SóProvas



Prova Exército - 2011 - EsFCEx - Oficial - Conhecimentos Gerais


ID
802714
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa cuja sentença esteja de acordo com as regras de ortografia e acentuação.

Alternativas
Comentários
    • LEGENDA : ERRO
    • a) Órgãos da prefeitura contrataram profissionais expertos para resolverem os problemas da cidade. (CORRETO)
    • b) A noite, com as ruas iluminadas por explêndidas fogueiras de São João, as pessoas dançavam na rua. (CORRETO : À noite)
    • c) Devido às opniões divergentes na Câmara de Vereadores, a prefeitura desistiu de elevar o IPTU. (CORRETO: opiniões)
    • d) As discursões sobre o reflorestamento influênciaram na votação favorável ao projeto do governo.  (CORRETO : influenciaram)
    • e) Aos improváveis visitantes aquelas paragens se juntaram os funcionários da prefeitura. ( fiquei em dúvida)
    • Complementando o comentário acima:
    • a) Órgãos da prefeitura contrataram profissionais expertos para resolverem os problemas da cidade. (CORRETO)
    • b) A noite, com as ruas iluminadas por explêndidas fogueiras de São João, as pessoas dançavam na rua. (CORRETO : À noite)
    • c) Devido às opniões divergentes na Câmara de Vereadores, a prefeitura desistiu de elevar o IPTU. (CORRETO: opiniões)
    • d) As discursões sobre o reflorestamento influênciaram na votação favorável ao projeto do governo.  (discursões = não existe; influenciaram não tem acento)
    • e) Aos improváveis visitantes aquelas paragens se juntaram os funcionários da prefeitura. ( CORRETO: daquelas)
  • Complementando:

    b) A noite, com as ruas iluminadas por explêndidas fogueiras de São João, as pessoas dançavam na rua. (
    Errado. Correto: esplêndidas). 
  • Fique em dúvida na entre a opção A e D
  • Não entendi o erro da letra D....e não sabia que existia a palavra  EXPERTO = é alguém amplamente reconhecido como uma fonte confiável detécnica ou habilidade, cuja capacidade de julgar ou decidir corretamente, justamente ou sabiamente,3 é concedida autoridade e status por seus pares ou pelo público.[desambiguação necessária] Um experto, falando mais genericamente, é uma pessoa com vasto conhecimento ou capacidade numa área de estudo em particular. Expertos são chamados a opinar sobre os assuntos que dominam, mas nem sempre concordam sobre as particularidades de um campo de estudo. Acredita-se que um experto, em virtude de treinamentoeducaçãoprofissão,publicação de trabalhos ou experiência, tenha um conhecimento especial sobre um determinado assunto que vai além daquele de uma pessoa mediana, o que é suficiente para que outros possam (oficial e legalmente) confiar na opinião do indivíduo.4 Historicamente, expertos eram denominados "sábios".
  • Vacilei na questão por acreditar que "Experto" (com "x") seria um erro.
    A definição de experto, segundo o dicionário Michaelis é:

    Experto 
    ex.per.to 
    adj (lat expertu) Experiente, perito. sm Indivíduo experimentado.
  • Nem percebi o erro em "OPNIÕES"...rsrsrs...errei.
  • Fiz o mesmo que o Caio, não atentei ao erro da escrita de "opniões" :(
  • COMPLEMENTANDO...

    Comentado por Leandro há 4 meses.

    • Complementando o comentário acima:
    • a) Órgãos da prefeitura contrataram profissionais expertos para resolverem os problemas da cidade. (CORRETO)
    • b) A noite, com as ruas iluminadas por explêndidas fogueiras de São João, as pessoas dançavam na rua. (CORRETO : À noite)
    • E"S"PLENDIDAS
    • c) Devido às opniões divergentes na Câmara de Vereadores, a prefeitura desistiu de elevar o IPTU. (CORRETO: opiniões)
    • PENSO QUE TAMBÉM PODE HAVER PROBLEMA COM "DE VEREADORES". NÃO DEVERIA SER "DOS" VEREADORES?)
    • d) As discursões sobre o reflorestamento influênciaram na votação favorável ao projeto do governo. (discursões = não existe; influenciaram não tem acento)
    • e) Aos improváveis visitantes aquelas paragens se juntaram os funcionários da prefeitura. ( CORRETO: daquelas)


  • Completando

    Correto é discussões

    s.f. Ação ou efeito de discutir.

    Fonte:http://www.dicio.com.br/discussao/

  • Paula, o certo é discussões e não discurssões ( com r). 

  • também existe, "discurssões", termo jurídico

  • Creio que podemos reescrever da seguinte maneira a frase da alternativa E para encontrarmos os erros contidos nela:

     

    ''Se juntaram AOS funcionários da prefeitura os improváveis visitantes DAQUELAS paragens.''

     

     

  • 1) Esperto tem o significado de desperto, sagaz, vivo. Ex.: "Os litigantes hão de estar espertos para a fiscalização dos atos processuais".

     

    2) Já experto é adjetivo com o sentido de exercitado, experiente, perito, prático, versado. Exs.: a) "Eram advogados expertos na lida dos processos"; b) "Perdoa, meu rico prelado, perdoa-me esses descuidos da pena, tão pouco experta em matérias eclesiásticas" (Machado de Assis).

     

    3) Como se vê pelo último exemplo, como adjetivo, experto pede complemento regido pela preposição em, lição essa também registrada por Francisco Fernandes, ao citar exemplo de Rui Barbosa: "Qual seria o desfecho, perguntam os expertos nestes assuntos".

     

    4) Com frequência e corretamente, também tem sido utilizado esse vocábulo, nos meios forenses, como substantivo, para indicar o perito nomeado pelo juízo para algum trabalho previsto pela legislação processual. Ex.: "No prazo determinado pelo juiz, o experto apresentou seu laudo pericial".

     

    5) Não se trata de palavra nova nessa acepção, porquanto já a empregava o próprio Camões, em seu Os Lusíadas: "Que, posto que em cientes muito cabe, / Mais em particular o experto sabe".

     

    6) Atento às dificuldades que normalmente ocorrem com a diferenciação entre as duas palavras, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, órgão incumbido oficialmente de determinar a existência dos vocábulos em nosso idioma, contrariamente a seu usual proceder de não dar o sentido das palavras, acaba por fazer ele próprio a distinção, explicitando que esperto quer dizer acordado, enquanto experto tem a acepção de versado, perito.

     

    GABARITO: LETRA (A)

    FONTE: http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI204051,61044-Esperto+ou+Experto

  • a) Órgãos da prefeitura contrataram profissionais expertos para resolverem os problemas da cidade. - Correta. O emprego de “expertos” com “x” equivale à pessoa que é especialista, “expert”. Já o emprego de “esperto” com “s” equivale à pessoa sagaz, astuta.

    b) A noite, com as ruas iluminadas por explêndidas fogueiras de São João, as pessoas dançavam na rua. - Errada. Há dois erros na alternativa: falta o sinal indicativo de crase no adjunto adverbial a noite e também há erro quanto à grafia da palavra explêndida que se grafa corretamente com “s”, “esplêndida”.

    c) Devido às opniões divergentes na Câmara dos Vereadores, a prefeitura desistiu de elevar o IPTU. - Errada. O erro encontra-se na grafia da palavra opiniões.

    d) As dircursões sobre o reflorestamento influênciaram na votação favorável ao projeto do governo. – Errada. Há dois erros na alternativa: Grafia da palavra discussões e acentuação da palavra influenciaram.

    e) Aos improváveis visitantes aquelas paragens se juntaram os funcionários da prefeitura. - Errada. O emprego correto nesse caso seria ...daquelas paragens...

