SóProvas



Prova NC-UFPR - 2014 - ITAIPU BINACIONAL - Arquitetura e Urbanismo


ID
2462056
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre a história da Itaipu Binacional, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O acordo diplomático entre o Brasil e o Paraguai que abriu caminho para o planejamento e posterior construção da hidrelétrica de Itaipu foi oficializado em 1965, pela Ata de Iguaçu.

( ) A construção da hidrelétrica de Itaipu teve início em 1974, tendo sito concluída em 1982, sob os governos de João Batista Figueiredo (Brasil) e Alfredo Stroessner (Paraguai).

( ) Mymba Kuera (“pega-bicho” em tupi-guarani) foi o nome dado à operação de resgate dos animais que viviam na área que seria inundada pelo reservatório de Itaipu.

( ) Os países cujos limites formam a tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) foram signatários dos acordos diplomáticos para a criação da empresa internacional Itaipu Binacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 1 - A Ata Final foi finalizada em 1966

    2 - certa

    3 - certa

    4 -Itaipu abrange apenas Brasil e Paraguai


ID
2462059
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre a geração e transmissão da energia de Itaipu.

1. Atualmente, Itaipu é a segunda usina do mundo em geração de energia, sendo a primeira posição ocupada pela usina de Três Gargantas, na China.

2. A energia gerada pela usina de Itaipu é integrada ao sistema interligado brasileiro, e a transmissão da energia até os consumidores é realizada pela Furnas Centrais Elétricas.

3. A ANDE (Administración Nacional de Eletricidad) é responsável pela transmissão da energia gerada pela usina de Itaipu no território paraguaio.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não sei porque a alternativa 1 tá errada 

  • Gostaria de saber por que a alternativa 1 está errada

  • A alternativa 1 está errada porque a Itaipu é a maior usina produtora de energia do mundo. A usina de Três Gargantas possuí apenas uma capacidade instalada maior, no entanto, devido a irregularidade dos rios chineses (e outros fatores), a usina brasileira ainda é a que produz mais energia no mundo!


ID
2462062
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A energia gerada pela usina de Itaipu corresponde a ____ da energia consumida no Brasil e a ____ da energia consumida no Paraguai.

As lacunas da afirmação acima devem ser preenchidas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, com 20 unidades geradoras e 14 gigawatts (GW) de potência instalada, Itaipu fornece cerca de 10,8% da energia consumida no Brasil e 88,5% do consumo paraguaio.

    É a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, tendo produzido mais de 2,7 milhões de GWh desde o início de sua operação.

    Em 2020, a usina de Itaipu produziu 76.382 GWh.

    FONTE: https://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/perguntas-frequentes#:~:text=Com%2020%20unidades%20geradoras%20e,o%20in%C3%ADcio%20de%20sua%20opera%C3%A7%C3%A3o.


ID
2475886
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das regras válidas para a arte impressionista.

Alternativas
Comentários
  • Esse link da Wikipédia traz tudo que está contido na questão:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo

    "Orientações gerais que caracterizam a pintura:

    a pintura deve mostrar os pontos que os objetos adquirem ao refletir a luz do corpo num determinado momento, pois as cores da natureza mudam todo dia, dependendo da incidência da luz do sol;

    é também, com isto, uma pintura instantânea (captação do momento), recorrendo, inclusivamente, à fotografia;

    as figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro, passando a ser a mancha/cor;

    as sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;

    os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao [pontilhismo];

    as cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica;

    preferência pelos pintores em representar uma natureza morta a um objeto;

    Valorização de decomposição das cores."

    Conclusão: a banca ou criou a página na Wikipédia, ou se baseou nela, rsrsrs


ID
2475889
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma edificação, seja qual for, é considerada obra de arte quando sobrevive graças às suas qualidades estético-formais, independentemente da sua função, da sua técnica construtiva ou mesmo da sua importância social. O teórico e pensador italiano Bruno Zevi estabeleceu categorias para a interpretação arquitetônica, as quais correspondem a “modos de ver” a arquitetura. Tendo como referência o pensamento de Zevi, considere as seguintes afirmativas:

1. As interpretações conteudistas visam explicar o espaço arquitetônico a partir das razões de sua existência, sejam elas políticas, econômico-sociais, científico-tecnológicas ou filosófico-religiosas.

2. Existem interpretações positivistas que buscam um determinismo entre as formas arquitetônicas e suas condições geográficas, elementos naturais ou mesmo características étnicas.

3. A interpretação fisiopsicológica procura relacionar arquitetura a questões técnicas e funcionais, encontrando justificativas racionais para a criação de espaços, incluindo também aspectos quanto à durabilidade, lógica e
eficiência.

4. Uma interpretação é formalista quando se baseia em leis ou regras de composição arquitetônica, em que se procura avaliar características como, por exemplo, a unidade, o contraste, a simetria, a escala e o caráter, entre
outras.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. As interpretações conteudistas visam explicar o espaço arquitetônico a partir das razões de sua existência, sejam elas políticas, econômico-sociais, científico-tecnológicas ou filosófico-religiosas. correto

    2. Existem interpretações positivistas que buscam um determinismo entre as formas arquitetônicas e suas condições geográficas, elementos naturais ou mesmo características étnicas. correto

    3. A interpretação fisiopsicológica procura relacionar arquitetura a questões técnicas e funcionais, encontrando justificativas racionais para a criação de espaços, incluindo também aspectos quanto à durabilidade, lógica e eficiência. falsa

    4. Uma interpretação é formalista quando se baseia em leis ou regras de composição arquitetônica, em que se procura avaliar características como, por exemplo, a unidade, o contraste, a simetria, a escala e o caráter, entre outras.

    Assinale a alternativa correta. correto


ID
2475892
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a designação correta para o movimento arquitetônico que surgiu na Inglaterra em torno de 1950 e que propôs uma visão fenomenológica da cidade e do edifício, temperada por uma forte crítica social.

Alternativas
Comentários
  • O termo novo brutalismo é adotado, primeiramente, por um grupo de arquitetos ingleses no início da década de 1950, que tem o casal Smithson como representantes mais relevantes, contrapondo-se à trajetória na qual a arquitetura moderna se dirigia, e decepcionados com a aplicabilidade das questões defendidas pelas vanguardas modernas do entreguerras.

    Na publicação da casa no Soho, os Smithson pontuam os propósitos iniciais do novo brutalismo: “É nossa intenção que este edifício tenha a estrutura inteiramente exposta, sem acabamentos internos sempre que possível”. Nos anos seguintes, os periódicos arquitetônicos ingleses exploraram essas questões tendo como objetos de estudo a escola de Hunstanton (1950-1954), também de autoria do casal Smithson, e a exposição Parallel of Life and Art (1953), no Instituto de Artes Contemporâneas de Londres.

    Em dezembro de 1955, Reyner Banham (1922-1988) escreve o artigo que organiza histórica e programaticamente o novo brutalismo, atestando ser um movimento arquitetônico de origem inglesa. Para que um edifício se encaixe nessa categorização, sintetiza os três pontos que seriam necessários: “[1] capacidade de ser lembrado como uma imagem única, [2] exibição clara da estrutura, [3] valorização dos materiais por suas inerentes qualidades tais quais encontrada”. O primeiro aspecto diz respeito à ideia de que a edificação deve ser uma entidade visual apreensível imediatamente, sendo que toda experiência arquitetônica de estar no edifício é uma ratificação da primeira imagem compreendida. Já contido na definição introdutória do casal Smithson, o segundo ponto defende como a estrutura deve se diferenciar visualmente dos outros elementos da construção. O último aspecto é ressaltado quando Banham afirma, no mesmo artigo, que um edifício “deve ser feito daquilo de que aparenta ser feito”. Mesmo que essa honestidade material já estivesse contida desde o início do movimento moderno na arquitetura, segundo o crítico inglês, grande parte dos edifícios do período das vanguardas “parecem ser feitos de cal e vidro armado, quando são feitos de concreto e aço”. Em comparação, a Escola de “Hunstanton parece ser feita de vidro, tijolo, aço e concreto, e de fato é feita de vidro, tijolo, aço e concreto.

    http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo338/novo-brutalismo


ID
2475895
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A colonização brasileira pelos portugueses foi iniciada em princípios do século XVI e teve especialmente como base o aproveitamento de riquezas naturais ao longo de sucessivos ciclos econômicos, tais como os ciclos do pau-brasil, da cana-de-açúcar e do ouro. Da época colonial, data a formação das grandes cidades litorâneas, exemplificadas por Salvador, São Luís, Santos e Rio de Janeiro; assim como do interior, destacando-se São Paulo, Vila Rica e Vila Boa de Goiás. A respeito do início do processo de urbanização no país e surgimento de suas primeiras cidades, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).


