SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Educação Especial


ID
5116492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia

A respeito da caracterização conceitual, finalística e organizacional da educação especial, assinale a opção correta conforme os dispositivos legais.

Alternativas

ID
5116495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o documento citado:

    A) Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Certo

    B) A Portaria nº 2.678/02 do MEC aprova diretrizes e normas para o uso, o ensino, a produção e a difusão do sistema Braille em todas as modalidades de ensino, compreendendo o projeto da Grafia Braille para a Língua Portuguesa e a recomendação para o seu uso em todo o território nacional.

    C)Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.

    D) assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências

    E) Dentre as atividades de atendimento educacional especializado são disponibilizados programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização e tecnologia assistiva.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Considerando a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, vamos analisar cada uma das alternativas.

     

    A) Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.

    Certa! De fato, a Política Nacional de Educação Especial estabelece que “para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área". Essa formação possibilita a sua atuação no atendimento educacional especializado e deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.

     

    B) O sistema Braille, a LIBRAS, o punção e a reglete são considerados metodologias específicas de ensino da educação especial.

    Errada! Embora o Braille, a LIBRAS, o punção e a reglete sejam utilizados na educação especial, não é correto afirmar que são metodologias específicas de ensino da educação especial. Antes mesmo da atual concepção de ensino especial, tais recursos já eram utilizados para facilitar a vida de pessoas com alguma uma deficiência limitadora, na verdade, até hoje ainda o são. Portanto, restringir o uso desses recursos à ao ensino da educação especial deixa a alternativa incorreta.

     

    C) O atendimento educacional especializado é de oferta obrigatória nos sistemas de ensino e deve ser realizado durante as aulas da classe comum.

    Errada! É verdade que o atendimento educacional especializado deverá ser garantido pelos sistemas de ensino, porém, sua oferta deverá ocorrer no contraturno.

     

    D) Na educação superior, a terminalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam a permanência e a conclusão dos estudos.

    Errada! A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva prevê que “na educação superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos". A alternativa erra ao inserir a palavra terminalidade, pois nesse contexto ela fica sem sentido.

     

    E) O ensino regular deverá propor programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, entre outros.

    Errada! Na verdade, esta alternativa não se refere ao ensino regular, mas sim ao atendimento educacional especializado. A Política Nacional de Educação Especial prevê que “O atendimento educacional especializado é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, do sistema Braille, do soroban, da orientação e mobilidade, das atividades de vida autônoma, da comunicação alternativa, do desenvolvimento dos processos mentais superiores, dos programas de enriquecimento curricular, da adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos, da utilização de recursos ópticos e não ópticos, da tecnologia assistiva e outros".

     

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • obrigada

  • A) alternativa correta - Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. (está igual ao documento)

    B) Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola.

    C) Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.

    D) Na educação superior, a educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos estudantes. Estas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão.

    E) Dentre as atividades de atendimento educacional especializado são disponibilizados programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização e tecnologia assistiva. Ao longo de todo o processo de escolarização esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum

  • Uma observação com relação à justificativa para a letra D da colega: enquanto fontes do direito, as Jornadas e Fóruns de Direito (seja civil, empresarial, enfim, de qualquer área), não firmam nada mais do que entendimentos doutrinários. Assim, não é possível que esses eventos suprimam texto legal (para revogar lei, só outra lei, lembram?). O art. 1.164 do CC continua válido e produzindo efeitos, portanto. Cuidado.


ID
5116498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o art. 28 da Lei n.º 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência, mais conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência), incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar

Alternativas
Comentários
  • Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

    (...)

    II - aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena; (GABARITO)

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Vejamos o que diz o art. 28, II, do Estatuto da Pessoa com Deficiência: 

    Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

    [...]

    II - Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

    [...]

    IV - oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas;

    [...]

    XV - acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar;

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base na literalidade do referido inciso, a única alternativa que está plenamente de acordo com o solicitado na questão é a “letra D": o aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem. Perceba que a questão trabalhou com a literalidade do texto da Lei.

    Vamos analisar as demais alternativas.

     

    A) a oferta de educação bilíngue, com a LIBRAS como segunda língua para os cidadãos surdos brasileiros.

    Errada! O inciso IV do art. 28 afirma que deve ser realizada a oferta bilíngue nas escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas e que LIBRAS deve ser ofertada como primeira língua e não segunda como afirma a questão.

     

    B) o acesso da pessoa com deficiência, com prioridade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer no sistema escolar.

    Errada! O inciso XV do art. 28 afirma que deve haver igualdade de condições e não prioridade de condições como afirma a questão. 

     

    C) a oferta de disciplinas curriculares da Base Nacional Comum Curricular relacionados à pessoa com deficiência na educação básica.

    Errada! Não se trata de oferta de disciplinas relacionadas à pessoa com deficiência. Na verdade, é necessária a adaptação do material pedagógico para que consigam atingir os alunos com deficiência, sempre levando em consideração a BNCC.

     

    E) o aprimoramento das metodologias educacionais dos estudantes com deficiência, por meio de equipe educacional e interdisciplinar.

    Errada! O Estatuto da Pessoa com Deficiência é mais abrangente em se tratando da temática desta alternativa. Vejamos novamente o inciso II do art. 28: aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

     


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5116501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere aos recursos, às adaptações e aos serviços para o atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Atendimento aos alunos da Educação Especial

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    No que tange ao atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, vamos analisar cada uma das alternativas para identificarmos a correta.

     

    A) Audiodescrição é uma faixa narrativa adicional para pessoas com deficiência visual.

    Errada! Embora a audiodescrição seja destinada a pessoas com deficiência visual, esse recurso tem a finalidade de traduzir imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como filmes, fotografias, peças de teatro, entre outros.

     

    B) A LIBRAS é uma forma de comunicação e expressão gestualmotora com estrutura linguística derivada da língua portuguesa.

    Errada! Segundo a Lei 10.436/2002 (Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como meio legal de comunicação e expressão), a LIBRAS é uma forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Portanto, a alternativa erra ao referir-se à LIBRAS como forma de expressão gestualmotora e ao dizer que ela possui estrutura derivada da língua portuguesa.

     

    C) Desenho universal é uma concepção de produtos, ambientes, programas e serviços voltados às necessidades específicas das pessoas com deficiência.

    Errada! O desenho universal é uma concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas (e não apenas por pessoas com deficiência), sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

     

    D) Tecnologia assistiva ou ajuda técnica consiste em dispositivos, recursos, metodologias, práticas equipamentos e serviços que objetivem promover a funcionalidade relativa à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

    Certa! A tecnologia assistiva ou ajuda técnica consiste em produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Portanto, está impecável a definição presente nesta alternativa.

     

    E) Sala de recursos multifuncionais é um espaço organizado com material didático e profissionais da educação e de apoio aos alunos e professores no ensino regular.

    Errada! A sala de recursos multifuncionais visa apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem. Portanto, a alternativa erra ao referir-se à sala de recursos multifuncionais como apoio aos alunos e professores no ensino regular.

     


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Tecnologia assistiva ou ajuda técnica consiste em dispositivos, recursos, metodologias, práticas equipamentos e serviços que objetivem promover a funcionalidade relativa à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.


ID
5116504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os documentos legais e acordos internacionais sobre a inserção de alunos com deficiências no ensino regular, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre normas relativas à inserção de alunos com deficiências no ensino regular

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Considerando as disposições relativas à inserção de alunos com deficiências no ensino regular, vamos analisa cada uma das alternativas para identificarmos a correta.

     

    A) Os alunos com deficiência só devem ser absorvidos diretamente nas classes comuns do ensino regular quando demonstrarem condições para acompanhar a turma, devendo receber apoio especializado paralelamente ao ensino regular.

    Errada! Independentemente de os alunos conseguirem acompanhar regularmente a turma, eles devem ser absorvidos nas classes comuns. É papel da escola garantir o enquadramento e acompanhamento pedagógico desses alunos, que muitas vezes terão que realizar atividades adequadas para as suas limitações.

     

    B) Os alunos com deficiência não devem ser absorvidos diretamente nas classes comuns do ensino regular.

    Errada! Conforme explicado na alternativa anterior, os alunos com deficiência devem sim ser absorvidos nas classes regulares. É de extrema importância que eles socializem com os demais alunos das turmas comuns. Quanto ao ritmo de aprendizagem e acompanhamento dos conteúdos, a escola deverá garantir condições para que o aluno possa acompanhar a turma, mesmo que em um ritmo diferenciado, com atividades adaptadas.

     

    C) Os alunos com deficiências matriculados em uma escola regular devem ser absorvidos pela classe especial especializada, que é preparatória e concomitante às atividades da sala regular.

    Errada! Os alunos com deficiência devem ser absorvidos pela classe regular. Quanto ao atendimento especializado (pois não há mais que se falar em classe especial especializada), este deverá ser ofertado aos alunos, que dele necessitem, no contraturno das atividades da classe regular.

     

    D) Os alunos com deficiência devem ser absorvidos diretamente nas classes comuns do ensino regular, cabendo à escola dar a resposta educativa adequada às suas necessidades. 

    Certa! De fato, é de extrema importância que os alunos com deficiência estejam inseridos no mesmo contexto dos demais alunos da classe comum, de modo que eles possam socializar e conviver em um ambiente de aceitação recíproca. Quanto às suas necessidades especiais, cabe à escola proporcionar meios para que o aluno consiga tirar o melhor proveito dos conteúdos escolares, considerando suas limitações.

     

    E) Os alunos com deficiência matriculados em escola regular podem ser agrupados por área de deficiência na mesma classe especial, respeitadas as suas peculiaridades.

    Errada! Os alunos com deficiência devem ser absorvidos pela classe regular. Atualmente a perspectiva da inclusão não coaduna com a ideia de classe especial, isso porque essa forma de trabalho com alunos especiais é excludente e segregacionista. Hoje as normas de educação especial inclusiva apontam para a inclusão dos alunos especiais na classe comum e, paralelamente, para o atendimento educacional especializado, realizado no contraturno.

