SóProvas



Prova CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Biblioteconomia - Específicos


ID
317452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base no Código de Catalogação Anglo-Americano e em suas
atualizações, julgue os itens a seguir.

Entre os documentos que têm entrada pelo tribunal que acolhe o processo, incluem-se as instruções aos jurados, as decisões judiciais, os votos e os autos de uma parte do processo.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Pois conforme a AACR2, tópicos 21.36C7 e 21.36C8 tantos os votos judiciais quanto os autos de uma parte NÃO têm entrada pelo tribunal - já as instruções aos jurados e as decisões judicias têm entrada pelo tribunal. 

    No caso de votos judiciais, a entrada se dá pelo cabeçalho estabelecido para o juiz; no caso de autos de uma parte do processo, a entrada dar-se-á pelo cabeçalho estabelecido para essa parte.

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!

  • R. 21.365. Instruções aos jurados. Faça a entrada de instruções ao júri sob o cabeçalho estabelecido para o tribunal. Faça uma entrada secundária sob o cabeçalho para o juiz que transmite a instrução. Faça entradas secundárias para a parte mencionada em primeiro lugar de cada uma das partes, mas não para a jurisdição em processos movidos por essa mesma jurisdição.

    R. 21.36C6 Decisões judiciais. Faça entrada de um julgamento ou outra decisão de um tribunal em um processo sob o cabeçalho estabelecido para esse tribunal. Faça entrada secundária para a parte mencionada em primeiro lugar de cada uma das partes, mas não para a jurisdição em processos movidos por essa jurisdição.

    R. 21.36C7 Votos judiciais. Faça entrada de um voto de um juiz sob o cabeçalho estabelecido para o juiz. Faça uma entrada secundária para a parte mencionada em primeiro lugar de cada uma das partes, mas não para a jurisdição nas causas movidas por essa jurisdição.

    R. 21.36C8 Autos de uma parte do processo. Faça entrada de um depoimento, uma contestação, outro registro formal de uma parte numa causa, sob o cabeçalho estabelecido para essa parte. S essa parte não for aquela sob a qual os autos do julgamento tiveram entrada, faça uma entrada secundária sob os cabeçalhos para as outras partes.

    Resposta: E


ID
317455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base no Código de Catalogação Anglo-Americano e em suas
atualizações, julgue os itens a seguir.

Se a entidade responsável por uma publicação seriada for substituída por outra, uma nova entrada deverá ser feita, ainda que o título da publicação permaneça o mesmo.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a AACR-2 "se uma entidade muda de nome faz-se a entrada pelo novo nome com remissiva(s) explicativa(s) para a(as) forma(as) anteriores, estabelecendo dessa maneira a sua interligação no catálogo."
  • R. 21.3B1 a) Faça uma entrada nova para uma publicação seriada quando se apresentar uma ou mais das condições seguintes, ainda que o título principal permaneça o mesmo:

    I) se houver mudança no nome da entidade sob o qual tiver sido feita a entrada da publicação seriada

    ou

    II) Se a entrada principal da publicação seriada estiver sob um cabeçalho de pessoa ou entidade e a pessoa ou entidade nomeada no cabeçalho não for mais responsável pela publicação seriada

    Ou

    II) se a entrada principal da publicação seriada estiver sob um título uniforme (Veja 25.5B) com um cabeçalho de entidade de qualificador e o cabeçalho da entidade mudar ou a entidade indicada no cabeçalho não for mais responsável pela publicação seriada.

    Resposta: C

  • Se a entidade responsável por uma publicação seriada for substituída por outra, uma nova entrada deverá ser feita, ainda que o título da publicação permaneça o mesmo. Claro, pois eu como bibliotecária tenho o compromisso em ser fiel ao registro. Se um dado como este – como se fosse um CNPJ – muda, eu devo mudar a minha ficha catalográfica.


ID
317458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base no Código de Catalogação Anglo-Americano e em suas
atualizações, julgue os itens a seguir.

Caso uma obra ou coletânea de obras que seja editada por uma entidade ou nela tenha tido origem trate da natureza administrativa, da política interna, dos procedimentos, das finanças ou das operações dessa entidade, sua entrada deve ser realizada pela própria entidade.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO: R. 21.1B2

    Resposta: C

  • Claro que sim, se a minha entidade produziu uma obra e nela tem o setor de biblioteconomia, é obvio que devo registrar esse feito, independente do conteúdo. 


ID
317461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base no Código de Catalogação Anglo-Americano e em suas
atualizações, julgue os itens a seguir.

Se uma obra apresentar autoria difusa, ou seja, compartilhada, cuja autoria pessoal seja desconhecida, a entrada deverá ser realizada pelo título.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal!! Preciso de ajuda!!

    Segundo o AACR-2, cap. 21.5, "se uma obra for de autoria desconhecida ou incerta, ou proveniente de uma entidade sem nome, faça a entrada pelo título".

    Então, por que a resposta correta à questão é a alternativa"errado"?

    Fico ao aguardo e desde já agradeço!!!!!!!!!!!!!
  • Mey em Catalogação no plural na 152 dá outra explicação.

    Deixando ainda mais em duvida!!



    Quem poder me ajudar agradeço!!
  • Acredito que a questão esteja errada porque a obra apresenta autoria compartilhada e não desconhecida, logo não há a necessidade de realizar a entrada pelo título.
  • O AACR 2 diz que a entrada será pelo título quando : 

    Os ducumentos forem de autoria DESCONHECIDA 
    Ducumentos emanados de uma entidade
    Coletânea ou obras produzidas sob a orientação de um coordenador
    Obras aceitas , como bíblia, por um grupo religioso etc.

    A questão cita que o autoria  é DIFUSA (conforme dicionário é propagar, espalhar, divulgar  ) , ou seja COMPARTILHADA( conforme dicionário é Partilhar com , dividir ). Concluindo, não significa DESCONHECIDA. POR ISSO QUESTÃO ERRADA ! FORÇA NOS ESTUDOS !!!
  • É pessoal as questões do Cespe estão cada vez mais capciosas.

    Vocês não se atentaram para um pequeno detalhe: autoria desconhecida realmente a entrada se dá pelo título, todavia autoria PESSOAL desconhecida não necessariamente dar-se-á a entrada pelo título, haja vista ter-se diversos tipos de autoria como, p. ex., a citada no enunciado, i. é, autoria difusa/compartilhada.

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!

  • o erro é que compartilhada não é a definição correta pra difusa, neste caso


  • Na obra Catalogação de recursos bibliográficos, de Antonia Memória, temos: "8.A1 [...] se a responsabilidade de autoria é difusa ou indeterminada, a entrada principal deverá ser feita pelo título."

    Logo o erro da questão está em colocar autoria compartilhada como sinônimo de autoria difusa.
  • Autoria Difusa é quando mais de 3 autores contribuem para a realização de uma obra. Autoria compartilhada é quando mais de duas pessoas contribuem com autoria de uma obra. Os significados são próximos, mas não são sinônimos. Questão difícil!

  • Obra com até 3 autores faz-se a entrada principal, seguindo a ordem em que aparecem na folha de rosto, ou seja, pelo primeiro autor e entradas secundárias para os demais. 

    Obras com mais de 3 autores e nenhum é indicado como principal faz-se a entrada pelo título (Autoria difusa - Mey e Silveira, 2009, p.152)

  • esse CEBRASPE está muito satânico! o conhecimento do conteúdo não basta, tem que se ligar em semântica.

    amaldiçoado seja quem elaborou essa questão!!!

  • Difusa não é o mesmos que compartilhada, ai está o erro.

  • R. 21.1C1 Faça a entrada de uma obra pelo título principal ou pelo título uniforme, quando couber se:

    a) a autoria pessoal for desconhecida, ou difusa, e a obra não for proveniente de uma entidade

    ou

    b) é uma coleção de obras por diferentes pessoas ou entidades

    ou

    c) procede de uma entidade, mas não se enquadra em nenhuma das categorias enumeradas em 21.1B2 e não é de autoria pessoal

    ou

    d) é reconhecida como escritura sagrada de um grupo religioso.

    Resposta: E

  • Se uma obra apresentar autoria difusa = a entrada principal será pelo título.

    Quando a autoria é difusa ou indeterminada, a entrada principal deverá ser feita pelo título."

    O que é autoria difusa?

    É quando o título da obra possui 4 ou mais autores ou criadores e nenhum deles é indicado como principal = Entrada pelo título.

    Autoria compartilhada é quando 2 ou mais pessoas contribuem para a sua criação. 


ID
317464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com base no Código de Catalogação Anglo-Americano e em suas
atualizações, julgue os itens a seguir.

Repertórios de jurisprudência de um único tribunal, quando não forem publicados pelo próprio tribunal, devem ter entrada pelo título; no entanto, repertórios relativos a vários tribunais, em que haja um relator responsável por todos, a entrada deve ser realizada pelo relator.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a norma 21.36A1:Repertório de um único Tribunal. Faça a entrada de repertórios de jurisprudência de um único tribunal, NÃO atribuído nominalmente a um relator ou relatores:

    a) sob o cabeçalho estabelecido para o tribunal, se os repertórios forem publicados pelo tribunal ou sob sua responsabilidade

    ou

    b) pelo título, em caso contrário.

