- ID
- 3750376
- Banca
- GUALIMP
- Órgão
- Prefeitura de Porciúncula - RJ
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
De acordo com a Lei n° 11.494/2007, no que tange à transferência e gestão de recursos, o Poder Executivo Federal deve publicar, até 31 de dezembro de cada exercício, para vigência no exercício subsequente:
I- A estimativa da receita total dos Fundos.
II- A estimativa do valor de aplicação coletiva da União.
III- A estimativa dos valores anuais por aluno no âmbito do Distrito Federal e de cada Estado.
IV- O valor anual máximo por aluno definido nacionalmente.
Estão CORRETOS:
De acordo com a Lei n° 9.394/96, na oferta de Educação Básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:
ࡰ Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais, adaptados as condições da zona rural.
ࡰ Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural.
ࡰ Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.
ࡰ Adequação à natureza do trabalho na zona rural.
ࡰ Possibilidade de redução da carga horária anual em condições especiais.
Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a ordem CORRETA das proposições acima é:
Segundo a Lei n° 13.005/2010, a execução do Plano Nacional de Educação, e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
I- Ministério da Educação.
II- Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.
III- Conselho Nacional de Educação.
IV- Fórum Nacional de Educação.
V- Representantes das Universidades Federais.
Estão CORRETOS:
“A __________________ enfatiza que o aluno deve ser educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço, de modo que as diferenças entre classes sociais não devem ser levadas em consideração. Juntamente com a afirmação que a escola deve transmitir conhecimentos, predomina a assertiva de que não há diferenciação entre a capacidade de aprendizagem de crianças e adultos.”
A lacuna acima deve ser preenchida pela seguinte alternativa:
Leia a o trecho e responda:
“Este se refere à atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.”
A descrição se refere a que tipo de planejamento:
O projeto político-pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa.”
Dentre as funções descritas abaixo, aquela que está em consonância com os objetivos do referido projeto é:
Segundo a resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010, são objetivos estabelecidos para o Ensino Fundamental:
I- A desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III- A aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores como instrumentos para uma visão crítica do mundo.
IV- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Estão CORRETOS:
Leia o trecho e responda:
Construir no aluno a capacidade de enfrentar determinadas situações, sem limitar-se somente no conhecimento adquirido, mas utilizando-se da consciência de múltiplos recursos cognitivos, tais como saberes, capacidades, micro - competências, informações, valores, atitudes, esquemas de percepção, de avaliação e de raciocínio. Como essas capacidades não são inatas cabe à escola desenvolvê-las nos estudantes. É exatamente esta mudança de paradigma que tem norteado reformas educacionais e currículos.
Na perspectiva apresentada baseia-se a construção de um currículo:
Sobre a organização da educação nacional, podemos afirmar que são incumbências dos municípios:
I - Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.
II - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
IV - Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação.
Assinale a alternativa CORRETA:
Leia o trecho a seguir retirado da Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 e assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna:
“O regime de colaboração entre os entes federados pressupõe o estabelecimento de regras de _________________ entre as funções distributiva, supletiva, normativa, de supervisão e avaliação da educação nacional, respeitada a autonomia dos sistemas e valorizadas as diferenças regionais.”
O Art. 14 da Lei 9.394/96, afirma que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - Participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola;
II - Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Um Projeto Político Pedagógico democrático deve ser construído:
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.
“A __________________ é periódica e acontece no final de período, ciclo ou ano, enquanto a avaliação ____________________ é interna ao processo, analítica e mais centrada sobre o estudante do que sobre o produto acabado.”
De acordo com a Lei 13.005/14 são diretrizes do Plano Nacional de Educação:
I - Erradicação do analfabetismo.
II - Universalização do atendimento escolar.
III - Promoção do princípio da gestão populista e centrada da educação pública.
IV - Valorização dos (as) profissionais da educação.
V - Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à diversidade social, cultural e a diversidade racial.
Dos itens acima, podemos afirmar que estão CORRETOS:
Preceitos e pressupostos formam o corpo doutrinário que sustenta o sentido da Escola desvelado na práxis educativa. Devem, portanto, emergir de um pensamento pedagógico que alicerce essa práxis para que a escola possa dar conta de sua finalidade educativa. Autores como Libâneo e Saviani, organizam o pensamento pedagógico brasileiro em dois blocos: “tendências liberais” e “tendências progressistas”. Sobre as características desse pensamento, analise as afirmativas:
I - Encontramos em Piaget, Vygotsky e Wallon, importante influência no pensamento pedagógico brasileiro, por trazerem em comum entre eles a concepção interacionista, concebendo o conhecimento como resultado da ação que se passa entre o sujeito e um objeto.
II - Na concepção progressista crítico-social dos conteúdos, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
III - A pedagogia das competências se apresenta como outra face da “pedagogia do aprender a aprender”, cujo objetivo é dotar os indivíduos de comportamentos flexíveis que lhes permitam ajustar-se às condições de uma sociedade em que as próprias necessidades de sobrevivência não estão garantidas.
IV - Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressista, defende-se a ideia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar: