SóProvas



Prova IF-PB - 2013 - IF-PB - Assistente de Alunos


ID
1636843
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA. “A Lei 8.112/90, dispõe sobre _____________________________________________”.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


     LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.


  • Letra C.

    Dispõe sobre o regime jurídico das autarquias e fundações públicas federais.

  • Lei 8.112

    Art. 1º Esta lei institui o Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

  • Marque a alternativa CORRETA. “A Lei 8.112/90, dispõe sobre _____________________________________________”.

    A) o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas municipais.

    B) o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas estaduais.

    C) o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    D) o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas municipais e estaduais.

    E) o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas municipais, estaduais e federais.

    Título I

    Capítulo Único

    Das Disposições Preliminares

           Art. 1o Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

  • Conforme o art. 1º, da Lei 8.112/90: “Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais”.

    Gabarito: alternativa “C”.


ID
1636846
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 8.112/90, no seu art. 5º, preconiza que são requisitos básicos para investidura em cargo público, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • D)     Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público: I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos políticos;  III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais; IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo; V - a idade mínima de dezoito anos;VI - aptidão física e mental.

  • D)   Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público: I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos políticos; III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais; IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo; V - a idade mínima de dezoito anos;VI - aptidão física e mental.

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990).

    O conhecimento exigido versa sobre os requisitos básicos para investidura em cargo público.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 5º da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, in verbis:

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    >>> Os brasileiros, sejam eles natos ou naturalizados (com poucas exceções), e estrangeiros (nos termos da lei) podem assumir cargos públicos. Porém, a lei que traria a possibilidade de estrangeiros assumirem cargos públicos não existe. Por outro lado, a própria CF traz uma exceção no caso de estrangeiros: para assumir cargos de professor, técnico ou científico em universidades federais.

    II - o gozo dos direitos políticos;

    >>> Os direitos políticos (tendo como mais conhecido o direito ao voto) é um dos requisitos básicos e, caso o candidato tenha sofrido sua perda ou suspensão (como cancelamento na naturalização, condenação criminal sem direito a recurso ou improbidade administrativa), é fator de possível impossibilidade ao assumir cargo público.

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    >>> Na posse, o candidato aprovado e nomeado tem que estar com as devidas quitações eleitorais (voto ou justificativa) em dia, bem como ter cumprido com com suas obrigações militares (alistamento , serviço ou dispensa).

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    >>> Todo edital de concurso público traz a informação do nível escolar mínimo exigido para assumir determinados cargos públicos, que podem passar pelos níveis fundamental, médio, médio/ técnico, superior e até mesmo sem escolaridade, exigindo apenas a alfabetização.

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    >>> Segundo a lei 8.112, a idade mínima é de 18 anos, mas alguns concursos (como os da área militar e policial) podem determinar idades mínimas outras para assumir cargo público. Essa idade diferenciada trazida no edital tem que estar de acordo com a lei do cargo em cada órgão público. Importa lembrar que o edital não pode destoar da lei.

    VI - aptidão física e mental.

    >>> É a aferição, pelo Estado, das condições físicas, mentais e psíquicas daqueles candidatos nomeados, para averiguar se estão aptos a assumir suas funções.

    Diante do dispositivo legal sobredito, a alternativa “D" está equivocada, tendo em vista que “aptidão moral” não é um dos requisitos estampados no art. 5º.

    GABARITO: D.


ID
1636849
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal do Brasil, no seu art. 39, determina que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.

§1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:

I – A natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;

II – Os requisitos para a investidura;

III – As peculiaridades dos cargos.

Mediante o exposto, considerar-se-á(ão) CORRETA(S) A(S) ASSERTIVA(S):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E) Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (Vide ADIN nº 2.135-4)

    § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - os requisitos para a investidura; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - as peculiaridades dos cargos. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • e)I,II e III.

    Serão observados:

    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - os requisitos para a investidura; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    III - as peculiaridades dos cargos. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • As três assertivas estão corretas

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Administração Pública.

    I – Correta - É o que dispõe o art. 39, § 1º, CRFB/88: "A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: I -.a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; (...)".

    II – Correta - É o que dispõe o art. 39, § 1º, CRFB/88: "A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: (...) II – os requisitos para a investidura; (...)".

    III – Correta - É o que dispõe o art. 39, § 1º, CRFB/88: "A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: (...) III – as peculiaridades dos cargos".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E (I, II e III).


ID
1636852
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal do Brasil determina, no seu art. 41, que são estáveis, após _______________ de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE o texto da lei.

Alternativas
Comentários
  • E) Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • E) Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • A Lei 8.112/1990 afirma que são 24 meses (2 anos). Entretanto, de acordo com as alterações vigentes por emenda constitucional, a CF afirma que são 3 anos.

  • GABARITO: E

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre estabilidade de servidor público.

    Análise das assertivas:

    Alternativa A - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa B - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa C - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa D - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema.

    Alternativa E - Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 41: "São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E.


ID
1636855
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para os efeitos da Lei 8.429/92, no seu art. 1º: “Os atos de improbidade praticados por qualquer __________________ , servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei”. Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE o trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B.


    Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

  •  Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a

    administração direta e  indireta ou empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com:

     

    Ø+50% cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.  SUJEITOS PASSIVOS

    §Ressarcimento INTEGRAL

     

    Ø-50% menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial é limitada (proporcional)

    §à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

  • GABARITO LETRA B.

    Agente público.

  • GABARITO LETRA B

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 
     
    ARTIGO 1º Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta Lei.
     

  • O conceito de agente público, tal como encampado pela Lei 8.429/92, é bastante amplo, consoante se percebe da leitura do art. 2º de tal diploma legal:

    "Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior”.

    Assim sendo, por expressa imposição legal, em cotejo com as alternativas propostas, conclui-se que a única opção correta está na letra “b”.

    Gabarito: alternativa “B”.


ID
1636858
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque a alternativa que NÃO corresponde ao exposto pela Lei 8.429/92, no seu art. 11. “Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de [...]”:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Por sinal, este é fonte de motivação para muito concursando.

  • Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de Honestidade, Imparcialidade, Legalidade, e Lealdade às instituições (HILL)

    FAMOOOSO HILL DA IMPROBIDADE.

  • Quanto aos atos de improbidade administrativa:

    Conforme o art. 11 da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, “constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições” (...).

    Como se vê, a alternativa que não corresponde ao exposto pela Lei 8.429/92 é a “e”.

    Gabarito: alternativa “E”.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
1636861
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Quanto aos crimes contra a Administração Pública, segundo o Código Penal Brasileiro, no seu art. 312, caput, “Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”, corresponde ao crime de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D.


    Peculato

    Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

    Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

  • LETRA D CORRETA 

        Peculato

      Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:


  • PECULATO =>  É VOCÊ, SENDO FUNCIONARIO PUBLICO, APROPRIA-SE DE QUALQUER BEM EM RAZÃO DO CARGO QUE VOCÊ POSSUI.

     SE ENQUADRA NA MESMA TIPICIDADE: VOCÊ ROUBAR ALGO EM RAZÃO DO CARGO E VOCÊ DESVIAR... 

    CONCLUINDO: CAIU QUESTÃO FALANDO DO FUNCIONARIO QUE APROPRIU, SUBTRAIU OU DESVIOU = PECULATO!!!

    Caso a questão seja mais especifica:

    APROPRIOU= PECULATO APROPRIAÇÃO

    SUBTRAIU = PECULATO FURTO

    DESVIOU = PECULATO DESVIO

  • GABARITO:D.

    APROPRIOU= PECULATO APROPRIAÇÃO

    SUBTRAIU = PECULATO FURTO

    DESVIOU = PECULATO DESVIO

  • Gab: B

    PECULATO

    CP Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

    Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

    Peculato Impróprio ou furto

    § 1º - Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.

    Peculato culposo

    § 2º - Se o funcionário concorre culposamente para o crime de outrem:

    Pena - detenção, de três meses a um ano.

    § 3º - No caso do parágrafo anterior, a reparação do dano, se precede à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.

    Peculato Mediante Erro de Outrem

    CP Art. 313 - Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de outrem:

    Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

  • Quem estuda, deve ser grato a DEUS, o conhecimento é algo libertador é uma arma contra o sistema.

    Seja feliz e grato.

    Não uso rede social, explico, o pessoal da rede social, vive uma mentira e quem já é rico só quer fama. Aí fica um monte de analfabetos elogiando quem já está de vida feita. E engraçado, não sabem nem a diferença de MAS X MAIS.

    DEUS DO CÉU.

  • A solução da questão exige o conhecimento acerca dos crimes praticados por funcionário público contra a administração pública, analisando as afirmativas:

    a) ERRADO. A injúria se configura quando o agente ofende a dignidade ou o decoro de outrem, ou seja, quando atinge a honra subjetiva do agente.

    b) ERRADA. Calúnia se configura quando o agente calunia alguém, imputando falsamente fato definido como crime.

    c) ERRADA. A difamação se configura quando o agente imputa fato ofensivo à sua reputação, quando atinge a honra subjetiva da vítima.

    d) CORRETA. De fato, ao se analisar o crime de peculato, configura-se quando o funcionário público se apropria de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.

    e) ERRADA. O assédio sexual faz parte dos crimes contra a dignidade sexual e não se refere ao fato narrado.




    GABARITO DA PROFESSORA: LETRA D.


ID
1636864
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação, de acordo com o art. 325 do Código Penal Brasileiro, aplica-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A.


    Violação de sigilo funcional

    Art. 325 - Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.


  • Acho sem noção questão que cobra tempo de pena. 

  • COBRAR PENAS É UMA DAS MAIORES COVARDIAS DA BANCA 

  • Parem de chorar , e estudem!!!

     

  • GABARITO: A

     

     

     

    Violação de sigilo funcional

    Art. 325 - Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.

  • O "Examinador" não tem mãe.

  • Ai que Judiação ..

  • kkkkk , impressionante como nos comentários de questões que pedem pena têm um monte de chorões!!

    Aviso: parem de chorar e aprendam as penas , assim estarão um passo a frente dos mimados!

  • PROVA PARA AUXILIAR DE BIBLIOTECA kkkkkkkkkkkkk

    AI O CARA TEM QUE SER CSI PARA TRABALHAR NA BIBLIOTECA. KKKKKK

  • Não tá fácil ir pra João Pessoa... 

  • COVARDIA MESMO!

  • Gente não é obrigado a saber a pena , mas também não é facultativo, fica a dica!

  • Acertei simplesmente elimanando que um crime dessa espécie não aplica somente multa como pena e não me recordo de ver penas que a mínima seria de 9 (nove) meses.

  • Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação, de acordo com o art. 325 do Código Penal Brasileiro, aplica-se: 


    VIOLAÇÃO DE SIGILO FUNCIONAL


    PENA: detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.

  • Gabarito:A.

    Revelar segredo no exercício da função ou fora dela - Detenção de seis meses a dois anos, se não constituir crime mais grave.

  • Sacanagem a banca pedir isso.

  • Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação, de acordo com o art. 325 do Código Penal Brasileiro, aplica-se:

    A) detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave. [Gabarito]

    Violação de sigilo funcional

    CP Art. 325 - Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave.

    § 1º Nas mesmas penas deste artigo incorre quem:

    I - permite ou facilita, mediante atribuição, fornecimento e empréstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas não autorizadas a sistemas de informações ou banco de dados da Administração Pública; 

    II - se utiliza, indevidamente, do acesso restrito. 

    § 2º Se da ação ou omissão resulta dano à Administração Pública ou a outrem: 

    Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. 

  • sempre fico entre duas , e escolho a errada kkk odeio penas :(

  • Olha só o segredo do sucesso.

    Estude e vá responder questões, se errar fique feliz, pq, o nosso cérebro tende a nos deixar mais esperto quando erramos uma questão, leia o gabarito com atenção.

    Conhecimento leva tempo para fixar na nossa mente o segredo é só continuar, e melhor, sendo feliz e rindo.

