros, aumentando o fluxo de moeda estrangeira para o país e consequentemente valorizando a moeda local.

  • Questão sobre taxas de juros doméstica e internacional dentro de macroeconomia.

    Vamos verificar as alternativas:

    A) CERTA. O diferencial maior das taxas de juros, doméstica e internacional, após o aumento, atrairá capitais estrangeiros em busca de maior rentabilidade. Com o influxo de moeda estrangeira para essa economia, se o regime de câmbio for flutuante, ocorrerá a valorização da moeda doméstica devido à maior abundância - e a consequente desvalorização -  da moeda estrangeira.

    B) ERRADA. Ao contrário, ocorrerá o AUMENTO das reservas internacionais tendo em vista o influxo de capitais estrangeiros atraídos pela taxa de juros maior.

    C) ERRADA. Se o câmbio é flutuante, o influxo de moeda estrangeira leva a valorização cambial que, por sua vez, estimula as importações (AUMENTA) e desestimula as exportações.

    D) ERRADA. Ocorreria expansão monetária doméstica se o regime cambial fosse fixo já que o Banco Central compraria o influxo de moeda estrangeira para manter o câmbio fixo e impedir a valorização. Com regime flutuante ocorrerá a valorização cambial.

    E) ERRADA C/ RESSALVA. Se o regime cambial é fixo, nominalmente não estimula nem desestimula as exportações. Porém, em termos reais com o câmbio fixo, há uma desvalorização real da moeda doméstica o que estimularia, sim, as exportações. O influxo de capitais deveria valorizar o câmbio, como está fixo, desvaloriza em termos reais.

    Tecnicamente a alternativa E também está correta, porém a alternativa A está muito mais visivelmente correta já que a questão não mencionou, em nenhum momento, que a análise deveria ser em termos reais ou nominais. Presume-se que a banca não requereu esse nível de profundidade e, adotando uma postura pragmática, deve-se fazer vista grossa.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3234337
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A relação entre a taxa de inflação e o crescimento do produto real de uma economia (PIB real) depende do horizonte de tempo considerado e das expectativas dos agentes econômicos.

Assim, um aumento

Alternativas
Comentários
  • Segundo a teoria monetarista das expectativas racionais, não há surpresa monetária porque a inflação esperada é sempre acertada pelo agentes. Então não há possibilidade de expandir o produto. Philips vertical. São os casos da A e B

    Segundo a teoria monetarista aceleracionista, a inflação é inercial, portanto, há surpresa monetária e um aumento no produto de curto prazo. No longo os custos são reajustados e volta-se ao inicial. Philips inclinado no cp

    letra D


ID
3234340
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um consumidor recebe a renda mensal de 100 unidades monetárias (u.m.) e decide gastá-la comprando 2 bens, X e Y. Gasta mensalmente 70 u.m. com X e 30 u.m. com Y. A partir de certo mês, sua renda aumenta em 10 u.m. , mas os preços de X e Y não se alteram. Em consequência, o consumidor aumenta em 7 u.m. seus gastos com X e, em 3 u.m. seus gastos com Y.

Essas informações indicam que a elasticidade renda da demanda do consumidor por X é igual a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Vamos supor que a equação de exaurimento da renda seja:

    100 = 7X + 3Y

    X = 10

    Y = 10

    110 = 7X + 3Y (a relação de consumo não mudou)

    X = 11

    Y = 11

    Erd = variação % da quantidade de X / variação % da renda

    Erd = ((10-11) / 10) / ((100 - 110) / 100)

    Erd = -0,1 / -0,1

    Erd = 1

    A proporção do consumo de X se manteve após o aumento da renda.

    Bons estudos!


ID
3234343
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um bem público pode ser imediatamente identificado pelas suas características de não rivalidade e não exclusividade.

Sendo assim, é classificado como bem público o(a)

Alternativas

ID
3234346
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A principal marca distintiva do modelo de crescimento econômico de Paul Romer, em relação ao de Robert Solow, é que no modelo de Romer

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Na década de 1980, a teoria do crescimento neoclássica, que aparentava ter ficado estagnada nas últimas duas décadas, ganha novo fôlego e é quando destacam-se os trabalhos de Romer (1986) e Lucas (1988). Ambas as peças abandonam a hipótese de progresso tecnológico exógeno em benefício de um progresso induzido.

    Para Solow: o progresso tecnológico é exógeno.

    Para Romer: o progresso tecnológico é endógeno ou induzido.

