SóProvas



Prova FCC - 2011 - SME - SP - Coordenador Pedagógico


ID
2588383
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução CNE/CEB nº 07/2010 fixou as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. São diretrizes desta Resolução:


I. A Educação de Jovens e Adultos no 1º ciclo do Ensino Fundamental se estendeu tal como no 1º ciclo do Ensino Fundamental regular que tem a duração de 5 anos, a idade mínima para ingresso em cursos de EJA e para a realização de exames de conclusão de EJA será de 15 anos completos, sendo que a oferta de cursos de Educação de Jovens e Adultos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, será presencial. 

II. A educação de qualidade prevista nas diretrizes se define por ser, antes de tudo: relevante, pertinente e equitativa, ou seja, promove aprendizagens significativas, permite atender diferentes necessidades e características dos estudantes e oferece tratamento igual para todos garantindo a igualdade de direito à educação. 

III. O currículo do Ensino Fundamental com 9 (nove) anos de duração passa a exigir a estruturação de um projeto educativo coerente, articulado e integrado, de acordo com os modos de ser e de se desenvolver das crianças e adolescentes nos diferentes contextos sociais; os ciclos e outras formas de organização serão compreendidos como interdependentes e articulados entre si, ao longo dos 9 (nove) anos. 

IV. As escolas deverão formular o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e elaborar o regimento escolar de acordo com a proposta do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, de modo participativo e democrático; o PPP e o regimento escolar devem prever espaço e tempo para que os profissionais da escola e, em especial, os professores, possam participar de reuniões de trabalho coletivo, formação continuada e outros. 

V. Além de empenhar-se na promoção de uma cultura escolar acolhedora e respeitosa, contribuindo para efetivar a inclusão escolar e o direito de todos à educação, a implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola deve assumir o cuidar e o educar como funções indissociáveis da escola, levando a ações integradas que busquem articular-se no interior da escola e com outros recursos externos a ela. 


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

    RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRODE 2010 (*)

    Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

    Assertiva I - Errada

    Art. 46 A oferta de cursos de Educação de Jovens e Adultos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, será presencial e a sua duração ficará a critério de cada sistema de ensino, nos termos do Parecer CNE/CEB nº 29/2006, tal como remete o Parecer CNE/CEB nº 6/2010 e a Resolução CNE/CEB nº 3/2010. Nos anos finais, ou seja, do 6º ano ao 9º ano, os cursos poderão ser presenciais ou a distância, devidamente credenciados, e terão 1.600 (mil e seiscentas) horas de duração.

    Assertiva II - Errada

    Art. 5º O direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior destas Diretrizes. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais. 

    § 2º A educação de qualidade, como um direito fundamental, é, antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa.

    I – A relevância reporta-se à promoção de aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais e de desenvolvimento pessoal.

    II – A pertinência refere-se à possibilidade de atender às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes capacidades e interesses.

    III – A equidade alude à importância de tratar de forma diferenciada o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter desenvolvimento e aprendizagens equiparáveis, assegurando a todos a igualdade de direito à educação.

     

  • Gabarito A

    Assertiva I -> O curso poderá ser presencial ou a distância.

    Assertiva II -> é tratar de forma DIFERENCIADA e não IGUAL.


ID
2588389
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia

A expressão racismo institucional, utilizada em Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagem para a Educação Étnico-Racial se refere 

Alternativas
Comentários
  • Racismo institucional é qualquer sistema de desigualdade que se baseia em raça que pode ocorrer em instituições como órgãos públicos governamentais, corporações empresariais privadas e universidades (públicas ou privadas).[1] O termo foi introduzido pelos ativistas Stokely Carmichael e Charles V. Hamilton do movimento Black Power no final de 1960.[2] A definição dada por William Macpherson em seu relatório sobre o assassinato de Stephen Lawrence[3] é "o fracasso coletivo de uma organização em fornecer um serviço adequado e profissional às pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem étnica". Wikipedia

  • Concordo discordando 


ID
2588392
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os pressupostos que mudaram substancialmente o conceito de deficiência intelectual e, por conseguinte, as proposições pedagógicas de atuação na escola é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a)

    As funções superiores diferentemente das inferiores, no seu desenvolvimento, são subordinadas às regularidades históricas. 

    "A palavra história (psicologia histórica) para mim significa duas coisas: 1) abordagem dialética geral das coisas – neste sentido qualquer coisa tem sua história (...); 2) história no próprio sentido, isto é, a história do homem. Primeira história – materialismo dialético, a segunda – materialismo histórico. As funções superiores, diferentemente das inferiores, no seu desenvolvimento, são subordinadas às regularidades históricas (...). Toda a peculiaridade do psiquismo do homem está em que nele são unidas (síntese) uma e outra história... (2000, p. 23) VIGOTSKY. MANUSCRITO 1929.