  • Gabarito: Letra A

    a) Órgãos da prefeitura contrataram profissionais expertos para resolverem os problemas da cidade. (CORRETO)

    b) A noite, com as ruas iluminadas por explêndidas fogueiras de São João, as pessoas dançavam na rua. (CORRETO: À noite e esplêndidas)

    c) Devido às opniões divergentes na Câmara de Vereadores, a prefeitura desistiu de elevar o IPTU. (CORRETO: opiniões)

    d) As discursões sobre o reflorestamento influênciaram na votação favorável ao projeto do governo.  (CORRETO: discussões e influenciaram)

    e) Aos improváveis visitantes aquelas paragens se juntaram os funcionários da prefeitura. (CORRETO: daquelas)


ID
802717
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta de acordo com as regras gramaticais canônicas.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é sobre casos de regência verbal ou nominal. Ler é sempre uma boa estratégia, é certamente mais eficaz que decorar listas de regências.

    a) O que sua empresa tem para mim oferecer hoje? (ERRADO)  O que a sua empresa tem para ME oferecer hoje? b) Meu professor de violão mora à Rua Ari Barroso. (ERRADO) Meu professor de violão mora NA Rua Ari Barroso. c) Esse caso é análogo daquele do último julgamento. (ERRADO) Esse caso é análogo ÀQUELE do último julgamento  d) O carioca Vinícius de Moraes radicou-se na Bahia. (CORRETO)  e) A estratégia apresentada visa um aumento da receita. (ERRADO) A estratégia apresentada visa A UM aumento da receita 1.    VISAR (= assinar, rubricar ou mirar, apontar) é transitivo direto: “Visa o cheque” e “Visa o alvo”;
    2.    VISAR (= almejar, aspirar, ter como objetivo) é transitivo indireto: “Visa AO cargo de presidente”, “Visando AO impeachment”.
  • GABARITO: LETRA D

    → a questão faz um rodeio, mas, no final, ela quer a assertiva correta:

    a) O que sua empresa tem para mim oferecer hoje? → para "me" oferecer seria o correto.

    b) Meu professor de violão mora à Rua Ari Barroso. → mora EM algum lugar (em+a=na) na Rua.

    c) Esse caso é análogo daquele do último julgamento. → é análogo a alguma coisa (preposição) + pronome demonstrativo "aquele" = àquele.

    d) O carioca Vinícius de Moraes radicou-se na Bahia. → "radicar-se" significa "criar raízes", quem se radica, radica-se em algum lugar.

    e) A estratégia apresentada visa um aumento da receita. → "visar" com sentido de "almejar" é verbo transitivo indireto e exige um complemento preposicionado → a um aumento.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
802720
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para tirar toda dúvida:

    Quanto à classificação, distinguem os antônimos polares, aqueles que ocupam os pólos do eixo semântico sem termos intermediários, como  marido/mulher, dos antônimos escalares, em que a relação opositiva se encontra sujeita à gradação, como em grande/pequeno, quente/frio,
    sendo possível o elemento intermediário, como médio para o primeiro exemplo e morno para o segundo. Considerando o tipo de relação existente entre os termos, apresentam os antônimos contraditórios, como em casado/solteiro, contrários, como em subir/descer, e os recíprocos, como em
    comprar/vender.
  • ALTERNATIVA (B)
    Antônimo contraditório ocorre quando os significados das unidades se excluem mutuamente. O significado de uma pode ser
    definido como a negação do significado de outra. Portanto, dormir e acordar são sinônimos contraditórios.

  • a) ERRADA - São sinônimos imperfeitos. 

    Sinônimo perfeito é raro de encontrar. São aqueles que possuem sentidos exatamente iguais. Ex: Encontrar e achar.

    Sinônimo imperfeito é o mais comum. São aqueles que possuem sentidos parecidos. Ex: Bonito e lindo.

    b) CERTO

    c) ERRADO - Homônimos são divididos em: Homógrafos, Homófonos e Homônimos Perfeitos. Não conheço nenhum caso de homônimo e sinônimo ao mesmo tempo.

    d) ERRADO - Antônimos graduais são aqueles que existem intermediários entre eles. Ex: Quente e Frio. Existe o "morno" entre eles. Largura e estreiteza são antônimos complementares ou contraditórios. A afirmação de um supõe a negação do outro. 

    e) ERRADO - Eufemismo não é a causa dos tabus linguísticos. A causa dos tabus linguísticos são os preconceitos, medos, e aspectos culturas. O eufemismo é a CONSEQUÊNCIA dos tabus linguísticos. São expressões alternativas que atenuam um tabu linguístico. Ex: Ele entregou a alma a Deus. (Em vez de: Ele morreu)

  • São sinônimas as palavras que apresentam significados semelhantes.
    São antônimas as palavras que apresentam significados opostos.

    Antônimos

     

    Palavras antônimas são palavras que apresentam um significado contrário na representação de uma ideia. Além de contrariedade e oposição, os antônimos podem também estabelecer correlação e complementaridade.

     

    A antonímia é habitualmente estabelecida entre palavras diferentes, com radicais diferentes, mas os antônimos podem ser formados também por prefixos de negação, como: in-, des-, a-. Os antônimos podem ainda ser representados por palavras que já apresentam prefixos cujos significados são contraditórios.

     

    Antônimos com prefixos contraditórios:

    exteriorizar e interiorizar;

    progressão e regressão;

    ascendente e descendente.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: https://www.normaculta.com.br/sinonimos-e-antonimos/


ID
802723
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, com base nas sentenças A, B e C, e, em seguida, assinale a alternativa correta.


A. Vou tomar duas Brahmas hoje.
B. A professora canta como um passarinho.
C. Nosso chefe é uma cobra.

I. Em A, há uma relação de correspondência.

II. Em B, ocorre uma metáfora zoomórfica.

III. Em C, a metáfora é causada por “uma cobra”.

Alternativas
Comentários
  • Tem algo errado com essa questão:

    I - Certo. Metonímia pressupõe correspondência. Troca por um termo que corresponda à
    II - Errado. É uma comparação (metáfora com conectivos)
    III - Certo. Uma metáfora é uma figura de linguagem onde usa-se o sentido figurado representado por uma comparação implícita.

    Seria I e III, e não somente I. :\

  • Eu tambem não entendi. Alguém explica?

  • Wilson,

    Não entendi bem o pôrque da segunda não ser uma metáfora zoomórfica.

    Você disse que se trata de uma metáfora com conectivos, mas por que deixaria de ser zoomórfica?

     

  • Na metáfora não ocorre as expressões "como um", "igual a". Estas são características da comparação. Seria metáfora zoomórfica a expressão: "A professora cantando é um passarinho."

  • A. Vou tomar duas Brahmas hoje. (CORRETO) A letra A se trata de metonímia que é a figura de linguagem que possibilita troca de um termo por outro de mesma similaridade. ​Aqui a palavra Brahmas substitui cervejas. O nome da marca substitui o produto.


    B. A professora canta como um passarinho. (ERRADO) A letra B se trata de comparação. Também chamada de símile. Ela acontece quando é estabelecida entre palavras ou expressões uma relação comparativa explícita, marcada pela presença de termos como “como, assim como, tal como, igual a, que nem”, entre muitos outros.comparação também pode ser feita a partir de verbos, como “parecer” e “assemelhar-se”.


    C. Nosso chefe é uma cobra. (ERRADO) A letra C é metáfora, porém ela é estabelecida pelo verbo de ligação "ser" representado por "é". Tipo de comparação, mas sem os termos comparativos (tal como, como, são como, tanto quanto, etc). Na metáfora, a comparação entre dois elementos está implícita, trazendo uma relação de semelhança entre eles.

     

    GABARITO: LETRA (A)

    FONTE: https://www.figuradelinguagem.com/metonimia/; https://rachacuca.com.br/educacao/portugues/figuras-de-linguagem/


ID
802726
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que os vocábulos são acentuados seguindo a mesma regra, de acordo com a gramática normativa.

Alternativas
Comentários

  •  d) saúde – viúva – Grajaú

    SA - Ú - DE  /  VI - Ú - VA / GRA - JA - Ú

    Todos são hiatos.
  • A. Cajá , Avó - oxítonas terminadas em A,E,O. Imãs- paroxítonas terminadas em ã, ãs.
    B. Viúva- hiato; útil - Paroxítona terminada em PS,R,X,N,L;  júri - paroxítona terminada em I,U.
    C.Vênus - paroxítona terminada em I,U; você,Irecê - oxítonas terminadas em A,E,O.
    D. HIATOS
    E. Cátedra , cálido- proparoxítonas; Fórceps - Paroxítona terminada em PS,R,X,N,L;
  • Ímãs é acentuada sim. Paroxítona terminada em ã(s).
  • gabarito (D)  

    uma das regras especiais dos HIATOS : quando a segunda vogal do hiato for ou u, tônicos, acompanhados ou não de s, haverá acento.
    sa-ú-de   -   vi-ú-va   -   gra-ja-ú
  • d) saúde – viúva – Grajaú -  I e U tônicos formando HIATOS


    e) cátedra - cálido - fórceps - CÁTEDRA e CÁLIDO - Todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.
    FÓRCEPS - Paroxítona terminada em PS. Logo, regras distintas. 


  • Hiatos

    Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh".

    Exemplos:

    sa - í - da, e - go - ís -mo, sa - ú - de

     

    Não se acentuam, portanto, hiatos como os das palavras:

    ju - iz, ra - iz, ru - im, ca - ir

     

    Razão:  -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba.

     

    Observação: cabe esclarecer que existem hiatos acentuados não por serem hiatos, mas por outras razões. Veja os exemplos abaixo:

     

    po-é-ti-co: proparoxítona
    bo-ê-mio: paroxítona terminada em ditongo crescente.
    ja-ó: oxítona terminada em "o".

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono11.php


ID
802729
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a lacuna pode ser preenchida por qualquer uma das formas verbais indicadas entre parênteses, de acordo com a gramática normativa:

Alternativas
Comentários

  • Se o coletivo vier especificado, o verbo pode ficar no singular ou ir para o plural.

    Ex.: A multidão de fãs gritou./ A multidão de fãs gritaram.

    b) Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.) – o verbo fica no singular ou vai para o plural.

    Ex.: A maioria dos alunos foi à excursão./ A maioria dos alunos foram à excursão.



    fonte: http://www.portugues.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html
  • A) Na expressão "cada um" o verbo fica no singular.

    B) Sujeito composto por pessoas diferentes, se houver 1a pessoa o verbo concorda com ela. Se houver 2a e 3a o verbo concorda com a segunda. Na questão havia 1a, 2a e 3a, e as opções Saiu(terceiro singular) e Saímos(primeiro plural) sendo esta e exata.

    C) Nas expressões "um e outro\ nenhum nem outro" o verbo ficará sempre no singular.

    D)  Coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria, etc.), seguida de um substantivo no plural,  o verbo poderá concordar com a EXPRESSÃO PARTITIVA ou com o SUBSTANTIVO no plural.

    E) Na expressão "cada um" o verbo fica no singular.

  • A letra C está correta tbém.

    Pois a expressão nem um nem outro: singular  ou plural, ambas as  formas são corretas.

    Ex.: Nem uma nem outra chegou a tempo.

           Nem uma nem outra chegaram a tempo.

  • Na bibliografia sugerida pela banca está Moderna Gramática Portguesa de Evanildo Bechara. Em relação à regência de nem um...nem outro, segundo o mesmo, o verbo deve estar no singular.

  • Lembre-se de que Substantivo simples constituído de expressão quantitativa + determinante= Concordância se com a expressão quantitativa ou determinante.

    # as 3 expressões mais cobradas ( maioria; minoria; parte)

    A maior parte dos funcionários votou/votaram atual diretor da faculdade

    Letra D

    APMBB


ID
802732
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão 7, considere o trecho abaixo:


“De acordo com pesquisa americana publicada no periódico BMC Public Health, pessoas que acumulam mais de 17 anos de estudo bebem e fumam menos e apresentam um índice de massa corporal (IMC) mais baixo do que aquelas que se dedicam menos à escola.”
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/estudar-tambem-pode-ajudar-saude- do-coracao. Acesso em 14 de março de 2011.


Analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Em “pessoas que acumulam mais de 17 anos de estudo [...]”, o que é um pronome relativo.


II. Em “pessoas que acumulam mais de 17 anos de estudo [...]”, o que introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.


III.Em “aquelas que se dedicam menos à escola.”, o que é uma conjunção integrante.


IV. Em “aquelas que se dedicam menos à escola.”, o que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVAS CORRETAS I E IV.

    I. Em “pessoas que acumulam mais de 17 anos de estudo [...]”, o que é um pronome relativo.
       Em “pessoas AS QUAIS acumulam mais de 17 anos de estudo


    IV. Em “aquelas que se dedicam menos à escola.”, o que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.
         SÓ AS PESSOAS QUE SE DEDICAM MENOS À ESCOLA.


    Espero ter ajudado...
    Bons estudos ;DD

  • São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas. Por exemplo:

     

    O racismo é um sistema que afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros.
    (que afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros = oração subordinada adjetiva).

     

    O pronome relativo "que" refere-se à palavra "sistema" e introduz uma oração subordinada. Diz-se que a palavra "sistema" é antecedente do pronome relativo "que".

     

    Oração subordinada adjetiva restritiva  identifica que a afirmação diz respeito a apenas parte dos elementos do grupo designado pelo pronome relativo. Nesse caso, a oração subordinada não é separada por vírgula.

     

    ex: Os políticos que são corruptos merecem repúdio da população.

     

    Nesse caso estamos falando de um grupo específico de políticos. Subentende-se também que há um outro grupo que não é corrupto.

     

    I. Em “pessoas que acumulam mais de 17 anos de estudo [...]”, o que é um pronome relativo. (CORRETO) O QUE ESTÁ RETOMANDO O SUBSTANTIVO PESSOAS.

     

    IV. Em “aquelas que se dedicam menos à escola.”, o que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva. (CORRETO) O QUE ESTÁ SE REFERINDO A UM GRUPO ESPECÍFICO DE PESSOAS, OU SEJA, RESTRIGINDO AS QUE ESTUDAM E NÃO ESTUDAM.
     

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf51.php; http://clubedoportugues.com.br/restritiva-x-explicativa/


ID
802735
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que todos os itens lexicais tenham passado pelo processo de composição, de acordo com a gramática normativa.

Alternativas
Comentários
  • e) passatempo – boquiaberto – malcriado


    COMPOSIÇÃO

     

    É o processo pelo qual a palavra é formada pela junção de dois ou mais radicais. A composição pode ocorrer de duas formas:

     

    JUSTAPOSIÇÃO e AGLUTINAÇÃO.

     

    JUSTAPOSIÇÃO – quando não há alteração nas palavras e continua a serem faladas (escritas) da mesma forma como eram antes da composição.


    Exemplo: girassol (gira + sol), pé-de-moleque (pé + de + moleque)

     

    AGLUTINAÇÃO – quando há alteração em pelo menos uma das palavras seja na grafia ou na pronúncia.

     

    Exemplo: planalto (plano + alto)



    fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/formacaopalavras001.asp

  • Cognitivamente se analisarmos não há alternativa com essa estrutura....

    Passa + Tempo

    Boca+ Aberta

    Mal+ Criado

  • Galera nem tudo nessa vida tem que ser difícil, vamos simplificar ??
     Existem 4 tipos de Composição que nada mais é do que a formação de uma nova palavra mediante a associação de dois ou mais radicais simples. Vamos lá:

    JUSTAPOSIÇÃO- é caracterizada pela junção de radicais que sozinhos ou não mantém a mesma sonoridade. Como assim ??? Explico !!! Por exemplo na quando dizemos o nome do animal porco-espinho, a sonoridade é a mesma de quando falamos porco ou espinho separadamente não ?

    AGLUTINAÇÃO- diferente da justaposição, aqui a integridade sonora é rompida. Meu Deus... está falando grego! Não, novamente explico !!  Quando falamos por exemplo aguardente na verdade estamos juntando as palavras "água e ardente", como no caso de embora, falamos "em boa hora". Notaram ?? Existe uma certa "maquiagem" para essa soma de radicais soarem melhor.

    COMPOSIÇÃO ERUDITA- é a soma de dois radicais de mesma origem. Como na palavra Biologia, temos o BIO ( GREGO) e LOGIA ( GREGO).

    COMPOSIÇÃO HÍBRIDA-  é a soma de radicais de origens diversas. Como na palavra Sociologia, temos o SÓCIO ( LATIM) E LOGIA ( GREGO).

    No caso da questão, ela pede que o gabarito contenha em todas as palavras composição, sendo:

    GABARITO E: passatempo ( justaposição ) – boquiaberto ( aglutinação ) – malcriado ( justaposição )

    Espero ter ajudado, bons estudos :DD

  • Boca+Aberto não teve perda fonética???????


ID
802744
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as relações entre colonos e jesuítas, no que diz respeito ao uso da mão de obra indígena, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


I. O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas, mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.


II. As relações contrárias aos padres jesuítas por parte dos colonos acentuou-se pelo fato de os lusos acreditarem que os inacianos retardavam o desenvolvimento de suas atividades econômicas ao dificultar o uso da mão de obra indígena.


III. Os jesuítas foram expulsos da Capitania de São Vicente porque os colonos os denunciaram por transformar índios aldeados em escravos da Companhia.

Alternativas
Comentários
  • Significado de Inaciano

    adj (de Inácio, np+ano) 1 Que se refere a Santo Inácio. Diz-se da ordem dos jesuítas ou Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loiola.