    Fonte: Solow versus os Modelos de Crescimento Endógeno. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/4838865/solow-versus-os-modelos-de-crescimento-endogeno/2>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • TEORIAS DE CRESCIMENTO ENDÓGENO

    • LUCAS (1988): progresso tecnológico endógeno. O crescimento depende de investimento em K humano, que teria efeito de transbordamento na economia, reduzindo os retornos decrescentes do capital
    • ROMER (1990): o progresso tecnológico é endógeno; acrescentou estudo dos mercados imperfeitos e destacou importância dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

    TEORIAS DE CRESCIMENTO EXÓGENO

    • SOLOW (neoclássico)
    • HARROD-DOMAR (keynesiano)

    TEORIAS DE PATH DEPENDENCE

    • D. North
    • Daron Acemoglu

ID
3234349
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre o início da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990, o Brasil foi acometido por um processo de alta inflação, que só foi contido com o Plano Real (1994).

Os principais formuladores desse plano de estabilização indicaram, como principal causa da aceleração da inflação no Brasil, a(o)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    diagnostico: Inflação Inercial

    abs

    boa sorte


ID
3234352
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em 1944, os delegados de 45 países não comunistas participaram de uma conferência em Bretton Woods, estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, com o propósito de reformar o sistema monetário internacional. O conjunto de medidas acordadas naquela oportunidade passou a ser conhecido como Sistema de Bretton Woods.
BAUMANN, R. e GONÇALVES, R. Economia internacional:
teoria e experiência brasileira. Rio de Janeiro: Editora Campus,
Como decorrência dos Acordos de Bretton Woods, o sistema monetário internacional, entre o início da década de 1950 e o final da década de 1960, teve como característica marcante a(o)2015, p.356.

Alternativas
Comentários
  • Em julho de 1944, o sistema financeiro internacional estava despedaçado. As maiores potências do mundo ainda estavam em guerra, mais preocupadas com avanços bélicos que econômicos. A Grande Depressão de 1929 resultou em diminuição drástica de produção, comércio e emprego e lançou toda a sorte de protecionismos: barreiras comerciais, controle de capitais, medidas de compensação cambial. A política que ficou conhecida como "beggar-thy-neighbor" (empobreça seu vizinho), disseminada nos anos 1930 e que primava pelo aumento de tarifas para reduzir déficits na balança de pagamento, era a cartilha dos governos.

    Foi nessa atmosfera que 730 delegados de 44 países, o Brasil entre eles, encontraram-se na cidade de Bretton Woods, estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, para a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas. O objetivo era urgente: reconstruir o capitalismo mundial, a partir de um sistema de regras que regulasse a política econômica internacional.

    O primeiro passo era garantir a estabilidade monetária das nações. O acordo de Bretton Woods definiu que cada país seria obrigado a manter a taxa de câmbio de sua moeda "congelada" ao dólar, com margem de manobra de cerca de 1%. A moeda norte-americana, por sua vez, estaria ligada ao valor do ouro em uma base fixa.


ID
3234355
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tendo em conta suas características vigentes, enquadra-se o Mercado Comum do Sul (Mercosul), atualmente, como um bloco econômico mais próximo a um(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    "O Mercosul é considerado uma “união aduaneira imperfeita”. Isso porque não existe uma zona de livre circulação de mercadorias plena entre os seus membros. Ainda que tenha havido reduções significativas das tarifas comerciais em muitos setores, muitos produtos uruguaios, paraguaios, argentinos e venezuelanos não estão livres de barreiras para ingressar no Brasil – e vice-versa. Da mesma forma, há uma extensa lista de exceções para a aplicação da Tarifa Externa Comum nas negociações com outros países. Essa “união aduaneira imperfeita” ocorre porque as economias dos países-membros são bastante assimétricas – o PIB do Brasil, por exemplo, é 75 vezes maior que o do Paraguai. Dessa forma, o Mercosul acaba estabelecendo algumas brechas, com mecanismos para não prejudicar as economias menos dinâmicas e os setores econômicos mais sensíveis à concorrência externa."

    Origens do Mercosul. Benigno Núnes Novo. Disponível em: <https://www.megajuridico.com/origens-do-mercosul/>


ID
3234358
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Nas estatísticas relacionadas ao comportamento do mercado de trabalho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga dados relativos aos percentuais da força de trabalho desocupada, subutilizada e desalentada, estimados, respectivamente, em 12%, 24,8% e 4,4% no trimestre móvel correspondente a abril-junho de 2019.