    CORRETA.

     b)

    A complexidade das estruturas humanas é um processo em que na história individual e na história social, o biológico desaparece por ser incorporado na história. (ERRO)

    ERRADA

     c)

    O que decide o destino da personalidade, em última instância, não é o defeito em si, senão suas consequências sociais, sua realização sociopsicológica.

    Vygotsky (1997, p. 44), ao centrar seu trabalho na análise das ações que estavam além da descrição das características físicas e biológicas, afirma: “o que decide o destino da personalidade, em última instância, não é o defeito em si, senão suas consequências sociais, sua realização sócio-psicológica” Apud.: FREITAS et. al. 2013.

    CORRETA

     d)

    O aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados e combinados sendo necessário determinar pelo menos dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial.

    Para Vygotsky e seus colaboradores (VYGOTSKY, LURIA E LEONTIEV,1988; LURIA, LEONTIEV E VYGOTSKY, 1991; LURIA, 1992; VYGOTSKY, 1998,1999), o aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados e combinados. Postulam a necessidade de determinar pelo menos dois níveis de desenvolvimento2 : o nível de desenvolvimento efetivo, isto é, o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança, que resulta de ciclos de desenvolvimento já estabelecidos, ou seja, o que a criança consegue fazer com autonomia; e o nível de desenvolvimento potencial, o que a criança é capaz de fazer com ajuda. OLIVEIRA, 2007.

    CORRETA

     e)

    Paralelamente às características negativas de uma criança defeituosa, é necessário também criar suas características positivas. 

    Vygotsky e Luria (1996, p. 220) demonstram que “[...] paralelamente às ‘características negativas’ de uma criança defeituosa, é necessário também criar suas ‘características positivas”. Para os referidos autores, o que ocorre é um ocorre a compensação do “defeito”. No correr da experiência, a criança aprende a compensar suas deficiências naturais; com base no comportamento natural e defeituoso, técnicas e habilidades culturais passam a existir, desestimulando e compensando o defeito. OLIVEIRA, et. al.

    CORRETA.

    TODAS AS ASSERTIVAS CORRETAS FORAM RETIRADAS DE ESTUDOS DE VIGOSTKY DE FORMA LITERAL. 

  • Questões assim exige atenção dobrada...


ID
2588395
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando o previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental quanto à avaliação dos alunos e o Referencial sobre avaliação da aprendizagem na área da deficiência intelectual no âmbito da SME − RAADI, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2588398
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista o crescimento do atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, na última década, e as recomendações dos procedimentos avaliativos para uma inclusão com qualidade, considere: 


I. O atendimento desses alunos em classe comum pode representar sua exclusão sempre que a avaliação não for usada para promover a aprendizagem e partir das condições próprias de cada aluno.

II. A tomada de decisões sobre como proceder para acompanhar o processo de escolarização e avaliar os alunos com necessidades educacionais especiais em atendimento na classe comum é responsabilidade primeira do coordenador e depois dos professores da classe comum. 

III. Segundo a Declaração de Salamanca de 1994 (BRASIL, 1997), o principio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter (...). 

IV. Escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, organizando as turmas por estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de um currículo e avaliação apropriados a cada turma.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. O atendimento desses alunos em classe comum pode representar sua exclusão sempre que a avaliação não for usada para promover a aprendizagem e partir das condições próprias de cada aluno.

    III. Segundo a Declaração de Salamanca de 1994 (BRASIL, 1997), o principio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter (...).


ID
2588401
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Mônica Thurler estuda os estabelecimentos escolares que conseguem inscrever a inovação em um processo de projeto realista e criar as condições necessárias para alcançar seus objetivos. Segundo a autora, alguns dos elementos que possibilitam a existência de estabelecimentos escolares em projeto são:

I. A presença de indivíduos que lutam contra a desmotivação, voltando-se para o futuro e fixando-se em metas coletivas.

II. A crença de que é possível trazer solução para todos os problemas que a escola enfrenta.

III. O tipo de relações que o estabelecimento tem com os pais e com o bairro onde está localizado.

IV. A existência de um sentimento de continuidade, de permanência, o que remete a uma construção da identidade do estabelecimento escolar.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. A presença de indivíduos que lutam contra a desmotivação, voltando-se para o futuro e fixando-se em metas coletivas.