     

    Gabarito do professor: Letra D.
  • A escola deve se adequar as necessidade do aluno com deficiência.

  • Gabarito D

  • Sim gostei do simulado


ID
5116507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma prática diferenciada a ser adotada por professor da escola regular ao atuar em turmas com aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação para tornar as aulas inclusivas.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A) falar de frente e devagar para que o aluno surdo faça a leitura labial, o que resolverá a questão da comunicação para esse tipo de aluno. Errado o aluno surdo tem direito a um interprete.

    B) promover o acolhimento inclusivo para esse público pela turma com base no altruísmo, na comiseração e na tolerância. Errado comiseração é piedade, compaixão o professor deve tratá-lo com equidade

    C) dar apoio físico, verbal e instrucional para viabilizar a orientação e a mobilidade, visando à locomoção independente do aluno Correto

    D) garantir que o tempo de leitura e a escrita em braile seja o mesmo tempo de escrita comum. Errado é necessário o professor disponibilizar o tempo adequado para que o aluno conclua suas atividades

    E) garantir a equidade na avaliação da aprendizagem deste público, proporcionando-lhes as mesmas condições, os mesmos instrumentos e critérios que aos demais alunos. Errado a equidade trada de forma diferenciada quem se apresenta desigual no ponto de partida promovendo adaptação necessárias.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre Educação Especial

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A respeito da conduta a ser adotada pelo professor da escola regular diante de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, vamos analisar cada uma das alternativas para identificarmos a correta.

     

    A) falar de frente e devagar para que o aluno surdo faça a leitura labial, o que resolverá a questão da comunicação para esse tipo de aluno

    Errada! Nem sempre o surdo é oralizado (que consegue efetuar leitura labial). Então essa estratégia não seria adequada. São exemplos de ações possíveis para atender aos alunos surdos, dispor de: materiais e equipamentos específicos com prótese auditiva, treinadores de fala, tablado, softwares educativos específicos; textos escritos complementados com elementos que favoreçam a sua compreensão: linguagem gestual, língua de sinais e outros.

     

    B) promover o acolhimento inclusivo para esse público pela turma com base no altruísmo, na comiseração e na tolerância

    Errada! Embora seja desejável um acolhimento inclusivo para alunos com necessidade especiais, isso não deve ser feito com sentimentos de preocupação excessiva para com o outro (altruísmo) ou de piedade, compaixão (comiseração). Esse tipo de acolhimento não proporcionaria a naturalização das diferenças, que é um dos preceitos da educação inclusiva.

     

    C) dar apoio físico, verbal e instrucional para viabilizar a orientação e a mobilidade, visando à locomoção independente do aluno

    Certo! Ações como a de apoio físico, verbal e instrucional para viabilizar a orientação e mobilidade, visando à locomoção independente do aluno, bem como a utilização de materiais de ensino-aprendizagem de uso comum como pranchas ou presilhas para não deslizar o papel, lupas, computador com sintetizador de vozes e periféricos adaptados, entre outros, são recursos adequados para se trabalhar na educação especial; nesse caso, especificamente, com alunos que possuam alguma deficiência visual.

     

    D) garantir que o tempo de leitura e a escrita em braile seja o mesmo tempo de escrita comum

    Errada! Como os referidos sistemas de leitura e escrita são diferentes (o braille e o comum), não se afigura razoável exigir que eles tenham o mesmo tempo de execução. Na verdade, a leitura e a escrita braille exigem um tempo maior do que a escrita comum e isso é uma característica natural do sistema.

     

    E) garantir a equidade na avaliação da aprendizagem deste público, proporcionando-lhes as mesmas condições, os mesmos instrumentos e critérios que aos demais alunos

    Errada! A avaliação da aprendizagem para os alunos com necessidades educacionais especiais deve levar em consideração as condições específicas de cada aluno. Vale dizer, as condições avaliativas, os instrumentos e critérios precisam ser adequados às necessidades dos alunos especiais, e não idênticos aos aplicados aos alunos da classe comum.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Sinônimos de Comiseração no Dicionário de SinônimosComiseração é sinônimo de: compaixão, pena, piedade, dó, misericórdia, clemência...


ID
5116510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Deliberação n.º 2/2016 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná define como atribuição do professor da educação especial

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    A) notificar ao conselho tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido em lei. Errado função estabelecimentos de ensino Art. 12 - VIII LDB

    B) informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, ou os responsáveis legais, sobre a frequência e o rendimento dos alunos. Errado função estabelecimentos de ensino Art. 12 - VII LDB

    C) supervisionar o plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e da acessibilidade. Errado função da coordenação ou gestor escolar

    D) avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade da sala de aula, bem como dos demais ambientes da escola. Errado função coordenação

    E) ensinar e usar a tecnologia assistida de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo autonomia e participação. Correta o professor do AEE identifica habilidades e necessidades

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a Deliberação n. 2/2016 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Vejamos o que diz o art. 33 da Deliberação n. 2/2016 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná:


    Art. 33. São atribuições do professor da Educação Especial:

    I – identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos estudantes da Educação Especial;

    II – elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e da acessibilidade;

    III – organizar o tipo e o número de atendimentos aos estudantes no atendimento educacional especializado ;

    IV – acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade da sala de aula, bem como em outros ambientes da escola;

    V – orientar os demais professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo estudante;

    VI – ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo autonomia e participação;

    VII – estabelecer articulação com os demais professores da instituição de ensino, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovam a participação dos estudantes nas atividades escolares em geral.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Conforme a Deliberação acima expressa, sobre as atribuições do professor da Educação Especial, vamos analisar cada alternativa para identificarmos a correta.

     

    A) notificar ao conselho tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido em lei.

    Errada! Esta alternativa não trata da Deliberação do Conselho Estadual de Educação do Paraná, mas sim de uma disposição da LDB (Lei n. 9.394/1996), mais especificamente do seu art. 12, VIII: Os estabelecimentos de ensino [...] terão a incumbência de notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei.

     

    B) informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, ou os responsáveis legais, sobre a frequência e o rendimento dos alunos.

    Errada! Esta alternativa não trata da Deliberação do Conselho Estadual de Educação do Paraná, mas sim de uma disposição da LDB (Lei n. 9.394/1996), mais especificamente do seu art. 12, VII: Os estabelecimentos de ensino [...] terão a incumbência de informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.

     

    C) supervisionar o plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e da acessibilidade.

    Errada! Cabe ao professor da Educação Especial elaborar e executar (e não supervisionar) plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e da acessibilidade.

     

    D) avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade da sala de aula, bem como dos demais ambientes da escola.

    Errada! Compete ao professor da Educação Especial acompanhar (e não avaliar) a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade da sala de aula, bem como em outros ambientes da escola

     

    E) ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo autonomia e participação.

    Certa! O art. 33 da referida Deliberação prevê como atribuição do professor da Educação Especial: ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo autonomia e participação.

     





    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
5116513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os diversos aspectos da educação especial, julgue os itens seguintes.

I Comunicação é toda forma de interação dos cidadãos, abrangendo as línguas, a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações.
II Define-se barreira como qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
III Adaptações razoáveis são adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Para resolvermos a presente questão precisamos recorrer aos termos da Lei n. 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Vejamos as disposições pertinentes:

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    [...]

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros...

    V - comunicação: forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações;

    VI - adaptações razoáveis: adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais;

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Ao fazermos a leitura dos dispositivos da Lei acima referida, podemos concluir que todos os itens estão certos (alternativa “e"), sendo o item I referente ao inciso V (comunicação); o item II correspondente ao inciso IV (barreiras); e o item III relativo ao inciso VI (adaptações razoáveis).

     


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • O Gabarito da questão é LETRA E - TODOS ESTÃO CORRETOS

    Um resumo dos principais termos encontrados na lei em seu Art 3°

    I - acessibilidade: autonomia, e alcance de espaços; 

    II - desenho universal: Uso por todas as pessoas, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;

    III - tecnologia assistiva ou ajuda técnica: práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, qualidade de vida e inclusão social;

    IV - barreiras: entrave, e são classificadas em barreiras:urbanísticas, arquitetônicas, transportes, comunicações e na informação, atitudinais e tecnológicas.

    V - comunicação: forma de interação dos cidadãos, inclusive Libras, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações;

    VI - adaptações razoáveis: adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido.

    VII - elemento de urbanização: quaisquer componentes de obras de urbanização, Exemplos: pavimentação, saneamento, encanamento para esgotos, ...etc

    VIII - mobiliário urbano: conjunto de objetos existentes nas vias e nos espaços públicos, Exemplos: semáforos, postes de sinalização e similares, fontes...etc;

    IX - pessoa com mobilidade reduzidadificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução;

    X - residências inclusivas: unidades de oferta do (Suas) Serviço de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade;

    XI - moradia para a vida independente da pessoa com deficiência: moradia com estruturas adequadas que respeitem e ampliem o grau de autonomia de jovens e adultos com deficiência;  

    XII - atendente pessoal: membro ou não da família, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais diariamente, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas;

    XIII - profissional de apoio escolar: exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadasexcluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas;

    XIV - acompanhante: acompanha a pessoa com deficiência, facultado as funções de atendente pessoal.

    Bons Estudos a todos!!

  • Gabarito: E

    Todos os itens estão corretos:

    I - Comunicação é toda forma de interação dos cidadãos, abrangendo as línguas, a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações.

    Correto de acordo com o art. 3º, V, da Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

    II - Define-se barreira como qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. 

    Correto de acordo com o art. 3º, IV, da Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

    III - Adaptações razoáveis são adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais.

    Correto de acordo com o art. 3º, VI, da Lei 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência)


ID
5116516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere à educação, escolarização e socialização de alunos com deficiência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Educação Especial

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A respeito da educação, da escolarização e da socialização de alunos com deficiência, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) Para a pessoa com deficiência intelectual, a acessibilidade depende de suportes externos ao sujeito.