(  ) No Brasil, a colonização fez-se inicialmente sob a forma de operação militar, criando-se numerosos pontos fortificados e bases estratégicas situadas preferencialmente no alto de colinas, como exemplificam Olinda, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo; ou ainda em ilhas, como correu em Vitória e São Vicente.


(   ) Assim como os espanhóis, os portugueses seguiram uma norma oficial para a implantação e traçado das primeiras cidades coloniais no Novo Mundo, incluindo o caso brasileiro, o qual consistia em um código legislativo de âmbito geral que deveria ser observado pelos povoadores.

( ) As cidades do Brasil Colonial conservaram sob as mais diversas condições o cunho inequívoco da mãe-pátria, que as características regionais não conseguiram apagar, fato que fez com que elas fossem consideradas mais como cidades portuguesas no Brasil do que como cidades brasileiras, com exceção de Recife, que foi traçada pelos holandeses.


(   ) Embora o aspecto predominante na cidade colonial brasileira tenha sido o da desordem, havia uma coerência orgânica, uma correlação formal e uma unidade de espírito que lhe conferiam, em alguns casos, engenhosidade, harmonia e escala de vizinhança, como pode ser exemplificado por Ouro Preto, Mariana e Diamantina.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Santos (2001) afirma que as diferenças de métodos do urbanismo colonial português em relação ao espanhol, iniciam-se pela legislação. Enquanto os últimos [espanhóis] possuíam um código legislativo de âmbito geral para ser considerado pelos povoadores, os primeiros [portugueses] restringiam sua legislação ao que se continha nas Ordenações do Reino que cuidavam antes dos edifícios e servidões, com limitações ao direito de propriedade do que como atuar para fundar as cidades. 

    https://ppgau.ufba.br/sites/ppgau.ufba.br/files/disspedrotajra.pdf

    GAB C


ID
2475898
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa na qual consta o nome do movimento artístico que teve o mérito da descoberta das possibilidades estéticas da combinação entre ferro e vidro, explorando sua leveza, sutileza, transparência e, principalmente, sinuosidade, fundamental para o nascimento da arquitetura moderna.

Alternativas
Comentários
  • O art nouveau tinha uma preocupação com a forma, para que ela tivesse uma originalidade, e tinha relação com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de materiais como ferro e vidro

  • ART DÉCO - Na década de 1930, durante a , o estilo Art Déco tornou-se mais moderado. Novos materiais chegaram, incluindo , e . Uma forma mais elegante do estilo, chamada , surgiu na década de 1930; apresentava formas curvas e superfícies lisas e polidas. Art Deco é um dos primeiros estilos verdadeiramente internacionais, mas seu domínio terminou com o início da Segunda Guerra Mundial e a ascensão dos estilos de estritamente funcionais e sem adornos e o de arquitetura que se seguiu.

    ART NOVEAU - Art nouveau (pronúncia em francês: ​) ou arte nova é um estilo internacional de e de – especialmente o início da à – que foi muito apreciado de 1890 até os . Antes da (1914-1918), o estilo mudou para um estilo mais , uma característica do movimento artístico (1910-1939).

    A expressão art nouveau é a expressão para "arte nova", e é também conhecida como [ˈjuːɡn̩tʃtiːl ], termo para "estilo da juventude", que recebeu o nome devido à revista . A art nouveau é uma reacção à do . É inspirado principalmente por formas e estruturas , não somente de e , mas também de linhas .

    O art nouveau foi mais popular na Europa, mas a sua influência foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de . O estilo art nouveau conheceu várias formas com tendências localizadas.

    ARTS E CRAFTS - Defendia o criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o e o . Fez frente aos avanços da e pretendia imprimir em e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como . Foi influenciado pelas ideias do e liderado pelo e .

    Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do no , e .


ID
2475901
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos grandes tratadistas da história, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

                                                                              (   ) Andrea Palladio.

                                                                              (   ) Andrea Pozzo.

                                                                              (   ) Giacomo Barozzi da Vignola.

                                                                              (   ) Guarino Guarini.

                                                                              (   ) Leon Battista Alberti. 

1. Primeiro grande teórico da arquitetura renascentista, defendeu em De re aedificatoria (séc. XV) a busca por uma harmonia calcada em bases científicas.

2. Considerado o maior arquiteto maneirista da Itália, teve sua influência duradoura graças ao seu tratado, Regola delli cinque ordini d’architettura (séc. XVI).

3. Arquiteto italiano de vasta experiência construtiva, cuja obra I quattro libri dell’architettura (séc. XVI) influenciou enormemente o neoclassicismo inglês.

4. Autor de decorações em perspectiva ilusionista que parecem dilatar o espaço, por meio de Perspectiva pictorum et architectorum (séc. XVII), exerceu forte influência sobre o barroco germânico.

5. Arquiteto que manipulou formas geométricas para criar cúpulas com arcos entrecruzados, marcou o barroco italiano através do tratado Architettura civile (séc. XVIII).

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 


Alternativas
Comentários
  • Andrea Palladio: 3. Arquiteto italiano de vasta experiência construtiva, cuja obra I quattro libri dell’architettura (séc. XVI) influenciou enormemente o neoclassicismo inglês.

    Andrea Pozzo: 4. Autor de decorações em perspectiva ilusionista que parecem dilatar o espaço, por meio de Perspectiva pictorum et architectorum (séc. XVII), exerceu forte influência sobre o barroco germânico.

    Giacomo Barozzi da Vignola: 2. Considerado o maior arquiteto maneirista da Itália, teve sua influência duradoura graças ao seu tratado, Regola delli cinque ordini d’architettura (séc. XVI).

    Guarino Guarini: 5. Arquiteto que manipulou formas geométricas para criar cúpulas com arcos entrecruzados, marcou o barroco italiano através do tratado Architettura civile (séc. XVIII).

    Leon Battista Alberti: 1. Primeiro grande teórico da arquitetura renascentista, defendeu em De re aedificatoria (séc. XV) a busca por uma harmonia calcada em bases científicas.


ID
2475904
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere os seguintes produtos finais e/ou serviços básicos:

- Visitas ao canteiro de obras e/ou participação em reuniões técnicas visando o esclarecimento de dúvidas sobre o projeto e/ou sua eventual complementação; exame, para aprovação, de componentes manufaturados;

- Substituição de desenhos e especificações, em caso de necessidade devido à falta de produtos no mercado, falência de fabricantes, retirada de produtos de linha ou outras situações excepcionais;

- Revisão do projeto de execução conforme o executado, objetivando sua atualização arquitetônica para fins de cadastro e manutenção, ao término da construção ou montagem da obra.

A qual etapa do processo de projeto de edificação correspondem esses produtos finais e/ou serviços básicos? 

Alternativas
Comentários
  • Todas essas etapas correspondem a etapa de "Assistência à Execução de obra".

    LETRA A


ID
2475907
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), “a palavra projeto significa, genericamente, intento, desígnio, empreendimento e, em acepção, um conjunto de ações, caracterizadas e quantificadas, necessárias à concretização de um objetivo. Embora esse sentido se aplique a diversos campos de atividade, em cada um deles o projeto se materializa de forma específica”. O objeto principal do Projeto de Arquitetura da Edificação é:

Alternativas
Comentários
  • ROTEIRO PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ARQUITETURA DA EDIFICAÇÃO - IAB

    1. INTRODUÇÃO

    A palavra projeto significa, genericamente, intento, desígnio, empreendimento e, em acepção, um conjunto de ações, caracterizadas e quantificadas, necessárias à concretização de um objetivo. Embora este sentido se aplique a diversos campos de atividade, em cada um deles o projeto se materializa de forma específica.

    O objetivo principal do Projeto de Arquitetura da Edificação é a Execução da Obra idealizada pelo arquiteto. Essa obra deve se adequar aos contextos naturais e culturais em que se insere e responde às necessidades do cliente e futuros usuários do edifício. 