    II. A crença de que é possível trazer solução para todos os problemas que a escola enfrenta. Errada

    III. O tipo de relações que o estabelecimento tem com os pais e com o bairro onde está localizado.

    IV. A existência de um sentimento de continuidade, de permanência, o que remete a uma construção da identidade do estabelecimento escolar.


ID
2588404
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o trabalho em equipe em Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza, Perrenoud afirma que:

I. O trabalho de equipe não concerne somente aos professores; envolve também a equipe técnica, pois modifica o funcionamento da escola e as relações de poder em seu interior.

II. Num contexto de maior autonomia das escolas o trabalho em equipe não apenas é desejável, mas uma necessidade.

III. Na atualidade há o enfrentamento de duas tendências: a da profissionalização do ofício do professor e a da proletarização da profissão. Em ambas estão presentes as mesmas implicações para o trabalho em equipe.

IV. O trabalho em equipe permite uma divisão do trabalho do tipo team teaching de alta intensidade e baixa extensão, garantindo as condições de ampla autonomia pedagógica de cada professor.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • D

    I e II.


ID
2588407
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Perrenoud utiliza o conceito de habitus para explicar parte das nossas ações inconscientes. Sobre os mecanismos de formação apresentados pelo autor que podem favorecer a tomada de consciência e as transformações do habitus profissional é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    Estimular alunos a produzirem sistematicamente avaliações ou análises de seu professor, e apresentá-las em encontros de formação podem favorecer a transformação de hábitos indesejáveis nos professores. 


ID
2588410
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A análise crítica que Selma G. Pimenta faz sobre o conceito de professor reflexivo e professor pesquisador conclui que

Alternativas
Comentários
  • a análise crítica contextualizada do conceito permite superar as suas limitações, afirmando-o como um conceito político-epistemológico e subsidia a proposta de superar-se a identidade necessária dos professores de reflexivos para a de intelectuais críticos e reflexivos.

  • E

    a análise crítica contextualizada do conceito permite superar as suas limitações, afirmando-o como um conceito político-epistemológico e subsidia a proposta de superar-se a identidade necessária dos professores de reflexivos para a de intelectuais críticos e reflexivos.


ID
2588413
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Hoffmann afirma que as notas/conceitos ou as fichas de avaliação conceituais, embora representem uma escala de valor implícita (9 em 10 é muito bom resultado, por exemplo), pouco esclarecem sobre o processo vivido. Não revelam o que professores conhecem de cada aluno nem como agem frente a isso. Diante do problema, Hoffmann defende a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • Marquei letra C e errei e com leitura mais detalhada verifiquei que o erro pode estar na passagem "durante aplicação de tarefas parciais"

  • Eu também quase vou na c, porém, ao ler a resposta, pude observar na opção c, um termo que remete ao "retrato" do aluno na avaliação formativa e não é bem esse o proposito da avaliação formativa, tal avaliação, entende o ato educativo em formação contínua e não retrata a situação da aprendizagem


ID
2588416
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Romualdo P. de Oliveira, ao afirmar que é exatamente essa fissura, comum nas nossas vidas, mas também muito presente no ambiente escolar, entre o que dizemos que deveríamos fazer e o que efetivamente fazemos que talvez torne a escola um ambiente de angústia, estava se referindo à

Alternativas
Comentários
  • realização do projeto pedagógico da escola


ID
2588419
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Pierre Lévy utiliza-se da metáfora do dilúvio para descrever a velocidade de transformação das tecnologias de comunicação e informação que permitiram o surgimento da cibercultura e a correlata mutação contemporânea da relação com o saber; Coll, por sua vez, destaca aspectos dessa transformação recuperando outras metáforas. Tomando a metáfora do dilúvio e tendo em vista que as considerações dos dois autores expressam consequências desse dilúvio no âmbito do trabalho pedagógico na escola, pode-se afirmar que:

I. Com as novas tecnologias tornou-se possível atender grande número estudantes com menor número de professores, por meio da utilização de materiais que superaram a capacidade dos professores em diversos aspectos.

II. Há uma abundância de informações disponíveis assim como estão facilitados os meios para acessá-las, no entanto, este cenário não promove diretamente maior apropriação de conhecimentos.

III. A escola deixa de ser o único espaço onde ocorre a transmissão do conhecimento, sendo necessário reconhecer as aprendizagens construídas em atividades sociais e profissionais e assumir o papel de orientadora dos percursos individuais no saber.

IV. O desafio do trabalho pedagógico da escola na criação de espaços e tempos para reflexão e construção de sentidos para os conhecimentos escolares e não escolares presentes em seu ambiente.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • B

    II, III e IV, apenas.


ID
2588422
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Maria Inês de Matos Coelho abordando o sentido das reformas de ensino e as políticas educacionais na contemporaneidade considera que

Alternativas

ID
2588425
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Delia Lerner, ao narrar o percurso de processos de capacitação de professores para o ensino da leitura e da escrita, conclui que duas condições parecem ser necessárias para torná-los fecundos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

  • Que o capacitor se esforce para entender os problemas apresentados pelos professores, as razões de pensarem como pensam e decidir o que decidem, assim como para fazer com que os professores se sintam autorizados a atuar de forma autônoma, tendo razões próprias para tomar e assumir decisões.


ID
2588428
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cesar Coll, revendo as investigações científicas sobre a importância da interação entre os alunos para a aprendizagem escolar, identifica como marco teórico de referência comum, a conexão entre interação e aprendizagem afirmando que a interação social

Alternativas
Comentários
  • c) favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e a aquisição de conteúdos escolares, graças a um processo de reorganização cognitiva provocado pelo surgimento de conflitos e por sua superação. 


ID
2588431
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marta Kohl de Oliveira identifica uma lacuna das teorias do desenvolvimento sobre a condição de não-crianças que caracteriza os adultos. De acordo com a reflexão da autora, são aspectos relevantes para o trabalho pedagógico da escola em programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) considerar que:

I. A idade adulta é um período de estabilidade e ausência de mudanças, portanto uma etapa marginal do desenvolvimento.

II. Os adultos da EJA são pessoas amadurecidas e já engajadas em práticas sociais amalgamadas de experiências, saberes e responsabilidades.

III. Os adultos da EJA são portadores de uma rica cultura que não demanda intervenção educativa.

IV. Os adultos da EJA foram excluídos da escola e faz-se necessário abandonar suposições do trabalho escolar inadequadas para o desenvolvimento de suas aprendizagens.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • D

    II e IV.


ID
2588434
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luiz Carlos de Freitas, a lógica à qual se contrapõe a organização da escola em ciclos é

Alternativas

ID
2588437
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Maria Fani Scheibel e Silvana Lehenbauer defendem a ideia de que a internalização dos sistemas de signos (linguagem, escrita, matemática) produzidos culturalmente provoca mudanças cruciais no comportamento humano. As autoras, ao investigarem uma amostra de alunos alfabetizados e não alfabetizados da EJA, concluem que

Alternativas

ID
2588440
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Baseado em Alarcão e tendo em vista as atribuições do cargo de Coordenador Pedagógico, a ação do Coordenador Pedagógico concorre para a construção e ampliação do conhecimento profissional no contexto de uma escola reflexiva quando

Alternativas

ID
2588443
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Maria Carmen Barbosa, o espaço físico da escola na educação infantil pode operar favorecendo a construção das estruturas cognitivas e subjetivas das crianças quando

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra D

  • desafiante?

  • propicia a criação de ambientes ricos e desafiantes, a organização de ambientes variados e a variação de um mesmo ambiente, possibilitando diversificar as rotinas e a oferta de vivências e experiências diferenciadas que ampliem a capacidade de aprender, de expressar sentimentos e pensamentos.


ID
2588446
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Relativamente aos ritmos biológicos e sociais e associando a eles a prática da seriação nas instituições de educação infantil, Maria Carmen Barbosa destaca como uma característica de instituições brasileiras pesquisadas:

Alternativas
Comentários
  • a tentativa de realizar a separação entre os atos biológicos e culturais nas rotinas para crianças menores (berçário e maternal), sendo que muitas vezes o profissional que cuida do corpo é diferente daquele que cuida da cabeça.


ID
2588449
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Experiências de estágio com crianças pequenas (bebês) narradas por Andressa Celis Souza e Vanilda Weiss revelam o impacto sentido ao experimentar a docência na educação infantil. A síntese das reflexões produzidas pelas estagiárias aponta como aspectos relevantes

Alternativas

ID
2588452
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao narrar o processo de planejamento das ações a serem realizadas com pequenos grupos durante o estágio na creche e o processo de reflexão a partir dos registros da ação, Cristina Dias Rosa e Elisandra Silva Lopes destacaram como aspectos de dificuldade ou desafio para tomar decisões durante o trabalho, o grau de diretividade/mediação do professor e o controle do tempo sobre as experiências propostas às crianças em cada experiência e constataram que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO letra C

  • além da necessidade de experimentar realizar a atividade mais vezes e aprender com elas, que o espaço, sua organização e o apoio de uma equipe de profissionais são imprescindíveis.


ID
2588455
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Zilma Ramos de Oliveira, o desenvolvimento da motricidade envolve a

Alternativas
Comentários
  • maturação do sistema nervoso, a interação com o ambiente em situações cotidianas, o movimento do corpo no espaço e a manipulação de objetos.


