SóProvas



Prova CESPE - 2014 - CADE - Bibliotecário


ID
1105114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação geral e jurídica,


O tesauro e o esquema de classificação são exemplos de metadocumentos; estes, por sua vez, são, em geral, utilizados na gestão de um centro de informação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. 

    Metadocumentos – documentos que se referem a outros documentos, como tesauros, esquemas de classificação. 


ID
1105117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação geral e jurídica,


As fontes de informação não convencionais, utilizadas para a realização de pesquisas especializadas, são conhecidas como literatura branca.

Alternativas
Comentários
  • As fontes de informação não convencionais, utilizadas para a realização de pesquisas especializadas são chamadas literatura cinzenta!

  • É literatura cinzenta....

  • Literatura branca é usado para denominar documentos oficiais.

  • Errado. 

    Literatura cinzenta: designar documentos não convencionais e semipublicados, produzidos nos âmbitos governamental, académico, comercial e da indústria.

    Literatura branca: documentos convencionais ou formais. (CAMPELLO, CENDÓN E KREMER p. 97)
     

    Fontes de informação para pesquisadores e profissionais / Bernadete Santos Campello, Beatriz Valadares Cendón, Jeannette Marguerite Kremer, Organizadoras. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. 319 p. 

     


ID
1105120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de documentação geral e jurídica,


A documentação e a bibliografia possuem funções semelhante no que se refere à prática de acompanhar o documento desd a sua produção até o seu uso.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Documentação: Arte de coletar, classificar e tornar facilmente acessíveis os registros de todas as formas de atividade intelectual. Preocupa-se com o documento de forma geral. Bibliografia: consiste na produção sistemática de listas descritivas de registros do conhecimento, principalmente livros, artigos de periódicos e capítulos de livros.

    A biblioteconomia deu origem à bibliografia, que fundamentou a documentação, que por sua vez, forneceu insumos à constituição da Ciência da Informação. Estas três são áreas que se relacionam conceitual e historicamente. 


  • Documentação: Arte de coletar, classificar e tornar facilmente acessíveis os registros de todas as formas de atividade intelectual. Preocupa-se com o documento de forma geral. 

     

    Bibliografia: consiste na produção sistemática de listas descritivas de registros do conhecimento, principalmente livros, artigos de periódicos e capítulos de livros.

     

    A biblioteconomia deu origem à bibliografia, ----> BiBliotec --- > Bibliofis ---> Documentis --- > C. Info

    que fundamentou a documentação, que por sua vez, forneceu insumos à constituição da Ciência da Informação. Estas três são áreas que se relacionam conceitual e historicamente. 

  • A Documentação de fato acompanha o documento desde sua produção até o uso. Contudo a Bibliografia é mais restrita, consistindo na pesquisa de textos impressos para indicá-los, descrevê-los e classificá-los com a finalidade de criar instrumentos de busca.

    Gabarito: E


ID
1105123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos de biblioteconomia e ciência da informação,


Para resolver problemas a respeito da transferência do conhecimento organizado, a ciência da informação se utiliza das ciências da computação, da psicologia e da linguística.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    A Ciência da Informação é uma ciência social, pois não se preocupa com a informação em si, e sim com os impactos sociais que ela provoca.

    Disciplinas que a C.I. têm trabalhado:

    - Biblioteconomia;

    - Ciência da Computação;

    - Administração;

    - Linguística;

    - Psicologia;

    - Lógica;

    - Matemática;

    - Filosofia / Epistemologia.


  • De acordo com Foskett (1980) a CI é

     

    "uma disciplina que surge de uma ´fertilização cruzada´ de idéias que incluem a velha arte da biblioteconomia, a nova arte da computação, as artes dos novos meios de comunicação e aquelas ciências como psicologia e lingüística que, em suas formas modernas, têm a ver diretamente com todos os problemas da comunicação – a transferência do conhecimento organizado".

     

    FOSKETT, D. J. A ciência da informação como disciplina emergente: implicações educacionais: ciência da informação ou informática. Rio de Janeiro: Calunga, 1980. p. 53-69.

  • A Ciência da Informação mantém relações de interdisciplinaridade com diversas áreas do conhecimento, além das apresentadas na questão também podemos citar a Biblioteconomia, Ciência Cognitiva, Comunicação Social, Administração, Lógica, Matemática, Filosofia/Epistemologia etc.

    Gabarito: C


ID
1105126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos de biblioteconomia e ciência da informação,


A teoria da informação, originariamente, teoria da recuperação da informação, se desenvolveu após a ciência da informação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    A teoria da informação é um ramo da matemática que estuda quantificação da informação. Essa teoria teve seus pilares estabelecidos por Claude Shannon (1948) que formalizou conceitos com aplicações na teoria da comunicação e estatística. Portanto, ela surge antes da Ciência da Informação.


  • A teoria matemática da informação foi descrita por Shannon e Waver no final dos anos 1940. Essa teoria explica as questões da transmissão de mensagens por meio de canais mecânicos de comunicação. Parte do princípio de que toda comunicação implica a transmissão de uma mensagem entre uma fonte (emissor) e um destino (receptor). Para a Ciência da Informação a importância é histórica, visto que atraiu a atenção para a necessidade de se definir claramente a natureza da informação com que os profissionais da área se ocupavam.

    Gabarito: E


ID
1105129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos de biblioteconomia e ciência da informação,


O paradigma cognitivo da ciência da informação é visto como um modelo alternativo dos estudos de usuário.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.Estudos de usuários estão fortemente presentes nas pesquisas da área de ciência da informação (Araújo 2010; Baptista; Cunha, 2007) e representam um subcampo de estudos. Os primeiros estudos foram desenvolvidos a partir da percepção da necessidade da informação do público comum da biblioteca pública ou do uso das fontes de informação de cientistas. Em ambos os casos, os estudos evoluíram e as novas correntes refletiram em uma tentativa de transferir o foco do sistema para o usuário, usuário considerado primeiramente um ser passivo diante da informação, mas que então passa a ser visto como um ser ativo, que constrói perguntas, respostas e caminhos para suas demandas de informação. Para Baptista e Cunha (2007) o uso de métodos das ciências sociais nos estudos de usuários teve seu início a partir da segunda metade do século XX, mas ainda assim estes estudos tinham por objetivo avaliação de serviços de bibliotecas em dados quantitativos como a frequência de uso dos materiais, fontes mais consultadas ou citadas por usuários pertencentes a comunidades de profissionais‘socialmente conceituados’, das ciências exatas ou médicas. Frequentemente, estes estudos foram compreendidos como estudos de caráter quantitativo, mensurável, pois a informação era considerada um objeto externo, passível de mensuração e quantificação.Com o avanço dos estudos de uso e usuários percebeu-se que não somente os papéis profissionais, mas também os papéis sociais influenciavam na complexidade de busca e capacidade de utilizar os serviços oferecidos pelas bibliotecas, de maneira que novas abordagens eram necessárias para o desenvolvimento dos estudos. Dervin e Nilan identificaram duas abordagens presentes nos estudos de usuários: “as abordagens alternativas se debruçam sobre os elementos fundamentais das pesquisas sobre usos e necessidades de informação – as definições de informação e de necessidade, a natureza do uso da informação, a utilidade de diferentes abordagens para estudos do comportamento informacional, e as consequências de uso de diferentes modelos para predição.” (Dervin; Nilan, 1986, p.12)Neste sentido a ‘abordagem tradicional’ se caracterizava por estudos voltados ao sistema, com enfoque ao suporte ou às ferramentas (tecnologias), com dados quantitativos como número de empréstimos, de consultas, circulação de periódicos e análises de questões de referência. Já a ‘abordagem alternativa’, de cunho cognitivo, caracterizava-se por estudos centrados no usuário da informação, com métodos de pesquisa das ciências sociais tais como: a observação, entrevistas, questionários ou diários; levantamento de opiniões, pesquisa de survey, análise e solução de tarefas, técnica do incidente crítico, método Delphi, estudo de comunidades (grupo focal). Sob o viés da abordagem cognitiva, vários autores apresentaram outras considerações em relação aos estudos de uso, principalmente em relação à autonomia dos indivíduos. DataGramaZero - Revista de  Informação - v.14  n.2 abr/13   
  • CERTO

    Capurro (2003) identifica três grandes formas de se estudar a informação que ele denomina "paradigmas". Os três paradigmas são: físico, cognitivo e social. Relacionando os estudos de usuários com esses paradigmas da CI, identifica-se: 

    a) Paradigma físico --> Abordagem tradicional de estudos de usuários.  Onde a informação é tida como algo objetivo, que independe do usuário que se relaciona com ela. 

     

    b)  Paradigma cognitivo --> Abordagem alternativa de estudos de usuários. Onde a informação é entendida como um recurso usado por um sujeito diante de uma situação de lacuna ou estado vazio de conhecimento. 

     

    c) Paradigma social --> Ainda não teria uma manifestação nítica no campo de estudos de usuários. 

     

    Explicação mais detalhada em: Estudos de usuários conforme o paradigma social da ciência da informação - Carlos Alberto Ávila Araújo

    O artigo do Capurro sobre os paradigmas da CI é o Epistemologia e Ciência da Informação - Rafael Capurro (2003)

  • Para responder essa, lá vai uma citação de Capurro (2003), nesse trabalho o autor distinguiu três formas de se estudar a informação na Ciência da Informação: um modelo físico (semelhante ao paradigma “tradicional” de estudos de usuários), um modelo cognitivo (semelhante à abordagem “alternativa” de estudos de usuários) e um modelo social.

    Gabarito: C


ID
1105132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação aos conceitos de biblioteconomia e ciência da informação,


O acesso livre à literatura científica mundial é insuficiente para modificar o planejamento das publicações e suas avaliações.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 

    Outra questão ajuda a responder: (2014- CESPE - SUFRAMA) O livre acesso à literatura científica mundial não é suficiente para que se modifique o planejamento das publicações e suas avaliações. Item errado. 
  • não é suficiente = insuficiente. Só modificou a forma de escrever. Na minha opinião alternativa certa.

  • Também acho que a resposta está certa!
  • Não entendi o erro da questão...

  • Não entendi porque vocês estão achando a questão certa...

    Ao meu ver, o acesso livre à literatura científica mundial não só É suficiente para modificar o planejamento das publicações e suas avaliações, como já mudou. A exemplo temos a via dourada que mudou o processo de avaliação por pares e o custeio dos periódicos científicos. Assim como conceito de Dados abertos também que vem crescendo cada vez mais e proporcionará um acesso livre em tempo aos dados de pesquisa, governamentais etc. 

     

  • Na minha opinão O acesso livre à literatura científica mundial é sim suficiente para modificar o planejamento das publicações e suas avaliações. Questão errada, não entendi o motivo da dúvida.


ID
1105135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à informática para bibliotecas.


A memória principal e a unidade de controle são componentes do processador de um computador.

Alternativas
Comentários
  • Se a questão se refere à memória RAM (o enunciado não esclarece à qual memória está se referindo... oh my...), essa memória não faz parte do processador. Se a questão se refere à memória cache, também não faz parte do processador. De qualquer forma, o gabarito está errado.