    Sou o concurseiro mais feliz do mundo.


ID
1636867
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o anexo da Lei 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), inciso I, fazem parte das REGRAS DEONTOLÓGICAS, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O que faz parte é a eficácia e não a eficiência... 
    A banca pegou pesado com os auxiliares de biblioteca ! kkk
    Um auxiliar de biblioteca geralmente não sabe a diferença entre eficiência e eficácia e não pega tais detalhes.

    Eficácia = alcançar o seu fim, realizar sua missão.

    Eficiência = utilizar os recursos da melhor maneira possível, otimizando o trabalho em questão de tempo, qualidade e etc.

    Eficiência sem eficácia = fazer tudo da maneira mais inteligente, produtiva, rápida e de qualidade... e não alcançar o objetivo.

    Eficácia sem eficiência = fazer tudo sem atenção, de maneira errada, devagar e de qualquer jeito... e ainda assim alcançar o objetivo.

    É claro que a eficiência também faz parte da Administração Pública, mas nas últimas décadas a eficácia tornou-se mais importante do que a eficiência em qualquer sistema administrativo, esta é a atual concepção.

  • ASSERTIVA D

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.


    TEORIA do DEVER: 

    1- Dignidade;

    2- Decoro;

    3- Zelo;

    4- Eficácia;

    5- Consciência dos princípios morais( do que é certo e do que é errado)


  • Eficácia e não Eficiência

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações) A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores (da própria lei) que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da TRADIÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.

     

    A conduta ética do servidor representa a moral do Estado, agindo com consciência ética compatível dentro e fora do serviço público. O decoro ou a falta dele residem no que um homem faz, não no que os outros dizem dele.

     

    Decoro:

     

    1 - Respeito de si mesmo e dos outros.

    2 - Decência; vergonha; dignidade.

    3 - Conformidade do estilo com a elevação do assunto.

     

    Quando uma pessoa ocupa um cargo público, assume efetivamente um conjunto de atribuições e responsabilidades, previstas em uma estrutura organizacional, o qual deve ser exercido de acordo com padrões éticos.

     

    Em suas atividades, o servidor público não apenas deve agir internamente com retidão, mas também demonstrá-la para a sociedade.

     

    A probidade durante o exercício do servidor público busca a convergência entre a natureza da ação e a aparência da ação.

     

    Probidade:

    1 - Observância rigorosa dos deveres, da justiça e da moral; honradez.

    2 - Observância rigorosa dos deveres, da justiça e da moral.

    3 - probidade administrativa:  honestidade e rigor na administração ou na função pública.

  • 1 - Dignidade;

    2 - Zelo;

    3 - Eficácia;

    4 - Consciência moral.

    D.

  • Outra questão ridícula dessa banca sobre o Decreto 1.171/94.

  • Aos que estão estudando para o concurso do IBGE 2021 fiquem atentos pois apesar do código de ética ser quase igual ao decreto 1171, tem algumas coisas diferentes que vocês podem se surpreender.

    Sobre o código de ética do servidor do IBGE.

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia, a ((((((eficiência))))) e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público do IBGE, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal.

    Nessas questões uso o mnemônico CODI É DEZ

    CO = consciência dos princípios morais

    DI = dignidade

    É = eficiência

    D= dignidade

    E = eficácia

    z = zelo

    Porém no caso da questão ser sobre o decreto 1171 é bom sempre reler já que é curtinha, e lembrar que se não for pra responder com o CODI É DEZ é só tirar a eficiência.

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    BONS ESTUDOS PARA TODOS NÓS E RUMO À APROVAÇÃO.

  • seção I

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.


ID
1636870
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O anexo da Lei 1.171/94 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), inciso IX, preconiza que “A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela _____________ ”. Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE o exposto na lei.

Alternativas
Comentários
  • cruel essas questões


  • IX – SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE: A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela DISCIPLINA. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.


    Princípio dos Serviços Públicos


    No teor do art. 6º, §1º, Lei 8.987/95, ao elencar as condições a serem satisfeitas para que um dado serviço público possa se considerar adequado.  Eis o que reza tal dispositivo legal: 


    Art. 6º. Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido nesta Lei, nas normas pertinentes e no respectivo contrato. 


    § 1º. Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.


    § 2º.  A atualidade compreende a modernidade das técnicas, do equipamento e das instalações e a sua conservação, bem como a melhoria e expansão do serviço.


    § 3º.  Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando: I - motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações; e (...)


    Por óbvio, se o serviço atende a tais condições, podendo, assim, serem considerados, do ponto de vista legal, como um serviço público adequado, é possível também afirmar que se estará diante de um serviço público de qualidade. 


    Princípios da Proporcionalidade e Razoabilidade.


    Reconhecida a má prestação de serviços impõe-se o dever indenizatório pelo dano moral que aí não se situa na esfera, apenas, do inadimplemento contratual.


    Deve ser banida da cultura nacional a ideia de que ser mal atendido faz parte dos aborrecimentos triviais do cidadão comum, principalmente quando tal comportamento provém das entidades administrativas.


    O cidadão não pode ser compelido a suportar as consequências da má organização, abuso e falta de eficiência daqueles que devem, com toda boa vontade, solicitude e cortesia, atender ao público.


    Bem como fica possível registrar equipamentos públicos em má conservação das instalações e o sucateamento de veículos, lixo em volta de equipamentos, que deveriam estar disponíveis para servir a população, que clama cada vez mais por melhores condições nos atendimentos e serviços, inclusive nas áreas sociais de saúde, educação e segurança. Desperdícios dos tributos, neste e outros casos, geram dano moral aos usuários do serviço público

  • Então é pra decorar a lei mesmo, né?!

  • É muita leitura para acertar uma questão dessa!!!

    1171/94 ciclo  > leitura da 117/94 + 20 q isoladas 

    1171/94 

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

  • Questão de Elaborador PREGUIÇOSO! MAL FEITA
  • tem que lê um milhão de vezes o Decreto pra acertar essa questão!

