-
Assertiva A incorreta.
As ações educativas realizadas como prevenção primária devem ser dirigidas exclusivamente aos pais, os principais responsáveis pelas crianças e adolescentes
-
A essa altura do campeonato eu marcando a certa na questão que pede a errada
-
Acertei a questão não por conhecimento do assunto, mas, voltando ao enunciado e e por eliminação das que julgava correta.
-
ACERTEI A QUESTÃO, MAS A LETRA B, ME PASSA UMA INTENÇÃO DE PREVENÇÃO TERCIÁRIA. ALGUÉM SABE DIZER PQ NÃO SERIA?
-
prevenção primária===conscientização da sociedade como um todo...políticas públicas
prevenção secundária===conjunto de ações policiais e políticas públicas dirigidas aos grupos da sociedade que apresentam maior risco de sofrer ou praticar delito
prevenção terciária===políticas de execução penal voltadas à população carcerária.
-
Tenho a mesma opinião da colega Valéria no que tange a alternativa "B", porquanto impedir que o ato não volte a se repetir, está voltado a evitar a reincidência, que por sua vez está ligado a políticas de execução penal (prevenção terciária) .
-
A- As ações educativas realizadas como prevenção primária devem ser dirigidas exclusivamente aos pais, os principais responsáveis pelas crianças e adolescentes.
ERRADA: as ações na prevenção primária devem ser dirigidas à sociedade como um todo.
B- Diante da constatação de algum tipo de violência, o objetivo da prevenção secundária é impedir que esse ato volte a se repetir.
CORRETA: a prevenção secundária atua após a prática do crime ou em sua iminência, trata-se de ações voltadas a grupos com maior risco de sofrer ou praticar crimes.
Obs. não se trata de prevenção terciária, pois esta é se refere às políticas de execução penal voltadas à população carcerária com a finalidade de recuperar o recluso para evitar sua reincidência.
C- Na prevenção secundária, ao notificar os casos de abuso, o educador deve acompanhar os desdobramentos da denúncia, interagindo com o Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e Adolescente.
CORRETA: a prevenção secundária atua após a prática do crime ou em sua iminência, trata-se de ações voltadas a grupos com maior risco de sofrer ou praticar crimes.
D- As ações desenvolvidas na prevenção terciária devem priorizar o imediato encaminhamento da criança/adolescente ao serviço educacional, médico, psicológico e jurídico-social.
CORRETA: prevenção terciária, pois esta é se refere às políticas de execução penal voltadas à população carcerária com a finalidade de recuperar o recluso para evitar sua reincidência. Também aplicada em caso de atos infracionais. Desta forma, como a alternativa se refere à criança ou adolescente como autor de ato infracional, deve-se priorizar medidas que efetivem o melhor interesse e a proteção da criança/adolescente.
Espero que ajude aos demais. Força brothers !!!!
-
a questão tá classificada como criminologia de forma errada...
é assunto afeto à área de assistência social...olhei o edital e nem tem criminologia...
a perspectiva de prevenção neste caso é bem diferente da área jurídica...
-
Prevenção primária é ampla, deve ser dirigida a todos.
A prevenção secundária pode ser dirigida à um determinado grupo.
Já a prevenção terciária, normalmente é direcionada ao preso.
Em outras palavras e com mais informações:
Primária: longo e médio prazos; todos os cidadãos; na base do problema criminógeno. Origem da criminalidade, antes que aconteça.
Secundária: curto e médio prazos; grupos e subgrupos da sociedade; programas de prevenção; quando e onde se manifesta o conflito criminal; exteriorização do conflito; Controle dos meios de comunicação. No momento posterior ao crime ou em sua eminência. Ex.: Desenho arquitetônico como instrumento de auto proteção, controle dos meios de comunicação, iluminação (CHICAGO).
Terciária: curto prazo (modo tardio); condenado preso; programas ressocializadores; âmbito penitenciário.
-
- Prevenção PRIMÁRIA - possui como destinatário toda a população - (concretização de ensino público de qualidade);
- Prevenção SECUNDÁRIA- possui como foco regiões e grupos sociais considerados vulneráveis e com maior probabilidade para a criminalidade - (ações policiais, programas de apoio e controle das comunicações e câmeras de videomonitoramento);
- Prevenção TERCIÁRIA- se instrumentaliza na fase de execução da pena sobre o condenado, não se limitando às penas privativas de liberdade (PPL), alcançando também as penas alternativas - (condenado que cumpre PPL- reclusão).
-
As ações educativas realizadas como prevenção primária devem ser dirigidas exclusivamente aos pais, os principais responsáveis pelas crianças e adolescentes.
-
PREVENÇÃO PRIMÁRIA:
- Médio e longo prazo;
- Todos os cidadãos;
- Age na raiz do conflito;
- Educação, emprego, moradia, segurança;
- Politica Cultural, econômica e social.
PREVENÇÃO SECUNDÁRIA:
- Curto e médio prazo;
- Controle dos meios de comunicação;
- Ações policiais;
- Grupos e Subgrupos que apresentam maior risco de protagonizarem problema criminal.
PREVENÇÃO TERCIÁRIA:
- Age só na condenação;
- Caráter punitivo;
- Única e exclusivamente ao recluso
- Evitar a reincidência;
- Medidas socioeducativas;
- Laborterapia, liberdade assistida, prestação de serviços etc.
-
prevenção primária: "melhor prevenir do que remediar". / prevenção secundária: "antes tarde do que nunca". / prevenção terciária: "não adianta chorar o leite derramado".
-
Não concordo com o gabarito, por falar que cabe aos pais exclusivamente.
-
A meu ver, a letra B também está errada pois é a prevenção terciária que visa impedir a reincidência. Alguém pode me corrigir, se eu estiver errado?
-
a titulo de as anotações não estarem funcionando:
a primaria é para prevenir o delito como a escola,saude e educação.
a secundaria:é antes do crime na sua eminencia ou posterior.]
a terciaria é aquela no momento que o cara esta preso.