     21.36A2 : Repertórios de mais de um tribunal. Faça a entrada de repertórios de mais de um tribunal sob o cabeçalho estabelecido para o relator, se ele for responsável pelos relatórios de todos os processos repertoriados.

  • RESOLUÇÃO: Vide o fluxograma

    Resposta: C


ID
317467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os
itens seguintes.

Os auxiliares comuns de materiais não devem ser citados em primeiro lugar ou usados independentemente; eles devem ser combinados com o uso do apóstrofo para os materiais subsequentes indicados na representação de materiais compostos.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Conforme o livro CDU do Prof. Sebastião, o auxiliar comum d materiais -03: indica os elementos ou os materiais de que constituem os objetos ou produtos e são aplicáveis na maioria das tabelas principais. Seus números já vem prontos na Tabela. Esses auxiliares podem ser expandidos com a interveniência d outras classes com eles relacionados. Obs.: em materiais compostos, a partir do 2º, poderá o ponto ser substituído pelo apóstrofo. Ainda conforme o citado Prof., a auxiliar comum d materiais, além de outros auxiliares, são chamados de auxiliares dependentes, e NÃO podem ser citados em primeiro lugar.

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!


ID
317470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os
itens seguintes.

Para garantir que a sequência do geral para o específico permaneça, a ordem de arquivamento deve ser o inverso da ordem de citação, uma vez que, dessa maneira, a ordem de citação torna-se apropriada a qualquer situação.

Alternativas
Comentários
  • Odem de citação: também chamada de ordem horizontal, ordena os elementos que irão formar a notação, ou número de classificação da CDU. É importante lembrar que essa ordem é apenas sugerida, é opcional. É o inverso da ordem vertical. NA PO TEM RA LU FO LIN
    A ordem de arquivamento ou ordem vertical, ordena a localização dos livros na estante. Ao contrário da ordem de citação, ela é obrigatória.
  • "{...]. A ordem vertical (ou de intercalação ou de arquivamento) baseia-se na progressão do geral para o particular; a ordem horizontal (ou de citação-padrão) é o contrário: do particular para o geral. É o princípio da inversão."

    (SOUZA, 2009, p. 65).

    Gab. Errado

  • Para garantir que a sequência do geral para o específico permaneça, a ordem de arquivamento deve ser o inverso da ordem de citação, uma vez que, dessa maneira, a ordem de citação torna-se apropriada a qualquer situação.

    Errado, pois a ordem de citação é sempre opcional e deve ser adotada de acordo com a situação, então o enunciado não faz sentido.


ID
317473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os
itens seguintes.

A divisão paralela consiste em um recurso da CDU para a reutilização de conceitos presentes em mais de um lugar das tabelas. Por meio desse recurso, torna-se a série aproveitada análoga, expressando os mesmos conceitos da sequência de algarismos.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Divisão paralela: dispositivo da CDU que permite que algumas notações funcionem como se fossem um auxiliar especial. A tabela prevê que as notações usadas na divisão paralela é antecedida por 'um sinal de igualdade abaixo de um til'. Contudo o projeto gráfico da CDU parece ter omitido o sinal, pois o uso da divisão paralela é indicado nas tabelas principais somente por expressões como dividido como ou subdividir como e afins. Essas expressões indicam que esse dispositivo apresenta uma subdivisão análoga ao que o segue. Isso dará como resultado uma série exatamente análoga aos mesmos conceitos expressos pela mesma sequência do número-fonte. Ex.: tipos de bibliotecas especializadas é 026.07, bibliotecas escolares é 027.8, então por analogia 026.078 é biblioteca especializada escolar.

    Fonte: SANTOS, M. N. dos. Classificação Decimal Universal: a representação... Vitória (ES): UFES, 2009.

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!


ID
317476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os
itens seguintes.

De acordo com a CDU, o índice deve compor-se de duas partes: uma alfabética, em que os termos encontrados na tabela são listados, e outra de termos com qualificadores e remissivas.

Alternativas
Comentários
  • O índice é publicado junto com as tabelas auxiliares e principais, a partir de 2007. Apresenta três colunas por página, em ordem alfabética, com subdivisões até o terceiro nível de detalhamento.

    Resp. Errado

    SOUZA, Sebastião. CDU: como entender e utilizar a 2. edição-padrão internacional em língua portuguesa. 2.ed. Brasília: Thesaurus, 2010. p.31.
  • Errado

    A CDU possui dois tipos de tabelas d classificação: as tabelas principais = sistemáticas, contendo todo o conhecimento humano, arranjado em 10 classes e hierarquicamente subdividido; e as tabelas auxiliares, que servem para completar as tabelas principais mediante os sinais auxiliares comuns e dos sinais especiais. A estrutura da CDU completa-se com o índice alfabético.

    O índice da última Edição-Padrão Internacional em Língua Portuguesa, só foi publicado pelo IBICT, em 1999. Ele está arranjado em três colunas por página e aqueles termos que possuem diversas significações aparecem de acordo com os seus aspectos específicos dentro do geral.

    Fonte: SOUZA, S de. CDU: como entender.... 3 ed. Brasília: Thesaurus, 2004.

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!


ID
317479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os
itens seguintes.

Segundo a CDU, o conceito de hospitalidade é perceptível em razão da possibilidade de introdução de novas subdivisões que não alteram o valor ordinal da sequência, já que as frações decimais são extensíveis infinitamente.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    "hospitalidade flexibility, gap notation, hospitality, hospitality of notation BIB/CLASS 1. Nas notações, é a caracterísitca, ou particularidade, que lhes permite especificar os termos (ou índices de classificação) acrescentados a um esquema de classificação (baseado em BAK, p. 194). <=> classes subordinadas, esquemas de classificação, índice de classificação, notação flexível, sistema de classificação. 2. Nos esquemas de classificação, a inserção de assuntos no lugar apropriado." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 188)


ID
317482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os
itens seguintes.

Os auxiliares comuns de língua apresentam subdivisões auxiliares comuns, como a representação dos conceitos de documentos poliglotas, traduzidos e originais, entre outros.

Alternativas
Comentários
  •  

    =...  Auxiliares comuns de língua. Tabela 1c

    =...`01/`08 Subdivisões auxiliares especiais para origens e períodos da língua. Fases de desenvolvimento

    =...`276/`282 Subdivisão para referenciação de idiomas, dialectos ou variaçõesvariações

    =00 Multilingue. Poliglota

    =030 Documentos traduzidos. Traduções

    =1/=9 Línguas (naturais e artificiais)


ID
317485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos tesauros.

Por meio do relacionamento entre os termos de um tesauro, permite-se a conexão semântica, intelectual ou funcional entre dois ou mais conceitos, tal como ocorre com as relações hierárquicas do tipo gênero-espécie e do tipo partitiva.

Alternativas
Comentários
  • - A relação entre conceitos pode ser:

    1-lógica =esta relação vai produzir a relação hierárquica incluindo termos genéricos e termos específicos.

    2-ontológica = , que inclui as relações partitivas e associativas.

  • O enunciado da questão refere-se as relações funcionais ou associativas estabelecidas entre os termos do tesauro, onde os termos podem se relacionar por meio da valência semântica, pelo empirismo ou conhecimento do campo conceitual e por associação (DODEBEI, 2014).

  • A elaboração de um tesauro consiste na definição de conceitos e do estabelecimento de relações entre eles. Essas relações podem ser de equivalência, hierárquicas e associativas. As relações hierárquicas podem ser do tipo: Gênero/Espécie; Todo/Parte e de Instância.

    Gabarito: C


ID
317488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos tesauros.

As notas explicativas, representadas por modificadores e qualificadores, são recursos utilizados para contextualizar os descritores e ampliar ou reduzir o campo conceitual.

Alternativas
Comentários
  • Inclusão de notas explicativas para esclarecer o significado de um descritor ou sua utilização na indexação.
    Ex.: CHEQUE SEM FUNDOS
    Refere-se ao título de crédito. Em se tratando de crime use: fraude no pagamento por meio de cheque


    -Os qualificadores são termos utilizados junto aos descritores para esclarecer ou limitar seu significado, diferenciando descritores homônimos.
    *parênteses para adicionar um qualificador ao descritor.
    Ex.: BRASÕES (SÍMBOLO)


    Modificadores são termos de sentido amplo que não são utilizados isoladamente na indexação e recuperação de informações. São combinados com descritores para esclarecer ou limitar seu significado.
  • Então o erro da questão está em "modificadores" ????
  • Eu acredito que o erro esteja em "ampliar" já que os qualificadores e os modificadores não ampliam, mas restringem!
  • Qualificadores são qualificadores e Notas explicativas são notas explicativas. Dois conceitos diferentes que a questão colocu como sendo um resultado do outro.
  • Cespe colaborando pra vc nao ficar rico!

  • Notas explicativas são incluídas para esclarecer o significado de um descritor ou sua utilização na indexação. É identificada no tesauro pela sigla NE (nota explicativa ou nota de escopo);

    Qualificador é um modificador, é utilizado para diferenciar ou especificar o descritor, normalmente aparece entre parêntesis.

    Conclusão: notas explicativas não são representadas por qualificadores.

    Gabarito: E

  • A CESPE misturou os conceitos.

    Gabarito E

    Nota Explicativa e Definições

    Notas explicativas e definições podem ser anexadas a um termo para indicar o sentido limitado em que o termo é usado para fins de indexação e assim excluir outros possíveis significados.

