SóProvas



Prova FADESP - 2019 - Câmara Municipal de Abaetetuba - PA - Administrador


ID
3029110
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei Estadual nº 5887, de 9 de maio de 1995, versa sobre a Política Estadual do Meio Ambiente. Esta Lei trata de um “conjunto de princípios, objetivos, instrumentos de ação, medidas e diretrizes fixadas nesta Lei, para o fim de preservar, conservar, proteger, defender o meio ambiente natural e recuperar e melhorar o meio ambiente antrópico, artificial e do trabalho, atendidas as peculiaridades regionais e locais, em harmonia com o desenvolvimento econômico-social, visando assegurar a qualidade ambiental propícia à vida”.

O capítulo VIII trata do Licenciamento Ambiental. Sobre este instrumento é correto afirmar que

I - a construção, instalação, ampliação, reforma e o funcionamento de empreendimentos e atividades utilizadoras e exploradoras de recursos naturais, considerados efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os capazes de causar significativa degradação ambiental, sob qualquer forma, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental.
II – a licença de Operação é emitida após autorizada a implantação da atividade, de acordo com as especificações constantes do projeto executivo aprovado.
III- o licenciamento de obra ou atividade, comprovadamente considerada efetiva ou potencialmente poluidora ou capaz de causar degradação ambiental, dependerá de avaliação dos impactos ambientais.
IV - é vedada a concessão de licenciamento ambiental antes de efetivadas as exigências acatadas pelo Poder Público, em audiências públicas.

Está (Estão) correta (s) a (s) afirmação (afirmações).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - todas alternativas corretas.

    Respostas encontram-se na Resolução 237/97 do CONAMA (itens I a III) e Resolução CONAMA n.º 009/87 (item IV).

    item I - Resolução 237/97 do CONAMA

    Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições:

    I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

    Item II - Resolução 237/97 do CONAMA

    Art. 8º (...) III - Licença de Operação (LO) - autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

    Item III - Resolução 237/97 do CONAMA

    Art. 3º- A licença ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradação do meio dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual dar-se-á publicidade, garantida a realização de audiências públicas, quando couber, de acordo com a regulamentação.

    Item IV - Resolução CONAMA n.º 009/87

    A audiência pública é facultativa para a concessão de licenciamento ambiental. Todavia, caso ela se mostrar pertinente ao caso concreto, sua não realização acarretará na invalidade da licença.

    Art. 2º, § 2º - No caso de haver solicitação de audiência pública e na hipótese do Órgão Estadual não realizá-la, a licença concedida não terá validade. 

  • Considerei o Item II incompleto

    II- A licença de Operação é emitida após autorizada a implantação da atividade, de acordo com as especificações constantes do projeto executivo aprovado. Após a verificação do efetivo cumprimento das condicionantes ambientais exigidas nas Licenças Prévia e de Instalação.

    Da maneira como foi escrito parece que a LI e LO são emitidas concomitantemente.

  • A Política Estadual do Meio Ambiente do Pará dispõe:

    Capítulo VIII – DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

    Art. 93 – A construção, instalação, ampliação, reforma e funcionamento de empreendimentos e atividades utilizadoras e exploradoras de recursos naturais, considerados efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como, os capazes de causar significativa degradação ambiental, sob qualquer forma, dependerão de prévio licenciamento do órgão ambiental. (item I)

    Parágrafo Único – O licenciamento de que trata o caput desse artigo será precedido de estudos que comprovem, dentre outros requisitos, os seguintes:

    I – os reflexos sócio-econômicos às comunidades locais, considerados os efetivos e comprovados riscos de poluição do meio ambiente e de significativa degradação ambiental, comparados com os benefícios resultantes para a vida e o desenvolvimento material e intelectual da sociedade;

    II – as conseqüências diretas ou indiretas sobre outras atividades praticadas na região, inclusive de subsistência.