    Errada! A pessoa com deficiência intelectual precisa, principalmente, de suportes para a otimização das funções internas, notadamente, cognitivas. Na escola, os educadores precisam avaliar bem a potencialidade desses alunos, pois assim poderão utilizar estratégias que visem compensar sua dificuldade, estimulando suas habilidades e competências. Portanto, a questão erra ao dizer que a pessoa com deficiência intelectual “depende de suportes externos".

     

    B) O Braille é o código gestual de leitura e escrita mais eficaz para o público de pessoas com baixa visão, mesmo que utilizem recursos ópticos prescritos por oftalmologista.

    Errada! Na verdade, Braille é um sistema de escrita com pontos em relevo que permite às pessoas, privadas da visão, ler pelo tato, bem como possibilita a escrita a essas pessoas. Além disso, há pessoas com baixa visão que com o auxílio de outros recursos conseguem realizar leitura e escrita convencionais. Portanto, não é correto afirmar que, para pessoas com baixa visão, o Braille é o código de leitura e escrita mais eficaz, pois há outros meios que poderão ser tão eficazes quanto ou até mais.

     

    C) Para a acessibilidade de pessoas com baixa visão aos materiais didáticos, recomenda-se que estes sejam produzidos com as cores mais claras.

    Errada! A recomendação sobre a confecção de materiais didáticos para a pessoa com baixa visão é a de que tais matérias sejam produzidos em cores que proporcionem maior contraste, isso ocorre com cores mais vivas e vibrantes. Portanto, a alternativa erra ao recomendar cores mais claras.

     

    D) O professor que não disponha de formação em LIBRAS pode se comunicar com o surdo falando o mais alto possível, de frente pra ele e pausadamente.

    Errada! Para que estratégia da leitura labial fosse eficiente, o aluno surdo precisaria ser oralizado (que consegue efetuar leitura labial), porém nem sempre o surdo é oralizado. Então essa estratégia não seria adequada. São exemplos de ações possíveis para atender aos alunos surdos, dispor de: materiais e equipamentos específicos com prótese auditiva, treinadores de fala, tablado, softwares educativos específicos; textos escritos complementados com elementos que favoreçam a sua compreensão: linguagem gestual, língua de sinais e outros.

     

    E) O professor deve compartilhar a organização dos objetos da sala de aula com o aluno com deficiência visual, a fim de facilitar-lhe o acesso e a mobilidade nos ambientes.

    Certa! Quando o professor apresenta ao aluno deficiente visual a organização dos objetos de sala de aula, bem como as dependências da sala, o estudante terá a possibilidade de familiarizar-se com o ambiente e com os objetos nele presentes, favorecendo assim sua autonomia e corroborando com a acessibilidade desse aluno.

     


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • O professor deve compartilhar a organização dos objetos da sala de aula com o aluno com deficiência visual, a fim de facilitar-lhe o acesso e a mobilidade nos ambientes.


ID
5116519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia

A respeito de currículo, metodologia, recursos, avaliação e objetivos, julgue os próximos itens.

I O professor precisa substituir gráficos, fluxogramas, tabelas, mapas e outros elementos visuais ao ministrar aulas para alunos cegos e(ou) com baixa visão.
II No ensino de pessoas com altas habilidades e superdotação, podem ser utilizados o currículo e o material didático utilizados nos programas do ensino regular, com ênfase nas áreas de dotação e talento.
III A avalição na perspectiva da educação inclusiva considera a determinação do valor, traduzido como nota, o dado secundário para o acompanhamento da aprendizagem de estudantes com deficiência.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5116522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere que determinado aluno do 1.º ano do ensino fundamental, com 6 anos de idade, venha apresentando dificuldade acentuada na alfabetização. A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre dificuldades de aprendizagem de alunos na alfabetização

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A respeito da conduta adequada a ser adotada em caso de dificuldade de aprendizagem de aluno durante a alfabetização, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a alternativa correta.

     

    A) O professor deve solicitar que o aluno seja atendido por um psicólogo para explicitar as causas psicossociais do problema.

    Errada! O aspecto psicológico é apenas um dos que podem ser investigados para se descobrir as causas da dificuldade de aprendizagem de alunos. Dessa feita, a conduta correta a ser adotada seria uma investigação mais multiprofissional, com diferentes profissionais da própria escola, bem como a família do aluno.

     

    B) A escola, seus profissionais e a família precisam averiguar as causas dessa dificuldade.

    Certa! Não basta atacar um único aspecto em busca da descoberta de uma possível causa para a dificuldade de aprendizagem. Na verdade, faz-se necessário um trabalho integrado, que envolva a família e a escola, esta última com a ajuda dos profissionais de que dispuser, como pedagogos, psicopedagogos, psicólogos etc.

     

    C) A escola deve promover o atendimento individualizado para esse aluno, para que ele possa ter maior concentração.

    Errada! O ideal para que se possa executar alguma intervenção junto ao aluno com dificuldade de aprendizagem é primeiramente investigar a causa da dificuldade. Portanto, promover um atendimento individualizado não seria uma boa solução tendo em vista que nem se sabe o motivo da dificuldade.

     

    D) A escola deve estabelecer duas frentes de enfrentamento do problema: a familiar e a da criança.

    Errada! Além de contar com a família no processo de investigação da causa da dificuldade de aprendizagem da criança, a escola deve assumir uma postura ativa no intuito de buscar respostas para o problema, bem como, após descoberta da causa (com a ajuda da família e dos profissionais da escola), promover a melhor intervenção com vistas a favorecer à aprendizagem do aluno.

     

    E) Cabe ao professor dessa criança realizar uma avaliação diagnóstica voltada à identificação de suas defasagens cognitivas.

    Errada! Mesmo assumindo que o professor possua competência técnica para fazer uma avaliação cognitiva, não basta investigar um único aspecto em busca da descoberta de uma possível causa para a dificuldade de aprendizagem. Como já mencionado nas alternativas anteriores, é necessário que um trabalho conjunto da escola (com seus profissionais) e da família seja realizado.

     


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Alternativa B

    Situação: aluno do 1.º ano do ensino fundamental, com 6 anos de idade, apresenta dificuldade acentuada na alfabetização.

    A

    O professor deve solicitar que o aluno seja atendido por um psicólogo para explicitar as causas psicossociais do problema.

    Comentário: não cabe ao professor solicitar atendimento psicológico ao aluno. Ele pode sinalizar à equipe gestora, coordenação pedagógica, por exemplo, as dificuldades enfrentadas.

    B

    A escola, seus profissionais e a família precisam averiguar as causas dessa dificuldade.

    Gabarito da questão. É importante que escola e família sejam parceiros no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças.

    C

    A escola deve promover o atendimento individualizado para esse aluno, para que ele possa ter maior concentração.

    Comentário: Demonstrar dificuldades não significa que o aluno necessite de atendimento individualizado. Conforme a legislação, o público-alvo do atendimento educacional especializado (AEE) é: estudantes deficientes, com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

    D

    A escola deve estabelecer duas frentes de enfrentamento do problema: a familiar e a da criança.

    Comentário: A frente é única: escola e família apoiando a criança. Não há a divisão em duas frentes, como mencionou o item.

    E

    Cabe ao professor dessa criança realizar uma avaliação diagnóstica voltada à identificação de suas defasagens cognitivas.

    Comentário: O professor precisa estar atento, acompanhando o aprendizado e o desenvolvimento, mas não é papel do professor fazer avaliação diagnóstica das defasagens cognitivas da criança.


ID
5116525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação aos profissionais que trabalham no atendimento educacional especializado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A) O professor de apoio educacional especializado é o profissional que domina diversas formas de comunicação utilizadas pelas pessoas com surdo-cegueira, sendo habilitado a fazer interpretação e transliteração. Errado o professor de apoio é aquele que integra o aluno identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos de acessibilidade que elimine barreiras para a plena participação dos estudantes considerando suas necessidades específicas fonte: Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

    C) A equipe gestora das escolas que ofertam o atendimento educacional especializado tem a atribuição de orientar os professores sobre a adequação de aulas e atividades de linguagem. Errado cada professor tem autonomia para fazer isso de acordo com a legislação

  • Esta questão exige conhecimentos sobre profissionais que atuam no atendimento educacional especializado

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Acerca dos profissionais que atuam no atendimento educacional especializado, considerando as normativas da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, vamos analisar cada uma das alternativas para que possamos identificar a correta.

     

    A) O professor de apoio educacional especializado é o profissional que domina diversas formas de comunicação utilizadas pelas pessoas com surdo-cegueira, sendo habilitado a fazer interpretação e transliteração.

    Errada! O Professor de Apoio Educacional Especializado é o profissional com habilitação para atender os estudantes com diagnóstico médico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) comprovado e que possui necessidade relacionada à sua condição de funcionalidade para a escolarização e não relacionada à condição de deficiência, sendo um agente de mediação do aprendizado e escolarização. As informações apresentadas na alternativa referem-se ao profissional Guia-Intérprete.

     

    B) O professor pedagogo é o profissional bilíngue que oferece suporte pedagógico à escolarização de alunos surdos matriculados na rede regular de ensino da educação básica.

    Errada! As atribuições do professor pedagogo são mais gerais e estão voltadas à orientação, à supervisão e à coordenação pedagógica. Além disso, em se tratando da atuação em sala de aula, esse profissional pode atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, porém, sua atuação não é especificamente voltada à escolarização de alunos surdos. As informações apresentadas na alternativa referem-se ao profissional Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa (TILS).

     

    C) A equipe gestora das escolas que ofertam o atendimento educacional especializado tem a atribuição de orientar os professores sobre a adequação de aulas e atividades de linguagem.

    Errada! As equipes gestoras das escolas que ofertam o atendimento educacional especializado possuem a atribuição de orientar os professores quanto às medidas adotadas pela escola, diante do período de aulas não presenciais, como, por exemplo, regras para disponibilização do laboratório de informática para os estudantes que não tem acesso aos meios eletrônicos, ou outras especificidades do atendimento da escola. Perceba que são atribuições mais gerais, que não adentram às competências pedagógicas como a adequação de aulas e atividades de linguagem.

