SóProvas



Prova IOPLAN - 2016 - Câmara de Boa Vista das Missões - RS - Contabilista do Legislativo Municipal


ID
2287390
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A Microsoft® é uma empresa detentora de diversas ferramentas para a edição de dados, uma delas é o pacote de ferramentas Microsoft Office que contém a ferramenta PowerPoint. Assinale a alternativa correta em relação a esta ferramenta em destaque.

Alternativas
Comentários
  • (B)

    Exiba, edite ou crie apresentações de impacto onde quer que esteja, com uma experiência de toque intuitiva projetada para telefones e tablets. Acesse suas apresentações na nuvem, em todos os seus dispositivos. Com o aplicativo móvel do PowerPoint, seu Office vai com você a qualquer lugar.

    https://products.office.com/pt-br/powerpoint

  • Navegador de internet, já é "apelação", kkkkkk

  • A) Editor de banco de dados = Acess B) Exibir e editar apresentações = Power Point C) Navegador Internet = Internet Explorer (Edge a partir do Windows 10 D) Editor de planilha eletrônica = Excel
  • Power Point é destinado a criação de apresentações. Com ele você pode criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons, figuras diversas.

  • Né isso, Agenor hahaha


ID
2287393
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual é o formato correto de utilização da função MÉDIA no Microsoft Office Excel 2013, em um intervalo de células "A1 a A10" dentro de uma planilha eletrônica? Assinale a alternativa correta em relação a esta função.

Alternativas
Comentários
  • Como? Se ele nem entra aqui...
  • ha ha ha ha ha
  • boto foto, gatinho
  • Pronto, minha fâ
  • (C)

    : preposição (Ate)

    ; conjunção (e)

    MÉDIA(A1 ATE A10)

  • O correto mesmo seria a Banca ter colocado o sinal de "=" no início da função em cada resposta.

    =MÉDIA(A1:A10)

    Da forma como estão as respostas, o Excel entederia como um texto.

     

  • O cespe iria pôr uma assertiva

    =MÉDIA(A1:A10)

    e outra

    MÉDIA(A1:A10)

    só pra aterrorizar os nossos corações.

    Querem aterrorizar mais? Cuidem só:

    =MEDIA(A1:A10) = No excel 2013, é aceito mesmo sem acento. No Libre Office Calc da erro de valor.

    Fica a dica

  • =MÉDIA(A1:A10)

    Banca pequena é assim mesmo.


ID
2287399
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Software maliciosos são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador. Qual tipo de software malicioso que é capaz de consumir muitos recursos de um computador, devido à grande quantidade de si mesmo que costumam propagar? Analise as alternativas e assinale a correta.
Fonte: Cartilha de Segurança para Internet (cert.br) 

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    Worm (verme)→ É um programa capaz de se propagar automaticamente através de várias estruturas de redes (como e-mail,web, bate-papo, compartilhamento de arquivos em redes locais etc.), enviando cópias de si mesmo de computador para computador. . Diferentemente dos vírus, os worms NÃO inserem cópias de si mesmos em outros programas ou arquivos! Os Worms são seus próprios arquivos, ou seja, não precisam de hospedeiros porque possuem corpo próprio. O objetivo principal dos Worms não é prejudicar ou danificar computadores e/ou arquivos em um sistema, mas, simplesmente, propagar-se. Ou seja, os worms são criados para “passear” pelas redes. Essa propagação gera uma sobrecarga excessiva no tráfego da rede, tornando-a mais lenta. Afinal, copiar-se indiscriminadamente pelas redes de micro em micro vai gerar um tráfego excessivamente grande. Os Worms podem ser os vetores perfeitos de vírus e outras ameaças (ou seja, podemos “incluir vírus” em um Worm para que este “carregue” aqueles nas costas em suas viagens). Um Worm não necessita ser explicitamente executado pelo usuário-alvo para se propagar. Ele só é executado uma vez (lá no computador que originou a viagem) e ele continuará sozinho, porque sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes nas redes ou falhas na configuração de softwares instalados nos computadores dessas redes.

    Informática para Concursos - João Antônio

  • Falou em cópias de si: Worms

  • GAB D 

    Worm: são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • GABARITO D

    Worm:

     - é um malware que se auto multiplica. Não precisa de um programa hospedeiro.