  • Você percebe o baixo nível da questão ao ler o enunciado e perceber que o examinador sequer sabe que 1.171 é um DECRETO e não uma LEI.

  • Caracteriza o esforço pela disciplina.

    B.

  • Pensei que era para entender a lei, mas pelo o que estou vendo, a gente tem é que decorar. Eu em!!!

  • marquei eficácia rs 

  • o famoso chute, acerte se tiver sorte.

  • Elaborador com preguiça de elaborar questão dá nisso!

    Questões pobres e ridículas!

  • Cada elaborador que aparece. Agora a gente tem que decorar todo o "Decreto"

  • Esse estilo de questão e do tempo da palmatória.Que preguiça de elaborar algo mais interpretativo e contextualizado.É do mesmo jeito com as outras disciplinas.Banca doida

     

  • Esta banca é igual aqueles professores tradicionais, DECOREBA.

  • 1ele acha que só temos este tópico para estudar! lamentável!

  • IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.


ID
1636873
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma memória de 1GB pode armazenar:

Alternativas
Comentários
  • Qual é o motivo da anulação? Para mim a questão está correta e a resposta seria a letra E..

    1KB = 2^10B

    1MB = 2^20B

    1GB = 2^30B

  • Acabei aprendendo algo novo que talvez seja o motivo da anulação dessa questão.

    1KB na verdade é 1 Kilobyte = 10^3B

    1MB na verdade é 1 Megabyte = 10^6B

    1GB na verdade é 1 Gigabyte = 10^9B

    Diferente de:

    1KiB que é 1Kibibyte = 2^10B

    1MiB que é 1Mebibyte = 2^20B

    1GiB que é 1Gibibyte = 2^30B

     

    Acontece que antes o pessoal usava 1KB = 1024B, hj deve-se utilizar por normas 1KiB = 1024B.. Pois K=kilo e não kibi (Kibi = Ki)..

    No kibi esse bi vem de binário, acredito eu..


ID
1636876
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Windows 7, versão em Português (Brasil), qual a combinação de teclas de atalho do teclado para abrir o Gerenciador de Tarefas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    "CTRL + SHIFT + ESC: todos conhecem o CTRL + ALT + DEL, mas poucos sabem do CTRL + SHIFT + ESC. Ele serve para abrir o Gerenciador de tarefas do Windows. É ideal para aqueles casos em que você não quer reiniciar o computador ou abrir outras alternativas, mas somente iniciar o Gerenciador do Windows." Fonte: Tech Mundo

  • Letra B.

    Ctrl+Shift+Del acessa o painel de opção do usuário, como Bloquear computador, efetuar logoff, e no final, Gerenciador de Tarefas. Ou seja, Ctrl+Alt+Del é o atalho indireto para o Gerenciador de Tarefas.

    Ctrl+Shift+Esc é o atalho direto.

    E também podemos acessar com mouse, clicando com o botão direito na Barra de Tarefas e escolhendo 'Abrir gerenciador de tarefas'.

    Win+E é o atalho para o gerenciador de arquivos e pastas do Windows, o Windows Explorer.

  • Win+T seleciona os programas afixados na barra de tarefas.

  • CTRL + ALT +DELETE:

    - BLOQUEAR ESTE COMPUTADOR

    - TROCAR USUÁRIO

    - FAZER LOGOFF

    - ALTERAR UMA SENHA

    - INICIAR GERENCIADOR DE TAREFAS

     

    CTRL + SHIFT + ESC:

    - INICIAR GERENCIADOR DE TAREFAS


ID
1636879
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o navegador Google Chrome, versão em Português (Brasil), é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    "Alterar configurações de plug-ins

    Por padrão, o Chrome usa plug-ins em uma página da Web, a menos que eles apresentem um risco de segurança.

    O Chrome bloqueia automaticamente os plug-ins que estão desatualizados ou que não sejam usados por muitos programas. Também é possível bloquear plug-ins por conta própria a qualquer momento:

    No computador, clique no menu do Chrome .Clique em Configurações > Mostrar configurações avançadas.Na seção "Privacidade", clique em Configurações de conteúdo.Na seção "Plug-ins", escolha uma destas opções:Executar todo o conteúdo de plug-in: o Chrome executará todos os plug-ins atualizados.Detectar e executar conteúdo do plug-in importante (padrão): o Chrome executará os plug-ins importantes. Clique para reproduzir conteúdo não essencial.Deixe-me escolher quando executar o conteúdo do plug-in: o Chrome impedirá que qualquer plug-in seja executado automaticamente. É possível executar plug-ins específicos clicando com o botão direito sobre eles e escolhendo Executar este plugin.

    Para permitir plug-ins somente em sites específicos, clique em Gerenciar exceções.


    Ativar e desativar plug-ins específicos

    É possível ativar e desativar plug-ins específicos a qualquer momento.

    No computador, abra o Google Chrome.Na parte superior da barra de endereço, digite chrome://plugins/ e pressione Enter.Clique em Ativar ou Desativar ao lado do plug-in que você deseja usar ou desativar.

    Observação: quando você visita uma página com um plug-in desativado, uma mensagem é exibida informando que o plug-in foi desativado, em vez de ver o vídeo ou áudio da página." (FOnte: Suporte Google)

  • Resumindo a resposta da Amiga Simone...

    Pode-se ativar ou desativar plug-ins, acessando configurações por meio da página chrome://extensions

    Pode-se ativar ou desativar plug-ins, acessando configurações por meio da página chrome://plugins

    Era só o caminho que estava errado :)

    Plug-ins são diferentes de Extensões

    GAB (A)

  • D) Ao usar a barra de localização para localizar uma palavra ou frase específica em uma página web, o navegador pesquisa automaticamente a página enquanto o usuário digita, destacando possíveis correspondências em amarelo.

    Existe um problema nessa alternativa (o qual me fez marcá-la como resposta) pois o navegador não busca a página, busca a palavra digitana na página.

    Seguimos. Bons Estudos.

  •  Plugins é uma coisa e extensões é outra.


