SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior – Programas Educacionais em Saúde


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1328887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considerando que, desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e de sua regulamentação por meio das leis nº. 8.080/1990 e nº. 8.142/1990, o Ministério da Saúde tem-se utilizado das normas operacionais para ordenar o funcionamento do SUS, julgue o item seguinte com base nas políticas e no sistema de saúde.
As Normas Operacionais Básicas 01/1993 e 01/1996 foram importantes no sentido de ampliar as responsabilidades dos municípios em relação aos Sistemas Locais de Saúde e de regionalizar o processo, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Norma Operacional Básica tem por finalidade primordial promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes (Artigo 30, incisos V e VII, e Artigo 32, Parágrafo 1º, da Constituição Federal), com a conseqüente redefinição das responsabilidades dos Estados, do Distrito Federal e da União, avançando na consolidação dos princípios do SUS. (...) Busca-se, dessa forma, a plena responsabilidade do poder público municipal. Assim, esse poder se responsabiliza, como também pode ser responsabilizado, ainda que não isoladamente.

    Norma Operacional da Assistência à Saúde - NOAS/SUS 01/2001 amplia as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica; define o processo de regionalização da assistência; cria mecanismos para o fortalecimento da capacidade de gestão do Sistema Único de Saúde e procede à atualização dos critérios de habilitação de estados e municípios.

  • Resposta errada

    PORTARIA Nº 545, DE 20 DE MAIO DE 1993

    Estabelece normas e procedimentos reguladores do processo de descentralização da gestão das ações e serviços de saúde, através da Norma Operacional Básica - SUS 01/93.

     

    Normas Operacionais Básicas  01/1996 

    A presente Norma Operacional Básica tem por finalidade primordial promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes (Artigo 30, incisos V e VII, e Artigo 32, Parágrafo 1º, da Constituição Federal), com a conseqüente redefinição das responsabilidades dos Estados, do Distrito Federal e da União, avançando na consolidação dos princípios do SUS.

     

    PORTARIA Nº 95, DE 26 DE JANEIRO DE 2001

    Art. 1º Aprovar, na forma do Anexo desta Portaria, a Norma Operacional da Assistência à Saúde – NOAS-SUS 01/2001 que amplia as responsabilidades dos municípios na Atenção Básica; define o processo de regionalização da assistência; cria mecanismos para o fortalecimento da capacidade de gestão do Sistema Único de Saúde e procede à atualização dos critérios de habilitação de estados e municípios.

  • 93 descentralização

    96 municipalização

    2001 ampliação responsabilidade municipal

  • NOBS - MUNICIPALIZAÇÃO

    NOAS - REGIONALIZAÇÃO


ID
1328890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considerando que, desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e de sua regulamentação por meio das leis nº. 8.080/1990 e nº. 8.142/1990, o Ministério da Saúde tem-se utilizado das normas operacionais para ordenar o funcionamento do SUS, julgue o item seguinte com base nas políticas e no sistema de saúde.
A Norma Operacional Básica 01/1993 estabeleceu o repasse regular e automático fundo a fundo do Ministério da Saúde para os municípios, tendo assumido o piso histórico como parâmetro de referência para o cálculo do valor do repasse.

Alternativas
Comentários
  • Fundo Nacional de Saúde e não do MinSaude

  • Transferência Regular e Automática Fundo a Fundo

    Consiste na transferência de valores diretamente do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Estaduais e Municipais, independente de convênio ou instrumento congênere, segundo as condições de gestão estabelecidas nesta NOB. Esses recursos podem corresponder a uma ou mais de uma das situações descritas a seguir.

  • PISO HISTÓRICO?

  • O valor era repassado de acordo com a habilitação do Município
  • Acho que o erro ta nesse piso histórico como parâmetro. Acho que nem existe isso.

  • A NOB 96: Foi uma Norma mais Descentralizadora e Municipalizadora.


ID
1328893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considerando que, desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e de sua regulamentação por meio das leis nº. 8.080/1990 e nº. 8.142/1990, o Ministério da Saúde tem-se utilizado das normas operacionais para ordenar o funcionamento do SUS, julgue o item seguinte com base nas políticas e no sistema de saúde.
A Norma Operacional Básica 01/1996 estabeleceu três modalidades de gestão para os municípios: a plena da atenção básica, a semi-plena do sistema municipal e a plena do sistema municipal.

Alternativas
Comentários
  • Com a NOB 01/96 as modalidades de gestão de estados e municípios foram reduzidas a duas:gestão plena da atenção básica e gestão plena do sistema, para os municípios; e gestão avançada do sistema e gestão plena do sistema, para os estados. Além, obviamente da situação de "não-habilitado", já existente e aplicável àquelas unidades da federação que não cumprirem os requisitos mínimos de habilitação

  • Entre as principais características observadas na NOB/SUS 01/96 temos:

    Define as responsabilidades, prerrogativas e requisitos das Condições de Gestão Plena da Atenção Básica e Plena de Sistema Municipal de Saúde para os municípios, e Avançada do Sistema Estadual e Plena de Sistema Estadual para os Estados.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/para_entender_gestao.pdf

  • NOB 96

    Municipio: gestão plena da atenção basica e gestão plena do sistema

    Estados: Gestão avancada do sistema e gestão plena do sistema

  • ERRADA..

    A GESTÃO SEMIPLENA É NOB/93

    A NOB/96 criou novas condições de gestão para os Municípios e para os Estados, onde os municípios poderiam optar pela "Gestão Plena da Atenção Básica" ou "Gestão Plena do Sistema Municipal".

    Município:

    •  Gestão plena da atenção básica (serviços ambulatoriais
    • Gestão plena do sistema (ambulatoriais e hospitalares)

    Estados:

    • Gestão avançada do sistema (Mínimo de 60% dos municípios do estado habilitados em alguma condição de gestão.)
    • Gestão plena do sistema (Mínimo de 80% dos municípios do estado habilitados em alguma condição de gestão.)

    Fonte;estratégia


ID
1328896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Considerando que, desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e de sua regulamentação por meio das leis nº. 8.080/1990 e nº. 8.142/1990, o Ministério da Saúde tem-se utilizado das normas operacionais para ordenar o funcionamento do SUS, julgue o item seguinte com base nas políticas e no sistema de saúde.
A Emenda Constitucional 29 determinou a base de cálculo e os percentuais mínimos de recursos orçamentários da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios a serem aplicados à saúde.