  • "A questão está certíssima! A CPU (Unidade Central de Processamento) é composta basicamente por: Unidade Lógica e Aritmética (memória principal), Unidade de Controle e Registradores."

    Retirado de bibliothings.blogspot.com.br


  • Em todas as literaturas que eu já li ( e foram muitas) memória principal é memória RAM.

    -> Luciano, memória cache faz parte do processador.

    L1 = Dentro do processador

    L2 = Dentro ou fora do processador

    L3  =fora do processador.

    Como exemplo, o livro do WILLIAN STALLINGS, Organização e Arquietura de computadores 8ed. Em diversos capítulos informam que memória principal é a memória RAM. Em outros livros também informam isso. Portanto, memória cache ou registradores não são memória principal. E como todo mundo sabe, memória RAM não é um componente do processador. Alguém poderia me explicar isso porfavor, pois está contradizendo o que diz nos livros.

    Substituindo o termo "memória principal" por "memória primária" faria sentido.

    Pois memória primária sçao constituídas por (memória cache, registradores e memória RAM).

    Memória secundárias ( HD, etc...)...

    A memória principal e a unidade de controle são componentes do processador de um computador.

  • Qstão na minha concepção está errada.

    Memória principal/primária/execução ou RAM não faz parte do processador.

    Faz parte do processador:

    UC - Unidade de comando

    ULA/UAL - Unidade lógica aritimética 

    Registradores

  • Indiquem para comentários colegas, questão polêmica

  • Questão correta!!!! Muitos comentários errados

    RAM / Principal (Random Acess Memory)               MP ----> CPU             

    Memória de acesso aleatório;

    Acesso qualquer posição de acesso;

    Guarda os dados que são processados;

    volátil: guarda os dados somente com corrente elétrica (aparelho ligado);

    Tecnologias para a fabricação de memória de acesso aleatório:

    DRAM: mais lenta, mais barata, mais usada 

    SRAM: mais rápida, mais cara, menos usada

     

    ROM / Principal (Read Only Memory)

    Memória de somente leitura (não volátil). Traz as regras para a inicialização do computador, pois é gravada pelos fabricantes, não podendo ser apagada/alterada.

    Acesso aleatório – já vem fixada na placa mãe;

    Leitura de dados;

    Firmware: nome dado a todo programa gravado em uma memória somente leitura. Todo Firmware é Software, mas nem todo Software é Firmware;.

    Fonte: Informática para concursos Emannuelle Gouveia

    Foco e Fé!!! Vem ANP!!!

  • unidade de processamento, ou processador, ou CPU (do inglês Central Processing Unit - Unidade de Processamento Central), fica acoplada na placa-mãe.

    A CPU (ou processador) é composta por

     uma unidade de aritmética e lógica (ULA): é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números. 

     uma unidade de controle (UC) : é a unidade que armazena a posição de memória que contém a instrução que o computador está executando nesse momento. Ela informa à ULA qual operação a executar, buscando a informação (da memória) que a ULA precisa para executá-la. Depois, transfere o resultado de volta para o local apropriado da memória. A seguir, a unidade de controle vai para a próxima instrução

     e uma memória central (principal)

    A CPU é considerada a parte mais importante de um computador, pois é responsável pelo processamento de todos os tipos de dados e pela apresentação do resultado do processamento, ou seja, é a parte mais importante do computador, pois é ali onde são interpretadas e executadas as instruções fornecidas pelos aplicativos (softwares), como o sistema operacional e o editor de textos, por exemplo.

     

    fonte:  http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-proc.htm

     

    OBS.:

    #O professor Frank Matos num comentário afirmou que são apenas 2 componentes: ULA e UC.   (questão: Q591332)

    #Já o prof. Fernando Nishimura na questão (Q353190) disse: " Esta questão falou basicamente de todas as unidades do processador. São elas: ULA (Unidade Lógico Aritmética), UC (unidade de Controle) e UR (unidade de registradores)."

     

    Pelo visto a banca CESPE considera os 3 componentes.

     

  • CESPE considera memória principal e memória primária como sendo a mesma coisa! Afirmativa correta. Arquitetura de Von Neumann!
  • O computador é formado por diferentes dispositivos altamente integrados e complexos, que combinam as ações individuais para a realização de tarefas.
    A memória principal (RAM) armazena as informações que estão sendo processadas no momento.
    A unidade de controle, assim como a unidade de registradores e a unidade lógico aritmética, são integrantes do processador. O processador é o principal componente do computador, e trabalha como o cérebro da máquina.

    Gabarito: CERTO.
  • Questão polêmica, haja vista que a memória principal é componente da placa mãe. Componentes do processador: unidade de comando, unidade lógica aritimética e registradores.

  • Questão polêmica, na minha opinião. Pena que o comentário do professor Nishimura não ajudou a esclarecê-la...
    O enunciado diz que A MEMÓRIA PRINCIPAL e a unidade de controle são componentes do PROCESSADOR. 

    São tipos de memória principal: RAM, ROM, Cache, Registradores... Destas, duas podem estar abarcadas no processador: a Cache e a Unidade de Registradores (um dos 3 componentes de uma CPU). 

    A questão nos dá margem para pensar que a RAM (faz parte da memória principal) é um componente do processador, o que não é verdade.

    Outra questão polêmica, nesta mesma linha, porém da FCC: Q769263

    Continuo me opondo ao gabarito oficial. Para mim, a questão está ERRADA.

  • Correto

    A memória principal (RAM) armazena as informações que estão sendo processadas no momento.

  • CONSTITUEM A MEMÓRIA PRINCIPAL (primária) DO COMPUTADOR

    RAM (leitura e gravação - volátil), ROM (firmware - leitura - não volátil), Cache (LI, L2, L3) , Registradores (mais rápida menor quantidade).

     

    SSD  e HD - Disco Rígido - Winchester - memória secundária - auxiliar - maior quantidade, mas menor velocidade

     

    Somente a Cache L1 e L2 e os REGISTRADORES fazem parte do processador,

     

    as demais estão na PLACA-MÃE, mas fora do PROCESSADOR!

     

    O PROCESSADOR (CPU) É CONSTITUÍDO AINDA DA UC e da ULA!!!

  • Nishimura só encheu linguiça nessa kkk parabéns pelo enrolation

  • CERTA,

     

    CPU (Unidade Central de Processamento) é composta por:

     

    ¬ UNIDADE LÓGICA e ARITMÉTICA (Memória principal) - ULA

    ¬ UNIDADE de CONTROLE - UC

    ¬ REGISTRADORES.

     

    bons estudos.

    Coragem e Fé!

     

     

  • Para mim a quest"ao estã errada ou mal formulada!! 

    A memória principal(Ran) não faz parte do processador do computador, faz sim parte do processamento de dados do computador. Mas de longe é um componente do processador. Quando você compra um processador intel, você não leva junto com as memórias Rans.

  • Srs, peço vênia para a colega Luiza Araújo, pois creio que seu comentário está equivocado.

    Em minha opniao, a questão é ERRADA.

    Segue meu entendimento:

    Segundo Mario A. Monteiro, em sua obra Introdução à Organização de Computadores, quinta edição, página 160, mostra, literalmente, que os componentes de uma UCP são:

    * UAL (ULA) - Unidade lógica e aritmética

    * Registradores (RI, CI, ACC)

    * UC - Unidade de Controle

    * Decodificador de instrução

    * Barramentos

    * RDM - Registro de dados de Memória

    * REM - Registro de endereço de Memória

     

    Sendo estes últimos responsáveis, justamente, por fazer a ligação entre a UCP e a memória principal.

    Trazendo para o dia a dia, você não compra um processador de 2Ghz de velocidade e 8Gb de memória RAM. Você até compra um processador de 2Ghz e XMb de cache.

     

    Embora não mencionado, é comum processador conter memória interna, as chamadas memória cache (pronunciado: cachê).

     

    NOTA: Venho notando a falta de comentários com fontes, ainda mais na área de informática. Isso pode levar alguns candidatos ao erro.

  • a memória cache é uma mémória principal que está no processador.

     

    o registrador também é uma memória principal que está dentro da CPU, que por sua vez esta CPU está dentro do processador.

  • Memória Principal são todas as memórias voláteis envolvidas na operação do computador. A memória principal se organiza em pirâmide e a parte da pirâmide que tá dentro do processador é só o topo. Questão mal feita ou gabarito tá incorreto.

  • Memória RAM (memória principal) não é componente do processador. Essa assertiva deveria ser considerada incorreta.

  • E a RAM faz parte do Processador?

  • GABARITO: CERTO

    Gabinete

    Unidade central de processamento (CPU).

    Drive óptico

    Processador

    Cooler

    HD (HDD) / SSD

    Memória RAM:

    Memória de leitura (ROM

    Basic input/output system (BIOS).

    Cache

    Memória virtual

    Placa-mãe

    Fonte de alimentação (ATX)

    Disco rígido

    Sistema operacional

    Controlador IDE (Integrated Drive Electronics)

    Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect

    SCSI (Small Computer System Interface

    AGP (Accelerated Graphics Port)

    Placa de som

    Placa de vídeo

  • Discordo ... entraria com RECURSO até na JUSTIÇA dizendo que esta questão está errada.

    O processador é composto por alguns componentes, cada um tendo uma função específica no processamento dos programas.

    Unidade lógica e aritmética.

    Unidade de controle.

    Registradores.

    Unidade de Gerenciamento de Memória.

    Unidade de ponto flutuante.

    Alguns destes itens são memórias voláteis, porém nenhum deles é considerado a memória principal!!

  • Questão com gabarito errado, na minha opinião. Uma vez que são componentes do processador a ULA - Unidade Lógica Aritimética, a UC - Unidade de controle e os registradores.

  • A memoria principal e a unidade de controle são parte do processamento.

  • O computador é formado por diferentes dispositivos altamente integrados e complexos, que combinam as ações individuais para a realização de tarefas.

    A memória principal (RAM) armazena as informações que estão sendo processadas no momento.

    A unidade de controle, assim como a unidade de registradores e a unidade lógico aritmética, são integrantes do processador. O processador é o principal componente do computador, e trabalha como o cérebro da máquina.

    Gabarito: CERTO.

  • A memória principal de um computador baseado na Arquitetura de Von-Neumann é constituída por RAM. (John Von Neuman foi quem propôs a ideia que transformou os calculadores eletrônicos em “cérebros eletrônicos”: modelar a arquitetura do computador segundo o sistema nervoso central). 

    Cache: a memória cache é um tipo de memória auxiliar, que faz diminuir o tempo de transmissão de informações entre o processador e outros componentes.

    Continuo considerando a questão errada, apesar do posicionamento da Banca Examinadora.

  • A cespe na considerou como correto: "A memória principal de um computador é, geralmente, uma memória volátil (RAM)."

    Então como que ela diz nessa questão aqui que a memória principal(RAM) é um componente do processador? ein? me explica?

