SóProvas



Prova FCC - 2019 - SANASA Campinas - Agente Técnico de Hidromecânica - Mecânico


ID
3104074
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretas. A organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

      A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

      Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

                              (Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com

Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. (3° parágrafo)


O conteúdo da frase acima está preservado nesta outra redação, respeitando-se as regras de ortografia e acentuação:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. (3° parágrafo)

    A) Em sintese, a ideia principal do projeto equivale a deixar que as correntes oceânicas furtem-se a quaisquer trabalhos. ? o correto é "síntese" (proparoxítona obrigatoriamente acentuada).

    B) Para sintetisar, a ideia principal do projeto tem haver com deixar que as correntes oceânicas executem o trabalho integralmente. ? o correto é "sintetizar".

    C) De modo suscinto, a ideia principal do projeto está em deixar que as correntes oceânicas desempenhem qualquer trabalho. ? o correto é "sucinto".

    D) Em poucas palavras, a ideia principal do projeto consiste em deixar que as correntes oceânicas realizem o trabalho completo. ? correto.

    E) Sem mais delongas, a ideia principal do projeto assemelha-se a deixar que as correntes oceânicas desempenhem hesitosamente o trabalho. ? o correto é "exitosamente".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • Letra A - ERRADA - Falta o acento gráfico na proparoxítona "síntese".

    Letra B - ERRADA - A grafia correta é "sintetizar", com Z.

    Letra C - ERRADA - A grafia correta é "sucinto".

    Letra D - CERTA

    Letra E - ERRADA - Deve-se grafar "exitosamente", para se fazer menção a "êxito" (sucesso).

  • comentário do professor, basicamente, está certo porque não está errado.... aff

  • A questão requer conhecimento sobre ortografia, acentuação gráfica e sinonímia (significado das palavras).

    Alternativa (A) incorreta – Em relação à acentuação gráfica, falta acento na palavra “síntese". Obedecendo às regras de acentuação gráfica, toda proparoxítona deve ser acentuada, como é o caso de “síntese".

     Já em relação ao sentido do texto, a reescrita não corresponde à ideia original, dado ao significado de “furtar-se" (= deixar de fazer ou cumprir; fugir à responsabilidade); além disso, “quaisquer trabalhos" passa uma ideia de indeterminação. Já “todo o trabalho" passa a ideia de totalidade, de inteiro, por completo.

    Alternativa (B) incorreta – O vocábulo “sintetisar" está grafado erradamente, o correto seria “sintetiZar". Verbos terminados em –izar, derivados de vocábulos que não têm S no final, escrevem-se com Z. Exemplos: sintetiZar (sintético) / cicatriZar (cicatriz). Exceções: catequiZar (catequese) / sifiliZar (sífilis).

    Há também uma incorreção gramatical em relação à expressão “tem haver". O correto seria “ tem a ver". Vamos entender a diferença.

    Primeiramente, essas expressões são homônimas homófonas, isto é, palavras com pronúncias iguais, grafias diferentes e significados diferentes.

    “Tem haver" significa tem a receber, tem algo como crédito. Exemplo: “Eu ainda tenho a haver um saldo da minha conta corrente". (= Eu ainda tenho um saldo a receber da minha conta corrente.)

    “Tem a ver" significa tem relação com. Exemplo: “Para sintetizar, a ideia principal do projeto tem a ver com deixar que as correntes oceânicas executem o trabalho integralmente". (= A ideia principal do projeto está relacionada com deixar que as correntes oceânicas executem todo o trabalho.) 

    Alternativa (C) incorreta – Há erro gráfico em “suscinto", o correto seria “sucinto". Também, há mudança de sentido em “qualquer trabalho", pois passa uma ideia de indeterminação. Já “todo o trabalho" passa a ideia de totalidade, de inteiro, por completo.


    Alternativa (D) correta – Todas as palavras estão escritas corretamente, além de não haver problemas de acentuação.

    Alternativa (E) incorreta – Há erro gráfico em “hesitosamente", o correto seria “com êxito" (=resultado satisfatório, feliz; bom sucesso).


    Gabarito da professora: Alternativa D.

  • A questão está correta porque não contém erros ortográficos... um agente administrativo precisa saber disso.


ID
3104122
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      De cedo, aprendi a subir ladeira e a pegar bonde andando. Posso dizer, com humildade orgulhosa, que tive morros e bondes no meu tempo de menino.

      Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear. Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão.

      Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

      A miséria não substituíra a pobreza. E lá no morro da Geada, além do futebol e do jogo de malha, a gente criava de um tudo. Havia galinha, cabrito, porco, marreco, passarinho, e a natureza criava rolinha, corruíra, papa-capim, andorinha, quanto. Tudo ali nos Jaguarés, no morro da Geada, sem água encanada, com luz só recente, sem televisão, sem aparelho de som e sem inflação.

      Nenhum de nós sabia dizer a palavra solidariedade. Mas, na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor. Não desandávamos a reclamar da vida, não nos hostilizávamos feito possessos, tocávamos a pé pra baixo e pra cima e, quando um se encontrava com o outro, a gente não dizia: “Oi!”. A gente se saudava, largo e profundo: − Ô, batuta*!

*batuta: amigo, camarada.

(Texto adaptado. João Antônio. Meus tempos de menino. In: WERNEK, Humberto (org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 141-143) 

Os verbos e o sinal indicativo de crase estão empregados corretamente na seguinte frase, redigida a partir do texto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Caso você quer voltar à um dia da infância, tome chá de carqueja. ? voltar a algum lugar (preposição "a"), porém já temos o artigo indefinido "um", logo não há como ocorrer a crase, somente a preposição deve estar presente: a um dia...

    B) Os bondes não se manteram com à passagem do tempo. ? não se manterão com algo (o termo não rege a preposição "a"), logo somente o artigo definido "a" que acompanha o substantivo "passagem" deveria estar presente: com a passagem.

    C) Nós nos dedicávamos à criação de uma infinidade de animais. ? nós dedicamos a alguma coisa (preposição) + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "criação"= crase (à criação).

    D) Na casa do tio Otacílio, proporam-se à criar filhos dos outros. ? O correto é "propuseram"; crase antes de verbo é incorreto.

    E) Não era comum que um hostiliza-se à outro no morro da Geada. ? temos um pronome masculino "outro", logo ele não é acompanhando pelo artigo definido "a", dessa forma, sem crase.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • Não seria " mantiveram", Arthur?

  • Caso você quer(queira) voltar à um dia da infância, tome chá de carqueja.

    Os bondes não se manteram(mantiveram) com à passagem do tempo.

    Manteram não existe.

