SóProvas



Prova Marinha - 2018 - Quadro Técnico - Primeiro Tenente - Serviço Social


ID
2735887
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Barroco (2010), sobre a condição ontológico-social ineliminável do trabalho na (re)produção do ser social, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A sociabilidade, a consciência, a universalidade e a liberdade são mediações vitais e natas, potencializadas pelo trabalho.

  • A) "... tendo como ponto de partida seu [da ética] dado ontológico primário: o trabalho como pressuposto da existência humana e forma privilegiada de práxis."

    B) "... o trabalho [...] permite o desenvolvimento de mediações que instituem a diferencialidade do ser social em face de outros seres da natureza."

    C) "As mediações [...] não são dadas a ele, são conquistadas no processo histórico de autoconstrução pelo trabalho. São elas: a sociabilidade, a consciência, a universalidade e a liberdade."

    D) "O trabalho [...] só se objetiva socialmente, de modo determinado; responde a necessidades sócio-históricas..."

    E) "A autoconsciência é um ato de autodeterminação; capacidade humana posta em movimento pelo trabalho. [...] Por isso o trabalho é uma atividade teleológica, donde o papel ativo da consciência no processo de autoconstrução humana [...]. Esse é o núcleo gerador da liberdade e da ética.

    Fonte: Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos - Maria Lucia Barroco


ID
2735890
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a lei n.° 8.742/1993, a assistência social tem por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Letra D



    Texto de Lei:



    Art 2 -


    d) a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.

  • 8742/93

    Art. 2 A assistência social tem por objetivos

                      

    I - a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente:                  

    a) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;                

    b) o amparo às crianças e aos adolescentes carentes;                

    c) a promoção da integração ao mercado de trabalho;                  

    d) a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;                

    e) a garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família;              

    II - a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos;    

                  

    III - a defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais.                 

    Parágrafo único. Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais.    

  • A) o respeito à dignidade do cidadão e ao seu direito a benefícios e serviço de qualidade. PRINCÍPIO

    B) a supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica. PRINCÍPIO

    C) a promoção da integração ao mercado de trabalho.

    D))a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária. OBJETIVO

    E) a primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.DIRETRIZ

  • De acordo com a lei n.° 8.742/1993, a assistência social tem por objetivo (art. 2º):

    A) o respeito à dignidade do cidadão e ao seu direito a benefícios e serviço de qualidade. (PRINCÍPIO - art. 4º)

    B) a supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica. (PRINCÍPIO - art. 4º)

    C) a promoção da integração de pessoas com deficiência e de jovens carentes ao mercado de trabalho. (Incorreta, pois trata-se de " promoção da integração ao mercado de trabalho" e o "amparo às crianças e aos adolescentes carentes" - eles misturaram esses objetivos).

    D) a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária. (CORRETA)

    E) a primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo. (DIRETRIZ - art. 5º)


ID
2735893
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei Maria da Penha prevê que, no caso de situação de violência doméstica e familiar, para preservar a integridade física e psicológica da mulher, o juiz assegurará:

Alternativas
Comentários
  • a) Imediata não. Prioritária Sim.

    b) GAB

    c) Prioritário não.

    d) O atendimento emergencial vai depender do caso. (Art.9 Lei 11.340/06)

    e) Não. Os benefícios da LOAS são universais? Não, são destinados a quem deles necessitar. A vítima pode não ser hipossuficiente.

  • letra B, caiu Letra de Lei rumo à graduação de 3° Sgt PMMT 2021

ID
2735896
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O profissional de Serviço Social na Marinha é requisitado para executar programas, projetos, benefícios e serviços socioassistenciais voltados para elevação da qualidade de vida do pessoal da instituição. Tomando como parâmetro o estudo de Pereira (2011), pode-se afirmar que essa atribuição profissional está relacionada:

Alternativas
Comentários
  • ...à administração de ações políticas.


ID
2735899
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma assistente social, iniciando o trabalho em sua Organização Militar, recebeu a tarefa de avaliar alguns projetos sociais de modo a gerar indicadores que demonstrassem a eficácia desses projetos em relação aos militares e seus dependentes. Sendo assim, essa assistente social buscou orientação na obra de Jannuzzi (2016), que descreve como uma estratégia qualitativa de avaliação:

Alternativas
Comentários
  • Meta-avaliações – recensões sobre estudos avaliativos, pesquisas e experiências nacionais, subnacionais e internacionais de programas e projetos realizados;

  • ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA - JANUZZI (2016):

    COMPILAÇÃO BIBLIOGRÁFICA;

    META-AVALIAÇÃO;

    ANÁLISE DOCUMENTAL;

    REUNIÕES E OFICINAS;

    GRUPO FOCAL;

    ENTREVISTA INDIVIDUAL;

    OBSERVAÇÃO ESTRUTURADA;

    OBSERVAÇÃO ETNOGRÁFICA (ETNOGRAFIA).

  • META AVALIAÇÕES: Esses estudos avaliativos permitem, identificar a existência de investigações mais particulares sobre o programa social de interesse que, se em número e diversidade suficiente, possibilitam a produção de uma análise menos panorâmica e mais focada.


ID
2735902
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Jannuzzi (2016), com relação às etapas para especificação e realização de uma pesquisa de avaliação, é correto afirmar que a concepção e delimitação do escopo da avaliação:

Alternativas
Comentários
  • ...consideram que diferentes equipes e gestores podem ter visões divergentes a respeito do que deve ser avaliado.

  • alguem tem link de referencia?


ID
2735905
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Paiva e Sales (2005), a aprovação do Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993) representou um esforço coletivo que visava redimensionar o significado dos valores e compromissos ético-profissionais, na perspectiva de assegurar um respaldo efetivo na operacionalização cotidiana do Código, enquanto referência e instrumento normativo para o exercício profissional. Sobre a revisão de 1993 do Código de Ética Profissional do Assistente Social, segundo os autores, é certo dizer que:

Alternativas
Comentários
  • ...considerou a defesa da qualidade dos serviços prestados à população como forma de legitimação social da categoria profissional.


ID
2735908
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

À luz das contribuições de Carvalho e lamamoto (2013), como podemos entender os programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais prestados pela instituição militar ao seu pessoal?

Alternativas
Comentários
  • ...resposta às exigências de reprodução da vida da força de trabalho, social e historicamente determinada.