Identifica-se como percentual da força de trabalho desalentada a

Alternativas
Comentários
  • "Os desalentados são pessoas que gostariam de trabalhar e estariam disponíveis, porém não procuraram trabalho por acharem que não encontrariam".

    Fonte: IBGE

    Link: www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php


ID
3234361
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando-se a prática das relações comerciais entre o Brasil e o resto do mundo, desde a liberalização comercial, adotada em 1990, observa-se que a estratégia brasileira tem sido baseada no

Alternativas

ID
3234364
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No período 1956-1960, o governo brasileiro implementou uma ambiciosa estratégia de desenvolvimento e diversificação da estrutura produtiva, da qual resultaram expressivos investimentos nos setores de bens duráveis, bens de capital e infraestrutura básica.

Esse programa, responsável pela aceleração do processo de industrialização, no período, foi denominado

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Plano de metas , governo JK.

    Lema 50 anos em 5.

    Abs

    Boa sorte!


ID
3234367
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A flutuação cambial também nos ensinou uma importante lição. Uma vez liberalizados os fluxos de capitais no plano global, tem havido quase nenhuma diferença se as taxas de câmbio são fixas ou flutuantes. Já em 1978, James Tobin, um economista keynesiano da Universidade de Yale e futuro prêmio Nobel, apontou para o problema central. “O debate sobre o regime cambial mais apropriado negligencia um problema essencial: o problema fundamental é a excessiva mobilidade dos fluxos de capitais de curto prazo. As economias nacionais e os governos nacionais não são capazes de conter os enormes efeitos dos movimentos de capitais sobre as respectivas taxas de câmbio, sem comprometer os principais objetivos das políticas econômicas nacionais com respeito ao crescimento econômico, à criação de empregos e à estabilidade inflacionária”.
RODRIK, D. The Globalization paradox: democracy and the future of the world economy. New York:W.W. Norton & Company, 2011, p.107. Tradução livre e adaptada.
O trecho acima refere-se aos impactos da globalização econômica na esfera

Alternativas

ID
3234370
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Desde meados da década de 1990, a regra de Taylor tem sido a principal base teórica para a prática da política monetária na maior parte dos países capitalistas. Admita-se uma economia em que as expectativas de inflação estejam abaixo da meta de inflação anual e o hiato do produto seja muito negativo.

Supondo-se tudo o mais constante e seguindo-se estritamente a regra de Taylor, o comitê de política monetária do Banco Central desse país deverá

Alternativas
Comentários
  • O hiato do produto é a diferença entre o produto observado na economia (PIB) e o produto

    potencial (isto é, o que a economia poderia produzir se utilizasse toda sua capacidade). Nesse

    sentido, o hiato do produto muito negativo significa que a economia está produzindo bens

    e serviços muito abaixo de seu potencial. Para melhorar essa situação o Banco Central deve

    incentivar o crescimento econômico.

    Considerando que a inflação esteja abaixo da meta, há espaço para que o Banco Central reduza

    a taxa de juros nominal de curto prazo, que é a taxa sob a qual ele atua – no nosso caso é a

    SELIC, a fim de incentivar o crescimento econômico.

    Letra b.

    -Comentário do professor Douglas Xavier


ID
3234373
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Desde 1999, considerando-se a prática do sistema cambial em funcionamento no Brasil, identifica-se que se trata de um regime de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Flutuação suja no Brasil

    No Brasil, o BACEN sempre interveio para controlar a cotação do dólar, mantendo-a dentro de uma banda encoberta ou dentro de valores estipulados.

    Esta intervenção é uma flutuação suja, visto que o BACEN não permite que a cotação do dólar flutue livremente.

    Assim, pode-se dizer que atualmente, no Brasil:

    * O câmbio não é realmente puro, mas tem uma flutuação suja;

    * Não há fixação da banda cambial para conter a inflação e atingir a meta;

    * O câmbio se mostra instável, dificultando por vezes os investimentos externos no país.

    Disponível em: <https://www.sunoresearch.com.br/artigos/flutuacao-suja/>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3234376
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Há várias décadas, o Brasil tem sido marcado por acentuado processo de estagnação econômica, caracterizado por taxas de variação médias anuais da produtividade do trabalho muito pouco expressivas e lento aumento da renda real per capita.