ID
2475910
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Além do Projeto de Arquitetura da Edificação, o arquiteto está técnica e legalmente habilitado à realização de outros serviços. A respeito do tema, considere os seguintes serviços:

1. Pesquisas, elaboração de programa de necessidades e similares.

2. Estudos de viabilidade (técnico-legal) arquitetônica, planos diretores urbanísticos e similares.

3. Projetos de paisagismo, arquitetura de interiores, decoração, mobiliário e comunicação visual.

4. Projetos complementares de estrutura e instalação hidrossanitárias.

O arquiteto está legalmente habilitado a realizar os serviços discriminados em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

  • Em tese, está habilitado a fazer todas essas coisas. Mas, na prática, se há algum arquiteto com toda essa capacitação, deve ser chamado de super-arquiteto! rs

  • Boa noite, o alguém conseguiu localizar o serviço técnico "decoração", em algum campo de atuação, na Resolução 21/2012. Como versa o item 3 da questão?

  • O Arquiteto pode elaborar Plano diretor?


ID
2475913
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às etapas do processo do projeto de edificação, numere a coluna de cordo com sua correspondência.

1. Estudo Preliminar.
2. Anteprojeto.
3. Projeto de Aprovação.
4. Projeto de Execução.
5. Assistência à Execução da Obra


( ) Constitui a configuração técnico-jurídica da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando as exigências contidas no programa de necessidade e as normas técnicas de apresentação e representação gráfica emanadas dos órgãos públicos (em especial, Prefeitura Municipal, concessionárias de serviços públicos e Corpo de Bombeiros).

( ) É o conjunto de documentos técnicos (memoriais, desenhos e especificações) necessários à licitação e/ou execução (construção, montagem, fabricação) da obra.

( ) Constitui a configuração inicial da solução arquitetônica proposta para a obra (partido), considerando as principais exigências contidas no programa de necessidades.

( ) É fase complementar de projeto, que se desenvolve concomitantemente à execução da obra.

( ) Constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando todas as exigências contidas no programa de necessidades. Deve receber a aprovação final do cliente.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  

    ( ) Constitui a configuração técnico-jurídica da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando as exigências contidas no programa de necessidade e as normas técnicas de apresentação e representação gráfica emanadas dos órgãos públicos (em especial, Prefeitura Municipal, concessionárias de serviços públicos e Corpo de Bombeiros).  ( PROJETO DE APROVAÇÃO) 3

     

    ( ) É o conjunto de documentos técnicos (memoriais, desenhos e especificações) necessários à licitação e/ou execução (construção, montagem, fabricação) da obra. ( PROJETO DE EXECUÇÃO)

     

    (   ) Constitui a configuração inicial da solução arquitetônica proposta para a obra (partido), considerando as principais exigências contidas no programa de necessidades. ( ESTUDO PRELIMINAR)


    (   ) É fase complementar de projeto, que se desenvolve concomitantemente à execução da obra. (ASSISTÊNCIA À EXECUÇÃO DA OBRA). 5

     

    (   ) Constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando todas as exigências contidas no programa de necessidades. Deve receber a aprovação final do cliente. ( ANTEPROJETO)

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA C) 

    3 - 4 - 1 - 5 - 2  

  • Alguém sabe de onde saiu essa classificação das fases? Pois não está de acordo com a NBR 13.532, nem com a Lei de Licitações (8666/93).


ID
2475916
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação ao sistema estrutural de um edifício e considerando aquilo de que a estrutura de um edifício deve ser capaz, identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes aspectos:


( ) Prover condições de segurança e suporte.

( ) Acomodar os meios de fechamento.

( ) Acomodar sistemas de controle ambiental.

( ) Estabelecer um conjunto visual coerente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Todas são verdadeiras.

    LETRA A


ID
2475919
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O estudo da paisagem, para os arquitetos e urbanistas, tornou-se obrigatório desde a portaria 1.770/94-MEC. Entretanto, os arquitetos e urbanistas ainda demonstram dificuldade para compreender esse conceito, sua natureza e aplicabilidade no campo profissional. A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas:


1. Paisagem é um conceito amplo, com várias acepções que combinam entre si.

2. A paisagem entendida como um sistema pressupõe que qualquer ação impressa sobre ela resulta numa reação correspondente, capaz de provocar uma alteração morfológica parcial ou total.

3. Ambiente e paisagem são sinônimos, na medida em que todo ambiente contém diferentes paisagens.

4. Segundo Maack, distinguem-se, no estado do Paraná, quatro regiões de paisagens naturais, em razão da sua posição no espaço sul-brasileiro, da posição das escarpas, vales de rios e divisores de água, assim como do caráter fisiográfico unitário da paisagem dentro desses limites naturais: planície litorânea, primeiro planalto, planalto de Ponta Grossa e planalto de Guarapuava.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Estado é dividido em cinco zonas de paisagens naturais: a Planície Litorânea, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto ou Planalto de Curitiba, o Segundo Planalto ou Planalto de Ponta Grossa e o Terceiro Planalto ou Planalto de Guarapuava.


ID
2475922
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O clima e a vegetação são elementos dinâmicos que influem decisivamente na elaboração de um projeto de paisagismo, assim como na abordagem de qualquer arquiteto e urbanista em relação às suas atividades profissionais. Sobre o tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) A vegetação é, em primeira linha, a expressão do clima em relação à latitude e altitude.

( ) No estado do Paraná, as grandes escarpas, que delimitam o primeiro, o segundo e o terceiro planaltos, têm muita influência na distribuição das precipitações – atuam simultaneamente como obstáculos orográficos, forçando a precipitação dos ventos marítimos úmidos que sopram de E, NE e de SE como alísio desviado pela Serra do Mar.

( ) Os espaços livres urbanos são, geralmente, configurados pela vegetação e pelo suporte físico em suas diversas formas de modelagem, sempre condicionados pelas formas de propriedade e parcelamentos decorrentes.

( ) O projeto de arquitetura paisagística sempre está aplicado a um único objeto, o espaço livre – seja ele uma rua, um pátio, um jardim, uma praça ou um parque –, e exige necessariamente a utilização de vegetação para sua concretização.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (F) Os espaços livres urbanos são, geralmente, configurados pela vegetação e pelo suporte físico em suas diversas formas de modelagem, sempre condicionados pelas formas de propriedade e parcelamentos decorrentes.

     

    De acordo com Macedo (1996, p.15), “os espaços livres urbanos, não são configurados por vegetação e sim pela massa construída e pelo suporte físico em suas diversas formas e modelagem, sempre condicionados pelas formas e propriedades e os parcelamentos decorrentes, que direcionam sua estrutura formal”.

    http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/20102280397f424834893b32a622a487/Dissertao__Trcia_Caroline_da_Silva_Santana__2003.pdf

     

    (F) O projeto de arquitetura paisagística sempre está aplicado a um único objeto, o espaço livre – seja ele uma rua, um pátio, um jardim, uma praça ou um parque –, e exige necessariamente a utilização de vegetação para sua concretização.

    Nem toda paisagem é natural, isso > https://st.depositphotos.com/1003149/1285/i/950/depositphotos_12855140-stock-photo-sao-paulo-cityscape.jpg

    é uma paisagem, só que urbana, sem vegetação.


ID
2475925
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Simultaneamente uma construção e um vazio, a praça não é apenas um espaço físico aberto, mas também um centro social integrado ao tecido urbano. Sua importância refere-se a seu valor histórico, bem como a sua participação contínua na vida da cidade. Kevin Linch apresenta com clareza a definição de que a praça é um lugar de convívio social inserido na cidade e relacionado a ruas, arquiteturas e pessoas”. (Alex, 2008, p. 23).


Tomando como base a afirmação do arquiteto Sun Alex, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alguém comenta por favor?

  • Eu não li a referência, mas segui essa lógica → sobre a letra A, acreditei que estava errada porque algumas cidades brasileiras nasceram de assentamentos jesuíticos e estes eram essencialmente uma igreja, e casas ao redor de uma grande praça, acredito que temos sim uma cultura de praças, coretos etc.

    Sobre a letra B, eu achei que essa definição se encaixasse melhor no conceito de parque do que de praça, apesar de ter achado ela um pouco vaga.