  • PC-PR 2021


ID
3108613
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretas.A organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

      A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

      Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

                          (Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com

Da leitura do 2° parágrafo, pressupõe-se que o atual sistema de limpeza da organização holandesa foi

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

    ? Através do trecho em negrito chegamos à resposta; o sistema foi redesenhado, isto é, remodelado a partir de uma concepção anterior, subentende-se (pressupõe-se), então, que foi recriado através de um projeto anteriormente desenvolvido.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

       


ID
3108682
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se o valor nominal da conta de água de uma determinada família aumentou 10% ao mês ao longo de três meses, o aumento acumulado nesse período foi de

Alternativas
Comentários
  • considerando um valor fictício de R$100 para a conta de água, no primeiro mês teremos um aumento de R$ 10,00 na conta, no segundo mês, a conta passa a ser de R$ 110 + 10%, ou seja, R$121, no terceiro a conta passa a ser R$ 121,00 + 10%, que totaliza R$ 133,10, ou seja, 33,1% de aumento acumulado.

    bons estudos.

  • 1,1 X 1,1 X 1,1 = 1,331 - 1 = 0,331 X 100% = 33,1 %

    Gab. A

  • Método C V M.

    C = conta

    V = volta uma casa

    M = Multiplica

    --------------------------------------

    1 ) 10 % + 10 % = 20 %

    Volta uma casa e multiplica = 1% * 1% = 1%

    Soma = 20% + 1 % = 21 %

    ---------------------------------------------

    2) 21% + 10 % = 31 %

    Volta uma casa e multiplica = 2,1% * 1 % = 2,1 %

    Soma = 31 % + 2,1 % = 33.1 %

    ----------------------------------------------------

    Obs : Este método só funciona de duas em duas porcentagens .

    O segredo do Sucesso é nunca desistir !!!

  • Se eu tinha 100 reais

    1º mês eu tenho 100 + 10% de 100 = 110

    2º mês eu tenho 110 + 10% de 110 = 121

    3º mês eu tenho 121 + 10% de 121 = 133,1

    Ou seja, aumentou 33,1% em relação ao período de 3 meses.

    GAB A

  • 1,1^3 = 1,331

    Ou seja, a conta aumentou 0,331 ou 33,1%.

    GABARITO: A

  • Aprendi com o professor Douglas Léo, matemática sem enrolação o Rei dos macetes.

    aumentos sucessivos no caso 10%, 10%, 10%

    faz com 2 aumentos por vez

    10% + 10% = 20,00

    10% X 10% = 1,00

    20,00 + 1,00 = 21,00

    21% + 10% = 31,00

    21% X 10% = 2,10

    31,00 + 2,10 = 33,10

  • LETRA A

    VAMOS SUPOR QUE A CONTA INICIAL ERA DE R$100,00

    *NO 1º MÊS AUMENTOU 10% = R$110,00

    *NO 2º MÊS AUMENTOU 10% = 10% DE 110 = 10/100 x 110 = 1100/100 = 11 -> R$121,00

    *NO 3º MÊS AUMENTOU 10% = 10% DE 121 = 10/100 x 121 = 1210/100 = 12,1 -> R$133,10

    *SOMA DOS AUMENTOS: 10 + 11 + 12,1 = R$33,10

    100------100%

    33,1----- X

    X= 3310/100

    X=33,1%

  • Gabarito:A

    Principais Regras:

    • Representações: 25% = 0,25 = 25/100
    • Não existe um método para você realizar essas questões, por exemplo, a maioria das questões você consegue realizar tudo por regra de três. Exemplp:

    25 - 100%

    10 - X

    FICA A DICA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam lá pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias. Vamos em busca juntos da nossa aprovação juntos !!


ID
3112723
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os funcionários de uma repartição pública realizaram a análise de um lote de processos em três dias. No primeiro dia, foram analisados 1/4 do total de processos no lote. No segundo dia, foram analisados 2/7 do restante. No terceiro dia, restou a análise de 105 processos. O número total de processos analisados nesses três dias foi de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? 1º dia 1/4 dos processos; 2º dia 2/7 do restante do primeiro dia; 3º dia restaram 105 processos; fiz testando as alternativas:

    a) 140: 1º dia (1/4 de 140= 25; resto é 140-25= 115); 2º dia (2/7 de 115; 115 dividido por 7 não dá número inteiro, próxima alternativa).

    b) 294: 1º dia (1/4 de 294= 73,5; não deu número inteiro, próxima alternativa).

    c) 196: 1º dia (1/4 de 196= 49; resto é 196-49= 147); 2º dia (2/7 de 147= 42; 148-42= 105 processos restantes no 3º dia).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Meu Deus, não entendo nada.

  • Fiz diferente:

    No primeiro dia, foram analisados 1/4

    No segundo dia, foram analisados 2/7 de 3/4 (o que sobrou do primeiro dia) = 6/28 (resultado da multiplicação de uma fração pela outra)

    Somando as análises do primeiro e do segundo dia: 1/4 + 6/28 = 52/112

    Ou seja, sobraram para serem analisados no terceiro dia 60/112 (pois se eu somar 60+52 vai dar 112)

    Depois, fiz uma regra de três em que

    60 (parte da fração do nº de processos no terceiro dia) - 105 (nº processos no terceiro dia)

    112 (valor total da fração) - x (nº total de processos)

    112 . 105 = 60 . X

    11760 = 60X

    X = 11760/60 = 196


ID
3113845
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretas. A organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

      A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

      Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

                                        (Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com

No 1° parágrafo, destaca-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Pois bem, acertei, mas a letra "a" e "c" me geraram dúvidas;

    ? Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretas. A organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

    A) o fato de que a organização holandesa foi a primeira a propor medidas para enfrentar o problema da poluição oceânica. ? incorreto, observa-se, conforme o trecho acima, que alternativas (medidas) já estão sendo proposta por diversos países, logo a organização holandesa não foi a primeira.

    C) a iniciativa ousada da organização holandesa ao propor uma medida efetiva contra a poluição oceânica. ? correto, a organização holandesa deu um passo à frente, isto é, foi ousada e propôs algo realmente efetivo, ao contrário dos outros países, que ficaram somente na proposição de ideias (medidas, alternativas).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

      


ID
3113890
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      De cedo, aprendi a subir ladeira e a pegar bonde andando. Posso dizer, com humildade orgulhosa, que tive morros e bondes no meu tempo de menino.

      Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear. Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão.

      Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

      A miséria não substituíra a pobreza. E lá no morro da Geada, além do futebol e do jogo de malha, a gente criava de um tudo. Havia galinha, cabrito, porco, marreco, passarinho, e a natureza criava rolinha, corruíra, papa-capim, andorinha, quanto. Tudo ali nos Jaguarés, no morro da Geada, sem água encanada, com luz só recente, sem televisão, sem aparelho de som e sem inflação.