ID
2588458
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Zilma Ramos de Oliveira, destaca como a prática educativa mais importante para promover oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, tendo em vista a relação entre linguagem e pensamento no desenvolvimento da cognição

Alternativas
Comentários
  • A interação social.


ID
2588461
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Anna Camps ao narrar o modelo de etapas no ensino da composição escrita, sumaria:

Alternativas
Comentários
  • A

    A finalidade era oferecer aos aprendizes pautas e estratégias para levar a cabo de forma adequada os subprocessos de planejamento da escrita e revisão.


ID
2588464
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao investigar o ensino da língua escrita na escola, na modalidade trabalho por projetos, Ana Camps apresenta como elementos comuns: preparação, realização e avaliação. Sobre o trabalho por projetos, é correto afirmar que

I. as interações verbais entre os alunos e deles com o professor contribuem para o processo autônomo de redação.

II. textos para serem imitados devem estar disponíveis para a utilização dos alunos, pois são ajuda importante na construção textual.

III. há necessidade de arbitrar instrumentos que ajudem o aluno a tomar consciência de suas aprendizagens e dificuldades e a procurar caminhos para resolvê-las.

IV. há necessidade de estabelecer os parâmetros da situação discursiva: o que se vai escrever, com qual intenção, quem serão os destinatários, etc.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. as interações verbais entre os alunos e deles com o professor contribuem para o processo autônomo de redação.

    II. textos para serem imitados devem estar disponíveis para a utilização dos alunos, pois são ajuda importante na construção textual.

    III. há necessidade de arbitrar instrumentos que ajudem o aluno a tomar consciência de suas aprendizagens e dificuldades e a procurar caminhos para resolvê-las.

    IV. há necessidade de estabelecer os parâmetros da situação discursiva: o que se vai escrever, com qual intenção, quem serão os destinatários, etc.


ID
2588467
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Emília Ferreiro, ao se referir à intervenção adequada à natureza do processo de aprendizagem da língua escrita, indica a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

  • Professor = mediador

  • Essencialmente, Ferreiro defende que a intervenção adequada à natureza do processo de aprendizagem da língua escrita indica a necessidade de perguntar-se sobre as práticas através das quais a criança é introduzida na língua escrita e como se apresenta este objeto no contexto escolar. Nesta aula não trabalharemos as especificidades da teoria de Emilia Ferreiro, pois – sempre que houver necessidade – trataremos desses pormenores em aula específica. Para o momento, saiba que as demais alternativas não estão tecnicamente em conformidade com o pensamento da autora.

    GABARITO: alternativa “C”


ID
2588470
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tratando das relações entre a representação da linguagem e o processo de alfabetização, Emília Ferreiro destaca algumas implicações pedagógicas da situação de confronto entre as convicções do adulto (professor) e a posição da criança no processo de aprendizagem da escrita. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Lembrança boa da graduação.

    Ao tratar como ininteligível as primeiras produções escritas da criança, o adulto estará desvalorizando seus esforços para compreender as leis do sistema de escrita, quando deveria aceitar as primeiras escritas infantis como amostras reais de escrita e não como puros rabiscos.


ID
2588473
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Isabel Solé é necessário ensinar estratégias de leitura para

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Formar leitores autônomos.

  • O objetivo do aprendizado da leitura é garantir a autonomia.

    Formar leitores autônomos.

    Gabarito B


ID
2588476
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Isabel Solé apresenta três ideias associadas à concepção construtivista que explicam a leitura e as estratégias que a tornam possível. São elas: a


I. situação educativa como um processo de construção conjunta.

II. capacidade argumentativa.

III. função de guia atribuída ao professor.

IV. autonomia da criança.

V. metáfora do andaime.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A metáfora do andaime refere-se ao "que o adulto faz para dar suporte a aprendizagem da criança". O termo em si oferece uma metáfora descritiva relevante: os professores fornecem níveis sucessivos de apoio temporário, que ajudam os alunos a alcançar níveis mais elevados de compreensão e aquisição de habilidades que eles não seriam capazes de alcançar sem assistência. Como andaimes físico, as estratégias de apoio são progressivamente removidas quando não são mais necessárias, e o professor desloca gradualmente mais responsabilidade sobre o processo de aprendizagem para o aluno.

  • ACHEI QUE O ANDAIME ERA DO INTERACIONISMO KKKK

  • E

    I, III e V.

  • O construtivismo pressupõe a ideia de que o conhecimento é construído numa relação entre sujeitos. Tal é que o professor não é considerado a fonte de conhecimento, mas sim um mediador do conhecimento, aquele que vai ajudar o aluno construir seu próprio conhecimento do mundo.