    Exemplo:

    DOCUMENTAÇÃO

    NE: processo de armazenar e recuperar informação em todos os campos do conhecimento.

    (AUSTIN; DALE, 1993, p. 31).

    Modificadores ou Especificador

    Utilizado para modificar ou complementar o descritor principal. 

    Exemplos:

    a) o adjetivo “impresso” no termo composto “índices impressos”;

    b) a combinação preposição + substantivo “para crianças” no termo composto “hospitais para crianças”.

    (AUSTIN; DALE, 1993, p. 13).

    Qualificadores

    Quando são encontrados homógrafos na indexação, cada termo deve ser complementado com uma palavra ou frase qualificadora. O termo de indexação deve distinguir-se de seu qualificador; por exemplo, usando um tipo de grafia diferente ou colocando o qualificador entre parêntese. O qualificador não serve como uma nota explicativa, e o termo e seu qualificador devem ser relacionados no tesauro como uma unidade.

    Exemplos:

    MANGA (fruto da mangueira)

    MANGA (parte do vestuário onde se enfia o braço) 

    (AUSTIN; DALE, 1993, p. 27).

    ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007. 175 p.


ID
317491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos tesauros.

Na criação e na manutenção de um tesauro, os diversos fenômenos da linguagem natural devem ser controlados, tais como a polissemia, em que diferentes termos representam um único conceito, e a homografia, em que um único termo representa mais de um conceito, sem que seja estabelecida relação semântica entre esses conceitos.

Alternativas
Comentários
  • Polissemia: é o nome que se dá quando uma palavra pode ter mais de uma significação. Ex.: Manga (de camisa), manga (fruto).
  • Em tesauros há sim as relações semânticas.
  • Errada

    Polissemia: um único termo representa mais de um conceito, sem que seja estabelecida relação semântica entre esses conceitos. Exs.: manga (fruta), manga (parte da camisa); terra (planeta), terra (pó).

    Homografia: palavras que possuem forma gráfica igual ou semelhante, mas que se pronunciam de maneira diferente, possuindo também significados diferentes. Exs.: alívio (nome), alivio (verbo); este (pronome), este (ponto cardeal).

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!

  • Alternativa correta = ERRADO

  • Na criação e na manutenção de um tesauro, os diversos fenômenos da linguagem natural devem ser controlados, tais como a polissemia, em que diferentes termos representam um único conceito, e a homografia, em que um único termo representa mais de um conceito, sem que seja estabelecida relação semântica entre esses conceitos.

     

    Polissemia = 1 TERMO ---> vários signicados !

    [Do lat. cient. polysemia < gr. polWsemos, ‘que tem muitas significações’, + lat. cient. -ia (v. -ia1).]
    Substantivo feminino.


    1.E. Ling. O ter uma palavra muitas significações:
    “Quando um termo se usa com várias acepções diz-se que há polissemia.” (M. Said Ali, Meios de Expressão e Alterações Semânticas, p. 83.).

     

    Homógrafo ---- >rel. Homografia --- > 

    [De hom(o)- + -grafo.]


    1.E. Ling. Diz-se de, ou vocábulos que têm a mesma grafia, mas significações diferentes. Ex.: cedo (advérbio) e cedo (do v. ceder); canto (esquina) e canto (do v. cantar). [Antôn.: heterógrafo. Cf. homônimo.]

     

    Bônus: 


    Homógrafo imperfeito. 1. E. Ling. Aquele que se distingue apenas pela acentuação gráfica e, portanto, não é homófono. [Ex.: pode e pôde, do v. poder; fábrica, s. f., e fabrica, do v. fabricar.]

     

  • quando menciona homografia, já entende que tem vários significados , um só termo, jamais.

  • Polissemia: um termo é utilizado para designar dois ou mais conceitos. Ex. ponte (engenharia); ponte (odontologia).

    Homografia: um mesmo termo designa conceitos diferentes em domínios distintos do conhecimento. Ex.: planta (biologia); planta (arquitetura).

    Gabarito: E


ID
317494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sabendo que a automação consiste na utilização da informática
para modernizar e aperfeiçoar rotinas, produtos e serviços de uma
biblioteca, julgue os itens subsequentes, referentes à seleção e à
avaliação de sistemas integrados de bibliotecas.

Os requisitos a serem observados nas atividades de seleção e de aquisição incluem o cadastro de faturas, as listas de aquisição e o controle de editores e fornecedores.

Alternativas

ID
317497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sabendo que a automação consiste na utilização da informática
para modernizar e aperfeiçoar rotinas, produtos e serviços de uma
biblioteca, julgue os itens subsequentes, referentes à seleção e à
avaliação de sistemas integrados de bibliotecas.

Entre os requisitos relativos à recuperação da informação pelo usuário, incluem-se as pesquisas em campos determinados, a interface de busca avançada, a compatibilidade com o formato MARC e a capacidade de suportar licenças simultâneas e mais de 500 mil registros.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Requisitos relacionados ao processo de recuperação de informações constituem-se em recursos especiais de pesquisa para localizar documentos em múltiplas bases de dados, com filtragem de resultados e combinações de conjuntos, agregando as características imprescindíveis:

    a) capacidade de ordenar e classificar os documentos pesquisados;

    b) capacidade de permitir que os resultados de pesquisas sejam gravados;

    c) consulta à Internet; elaboração de estatísticas;

    d) estratégia de pesquisa on-line nas bases de dados por qualquer palavra, campo ou subcampo;

    e) indicação do status do documento pesquisado, se emprestado, em encadernação ou disponível; possibilidade de envio do resultado da pesquisa por e-mail, ao usuário;

    f) possibilidade de salvar estratégias de buscas para utilização posterior;

    g) recuperação por truncamento à esquerda, à direita e ao meio, operadores booleanos, proximidade e distância entre termos;

    h) visualização do resultado da pesquisa em forma de referência bibliográfica breve e completa, de acordo com a ABNT.

    Fonte: CÔRTE et al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ci. Inf., Brasília, v. 28, n. 3, set./dez. 1999

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!

  • A estrutura do registro MARC não é mundialmente idêntica.


ID
317500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sabendo que a automação consiste na utilização da informática
para modernizar e aperfeiçoar rotinas, produtos e serviços de uma
biblioteca, julgue os itens subsequentes, referentes à seleção e à
avaliação de sistemas integrados de bibliotecas.

Entre os aspectos da otimização do processamento técnico, incluem-se a possibilidade de construção de remissivas para autores e assuntos e a correção automática de todos os registros associados a um autor ou assunto mediante alterações na lista de autoridade.

Alternativas
Comentários
  • - REQUISITOS relacionados ao PROCESSAMENTO TÉCNICO dos documentos, um módulo gerenciador do registro das informações bibliográficas, segundo padrões internacionais, privilegiando os seguintes requisitos imprescindíveis:

    a) atualização em tempo real do banco de dados, nos registros de autoridade e demais índices, após o envio de novo registro ao servidor;

     b) campos e códigos de catalogação de qualquer tipo de documento, inclusive artigos de periódicos, de acordo com o AACR2;

    c) capacidade de armazenar informação legislativa;

    d) código de barras para cada documento;

    e) construção automática de lista de autoridades a partir dos registros incluídos;

    f) construção de remissivas para autores/assuntos;

    g) consulta ao tesauro, lista de autoridades e lista de editoras, durante o cadastramento de um registro;

    h) correção de todos os registros associados a um autor ou assunto mediante alteração na lista de autoridade ou tesauro;

    i) exportação de dados para alimentação de bases de dados de catalogação cooperativa;

    j) formato MARC dos registros bibliográficos;

    k) geração de etiquetas para bolso e lombada dos documentos;

    l) importação de dados de centros de catalogação cooperativa on-line e cdrom;

    m) inclusão de referências, de alterações, revogações e republicações para atos normativos/legislação;

    n) incorporação de textos digitados – sistema de gerenciamento de texto, imagem e som para inclusão de inteiro teor de atos normativos e resumos de periódicos;

    o) possibilidade de duplicação de um registro para inclusão de novas edições;

    p) possibilidade de validação dos registros e campos;

    q) processamento de materiais especiais, obras raras e outros;

    r) sistema de gerenciamento para construção de tesauro.

    Fonte: CÔRTE et al. Automação de bibliotecas e centros de documentação: o processo de avaliação e seleção de softwares. Ci. Inf., Brasília, v. 28, n. 3, set./dez. 1999


ID
317503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da organização e da administração de bibliotecas, julgue
os itens que se seguem.

No organograma linear de responsabilidade, dispõem-se as unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação que existem em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • O organograma linear de responsabilidade revela:
    1. A atividade ou decisão relacionada com uma posição ou cargo organizacional, mostrando quem participa e em que grau,
    quando uma atividade ou decisão deve ocorrer na empresa.
    2. As relações e os tipos de autoridade que devem existir quando mais de um responsável contribui para a execução de um
    trabalho comum.

    Vantagens:
    # Permite a visualização da responsabilidade pela função
    # Possibilita caracterizar a forma pela qual uma posição se
    relaciona com as demais dentro da empresa.
    # Permite a efetivação de análises objetivas de estrutura
    # Possibilita eliminar ambigüidade no processo decisório.