     

    D) O guia-intérprete é o profissional com habilitação para atender os estudantes com diagnóstico médico de transtorno do espectro autista.

    Errada! O guia-intérprete é o profissional que domina diversas formas de comunicação utilizadas pelas pessoas com surdocegueira, podendo fazer interpretação e transliteração. As informações apresentadas na alternativa referem-se ao Professor de Apoio Educacional Especializado.

     

    E) O professor especialista que trabalha com estudantes com deficiência física neuromotora e que tem como função principal mediar a comunicação do processo de ensino-aprendizagem é denominado de professor de apoio à comunicação alternativa.

    Certa! O Professor de Apoio à Comunicação Alternativa é um professor especialista que atua junto a estudantes com deficiência física neuromotora e tem como função principal mediar a comunicação do processo ensino-aprendizagem, uma vez que, para estes estudantes, as formas de comunicação (de linguagem oral e escrita) podem se diferenciar das convencionais.

     


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Nunca vi falar que o professor de apoio, ou mesmo , o professor especialista tem a função de guia intérprete . Portanto a resposta não é letra "D". Alguém pode mostrar onde isso se encontra? Que eu saiba guia é pra cegos e intérprete é pra surdos. Refiro-me a Educação Especial.


ID
5116528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do plano de atendimento educacional especializado, julgue os itens a seguir.

I A elaboração e a execução desse plano são competência dos professores que trabalham na sala de recursos multifuncionais ou no centro de atendimento educacional especializado.
II Os professores do ensino regular não estão aptos a participar da elaboração desse plano.
III O projeto político-pedagógico da escola regular deve institucionalizar a oferta do atendimento educacional especializado, prevendo, em sua organização, entre outros aspectos, o plano de atendimento educacional especializado.
IV O plano de atendimento educacional especializado deve ser compartilhado com as famílias somente após o término do ano letivo.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre o plano de atendimento educacional especializado

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Acerca do plano de atendimento educacional especializado, vamos analisar cada um dos itens.


    I A elaboração e a execução desse plano são competência dos professores que trabalham na sala de recursos multifuncionais ou no centro de atendimento educacional especializado.

    Certo! São atribuições do professor do atendimento educacional especializado, entre outras, a de elaborar e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.

     

    II Os professores do ensino regular não estão aptos a participar da elaboração desse plano.

    Errado! Os professores do ensino regular não só podem como devem participar da elaboração do plano de atendimento educacional especializado.

     

    III O projeto político-pedagógico da escola regular deve institucionalizar a oferta do atendimento educacional especializado, prevendo, em sua organização, entre outros aspectos, o plano de atendimento educacional especializado.

    Certo! O Plano de Atendimento Educacional Especializado é o planejamento das intervenções pedagógicas a serem desenvolvidas no Centro de Atendimento Educacional Especializado, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico. Dessa feita, é correto afirmar que o projeto político-pedagógico da escola regular deve institucionalizar a oferta do atendimento educacional especializado.

     

    IV O plano de atendimento educacional especializado deve ser compartilhado com as famílias somente após o término do ano letivo.

    Errado! O plano de atendimento educacional especializado precisa ser compartilhado com as famílias no início do ano letivo.

     

    Considerando a análise acima realizada, estão corretos apenas os itens I e III.

     


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • O II e IV estão erradas....


ID
5116531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos objetivos do atendimento educacional especializado é

Alternativas
Comentários
  • Letra D o AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas

    A) oferecer formação continuada para os docentes que integram os serviços de apoio especializados. Errado o AEE tem um público alvo específico da educação especial não tem a finalidade de oferecer formação continuada.

    C) garantir a continuidade das ações da educação especial no ensino regular. Errado é o contrário a continuidade e do ensino regular para a educação especial um não substitui o outro

  • Esta questão exige conhecimentos sobre objetivos do Atendimento Educacional Especializado

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Para tratar do tema, é pertinente citar o Decreto n. 7.611/2011, o qual dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado. A respeito dos objetivos do atendimento educacional especializado temos o seguinte:

    Art. 3º São objetivos do atendimento educacional especializado:

    I - prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;

    II - garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;

    III - fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e

    IV - assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Considerando as informações acima expressas, podemos observar que, entre as alternativas, apenas a “letra E" apresenta corretamente um dos objetivos trazidos pelo Decreto 7.611/2011: “assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino".

    As demais alternativas (A, B, C e D) não estão contempladas como objetivos do atendimento educacional especializado, conforme previsão do Decreto mencionado, não sendo, portanto, necessário fazer comentários adicionais sobre elas.

     


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.


ID
5116534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O atendimento educacional especializado é definido legalmente como o conjunto de

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre a definição legal de Atendimento Educacional Especializado (AEE)

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Para tratar do tema, é pertinente citar o Decreto n. 7.611/2011, o qual dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado.

    Art. 2º A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

    § 1º Para fins deste Decreto, os serviços de que trata o caput serão denominados atendimento educacional especializado, compreendido como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, prestado das seguintes formas:

    I - complementar à formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, como apoio permanente e limitado no tempo e na frequência dos estudantes às salas de recursos multifuncionais; ou

    II - suplementar à formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Acerca da definição legal de atendimento educacional especializado, com base nos dispositivos apresentados, vamos analisar cada uma das alternativas.

     

    A) atividades pedagógicas destinadas aos estudantes com necessidades educacionais especiais.

    Errada! O atendimento educacional especializado foca no público deficiente, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação. O termo necessidades educacionais especiais é muito genérico.

     

    B) atividades complementares à formação de estudantes do ensino especial matriculados em turma do ensino regular.

    Errada! O AEE caracteriza-se por atividades complementares e suplementares para o público abrangido pela educação especial (deficiente, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação).

     

    C) atividades e recursos pedagógicos destinados à formação de estudantes com défice cognitivo em conjunto com estudantes sem necessidades especiais.

    Errada! O AEE destina-se a atender o público da educação especial (deficiente, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação). A atuação do AEE define-se como o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, visando complementar e suplementar o desenvolvimento educacional dos alunos atendidos.

     

    D) atividades e recursos pedagógicos organizados, institucional e continuamente, para complementar a formação dos estudantes com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento, bem como para suplementar a formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação.

    Certa! Nos termos do Decreto 7.611/2011, o AEE é o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente, prestado de forma: complementar à formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, como apoio permanente e limitado no tempo e na frequência dos estudantes às salas de recursos multifuncionais; ou suplementar à formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação.

     

    E) atividades suplementares à formação de estudantes do ensino regular matriculados em turma do ensino especial.

    Errada! O AEE caracteriza-se por atividades complementares e suplementares para o público abrangido pela educação especial (deficiente, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação).

     

     

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • atividades e recursos pedagógicos organizados, institucional e continuamente, para complementar a formação dos estudantes com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento, bem como para suplementar a formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação.


ID
5116537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Determinada escola da rede de ensino do Paraná que oferece atendimento educacional especializado adotou a plataforma Google Classroom para dar continuidade às aulas durante o período de pandemia da covid-19. Carla, uma aluna diagnosticada com transtorno global de desenvolvimento (TGD), matriculada em uma sala de recursos multifuncionais, tem demonstrado dificuldades de adaptar-se à plataforma. 

Nessa situação hipotética, caberá ao professor da sala de recursos multifuncionais oferecer atendimento educacional especializado à aluna. Nesse contexto, ele deverá  

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre atendimento educacional especializado

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Em um contexto de aula on-line, uma aluna com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) necessita de atendimento especializado devido às suas especificidades. Nesse contexto, analisemos as alternativas para que identifiquemos a conduta correta a ser adotado pelo professor da sala de recursos multifuncionais.

     

    A) considerar a frequência na sala de recurso multifuncional apenas se Carla comprovar a execução de atividades impressas.

    Errada! O estabelecimento de condições para que a aluna possa ter registrada sua frequência pode ser um empecilho ainda maior para o seu desenvolvimento. A conduta adequada seria a de analisar as dificuldades da aluna considerando suas especificidades e propor uma adaptação.

     

    B) disponibilizar orientações e atividades que atendam as singularidades de Carla.

    Certa! Dada a extraordinariedade da pandemia (que obrigou as escolas a funcionarem de forma virtual), o professor deverá observar as especificidades da aluna e propor atividades que atendam suas necessidades.

     

    C) assegurar a proposta da educação bilíngue no atendimento educacional especializado.

    Errada! Uma proposta de educação bilíngue não possui conexão com o caso da aluna com Transtornos Globais do Desenvolvimento.

     

    D) centralizar as atividades pedagógicas, preferencialmente, nas disciplinas em que Carla apresentar dificuldades de aprendizado.

    Errada! Centralizar as atividades pedagógicas nas dificuldades poderá causar mais estresse e desinteresse por parte da aluna. A solução para Carla seria que o professor verificasse as peculiaridades do caso para que possa atuar na busca de estratégias com vistas a superar as dificuldades identificadas.

     

    E) utilizar especificamente a ferramenta Google Forms para a interação com Carla.

    Errada! A utilização de uma ferramenta tecnológica não garante a eficácia na condução das atividades para com a aluna. Isso porque, primeiramente, se deve identificar as dificuldades para, a partir de então, apresentar propostas de intervenção que sejam efetivas para Carla.

     


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Disponibilizar orientações e atividades que atendam as singularidades de Carla.


ID
5116540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à avaliação pedagógica no contexto escolar do Sistema Estadual de Ensino do Paraná, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A) São vedadas quaisquer formas de cobrança de valores adicionais para a realização da avaliação prevista para alunos inseridos no ensino especial. Correta Lei 13146 , Art. 28° $1 é vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza.