    Art. 94 – Para efeito do disposto no artigo anterior, o licenciamento obedecerá às seguintes etapas:

    I – Licença Prévia (LP) – emitida na fase preliminar da atividade, devendo resultar da análise dos requisitos básicos a serem atendidos quanto a sua localização, instalação e operação, observadas as diretrizes do zoneamento ecológico-econômico, sem prejuízo de atendimento ao disposto nos planos de uso e ocupação do solo;

    II – Licença de Instalação (LI) – emitida após a fase anterior, a qual autoriza a implantação da atividade, de acordo com as especificações constantes do projeto executivo aprovado;

    III – Licença de Operação (LO) – emitida após a fase anterior, a qual autoriza a operação da atividade e o funcionamento de seus equipamentos de controle ambiental, de acordo com o previsto nas Licença Prévia e de Instalação. (item II)

    § 1° – A Licença Prévia poderá ser dispensada no caso de ampliação de atividades.

    § 2° – As Licenças Prévia, de Instalação e de Operação, serão expedidas por tempo certo, a ser determinado pelo órgão ambiental, não podendo em nenhum caso ser superior a 5 (cinco) anos.

    § 3° – A Licença de Operação será renovada ao final de cada período de sua validade.

    Art. 95 – Os pedidos de licenciamento e a respectiva concessão ou renovação serão publicados no Diário Oficial do Estado, bem como no jornal de maior circulação local, às expensas do interessado.

    Art. 96 – É vedada a concessão de licenciamento ambiental antes de efetivadas as exigências acatadas pelo Poder Público, em audiências públicas. (item IV)

    Capítulo IX – DA AVALIAÇÃO PRÉVIA DE IMPACTO AMBIENTAL

    Art. 97 – O licenciamento de obra ou atividade, comprovadamente considerada efetiva ou potencialmente poluidora ou capaz de causar degradação ambiental, dependerá de avaliação dos impactos ambientais. (item III)


ID
3029113
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

(http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21)

Este instrumento foi planejado nas esferas global, nacional e local. Sobre a proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos do Programa Agenda 21, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pelo que entendi a resposta correta seria a letra A

    ALTERNATIVA A

    CAPÍTULO 18 DA AGENDA 21

    18.4 Os recursos hídricos transfronteiriços e seu uso são de grande importância para os Estados ribeirinhos. Nesse sentido, a cooperação entre esses Estados pode ser desejável em conformidade com acordos existentes e/ou outros arranjos pertinentes, levando em consideração os interesses de todos os Estados ribeirinhos envolvidos.

    ALTERNATIVA C

    18.57. O objetivo deste programa, no que se refere ao desenvolvimento, é apoiar as possibilidades e esforços dos Governos centrais e locais para sustentar a produtividade e o desenvolvimento nacional por meio de um manejo ambientalmente saudável dos recursos hídricos para uso urbano.

    NA LEI NÃO EXISTE ZONA RURAL.

    Se eu estiver equivocada peço que me corrijam.

  • B - Todos os estados, segundo sua capacidade e disponibilidade de recursos, e por meio de cooperação bilateral ou multilateral, inclusive nas nações unidas e outras organizações pertinentes, QUANDO APROPRIADO, podem implementar as seguintes atividades para melhorar o manejo integrado dos recursos hídricos...


ID
3029116
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O conceito clássico de desenvolvimento sustentável afirma que “É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”
(BRUNDTLAND,1991).

São os componentes de desenvolvimento sustentável os

Alternativas
Comentários
  • Componentes do desenvolvimento sustentável

    O campo do desenvolvimento sustentável pode ser dividido em quatro componentes: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade sociopolítica e a sustentabilidade cultural.

    sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viáveis – capazes de se auto-reproduzir e se adaptar a alterações, para manter a sua variedade biológica. É também a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

    sustentabilidade econômica é um conjunto de medidas e politicas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. O lucro passa a ser também medido através da perspectiva social e ambiental, o que leva à otimização do uso de recursos limitados e à gestão de tecnologias de poupança de materiais e energia. A exploração sustentável dos recursos evita o seu esgotamento.

    sustentabilidade sociopolítica é orientada para o desenvolvimento humano, a estabilidade das instituições públicas e culturais, bem como a redução de conflitos sociais. É um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais.

    Vê o ser humano não como objeto, mas sim como objetivo do desenvolvimento. Ele participa na formação de políticas que o afetam, decide, controla e executa decisões.

    sustentabilidade cultural leva em consideração como os povos encaram os seus recursos naturais, e sobretudo como são construídas e tratadas as relações com outros povos a curto e longo prazo, com vista à criação de um mundo mais sustentável a todos os níveis sociais. A integração das especificidades culturais na concepção, medição e prática do desenvolvimento sustentável é fundamental, uma vez que assegura a participação da população local nos esforços de desenvolvimento.