Alternativas
Comentários
  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.

    § 1º. O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos do orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. (Parágrafo único renumerado para § 1º pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)

    § 2º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde recursos mínimos derivados da aplicação de percentuais calculados sobre: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)


ID
1328899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em 2006 ratificou a institucionalização da promoção da saúde no SUS. Tal processo revelou, ainda, a importância da análise de situação para a eleição de prioridades e focalização das ações de saúde.


D.C. Malta et al. A política nacional de promoção da saúde e a agenda de atividade física no contexto do SUS. Epidemiologia e serviços de saúde, Brasília, 18(1): p. 79-86, 2009.


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito das políticas e sistema de saúde.

A PNPS constitui um instrumento de fortalecimento e implantação de ações transversais, integradas e intersetoriais que buscam enfrentar questões sociais complexas, compondo redes de compromisso e corresponsabilidade.

Alternativas

ID
1328902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em 2006 ratificou a institucionalização da promoção da saúde no SUS. Tal processo revelou, ainda, a importância da análise de situação para a eleição de prioridades e focalização das ações de saúde.


D.C. Malta et al. A política nacional de promoção da saúde e a agenda de atividade física no contexto do SUS. Epidemiologia e serviços de saúde, Brasília, 18(1): p. 79-86, 2009.


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito das políticas e sistema de saúde.

No âmbito da CIT, o processo decisório se dá por maioria simples dos votos após longos debates, visando estimular a negociação entre os três níveis de governo.

Alternativas
Comentários
  • Nesse espaço, as decisões são tomadas por consenso e não por votação. A CIT está vinculada à direção nacional do SUS.


ID
1328905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em 2006 ratificou a institucionalização da promoção da saúde no SUS. Tal processo revelou, ainda, a importância da análise de situação para a eleição de prioridades e focalização das ações de saúde.


D.C. Malta et al. A política nacional de promoção da saúde e a agenda de atividade física no contexto do SUS. Epidemiologia e serviços de saúde, Brasília, 18(1): p. 79-86, 2009.


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito das políticas e sistema de saúde.

De etiologia multifatorial e resultado inevitável de uma sociedade moderna, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) podem ser prevenidas a um custo bem maior do que o das intervenções curativo-assistenciais.

Alternativas

ID
1328908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em 2006 ratificou a institucionalização da promoção da saúde no SUS. Tal processo revelou, ainda, a importância da análise de situação para a eleição de prioridades e focalização das ações de saúde.


D.C. Malta et al. A política nacional de promoção da saúde e a agenda de atividade física no contexto do SUS. Epidemiologia e serviços de saúde, Brasília, 18(1): p. 79-86, 2009.


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito das políticas e sistema de saúde.

No Brasil, DCNTs são responsáveis pela maior parte dos óbitos e das despesas com assistência hospitalar no SUS, totalizando cerca de dois terços dos gastos com atenção à saúde.

Alternativas
Comentários
  • As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Atualmente, elas são consideradas um sério problema de saúde pública, e já eram responsáveis por 63% das mortes no mundo, em 2008, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde.

    Seguindo essa tendência mundial, no Brasil, em 2013, as DCNT foram a causa de aproximadamente 72,6% das mortes (SIM 2015).

    Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/doencas-cronicas-nao-transmissiveis


ID
1328911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) em 2006 ratificou a institucionalização da promoção da saúde no SUS. Tal processo revelou, ainda, a importância da análise de situação para a eleição de prioridades e focalização das ações de saúde.


D.C. Malta et al. A política nacional de promoção da saúde e a agenda de atividade física no contexto do SUS. Epidemiologia e serviços de saúde, Brasília, 18(1): p. 79-86, 2009.


Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito das políticas e sistema de saúde.

O compartilhamento de fatores de risco não justifica a adoção de estratégias integradas de prevenção e controle das DCNTs, decorrentes dos principais fatores modificáveis: tabagismo, inatividade física e alimentação inadequada.

Alternativas

ID
1328914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Saúde 2006 estabelece a condução de processo permanente de planejamento participativo e integrado, de base local e ascendente, orientado por problemas e necessidades em saúde como responsabilidade comum aos entes federados. Com relação aos instrumentos de gestão do SUS, julgue o item que se segue.
O Pacto de Gestão, uma das dimensões do Pacto pela Saúde 2006, define o plano de saúde, a programação anual de saúde e o relatório mensal de gestão como seus principais instrumentos de planejamento e gestão.

Alternativas
Comentários
  • Os principais instrumentos de planejamento da Região são:

    Plano Diretor de Regionalização - PDR

    Plano Diretor de Investimento - PDI

    Programação pactuada e integrada - PPI

  • Edirle, acho que não é por ai a correção, o que está errado ali é relatório "mensal", segue a lei:

    – RESPONSABILIDADES NO PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO

    – MUNICÍPIOS

    Todo município deve:

    formular, gerenciar, implementar e avaliar o processo permanente de planejamento participativo e integrado, de base

    local e ascendente, orientado por problemas e necessidades em saúde, com a constituição de ações para a promoção, a

    proteção, a recuperação e a reabilitação em saúde, construindo nesse processo o plano de saúde e submetendo-o à

    aprovação do Conselho de Saúde correspondente;formular, no plano municipal de saúde, a política municipal de atenção em saúde, incluindo ações intersetoriais voltadas para a promoção da saúde; elaborar relatório de gestão anual, a ser apresentado e submetido à aprovação do Conselho de Saúde correspondente;...


    – ESTADOS

    Formular, gerenciar, implementar e avaliar o processo permanente de planejamento participativo e integrado, de

    base local e ascendente, orientado por problemas e necessidades em saúde, com a constituição de ações para a promoção,

    a proteção, a recuperação e a reabilitação em saúde, construindo nesse processo o plano estadual de saúde, submetendo-o

    à aprovação do Conselho Estadual de Saúde;

    Formular, no plano estadual de saúde, e pactuar no âmbito da Comissão Intergestores Bipartite - CIB, a política

    estadual de atenção em saúde, incluindo ações intersetoriais voltadas para a promoção da saúde;

    Elaborar relatório de gestão anual, a ser apresentado e submetido à aprovação do Conselho Estadual de Saúde;



  • define o plano de saúde- ERRADO

    O PACTO DE GESTÃO -  Define as responsabilidades de cada ente federado no processo de regionalização.