    - não destroi arquivo

    - não precisa de um hospedeiro

    - se auto multiplica 

    Virus:

     - destrói, modifica, danifica arquivos

    - multiplica no computador

    - o vírus necessita de um programa hospedeiro

    - o fato de estar inserido em arquivos não é problema, o problema é executar os arquivos com vírus. 

    bons estudos

  • Letra D

    • Worm: que significa verme, em inglês. Esse malware explora vulnerabilidades e visa a negação de serviço. Ele é autônomo, ou seja, não precisa de um arquivo hospedeiro nem precisa ser inicializado pelo usuário. Uma grande característica dele é a automultiplicação, ou seja, ele cria cópias dele mesmo, do zero e em grandes quantidades por segundo, comprometendo o processamento do ambiente infectado.

  •  Letra D.

    A questão trata da ameaça que usa a autorreplicação para se propagar e consumir recursos do micro, o que é feito pelo worm, pois ele visa exatamente a negação de serviço, ou seja, fazer o micro parar de funcionar.

     

    Embora o bot e a botnet possam fazer isso, não é a característica principal em se tratando de um micro isolado, além de possuírem outras características bem marcantes que os identificam. 

     

    Por esse motivo, tal questão não é passível de anulação, sendo o item D a única opção correta.

    Fonte: Cartilha de Segurança para Internet (cartilha.cert.br). 

     

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini

     


ID
2287402
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação a falsificação de e-mail (correio eletrônico), assinale a alternativa correta, que define:
Qual é o nome da técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando na verdade, foi enviado de outra?
Fonte: Cartilha de Segurança para Internet (cert.br)

Alternativas
Comentários
  • Falsificação de e-mail, ou e-mail spoofing, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.

     

     

    https://cartilha.cert.br/ataques/

  • spoof = paródia

  • Defacement: na segurança da informação, é usado para categorizar os ataques realizados por defacers e script kiddies para modificar a página de um site na Internet.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Defacement

  • Phishing: Também chamado de scam, é o tipo de fraude no qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros (NÃO É VÍRUS)

    SPOOFING: Modificação dos cabeçalhos de um email para falsificar o remetente de uma mensagem ( mesmo objetivo do phishing)

    PHARMING: Variação do phishing. Nele o servidor DNS do navegador web é corrompido, redirecionando o usuário para um site falso, MESMO QUANDO ELE DIGITA O NOME DE UM SITE VERDADEIRO

    SPEAR PHISHING: Outra variação do phishing, mas o remetente se passa por alguém que você conhece..

     

  • Spoofing = Cabeçalho

  • GABARITO A

    SpoofingÉ uma técnica que altera o remetente da mensagem para que a vítima abra os e-mails infectados por vírus - tipo aquelas que você recebe do banco ITAÚ. Isso acontece porque a mensagem maliciosa chega na caixa de e-mail com o remetente de alguém conhecido ou alguma empresa familiar. 

    bons estudos

  • A. Spoofing

    Técnica que altera campos do cabeçalho de um e-mail de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra. Mascaramento do remetente.

  • GAB A

    SPOOFING  - é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra. (O SPOOFING consiste no envio de e-mail modificando dados do cabeçalho, para ludibriar o destinatário, quanto ao remetente, principalmente).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
2287405
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da permissão de serviço público, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A concessão de serviço público consiste na delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.

II. Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência.

III. As tarifas do serviço público delegado poderão ser diferenciadas em função das características técnicas e dos custos específicos provenientes do atendimento aos distintos segmentos de usuários.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d).

     

    LEI 8.987/95

     

     

    Item "I") Art. 2°, II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.

     

    * DICA:

     

    Concessão = Necessária a licitação + Modalidade Concorrência.

     

    Permissão = Necessária a licitação.

     

    Autorização = Prescinde de licitação.

     

     

    Item "II") Art. 6°, § 3° Não se caracteriza como descontinuidade do serviço a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, quando:

     

    I - motivada por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações; e,

     

    II - por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.

     

    * Observação: Em situação de emergência, não é necessário o aviso prévio. Porém, por razões de ordem técnica, de segurança das instalações ou inadimplemento do usuário, é necessário o aviso prévio.