  • A cespe na considerou como correto: "A memória principal de um computador é, geralmente, uma memória volátil (RAM)."

    Então como que ela diz nessa questão aqui que a memória principal(RAM) é um componente do processador? ein? me explica?

  • BIBLIOTECARIO KKKKKK. ATÉ AQUI A CESPE INFERNIZA.

  • Gaba: CERTO

    MEMÓRIA PRINCIPAL <==> PROCESSADOR( unidade de controle, registradores, unidade Lógica Aritmética)

    Os componentes do processador são: unidade de controle, registradores, unidade Lógica Aritmética, neste caso a memória esta a parte se comunicando, segundo Von Neumann.

    Rapaz, pense num ego grande! se a cespe disse que tá certo quem é Von Neumann pra dizer não é!

    Nasceu em 28 de dezembro de 1903. Desenvolveu contribuições importantes em Mecânica Quântica, Teoria dos conjuntos, Ciência da Computação, Economia, Teoria dos Jogos e praticamente todas as áreas da Matemática. ... John Von Neumann é conhecido principalmente por ter formalizado o projeto lógico de um computador.

    Concordo com o resto dos colegas, MAS, aceito que é da forma que CESPE quer, então tá, garanto meu ponto e realmente, a memória principal tá dentro do processador!

    #VonNeumannQueLute

  • Bom, questão mal elaborada. Não da para saber a qual memória ela se refere. Geralmente quando a questão cita Memória Principal está se referindo à RAM.

    Essa por exemplo: Q904591, Q564512

    O CPU é formado pela ULA, UC, Registradores, Memória Cache e Unidade de Ponto Flutuante.

    A memória RAM não faz parte do Processador

    Unidade Lógica Aritmética (ULA) realiza os cálculos e as operações lógicas.

    Unidade de Controle (UC) interpreta as instruções e controla o fluxo de dados

    no CPU.

    Registrador é uma memória que fica dentro do núcleo do CPU e armazena os

    resultados intermediários do processo em execução.

    Memória Cache faz o pré-carregamento dos blocos de instrução que são mais

    utilizados pelo CPU. Assim ela consegue diminuir a diferença de velocidade entre o

    CPU e a Memória RAM, tornando o processamento mais rápido.

    Unidade de Ponto Flutuante define a precisão dos cálculos

  • Não esqueçam que a memória principal não faz parte do processador!

  • Questão para testar sua sorte.

  • Gabarito: Certo

    Galera, a questão fala de memória principal.

    Alguns exemplos de memória principal são: memórias RAM e memórias Cache.

    A memória cache faz parte do processador,.portanto a questão está correta.

  • sem mimimi...

    processador ( CPU ) é formado por:

    -> UNIDADE LÓGICA ARITIMÉTICA,

    -> UNIDADE DE CONTROLE,

    -> REGISTRADORES.

    memórias principais: cache, ram, rom e REGISTRADORES.

    PMCE 2021

  • Registradores e Cachê eu aprendi que são memórias intermediárias e não principal.

  • Questão mal elaborado. memória principal (RAM) não faz parte do processador.
  • Então o que seria uma memória secundária ?

  • Sobre a classificação de memórias há duas correntes:

    Corrente 1:

    Classifica as memórias em:

    • memória principal (Rom, Ram, Cache, Registradores, CMOS)
    • memória secundária (memórias de armazenamento em massa).

    Corrente 2:

    Classifica as memórias em:

    • Primárias (Rom, Ram e CMOS)
    • Intermediárias (Cache e Registradores)
    • Secundárias (Armazenamento em massa: HD,SSD, pendrive, cd...).

    Componentes do CPU:

    -UC

    -ULA

    -REGISTRADORES

    Pela Corrente 2 os registradores não entram como memória principal, mas pela classificação 1 (utilizada pela Cespe NA ÉPOCA) eles seriam consideradas.

    ATENÇÃO:

    Antigamente muitos autores utilizavam essa classificação em principal e secundária (corrente 1), mas o Instituto de Engenheiros Elétricos Eletrônicos (IEEE) e Instituto de Engenheiros Físicos (IEF) criaram a classificação 2.

    Esses institutos definem as regulamentações sobre as matérias.

    Lembrem-se que na época (2014) a questão era correta, mas atualmente a questão provavelmente seria considerada errada.

    Quem fala um pouco sobre essa mudança é o professor Washington Luis (No Youtube procure: Aula 5, classificação de memórias)

    Espero ajudar alguém.

  • A memória principal é a memória básica de um sistema de computação

    desde seus primórdios. É o dispositivo onde o programa (e seus dados)

    que vai ser executado é armazenado para que o processador busque as

    instruções. Geralmente, a memória principal é sinônimo para a memória RAM,

    embora o termo englobe também os registradores e memória cache.

    Como os registradores são um dos componentes do processador,

    podemos afirmar que a memória principal é componente do processador.

    Os outros dois componentes do processador são a Unidade Lógico Aritmética

    (ULA) e a Unidade de Controle (UC).

    Gabarito: Certo.

  • Correto!

    Arquitetura de Von Neuman:

    Unidade de mémoria

    CPU- Unida de processamento

    Unidade de controle

    Ula- Unidade lógica e aritmética

    Dispositivo de entrada

    Dispositivo de saida


ID
1105138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à informática para bibliotecas.


A estratégia utilizada pelas grandes empresas para limitar o acesso e a disseminação de informações digitais denomina-se copyleft.

Alternativas
Comentários
  • Barbrook (2003) advoga pelo desaparecimento da propriedade intelectual, na forma de copyright, e pela regulação da informação de modo libertário: o copyleft. [2]. Os produtores devem conservar sua capacidade de reivindicar a autoria do seu trabalho (direito autoral moral), mas todos devem ser autorizados a copiar e a usar livremente as informações segundo seus interesses e propósitos. Assim, liberdade de expressão é liberdade de não se submeter à forma compulsória de mercadoria.

    O copyleft é uma relação contratual construída a partir da legislação do copyright, normalmente da mesma forma que qualquer licença tradicional de proteção dos direitos autorais entre o autor e quem o publica. São algumas cláusulas deste contrato que faz o copyleft diferente e merecedor de um nome especial. O copyleft pode ser definido como a licença que:

    (1) autoriza a derivação de trabalhos subseqüentes de um trabalho original, sem a permissão do proprietário protegido por direitos autorais;

    (2) concede a autorização para trabalhos derivados, requerendo que estes também sejam autorizados pela licença de copyleft do original.

    O copyleft autoriza e assegura recursivamente um tipo de "liberdade" de uso (e para códigos de computador, necessariamente, o código-fonte aberto e a transparência também). As cláusulas especiais desta relação contratual formam uma espécie de coluna vertebral funcional de uma infinidade de licenças de uso, o que implica que o termo copyleft se refere a uma grande família de licenças criativas que têm as duas características básicas citadas anteriormente.

    O copyleft é uma ferramenta para criadores de conteúdos com os seguintes objetivos:

    (a) proteger os direitos do seu trabalho enquanto o dissemina amplamente;

    (b) proteger contra a restrição do acesso ao trabalho, contra a sua vontade e além do que considera necessário como recompensa;

    (c) assegurar que seus trabalhos não serão vulneráveis a ações legais ruinosas;

    (d) criar ambientes de cultura livre, no qual seus trabalhos tenham liberdade de circulação e possam ser construídos de forma aberta.



    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652008000100011&script=sci_arttext


  • "A questão está errada! A estratégia utilizada para limitar o acesso e a disseminação de informações digitais é o copyright e não o copyleft. O copyleft é o inverso do copyright. Ou seja, enquanto um restringe o outro não impõe restrições."

    Retirado e adaptado de bibliothings.blogspot.com.br


  • A estratégia utilizada pelas grandes empresas para limitar o acesso e a disseminação de informações digitais denomina-se copyleft.

     

    A estratégia utilizada pelas grandes empresas para LIMITAR O ACESSO e a disseminação de informações digitais denomina-se COPYRIGHT .

     

    AMPLIAR -- > copy- LEFT---> ESQUERDA

     

     

    limitar ---> copyright --- > direita 


ID
1105141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à informática para bibliotecas.


A organização estruturada de banco de dados on-line e off-line, bem como a classificação e indexação desses bancos de dados de modo automatizado são exemplos da inserção da tecnologia da informação na prática biblioteconômica.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Caracteriza-se desse modo a tecnologia da informação, situada além da estruturação paradigmática da ciência em Kuhn e centrada principalmente em processos de organização da informação para utilização pelo usuário final; como exemplos dessa tecnologia podemos citar a organização estruturada de bancos de dados on-line e off-line, a classificação e indexação desses bancos de dados (inclusive com geração de thesaurus) de modo automatizado, a recuperação de informação por interrogações (queries) a esses bancos, a transposição de documentos textuais e gráficos para arquivos digitais, o uso de hipertexto e a estruturação de redes de informação por computador, como a Internet e os BBSs (bulletin board systems) de empresas.



ID
1105144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de normas de documentação.


No sumário, a indicação da paginação deve ser apresentada na margem direita, com possibilidade de apresentação dos números da página inicial e da página final separados por hífen, por exemplo,10-15.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    De acordo com a ABNT 6027: 

    5.4.4 A paginação deve ser apresentada sob uma das formas abaixo:

    a) número da primeira página (exemplo: 27);

     b) números das páginas inicial e final, separadas por hífen (exemplo: 91-143); c) números das páginas em que se distribui o texto (exemplo: 27, 35, 64 ou 27-30, 35-38, 64-70).


ID
1105147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de normas de documentação.


A monografia deve ser classificada como um item não seriado, constituído de uma única parte.

Alternativas
Comentários
  • Informação e documentação - Referências – Elaboração

    ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023-2002)

    Disponível em: http://www.habitus.ifcs.ufrj.br/pdf/abntnbr6023.pdf

    1. Objetivos

    Esta Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta Norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. Esta Norma destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros. Esta Norma não se aplica às descrições usadas em bibliotecas, nem as substitui.

    2. Definições

    Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:

    3.1 autor(es): Pessoa(s) física(s) responsável(eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. 3.2 autor(es) entidade(s): Instituição(ões), organização(ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), evento(s), entre outros, responsável(eis) por publicações em que não se distingue autoria pessoal. 3.3 capítulo, seção ou parte: Divisão de um documento, numerado ou não. 3.4 documento: Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais, sonoros, magnéticos e eletrônicos, entre outros. 3.5 edição: Todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma obra todas as suas impressões, reimpressões, tiragens etc., produzidas diretamente ou por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. 3.6 editora: Casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial. Conforme o suporte documental, outras denominações são utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros), entre outras.

    NOTA - Não confundir com a designação do editor, utilizada para indicar o responsável intelectual ou científico que atua na reunião de artigos para uma revista, jornal etc. ou que coordena ou organiza a preparação de coletâneas.

    3.7 monografia: Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas. (...)

  • então a questão tá certa. 3.7 monografia: Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.(...) não?