  • O pacto de gestão tem como principal funcionalidade a busca de maior autonomia aos Estados e aos municípios no que tange aos processos normativos do SUS, definindo responsabilidade sanitária de cada esfera de governo, tornando mais claras as atribuições de cada um, contribuindo assim, para o fortalecimento da gestão compartilhada do SUS.


ID
1328917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Saúde 2006 estabelece a condução de processo permanente de planejamento participativo e integrado, de base local e ascendente, orientado por problemas e necessidades em saúde como responsabilidade comum aos entes federados. Com relação aos instrumentos de gestão do SUS, julgue o item que se segue.
No que se refere ao planejamento, o Pacto de Gestão estabelece cinco itens a serem pactuados, entre os quais a institucionalização e o fortalecimento do PlanejaSUS como instrumento estratégico de gestão do SUS e a cooperação entre as três esferas de gestão.

Alternativas
Comentários
  • o PlanejaSUS nem achei na portaria 399, alguém sabe informar sobre esta questão?

  • Fiquei na dúvida quanto a esse instrumento de gestao tbm...

  • Integração dos instrumentos de planejamento, tanto no contexto de cada esfera de gestão, quanto do SUS como um todo; Institucionalização  e  fortalecimento  do  Sistema  de  Planejamento  do  SUS,  com  adoção  do  processo planejamento, neste incluído o monitoramento e a avaliação, como instrumento estratégico de gestão do SUS; Revisão e adoção de um elenco de instrumentos de planejamento – tais como planos, relatórios, programações – a serem adotados pelas três esferas de gestão, com adequação dos instrumentos legais do SUS no tocante a este processo e instrumentos dele resultantes; Cooperação entre as três esferas de gestão para o fortalecimento e a eqüidade no processo de planejamento no SUS. 


  • Não encontrei a resposta na própria portaria <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0399_22_02_2006.html>

    Mas sim, no PlanejaSUS <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/planejaSUS_livro_1a6.pdf>

    "O Sistema de Planejamento do SUS é objeto do item 4 do anexo da Portaria Nº 399/2006, estando nele contidos o seu conceito, princípios e objetivos principais, na conformidade do presente documento. Destaque, também, que o Pacto estabelece cinco pontos prioritários de pactuação para o planejamento, que são:

    i) a adoção das necessidades de saúde da população como critério para o processo de planejamento no âmbito do SUS;

    ii) a integração dos instrumentos de planejamento, tanto no contexto de cada esfera de gestão, quanto do SUS como um todo;

    iii) a institucionalização e o fortalecimento do PlanejaSUS, com adoção do processo de planejamento, neste incluído o monitoramento e a avaliação, como instrumento estratégico de gestão do SUS;

    iv) a revisão e a adoção de um elenco de instrumentos de planejamento – tais como planos, relatórios e programações – a serem adotados pelas três esferas de gestão, com adequação dos instrumentos legais do SUS no tocante a este processo e instrumentos dele resultantes; e 

    v) a cooperação entre as três esferas de gestão para o fortalecimento e a equidade do processo de planejamento no SUS. (BRASIL, 2006a)"


ID
1328920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Saúde 2006 estabelece a condução de processo permanente de planejamento participativo e integrado, de base local e ascendente, orientado por problemas e necessidades em saúde como responsabilidade comum aos entes federados. Com relação aos instrumentos de gestão do SUS, julgue o item que se segue.
A avaliação de programas ou propostas de ação merece destaque, haja vista o seu potencial de influência sobre os tomadores de decisão, tanto na escolha das melhores alternativas, como na alocação de recursos humanos e financeiros.

Alternativas

ID
1328923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Saúde 2006 estabelece a condução de processo permanente de planejamento participativo e integrado, de base local e ascendente, orientado por problemas e necessidades em saúde como responsabilidade comum aos entes federados. Com relação aos instrumentos de gestão do SUS, julgue o item que se segue.
A programação anual de saúde deve conter a definição das ações e metas anuais relativas a cada uma das ações definidas e a identificação dos indicadores que serão utilizados para o monitoramento da programação.

Alternativas

ID
1328926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Saúde 2006 estabelece a condução de processo permanente de planejamento participativo e integrado, de base local e ascendente, orientado por problemas e necessidades em saúde como responsabilidade comum aos entes federados. Com relação aos instrumentos de gestão do SUS, julgue o item que se segue.
A formulação de instrumentos básicos para o processo de planejamento se configura como um dos objetivos específicos do PlanejaSUS, o que obriga o gestor a elaborar relatório mensal das atividades realizadas para ser encaminhado ao Ministério da Saúde.

Alternativas
Comentários
  • relatório anual
  • Um dos instrumento de Planejamento do SUS: Relatório Anual de Gestão. Como o próprio nome nos sugere, ele é realizado anualmente, e não mensalmente como a questão afirma.


ID
1328929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Pacto pela Saúde 2006 estabelece a condução de processo permanente de planejamento participativo e integrado, de base local e ascendente, orientado por problemas e necessidades em saúde como responsabilidade comum aos entes federados. Com relação aos instrumentos de gestão do SUS, julgue o item que se segue.
Em função de sua complexidade organizacional, há ampla bibliografia disponível indicando a necessidade de modelo de gestão que assegure ao hospital razoável grau de autonomia gerencial.

Alternativas

ID
1328932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica define, para o país, abrangente controle do câncer, e considera vários componentes, desde as ações voltadas à prevenção até a assistência de alta complexidade, integradas em redes de atenção oncológica, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer.

Brasil. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2009 (com adaptações).

Considerando a organização das ações de atenção oncológica em âmbito nacional, julgue o item subsequente.

A partir de 2009, o INCA passou a ter competência para desenvolver ações nacionais de controle do câncer, tornando-se referência nacional para a prestação de serviços oncológicos no âmbito do SUS.