    FONTE: O que é Desenvolvimento Sustentável. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, ago. 2014. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28588-o-que-e-desenvolvimento-sustentavel/>


ID
3029119
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Sobre a Lei de Crimes Ambientais, é correto afirmar que

I - é caracterizado crime contra a fauna matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, sob pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.
II - considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.
III – é proibido causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, sob pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, ainda que o crime seja culposo.

Está (Estão) correta (s) a (s) afirmação (afirmações).

Alternativas
Comentários
  • III – é proibido causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, sob pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, ainda que o crime seja culposo.

    Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    § 1º Se o crime é culposo:

    Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

    § 2º Se o crime:

    I - tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana;

    II - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população;

    III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade;

    IV - dificultar ou impedir o uso público das praias;

    V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:

    Pena - reclusão, de um a cinco anos.

  • Complementando o comentário do Júlio Carneiro...

    Item I - Art. 29, Lei nº 9.605/98: "Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

    Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa."

    Item II - Art. 42, Decreto nº 6.514/08: "Para os efeitos deste Decreto, considera-se pesca todo ato tendente a extrair, retirar, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos aquáticos e vegetais hidróbios suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora."

     

  • I-ART 29 lei 9.605/98

    II- Art 36 lei 9.605/98

    III-ART 54 e § 1º lei 9.605/98

  • Não entendo como o item III está errado, já que reproduz o enunciado do art. 54 da Lei 9.605/98. Alguém pode me ajudar?

  • Sasuke concurseiro, o erro está no final da alternativa, "sob pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, ainda que o crime seja culposo"

    A lei dispõe que:

    Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

    § 1º Se o crime é culposo:

    Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

  • GAB. Letra B.

    O erro do item III consiste no fato de a pena, em caso culposo, ser: detenção de apenas 6 meses a 1 ano, e multa.

  • Lembre-se, nos crimes culposos a pena normalmente é mais tênue.

  •  A questão exige conhecimento sobre a Lei n. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I - é caracterizado crime contra a fauna matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, sob pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.

    Correto, nos termos do art. 29, da Lei de Crimes Ambientais: Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

    II - considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

    Correto, nos termos do art. 36, da Lei de Crimes Ambientais: Art. 36. Para os efeitos desta Lei, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

    III – é proibido causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, sob pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa, ainda que o crime seja culposo.

    Errado. Se o crime é culposo, a pena é de detenção é de 06 a 1 ano e multa, nos termos do art. 54, § 1º, da Lei de Crimes de Ambientais: Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. § 1º Se o crime é culposo: Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

    Portanto, apenas os itens I e II estão corretos.

    Gabarito: B


ID
3029122
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795/99, “Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.” Sobre a aplicação da Educação Ambiental, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A resposta está no art. 2º da Lei 9795/99:

    Art. 2 - A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

    Gabarito - Letra B


ID
3029125
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As saídas de imigrantes da costa da Líbia rumo à Europa se intensificaram em 2014, quando o conflito no país se agravou. Desde então, mais de 650 mil imigrantes atravessaram o Mar Mediterrâneo. Sobre esses acontecimentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A Líbia é um dos principais pontos de embarque de migrantes que tentam atravessar o mar até a Europa, geralmente em barcos infláveis frágeis oferecidos por contrabandistas.

    ? A Guarda Costeira da Líbia resgatou 14 imigrantes que sobreviveram a um naufrágio de um barco no perto da capital Trípoli, na costa do Mar mediterrâneo, e disse acreditar que outros 100 tenham se afogado.

    Os sobreviventes, que foram levados a Al-Hmidiya, a 25 km a leste de Trípoli, relataram à agência AFP que os corpos de três bebês foram recuperados. Segundo eles, cerca de 120 pessoas estavam a bordo do barco que naufragou a cerca de 6 km da costa. Separadamente, a guarda costeira afirmou que interceptou 200 imigrantes em outros dois barcos perto de Trípoli.