  • Existem monografias com mais de uma parte. Acredito que o erro esteja na palavra "deve". 
    "Monografia: Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, OU que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas."
  • O gabarito da questão segundo o cespe é C. Acredito que inseriram a resposta errada ao inserir a questão na plataforma.


ID
1105150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de normas de documentação.


As palavras-chave de um documento devem ser retiradas, preferencialmente, de um vocabulário pré-estabelecido.

Alternativas
Comentários
  • Conforme NBR6028:

    "2.1 palavra-chave: Palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário
    controlado".


ID
1105153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de normas de documentação.


Se o índice for organizado por autores ou assuntos, ele deverá ser classificado como índice geral.

Alternativas
Comentários
  • 4 Classificação

    Os índices podem ser classificados conforme 4.1 e 4.2.

    4.1 Quanto à ordenação, o índice pode ser em:

    a) ordem alfabética;

    b) ordem sistemática;

    c) ordem cronológica;

    d) ordem numérica;

    e) ordem alfanumérica.

    4.2 Quanto ao enfoque, o índice pode ser:

    a) especial, quando organizado por:

    ʊ autores;

    ʊ assuntos;

    ʊ títulos;

    ʊ pessoas e/ou entidades;

    ʊ nomes geográficos;

    ʊ citações;

    ʊ anunciantes e matérias publicitárias;

    b) geral, quando combinadas duas ou mais das categorias indicadas na alínea a).

    Exemplo: Índice de autores e assuntos.

    (...)

  • Não está correta, pois a questão falou que o índice organizado por autores OU assuntos, ou seja, é especial.


ID
1105156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de normas de documentação.


Quando dois periódicos possuírem o mesmo título genérico, abreviado ou não, deve-se modificar o título de um dos periódicos para não haver duplicação.

Alternativas
Comentários
  • "Quando dois ou mais periódicos têm o mesmo título genérico, abreviado ou não, e o mesmo local de publicação, incorpora-se ao título o nome do editor, usando-se sigla, se houver. 

    Exemplo: Boletim Estatístico [Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] = B. estat. IBGE."



ID
1105159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à indexação, julgue os itens subsecutivos.


A previsibilidade da relevância e a ausência de erros estão entre os critérios utilizados para avaliação de um resumo.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Lancaster (2004), uma base de dados bibliográficos deve ser avaliada pela sua utilidade ao responder as necessidades de informação, de acordo com quatro critérios principais: 

    a) cobertura, ou seja, o quanto completo é o conteúdo da base de dados em relação a um assunto;b) recuperação, já que, tanto quanto ter uma boa cobertura de um assunto é preciso que estes itens sejam passíveis de recuperação através de uma estratégia de busca não muito complexa;c) previsibilidade, para que um documento seja reconhecido como relevante a partir das informações contidas na base de dados;d) atualidade, que é uma medida da velocidade com que novas publicações são incluídas na base.

    FORÇA E FE 

  • Segundo Lancaster (2004), uma base de dados bibliográficos deve ser avaliada pela sua utilidade ao responder as necessidades de informação, de acordo com quatro critérios principais: 

     

    a) cobertura, ou seja, o quanto completo é o conteúdo da base de dados em relação a um assunto;

     

    b) recuperação, já que, tanto quanto ter uma boa cobertura de um assunto é preciso que estes itens sejam passíveis de recuperação através de uma estratégia de busca não muito complexa;

     

    c) previsibilidade, para que um documento seja reconhecido como relevante a partir das informações contidas na base de dados;

     

    d) atualidade, que é uma medida da velocidade com que novas publicações são incluídas na base.

     

    Obrigado Rodenir !

     

     

  • Borko e Bernier (1975): lista de possíveis critérios de avaliação de resumos:

    1 – Classificação global de qualidade (atribuída por avaliadores humanos);

    2 – Respeito à norma NISO (ANSI) ou outra norma;

    3 – Inclusão de informações importantes e a exclusão de informações sem importância;

    4 – Ausência de erros;

    5 – Coerência de estilo e legibilidade;

    6 – Previsibilidade da relevância;

    7 – Capacidade de servir como substituto do original;

    8 – Adequação como fonte de termos de indexação


ID
1105162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à indexação, julgue os itens subsecutivos.


Ao recuperar três itens que correspondem à pesquisa de um total de oito itens úteis, chega-se ao índice denominado coeficiente de precisão.

Alternativas
Comentários
  • Coeficiente de precisão: relação entre itens úteis e o total de itens recuperados.

    Coeficiente de revocação: expressa a extensão com que todos os itens úteis são recuperados.

  • PRECISÃO : Numero de documentos relevantes recuperados dividido pelo numero total  de documentos recuperados pelo sistema> Esse coeficiente indica a capacidade do sistema de evitar documentos inúteis.

    REVOCAÇÃO : Numero de documentos relevantes e recuperados dividido pelo numero total de documentos sobre o tema existente no sistema.


    FORÇA E FE

  • Lembrando que coeficiente de precisão é diferente de precisão, assim como coeficiente de revocação é diferente de revocação.

     

    Revocação = capacidade de recuperar itens úteis

    Precisão = capacidade de evitar itens inúteis

     

    Coeficiente de revocação = relação de itens úteis dentro do tema buscado.

    Coeficiente de precisão = relação de itens úteis dentro de todos os itens da base. 

  • Revoquei os úteis, preciso evitar os inúteis.

     

    Ao recuperar três itens que correspondem à pesquisa de um total de oito itens úteis, chega-se ao índice denominado coeficiente de precisão.

     

    Ao recuperar três itens que correspondem à pesquisa de um total de oito itens úteis, chega-se ao índice denominado COEFICIENTE DE REVOCAÇÃO.

     

     

     


ID
1105165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à indexação, julgue os itens subsecutivos.


O vocabulário controlado, que é uma lista de termos autorizados para o indexador, possui estrutura semântica para diferenciar homógrafos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    segundo Lancaster (2004), o vocabulário controlado é uma lista de termos autorizados que destina-se especialmente a: 1. Controlar sinônimos, optando por uma única forma padronizada, como remissiva de todas as outras; 2. Diferenciar homógrafos; 3. Reunir ou ligar termos cujos significados apresentem uma relação mais estreita entre si. (LANCASTER, 2004, p. 19)

  • Acrescentando...

    São três os tipos principais de vocabulários controlados: esquemas de classificação bibliográfica (como CDU, CDD, etc), listas de cabeçalhos de assuntos e tesauros. Todos procuram apresentar os termos tanto alfabeticamente quanto 'sistematicamente'.


ID
1105168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à indexação, julgue os itens subsecutivos.


Cobertura, intencionalidade, recuperabilidade e confidenciabilidade são os critérios utilizados para avaliação de uma base de dados.

Alternativas
Comentários
  • Os critérios para avaliação das bases de dados dependem do tipo de base de dados utilizados, contudo alguns são de ordem geral como:

    Identificação: título completo, claro e preciso.

    Conteúdo: tipo de suporte (material), abrangendo várias temáticas.

    Acesso: utilização de campos específicados ( metados, campos específicos), forma em que o material é indexado, utiliza linguagem natural ( lingua utilizada diariamente), linguagem controlada.

    Desenho: interface gráfica acessível, seleção de menus, facilidade de navegação.

    Valores agregados: acessibilidade múltipla, links internos e externos.

    Disponibilização: várias formas de divulgação e formas, e custos.

    Produtos gerados: serviços impressos em índice, notificação corrente, busca em linha.

    http://avaliar-web.wikidot.com/criterios-para-bases-de-dados

  • Segundo Lancaster (2004), uma base de dados bibliográficos deve seravaliada pela sua utilidade ao responder as necessidades de informação, deacordo com quatro critérios principais:

    a) cobertura, ou seja, o quanto completo é o conteúdo da base dedados em relação a um assunto;

    b) recuperação, já que, tanto quanto ter uma boa cobertura de umassunto, é preciso que estes itens sejam passíveis de recuperação

    através de uma estratégia de busca não muito complexa;

    c) previsibilidade, para que um documento seja reconhecido comorelevante a partir das informações contidas na base de dados;

    d) atualidade, que é uma medida da velocidade com que novaspublicações são incluídas na base.

  • ERRADO.

    Não tem intencionalidade. 

  • Cobertura, intencionalidade, recuperabilidade e confidenciabilidade são os critérios utilizados para avaliação de uma base de dados.

     

     

  • Aspectos da Avaliação

    Lancaster (2004, p. 135) alerta sobre o perigo de se avaliar um sistema de informação ou uma base de dados bibliográficos mediante a recuperação, de forma isolada, para tanto, o autor destaca quatro critérios principais, que podem auxiliar na avaliação:

    1- Cobertura - Quantos documentos sobre um assunto, publicados durante determinado período, se acham incluídos na base de dados?

    2 – Recuperabilidade – Quantos documentos sobre o assunto, incluídos na base de dados, são encontrados com o emprego de estratégias de busca ‘razoáveis’?

    3 – Previsibilidade - Ao utilizar informações da base de dados, com que eficiência o usuário pode aferir quais os itens que serão e os que não serão úteis?


ID
1105171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito dos conceitos de índices e resumos.


A cobertura do índice deve abranger todo o documento, inclusive as notas, os apêndices e os anexos.

Alternativas
Comentários
  • Regras de apresentação : Os indices devem ser apresentados da seguinte maneira :

    1.1 - O índice deve abranger as informações extraídas do documento , inclusive material expressivo contido nas notas explicativas , apêndices e anexos, entre outros . 

  • Errado.

     

    Apesar da norma trazer essa possibilidade, o cespe considerou que "Diferentemente do afirmado no item, somente as informações consideradas expressivas contidas no documento devem ser adicionadas ao conteúdo do índice".


ID
1105174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito dos conceitos de índices e resumos.


O resumo deve ser redigido utilizando-se o verbo na voz passiva.

Alternativas
Comentários
  • Conforme NBR6028: "3.3.2 Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular."


ID
1105177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito dos conceitos de índices e resumos.

A indicação textual do índice deve ser específica, como, por exemplo, índice de assuntos ou índice onomástico

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    ABNT 6034: 

    6.4 O título do índice deve definir sua função e/ou conteúdo. Exemplos: índice de assunto, índice cronológico, índice onomástico etc. 


ID
1105180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito dos conceitos de índices e resumos.

O índice pode complementar informações não expressas no documento.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NBR 6034 : O índice pode complementar informações não expressas no documento, tais como nomes completos, datas de identificação , nomes de compostos químicos etc.


ID
1105183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito dos conceitos de índices e resumos.

Todos os resumos críticos redigidos por especialistas são chamados de recensão.

Alternativas
Comentários
  • Conforme NBR6028:

    "2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão".

  • O resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento chama-se resumo crítico ou resenha. É denominado recensão quando a análise se refere apenas a uma determinada edição entre várias.

    Gabarito: E


ID
1105186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito dos conceitos de índices e resumos.

O resumo deve ser redigido, obrigatoriamente, em dois parágrafos

Alternativas
Comentários
  • Conforme NBR6028:

    3 Regras gerais de apresentação

    "3.3 O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único".