Alternativas
Comentários
  • INCA - Instituto Nacional do Câncer

     

  • Década de 80

    Projeção como centro nacional de referência - Os primeiros anos da década de 80 marcariam o início de um período de crescimento e recuperação do INCA, como órgão fundamental para a política de controle do câncer no Brasil. Em 1980, o INCA passa a receber recursos financeiros através da CNCC, como resultado do processo de co-gestão entre o Ministério da Saúde e o da Previdência e Assistência Social, o que permitiu, em apenas dois anos, duplicar a prestação de serviços médicos pelo INCA. Passaram a ser inúmeras as reformas e programas executados, bem como os convênios técnico-científicos firmados, que projetariam ainda mais o INCA como um centro médico-hospitalar especializado, de ensino e de pesquisa.A partir de 1982, o INCA e a CNCC buscam reorientar as ações de controle do câncer, por meio de um Sistema Integrado de Controle do Câncer - SICC, cuja estrutura técnico-administrativa passaria a ser o Pro-Onco. Em 1983, esta proposta é consolidada, transferindo-se para o INCA/CNCC as atividades até então exercidas pela Divisão Nacional de Doenças Crônico-Degenerativas - DNDCD (à qual também se incorporara a Divisão Nacional de Câncer), da Secretaria Especial de Programas de Saúde - SNEPS, do Ministério da Saúde.Desde então, dá-se uma ação contínua, de âmbito nacional, abrangendo, em forma de programas, múltiplos aspectos do controle do câncer: informação (registros de câncer), combate ao tabagismo, prevenção de cânceres prevalentes, educação em cancerologia nos cursos de graduação em Ciências da Saúde e divulgação técnico-científica, que se estende por toda a década de 80 e que se mantém até os dias de hoje.Do ponto de vista da assistência médico-hospitalar, o INCA passaria a contar com o seu Centro de Transplante de Medula Óssea, e o Pro-Onco, em parceria com o Hospital de Oncologia, criaria o Serviço de Suporte Terapêutico Oncológico, ambos setores também de alta expressividade estrutural e técnico-científica para o INCA, na atualidade.

    http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/sobreinca/site/historia


ID
1328935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica define, para o país, abrangente controle do câncer, e considera vários componentes, desde as ações voltadas à prevenção até a assistência de alta complexidade, integradas em redes de atenção oncológica, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer.

Brasil. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2009 (com adaptações).

Considerando a organização das ações de atenção oncológica em âmbito nacional, julgue o item subsequente.

No Brasil, desde 1988, o Ministério da Saúde propõe a realização do exame de Papanicolaou a cada três anos, após dois controles anuais consecutivos negativos para mulheres com até 59 anos de idade.

Alternativas
Comentários
  • O correto é de 25 a 64 anos.

    Os dois primeiros exames anuais, se negativos, a periodicidade é a cada três anos.

  • EXAME CITOPATOLOGICO

    > 25 ANOS, MULHERES COM ATIVIDADE SEXUAL ATE OS 64 ANOS - INTERROMPIDOS , DEPOIS DE 64 ANOS , >2 NEGATIVOS CONSECUTIVOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

    DEPOIS DE 2 EXAMES NEGATIVOS COM INTERVALO ANUAL - INTERVALOS ENTRE OS EXAMES É DE 3 ANOS .

    > 64 ANOS, NUNCA REALIZARAM O EXAME - REALIZAR 2 EXAMES COM INTERVALO DE 1 A 3 ANOS - SE AMBOS FOREM NEGATIVOS, SÃO DISPENSADAS.

    Fonte: Manual de Enfermagem Rômulo Passos.

  • nao esta compensando pagar esta plataforma, pois as questões não tem comentários dos professores


ID
1328938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica define, para o país, abrangente controle do câncer, e considera vários componentes, desde as ações voltadas à prevenção até a assistência de alta complexidade, integradas em redes de atenção oncológica, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer.

Brasil. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2009 (com adaptações).

Considerando a organização das ações de atenção oncológica em âmbito nacional, julgue o item subsequente.

Apesar da ampliação da cobertura do exame de Papanicolaou no Brasil, não tem havido redução das taxas de incidência e de mortalidade do câncer de colo de útero, tendo, na verdade, a taxa de mortalidade aumentados nas últimas décadas.

Alternativas

ID
1328941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica define, para o país, abrangente controle do câncer, e considera vários componentes, desde as ações voltadas à prevenção até a assistência de alta complexidade, integradas em redes de atenção oncológica, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer.

Brasil. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2009 (com adaptações).

Considerando a organização das ações de atenção oncológica em âmbito nacional, julgue o item subsequente.

Em todas as cinco regiões geográficas do Brasil, há centros de alta complexidade em oncologia no SUS, chamados de CACON, destinados ao atendimento gratuito em quimioterapia e(ou) radioterapia para os portadores de câncer.

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer () descreve a necessidade de se garantir o cuidado integral ao usuário na Rede de Atenção à Saúde de forma regionalizada e descentralizada e estabelece que o tratamento do câncer será realizado em estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) ou como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). Os estabelecimentos de saúde habilitados como Unacon ou Cacon devem oferecer assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico, estadiamento e tratamento. Esses estabelecimentos deverão observar as exigências apresentadas na  para garantir a qualidade dos serviços de assistência oncológica e a segurança do paciente.

    Rede ampliada

    Existem atualmente 288 unidades e centros de assistência habilitados no tratamento do câncer. Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame até cirurgias mais complexas.

    Cabe às secretarias estaduais e municipais de Saúde organizar o atendimento dos pacientes na rede assistencial, definindo para que hospitais os pacientes, que precisam entrar no sistema público de saúde por meio da Rede de Atenção Básica, deverão ser encaminhados.

  • As Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia podem prestar atendimento nos serviços abaixo descritos:

    I - Serviço de Cirurgia Oncológica;

    II - Serviço de Oncologia Clínica;

    III - Serviço de Radioterapia;

    IV - Serviço de Hematologia;

    V - Serviço de Oncologia Pediátrica.


ID
1328944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica define, para o país, abrangente controle do câncer, e considera vários componentes, desde as ações voltadas à prevenção até a assistência de alta complexidade, integradas em redes de atenção oncológica, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer.

Brasil. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2009 (com adaptações).

Considerando a organização das ações de atenção oncológica em âmbito nacional, julgue o item subsequente.

O risco atribuível ao tabagismo como agente etiológico do câncer de pulmão, traqueias e brônquios é bastante alto, o que o torna potencialmente suscetível a medidas de prevenção secundária e terciária em saúde pública.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Considerando a promoção da saúde e os níveis de prevenção segundo Leavell & Clark (1965), risco atribuível ao tabaco, o torna susceptível à promoção em nível de prevenção primária. A prevenção primária corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes.

    https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade02/unidade02.pdf


ID
1328947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O conceito de educação em saúde está ancorado no conceito de promoção da saúde, que, por sua vez, está embasada em um conceito de saúde considerado como um estado positivo e dinâmico de busca de bem-estar, que integra os aspectos físicos e mentais (ausência de doença), ambientais, pessoais e sociais.

