SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Campo Verde - MT - Professor - Séries Iniciais


ID
354238
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos ou entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato entre os pares, cabendo a lei dispor sobre: (§ 8° inciso XXII – Art. 37 Constituição Federal)

1. O prazo de duração do contrato.
2. Os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes.
3. A remuneração pessoal.
4. As despesas funcionais.

Considerando o disposto no parágrafo citado, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O intruso da jogada é o item IV que fala sobre despesas funcionais

  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    CAPÍTULO VII

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Seção I
    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    § 8º A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre:

    I - o prazo de duração do contrato;

    II - os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes;

    III - a remuneração do pessoal.

  • O referido artigo traz:

    I - o prazo de duração do contrato;

    II - os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes;

    III - a remuneração do pessoal.

    Não sendo incluído IV - As despesas funcionais!

     

    GABARITO (C)

  • Famoso contrato de gestão, implementado pela EC 19/1998  visando aumentar a eficiencia da administração pública!

  • § 8º A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre:

     

    I – o prazo de duração do contrato;

     

    II – os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes;

     

    III – a remuneração do pessoal

     

    >> contrato de gestão, implementado pela EC 19/1998  visando aumentar a eficiencia da administração pública!

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo relativo à Administração Pública.

    Dispõe o § 8º, do artigo 37, da Constituição Federal, o seguinte:

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    (...)

    § 8º A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre:

    I - o prazo de duração do contrato;

    II - os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes;

    III - a remuneração do pessoal."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista as explicações elencadas acima, percebe-se que somente três itens se encontram corretos, em conformidade com o disposto nos incisos I, II e III, do § 8º, do artigo 37, da Constituição Federal. Frisa-se que o único item incorreto é o de número "4", por ausência de previsão constitucional.

    Gabarito: letra "c".


ID
354241
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em se tratando de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, qual o servidor público da administração direta, autárquica e fundacional que deverá ficar afastado de seu cargo? (Art. 38 da Constituição Federal)

Alternativas
Comentários
  • Letra "B"

    apenas texto constitucional:

    fundamento no art. 38, II, CF/88 - ivestido no cargo de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remueração;

    bons estudos
  • Essa questão está errada. Os deputados e senadores também devem ser afastados do cargo. A diferença é que não poderão optr pela remuneração do cargo efetivo.
  • Essa questão foi pessimamente formulada, primeiro porque prefeito (apesar de também ser afastado obrigatoriamente do cargo público) e vereador (sendo aplicável a mesma regra do prefeito,salvo a hipótese de compatibilidade de horários) não exercem mandato eletivo federal, estadual ou distrital; segundo que senadores e deputados, também devem ser afastados, obrigatoriamente, do seu cargo, função ou emprego público. Portanto a questão deve ser anulada.
  • Questão totalmente errada, mal formulada. Primeiramente, pede-se  MANDATO ELETIVO FEDERAL, ESTADUAL OU DISTRITAL. Já as altenativas (inclusive a "correta"), informam sobre vereadores e prefeitos (Mandato Municipal)


    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: 

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;



     

  • Questão mal formulada, pois além do prefeito,  os deputados estaduais e os senadores também devem ser afastados do cargo durante o mandato eletivo. Questão devia ser anulada


    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;
  • Os Vereadores são os únicos que gozam compatibilidade de horários.
  • Inacreditável permitirem a um banca com a Consulplan organizar e realizar provas de concursos públicos. A incapacidade técnica dos componentes da dita banca beira às raias do analfabetismo, como demonstra essa e outras questões. As questões da banca se baseiam, sempre, no texto seco da lei, e ainda assim são incapazes de formulá-las bem. No caso dessa, um aluno de primário faria um trabalho melhor.

    Desde quando vereadores, prefeitos, deputados estaduais e senadores são, como sugere a elaboração da questão, servidores públicos? São, todos eles, agentes políticos. A única resposta seria a E, mas não por opção do examinador.

  • Banca lixo!

  • BANCA LIXOOOOOOO.

  • Concordo plenamente com meus colegas! Essa banca deveria ser expulsa do planeta dos concursos, só destrói a nossa dedicação nos estudos. É uma vergonha uma questão dessas!

  • Alysson, nesse caso o que a "banca lixo" quis dizer foi, que se esses servidores se eleitos prefeitos, vereadores, deputados...quais deveriam se afastar ou permanecer no cargo. 

  • Concordo com os nobres colegas... O que se aprende, a banca faz desaprender com enunciados deploráveis

  • Alguém sabe se ela anulou???

  • Me perdoem a ignorância, mas alguém pode me dizer o que significa "NRA" que consta na alternativa E?.....e realmente, que banca lixo, deplorável esse tipo de questão!

  • Em se tratando de mandato eletivo federal, estadual ou distrital... realmente a pessoa ou as pessoas que elaboraram esta questão fumaram um bagulho no dia.

  • Consuplan, querida, vamos melhorar na elaboração de questões, por gentileza.

  • O QC deveria excluir tal questão de seu banco de dados.

  • NRA significa (nenhuma das respostas anteriores) rsrs 

    a questão quis complicar o que tanto estudamos

    a) Os vereadores com compatibilidade de horários. (SE TIVER COMPATIBILIDADE NÃO PRECISA AFASTAR PODE EXERCER 2 CARGOS)

     b)O Prefeito Municipal, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.(correto) (CONFORME CF PREFEITO SE AFASTA DE UM CARGO E PODE OPTAR PELA REMUNERAÇÃO Q DESEJAR)

     c)Os deputados estaduais com compatibilidade de horários.

     d) Os senadores com compatibilidade de horários.

    (TANTO SENADORES COMO DEPUTADOS DEVEM SE AFASTAR DO CARGO INDEPENDENTE DE COMPATIBILIDADE DE HORÁRIO OU NÃO, apesar de achar mal elaborada acertei.

     

     

  • Queria descobrir o nome do gênio que elaborou esta questão!! 

  • e o pior é que a Consulplan continua sendo banca legitima de concurso, a dizer pelo recente pregao do TRF2 de que saiu vencedora. Haja coração!

     

     

  • Essa questão é uma verdadeira sacanagem com todos os concurseiros que vem estudando e se dedicando há tempos. Uma pena que essa tenha sido a banca vencedora do pregão do TRF2, oremos. Obs: essa é uma das muitas questões erradas e mal feitas que já fiz da consulplan
  • GABARITO ALTERNATIVA B

     

    CAPÍTULO VII
    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    Seção I
    DISPOSIÇÕES GERAIS

     

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: 

     

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

     

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

     

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

     

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

     

    V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

  • essa banca é um lixo! essa  banca deveria me contratar..faço muito melhor as questões. Que merda de questão.

    Eles tentaram fazer pegadinha e inovar mas acabaram por "se pegando". 

    Acertei a questão porém deveria ser anulada. Desde quando Prefeito municipal exerce mandato eletivo federal, estadual ou distrital?

    Putz

  • Eu fiquei na dúvida em marcar deputado estadual ou senador pelo fato da questao perguntar sobre mandato fedesral, estadual ou distrital. 

    Mas a resposta foi logo referente ao mandato municipal. 

    Aí fica difícil heim 

  • ????

  • Gabarito letra B - Artigo 38, I da CF/88.

  • Marcos Andreico:

     

    NRA - Nenhuma das Respostas Anteriores.

  • Banca fundo de quintal, afff...

  • Questão confusa.

  • LETRA B CORRETA

     

    O único que pode acumular funções é o vereador, desde que haja compatibilidade de horários, caso não seja possível tal compatibilidade se aplica a regra do Prefeito e poderá o Vereador optar pela remuneração.

  • Está questão deveria ser anulada, porque utilizou-se o inciso I do artigo 38 para fazer o enunciado.Logo sobra a letra E -  N.R.A.

     

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

  • Aff que questão mal formulada 

  • PAI DAS LUZES O QUE É ISSO ??

  • O que é isso Brazeeeeel ! 

    Li , reli , li novamente . Cansei . Vim nos comentários para saber se eu tinha déficit de atenção, mas não , eu sou normal ...

    Haja Pai das Luzes na vida dessa Consulplan ... puta merda .

  • Investido no mandato de prefeito será afastado do cargo, sendo_lhe facultado optar pela sua remuneração Investido no mandato de vereador havendo compatibilidade de horários perceberá as vantagens de seu cargo sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo Em qualquer caso que exija o afastamento seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento art. 38
  • Mandato eletivo municipal: prefeito e vereador;

    Mandato eletivo federal: presidente, senador e deputado federal;

    Mandato eletivo estadual: governador e deputado estadual;

    Mandato eletivo distrital: governador do DF

    Portanto, concluo que mandato eletivo distrital (governador do DF) é diferente de mandato eletivo municipal (prefeito de SP).

    O comando da questão não cita mandato eletivo municipal, ou seja, cargo inerente aos prefeitos, como pode ser a letra "b" a alternativa correta? Prefeitos não exercem mandatos eletivos distritais!

  • questão adicionada ao caderno:

    QUESTÕES RIDÍCULAS DA CONSULPLAN

  • conhecendo a banca da pra saber qual é a certa.. mas que é tosca é ! kkk

     

  • Se não anulou essa aí, não anula mais nenhuma.

  • Então qur dizer que o mandato de prefeito é federal, estadual ou distrital.

    Ah tá!

  • Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998

     

     

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

     

     

     

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

     

     

     

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

     

     

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

     

     

    V - para efeito de benefício previdenciário, no caso de afastamento, os valores serão determinados como se no exercício estivesse.

     

     

  • b) O Prefeito Municipal, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

  • B)O prefeito, sendo facultado-lhe optar pela sua remuneração.

  • GABARITO: B

    Art. 38. II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

  • O Dep Estadual tb deve se afastar do cargo.

     Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:         

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre servidor público e mandato eletivo.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. Havendo compatibilidade, é possível trabalhar como servidor e vereador. Art. 38, II e III, CRFB/88: "Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: (...) II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração; III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;".