ID
1105189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para classificar e arranjar o acervo de determinada biblioteca, os funcionários adotaram a Classificação Decimal Universal (CDU). O usuário da biblioteca, ao consultar o catálogo e encontrar o assunto “administração pública” receberá o endereço de várias notações como resultado.

A partir da situação hipotética apresentada acima, julgue o iten a seguir.

Ao se refinar a busca do assunto para determinada época, o resultado apresentará uma notação que usará também a notação auxiliar especial analítica de ponto.

Alternativas
Comentários
  • O resultado apresentará uma notação auxiliar comum e que pertence ao grupo de Auxiliares Independentes  ( língua,forma,lugar,raça e tempo).


ID
1105192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para classificar e arranjar o acervo de determinada biblioteca, os funcionários adotaram a Classificação Decimal Universal (CDU). O usuário da biblioteca, ao consultar o catálogo e encontrar o assunto “administração pública” receberá o endereço de várias notações como resultado.

A partir da situação hipotética apresentada acima, julgue o iten a seguir.

Nessa situação, ao pesquisar pelo assunto principal, o usuário receberá a notação 658.

Alternativas
Comentários
  • Classe 300 : Ciências sociais. Estatística.Política.Economia.Comércio.Direito.Administração e Governo.Assuntos Militares. Assistência Social.Seguro.Educação.Folclore.

  • 658: Gestão, administração de empresas. Organização comercial


ID
1105195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para classificar e arranjar o acervo de determinada biblioteca, os funcionários adotaram a Classificação Decimal Universal (CDU). O usuário da biblioteca, ao consultar o catálogo e encontrar o assunto “administração pública” receberá o endereço de várias notações como resultado.

A partir da situação hipotética apresentada acima, julgue o iten a seguir.

A subdivisão auxiliar de forma (043) acompanha as obras decorrentes de teses e dissertações.

Alternativas
Comentários
  • Auxiliares comuns de formas 
    (043) Teses e Dissertações

  • Decore ou morrar -__-


ID
1105198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para classificar e arranjar o acervo de determinada biblioteca, os funcionários adotaram a Classificação Decimal Universal (CDU). O usuário da biblioteca, ao consultar o catálogo e encontrar o assunto “administração pública” receberá o endereço de várias notações como resultado.

A partir da situação hipotética apresentada acima, julgue o iten a seguir.

Se o usuário refinar sua busca para “administração pública +Tocantins”, ele receberá, além da classificação pelo assunto principal, a classificação auxiliar dependente referente a lugar (811.7).

Alternativas
Comentários
  • 2.7 ORDEM DE ARQUIVAMENTO

    Ao contrário da ordem de citação a ordem de arquivamento é compulsória, ou seja, padronizada. Se a classificação utilizar os auxiliares independentes (aqueles que podem ser citados primeiramente), siga esta ordem de arquivamento:

    =... língua =40

    (0...) forma (0.035.22)

    (1/9) lugar (81)

    (=...) raça (=411.16)

    “...” tempo “18”

    Regra geral de arquivamento

    + mais 622.341.1+669.1

    / barra 622.341.1/.2

    número simples 622.341.1

    : dois pontos 622.341.1:338.124.4

    :: dois pontos duplos 622.341.1::338.124.4

    =... língua 622.341.1=30

    (0...) forma 622.341.1(0.035.22)

    (1/9) lugar 622.341.1(430)

    (=...) raça 622.341.1(=1.366)

    “...” tempo 622.341.1 “18”

    * asterisco 622.341.1*Fe2O3

    A/Z palavras 622.341.1GOE

    .00 ponto de vista 622.341.1.002.67

    -... hífen 622.341.1-057.2

    .0 ponto zero 622.341.1.03

    ‘ apóstrofo 622.341.1’17

    número simples seguinte 622.341.11


    http://www.biblioteconomia.ufes.br/sites/www.biblioteconomia.ufes.br/files/3_0_CDU.pdf


  • Penso que o erro da questão esta em dizer que ele receberá , além da classificação pelo assunto principal, a classificação auxiliar dependente referente a lugar , sendo que é auxiliar independente ( usado  isoladamente ou citado em primeiro lugar) .

  • FALSO.

    Pois o Auxiliar Comum de Lugar (1/9) é um Auxiliar INDEPENDENTE e não dependente, como afirma a questão.


    Segundo o Professor Sebastião (em seu livro "CDU: como entender e utilizar a 2ª edição-padrão internacional em língua portuguesa", 2. ed., página 39):

    "Auxiliares independentes: são os auxiliares de língua, forma, lugar, raça e tempo. Eles podem ser utilizados em qualquer posição da notação: no começo, no meio ou no fim. Ex.: História da sociologia no Brasil, dependendo do contexto, poderá ser noticiando assim: 316(81)(091) ou (81)316(091) ou (091)316(81)."



ID
1105201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para classificar e arranjar o acervo de determinada biblioteca, os funcionários adotaram a Classificação Decimal Universal (CDU). O usuário da biblioteca, ao consultar o catálogo e encontrar o assunto “administração pública” receberá o endereço de várias notações como resultado.

A partir da situação hipotética apresentada acima, julgue o iten a seguir.

Caso o usuário realize sua pesquisa utilizando combinações com outros assuntos, como, por exemplo, Direito e Educação, ele receberá como classificações recuperadas notações combinadas com os sinais de adição (+); de dois pontos (:); e parênteses ( ).

Alternativas
Comentários
  • Com o exemplo Direito e Educação : as recuperações serão somente por Auxiliares de Relação ( coordenação e adição( +) e relação simples (dois pontos ) e NÃO por parenteses ().


ID
1105204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR, julgue os itens que se seguem


Filmes ou vídeos são obras resultantes da contribuição de várias pessoas ou grupos de pessoas. A entrada principal desse tipo de material é feita pelo título e os principais responsáveis devem ser registrados como notas.

Alternativas
Comentários
  • Veja estas regras do AACR2:

    “Transcreva indicações de responsabilidade relativas a pessoas ou entidades cujos créditos aparecem na FONTE PRINCIPAL DE INFORMAÇÃO, como participantes da produção de um filme (p.ex., como produtor, diretor, animador), CONSIDERADOS DE MAIOR IMPORTÂNCIA”.“Registre em nota TODAS AS OUTRAS INDICAÇÕES DE RESPONSABILIDADE (inclusive as relativas ao desempenho).”Pelo enunciado das normas, dá para perceber que os principais responsáveis devem estar na entrada principal, e os demais, na área de notas. Questão ERRADA.

    Comentário retirado do blog BIBLIOTHINGS .

    FOCO E FE

  • Resposta na questão na letra D.
    Regra 21.B2.  
    Documentos emanados de uma entidade só podem ter autoria principal por esta entidade nos seguintes casos: A) Documentos de natureza administrativa que tratam da própria entidade, da sua política interna, procedimentos, finanças e ou operações, ou dos seus membros (diretoria, funcionários etc.) ou dos seus recursos (catálogos, inventárioso). B)     Documentos legais, de governo ou de caráter religioso: leis, decretos, decreto-leis, medidas provisórias, constituições, portarias, regimento, regulamento, tratados, decisões de Tribunais ou Cortes, documentos legislativos (Senado, Cãmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Parlamentos, Assembleias Constituintes, leis religiosas (direito canônico, obras litúrgicas. C) Documentos que retratam o pensamento ou atividade coletiva da entidade, como relatórios de comissões, comitês, declarações oficiais, anais, atas de congresso, conferencia, relatórios de expedição, documentos de um evento, desde que a entidade se enquadre na definição de entidade (21.1B1) e que seja mencionada no item que esta sendo catalogado.
    D) Filmes, discos etc. resultantes da atividade de um grupo de interpretes como um todo, onde a responsabilidade do grupo vai além de uma simples interpretação ou execução. VER Cap. 6 e 7. (MEMORIA, Antônia. Catalogação de recursos bibliográficos. p.21-13)
    ...;Materiais cartográficos QUE EMANAM DE uma entidadade cuja responabilidade vai além de mera distribuição, publicação.

  • "Regra Geral, entrada principal pelo título, e os principais responsáveis como ponto de acesso secundários." (RIBEIRO, p. 7-6)


ID
1105207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR, julgue os itens que se seguem


Em um cabeçalho de entidades, a forma de entrada para a entidade, ainda que já tenha sido estabelecida, será a mesma tanto para uma entrada principal quanto para uma entrada secundária de suas obras; tanto para uma edição original, como para nova edição ou reimpressão, só haverá outra forma em caso de edição para outra língua.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Ribeiro (2003, p. 24-5), "estabelecida a forma de entrada para uma entidade, esta será sempre a mesma, tanto para uma entrada principal, como para uma entrada secundária de suas obras; tanto para uma edição original, como para uma nova edição ou reimpressão, ou versão para outra língua. Entretanto, não se pode esquecer das mudanças que ocorrem com entidades, como mudança de nome, de lugar, extinção ou substituição por outra, etc., o que é mais raro para os autores pessoais [...]"

    RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. Catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR2R 2002. Brasília : Ed. do Autor, 2003.

    Gabarito: ERRADO


ID
1105210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR, julgue os itens que se seguem


A estrutura do AACR foi criada com vistas à descrição de metadados para catálogos manuais, em papel, razão por que, em algumas aplicações eletrônicas, o código poderá apresentar, naturalmente, algumas limitações.

Alternativas
Comentários
  • Veja este texto, que confirma que a questão está CERTA: “A estrutura do AACR foi concebida com vistas na descrição de metadados para catálogos manuais, em papel, e por isso, em algumas aplicações eletrônicas, o código pode apresentar, naturalmente, algumas limitações” (ASSUMPÇÃO, 2009). 

    Comentário retirado do blog BIBLIOTHINGS .

    FOCO  E FE 


ID
1105213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR, julgue os itens que se seguem


Constituem catalogação o estudo, a preparação e a organização de mensagens existentes ou passíveis de inclusão em um ou vários acervos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA . Entendemos a catalogação como o estudo, a preparação e a organização de mensagens, com 

    base em registros do conhecimento, reais ou ciberespaciais, existentes ou passíveis de 

    inclusão em um ou vários acervos, visando a criar conteúdos comunicativos que permitam a 

    interseção entre as mensagens contidas nestes registros do conhecimento e as mensagens 

    internas dos usuários. 

    Há vários conceitos para o termo representação, tanto oriundos de diferentes linhas 

    filosóficas como de diferentes áreas do conhecimento: da Arte ao Direito, ou seja, da criação 

    à regulamentação. O sentido intencional da catalografia refere-se à representação como ‘algo 

    no lugar de’. 

    FONTE :   Eliane Serrão Alves Mey 

    Doutora em Ciência da Informação pela ECA/USP. 

                      Naira Christofoletti Silveira 

    Docente, Escola de Biblioteconomia/UNIRIO 



ID
1105216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR, julgue os itens que se seguem


Nas regras gerais para descrição de recurso bibliográfico, as informações descritas dentro dos parênteses são precedidas e seguidas de espaço.