      Nenhum de nós sabia dizer a palavra solidariedade. Mas, na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor. Não desandávamos a reclamar da vida, não nos hostilizávamos feito possessos, tocávamos a pé pra baixo e pra cima e, quando um se encontrava com o outro, a gente não dizia: “Oi!”. A gente se saudava, largo e profundo: − Ô, batuta*!

*batuta: amigo, camarada.

(Texto adaptado. João Antônio. Meus tempos de menino. In: WERNEK, Humberto (org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 141-143) 

Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão. (2° parágrafo)


Está condizente com o que se lê no trecho acima, com a vírgula empregada corretamente, o que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Tínhamos um par de sapatos para o domingo. . A semana tocada de tamancos ou de pés no chão. (2° parágrafo) ? o termo em destaque é um advérbio e equivale a "somente", queremos uma frase correta e com o termo com o mesmo valor.

    A) Tínhamos um par de sapatos para o domingo, só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão. ? correto, o sentido permaneceu o mesmo e a vírgula foi substituída pelo ponto final sem qualquer prejuízo gramatical.

    B) Tínhamos um par, de sapatos, só para o domingo. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão. ? incorreto, visto que o adjunto adnominal está separado pelas vírgulas, logo é uma incorreção.

    C) Só, tínhamos um par de sapatos para o domingo. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão. ? a forma como o termo está deslocado está equivalendo a um adjetivo "sozinho", não é o que queremos.

    D) Tínhamos um par de sapatos para o domingo. A semana só, tocada de tamancos ou de pés no chão. ? termo "só" deslocado prejudicando o sentido e além disso temos a vírgula separando o sujeito de seu verbo.

    E) Tínhamos um par de sapatos para o domingo. A semana tocada de tamancos ou de pés, só no chão. ? novamente a deslocação do termo "só" passou a modificar outro termo (advérbio de lugar ? somente no chão), não é esse o sentido original.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.


ID
3114052
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretasA organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

      A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

      Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

                             (Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com

A proposta da organização holandesa é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalhoUma rede de telas em forma de ?U? coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

    ? Ou seja, resumi-se em uma rede que coletará os resíduos.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.


ID
3114064
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretasA organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

      A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

      Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

                             (Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com

Constata-se oposição entre as ideias dos seguintes enunciados, separados por barras:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, // mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretas. (1°parágrafo)

    ? Temos a conjunção coordenativa adversativa "mas" entregando o valor semântico de oposição, contraposição, adversidade.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • GAB: C

    Conjunção Adversativa: MAS

  • Gabarito C

    "Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, // mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretas. (1°parágrafo)"

    ⇢ Exprimindo ideia de adversidade, oposição, sempre são iniciadas pelas conjunções coordenativas adversativas. 


ID
3114067
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretasA organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

      A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

      Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

                             (Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com

Considere as seguintes passagens do texto:


... até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretas. (1° parágrafo)

... coletaria o plástico flutuante até um ponto central. (3° parágrafo)


Nos dois contextos, o vocábulo “até” estabelece relação de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ... até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretas. (1° parágrafo)

    ... coletaria o plástico flutuante até um ponto central. (3° parágrafo)

    ? ambos termos perpassam uma ideia de limitação, até aquele momento (limite, até aquele ponto); coletaria até qual lugar, qual o limite (um ponto central).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.


ID
3114070
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretasA organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

      A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

      Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

                             (Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com

Considere o trecho:


A organização [...] pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch [...], utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado. (2º parágrafo)


O enunciado sublinhado responde à seguinte questão: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Como será feita a limpeza? ? equivale a: de qual modo será feita a limpeza?

    ? Ela será feita deste modo: utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.


ID
3114073
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretasA organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

      A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

      Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

                             (Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com

Considerando que o pronome ele, com suas formas flexionadas ela, eles, elas, pode exercer função de sujeito, mas não de objeto direto do verbo, a expressão que pode ser substituída por esse pronome está sublinhada em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica... (1° parágrafo) ? enfrenta alguma coisa (não poderia ser usado o pronome "ela", temos um verbo transitivo direto), o correto seria: enfrentá-la (verbos terminados em -r, -s e -z, essas letras saem e o pronome usado é -lo(s), -la(s)).

    B) O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem. (3° parágrafo) ? correto, temos um sujeito, logo o termo poderia ser substituído pelo pronome "ele".

    C) A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta... (2° parágrafo) ? temos o pronome relativo "que" atraindo o pronome, um verbo transitivo direto (poluem alguma coisa), logo o correto é: que os poluem...

    D) Uma rede de telas em forma de ?U? coletaria o plástico flutuante até um ponto central. (3° parágrafo) ? temos um verbo no futuro, transitivo direto (coletar alguma coisa), sem palavra atrativo, logo o correto é usar a mesóclise: coletá-lo-ia.

    E) A organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente... (1°parágrafo) ? temos um verbo transitivo direto, nesse contexto, dar algo (um passo à frente ? objeto direto), o correto seria: o dar ou dá-lo.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • O enunciado deu a resposta.

    Gab.B


ID
3114076
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretasA organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

      A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

      Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

                             (Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com

Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.


Com as devidas alterações na pontuação, o trecho acima estará corretamente reescrito, em um único período, substituindo-se o segmento sublinhado por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Uma rede de telas em forma de ?U? coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

    ? o correto seria o uso do pronome relativo "onde" retomando um lugar (ponto central), dando início a uma oração adjetiva explicativa (extraído de algum lugar ? de um ponto central ? onde), o termo "o material" substituiria o substantivo "plástico".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.


ID
3114079
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Diversos países estão propondo alternativas para enfrentar o problema da poluição oceânica, mas, até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretasA organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos.

      A organização desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos que poluem os mares do planeta e pretende começar a limpar o Great Pacific Garbage Patch (a maior coleção de detritos marinhos do mundo), no Oceano Pacífico Norte, utilizando seu sistema de limpeza recentemente redesenhado.

      Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. Uma rede de telas em forma de “U” coletaria o plástico flutuante até um ponto central. O plástico concentrado poderia, então, ser extraído e enviado à costa marítima para fins de reciclagem.

                             (Texto adaptado. Disponível em: https://futuroexponencial.com

A organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos. (1° parágrafo)


O segmento sublinhado estará substituído corretamente, sem prejuízo do sentido, por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    assumir a missão de combater a poluição oceânica nos próximos anos. (1°parágrafo)

    A) responsabilizar-se contra o combate na ? quem se responsabiliza, responsabiliza-se POR alguma coisa (logo a preposição "contra" está incorreta); combate a alguma coisa (a preposição "em" está incorreta).

    B) responsabilizar-se ao combate para a

    C) responsabilizar-se pelo combate à ? correto, responsabilizar-se por algo (preposição "por" + artigo definido "o"= pelo); combate a algo (preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "poluição").