ID
1636882
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao Microsoft Excel 2010, versão em Português (Brasil), qual o recurso que pode ser empregado para automatizar a execução de tarefas recorrentes, permitindo que um conjunto de ações seja salvo e possa ser reproduzido uma outra vez?

Alternativas
Comentários
  • C)  Extensão DOC (Documento do Microsoft Word)

    São os arquivos criados pelo programa Microsoft Word. Esses arquivos podem conter diversos tipos de dados, como textos, figuras, tabelas, efeitos de bordas etc.

    O Word é o programa de texto que vem no conjunto Microsoft Office (conjunto de programas de escritório da Microsoft).

    Os documentos do Word são arquivos que podem possuir algum conteúdo interno de programação (as chamadas macros). As macros são criadas em uma linguagem de programação que acompanha todos os programas do pacote Microsoft Office (do qual o Word faz parte): VBA (Visual Basic for Applications).

    Extensão DOC (Documento do Microsoft Word)

    São os arquivos criados pelo programa Microsoft Word. Esses arquivos podem conter diversos tipos de dados, como textos, figuras, tabelas, efeitos de bordas etc.

    O Word é o programa de texto que vem no conjunto Microsoft Office (conjunto de programas de escritório da Microsoft).

    Os documentos do Word são arquivos que podem possuir algum conteúdo interno de programação (as chamadas macros). As macros são criadas em uma linguagem de programação que acompanha todos os programas do pacote Microsoft Office (do qual o Word faz parte): VBA (Visual Basic for Applications).

    As macros são o principal motivo de os arquivos do Word serem considerados extremamente vulneráveis a infecção por vírus de computador. Os vírus mais comuns da atualidade são conhecidos como vírus de macro e podem infectar os documentos do Word com facilidade, por serem escritos na mesma linguagem de programação que as macros do programa, VBA.

    As macros são o principal motivo de os arquivos do Word serem considerados extremamente vulneráveis a infecção por vírus de computador. Os vírus mais comuns da atualidade são conhecidos como vírus de macro e podem infectar os documentos do Word com facilidade, por serem escritos na mesma linguagem de programação que as macros do programa, VBA.

    FONTE? João Antonio — Informática para Concursos (5ª Edição)

  • Resposta: letra C

     

     

    Uma macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas. 

     

    [ Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/Executar-uma-macro-do-Excel-a20bf0b0-5642-4aa8-8b99-2558a6df5fe1 ]

     

    =====================================================================

     

    Muitas empresas se utilizam das planilhas do Excel em suas rotinas e é justamente quando falamos em operações rotineiras e repetitivas que devemos nos lembrar dos macros.

    A macro é um conjunto de ações que são gravadas para serem repetidas diversas vezes mediante um comando pré-determinado.

     

    [ Fonte: http://blog.luz.vc/excel/como-criar-sua-primeira-macro-excel/ ]

  • Macro no Word/Excel = ALT + F8

  • Macros

    Uma macro é uma sequência de procedimentos que são executados com a finalidade de realizar e automatizar tarefas repetitivas ou recorrentes, sendo um recurso muito poderoso ao permitir que um conjunto de ações seja salvo e possa ser reproduzido posteriormente. Ela também é disponibilizada em outras aplicações do Office – como Word e Powerpoint. Os arquivos do Excel que possuem macros devem ser salvos com a extensão .xlsm. 

    Gabarito: Letra C


ID
1636885
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as proposições a respeito do LibreOffice Writer 4.1.2, versão em Português (Brasil).

I – Permite criar documentos básicos, como cartas, memorandos e currículos.

II – Possui função de cálculo integrada, possibilitando executar cálculos em tabelas.

III – Dispõe de uma ferramenta de desenho para criar desenhos, figuras e legendas diretamente em documentos de texto.

IV – Possibilita salvar um documento em diversos formatos, incluindo o padrão OpenDocument (ODF), o formato .doc do Microsoft Word ou HTML.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Todas as afirmações estão corretas.

    E se fosse Word 2010/2013, a resposta seria a mesma, pois ambos são semelhantes e compatíveis.

  • Na afirmação IV, a estação do writer não seria ODT?

  • O padrão nao seria ODT.?

  • Paulo, invertendo o trecho:

    Microsoft Word no formato .doc.

  • LibreOffice Writer 4.1.2, versão em Português (Brasil):

    * cria documentos básicos;

    * tem função de cálculo integrada, executa cálculos em tabelas.

    * tem ferramenta de desenho criada diretamente em documentos de texto.

    * salva documento em diversos formatos (odf; .doc; .odt; html, ...)

    ------------------------------------------------------------

    Sobre o item IV (padrão OpenDocument):

     

    "Quais são os documentos ODF?

    ODF é um formato padrão internacional ISO para documentos de escritório, criado em 2006. Os arquivos ODF têm as seguintes extensões: - . odt (documentos de texto) - . ods (folhas de cálculo) - *. odp (documentos de apresentação)

    A vantagem do ODF é que ele não está vinculado a nenhum conjunto de programas de escritório. É um padrão aberto que qualquer empresa pode implementar nos seus programas. O OpenOffice usa o formato ODF como formato padrão de documentos.

    (...) O OpenOffice é o principal conjunto de programas de escritório de código aberto com um processador de texto flexível, uma poderosa folha de cálculo, gráficos dinâmicos, acesso a bases de dados e muito mais."

     

    Fonte: https://www.openoffice.org/pt/why/why_odf.html

  • O padrão do wrinter não é o ODT??? O ODF é a integração do wrinter com o Calc e o impresso.

    Alguém para ajudar!!


ID
1834918
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, tornou-se uma conquista histórica como marco legal sobre os direitos da criança e do adolescente no Brasil. No que concerne às suas especificidades normativo-conceituais, analise as proposições a seguir:

I – Para efeito dessa Lei, considera-se criança a pessoa até doze anos completos, sendo adolescente aquela entre doze e dezoito anos incompletos.
II – Excepcionalmente, de acordo com casos expressos em lei, o ECA pode ser aplicado às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

Em relação a essas duas asserções, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    Correta letra "A"

     

  • Era só o que faltava "parcialmente verdadeira" 

  • Assertiva Correta: "A".