A maior parte dos economistas brasileiros tem identificado como marco inicial desse longo processo de estagnação econômica os primeiros anos da década de

Alternativas

ID
3234379
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O último programa de política industrial adotado no Brasil, do qual resultou uma profunda transformação da estrutura produtiva da economia e um aumento considerável da participação das exportações de produtos manufaturados no total dos bens exportados brasileiros está relacionado ao(à)

Alternativas

ID
3234382
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à prática orçamentária governamental e à evolução da dívida bruta do setor público no Brasil, ao longo das duas últimas décadas,

Alternativas
Comentários
  • b) a despeito dos significativos superávits fiscais primários médios anuais registrados no período 2000-2008, não foi possível zerar o déficit fiscal nominal do setor público consolidado nesse mesmo período.

  • A

    a dívida bruta do setor público consolidado em relação ao PIB mostrou, no período 2003-2012, trajetória de crescimento insustentável, chegando a alcançar cerca de 80% no final do período.

    Errada:De 2003 até 2013, a dívida caiu.

    B

    a despeito dos significativos superávits fiscais primários médios anuais registrados no período 2000-2008, não foi possível zerar o déficit fiscal nominal do setor público consolidado nesse mesmo período.

    Certa

    C

    a mudança metodológica introduzida no final de 2016 fez com que o cálculo da dívida bruta do setor público consolidado passasse a excluir os ativos do governo central, como as reservas internacionais.

    Errado:

    Dívida Líquida do Setor Público (DLSP), que é o saldo líquido do endividamento do setor público não-financeiro e do BACEN frente ao sistema financeiro (público e privado), ao setor privado não-financeiro e ao resto do mundo.

    A DBGG abrange o total dos débitos de responsabilidade do governo federal, estaduais e municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro, ao BACEN e ao resto do mundo.

    A principal diferença entre a DLSP e a DBGG é que a DLSP deduz os ativos que o governo tem a receber (débitos menos créditos). Já a DBGG não deduz os ativos, pois o que interessa é o total dos débitos, por isso o “B” de Bruta.

    D

    o Brasil vem mantendo, desde os anos 2000, uma política fiscal baseada em expressivos superávits fiscais primários do setor público consolidado.

    Errada:De 2013 até recentemente, a dívida continua aumentando.

    E

    E

    as despesas com juros incidentes sobre a dívida bruta do setor público consolidado figuram como a rubrica que mais tem impedido a redução dos déficits fiscais primários, desde 2015.

    Errada: muitos aspectos que impedem a redução do déficit.Desde 2013, uma política fiscal desastrosa acompanhada de uma grave recessão fez com que a trajetória do nosso endividamento novamente se invertesse. Tal resultado foi piorado por uma política monetária contracionista(política monetária que visa reduzir a oferta de moeda e que causa aumento da taxa de juros. Com maior taxa de juros, mais o montante que o governo deve pagar de juros da dívida).

    Fonte:Profs. Jetro Coutinho e Paulo Ferreira


ID
3234385
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O texto a seguir analisa o agravamento da situação fiscal no Brasil em período recente.

Com o PIB e a arrecadação menores, o déficit primário aumentou de 17 bilhões de reais em 2014 para 111 bilhões em 2015, apesar do corte de despesas. A dívida líquida do setor público, por sua vez, passou de 32,6% do PIB em dezembro de 2014 para 35,6% em dezembro de 2015. Já a dívida bruta saltou de 56,3% para 65,5% do PIB. Uma decomposição dos fatores que levaram ao aumento de 9,3 pontos percentuais na dívida bruta em relação ao PIB mostra, no entanto, que o déficit primário sequer foi o principal responsável por essa elevação. Os componentes que mais destoaram dos anos anteriores foram o pagamento de juros, que aumentou sua contribuição, e o crescimento do PIB, que passou a colaborar menos para a redução da dívida-PIB.

CARVALHO, L. Valsa brasileira: do boom ao caos econômico. São Paulo: Editora Todavia, 2018, p.100-101.

De acordo com a autora, o agravamento da crise fiscal no Brasil entre 2014 e 2015 resultou do

Alternativas
Comentários
  • Tendo em mente que:

    1) Resultado Nominal = Resultado Primário + Juros Nominais

    ou

    Déficit Nominal = Déficit Primário + Juros Nominais

    2) O principal indicador de endividamento é a relação Estoque da Dívida/PIB

    3) O Déficit nominal corresponde à NFSP (necessidade de financiamento do setor público), aumentando o estoque da dívida.