    Alternativa B - Correta, de acordo com a banca. No entanto, essa alternativa não é coerente com o enunciado da questão, que deseja saber quem, entre os que exercem mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo. A resposta jamais poderia ser o prefeito, pois exerce cargo municipal, não federal, estadual ou distrital.

    Alternativa C - Incorreta, de acordo com a banca. Apesar de a banca ter considerado incorreta a alternativa porque a compatibilidade de horários é requisito para acumulação apenas no caso do vereador, a alternativa não está errada, pois deputado estadual, ainda que possuísse compatibilidade de horários, deveria ser afastado de seu cargo em razão do mandamento constitucional. A alternativa está, portanto, correta. Art. 38, I, CRFB/88: "Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;".

    Alternativa D - Incorreta, de acordo com a banca. Apesar de a banca ter considerado incorreta a alternativa porque a compatibilidade de horários é requisito para acumulação apenas no caso do vereador, a alternativa não está errada, pois senador, ainda que possuísse compatibilidade de horários, deveria ser afastado de seu cargo em razão do mandamento constitucional. A alternativa está, portanto, correta. Art. 38, I, CRFB/88: "Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;".

    Alternativa E - Incorreta. Para a banca, a alternativa está incorreta em razão de a alternativa B ser o gabarito. Para mim, a alternativa está incorreta porque há duas alternativas certas, a saber, a C e a D.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, de acordo com a banca, é a alternativa B, mas a questão deveria ser anulada.

  • a questão pergunta sobre mandato relacionado a união , estado ou distrito federal, o que o prefeito tem a ver com isso nessa resposta? Tá errado o gabarito e entraria com recurso.


ID
354244
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Como cidadão responsável pela escolha de seus representantes na democracia brasileira, é dever do eleitor conhecer as regras do processo eleitoral, conforme o que vivemos atualmente no país. NÃO representa uma liberação aos candidatos nas campanhas deste ano:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado dessa questão está estranha. 

    Entendo que as alternativas A, B e C estão corretas:

    A) art. 39, § 7.º, da Lei 9.504/1997 - É proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral.

    B) art. 39, § 6º, da Lei 9.504/1997 -  
    É vedada na campanha eleitoral a confecção, utilização, distribuição por comitê, candidato, ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

    C) art. 37, § 2º, da Lei 9.504/1997 - 
    Em bens particulares, independe de obtenção de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral a veiculação de propaganda eleitoral por meio da fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições, desde que não excedam a 4m² (quatro metros quadrados) e que não contrariem a legislação eleitoral, sujeitando-se o infrator às penalidades previstas no § 1o.

    Entretanto, as alternativas D e E estão erradas:

    D) Não há restrição de horário para a propaganda eleitoral na internet. 

    E) art. 39, § 3º, da Lei 9.504/1997, a vedação é de 8h às 22h. 


    O funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som, ressalvada a hipótese contemplada no parágrafo seguinte, somente é permitido entre as oito e as vinte e duas horas, sendo vedados a instalação e o uso daqueles equipamentos em distância inferior a duzentos metros:

    Ou seja, acho que o examinador fez m...

    Abraço a todos e bons estudos!
  • Que questão mais estranha....

  • A matéria eu sei. Eu não sei é o que essa questão está perguntando.

  • RESOLUÇÃO Nº 23.404

    INSTRUÇÃO Nº 127-41.2014.6.00.0000 – CLASSE 19 – BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL

    Relator: Ministro Dias Toffoli

    Interessado: Tribunal Superior Eleitoral

    Ementa:

    Dispõe sobre propaganda eleitoral e condutas ilícitas em campanha eleitoral nas Eleições de 2014.


    DA PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA NO RÁDIO E NA TELEVISÃO

    Art. 33. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão se restringirá ao horário gratuito, vedada a veiculação de propaganda paga, respondendo o candidato, o partido político e a coligação pelo seu conteúdo (Lei nº 9.504/97, art. 44).


  • Esta banca quer ser diferente mas o que consegue é ser  confusa

  • Pelo visto não foi só que não conseguiu entender o que esse enunciado quis dizer.

  • Partindo da premissa "não representa uma liberação", chegamos à conclusão de que é para marcar o que "representa uma proibição". Daí é só procurar, dentre as alternativas, o que é proibido na lei, ou seja, aquela que representa uma proibição.

  • Esta questão é a negação da negação e muito mal formulada.

  • Questão esquisita, até achei que fosse anterior a 1997, mas tem "apenas" 7 anos.

     

    At.te, CW.

  • Gente....de Não representa...então as outras tmb estão erradas!!! Afff...vai entender
  • Essa é a pior banca que existe!

  • Me dá um alívio todas as vezes em que eu venho nos comentários e percebo que não sou a única a não entender as questões dessa banca . aff

  • não entendi o enunciado mas fiz pela eliminação! a banca as vezes estrapola apresentanto as questões ao candidato

  • A letra "E" também está errada porque o funcionamento de alto-falantes ou amplificadores de som é restrito das 8h as 22h e a questão diz:

    " O autofalante só pode ser utilizado entre 9h e 21h."

  • "Tendi" nada....kkkk to rindo, mas é caso de chorar. Inagina isso no TRE-RJ. Espero que a banca tenha superado esse momento débil após 7 anos.

  • Que alívio saber que não estou só! Entendi nada!

  • Tb não entendi não, galera. rs

  • Consulplan é aquela mulher que você marca o encontro pelo whatsapp ai qd chega  tem bafo de bosta ... Mesma coisa . podre podre

  • Algo me diz que teremos questões estranhas no TRE-RJ, slave-se quem puder....

  • Em 11/10/2017, às 10:47:36, você respondeu a opção D.Certa!

    Em 07/10/2017, às 08:35:12, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 07/10/2017, às 08:33:08, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 11/09/2017, às 10:55:49, você respondeu a opção C.Errada!

     

    Aff...e ainda colei a resposta... Como um colega aki do QC disse:

    O Conteúdo eu sei,, só não sei o que a qestão está pedindo. :(    ÓHHH gódy

  • Rosiane , tamo junto !

    Consulplan , quer me fuder ? Me beija né !

  • Questão lixo da CONSULPLAN!

     

  • que pergunta enrolada realmente é para o candidato se lascar a letra E tambem esta errada ,pois é das 8 as 24:00

  • A Lei Eleitoral permite a utilização de alto falantes e amplificadores de som para a realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, sem que haja necessidade de licença da polícia.

     

    Entretanto, estabelece algumas condições, tais como:

     

    Somente é permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som a partir do dia 6 de julho do ano das eleições até o dia que antecede o pleito, sem a necessidade de licença da polícia.

     

    O funcionamento destes equipamentos deve ocorrer entre 8 (oito) e 22 (vinte e duas) horas, com exceção das reuniões com grande número de pessoas, semelhantes a comícios, em que seu uso pode se dar até as 24 (vinte e quatro) horas, caso em que é recomendável comunicar à autoridade policial.

     

     

    É vedada a instalação e o uso de alto-falantes e amplificadores de som em imóveis particulares cuja distância é inferior a 200 (duzentos) metros das sedes do Poder Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos Tribunais Judiciais, dos quartéis e outros estabelecimentos militares;

     

    Ainda, em hospitais e casas de saúde, bem como escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento, respeitando-se a mesma distância de 200 (duzentos) metros.

     

     

    As mesmas restrições relativas à distância e horários aplicam-se aos carros de som.

     

    “Constituem crimes, no dia da eleição, puníveis com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a quinze mil UFIR:

     

    I – o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;” (art. 39, §5º, da lei nº 9.504/97)

     

    Fonte: https://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=9932

  • Não entendi o que a banca pergunta, visto que há 2 alternativas erradas. D e E

  • Atenção a banca anulou está questão após recurso!!!

ID
354250
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Congresso Nacional promulgou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que agilizou a separação entre os casais, de modo que o pedido de divórcio passa a ser imediatamente atendido, bem diferente da praxe anterior, quando:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A. Dia 13 de julho de 2010 foi promulgada a nova emenda à Constituição que torna o divórcio imediato. Com a promulgação, a lei passa a valer a partir da sua publicação no Diário Oficial. A Emenda Constitucional n. 66/2010 – Nova lei do Divórcio – altera o § 6º, do art. 226 da Constituição, que passou a ter a seguinte redação: “o casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio”, extinguindo, dessa forma, a separação judicial da ordem constitucional.
    A PEC do Divórcio facilita a dissolução do casamento civil ao eliminar a exigência atual de separação judicial prévia por mais de um ano ou de separação de fato por mais de dois anos para que os casais possam se divorciar, suprimindo ainda a discussão da culpa no processo.
    Antes a pessoa que pedia a separação tinha que dizer o porquê, apresentar motivos, provas que demonstravam agressões, traições. Tudo isso onerava as partes demasiadamente em sentimento, tempo e dinheiro, pois além de pedir a separação, ainda era preciso esperar o prazo para pedir o divórcio, de acordo com o caso.
    Para quem não tiver filhos o divórcio poderá ser feito no mesmo dia e ainda no próprio cartório onde o casal fez o matrimônio.
    Com a nova lei, portanto, não será mais preciso a espera de todo o tempo antes previsto (1 ano de separação judicial ou 2 anos de separação de fato), já que a separação será imediata.
      O novo método ajudará muito já que além de agilizar o processo, poderá ajudar na divisão de bens , que deverá ser resolvido na hora e o casal ainda gastará muito menos.
    Código Civil - AArt. 1.580. Decorrido um ano do trânsito em julgado da sentença que houver decretado a separação judicial, ou da decisão concessiva da medida cautelar de separação de corpos, qualquer das partes poderá requerer sua conversão em divórcio.


ID
354259
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

36) A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), sediada em Paris, lançou no final do primeiro semestre de 2010 um relatório sobre a migração internacional, no qual apresenta como conclusões:

I. Mesmo com a crise, a imigração aumentou significativamente nos 27 países da União Europeia, devido ao envelhecimento da força de trabalho, mantendo vários setores com vagas ociosas.