     

     

    Item "III") Art. 13. As tarifas poderão ser diferenciadas em função das características técnicas e dos custos específicos provenientes do atendimento aos distintos segmentos de usuários.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Todas essas bancas que terminam com "PLAN" poderiam se dar as as mãos e morrerem todas!


ID
2287408
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O índice de liquidez do balanço patrimonial que leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, somando ao ativo circulante e ao passivo circulante respectivamente os direitos e as obrigações a longo prazo, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • gabarito: B

     

    LIQUIDEZ GERAL = AC + ARLP / PC + PELC


ID
2287411
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das alterações dos fatos contábeis no balanço patrimonial, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • O certo seria fato modificativo diminutivo.

  • letra A está correta?

  • Gabarito B

    A) Os fatos contáveis permutativos (também chamados de qualitativos ou compensativos) são aqueles quae não alteram o Patrimônio Líquido da entidade, pois registram apenas as trocas de valores entre as contas dos ativos, passivos ou ambos e, ainda, AS TROCAS INTERNAS OCORRIDAS ENTRE OS COMPONENTES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO. CORRETA

    B)A operação descrita caracteriza um fato modificativo diminutivo, pois sua contabilização envolve uma conta patrimonial e contas de resultado. ERRADA.

    C) Os fatos contábeis modificativos (também chamados de quantitativos) são aqueles que alteram o Patrimônio Líquido da entidade, pois registram trocas de valores entre uma conta do ativo ou uma conta do passivo, em contrapartida com contas de receitas ou de despesas. Logo, não compreende uma mera permuta entre valores de contas patrimoniais. CORRETA

    D) Os fatos contábeis mistos (também chamado de compostos) são aqueles que alteram o Patrimônio Líquido da entidade, porém sua contabilização envolve mais de uma conta patrimonial. Exemplo: Recebimento de uma duplicata com juros (fato contábil misto aumentativo). CORRETA

     

    Fonte: Contabilidade Geral 3D - Sérgio Adriano.

  • Na letra A, atenção! Pode haver alteração QUALITATIVA. Por isso o item está correto.


ID
2287414
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Determinado contador, enquanto efetuava um lançamento no livro diário, escreveu erroneamente o número da nota fiscal. Tal fato foi por ele percebido de imediato. Nesse caso, é correto afirmar que o contador deverá:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    RETIFICAÇÃO DE LANÇAMENTO CONTÁBIL

     

    Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feito por meio de:

    a) estorno;

    b) transferência; e

    c) complementação.

     

    Em qualquer das formas citadas acima, o histórico do lançamento deve precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.

     

    O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.

    Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, por meio da transposição do registro para a conta adequada.

    Lançamento de complementação é aquele que vem posteriormente complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado.

     

    Os lançamentos realizados fora da época devida devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do registro extemporâneo. 

     
    Além desses, temos também a ressalva, que ocorre quando, antes mesmo de encerrarmos o lançamento, percebemos a incorreção, corrigindo no próprio histórico.

    A correção se dá com a utilização de palavras tais como "digo", "ou melhor", "em tempo".

     

     

    Por exemplo, compramos um veículo, à vista, no valor de R$ 10.000,00, e lançamos o seguinte: 
     
    D - Veículos   10.000,00

    C - Caixa     10.000,00 
     
    Histórico: Pela compra de veículo a prazo, ou melhor, à vista, no valor de R$ 10.000,00, na empresa XX, CNPJ XX.XXX/XXXX-XX. 

  • Gabarito: C

     

    Retificação do lançamento:


    Estorno ------------------> Lançamento inverso, anulando totalmente
    Transferência ----------> Transposição para a conta adequada
    Complementação -----> Complementa (aumentando ou reduzindo)
    Ressalva -----------------> Correção antes do término do lançamento