Alternativas
Comentários
  • São só precedidas, não seguidas. Regra 1.0C1.


ID
1105219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à catalogação de recursos bibliográficos pelo AACR, julgue os itens que se seguem


Título-chave é o nome distintivo atribuído a uma publicação seriada pelo sistema internacional de dados da publicação seriada (ISDS). Se esse título for idêntico ao título principal, ele não deverá ser registrado.

Alternativas
Comentários
  • AACR2 12.8C1- Registre o título-chave, mesmo que seja idêntico ao título principal.

    Fonte: http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/ti_chave.html

  • 222 - TÍTULO-CHAVE (R)

    Título único atribuído a um recurso contínuo, juntamente com o ISSN registrado no campo 022.

    É formado a partir da informação do título explicativos para torná-lo único. O título chave é fornecido por instituições autorizadas e atribuído por centros nacionais da Rede ISSN.

    AACR2 12.8C1- Registre o título-chave, mesmo que seja idêntico ao título principal.

    Se não for dado o ISSN, omita o título-chave.

    Fonte: http://www.dbd.puc-rio.br/MARC21/ti_chave.html


ID
1105222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne a catálogos,julgue os itens subsecutivos.

A busca e a recuperação documentária pela forma, nos catálogos, decorrem do tratamento temático ou de conteúdo, sendo possível, por esta operação, apontar o número de classificação, os assuntos e o resumo.

Alternativas
Comentários
  • Segundo FUJITA: Os catálogos possuem dupla função de acesso à informação: conduzem os usuários a encontrar um documento pela descrição temática, e/ou pela descrição física. Creio que a questão torna-se errada ao mencionar o resumo, pois este não constitui uma forma de recuperação da informação nos catálogos. 

  • Questão ERRADA. Segundo Sousa e Fujita no tratamento de forma, são apontados autor, título, edição, casa publicadora, data, paginação, etc. do documento no catálogo. A definição da questão versa sobre o tratamento temático, ou de conteúdo.

    Comentário retirado do blog BIBLIOTHINGS .

    FOCO E FE


ID
1105225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne a catálogos,julgue os itens subsecutivos.

Os catálogos coletivos online estão inseridos no processo de tratamento da informação documentária, processo este que envolve a catalogação e a indexação.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA. O tratamento da informação efetuado pelo bibliotecário atua em dois níveis na organização e representação do conhecimento: da descrição bibliográfica referente ao tratamento físico da informação (catalogação), centrado no suporte/documento e da descrição temática da informação (indexação), voltada para a representação e condensação do assunto intrínseco ou extrínseco tratado em um determinado documento. Os catálogos coletivos estão inseridos no tratamento da informação documentária, como diz a questão.

    Comentário retirado do blog BIBLIOTHINGS .

    FOCO E FE


ID
1105228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne a catálogos,julgue os itens subsecutivos.

Indexação, armazenamento e recuperação da informação são os componentes que constituem os sistemas de recuperação da informação.

Alternativas
Comentários
  • QUESTAO CORRETA. Conforme Braz, “a recuperação da informação (RI) segue um processo que empreende três etapas: indexação, armazenamento e recuperação”.

    comentário retirado do Blog BIBLIOTHINGS .

    FOCO E FE


ID
1105231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que concerne a catálogos,julgue os itens subsecutivos.

As linguagens documentárias alfabéticas são importantes instrumentos de apoio para a indexação e a recuperação da informação em sistemas de recuperação da informação, como os catálogos coletivos informatizados.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    As exposições de Zeng (2008), complementadas pela norma ANSI/NISO Z39.19 (2005), Lancaster (1987; 2004) e Beghtol (2002) apontam para as linguagens documentárias alfabéticas serem construídas a partir das linguagens de especialidades e de busca do usuário, de diretrizes internacionais estabelecidas e de acordo com os princípios de garantia literária e garantia de uso, bem como da garantia cultural, vistas como instrumentos de apoio importantes para a indexação e recuperação da informação em sistemas de recuperação da informação de bases de dados eletrônicas, catálogos coletivos informatizados, bancos de dados, repositórios e gerenciadores de publicações eletrônicas. 


ID
1105234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de organização e administração de bibliotecas,julgue os próximos itens.


Apesar de bibliotecas funcionarem sem planos e metas estabelecidas e sem definições precisas de seus objetivos e de sua missão, verifica-se a presença de políticas, normas, regulamentos e regras norteadoras e padronizadoras nesses estabelecimentos.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, as biblioteca também são tidas como organizações. Possuem planos e metas, objetivos, visão, missão e valores. 


ID
1105237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de organização e administração de bibliotecas,julgue os próximos itens.


A gestão participativa pode ocorrer mediante participação, nas decisões, de todas as pessoas dos diversos setores da biblioteca, bem como de toda sua clientela.

Alternativas
Comentários
  • generalizou

  • ERRADO.

    A clientela (usuário), neste caso não irá participar. 
  • Apenas dos diversos setores da biblioteca.


ID
1105240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de organização e administração de bibliotecas,julgue os próximos itens.


O gestor de uma unidade de informação deve considerar fatores como o desenvolvimento do produto e o serviço adequado à estrutura física como fundamentais para a gestão da qualidade em serviços de informação.

Alternativas
Comentários
  • A gestão da qualidade implica identificação de requisitos de qualidade do produto ou serviço, no estabelecimento de um planejamento para que esse padrão seja atingido e na constante busca pela melhoria, em todos os seus aspectos, visando á satisfação dos clientes e a eficácia da organização.

    CERTO.


ID
1105243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de organização e administração de bibliotecas,julgue os próximos itens.


Elaborar um diagnóstico completo da biblioteca — analisando cada etapa do trabalho biblioteconômico, avaliando cada uma de suas funções e comparando o que se considera ideal com a realidade do local — é imprescindível para a elaboração do plano estratégico de ações, que contribui para a melhoria dos processos funcionais da biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    "Pelo diagnóstico, compara-se o estado encontrado com o estado desejado, avalia-se a eficácia com base em algum padrão estabelecido (a satisfação do usuário, por exemplo) e procuram-se caminhos para diminuir a distância entre a situação existente e a situação desejada. 

    O diagnóstico é parte do desenvolvimento organizacional; é a linha de base para o plano de ação da organização. À luz dos dados nele levantados são recomendadas mudanças na organização, que podem referir-se a: objetivos e estratégias; habilidades, conhecimentos e atitudes do pessoal; processos interpessoais e intergrupais; estruturas organizacionais; e tecnologias. O diagnóstico pode, ainda, recomendar uma série de intervenções que permitam implantar essas mudanças, inclusive progrmas de treinamento, mediação de conflitos, redefinição de responsabilidades e atribuições; aprimoramento da comunicação e redefinição de métodos e técnicas de trabalho." (ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.)


ID
1105246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de organização e administração de bibliotecas,julgue os próximos itens.


A avaliação diagnóstica deve demonstrar sob que condições a biblioteca tem um bom ou mau desempenho, a fim de possibilitar a identificação dos melhores meios para garantir um desempenho mais eficiente. Seu elemento mais importante é o reconhecimento da ocorrência de falhas no sistema.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    "O processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações pode ser denominado diagnóstico organizacional. Consiste numa intervenção na rotina da organização, usando conceitos e métodos das ciências sociais para avaliar o estado da organização num determinado momento. Seus objetivos específicos são: identificar pontos fortes e fracos na estrutura e no funcionamento da organização; compreender a natureza e as causas dos problemas ou desafios apresentados; descobrir formas de solucionar esses problemas; e melhorar a eficiência e a eficácia organizacionais." (ALMEIDA, 2005, p. 53)

  • "A avaliação diagnóstica é uma atividade que deve demonstrar sob que condições a biblioteca tem um bom ou mau desempenho, possibilitando a identificação dos melhores meios para garantir um desempenho mais eficiente. Seu elemento mais importante é o reconhecimento da ocorrência de falhas no sistema" (LEAL, 2010).

    Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/09/pdf_ae4ee9a907_0011911.pdf


ID
1105249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a centros de documentação e serviços de informação,julgue os itens a seguir.


A criação de sistemas integrados de bibliotecas e unidades de informação exige montagem de infraestrutura, uso de novas tecnologias e investimentos constantes, tanto na fase de implantação quanto nas fases de manutenção e atualização.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Segundo Antônio Miranda (2005): [...] Mas a criação de sistemas integrados de bibliotecas e unidades de informação exige a montagem de infra-estruturas, de uso de novas tecnologias e de investimentos constantes, tanto em sua implantação como em sua manutenção e atualização. 


ID
1105252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a centros de documentação e serviços de informação,julgue os itens a seguir.


Serviços de arquivos, bibliotecas, midiatecas, bibliotecas digitais e serviços de documentação de empresas devem dispor de um local de atendimento, informação e orientação aos usuários.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Questão bem óbvia, uma vez que é imprescindível que se tenha um serviço de referência a fim de orientar o usuário em todas as unidades de informação elencadas. 


ID
1105255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a centros de documentação e serviços de informação,julgue os itens a seguir.


Em biblioteconomia, o termo serviço, aplicado à documentação, implica noções de serviço público, de oferta de serviço, de obrigação de serviço, de serviço prestado, entre outras.

Alternativas
Comentários
  • "Segundo Accart, Maciel e Mendonça (2012, 2000), o serviço de referência implica noções de serviço público, de oferta de serviço, de obrigação de serviço, de serviço prestado. E compreende ainda todas as atividades voltadas, direta ou indiretamente à prestação de serviços ao usuário."

    Realmente, o termo "serviço" apresenta esses significados quando relacionado com a questão da documentação e a própria prestação do serviço de referência ao usuário.

     

    Referencia:

    https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/download/937/874


ID
1105258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a centros de documentação e serviços de informação,julgue os itens a seguir.


Para o usuário, o acesso à informação pode ser uma tarefa complexa. Capacitá-lo em pesquisas de informação é um dos desafios do bibliotecário, que deve oferecer auxílio individual ao usuário.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A questão está certa até dizer [...] que deve oferecer auxílio individual ao usuário. O auxílio não deve ser individualizado, a menos que o atendimento esteja sendo feito por um bibliotecário de referência. 

  • Para o usuário, o acesso à informação pode ser uma tarefa complexa. Capacitá-lo em pesquisas de informação é um dos desafios do bibliotecário, que deve oferecer auxílio individual ao usuário.

     

    Gabarito: ERRADO !

  • Concordo com o colega que disse que a parte errada estaria no trecho "auxílio individual ao usuário", de resto, a questão está certa. Uma questão similar foi cobrada pela banca em 2013, para o cargo de analista do MPU. questão numero 101: 

    "O objetivo de um serviço de referência é atender a necessidades de informação, ensinar o processo de pesquisa e promover a independência no uso da biblioteca." Gabarito: Certo.

     

  • Não entendi. JÁ vi questões dizendo q o serviço de referencia se dá entre bibliotecario e usuário, de forma individual, ajudando aquele usuário de forma única em suas necessidades. 