    D) responsabilizar-se com o combate sobre a

    E) responsabilizar-se do combate pela

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.


ID
3114082
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      De cedo, aprendi a subir ladeira e a pegar bonde andando. Posso dizer, com humildade orgulhosa, que tive morros e bondes no meu tempo de menino.

      Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear. Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão.

      Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

      A miséria não substituíra a pobreza. E lá no morro da Geada, além do futebol e do jogo de malha, a gente criava de um tudo. Havia galinha, cabrito, porco, marreco, passarinho, e a natureza criava rolinha, corruíra, papa-capim, andorinha, quanto. Tudo ali nos Jaguarés, no morro da Geada, sem água encanada, com luz só recente, sem televisão, sem aparelho de som e sem inflação.

      Nenhum de nós sabia dizer a palavra solidariedade. Mas, na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor. Não desandávamos a reclamar da vida, não nos hostilizávamos feito possessos, tocávamos a pé pra baixo e pra cima e, quando um se encontrava com o outro, a gente não dizia: “Oi!”. A gente se saudava, largo e profundo: − Ô, batuta*!

*batuta: amigo, camarada.

(Texto adaptado. João Antônio. Meus tempos de menino. In: WERNEK, Humberto (org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 141-143) 

No texto, o autor lembra o seu tempo de menino, dando destaque

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

    ? Aspectos sensoriais (relacionados com os sentidos, no caso é apresentado o "paladar", que marca a memória afetiva do autor); aspectos afetivos da memória (relacionados com os vínculos afetivos do autor, sua bisavó, sua avó, marca a vida afetiva do autor).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • Esta questão requer compreensão e interpretação textual.

    Alternativa (A) correta - O objetivo do autor é enfatizar suas lembranças de sua época de menino relacionadas a aspectos sensoriais e afetivos da memória.

    Os aspectos sensoriais estão relacionados ao paladar, como se justifica nos trechos “Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja"; “como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente".

    Os aspectos afetivos estão relacionados à lembrança de seus parentes, como se justifica nos trechos “Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia"; “como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair"; “na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor". 

    Alternativa (B) incorreta - Logo no segundo parágrafo, o autor diz: “Nossa pobreza não era envergonhada". Embora houvesse pobreza, não havia o sentimento de indignação em relação a ela.

    Alternativa (C) incorreta - Quando o autor diz: “A miséria não substituíra a pobreza", subentende-se que não houve convívio com os miseráveis.

    Alternativa (D) incorreta - O intuito do autor não é destacar a desigualdade econômica entre seus familiares, mas de mostrar que, mesmo com a pobreza, todos viviam felizes, não ficavam reclamando da vida e ainda eram todos solidários uns com os outros.

    Alternativa (E) incorreta - Pode-se depreender, a partir da leitura do texto, que não havia presença do poder público nos morros.

    Gabarito da professora: Letra A.


ID
3114085
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      De cedo, aprendi a subir ladeira e a pegar bonde andando. Posso dizer, com humildade orgulhosa, que tive morros e bondes no meu tempo de menino.

      Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear. Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão.

      Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

      A miséria não substituíra a pobreza. E lá no morro da Geada, além do futebol e do jogo de malha, a gente criava de um tudo. Havia galinha, cabrito, porco, marreco, passarinho, e a natureza criava rolinha, corruíra, papa-capim, andorinha, quanto. Tudo ali nos Jaguarés, no morro da Geada, sem água encanada, com luz só recente, sem televisão, sem aparelho de som e sem inflação.

      Nenhum de nós sabia dizer a palavra solidariedade. Mas, na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor. Não desandávamos a reclamar da vida, não nos hostilizávamos feito possessos, tocávamos a pé pra baixo e pra cima e, quando um se encontrava com o outro, a gente não dizia: “Oi!”. A gente se saudava, largo e profundo: − Ô, batuta*!

*batuta: amigo, camarada.

(Texto adaptado. João Antônio. Meus tempos de menino. In: WERNEK, Humberto (org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 141-143) 

Da leitura do trecho Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada (2° parágrafo), subentende-se que o morro da Geada

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Se recorrermos ao texto, podemos achar uma outa opção, mas a questão pede que analisemos somente o trecho proposto:

    ? Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada [...]

    ? Temos a conjunção comparativa "como" marcando a ideia de que o morro da Geada passou da condição de morro pobre para um morro com miséria, logo a melhor resposta para a questão é a letra "c".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • A questão requer interpretação textual em que, a partir da informação apresentada, podemos chegar a uma conclusão. Geralmente, os comandos do enunciado são:


    . Depreende-se / infere-se / conclui-se do texto que...

    . É correto afirmar que...

    . É possível subentender a partir do texto que...

    . O texto permite deduzir que...

    . Qual a intenção do autor quando afirma que...


    Alternativa (A) incorreta - O texto não deixa pistas de que o morro da Geada era habitado por trabalhadores.


    Alternativa (B) incorreta - O narrador, ao fazer a comparação do morro em que vivera na época de sua infância com o morro da Geada, dá-nos indícios de que o morro da Geada já vivia uma situação miserável, ou seja, uma situação além da pobreza; então, não escapou da chegada da miséria.


    Alternativa (C) correta - Há no trecho do segundo parágrafo o advérbio de tempo “ainda" o qual é um pressuposto de que um dia o morro era apenas pobre, mas que depois (e foi no momento após a infância do narrador) passou a condição de miserável.


    Alternativa (D) incorreta - O texto não traz informações de que os moradores eram pobres por opção, o que se subentende é que a pobreza era uma condição, e não uma opção.


    Alternativa (E) incorreta - Óbvio que se tinha consciência da condição miserável. Isso é perceptível quando o narrador afirma sobre a substituição da pobreza pela miséria, há uma consciência da mudança das condições.


    Gabarito da professora: alternativa C.


ID
3114088
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      De cedo, aprendi a subir ladeira e a pegar bonde andando. Posso dizer, com humildade orgulhosa, que tive morros e bondes no meu tempo de menino.

      Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear. Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão.

      Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

      A miséria não substituíra a pobreza. E lá no morro da Geada, além do futebol e do jogo de malha, a gente criava de um tudo. Havia galinha, cabrito, porco, marreco, passarinho, e a natureza criava rolinha, corruíra, papa-capim, andorinha, quanto. Tudo ali nos Jaguarés, no morro da Geada, sem água encanada, com luz só recente, sem televisão, sem aparelho de som e sem inflação.

      Nenhum de nós sabia dizer a palavra solidariedade. Mas, na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor. Não desandávamos a reclamar da vida, não nos hostilizávamos feito possessos, tocávamos a pé pra baixo e pra cima e, quando um se encontrava com o outro, a gente não dizia: “Oi!”. A gente se saudava, largo e profundo: − Ô, batuta*!