    Desvantagens:
    # Não considera a estrutura informal.
    # Não é de fácil leitura.
  • O organograma em questão trata do ORGANOGRAMA FUNCIONAL: é o tipo de estrutura que aplica o princípio da especialização das funções. 
  • Não seria um organograma do tipo linha-staff que combina o organograma linear e funcional?

  • Lembrando que organograma linear jamais conseguiria dispor hierarquias.

  • Tipos de organogramas:

    Clássicos - O organograma clássico também é chamado de vertical. É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.

    Não clássicos - São todos os demais tipos como abaixo:

    Em barras - representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da autoridade que o representa.

    Profissional (setorial, setograma) - são elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa.

    Gocha (solar, circular) - o seu objetivo é mostrar o macrossistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.

    Lambda - apresentam, apenas, grupos de órgãos que possuam características comuns.

    Bandeira - apresentam grupos de órgãos que possuem uma missão específica e bem definida na estrutura organizacional, normalmente em quatro níveis.

    Organograma Linear de Responsabilidade (OLR) - possui um diferenciador em relação aos demais organogramas, pois a sua preocupação não é apresentar o posicionamento hierárquico, mas sim o inter-relacionamento entre diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.

    Informativo - apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa.

    Dial de Wyllie - na forma de um disco separado por círculos concêntricos conforme o grau hierárquico e, dentro de tais sessões, órgãos representados por círculos menores, cuja posição relativa aos órgãos representados em sessões mais próximas ao centro indicam sua subordinação hierárquica. O organograma Dial de Wyllie tem por objetivo representar organizações de hierarquia dinâmica, com vinculações variando conforme o desenvolvimento de novos projetos interdepartamentais.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Organograma

  • Tipos de organograma

     

    O. Vertical

    O modelo mais comum e tradicional de organograma empresarial é o vertical, seguindo uma linha hierárquica de forma mais rígida, utilizado para mostrar a hierarquia de cima para baixo. Nesse modelo, a diretoria está no mais alto nível, enquanto que os subordinados são inseridos nas figuras que vêm abaixo.

     

     

    O. Circular ou Radial

    Nesse modelo de organograma empresarial, também é apresentada a hierarquia, embora de forma mais suave, colocando-se os cargos lado a lado.

    O modelo circular ou radial começa no centro, com a gerência e a diretoria, espalhando-se pelos lados os cargos diretamente ligados.

    O organograma circular ou radial não tem a preocupação de mostrar a estrutura hierárquica, sugerindo mais a ideia de uma colaboração entre os profissionais, com a participação entre as áreas, que são representadas em círculos concêntricos.

    Esse tipo de organograma é o mais usado em empresas modernas, ressaltando a importância do trabalho em equipe e do contato de clientes com os setores da empresa ou com a direção.

     

    O Funcional

    O modelo de organograma funcional possui muitas semelhanças como organograma vertical, embora, em vez de representar as relações de trabalho de forma hierárquica, ele traz as relações funcionais ( ou relações de comunicação ) dentro da organização.

     

     

    O. Matricial

    Aplicado para representar a estrutura de empresas que não mantêm uma definição clara das unidades funcionais, e sim dos grupos de trabalho, que podem ser temporários, oferece maior flexibilidade, enquadrando-se nos modelos de empresas com estrutura dinâmica e mutável, como aquelas de consultoria, engenharia e outras, orientadas para projetos.

     

    O Linear de responsabilidade

    No organograma linear, temos um modelo diferente, representando a relação entre os cargos e a execução de tarefas.

     

    A sua estrutura pode ser mais complexa, em razão da variedade de rotinas existentes dentro da empresa, permite uma análise mais objetiva da estrutura da organização. Adequado a empresas com estrutura formal e rígida, onde cada profissional executa estritamente sua responsabilidade, dando pouca margem à criatividade e à inovação.

     

    O. em Barras

    No organograma em barras ou em retângulos, os cargos são distribuídos através da utilização de barras com tamanhos diferentes e proporcionais à importância e à autoridade de cada cargo.

     

    É um organograma pouco utilizado, já que não permite a visualização das relações entre os órgãos, apresentando apenas o nível de hierarquia, ou seja, quanto mais alto o cargo, mais alto e maior também é o retângulo ou barra.

     

    https://blog.softwareavaliacao.com.br/organograma/

  • RESOLUÇÃO: A estrutura linear apresenta linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade e responsabilidade entre superior e subordinados, não abrange as unidades funcionais.

    Resposta: E


ID
317506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da organização e da administração de bibliotecas, julgue
os itens que se seguem.

Em unidades de informação de qualquer tipo, a departamentalização é orientada por clientes e produtos, ou seja, elas apresentam configurações mistas de estruturação.

Alternativas
Comentários
  • A departamentalização é norteada pela homogeneidade  das atividades, recursos em unidades organizacionais, usuários e protdutos não tem nada a ver!
  • A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente. Segundo Colenghi (2007), “é uma outra forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade”.

  • RESOLUÇÃO: Apenas as organizações que adotam a estrutura matricial combinam duas formas de departamentalização.

    Resposta: E

  • Para Oliveira (2012. p. 101), departamentalização é o agrupamento, de acordo comum critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos e materiais e equipamentos – em unidades organizacionais. Através da departamentalização, as organizações obtêm maior homogeneidade de tarefas em cada órgão.

    Fonte: estratégia concursos


ID
317509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da organização e da administração de bibliotecas, julgue
os itens que se seguem.

A coleta de dados estatísticos do setor de processamento técnico, aliado ao exame sistemático desses dados, possibilita ao gerente identificar a capacidade de processamento por profissional e a quantidade de itens que deixam de ser processados, bem como projetar respostas possíveis em conjunto com a equipe.

Alternativas

ID
317512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação jurídica, julgue os itens seguintes.

A informação legal, que regula a vida em sociedade, difere da informação jurídica analítica por possuir caráter geral, ser insubstituível e aplicável de forma indistinta.

Alternativas
Comentários
  • Informação jurídica analítica é um tipo de informação legal.

  • "A informação legal, que regula a vida em sociedade, difere da informação jurídica analítica, por aquela possuir caráter geral, ser insubstituível e aplicável de forma indistinta."

    http://slideplayer.com.br/slide/1268148/

    www.joelpereira.pt/direito/2011-02-24infomacaojuridica.pps

  • "A informção jurídica normativa preocupa-se em regular a vida das pessoas que vivem em sociedade..."

    "A expressão informação legal não é sinônimo de informação jurídica..."

     

    PASSOS, Edilenice; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília: Briquet de Lemos, 2009. p. 93-94.


ID
317515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação jurídica, julgue os itens seguintes.

Uma sentença promulgada por um juiz, isto é, um tipo de jurisprudência como acórdãos e súmulas vinculantes, é estruturada em artigos, parágrafos e letras.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade são as leis que são estruturadas em artigos, parágrafos e letras.

    Força, foco e fé!

  • Todos os documentos citados acima estão no âmbito da Jurisprudência. O que é estruturada em artigos, parágrafos e letras é a legislação.


ID
317518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à documentação jurídica, julgue os itens seguintes.

Trabalhos teóricos que visam a interpretação de leis e processos jurídicos são conhecimentos registrados em livros conhecidos por normativa, produzidas pelo poder público competente.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com PASSOS, Edinelice; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos(p. 98, 2009):

    Universo da informação jurídica normativa: No ordenamento jurídico brasileiro, há uma abundante produção de informação jurídica, seja ela analítica (doutrina), ou, principalmente, normativa (legislação)..

  • Essa definição cabe para jurisprudência.
  • Essa definição cabe para Doutrina e não para Jurisprudência.

  • Jurisprudência: Consiste no conjunto de decisões reiteradas de juízes e tribunais sobre determinada tese jurídica, revelando o mesmo entendimento, orientando-se pelo mesmo critério e concluindo do mesmo modo.

    Doutrina: É na sua maior parte, elaboração teórica sobre outras fontes. É interpretação de autores, juristas e escritores a respeito de uma norma ou decisão jurídica.

    "Q: Trabalhos teóricos que visam a interpretação de leis e processos jurídicos são conhecimentos registrados em livros conhecidos por doutrina, produzidas pelo poder público competente."

  • Doutrina ( analítica).

  • ERRADO.

    A informação jurídica pode ser gerada, registrada e recuperada de três formas:

    A Informação Jurídica Normativa (Leis) são produzidas pelo ente federativo competente, são insubstituíveis, possuem caráter imperativo e geral, regras próprias de redação, bem como possuem validade geográfica e temporal delimitada.

    A Informação Jurídica Analítica(Doutrina) é definida pelo entendimento de estudiosos/teóricos do Direito sobre leis e processos jurídicos.

    A Informação Jurídica Interpretativa (Jurisprudência) refere-se ao conjunto de decisões/interpretações de juízes e tribunais sobre determinado caso jurídico.

    Sendo assim a questão apresenta erro ao afirmar que os trabalhos teóricos que visam a interpretação de leis e processos jurídicos são conhecidos por normativa. O correto de se afirmar é que os trabalhos teóricos que visam a interpretação de leis e processos jurídicos são conhecidos por doutrina, ou seja, trata-se de uma informação jurídica analítica.


ID
317521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às normas técnicas da área
de documentação e aos sumários.

Caso um sumário contenha indicativos de seções, estes devem ser alinhados à esquerda e precederem o título, sendo dele separado por espaço.