    B) A identificação das necessidades educacionais dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades ou superdotação deve ser realizada mediante a aplicação de teste escrito. Errada o aluno com deficiência não deve ser submetido a testes para que se ja verifica suas dificuldades a idntificação deve ser biopsicossocial.

    C) Os procedimentos previstos nas normas que regem o sistema de ensino do estado do Paraná para classificação, reclassificação e aproveitamento de estudos não se aplicam aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades ou superdotação. Errada segundo a LDB em seu Art. 24° a classificação pode ser feita em qualquer série ou etapa exceto no primeiro ano do ensino fundamental

    D) Os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento têm, como garantia, a possibilidade de aceleração de estudos para concluir em menor tempo o programa escolar. Errado Art. 58° LDB II a aceleração é para os superdotados , terminalidade específica para quem não atingir o nível exigido englobando transtornos globais

    E)A certificação de conclusão de escolaridade com terminalidade específica aos estudantes com deficiência não pode ser emitida pelas instituições de ensino. Errada segundo o ARt. 58° LDB II a terminalidade específica é obrigação da escola para aqueles que não tem nível para concluir o Ensino Fundamental.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e ainda sobre a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Sobre as supracitadas leis, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e LDB, vamos analisar cada uma das alternativas para identificarmos a CORRETA.

     

    A) São vedadas quaisquer formas de cobrança de valores adicionais para a realização da avaliação prevista para alunos inseridos no ensino especial.

    Certa! De acordo com o Art. 28, § 1.º do Estatuto da Pessoa com Deficiência:  é vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas.

     

    B) A identificação das necessidades educacionais dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades ou superdotação deve ser realizada mediante a aplicação de teste escrito.

    Errada! O aluno com deficiência não deve ser submetido a testes para que se verifique suas dificuldades. Conforme o art. 1.º, § 1.º do Estatuto da Pessoa com Deficiência, a avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

     

    C) Os procedimentos previstos nas normas que regem o sistema de ensino do estado do Paraná para classificação, reclassificação e aproveitamento de estudos não se aplicam aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades ou superdotação.

    Errada! De acordo com a LDB em seu art. 24, a classificação pode ser feita em qualquer série ou etapa, sua única exceção é no primeiro ano do ensino fundamental para qualquer estudante e não apenas para os com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades ou superdotação.


    D) Os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento têm, como garantia, a possibilidade de aceleração de estudos para concluir em menor tempo o programa escolar.

    Errada! Conforme o art. 59, inciso II, da LDB, a aceleração de estudos é uma possibilidade para os superdotados e não para os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento.

     

    E) A certificação de conclusão de escolaridade com terminalidade específica aos estudantes com deficiência não pode ser emitida pelas instituições de ensino.

    Errada! Conforme o art. 59, inciso II, da LDB, a conclusão de escolaridade com terminalidade específica é assegurada pelos sistemas de ensino aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Portanto, a certificação pode sim ser emitida pelas instituições de ensino.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
5116543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção correta, no que se refere aos procedimentos e instrumentos de avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Além das observações de comportamentos relacionais entre pessoas, cabem, como procedimentos de avaliação, a análise da produção escolar dos alunos, a análise de documentos e as entrevistas.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre procedimentos e instrumentos de avaliação.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

     

    Levando em consideração os conhecimentos acerca dos procedimentos e instrumentos de avaliação, analisemos cada alternativa para que selecionemos a correta.


    A) Qualquer instrumento ou procedimento de avaliação deve envolver indicadores que facilitem a análise dos contextos e a comparação dos estudantes entre si.

    Errada! Qualquer instrumento ou procedimento de avaliação deve envolver indicadores que facilitem a análise dos contextos, no entanto, deve-se evitar a comparação das pessoas entre si.

     

    B) Sugere-se que as equipes de avaliação adquiram de empresas particulares os instrumentos avaliativos.

    Errada! Na verdade, o ideal é que as equipes de avaliação produzam seus próprios instrumentos, ao invés de adquiri-los através de empresas particulares, por exemplo.

     

    C) Além das observações de comportamentos relacionais entre pessoas, cabem, como procedimentos de avaliação, a análise da produção escolar dos alunos, a análise de documentos e as entrevistas.

    Certa! Além das observações de comportamentos relacionais entre pessoas, realmente pode-se incluir nos procedimentos de avaliação a análise da produção escolar dos alunos, a análise de documentos e as entrevistas. A análise da produção escolar dos alunos usando-se como fontes seus cadernos, folhas de exercícios, desenhos e outros trabalhos que realiza em sala de aula, sem perder de vista a necessidade de contextualizá-los. A análise de documentos pois eles permitem conhecer a orientação filosófica, a base teórica e operacional sobre as quais a escola se organiza e se planeja. As entrevistas, igualmente complexas, mas necessárias, sendo importante descaracterizá-las como obtenção de dados de pesquisa, pois há uma diferença teórico-metodológica entre as práticas de pesquisa e as de avaliação.

     

    D) O questionário é o procedimento de avaliação recomendado para a coleta de informação e de análise dos dados do contexto educacional escolar.

    Errada! O procedimento mais recomendado para a coleta de informação e de análise dos dados do contexto educacional escolar corresponde ao de observação. O questionário pode deixar algumas dúvidas em relação à fidedignidade e validade das informações.


    E) As observações (sistemáticas ou ocasionais) devem restringir-se, preferencialmente, à sala de aula.

    Errada! As observações (sistemáticas ou ocasionais) não devem restringir-se a apenas às salas de aulas. Devem envolver outros espaços como o recreio, a merenda, a chegada e saída da escola.

     


    Gabarito do Professor: Letra C.



ID
5116546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação à avaliação pedagógica no contexto escolar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre a avaliação pedagógica dentro do contexto escolar.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

     

    Considerando os conhecimentos sobre a avaliação pedagógica no contexto escolar, analisemos as alternativas presentes na questão para que identifq a correta.

     

    A) A avaliação torna-se inclusiva ao permitir a identificação das necessidades dos alunos, de suas famílias, das escolas e dos professores.

    Certa! Está correto dizer que a avaliação é inclusiva a partir do momento que permite-se a identificação das necessidades dos alunos, famílias, escolas e professores. No entanto, além de identificar, é necessário construir propostas e tomar as providências, que permitam, satisfazê-las.

     

    B) A  avaliação  tem  como  finalidade precípua retratar as dificuldades que interferem no desenvolvimento global dos alunos.
    Errada! A avaliação tem  como finalidade precípua uma tomada de posição que direciona providências para a remoção das barreiras identificadas que podem interferir no desenvolvimento global dos alunos. Portanto, não se trata de apenas retratar as dificuldades, mas sim de tomar providências.

    C) No âmbito educacional, a avaliação se caracteriza como uma sequência contínua de análises quantitativas.

    Errada! No âmbito educacional escolar, a avaliação deve ter sempre a característica de processo, de um caminho e não de um lugar, porque implica numa sequência contínua e permanente de apreciações e de análises qualitativas, com enfoque compreensivo.

     

    D) O nível econômico de cada estudante e as condições estruturais de suas respectivas famílias de origem são as dimensões de análise propostas para uma melhor identificação das necessidades educacionais dos alunos.

    Errada! Na verdade, o emocional dos alunos e as condições de suporte e apoio do meio ambiente são as dimensões de análise propostas para uma melhor identificação das necessidades educacionais dos alunos.

     

    E) Sob o enfoque psicopedagógico, os resultados da avaliação não servem de base para a elaboração do projeto político -pedagógico da escola.

    Errada! Sob o enfoque psicopedagógico, os resultados da avaliação servem sim de base para a elaboração do projeto político pedagógico da escola.

     


    Gabarito do Professor: Letra A.

     

  • AVALIAÇÃO:

    CONTÍNUA E CUMULATIVA;

    QUALITATIVOS SOBRE QUANTITATIVOS.


ID
5116549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a análise avaliativa do desenvolvimento global do aluno, faz-se necessário propor uma avaliação de cunho psicopedagógico. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

I Os aspectos identificados como relevantes para a avaliação da ação pedagógica são o planejamento de atividades, os modelos de provas e de testes e a organização do conteúdo curricular.
II No que se refere à avaliação psicopedagógica, as contribuições dos especialistas da área clínica são anuladas a partir das intervenções da equipe escolar.
III A avaliação psicopedagógica deve abandonar a filosofia da classificação, de maneira que os educadores se tornem observadores e mediadores ativos no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos.
IV É importante conhecer como as condições individuais de todos os alunos, particularmente das pessoas com deficiências, com condutas típicas de síndromes neurológicas, psiquiátricas e com quadros psicológicos graves, podem afetar-lhes a aprendizagem.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • essa derrubou geral, gab. letra c
  • Esta questão exige conhecimentos sobre a avaliação psicopedagógica.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

     

    Para resolvermos essa questão, devemos analisar cada item e selecionar os que são corretos.

     

    I Os aspectos identificados como relevantes para a avaliação da ação pedagógica são o planejamento de atividades, os modelos de provas e de testes e a organização do conteúdo curricular.

    Errado! Os aspectos identificados como relevantes para avaliação da ação pedagógica são: o professor, a sala de aula, as estratégias metodológicas usadas para o ensino dos conteúdos curriculares e as estratégias avaliativas em curso na escola.

     

    II No que se refere à avaliação psicopedagógica, as contribuições dos especialistas da área clínica são anuladas a partir das intervenções da equipe escolar

    Errada! Em relação à avaliação psicopedagógica, a possibilidade de contribuições dos especialistas da área clínica não pode ser excluída, pelo contrário, deve ser devidamente considerada pela equipe escolar.

     

    III A avaliação psicopedagógica deve abandonar a filosofia da classificação, de maneira que os educadores se tornem observadores e mediadores ativos no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos.

    Certa! Realmente, de acordo com Fonseca (1999), a agenda de futuro da avaliação por ele denominada de psicopedagógica e dinâmica deverá abandonar a filosofia da classificação tornando os educadores como observadores e mediadores ativos no desenvolvimento e na aprendizagem de seus alunos.