  • GABARITO: LETRA D

    → Por formar um conjunto dialeticamente articulado com as técnicas, os instrumentos são constantemente aprimorados por elas, diante da exigência de adequação das transformações da realidade, visando o atendimento das mais diversificadas necessidades sociais, que são historicamente determinadas. Por isso, o instrumental técnico-operativo possui um caráter histórico sendo influenciado pelas relações sociais postas na sociedade, configurando uma resposta às exigências de reprodução da vida da força de trabalho, social e historicamente determinada. (SANTOS, 2003, p.27)

    → FONTE: SANTOS, C. M. Na Prática a Teoria é Outra? Mitos e Dilemas na Relação entre Teoria, Prática, Instrumentos e Técnicas no Serviço Social. Lumen Juris Editora. Rio de Janeiro. 2010.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Boa noite, pessoal! Se alguém tiver esse livro em pdf e puder disponibilizar por email: jessica.dultra18@gmail.com .

    Agradeço antecipadamente!

    FONTE: SANTOS, C. M. Na Prática a Teoria é Outra? Mitos e Dilemas na Relação entre Teoria, Prática, Instrumentos e Técnicas no Serviço Social. Lumen Juris Editora. Rio de Janeiro. 2010.

  • Boa noite, pessoal! Se alguém tiver esse livro em pdf e puder disponibilizar por email: jessica.dultra18@gmail.com .

    Agradeço antecipadamente!

    FONTE: SANTOS, C. M. Na Prática a Teoria é Outra? Mitos e Dilemas na Relação entre Teoria, Prática, Instrumentos e Técnicas no Serviço Social. Lumen Juris Editora. Rio de Janeiro. 2010.


ID
2735911
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os programas, projetos, benefícios e ações socioassistenciais da Marinha do Brasil (MB) são desenvolvidos por meio de órgãos presentes em todo território nacional. Esses órgãos, em sua área de atuação, são os responsáveis pela coordenação e execução das ações da assistência social da Força Armada. Qual diretriz, prevista na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), encontra-se alinhada com essa organização da assistência social da Marinha?

Alternativas
Comentários
  • Das Diretrizes

           Art. 5º A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:

           I - descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo;

           II - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

           III - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo

  • GABARITO: LETRA E

    → questão interessante, temos que observar bastante o enunciado: Os programas, projetos, benefícios e ações socioassistenciais da Marinha do Brasil (MB) são desenvolvidos por meio de órgãos presentes em todo território nacional. Esses órgãos, em sua área de atuação, são os responsáveis pela coordenação e execução das ações da assistência social da Força Armada (OBSERVA-SE UM TRATAMENTO RELACIONADO À ADMINISTRAÇÃO), dessa forma, centralizado com a LOAS (8742/93):

    → PRINCÍPIO: Descentralização político-administrativa para o Estado, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2735914
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética Profissional do Serviço Social em vigor prevê como direito do assistente social na realização de estudos e pesquisas:

Alternativas
Comentários
  • ...realizar estudos e pesquisas com liberdade, resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.

  • GABARITO: LETRA D

    → de acordo com o Código de Ética de 1993, na parte que trata DOS DIREITOS E DAS RESPONSABILIDADES GERAIS DO/A ASSISTENTE SOCIAL:

    Art. 2º Constituem direitos do/a assistente social: i- liberdade na realização de seus estudos Código de Ética 27 e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

  • Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social (1993):

    Art. 2º Constituem direitos do/a assistente social:

    a- garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código;

    b- livre exercício das atividades inerentes à Profissão;

    c- participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais;

    d- inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional;

    e- desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional;

    f- aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios deste Código;

    g- pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população;

    h- ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções;

    i- liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de participação de indivíduos ou grupos envolvidos em seus trabalhos.


ID
2735917
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma militar procurou a assistente social da Organização onde trabalha para solicitar auxílio quanto à seguinte situação: é divorciada, tem dois filhos menores de 12 anos, é natural da cidade de Natal, local onde o pai das crianças reside. Conta, atualmente, como rede de apoio, apenas com uma vizinha que fica com seus filhos para que possa trabalhar. A vizinha encontra-se doente e a militar gostaria de solicitar alguns dias para ficar com seus filhos enquanto essa se recupera.

Assinale a opção correta, com base no estudo de Gelinski e Moser (2015), acerca do arranjo familiar apresentado na situação dessa militar.

Alternativas
Comentários
  • Indica modificações na noção de parentesco que supera os laços de sangue e transforma vizinhos em parentes, fundamentais para a organização da vida familiar.


ID
2735920
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base na lei n.° 8.069, de 13 de julho de 1990, no artigo 100 (parágrafo único), constitui um princípio que rege a aplicação das medidas específicas de proteção à criança e ao adolescente:

Alternativas
Comentários
  • CONFORME A LEI:

    A -Intervenção mínima, que deve ser exercida apenas por autoridade e instituições cuja ação seja indispensável à efetiva promoção dos diretos da criança e do adolescente. ART 100; IV 

    B- Proteção integral e PRIORITÁRIA, devendo a interpretação e a aplicação do contido na lei serem voltadas à proteção integral e PRIORITÁRIA dos diretos da criança e do adolescente.

    C Responsabilidade primária e solidária do poder público, devendo a efetivação plena dos direitos da criança e do adolescente ser de responsabilidade das três esferas de governo, SEM prejuízo da municipalização do atendimento.

    D Interesse superior da criança e do adolescente, devendo toda a intervenção atender, prioritariamente interesses e aos diretos da criança e do adolescente, SEM prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos.

    E intervenção precoce: a intervenção das autoridades competentes deve ser efetuada logo que a situação de perigo seja conhecida; 


ID
2735923
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A análise do Serviço Social requer o estudo do movimento que envolve o exercício profissional e o processo de formação dos assistentes sociais em variados contextos e conjunturas, em uma perspectiva histórica e de totalidade. Nesse escopo, também está o estágio, sendo uma dimensão obrigatória no processo de formação profissional.


Sobre o estágio, assinale a opção correta, segundo Ribeiro (2016).

Alternativas
Comentários
  • O estágio curricular, sendo uma dimensão da formação profissional, é afetado, substantivamente, quando existe uma desvinculação entre direção social do processo de formação e o exercício profissional.


ID
2735926
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às duas teses defendidas por Ariès (1981) e acerca da história da criança e da família, é correto afirmar que, nas sociedades

Alternativas
Comentários
  • ...tradicionais, a família não assegurava nem controlava a transmissão de valores e conhecimentos nem a socialização da criança.


ID
2735929
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta no que se refere à competência dos órgãos e entidades públicas, na área da promoção e assistência social, prevista na Política Nacional do Idoso.

Alternativas
Comentários
  • -prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não-governamentais.

    -estimular a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, como centros de convivência, centros de cuidados diurnos, casas-lares, oficinas abrigadas de trabalho, atendimentos domiciliares e outros;

    -prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso, mediante programas e medidas profiláticas;

    -criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento;

    -Na área de habitação: incluir nos programas de assistência ao idoso formas de melhoria de condições de habitabilidade e adaptação de moradia, considerando seu estado físico e sua independência de locomoção;

  • Resposta: LETRA A

    Art. 10. Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicos:

           I - na área de promoção e assistência social:

    a) prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não-governamentais.

    b) estimular a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, como centros de convivência, centros de cuidados diurnos, casas-lares, oficinas abrigadas de trabalho, atendimentos domiciliares e outros;

    c) promover simpósios, seminários e encontros específicos;

    d) planejar, coordenar, supervisionar e financiar estudos, levantamentos, pesquisas e publicações sobre a situação social do idoso;

    e) promover a capacitação de recursos para atendimento ao idoso;

    Disponível em:

  • Resposta: LETRA A

    Art. 10. Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicos:

           I - na área de promoção e assistência social:

    a) prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não-governamentais.

    b) estimular a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, como centros de convivência, centros de cuidados diurnos, casas-lares, oficinas abrigadas de trabalho, atendimentos domiciliares e outros;

    c) promover simpósios, seminários e encontros específicos;

    d) planejar, coordenar, supervisionar e financiar estudos, levantamentos, pesquisas e publicações sobre a situação social do idoso;

    e) promover a capacitação de recursos para atendimento ao idoso;

    Disponível em:


ID
2735932
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em um Fórum de Assistentes Sociais da Marinha, os profissionais debatiam sobre os instrumentais técnicos na atuação do Serviço Social. Em um determinado momento, uma assistente social discursou, com base na obra de Marconsin (2016), sobre um armazenamento intencional e sistemático de todas as informações conseguidas no trabalho cotidiano do profissional de Serviço Social, referindo-se ao seguinte instrumental: 

Alternativas
Comentários
  • Banco de dados.

  • Texto: Documentação em Serviço Social: Debatendo a concepção burocrática e rotineira

    (Cleier Marconsin, 2016)

    O banco de dados significa o armazenamento intencional e sistemático de todas as informações obtidas no trabalho cotidiano.

    Disponível em: http://www.unirio.br/cchs/ess/Members/lobelia.faceira/disciplina-instrumentos-e-tecnicas-de-intervencao/textos-da-disciplina-5/view


ID
2735935
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Cesar (2010), as empresas enfrentam uma crescente preocupação em redefinir as políticas de recursos humanos, aliadas ao conjunto das demais políticas e estratégias organizacionais a fim de implementar novas modalidades de gestão da força de trabalho. Nesse escopo, ao considerar as particularidades do processo de reestruturação nas empresas apontadas pela autora, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A modernização das práticas industriais requer a integração orgânica do trabalhador por meio da mobilização da subjetividade e cooperação.


ID
2735938
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, de acordo com as reflexões sobre teoria e prática apresentadas por Santos (2011).


I- A prática precede a teoria, o que significa que existe uma relativa autonomia entre teoria e prática e, nessa autonomia, a prática antecede a teoria porque é mais dinâmica.

II- A prática é constitutiva e constituinte das determinações do objeto, cria produtos que fazem parte do mundo real, sem confundir-se com a teoria, entretanto pode ser o espaço de sua elaboração.

Ill- A prática é caracterizada por ser uma ação direcionada a um objeto com a finalidade de transformá-lo em algo inicialmente previsto, mesmo que não se tenha consciência dessa finalidade.

IV- A passagem da teoria à prática é inerente à passagem da teleologia à causalidade posta, ocupando a teleologia um papel determinante.

V- A prática profissional é confundida com a práxis social, tendo em vista que esta contém aquela, e com a prática política por apresentar cunho político.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Apenas as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

    I- A prática precede a teoria, o que significa que existe uma relativa autonomia entre teoria e prática e, nessa autonomia, a prática antecede a teoria porque é mais dinâmica.

    II- A prática é constitutiva e constituinte das determinações do objeto, cria produtos que fazem parte do mundo real, sem confundir-se com a teoria, entretanto pode ser o espaço de sua elaboração.

    Ill- A prática é caracterizada por ser uma ação direcionada a um objeto com a finalidade de transformá-lo em algo inicialmente previsto, mesmo que não se tenha consciência dessa finalidade.

    IV- A passagem da teoria à prática é inerente à passagem da teleologia à causalidade posta, ocupando a teleologia um papel determinante.

  • V- A prática profissional é confundida com a práxis social, tendo em vista que esta contém aquela, e com a prática política por apresentar cunho político.

  • Alguém tem referencia? eu não entendi pq a prática precede a teoria


ID
2735941
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para compor um estudo social com vistas a análise de inclusão de um usuário em um projeto social de determinada Organização Militar, uma assistente social agendou uma visita domiciliar. Com base em Amaro (2016), assinale a opção correta em relação aos procedimentos que devem ser adotados pelo profissional, por ocasião da visita.

Alternativas
Comentários
  • Estar apto para a exigência de habilidade e atenção da medida que a visita se desenrola, pois seu conteúdo ganha profundidade.


ID
2735944
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Marque a opção que apresenta um dos consensos teórico-metodológicos e políticos entre os analistas dos acontecimentos do final do Século XX, tratados no estudo de Behring (2011).

Alternativas
Comentários
  • Existência de um ambiente de profundas transformações, num trânsito para configurações originais no mundo da produção e reprodução sociais.

  • Contexto da Reestruturação Produtiva.

  • A) Superação (afirmação) do trabalho como categoria ontológica central e como medida estruturante da história da sociedade.

    B) Existência de um ambiente de profundas transformações, num trânsito para configurações originais no mundo da produção e reprodução sociais. ( NEOLIBERALISMO - RESSTRUTURAÇÃO PRODUTIVA)

    C) Reorganização da social-democracia a partir da reestruturação produtiva, abrindo a possibilidade de outras formas societárias. (A social-democracia está vinculada ao período anterior pós-guerra - Anos de Ouro do capitalismo.)