II. As restrições à imigração aumentaram amplamente desde que uma crise financeira abarcou o mundo, em 2008.

III. A migração de mão-de-obra é um problema futuro que vai necessitar da implantação de leis protecionistas de mercado, no intuito de preservar as vagas de trabalho para a população ativa dos países desenvolvidos. Vamos precisar suprir faltas de mão-de-obra e fazer frente a desafios demográficos.

IV. O fluxo de imigrantes caiu em 2008, e continuou a declinar em 2009, revertendo cinco anos de aumentos médios anuais.

Estão adequadas ao enunciado apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários

ID
354262
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sem água não podemos viver, estamos trabalhando para que a água seja declarada um direito humano.” (Evo Morales, Presidente da Bolívia. EFE, em La Paz)

Tal declaração foi dada pelo líder sul-americano, fundamentando a seguinte ação realizada, no intuito de tornar a água um direito humano no mundo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    O governo da Bolívia apresentou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira, 12 de julho, um projeto de resolução que propõe que a água seja considerada um direito humano. Em entrevista coletiva, o presidente do país latino-americano, Evo Morales, destacou que o direito à vida, incluso na Carta de Direitos Humanos da ONU "é impossível" sem o recurso natural.

    "Meu pedido aos presidentes e aos governos dos cinco continentes que são parte das Nações Unidas é que aprovem a água como direito humano. Sem água não podemos viver", argumentou Morales. O presidente boliviano lembrou que a Constituição do país que administra, promulgada em 2009, já considera o acesso à água um direito da população, e agora espera que se faça o mesmo no organismo internacional.


ID
354268
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma pesquisa da comScore divulgada em agosto deste ano, apontava que em todo o planeta existem cerca 945 milhões de internautas que fazem uso de alguma rede social e o Brasil é o 5º país do mundo em número de visitas a redes sociais, com mais de 35 milhões de visitantes únicos, ficando atrás apenas dos consecutivos países:

Alternativas
Comentários
  • Letra A
    A questão é de 2010, portanto talvez esses números, atualmente, tenham mudado. Notem um detalhe: a questão não fala sobre número de internautas de modo genérico, mas sim aqueles que acessam redes sociais. Com relação ao número de internautas ativos, segue uma matéria atual:
    Brasil é o terceiro país com internautas mais ativos do mundo e o primeiro em acesso
    Redação Portal IMPRENSA | 20/02/2013 13:30
    O Brasil é o terceiro país com internautas mais ativos do mundo, atrás apenas de EUA e Japão, informou o portal R7, na última terça-feira (19/2). Os dados são de dezembro de 2012. (...).
    Segundo estudo do Grupo Ibope sobre internet, dados do Net Insight apontam que o Brasil ocupa o terceiro lugar, com 52,5 milhões de usuários conectados, os EUA têm cerca de 198 milhões, e o Japão, 60 milhões. O levantamento inclui usuários da Alemanha, Itália, Suíça, Espanha, França. 

ID
636799
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I:
O judeu de Bethesda

Último dia de aula na escola Walt Whitman. Situada em Bethesda, um bairro intelectualmente sofisticado da região de Washington (DC), é uma das melhores dos Estados Unidos. O pimpolho volta para casa. Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros. Mas o sonho duraria pouco. Ao fim da tarde, chega o pai judeu, carregando uma sacola de livros recém-comprados. Chama o filho, esparrama os livros na mesa da sala e começa a montar o cronograma de leituras, incluindo a cobrança periódica do que terá sido lido. Ignoro quantos pais judeus passaram também nas livrarias. Mas imagino que não foram poucos. (...)
Tais ideias abrem caminho para muitas linhas de atividade. Pais interessados e comprometidos com a educação dos seus filhos podem fazer o mesmo que os judeus de Bethesda. Mas, vamos nos lembrar, se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres mais cultos do globo. Só livro lido é cultura. Portanto, cobranças sem dó nem piedade. Mas seria só empurrar livros e mais livros goela abaixo dos filhos? Jamais! É preciso desenvolver o prazer da leitura, e o bom exemplo é essencial. À força, pode sair o tiro pela culatra. Que livros? Não adianta comprar Hegel, Spinoza ou Camões, se as leituras favoritas ainda não passaram muito da Turma da Mônica. É fracasso garantido. Os livros devem andar muito próximo do interesse e da capacidade de compreensão dos leitores, sempre puxando um pouco para cima.
(Cláudio de Moura Castro. Veja, junho/2010 – com adaptações)

Com referência às ideias argumentativas do texto I, analise as alternativas e marque a correta:

Alternativas
Comentários
  • letra D. Podemos observar neste trecho. Linha 10. "É preciso desenvolver o prazer da leitura, e o bom exemplo 
    é essencial. À força, pode sair o tiro pela culatra. Que livros? Não adianta comprar Hegel, Spinoza ou Camões, se as 
    leituras favoritas ainda não passaram muito da Turma da Mônica."

  • Alguém poderia me explicar porque a letra "A" está incorreta?

  • Concordo com o amigo DCP. A questão ''D'' faz jus ao raciocínio do autor em ressalvar que a prática da leitura, deva ser alinhada a forma com o que o leitor possa desenvolver um sistema de aprendizagem bem dinâmico e de forte entendimento, conforme o prazer consciente de sua leitura.

  • Acredito não haver oposição entre os referidos parágrafos. É sim estebelecida uma condição em que se deva incentivar a leitura de forma consciente, não apenas "empurrando" livros.

    LETRA D


ID
636802
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I:
O judeu de Bethesda

Último dia de aula na escola Walt Whitman. Situada em Bethesda, um bairro intelectualmente sofisticado da região de Washington (DC), é uma das melhores dos Estados Unidos. O pimpolho volta para casa. Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros. Mas o sonho duraria pouco. Ao fim da tarde, chega o pai judeu, carregando uma sacola de livros recém-comprados. Chama o filho, esparrama os livros na mesa da sala e começa a montar o cronograma de leituras, incluindo a cobrança periódica do que terá sido lido. Ignoro quantos pais judeus passaram também nas livrarias. Mas imagino que não foram poucos. (...)
Tais ideias abrem caminho para muitas linhas de atividade. Pais interessados e comprometidos com a educação dos seus filhos podem fazer o mesmo que os judeus de Bethesda. Mas, vamos nos lembrar, se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres mais cultos do globo. Só livro lido é cultura. Portanto, cobranças sem dó nem piedade. Mas seria só empurrar livros e mais livros goela abaixo dos filhos? Jamais! É preciso desenvolver o prazer da leitura, e o bom exemplo é essencial. À força, pode sair o tiro pela culatra. Que livros? Não adianta comprar Hegel, Spinoza ou Camões, se as leituras favoritas ainda não passaram muito da Turma da Mônica. É fracasso garantido. Os livros devem andar muito próximo do interesse e da capacidade de compreensão dos leitores, sempre puxando um pouco para cima.
(Cláudio de Moura Castro. Veja, junho/2010 – com adaptações)

Considerando as características de construção, assinale a alternativa correta a respeito do texto:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar porque não é correta a letra 'D'? Discordo da letra 'C',  não acho que o autor quer 'convencer', 'persuadir'.


  • Luiz, no que entendi sobre o texto é q no primeiro parágrafo o autor fala como é importe a leitura. E no segundo ele fala que a leitura não pode ser feita de qualquer forma, mas sim uma leitura que seja interessante ao leitor, visando estimular o poder da leitura.

    Sendo assim, não seria um conflito de ideias e sim um complemento.

  • Continuo não concordando, e não entendi porque a C está correta. Os páragrafos apresentam opiniões diferentes. O primeiro informa um estimulo à educação forçada. O segundo apresenta um questionamento se "ler à força" é recomendável, se não seria prejudicial. Entendi isso como um conflito de ideias conforme letra D.

  • No 1º parágrafo a narrativa dá ideia de convencer, no intuito de força a leitura fosse a melhor solução para educar o filho, no entanto no 2º  parágrafo o autor mostra que a solução para educar o seu filho advém do seu interesse pela leitura.

  • Se alguém puder esclarecer melhor as alternativas. Para mim o 1° paragrafo não induz o sentido de convencimento. Ele simplesmente narra um fato ocorrido em que nem mesmo da pra saber se o autor é contra ou a favor. Só se percebe isso no 2° paragrafo. 


ID
636805
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I:
O judeu de Bethesda

Último dia de aula na escola Walt Whitman. Situada em Bethesda, um bairro intelectualmente sofisticado da região de Washington (DC), é uma das melhores dos Estados Unidos. O pimpolho volta para casa. Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros. Mas o sonho duraria pouco. Ao fim da tarde, chega o pai judeu, carregando uma sacola de livros recém-comprados. Chama o filho, esparrama os livros na mesa da sala e começa a montar o cronograma de leituras, incluindo a cobrança periódica do que terá sido lido. Ignoro quantos pais judeus passaram também nas livrarias. Mas imagino que não foram poucos. (...)
Tais ideias abrem caminho para muitas linhas de atividade. Pais interessados e comprometidos com a educação dos seus filhos podem fazer o mesmo que os judeus de Bethesda. Mas, vamos nos lembrar, se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres mais cultos do globo. Só livro lido é cultura. Portanto, cobranças sem dó nem piedade. Mas seria só empurrar livros e mais livros goela abaixo dos filhos? Jamais! É preciso desenvolver o prazer da leitura, e o bom exemplo é essencial. À força, pode sair o tiro pela culatra. Que livros? Não adianta comprar Hegel, Spinoza ou Camões, se as leituras favoritas ainda não passaram muito da Turma da Mônica. É fracasso garantido. Os livros devem andar muito próximo do interesse e da capacidade de compreensão dos leitores, sempre puxando um pouco para cima.
(Cláudio de Moura Castro. Veja, junho/2010 – com adaptações)

Quanto ao emprego dos sinais de pontuação e sua importância na coerência textual, assinale a alternativa em que a reescrita do trecho inicial do texto I está correta e NÃO há prejuízo do sentido original:

Alternativas
Comentários
  • A resposta é na menos errada. Escrita corretamente, nenhuma.
  • Estão todas erradas. 

    Na letra A: Último dia de aula na escola Walt Whitman situada em Bethesda. 

    Não está correta, já que a frase escrita dessa forma implica que no mundo há várias escolas chamadas Walt Whitman. Após ''Walt Whitman'' se faz necessário uma vírgula (explicativa), para restringir o significado.

  • Marquei a E.

    Questão estranha!

     

  • Todas erradas. Mas ainda creio que a (E) está menos errada, e deveria ser o gabarito. Isso porque só ela não altera o sentido explicativo do complemento "situada em Bethesda". 

  • Pessoal, a letra A está correta pois o adjunto adverbial quando está na ordem direta em uma oração torna facultativa a utilização de virgulas. 

    Exemplo: O desmatamento preocupa ambientalistas no mundo todo. Aqui neste exemplo a ordem direta foi preservada, sendo neste caso dispensável a virgula. 

    Outro caso facultativo da utilização da virgula em casos de adjunto adverbial deslocado é quando este é representado por apenas uma única palavra - alguns gramáticos dizem até três.

    Exemplo: João Carlos ontem foi embora.

     

     

  • Concurso no brasil é palhaçada, na verdade palhaçada é tudo que temos aqui.

  • Errei pela segunda vez marcando a mesma letra E...

  • O nome dessa banca deveria ser 'segura na mão de deus e vai'.

  • Agora acertei e entendi!! na 3º vez!! Aleluia, gçória a Deus, Amém, Assim seja!

     

    Procede a resposta de Henrique Rosa. Quando o adjunto adverbial encontra-se na ordem direta na oração, a vírgula torna-se facultativa, diferentemente se iniciasse ou estivesse na parte final que, em razão do deslocamento, obrigatoriamente, receberia a vírgula.

  • Também marquei a E.

     

    Situada em Bethesda deve vir entre vírgula porque é adjunto adverbial de lugar. Não?

  • Qual o gabarito,  pessoal?  A?

  • afinal, qual é a resposta? não tenho acesso ilimitado =/

  • O gabarito é a letra a.


ID
636808
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I:
O judeu de Bethesda

Último dia de aula na escola Walt Whitman. Situada em Bethesda, um bairro intelectualmente sofisticado da região de Washington (DC), é uma das melhores dos Estados Unidos. O pimpolho volta para casa. Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros. Mas o sonho duraria pouco. Ao fim da tarde, chega o pai judeu, carregando uma sacola de livros recém-comprados. Chama o filho, esparrama os livros na mesa da sala e começa a montar o cronograma de leituras, incluindo a cobrança periódica do que terá sido lido. Ignoro quantos pais judeus passaram também nas livrarias. Mas imagino que não foram poucos. (...)
Tais ideias abrem caminho para muitas linhas de atividade. Pais interessados e comprometidos com a educação dos seus filhos podem fazer o mesmo que os judeus de Bethesda. Mas, vamos nos lembrar, se livro fosse cultura, os cupins seriam os seres mais cultos do globo. Só livro lido é cultura. Portanto, cobranças sem dó nem piedade. Mas seria só empurrar livros e mais livros goela abaixo dos filhos? Jamais! É preciso desenvolver o prazer da leitura, e o bom exemplo é essencial. À força, pode sair o tiro pela culatra. Que livros? Não adianta comprar Hegel, Spinoza ou Camões, se as leituras favoritas ainda não passaram muito da Turma da Mônica. É fracasso garantido. Os livros devem andar muito próximo do interesse e da capacidade de compreensão dos leitores, sempre puxando um pouco para cima.
(Cláudio de Moura Castro. Veja, junho/2010 – com adaptações)

De acordo com a função das estruturas linguísticas do trecho em destaque, analise:

O pimpolho volta para casa. Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros.”


I. O sujeito de “Poderia estar sonhando” não precisa ser explicitado porque é o mesmo da oração imediatamente anterior.

II. A expressão “longe dos livros” indica uma circunstância que poderia ser deslocada para o início da oração preservando-se a coerência textual.

III. A locução verbal empregada na 2ª oração apresenta uma ideia que poderia ser expressa sem alteração de sentido por “pode sonhar”.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • acho que essa questão foi mal formulada .Pois na II , poderia sim ser deslocado a expressão "longe dos livros" , mais com as devidas correções. que são elas:
    "o pimpolho volta para casa. Longe dos livros, poderia estar sonhando com três meses de vadiagem. O "L" maiusculo e a vírgulo após livros .
  • Creio que no item II, ao deslocar o termo, o sentido é alterado, mas o trecho continuado sendo textualmente coerente

    Eu errei porque confundi manter "a coerência textual" com manter "o sentido original"
  • a vírgula antes de "longe dos livros" tem a função de elipse da conjunção aditiva "e". Assim não poderia haver o deslocamento.

  • EU COMETI O MESMO ERRO, HÁ PREJUÍZO PARA O SIGNIFICADO ORIGINAL, MAS NÃO NECESSARIAMENTE PARA A COERÊNCIA...

  • Questão mal formulada na minha opinião!!

  • Sobre o item II.

    A expressão “longe dos livros” indica uma circunstância que poderia ser deslocada para o início da oração preservando-se a coerência textual.

    “[O pimpolho volta para casa.][Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros.”]

    “[O pimpolho volta para casa.][Longe dos livros, poderia estar sonhando com três meses de vadiagem.”]

    Obs.: A banca pede para colocar a expressão no início da oração, não do período, como alguns estão supondo.

  • Não concordo com a opção d I e II. Questão correta seria a II isoladamente (c), pois está na minha opnião muito coerente, ao ser comparado com a letra (a).

  • Volta aquela dificuldade de saber se a banca considera coerência e sentido como sendo a mesma coisa. No item II, a banca faz referência à coerência, esta não foi alterada, mas o sentido sim, desta forma pode-se considerar o item correto uma vez que o que é pedido é em relação à coerência enão ao sentido. 

  • "O pimpolho volta para casa."

    O pimpolho = sujeito (quem volta para a casa? o pimpolho)

    para casa = adjunto adverbial de lugar

    volta = VI

     

    (Ele) "Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros."

    (Ele) = sujeito - o pimpolho

    longe dos livros = adjunto adverbial 

    Adjunto adverbial sempre indica circunstância! 

     

    "Poderia estar sonhando"

    Poderia = futuro do pretérito = futuro do pretérito composto = sonharia

     

    Foi assim que resolvi essa questão!

    LETRA D

  • concordo plenamente com felipe, fiz exatamente esse raciocínio. o item II está errado sim por essa razão: após a expressão longe dos livros, deveria sim haver vírgula e também letra  maiúscula no L de longe.

  • Excelente questão. Esse tipo de questão, ou pede a manutenção do sentido original, ou pede coerência. Precisamos estar atentos.

  • Errei a questão, marquei a alternativa A, após ler os comentários e quebrar um pouco a cabeça, cheguei a seguinte conclusão:

    Coerência significa que um período foi elaborado com sentido. Ter coerência é ter sentido na lógica textual. Ex:

    - Eu errei esta questão. - teve coerência, teve sentido, você consegue claramente entender a mensagem transmitida.

    - Eu questão esta errei. - não teve coerência, não teve sentido, é um período mal elaborado, não consigo entender o sentido.

    Não devemos confundir coerência com alteração de sentido. Veja:

    "Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros.” - Tem coerência

    "Longe dos livros, poderia estar sonhando com três meses de vadiagem." - Tem coerência, embora o sentido foi alterado.

    O item II pede a coerência textual, portanto está correto.

    II. A expressão “longe dos livros” indica uma circunstância que poderia ser deslocada para o início da oração preservando-se a coerência textual.

    Acho que é isso, espero ter ajudado quem não entendeu. Se falei bobagem por favor me corrijam.
     

  •                            O pimpolho volta para casa. Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros.”

    I. O sujeito de “Poderia estar sonhando” não precisa ser explicitado porque é o mesmo da oração imediatamente anterior.

    II. A expressão “longe dos livros” indica uma circunstância que poderia ser deslocada para o início da oração preservando-se a coerência textual. [JUNTO COM A VÍRGULA]

     

    Apesar de ter acertado a quetão, a banca deu um vacilo na opção II. Poderia, sim, ser deslocado o termo, porém acredito que teria que ser feito JUNTO COM A VÍRGULA, caso contrário a coêrencia não seria respeitada.

     

    O pimpolho volta para casa. Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros.” [V]
    O pimpolho volta para casa. Longe dos livros, poderia estar sonhando com três meses de vadiagem.” [V]
    O pimpolho volta para casa. Longe dos livros Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem[X]

  • fiquei em dúvida entre a a) e a d) mais consiguir entender que coerência é diferente de manter o mesmo sentdo.

  • Excelente comentário, parabéns, foi muito esclarecedor!!!

  • Apenas discordo do gabarito

    I. O sujeito de “Poderia estar sonhando” não precisa ser explicitado porque é o mesmo da oração imediatamente anterior.

    O pimpolho volta para casa. [ELE] Poderia estar sonhando com três meses de vadiagem, longe dos livros.”

    Embora "ele" refira-se a "o pimpolho" são sujeitos diferentes sintaticamente, não?

    Alguém pode ajudar?


ID
636811
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II:

O grande chefe de Washington mandou dizer que quer comprar a nossa terra. O grande chefe assegurou-nos também de sua amizade e benevolência. Isto é gentil de sua parte, pois sabemos que ele não necessita da nossa amizade. Porém, vamos pensar em sua oferta, pois sabemos que se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará a nossa terra.

O grande chefe de Washington pode confiar no que o chefe Seattle diz, com a mesma certeza com que os nossos irmãos brancos podem confiar na alteração das estações do ano. Minha palavra é como as estrelas − elas não empalidecem.

Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal ideia é-nos estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água. Como podes então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo.

(Trecho da carta do chefe indígena Seattle ao presidente norte-americano Franklin Pierce, em 1854 / com adaptações)

Através de uma carta, um dos muitos gêneros textuais existentes, o chefe indígena Seattle faz algumas considerações importantes. Tais considerações são entremeadas por uma linguagem que possui características metafóricas. Considerando o 1º§, pode-se dar a seguinte conotação para a frase: “Minha palavra é como as estrelas - elas não empalidecem.”

Alternativas
Comentários
  • ...pois sabemos que se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará a nossa terra.

    (A) Caratér firme e imutavél?

    essa banca é uma piada.


ID
636814
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO II:

O grande chefe de Washington mandou dizer que quer comprar a nossa terra. O grande chefe assegurou-nos também de sua amizade e benevolência. Isto é gentil de sua parte, pois sabemos que ele não necessita da nossa amizade. Porém, vamos pensar em sua oferta, pois sabemos que se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará a nossa terra.

O grande chefe de Washington pode confiar no que o chefe Seattle diz, com a mesma certeza com que os nossos irmãos brancos podem confiar na alteração das estações do ano. Minha palavra é como as estrelas − elas não empalidecem.

Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal ideia é-nos estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água. Como podes então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo.

(Trecho da carta do chefe indígena Seattle ao presidente norte-americano Franklin Pierce, em 1854 / com adaptações)

Considerando o 2º§ do texto II, analise as considerações a seguir e assinale a correta:

Alternativas
Comentários
  • Correta E


    Na alternativa B, "tal" se trata de pronome demonstrativo, o qual pode ser "trocado" por esse, essa, aquela

    Então, eu acredito que o erro esteja no restante da alternativa "já que faz referência a uma ideia previamente determinada", porque a ideia a que se refere é uma dúvida  "...Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra?.."

    Caso entendam diferente, comentem por favor! =)

  • Eu entraria com recurso, porque assim como "esse" é pronome demostrativo, "aquele" também é, e retomam ideias anteriores. Poderia substituir tal por aquele ou por esse.

  • Gabarito E

    Creio que na letra B, tal poderia ser substituido por "essa" e não por "aquela", pois aquela remete a algo distante de quem fala e de quem ouve.

  • Pureza: Qualidade do que é puro: pureza do ar/ Resplendor: s.m. Claridade intensa. Auréola, coroa, ou seja, não são nem sinonimos nem antonimos.

     

  •  A diferença é que isso (esse, esses, essa, essas) é usado para fazer referência ao que já foi dito no texto (ANÁFORA). Isto (este, estes, esta, estas) refere-se ao que ainda será dito no texto (CATÁFORA).

     

    ANÁFORA = Elemento que se refere ao que já foi dito
    CATÁFORA = Elemento que se refere ao que ainda será dito

     

    O homem e a mulher estavam sorrindo. Aquele porque foi promovido; esta por ter recebido um presente.
    Aquele = homem
    esta = mulher
    para esse caso, essa é a REGRA------
    A palavra aquele refere-se ao termo mais afastado (homem), enquanto esta, ao mais próximo (mulher).

     

    VAMOS ESTUDAR SEMPRE MEUS AMIGOS(a) ,  até que o difícil vai se tornando mais facíl.

    A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição

  • Coesão é diferente de sentido, pelo menos foi assim que aprendi. Pra maioria das bancas essa alternativa E estaria errada, não? Fica aberta aí a discussão.


ID
636817
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III:
Não se pode encontrar paz nas cidades do homem branco. Nem lugar onde se possa ouvir o desabrochar da folhagem na primavera ou o zunir das asas dos insetos. Talvez por ser um selvagem que nada entende, o barulho das cidades é terrível para os meus ouvidos. E que espécie de vida é aquela em que o homem não pode ouvir a voz do corvo noturno ou a conversa dos sapos no brejo à noite? Um índio prefere o suave sussurro do vento sobre o espelho d’água e o próprio cheiro do vento, purificado pela chuva do meio-dia e com aroma de pinho. O ar é precioso para o homem vermelho, porque todos os seres vivos respiram o mesmo ar, animais, árvores, homens. Não parece que o homem branco se importe com o ar que respira. Como um moribundo, ele é insensível ao ar fétido.
(Idem, ibidem / com adaptações)

Considerando as ideias e características do texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) No texto apresentado, o chefe indígena utiliza a palavra do outro para reforçar seus argumentos através do discurso indireto.

        errado, pois na verdade é outro que usa as palavras do chefe indigena.
  • No meu entender, a alternativa correta é a letra C porque em momento algum do texto cita um chefe indígena. Percebe-se apenas que a fala é de um índio. Não necessariamente, o chefe.


ID
636823
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO IV:

Bruno Ribeiro: Uma boa educação passa pela consciência ambiental?
Daniel Munduruku: Não acredito nisso. Porque a própria ideia de “sustentabilidade” está baseada na culpa. Ter uma “consciência ambiental” significa que vocês consideram o meio ambiente como algo a ser explorado. Não há meios mais ou menos nocivos de explorar a natureza. Vocês teriam que mudar radicalmente a visão que têm de progresso, desenvolvimento, consumo e propriedade. O ser humano precisa se sentir integrado ao planeta Terra.
(http://www.consciencia.net/entrevista-daniel-munduruku / fragmento)

As ideias que compõem a resposta de Daniel Munduruku, um dos mais influentes escritores da atual literatura indígena produzida no Brasil, podem esclarecer o seguinte questionamento:

Alternativas
Comentários
  •  a) Em sua opinião, qual é o atual significado atribuído à consciência ambiental? Daniel Munduruku:  
    “consciência ambiental” significa que vocês consideram o meio ambiente como algo a ser explorado.

  • Deve ta brincando com minha cara! Isso é prova de português?????

     

  • Pessoal, alguém entende porque não seria a B?

    A questão do progresso está cada vez mais ligada ao desenvolvimento de uma nação, como alterar esta mentalidade?

    "...Vocês teriam que mudar radicalmente a visão que têm de progresso, 
    desenvolvimento, consumo e propriedade. O ser humano precisa se sentir integrado ao planeta Terra. "

     

  • HUGO PINHEIRO

     A questão não responde ao questionamento. Apenas fala que tem que mudar a mentalidade, porém, não diz como.

    A questão do progresso está cada vez mais ligada ao desenvolvimento de uma nação, como alterar esta mentalidade?

    "...Vocês teriam que mudar radicalmente a visão que têm de progresso, 
    desenvolvimento, consumo e propriedade
    . O ser humano precisa se sentir integrado ao planeta Terra. "


ID
636886
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“O Brasil tem compromissos políticos de ajudar o continente africano a se desenvolver. O Brasil tem dívida histórica com os africanos, e nós achamos que essa dívida não pode ser paga com dinheiro. Ela é paga com solidariedade, com gestos políticos e com ajuda.”

(Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente do Brasil, G1)

Quando o presidente Lula afirma que o Brasil tem “uma dívida histórica com os africanos”, ele está se referindo a que fato registrado na história de nosso país?

Alternativas

ID
636889
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As células-tronco exercem hoje um papel único na história da medicina. Pacientes desesperados pela cura, depositam todas as esperanças em tratamentos derivados das pesquisas com células-tronco. A dura realidade é que, salvo algumas doenças sanguíneas, as células-tronco não ‘curaram’ nada até agora. O sonho da cura não pode ameaçar a qualidade da ciência. As direções a seguir no futuro só devem ser decididas pelos resultados gerados nos laboratórios e não por sonhos. A ciência é a única atividade humana que poderá transformar esperanças em realidade.”

(por Alysson Muotri, G1 – Espiral)

Sobre o tema tratado anteriormente, analise:


I. Estudos recentes indicam que a transferência celular entre o feto e a mãe durante a gestação é um fenômeno comum e que a troca de células persiste nos dois indivíduos, anos após o nascimento.

II. Utilizando-se de sondas específicas para o cromossomo Y (aquele presente só em homens), foi revelado que em diversos tecidos de mulheres que havia passado por um transplante, as células masculinas foram rapidamente destruídas.

III. Segundo estudos, a troca celular pode acontecer entre gêmeos no útero ou, de forma já confirmada, durante um aborto espontâneo.

Está(ão) adequada(s) ao enunciado apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • tenho que rir de mim mesmo....marquei a única que não podia, a LETRA C...pois a resposta é letra B....se alguém souber a respostas, por gentileza, me avisa por mensagem.

    Obrigado...!!!


  • Discordo do gabarito. No mesmo texto é informada a informação: "E que a troca de células persiste nos dois indivíduos anos após o nascimento. Essa troca também pode acontecer entre gêmeos no útero ou – ainda não confirmado –, durante um aborto espontâneo".
    O item I também está correto.
    Fonte: 
    http://g1.globo.com/platb/espiral/2010/07/
    A
    cesso em 22/04/2013 às 23:55
  • será que esse "anos após o nascimento", não está se referindo ao leite materno? Ou seja, ao período de amamentação.

    creio que sim.


ID
636898
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Grandes vazamentos de petróleo não são mais novidade nesta vasta terra tropical. Segundo estimativas, faz 50 anos que o delta do rio Níger, onde a riqueza subterrânea é desproporcional à pobreza da superfície tolera, todo ano, o equivalente ao vazamento do Valdes Exxon. Quase toda semana ocorre vazamento e alguns pântanos estão sem vida há muito tempo. (...) Há algumas semanas, segundo eles, uma tubulação da Royal Dutch Shell, que estava estourada em um manguezal, foi finalmente fechada depois de dois meses de vazamento: agora, nenhum ser vivo se mexe mais nesse mundo preto e marrom, que já foi uma vez cheio de camarões e caranguejos. Não muito longe dali, no afluente Gio Creek, ainda há manchas pretas provenientes de um vazamento que ocorreu em abril e, logo na divisa do estado, em Akwa Ibom, os pescadores se aborrecem com suas redes manchadas de óleo, duplamente inúteis em um mar estéril, destruídas por um vazamento de uma tubulação costeira da Exxon Mobil, que durou semanas.”

(por Adam Nossiter, do New York Times)

Sobre o texto e o contexto econômico e geográfico mundial, analise:

I. Referencia o vazamento constante de petróleo em regiões miseráveis da África e da Ásia Oriental.

II. Comenta a ação poluidora de duas grandes petroleiras – a primeira de origem britânica e holandesa, e a segunda, norte-americana.

III. A região citada pertence à Nigéria, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, localizada no Oriente Médio.

IV. Relaciona os acidentes, envolvendo petróleo nessa região com os vazamentos ocorridos no Golfo do México e do navio Valdes Exxon, no Alaska.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • resposta: alternativa D (corretos itens II e IV)
    comentários objetivos:
    I. Referencia o vazamento constante de petróleo em regiões miseráveis da África e da Ásia Oriental. 
    ERRADA: O texto fala do delta do rio Níger, situado na Nigéria (África), mas não comenta nada sobre a Ásia.
    II. Comenta a ação poluidora de duas grandes petroleiras – a primeira de origem britânica e holandesa, e a segunda, norte-americana. 
    CORRETA: Royal Dutch Shell (holandesa) e Exxon Mobil (EUA)
    III. A região citada pertence à Nigéria, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, localizada no Oriente Médio. 
    ERRADA: Nigéria fica na África
    IV. Relaciona os acidentes, envolvendo petróleo nessa região com os vazamentos ocorridos no Golfo do México e do navio Valdes Exxon, no Alaska.
    CORRETA: auto-explicativa
    Por exclusão, sabendo que a I e a III estão erradas, com a II correta, já chega no gabarito!

ID
636901
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO IV:

Bruno Ribeiro: Uma boa educação passa pela consciência ambiental?
Daniel Munduruku: Não acredito nisso. Porque a própria ideia de “sustentabilidade” está baseada na culpa. Ter uma “consciência ambiental” significa que vocês consideram o meio ambiente como algo a ser explorado. Não há meios mais ou menos nocivos de explorar a natureza. Vocês teriam que mudar radicalmente a visão que têm de progresso, desenvolvimento, consumo e propriedade. O ser humano precisa se sentir integrado ao planeta Terra.
(http://www.consciencia.net/entrevista-daniel-munduruku / fragmento)

Em “O ser humano precisa se sentir integrado ao planeta Terra.” é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Tirando da frase a palavra PLANETA ficaria: O SER HUMANO PRECISA SE SENTIR INTEGRADO À TERRA.

    1) A palavra terra não é contrario de bordo.
    2) Quem se integra, se integra a alguma coisa, logo o termo antecedente pede preposição.

    Resposta letra: C
  • Quando a palavra TERRA for utilizada para designar chão firme ( solo ), não há crase.... Ex: Os astronautas retornaram a terra no horário previsto. 

    Mas quando for no sentido de pátria ou planeta haverá acento grave! Ex.: Vou à terra natal de Camões.
  • Senhores,
     
    Aprendi que diante da palavra TERRA, quando designar CHÃO FIRME, NÃO OCORRE CRASE.
    Ex: Os tripulantes voltaram a terra. (Sem Crase)
     
    Agora, com a palavra TERRA com DETERMINANTE, OCORRE CRASE.
    Ex: Voltei à terra natal. (Com crase)
     
    E aí, esqueço o que aprendi?
  •  O SER HUMANO PRECISA SE SENTIR INTEGRADO À TERRA.

    à Terra = topônimo(substantivos próprios que referem-se a lugares)
     ex. Vou à Bahia.   volto da Bahia

          Vou a Brasília.   volto de Brasília
  • Alguém sabe porque a letra d tá errada?
  • Igor, acredito que estaria correta a D se estivesse assim:
    Ao substituir a forma nominal “integrado” por “ligado” e trocar "ao" por "à" afrase fica correta.
    segui este racicínio...
  • Bizu:

    se vou a e volto da, crase há; 

    se vou a e volto de, crase pra que? 

    ex.: se vou (à) Bahia e volto da Bahia. 

    se vou (a) São Paulo e volto de São Paulo

  • olha a pegadinha desta vez está bém claro      AO POR A  OU AO POR Á  preste muita atenção na banca que aplica as questoes     

  • Letra C:

    Pessoal no contexto da frase a palavra terra se refere ao planeta e não ao chão firme, deste modo como reza na regra que em relação ao planeta ocorre a crase. ex:

    1 - Os marinheiros regressaram a terra ao amanhecer. (sem crase)

    2 - Os astronautas retornaram à terra (planeta) no dia previsto. (ocorre a crase)

    Atenção para o contexto da frase nestes casos, pois se fosse ao chão firme não ocorreria a crase.

  • Duas alternativas iguais. Anulada a questão!

  • Romerio Augusto, penso que você está equivocado! Você poderia apontar quais são as duas alternativas iguais?


  • O ser humano precisa se sentir integrado à planeta Terra ?? 

    O correto seria tirando a palavra "planeta" mas a questão não fala nada sobre isso. 
    Obs: 2 itens iguais na questão. 
  • Observem que a palavra Terra é nome próprio, neste caso crase obrigatória.

  • Gabarito C


    Sem crase

    Voltei a terra – sem crase

    Voltei a terra cedo – sem crase (cedo não é termo determinante)


    Com crase 

    Voltei à terra desmatada; (com determinante)

    Voltei à terra destruída;  (com determinante)

    Voltei à terra encantada;  (com determinante)

    Voltei à terra do nunca;  (com determinante)

    Voltei à terra prometida  (com determinante)

    TERRA (planeta)

    Voltei à Terra – com crase (com letra maiúscula denota localidade, planeta terra)

  • Gabarito C

    Comentários


    É especial o uso da crase antes de TERRA, CASA e DISTÂNCIA. Antes de “terra” o uso da crase só ocorre se TERRA possuir um termo determinante, como por exemplo: Voltei à terra do nunca, “do nunca” é um termo determinante; ou se terra estiver no sentido de planeta Terra, como na questão, se ocorrer a supressão de “o planeta”, pois a preposição “a” continua. “O ser humano precisa se sentir integrado à Terra”, portanto, com crase.

  • Vamos lá galera!

    Vamos analisar cada alternativa:

    a) A supressão da palavra “planeta” não gera qualquer tipo de alteração na frase.

    “O ser humano precisa se sentir integrado ao Terra.” - Observe que precisamos tirar o artigo e pôr o acento grave para dar sentido a frase.

    b) A supressão da palavra “planeta” exige a substituição de “ao” por “a”.

    “O ser humano precisa se sentir integrado a Terra.” - Segundo a regra, a palavra terra é um caso especial de ocorrência de crase independente da regência verbal exceto quando a palavra terra tiver sentido de "bordo". Portanto é necessário o ecento grave e não apenas a preposição.

     c) A supressão da palavra “planeta” exige a substituição de “ao” por “à”.

    “O ser humano precisa se sentir integrado à Terra.” - Corretíssima conforme explicado na alternativa B.

    d) Ao substituir a forma nominal “integrado” por “ligado” haverá ocorrência de crase.

    “O ser humano precisa se sentir ligado ao planeta Terra.” - Observe que os dois verbos, INTEGRAR e LIGAR, em suas regências, pedem a proposição A, entretanto a palavra planeta é masculina exigindo o artigo definido O, o que gera a inocorrência de crase.

     e) A forma nominal “interposto” possui, no texto, o mesmo sentido denotativo de “integrado”. - A palavra INTERPOSTO no sentido denotativo tem o sentido de intermediação ou intercalação. Já a palavra INTEGRADO tem o sentido de na frase de incorporação ou adaptação.

     

    Espero ter conseguido ajudar.

     

    Bons estudos

  •  

    Em “O ser humano precisa se sentir integrado ao planeta Terra.” é correto afirmar que: 

     

    C) A supressão da palavra “planeta” exige a substituição de “ao” por “à”.

     

    É especial o uso da crase antes de TERRA, CASA e DISTÂNCIA.

    Antes de “terra” o uso da crase só ocorre se TERRA possuir um termo determinante, como por exemplo: Voltei à terra do nunca, “do nunca” é um termo determinante; ou se terra estiver no sentido de planeta Terra, como na questão, se ocorrer a supressão de “o planeta”, pois a preposição “a” continua. “O ser humano precisa se sentir integrado à Terra”, portanto, com crase.

  • Crase obrigatória antes de "terra", salvo quando antônimo de "bordo".
    Resposta C.

  • O ser humano precisa se sentir integrado à Terra.

    C) A supressão da palavra “planeta” exige a substituição de “ao” por “à”.

     

    É especial o uso da crase antes de TERRA, CASA e DISTÂNCIA.

    Antes de “terra” o uso da crase só ocorre se TERRA possuir um termo determinante, como por exemplo: Voltei à terra do nunca, “do nunca” é um termo determinante; ou se terra estiver no sentido de planeta Terra, como na questão, se ocorrer a supressão de “o planeta”, pois a preposição “a” continua. “O ser humano precisa se sentir integrado à Terra”, portanto, com crase.

  • Quando a palavra TERRA significar/tiver sentido de planeta,ocorrerá o emprego do acento grave,obrigatoriamente,caso o nome ou o verbo exija preposição/complemento.
    GAB C

  • CUIDADO com os comentários:

     

    5º)            TERRA, quando designar CHÃO FIRME, NÃO OCORRE CRASE.


                                  Ex:     Os tripulantes voltaram a terra. (Sem Crase)

     
                   TERRA com DETERMINANTE e PLANETA , OCORRE CRASE

                                 

                                        ....  à terra de nossos pais.     ...à terra dos anões

     

                                                Os astronautas chegaram À TERRA (planeta)

     

    Q212298  Q202930

     

    CASA, TERRA e DISTÂNCIA    (INDETERMINADOS     =      SEM CRASE )

     

    Fui À casa do amigo (com determinante), mas voltei rapidamente.

     

    Voltei  à Terra – com crase (com letra maiúscula denota localidade, PLANETA TERRA)

                        Um asteroide atingiu  à TERRA

    ***    Refiro-me à Casa (subentendido DETERMINANTE)

     

    Os marinheiros retornaram a terra (chão firme). (sem determinante = SEM CRASE)

     

    Voltei à terra do nunca;  (com determinante)

     

    Voltei à terra prometida  (com determinante)

     

     

     

  • O ser humano precisa se sentir integrado À Terra.

     

    Terra com letra maiúscula está especificada : Planeta Terra.

     

    c)A supressão da palavra “planeta” exige a substituição de “ao” por “à”.

     

     

    As palavras Terra, Distância e CASA devem vir especificadas para admitirem a ocorrência da crase. 

  • Mandamentos da Crase:

     

    01] Diante de pronome, crase passa fome.

    02] Diante de masculino, crase é pepino.

    03] Diante de ação, crase é marcação.

    04] Palavras repetidas, crases proibidas.

    05] "A" + aquele = crase nele!

    06] Vou a, volto da, crase há! Vou a, volto de, crase pra quê?

    07] Diante de cardinal, crase faz mal!

    08] Quando for hora, crase sem demora!

    09] Palavra determinada, crase liberada!

    10] "A" no singular, palavra no plural, crase nem a pau!

    11] Sendo à moda de, crase vai vencer!

    12] Adverbial, feminina e locução = manda crase, meu irmão!

    13] Palavra indefinida, crase tá f0d1d@!

     

    Fonte: http://ft8.com.br/concursosempregos/182-concursos/716-mandamentos-da-crase.html

     

    ----

    "Quando a vida desafiar você, não perca tempo: vá e faça! Acredite. Desafie-se."

  • DICAS:

    1 - Quando a palavra TERRA for sinônimo de terra firme NÃO terá CRASE. 

    "O capital informou que estamos quase chegando a terra."  proibido usar crase

     

    2- Quando a palavra TERRA referir-se ao PLANETA TERRA  OU APRESENTAR MODIFICADOR haverá CRASE

    "Estamos quase chegando À terra de nossos pais."

    "Depois de cinco dias no espaço, os astronautas regressaram finalmente À TERRA


ID
637888
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Bourdieu e Passeron (1992), concebem a escola como uma instituição que consegue melhor do que qualquer outra, dissimular as suas verdadeiras funções sociais, o que motiva as classes dominantes a delegar-lhe cada vez mais o poder de seleção, como se ela fosse uma instância neutra. Referem-se eles, que a escola possui:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    "A escola sob a aparência de neutralidade exerce a violência simbólica. A escola não promove a democratização e a ascensão social porque ela reproduz os privilégios existentes. A escola limita-se a reforçar o habitus".

    Fonte: Livro conhecimentos pedagógicos para concursos públicos. Fabiana Lagar. 3ª edição. 2013. p. 28. 

    Ao mesmo tempo que a escola impõe a cultura burguesa, ela omite essa imposição.


ID
637891
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Jacques Delors (1998), no livro Educação: “um tesouro a descobrir, aponta como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida fundada em quatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e de formação continuada.” Esses pilares podem ser tomados também como bússola para nos orientar rumo ao futuro da educação. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazermostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.

    Documento da UNESCO.
  • De acordo com Delors, são os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer.


ID
637894
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº. 9394/96, em relação às escolas que oferecem a Educação Básica, analise:

I. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto em lei.
II. A carga horária mínima anual será de oitocentas horas distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
III. A classificação em qualquer série ou etapa pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou a fase anterior, na própria escola: por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
IV. O controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  •  A LETRA (D) ESTÁ ERRADA 
    Porque A classificação em qualquer série ou etapa pode ser feita por promoção, exceto a primeira do
    Ensino Fundamental.
     
  • Aletra D está correta justamente pelo motivo que vc ressaltou, como a primeira série do ensino fundamental nao enseja classificação,  a afirmação do item IIIestá errada, quando diz  "qualquer série", tornando apenas a I, Ii e IV corretas.
  • O item I está correto:
    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais,
    ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade,
    na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o
    interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
    § 1º. A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de
    transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as
    normas curriculares gerais.
    § 2º. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive
    climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o
    número de horas letivas previsto nesta Lei.
  • Art. 24. A educação básica, nos níveis FUNDAMENTAL E MÉDIO, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;

    II - a classificação em qualquer série ou etapa,EXCETO a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

    a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;

    b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;

    Observação: Além de excluir a primeira série do ensino fundamental, consta outro erro pois o enunciado diz que "
    Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº. 9394/96, em relação às escolas que oferecem a Educação Básica". A Educação básica é composta pela educação infantil, ensino fundamental e médio. Questão desatualizada, pois a lei 12.796 de 2013 que altera a LDB diz que a avaliação na educação infantil não deve ter o intuito de promoção.

  • Ou seja, o que tornou o ítem III errado foi a omissão do aposto explicativo "exceto a primeira do ensino fundamental".

  • Item IV - Todo o ensino básico requer 75% de frequência mínima?

  • O item IV GENERALIZOU, não? Tendo em vista que no infantil é 60%. Pra mim, certo é apenas I e II, como não tem opção...


ID
637897
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Do conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, se deduz uma série de funções dos professores, que têm como ponto de partida o próprio planejamento. Podemos caracterizar essas funções dentre outras, da seguinte maneira, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • vamos comentar jente!!!!!!!!!!
  • A avaliação da aprendizagem deve ser considerada durante todo o processo começo, meio e fim. 
  • a letra (E) está errada porque não deve visar apenas o produto final
  • é a letra E GENTE..
  • Essa letra E. As vezes fazemos leitura dinamica e não lemos a questão completa, temos que ter cuidado


ID
637900
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A organização dos conteúdos na escola deu lugar a diversas formas de relação e colaboração entre as diferentes disciplinas que foram consideradas matérias de estudo. Segundo os autores Boisot, Piaget, Hechausen, entre outros, podemos estabelecer três graus de relações disciplinares:

1. Multidisciplinaridade.
2. Interdisciplinaridade.
3. Transdisciplinaridade.

De acordo com as relações disciplinares citadas anteriormente, relacione as colunas a seguir:

( ) É a relação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.
( ) É a organização mais tradicional de conteúdos. Eles são apresentados por matérias independentes umas das outras.
( ) O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.
( ) É o grau máximo de relações entre as disciplinas, daí que supõe uma integração global dentro de um sistema totalizador.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Na MULTIDISCIPLINARIDADE, recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem interligar as disciplinas entre si.

    Na interdisciplinaridade, estabelecemos uma interação entre duas ou mais disciplinas.

    Na transdisciplinaridade, a cooperação entre as várias matérias é tanta, que não dá mais para separá-las: acaba surgindo uma nova "macrodisciplina".

ID
637903
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação é um elemento-chave de todo o processo de ensinar e aprender, sua função se encontra estreitamente ligada à função que se atribui a todo o processo.” Segundo Antoni Zabala, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A avaliação é um processo em que sua primeira fase se denomina avaliação inicial. ( ) O conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino-aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam, denomina-se avaliação reguladora.
( ) A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo momento, as propostas educacionais mais adequadas.
( ) A avaliação final é o termo usado para se referir aos resultados obtidos e aos conhecimentos adquiridos.
( ) O termo avaliação somativa ou integradora se refere ao conhecimento e a avaliação de todo o percurso do aluno.
( ) O objeto de avaliação deve ser sempre o aluno.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Obs:A primeira fase pode ser tb chamada de diagnóstica.
    Nem sempre o objeto de avaliação deve ser o aluno, mas tb serve para o professor avaliar seus métodos de ensino, ou seja, se auto-avaliar.
  • A intencionalidade e as características da avaliação

    formativa reguladora estão alicerçadas em alguns princípios, entre os quais destaco: a negociação, a pertinência socioepistemológico-cognitiva, o formativo, o emancipador e o ético. A negociação diz respeito à necessidade de transparência no processo avaliativo para se evitarem possíveis autoritarismos por parte dos(as) professores(as) e para considerar e se aproximar da multiplicidade de aprendizagem dos(as) alunos(as). Esse princípio também amplifica os sujeitos e os objetos do processo avaliativo. Os sujeitos passam a ser o “aprendente”, a sua classe, o(a) professor(a) e a equipe docente; os objetos da avaliação ficam sendo o trabalho do(a) professor(a) e da equipe a que pertence e a aprendizagem do(a) aluno(a) e de sua classe (ZABALA, 1998). Esses sujeitos debatem em torno dos critérios, dos objetivos, dos conteúdos e dos procedimentos do processo avaliativo, estabelecendo, assim, a dinâmica e a intencionalidade da avaliação.


ID
637906
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de ensino, em sua estrutura e funcionamento, caracteriza-se como práxis, na qual teoria e prática se determinam, gerando juntamente com o objeto-sujeito desse processo – o aluno – um saber próprio da atividade docente que, ao incorporar-se àquele que exerce sua ação sobre um determinado objeto, visando a sua transformação, transforma também esse sujeito – no caso, o professor, que se enriquece durante o processo. Quando consideramos a sala de aula como um espaço privilegiado da ação docente e esta como uma práxis, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
637909
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A transformação da escola historicamente conservadora e racional em escola reflexiva e emancipadora, é um processo em construção e não ocorre sem rupturas.” Assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas

ID
637912
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os projetos de trabalho devem ser concebidos como uma postura pedagógica que se revela na busca da escola como espaço de cultura viva, que saiba acolher a diversidade das relações presentes na realidade cultural em que está inserida; uma postura que procura romper com uma concepção compartimentada da educação, centrada na fragmentação da vida escolar.” O que caracteriza a postura revelada pelos projetos de trabalho?

I. Trabalhar com projetos envolve sempre a resolução de problemas, possibilitando a análise, a interpretação e a crítica por parte dos alunos.
II. Os conteúdos das disciplinas são vistos como ferramentas necessárias para a compreensão e a intervenção na realidade, estudados dentro de um contexto que lhes dá sentido.
III. O projeto possibilita o trabalho com diversas fontes de informação, propondo atividades abertas e dando possibilidades aos alunos de estabelecerem suas próprias estratégias de aprendizagem e formas de registro e avaliação.
IV. A flexibilidade no uso do tempo e do espaço possibilita um repensar da organização escolar.
V. Alunos e professores são sujeitos do processo, gerando uma comunidade democrática dentro da sala de aula e criando um vínculo entre escola e realidade social.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Hernández (1998) chama Projeto de trabalho o enfoque integrador da construção de conhecimento que transgride o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados e selecionados pelo/a professor/a, e reforça que o projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua função. Como tal, sempre será diferente em cada contexto.

    Há um conceito de educação que permeia esta modalidade de ensino que entende a função da aprendizagem como desenvolvimento da compreensão que se constrói a partir de uma produção ativa de significados e do entendimento daquilo que pesquisam. O objetivo é identificar diferentes fatos, buscando explicações, formulando hipóteses enfim, confrontando dados para poder realizar "uma variedade de ações de compreensão que mostrem uma interpretação do tema, e, ao mesmo tempo, um avanço sobre o mesmo".

    Nesta escola o conhecimento da vivência do estudante emerge da realidade do aluno a fim de diagnosticar como a aprendizagem se dá em cada etapa da vida humana. Com tal finalidade busca-se compreender quais as problemáticas mais representativas para o grupo, ou seja, para o coletivo desta comunidade. Cujo principio e o da cooperação entre estes segmentos com o fim de transformação social. Desta Forma para esta modalidade de trabalho pedagógico o conhecimento globalizado e a aprendizagem significativa são essenciais, pois desta maneira cria-se estratégias de organização do conhecimento escolar em relação ao tratamento da informação e estabelece a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas e hipóteses, viabilizando a transformação da informação em saberes disciplinares



ID
637915
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base na elaboração dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam uma estrutura organizacional que tem os objetivos gerais do Ensino Fundamental como referência principal para a definição das áreas e temas.
( ) Os temas transversais são considerados temas amplos o bastante, para traduzir as preocupações da sociedade brasileira, como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual e trabalho e consumo.
( ) Nos PCN’s prevê-se que os temas transversais devam ser incorporados às áreas já existentes e ao trabalho educativo da escola, numa perspectiva de transversalidade.
( ) Nos PCN’s se apresenta uma proposta de organização e o funcionamento da escola em séries.
( ) São pontos positivos destacados nos PCN’s: a ressignificação de conteúdos, a inclusão dos temas transversais e a busca de um ensino inserido na realidade.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Sequência correta (D)

    O funcionamento das escolas de acordo com os PCNs são organizados em ciclos e cada ciclo correspondia a duas séries do ensino fundamental.

    Os objetivos gerais do ensino fundamental assim como os específicos de cada área, estão organizados em quatro ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a duas séries do ensino fundamental. A proposta de trabalhos por ciclos tem como objetivo evitar a excessiva fragmentação do conhecimento e tornar possível uma abordagem mais complexa e integradora das disciplinas (Brasil, 1998). Na ideia original estes ciclos poderiam também ser representados por espirais, pois estas últimas percorrem o espaço do ciclo, porém, aprofundando um tanto.

ID
638065
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Aprimorar a prática pedagógica na sala de aula, para que todos os alunos aprendam sempre.” Tal afirmativa tem como finalidade:

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA - Quem aprimora suas práticas pedagógicas em sala só pode ser o professor .
    B) ERRADA - Aplicar divesrsos métodos em sala de aula não garante aprendizagem dos alunos, pois deve-se atentar para qual a técnica é eficiente para cada sala levando em conta suas características próprias.
    c) ERRADA - O professor não é o dono do saber.
    d) ERRADA - Os problemas de disciplinares estão ligados a falta de interesse dos alunos e o professor deve estar atento as novas práticas pedagógicas.
    e) ERRADA - Fazer pesquisas sem um fundamento para isso não garante aprendizagem e nem que o professor domina as p´raticas pedagógicas necessárias para chamar a atenção de seus alunos.

ID
638068
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um bom Gestor deve:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA - A gestão educacional deve estar voltada para a comunidade e não para interesses pessoais.
    b) ERRADA - Crise economica não é desculpa para o fracasso escolar e nem tomar por base exemplos negativos ajudaria de nenhuma forma amenizar a situação da escola.
    C) CORRETA - O desafio é transformado em solução e forma de enfrentamento dos problemas escolares envolvendo sempre, gestão, comunidade, professores e alunos nesse processo.
    d) ERRADA - Não se deve colicar nenhuma barreira como intransponível todas elas devem ser transformadas em questões a serem respondidas e desafios e serem enfrentados.
    e ) ERRADA- Dificuldades quando se busca melhorar ou solucioná-los podem ser transformados em soluções.

ID
638071
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A clientela escolar está cada vez mais heterogênea. Isso é inevitável e também fundamental e desejável para a formação de todos.” Tal citação contribui para a seguinte dedução, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As atividades diversificadas de sala de aula para alunos com habilidades variadas facilitam as trocas e ajudas mútuas.

    Gente, pq essa alternativa está errada?


ID
638074
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pode-se considerar que a ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para 9 anos de duração se constitui:

Alternativas

ID
638077
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as afirmativas:

I. Pode-se afirmar que não há escolas pobres, pois os principais recursos da educação são pessoas, saberes e experiências.

II. Se todos os funcionários de uma escola otimizam sempre a utilização de recursos, será mais difícil fracassar.

III. Nem sempre o princípio da equidade pode ser usado nas ações escolares.

IV. A formação do professor não é verificada no exercício da profissão.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I CORRETO
    II CORRETO
    III ERRADO - O princípio da equidade (tratar todos da mesma forma deve ser usado sempre) na escola não se pode ocorrer discriminações
    IV ERRADO  É na sala de aula que se verifica o conhecimento para o exercício da profissão docente.
  • Entraria com recurso nesta questão. Como poderia aceitar como correta o item I. . Pode-se afirmar que não há escolas pobres, pois os principais recursos da educação são pessoas, saberes e experiências. 

    Como poderia propiciar um ambiente adequado para compatilhar aprendizagens numa escola onde tenha apenas pessoas, saberes e experiências? Mas que não tenha outros recusos para o processo de aprendizagem, como alimentação, ambientes físicos adequados (parques e banheiros).
    Aceitar esse item como certo, é ainda aceitar o "professor" ou "professora" como um profissional salvacionista, ou ainda um profissional apenas de "vocação" e não de formação.

ID
638080
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ensino e o aprendizado só têm sentido se, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com esta questão. Penso que seja letra D. Por favor alguém me ajude a fazer com q esta questão faça sentido pra mim.
  • Acredito que o gabarito esteja errado. Na minha opinião, a alternativa D é a opção correta.
  • Eu acredito também ser a letra D a correta...
  • A palavra hiperexclusiva, compreendo como sinônimo de avaliação individual ou autoavaliação, depende da concepção teórica-pedagógica escolhida. A letra B, não conheço nenhum teórico que fale sobre esse assunto. Não sei se a Teoria humanista e não diretiva compreende desta forma o siginificado do ensino aprendizado. Na verdade, a questão está mal elaborada, porque deixou muito ampla o seu entendimento, não saberíamos quais os pressupostos teóricos dela. 
  • Na minha opinião seria letra D. A letra B informada como gabarito

    "Propiciar aos alunos compreensões mais profundas deles mesmos" está em consonância com os processos de ensino-aprendizagem, visto que propicia autoconhecimento, visão crítica e reflexiva.


ID
638083
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A LDBEN – 9394/96, no Título I – Da Educação, afirma que a mesma abrange processos formativos que se desenvolvem:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência
    humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da
    sociedade civil e nas manifestações culturais
  • É o 1º art. - Da educação

  • Alterativa E 

    Pois de acordo com o artigo 1º: " A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais."

  • GABARITO:

    e) Nas diversas manifestações culturais.
  • Letra E

    Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

  • LDB

    Art. 1º . A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida
    familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos
    movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

  • Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem:

     

    --- > na vida familiar,

    --- > na convivência humana,

    --- > no trabalho,

    --- > nas instituições de ensino e pesquisa,

    --- > nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e

    --- > nas manifestações culturais.

     

    Segundo Valente (1996), o mundo atualmente exige um profissional crítico, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em equipe e de conhecer o seu potencial intelectual, com capacidade de constante aprimoramento e depuração de ideias e ações.

  • A questão quer saber qual assertiva traz processos formativos que dispõem sobre a educação conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº. 9394/96. Vejamos o artigo 1º de forma sintetizada:

    Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem:

    ⇢na vida familiar 

    ⇢na convivência humana 

    ⇢ no trabalho

    ⇢ nas instituições de ensino e pesquisa

    ⇢ nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil 

    ⇢ nas manifestações culturais. (Alternativa E)

    Gabarito do monitor: E


ID
638086
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor deve, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  
     LETRAMENTO


    Processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita. Isto é, a criança pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo antes de ser alfabetizada. Esse aprendido se dá a partir da convivência dos indivíduos (crianças/adultos, crianças/crianças), com materiais escritos disponíveis - livros, revistas, cartazes, rótulos de embalagens, entre outros -, e com as práticas de leitura e de escrita da sociedade em que se inscrevem. Esse processo acontece pela mediação de uma pessoa mais experiente através dos bens materiais e simbólicoscriados em sociedade.


    •• NÍVEL DE LETRAMENTO


    Este, é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança ou adulto reconhece. A criança que vive em um ambiente em que se leêm livros, jornais, revistas, bulas de renédios, enfim, e qualquer outro tipo de literatura (ou, em que se conversa sobre o que se leu, ou mesmo, em que uns leêm para os outros em voz alta, leêm para a criança enriquecendo com gestos e ilustrações), o nível de letramento será superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados e não teve o privilégio de conviver com pessoas que pudessem favorecer este contato com o mundo letrado.


    • ALFABETIZAÇÃO


    O processo de descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado pelas significações que os diversos tipos de discursos têm para ela, ampliando seu campo de leitura através da alfabetização. Antigamente, acreditava-se que a criança era iniciada no mundo da leitura somente ao ser alfabetizada, pensamento este ultrapassado pela concepção de letramento, que leva em conta toda a experiência que a criança tem com leitura, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos. Atualmente, não se considera mais como alfabetizado quem apenas consegue ler e escrever seu nome, mas quem sabe escrever um bilhete simples.