    Sobre a letra C, achei estranho dizer que o acesso é fundamental em um espaço público, me deu a entender que o espaço é fechado, o que contradiz a condição de espaço público, que é, na sua essência, um espaço aberto, aí eu resolvi descartar essa também, apesar de ter ficado na dúvida em relação a ela.

    Sobre a letra D, também discordei por não considerar que o comércio seja um entrave ao uso do espaço público, uma banca de jornal é um estabelecimento privado, e eles não tornam o espaço público menos público, muito pelo contrário, atrai as pessoas para ele.

    Sobre a letra E, achei coerente dizer que a praça deve integrar-se ao espaço urbano, foi o argumento que levou a marcá-la.

  • Corbusiana, acredito que o erro da letra C esteja em considerar que o acesso ao espaço público se dá somente por meio físico e visual. Podem haver outros modos de acesso, como o sonoro ou o tátil para as pessoas com deficiência visual. Quanto o acesso, tratado de modo geral, com certeza ele é imprescindível para a apropriação e uso do espaço, do contrário não é possível fruí-lo.


ID
2475928
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Vegetação introduzida nos espaços urbanos exerce um papel importante na percepção e construção do ambiente de vida das pessoas. Sobre o tema, considere a arborização urbana em relação ao clima e os efeitos de calor, sensação térmica e isolamento acústico, e identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Uma das funções mais importantes da arborização urbana é o sombreamento, cuja principal finalidade é amenizar o rigor térmico da estação quente no clima subtropical e durante o ano na região tropical.

( ) Nos estudos do fenômeno de ilha de calor, nos quais a escala urbana considerada é a cidade na sua globalidade, as modificações da temperatura do ar observadas nos bairros periféricos são consideravelmente maiores do que os das áreas centrais.

( ) O fenômeno da canalização do vento se produz de maneira significativa quando o corredor é bem definido e relativamente estreito, ou seja, sua largura é menor que 2,5 vezes sua altura média.

( ) Os estudos até o presente momento realizados mostram que somente densas barreiras vegetais conseguem determinar uma redução apreciável nos níveis sonoros – entre 50 e 100 metros de plantio vegetal adensado –, o que torna esse tipo de tratamento muito eficaz e econômico para o isolamento ou mitigação dos ruídos nas cidades.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V) Uma das funções mais importantes da arborização urbana é o sombreamento, cuja principal finalidade é amenizar o rigor térmico da estação quente no clima subtropical e durante o ano na região tropical - CORRETO

    (F) Nos estudos do fenômeno de ilha de calor, nos quais a escala urbana considerada é a cidade na sua globalidade, as modificações da temperatura do ar observadas nos bairros periféricos são consideravelmente maiores do que os das áreas centrais. - FALSO, OCORRE O CONTRÁRIO, AS ALTERAÇÕES SÃO MAIS INTENSAS NA ÁREA CENTRAL (MAIS DENSA E IMPERMEABILIZADA).

    (V) O fenômeno da canalização do vento se produz de maneira significativa quando o corredor é bem definido e relativamente estreito, ou seja, sua largura é menor que 2,5 vezes sua altura média. - CORRETO

    (F) Os estudos até o presente momento realizados mostram que somente densas barreiras vegetais conseguem determinar uma redução apreciável nos níveis sonoros – entre 50 e 100 metros de plantio vegetal adensado –, o que torna esse tipo de tratamento muito eficaz e econômico para o isolamento ou mitigação dos ruídos nas cidades. - ERRADO. COMO A VEGETAÇÃO NÃO É UM BOM ISOLANTE, SE TORNA INEFICIENTE E NECESSITA DE GRANDES ÁREAS PLANTADAS PARA TER UM EFEITO SATISFATÓRIO.

  • A vegetação não possuí, por si mesma, um efeito de barreira significativo. A atenuação provocada por uma faixa de cem metros de vegetação densa é apenas 10dB (A), ou seja. 1 dB(A) para cada 10 metros de vegetação, o que pode ser considerado insignificante.


ID
2475931
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma cidade pode ser lida e analisada em termos morfológicos. Para o desenvolvimento do seu trabalho, o arquiteto urbanista deve utilizar esse recurso, que faz parte do acervo do Desenho Urbano, em sua concepção contemporânea. Nesse sentido, considere as seguintes afirmativas:


1. Morfologia urbana é o estudo analítico da produção e modificação da forma urbana no tempo.

2. A morfologia urbana compreende todos os aspectos resultantes do conjunto de elementos naturais, sociais, econômicos e urbanísticos do território, no recorte temporal do projeto urbano.

3. A morfologia urbana surgiu em decorrência de um questionamento das atitudes modernistas em relação às cidades históricas e às relações sociais que as regem.

4. São temas e elementos para a pesquisa da morfologia urbana: crescimento; traçado e parcelamento; tipologias; articulações.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me dizer o que está errado na 2?

  • No livro Morfologia Urbana e Desenho da Cidade:

    A morfologia urbana não se ocupa do processo de urbanização (conjuntos de fenômenos sociais, econômicos, etc).


ID
2475934
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O espaço urbano se constitui pela combinação de áreas edificadas e áreas livres, relacionadas entre si, de maneira mais ou menos coesa, e também por redes de infraestrutura, serviços e equipamentos. O sistema de redes de infraestrutura de uma cidade pode ser dividido em vários subsistemas, como o viário, o sanitário, o energético, sistema de comunicações etc. A respeito do espaço urbano, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O sistema viário ocupa normalmente de 30 a 40% do solo urbano.

( ) Os custos dos sistemas de infraestrutura urbana se dividem em: sistema viário (45%), sistema sanitário (20%), sistema energético (19%) e sistema de comunicações (16%).

( ) Quanto às declividades das vias para uso de pedestres, além de considerar as condições topográficas do local, para haver conforto na utilização, a porcentagem da declividade vertical deve ser inferior a 12%.

( ) No desenho do sistema viário, há alternativas quanto a inibidores de velocidade para uso em vias urbanas. Dentre eles, são opções: o desvio de tráfego intenso para a periferia da cidade, ruas em curva e contracurva contínua, alteração do eixo da via e alamedas.


Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Declividade vertical externa = 3%

    Gabarito E

     

  • alguém sabe de onde é esse dado? "O sistema viário ocupa normalmente de 30 a 40% do solo urbano."

  • Também queria saber, Mariana! Que eu saiba é de 20 a 25%

  • DECLIVIDADES TRANSVERSAIS DAS CALÇACAS

    As declividades transversais devem ser de no mínimo 1% e no máximo 3% de inclinação;

    Quando não for possível, devido a grandes diferenças entre o leito carroçável e o piso das edificações, deve ser preservada a área de circulação livre mínima de 1,20m, sendo admissível 0,90m para casos extremos.

    DECLIVIDADES LONGITUDINAIS DAS CALÇADAS

    Possíveis ajustes na declividade da via e o lote devem ser resolvidos sempre dentro dos lotes; Eventuais desníveis ou degraus nas calçadas já existentes devem ser ajustados através de rampa com inclinação recomendada entre 5% e 7% e máxima admissível de 12,50% tendo largura recomendada de 1,20m e mínima aceita de 0,90m para casos extremos. 

  • ( V ) O sistema viário ocupa normalmente de 30 a 40% do solo urbano.

    ( V) Os custos dos sistemas de infraestrutura urbana se dividem em: sistema viário (45%), sistema sanitário (20%), sistema energético (19%) e sistema de comunicações (16%).

    ( F ) Quanto às declividades das vias para uso de pedestres, além de considerar as condições topográficas do local, para haver conforto na utilização, a porcentagem da declividade vertical deve ser inferior a 12%. Declividade vertical externa = 3%

    ( V ) No desenho do sistema viário, há alternativas quanto a inibidores de velocidade para uso em vias urbanas. Dentre eles, são opções: o desvio de tráfego intenso para a periferia da cidade, ruas em curva e contracurva contínua, alteração do eixo da via e alamedas.