    D) Reconfiguração no mercado de trabalho, com regimes e contratos mais flexíveis, promovendo um aumento do emprego regular em favor dos trabalhadores centrais. (Desemprego estrutural - mudança na composição orgânica do capital; maior emprego de capital fixo, em detrimento do capital variável)

    E) Alteração do padrão rígido da linha de montagem do modelo japonês (fordista) para uma produção mais flexível e horizontalizada.

    ATÉ A POSSE!


ID
2735947
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma assistente social de determinada Organização Militar (OM) criou um projeto social voltado para a prevenção da dependência química, tendo como público alvo militares e servidores civis dessa OM. A ênfase do projeto era a questão da prevenção a fim de que houvesse a diminuição de fatores de vulnerabilidade e risco. Desse modo, segundo a lei n.° 11.343, de 23 de agosto de 2006, marque a opção que apresenta um dos princípios ou diretrizes que devem ser observados na implantação do referido projeto.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO COM GABARITO ERRADO. O GABARITO CORRETO É A OPÇÃO A

    Art. 4 São princípios do Sisnad:

    I - o respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, especialmente quanto à sua autonomia e à sua liberdade;

  • GABARITO INCORRETO

    A RESPOSTA CORRETA SERIA ITEM B

    O item A é uma princípio do SISNAD


ID
2735950
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São princípios gerais presentes na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:

Alternativas
Comentários
  •  

    GAB B

     

    CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 

    Artigo 3

    Princípios gerais 

    Os princípios da presente Convenção são:

    a) O respeito pela dignidade inerente, a autonomia individual, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas;

    b) A não-discriminação;

    c) A plena e efetiva participação e inclusão na sociedade;

    d) O respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade;

    e) A igualdade de oportunidades;

    f) A acessibilidade;

    g) A igualdade entre o homem e a mulher;

    h) O respeito pelo desenvolvimento das capacidades das crianças com deficiência e pelo direito das crianças com deficiência de preservar sua identidade. 


ID
2735953
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo lamamoto e Carvalho (2004) o que pode ser considerado o marco do aparecimento da questão social no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • A generalização do trabalho livre.

  • A) As primeiras leis sociais. (Incorreta, em virtude de que as leis sociais surgem mediante ao aprofundamento do capitalismo na contradição burguesia x proletariado, trazendo para a cena pública e política a questão social sob a intervenção das frações das classes dominantes e da Igreja - p. 134 e 135).

    B) A generalização do trabalho livre. (CORRETA, pois segundo lamamoto e Carvalho (2014), o marco do aparecimento da questão social no Brasil é a generalização do trabalho livre numa sociedade em que a escravidão constitui-se como um dos elementos estruturais marcantes da formação social brasileira - p. 133).

    C) A gênese da industrialização. (Incorreta, em razão de que no Brasil a industrialização é tardia).

    D) O fortalecimento do comércio. (Incorreta, devido que o fortalecimento intensificou as expressões da questão social por meio das transformações ocorridas nos grandes centros urbanos-industriais).

    E) A escravidão e o patriarcalismo.(Incorreta, pois constitui-se como um dos elementos estruturais marcantes da formação social brasileira).

    Fonte: Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. 41ª ed. 2020.


ID
2735956
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Mota e Amaral (2016), o Serviço Social brasileiro não ficou imune às mudanças na ordem social capitalista, notadamente no que tange aos impactos das tendências da ofensiva neoliberal sobre o projeto ético-político profissional. Tomando como parâmetro as décadas da restauração ideopolítica e econômica do capital, sob a análise das autoras, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • ...as estratégias de manutenção da ordem vigente conjugam a modernização das formas técnicas com o transformismo das respostas profissionais e com as necessidades históricas das classes subalternas.


ID
2735959
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Pereira (2014), a intersetorialidade é um termo com vários significados e possibilidades de aplicação, guardando estreita relação com termos vizinhos. Sendo assim, correlacione os termos aos seus significados e, a seguir, marque a opção correta.


Termos

I- Disciplina

II- Multidisciplinaridade

III- Transdisciplinaridade

IV- Interdisciplinaridade


Significados

( ) Etapa superior das relações disciplinares, compondo um sistema total e sem fronteiras de saberes;

( ) Conjunto de disciplinas que se agregam em torno de um tema, uma problemática ou um objetivo comum, sem necessariamente requerer trabalho de equipe coordenado;

( ) Conjunto sistemático e organizado de conhecimento que tende a ficar mais confinado a um setor da realidade quanto mais essa realidade se torna complexa e mutável;

( ) Sugere relação de reciprocidade entre saberes distintos, com suas contradições específicas e inerentes.

Alternativas
Comentários
  • (III- Transdisciplinaridade) Etapa superior das relações disciplinares, compondo um sistema total e sem fronteiras de saberes;

    (II- Multidisciplinaridade) Conjunto de disciplinas que se agregam em torno de um tema, uma problemática ou um objetivo comum, sem necessariamente requerer trabalho de equipe coordenado;

    (I- Disciplina) Conjunto sistemático e organizado de conhecimento que tende a ficar mais confinado a um setor da realidade quanto mais essa realidade se torna complexa e mutável;

    (IV- Interdisciplinaridade) Sugere relação de reciprocidade entre saberes distintos, com suas contradições específicas e inerentes.


ID
2735962
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao apreender o sentido histórico do Serviço Social, lamamoto e Carvalho (2004) apontam como base da implantação da profissão, na década de 1930:

Alternativas
Comentários
  • ...o surgimento do Serviço Social a partir da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestaram por intermédio da Igreja Católica.

  • IAMAMOTO, Marilda Vilela e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 2a. Ed. São Paulo: Cortez, 1983.

    PARTE II – ASPECTOS DA HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL (1930 – 1960)

    Capítulo I – A Questão Social nas Décadas de 1920 e 1930 e as bases para a implantação do Serviço Social

    A Questão Social na Primeira República

    (...)

    A partir do momento em que a sociedade burguesa vê como ameaça a luta defensiva do operário à exploração abusiva a que é submetido, há necessidade que o controle social da exploração da força de trabalho seja feito pelo Estado, através de uma regulamentação jurídica do mercado de trabalho.

    (...)

    Portanto, o desdobramento da questão social é também a questão da formação da classe operária e de sua entrada no cenário político, de seu reconhecimento em nível de Estado, da implementação de políticas que atendem seus interesses. Sendo assim, a “questão social” constitui-se, essencialmente, da contradição entre burguesia e proletariado. Proletariado este em que os laços de solidariedade política e ideológica perpassam seu conjunto.

    A implantação do Serviço Social ocorre no decorrer desse processo histórico, surgindo da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam por intermédio da Igreja Católica. Enquanto que as leis sociais são resultantes da pressão do operariado pelo reconhecimento de sua cidadania social, a legitimação do Serviço Social diz respeito a grupos e frações restritos das classes dominantes e a sua especificidade na ausência quase total de uma demanda a partir das classes e grupos a que se destina prioritariamente.

    A análise do posicionamento e das ações assumidas e desenvolvidas pelos diferentes grupos e frações dominantes e pelas instituições que mediatizam seus interesses na sociedade, permite apreender o sentido histórico do Serviço Social.


ID
2735965
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos anos 50, as primeiras assistentes sociais ingressaram na Marinha do Brasil como servidoras civis. Desde a década de 1980, assistentes sociais compõem o ciclo de Oficiais nessa Força Armada. Notadamente, essa profissão solidificou-se pela relevância do Serviço- Social no âmbito Organizacional e também pela expressividade dessa categoria profissional no que tange à história da participação das mulheres na Marinha.


Tomando como base as questões sócio-históricas apontadas na coletânea organizada por Maruani e Hirata (2003) a respeito da inserção de homens e mulheres no mercado de trabalho na Europa e no Brasil, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A definição e a repartição das tarefas, dos ofícios e, mais recentemente, das profissões ocorreu, historicamente, a partir de uma oposição binária que levou, por muito tempo, ao estudo separado do trabalho das mulheres e dos homens.


ID
2735968
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o processo de elaboração de um projeto social, desenvolvido por Armani (2003), coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas assinalando, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.


( ) A identificação da oportunidade para uma ação social estratégica perpassa pela sensibilização dos atores sociais relevantes e pela mobilização dos órgãos e instituições potencialmente aliados.

( ) O êxito de um projeto social depende de quatro fatores-chave: a organização política, a sustentabilidade técnica, os recursos metodológicos e o aporte financeiro.

( ) O diagnóstico é essencial à construção da análise preliminar da sustentabilidade do projeto e permite a formulação dos objetivos, estratégias, resultados e atividades.

( ) A análise dos atores envolvidos ocorre concomitante à análise da lógica da intervenção do projeto para que haja a validação das ações previstas junto ao público alvo.

( ) Desde a primeira elaboração do projeto, as premissas ou fatores de risco devem ser identificados com vistas à mensuração do grau de incerteza proveniente das condições externas.

Alternativas
Comentários
  • (V) A identificação da oportunidade para uma ação social estratégica perpassa pela sensibilização dos atores sociais relevantes e pela mobilização dos órgãos e instituições potencialmente aliados.

    (F) O êxito de um projeto social depende de quatro fatores-chave: a organização política, a sustentabilidade técnica, os recursos metodológicos e o aporte financeiro.

    (F) O diagnóstico é essencial à construção da análise preliminar da sustentabilidade do projeto e permite a formulação dos objetivos, estratégias, resultados e atividades.

    (F) A análise dos atores envolvidos ocorre concomitante à análise da lógica da intervenção do projeto para que haja a validação das ações previstas junto ao público alvo.

    (V) Desde a primeira elaboração do projeto, as premissas ou fatores de risco devem ser identificados com vistas à mensuração do grau de incerteza proveniente das condições externas.

  • (V) A identificação da oportunidade para uma ação social estratégica perpassa pela sensibilização dos atores sociais relevantes e pela mobilização dos órgãos e instituições potencialmente aliados.

    (F) O êxito de um projeto social depende de quatro fatores-chave: a organização política, a sustentabilidade técnica, os recursos metodológicos e o aporte financeiro. (Segundo Domingos Armani, são 3 (três) fatores-chave: Sustentabilidade política, Sustentabilidade técnica e Sustentabilidade financeira)

    (F) O diagnóstico é essencial à construção da análise preliminar da sustentabilidade do projeto e permite a formulação dos objetivos, estratégias, resultados e atividades. (A análise preliminar da sustentabilidade do projeto é anterior ao diagnóstico da problemática, embora ambas se localizem na mesma fase do ciclo de projetos, ou seja, na FASE DE IDENTIFICAÇÃO)

    (F) A análise dos atores envolvidos ocorre concomitante à análise da lógica da intervenção do projeto para que haja a validação das ações previstas junto ao público alvo. (A análise dos atores envolvidos (fase-identificação)ocorre anteriormente à fase da análise da lógica intervenção do projeto (fase-elaboração)).

    (V) Desde a primeira elaboração do projeto, as premissas ou fatores de risco devem ser identificados com vistas à mensuração do grau de incerteza proveniente das condições externas.


ID
2735971
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma servidora civil da Marinha do Brasil procurou a assistente social da sua Organização Militar solicitando auxílio em cesta básica. Informou que estava passando por uma difícil situação financeira, pois vinha "ajudando" uma prima idosa que usufruía do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ocorre que o BPC havia sido suspenso há três meses porque a prima não conseguiu apresentar toda a documentação solicitada na ocasião do recadastramento. Com base no estudo de Pereira (2012), qual anacronismo da política de assistência social se impõe na situação apresentada pela prima dessa servidora? 

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Suspeição na relação entre as instituições de assistência social e seus destinatários.

    Suspeição significa desconfiança.


ID
2735974
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Netto (2015), sobre o processo de renovação do serviço social no Brasil, marque a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • É marcado pelo sincretismo em todas as suas direções e perspectivas, salvo com a emersão da perspectiva de intenção de ruptura, quando tal dificuldade é superada.

  • "Em todas as direções e perspectivas do processo de renovação profissional levado a cabo no Brasil, constatamos as marcas do sincretismo ( com seu inevitável acólito, o ecletismo) que persegue historicamente as representações do Serviço Social, sempre repostas quando a profissão pretende fundar-se como campo específico do saber ou lastrear sua legitimidade numa base científica".( J.P.Netto - Livro: Ditadura e S.S.)

    Continue a nadar...

    Até a posse!


ID
2735977
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sabendo que a visita domiciliar é considerada uma técnica social por meio da qual o profissional se volta para a realidade social com o objetivo de conhecê-la, descrevê-la, explicá-la ou compreendê-la, assinale a opção correta, tendo por base o que é exposto por Amaro (2016).

Alternativas
Comentários
  • A visita domiciliar necessita ser conduzida de modo científico e técnico, isto é, ancorada em procedimentos consistentes, estruturados e internamente articulados.

  • A visita começou principalmente no âmbito da saúde.


ID
2735980
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Barroco (2010), é um fundamento que deve pautar a compreensão da ética profissional do assistente social:

Alternativas
Comentários
  • ...a compreensão de que a vida individual é mediada pela vida social, refletindo-se na vida profissional, a qual se encontra vinculada a um projeto de sociedade.

  • Na verdade a cultura e a moral são mediações que influenciam a ética profissional. Livro - Ética e Serviço Social.


ID
2735983
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

"O significativo aumento da atividade das mulheres, uma das mais importantes transformações ocorridas no país desde os anos 1970, teria resultado não apenas da necessidade econômica e das oportunidades oferecidas pelo mercado, em conjunturas específicas, mas também, em grande parte, das transformações demográficas, culturais e sociais que vêm ocorrendo no país e que têm afetado as mulheres e as famílias brasileiras." (BRUSCHINI, Cristina; LOMBARDI, Maria Rosa. 2003)


Sobre as alterações apontadas pelas autoras, na constituição da identidade feminina frente ao trabalho produtivo no Brasil, a partir dos anos 70, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • ...o perfil da força de trabalho feminino vem alterando-se significativamente desde a década de 1980.


ID
2735986
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base em Lavoratti (2016), a entrevista possibilita o conhecimento da realidade dos usuários, sendo viável fazer uma síntese teórica sobre as expressões da questão social trazidas por eles. Tal síntese pode ser feita a partir de que etapa da entrevista?

Alternativas
Comentários
  • Tal síntese pode ser feita a partir do registro.

  • As etapas da entrevista segundo a autora, são PLANEJAMENTO, OPERACIONALIZAÇÃO E REGISTRO. O enunciado se refere à etapa de REGISTRO.


ID
2735989
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Wellen e Carli (2016), ao problematizar a relação entre teoria e prática, à luz das principais correntes filosóficas que nortearam a atuação laica do Serviço Social, afirmam que:

Alternativas
Comentários
  • ...o positivismo apresenta a ciência e a prática como duas vocações distintas.

  • alguém pode explicar?


ID
2735992
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na obra “Serviço Social, política social e trabalho: desafios e perspectivas para o século XXI" (2010), Silene Freire (In: FREIRE, 2010) traz reflexões sobre a sociedade civil. Qual das opções abaixo melhor retrata a notoriedade da sociedade civil no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Os recentes significados da sociedade civil constituem uma determinação política, ancorada na perspectiva de uma redefinição da função do Estado e de uma redistribuição do poder em prol dos mais poderosos da sociedade.


ID
2735995
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Boschetti e Behring (2011), o período que vai do século XiX até a terceira década do século XX é marcado pelo predomínio do liberalismo. Tomando como parâmetro o estudo das autoras sobre essa corrente de pensamento, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Defende a extinção do Estado intervencionista e mercantilista, entendendo ser o mercado o agente capaz de assegurar o bem-estar.

    B) Sustenta o princípio do Estado como mediador civilizador, ao qual caberia controlar as paixões no estado de natureza.

    C) Entende a intervenção do Estado como um mal necessário, com papel de fornecer as bases para a existência de políticas sociais garantidoras do bem-estar dos indivíduos.

    D) Defende o predomínio do mercado como supremo regulador das relações sociais, o qual só pode se realizar por meio de uma intervenção estatal.

    E) Tem como principal sustentáculo o princípio do trabalho como mercadoria e sua regulação pelo livre mercado. (VERDADEIRO)


ID
2735998
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Decreto n.° 5.912, de 27 de setembro de 2006, que regulamenta a lei n° 11.343, de 23 de agosto de 2006, o Conselho Nacional Antidrogas (CONAD) é um órgão normativo e de deliberação coletiva do sistema, vinculado ao Ministério da Justiça. Sobre o CONAD, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 8   As reuniões ordinárias do CONAD, ressalvadas as situações de excepcionalidade, deverão ser convocadas com antecedência mínima de cinco dias úteis, com pauta previamente comunicada aos seus integrantes.


ID
2736001
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Gama (2010) apresenta uma experiência de assessoria técnica em Serviço Social articulada ao trabalho de capacitação profissional, pautada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    3ª Parte - Seminário "Serviço Social e Assessoria: as experiências da Faculdade de Serviço Social da UERJ".

    Capítulo 2 - Curso de extensão em gênero, saúde e reprodução - uma experiência de articulação entre capacitação profissional e assessoria (Andréa de Sousa Gama)

    "O curso tem como objetivo principal formar recursos humanos na

    área da Saúde capazes de identificar na sua prestação de serviços as implicações

    das relações de gênero, geração e raça/etnia, bem como propor

    formas de intervenção no campo da Saúde ou, mais especificamente, no

    campo da saúde reprodutiva, problematizando a formulação e implementação

    de políticas públicas." (p. 268).

    Fonte: Assessoria, Consultoria e Serviço Social de Maria Inês Bravo e Maurílio de Castro Matos (Orgs.), 2010.


ID
2736004
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um dos resultados da análise relativa à evolução dos dados de matrícula em cursos de serviço social, de acordo com Pereira, De Souza e Ferreira (2017).

Alternativas

ID
2736007
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação aos mitos na retórica neoliberal presentes nos debates contemporâneos sobre a política social, analisados por Vianna (2012), coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção que apresenta sequência correta.


( ) O mito maniqueísta apresenta a seguridade social como uma matéria de natureza numérica, tratando-a de forma essencialmente burocrática e despolitizada.

( ) O mito tecnicista busca respaldar a visão de que a previdência está com os dias contados, utilizando-se de um discurso eivado de argumentos técnicos.

( ) O mito naturalista entende que o cicio de .vida da seguridade social estaria se encerrando em função de inevitáveis transformações econômicas.

( ) O mito maniqueísta apresenta as soluções para os problemas como excludentes, atribuindo superioridade a um sistema sobre o outro, por meio de fórmulas técnicas de eficácia e eficiência. 