    Consoante a Lei:

    I - Para efeito dessa Lei, considera-se criança a pessoa até doze anos completos, sendo adolescente aquela entre doze e dezoito anos incompletos. (Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade).

    II - Excepcionalmente, de acordo com casos expressos em lei, o ECA pode ser aplicado às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. (Art. 2º. Parágrafo único).

    Logo, somente a primeira afirmação está incorreta.

  • Pelo amor de Deus !

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I – Para efeito dessa Lei, considera-se criança a pessoa até doze anos completos, sendo adolescente aquela entre doze e dezoito anos incompletos.

    Falso. Para fins do ECA, criança é pessoa de até 12 anos de idade incompletos (11 anos 11 meses e 29 dias) e é considerado adolescente adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos, nos termos do art. 2º, caput, ECA: Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    II – Excepcionalmente, de acordo com casos expressos em lei, o ECA pode ser aplicado às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 2º, parágrafo único, ECA: Art. 2º, Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

    Deste modo, o primeiro item é falso e o segundo é verdadeiro.

    Gabarito: A


ID
1834921
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Considerando os direitos da criança e do adolescente assegurados pelo ECA, assinale (V) para Verdadeira e (F) para Falsa nas assertivas a seguir.

( ) Quanto ao direito à vida e à saúde, cabe ao Estado, através do Sistema Único de Saúde, garantir à criança e ao adolescente portadores de deficiência atendimento especializado.
( ) Quanto ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, é garantido à criança e ao adolescente o direito de contestar critérios de avaliação, podendo recorrer às instâncias superiores.
( ) É garantido à criança e ao adolescente acesso à escola pública e gratuita, independentemente de ser próxima à sua residência.
( ) Direitos trabalhistas e previdenciários são garantidos ao adolescente aprendiz, menor de quatorze anos.
( ) É garantido, à criança e ao adolescente o direito à informação, cultura, lazer, esportes, diversão, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "D"

    O art. 65 do ECA prevê que ao adolescente aprendiz, MAIOR de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários

  • Alguem pode me dizer sobre a ultima pergunta, onde está no ECA. Fiquei em duvida de produtos e servicos.

  • Art. 11

    § 1o  A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

    ------------------------------------------------

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    ------------------------------------------------

    Art. 53.

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    ----------------------------------------------------

    Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e      previdenciários.

    -------------------------------------------------

    Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

  • Juciely,

    Segue o artigo do ECA

    Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

  • Com relação a alternativa "É garantido à criança e ao adolescente acesso à escola pública e gratuita, independentemente de ser próxima à sua residência" foi construída de forma maldosa. O fato de dizer independentemente não faz da questão uma alternativa errada. "de preferência próxima à sua residência" é o texto original, mas a questão deixou a interpretação de que se a escola for longe da residência não tem obrigação, ainda assim, de ser gratuita.

  • Quanto ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, é garantido à criança e ao adolescente o direito de contestar critérios de avaliação, podendo recorrer às instâncias superiores.

    Essa alternativa está errada ou não?

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

  • Menor de 14 anos é assegurado bolsas de estudos.

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    ( V ) Quanto ao direito à vida e à saúde, cabe ao Estado, através do Sistema Único de Saúde, garantir à criança e ao adolescente portadores de deficiência atendimento especializado.

    Verdadeiro. Aplicação do art. 11 e seu § 1º, ECA: Art. 11. É assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. § 1 A criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação. 

    ( V ) Quanto ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, é garantido à criança e ao adolescente o direito de contestar critérios de avaliação, podendo recorrer às instâncias superiores.

    Verdadeiro. Aplicação do art. 53, III, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    ( F ) É garantido à criança e ao adolescente acesso à escola pública e gratuita, independentemente de ser próxima à sua residência.

    Falso. A escola deve ser próxima a residência da criança e do adolescente, nos termos do art. 53, V, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    ( F ) Direitos trabalhistas e previdenciários são garantidos ao adolescente aprendiz, menor de quatorze anos.

    Falso. De fato, os direitos trabalhistas e previdenciários são garantidos ao adolescente aprendiz, porém, estes são maiores de 14 anos (e não menores), nos termos do art. 65, ECA: Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e  previdenciários.

    ( V ) É garantido, à criança e ao adolescente o direito à informação, cultura, lazer, esportes, diversão, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

    Verdadeiro. Aplicação do art. 71, ECA: Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

    Portanto, a sequência correta é V, V, F, F, V.

    Gabarito: D

  • GAB: D DE DEUS ME APROVA ESSE ANO, PFV!!!


ID
1834924
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o ECA, em seu Título II, Dos Direitos Fundamentais, Capítulo IV, que dispõe sobre o Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, são assegurados à criança e ao adolescente, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO  "D"

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

  • Gab D - Direito parcial

  • Parcial eu peço quando vou sair cedo do bar e quero pagar minha parte. #ficaadica

  • Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (Letra A)

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; (Letra B)

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (Letra C)

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis; (CORREÇÃO da Letra D)

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. (Letra E)

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA:

    Art. 53 ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (alternativa A)

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; (alternativa B)

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (alternativa C)

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. (alternativa E)

    Conforme se observa dos incisos do art. 53, a única alternativa que não está de acordo com os incisos é a letra D. O erro da assertiva está na palavra “parcial”, uma vez que o ECA não prevê o direito “parcial” de organização e participação em entidades estudantis, mas o direito de organização e participação nessas entidades.

    Gabarito: D


ID
1834927
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Avalie as asserções abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta.

I – Uma das fases mais complexas do desenvolvimento da pessoa, em termos biológicos, subjetivos e socioculturais, corresponde à puberdade, etapa da vida que dura de dois a quatro anos.
II – Marcando o início da juventude, a puberdade é considerada pelos estudos da Psicologia do Desenvolvimento, a partir dos estágios pré-pubescente, pubescente e pós-pubescente.