*batuta: amigo, camarada.

(Texto adaptado. João Antônio. Meus tempos de menino. In: WERNEK, Humberto (org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 141-143) 

Uma frase em que se interpreta corretamente o conteúdo do 5° parágrafo é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Para os moradores do morro da Geada, a solidariedade era uma experiência vivida na prática.

    ? Ela era vivida na prática, pois, na simplicidade, eles não sabiam dizer a palavra "solidariedade", logo, viviam-na na prática, através dos atos: criavam-se até filhos dos outros; A gente se saudava, largo e profundo: ? Ô, batuta!

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando


ID
3114091
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      De cedo, aprendi a subir ladeira e a pegar bonde andando. Posso dizer, com humildade orgulhosa, que tive morros e bondes no meu tempo de menino.

      Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear. Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão.

      Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

      A miséria não substituíra a pobreza. E lá no morro da Geada, além do futebol e do jogo de malha, a gente criava de um tudo. Havia galinha, cabrito, porco, marreco, passarinho, e a natureza criava rolinha, corruíra, papa-capim, andorinha, quanto. Tudo ali nos Jaguarés, no morro da Geada, sem água encanada, com luz só recente, sem televisão, sem aparelho de som e sem inflação.

      Nenhum de nós sabia dizer a palavra solidariedade. Mas, na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor. Não desandávamos a reclamar da vida, não nos hostilizávamos feito possessos, tocávamos a pé pra baixo e pra cima e, quando um se encontrava com o outro, a gente não dizia: “Oi!”. A gente se saudava, largo e profundo: − Ô, batuta*!

*batuta: amigo, camarada.

(Texto adaptado. João Antônio. Meus tempos de menino. In: WERNEK, Humberto (org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 141-143) 

Na frase A miséria não substituíra a pobreza (4º parágrafo), a forma verbal destacada equivale a

Alternativas
Comentários
  • Destruíra Pretérito mais-que-perfeito do indicativo

    Composto:

    TER/HAVER no pretérito imperfeito:

    Tinha/Havia + particípio(substituído)

    Fonte:https://conjuga-me.net/verbo-destruir

    https://www.conjugacao.com.br/preterito-mais-que-perfeito-composto-do-indicativo/


ID
3114094
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      De cedo, aprendi a subir ladeira e a pegar bonde andando. Posso dizer, com humildade orgulhosa, que tive morros e bondes no meu tempo de menino.

      Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear. Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão.

      Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

      A miséria não substituíra a pobreza. E lá no morro da Geada, além do futebol e do jogo de malha, a gente criava de um tudo. Havia galinha, cabrito, porco, marreco, passarinho, e a natureza criava rolinha, corruíra, papa-capim, andorinha, quanto. Tudo ali nos Jaguarés, no morro da Geada, sem água encanada, com luz só recente, sem televisão, sem aparelho de som e sem inflação.

      Nenhum de nós sabia dizer a palavra solidariedade. Mas, na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor. Não desandávamos a reclamar da vida, não nos hostilizávamos feito possessos, tocávamos a pé pra baixo e pra cima e, quando um se encontrava com o outro, a gente não dizia: “Oi!”. A gente se saudava, largo e profundo: − Ô, batuta*!

*batuta: amigo, camarada.

(Texto adaptado. João Antônio. Meus tempos de menino. In: WERNEK, Humberto (org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 141-143) 

O tom subjetivo combina-se com um nível de linguagem explicitamente informal na seguinte passagem:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada [...] pelas mãos de minha avó Nair. (3° parágrafo)

    ? temos o tom de subjetividade, mostrando uma vivência particular e também a informalidade da linguagem apresentada através de uma narrativa da infância do autor, uma lembrança de sua vida quando criança.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • Administrador do qconcursos, notar que esta Questão é repetida.

    Q1038099 é igual à Q1038029.


ID
3114097
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      De cedo, aprendi a subir ladeira e a pegar bonde andando. Posso dizer, com humildade orgulhosa, que tive morros e bondes no meu tempo de menino.

      Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear. Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão.

      Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

      A miséria não substituíra a pobreza. E lá no morro da Geada, além do futebol e do jogo de malha, a gente criava de um tudo. Havia galinha, cabrito, porco, marreco, passarinho, e a natureza criava rolinha, corruíra, papa-capim, andorinha, quanto. Tudo ali nos Jaguarés, no morro da Geada, sem água encanada, com luz só recente, sem televisão, sem aparelho de som e sem inflação.

      Nenhum de nós sabia dizer a palavra solidariedade. Mas, na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor. Não desandávamos a reclamar da vida, não nos hostilizávamos feito possessos, tocávamos a pé pra baixo e pra cima e, quando um se encontrava com o outro, a gente não dizia: “Oi!”. A gente se saudava, largo e profundo: − Ô, batuta*!

*batuta: amigo, camarada.

(Texto adaptado. João Antônio. Meus tempos de menino. In: WERNEK, Humberto (org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 141-143) 

No segmento ... morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear (2° parágrafo), o sinal de dois-pontos introduz

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear.

    ? Os dois pontos dão início a uma explicação, a um esclarecimento acerca do porquê do morro ter o nome de Geada.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • Essa é uma questão sobre pontuação e também sobre interpretação de texto. Isso porque pede-se que se esclareça o que o trecho que vem depois dos dois-pontos indica. Dessa forma, é preciso esclarecer que os dois-pontos normalmente introduzem uma enumeração de fatores relacionados, uma citação, uma fala em discurso direto, uma explicação ou esclarecimento a respeito de algo etc.

     Partindo para o texto, percebemos que o período em que os dois-pontos aparecem vem logo depois de um em que é citado o morro da Geada. Então, o autor, como que prevendo uma possível dúvida que possa surgir no leitor acerca da razão de o morro ter aquele nome, resolve esclarecer o motivo, explicando que, na região mais alta do Jaguaré, em tempos mais frios, a região costumava gear (ou seja, ser tomado de geada, que é uma espécie de orvalho congelado pela baixa temperatura). Ora, levando em consideração essa interpretação, pode-se concluir que o sinal de dois-pontos introduz um esclarecimento acerca do nome do morro da Geada, o que significa que a opção C é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3114103
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      De cedo, aprendi a subir ladeira e a pegar bonde andando. Posso dizer, com humildade orgulhosa, que tive morros e bondes no meu tempo de menino.

      Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear. Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão.

      Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

      A miséria não substituíra a pobreza. E lá no morro da Geada, além do futebol e do jogo de malha, a gente criava de um tudo. Havia galinha, cabrito, porco, marreco, passarinho, e a natureza criava rolinha, corruíra, papa-capim, andorinha, quanto. Tudo ali nos Jaguarés, no morro da Geada, sem água encanada, com luz só recente, sem televisão, sem aparelho de som e sem inflação.