Alternativas

ID
2736010
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a relativa autonomia do trabalho do assistente social em uma instituição militar, tomando como parâmetro o estudo de lamamoto (2011), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    [...] durante o período em que trabalha, sua atividade é socialmente apropriada por outro: o sujeito que trabalha não tem o poder de livremente estabelecer suas prioridades, seu modo de operar, acessar todos os recursos necessários, direcionar o trabalho exclusivamente segundo suas intenções, o que é comumente denunciado como o “peso do poder institucional”. Simultaneamente, o assistente social tem como base social de sustentação de sua relativa autonomia -, e com ela a possibilidade de redirecionar o seu trabalho para rumos sociais distintos daqueles esperados pelos seus empregadores -, o próprio caráter contraditório das relações sociais. Ou seja, nela se encontram interesses sociais e antagônicos que se refratam no terreno institucional enquanto forças sociopolíticas em luta pela hegemonia e que podem ancorar politicamente o trabalho realizado. As necessidades sociais e aspirações dos segmentos subalternos, que são o público alvo do trabalho profissional, podem potenciar e legitimar os rumos impressos ao trabalho do assistente social, na contramão das definições “oficiais”. [...] (IAMAMOTO, 2007:422)


ID
2736013
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A lei N° 8.662/93, que dispõe sobre a profissão de assistente social, no que se refere às competências do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e dos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), prevê que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    O artigo 8º da Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão, estabelece que compete ao CFESS, na qualidade de órgão normativo (Letra C) de grau superior, o exercício das seguintes atribuições

    Orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de Assistente Social, em conjunto com o CRESS;

    Assessorar os CRESS sempre que se fizer necessário;

    Aprovar os regimentos Internos dos CRESS no fórum máximo de deliberação do conjunto CFESS-CRESS;

    Aprovar o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais juntamente com os CRESS, no fórum máximo de deliberação do conjunto CFESS-CRESS;

    Funcionar como Tribunal Superior de Ética Profissional; julgar, em última instância, os recursos contra as sanções impostas pelos CRESS;

    Estabelecer os sistemas de registro dos profissionais habilitados;

    Prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Serviço Social.

    Fonte: CFESS


ID
2736016
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No campo da saúde, o planejamento é empregado de forma ampla de modo a fornecer as ferramentas para a avaliação de programas, serviços, cuidados em saúde, previsão de custos e alocação de recursos.


No âmbito do Serviço Social, o planejamento viabiliza uma formalização das relações entre estruturas institucionais e profissionais, que possuem naturezas distintas, porém complementares.


Tendo como base Nogueira e Mioto (2009) e sobre os elementos essenciais no planejamento das ações institucionais e profissionais no campo da saúde, marque a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA LETRA D

  • a) O Plano ou o Projeto, na condição de instrumento de gestão frente à realidade onde terá incidência, deverá fornecer respostas às necessidades sociais existentes em saúde existentes, de forma ordenada, articulando as possibilidades institucionais e os setores em questão, imprimindo um rumo consensual mínimo às situações abordadas e, principalmente, alterando tanto formas históricas e tradicionais de gerenciamento técnico-administrativo – mediando as relações institucionais –, como instituindo novas relações entre os atores sociais.

    b) Isso exige, para a elaboração do plano, um lento e cuidadoso processo de negociações em diferentes níveis, articulando e compatibilizando diferentes posições, prioridades, exigências políticas e propostas de diversos segmentos e de sujeitos sociais envolvidos.

    c) O plano ganha relevância política quando supera sua condição de simples instrumento formal burocrático, o que ocorre quando se consegue, durante sua elaboração, ampliar a discussão e participação dos interessados; produzir um conhecimento sobre as necessidades sociais dos grupos e segmentos aos quais se destina; colocar em evidência os responsáveis pela gestão dos setores que estão sendo planejados e inseri-los na agenda pública (Instituto de Estudos Especiais,1998).

    d) O projeto consiste no elo entre os objetivos definidos e a realidade, entre a possibilidade de ação e a execução sobre as variáveis que se pretende alterar. É o que possibilita o controle da atuação durante seu intercurso e a sua avaliação posterior. Permite apontar, na área da saúde, as transformações ocorridas em termos de expansão da rede, incorporação dos aspectos sociais, qualificação do atendimento e melhoria dos indicadores sanitários.

    e) Deve-se recordar que o projeto concretiza as decisões, sinaliza para ações que operacionalizam as intenções e objetivos contidos nos planos e programas. Por essa razão se pode afirmar que o projeto concretiza o planejamento.

    fonte: http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf


ID
2736019
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base nas reflexões de Pereira (2010), que. realiza uma abordagem sobre o conceito de justiça social associado à noção de cidadania, assinale a opção correta sobre esse conceito de justiça social.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D


ID
2736022
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Lopes (2016), ao discutir o tema. do Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, a partir de 1965, destaca o protagonismo do Serviço Social brasileiro, considerando como mediação central para a construção da alternativa crítica na profissão a:

Alternativas
Comentários
  • E cabe registrar o significativo  protagonismo que o Serviço Social brasileiro exerceu nesse movimento, em particular no  âmbito da organização acadêmico-política do  grande e ativo coletivo profissional no continente.

    "50 ANOS DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA: a construção da alternativa crítica e a resistência contra o atual avanço do conservadorismo"

  • GABARITO: LETRA E

    ↔ E cabe registrar o significativo protagonismo que o Serviço Social brasileiro exerceu nesse movimento, em particular no âmbito da organização acadêmico-política do grande e ativo coletivo profissional no continente.

    → Referência: www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/download/5054/3103

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
2736025
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Armani (2003) apresenta a elaboração de projetos sociais a partir da metodologia do Marco Lógico. Nessa perspectiva, uma vez formulada à lógica de intervenção do projeto e seus fatores de risco, parte-se para a elaboração dos indicadores. Sobre esses indicadores, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A)são um instrumento de medição dos fenômenos sociais dimensionáveis diretamente que interferem no desenvolvimento do projeto. (Os fenômenos sociais não são diretamente mensuráveis; ESTABELECEM-SE OS CONCEITOS, VARIÁVEIS, OS INDICADORES E OS MEIOS DE VERIFICAÇÃO)

    B)fornecem evidências concretas do andamento das atividades, do alcance dos resultados e da realização dos objetivos de um projeto. (VERDADEIRO)

    C)desdobram-se em subindicadores quando ocorrem mudanças na realidade social ou quando há correção, no rumo das atividades do projeto. (desdobram-se em subindicadores para especificar o indicador de Impacto que irá mensurar o grau de alcance do Objetivo Geral do Projeto)

    (Em alguns casos, os indicadores devem ser explicitados em termos mais concretos, através de subindicadores qualitativos)

    D)a escolha pelo uso de indicadores quantitativos e / ou qualitativos será determinada pelos fatores de risco do projeto. (pelos objetivos do projeto)

    E)devem ser dependentes e específicos, para que possam ser utilizados com recorrência nos diversos níveis do Marco Lógico. (independentes)


ID
2736028
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Coelho (2013), a imediaticidade é apreendida como uma categoria reflexiva que designa um certo nível de recepção do mundo exterior pela consciência. Estudá-la na prática profissional do assistente social implica discernir as formas como a consciência conhece a realidade, em um movimento dialético sobre seu saber e sobre seu objeto.