    Nesse sentido, as estratégias de leitura dentro do parâmetro construtivista são aquelas que se relacionam com a ideia acima, portanto, as alternativas corretas é:

    I -> Situação educativa como um processo de construção conjunta.

    III-> Função de guia atribuída ao professor (lembrando que dentro desse pensamento o professor é um mediador, um guia que vai ajudar o aluno a construir e desenvolver suas próprias habilidades)

    V-> A metáfora do Andaime para quem não conhece é tudo aquilo que o adulto faz para conseguir ajudar a criança a se desenvolver como bem explica o colega abaixo.

    Gabarito E


ID
2588479
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Telma Weisz, o trabalho de um professor que partilha da concepção construtivista da aprendizagem, orienta-se por

Alternativas
Comentários
  • D - reconhecer o esforço dos alunos na realização de uma tarefa escolar e se empenhar para observar com cuidado o que o aluno diz ou faz em relação ao que está sendo ensinado.  


ID
2588482
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Telma Weisz afirma que a prática de qualquer professor está sempre sob orientação de um conjunto de concepções. Especificamente quanto às concepções de conhecimento, identifica duas: uma, que o caracteriza como algo acumulável e externo ao sujeito e, outra, em que o conhecimento não é cópia do real e não é incorporado diretamente pelo sujeito. Essas concepções de conhecimento estão vinculadas, respectivamente, às teorias:

Alternativas
Comentários
  • B - Empirista e Construtivista.

  • empirismo é a escola do pensamento filosófico relacionada à teoria do conhecimento, que pensa estar na experiência a origem de todas as ideias. ... Entretanto, o principal defensor do empirismo foi John Locke (1632-1704), filósofo inglês.


    construtivismo é uma teoria da aprendizagem, também entendida como uma corrente pedagógica, que tem como principal foco o entendimento da obtenção da aprendizagem relacionado com a interação do indivíduo com o meio.


     o behaviorismo, uma corrente forte e amplamente usada qual às vezes de modo imperceptível. Também conhecida como Teoria Comportamentalista, o behaviorismo ocupa papel importante na educação formal.


    A educação integracionista foi o primeiro movimento metodológico iniciado no seculo XIX, e focava a integração educacional de alunos com deficit de aprendizagem por distúrbios ou disfunções neurológicas através da criação de escolas especificas para estes alunos onde os alunos matriculados, com suas dificuldades teriam que se adaptar a rotina e a metodologia da escola.

  • Dica matadora: "conhecimento caracteriza como algo acumulável e externo ao sujeito"

    Empirismo = relacionado ao fator externo (ambientalista).

    Gabarito: B


ID
2588485
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Delia Lener e Patrícia Sadovsky investigaram o acesso de crianças ao sistema de numeração, por meio de pesquisa didática. Considerando o paradigma construtivista adotado pelas pesquisadoras e os percursos da pesquisa, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro:O SISTEMA DE NUMERAÇÃO: UM PROBLEMA DIDÁTICO

    As primeiras experiências das crianças a respeito da numeração escrita ocorrem em seu dia-a-dia, quando os pais cometam dos preços,quando algum parente olha o calendário para verificar datas, aniversários, contam pessoas de uma fila, verificam número de um calçado, de uma roupa, informam o número de uma casa, do telefone, pois constantemente recorremos aos números, para se informar, verificar, comparar, contar, sequenciar e etc.

     

    http://educadoraluana.blogspot.com/2013/07/resumo_10.html

  • construtivismo é uma teoria da aprendizagem, também entendida como uma corrente pedagógica, que tem como principal foco o entendimento da obtenção da aprendizagem relacionado com a interação do indivíduo com o meio.

  • As crianças têm oportunidade de elaborar conhecimentos acerca deste sistema de representação muito antes de ingressar na primeira série.

  • Fui pela lógica do construtivismo

ID
2588488
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cecília Parra ao teorizar sobre o cálculo mental na escola primária apresenta como hipóteses didáticas:

I. O cálculo mental aumenta o conhecimento no campo numérico.

II. As aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas.

III. O trabalho de cálculo pensado deve ser acompanhado de um aumento progressivo do cálculo automático.

IV. O cálculo mental reforça as aprendizagens comportamentais.

V. O cálculo mental como componente curricular promove a diminuição da confiança no papel do professor.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. O cálculo mental aumenta o conhecimento no campo numérico. 

    II. As aprendizagens no terreno do cálculo mental influem na capacidade de resolver problemas. 

    III. O trabalho de cálculo pensado deve ser acompanhado de um aumento progressivo do cálculo automático

    IV. O cálculo mental reforça as aprendizagens comportamentais. 

    V. O cálculo mental como componente curricular promove a diminuição da confiança no papel do professor. 

  • C I, II e III.