Alternativas
Comentários
  • Gab C - Com relação a afirmativa I, o período de puberdade acontece geralmente nos meninos entre 12 e 14 anos, e apresenta modificação no timbre da voz; aumento da largura dos ombros; aparecimento de pelos no rosto, axilas e região pubiana; crescimento do pênis e testículos; e o surgimento da primeira ejaculação.

    Nas meninas as modificações acontecem entre os 10 e 13 anos e apresentam desenvolvimento das glândulas mamárias; aumento dos quadris; aparecimento de pelos na região pubiana; e o surgimento da primeira menstruação, chamada menarca

    Com relação a afirmativa II, não há destrinchamento da puberdade. Puberdade é somente parte do período de transação entre a infância e a adolescência.


ID
1834930
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No contexto da relação escola-família, a orientação sexual faz parte de um processo pedagógico sistemático e coordenado por metas e ações integrativas. Nesse aspecto, analise as proposições que se seguem:

I – A abordagem sobre a sexualidade deve fundar-se na visão tradicional, a partir da qual se demarca o “certo” e o “errado” em relação às concepções, valores, crenças e comportamentos.
II – Compete à escola intervir nas orientações que cada família oferece como base para a educação sexual dos filhos.
III – O respeito às diferenças é um fundamento pedagógico que deve ser considerado pela escola em relação às famílias.
IV – A escola somente poderá intervir nas famílias quando deflagradas situações sobre a sexualidade em que ocorra violação de direitos da criança e do adolescente, principalmente comunicando ao Conselho Tutelar.
V – A transversalidade da orientação sexual deve considerar, prioritariamente, os aspectos biológicos e religiosos, seguidos das condições psíquicas relacionadas aos desvios comportamentais.

Em relação às proposições apresentadas, está INCORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA - I, II e V

    GAB. C


ID
1834933
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), droga é qualquer substância alheia ou não produzida pelo organismo, atuando sobre este e produzindo efeitos ou alterações em seu funcionamento. Assim, as drogas podem ser benéficas (medicamentos) ou maléficas à saúde (venenos, tóxicos). Alterando o funcionamento cerebral, as principais drogas causam modificações no estado mental e psíquico e, por esta razão, agem diretamente no sistema nervoso central. Neste aspecto, tais drogas são consideradas:

Alternativas
Comentários
  • Gab B - Psico é fácil de se entender, pois é uma palavrinha grega que significa nosso psiquismo (o que sentimos, fazemos e pensamos, enfim o que cada um é). Mas trópico não é, como alguns podem pensar, referente a trópicos, clima tropical e, portanto, nada tem a ver com uso de drogas na praia! A palavra trópico aqui relaciona-se com o termo tropismo que significa ter atração por. Então psicotrópico significa atração pelo psiquismo e drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando de alguma maneira o nosso psiquismo.

    Uma substância psicoativa, substância psicotrópica, droga psicotrópica ou simplesmente psicotrópico é uma substância química que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência.


ID
1834936
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Evidências científicas apontam que o uso contínuo de drogas provoca no usuário um estado de dependência, posto que cada droga consumida exerce um efeito no organismo. O conhecimento desses efeitos torna-se aliado importante para os profissionais que trabalham com jovens, principalmente. Partindo desses pressupostos, correlacione os tipos de drogas explicitados no quadro abaixo com seus respectivos efeitos.

I COCAÍNA
II ECSTASY
III HEROÍNA
IV MACONHA
V SOLVENTE

( ) Efeito intoxicante. Causa efeito anestésico reduzindo as funções do organismo, o que provoca a perda de consciência.
( ) Efeitos hiperestimulantes, como a euforia. Provoca a vaso-constrição periférica, dilatação das pupilas, aumento da temperatura, da frequência cardíaca e da pressão arterial.
( ) Agitação, perda de percepção da realidade. Possui propriedades estimulantes e alucinógenas.
( ) Distúrbios físicos, overdose fatal, colapso venoso e transmissão de doenças infecciosas como HIV.
( ) Distúrbio da memória, da aprendizagem, da percepção, dificuldade reflexiva, laborais e sociais.

A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
1834939
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em relação ao consumo de drogas, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para o que se segue.

I – O uso de drogas injetáveis corrobora a disseminação do vírus HIV entre usuários.
II – O uso indevido de drogas (lícitas/ilícitas) ameaça as estruturas do Estado e traz consequências físicas, psíquicas e sociais para os indivíduos, suas famílias e, até mesmo, para a escola.
III – Presente em todos os setores da sociedade, as drogas atingem homens, mulheres e, muitas vezes, crianças, independente do nível intelectual, econômico, e diferenças étnico-culturais.
IV – Há relação entre o consumo de drogas e o aumento do número de suicídios e tentativas de suicídio. É possível também correlacionarmos o consumo de drogas com outros fatores, tais como trânsito, violência e trabalho.
V – O Brasil tem uma legislação específica que prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, além de estabelecer normas para a repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas, definindo os crimes relacionados a tal questão (Lei nº 11.342/06).

Alternativas

ID
1834942
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Paulo Freire, um dos maiores expoentes da educação do Século XX, desenvolveu um legado teórico de reconhecimento internacional sobre os princípios e processos da educação e da pedagogia, em particular. Como representante e defensor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Paulo Freire criou um método de alfabetização fundamentado nos seguintes aspectos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Primeiro ele fez o seu experimento em Angico-RN, só depois foi exilado e colocou o seu método em prática em outros países.

    Letra C.


ID
1834945
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, em termos educacionais, há uma determinação legal, explicitada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no que concerne à idade mínima para o ingresso na formação em Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), qual seja:

Alternativas
Comentários
  •  3o  A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento.         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

    § 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

    I - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

    II - no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito ano


ID
1834948
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Fundamentando-se na questão anterior, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) também estipula o tempo referente ao cumprimento da formação em nível fundamental e médio. Nesse sentido, correlacionando os cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à sua respectiva carga horária, analise as prerrogativas que se seguem:

I – Para os anos iniciais do ensino fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino.
II – Para os anos finais do ensino fundamental, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas.
III – Para os anos finais do ensino fundamental, a duração máxima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas.
IV – Para o ensino médio, a duração mínima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas. 
V – Para o ensino médio, a duração máxima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas.