     

    IV É importante conhecer como as condições individuais de todos os alunos, particularmente das pessoas com deficiências, com condutas típicas de síndromes neurológicas, psiquiátricas e com quadros psicológicos graves, podem afetar-lhes a aprendizagem.

    Certa! É correto dizer que é essencial o conhecimento de como as condições individuais dos alunos, enfatizando aquelas pessoas com deficiências com condutas típicas de síndromes neurológicas, psiquiátricas e com quadros psicológicos graves podem influenciar na aprendizagem. Afinal, a partir do estabelecimento de um diagnóstico dessas influências será possível propor medidas que favoreçam ao desenvolvimento dos alunos.

     

    Recapitulando: Os itens corretos da questão são: III e IV.

     


    Gabarito do Professor: Letra C.


  • GABARITO C

    Os itens corrigidos:

    I Os aspectos identificados como relevantes para avaliação da ação pedagógica são: o professor, a sala de aula, as estratégias metodológicas usadas para o ensino dos conteúdos curriculares e as estratégias avaliativas em curso na escola.

    II As contribuições dos especialistas e da área clínica são complementares às intervenções da equipe escolar.


ID
5116552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A adequada avaliação de necessidades educacionais especiais do aprendiz, da escola e das famílias dos estudantes pressupõe a análise de algumas dimensões concretas que envolvem o contexto de cada um deles. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A) A prova oral e escrita são aspectos importantes para a avaliação com vistas à identificação das necessidades educacionais especiais. Errada a prova oral e escrita são alguns instrumentos o professor deve lançar mão de vários

    B) Para o aluno, as dimensões de análise são o nível de participação nas atividades escolares e as condições econômicas em que ele vive. Errado as condições econômicas não devem ser analisadas.

    C) Para o contexto educacional, as dimensões estabelecidas para a análise são: as políticas públicas e a ação da equipe gestora. Errado essas dimensões são do contexto institucional

    D) No caso da família, as dimensões estabelecidas para a análise são as características do ambiente familiar e o convívio familiar. Correta

    E) A ação pedagógica deverá ser analisada a partir do binômio currículo e planejamento. Errado o PPP também deve ser incluído

  • Esta questão exige conhecimentos sobre avaliação de necessidades educacionais.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

     

    É necessário  avaliar adequadamente as necessidades educacionais especiais do aprendiz, da escola e das famílias. Dessa forma, segundo a obra “Saberes e práticas da inclusão" da Secretaria de Educação Especial do MEC, é possível observar algumas dimensões concretas, envolvendo o contexto de cada um deles. Assim, iremos analisar cada alternativa e indicar a alternativa correta, como a questão exige.


    A) A prova oral e escrita são aspectos importantes para a avaliação com vistas à identificação das necessidades educacionais especiais.

    Errada! Para identificação de necessidades educacionais especiais dos alunos será necessário observar as dimensões: nível de desenvolvimento e condições pessoais. Embora a prova oral e a escrita possam ser instrumentos avaliativos, a depender do caso, não são elas que são determinantes na identificação das necessidades especiais.

     

    B) Para o aluno, as dimensões de análise são o nível de participação nas atividades escolares e as condições econômicas em que ele vive.

    Errada! Para o aluno, as dimensões de análise são: nível de desenvolvimento e condições pessoais.

     

    C) Para o contexto educacional, as dimensões estabelecidas para a análise são: as políticas públicas e a ação da equipe gestora.  

    Errada! Para o contexto educacional, as dimensões estabelecidas para a análise são: instituição educacional escolar e a ação pedagógica.

     

    D) No caso da família, as dimensões estabelecidas para a análise são as características do ambiente familiar e o convívio familiar.

    Certa! Realmente, as dimensões que se encontram são: características do ambiente familiar e o convívio familiar.

     

    E) A ação pedagógica deverá ser analisada a partir do binômio currículo e planejamento.

    Errada! A ação pedagógica deverá ser analisada a partir do binômio de ensino e aprendizagem.

     


    Gabarito do Professor: Letra D.

     


ID
5116555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia

No estado do Paraná, a educação especial, enquanto modalidade da educação escolar, assegura, na sua proposta pedagógica, um conjunto de recursos, apoios e serviços educacionais especiais, organizados para

Alternativas

ID
5116558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com base nos dispositivos legais que regulamentam a oferta do atendimento educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais.

I Nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB (Lei n.º 9.394/1996), educação especial corresponde à modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.
II No âmbito pedagógico, todos os alunos podem apresentar necessidades educacionais em algum momento de sua vida escolar.
III Os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica que atendam às necessidades desses educandos.
IV Conforme a LDB, os órgãos normativos dos sistemas de ensino devem estabelecer critérios de caracterização das instituições privadas especializadas, com atuação exclusiva em educação especial, para fins de apoio técnico e financeiro ao poder público.

Estão certos apenas os itens

Alternativas

ID
5116561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O plano de atendimento educacional especializado deve ser elaborado

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre o plano de atendimento educacional especializado.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    O plano de atendimento educacional especializado é um planejamento de intervenções pedagógicas, que descreve as características do desenvolvimento do aluno e proposta de atendimento: objetivos, plano de ação/atividades, período de duração, resultados esperados, resultados obtidos e observações complementares. É um documento importante para que a escola e a família acompanhem a trajetória percorrida pelo aluno.

    Tal plano é elaborado pelo professor, sendo que, inicialmente, é feito por meio das informações contidas dentro do relatório da avaliação psicoeducacional no contexto escolar e é revisto continuamente em função do desenvolvimento e aprendizagem do aluno, sendo atualizado após cada conselho de classe.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    De acordo com o que foi apresentado anteriormente sobre o plano de atendimento educacional especializado, considerando a exigência da questão acerca de quem elabora o referido plano, podemos concluir que a única que indica corretamente quem o realiza, é a "alternativa A": “pelo professor, a partir das informações contidas no relatório da avaliação psicoeducacional no contexto escolar, devendo ser atualizado após cada conselho de classe.

    As demais alternativas citam outros sujeitos da comunidade escolar que não possuem a responsabilidade da elaboração do plano em tela.

     


    Gabarito do Professor: Letra A.

     

  • Art. 13. São atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:

    I – identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;

    II – elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade; 

  • Avaliar as especificidades locais (necessidades doa alunos locais)


ID
5116564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No contexto escolar, os profissionais devem buscar constantemente criar estratégias e formas de promover práticas inclusivas na avaliação da aprendizagem. Dessa forma, na avaliação, é necessário prever

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Educação Inclusiva

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Entre as alternativas, devemos identificar aquela que identifica corretamente uma atuação escolar que utilize práticas inclusivas de avaliação. Vejamos uma a uma.

     

    A) ações com foco na deficiência, para prever as formas e as condições da aprendizagem.

    Errada! As ações devem ser realizadas com foco no desenvolvimento das potencialidades do educando, e não na deficiência. Com relação a deficiência, esta deve ser analisada com vistas a definir as possiblidades educacionais do aluno, porém não há que se falar em ações com foco na deficiência.

     

    B) ações com enfoque clínico para os alunos com necessidades educacionais especiais.

    Errada! A escola deve promover ações com enfoque pedagógico aos alunos com necessidade educacionais especiais. O enfoque clínico deve ser valorizado paralelamente, porém, por meio de outras instituições como centros de tratamento e clinicas especializadas.

     

    C) uma avaliação pedagógica dos alunos que apresentem necessidades educativas especiais, para justificar suas dificuldades.

    Errada! Uma avaliação pedagógica, de fato, deve ser feita com os alunos que apresentem necessidades educativas especiais, no entanto, tal avaliação deve ocorrer para identificar as potencialidades dos alunos e não para justificar as dificuldades.

     

    D) as variáveis apenas de cunho individual que incidem na aprendizagem.

    Errada! É verdade que uma avaliação na perspectiva inclusiva deve considerar as variáveis de cunho individual, no entanto, não para por aí. Deve-se também considerar variáveis de cunho social, coletivo.

     

    E) flexibilizações curriculares que visem ao atendimento dos objetivos propostos no projeto político-pedagógico e à busca de metodologias adequadas de ensino, além de recursos didáticos diferenciados.

    Certa! Medidas como flexibilizações curriculares, busca de metodologias e recursos didáticos diferenciados são exemplos de instrumentos que devem ser considerados em uma avaliação sob a perspectiva da educação inclusiva. Portanto, esta alternativa está perfeita.

     


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • E

    E

    flexibilizações curriculares que visem ao atendimento dos objetivos propostos no projeto político-pedagógico e à busca de metodologias adequadas de ensino, além de recursos didáticos diferenciados.


ID
5116567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Está de acordo com a perspectiva de uma escola inclusiva a instituição de ensino que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Educação Escolar Inclusiva.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Para resolver esta questão, é necessário o conhecimento sobre como uma escola inclusiva deve agir em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais. Iremos analisar cada alternativa, indicando, então, a correta.

     

    A) matricula todos os estudantes com necessidades educacionais especiais em classes comuns, na busca pela sua acessibilidade, sem adaptar-se plenamente às necessidades das demandas geradas.

    Errada! Embora seja desejável que os estudantes com necessidades especiais sejam matriculados nas classes comuns, nem sempre haverá essa possibilidade. Há casos de alunos em que, devido suas especificidades, determinados alunos não poderão ingressar na classe comum. Além disso, é preciso buscar atender as necessidades das demandas geradas, ou seja, não basta matricular o aluno na classe comum, é necessário garantir condições para que ele desenvolva. Uma escola inclusiva deve adaptar-se aos alunos com necessidades especiais.

     

    B) pressupõe um ajustamento da pessoa com deficiência para a participação no processo educativo desenvolvido nas classes comuns.
    Errada! A ideia da educação inclusiva é oposta àquela aqui apresentada. O processo educativo realizado na classe comum é que precisa se adaptar à pessoa com deficiência, e não o contrário.

     

    C) define as ações pedagógicas apenas quando recebem alunos com necessidades educacionais especiais.