Tendo a reflexão da autora como referência, assinale a opção correta sobre a imediaticidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Fonte:


ID
2736031
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Durante o atendimento multiprofissional sobre a situação de vulnerabilidade de um idoso, a equipe técnica composta por assistentes sociais, médicos, nutricionistas e psicólogos de uma unidade de saúde avalia junto à pessoa idosa e sua família a possibilidade de encaminhamento para um serviço de atendimento não asilar. Tomando como parâmetro o Decreto n° 1.948/96, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo em relação às modalidades de atendimento ao idoso, e, a seguir, marque a opção que apresenta a sequência correta.


( ) O Centro de Convivência é o local destinado à permanência diurna do idoso e onde são desenvolvidas atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, associativas e de educação para a cidadania.

( ) O Centro de Cuidados Diurno, também conhecido como Casa de Acolhimento, é o local destinado à permanência do idoso dependente ou que possua deficiência permanente e tenha necessidade de assistência multiprofissional.

( ) O Atendimento Domiciliar é o serviço prestado ao idoso dependente que vive só, a fim de suprir as suas necessidades da vida diária, por profissionais da área de saúde ou por pessoas da própria comunidade.

( ) A Oficina de Profissionalização é o local destinado ao desenvolvimento, pelo idoso, de atividades produtivas, proporcionando-lhe oportunidade de elevar sua renda, sendo regida por leis trabalhistas.

( ) O Hospital-Dia é o local de permanência, em regime de internato, do idoso sem condições de prover a própria subsistência, com participação ativa do grupo familiar nas atividades de cuidados ao paciente idoso.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) O Centro de Convivência é o local destinado à permanência diurna do idoso e onde são desenvolvidas atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, associativas e de educação para a cidadania.

    Ver: art. 4º, inciso 1

    ( F ) O Centro de Cuidados Diurno, também conhecido como Casa de Acolhimento, é o local destinado à permanência do idoso dependente ou que possua deficiência permanente e tenha necessidade de assistência multiprofissional.

    Ver: art. 4º, inciso 2

    Centro de Cuidados Diurno: Hospital-Dia e Centro-Dia - local destinado à permanência diurna do idoso dependente ou que possua deficiência temporária e necessite de assistência médica ou de assistência multiprofissional.

    ( V ) O Atendimento Domiciliar é o serviço prestado ao idoso dependente que vive só, a fim de suprir as suas necessidades da vida diária, por profissionais da área de saúde ou por pessoas da própria comunidade.

    Ver: art. 4º, inciso 5

    Atendimento domiciliar: é o serviço prestado ao idoso que vive só e seja dependente, a fim de suprir as suas necessidades da vida diária. Esse serviço é prestado em seu próprio lar, por profissionais da área de saúde ou por pessoas da própria comunidade.

    ( F ) A Oficina de Profissionalização é o local destinado ao desenvolvimento, pelo idoso, de atividades produtivas, proporcionando-lhe oportunidade de elevar sua renda, sendo regida por leis trabalhistas.

    Ver: art. 4º, inciso 4

    Oficina Abrigada de Trabalho: local destinado ao desenvolvimento, pelo idoso, de atividades produtivas, proporcionando-lhe oportunidade de elevar sua renda, sendo regida por normas específicas.

    ( F ) O Hospital-Dia é o local de permanência, em regime de internato, do idoso sem condições de prover a própria subsistência, com participação ativa do grupo familiar nas atividades de cuidados ao paciente idoso.

    Ver: art. 4º, inciso 2

    Centro de Cuidados Diurno: Hospital-Dia e Centro-Dia - local destinado à permanência diurna do idoso dependente ou que possua deficiência temporária e necessite de assistência médica ou de assistência multiprofissional.


ID
2736034
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma militar, solteira, residindo na cidade de Ladário, mãe de uma criança de 2 anos de idade, é indicada para fazer um curso de carreira, com duração de 1 ano, na cidade do Rio de Janeiro. Ela acerta com uma amiga para ficar com a criança durante o período do curso, bem como no momento posterior a sua conclusão até ter se organizado no Rio de Janeiro para receber a filha. Tomando como parâmetro a expressão “circulação de crianças", trabalhada no estudo de Freitas, Braga e Barros (2012), como podemos interpretar a atitude da militar?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → Amazonas et all (2003) apontam que as famílias das camadas populares, “embora orientadas pelos ideais sociais vigentes em nossa época, terminam por fazer tentativas de conciliálos com sua realidade de vida” (p. 13). As suas práticas são influenciadas pelo tipo ideal de família presente na sociedade brasileira ao mesmo tempo em que necessitam desenvolver estratégias de sobrevivência compatíveis com suas condições econômicas (Bilac, 1995; Duarte, 1995). Assim, a prática de colocar uma criança em outra família, a fim de que esta seja cuidada – “circulação de crianças” – auxilia no enfrentamento das necessidades ou carências atinentes às famílias de grupos populares (Sarti, 1996).

    Fonseca (1995) define que as crianças “circulam” em redes de solidariedade – as quais podem ser tanto familiares quanto afetivas (vizinhos, amigos...) – onde permanecem por tempo variável e constroem novos vínculos com pessoas que se colocam como seus cuidadores. Existe, nesta prática, uma mobilização de uma rede de adultos que se estende para além do próprio grupo de parentesco. Esta mobilização não estigmatiza as mães como “cruéis ou desnaturadas por colocarem sua prole em lares adotivos” (FONSECA, 1995, p. 80)

    → A “circulação de crianças” diferencia-se da adoção, embora ambas possam ser entendidas como a transferência de responsabilidade de uma criança de um adulto para outro (Fonseca, 1995). Conforme Motta-Maués (2004), na primeira “a transferência de direitos dos pais é parcial e temporária” (p. 430), enquanto na adoção, a transferência é total e duradoura. A adoção constitui-se, similarmente a “circulação de crianças”, na colocação de uma criança em uma família, a fim de que ela tenha o cuidado necessário para o seu desenvolvimento psicossocial.

    → Referência: core.ac.uk/download/pdf/30372121.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