    Vamos à análise do texto e das alternativas:

    "(...) Uma decomposição dos fatores que levaram ao aumento de 9,3 pontos percentuais na dívida bruta em relação ao PIB mostra, no entanto, que o déficit primário sequer foi o principal responsável por essa elevação. Os componentes que mais destoaram dos anos anteriores foram o pagamento de juros, que aumentou sua contribuição, e o (baixo) crescimento do PIB, que passou a colaborar menos para a redução da dívida-PIB."

    O texto atribui ao baixo crescimento do PIB no período e aumento do pagamento dos juros da dívida (o que se deve à alta taxa de juros da economia e ao alto montante do estoque de dívida).

    A) Ao contrário do afirmado, congelamento de despesas contribuiriam para a produção de superávits primários ou diminuição de déficits. Extrapola o texto.

    B) e C)

    A combinação de déficit primário + elevação dos juros nominais contribuem para o incremento de déficits nominais. Somado a isso a recessão econômica em curso (baixo crescimento do PIB) provocaram a crise fiscal.

    D) e E)

    Segundo a autora, ainda que os déficits primários tenham ocorrido no período, não foram a principal causa. O outro fator se deve ao baixo crescimento do PIB e, consequentemente, diminuição na arrecadação (receitas).

    Gabarito B


ID
3234388
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Desde 2017, a política fiscal brasileira vem sendo subordinada a uma nova regra, introduzida pela Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, conhecida como “Teto de Gastos”.

A principal característica dessa regra é que

Alternativas
Comentários
  • A

    Errada:

    Saúde e educação também terão tratamento diferenciado. Esses dois pontos vêm gerando embates entre governistas e oposição desde que a PEC foi anunciada pelo presidente Michel Temer. Para 2017, a saúde terá 15% da Receita Corrente Líquida, que é o somatório arrecadado pelo governo, deduzido das transferências obrigatórias previstas na Constituição.

    A educação, por sua vez, ficará com 18% da arrecadação de impostos. A partir de 2018, as duas áreas passarão a seguir o critério da inflação (IPCA).

    Fonte: Agência Senado

    B

    Errada:

    A base governista considera a medida fundamental para garantir o reequilíbrio das contas do país, visto que os gastos públicos vêm crescendo continuamente, em termos reais muito acima do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, consideram que o novo regime fiscal previsto pela proposta permitirá a redução da taxa de juros e um ambiente propício à retomada do crescimento econômico.

    Fonte: Agência Senado

    C

    Errada:

    Algumas despesas não vão ficar sujeitas ao teto. É o caso das transferências de recursos da União para estados e municípios. Também escapam gastos para realização de eleições e verbas para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Profissionais da Educação Básica (Fundeb).

    Fonte: Agência Senado

    D

    Certa:

    O Congresso Nacional promulgou, nesta quinta-feira (15), a , que limita por 20 anos os gastos públicos. A foi aprovada pelos senadores na última terça-feira (13). Também foi promulgada, em sessão presidida pelo senador Renan Calheiros, a , que institui um novo regime de pagamento de precatórios ().

    A partir do décimo ano, o presidente da República poderá rever o critério uma vez a cada mandato presidencial, enviando um projeto de lei complementar ao Congresso Nacional.

    Fonte: Agência Senado

    E

    Errada:

    De acordo com o texto, o teto para 2017, primeiro ano de vigência da PEC, será definido com base na despesa primária paga em 2016 (incluídos os restos a pagar), com a correção de 7,2%, a inflação prevista para este ano.

    A partir de 2018, os gastos federais só poderão aumentar de acordo com a inflação acumulada conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

    Fonte: Agência Senado

    fonte:https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/12/15/promulgada-emenda-constitucional-do-teto-de-gastos

  • Questão que versa sobre o novo regime fiscal brasileiro, o famigerado "Teto de Gastos", tema de economia brasileira contemporânea.

    Vamos verificar as alternativas:

    A) Errada. O discurso do governo, em defesa do novo regime fiscal, argumenta que o "Teto de Gastos" não impede o aumento dos gastos públicos em educação, saúde e transferências sociais por si só. Pode haver aumento nessas áreas desde que haja redução em outras segundo o governo.

    B) Errada. De forma alguma, a nova regra fiscal constrange a expansão das despesas primárias totais do setor público, não havendo exceção para fases de recessão econômica.

    C) Errada. Como dito no item anterior, o novo regime fiscal não comporta exceções para expansão das despesas primárias. Qualquer excesso de arrecadação será destinado aos bancos e não aos serviços públicos ou a população.