ID
2287417
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da demonstração do resultado do exercício de acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A demonstração do resultado do período deve, no mínimo, incluir as seguintes
    rubricas, obedecidas também as determinações legais:
    (a) receitas;
    (b) custo dos produtos, das mercadorias ou dos serviços vendidos;
    (c) lucro bruto;
    (d) despesas com vendas, gerais, administrativas e outras despesas e receitas
    operacionais;
    (e) parcela dos resultados de empresas investidas reconhecida por meio do
    método de equivalência patrimonial;
    (f) resultado antes das receitas e despesas financeiras
    (g) despesas e receitas financeiras;
    (h) resultado antes dos tributos sobre o lucro;
    (i) despesa com tributos sobre o lucro;
    (j) resultado líquido das operações continuadas;
    (k) valor líquido dos seguintes itens:
    (i) resultado líquido após tributos das operações descontinuadas;
    (ii) resultado após os tributos decorrente da mensuração ao valor justo
    menos despesas de venda ou na baixa dos ativos ou do grupo de
    ativos à disposição para venda que constituem a unidade operacional
    descontinuada;
    (l) resultado líquido do período


ID
2287420
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O princípio orçamentário - fundamental ao controle externo - que possibilita ao legislativo conhecer o exato volume global das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar a cobrança de tributos estritamente necessários para atendê-las, é denominado princípio da:

Alternativas
Comentários
  • D- Universalidade

  • Falou em "global", falou em Princípio da Universalidade ou Especificicação, a depender do contexto da questão.

     

    Exclusividade: o orçamento não deve conter nada além da fixação de despesas e previsão de receitas, salvo os créditos suplementares e crédito por ARO.

    Unidade: somente um orçamento para cada ente federativo.

    Especificação: veda as autorizações globais de despesas. As despesas devem ser detalhadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos.

    Universalidade: o orçamento de cada ente deve conter o volume global todas as receitas e todas as despesas.

  • Gab D

    Universalidade ou Globalização
    O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta.

  • ✿ PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE

    De acordo com o princípio da universalidade, o orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta. Assim, o Poder Legislativo pode conhecer, a priori, todas as receitas e despesas do governo.

    Está na Lei 4.320/1964:

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de

    crédito autorizadas em lei.

    Art. 4º A Lei de Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar, observado o disposto no art. 2º.

    O art. 165 da CF/1988 se refere à universalidade, quando o constituinte determina a abrangência da LOA: § 5º A Lei Orçamentária anual compreenderá:

    I – o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da

    administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II – o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente,

    detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III – o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos

  • Letra D.

    A única maneira de saber o exato volume global, será através do Princípio da Universalidade.

  • O princípio da universalidade permitirá conhecer todas as receitas e despesas, sendo assim fornecerá o valor global dos gastos.


ID
2287423
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O detalhamento das classificações orçamentárias da receita, no âmbito da União, é normatizado por meio de portaria da Secretaria de Orçamento Federal (SOF). Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em Originárias e Derivadas. Essa classificação possui uso acadêmico e não é normatizada; portanto, não é utilizada como classificador oficial da receita pelo Poder Público.

II. As Receitas de Capital são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido.

III. A classificação da receita orçamentária por natureza é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador.

Alternativas
Comentários
  • I. A doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em Originárias e Derivadas. Essa classificação possui uso acadêmico e não é normatizada; portanto, não é utilizada como classificador oficial da receita pelo Poder Público.

     

    Pensei que estava errado, pois eu entendo que Originária e Derivada é quanto à Coercibilidade.

  • I - A doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em Originárias e Derivadas. Essa classificação possui uso acadêmico e não é normatizada; portanto, não é utilizada como classificador oficial da receita pelo Poder Público.

    II - Receitas Orçamentárias de Capital são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. Porém, de forma diversa das receitas correntes, as receitas de capital em geral não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.

    III - Em âmbito federal, a codificação da classificação por natureza da receita é normatizada por meio de Portaria da SOF, órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Já para estados e municípios, é feita por meio de Portaria Interministerial (SOF e STN). Importante destacar que essa classificação é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador: acontecimento real que ocasionou o ingresso da receita nos cofres públicos.