Com base nessas afirmações, é CORRETO o que se afirma apenas em: 

Alternativas
Comentários
  • Para os anos iniciais do ensino fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino.

    Para os anos finais do ensino fundamental, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas.

    Para o ensino médio, a duração mínima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas.

    Gab. D

  • RESOLUÇÃO Nº 3, DE 15 DE JUNHO DE 2010 

    Art. 4º Quanto à duração dos cursos presenciais de EJA, mantém-se a formulação do Parecer CNE/CEB nº 29/2006, acrescentando o total de horas a serem cumpridas, independentemente da forma de organização curricular:

    I - para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino;

    II - para os anos finais do Ensino Fundamental, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas;

    III - para o Ensino Médio, a duração mínima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas. Parágrafo único. Para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada com o Ensino Médio, reafirma-se a duração de 1.200 (mil e duzentas) horas destinadas à educação geral, cumulativamente com a carga horária mínima para a respectiva habilitação profissional de Nível Médio, tal como estabelece a Resolução CNE/CEB nº 4/2005, e para o ProJovem, a duração estabelecida no Parecer CNE/CEB nº 37/2006.

  • RESOLUÇÃO Nº 3, DE 15 DE JUNHO DE 2010 

    Art. 4º Quanto à duração dos cursos presenciais de EJA, mantém-se a formulação do Parecer CNE/CEB nº 29/2006, acrescentando o total de horas a serem cumpridas, independentemente da forma de organização curricular:

    I - para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a duração deve ficar a critério dos sistemas de ensino;

    II - para os anos finais do Ensino Fundamental, a duração mínima deve ser de 1.600 (mil e seiscentas) horas;

    III - para o Ensino Médio, a duração mínima deve ser de 1.200 (mil e duzentas) horas. Parágrafo único. Para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada com o Ensino Médio, reafirma-se a duração de 1.200 (mil e duzentas) horas destinadas à educação geral, cumulativamente com a carga horária mínima para a respectiva habilitação profissional de Nível Médio, tal como estabelece a Resolução CNE/CEB nº 4/2005, e para o ProJovem, a duração estabelecida no Parecer CNE/CEB nº 37/2006.


ID
1834951
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O trabalho em equipe, hoje, configura-se como um dos grandes desafios nas/das organizações, exigindo habilidades que devem ser desenvolvidas pelos grupos. Nessa perspectiva, que habilidades devem ser consideradas para o fortalecimento do espírito coletivo relacionado ao trabalho em equipe?

Alternativas
Comentários
  • Paciência, dinamismo e dedicação.


ID
1834954
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no organograma da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), sua estrutura administrativa está hierarquicamente definida como:

Alternativas
Comentários
  • Conselho Superior; Reitoria; Chefia de Gabinete; Pró-Reitorias.


ID
1834957
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na contemporaneidade, o problema da violência, inclusive na escola, é uma preocupação que aflige povos, culturas e nações, deflagrando-se como uma das grandes mazelas ou patologias sociais. De vez em quando, a imprensa veicula massacres em escolas, cinemas, boites, lojas, igrejas, metrôs, ônibus, dentre outros lugares, principalmente em países como Estados Unidos, França, Brasil etc. No caso específico da realidade brasileira, mecanismos legais, a exemplo da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, também conhecida como Lei Maria da Penha, determina bases para coibir uma forma de violência cada vez mais comum: a violência doméstica e familiar contra a mulher. Considerando que o ambiente escolar reproduz ou é invadido pelas influências da violência externa à escola, tipos de violência são demarcados a partir de situações vividas. No caso específico das relações de gênero, notadamente a mulher, são legalmente consideradas como tipos de violência:

Alternativas
Comentários
  • Lei "Maria da Penha" 11.340

    CAPÍTULO II

    DAS FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR

    CONTRA A MULHER

    Art. 7o  São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

    III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;

    IV - a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

    Alternativa Letra D.

  • AS VIOLÊNCIAS CONTRA A MULHER SÃO:

    Física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

     

    VIDE LEI MARIA DA PENHA


ID
1834960
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na atualidade, a disciplina escolar aventa-se como um fenômeno cada vez mais pertinente para ser refletido por pais, professores e gestores escolares. Ao pensarmos que as questões que norteiam a disciplina escolar implicam ações que regem a moralidade humana e, mais além, a ética, então podemos afirmar que a indisciplina escolar também pode estar relacionada às crises nos modelos de família e de sociedade vigentes. No contexto da educação, a disciplina envolve basicamente duas dimensões: a) a disciplina por coação (educação tradicional); e b) a disciplina por convicção (educação dialético-libertadora). Nesse aspecto, avalie as prerrogativas que se seguem e, posteriormente, marque a opção CORRETA:

I – A disciplina por coação traduz-se como “fonte do dever”, cujo princípio é a obediência à autoridade para evitar o castigo. Baseia-se no respeito unilateral e propicia relações de pressão que se fundamentam na punição como práticas efetiva nos terrenos da gestão e da pedagogia de ensino. Nesse contexto, é possível obter a disciplina, conduzindo o sujeito à moral heterônoma (ser governado por outro), o que pode tolher ou negar as possibilidades do desenvolvimento da autonomia, da independência, da maturidade e da criatividade.

II – A disciplina por convicção fundamenta-se na consciência de si, nos princípios de justiça, igualdade e no equilíbrio racional e livre para com as relações humanas. Nesse processo, o educando pode perceber seus próprios erros a partir do processo reflexivo da autocrítica, da reciprocidade e da equidade. A busca sistemática pela disciplina por convicção pode propiciar o fortalecimento da personalidade, ajudando na autoconfiança, no senso comunitário, na criatividade, na vontade e na verdade. Participar da construção das regras disciplinares é um dos caminhos possíveis, fazendo com que o aluno seja copartícipe desse tipo de processo decisório de gestão escolar e de orientação pedagógica, o que seria favorável à aprendizagem e ao sucesso escolar.

Alternativas