      Nenhum de nós sabia dizer a palavra solidariedade. Mas, na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor. Não desandávamos a reclamar da vida, não nos hostilizávamos feito possessos, tocávamos a pé pra baixo e pra cima e, quando um se encontrava com o outro, a gente não dizia: “Oi!”. A gente se saudava, largo e profundo: − Ô, batuta*!

*batuta: amigo, camarada.

(Texto adaptado. João Antônio. Meus tempos de menino. In: WERNEK, Humberto (org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 141-143) 

No contexto do 5o parágrafo, em contraste com “Ô, batuta!”, a saudação “Oi” demonstra maior

Alternativas
Comentários
  • GAB B

     

    *batuta: amigo, camarada passa a ideia de maior proximidade e "Oi" é mais indiferente e impessoal.

     

     a) cordialidade.

     b) impessoalidade. 

     c) proximidade. 

     d) sinceridade. 

     e) informalidade. 


ID
3114106
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      De cedo, aprendi a subir ladeira e a pegar bonde andando. Posso dizer, com humildade orgulhosa, que tive morros e bondes no meu tempo de menino.

      Nossa pobreza não era envergonhada. Ainda não fora substituída pela miséria nos morros pobres, como o da Geada. Que tinha esse nome a propósito: lá pelos altos do Jaguaré, quando fazia muito frio, no morro costumava gear. Tínhamos um par de sapatos para o domingo. Só. A semana tocada de tamancos ou de pés no chão.

      Não há lembrança que me chegue sem os gostos. Será difícil esquecer, lá no morro, o gosto de fel de chá para os rins, chá de carqueja empurrado goela abaixo pelas mãos de minha bisavó Júlia. Havia pobreza, marcada. Mas se o chá de carqueja me descia brabo pela goela, como me é difícil esquecer o gosto bom do leite quente na caneca esmaltada estirada, amorosamente, também no morro da Geada, pelas mãos de minha avó Nair.

      A miséria não substituíra a pobreza. E lá no morro da Geada, além do futebol e do jogo de malha, a gente criava de um tudo. Havia galinha, cabrito, porco, marreco, passarinho, e a natureza criava rolinha, corruíra, papa-capim, andorinha, quanto. Tudo ali nos Jaguarés, no morro da Geada, sem água encanada, com luz só recente, sem televisão, sem aparelho de som e sem inflação.

      Nenhum de nós sabia dizer a palavra solidariedade. Mas, na casa do tio Otacílio, criavam-se até filhos dos outros, e estou certo que o nosso coração era simples, espichado e melhor. Não desandávamos a reclamar da vida, não nos hostilizávamos feito possessos, tocávamos a pé pra baixo e pra cima e, quando um se encontrava com o outro, a gente não dizia: “Oi!”. A gente se saudava, largo e profundo: − Ô, batuta*!

*batuta: amigo, camarada.

(Texto adaptado. João Antônio. Meus tempos de menino. In: WERNEK, Humberto (org.). Boa companhia: crônicas. São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 141-143) 

Está escrito em conformidade com as regras de concordância este livre comentário:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Água encanada, televisão, aparelho de som, nada disso eram acessíveis aos moradores. ? temos o aposto resumitivo "nada", o verbo deve concordar com esse aposto: nada...era.

    B) O hábito de subir ladeiras e pegar bondes andando foram adquiridologo cedo. ? temos um sujeito simples com o núcleo no singular "hábito", o correto é: foi adquirido.

    C) Posso dizer que fez parte do meu tempo de menino os morros e os bondes do Jaguaré. ? temos um sujeito posposto ao verbo sendo composto (dois núcleos), logo na ordem direta e com correção: Os morros e os bondes de Jaguaré fizeram parte....

    D) Quando eu tinha dores nos rins, as mãos de minha bisavó Júlia me serviam chá de carqueja. ? correto.

    E) Quando se encontrava na rua, as pessoas tinham o costume de se saudar dizendo ?Ô, batuta!?. ? as pessoas... se encontravam; se saudarem;

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

  • a) Nada era

    b) O hábito foi

    c) Fizeram parte os morros e os bondes

    d) Correta

    e) As pessoas se encontravam

  • Assertiva D

    Quando eu tinha dores nos rins, as mãos de minha bisavó Júlia me serviam chá de carqueja.


ID
3114112
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considere:


I. Em fevereiro de 2019, os governantes dos dois países se encontraram em Hanói, no Vietnã, mas o encontro terminou mais cedo do que o previsto pelo cronograma original porque os dois lados não chegaram a um acordo sobre a retirada de sanções e o programa de desnuclearização imposto.

II. Em maio de 2019, novas provocações entre os dois países. Um deles fez novo teste de mísseis, indicando que pode estar retomando o programa que havia interrompido após a primeira cúpula entre os dois governantes, em 2018.


Os protagonistas dos eventos acima foram, respectivamente,

Alternativas
Comentários

ID
3114115
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou nesta sexta-feira (24/05) que vai deixar o cargo em 7 de junho. A renúncia foi anunciada após a líder do Partido Conservador fracassar na condução do Brexit, processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

(Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em 25.mai.2019)


Sobre o Brexit é correto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
3114118
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um recente relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), denominado “Perspectivas do Meio Ambiente Mundial”, apresenta um quadro sombrio sobre as consequências para a sociedade da degradação da qualidade ambiental planetária. Com relação à água, o relatório mostra que uma em cada três pessoas no mundo, cerca de 2,3 bilhões de habitantes, não têm acesso ao saneamento.

(Disponível em: https://www.ecodebate.com.br.Acesso em 26.mai.2019)


Sobre os recursos hídricos do Brasil e do mundo são feitas as seguintes proposições:

I. As questões ambientais que envolvem os recursos hídricos devem ser tratadas de forma integrada, ou seja, escassez ou abundância de água devem ser relacionadas ao clima, à vegetação e às ações humanas.

II. A gestão de recursos hídricos, elemento fundamental para a sobrevivência da humanidade, deve estar embasada em políticas de sustentabilidade.

III. Os problemas de segurança hídrica devem fazer parte das políticas públicas e, portanto, independem de ações da sociedade civil.


Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? III. Os problemas de segurança hídrica devem fazer parte das políticas públicas e, portanto, independem de ações da sociedade civil.

    ? Esse item está incorreto, pois dependem diretamente de ações conjuntas que envolvam toda a sociedade civil.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3114121
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

É forte o ritmo do crescimento desta fonte de energia no Brasil. Os investimentos no setor começaram por volta de 2005 e, menos de 10 anos após o primeiro leilão deste tipo de energia no país (realizado em 2009), o Brasil atingiu no início de 2018 a potência instalada de 13 gigawatts (GW), quase a mesma da Hidrelétrica de Itaipu (14GWs). Atualmente, o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial da produção deste tipo de energia, superando países desenvolvidos como Itália e Canadá. O salto foi dado nos últimos cinco anos, pois, até 2012, estava em 15° lugar.