  • III (errado) - Os jesuítas foram expulsos da Capitania de São Vicente porque se opunham aos colonos por transformar índios aldeados em escravos da Companhia.

  • I. O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas, mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.

    >>O cativeiro indígena não é sub contexto de uso da mão de obra escrava? como que não conflitava com os interesses dos jesuítas?

    >>Consideraria esta questão errada, pois a primeira parte (O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas)

    >>contradiz com a segunda (mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.)

  • Consideraria a I errada por diversos motivos. Apenas para exemplificar alguns argumentos tanto da coroa quanto dos inacianos, podemos citar quanto à coroa que o uso da mão de obra indígena diminuía o tráfico negreiro, que ela considerava um grande potencial lucrativo, o que não encontrava nos índios por características culturais. Já os jesuítas afirmavam que os índios (também chamados de negros da terra) pareciam crianças, ou "páginas em branco", objetivando assim a conversão religiosa/cultural.

  • Gabarito duvidoso. 

    I - "As duas políticas não se equivaliam";
    As ordens religiosas protegiam os índios por questões missionárias, mas não tinham respeito pela cultura índigena. Já os colonos queriam escravidão pura e simples. 
    Fonte: Boris Fausto

    Observação pessoal.: Não sei se a questão está tratando de um momento inicial onde os Jesuítas ainda não eram contra a escravização de índios, mas que depois por um motivo específico passaram a ser. 
    Não sei de qual fonte eles retiram isso. 

  • Alguém sabe explicar o erro da III?

  • Questão errada

    Como não conflitavam com o interesse da coroa?

    1: os índios não possuía resistência suficiente com o trabalho escravo, pois seu ritmo de vida era de subsistência.

    2: como conheciam a mata, era mais facfá a fuga.

    3: quando começaram a ter contato com os europeus ficavam suscetíveis a doença, visto que, possuíam o sistema imunológico baixo.

    Questão errada.

    Força,foco e fé.

     

  • No Brasil, a Companhia de Jesus esteve atuando entre os anos de 1549 a 1759 quando os jesuítas foram expulsos pelo Marquês de Pombal.

    Os inacianos foram responsáveis por um projeto de longa duração voltado para a catequização do indígena, apoiado a princípio pela coroa portuguesa (no início), exercendo a função de administradores temporais das aldeias. Entretanto, os aldeamentos administrados pelos inacianos, concentravam a mão-de-obra indígena, o que gerou diversos conflitos e revoltas dos colonos contra os jesuítas, os quais resultaram na expulsão dos jesuítas Capitania de São Vicente em 1640.

    Treze anos depois da expulsão, em 1653, os jesuítas puderam retornar às vilas e aldeias da Capitania de São Paulo com a restituição de suas propriedades. Todavia, as tensões entre jesuítas e colonos continuaram e culminaram na expulsão da Companhia de Jesus pelo Marquês de Pombal em 1759.

  • III - Além dos jesuítas, em meados da década de 1760, os mercedários - segunda ordem em importância na Amazônia - foram expulsos da região e tiveram suas propriedades confiscadas. Mas o alvo principal foi a Companhia de Jesus, acusada de formar " um Estado dentro do Estado".

    Boris fausto - História do Brasil, página 111.

  • os jesuitas eram a favor da escravidão? como assim? ate onde eu sei eles eram contra, por mais que utilizassem a mão de obra indigena na exploração das drogas do sertão.

  • Questão esta ERRADA.

    O Item 1 não está correto.

    Gabarito correto seria B.

    um ABÇ

  • 1. O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas

    1 está correta, pois os jesuítas só tiveram oposição da escravidão indígena, mas a primeira parte da 1 fala da mão de obra escrava como um todo.

    , mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.

    Segunda parte da 1 já fala da oposição dos colonos contra os jesuítas, pois os jesuítas não aceitam a escravidão indígena.

  • I – Alternativa incorreta, porque o uso de mão de obra obra escrava pelos colonos conflitava notavelmente com as prescrições jurídicas estabelecidas pela coroa. Devemos lembrar que em 1758, Marquês de Pombal proibiu o trabalho sistemático compulsório indígena. Mesmo o item fazendo uma referência à oposição da ordem inaciana aos colonos, os estabelecimentos da coroa para com a educação indígena e o uso da mão de obra escrava se contrapunha em três âmbitos: Coroa/ Colonos, Coroa/ jesuítas e jesuíta. Trata-se ta escravidão indígena e não negra.

  • Como assim ''não conflitavam''?

  • Como assim ''não conflitavam''?


ID
802747
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O longo período regencial da monarquia brasileira (1831-1840) teve como um dos seus mais caros debates o que girou em torno das ideias e práticas de descentralização e de centralização. Assinale a opção que contém exclusivamente medidas de cunho descentralizador, considerando a expressiva maioria da opinião dos historiadores:

Alternativas
Comentários
  • As reformas do período regencial atingiram dois propósitos, diminuiu o papel do Estado central e organizou a nova formação militar.

    1832- criação dos juízes da paz, do júri e do Habeas Corpus através do Código Criminal de 1932. O juízes de paz eram eleitos na localidade.

  • Em 1832, entrou em vigor o CÓDIGO DE PROCESSO CRIMINAL, que fixou normas para a aplicação do CÓDIGO CRIMINAL de 1830. O código de processo deu MAIORES PODERES AOS JUÍZES DE PAZ, eleitos nas localidades já no reinado de Dom Pedro I, mas que agora podiam, por exemplo, prender e julgar pessoas acusadas de cometer pequenas infrações. Ao mesmo tempo, seguindo o modelo Americano e inglês, o Código de Processo INSTITUIU O JÚRI, para julgar a grande maioria dos crimes, e o HABEAS CORPUS, a ser concedido a pessoas presas ilegalmente, ou cuja liberdade fosse ameaçada.

    Fonte: www.cursocidade.com.br/gabarito-provisorio-esfcex-2011/

  • a) cunho descentralizadorcunho descentralizadorcunho descentralizador

    b) cunho descentralizador - cunho centralizador cunho descentralizador

    c) cunho descentralizadorcunho descentralizadorcunho centralizador

    d) cunho centralizadorcunho descentralizador - cunho centralizador

    e) cunho descentralizadorcunho descentralizadorcunho centralizador

     


ID
802750
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a economia brasileira do século XIX e, em seguida, assinale a opção correta.


I. O desinteresse do sudeste cafeeiro pela escravidão foi uma forte motivação para a extinção do trabalho escravo nas últimas décadas do século XIX.


II. Após 1850, fortaleceu-se um movimento migratório da população escrava, cujo sentido era sobretudo o das fazendas de cana-de-açúcar do norte do país.


III. Apesar da importância do café para o conjunto da economia nacional, nas décadas de 1870 e 1880, mais da metade da população escrava existente nas províncias cafeeiras estava alocada em municípios, cuja produção voltava-se para a economia interna.

Alternativas
Comentários
  • I. O desinteresse do sudeste cafeeiro pela escravidão foi uma forte motivação para a extinção do trabalho escravo nas últimas décadas do século XIX.

     

    (ERRADO) Pois, Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.


    II. Após 1850, fortaleceu-se um movimento migratório da população escrava, cujo sentido era sobretudo o das fazendas de cana-de-açúcar do norte do país.

     

    (ERRADO) A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias. Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação. 


    III. Apesar da importância do café para o conjunto da economia nacional, nas décadas de 1870 e 1880, mais da metade da população escrava existente nas províncias cafeeiras estava alocada em municípios, cuja produção voltava-se para a economia interna. (CORRETO)

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/abolicao.htm


ID
802753
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a transição do trabalho escravo para o livre na região Centro-Oeste do Brasil, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A)   Alternativa incorreta, pois a relação de trabalho advinda da mão de obra livre teve seu modelo capitalista de assalariamento posterior ao tempo/espaço do século XIX, sendo propagado notavelmente durante a primeira república e consolidado no governo Vargas;

    B)   Alternativa incorreta, pois o regime de colonato, terminologia hoje infeliz para tratar da História do Brasil, haja visto seu anacronismo latente, porque o termo é característico do século IV d.c entre a península itálica, onde o trabalhador da terra – colono – e sua família ficavam ligados perpetuamente a terra que cultivavam, gerando um tipo de relação social de produção. O sistema de parcerias foi utilizado com menor ênfase, tendo em vista os elevados juros cobrados sobre as dívidas dos colonos para o tratamento da terra, bem como da produção agrícola que era pouco valorizada;

    C)   Alternativa correta, porque realmente houve o uso do trabalho livre para acompanhar a demanda da economia interna crescente no Brasil;

    D)   Alternativa incorreta, pois como existia um mercado interno crescente e latente no centro oeste, havia considerável déficit de mão de mão de obra, gerando demanda por trabalhadores. Tendo em vista que o ideal econômico liberal da época estava pautado em produzir cada vez mais em menos tempo;

    E)    Alternativa incorreta, pois de uma forma geral a dinâmica econômica ainda se voltava para o mercado interno;

    FONTE: https://www.cursocidade.com.br/historia-gabarito-comentado/


ID
802756
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a passagem da monarquia para a república no Brasil e assinale a opção correta.