M.F.A.S. Machado et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. In: Ciências Saúde Coletiva, 2007, v.12, nº 2, p. 335-42.

No que se refere à educação em saúde no contexto do SUS, julgue o item a seguir.

De acordo com a Constituição Federal, a assistência à saúde prestada pelo SUS deve abranger tanto as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, a exemplo da educação em saúde, quanto, e prioritariamente, as assistenciais ou curativas.

Alternativas
Comentários
  • Prioritariamente vem as ações preventivas, sem prejuízos das assistenciais (art. 198, CF/88)

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:


    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; 

    II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    III - participação da comunidade.



ID
1328950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O conceito de educação em saúde está ancorado no conceito de promoção da saúde, que, por sua vez, está embasada em um conceito de saúde considerado como um estado positivo e dinâmico de busca de bem-estar, que integra os aspectos físicos e mentais (ausência de doença), ambientais, pessoais e sociais.

M.F.A.S. Machado et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. In: Ciências Saúde Coletiva, 2007, v.12, nº 2, p. 335-42.

No que se refere à educação em saúde no contexto do SUS, julgue o item a seguir.

As primeiras práticas sistemáticas de educação em saúde no início do século XX visavam principalmente as classes menos favorecidas e caracterizavam-se pelo autoritarismo, com imposição de normas e de medidas de saneamento e urbanização.

Alternativas
Comentários
  • Não era somente os trabalhadores formais? Achei que fosse errado a resposta.
  • Exemplo: campanha de Osvaldo Cruz contra a varíola imposta à população resultou no episódio conhecido como "a Revolta da Vacina (1904)"

  • Arthur Castro, a questão trata de um período anterior, ainda da época campanhista/ sanitarista onde se destacou o nome de Oswaldo Cruz. Creio que vc deva estar se referindo ao período onde o sistema de saúde era o INPS/INAMPS :)

  • Politicas higienistas.


ID
1328953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O conceito de educação em saúde está ancorado no conceito de promoção da saúde, que, por sua vez, está embasada em um conceito de saúde considerado como um estado positivo e dinâmico de busca de bem-estar, que integra os aspectos físicos e mentais (ausência de doença), ambientais, pessoais e sociais.

M.F.A.S. Machado et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. In: Ciências Saúde Coletiva, 2007, v.12, nº 2, p. 335-42.

No que se refere à educação em saúde no contexto do SUS, julgue o item a seguir.

O modelo tradicional, historicamente hegemônico, de educação em saúde no Brasil focaliza a doença e a intervenção curativa e, fundamentado no referencial biologicista do processo saúde- doença, preconiza a mudança de atitudes e comportamentos individuais.

Alternativas

ID
1328956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O conceito de educação em saúde está ancorado no conceito de promoção da saúde, que, por sua vez, está embasada em um conceito de saúde considerado como um estado positivo e dinâmico de busca de bem-estar, que integra os aspectos físicos e mentais (ausência de doença), ambientais, pessoais e sociais.

M.F.A.S. Machado et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. In: Ciências Saúde Coletiva, 2007, v.12, nº 2, p. 335-42.

No que se refere à educação em saúde no contexto do SUS, julgue o item a seguir.

A Educação Popular em Saúde foi um dos movimentos sociais que, no Brasil, durante o regime militar, buscaram romper com a verticalidade da relação profissional-usuário, valorizando as iniciativas da população e o saber popular.

Alternativas

ID
1328959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O conceito de educação em saúde está ancorado no conceito de promoção da saúde, que, por sua vez, está embasada em um conceito de saúde considerado como um estado positivo e dinâmico de busca de bem-estar, que integra os aspectos físicos e mentais (ausência de doença), ambientais, pessoais e sociais.

M.F.A.S. Machado et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. In: Ciências Saúde Coletiva, 2007, v.12, nº 2, p. 335-42.

No que se refere à educação em saúde no contexto do SUS, julgue o item a seguir.

No modelo emergente de educação em saúde, conhecido como modelo dialógico e participativo, o objetivo da educação não é o de informar para a saúde, mas de transformar saberes existentes, visando à autonomia e à emancipação dos indivíduos.

Alternativas

ID
1328962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O conceito de educação em saúde está ancorado no conceito de promoção da saúde, que, por sua vez, está embasada em um conceito de saúde considerado como um estado positivo e dinâmico de busca de bem-estar, que integra os aspectos físicos e mentais (ausência de doença), ambientais, pessoais e sociais.

M.F.A.S. Machado et al. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS: uma revisão conceitual. In: Ciências Saúde Coletiva, 2007, v.12, nº 2, p. 335-42.

No que se refere à educação em saúde no contexto do SUS, julgue o item a seguir.

Porque o comportamento e o estilo de vida dos indivíduos e grupos sociais são, em alguma medida, determinados pelo ambiente, a difusão de conhecimento é suficiente para gerar mudanças sustentáveis no estilo de vida e nos hábitos da população.

Alternativas

ID
1328965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O SUS está intimamente ligado à formação profissional. Por um lado, o modo como os serviços de saúde estão organizados influencia na educação dos profissionais; por outro lado, o perfil dos profissionais de saúde formados nas universidades pode facilitar ou dificultar as mudanças necessárias à consolidação do SUS, o que tem se configurado em grande preocupação por parte dos gestores.

E.F.C. Pinheiro et al. Profissional de saúde: a inter-relação entre formação e prática. In: Revista Formação, v. 3, nº 8, maio-ago./2003, Brasília.


Acerca das relações entre educação e trabalho em saúde, julgue o item seguinte.

Um dos aspectos das novas diretrizes curriculares para os cursos de saúde é a construção de currículos que visem à formação de profissionais capazes de atuar de forma consciente e reflexiva frente às necessidades de saúde da população.

Alternativas
Comentários
  • Para profissionais que compoe o quadro do SUS, faz parte da diretriz curricular a analise sobre profissionais capazes de atuar diante o trabalho de forma consciente e reflexiva sobre as necessidades de saúde da população.


