a) O RUP é constituído de quatro fases, nas quais as iterações ocorrem: concepção, elaboração, construção e transição. Na primeira, identificam-se todas as entidades externas que irão interagir com o sistema e definem-se essas interações. Na segunda, são elaborados o modelo de requisitos para o sistema, a descrição da arquitetura e o plano de desenvolvimento de software. No final da fase de construção (DURANTE), que se relaciona ao projeto e programação do sistema, este deve estar em funcionamento e a documentação associada pronta. A fase de transição envolve os testes e a transferência do sistema para o ambiente real.
b) O modelo cascata representa as fases do processo separadas e encadeadas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste, entre outras. A fase seguinte não pode começar antes que a fase anterior tenha terminado. O maior problema do modelo cascata é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos, as iterações são onerosas e envolvem retrabalho. OK
c) No modelo em espiral, um exemplo de modelo iterativo, cada loop da espiral representa uma fase do processo de software. Nesse modelo, os riscos não (Grenciado por risco) são considerados, pois podem impactar o projeto.
d) XP engloba princípios como trabalhar com os clientes, utilizar metáforas, manter reuniões curtas, programar por pares, simplicidade, fazer releases em incrementos pequenos e integração contínua. O teste, uma importante atividade da engenharia de software, não é abordado na XP (É abordando com frequência), o que constitui a sua maior limitação.
e) Embasado nas melhores práticas aceitas pelo mercado, o Scrum não é um processo ou uma técnica para o desenvolvimento de produtos, mas sim um framework que indica diversos processos e técnicas. Ele emprega uma abordagem iterativa e incremental, e trabalha com os seguinte conceitos: backlog do produto, uma lista priorizada de tudo que pode ser necessário no produto; product owner (única pessoa (PO pode ser um conjunto de pessoas) responsável pelo gerenciamento do backlog do produto); sprint (iteração); e times, cujo tamanho ideal, indicado pela abordagem, está entre 15 a 20 pessoas, de forma a facilitar a gestão.
Gabarito B