(Disponível:https://www.em.com.br. Acesso em 26.mai.2019)


O texto descreve o avanço da energia

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? De vento em popa. Este é o ritmo do crescimento da energia eólica no Brasil. Os investimentos no setor começaram por volta de 2005 e, menos de 10 anos após o primeiro leilão da energia dos ventos no país (realizado em 2009), o Brasil atingiu na semana passada a potência instalada 13 gigawatts (GW), quase a mesma da Hidrelétrica de Itaipu (14GWs). Segundo dia da série do Estado de Minas sobre energias limpas mostra como o Brasil passou a ocupar o oitavo lugar no ranking mundial da produção de energia, divulgado pelo Global World Energy Council (GWEC), superando países desenvolvidos como Itália e Canadá. O salto foi dado nos últimos cinco anos, pois, até 2012, estava em 15º.

    ? Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/02/26/internas_economia,940112/brasil-ocupa-8-lugar-no-ranking-mundial-de-producao-de-energia-eolica.shtml

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3114124
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em janeiro de 2019, o ministro do Meio Ambiente afirmou que o Brasil continuará no Acordo de Paris e que o presidente concordou com a posição. Ele argumentou que há pontos importantes no acordo que podem trazer recursos para o país.

(Disponível em : https://oglobo.globo.com. Acesso em 26.mai.2019)


O Acordo de Paris

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o Brasil continuará no Acordo de Paris. Segundo o ministro, o presidente Jair Bolsonaro concordou com a posição e argumenta que há pontos importantes no acordo que podem trazer recursos para o país.

    ? O acordo estabelece metas para redução da emissão de gases que causam o efeito estufa.

    ? Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/brasil/67222,ministro-do-meio-ambiente-garante-permanencia-do-brasil-no-acordo-de-paris

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3114130
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um funcionário de uma empresa verificou que serão necessários 103 metros de cabo para uma instalação elétrica em 5 salas e que todas as salas da empresa necessitarão da mesma metragem de cabo. Sabendo que o cabo é vendido a R$ 0,95 o metro e que se pode adquirir frações de metro pelo preço proporcional, o gasto total da empresa com a compra de cabo para essa instalação elétrica em 27 salas será, em R$, de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Regra de três simples:

    5 salas ---------- 103 metros

    27 salas ----------------- x metros

    5x= 27*103

    5x= 2781

    x= 2781:5

    x= 556,2 metros.

    ? Segunda parte:

    0,95 ------------ 1 metro

    x reais --------------- 556,2

    x= 0,95*556,2

    x= 528,39.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3114136
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma equipe de futebol, sempre que André ou Bruno não jogam, o técnico escala Carlos para jogar, e Daniel sempre joga quando André joga. Se Carlos não jogou, então

Alternativas
Comentários
  • P1: ¬(AvB) -> C

    P2: A -> D

     

    Conc.: ¬C ->... (aí vc faz a equivalência de P1: "cruza e nega" ou "volta negando", se preferir)

     

    ¬C->A ^ B

     

    Daniel em nada foi afetado, continua V. André joga e Bruno também.

     

    GAB: letra E

     

    Só replicando o comentário do Lucas Gomes em outra questão 

  • Alternativa E

    Vamos organizar o enunciado em proposições compostas:

    • Se André ou Bruno não jogam, então Carlos joga
    • Se André joga, então Daniel joga

    Como a questão afirma que Carlos não jogou, basta encontrar o valor lógico das proposições:

    1° proposição: Condicional (não pode ocorrer o VERAFISCHER)

    • Se André ou Bruno não jogam, então Carlos joga

    Como a proposição André ou Bruno não jogam é falsa, para saber a verdade precisamos encontrar sua negação:

    • André e Bruno jogam

    2° proposição: Condicional (não pode ocorrer o VERAFISCHER)

    Como já sabemos que André e Bruno jogam, é correto dizer que Daniel também jogará

    • Se André joga, então Daniel joga

    Conclusão: André, Bruno e Daniel jogaram

    A alternativa que melhor reflete a conclusão encontrada é a alternativa E (Daniel e André jogaram)


ID
3114139
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Há duas torneiras independentes em uma banheira, uma com água quente e outra, fria. Se só a torneira de água quente está aberta, a banheira enche completamente em 24 minutos. Por outro lado, se apenas a torneira de água fria está aberta, a banheira leva 12 minutos para encher completamente. Com ambas as torneiras abertas simultaneamente, a banheira enche completamente em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Técnica que aprende com o Telles:

    ISI ? inverte; soma; inverte:

    24/1; 12/1

    ? inverte: 1/24; 1/12

    ? soma: 1+2/24= 3/24

    ? inverte: 24/3= 8 minutos.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • que diacho de técnica isi é essa moço ?

  • Regra do "TESÃO" 1/T1 + 1/T2 = 1/T

  • Sempre que tiver questões sobre tempo das duas juntas, basta fazer:

    Tempo 1 x Tempo 2

    -----------------------------

    Tempo 1 + Tempo 2

    Trazendo os dados da questão, temos:

    (24 x 12) / (24 + 12) = 288/ 36 = 8 minutos

  • torneira quente=24 min 100%

    torneira fria=12 min 100%

    entao soma as duas em fração=1/12+ 1/24=(tira mmc)=3/24

    Significa que juntos eles fazem 3/24 da tarefa em 60 segundos,então:

    3 60(segundos)

    24 x=(multiplica cruzado)=1440/3=480 segundos

    passando para minutos= 8 minutos

  • ISID= INVERTE, SOMA, INVERTE e DIVIDE.

    1/24 + 1/12 = 3/24 24/3 = 8 minutos


ID
3114148
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sobre manutenção de compressores de êmbolo, considere:


I. Devem ser verificados periodicamente o nível de óleo lubrificante, as condições do filtro de ar e drenagem do condensado.

II. Óleo lubrificante com viscosidade acima do especificado pode provocar aquecimento anormal do compressor.

III. Deve ser realizado teste hidrostático no reservatório de ar de acordo com a NR 13.

IV. A tensão incorreta das correias e o desalinhamento das polias podem gerar vibrações e danos aos rolamentos e mancais.