Alternativas
Comentários
  • 5 Regras gerais de apresentação

    O sumário deve ser apresentado conforme 5.1 a 5.6.

    5.1 A palavra sumário deve ser centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias.

    5.2 A subordinação dos itens do sumário deve ser destacada pela apresentação tipográfica utilizada no texto.

    5.3 Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário.

    5.4 A ordem dos elementos do sumário deve ser conforme 5.4.1 a 5.4.4.

    5.4.1 Os indicativos das seções que compõem o sumário, se houver, devem ser alinhados à esquerda, conforme a NBR 6024.

    5.4.2 Os títulos, e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso.

    5.4.3 O(s) nome(s) do(s) autor(es), se houver, sucede(m) os títulos e os subtítulos.

    5.4.4 A paginação deve ser apresentada sob uma das formas abaixo:

    a) número da primeira página (exemplo: 27);

    b) números das páginas inicial e final, separadas por hífen (exemplo: 91-143);

    c) números das páginas em que se distribui o texto (exemplo: 27, 35, 64 ou 27-30, 35-38, 64-70)

    5.5 Se houver um único sumário, podem ser colocadas traduções dos títulos após os títulos originais, separados por barra oblíqua ou travessão.

    5.6 Se o documento for apresentado em mais de um idioma, para o mesmo texto, recomenda-se um sumário separado para cada idioma, inclusive a palavra sumário, em páginas distintas.


ID
317524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às normas técnicas da área
de documentação e aos sumários.

No caso da existência de um único sumário, os títulos devem ser traduzidos e separados dos originais por meio de uma barra oblíqua. Porém, se o documento for apresentado em mais de um idioma, recomenda-se um sumário em página distinta, incluindo-se a palavra sumário na(s) língua(s) do documento.

Alternativas
Comentários
  • Fiz o teste e errei. Pode e deve. A norma fala pode, a questão, deve. Saco isso. Não testa nada. Só picuinha!

    5.5 Se houver um único sumário, podem ser colocadas traduções dos títulos após os títulos originais, separados por barra oblíqua ou travessão.

    5.6 Se o documento for apresentado em mais de um idioma, para o mesmo texto, recomenda-se um sumário separado para cada idioma, inclusive a palavra sumário, em páginas distintas.


  • A questão está desatualizada, visto que a nova norma (NBR 6027:2012) não possui essa redação ou algo similar.
  • Na abnt 6027 atualizada do ano de 2012 diz que os títulos em outro idioma devem ser separados por sinal de igualdade =

  • NBR 6027:2012

    5.5 Se houver um único sumário, podem ser colocadas traduções dos títulos após os títulos originais, separados por sinal de igualdade.
    5.6 Se o documento for apresentado em mais de um idioma, para o mesmo texto, recomenda-se um sumário separado para cada idioma, em páginas distintas.
    5.7 Para documentos em meio eletrônico, recomenda-se a utilização de hyperlink para cada item elencado.


ID
317527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às normas técnicas da área
de documentação e aos sumários.

Alguns elementos, tais como listas de tabelas, de abreviaturas e de siglas e símbolos, não devem figurar no sumário, que deve corresponder ao último elemento pré-textual do documento.

Alternativas
Comentários
  • Siglas e abreviaturas: ao aparecerem pela primeira vez no texto, devem ser

    colocadas após o nome por extenso, entre parênteses: Associação Brasileira de Normas Técnicas

    (ABNT). Após podem ser colocadas abreviadas em todo o texto.


  • CERTO!


    Os elementos pré-textuais não podem aparecer no sumário. As listas de tabelas, de abreviaturas e de siglas e símbolos são elementos pré-textuais, logo não são colocados no sumário.

  • Lembrando que o sumário é o último elemento pré-textual. Logo, nenhum elemento pré-textual que o precede aparece nele.


ID
317542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da formação e desenvolvimento de acervos, julgue os itens
a seguir.

A expressão latina desiderata refere-se a uma lista de livros e outros documentos, para possível aquisição, mantida pela biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Desiderata significa lista de  materiais que a biblioteca deseja adquirir.

  • Lista Desiderata: lista de itens analisados e aprovados para aquisição, a serem incorporados segundo critérios estabelecidos em uma política. (WEITZEL, 2013, p. 37). 


ID
317545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da formação e desenvolvimento de acervos, julgue os itens
a seguir.

A aquisição cooperativa difere da aquisição planificada. A primeira consiste na organização e coordenação das aquisições, envolvendo duas ou mais bibliotecas; a segunda, ocorre no âmbito de uma única biblioteca e tem como base um planejamento de aquisições elaborado anualmente.

Alternativas
Comentários
  • Aquisição planificada: a instituição faz um
    programa onde planeja formar ou ampliar sua coleção
    conforme princípios definidos dentro da filosofia e das
    diretrizes institucionais. O programa estabelece
    prioridades e procedimentos para adquirir o material
    informacional.

    Aquisição cooperativa:
    as instituições, mediante
    acordos e convênios, estabelecem programas
    envolvendo bibliotecas de uma mesma região, com os
    mesmos interesses e com especializações de
    assuntos, com a finalidade de assegurar acesso a
    informações relevantes ao maior número possível de
    usuários.


    LIMA, Regina Célia Montenegro de; FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Seleção e aquisição:da visão clássica à moderna aplicação de técnicas bibliométricas. Ci. Inf., v. 13, n. 2, p. 137-150, jul./dez. 1984. Disponível em:<http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/viewFile/1446/1065>.Acesso em: 25 jul. 2012
  • PLANIFICADA = INTRAUNIDADE

    COOPERATIVA = INTERUNIDADES


ID
317548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da formação e desenvolvimento de acervos, julgue os itens
a seguir.

Desenvolvimento de coleções significa planejamento para a aquisição de recursos de informação tendo em vista os interesses dos usuários. Nesse sentido, contempla, entre outros processos, a avaliação sistemática do tamanho e da utilidade do acervo em relação aos objetivos da biblioteca, dos usuários e da instituição à qual a biblioteca está subordinada.

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento de coleções é um processo de planejamento e de tomada de decisão. É uma das funções básicas da gestão de unidades de informação.

    Desenvolver coleções implica sistematizar e criar mecanismos de seleção, aquisição, avaliação e desbastamento de materiais.

    O processo de desenvolvimento de coleções é influenciado por fatores de dentro e de fora da unidade de informação, tais como: estrutura, organização da unidade, produção e distribuição de materiais, existência de outras unidades de informação próximas, comunidade e contexto local, profissionais envolvidos no processo, novas tecnologias da informação

    O desenvolvimento de coleções constitui-se em um processo de mediação entre materiais de informação e usuários. Não se trata de um simples processo técnico ou momento determinante da construção de coleções. Reflete a execução do papel social atribuído ao bibliotecário que possui a responsabilidade de gerenciar coleções para e com o público.


    fonte: http://biblioteconomiadigital.blogspot.com.br/2011/11/desenvolvimento-de-coleccoes-conceitos.html

ID
317551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da formação e desenvolvimento de acervos, julgue os itens
a seguir.

A política de desenvolvimento de coleções diz respeito a um conjunto de normas e diretrizes que visam determinar ações, descrever estratégias gerais, estabelecer instrumentos e delimitar critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Weitzel (2013, p. 20):

    " A política de desenvolvimento de coleções, é um instrumento importante para desencadear o processo de formação e desenvolvimento de coleções, garantindo consistência dos procedimentos e seu aprimoramento ao longo do tempo".

    Gab. Certo


ID
317554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da formação e desenvolvimento de acervos, julgue os itens
a seguir.

No contexto do processo de aquisição realizado por bibliotecas da administração pública, materiais bibliográficos não são considerados materiais permanentes. Nesse sentido, a Lei n.º 8.666/1993 torna-se dispensável na aquisição pela modalidade compra.

Alternativas
Comentários
  • Materiais bibliográficos não estão entre os incisos do art. 24 e 25 da lei 8. 666.

  • ERRADA! Segundo Vergueiro:

     

    "Em bibliotecas da administração pública as modalidades de licitação mais frequente são o convite, utilizado principalmente para compras de pequena monta, e a tomada de preços, aplicada quando o montante de recursos ultrapassa o valor máximo permitido na modalidade de convite. A concorrência é realizada esporadicamente, pois de destina a compra de grande vulto, como as efetuadas por sistemas de bibliotecas universitárias ou agências financiadoras..." 

     

    Logo, não são se trata de licitação dispensável. 

  • É dispensável a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem; e nos casos de emergência ou de calamidade pública.

  • Vale ressaltar mais um erro da questão: não existe a modalidade compra.

  • De acordo com a Lei 8.666/93, art. 22:

    São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    Gabarito: Errado.


ID
317557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de
informação, julgue os itens que se seguem.

As etapas do diagnóstico de uma biblioteca são preparação, elaboração do projeto e implementação.

Alternativas
Comentários
  • Etapas do diagnóstico: Preparação, Elaboração do projeto do diagnóstico, Implementação  do diagnóstico. (ALMEIDA, 2000, p. 47)
  • RESOLUÇÃO: As atividades relacionadas à elaboração do diagnóstico são agrupadas em três etapas: Preparação, Elaboração do projeto do diagnóstico e Implementação do diagnóstico.

    Resposta: C


ID
317560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de
informação, julgue os itens que se seguem.