  • A questão parece fazer referência à discordância de Grogan de que o usuário deva sempre ser instruído sobre o uso de fontes de informação.

    Chega a dizer que o principal anseio de usuários é ter suas perguntas respondidas, e não aprender a usar as fontes. E que o usuário que passa por instrução e acha que aprendeu é pior que um que tem certeza que não sabe, pois aquele não solicitará mais ajuda. Em outro momento diz que o usuário deve escolher como será ajudado.

    No fim, não chega a discordar da afirmação desta questão. Se é que há erro, acredito que seria na obrigatoriedade do auxílio, pelo uso da palavra "deve", com a finalidade de capacitar o usuário.

    Esse é apenas um palpite, pois ainda não consegui ligar as pontas. No fim, ignorando o uso da palavra "deve", eu teria usado justamente o Grogan para recorrer contra a questão.

    GROGAN, Denis J. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.

  • Há 2 atividades que estão relacionadas, mas são diferentes:

    1) Serviço de referência tem como serviços disponíveis:

    a) treinamento, instrução individual ou em grupo;

    b) serviço de orientação;

    c) serviço de informação - antecipação a demanda;

    d) serviço de informação - atendimento a demanda;

    2) Bibliotecário de referência que tem como missão:

    a) ajudar o usuário a compreender o funcionamento da biblioteca;

    b) responder a pergunta do usuário;

    c) promover a personalização dos serviços da biblioteca

    Quando a questão fala "Capacitá-lo em pesquisas de informação é um dos desafios do bibliotecário", seria um serviço prestado pelo serviço de referência que seria executado por um bibliotecário de referência.

    Bibliotecário e bibliotecário de referência tem atribuições especificas, por isso a questão está errada.


ID
1105261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a centros de documentação e serviços de informação,julgue os itens a seguir.


Sistemas de informação não são sistemas que utilizam apenas o computador, eles também organizam e estruturam a informação.

Alternativas
Comentários
  • Certo, os sistemas de informação não se concentram apenas em tecnologias, mas também nas pessoas e nos processos organizacionais que estão permanentemente sendo afetados e influenciando os sistemas de informações.

     

    Sistema de Informação é um conjunto de componentes interrelacionados, desenvolvidos para coletar, processar, armazenar e distribuir informação para facilidar a coordenação, o controle, a análise, a visualização e o processo decisório.

    É uma combinação estruturada de informação, recursos humanos, tecnologias de informação e práticas de trabalho, organizado de forma a permitir o melhor atendimento dos objetivos da organização.

     

  • gab certo.

    Chiavenato traz uma definição muito parecida de sistema. Veja: A palavra sistema denota um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário. (Chiavenato, 2003)


ID
1105264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à formação e ao desenvolvimento de coleções, julgue os itens a seguir.

Desiderata consiste em uma lista de livros e de outros tipos de documentos de que a biblioteca pleiteia a aquisição.

Alternativas
Comentários
  • Processo de seleção: está relacionado com as etapas da seleção, inclui o trabalho da comissão de seleção que toma decisões sobre quais itens devem ser incorporados e elabora a lista desiderata, isto é, a lista de itens aprovados para serem incorporados segundo crité- rios estabelecidos em uma política.

    Fonte: WEITEZEL, Simone da Rocha. Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos. TransInformação, Campinas, v. 24, p. 179-190, set./dez., 2012. 

  • Desiderata: Lista de materiais que a biblioteca deseja adquirir;

    Demanda reprimida: títulos procurados pelos usuários e não existentes na biblioteca;

     


ID
1105267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à formação e ao desenvolvimento de coleções, julgue os itens a seguir.

Entre as atividades relacionadas ao desenvolvimento de coleções de uma biblioteca, inclui-se a avaliação sistemática do tamanho e da utilidade do acervo em relação aos objetivos da biblioteca, dos usuários e da instituição à qual a biblioteca está subordinada.

Alternativas
Comentários
  • Cunha e Cavalcanti (2008, p. 120) tratam o verbete Desenvolvimento de Coleções, como "[...] planejamento para aquisição de material bibliográfico de acordo com o interesse dos usuários. Pode incluir a avaliação sistemática do tamanho e da utilidade do acervo em relação aos objetivos da biblioteca, dos usuários e da organização à qual a biblioteca está subordinada."

  • Gabarito: Certo.

    O desenvolvimento de coleções é um processo de identificação dos pontos fortes e fracos da coleção de materiais da biblioteca em termos de necessidades dos usuários e recursos da comunidade, e tentativa de corrigir as deficiências existentes, se houver.


ID
1105270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à formação e ao desenvolvimento de coleções, julgue os itens a seguir.

É indispensável aos especialistas encarregados da avaliação das coleções de uma biblioteca compreender as necessidades dos usuários e conhecer a literatura de referência relativa a essa área.

Alternativas
Comentários
  • "Julgamento por especialistas

    O exame por um especialista em determinado assunto é uma das

    possíveis maneiras de avaliar o acervo de uma biblioteca no respectivo

    assunto, um procedimento às vezes chamado de ‘impressionista’.

    O especialista pode ser um consultor externo ou um membro da

    própria instituição; uma equipe de especialistas pode substituir o

    consultor único nesse tipo de estudo. O método impressionista tem sido

    empregado principalmente na avaliação de bibliotecas universitárias e

    outras bibliotecas de pesquisa.

    Há alguns problemas óbvios com este método. O especialista

    num assunto talvez não seja completamente imparcial. Por conseguinte,

    sua avaliação pode favorecer certos aspectos ou pontos de vista dentro

    da área, enquanto negligenciam outros. O especialista num assunto não

    é necessariamente um especialista na literatura dessa área, uma

    situação que talvez ocorra mais numas áreas do que em outras. Além

    disso, como foi sugerido antes, a avaliação de um acervo requer mais

    do que o conhecimento da literatura; requer um completo

    entendimento das necessidades dos usuários de determinada biblioteca.

    O especialista num assunto pode conhecer muito bem a literatura, mas

    não estar familiarizado com a comunidade a que a biblioteca deve

    servir. Uma possibilidade bastante provável n o caso da participação de

    um consultor externo. Finalmente, se os professores da própria

    universidade estiverem envolvidos na avaliação impressionista, talvez

    tenham sido eles justamente os principais responsáveis pelo

    desenvolvimento inicial do acervo; neste caso, estariam avaliando seu

    próprio desempenho, o que é, no mínimo, uma prática questionável." (LANCASTER, 1996, p. 31)


ID
1105273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à formação e ao desenvolvimento de coleções, julgue os itens a seguir.

Descarte implica, necessariamente, a eliminação imediata do acervo de uma biblioteca de documentos supérfluos, antiquados ou que não se encontram em condições de uso.

Alternativas
Comentários
  • Material obsoleto: documentos desatualizados cujos conteúdos já foram superados por novas edições.

    Condições físicas: material sujo, infectado, deteriorado ou rasgado. 

    Duplicatas: número excedente de cópias de um mesmo título em relação à demanda

  • Questão Errada .Descarte – É a retirada definitiva do material do acervo da biblioteca, com a correspondente baixa nos arquivos de registro da mesma.  Veja o que diz Cunha e Cavalcantti (2008) sobre descarte: operação que consiste em separar ou retirar do acervo de uma biblioteca, os documentos supérfluos, antiquados ou que não se acham em condições de uso. Os documentos retirados devem ser registrados no inventário, como baixa no acervo. Sendo assim, há 3 tipos de descarte: a) retiradas das instantes e passagem para reserva; b) retirada do acervo e doação e c) destruição (eliminação) do documento depois de uma avaliação criteriosa. O erro da questão está em afirmar que necessariamente o descarte é a eliminação imediata.

    FORCA E FÉ

ID
1105276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do Diário Oficial da União (DOU), julgue os itens seguintes.


A seção 3 do DOU encarrega-se da publicação de contratos, editais, avisos e ineditoriais.

Alternativas
Comentários
  • "O Diário Oficial da União está subdivido em três partes, a saber:

    “Seção 1 – Leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral.

    Seção 2 – Atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal.

    Seção 3 – Contratos, editais, avisos e ineditoriais.” (IMPRENSA…, 2012)"

    https://mundobibliotecario.wordpress.com/2012/03/24/conhecendo-o-diario-oficial-da-uniao/


ID
1105279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do Diário Oficial da União (DOU), julgue os itens seguintes.


No âmbito do DOU, ineditoriais correspondem a atos dos governos estaduais, municipais e de terceiros que, por determinação legal, requeiram publicação.

Alternativas
Comentários
  • "Seção 3

    Periodicidade: diária
    Numeração de fascículos: diária, dentro de cada ano
    Paginação: diária
    Finalidade: publicar “Contratos, editais, avisos e ineditoriais (atos de governos estaduais, municipais e de terceiros que, por determinação legal, requeiram publicação).” (IMPRENSA…, 2012)
    Arranjo ou organização: Presidência da República, Ministérios, Conselho Nacional do Ministério Público, Ministério Público da União, Tribunal de Contas da União, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais, Ineditoriais (novamente, podem ser encontradas diferenças entre as edições)."

    https://mundobibliotecario.wordpress.com/2012/03/24/conhecendo-o-diario-oficial-da-uniao/


ID
1105282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do Diário Oficial da União (DOU), julgue os itens seguintes.


O Suplemento consiste em um DOU que contém matérias de grande relevância encaminhadas após o fechamento da edição do dia.

Alternativas
Comentários
  • Essa e a definicao de edicao extra.

  • Suplemento : É um DOU com matérias que detalham ou regulamentam leis ou decretos anteriormente publicados.

  • O Diário Oficial da União está subdivido em três seções:

    “Seção 1 – Leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral.

    Seção 2 – Atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal.

    Seção 3 – Contratos, editais, avisos e ineditoriais.” (IMPRENSA…, 2012)"

    SUPLEMENTO: detalham ou regulam LEIS ou Decretos ANTERIORMENTE publicados.

    EXTRA: Eventualmente são publicadas edições extras do diário com matérias de grande relêvancia encaminhadas após o FECHAMENTO da edição do dia

  • O Suplemento consiste em um DOU que contém matérias de grande relevância encaminhadas após o fechamento da edição do dia.

     

     

    O Suplemento consiste em um DOU que contém  matérias que detalham ou regulamentam leis ou decretos anteriormente publicados.

     


ID
1105285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do Diário Oficial da União (DOU), julgue os itens seguintes.


O DOU é um veículo de comunicação oficial das esferas pública e privada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Só Pública.

    FORÇA E FÉ 
  • O Diário Oficial da União “É uma publicação oficial através da qual são divulgados os atos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.” (ATIENZA, 1979, p. 163).


ID
1105288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do Diário Oficial da União (DOU), julgue os itens seguintes.


A seção 1 do DOU destina-se à publicação de atos de interesse dos servidores da administração pública federal.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.  A questão se refere á  Seção 2 do DOU.


    FORÇA E FÉ

  • “Seção 1 – Leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral.

    Seção 2 – Atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal.