Está correto o que consta de

Alternativas

ID
3114151
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

São componentes que convertem a energia pneumática em movimento:

Alternativas

ID
3114154
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Considere os quesitos abaixo:


I. Consistência.

II. Densidade.

III. Ponto de gota.

IV. Ponto de fulgor.

V. Ponto de névoa.

VI. Resistência à água.


São considerados quesitos para a escolha de um agente de lubrificação, APENAS:

Alternativas

ID
3114166
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Uma transmissão será construída com apenas um par engrenado (estágio único) e relação de transmissão igual a 30. O tipo de engrenagem indicada é

Alternativas
Comentários
  • não desista!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3114169
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

No Sistema Internacional de Unidades (SI), o símbolo da força exercida por um cilindro pneumático é:

Alternativas

ID
3114175
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sobre lubrificação em mancais de deslizamento, considere:


I. O emprego de lubrificantes tem como objetivo reduzir o atrito e o desgaste do mancal.

II. A contribuição dos lubrificantes para reduzir o aquecimento das peças é desprezível.

III. São utilizados óleos minerais, óleos orgânicos e óleos sintéticos.


Está correto o que consta de

Alternativas

ID
3114178
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sobre manutenção e substituição de rolamentos, considere:


I. A montagem de rolamentos pode ser realizada pelos métodos mecânico, hidráulico ou térmico.

II. Para montagem de um rolamento em um eixo com interferência, deve-se aquecer o rolamento acima de 500 °C para que o anel interno dilate.

III. Óleos minerais são adequados para lubrificar rolamentos que trabalhem a elevadas rotações ou temperaturas.


Está correto o que consta de

Alternativas
Comentários
  • Erro na afirmativa II é: "deve-se aquecer o rolamento acima de 500 °C para que o anel interno dilate.", o correto seria:

    aquecer os rolamentos grandes em banho de óleo numa temperatura entre 100°C e 120° C e colocá-los rapidamente no eixo antes de esfriarem.

    LETRA A

  • Em relação à III, o óleo sintético não seria mais apropriado? Uma vez que as propriedades são melhoradas.


ID
3114181
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O modo pelo qual é feita a transformação do trabalho em energia hidráulica e o recurso para cedê-la ao líquido, aumentando sua pressão e/ou sua velocidade, permitem classificar os tipos de bombas. Nesse sentido, é correto afirmar que,

Alternativas

ID
3114187
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sendo as válvulas componentes de grande importância nos sistemas de abastecimento de água, dentre os principais tipos existentes, a válvula de pé com crivo destaca-se por normalmente ser

Alternativas

ID
3114193
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Considerando que o fluido é um elemento muito importante nos sistemas de hidráulicos industriais, suas características específicas devem ser conhecidas e monitoradas, visando um melhor rendimento e evitando problemas ao sistema de controle. Dentro do contexto das características desses tipos de fluidos,

Alternativas

ID
3114199
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Sabe-se que a ocorrência da cavitação em bombas é prejudicial ao sistema hidráulico, pois tal fenômeno pode interferir na lubrificação e destruir as superfícies dos metais. Daí a importância do profissional conhecer o assunto, a fim de promover a correta manutenção. Considere:


I. durante a cavitação ocorre também uma diminuição na taxa de fluxo da bomba e a pressão do sistema pode se desequilibrar.

II. a tubulação de sucção da bomba não contribui com o aumento da cavitação.

III. óleo de alta viscosidade contribui para a ocorrência de cavitação.

IV. conexão de entrada da bomba muito alta em relação ao nível de óleo no reservatório não pode contribuir para a ocorrência de cavitação.


Está correto o que consta APENAS de

Alternativas

ID
3114205
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O profissional que executa manutenção e reparos em comandos hidráulicos deve, dentre os tantos conhecimentos, interpretar situações, conhecer dispositivos e procedimentos da área em questão. Dentro deste contexto,

Alternativas
Comentários
  • Fiscalização mais rígida das músicas que você não gosta? interessante...

  • o que você quis diser com issu? que funkeiro não tem incino médiu?

  • KKKKKKKK

  • ESCUTEM MARCHA DOS TEMPLÁRIOS. MÚSICA DE GUERREIRO DE VERDADE.

  • Não Guilherme Átila, ele quis dizer sobre as músicas ruins mesmo.... Não é só uma questão de gostar ou não.

  • kkkkkkkk

  • TFM


ID
3114229
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

É importante distinguir bem os resultados da manutenção corretiva planejada em relação à da não planejada. Dentro desse contexto e adotando a nomenclatura 1 = manutenção corretiva não planejada e 2 = manutenção corretiva planejada,

Alternativas

ID
3114235
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Dentre as opções abaixo, manutenção preventiva é a

Alternativas

ID
3114238
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em tubulações industriais é comum ocorrerem falhas que podem ser rupturas, fissuras ou mesmo vazamentos. Estas falhas podem ser decorrentes de: deficiência no projeto; imperfeição do material; erros em processamento do material; erros de montagem; anormalidades em serviço; manutenção inadequada ou imprópria; fatores não intencionais ou inadvertidos. A partir dessas considerações, os tipos de falhas em tubulações industriais podem ser classificados em


I. Físicas.

II. Químicas.

III. Mecânicas.

IV. Congêneres.

V. Metalográficas.


Está correto o que consta APENAS de

Alternativas

ID
3114241
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em tubulações é usual se empregar cores segundo a NBR 6493 para identificar o tipo de fluido no seu interior e/ou aplicabilidade do fluido. As cores de tubulações vermelha, azul e laranja significam, respectivamente:

Alternativas

ID
3114247
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Uma rede de abastecimento de água doce com pH entre 5 e 9, com diâmetro de 3” (três polegadas), operando com pressão não superior a 10 kg/cm2 e temperatura de trabalho abaixo de 60 °C, foi concebida para empregar ferro fundido maleável galvanizado. Nesse caso, a união entre os vários segmentos de tubos deve ser feita com

Alternativas

ID
3114250
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Na instalação de tubulações é usual se empregar tubos curvados. Considere uma instalação com tubos de aço com diâmetro de 12” (doze polegadas). Nesse caso, para se curvar um trecho da tubulação deve-se empregar

Alternativas
Comentários
  • O curvamento de tubos por indução eletromagnética de alta frequência é um processo de conformação livre capaz de curvar tubos de quaisquer diâmetros com pequenos raios (geralmente até três vezes o diâmetro do tubo para dutos terrestres e marinhos). Os especialistas argumentam que esse é um processo eficiente, de baixo custo, capaz de produzir curvas de qualidade


ID
3114253
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os tubos de ferro fundido de 12” (doze polegadas) de boa qualidade para transporte de água que operam enterrados, sob baixa pressão e próximo da temperatura ambiente, são fabricados pelo processo de

Alternativas

ID
3114256
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O termo ledeburita é uma estrutura cristalina solidificada encontrada à temperatura ambiente em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (A). A ledeburita se dá através do ponto eutético e é constituído de um fundo de cementita com aproximadamente 6,7% de carbono e cristais dendríticos de austenita, contendo 2,0% de carbono.


ID
3114259
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A Lubrificação Fluida considera que

Alternativas