Planejamento, organização, direção e controle são funções administrativas aplicáveis à gestão de bibliotecas ou outros tipos de sistemas de informação, e não contemplam a dimensão tecnológica de tais sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso não é Função administrativa, mas sim processo administrativo.
  • o erro está em dizer que não contemplam a dimensão tecnológica.
  • Compreendo eu que o erro está na afirmação que diz "contemplam a dimensão tecnológica de tais sistemas", estando está contemplantada na fase operacionado que é responsável, também, pelo Planejamento de recursos. Ou seja, analisar os recursos tecnicológicos disponiveis para gerir uma biblíoteca é sim parte das funções administrativas.

  • obviamente a dmensão tecnológica contempla.

  • RESOLUÇÃO: As funções gerenciais de planejamento, organização, direção e controle alcançam todos os tipos de recursos, inclusive os tecnológicos.

    Resposta: E


ID
317566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de
informação, julgue os itens que se seguem.

A preocupação com os direitos autorais é um aspecto relevante apenas para a gestão de bibliotecas digitais de acesso público, pois, nas demais, o uso pode ser controlado com o uso de níveis de acesso.

Alternativas
Comentários
  • e o que dizer das cópias dos livros em bibliotecas?
  • Em bibliotecas convencionais (não digitais) os direitos autorais também devem ser uma preocupação constante, devido ao costume de tirar fotocópias dos livros ("xerox").

  • Um outro aspecto pode estar ligado a seleção do acervo, já que,  Bibliotecas devem adquirir e ofertar itens originais, respeitando os direitos de autor. 


ID
317569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de
informação, julgue os itens que se seguem.

Do ponto de vista dos processos, gestão de sistemas de informação é o mesmo que gestão da informação.

Alternativas
Comentários
  • A Gestão da Informação é um processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações, independentemente do formato ou meio em que se encontra (seja em documentos físicos ou digitais).
     

    Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação. Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação como linhas telefónicas, e os dados propriamente ditos. As actividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.

    Como área de estudo é tipicamente referida como administração ou gestão de tecnologias de informação. 


ID
317584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de
informação, julgue os itens que se seguem.

Pessoas podem ser consideradas um tipo de recurso nos sistemas de informação. Nesse sentido, podem ser divididas em especialistas — analistas de sistemas, web designers, bibliotecários ou arquivistas — e usuários finais.

Alternativas
Comentários
  • Recursos dos Sistemas de Informação

    ·  Recursos humanos

    ·  Recursos de hardware

    ·  Recursos de software

    ·  Recursos de dados

    ·  Recursos de rede


ID
317605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de
informação, julgue os itens que se seguem.

Os organogramas podem ser do tipo de barras, setores, radial, lambda, bandeira ou linear de responsabilidade.

Alternativas
Comentários
  •   Não clássicos: Em barras - representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da autoridade que o representa. Em setores (setorial, setograma) - são elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa. Radial (solar, circular) - o seu objetivo é mostrar o macrossistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial. Lambda - apresentam, apenas, grupos de órgãos que possuam características comuns. Bandeira - apresentam grupos de órgãos que possuem uma missão específica e bem definida na estrutura organizacional, normalmente em quatro níveis. Organograma Linear de Responsabilidade (OLR) - possui um diferenciador em relação aos demais organogramas, pois a sua preocupação não é apresentar o posicionamento hierárquico, mas sim o inter-relacionamento entre diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas. Informativo - apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa. Dial de Wyllie - na forma de um disco separado por círculos concêntricos conforme o grau hierárquico e, dentro de tais sessões, órgãos representados por círculos menores, cuja posição relativa aos órgãos representados em sessões mais próximas ao centro indicam sua subordinação hierárquica.[2] O organograma Dial de Wyllie tem por objetivo representar organizações de hierarquia dinâmica, com vinculações variando conforme o desenvolvimento de novos projetos interdepartamentais.     Clássicos - O organograma clássico também é chamado de vertical. É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.  
  • Apenas Editando o comentário do colega para melhor visualização :

     

    Não clássicos:

     

    Em barras - representados por intermédio de longos retângulos a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional à importância da autoridade que o representa.

     

    Em setores (setorial, setograma) - são elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa.

     

    Radial (solar, circular) - o seu objetivo é mostrar o macrossistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.

     

    Lambda - apresentam, apenas, grupos de órgãos que possuam características comuns.

     

    Bandeira - apresentam grupos de órgãos que possuem uma missão específica e bem definida na estrutura organizacional, normalmente em quatro níveis.

     

    Organograma Linear de Responsabilidade (OLR) - possui um diferenciador em relação aos demais organogramas, pois a sua preocupação não é apresentar o posicionamento hierárquico, mas sim o inter-relacionamento entre diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.

     

    Informativo - apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa.

     

    Dial de Wyllie - na forma de um disco separado por círculos concêntricos conforme o grau hierárquico e, dentro de tais sessões, órgãos representados por círculos menores, cuja posição relativa aos órgãos representados em sessões mais próximas ao centro indicam sua subordinação hierárquica.[2] 

    O organograma Dial de Wyllie tem por objetivo representar organizações de hierarquia dinâmica, com vinculações variando conforme o desenvolvimento de novos projetos interdepartamentais.    

     

    Clássicos - O organograma clássico também é chamado de vertical.

    É o mais comum tipo de organograma, elaborado com retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.  


ID
317626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à gestão de unidades, serviços e sistemas de
informação, julgue os itens que se seguem.

Dados e informação, tecnologias, procedimentos e pessoas podem ser considerados os componentes básicos de um sistema de informação. Nessa perspectiva, as bibliotecas não podem ser consideradas sistemas de informação.

Alternativas
Comentários
  • Sistema de informação engloba softwares, hardwares, pessoas, tudo que manipulaa  e dissemina a informação, portanto a biblioteca são consideradas sistemas de informação.
  • Errado

    Questão para testar a atenção do candidato. Os 'apressadinhos' acabam errando-a, haja vista que o único erro é a palavra 'não'.

    Força, foco e fé!


ID
317647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das fontes de informação jurídica, julgue os itens
seguintes.

Jurisprudência é um conjunto de decisões judiciais referentes a casos semelhantes e que não tenham ocorrido de forma isolada, mas uniforme e constante. Instrução normativa, decreto-lei e acórdão são exemplos comuns de jurisprudência.

Alternativas
Comentários
  • Jurisprudência (do latimjus "justo" + prudentia "prudência") é um termo jurídico que designa o conjunto das decisões e interpretações das leis feita numa determinada jurisdição.

    Modernamente, entende-se por jurisprudência como sábia interpretação e aplicação das leis a todos os casos concretos que se submetam a julgamento da justiça. Ou seja, o hábito de interpretar e aplicar as leis aos fatos concretos, para que, assim, se decidam as causas.
  • Considerando que a jurisprudência não se forma por decisões isoladas mas, sim, após uma série de decisões no mesmo sentido, alguns conceitos são importantes para melhor compreenção de seu significado. Os principais institutos são:

    1. Precedentes (na prática, é um processo ajuizado por uma pessoa física ou jurídica em primeira instância que tem uma decisão chamada sentença)
    2. Súmulas ( significa o resultado decorrente do procedimento de  uniformização de jurisprudência pelo qual se condensa uma série de acórdãos -decisões de tribunais- que adotem idêntica  decisão)
    3. Julgados ( é um termo usado genericamente no mesmo sentido de decisões)
    4.Enunciados ( geralmente usado no sentido de súmula como ocorre com as decisões consolidadas pelo Tribunal Superior do Trabalho)

    PASSOS, Edinelice; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.
  • Só para complementar

    Instrução normativa e decreto-lei são legislações.

    Força, foco e fé!

  • "Jurisprudência: conjunto de decisões judiciais referentes a casos semelhantes e que não tenham ocorrido de forma isolada, mas uniforme e constantemente. São exemplos de jurisprudência: acórdãos, pareceres, recursos e decisões." 

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. 

  • Instrução normativa e decreto-lei fazem parte da legislação.

    O acórdão é um tipo de jurisprudência


  • Jurisprudência é um conjunto de decisões judiciais referentes a casos semelhantes e que não tenham ocorrido de forma isolada, mas uniforme e constante. Instrução normativa, decreto-lei e acórdão são exemplos comuns de jurisprudência.

     

     

    Jurisprudência é um conjunto de decisões judiciais referentes a casos semelhantes e que não tenham ocorrido de forma isolada, mas uniforme e constante. Acórdão, pareceres, recursos e decisões são exemplos comuns de jurisprudência.

     

    Obrigado Cibeli !

  • acordãos-pareceres-recursos-decisões


ID
317668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das fontes de informação jurídica, julgue os itens
seguintes.

A versão digital do Diário Oficial da União constitui uma fonte de informação secundária.

Alternativas
Comentários
  • Constitui fonte primária de infomação.
  • O conceito de fonte secundária se contrasta com o de fonte primáriaque é uma fonte original da informação a ser discutida. Fontes secundárias envolvem generalizações, análises, sínteses, interpretações, ou avalliações da informação original.
  • Fontes Primárias:

    1. Diários Oficiais (da União e estados)

    2. Diário de Justiça

     Fontes secundárias:

    1. Livros, periódicos e teses

    2. Livros jurídicos

    3. Cartilhas e apostilas

    4. Periódicos jurídicos

    5. Periódicos eletrônicos

    6. Teses jurídicas

    7. Biblioteca digital de teses e dissertações

    8. Dicionários, enciclopédias e vade mecuns

    9. Coleções de leis e jurisprudência

    10. Bases de dados e sistemas

    11. Sítios institucionais
  • Fontes primárias: registram informações que estão sendo lançadas no momento de sua publicação!! 