    D) Certa. Exatamente, o "Teto de Gastos" é uma política fiscal ultraortodoxa e draconiana que nunca havia sido colocada em prática em outro país do globo até então. O ajuste das despesas primárias só ocorrerá com base na inflação (ajuste nominal) e, portanto, não haverá aumento em termos reais.

    E) Errada. Como vimos no item anterior, o congelamento das despesas primárias totais será em termos reais. Poderá haver, sim, reajuste em termos correntes (reajuste nominal ou reajuste pela inflação).


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3234391
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo o Relatório da Desigualdade Global, da Escola de Economia de Paris, o Brasil é hoje o país democrático que mais concentra renda no 1% do topo da pirâmide. Só o Qatar, emirado árabe absolutista de 2,6 milhões de habitantes e governado pela mesma dinastia desde meados do século 19, supera, por pouco, o Brasil. [...] Segundo Marc Morgan, que analisa dados do Brasil no relatório, enquanto os mais ricos no país expandiram a renda no período favorável de 2001 a 2015, e os 50% mais pobres também tiveram ganhos, a classe média (os 40% “do meio”) perdeu participação nos rendimentos totais, de 33,1% para 30,6%.
CANZIAN, Fernando; MENA, Fernanda. Super-ricos no Brasil lideram concentração de renda global. Folha de São Paulo,
19 ago. 2019, Disponível em: <https://temas.folha.uol.com.br/desigualdade-global/brasil/super-ricos-no-brasil-lideram-concentracao-de-renda-global.shtml>. Acesso em: 28 ago. 2019. Adaptado.
Com respeito à distribuição de renda brasileira no período recente, o texto sugere que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    (...) enquanto os mais ricos no país expandiram a renda no período favorável de 2001 a 2015, e os 50% mais pobres também tiveram ganhos, a classe média (os 40% “do meio”) perdeu participação nos rendimentos totais, de 33,1% para 30,6%.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3234394
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre 1967 e 1973, embora a economia brasileira tenha passado por um processo de crescimento econômico acelerado, houve forte aumento da concentração de renda no país, razão pela qual o período passou a ser denominado “milagre” econômico.

Ao longo desse processo,

Alternativas

ID
3234397
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No texto a seguir, escrito no final de agosto de 2019, os autores sugerem medidas de política econômica para promover a retomada sustentável do crescimento econômico brasileiro:

A decisão de reduzir a Selic a 6%, indicando possíveis reduções adicionais, é excelente. Mas não podemos esquecer que o excesso de juros pagos ao longo dos últimos anos comprometeu as finanças públicas e inibiu por completo os investimentos públicos. Certamente, a trajetória de crescimento teria sido diferente. É importante agora que a redução de juros seja acompanhada por políticas fiscais expansionistas que permitam estimular nossa economia.

LUQUE, C.; SIBER, S.; ZAGHA, R. Inflação brasileira. Valor Econômico, São Paulo, 27 ago 2019, p. A10. Adaptado

Considerando-se que a economia brasileira contava com elevado nível de capacidade ociosa, altas taxas de desemprego, e tendo-se em vista as recomendações de política econômica propostas pelos autores do texto, deduz-se que o principal fator que impede a retomada do crescimento econômico no Brasil, a partir de 2019, é a

Alternativas

ID
3234400
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A primeira metade da década de 1980 constitui o marco inicial da chamada crise da dívida externa, fenômeno crítico com impactos adversos sobre a economia brasileira que se estenderam até o início da década seguinte. Particularmente, na etapa inicial dessa crise, entre 1981 e 1983, a economia do país passou por um severo processo de ajuste dos elevados déficits do balanço de pagamentos em conta-corrente.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - O impacto positivo decorrente das expressivas desvalorizações cambiais, ocorridas entre 1979 e 1983, sobre a balança comercial brasileira, é um dos fatores responsáveis pelo ajuste do balanço de pagamentos brasileiro.

II - Um fator responsável pela correção do balanço de pagamentos em conta-corrente é o efeito decorrente do II PND sobre a ampliação das exportações de manufaturados do país, tanto em termos de valor como de participação na pauta total de produtos exportados.

III - É notável o incremento das exportações de serviços no total exportado, com destaque para os serviços de automação bancária, assistência técnica e turismo, como um fator de correção dos elevados déficits do balanço de pagamento em conta-corrente.

Está correto o que se afirma em

Alternativas