    Complementando:

    Sistema Viário 45% (onde 73% pavimentação, e 27 % drenagem)

    Sistema Sanitário 20% (onde água potável 30% e esgoto 70%)

    Sistema Energético 19% (onde energia elétrica 58% e gás 42%)

    Sistema de Comunicação 16% (telefonia 75% e TV a cabo 25%)


ID
2475937
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No início dos anos 1950, surgiram obras que propunham uma teoria da paisagem urbana com a finalidade de constituir instrumental para análise de espaços e para a realização de projetos. A obra de Gordon Cullen é clássica nesse tema, tendo esse autor introduzido várias técnicas até hoje bastante utilizadas. Levando em conta essas observações, numere a coluna de acordo com sua correspondência.


1. Visão serial.

2. Conceito de lugar.

3. Conteúdo.

4. Ótica.


( ) Exprime a maneira como percebemos visualmente um ambiente.

( ) Tem a ver com a posição em relação a um conjunto de elementos urbanos.

( ) Uma das maneiras que, segundo Cullen, podem gerar respostas emocionais relativas à paisagem urbana.

( ) Refere-se a um conjunto de significados percebidos durante nossa experiência dos espaços.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.


Alternativas

ID
2475940
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os projetos de Desenho Urbano em áreas centrais urbanas são fatores de desenvolvimento atualmente bastante implementados. Desde a Segunda Guerra Mundial até hoje, a sua realização promoveu mudanças (espaciais e sociais, entre outras) até no entendimento da natureza desse tipo de projeto, seu alcance, possibilidades e limites, o que permite dividir todo o período em três fases, cada uma com um recorte temporal e uma denominação que remete ao conceito predominante na época. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas três fases.

Alternativas
Comentários
  • Renovação urbana (1950-1960);

    Preservação urbana (1970-1980);

    Reinvenção urbana (1990 aos dias atuais).

    Conceitos do livro Intervenções em Centros Urbanos: Objetivos, Estratégias e Resultados, Vargas & Castilho, 2015.


ID
2475943
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Entre os projetos urbanísticos, os loteamentos e desmembramentos ocupam posição de destaque pela quantidade da sua ocorrência nas cidades de todo o território nacional, o que demanda a atuação intensa e criteriosa do arquiteto urbanista. Esse tipo de projeto é regido principalmente pelas leis federais nº 6.766/1979 e nº 9.785/1999. Sobre os projetos urbanísticos, considere as seguintes afirmativas:


1. O título de propriedade será dispensado quando se tratar de parcelamento popular, destinado às classes de menor renda, em imóvel declarado de utilidade pública, com processo de desapropriação judicial em curso e imissão provisória na posse, desde que promovido pela União, Estados, Distrito Federal, Municípios ou suas entidades delegadas, autorizadas por lei a implantar projetos de habitação.

2. Os lotes terão área mínima de 125 m² e frente mínima de 5 metros, salvo quando o loteamento se destinar a urbanização específica ou edificação de conjuntos habitacionais de interesse social, previamente aprovados pelos órgãos públicos competentes.

3. Admite-se, nos parcelamentos populares, a cessão da posse em que estiverem provisoriamente imitidas a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas entidades delegadas, o que poderá ocorrer por instrumento particular, ao qual se atribui, para todos os fins de direito, caráter de escritura pública, não se aplicando a disposição do inciso II do art. 134 do Código Civil.

4. As áreas destinadas a sistemas de circulação, a implantação de equipamento urbano e comunitário, bem como a espaços livres de uso público, serão proporcionais à densidade de ocupação prevista pelo plano diretor ou aprovada por lei municipal para a zona em que se situem.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. O título de propriedade será dispensado quando se tratar de parcelamento popular, destinado às classes de menor renda, em imóvel declarado de utilidade pública, com processo de desapropriação judicial em curso e imissão provisória na posse, desde que promovido pela União, Estados, Distrito Federal, Municípios ou suas entidades delegadas, autorizadas por lei a implantar projetos de habitação. ART 18. § 4º

    2. Os lotes terão área mínima de 125 m² e frente mínima de 5 metros, salvo quando o loteamento se destinar a urbanização específica ou edificação de conjuntos habitacionais de interesse social, previamente aprovados pelos órgãos públicos competentes. ART. 4 - II -

    3. Admite-se, nos parcelamentos populares, a cessão da posse em que estiverem provisoriamente imitidas a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas entidades delegadas, o que poderá ocorrer por instrumento particular, ao qual se atribui, para todos os fins de direito, caráter de escritura pública, não se aplicando a disposição do inciso II do art. 134 do Código Civil. Não encontrei a referência desta afirmativa.

    4. As áreas destinadas a sistemas de circulação, a implantação de equipamento urbano e comunitário, bem como a espaços livres de uso público, serão proporcionais à densidade de ocupação prevista pelo plano diretor ou aprovada por lei municipal para a zona em que se situem. ART. 4 - I -

    De qualquer forma por eliminação vemos que o gabarito correto é a Letra E.

  • Complementando o comentário de Lígia com a referência do ponto "3"

    Art 26

    § 3o Admite-se, nos parcelamentos populares, a cessão da posse em que estiverem provisoriamente imitidas a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas entidades delegadas, o que poderá ocorrer por instrumento particular, ao qual se atribui, para todos os fins de direito, caráter de escritura pública, não se aplicando a disposição do inciso II do art. 134 do Código Civil.


ID
2475946
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As peças de madeira utilizadas nas construções apresentam uma série de defeitos que prejudicam a resistência, o aspecto ou a durabilidade. Os defeitos podem provir da constituição do tronco ou do processo de preparação das peças. Sobre tais defeitos, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.


1. Esmoada.

2. Abaulamento.

3. Arqueadura.

4. Greta.

5. Fenda.


( ) Encurvamento na direção da largura da peça.

( ) Canto arredondado formado pela curvatura natural do tronco.

( ) Separação entre anéis anuais, provocada por tensões internas devidas ao crescimento lateral das árvores.

( ) Abertura nas extremidades das peças produzidas pela secagem mais rápida da superfície.

( ) Encurvamento na direção do comprimento da peça.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • 2 - Abaulamento - encurvamento no sentido da largura da seção

    1 - Esmoada / quina morta - canto arredondado

    4 - Gretas / ventas - separação entre os anéis anuais

    5 - Fendas - aberturas nas extremidades causadas por secagem rápida

    3 - Arqueadura - encurvamento no sentido longitudinal / no comprimento


ID
2475949
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Estrutura é a parte ou o conjunto das partes de uma construção que se destina a resistir a cargas. Cada parte portante da construção, também denominada peça estrutural, deve resistir aos esforços incidentes e transmiti-los a outras peças, através dos vínculos que as unem, com a finalidade de conduzi-los ao solo. As partes que compõem os sistemas estruturais mais facilmente identificáveis são os pórticos, treliças e grelhas. Com base no exposto, numere a coluna de acordo com sua correspondência.


1. Grelha.

2. Pórtico plano.

3. Treliça plana.

4. Treliça espacial.


( ) É uma parte do sistema estrutural formada por barras coplanares articuladas entre si e submetidas a carregamentos nodais.

( ) É uma parte do sistema estrutural formada por barras coplanares submetidas a carregamentos pertencentes a planos ortogonais ao conjunto de barras.

( ) É uma parte do sistema estrutural formada por barras não coplanares articuladas entre si e submetidas a carregamentos nodais.

( ) É uma parte do sistema estrutural formada por barras coplanares submetidas a carregamentos pertencentes ao próprio plano.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • É uma parte do sistema estrutural formada por barras coplanares articuladas entre si e submetidas a carregamentos nodais. - Treliça plana

    É uma parte do sistema estrutural formada por barras coplanares submetidas a carregamentos pertencentes a planos ortogonais ao conjunto de barras. - Grelha

    É uma parte do sistema estrutural formada por barras não coplanares articuladas entre si e submetidas a carregamentos nodais. - Treliça espacial

    É uma parte do sistema estrutural formada por barras coplanares submetidas a carregamentos pertencentes ao próprio plano. - Pórtico plano

    ✅LETRA A

  • Coplanares quer dizer no mesmo plano...

    Sabendo isso e que as treliças apresentam carregamento nos nós (nodais) você mata a questão...

    Treliça plana = barras coplanares

    Treliça espacial = barras não coplanares


ID
2475952
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

Dentre os vários tipos de elementos estruturais em aço mais utilizados, destacam-se as vigas treliçadas e as vigas Vierendeel. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. Nas barras que formam a viga treliçada, os esforços solicitantes são basicamente de tração e compressão.