    Seção 3 – Contratos, editais, avisos e ineditoriais.” (IMPRENSA…, 2012)"

  • A seção 1 do DOU destina-se à publicação de atos de interesse dos servidores da administração pública federal

     

    A seção 1 do DOU destina-se à publicação de Leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral.


ID
1105291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do Diário Oficial da União (DOU), julgue os itens seguintes.


O DOU constitui-se de quatro seções, sendo a seção 4 dedicada à publicação do Diário da Justiça, documento em que se publicam atos de caráter judicial.

Alternativas
Comentários
  • DOU é composto de 3 seções : São publicados no Diário da Justiça os atos de caráter judicial dos órgãos do PoderJjudiciário, dos Conselhos de Justiça, do Ministério Publico da União , da Ordem dos Advogados do Brasil , do Serviço Notarial e de Registro e do Superior Tribunal de Justiça .

  • ERRADO.

    São apenas 3 seções.

  • ERRADO.

    O DOU constitui-se de apenas 3 seções:

    Seção 1: Leis, decretos e portarias

    Seção 2: Atos dos servidores

    Seção 3: Contratos e editais

    Vale salientar que em relação ao Diário da Justiça, os atos do judiciário estarão no âmbito de cada esfera do judiciário. Exemplo: O STF terá o seu Diário de Justiça, O TRF1 o seu, O TJDFT o seu e etc. A exceção são os atos de segunda instância que até o presente momento são publicados no DOU.


ID
1105294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens seguintes.


A estratégia de busca, mecanismo que possibilita a recuperação de uma informação, é a pergunta, ou o conjunto de perguntas, formada por palavras da linguagem natural, por palavras-chave ou descritores, que podem estar unidos por operadores lógicos booleanos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    ESTRATÉGIA DE BUSCA – ETAPAS:

    1ª Etapa: Discussão do tópico geral da pesquisa;

    2ª Etapa: Conhecimentos básicos sobre os instrumentos de busca;

    3ª Etapa: Formulação “provisória” da estratégia de busca;

    4ª Etapa: Compreensão da lógica dos conjuntos de termos;

    5ª Etapa: Interdisciplinaridade;

    6ª Etapa: Eliminação de termos indesejados;

    7ª Etapa: Especificação dos parâmetros relevantes para a execução da busca.


  • Questão copia e cola do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, p. 158)

     

    "estratégia [...] e. de busca [...] 1. BIB/RI INF pergunta ou conjunto de perguntas, formada por palavras da linguagem natural, por palavras-chave ou descritores, podendo estar unidos por operadores lógicos booleanos, que possibilitam a recuperação de uma informação." 


ID
1105297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens seguintes.

Em uma biblioteca, as atividades dos programas de desenvolvimento de competência informacional relacionam-se ao serviço de referência.

Alternativas
Comentários
  • Competência Informacional :  Está no cerne do aprendizado ao longo da vida . Ela capacita as pessoas em todos os caminhos da vida para buscar, avaliar,  usar e criar suas metas pessoais, sociais, ocupacionais e educacionais. É um direito humano básico em um mundo digital e promove a inclusão social em todas as nações. ( International Federation of library , ... 2005)

    Em vista deste conceito a competência Informacional se relaciona sim ao serviço de referência.

  • É no âmbito do serviço de referência que os bibliotecários exercem sua função educativa. Trata-se da segunda linha de atuação dos serviços de referência: a educação de usuários.

    Gabarito: C

  • ¨A capacitação dos usuários na utilização dos instrumentos de referência, catálogos e bases de dados é um dos aspectos importantes do trabalho de referência. O objetivo maior é fazer com que o usuário tenha autonomia em suas pesquisas, se aproprie dos instrumentos e métodos de pesquisas disponíveis. Esse trabalho de competência informacional (information literacy) permite um real intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos.¨

    Fonte: ACCART, 2012, p. 125


ID
1105300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens seguintes.

Os bibliotecários responsáveis pelos serviços de notificação corrente devem conhecer as necessidades de informação e os perfis de interesse dos usuários da biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • "Questão ERRADA. O Serviço de notificação corrente genérico não seleciona os perfis dos usuários."

    Retirado de bibliothings.blogspot.com.br

  • Os bibliotecários responsáveis pelos serviços de notificação corrente devem conhecer as necessidades de informação e os perfis de interesse dos usuários da biblioteca.

     

    Gabarito: ERRADO.

  • O erro está em "perfis de usuários"


ID
1105303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens seguintes.

O RSS (rich site summary) facilita a obtenção e reunião de informação proveniente de diversos sítios em um único ambiente. Dadas suas funcionalidades, o RSS é uma ferramenta útil para a elaboração e a oferta de serviço de disseminação seletiva da informação on-line.

Alternativas
Comentários
  • Correto! Lembrando que a sigla "RSS" pode ser Rich Site Summary ou Really Simple Syndication.

    *Link: https://www.ufmg.br/online/web/arquivos/003127.shtml

  • QUESTÃO CORRETA.Veja esta citação do Professor Murilo Cunha (2012): “Um dos instrumentos que se apresentam para o profissional da informação é o próprio serviço de disseminação seletiva da informação (DSI)3 e a tecnologia Rich Site Summary 

    RSS), serviços que podem gerar bons resultados à instituição. O RSS é um conjunto de especificações voltadas para a agregação e distribuição de conteúdos da web, que facilita o processo de consulta e partilha de informação proveniente de diversas fontes de informação, periodicamente sujeitas a alterações ou atualizações, gerando uma economia de tempo com a leitura de informações de diversos sítios em um único ambiente e a possibilidade de agregar somente aquelas informações que pertencem à área de interesse da pessoa.”

    FOCO E FE

  • O RSS permite que a informação seja coletada em diferentes recursos como sites, blogs, bibliotecas digitais, periódicos etc.

    Gabarito: C


ID
1105306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens seguintes.

A disseminação seletiva da informação refere-se à canalização de novos itens de informação vindos de quaisquer fontes para aqueles pontos em que a probabilidade de utilização, em conexão com o interesse corrente do usuário, seja alta.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Luhn (1961, p. 132), definiu a DSI como “[...] aquele serviço dentro de uma organização que se refere à canalização de novos itens de informação, vindos de quaisquer fontes, para aqueles pontos onde a probabilidade de utilização, em conexão com o interesse corrente do usuário, seja alta”.


  • Lunh (1961, p. 132 apud Eirão, 2009) entende a DSI como “aquele serviço dentro de uma organização que se refere à canalização de novos itens de informação, vindos de quaisquer fontes, para aqueles pontos onde a probabilidade de utilização, em conexão com o interesse corrente do usuário, seja alta. 

    Gabarito: C


ID
1105309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos serviços de referência, julgue os itens seguintes.

O processo de referência inicia-se no momento em que o usuário formula a sua consulta ao bibliotecário.

Alternativas
Comentários
  • Segundo GROGAN : O processo de referência se inicia  primeiro com o problema, depois a necessidade de informação,a questão negociada , a estratégia de busca,o processo de busca , a resposta e a solução.

  • O SERVIÇO DE REFERÊNCIA se inicia no momento em que o usuário formula a sua consulta ao bibliotecário.

    Já o PROCESSO DE REFERÊNCIA se inicia, como a colega Rodenir comentou, com o problema, seguido da necessidade de informação. Ambos são processos mentais, intrínseco do usuário.

  • O processo tem início no surgimento do problema solucionável com informação.

    Gabarito: E


ID
1105312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem.


O Portal de Periódicos da CAPES é uma iniciativa brasileira de acesso aberto à informação científica que reúne a produção cientifica internacional de qualidade, disponibilizando-a a instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA..Segundo o site da CAPES: “Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos: PROFESSORES, PESQUISADORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS VINCULADOS ÀS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES. O PORTAL É ACESSADO POR MEIO DE TERMINAIS LIGADOS A INTERNET E LOCALIZADOS NESSAS INSTITUIÇÕES OU POR ELAS AUTORIZADOS”. 

    O erro da questão está em dizer que é de acesso aberto. 


  • Creio que o erro da questão é afirmar que é de acesso aberto.

    Ao contrário do que a colega afirmou, o portal disponibiliza produção científica internacional sim.

    "O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional."

    http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&mn=69&smn=74

  • Só pra acrescentar, o acesso não é livre e gratuito para todos!o acesso é limitado às instituições que mantêm programas de pós-graduação e pesquisa nas áreas abrangidas pela base de dados, isto é, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Telecomunicações, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e Física! Instituições particulares, por exemplo, devem pagar para a utilização do portal. Vale lembrar também que dentro do portal existem periódicos que não são de acesso gratuito (aqui se incluem aqueles em o portal não assina seu conteúdo completo), podendo ser cobrada taxas pra o uso.


    http://www.capes.gov.br/acesso-ainformacao/perguntas-frequentes/periodicos/4121-por-que-o-acesso-as-publicacoes-do-ieee-no-portal-e-liberado-somente-para-determinadas-instituicoes

  • Conforme a colega Luiza Araújo destacou, o erro está em dizer que o acesso é aberto. Pois os que  possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos são os professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. O Portal é acessado por meio de terminais ligados a internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados.

     


ID
1105315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem.


O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN) é de acesso público e reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • "O CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas) é um catálogo de acesso público que reúne informações sobre as coleções de publicações seriadas nacionais e estrangeiras disponíveis nas bibliotecas brasileiras. Essas bibliotecas, que compõem a rede CCN, possuem acervos automatizados e atuam de maneira cooperativa sob a coordenação do IBICT."

    http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/catalogo-coletivo-nacional-de-publicacoes-seriadas%28ccn%29


ID
1105318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem.


A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra o acervo indexado pelo LexML.

Alternativas
Comentários
  • O acervo do Portal LexML reúne, organiza, integra e dá acesso a documentos de legislação, jurisprudência e proposições legislativas das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público. Disponibiliza ainda doutrina correlacionada com a legislação, por meio do acesso ao registro de livros jurídicos disponíveis na Rede RVBI (Rede Virtual de Bibliotecas). Logo, o acervo da BDTD não se encontra indexado pelo portal LexML. Questão Errada.

    Comentário retirado do blog BIBLIOTHINGS .

    FOCO E FE


ID
1105321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem.


Por meio do Google Acadêmico, é possível identificar a quantidade de citações feitas a determinado artigo científico.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Outra questão ajuda a responder:

    (FUB - 2015) No que concerne às fontes de informação, julgue o item a seguir: A base de dados gratuita Google Acadêmico permite localizar vários tipos de documentos e determinar a frequência de citação desses em outras publicações. Resposta correta. 


  • Gabarito: Certo.

    Também conhecido como Google Scholar, o Google Acadêmico é um mecanismo de busca voltado exclusivamente para a literatura acadêmica. Por meio dele é possível encontrar milhares de artigos científicos, publicações nacionais e internacionais, livros e resumos das mais diversas áreas.

    Por meio do Google Acadêmico, é possível identificar a quantidade de citações feitas a determinado artigo científico, ou a quantidade de citações feitas a determinado autor.