    Errada! As ações pedagógicas para atender alunos com necessidades especiais devem estar incluídas no PPP, no currículo, na metodologia de ensino, na avaliação e na forma de agir dos educadores, ou seja, elas devem ser predefinidas.

     

    D) propõe, no seu projeto político-pedagógico, no currículo, na metodologia de ensino, na avaliação e nas atitudes dos educadores, ações que favoreçam a interação dos alunos e a sua opção por práticas heterogêneas.

    Certa! Uma escola inclusiva precisa realizar todas as adaptações em suas ações para atender a clientela com necessidades especiais e para que haja uma interação entre os alunos, além de optar por práticas heterogêneas. Irretocável esta alternativa.


    E) cria majoritariamente salas exclusivas de classes especiais para receber alunos com necessidades especiais, a fim de assegurar-lhes o sucesso escolar.

    Errada! O objetivo da escola inclusiva é a inclusão plena do aluno, tanto no aspecto social quanto no educacional, portanto, esta alternativa erra ao referir-se a criar classes especiais com o intuito de incluir.

     


    Gabarito do Professor: Letra D.

     

  • Sempre que pensar em escola inclusiva, deve-se pensar em uma sala de aula Heterogênea!


ID
5116570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A inclusão é um desafio que provoca mudanças na escola, como a definição de novas alternativas pedagógicas que favoreçam a todos os alunos, o que implica a atualização e o desenvolvimento de conceitos e práticas escolares compatíveis com esse grande desafio. Para a inclusão de um aluno surdo, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A) encaminhá-lo ao atendimento educacional especializado, para realizar uma avaliação diagnóstica que permita a identificação das áreas fortes e fracas do aluno, suas necessidades, suas potencialidades e seus interesses. Correta no AEE será possível um acompanhamento e uma avaliação de seu desenvolvimento.

    B) assegurar-lhe o ensino da modalidade oral da língua portuguesa como segunda língua, conforme orienta a legislação. Errado língua portuguesa na modalidade escrita e libras

    C) ofertar-lhe acesso à representação da modalidade oral da língua portuguesa, ao processo psicolinguístico da alfabetização, bem como à explicitação e à construção das referências culturais da comunidade letrada. Errada modalidade escrita

    D) garantir-lhe que o ensino da LIBRAS ocorra pelo processo de alfabetização de segunda língua, visto que a língua de sinais é reconhecida como a segunda língua do surdo. Errada língua de sinais primeira língua portuguesa segunda

    E) dispor de professor de LIBRAS que seja ouvinte e fluente nessa língua, pois é preciso uma intimidade com a língua para ensiná-la com eficiência. Errada não precisa ser ouvinte

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a inclusão de aluno com deficiência auditiva.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A inclusão traz transformações dentro do ambiente escolar, para que haja maneiras de incluir os alunos com necessidades especiais da melhor forma possível em todos os aspectos. A presente questão menciona a situação de um aluno que possui deficiência auditiva e o que é necessário para que haja a inclusão dele. Sabendo disso, iremos analisar cada alternativa e assinalar a resposta correta.

     

    A) encaminhá-lo ao atendimento educacional especializado, para realizar uma avaliação diagnóstica que permita a identificação das áreas fortes e fracas do aluno, suas necessidades, suas potencialidades e seus interesses. 

    Certa! É essencial esse acompanhamento do aluno com necessidades especiais afim de realizar a avaliação diagnóstica que identifique as suas particularidades.

     

    B) assegurar-lhe o ensino da modalidade oral da língua portuguesa como segunda língua, conforme orienta a legislação.
    Errada! Segundo o decreto n. 10.502/2020, a língua portuguesa deve ser tratada sim como segunda língua, porém o ensino deve ser na modalidade escrita.

    C) ofertar-lhe acesso à representação da modalidade oral da língua portuguesa, ao processo psicolinguístico da alfabetização, bem como à explicitação e à construção das referências culturais da comunidade letrada.

    Errada! O acesso deve ser à modalidade escrita da língua portuguesa, conforme é expressa na legislação.

     

    D) garantir-lhe que o ensino da LIBRAS ocorra pelo processo de alfabetização de segunda língua, visto que a língua de sinais é reconhecida como a segunda língua do surdo.

    Errada! De acordo com a Lei n. 10.502/2020, a LIBRAS deve ser tratada como primeira língua e como língua de instrução, comunicação, interação e ensino. Já a segunda língua corresponde à língua portuguesa na modalidade escrita.

     

    E) dispor de professor de LIBRAS que seja ouvinte e fluente nessa língua, pois é preciso uma intimidade com a língua para ensiná-la com eficiência.

    Errada! Segundo a Legislação, é necessário que o professor seja bilíngue em LIBRAS e Língua Portuguesa.

     


    Gabarito do Professor: Letra A.

     

     

  • nossa que pegadinha a parte que fala "modalidade oral", sendo que o correto é modalidade escrita. Errei por falta de atenção

  • Guardem na mente e no coração de vocês! Português escrito, sempre! Libras como primeira língua!


ID
5116573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca da LIBRAS, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre a Língua de sinais

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Sobre a língua de sinais, analisemos cada alternativa para que indiquemos a que trata de forma correta sobre o assunto.

     

    A) Há apenas uma única e universal língua de sinais, usada por todas as pessoas surdas.

    Errada! Não existe uma única e universal língua de sinais. Acredita-se que existam mais de 200 línguas de sinais diferentes pelo mundo e cada uma delas tem relação com a cultura do lugar em que se é utilizada.


    B) As línguas de sinais são derivadas da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.
    Errada! A Língua de sinais é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Portanto, não se trata de comunicação gestual espontânea. 

    C) Há uma falha na organização gramatical da LIBRAS que resulta em muitos empréstimos da língua portuguesa, por isso ela se caracteriza como um pidgin, sem estrutura própria, subordinado às línguas orais.

    Errada! A LIBRAS e constituída por elementos próprios, ou seja, não pode ser considerada um pidgin (língua resultante de contato entre línguas, usada como língua de comunicação, não sendo língua materna de nenhum falante). A rigor, a Língua de sinais é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

     

    D) As línguas de sinais são produtivas assim como quaisquer outras línguas, ou seja, seus falantes podem produzir um número infinito de sentenças com base em um conjunto finito de regras.

    Certa! As línguas de sinais possuem alta flexibilidade e versatilidade, isso quer dizer que há, de fato, a possibilidade de uso em diversos contextos de diversas formas, garantindo a produtividade da língua.

     

    E)  As línguas de sinais, por serem organizadas espacialmente, são processadas no hemisfério direito do cérebro, região responsável pelo processamento de informação espacial.

    Errada! Tanto as línguas faladas quanto as línguas de sinais são processadas no hemisfério esquerdo do cérebro. O hemisfério esquerdo do cérebro é responsável pela razão, pelas operações lógicas e pela estruturação de padrões sistematizados, como é o caso da linguagem (seja falada ou gestual).

     





    Gabarito do Professor: Letra D.

     

     

  • As línguas de sinais são produtivas assim como quaisquer outras línguas, ou seja, seus falantes podem produzir um número infinito de sentenças com base em um conjunto finito de regras.

  • LIBRAS, é uma língua como qualquer outra, (Inglês, Português, Francês...) por isso deve ser trata tal qual, os Surdos possuem uma cultura, o qual devemos conhecer e respeitar - Cultura Surda! Logo, "seus falantes podem produzir um número infinito de sentenças com base em um conjunto finito de regras".

    letra D correta


ID
5116576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A mediação de conteúdos realizada pelo profissional do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos estudantes, com base nas competências socioemocionais, permite

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    E) ao profissional do AEE estabelecer articulação com o professor da sala de aula comum, fortalecendo suas interações sociais com o corpo docente da escola. Errado o enunciado fala sobre mediação do conteúdo não sobre o docente

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a mediação de conteúdos realizada pelo AEE.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A mediação de conteúdos pelo profissional do AEE permite...

     

    A) a realização de atividades que se diferem das atividades desenvolvidas na sala de aula comum, centrando-se na dimensão de acessibilidade que garanta a participação, a atividade e a interação no percurso de escolarização do público-alvo da educação especial.

    Certa! O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização.

     

    B) apenas uma avaliação das competências acadêmicas do estudante.

    Errada! O AEE não avalia apenas as competências acadêmicas do estudante. Ele realiza atividades afeitas ao desenvolvimento de competências e habilidades do educando com necessidades especiais, com o intuito de contribuir com sua autonomia e inclusão.

     

    C) a centralização das ações de inclusão unicamente no profissional de AEE, enquanto as competências socioemocionais são trabalhadas pelos professores das demais áreas.

    Errada! As competências socioemocionais são trabalhadas pelo AEE também, não se limitando apenas às demais ações de inclusão.

     

    D) a flexibilidade no ensino, de modo que o professor não tenha que se preocupar com uma formação que o leve a conhecer todos os tipos e níveis de comprometimento da deficiência ou dos transtornos.

    Errada! Os professores necessitam considerar as particularidades de cada aluno para contribuir com o seu desenvolvimento. Dessa feita, para uma compreensão apurada sobre a situação do educando, o professor precisa conhecer sobre as deficiências e transtornos.

     

    E)  ao profissional do AEE estabelecer articulação com o professor da sala de aula comum, fortalecendo suas interações sociais com o corpo docente da escola.

    Errada! O intuito da mediação do conteúdo pelo profissional do AEE não é estabelecer articulações com o professor da sala de aula comum, mas sim de contribuir com o desenvolvimento e inclusão dos alunos. Portanto, a mediação de conteúdos pelo professor do AEE não visa fortalecer suas interações sociais com corpo docente da escola, como a alternativa afirma.

     


    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
5116579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao uso de tecnologia assistiva na mediação da aprendizagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tecnologia Assistiva (TA) trata-se de um conjunto de recursos que facilitam o cotidiano das pessoas com deficiências, propiciando inclusão social, independência e qualidade de vida. Elas ampliam a mobilidade, melhoram a comunicação e aumentam habilidades, auxiliando esses cidadãos a enfrentar inúmeros desafios diariamente.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a tecnologia assistiva na aprendizagem.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

     

    A questão aborda um termo relativamente novo para referir-se aos recursos e serviços que contribuem para o aprendizado das pessoas com deficiência: a tecnologia assistiva. Com base nesse assunto, iremos analisar cada alternativa, indicando a correta.

     

    A) No contexto das avaliações, deve-se evitar empregar a tecnologia assistiva, para que não se configure situação de privilégio para o estudante com deficiência.

    Errada! Não corresponde a um privilégio do estudante com deficiência, mas sim a um recurso a ser utilizado que auxiliará os profissionais do AEE e garantirá autonomia e a inclusão dos alunos.

     

    B) Os recursos de tecnologia assistiva podem facilitar o desempenho de uma tarefa, porém são incapazes de romper as barreiras de acesso.

    Errada! São capazes sim de romper as barreiras de acesso, tanto que possuem o objetivo de os alunos terem autonomia em relação às tarefas a serem realizadas.

     

    C) A tecnologia assistiva compreende, principalmente, a aceitação, tanto pelo professor quanto pelo aluno, das barreiras de acesso frente ao uso dessa tecnologia e ao seu papel no processo de aprendizagem. 

    Errada! A tecnologia assistiva rompe com as barreiras de acesso das diversas tarefas a serem realizadas. Dessa forma, ela garantirá o acesso às tarefas pelos alunos com deficiência.

     

    D) O objetivo central da tecnologia assistiva é a alfabetização de pessoas com deficiência.

    Errada! O objetivo central corresponde a garantir autonomia e a inclusão dos alunos com deficiência.

     

    E)  A tecnologia assistiva apoia o profissional do AEE na promoção da funcionalidade relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando à autonomia e inclusão social dessas pessoas.

    Certa! A tecnologia assistiva é uma ferramenta utilizada pelo profissionais do AEE que tem como objetivo de garantir a autonomia e inclusão dos alunos com deficiência, sendo, portanto, essenciais para a aprendizagem desses educandos.

     


    Gabarito do Professor: Letra E.


  • Gabarito E


ID
5116582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, considerando os diferentes atendimentos ofertados nas salas de recursos multifuncionais.


I O atendimento de caráter suplementar é aquele que visa à aprendizagem dos alunos com altas habilidades e(ou) superdotação, por meio de enriquecimento curricular nas áreas em que o estudante apresenta grande interesse, facilidade ou habilidade.

II O atendimento de caráter complementar é aquele que visa à complementação da formação dos estudantes com deficiência e(ou) com transtorno do espectro autista (TEA), mediante recursos que possibilitem ao aluno transpor barreiras impostas à sua aprendizagem na classe comum.

III Para os estudantes com deficiência física, o AEE visa à confecção de materiais para que eles possam comunicar-se com autonomia, como é o caso das pranchas de comunicação alternativa, por exemplo.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre a sala de recursos multifuncionais.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

     

    Para resolvermos esta questão, devemos analisar cada item e identificar os que são corretos.

     

    I O atendimento de caráter suplementar é aquele que visa à aprendizagem dos alunos com altas habilidades e(ou) superdotação, por meio de enriquecimento curricular nas áreas em que o estudante apresenta grande interesse, facilidade ou habilidade.

    Certa! O atendimento de caráter suplementar é composto pelos alunos com altas habilidades/superdotação, e, por meio da sala de recursos multifuncionais, eles poderão maximizar a sua participação na classe comum e ter suas habilidades potencializadas.

     

    II O atendimento de caráter complementar é aquele que visa à complementação da formação dos estudantes com deficiência e(ou) com transtorno do espectro autista (TEA), mediante recursos que possibilitem ao aluno transpor barreiras impostas à sua aprendizagem na classe comum.

    Certa! O atendimento de caráter complementar é composto pelos alunos com deficiência e/ou TEA e tem o objetivo central de possibilitar a esses educandos a superação de barreiras referentes à aprendizagem, por meio de uma ação complementar.

     

    III Para os estudantes com deficiência física, o AEE visa à confecção de materiais para que eles possam comunicar-se com autonomia, como é o caso das pranchas de comunicação alternativa, por exemplo.

    Certa! Dentro do atendimento de caráter complementar, o atendimento aos estudantes com deficiência física poderia ser feito por meio da tecnologia assistiva, havendo, portanto, diversas possibilidades, inclusive a trazida neste item.

     

    Diante do exposto, podemos concluir que todos os itens da questão estão corretos.

     


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • E - Todos os itens estão certos.

  • Pranchas de comunicação é para deficientes que não se comunica, como é o caso de Autistas não verbal. Não concordo com esta questão.

  • Concordo com vc Rita.

  • Rita, você está certa. Caberia recurso.

  • prancha de comunicação é um recurso usado na Comunicação Alternativa (CA) para ampliar o repertório comunicativo, que envolve habilidades de expressão e compreensão. Ela é um auxílio externo que destina-se a pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em atraso na habilidade de falar ou escrever.

    http://www.clinicacauchioli.com.br/noticias/prancha-de-comunicacao/

  • II O atendimento de caráter complementar é aquele que visa à complementação da formação dos estudantes com deficiência e(ou) com transtorno do espectro autista (TEA), mediante recursos que possibilitem ao aluno transpor barreiras impostas à sua aprendizagem na classe comum.

    R.: NESTA ALTERNATIVA, PENSEI ESTAR ERRADO POIS ELES RESTRINGIRAM A COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR À APENAS OS ESTUDANTES COM TEA E DEFICIENCIA.

    I O atendimento de caráter suplementar é aquele que visa à aprendizagem dos alunos com altas habilidades e(ou) superdotação, por meio de enriquecimento curricular nas áreas em que o estudante apresenta grande interesse, facilidade ou habilidade.

    R.: JÁ NESTA ALTERNATIVA, PENSEI ESTAR ERRADA PELA PALAVRA "SUPLEMENTAR", POIS INDICA QUE TROCARÁ ALGO PARA SER ADEQUADO, E NÃO ENRIQUECER O CURRÍCULO, MAS ADAPTA-LO, ACHO QUE ESSA QUESTÃO FOI MAL FORMULADA.


ID
5116585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A adaptação e a diferenciação curricular são estratégias que podem, e devem, ser utilizadas no AEE, sempre que o profissional observar a necessidade dessas estratégias para o aluno com deficiência ou com transtorno. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.


I O uso da adaptação curricular é uma estratégia voltada ao respeito das características e das necessidades dos alunos, bem como surge do e para o reconhecimento e estímulo de suas potencialidades, visando-se à equidade de condições para aprendizagem.

II A adaptação curricular deve ser instrumentalizada como forma de conhecer as especificidades e necessidades dos alunos para o planejamento de estratégias pedagógicas direcionadas para o acesso ao conhecimento escolar.

III O professor do AEE ou do núcleo comum não atua sozinho com o aluno, mas, sim, com um corpo docente que busca alternativas pedagógicas cooperativas para o sucesso escolar de todos.

IV As adequações curriculares, para atender alunos nas classes comuns ou em classes especiais, aplicam-se exclusivamente à escola regular.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I O uso da adaptação curricular é uma estratégia voltada ao respeito das características e das necessidades dos alunos, bem como surge do e para o reconhecimento e estímulo de suas potencialidades, visando-se à equidade de condições para aprendizagem.

    II A adaptação curricular deve ser instrumentalizada como forma de conhecer as especificidades e necessidades dos alunos para o planejamento de estratégias pedagógicas direcionadas para o acesso ao conhecimento escolar.

    III O professor do AEE ou do núcleo comum não atua sozinho com o aluno, mas, sim, com um corpo docente que busca alternativas pedagógicas cooperativas para o sucesso escolar de todos.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre Adaptação e Diferenciação Curricular

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A respeito da adaptação e da diferenciação curricular, analisemos cada um dos itens seguintes para que identifiquemos os corretos e errados, conforme o caso.

     

    I O uso da adaptação curricular é uma estratégia voltada ao respeito das características e das necessidades dos alunos, bem como surge do e para o reconhecimento e estímulo de suas potencialidades, visando-se à equidade de condições para aprendizagem.

    Certo! Para a obtenção de sucesso no processo de ensino-aprendizagem de alunos com necessidades especiais é necessária a adoção de diversas ações, entre elas a adaptação curricular. Tal medida considera as peculiaridades de cada aluno com necessidades especiais, observando os pontos sensíveis e os pontos fortes.

     

    II A adaptação curricular deve ser instrumentalizada como forma de conhecer as especificidades e necessidades dos alunos para o planejamento de estratégias pedagógicas direcionadas para o acesso ao conhecimento escolar.

    Certo! Utilizando-se da adaptação curricular é possível identificar especificidades e necessidades dos alunos. Assim, é possível lançar mão de ações pedagógicas específicas com vistas a potencializar o acesso ao conhecimento dos alunos com necessidades educacionais especiais.

     

    III O professor do AEE ou do núcleo comum não atua sozinho com o aluno, mas, sim, com um corpo docente que busca alternativas pedagógicas cooperativas para o sucesso escolar de todos.

    Certo! O sucesso do trabalho na educação especial deve ser fruto de uma ação conjunta entre a escola (considerando todos os seus profissionais), a família e a comunidade. Dessa feita, tanto o professor do núcleo comum quanto o do AEE devem se comunicar, com vistas a conhecer melhor os casos e a buscar soluções pedagógicas cooperativas para o sucesso escolar de todos.

     

    IV As adequações curriculares, para atender alunos nas classes comuns ou em classes especiais, aplicam-se exclusivamente à escola regular.

    Errado! As adequações curriculares podem ser aplicadas tanto à escola regular quanto à escola especial. Portanto, esta alternativa está errada por restringir à escola regular.

     

    Considerando a presente análise, podemos concluir que estão corretos apenas os itens I, II e III.

     


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Esse instrumentalizada me pegou!