2. As vigas Vierendeel podem ser utilizadas como vigas de transição de cargas de pilares.

3. Nas barras que formam a viga Vierendeel, os esforços solicitantes são de compressão simples, momento fletor e força cortante.

4. Na viga treliçada os nós devem ser articulados, e na viga Vierendeel os nós devem ser rotulados.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2475955
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com a finalidade de serem obtidas com maior precisão as propriedades físicas e mecânicas do solo, devem ser realizados ensaios de campo e de laboratório. Numere os parâmetros geotécnicos da coluna, relacionando-os aos ensaios de campo que os originaram, na coluna abaixo.


1. Vane Test – Ensaio de Palheta.

2. Corte Direto.

3. Ensaio de Lefranc.

4. CPT – Cone Penetration Test.

5. Dilatômetro.


( ) Permeabilidade.

( ) Resistência de ponta e atrito lateral.

( ) Coeficiente de empuxo.

( ) Coesão e ângulo de atrito.

( ) Resistência não drenada.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2475958
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura

As vigas de alma cheia de aço seguem uma classificação das seções transversais quanto ao efeito de flambagem local de seus elementos, preconizada pela norma brasileira de estruturas de aço. Essa classificação é determinante para o critério de cálculo da capacidade de resistência das seções da viga de aço. As seções transversais das vigas se classificam, pela norma brasileira, em seções supercompactas, compactas, semicompactas e esbeltas. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. As seções compactas não podem atingir o momento de plastificação.

2. As seções supercompactas podem atingir o momento de plastificação e a subsequente redistribuição dos momentos fletores.

3. As seções semicompactas podem atingir o momento correspondente ao início do escoamento.

4. As seções esbeltas estão sujeitas a flambagem no regime elástico de seus elementos constitutivos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2475961
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para melhorar a segurança das edificações, a NBR-6493 estabelece um padrão de cores com que devem ser pintadas as tubulações aparentes, com o objetivo de facilitar a identificação das redes prediais. Sobre o tema, numere a coluna da direita com base nas cores apresentadas na coluna da esquerda.


1. Azul.

2. Amarela.

3. Vermelha.

4. Verde.

5. Laranja.

6. Cinza escuro.


( ) Ar comprimido.

( ) Eletrodutos.

( ) Ácidos.

( ) Incêndio.

( ) Gás.

( ) Água fria.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B


    4.1 São adotadas as seguintes cores básicas na pintura das

    tubulações, aplicadas em toda a sua extensão, ou na seção

    média das faixas, quando divididas conforme o estabelecido

    em 4.2.2:

    a) alaranjado-segurança:

    - produtos químicos não gasosos;

    b) amarelo-segurança:

    - gases não liquefeitos;

    c) azul-segurança:

    - ar comprimido;

    d) branco:

    - vapor;

    e) cinza-claro:

    - vácuo;

    f) cinza-escuro:

    - eletroduto;

    g) cor-de-alumínio:

    - gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de

    baixa viscosidade (por exemplo: óleo Diesel,

    gasolina, querosene, óleo lubrificante, solventes);

    h) marrom-canalização:

    - materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto;

    i) preto:

    - inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (por

    exemplo: óleo combustível, asfalto, alcatrão, piche);

    j) verde-emblema:

    - água, exceto a destinada a combater incêndio;

    l) vermelho-segurança:

    - água e outras substâncias destinadas a combater

    incêndio

  • 1 – 6 – 5 – 3 – 2 – 4.

  • A cor do ar comprimido é azul, sempre me lembro dos tubulões a ar comprimido e não esqueço.

  • 1 – 6 – 5 – 3 – 2 – 4.

    GABARITO B

  • comprimido, viagra, azulzinho...gravei


ID
2475964
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um dos meios de transmitir as cargas para o solo é através das estacas que fazem parte das fundações ditas profundas. Na coluna da esquerda são apresentados alguns tipos de estacas concretadas no local. Sobre o assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Estaca Broca.
2. Estaca Franki.
3. Estaca Raiz.
4. Estaca Strauss.

( ) Executada através da cravação de um tubo cuja ponta é obturada por meio de uma bucha de concreto seco.
( ) Executada através da cravação de um tubo com um mandril no seu interior.
( ) Executada com perfuração do terreno por meio de um trado helicoidal.
( ) Tem pequeno diâmetro, cuja perfuração é realizada por rotação ou rotopercussão na direção vertical ou inclinada.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • • Tipo strauss – são estacas com moldes fechados, cravados e recuperados. O tubo de molde é enterrado procedendo-se à perfuração do terreno por meio de um balde com ponta de janela. O balde é deixado cair dentro do tubo e o solo lamacento entra no interior do furo, uma vez alcançado o comprimento desejado, enche-se o tubo de concreto em trechos de 0,5 a 1,0m que são socados com um pilão à medida que se vai extraindo o molde. A pega do concreto dentro do terreno não permite constatar a qualidade da execução além dos problemas que podem surgir no momento do arrancamento do tubo.

    • Tipo franki – chama-se franki devido à patente do modo de cravação do tubo. As estacas tipo franki apresentam também, a vantagem de serem executadas no comprimento necessário, grande aderência ao solo devido à rugosidade do fuste, melhor distribuição das pressões proporcionada pela base alargada e grande capacidade de carga. As desvantagens fi cam por conta da pega do concreto acontecer em contato com o solo e da grande vibração provocada durante a cravação que pode prejudicar os prédios vizinhos.

    • Tipo broca – consiste na abertura de um furo no terreno (perfuração) e no lançamento de concreto nesse furo. São empregadas em pequenas construções tratando-se de uma solução de baixo custo, não devendo ser usadas em terrenos em que haja necessidade de ultrapassar o lençol freático. O lançamento do concreto é feito diretamente no solo, sem nenhuma proteção, apresentando, portanto, as mesmas desvantagens citadas nos exemplos anteriores.

    fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAh6gAA/tecnologia-das-construcoes-i?part=2

  • Estaca Escavada: ocorre por escavação

    Estaca Hélice: ocorre por rotação

    Estacas Franki e Strauss: ocorre por cravação

    Estacas Raiz, Injetada, Broca: ocorrem por perfuração

    @urbanista.arquiteta :)


ID
2475967
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em estruturas de aço, é altamente recomendável, além das medidas de prevenção e combate para extinção do fogo no caso de incêndios, que se projete um tratamento ou revestimento dos elementos estruturais metálicos, para aumentar o tempo de resistência da estrutura ao fogo, dando mais tempo para evacuação de pessoas e de proteção ao patrimônio. Os procedimentos técnicos executados para aumentar a proteção contra o fogo consistem no revestimento e/ou tratamento das superfícies metálicas dos elementos estruturais aparentes. Em relação ao assunto, considere os seguintes procedimentos:


1. Revestimento com manta de fibra cerâmica.

2. Revestimento com argamassa de asbesto.

3. Revestimento com argamassa de vermiculita.

4. Revestimento com pintura eletrostática.

5. Tratamento com proteção anódica.


São procedimentos utilizados para aumentar a resistência ao fogo dos elementos estruturas em aço:


Alternativas
Comentários
  • 1. Revestimento com manta de fibra cerâmica. Utilizado como revestimento corta-fogo.

    2. Revestimento com argamassa de asbesto. Constituída de fibras de amianto com cimento, é uma forma de proteção passiva contra o fogo.

    3. Revestimento com argamassa de vermiculita. Argamassa de agregado leve, à base de vermiculita, também é uma forma de proteção passiva contra o fogo.

    4. Revestimento com pintura eletrostática.

    5. Tratamento com proteção anódica.

    Fontes:

  • Pintura eletrostática e cobertura anódica são proteções anticorrosivas

  • Gabarito: E

  • COMPLEMENTANDO...

    Outro acabamento que funciona dificultando a propagação do fogo é a tinta ignífuga


ID
2475970
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O uso do aço na construção civil compete diretamente com o uso de outros materiais, principalmente o concreto armado e a madeira. Em relação a estruturas de edifício, o aço e o concreto armado disputam o mercado da construção civil, cada um com suas vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens do uso do aço em relação ao uso do concreto armado na execução de um sistema estrutural, considere as seguintes afirmativas:


1. Diferentemente do concreto armado, o aço é um material 100% reciclável.

2. No caso de obras provisórias, o sistema construtivo em aço pode facilmente ser reaproveitado.

3. Por ser o aço um produto industrializado, chegando na obra com suas dimensões pré-definidas, o edifício executado em aço tem um prazo de execução muito menor do que se fosse em concreto armado.