    ? Referência: g1.globo.com/mundo/noticia/guarda-costeira-da-libia-resgata-imigrantes-de-barco-que-afundou-no-mediterraneo.ghtml

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3029128
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Treze governos estaduais reduziram o preço de referência para o ICMS do Diesel, atitude considerada fundamental pelo mercado para que seja ampliado o desconto do preço dos combustíveis nas bombas de abastecimento. O Estado que promoveu maior corte do preço de referência até o mês de julho deste ano foi o do(de)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Treze governos estaduais reduziram o preço de referência para o ICMS do Diesel, o governo paulista (SÃO PAULO) foi o que mais reduziu: r$ 0,374 por litro.

    ? Referência: www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/06/treze-estados-reduzem-preco-de-referencia-para-icms-do-diesel.shtml

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3029131
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em recente acidente na Ásia, empresário bilionário do ramo de tecnologia, Elon Musk, ofereceu seus serviços para ajudar na operação de resgate de 12 meninos e seu treinador de futebol, presos em uma caverna inundada. Este episódio ocorreu no(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Veja quem são os 12 garotos e o técnico de futebol que ficaram presos em caverna na Tailândia;

    ? O resgate do grupo de 12 meninos e um técnico de futebol em uma caverna, na Tailândia, atraiu olhares de todo o mundo. O time entrou na caverna no dia 23 de junho de 2018 e foi encontrado após 9 dias de buscas na caverna Tham Luang. Eles começaram a ser retirados no domingo (8). O último garoto e o técnico foram resgatados nesta terça-feira (10).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3029134
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de julho do corrente ano, o ministro do Trabalho do Governo Temer, Helton Yomura, foi afastado do cargo em nova fase da Operação Registro Espúrio, da Polícia Federal, que investiga a suposta participação do ministro

Alternativas
Comentários
  • "O ministro do Trabalho, Helton Yomura, foi afastado do cargo nesta quinta-feira (5) em nova fase da Operação Registro Espúrio, da Polícia Federal. Agentes da PF também cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de Yomura, no Rio de Janeiro, e no gabinete do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) na Câmara, em Brasília.

    (...)

    A  e investiga uma suposta organização criminosa integrada por políticos e servidores que teria cometido fraudes na concessão de registros de sindicatos pelo ministério. Segundo as investigações, os registros eram concedidos mediante pagamento."

    Fonte: G1


ID
3029137
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Ao longo da história brasileira, percebe-se a baixa densidade de participação de mulheres no Poder Legislativo. Ao todo, dos 513 deputados, somente 10,5% são mulheres. No Senado, dos 81 parlamentares, 16% são mulheres. No intuito de aproximar a paridade entre homens e mulheres nesse setor da vida pública, o Tribunal Superior Eleitoral exige que os partidos políticos cheguem a um percentual mínimo de

Alternativas
Comentários
  • Segundo o artigo 10, §3º da lei 9.504/97 (Lei eleitoral) o número mínimo de candidatos de cada sexo é de 30%.

    Art. 10. Cada partido ou coligação poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 150% (cento e cinquenta por cento) do número de lugares a preencher, salvo: 

    § 3 Do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo.   

    Portanto, gabarito letra D.


ID
3835528
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Empresas bem estruturadas e gerenciadas adotam a filosofia do planejamento estratégico, por considerá-lo de importância fundamental para a longevidade de suas empresas. É uma das características do planejamento estratégico

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D planejamento estratégico / longo prazo

  • Sobre o planejamento estratégico, Chiavenato cita que:

    É o mais amplo e abrange toda a organização. É projetado para o longo prazo. Envolve a empresa de maneira global. Abrange todos os recursos e áreas de atividade, Busca a tingir os objetivos em nível organizacional. (Chiavenato, 2014, Pág 178)

    A) INCORRETA. O planejamento estratégico é elaborado pela cúpula organizacional (presidentes, dirigentes, diretores) ou seja, no nível institucional.

    B) INCORRETA. O planejamento estratégico abrange todas as áreas da organização de uma maneira global e genérica.

    C) INCORRETA. O "apenas" invalidou a questão. Os pontos internos: fraquezas e forças são abordados na análise organizacional interna, porém, deve-se considerar os pontos externos: ameaças e oportunidades.

