- ID
- 2735887
- Banca
- Marinha
- Órgão
- Quadro Técnico
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
Uma militar procurou a assistente social da Organização onde trabalha para solicitar auxílio quanto à seguinte situação: é divorciada, tem dois filhos menores de 12 anos, é natural da cidade de Natal, local onde o pai das crianças reside. Conta, atualmente, como rede de apoio, apenas com uma vizinha que fica com seus filhos para que possa trabalhar. A vizinha encontra-se doente e a militar gostaria de solicitar alguns dias para ficar com seus filhos enquanto essa se recupera.
Assinale a opção correta, com base no estudo de Gelinski e Moser (2015), acerca do arranjo familiar apresentado na situação dessa militar.
A análise do Serviço Social requer o estudo do movimento que envolve o exercício profissional e o processo de formação dos assistentes sociais em variados contextos e conjunturas, em uma perspectiva histórica e de totalidade. Nesse escopo, também está o estágio, sendo uma dimensão obrigatória no processo de formação profissional.
Sobre o estágio, assinale a opção correta, segundo Ribeiro (2016).
Analise as afirmativas abaixo, de acordo com as reflexões sobre teoria e prática apresentadas por Santos (2011).
I- A prática precede a teoria, o que significa que existe uma relativa autonomia entre teoria e prática e, nessa autonomia, a prática antecede a teoria porque é mais dinâmica.
II- A prática é constitutiva e constituinte das determinações do objeto, cria produtos que fazem parte do mundo real, sem confundir-se com a teoria, entretanto pode ser o espaço de sua elaboração.
Ill- A prática é caracterizada por ser uma ação direcionada a um objeto com a finalidade de transformá-lo em algo inicialmente previsto, mesmo que não se tenha consciência dessa finalidade.
IV- A passagem da teoria à prática é inerente à passagem da teleologia à causalidade posta, ocupando a teleologia um papel determinante.
V- A prática profissional é confundida com a práxis social, tendo em vista que esta contém aquela, e com a prática política por apresentar cunho político.
Assinale a opção correta.
Para compor um estudo social com vistas a análise de inclusão de um usuário em um projeto social de determinada Organização Militar, uma assistente social agendou uma visita domiciliar. Com base em Amaro (2016), assinale a opção correta em relação aos procedimentos que devem ser adotados pelo profissional, por ocasião da visita.
De acordo com Pereira (2014), a intersetorialidade é um termo com vários significados e possibilidades de aplicação, guardando estreita relação com termos vizinhos. Sendo assim, correlacione os termos aos seus significados e, a seguir, marque a opção correta.
Termos
I- Disciplina
II- Multidisciplinaridade
III- Transdisciplinaridade
IV- Interdisciplinaridade
Significados
( ) Etapa superior das relações disciplinares, compondo um sistema total e sem fronteiras de saberes;
( ) Conjunto de disciplinas que se agregam em torno de um tema, uma problemática ou um objetivo comum, sem necessariamente requerer trabalho de equipe coordenado;
( ) Conjunto sistemático e organizado de conhecimento que tende a ficar mais confinado a um setor da realidade quanto mais essa realidade se torna complexa e mutável;
( ) Sugere relação de reciprocidade entre saberes distintos, com suas contradições específicas e inerentes.
Nos anos 50, as primeiras assistentes sociais ingressaram na Marinha do Brasil como servidoras civis. Desde a década de 1980, assistentes sociais compõem o ciclo de Oficiais nessa Força Armada. Notadamente, essa profissão solidificou-se pela relevância do Serviço- Social no âmbito Organizacional e também pela expressividade dessa categoria profissional no que tange à história da participação das mulheres na Marinha.
Tomando como base as questões sócio-históricas apontadas na coletânea organizada por Maruani e Hirata (2003) a respeito da inserção de homens e mulheres no mercado de trabalho na Europa e no Brasil, marque a opção correta.
Sobre o processo de elaboração de um projeto social, desenvolvido por Armani (2003), coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas assinalando, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A identificação da oportunidade para uma ação social estratégica perpassa pela sensibilização dos atores sociais relevantes e pela mobilização dos órgãos e instituições potencialmente aliados.
( ) O êxito de um projeto social depende de quatro fatores-chave: a organização política, a sustentabilidade técnica, os recursos metodológicos e o aporte financeiro.