4. O aço tem resistência ao fogo superior à do concreto armado, no caso de incêndio.

5. O sistema estrutural em aço é mais leve que o sistema estrutural em concreto armado, possibilitando um alívio de cargas na fundação de um edifício.

São vantagens do uso do aço em relação ao uso do concreto armado:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b); dentre as opoções é mais correta mas seria noormal ficar em duvida em relação a "e)", por que na opão 3 ele diz dimensões pré-definidas mas será que seria definidas? Em fim.

  • 4. O aço tem resistência ao fogo superior à do concreto armado, no caso de incêndio. A NBR 9077 classifica como edificação em que a propagação de fogo é difícil as feitas em concreto armado calculado para resistir ao fogo.


ID
2475973
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere um lote urbano de forma retangular com dimensões em planta de quinze metros por quarenta metros, em aclive em relação ao passeio e com inclinação constante de quinze por cento. Esse lote deve ser terraplanado para que se obtenha um platô total no nível do passeio. Na sequência será executado muro de arrimo nas divisas. Considerando que o empolamento do solo é de vinte por cento, o volume de terra a ser retirado nesse caso será de:

Alternativas
Comentários
  • Não sei se é o melhor caminho, mas fiz assim...

    volume de terra =

    40x15 = 600m2 ; 

    600x6= 3.600m3 (6 é a altura de terra, fiz 40x0,15=6) ;

    3.600/2= 1.800m3 

     

    empolamento =

    1.800x1,20= 2.160m3

    GAB. C

     

  • Primeiro calcule a altura da terra (inclinação = altura / comprimento)

    0,15 = h / 40

    h = 6 m

    Depois calcule o volume de terra total (área do triângulo x largura)

    40 x 6 / 2 = 120 m²

    120 m² x 15 m = 1800 m³

    Por fim calcule o volume com o empolamento (volume de terra total x porcentagem do empolamento - 20%)

    1800 m³ x 1,20 = 2160 m²


ID
2475976
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Qual o tipo de alienação que serve para incorporar uma pequena área inutilizável de domínio público ao domínio privado?

Alternativas
Comentários
  • INVESTIDURA - É a incorporação, a uma propriedade particular de uma propriedade particular, de uma área de terreno pertencente ao logradouro público e adjacente a mesma propriedade, para o fim de executar um projeto de alinhamento ou de modificação de alinhamento aprovado pela Prefeitura, mediante aquisição legal.

    LEI Nº 699/53


  • Gab. D

    A incorporação de uma área pública isoladamente inconstruível ao terreno particular confinante que ficou afastado do novo alinhamento em razão de alteração do traçado urbano é chamada de investidura.

    O QUE É INVESTIDURA?

    >Alienação de área remanescente ou resultante de obra pública

    > Pra quem? Para os proprietários de imóveis lindeiros

    > Em qual situação? Se esta área se tornou inaproveitável isoladamente.

    > Valor: não poderá ser alienado por valor inferior ao valor da avaliação;

    > Limite da avaliação: O valor da avaliação não poderá ultrapassar a metade (50%) de 176 mil (art. 17, 3º, I da Lei 8666/93) , ou seja, não poderá ultrapassar 88 mil reais.


ID
2475979
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um profissional de arquitetura deverá projetar as edificações das áreas de vivência de um canteiro de obras para cento e cinquenta operários. Quantas unidades de box para chuveiro devem ser instaladas, com um metro quadrado de área cada um, atendendo a NR-18 e a NR-24 da Portaria 3.214/78, do Ministério do Trabalho e Emprego?

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

     

    De acordo com NR-18, é empregado 1 box de chuveiro de 0,80m² para cada 10 trabalhadores.

  • A resposta é  A.

    Conforme a NR. 18 - A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um)
    conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma)
    unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração.

    A área mínima é para o dimensionamento do box, não para o cálculo do número de box para chuveiro.

  • É 1 CHUVEIRO PARA CADA 10 TRABALHADORES 

    E O ESPAÇO PARA O BANHO É DE 0,80 m² 

    A OBRA EM QUESTÃO POSSUI 150 TRABALHADORES 

    150 / 15 = 15 BOX COM CHUVEIRO. ALTERNATIVA LETRA A) 

  • NR 18 - ATUALIZADA 2020

    1 chuveiro para cada 10 trabalhadores

    150 trabalhadores / 10 = 15 chuveiros

    GAB.: LETRA A

    @vaarquitetaconcurseira


ID
2475982
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A norma de instalações de esgoto sanitário recomenda que a tubulação de esgoto para uma bacia sanitária seja suficiente para atender a uma demanda de seis unidades hunter de contribuição (unidade de descarga). Com base no exposto acima, a vazão estipulada para as águas servidas de uma bacia sanitária será de:

Alternativas
Comentários
  •  1 UHC = vazão de 28 l / min

    6*28l = 168l/min

  • Fonte UHC: Tabela 4.2 da NBR 8160 Ela vai dizer que a bacia sanitária corresponde a 6 UHC (unidades de descargar).

    (não sei a fonte da informação de que 1 UHC = 28 L/min)...


ID
2475985
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, denominada de Estatuto da Cidade, regula os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Seu artigo 40 define que o plano diretor, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Sobre o plano diretor, considere as seguintes afirmativas:


1. O plano diretor deverá englobar o território do munícipio somente na área urbana.

2. A lei que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada dez anos.

3. O plano diretor é parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas.

4. Os poderes legislativo e executivo garantirão, no processo de elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação, o acesso de qualquer interessado aos documentos e informações produzidos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O plano diretor deverá englobar o território do munícipio somente na área urbana. Errado - MUNICÍPIO COMO UM TODO

     

  • Art 40

    § 1º O plano diretor é parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas.

    § 2º O plano diretor deverá englobar o território do Município como um todo.

    § 3º A lei que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada dez anos.

    § 4º No processo de elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação, os Poderes Legislativo e Executivo municipais garantirão:

    I – a promoção de audiências públicas e debates com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade;

    II – a publicidade quanto aos documentos e informações produzidos;

    III – o acesso de qualquer interessado aos documentos e informações produzidos.

  • Gab. A

    1. O plano diretor deverá englobar o território do munícipio somente na área urbana.

    Englobar todo território

    2. A lei que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada dez anos.✔️

    3. O plano diretor é parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas.✔️

    4. Os poderes legislativo e executivo garantirão, no processo de elaboração do plano diretor e na fiscalização de sua implementação, o acesso de qualquer interessado aos documentos e informações produzidos.✔️


ID
2475988
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em uma obra de reforma, uma viga de madeira serrada de jatobá deve ser instalada, tendo como apoio dois pilares de madeira que estão afastados entre eixos de seis metros. As flechas máximas e as tensões foram estudadas e a altura da peça foi definida estruturalmente com vinte e cinco centímetros. A base dessa viga de seção retangular, atendendo ao item 10, disposições construtivas da NBR 7.190, deve ser no mínimo de:

Alternativas
Comentários
  • alguém?

    CR7 ?

  • 10.2 Dimensões mínimas

    10.2.1 Dimensões mínimas das seções transversais

    Nas peças principais isoladas, como vigas e barras longitudinais de treliças, a área mínima das seções transversais será de 50 cm2 e a espessura mínima de 5 cm. Nas peças secundárias esses limites reduzem-se respectivamente a 18 cm2 e 2,5 cm.

    10.3 Esbeltez máxima

    Não será permitido o emprego de peças comprimidas de seção retangular cheia ou de peças comprimidas múltiplas cujo comprimento teórico de referência L0, definido em 7.5.1, exceda 40 vezes a dimensão transversal correspondente. Nas peças tracionadas esse limite é de 50 vezes.

    L0=600cm /40 = mínimo 15cm > 5cm - atendido

    25cm x 15cm = 375cm2 > 50cm2 - atendido

    *Todos os valores das alternativas atenderiam a espessura mínima de 5cm, entretanto, apenas a última alternativa (15 cm) atende a esbeltez. Os valores abaixo de 15cm ultrapassam a esbeltez máxima.