    Fonte: MCASP 7ª ed

  • Letra "C"

     

    I. A doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em Originárias e Derivadas. Essa classificação possui uso acadêmico e não é normatizada; portanto, não é utilizada como classificador oficial da receita pelo Poder Público. - Correto

     

    II. As Receitas de Capital são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido. - Errado

     

    III. A classificação da receita orçamentária por natureza é utilizada por todos os entes da Federação e visa identificar a origem do recurso segundo o fato gerador. - Correto

     


ID
2287426
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento Federal está organizado em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações sob a forma de atividades. Portanto, pode-se definir "programa" na classificação de despesa por Estrutura Programática como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A | Segundo James Giacomoni, 2008, o “Orçamento de Desempenho é aquele que apresenta os propósitos e objetivos para os quais os créditos se fazem necessários, os custos dos programas propostos para atingir aqueles objetivos e dados quantitativos que meçam as realizações e o trabalho levado a efeito em cada programa”.7
    1.4.3. Orçamento Programa
    Esse orçamento foi determinado pela Lei no 4.320/1964, reforçado pelo Decreto-­Lei no 200/1967, teve a primeira classificação funcional-programática em 1974, mas foi apenas com a edição do Decreto no 2.829/1998 e com o primeiro PPA 2000-2003 que se tornou realidade.
    O Orçamento Programa é o atual e mais moderno Orçamento Público, está intimamente ligado ao planejamento, e representa o maior nível de classificação das ações governamentais.
    ATENÇÃO  O programa representa o maior nível de classificação das ações de Governo, enquanto a função representa o maior nível de agregação (classificação) das despesas.
    O Orçamento Programa é um plano de trabalho que integra – numa concepção gerencial – planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. A ênfase do orçamento-programa é nas realizações e a avaliação de resultados abrange a eficácia (alcance das metas) e a efetividade (análise do impacto final das ações).
    É a única técnica que integra planejamento e orçamento, e como o planejamento começa pela definição de objetivos, não há Orçamento Programa sem definição clara de objetivos. Essa integração é feita através dos “programas”, que são os “elos de união” entre planejamento e orçament

  •  A classificação funcional será efetuada por intermédio da relação da ação (projeto, atividade ou operação especial) com a subfunção e a função. A partir da ação, classifica-se a despesa de acordo com a especificidade de seu conteúdo e produto, em uma subfunção, independente de sua relação institucional. Em seguida será feita a associação com a função, associação esta voltada à área de atuação característica do órgão/ unidade em que as despesas estão sendo efetuadas.

     

    Exemplo 1: uma atividade de pesquisa na FIOCRUZ do Ministério da Saúde deve ser classificada – de acordo com sua característica – na subfunção n.° 571 “Desenvolvimento Científico” e na função n.° 10 “Saúde”.

     

    Exemplo 2: um projeto de treinamento de servidores no Ministério dos Transportes será classificado na subfunção n.° 128 “Formação de Recursos Humanos” e na função n.° 26 “Transportes”.

     

    Exemplo 3: uma operação especial de financiamento da produção que contribui para um determinado programa proposto para o Ministério da Agricultura será classificada na subfunção n.° 846 “Outros Encargos Especiais” e na função n.° 20 “Agricultura”.

     

  • Gabarito "A"

    Contribuindo com os estudos...

     

    Orçamento Programa: Estabelece metas e objetivos governamentais – operações das ações. Período determinado. Conjugação com o sistema de planejamento. Consonância com os planos e diretrizes. Instrumento de operacionalização das ações governamentais.

     

    Orçamento-Programa (orçamento moderno) é um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação do governo, por meio da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além do estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados.

     

    Bons estudos!

  • GABARITO A

    Isto consta na portaria 42/99.

    Art. 2º Para os efeitos da presente Portaria, entendem-se por:

    a) Programa, o instrumento de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos, sendo mensurado por indicadores estabelecidos no plano plurianual;

    b) Projeto, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação do governo;

    Fonte: Leandro Ravyelle

    c) Atividade, um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um projeto, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo;

  • palavras chaves

    projeto- limitado no tempo

    atividade -operações de modo continuo e permanente


ID
2287429
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Consideram-se recursos disponíveis para fins de abertura de créditos suplementares e especiais todos abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Lei 4.320/64

     

    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.

     

    §1o Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;

    II - os provenientes de excesso de arrecadação;

    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;

    IV - o produto de operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realizá-las.

  • Fontes para abertura de créditos adicionais = "R. O. S. E. R. A"

    (R)eserva de contingência (art.91, DL 200/1967) - Obs. NAO aumenta o vr. global da LOA

    (O)peração de crédito = AUMENTA o vr. global da LOA

    (S)uperávit fin. BP/ano anterior = AUMENTA o vr. global da LOA

    (E)xcesso de arrecadação = AUMENTA o vr. global da LOA

    (R)ecursos PLOA sem despesas correspondentes (art.166, & 8o. CF=1988) NAO aumenta o vr. global da LOA

    (A)nulação total ou parcial de dotação = NAO aumenta o vr. global da LOA

    Bons estudos.