( ) O diagnóstico é essencial à construção da análise preliminar da sustentabilidade do projeto e permite a formulação dos objetivos, estratégias, resultados e atividades.
( ) A análise dos atores envolvidos ocorre concomitante à análise da lógica da intervenção do projeto para que haja a validação das ações previstas junto ao público alvo.
( ) Desde a primeira elaboração do projeto, as premissas ou fatores de risco devem ser identificados com vistas à mensuração do grau de incerteza proveniente das condições externas.
"O significativo aumento da atividade das mulheres, uma das mais importantes transformações ocorridas no país desde os anos 1970, teria resultado não apenas da necessidade econômica e das oportunidades oferecidas pelo mercado, em conjunturas específicas, mas também, em grande parte, das transformações demográficas, culturais e sociais que vêm ocorrendo no país e que têm afetado as mulheres e as famílias brasileiras." (BRUSCHINI, Cristina; LOMBARDI, Maria Rosa. 2003)
Sobre as alterações apontadas pelas autoras, na constituição da identidade feminina frente ao trabalho produtivo no Brasil, a partir dos anos 70, é correto afirmar que:
Com relação aos mitos na retórica neoliberal presentes nos debates contemporâneos sobre a política social, analisados por Vianna (2012), coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção que apresenta sequência correta.
( ) O mito maniqueísta apresenta a seguridade social como uma matéria de natureza numérica, tratando-a de forma essencialmente burocrática e despolitizada.
( ) O mito tecnicista busca respaldar a visão de que a previdência está com os dias contados, utilizando-se de um discurso eivado de argumentos técnicos.
( ) O mito naturalista entende que o cicio de .vida da seguridade social estaria se encerrando em função de inevitáveis transformações econômicas.
( ) O mito maniqueísta apresenta as soluções para os problemas como excludentes, atribuindo superioridade a um sistema sobre o outro, por meio de fórmulas técnicas de eficácia e eficiência.
No campo da saúde, o planejamento é empregado de forma ampla de modo a fornecer as ferramentas para a avaliação de programas, serviços, cuidados em saúde, previsão de custos e alocação de recursos.
No âmbito do Serviço Social, o planejamento viabiliza uma formalização das relações entre estruturas institucionais e profissionais, que possuem naturezas distintas, porém complementares.
Tendo como base Nogueira e Mioto (2009) e sobre os elementos essenciais no planejamento das ações institucionais e profissionais no campo da saúde, marque a opção correta.
De acordo com Coelho (2013), a imediaticidade é apreendida como uma categoria reflexiva que designa um certo nível de recepção do mundo exterior pela consciência. Estudá-la na prática profissional do assistente social implica discernir as formas como a consciência conhece a realidade, em um movimento dialético sobre seu saber e sobre seu objeto.
Tendo a reflexão da autora como referência, assinale a opção correta sobre a imediaticidade.
Durante o atendimento multiprofissional sobre a situação de vulnerabilidade de um idoso, a equipe técnica composta por assistentes sociais, médicos, nutricionistas e psicólogos de uma unidade de saúde avalia junto à pessoa idosa e sua família a possibilidade de encaminhamento para um serviço de atendimento não asilar. Tomando como parâmetro o Decreto n° 1.948/96, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo em relação às modalidades de atendimento ao idoso, e, a seguir, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O Centro de Convivência é o local destinado à permanência diurna do idoso e onde são desenvolvidas atividades físicas, laborativas, recreativas, culturais, associativas e de educação para a cidadania.
( ) O Centro de Cuidados Diurno, também conhecido como Casa de Acolhimento, é o local destinado à permanência do idoso dependente ou que possua deficiência permanente e tenha necessidade de assistência multiprofissional.
( ) O Atendimento Domiciliar é o serviço prestado ao idoso dependente que vive só, a fim de suprir as suas necessidades da vida diária, por profissionais da área de saúde ou por pessoas da própria comunidade.
( ) A Oficina de Profissionalização é o local destinado ao desenvolvimento, pelo idoso, de atividades produtivas, proporcionando-lhe oportunidade de elevar sua renda, sendo regida por leis trabalhistas.
( ) O Hospital-Dia é o local de permanência, em regime de internato, do idoso sem condições de prover a própria subsistência, com participação ativa do grupo familiar nas atividades de cuidados ao paciente idoso.