ID
317683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das fontes de informação jurídica, julgue os itens
seguintes.

As bases de dados Sistema de Informações do Congresso Nacional (SICON), Legislação Federal do Brasil e Sistema de Legislação Informatizada (LEGIN) permitem o controle e a consulta à legislação federal de hierarquia superior.

Alternativas

ID
317695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das fontes de informação jurídica, julgue os itens
seguintes.

A expressão vade-mécum, derivada do latim, que significa vai comigo, designa um compêndio que reúne as obras básicas do direito, devendo, por isso, sua consulta ser facilitada.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    "vade-mécum vademecum BIB DIR EDIT "livro, manual de pequeno formato, que contém matéria de consulta e noções práticas indispensáveis ou de uso frequente em qualquer arte, ciência, ofício, etc." (MICH, p. 2171)" (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 373)


ID
317707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

O uso de tecnologias de informação e comunicação é uma condição sine qua non em qualquer atividade de gestão do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • Sine qua non ou condição sine qua non é uma expressão que originou-se do termo legal em latim que pode ser traduzido como “sem a/o qual não pode deixar de ser”.

    Lógico que podemos gerir o conhecimento sem as TICs
  • Para complementar o comentário da colega Neide, a condição sine qua non em qualquer atividade de gestão do conhecimento são os profissionais da informação.

    Força, foco e fé!


ID
317713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

A gestão da informação lida com o conhecimento explícito e a gestão do conhecimento lida, exclusivamente, com o conhecimento tácito. As duas atividades referem-se, pois, a práticas distintas.

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa questão só se tornou errada pelo uso da expressão EXCLUSIVAMENTE
  • Além do mais Neide acredito que gestão do conhecimento seja equivalente à gestão da informação. Se eu tiver errado, por favor me corrijam.

  • Primeiramente é importante mencionar o que se entende por gestão da informação e gestão do conhecimento. A gestão da informação é um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e disseminação, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo (1). A gestão do conhecimento é um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de idéias, solução de problemas e tomada de decisão (2).

    Na literatura observa-se que algumas correntes fundem os dois modelos de gestão, ou ainda, confundem um modelo com o outro. Por esse motivo, é muito comum, em diferentes segmentos econômicos, empresários falarem que fazem gestão do conhecimento em suas empresas, quando na realidade o que fazem é gestão da informação.

    No entanto, algumas correntes definem muito claramente o papel de cada um destes modelos de gestão. Sem dúvida nenhuma, as duas gestões convergem para o fato de que pretendem apoiar/subsidiar as atividades desenvolvidas no dia-a-dia, e a tomada de decisão na organização.

    Para isso, focam fluxos informacionais diferenciados. A gestão da informação apóia-se nos fluxos formais (conhecimento explícito) e a gestão do conhecimento nos fluxos informais (conhecimento tácito). A gestão da informação trabalha no âmbito do registrado, não importando o tipo de suporte: papel, disquete, CD-ROM, Internet, Intranet, fita, DVD, etc., constituindo-se nos ativos informacionais tangíveis. A gestão do conhecimento trabalha no âmbito do não registrado: reuniões, eventos, construção individual de conhecimento, valores, crenças e comportamento organizacional, experiências práticas, educação corporativa, conhecimento de mundo etc., constituindo-se nos ativos intelectuais (intangíveis).

    (…)

    Valentim, Marta Ligia Pomim. Gestão da informação e do conhecimento: especificidades e convergências.
    [Novembro/2004]. Disponível em:


  • Exatamente Neide! A gestão do conhecimento não lida exclusivamente com conhecimento tácito, mas com conhecimento explícito também: 

    "Na opinião de Alvarenga Neto (2008, p. 53) a gestão do conhecimento, além da gestão da informação, envolve também as questões da criação, do compartilhamento e do uso/aplicação do conhecimento. A GI serve de partida para a implementação de iniciativas de GC, mas por si só não garante sua aplicabilidade."

     

    https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/viewFile/1931/2052

     

    Diego, pelo que li a respeito, Gestão da informação não é equivalente à Gestão do conhecimento.

    Abraços!

  • Ambos fazem parte da Gestão do Conhecimento.
     

    O conhecimento Tácito

    é aquele adquirido pela experiência.

    o Explícito

    é aquele transmissível por meio da linguagem formal, codificado e sistemática.

  • FUNDAMENTANDO os comentários "[...] Sobre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento, tanto a informação quanto o conhecimento tem a ver com pessoas, embora em diferentes níveis ou dimensões. A informação depende dos dados que se convertem em informação ao ter significado a partir de diferentes processos de agregação de valor e de uma determinada contextualização; o conhecimento é informação transformada em crenças, conceitos e modelos mentais mediante o raciocínio e reflexão." (PONJUÁN DANTE, 2007, p. 111

    DADOS (geram) --> INFORMAÇÃO (que geram) -> CONHECIMENTO

    Desse modo, vale salientar que se a questão afirmasse que, ao invés da GC, a GI lidasse EXCLUSIVAMENTE com o conhecimento explícito, também estaria errado. Vejam só:

    "A interação entre as disciplinas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento contribui para o desenvolvimento de uma visão mais holística da GI. A Gestão do Conhecimento, ao considerar o fator humano como essencial em sua disciplina, parece ter influenciado o reforço deste aspecto por muitos autores da GI. Assim, o elemento humano, visto antes como um dos recursos da GI, passou a ser considerado o foco principal das práticas de gerenciamento informacional. Wilson (2002), em seu trabalho sobre Gestão da Informação, reconheceu claramente este aspecto, destacando que o comportamento (de busca) informacional (Information Seeking Behavior), tendo como base a necessidade informacional humana, é a mola-mestra da GI."

    Finalizando o raciocínio, ambas possuem características complementares. O que DIFERENCIA uma da outra, é o FOCO do seu objeto de estudo (GI -> conhecimento explícito; GC -> conhecimento tácito), mas isso não significa afirmar que lidam EXCLUSIVAMENTE com o seu foco.


ID
317719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

A gestão do conhecimento pode ser compreendida como a promoção de condições férteis para que o conhecimento seja criado, compartilhado e utilizado no âmbito das organizações.

Alternativas
Comentários
  • "Entretanto, quando se tem em questão o conhecimento tácito de fato, a gestão do conhecimento é responsável pela condução dos processos relacionados ao fluxo e apropriação do conhecimento. Este, por seu turno, não pode ser manipulado, no sentido estrito da palavra. A 'intencionalidade maior' refere-se, em última análise, em fazer com que todo o tipo de conhecimento seja valorizado, compartilhado, utilizado, retido na organização, com o fim de que os indivíduos criem conhecimento, aprendam mais e da melhor forma. Está preocupada com a criação de condições férteis, a condução de situações ótimas e viabilizadoras para que o conhecimento seja criado, compartilhado, assimilado e convertido em benefícios aplicáveis à consecução dos objetivos de uma determinada organização. Todas esses aspectos pressupõem elementos a mais do que a gestão da informação sozinha pode oferecer."

    Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652007000100007

    Gabarito: CERTO


ID
317728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

O modelo SECI (sensibilização, externalização, combinação e informação) representa modos de criação de conhecimento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • O modelo SECI é um modelo do conhecimento que cria processos para compreender a natureza dinâmica da criação do conhecimento, a criação desse conhecimento é um processo continuo de interações dinâmicas entre o conhecimento tácito e explícito. As quatro modalidades da conversão do conhecimento interagem na espiral da criação do conhecimento. A espiral torna-se maior na escala enquanto move para cima através dos níveis organizacionais, e podem-se provocar espirais novas da criação do conhecimento.
    Significado de SECI:
    Socialização: Este modo de conversão do conhecimento denominado socialização configura o processo de compartilhamento de experiências e viabiliza a criação do conhecimento tácito (NONAKA, 1994). Uma frase sintetiza esta conversão: “troca de conhecimentos face-a-face entre as pessoas” Silva.


    A literatura aponta dois caminhos para a organização obter oconhecimento de que necessita: o do desenvolvimento interno e o da incorporação de bases externas. O conhecimento é reconhecido como fator-chave a competitividade das organizaçõess, muito além do gerenciamento do conhecimento, a sua criação representa um recurso estratégico para as empresas. As condições favoráveis para tanto passam pelo processo SECI (Socialização - Externalização -Combinação - Internalização).
  • Fui pela lógica: informação representa um modo de criação de conhecimento organizacional? NÃO!! Ela por si só NÃO representa um modo de criação de conhecimento organizacional.

    Força, foco e fé!

  • E alguém NORMAL consegue acertar este tipo de questão nas provas?

  • ESTÁ ERRADA! Onde está "informação" deveria estar "internalização"

    O modelo SECI (sensibilização, externalização, combinação e informação) representa modos de criação de conhecimento organizacional.

    Lembrem-se:

    Socialização = Conhecimento tácito em tácito
    Externalização = Conhecimento tácito em explícito
    Combinação = Conhecimento explícito em explícito
    Internalização = Conhecimento explícito em tácito

  • 4 (quatro) modos de conversão do conhecimento: 

    SECI (Socialização, Externalização, Combinação, Internalização).