ID
2287432
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em sentido amplo, os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado denominam-se receitas públicas, podendo ser orçamentárias ou extraorçamentárias. Os ingressos extraorçamentários são caracterizados por:

Alternativas
Comentários
  • Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente
    depositário. Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária

     

  • Boa tarde.
    Obrigado pela colaboração.
    Questão pode ser classificada tanto como AFO, quanto Contabilidade Pública.
    Bons estudos


ID
2287435
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma despesa corrente não efetiva:

Alternativas
Comentários
  • Não gera variação patrimonial. Letra D.

  • Alguém sabe informar se tem outras Despesas Correntes Não Efetivas ?


ID
2287438
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei n° 4.320/1964, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item B

     

     

     

     

    4.4.2. Execução


    A execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei nº 4.320/1964: empenho, liquidação e pagamento.

     

     

     

     

    Fonte: (Mcasp 7° Ed)

  • Algumas bancas utilizam o conceito doutrinal, que defende a tese da despesa pública em 4 estágios: 1º programação ou fixação 2º empenho 3º liquidação 4º pagamento Quem pretende fazer provas para Marinha do Brasil, a banca gosta muito de usar esse conceito, mas se na questão estiver " sob a luz da lei 4.320/64" aí tem que lembrar que o estágio de programação ou fixação é excluído.

ID
2287441
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Na classificação da despesa com aquisição de material, este é considerado de consumo caso atenda, entre outros, ao Critério da Incorporabilidade. É um exemplo prático da aplicação deste critério para a classificação de um material como de consumo a compra:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C
     

    análise dos seguintes critérios para materiais de consumo:

    Critério da Durabilidade – Se em uso normal perde ou tem reduzidas as suascondições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos;

    Critério da Fragilidade – Se sua estrutura for quebradiça, deformável ou danificável,caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade;

    Critério da Perecibilidade – Se está sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou sedeteriore ou perca sua característica pelo uso normal;

    Critério da Incorporabilidade – Se está destinado à incorporação a outro bem, e nãopode ser retirado sem prejuízo das características do principal. Se com a incorporaçãohouver alterações significativas das funcionalidades do bem principal e/ou do seu valormonetário, será considerado permanente; e

    Critério da Transformabilidade – Se foi adquirido para fim de transformação.

    Critério da Finalidade – Se o material foi adquirido para consumo imediato ou paradistribuição gratuita.

    Fonte: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ManualDespesaNacional.pdf
    bons estudos


ID
2287444
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Contabilidade Pública, os passivos de prazo ou de valor incertos, com probabilidade de ocorrerem no curto prazo, deverão ser classificados no quadro principal do balanço patrimonial como:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item B

     

     

     

     

    Provisões a Curto Prazo


    Compreende os passivos de prazo ou de valor incertos, com probabilidade de ocorrerem no curto prazo.

     

     

     

    Provisões a Longo Prazo


    Compreende os passivos de prazo ou de valor incertos, com probabilidade de ocorrerem no longo prazo.

     

     

     

    Fonte: (Mcasp 7° Ed)


ID
2287447
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, os recursos oriundos de convênios, com finalidade específica, firmados entre entidades públicas de qualquer espécie para realização de objetivos de interesse comum dos partícipes e destinados a custear despesas correntes, deverão ser classificados no seguinte código de natureza de receita:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item A

     

     

     

     

    Código 1.7.0.0.00.0.0 – Receita Corrente – Transferências Correntes


    Na ótica orçamentária, são recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado destinados a atender despesas de manutenção ou funcionamento relacionadas a uma finalidade pública específica, mas que não correspondam a uma contraprestação direta em bens e serviços a quem efetuou a transferência.