    D) CORRETA. O planejamento estratégico é projetado para longo prazo. "tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente." (Chiavenato, 2014)

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA "D".

  • D) CORRETA. O planejamento estratégico é projetado para longo prazo. "tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente." (Chiavenato, 2014)

  • GABARITO: LETRA D

    Existem três níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico, o tático e o operacional

    ESTRATÉGICO ↪ Genérico, sintético e abrangente ↪ Longo prazo ↪ Aborda a empresa como uma totalidade.

    ↳ É presente na Alta Administração/ Cúpula/ Institucional.

    ↳ Visão da Empresa.

    ↳ Forte orientação externa.

    • É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização.

    TÁTICO

    • É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização.

    ↪ Menos genérico e mais detalhado que o Estratégico

    ↪ Médio prazo

    ↪Aborda cada departamento, unidade da empresa separadamente.

    ↳ Gerente/ Gerencia.

    ↳ Visão por unidades de negócios ou departamentos.

    ↳ Definições das principais ações por departamentos.

    OPERACIONAL ↪ Detalhado, específico e analítico ↪ Curto prazo ↪ Aborda cada tarefa ou operação.

    • É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica.

    ↳ Visão por tarefas rotineiras.

    ↳ Definições de objetivos e resultados bem específicos.

    MEU RESUMO TIRADO DAS AULAS DO PROFº PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.


ID
3835531
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tão importante quanto o planejamento estratégico é o planejamento operacional, acerca do qual é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

  • A questão quer saber qual item está relacionada ao planejamento do NÍVEL OPERACIONAL de uma organização.

    A) CORRETA. O planejamento operacional é micro-orientado para tarefa, operação ou atividade cotidianas e rotineiras e é feito para duração de curto prazo.

    B) INCORRETA. Preocupa-se não com as metas gerais, mas com a execução das tarefa e as operações específicas e rotineiras que costumam ser micro-orientados. Preocupe-se com a eficiência das operações, de acordo com Idalberto Chiavenato (2014): "Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada(...) regularidade e continuidade que assegurem a utilização plena dos recursos disponíveis e a máxima eficiência das operações". (pág. 515)

    C) INCORRETA. Lida com o cotidiano (vide comentário da assertiva anterior) e o planejamento do nível operacional é feito para ter duração de curto prazo.

    D) INCORRETA. Pelo contrário. as atividades relacionadas ao nível operacional se restringem a aspectos ou partes específicas e rotineiros da organização. Essa visão do todo quem é tida a partir do planejamento estratégico e não do operacional.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA "A".

  • a) OPERACIONAL

    b) ESTRATÉGICO

    c) ESTRATÉGICO

    d) ESTRATÉGICO

  • Letra A

    Planejamento Estratégico = Longo prazo.

    Planejamento Tático = Médio prazo.

    Planejamento Operacional = Curto prazo.

  • GABARITO: LETRA A

    Existem três níveis distintos de planejamento: o planejamento estratégico, o tático e o operacional

    ESTRATÉGICO ↪ Genérico, sintético e abrangente ↪ Longo prazo ↪ Aborda a empresa como uma totalidade.

    ↳ É presente na Alta Administração/ Cúpula/ Institucional.

    ↳ Visão da Empresa.

    ↳ Forte orientação externa.

    • É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização.

    TÁTICO

    • É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização.

    ↪ Menos genérico e mais detalhado que o Estratégico

    ↪ Médio prazo

    ↪Aborda cada departamento, unidade da empresa separadamente.

    ↳ Gerente/ Gerencia.

    ↳ Visão por unidades de negócios ou departamentos.

    ↳ Definições das principais ações por departamentos.

    OPERACIONAL ↪ Detalhado, específico e analítico ↪ Curto prazo ↪ Aborda cada tarefa ou operação.

    • É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica.

    ↳ Visão por tarefas rotineiras.

    ↳ Definições de objetivos e resultados bem específicos.

    MEU RESUMO TIRADO DAS AULAS DO PROFº PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.

  • é voltado para a eficácia na execução das operações, uma vez que a preocupação principal é com o atingimento dos objetivos e metas gerais.

    OPERACIONAL E A PONTA DA LINHA , É VOLTADO A EFICIÊNCIA DE FAZER AS COISAS


ID
3835534
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Um dos instrumentos legais de uso obrigatório por gestores de instituições públicas é a Lei de Diretrizes Orçamentárias, cuja finalidade principal é

Alternativas
Comentários
  • CF 88 - Gabarito letra C

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

  • Letra C

    Sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias):

    -Instrumento de planejamento tático.

    -Compreende METAS + PRIORIDADES.

    -Vigência de mais ou menos 1,5 ano. É de Curto prazo.

    -Orientará a elaboração, aprovação e execução da LOA.

    -Disporá sobre as alterações na legislação tributária.

    -Incluirá as despesas de capital para o exercício financeiro seguinte.

    Fonte: Prof: Anderson Ferreira, Gran Cursos. Erros? Só avisar!!


ID
3835537
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entendido como função administrativa, o controle organizacional é um processo cíclico e interativo que segue quatro etapas, sendo a primeira delas

Alternativas
Comentários
  • GAB:B

  • função de controle é aquela que monitora e compara os resultados com aquilo que foi planejado e faz a correção dos possíveis desvios.

    O processo de controle possui 4 fases/etapas (Chiavenato, 2014):

    1ª ETAPA: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.

     ETAPA: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.

    3ª ETAPA: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.

    4ª ETAPA: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.

    Com base nisso, analisaremos as assertivas:

    A) INCORRETA. Não é uma etapa do controle.

    B) CORRETA. Estabelecer padrões ou critérios de desempenho é a primeira etapa do controle.

    C) INCORRETA. A verificação do desempenho é a segunda etapa (monitora na 2ª para comparar na 3ª)

    D) INCORRETA. A comparação é a 3ª etapa do controle.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA B.

  • Funções administrativas: (PODC – PÓDICÊ)

    Planejamento → estabelecer os objetivos e defini os meios para alcançá-los. Gabarito

    Organização → atribuir responsabilidades. Estabelecer os meios e os recursos.

    Direção → conduzir os trabalhos. Orientar e motivar as pessoas.

    Controle → monitorar e fazer correções necessárias. Avaliação de desempenho.

    → O processo administrativo é cíclico, interativo e dinâmico. [Não é estático]

    → São interdependentes (há uma relação de dependência mútua).

    Gabrito: Letra B


ID
3835540
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Princípios orçamentários são procedimentos adotados e exigidos pelo setor público que refletem o processo político e as práticas consagradas de contabilidade pública. Eles também visam a um controle mais efetivo da sociedade sobre seus representantes. O princípio segundo o qual “o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado” corresponde ao princípio da

Alternativas
Comentários
  • ☆Gabarito:letra A☆

    Segundo este Princípio da UNIVERSALIDADE a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e as despesas de todos os Poderes,órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público. Este princípio é mencionado no caput doart. 2º da Lei nº 4.320, de 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da CF.

  • De acordo com o princípio da universalidade, o orçamento deve conter todas as Receitas e Despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta. Assim:

    a) Este princípio possibilita conhecer a priori todas as Receitas e Despesas do governo e dar prévia autorização para respectiva arrecadação e realização;

    b) Impedir ao Executivo a realização de qualquer operação de Receitas e de Despesas sem prévia autorização Legislativa;

    c) Conhecer o exato volume global das Despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrança de tributos estritamente necessários para atendê-las.

  • Vamos analisar a questão.


    A questão trata de PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS, especificamente sobre Princípio da Universalidade.


    Observe o item 2.2, pág. 29 do MCASP:


    2.2. UNIVERSALIDADE

    Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público".


    Além dessa norma, o Princípio da Universalidade também encontra-se na Lei nº 4.320/64. Seguem os dispositivos:


    “Art. 2° - A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.


    Art. 3º - A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.


    Art. 4º - A Lei de Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar, observado o disposto no artigo 2°".


    Portanto, a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas daquele ente, de acordo com o Princípio da Universalidade, sendo a alternativa A o gabarito.

     

    Principais características de outros princípios:


    - Clareza: O orçamento público deve ser feito de forma clara e compreensível para que as pessoas possam entendê-lo;


    - Especificação ou Discriminação: A Lei de Orçamento não consignará dotações globais;


    - Programação: o orçamento público deve ser estruturado em programas.