ID
1328968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O SUS está intimamente ligado à formação profissional. Por um lado, o modo como os serviços de saúde estão organizados influencia na educação dos profissionais; por outro lado, o perfil dos profissionais de saúde formados nas universidades pode facilitar ou dificultar as mudanças necessárias à consolidação do SUS, o que tem se configurado em grande preocupação por parte dos gestores.

E.F.C. Pinheiro et al. Profissional de saúde: a inter-relação entre formação e prática. In: Revista Formação, v. 3, nº 8, maio-ago./2003, Brasília.


Acerca das relações entre educação e trabalho em saúde, julgue o item seguinte.

Para fins do Fator de Incentivo ao Desenvolvimento do Ensino e Pesquisa em Saúde, são definidos como hospitais de ensino aqueles reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação e de Saúde, com funcionamento regular há pelo menos cinco anos.

Alternativas
Comentários
  • Hospital de ensino é todo hospital, público ou privado, que exerce atividade assistencial de ensino e cuidado.

    Resposta: E.


ID
1328971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O SUS está intimamente ligado à formação profissional. Por um lado, o modo como os serviços de saúde estão organizados influencia na educação dos profissionais; por outro lado, o perfil dos profissionais de saúde formados nas universidades pode facilitar ou dificultar as mudanças necessárias à consolidação do SUS, o que tem se configurado em grande preocupação por parte dos gestores.

E.F.C. Pinheiro et al. Profissional de saúde: a inter-relação entre formação e prática. In: Revista Formação, v. 3, nº 8, maio-ago./2003, Brasília.


Acerca das relações entre educação e trabalho em saúde, julgue o item seguinte.

A educação continuada envolve as atividades de atualização após a graduação, possui duração definida e utiliza metodologia tradicional, enquanto a educação permanente estrutura-se a partir das necessidades do processo de trabalho e é inclusivo ao trabalho.

Alternativas

ID
1328974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O SUS está intimamente ligado à formação profissional. Por um lado, o modo como os serviços de saúde estão organizados influencia na educação dos profissionais; por outro lado, o perfil dos profissionais de saúde formados nas universidades pode facilitar ou dificultar as mudanças necessárias à consolidação do SUS, o que tem se configurado em grande preocupação por parte dos gestores.

E.F.C. Pinheiro et al. Profissional de saúde: a inter-relação entre formação e prática. In: Revista Formação, v. 3, nº 8, maio-ago./2003, Brasília.


Acerca das relações entre educação e trabalho em saúde, julgue o item seguinte.

É atribuição e competência institucional das três instâncias gestoras do SUS a organização de encontros semanais para a realização de avaliação do processo de trabalho para o conjunto de trabalhadores de saúde sob sua gestão direta.

Alternativas

ID
1328977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Uma das maiores dificuldades que o SUS enfrenta é a qualidade da atenção aos usuários. Apesar de ser princípio do SUS o direito de todos à integralidade da saúde, na prática a atenção acontece de modo fragmentado, pois muitas equipes se desresponsabilizam pela continuidade dos atendimentos.

Brasil. Reflexões aos novos gestores municipais de saúde. Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde. Brasília: CONASEMS, 2009, p. 141.

Considerando que a educação permanente em saúde surge como uma estratégia para se lidar com a realidade retratada no fragmento de texto acima, julgue o item subsequente.

Adultos aprendem procedimentos novos se são convencidos de que os modos antigos não funcionam.

Alternativas

ID
1328980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Uma das maiores dificuldades que o SUS enfrenta é a qualidade da atenção aos usuários. Apesar de ser princípio do SUS o direito de todos à integralidade da saúde, na prática a atenção acontece de modo fragmentado, pois muitas equipes se desresponsabilizam pela continuidade dos atendimentos.

Brasil. Reflexões aos novos gestores municipais de saúde. Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde. Brasília: CONASEMS, 2009, p. 141.

Considerando que a educação permanente em saúde surge como uma estratégia para se lidar com a realidade retratada no fragmento de texto acima, julgue o item subsequente.

O fato de o gestor enfatizar a percepção das insuficiências em seu discurso é o suficiente para haver mudanças no processo de trabalho dos servidores.

Alternativas

ID
1328983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Uma das maiores dificuldades que o SUS enfrenta é a qualidade da atenção aos usuários. Apesar de ser princípio do SUS o direito de todos à integralidade da saúde, na prática a atenção acontece de modo fragmentado, pois muitas equipes se desresponsabilizam pela continuidade dos atendimentos.

Brasil. Reflexões aos novos gestores municipais de saúde. Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde. Brasília: CONASEMS, 2009, p. 141.

Considerando que a educação permanente em saúde surge como uma estratégia para se lidar com a realidade retratada no fragmento de texto acima, julgue o item subsequente.

Diferenças de opinião entre membros de equipes de saúde não devem ser toleradas no processo de capacitação.

Alternativas

ID
1328986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação a distância, julgue o item a seguir.
O simples uso de tecnologias de comunicação no ensino garante a transformação dos processos de ensino e aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • O simples uso de tecnologias de comunicação no ensino garante a transformação dos processos de ensino e aprendizagem.

     

    Questão ERRADA

     


ID
1328989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação a distância, julgue o item a seguir.
O ambiente de aprendizagem mediado pela Internet permite à difusão mais homogeneizada da informação, por meio da democratização do acesso ao material didático e da possibilidade do disparo de processos de capacitação e formação simultâneos.

Alternativas
Comentários
  • O ambiente de aprendizagem mediado pela Internet permite à difusão mais homogeneizada da informação, por meio da democratização do acesso ao material didático e da possibilidade do disparo de processos de capacitação e formação simultâneos.


ID
1328992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação a distância, julgue o item a seguir.
Chama à atenção a flexibilidade quanto ao local destinado às atividades de capacitação, sendo exceção o próprio ambiente de trabalho, considerado não adequado.

Alternativas

ID
1328995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da educação a distância, julgue o item a seguir.
O conjunto dos meios de comunicação utilizados serve a diferentes modelos pedagógicos e propicia uma série de interações.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C.

    Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Além disso, o conjunto dos meios de comunicação utilizados serve a diferentes modelos pedagógicos e propicia uma série de interações.

    O processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não.