     

     

     

    Fonte: (Mcasp 7° Ed)

  • RECEITA CORRENTE 1

    TRIBUTÁRIA1

    CONTRIBUIÇÃO2

    PATRIMONIAL3

    AGROPECUARIA4

    INDUSTRIAL5

    SERVIÇOS6

    TRANFERENCIAS7

    OUTRAS8


ID
2287450
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a disposição acerca das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos deverá estar contido no (a):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    LRF Art. 4o. A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no §2o do art. 165 da Constituição e:

    I - disporá também sobre:

    a) equilíbrio entre receitas e despesas;

    b) critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses previstas na alínea b do inciso II deste artigo, no art. 9o e no inciso II do §1o do art. 31;

    c) VETADO

    d) VETADO

    e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos;

    f) demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

  • O projeto de lei da Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional até o dia 15 de abril de cada ano (OITO meses e MEIO antes do encerramento da sessão legislativa), o Congresso Nacional deverá devolvê-lo para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão Legislativa (17 de julho), que não será interrompida sem a aprovação do projeto.

    Exigências da Constituição Federal.

    Metas e Prioridades da administração pública federal.

    Despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente.

    Orientará a elaboração da Lei de Orçamento Anual.

    Alterações na legislação tributária.

    Política de aplicação das Agências financeiras oficiais de fomento.

    Exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Equilíbrio entre receita e despesa.

    Critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada quando NÃO comportar o cumprimento das metas de Resultado Primário ou Nominal.

    Normas relativas ao controle de custos.

    Avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.

    Condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.


ID
2287453
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira. Contudo, não serão objeto de empenho, entre outras, as despesas:

Alternativas
Comentários
  • LRF

    Art. 9o Se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministério Público promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos trinta dias subseqüentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

            § 1o ...

            § 2o Não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias.

  • LETRA A

     

    Se verificado ao final de um BIMESTRE

    que a realização da receita

    poderá não comportar o cumprimento de metas de resultado primário ou nominal

    estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais

    os Poderes e o MP

    promoverão por ATO próprio

    e nos montantes necessários

    nos 30 dias subsequentes

    LIMITAÇÃO DE EMPENHO E MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA

    segundo os critérios fixados pela LDO

     

    Não serão objeto de limitação as despesas que:

    1 - OBRIGAÇÕES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS DO ENTE (inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida)

    2 - AS RESSALVADAS PELA LDO

  • Vale lembrar que essa suspensão  financeira chama-se "Contingenciamento". Salienta-se, também, que se a receita for reestabelecida, ainda que parcialmente, ocorrerá o "Descontigenciamento", ou seja, os créditos voltarão em parte ou por completo, a depender da entrada de numerário em caixa.

  • Faltou a palavra LIMITAÇÃO  na questão

  • Art. 9o Se verificado, ao final de um BIMESTRE, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no ANEXO DE METAS FISCAIS, os PODERES e o MINISTÉRIO PÚBLICO promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos 30 DIAS subseqüentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.

    § 2o NÃO serão objeto de limitação:
    1 - As despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente,
    2 - Inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, e
    3 - As ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias.

    GABARITO -> [A]

  • § 2º Não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias. 

  • Letra A.

    Se você, assim como eu, marcou a letra D, então deve ter confundindo com as emendas parlamentares, que são feitas na comissão mista. Se não vejamos um trecho retirado de minhas anotações pessoais:

    As emendas ao PLOA ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:

    1 - Sejam compatíveis com o PPA e com a LDO;

    2 - Indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesas, excluídas as que incidam sobre:

    ► Dotações para pessoal e seus encargos;

    ► Serviço da dívida;

    ► Transferências tributárias constitucionais para estados, Municípios e Distrito Federal.

    3- Ou Sejam relacionadas:

    Com a correção de erros ou omissões;

    Com os dispositivos do texto de lei.

    Fonte: colegas do QC.


ID
2287456
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Segundo a Lei Municipal n° 1.253/2013, analise os itens abaixo e assinale a alternativa que compreende apenas as entidades integrantes do Sistema de Controle Interno do Município de Boa Vista das Missões:
I. Entidades da administração indireta;
II. Agentes públicos da administração indireta;
III. Poder Executivo;
IV. Poder Judiciário.