I. Uma das importantes motivações para o advento da República no Brasil foi a perspectiva federalista emanada de algumas províncias.


II. Apesar de dividido ideologicamente, o movimento republicano promoveu uma mudança revolucionária quando da instauração da República no Brasil.


III. Pode-se afirmar que a Monarquia foi superada, em grande medida, pela ação unificada do Exército e da Marinha em apoio às camadas agrárias cafeeiras.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: a ( para não assinantes e  para aqueles que foi expirado o plano)

  • I. Uma das importantes motivações para o advento da República no Brasil foi a perspectiva federalista emanada de algumas províncias. 

    (CORRETO) 


    II. Apesar de dividido ideologicamente, o movimento republicano promoveu uma mudança revolucionária quando da instauração da República no Brasil.  

     

    (INCORRETO) Pois não houve uma mudança revolucionária na transição do império para república se manteve os representantes políticos da classe dominante das províncias da epóca do império. 


    III. Pode-se afirmar que a Monarquia foi superada, em grande medida, pela ação unificada do Exército e da Marinha em apoio às camadas agrárias cafeeiras.

     

    (INCORRETO) Pois o Marechal Deodoro da Fonseca tornou-se chefe do governo provisório e algumas dezenas de oficiais foram eleitos para o Congresso Constituinte. Mas eles não constituiam um grupo homogênio. Havia rivalidade entre o Exército e a Marinha, enquanto o Exército tinha sido o artífice do novo regime, a Marinha era vista como ligada a Monarquia.

     

    GAB: LETRA (A)

    FONTE: LIVRO HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO


ID
802759
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a “Política dos Governadores”, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.


I. Fundava-se no princípio do respeito à vontade do voto popular quando da eleição dos governantes dos Estados.


II. Sustentava-se no reconhecimento da legitimidade das maiorias estaduais pelo governo federal e, reciprocamente, no apoio das situações estaduais aos governantes em nível federal.


III. Restaurava, após a curta fase ditatorial dos primeiros anos da República, um regime político plenamente democratizado.

Alternativas
Comentários
  • POLÍTICA DOS GOVERNADORES

     

    Campos Sales concebeu um arranjo conhecido como política dos governadores. Seus objetivos podem ser assim resumidos:

    Reduzir ao máximo as disputas políticas no âmbito de cada estado, prestigiando os grupos mais fortes; chegar a um acordo básico entre a União; pôr fim á hostilidade existente entre o executivo e legislativo, domesticando a escolha dos deputados.

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO


ID
802762
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a política brasileira entre 1930 e 1932, período que antecede à constitucionalização da chamada Revolução de 1930, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A rotação entre São Paulo e Minas se cumpriu com a eleição de Washington Luís, embora washington fosse um "Paulista de Macaé", por ter nascido naquela cidade fluminense.

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: LIVRO HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO

  • Só lembrar da política intervencionista do vargueta.

  • A = Eles queriam acabar com esse política parasitória oligárquica

    C = São Paulo foi derrotado mas nunca que SP foi afastado das esferas do poder central

    D = Leia novamente a A

    E = Tenentismo queria um estado forte e interventor mesmo sendo democrático, Os tenentes não tinham projeto ideológico claro, tendendo à um reformismo ingênuo e à defesa do nacionalismo e da centralização política do poder – pautas que chegaram a receber o apoio das camadas médias urbanas. Pode-se dizer que seu principal objetivo era defender o fim da República Oligárquica.

    B = Estado interventor do vargas metendo o bedelho em tudo o examinador colocou isso de maneira subjetiva na alternativa.

    Letra B.


ID
802765
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Estado Novo, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.


I. A Constituição de 1937 teve como principal característica o predomínio do Poder Executivo sobre as demais instâncias de Poder do Estado.


II. Em relação ao operariado, o Estado Novo procurou anular a sua influência por meio de uma política trabalhista que negava a luta de classes.


III. O Estado Novo surgiu de um golpe forjado pela união ampla das elites econômicas com as político-militares.

Alternativas
Comentários
  • III - ERRADA - Para o golpe de estado em 10 de novembro de 1937, Vargas contou com o apoio de grande parte da população (especialmente classe média com receio do comunismo) e dos militares.

  • não entendi essa questão pois o começo do estado novo de 1937 á 1945 fechou o congresso num golpe de estado e a questão I tá afirmando o predomínio do congresso nacional, a letra correta seria a C.

  • A questão I esta afirmando que o poder ficou centralizado apenas na esfera executiva, que foi o que ocorreu.

  • O Estado Novo foi implatando devido uma "ameaça" comunista no Brasil. Esta ameaça ficou conhecido como plano Cohen.

    O Plano Cohen foi um documento revelado pelo governo brasileiro onde continha um suposto plano para a tomada do poder pelos comunistas. (Fonte: http://www.sohistoria.com.br/ef2/eravargas/p4.php)

    Bons estudos.

  • I. A Constituição de 1937 teve como principal característica o predomínio do Poder Executivo sobre as demais instâncias de Poder do Estado. (CORRETO) 

     

    A Constituição de 1937 foi a 4ª Constituição brasileira e a 3ª do período republicano.Ficou conhecida como a Constituição “Polaca” por ter leis de inspiração fascista, tal qual a Carta Magna polonesa de 1935.Concentra os poderes executivo e legislativo nas mãos do Presidente da República;




    II. Em relação ao operariado, o Estado Novo procurou anular a sua influência por meio de uma política trabalhista que negava a luta de classes. (CORRETO)


    III. O Estado Novo surgiu de um golpe forjado pela união ampla das elites econômicas com as político-militares.(INCORRETO)

     

    No dia 10 de novembro de 1937, tropas da polícia militar cercaram o congresso e impediram a entrada dos congressistas. O ministro da Guerra General Dutra se opusera a que a operação fosse realizada pelo Exército. À noite, Getúlio anunciou uma nova fase política e a entrada em vigor de uma carta constitucional eleaborada por Francisco Campos. Era o inicio do Estado Novo.

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: https://www.sohistoria.com.br/ef2/eravargas/p3_2.php E LIVRO HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO
     


ID
802768
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o processo político da segunda fase de Getúlio Vargas e do Governo JK, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Apesar das amplas liberdades consagradas na Constituição vigente, o direito de greve sofreu considerável restrição, dependendo de autorização judicial para configurar-se como legal.


II. Uma característica importante do período pós-1950, quando da segunda fase de Vargas no poder, foi o retraimento do nacionalismo e do populismo.


III. Durante a década de 1950, parte das atitudes oposicionistas advinha de comandantes militares, cuja ideologia era o anticomunismo de inspiração norte-americana.

Alternativas
Comentários
  • I. Apesar das amplas liberdades consagradas na Constituição vigente, o direito de greve sofreu considerável restrição, dependendo de autorização judicial para configurar-se como legal. (Correto)

    Embora tenha mantido quase todos os direitos trabalhistas das Constituições de 1934 e 1937, a Carta de 1946 não assegurou totalmente o direito à greve, cuja redação foi suficientemente vaga para possibilitar transgressões pelo governo.

     

    II. Uma característica importante do período pós-1950, quando da segunda fase de Vargas no poder, foi o retraimento do nacionalismo e do populismo.  (Errado)

    No primeiro ano de seu governo, Vargas estabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo, a partir de uma campanha de cunho nacionalista que recebeu forte apoio popular. [...] Umas das principais características políticas do período histórico que abrange o segundo governo de Getúlio Vargas até a queda do governo João Goulart, em 1964, foi o "populismo". Por Renato Cancian.

     

    III. Durante a década de 1950, parte das atitudes oposicionistas advinha de comandantes militares, cuja ideologia era o anticomunismo de inspiração norte-americana.  (Correto)

    porque pelo alinhamento claro brasileiro aos E.U.A em plena guerra fria, a ideologia anticomunista de inspiração norte – americana era marcante. Por Curso Cidade.