  • ITEM 10 DA 7190/97 NO QUE DIZ RESPEITO ÀS DIMENSÕES TRANSVERSAIS:

    ÍNTEGRA DA NBR 7190/97:

    10.2 Dimensões mínimas

    10.2.1 Dimensões mínimas das seções transversais

    Nas peças principais isoladas, como vigas e barras longitudinais de treliças, a área mínima das seções transversais será de 50 cm2 e a espessura mínima de 5 cm. Nas peças secundárias esses limites reduzem-se respectivamente a 18 cm2 e 2,5 cm.

    Nas peças principais múltiplas, a área mínima da seção transversal de cada elemento componente será de 35 cm2 e a espessura mínima de 2,5 cm.

    Nas peças secundárias múltiplas, esses limites reduzemse respectivamente a 18 cm2 e 1,8 cm .

    RESUMO:

    PEÇAS ISOLADAS:

    Peças principais:

    Amín: 50 cm²

    bmín: 5 cm

    Peças secundárias:

    Amín: 18 cm²

    bmín: 2,5 cm

    PEÇAS MÚLTIPLAS:

    Peças principais:

    Amín: 35 cm²

    bmín: 2,5 cm

    Peças secundárias:

    Amín: 18 cm²

    bmín: 1,8 cm

    10.3 Esbeltez máxima

    Não será permitido o emprego de peças comprimidas de seção retangular cheia ou de peças comprimidas múltiplas cujo comprimento teórico de referência L0, definido em 7.5.1, exceda 40 vezes a dimensão transversal correspondente. Nas peças tracionadas esse limite é de 50 vezes.

    RESUMO:

    LIMITES PARA A ESBELTEZ:

    PEÇAS COMPRIMIDAS

    L0 ≤ 40 x b

    b ≥ L0 / 50

    b ≥ 600 / 50

    b ≥ 12 cm

    b é a menor dimensão da peça.

    PEÇAS TRACIONADAS

    L0 ≤ 40 x b

    b ≥ L0 / 40

    b ≥ 15 cm

    b é a menor dimensão da peça.

    Entende-se que a peça (viga biapoiada) esteja sob flexão e, portanto, há parte de sua seção comprimida e parte tracionada. Adota-se a seção mínima mais conservadora (para o estado de tração), em que b ≥ 15 cm.

    GABA LETRA E de EU NÃO VOU DESISTIR!

    Confiram o comentário da @shayane abaixo.

    @ocivilengenheiro


ID
2475991
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ordem de paralisação dos trabalhos, emanada da autoridade competente para exercer a polícia das construções, legitimado pela Administração, quando o particular descumpre normas técnicas ou administrativas nas construções licenciadas, deve ser precedida de vistoria e notificação administrativa para a cessação dos trabalhos. Essa ordem é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D- Embargo da obra.

    Embargo é a imposição de paralisação dos trabalhos na obra quando alguma lei é desobedecida ou uma licença não é autorizada. Ela pode ocorrer, por exemplo, quando houver risco de lesão grave à integridade física do trabalhador. O embargo de obra é uma medida extrema.


ID
2475994
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um contrato celebrado entre duas partes tem por objetivo estabelecer a vontade, os direitos e obrigações de cada uma das partes. A garantia contratual é o instrumento pelo qual é assegurado ao contratante o ressarcimento parcial ou total de prejuízos decorrentes da inadimplência do contratado ou do proponente. A garantia contratual pode ser prestada sob diferentes modalidades, sendo usuais, nos contratos de construção, as seguintes:


1. Modalidade de garantia de manutenção da proposta, isto é, a de que, se declarado vencedor, o proponente manterá as condições por ele definidas em sua proposta.


2. Modalidade que se destina ao pagamento de eventuais multas ou débitos que ocorram ao longo da execução do contrato.


3. Modalidade de garantia contratual na qual se aplica uma penalidade de valor pecuniário ao contratado em razão da demora no cumprimento de obrigações contratuais.


4. Modalidade de garantia contratual na qual se pré-fixam compensações por perdas e danos das partes contratantes.


5. Modalidade de garantia coberta por uma apólice emitida por uma entidade seguradora legalmente constituída e autorizada a funcionar no país.


Os nomes das modalidades de garantia contratual são, respectivamente, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO GALERA.

    LETRA B é a correta


ID
2475997
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A instalação hidráulica de um chuveiro em uma residência foi projetada com um caminhamento de tubulação em PVC rígido, que resultou em seis metros de tubo de vinte e cinco milímetros, dois joelhos de noventa graus de vinte e cinco milímetros, dois tês de noventa graus com saída de lado de vinte e cinco milímetros e um registro de pressão de três quartos de polegada. Sabendo que o comprimento equivalente de cada joelho é de meio metro, de cada tê é de dois metros e do registro de pressão aberto é de seis metros, e a partir da informação que a perda de carga unitária é de vinte centímetros por metro de tubulação, a perda de carga total nesse chuveiro é de:

Alternativas
Comentários
  • Help, alguém sabe explicar?

    ---

    EDIT:

    Obrigada, Renata!

  • 6 metros de tubo

    2 joelhos = 0,50m x 2 = 1 metro

    2 tês = 2m x 2 = 4m

    1 registro de pressão = 6 m

    Somando 6 + 1 + 4 + 6 = 17 metros

    Como a perda de carga unitária é de 0,20m por metro, em 17m a perda de carga total será de 3,4m.

    (0,20m x 17m = 3,4m)


ID
2476000
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos cálculos de pré-dimensionamento de uma coluna em concreto armado, no pavimento térreo, em um prédio comercial de quatro pavimentos, com seção transversal quadrada de trinta centímetros de lado, temos que a resistência à compressão característica do concreto utilizado é de vinte megaPascal. Atendendo a NBR 6.118, que preconiza que as solicitações de cálculo devem ser menores ou iguais às resistências de cálculo do material, a maior carga característica que se pode aplicar nessa coluna é de:

Alternativas
Comentários
  • Como resolve essa questão?

  • Não entendi a questão.

  • O coeficiente de ponderação do concreto no ELU para combinações normais é de 1,4. Devemos minorar a resistência e majorar as forças por questões de segurança. Então:

    Resistência = 20 MPa / 1,4 = 14,2857 MPa = 14285,7 kPa

    Força = F * 1,4

    Área = 0,3² = 0,09 m²

    Fórmula:

    Resistência = Força / Área --> Força = Resistência * Área --> 1,4 * F = 14285,7 * 0,09 --> F= (14285,7 * 0,09) / 1,4 --> F = 918,4 kN

    Gabarito:

    Letra B

  • Acredito que a majoração da força é a que consta na tabela 11.1 da Norma. Mas na questão não diz que a combinação da ação é norma e nem que é permanente para que possamos adotar o valor de 1,4. Estou enganado?


ID
2476003
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em uma obra no interior do estado de São Paulo, uma estrutura metálica para cobertura será montada em um galpão que será utilizado como depósito de alimentos não perecíveis. Sabendo que uma equipe de doze operários será utilizada para montar doze toneladas de estrutura metálica, com a premissa de que a razão unitária de produção é de cento e cinquenta horas por tonelada e que cada operário trabalha dez horas por dia, a quantidade de dias úteis necessários será de:

Alternativas
Comentários
  • A quantidade de horas por tonelada é 150 e são 12 toneladas no total. Logo, a quantidade total de horas a serem trabalhadas = 150h/t * 12t = 1800h


    Como são 12 funcionários que trabalham 10h/dia, temos a quantidade total de 120h trabalhadas por dia.


    Para saber a quantidade de dias, basta pegar a quantidade total de horas e dividir pela produção diária:


    Dias = 1800h / 120h/dia = 15 dias


    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • LETRA D

    DADOS:

    12 operários --- produzem 1 tonelada

    1 operário ---- faz 10 h / dia

    produtividade 150 h / dia

    SOLUÇÃO:

    1) Em quantas horas são feitas as 12 t:

    150 h --------1 t

    x---------------12 t

    x= 1.800 h

    2) Hora / dia de trabalho:

    1 operário ------10 h/ d

    12 operários ----y

    y= 120 h

    3) Quantidade de dias

    1.800 h/ 120 h = 15 dias