    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
3835543
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A distribuição física de materiais está relacionada ao processamento de pedidos, do transporte, da estocagem de produtos acabados e da armazenagem dos produtos finais da empresa. Neste sentido, a distribuição de materiais

Alternativas
Comentários
  • cobre todas as atividades que vão desde a saída do produto acabado da fábrica até a entrega final no cliente.

  • A distribuição física envolve a entrega do produto ao cliente final, seja ele o consumidor, o varejista ou atacadista (DIAS, 2008). É a atividade responsável pelos produtos a partir da sua saída da linha de produção até a entrega do produto no destino.

  • GABARITO:C.

    Distribuição é a atividade por meio da qual a empresa efetua as entregas de seus produtos, estando, por consequência, intimamente ligada à movimentação (interna, feita com equipamentos) e ao transporte (externo).


ID
3835546
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das funções básicas do administrador é organizar. Em decorrência, surgem as organizações que se tornam factíveis e viáveis por meio de uma estrutura organizacional. Assim, pode-se dizer que a estrutura organizacional é

Alternativas
Comentários
  • GAB:E

  • estrutura organizacional é responsável por definir como as tarefas serão formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas


ID
3835549
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

É ponto pacífico que a gestão eficiente dos recursos humanos da organização é o diferencial que melhor a caracteriza. Para tanto, é imprescindível avaliar os cargos e as pessoas, buscando adequá-los de modo a maximizar o ajuste entre as aptidões e características do indivíduo e as exigências do cargo. O processo de escolher alguns candidatos e rejeitar outros é definido como

Alternativas
Comentários
  •  Seleção nas organizações é uma escolha do candidato com os melhores conhecimentos e habilidades para desempenhar determinadas tarefas dentre todos os candidatos recrutados por meio de técnicas de análise, avaliação e comparação de dados

  • Recrutamento - ATRAIR

    Seleção - ESCOLHER

  • A questão exige que o candidato tenha conhecimentos sobre o processo utilizado para selecionar as pessoas que trabalharão nas organizações. Falaremos sobre isso ao analisar as alternativas apresentadas.

    A - INCORRETA. Contratação é um acordo feito entre uma parte e outra. É o resultado natural do processo de recrutamento e seleção.

    B - CORRETA. Seleção é o resultado do processo de recrutamento de pessoal. Como assim? Bem, ao passo que o processo de recrutamento é a forma como a organização diz que tem vagas disponíveis a serem ocupadas, o processo de seleção consiste em escolher o candidato que melhor atende aos critérios por ela exigidos. Esse processo de seleção, ou escolha, se dá após a avaliação daqueles que se apresentaram à organização.

    C - INCORRETA. Capacitação envolve preparar alguém para poder desenvolver determinadas atividades com maior grau de autonomia, criando, assim, competências e ensinando habilidades que serão usadas para o desempenho das atividades. Ou seja, é ensinar a partir do zero.

    D - INCORRETA. Treinamento, diferentemente da capacitação, envolve potencializar um conhecimento, habilidade ou comportamento que já existe, mas que pode ser aperfeiçoado. Ou seja, é fazer melhor a partir do que já sabe realizar.

    Após analisar as alternativas apresentadas, podemos concluir que o enunciado se referia ao processo de seleção. Portanto,

    GABARITO: B

  • Colocação = aprovar

    Seleção = aprovar ou rejeitar

    Classificação = aprovar ou rejeitar

  • GAB B

    O RECRUTAMENTO é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados interna ou externamente à organização.

    A SELEÇÃO trata-se de escolher o melhor candidato para um determinado cargo ou empresa. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3835552
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Marketing é, antes de mais nada, uma maneira de ver o mundo dos mercados e dos negócios. Consequentemente, ele

Alternativas
Comentários
  • GAB:A

  • GAB:A

  • GAB:A


ID
3835555
Banca
FADESP
Órgão
Câmara Municipal de Abaetetuba - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja pública ou privada. A força dos líderes é o que distingue a organização vitoriosa e o que ela representa. Define-se liderança como

Alternativas
Comentários
  • Liderança = influência.

  • A liderança é um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Ela é definida como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. (Chiavenato)

  • GAB:C