ID
1328998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação permanente permite revelar a complexidade e a articulação das explicações dos diferentes problemas e torna evidente a necessidade de estratégias múltiplas, que, para serem propostas e implementadas, necessitam de articulação com a gestão do sistema. Nesse sentido, apresenta-se também como uma estratégia de gestão, para que os necessários recursos de poder sejam mobilizados para enfrentar problemas de natureza diversa.

Brasil. Conselho nacional de secretários de saúde. Gestão do trabalho na saúde. Brasília: Conass, 2007, p.56 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à educação permanente em saúde.

Um de seus maiores problemas é que todas as dificuldades relacionadas aos processos de trabalho são transformadas em problemas educacionais.

Alternativas

ID
1329001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação permanente permite revelar a complexidade e a articulação das explicações dos diferentes problemas e torna evidente a necessidade de estratégias múltiplas, que, para serem propostas e implementadas, necessitam de articulação com a gestão do sistema. Nesse sentido, apresenta-se também como uma estratégia de gestão, para que os necessários recursos de poder sejam mobilizados para enfrentar problemas de natureza diversa.

Brasil. Conselho nacional de secretários de saúde. Gestão do trabalho na saúde. Brasília: Conass, 2007, p.56 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à educação permanente em saúde.

O processo de trabalho é revalorizado como centro privilegiado de aprendizagem.

Alternativas

ID
1329004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação permanente permite revelar a complexidade e a articulação das explicações dos diferentes problemas e torna evidente a necessidade de estratégias múltiplas, que, para serem propostas e implementadas, necessitam de articulação com a gestão do sistema. Nesse sentido, apresenta-se também como uma estratégia de gestão, para que os necessários recursos de poder sejam mobilizados para enfrentar problemas de natureza diversa.

Brasil. Conselho nacional de secretários de saúde. Gestão do trabalho na saúde. Brasília: Conass, 2007, p.56 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à educação permanente em saúde.

Um pressuposto importante é o da aprendizagem significativa, um componente da aprendizagem de adultos, que parte do desconforto sentido pelo servidor ao perceber que sua forma de atuar é insuficiente para a resolução de determinado problema.

Alternativas

ID
1329007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação permanente permite revelar a complexidade e a articulação das explicações dos diferentes problemas e torna evidente a necessidade de estratégias múltiplas, que, para serem propostas e implementadas, necessitam de articulação com a gestão do sistema. Nesse sentido, apresenta-se também como uma estratégia de gestão, para que os necessários recursos de poder sejam mobilizados para enfrentar problemas de natureza diversa.

Brasil. Conselho nacional de secretários de saúde. Gestão do trabalho na saúde. Brasília: Conass, 2007, p.56 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à educação permanente em saúde.

Diferentes estratégias educacionais precisam ser implementadas simultaneamente; essa implementação é tarefa que compete exclusivamente às secretarias estaduais e(ou) municipais de saúde.

Alternativas

ID
1329010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A construção de programas educacionais orientados por competência seleciona os conteúdos legítimos e relevantes para a formação e define processos pedagógicos para o desenvolvimento prioritário
de atributos, fortemente centrados no conhecimento, uma vez que quem sabe ou conhece é capaz de fazer.

Alternativas

ID
1329013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A construção de programas educacionais orientados por competência seleciona os conteúdos legítimos e relevantes para a formação e define processos pedagógicos para o desenvolvimento prioritário
da prática profissional em diferentes contextos, a partir da combinação de atributos empregados para a realização de ações, segundo padrões de excelência socialmente construídos.

Alternativas
Comentários
  • segundo padrões socialmente construídos?

    e aquela ideia que o PPP é flexível, não pode ser padronizado....


ID
1329016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A construção de programas educacionais orientados por competência seleciona os conteúdos legítimos e relevantes para a formação e define processos pedagógicos para o desenvolvimento prioritário
de tarefas e resultados, fundamentadas por um modelo comportamental da sociologia e da psicanálise.

Alternativas
Comentários
  • Esta assertiva não diz coisa alguma.. mistutou um emaranhado de correntes "antagônicas".


ID
1329019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,
educação e investigação temática aparecem como momentos distintos de um processo educativo.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro está em momentos "distintos", e sim a educação e investigação temática aparecem "juntas", ou seja no mesmo momento do processo educativo.


ID
1329022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,
o estudo de um problema exige planejamento minucioso, para não surgirem outros desdobramentos sobre o tema, que exijam o contato do professor com situações ou conteúdos que não foram previstos.

Alternativas

ID
1329025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Apoiados nos processos de aprendizagem por descoberta, os conteúdos de ensino são oferecidos aos estudantes na forma de problemas que, obtidos a partir da observação da realidade, manifestam-se para alunos e professores com todas as suas contradições. Na educação problematizadora,
os conhecimentos científicos integram percepções, conhecimentos, representações, permitindo que diferentes saberes sejam conjugados no processo de construção do conhecimento.

Alternativas

ID
1329028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Planejamento educacional é um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e as possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.

Joanna Coaracy. O planejamento como processo. InRevista Educação, ano I, nº 4, Brasília, 1972. p. 79.

É requisito do planejamento educacional a

flexibilidade que permite a adaptação do plano a situações imprevistas ou imprevisíveis.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    O planejamento deve ser flexível.


ID
1329031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Planejamento educacional é um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e as possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.

Joanna Coaracy. O planejamento como processo. InRevista Educação, ano I, nº 4, Brasília, 1972. p. 79.

É requisito do planejamento educacional a

avaliação bianual do plano, para a adaptação do mesmo às novas necessidades e circunstâncias.

Alternativas
Comentários
  • O Planejamento educacional é avaliado a todo instante.

    São quatro as etapas do planejamento de ensino:

    a)    Conhecimento da realidade.

    b)    Elaboração do Plano.

    c)    Execução do Plano.

    d)    Avaliação e Aperfeiçoamento do Plano.

  • Segundo Coaracy (1972), os objetivos do Planejamento Educacional são: ... alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los; 4. conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema.


ID
1329034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Planejamento educacional é um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e as possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades da sociedade, quanto as do indivíduo.

Joanna Coaracy. O planejamento como processo. InRevista Educação, ano I, nº 4, Brasília, 1972. p. 79.

É requisito do planejamento educacional a

apreciação das possibilidades de recursos humanos e financeiros, a fim de assegurar a eficácia das soluções propostas.

Alternativas

ID
1329037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao momento que se realiza o processo avaliativo, a avaliação pode ser
global, quando desenvolvida durante o processo de implementação da ação avaliada, muitas vezes confundindo-se com o processo de acompanhamento e controle.

Alternativas

ID
1329040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao momento que se realiza o processo avaliativo, a avaliação pode ser
processual, quando realizada ao final de implementação ou execução, tendo como objeto tanto o processo de formulação e implementação, como os resultados e as implicações da atividade avaliada.

Alternativas
Comentários
  • processual durante e não no final

  • avaliação processual – também conhecida como avaliação formativa ou contínua – vai além de uma série de perguntas reunidas em uma prova bimestral. ... A avaliação formativa ajuda a identificar se o aluno realmente está conseguindo aprender a partir do processo metodológico praticado e de base para feedbacks


ID
1329043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto ao momento que se realiza o processo avaliativo, a avaliação pode ser
diagnóstica, quanto realizada antes da ação, isto é, antes da definição ou implementação de uma ação ou política, e pode ter como objetivos tanto a identificação de prioridades e metas, quanto o estabelecimento de parâmetros de comparação para a avaliação a posteriori.

Alternativas

ID
1329046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação emancipatória destina-se à avaliação de programas educacionais ou sociais. Situa-se em uma vertente político-pedagógica. O compromisso principal dessa avaliação é o de fazer que as pessoas direta ou indiretamente envolvidas em uma ação educacional escrevam a sua própria história e gerem as suas próprias alternativas de ação.

E. M. Rico. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez: Instituto de Estudos Especiais, 2006, p. 105 (com adaptações).


Julgue o item que se segue, a respeito da avaliação emancipatória.

O processo avaliativo possui quatro momentos: o diagnóstico da realidade, a descrição da realidade, a crítica da realidade e a criação individual.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    O processo avaliativo possui quatro momentos: o diagnóstico da realidade, a descrição da realidade, a crítica da realidade e a criação individual.

    três momentos no processo avaliativo: descrição da realidade, crítica da realidade e criação coletiva.

    Fonte:https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/concepcao-avaliacao.htm


ID
1329049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação emancipatória destina-se à avaliação de programas educacionais ou sociais. Situa-se em uma vertente político-pedagógica. O compromisso principal dessa avaliação é o de fazer que as pessoas direta ou indiretamente envolvidas em uma ação educacional escrevam a sua própria história e gerem as suas próprias alternativas de ação.

E. M. Rico. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez: Instituto de Estudos Especiais, 2006, p. 105 (com adaptações).


Julgue o item que se segue, a respeito da avaliação emancipatória.

Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta são: emancipação, decisão democrática, transformação e crítica educativa.

Alternativas

ID
1329052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação emancipatória destina-se à avaliação de programas educacionais ou sociais. Situa-se em uma vertente político-pedagógica. O compromisso principal dessa avaliação é o de fazer que as pessoas direta ou indiretamente envolvidas em uma ação educacional escrevam a sua própria história e gerem as suas próprias alternativas de ação.

E. M. Rico. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez: Instituto de Estudos Especiais, 2006, p. 105 (com adaptações).


Julgue o item que se segue, a respeito da avaliação emancipatória.

São pressupostos metodológicos dessa modalidade de avaliação: o antidogmatismo, a autenticidade e o compromisso, a restituição sistemática e o ritmo e equilíbrio da reflexão-ação.

Alternativas
Comentários
  • O que seria "restituição sistemática?"


ID
1329055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação emancipatória destina-se à avaliação de programas educacionais ou sociais. Situa-se em uma vertente político-pedagógica. O compromisso principal dessa avaliação é o de fazer que as pessoas direta ou indiretamente envolvidas em uma ação educacional escrevam a sua própria história e gerem as suas próprias alternativas de ação.

E. M. Rico. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez: Instituto de Estudos Especiais, 2006, p. 105 (com adaptações).


Julgue o item que se segue, a respeito da avaliação emancipatória.

Na avaliação emancipatória, os dados quantitativos são desprezados, considerando que a ótica de análise é eminentemente quantitativa.

Alternativas
Comentários
  • não é dispensado mas seu valor é menor que os dados qualitativos.

  • Dois erros:

     

    1) Os dados quantitativos não necessariamente são desprezados.

    2) a ótica de análise é eminentemente QUALITATIVA.


ID
1329058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas. Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue o item a seguir.

Os educadores têm de assumir a função de verdadeiros condutores do processo de aprendizagem do educando.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que não seja mediador pelo simples fato de que o mediador é aquele que leva. E a Educação é um processo de construção em conjunto.

  • De acordo com a visão moderna, o papel dos professores é ajudar a formar 'apreendedores', ou seja, alunos que saibam como aprender, utilizando com maestria as ferramentas tecnológicas e cognitivas à sua disposição. Em um mundo em eterna mudança, aprender a aprender talvez seja a aula mais importante de uma vida.

    O conceito de aluno protagonista significa que os estudantes têm um papel central e ativo no processo de aprendizagem. No lugar de ser aquele que simplesmente fica absorvendo os conteúdos, o aluno é estimulado a agregar às aulas ativamente, pesquisando informações, expondo ideias, debatendo e criando.


ID
1329061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas. Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue o item a seguir.

O educando assume a tarefa do fazer sob mediação e interage com as necessidades das pessoas, procurando, nessa relação, compreender tais necessidades, significá-las, buscar ferramentas/instrumentos e saber que operam sobre o objeto.

Alternativas

ID
1329064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos diversos processos de educação permanente, vem-se consolidando uma metodologia baseada em concepções problematizadora, crítica e participativa da educação e que toma como objeto central da pedagogia o mesmo dos serviços de saúde, ou seja, as necessidades de saúde da população. Por meio das situações idealizadas e(ou) reais, a matéria-prima sob a qual atua o trabalhador em saúde é tomada como interação necessária para demandar a articulação dos saberes e técnicas em ações intencionais, que visam à conformação de cuidados demandados por essas necessidades no âmbito da saúde coletiva, o que, em última análise, significa o saber fazer no plano das habilidades e competências cognitivas. Nessa perspectiva, considerando o educando como sujeito e o educador como mediador, julgue o item a seguir.

Os educadores, ao longo do processo educativo, mediam os ganhos de autonomia, no âmbito do saber fazer, no plano das habilidades e competências cognitivas.

Alternativas