Alternativas

ID
2287459
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

De acordo com a legislação do Município de Boa Vista das Missões, a coordenação das atividades relacionadas ao Sistema de Controle Interno do Município, promovendo integração operacional, é de competência da seguinte entidade:

Alternativas

ID
2287462
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da organização do Estado de acordo com a Constituição Estadual do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA

    Art. 5.º São Poderes do Estado, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Parágrafo único. É vedado a qualquer dos Poderes delegar atribuições, e ao cidadão investido em um deles, exercer função em outro, salvo nos casos previstos nesta Constituição.

    b) CERTA

    Art. 13. É competência do Município, além da prevista na Constituição Federal e ressalvada a do Estado:

    [...]

     II - dispor sobre o horário e dias de funcionamento do comércio local e de eventos comerciais temporários de natureza econômica;

    c) CERTA

     Art. 14. Os Municípios que não possuírem sistema próprio de previdência e saúde poderão vincular-se ao sistema previdenciário estadual, nos termos da lei, ou associar-se com outros Municípios.

    d) ERRADA

     Art. 8.º O Município, dotado de autonomia política, administrativa e financeira, reger-se-á por lei orgânica e pela legislação que adotar, observados os princípios estabelecidos na Constituição Federal e nesta Constituição.

    § 1.º O território do Município poderá ser dividido em distritos e subdistritos, criados, organizados e extintos por lei municipal, observada a legislação estadual.

  • Art. 8.º  

    § 1.º  O território do Município poderá ser dividido em distritos e subdistritos, criados, organizados e extintos por lei municipal, observada a legislação estadual.

    Art. 16.  O Estado, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de seu interesse e de Municípios limítrofes do mesmo complexo geoeconômico e social poderá, mediante lei complementar, instituir região metropolitana, aglomerações urbanas e microrregiões. 


ID
2287465
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Constituição Estadual do Rio Grande do Sul, o Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa. Acerca do Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O número de Deputados corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara Federal e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

II. Será de dois anos o mandato de membro da Mesa, permitida uma única recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.

III. Na sessão legislativa extraordinária, a Assembleia Legislativa deliberará sobre todas as matérias em aberto na sessão legislativa ordinária.

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 49. O Poder Legislativo é exercido pela Assembléia Legislativa.

     § 1.º O número de Deputados corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara Federal e, atingido o número de trinta e seis, será acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze.

     

    b) Art.49 § 4.º Será de dois anos o mandato de membro da Mesa, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente.

     

    c) Art. 50 § 2.º Na sessão legislativa extraordinária, a Assembléia Legislativa deliberará, exclusivamente, sobre a matéria da convocação.


ID
2287468
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca do Sistema Tributário de acordo com a Constituição Estadual do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 142. São inaplicáveis quaisquer disposições legais excludentes ou limitativas do direito de fiscalizar pessoas ou entidades vinculadas, direta ou indiretamente, ao fato gerador dos tributos estaduais.

    b)Art. 143. O Estado repassará a totalidade dos recursos de origem tributária pertencentes aos Municípios até o décimo dia do mês subseqüente ao da arrecadação.

    c) Art. 141. A concessão de anistia, remissão, isenção, benefícios e incentivos fiscais, bem como de dilatação de prazos de pagamento de tributo só será feita mediante autorização legislativa. Parágrafo único. As isenções, os benefícios e incentivos fiscais objeto de convênios celebrados entre o Estado e as demais unidades da Federação serão estabelecidos por prazo certo e sob condições determinadas e somente terão eficácia após ratificação pela Assembléia Legislativa.

    d) Art. 144. A receita proveniente de multas por infração de trânsito, nas vias públicas municipais, será do município onde estas se verificarem, sendo repassadas no mês subseqüente ao da efetiva arrecadação.


ID
2287471
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Segundo o Regime Jurídico Único dos servidores municipais de Boa Vista das Missões, são todas formas de provimento de cargos públicos, exceto:

Alternativas

ID
2287474
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

De acordo com o Regime Jurídico Único dos servidores municipais de Boa Vista das Missões, em regra, o servidor não poderá permanecer em licença da mesma espécie por período superior a vinte e quatro meses. Contudo, esta regra não se aplica no seguinte caso de licença:

Alternativas

ID
2287477
Banca
IOPLAN
Órgão
Câmara de Boa Vista das Missões - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

Em relação às comissões temporárias, de acordo com o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Boa Vista das Missões, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas