SóProvas



Prova VUNESP - 2014 - EMPLASA - Analista de Desenvolvimento Urbano - Biblioteconomia


ID
1109827
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A ministra de Direitos Humanos instituiu grupo de trabalho para proceder____ medidas necessárias____ exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, sepultado em São Borja (RS), em 1976. Com a exumação de Jango, o governo visa esclarecer se o ex-presidente morreu de causas naturais, ou seja, devido _____uma parada cardíaca – que tem sido a versão considerada oficial até hoje –, ou se sua morte se deve _____envenenamento.


(http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,governo-cria-grupo-exumar--restos-mortais-de- jango,1094178,0.htm 07. 11.2013. Adaptado)

Segundo a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas da frase devem ser completadas, correta e respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Onde estão as lacunas? 

  • Os comentários não são pra saber se vocês sabem as respostas, e sim para explica-las. Por isso são comentários e não opiniões! 

  • Para achar a crase na segunda lacuna, é só substituir "à" por "para a".

    Se isso puder ocorrer sem erros, terá a crase.

    Ou seja, ...medidas necessárias à exumação dos restos...

    ...medidas necessárias para a exumação dos restos...

    Assim pode tb ser feito com "ofereceu flores à namorada" por "ofereceu flores para a namorada"

    Bons Estudos!

  • Oi pessoal alguém me explique: "para proceder____ medidas necessárias", a resposta correta da primeira lacuna não deveria ser "as" no plural, as medidas necessárias? Valeu aguardo. 

  • O verbo proceder no sentido de "dar andamento" é transitivo indireto, exigindo, então, a preposição "a".

    Não há crase em "proceder a medidas necessárias" porque "medidas necessárias" foi empregada com sentido amplo e sem o artigo definido "as".

  • OK, Roberto. Obrigado. 

  • Gabarito A

    Proceder: é VI quando significar iniciar, realizar. Não há crase, pois não tem o artigo "as", se caso houvesse ficaria "às"

    Necessário: pede proposição "A" que se soma ao artigo pedido por "exumação".

    Devido: pede preposição "A", mas como tem o pronome indefinido "uma" não é possível a crase.

    Se deve: Pede "A", mas não há crase, pois "envenenamento" é palavra masculina.

  • Errei, mas gostei da questão, bem elaborada!

  • Alguém poderia me explicar porque não há crase ante do termo "envenenamento".

  • "envenenamento" é substantivo masculino, portanto não se usa crase diante de substantivo masculino.

    o envenenamento/ ao envenenamento

  • A questao foi muito bem elaborada. Mas fica a dica: * para proceder a objetos necessarios.

    Nao precisa ter coerencia na frase apenas para usarmos como norte. Ok

  • Resposta correta é a letra A?


  • envenenamento é uma palavra masculina... Antes de palavra masculina não cabe crase

    a + o = ao

  • O complemento para o verbo proceder não seria "as medidas necessárias" no plural?

    Eu sei que já houve uma pergunta nesse sentido mas não consegui entender a resposta. Se alguem poder explicar com mais detalhes eu agradeceria, tenho muita dificuldade com o tema. 

    obrigado.

  • Wagner Silva:
    ... proceder às medidas necessárias... Nesse caso, temos o encontro do artigo (as) mais a preposição (a).
    ...proceder a medidas necessárias... Aqui temos apenas a preposição (a)
    Ambos os casos estão corretos.

  • batatinha Gato, o Gabarito A, está ( a... à... a .... a) de acordo com você, que concordo, o correto seria ( AS ... à ... a... a)

  • Creio que existe um equívoco neste gabarito.

  • GAB :A   proceder sem crase uma preposição, necessárias pede crase , crase proibida em artigos indefinidos, e envenenamento  palavra masculina crase proibida

    vqv :) 

  • Engraçado que no texto original da reportagem está assim:
    A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, instituiu grupo de trabalho para adotar as medidas necessárias à exumação dos restos

    O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,governo-cria-grupo-exumar-restos-mortais-de-jango,1094178
    Mas na questão modificada acima PROCEDER é VTI exigindo uma preposição a que ao não ser colocada no plural deu a ideia de generalidade "instituiu grupo de trabalho para proceder (a) -no sentido de- (para com) medidas necessárias..." se estiver errada me corrijam 
  • Sou bem ruim no assunto mas se poderíamos trocar por "... proceder com os preparativos...", aparenta ser necessária a preposição e o artigo, no caso "às".

  • Daniel, tente substituir a palavra exumação por "enterro" (palavra masculina) e imagine a frase do seguinte modo:

    "...instituiu um grupo para proceder a medidas necessárias AO enterro..."

    Quanto à primeira lacuna, usa-se ÀS (com crase) ou A (sem crase), nunca AS ou À.

    No entanto, a alternativa C deixou de estar correta no momento em que apresentou o preenchimento da segunda lacuna sem crase.

    Quanto ao texto original, claro que está diferente, afinal ADOTAR é um VTD, enquanto PROCEDER é um VTI.

  • No primeiro caso não leva crase por conta do plural "medidas". 2- Necessária A A exumação. 3- preposição UMA, não leva. 4- masculina, não leva.

  • antes de uma nunca terá crase?

  • Vamos lá! Gabarito é letra "A"

    1º proceder é um VTI, sendo assim, necessita ser complementado pela preposição "a", pois, quem procede, procede a alguma coisa. Quanto as "medidas necessárias", não tem o artigo "a" antes, pois são medidas generalizadas (lembra que a falta de artigo generaliza?). Então aqui só tem a preposição "a", não tem artigo, logo não há o fenômeno crase.  RESPOSTA: para proceder_a_ medidas necessárias.

    Macete: "A" no singular, palavra no plural, crase nem a pau"

    obs: se o artigo estivesse no plural teria sim crase, ficaria: Proceder às medidas necessárias. Como já dito pelo colega aí acima, foi uma opção do autor suprimir o artigo definido "as" para generalizar o termo "medidas necessárias". Dica: basta substituir "Proceder às medidas necessárias" por "Proceder aos trabalhos", ficou "aos", logo teria crase. 

    -

    2º Já sabemos que "necessária" exige a preposição "a", pois, se é necessário, é necessário a algo ou alguém. E quanto a "exumação" será que admite o artigo "a" para formarmos a crase? Para saber, é só substituir a palavra exumação por uma outra do gênero masculino, vamos testar? medidas necessárias__ao__ enterro. Logo,, exumação admite o artigo "a". Então preposição a + artigo a = crase. RESPOSTA: medidas necessárias__á__ exumação!
    Dica: substitua e termo regido por uma palavra masculina, se ficar "ao" tem crase.

    -

    3º  Aqui ficou tranquilo, não tem crase, pq a palavra "uma" já é um artigo, só tem a preposição "a" + artigo uma, e isso não forma o fenômeno crase. RESPOSTA: devido _a_ uma parada cardíaca. 
    Dica: Não se usa crase antes de artigo indefinido (um, uma, uns, umas)

    -

    4º Palavra masculina não admite o artigo "a", se lembram? logo não tem como ter crase antes da palavra "envenenamento", já que o fenômeno crase exige necessariamente de uma preposição "a" + artigo "a", que não tem possibilidade aqui, logo, só tem a preposição "a" mesmo. RESPOSTA: morte se deve __a__envenenamento!
    Macete: Diante de masculino, crase é pepino.

    -

    É isso, espero ter ajudado e que não tenha nenhum erro, essa questão é bem capciosa e eu tentei ser o mais didática possível. Vlw

  • Compreendo que na frase "proceder____ medidas necessárias..." Existe o encontro do artigo+preposição. O que não ficou claro é a possibilidade de usar no singular e no plural, sendo que "medidas necessárias" está no plural. Alguém poderia ajudar? Obrigada!

  • Encontrei uma resposta mais completa sobre a duvida do "a" sem crase junto ao termo "medidas necessárias" em:  http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/l%C3%ADngua-portuguesa/149941-vunesp-reg%C3%AAncia-verbo-proceder

    (copiado abaixo)

    Re: Vunesp- Regência Verbo Proceder

    pesquisando meu Aurélio, diz que o verbo proceder é VTI nesse caso, ou seja, rege a preposição "a" poderia , ao meu ver, também ser "proceder às medidas necessárias"... o que remete a letra C)... porém não poderá ser a letra C) pois as demais lacunas não fecham...

    no sentido que foi empregado "proceder a medidas necessárias" sem crase, é como se o termo medidas necessárias fosse genérico... a falta da crase generaliza o medidas necessárias, mas não há nenhum problema nisso

  • Colega Rosana, o substantivo "medidas" está desacompanhado de determinante por uma opção do autor, o qual preferiu suprimir o artigo definido "as" para incutir a ideia de generalização no contexto. Dessa forma, o "a" que aparece precedendo tal termo é somente a preposição exigida pela regência do verbo "proceder".

    Espero ter contribuído para a movimentação das ideias.

  • Diante do artigo indefinido "uma" é proibido o uso do acento indicativo de crase, exceto se vier acompanhado do substantivo hora "à uma hora" (locução adverbial feminina de tempo).

  • 12 Mandamentos da Crase

    .

    1. Diante de pronome, crase passa fome.
    2. Diante de Masculino, crase é pepino.
    3. Diante de ação, crase é marcação.
    4. Palavras repetidas: Crases proibidas.
    5. “A” + “Aquele” = Crase nele!
    6. Vou a, volto da, então crase há!
    7. Vou a, volto de, crase para quê?
    8. Diante de cardinal, crase faz mal.
    9. Quando for hora, crase sem demora.
    10. Palavra determinada, crase liberada.
    11. Sendo à moda de, crase vai vencer.
    12. Adverbial, feminina e locução! Manda crase, meu irmão!

    .

    obs: continuo na luta kk

  • GABARITO = A - EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR

     

    A ministra de Direitos Humanos instituiu grupo de trabalho para proceder (SENTIDO DE DAR ANDAMENTO = SEMPRE PEDE A PREPOSIÇÃO "A") AQUI TEM 2 OPÇÕES: PODE-SE USAR O "A" CONCORDANDO COM PROCEDER OU "ÀS", CONCORDANDO COM MEDIDAS____ medidas necessárias____ ("A" DE NECESSÁRIAS + "A" DE ENXUMAÇÃO = À ) exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, sepultado em São Borja (RS), em 1976. Com a exumação de Jango, o governo visa esclarecer se o ex-presidente morreu de causas naturais, ou seja, devido _____("A" SEM CRASE POIS HÁ UM ARTIGO INDEFINIDO DEPOIS = UMA) uma parada cardíaca – que tem sido a versão considerada oficial até hoje –, ou se sua morte se deve _____("A" SEM CRASE, POIS A PALAVRA ENVENENAMENTO É MASCULINA) envenenamento.

  • Kkkkkkkķk muito boa a dica de Juliana Lima

  • Gabarito A

     

     

      

    Casos Proibidos de Crase

     

    Não se deve usar crase diante de:

    1º palavra masculina (A PRAZO =   O PRAZO)

    2º pronome indefinido (A ALGUNS)

    3º pronome demonstrativo não iniciado por A (A ESSE)

    4º pronome de tratamento com exceção das formas senhora, senhorita e dona (facultativo)

    5º pronome pessoal (A ELA)

    6º dona+ nome proprio

    7º antes de verbo (A PARTIR)

    8º entre palavras repetidas (FRENTE A FRENTE)

    9º antes de artigo indefinido (A UM)

    10º antes de numeral * exceto horas

    11º após preposição *exceto “até”, que é facultativo

    12º antes de nome próprio completo

    13º antes de um a singular seguido de plural (A ORQUIDIAS)

    14º em objeto direto

    15º em sujeito

    16°  nao há crase antes de pronome relativo (a quem)  * exceto   (a qual / as quais)

    17°  na locução “a partir de” (pois partir é VERBO)

     

     

    “À mercê” ou “a mercê”?

    O correto é "à mercê" com crase.

    É uma locução adverbial feminina como "às pressas", "à espera de", "à beira de" e significa "inteiramente dependente de alguém ou de uma situação".