ID
802771
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a conjuntura da superação dos governos militares entre 1984 e 1985, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Para quem esgotou as questões grátis, Gab:B.

  • Gab.: B

    a) a aprovação da emenda constitucional das eleições diretas possibilitou a livre escolha de Tancredo Neves pela maioria da população brasileira. (ERRADA)

    A emenda das diretas já, também chamada de emenda Dante de Oliveira, não foi aprovada, causando a frustração do povo brasileiro. E Tancredo foi eleito pelo voto indireto, o primeiro presidente eleito pelo voto direto após o Regime Militar foi Fernando Collor de Melo.

    b) a aprovação da emenda constitucional das eleições diretas não foi atingida, pois a oposição não reuniu os dois terços de votos necessários no Congresso Nacional. (CERTA)

    c) um fator decisivo para a não aprovação das eleições diretas para Presidente da República em 1984 foi o declínio numérico e político que a campanha sofreu nos seus momentos finais. (ERRADA)

    A campanha das "Diretas Já" foi a maior mobilização nacional já vista, a maior concentração foi em São Paulo, o dia em que foi contabilizado na Av. Paulista cerca de 1 milhão de pessoas.

    d) o desgaste político do Governo durante as campanhas de rua pelas eleições diretas criou condições para a vitória do candidato oposicionista pelo voto popular em janeiro de 1985. (ERRADA)

    Voto Indireto !

    e) a instauração do Colégio Eleitoral que escolheu o Presidente da República em 1985 foi o resultado das negociações políticas entre Governo e oposição, como forma de evitar uma situação revolucionária no País. (ERRADA)

    A abertura politica foi lenta e gradual! O Arena (governo) virou PDS e lançou Paulo Malluf.... houve então uma derrota do governo pelo próprio sistema que ele havia criado e não uma negociação.

     

    Por Gugu


ID
802774
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F" quando a afirmativa for falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O Brasil, com mais de 8 milhões de km², é o quinto maior país do mundo em extensão territorial contínua.


( ) A grande extensão territorial brasileira o coloca em uma posição favorável às relações com os demais países da América do Sul.


( ) Atualmente o Brasil possui três fusos horários. Comparando os pontos extremos, quando Rio Branco (AC) assinala 10 horas, em Brasília (DF) são 11 horas e no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), 12 horas.


( ) Apesar das suas grandes dimensões, o território brasileiro apresenta uma forma irregular, pois se alarga na porção meridional e se estreita na porção setentrional.

Alternativas
Comentários
  • O Brasil após 2013 passou a ter 4 fusos.

  • isso Justamente, questão desatualizada !

  • Mesmo entendendo que a questão no original está desatualizada por causa do item III, ainda existe reposta no gabarito, qual seja a letra B

  • II - Correto

    III - Incorreto: Atualmente (2018) o Brasil possui quatro fusos horários todos a Oeste do Meridiano de Greenwich.

    IV - Incorreto: Está invertida as ordens da afirmativa, sendo então (as dimensões do Brasil são grandes, mas apresenta uma forma irregular - sendo alargada na porção setentrional e estreitada na porção meridional.

  • Os erros são:

    I - O Brasil é o QUARTO maior do mundo

    IV - alarga na parte setentrional e estreita na parte meridional, o inverso do que afirma a assertiva

     

    OBS: Em 2011 o item III estava correto. Pois em 2008 foi alterado de quatro para três fusos, e posteriormente, em 2013, foi novamente alterado, voltando para quatro fusos. Assim a questão se encontra desatualizada.

  • Quarto maior país?

    1 Rússia

    2 Canadá

    3 China

    4 EUA

    5 Brasil

  • onde que o Brasil é o quarto maior país? que loucura mano...hahahahah

  • Atenção, pessoal!

     

    - O Brasil é o quinto maior em terras descontínuas, mas em terras contínuas é o quarto, passando os EUA.

    - Fuso desatualizado.

     

    Gabarito: B

  • Pessoal, atenção!!! A questão se refere à extensão territorial de terras contínuas. (É o quarto sim). Já em extensão territorial TOTAL, sim é o QUINTO

  • A quarta afirmativa está errada pois o Brasil é uma país continental justamente por se alargar na porção setentrional (norte) e estreitar na porção meridional (sul).

  • ( ) O Brasil, com mais de 8 milhões de km², é o quinto maior país do mundo em extensão territorial contínua.

    O brasil é o 5 > maior pais do mundo com 8.515.767 km² e mais populoso.

    Em extensão territorial continua é o 4 maior pais.

    ( ) A grande extensão territorial brasileira o coloca em uma posição favorável às relações com os demais países da América do Sul.

    Correto

    ( ) Atualmente o Brasil possui três fusos horários. Comparando os pontos extremos, quando Rio Branco (AC) assinala 10 horas, em Brasília (DF) são 11 horas e no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), 12 horas.

    Atualmente o Brasil possui 4 fusos horários devido á sua grande extensão longitudinal

    ( ) Apesar das suas grandes dimensões, o território brasileiro apresenta uma forma irregular, pois se alarga na porção meridional e se estreita na porção setentrional.

    O Território Brasileiro se alarga no Hemisfério norte ou setentrional e se estreita no hemisfério sul /meridional.

    porém a Localização do Brasil a maior parte está no hemisfério sul /meridional (93%)


ID
802777
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, sobre as características do MERCOSUL, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando a afirmativa for falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ). São Parceiros do Brasil no Mercosul: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Venezuela.


( ) O Brasil apresenta vantagens em relação aos outros parceiros, uma vez que sua economia possui grande capacidade instalada para atender o Mercosul.


( ) O Mercosul tem como objetivo integrar política, social e economicamente os países membros, por meio de medidas sócioeducativas, incentivando todos os tipos de trocas possíveis.


( ) O Mercosul tem como objetivo buscar estabelecer uma tarifa externa comum que é, na realidade, um conjunto de tarifas que incidem sobre as importações realizadas pelos países-membros do bloco.

Alternativas
Comentários
  • AFIRMATIVA 1 – Está desatualizada – Paraguai saiu, Venezuela entrou
     
    AFIRMATIVA 3 - Não é um dos objetivos do MERCOSUL as medidas sócio educativas. Vejamos o caso, por exemplo, dos estudantes brasileiros que cursam medicina na Argentina e, ainda, não tem seus diplomas reconhecidos no Brasil, como já divulgado na mídia nacional.
  • O Chile não faz parte do Mercosul

  • (E). São Parceiros do Brasil no Mercosul: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Venezuela. Chile e Venezuela (neste momento, no caso da Venezuela - devido a sua suspensão ocorrida em 2016 - e não no período da questão de 2011) não fazem parte do grupo.

    (C) O Brasil apresenta vantagens em relação aos outros parceiros, uma vez que sua economia possui grande capacidade instalada para atender o Mercosul. 

    (E) O Mercosul tem como objetivo integrar política, social e economicamente os países membros, por meio de medidas sócioeducativas, incentivando todos os tipos de trocas possíveis. Não são medidas socio-educativas e sim ACORDOS ESTABELECIDOS entre os países membros. 

    (C) O Mercosul tem como objetivo buscar estabelecer uma tarifa externa comum que é, na realidade, um conjunto de tarifas que incidem sobre as importações realizadas pelos países-membros do bloco. 

    LETRA C

  • Estados Partes:

    *A República Bolivariana da Venezuela se encontra  de todos os direitos e obrigações inerentes à sua condição de Estado Parte do MERCOSUL.

    **O Estado Plurinacional da Bolívia se encontra atualmente em processo de adesão.

    Fonte: https://www.mercosur.int/pt-br/quem-somos/paises-do-mercosul/


ID
802780
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação à indústria brasileira do século XXI, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • (A) São dependentes de outros setores da economia.

    (B) O capital internacional não foi canalizado para investimentos.

    (C) Apesar dos investimentos no PAC a banca examinadora considerou esta opção falsa. O que de certa forma nós não discor­damos por completo, pois o Governo Federal não iniciou as medidas citadas na opção no século XXI e sim deu continuidade às políticas do século XX.

    (D) Quando se trata de investimento em Ciência e Tecnologia o governo federal arca com cerca de 80%. Entretanto quando fala­mos de investimentos produtivos a carga maior fica com o setor privado. Um exemplo disso foi a medida utilizada pelo governo federal por ocasião da crise de 2009 quando a “única” intervenção foi a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o aumento das vendas no setor automotivo e da chamada indústria branca.

    (E) Os principais pólos tecnológicos foram criados na década de 1950 (ITA e INPE em São José dos Campos - SP). Desde a década de 1980 houve uma desaceleração nos investimentos em Ciência e Tecnologia. Em 2000 os gastos em Ciência e Tecnologia (C&T) corresponderam a 0,7% do PIB nacional (COELHO, Marcos A. TERRA, Lygia. Geografia do Brasil. 5ª Ed. São Paulo). Apesar de a bibliografia não citar tais pólos tecnológicos, sabemos que alguns foram criados com o apoio governamental.
    OBS.: Este item fez parte do vestibular da Universidade Estadual do Piauí (UEPI) e sua resposta foi justamente a letra E.

    FONTE: CURSO IPM
  • UESPI*

    rsrs

  • A letra "E" foi a primeira a descartar, pois os trechos "vários pólos" e tecnologia de ponta" foi um tanto exagerado para um país que em vez de exportar tecnologia é, na verdade, um importador dessa.


ID
802783
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As grandes cidades apresentam uma grande densidade de construções urbanas, especialmente nas suas áreas centrais. Essa concentração de equipamentos urbanos reflete-se na temperatura, correspondendo ao fenômeno denominado:

Alternativas
Comentários
  • Ilha-de-calor - É o nome que se dá para o aumento da temperatura em áreas centrais urbanas em relação às áreas de maior arborização ou circulação de ar ao redor.
     
    (B) Efeito estufa – Os gases presentes em excesso na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), permitem a pas­sagem da luz solar, mas bloqueiam a irradiação do calor da Terra, impedindo-o de voltar ao espaço, podendo provocar o au­mento médio da temperatura da Terra. Algumas previsõesindicam que a temperatura da Terra pode subir 5,8oC no decorrer do século XXI (COELHO, Marcos Amorim. Geografia do Brasil, 2005, Moderna. P. 352.).
     
    (D) Inversão térmica – Trata-se um fenômeno atmosférico comum nos grandes centros urbanos industrializados, principal­mente naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Este processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.

    FONTE: CURSO IPM
  • Gab.: C

     

    efeito estufa ou efeito de estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha (percebida como calor) é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases doefeito estufa ou gases estufa.

     

    Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha(climática).

     

    A Inversão térmica é um fenômeno natural registrado em qualquer parte do planeta, que corresponde à inversão das camadas atmosféricas (em escala local) de forma que o ar frio permanece em baixas altitudes e o ar quente nas camadas mais elevadas. Dessa maneira, ocorre assim, uma desestabilização momentânea da circulação atmosférica e alteração na temperatura.

     

    Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento.


ID
802786
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O setor de transporte brasileiro tem passado por mudanças significativas. Pode-se afirmar que a alternativa que reflete esta mudança é:

Alternativas
Comentários
  • (C) Embora que desde agosto de 1995, a navegação costeira ou de cabotagem deixou de ser monopólio do governo federal, uma vez que o Congresso Nacional aprovou emenda a Constituição Brasileira em 1988 que permite a participação de empresas estrangeiras na navegação costeira e na do interior. A privatização do sistema hidroviário vem se processando paulatinamente por meio do arrendamento das instalações e operações de serviços. Mas não houve mudança significativa. Segundo Marcos Amorim Coelho, 2005 na navegação de longa distância, mesmo com as privatizações, o setor portuário está longe de ser um exemplo de eficiência, tecnologia e informatização.
     
    (E) As privatizações no transporte brasileiro foram mais significativas para o rodoviário do que para qualquer outro meio. Os gasodutos e oleodutos, por exemplo, é uma representação pequena em relação a importância das significativas mudanças ocorridas no transporte rodoviário.

    FONTE: CURSO IPM
  • As rodovias de qualidade são todas privatizadas, quem pega Ponta Grossa a Curitiba passa por 3 pedágios, mas só pista dupla e lisinha.

    Gab: D de Doritos


ID
802789
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a população brasileira, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • (B) Segundo Marcos Amorim Coelho (2005) “os principais fluxos migratórios, que se dirigiam em geral para o Sudeste, cada vez mais dirigem-se às regiões Norte e Centro-Oeste. Entre 1960 e 1999, as maiores taxas de crescimento populacional estavam exatamente nestas regiões.
     
    (D) Como todos sabem, o Brasil ainda carece de vagas de trabalho e infelizmente a industrialização não resolveu esse problema por completo.
     
    (E) Segundo Marcos Amorim Coelho (2005) “o processo de urbanização ganhou intensidade a partir da década de 1950.

    FONTE: CURSO IPM
  • a)     Migração inter-regional: que ocorre de um Estado para outro.

    b)     Migração intra-regional; que ocorre dentro do mesmo Estado.

  • A = O Brasil é considerado um pais populoso , porem pouco povoado

    B = Acredito que o erro seja o local de partida ja que a maioria parte do Nordeste

    D = Hahaha.

    E = 1960-1970 = País urbanizado CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA GERA EXODO RURAL, No Brasil, o êxodo rural ocorreu de forma mais intensa entre 1960 e 1990. Não em 1980 como ela afirma.

    GAB C.

     


ID
802792
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação às fontes de energia no Brasil podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    a) Errado. O consumo de energia na região sudeste é o maior do Brasil, muito acima dos 30% oferecidos na assertiva. Isso se deve a sua intensa produção industrial e de serviços.
    b) Correto. Hoje, a maior parte da produção brasileira é escoada pela malha rodoviária.
    c) Errado. As usinas nucleares do Brasil estão concentradas em Angra dos Reis. Atualmente ocorre a construção da nova usina, sinal indicativo de que o nosso país avança em seu programa nuclear que é exclusivamente direcionado para fins energéticos e não ofensivo.
    d) Errado. O Brasil possuí enorme potencial energético pela matriz hidrelétrica, resultado de um território altamente propício, com rios de planalto sobrando por aí. Todavia, a capacidade produtiva ainda é baixa, dado o grande empenho econômico e estrutural necessário a estas construções.
    e) Errado. Realmente, o carvão mineral é uma importante fonte de energia, porém seus custos de produção e manuseio são altos e altamentes poluentes, fatores que desfavorecem sua larga utilização.


    Bons estudos!
  • (A) A Região Sudeste é a maior produtora e maior consumidora de Energia elétrica. Responsável pelo consumo de mais de 60% da energia consumida no país. A área também concentra 70% do potencial gerador nacional. 

    Fonte: Curso IPM
  • A Região Sudeste é a maior produtora e maior consumidora de Energia elétrica. Responsável pelo consumo de mais de 60% da energia consumida no país. A área também concentra 70% do potencial gerador nacional.

  • Durante o governo do JK ele investiu muito em rodovias para empresas automobilísticas virem para o Brasil. diante disso, os carros de hoje em dia são muito depende do Petróleo, por conta de seus combustíveis. resposta letra B

ID
802795
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação às planícies brasileiras, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    O Brasil possuí um relevo moderado, com aproximadamente 40% do território abaixo dos 200 metros de altitude. As áreas de planície são extensas, porém não ocupam um espaço maior do que o ocupado pelos planaltos. Questão capciosa! Basicamente os planaltos do Brasil são classificados em: Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro. Já as planícies em: Planície Amazônica, Litorânea e Pantanal Mato Grossense.

    Bons Estudos!
  •  
    (A) Segundo a classificação do relevo de Jurandyr L. Ross, as unidades de planalto são em número de onze e abrangem a maior parte do território brasileiro. (COELHO, Marcos A. TERRA, Lygia. Geografia do Brasil. 5ª Ed. São Paulo. Pag. 78)
     
    (B) As unidades das planícies correspondem às áreas de relevo essencialmente plano, formadas pela deposição recente de sedi­mentos de origem marinha, fluvial e lacustre.
     
    (C) Na proposta de Jurandyr L. Ross, as planícies ocupam, relativamente aos planaltos e as depressões, pequena superfície. (COELHO, Marcos A. TERRA, Lygia. Geografia do Brasil. 5ª Ed. São Paulo. Pag. 78)
     
    (D) As unidades das depressões relativas continentais foram geradas por processos erosivos ocorridos no contato das extremi­dades das bacias sedimentares com maciços antigos. Esses processos erosivos originaram os diferentes tipos de depressões existentes no território brasileiro: periféricas, marginais, interplanálticas e outras. (COELHO, Marcos A. TERRA, Lygia. Geografia do Brasil. 5ª Ed. São Paulo. Pag. 78)
     
    (E) Nas planícies o processo de deposição é maior que processo erosivo, por isso é menor o desgaste.

    fonte: curso IPM
  • No BR, quantidade de planaltos > quantidade planícies.


ID
802798
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação às características da divisão das regiões geoeconômicas brasileiras, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


I. É dividida em 3 regiões: Amazônica, Nordeste e Centro-Sul, os critérios dessa divisão seriam os processos socioeconômicos de cada porção do território e de acordo com esse critério, os limites entre essas regiões não obedecem aos limites políticos-administrativos dos estados.


II. Além de considerar os aspectos históricos e socioeconômicos, considera também o conceito de região natural e para facilitar o planejamento regional, assim como as regiões do IBGE, obedecem aos limites político administrativos dos estados.


III. Foram criadas pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, no final do século XX, dividiu o Brasil em três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul, de acordo com o meio técnico - científico informacional que cada uma delas apresentava. Esse critério leva em consideração o desenvolvimento da técnica, da ciência e da informação.

Alternativas
Comentários
  • A divisão das regiões geoeconômicas brasileiras tem como critérios os aspectos naturais e principalmente os socioecômicos. Não obedece aos limites políticos-administrativos dos estados.

  • II - não é o político administrativo

    III - Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger propôs a divisão regional do Brasil em três regiões geoeconômicas ou complexos regionais. Essa divisão tem por base as características histórico-econômicas do Brasil, ou seja, os aspectos da economia e da formação histórica e regional.


ID
802804
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Choose the option that correctly completes the sentence:


As they _________ down the street they _________ Amelia.

Alternativas
Comentários
  • b) were walking – saw

    As they were walking down the street, they saw Amelia.

    Upon venturing the use the present continuous tense in this sentence,  there is a sense of continuation to a given action, which is purported by the idea of walking, an activity which should have lasted some length of time, unlike actions which convey current state. The verb "see" isn't used in the continuous tense, which nullifies the remainder of the options.

    A forma contínua "walking" denota ação contínua. O verbo "see" (ver) não admite declinação para a forma contínua. Dica: em inglês, verbos de sentidos não podem ser usados na forma contínua.
  • PAST CONTINUOUS 
    FORMA:
    SUJEITO + PAST TO BE + VERBO + ING
    VERBO ESTÁTICO = FICA NO PASSADO
    TO SEE (INFITITIVO) = SAW (PAST) na forma irregular


ID
802807
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Choose the alternative that correctly shows the comparative form of the adjectives below:


Good – bad – ill – far – old

Alternativas
Comentários
  • c) better – worse – worse – further – elder

    Good - better
    bad - worse
    ill – worse
    far – further / farther
    old - elder / older

    They're irregular comparative forms for their respective adjectives. Actually, teh novelty here is ill, which is the same as being "feeling bad", which hints ate "worse" being the most fitting comparative form. Further confers a comparative degree to far, although in the United States the preferred form is "farther". There's a difference between elder and older. Older can be used a standalone form,for instance, one might say: there have been many fishmongers here. As of late, two were of notice, one of a rather stark complexion who was about 12 years his peer's senior. The younger fishmonger set out on trip that would turn out the greatest find of his life, while the elder fishmonger decided to halt his daily sallying at the front of an expensive-looking clothes store, looking for a fitting jumpsuit.

    Bad && ill usam o mesmo grau compartivo: worse. far (distant) usa further (UK) ou farther (US). Old é older. Somente se usa elder como immediate modifier: somente antes de substantivos, nunca como complemento nominal ou predicativo do sujeito ou objeto.
  • Good

    Superlative - the best

    Comparative - better than

    Bad

    Superlative - the worst

    Comparative - worse than

    etc

  • Para adjetivos de 1 ou 2 sílabas, acrescentamos er no final do adjetivo.
    Ex: new -newer
    Alguns adjetivos apresentam formas irregulares. 


    São eles: 
    Good- better
    Bad e ill - worse
    far - farther ou further

    O comparativo de superioridade de old - pode ser: older ou elder

    Portanto a alternativa C está correta. 


ID
802810
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Choose the correct alternative:

Alternativas
Comentários
  • b) Do not be impolite.

    a) I like not the test. - I don't like the text

    c) It is important to do not do it. It's important to not do it.

    d) You do not must worry about that. You must not worry about that

    e) Remind her to not to go there again. Remind her to not go there again.

ID
802813
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Choose the option that correctly completes the sentences:


Open the books ___ page 20. There is a mistake ___ line 10. Next week, ___ September 15th, ___ the morning, there will be a test.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão deveria ser anulada, pois possui duas resposta: Letra B e Letra E, apesar de o gabarito apontar como correta a alternativa E.

    1. Open your book to page 3. (American English) 
    2. Open your book at page 3. (British English) 
  • Também é possível dizer "at line" assim como "in line". "At line" se a ênfase for na linha em contraste com o resto da página; em "In line", a ênfase é na linha inteira, sem especificar nenhum ponto específico. Como essa diferença semantica é mínima, é impossível dizer qual está correta sem um contexto muito bem definido: algo que esta questão não tem.

    http://www.usingenglish.com/forum/ask-teacher/9245-lines-line.html

    english.stackexchange.com/questions/78709/at-line-vs-in-line

    There isn't much to iot really, apart from the fact that "in line" and "at line" mean virtually the same thing. "In line" refers to the whole of the line, its area used up on the page, while at line is only used when the speaker pinpoints the exact dot in the line about which he talks. That's all there is to it.
  • Também acho que a questão tem 2 respostas corretas. Segundo o dicionário Oxford de collocations:

    PREP. at (a/the) ~ Open your books at page 14. | in the ~s The murder takes place in the opening pages of the novel. | on a/the ~ The crossword is on the back page. | over the ~ The article continues over the page.

    http://oxforddictionary.so8848.com/search?word=page


ID
802816
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Choose the answer with the verbs that appropriately complete the sentences below.


The children ______________ play outside today because of the rain. As a result, they _________________ stay home and watch TV. If it doesn’t rain tomorrow, they _________________ be able to ride their bikes in the street.

Alternativas
Comentários
  • The children can't play outside today because of the rain. As a result, they should stay home and watch TV. If it doesn’t rain tomorrow, they will be able to ride their bikes in (on) the street.

    The only modal verb that can be used at the beginnig of the incantation is "can"T because, since it's a downpour out there, it's expected that the little vegemites won't want to play outside, else they'll be soaking wet.

ID
802825
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Which alternative best completes the sentence below? (* means no article)


_______ good book is ________ best medicine for ________ loneliness. ,

Alternativas
Comentários
  • c) A - the - *

    A good book is the best medicine for loneliness.

    Um bom livro é o melhor remedio para a solidão. Em inglês, substantivos abstratos geralmente não admitem artigo definido.

    It's common pratice in standard English to not use modifiers for abstract nouns, which includes words such as loneliness, darkness, evil, care etc.
  • Olá, pessoal

    No meu canal, eu gravei um vídeo explicando sobre os artigos.

    https://youtu.be/bIEE7_mCoJk


ID
802828
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Write “T” if the sentence is grammatically correct, and “F” if it is grammatically incorrect. Then choose the alternative with the correct sequence.


( ) Many people are dying in Haiti.
( ) Much of the children are sick and hungry.
( ) There are only a few food to eat.
( ) Not much fresh water is left.
( ) They need lot money to rebuild the country.

Alternativas
Comentários
  • a) T – F – F – T – F

    (T) Many people are dying in Haiti.
    (F) Much (many) of the children are sick and hungry.
    (F) There are (there is) only a few (little) food to eat.
    (T) Not much fresh water is left.
    (F) They need lot (a) money to rebuild the country.
  • Olá, pessoal!!!

    Acabei de fazer um vídeo sobre Quantificadores em inglês

    https://youtu.be/-2aqQw3lQ1E

  • Essas questões só consigo fazer por eliminação

  • Many e Few - substantivos contáveis;

    Much e Little- substantivos incontáveis.


ID
802831
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Complete the text with the missing words, then choose the correct alternative.


________ best friend´s name is Kathy. ________ is ____________ the United States. _________ husband Jack lives with _________ in a beautiful house _________ Berkeley, California. Kathy comes _________Brazil every two years.


Alternativas
Comentários
  • b) My – She – from – Her – her – in – to

    My best friend´s name is Kathy. She is from the United States. her husband Jack lives with her in a beautiful house in Berkeley, California. Kathy comes  to Brazil every two years.
  • Olá, pessoal
    Eu tenho um canal no youtube que dou algumas dicas de Inglês!!!
    Esse vídeo aqui é sobre Pronomes
    https://youtu.be/33P1Rd6GX5k