ID
2588491
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Irma Saiz analisa uma amostra de alunos submetidos a resolução de problemas de divisão e conclui indicando como providências para o trabalho do professor:

Alternativas
Comentários
  • conceber situações que permitam dar apoio sobre o que cada aluno sabe realizar no momento em que se inicia a aprendizagem da divisão e fazer evoluir progressivamente os procedimentos iniciais até outros mais complexos.


ID
2588494
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das expectativas de aprendizagem na Educação Infantil, considerando as linguagens midiáticas e os meios tecnológicos presentes nas instituições de educação infantil, o uso do computador nas escolas

Alternativas

ID
2588497
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos problemas a serem superados no ensino da Língua Portuguesa descrito nas Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental II, é

Alternativas
Comentários
  • o valor social atribuído às variedades linguísticas, as manifestações de preconceito linguístico que ecoam pela mídia e as que, silenciosamente, ocorrem dentro das salas.


ID
2588500
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais, a avaliação que mais deve interessar ao professor na Educação Infantil, é aquela que

Alternativas
Comentários
  • Não entendi muito bem esta questão alguém poderia me ajudar?

  • letra E. Assim o professor tem na observação o melhor instrumento para  avaliar a aprendizagem das crianças: eles participam das atividades? em qual se envolveram mais? o que foi  mais desafiador para cada criança? essas e outras perguntas ajudam inclusive o professor a planejar as próximas  atividades. 

     

  • Não achei essa resposta na DCN.

  • Art. 10. As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação (...)

    Se não há objetivo de seleção, promoção ou classificação e se a avaliação deve ser feita com base no desenvolvimento das crianças, os "critérios" para avaliação serão baseados na evolução da própria criança considerando-se certo período de tempo.

    Resposta correta: E.


ID
2588503
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As dificuldades na compreensão da leitura, assim como as de produção da escrita, eram tão freqüentemente observadas que muitas pessoas passaram a atribuí-las à surdez. Como conseqüência, os surdos foram considerados pessoas que, por não ouvirem, não entendem o que lêem e apresentam dificuldades acentuadas no uso da língua majoritária.

Tendo em vista o trecho acima, relativamente ao ensino da leitura da Língua Portuguesa na escolarização de crianças e jovens surdos, uma das expectativas de aprendizagem é a

Alternativas
Comentários
  • compreensão, o que significa trabalhar com textos e não com vocábulos isolados.


ID
2588506
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à escrita dos nomes pelas crianças surdas, no final da educação infantil, espera-se que

Alternativas
Comentários
  • E possam progressivamente conquistar a escrita do nome próprio com total autonomia e ler e escrever os nomes de seus colegas.


ID
2588509
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação continuada na atualidade é uma necessidade de todos os educadores que atuam nas escolas. Relativamente à formação continuada do Coordenador Pedagógico, tendo em vista suas atribuições quanto ao acompanhamento e apoio ao trabalho docente, e considerando sua atuação na Educação Infantil, considere:

I. Nos CEIs, Creches e Emeis, os Coordenadores Pedagógicos devem buscar aperfeiçoar sua capacidade reflexiva como mediadores fundamentais no desenvolvimento de uma prática pedagógica mais autônoma e responsável na escola.

II. O plano de trabalho da Coordenação Pedagógica quanto à formação da equipe docente deve prever instrumentos metodológicos que permitam ampliar o conhecimento sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

III. Registros sistemáticos de observações permitem ao Coordenador Pedagógico conhecer melhor as práticas educativas desenvolvidas e as hipóteses do professor, permitindo um caminho de diálogo e de provocações construtivas de um novo saber.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. Nos CEIs, Creches e Emeis, os Coordenadores Pedagógicos devem buscar aperfeiçoar sua capacidade reflexiva como mediadores fundamentais no desenvolvimento de uma prática pedagógica mais autônoma e responsável na escola. 

    II. O plano de trabalho da Coordenação Pedagógica quanto à formação da equipe docente deve prever instrumentos metodológicos que permitam ampliar o conhecimento sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. 

    III. Registros sistemáticos de observações permitem ao Coordenador Pedagógico conhecer melhor as práticas educativas desenvolvidas e as hipóteses do professor, permitindo um caminho de diálogo e de provocações construtivas de um novo saber. 

    Está correto o que se afirma em


ID
2588512
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o papel das interações na aprendizagem de crianças pequenas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A concentração tem que ser no discente, e não no professor.