  • Modelo SECI (SOCIALIZAÇÃO, externalização, combinação e INTERNALIZAÇÃO

     

    SÓCIO - T -T 

    EXTERNO -T - E 

    COMBINADO - E- E 

    INTERNO -E  - T


ID
317737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens
a seguir.

Identificação das necessidades de informação, aquisição, organização e armazenamento, desenvolvimento de produtos e serviços, distribuição e uso da informação compõem o conjunto de processos inerentes à gestão da informação.

Alternativas

ID
317743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos serviços de referência, julgue os itens que se
seguem.

Mesmo diante de um volume crescente de informação digital, a disseminação seletiva da informação torna-se menos importante, uma vez que os usuários têm a sua disposição mecanismos que contribuem para que eles estejam permanentemente informados a respeito daquilo que lhes interessa.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    Com o aumento da informação digital cresce a importância da DSI. Isso acontece pq muitas das informções disponíveis na internet carecem de confiabilidade e qualidade. É ai que entra o papel do bibliotecário de referência, trazendo os melhores meios para buscar informações confiáveis e de qualidade, de acordo com as necessidades dos usuários.

  • Quanto mais informação disponível mais necessidade de mecanismos para selecionar as úteis, por isso a importância desses serviços só aumentam com o aumento da informação digital.


ID
317749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos serviços de referência, julgue os itens que se
seguem.

O serviço de referência digital requer, necessariamente, o atendimento em tempo real aos usuários.

Alternativas
Comentários
  • O e-mail é um serviço de referência digital, e não é necessario o atendimento em tempo real.
  • Os Serviços de Referência Digital podem ser:

    - Assíncrona: respondidas em outro momento como email por exemplo.

    - Síncrona: respondidas em tempo real como nos chats, telefone.


ID
317752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos serviços de referência, julgue os itens que se
seguem.

Os sistemas de recuperação da informação ainda não se desenvolveram suficientemente para que as buscas realizadas por bibliotecários ou pelos próprios usuários contemplem, além do registro, o texto completo dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: ERRADO!!!!

     

  • mas por qual motivo ela esta errada?


ID
317758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de bibliografia, julgue os itens subsequentes.

A bibliografia da justiça federal, disponível na Internet, é uma bibliografia sinalética, ou seja, que inclui apenas as referências bibliográficas, sem anotações.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Tipologia das bibliografias segundo as condições d elaboração: 

    a) Primárias: as referências são redigidas à vista do documento; 

    b) Secundárias: as referências são extraídas de fontes bibliográficas; 

    c) Sinaléticas: incluem somente as referências bibliográficas.; 

    d) Críticas = avaliativas: resumo emite julgamento sobre o trabalho; 

    e) Exaustivas: quando a pesquisa dos documentos é completa; 

    f) Seletivas: quando existe seleção dos documentos; 

    g) Retrospectivas: os documentos registrados referem-se a um período d tempo já ultrapassado; e

    h) Correntes: quando são atualizadas periodicamente.

    Força, foco e fé!

  • 4. Em função do tipo de tratamento documental.
    - Bibliografias sinaléticas: enumerativas, simples listas descritivas contendo apenas os
    elementos essenciais das obras;
    - Bibliografias anotadas ou analíticas: seguidas de anotações sobre o conteúdo das obras referenciadas; as anotações podem constar de análise bibliográfica (inclui informação sobre o autor) ou resumo (apenas se refere ao conteúdo da obra).
    - Bibliografias crítica: incluem apreciações de valor sobre os documentos (importância da obra, quantidade de informação, incorrecções...);

    - Bibliografias descritivas: completadas com uma descrição física do exemplar (encadernação, tipo de papel, tipografia).


ID
317764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de bibliografia, julgue os itens subsequentes.

A bibliografia, como atividade, pode ser definida como a produção sistemática de listas descritivas de registros do conhecimento, principalmente livros, artigos de periódicos e capítulos de livros e outros itens similares.

Alternativas
Comentários
  • Bibliografia:
    "2. Produção sistemática de listas descritivas de registros do conhecimento, principalmente livros, artigos de periódicos e capítulos de livros, bem como de itens similares (baseado em KUM, p.1-2)

    CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos. 2008. p. 46

ID
317770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de bibliografia, julgue os itens subsequentes.

Bibliografia avaliativa é o mesmo que bibliografia crítica.

Alternativas
Comentários
  • 4. Em função do tipo de tratamento documental.
    - Bibliografias sinaléticas: enumerativas, simples listas descritivas contendo apenas os
    elementos essenciais das obras;
    - Bibliografias anotadas ou analíticas: seguidas de anotações sobre o conteúdo das obras referenciadas; as anotações podem constar de análise bibliográfica (inclui informação sobre o autor) ou resumo (apenas se refere ao conteúdo da obra).
    - Bibliografias críticas: incluem apreciações de valor sobre os documentos (importância da obra, quantidade de informação, incorrecções...);
    - Bibliografias descritivas: completadas com uma descrição física do exemplar (encadernação, tipo de papel, tipografia).


ID
317776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do marketing de bibliotecas e outros tipos de sistemas de
informação, julgue os próximos itens.

A segmentação de mercado no contexto de bibliotecas tem por objetivo essencial averiguar a demanda para os serviços e mostrar como podem ser feitos ajustamentos racionais e precisos com o intuito de melhor atender às necessidades de seus usuários.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 210):

    A segmentação oferece a possibilidade de identificação de um público, ao qual se possa servir com maior efetividade na biblioteca.

    Gab. Certo

  • RESOLUÇÃO: A segmentação consiste no estudo de grupos de clientes com características semelhantes, que têm necessidades e desejos comuns. Seu objetivo é justamente permitir o desenvolvimento de produtos e serviços adequados para satisfação do público-alvo.

    Resposta: C

  • O objetivo essencial da segmentação é ver a demanda para os serviços e mostrar como podem ser feitos ajustamentos racionais e precisos com o intuito de melhor atender às necessidades dos consumidores.

    AMARAL, Sueli Angelico do. Marketing: uma abordagem em unidades de informação. Brasília: Thesaurus, 1998.


ID
317779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do marketing de bibliotecas e outros tipos de sistemas de
informação, julgue os próximos itens.

Promoção é uma atividade de marketing referente à comunicação e seu propósito é fazer conhecer e efetivar o uso ou adoção de um produto, ideia, comportamento ou serviço.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO: O marketing mix é usualmente classificado sob a perspectiva dos 4Ps:

    1.      Produto;

    2.      Preço;

    3.      Promoção: são objetivos da promoção

                                                                                         i.     Tornar a organização e seus produtos/serviços conhecidos;

                                                                                       ii.     Tornar o ambiente da organização e seus produtos e serviços atraentes;

                                                                                      iii.     Mostrar aos usuários/consumidores como usar os produtos e serviços disponíveis;

                                                                                      iv.     Evidenciar os benefícios dos produtos/serviços oferecidos;

                                                                                       v.     Manter os usuários/consumidores constantemente bem informados sobre a atuação;

    4.      Ponto.

    Resposta: C

  • Conforme Amaral (2008, p. 34):

    Promoção é uma atividade de marketing referente à comunicação com o propósito de fazer conhecer e efetivar o uso ou adoção de um produto, idéia, comportamento ou serviço.

    Gab. Certo


ID
317782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do marketing de bibliotecas e outros tipos de sistemas de
informação, julgue os próximos itens.

O marketing da informação refere-se ao valor agregado a produtos de informação em suas dimensões de formatação, riqueza gráfica e sobriedade, de modo que os usuários sejam capazes de apreender com maior facilidade a mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo de produto de informação: outdoor. Quanto mais bem formatado, simples e objetivo, maior será seu impacto para o potencial cliente.
  • "Marketing da informação pressupõe o interesse em compreender as necessidades, percepções, preferências, os padrões de comportamento para se informar da audiência-alvo, com o intuito de oferecer produtos e serviços de informação que os usuários demandam. Além disso, o compromisso com a oferta exige a preocupação e o interesse pela satisfação do usuário no atendimento, a adequação das mensagens, da mídia, dos custos e das facilidades tecnológicas de comunicação para estabelecer e manter relacionamento em duas vias entre os que demandam (usuários) e os que oferecem informação (unidade prestadora de serviços). Esta forma inovadora de gestão se reverterá em maior visibilidade das atividades desenvolvidas pela unidade de informação na área de negócio do mercado da informação em que sua organização mantenedora se insere. Desse modo, o marketing da informação como abordagem inovadora da gestão da informação e do conhecimento também contribuirá para destacar o valor da atuação das unidades e profissionais da informação no desenvolvimento da sociedade."

    "Isto reforça a ênfase na importância do usuário como cliente consumidor de informação e a adequação da oferta dos produtos e serviços aos interesses e necessidades do usuário que a busca. Clientes cada vez mais exigentes vão considerar os produtos e serviços de informação oferecidos em função do valor agregado que eles possam lhes oferecer."

    AMARAL, Sueli. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ci Inf. vol. 40, n.1, Brasília Jan./Apr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100007#:~:text=Marketing%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20pressup%C3%B5e%20o,informa%C3%A7%C3%A3o%20que%20os%20usu%C3%A1rios%20demandam. Acesso em: 15 fev. 2021.