ID
2588515
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o Guia de planejamento e orientações didáticas para o professor do 2º ano do Ciclo I, para criar desafios adequados a cada aluno e para informar de modo a favorecer a aprendizagem, é recomendado:

Alternativas
Comentários
  • Agregar algumas informações para que determinadas atividades que podem parecer muito difíceis para certos alunos, se tornem possíveis de realização.


ID
2588518
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o Guia de planejamento e orientações didáticas para o professor do 2º ano do Ciclo I, a matemática faz parte da vida de todos, está em tudo que o ser humano desenvolve. Portanto, ajudar o aluno a aprender matemática significa

Alternativas
Comentários
  • organizar situações didáticas que contribuam efetivamente para que ele se envolva em atividades intelectuais.


ID
2588521
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sabe-se que a aprendizagem significativa não se coaduna com a idéia de conhecimento linear e seriado. Para desenvolver oportunidades de uma aprendizagem significativa cabe ao professor

Alternativas
Comentários
  • E: Orientar suas ações no sentido de que o estudante participe de tarefas e atividades que o façam se aproximar cada vez mais dos conteúdos que a escola tem para lhe ensinar. 

  • Não pode ser essa alternativa E, pois segundo “Ausubel (1976) defende que a incorporação de novos conhecimentos de maneira significativa ocorre a partir do que o aluno já sabe. Ele afirma ainda, que se o conteúdo não for significativo para o aluno, será armazenado de maneira isolada, podendo esquecê-lo em seguida, ocorrendo apenas a aprendizagem mecânica.” [1] Sendo assim, essa resposta: “orientar suas ações no sentido de que o estudante participe de tarefas e atividades que o façam se aproximar cada vez mais dos conteúdos que a escola tem para lhe ensinar.” Não tem sentido, pois o docente  tem que verificar o que o aluno já sabe, para, assim, relacionar com o novo conteúdo. Como o aluno vai aproximar dos conteúdos que a escola tem para lhe ensinar, só participando de tarefas e atividades, se não há significado para ele? A resposta que mais se adequa à teoria de Ausubel é a D, uma vez que nesta há uma gestão do conhecimento dos alunos, ou seja, qual o conhecimento prévio deles? Para, a partir daí, relacionar o novo conteúdo. Ainda afirma: “Ausubel (1976), psiquiatra norte-americano, que dedicou vinte e cinco anos à psicologia educacional, afirmou que a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos já presentes nas experiências de aprendizado anteriores e, por isso, o fator mais importante que influencia na aprendizagem consiste no que o aluno já sabe.”[2]


    [1] Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1779-8.pdf, acesso em 24/12/2018.

    [2] Ibid.


ID
2588524
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A convicção de que é possível e desejável construir uma escola que seja um espaço educativo de vivências sociais, de convivência democrática e, ao mesmo tempo, de apropriação, construção e divulgação de conhecimentos como também de transformações de condições de vida das crianças que a freqüentam constitui um ideal de educação de qualidade. O desafio de construir uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano, envolve diferentes variáveis, dentre as quais: 


I. Interação da escola com as famílias e com outras instituições responsáveis pela educação dos alunos. 

II. Organização inovadora, aberta e dinâmica nas escolas, traduzidas por projetos pedagógicos participativos e consistentes, orientados por currículos ricos e atualizados. 

III. Docentes motivados comunicativos e comprometidos com a educação de seus alunos, bem preparados intelectual, emocional e eticamente, com oportunidades de desenvolvimento profissional. 

IV. Alunos estimulados pelas famílias na produção de bagagem prévia, quanto a: saberes escolares, comportamento adequado ao trabalho escolar e reconhecimento da autoridade do professor. 


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • I, II, III


ID
2588527
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas situações de conversação, os alunos podem ter contato com uma diversidade lingüística, ou seja, com modos de falar distintos, que poderão variar de criança para criança. E o que fazer nessas ocasiões? É sempre interessante ressaltar para a turma a importância de respeitar essa diversidade, de maneira que eles venham a construir uma atitude de respeito com relação a modos de falar distintos do seu próprio. E as convenções, como ficam? Nesse contexto é possível também compartilhar as convenções, mas sempre valorizando a diversidade − que não deixa de fazer parte do patrimônio cultural de nosso país.

Considerando as metas relacionadas às práticas de comunicação oral, não é uma situação que colabora na consecução das metas, aquela em que os alunos

Alternativas

ID
2588530
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de alfabetização assumida no documento Toda Força ao 1º Ano: guia para o planejamento do professor alfabetizador V. 1 conclui que a escola deve promover situações que envolvam práticas sociais de leitura e escrita. Que constatação leva a essa conclusão?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C