     

     

    Facultativa:

    1° antes de pronome possessivo FEMININO (Decidiu recolher-se à sua casa)

    2º pronome de tratamento senhora, senhorita e dona

    3° após ATÉ (Fui até a praia / Fui até à praia.)

     

     

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Assertiva A

    a ... à ... a ... a


ID
1109830
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo a norma-padrão da língua portuguesa, a pontuação está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Cacara ... ainda bem que com o comentário anterior descobri que era a B. ufaaa

  • alguém pode explicar??

  • Explicações, por favor!

  • Letra: B.

    A única dúvida é a respeito de uma vírgula depois da conjunção ( VISTO QUE), que nesse contexto é causal, mas reparem que logo em seguida existe um termo deslocado de grande extensão (PARA VIÚVA E PARA OS FILHOS). Portanto, vírgula obrigatória.

  • Letra: B. A única dúvida é a respeito de uma vírgula depois da conjunção ( VISTO QUE), que nesse contexto é causal, mas reparem que logo em seguida existe um termo deslocado de grande extensão (PARA VIÚVA E PARA OS FILHOS). Portanto, vírgula obrigatória.

  • Em maio deste ano (loc. adverbial deslocada, virgula obrigatória), ........., visto que (conjunção causal, virgula obrigatória) , para a viúva e para os filhos(aposto, virgula obrigatoria. Logo, a virgula depois da conjunção Visto que é na verdade a virgula do aposto.), Jango ....

  • A leitura ajuda muito a resolver este tipo de questão. Eu mesmo, não sou expert em pontuação, todavia, ao ler as assertivas, consigo localizar o erro com maior facilidade sem possuir muito conhecimento.

     

     

    #Leiamais #Mudesuamente #Novoshábitos #Disciplinesuavida

     

    Avante! õ/

  • Em maio deste ano, a Comissão da Verdade acatou o pedido da família do ex-presidente João Goulart e reabriu a investigação da morte deste, visto que, para a viúva e para os filhos, Jango pode ter sido assassinado.

  • Po favor, alguém pode explicar o erro da letra a?

  • GABARITO: B

     

    Reescrevendo:

     

     a) Como há suspeita, por parte da família, de que João Goulart tenha sido assassinado, a Comissão da Verdade decidiu reabrir a investigação de sua morte, em maio deste ano, a pedido da viúva e dos filhos.

     

     b) Em maio deste ano, a Comissão da Verdade acatou o pedido da família do ex-presidente João Goulart e reabriu a investigação da morte deste, visto que, para a viúva e para os filhos, Jango pode ter sido assassinado.

     

     c) A investigação da morte de João Goulart foi reaberta, em maio deste ano, pela Comissão da Verdade, para apuração da causa da morte do ex-presidente, uma vez que, para a família, Jango pode ter sido assassinado.

     

     d) A Comissão da Verdade, a pedido da família de João Goulart, reabriu, em maio deste ano, a investigação de sua morte, porque a hipótese de assassinato não é descartada pela viúva e filhos.

     

     e) Como a viúva e os filhos do ex-presidente João Goulart, suspeitando que ele possa ter sido assassinado, pediram a reabertura da investigação de sua morte à Comissão da Verdade, esta atendeu o pedido em maio deste ano.

     

     

    Comentários opinativos...

  • Assertiva b

    Em maio deste ano, a Comissão da Verdade acatou o pedido da família do ex-presidente João Goulart e reabriu a investigação da morte deste, visto que, para a viúva e para os filhos, Jango pode ter sido assassinado.


ID
1109836
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Seja a afirmação: “Se o chão está molhado e o céu está limpo, então não choveu.” A negação dessa afirmação é:

Alternativas
Comentários
  • PASSO A PASSO para resolver esse tipo de questão:

    Temos que:

    p = o chão está molhado;
    q = o céu está limpo;
    r = choveu;
    ~r = não choveu.

    Na negação de uma condicional, fazemos o seguinte:
    a) mantemos a primeira parte antes da "seta" do jeito que está;
    b) trocamos a "seta" por "E" (o símbolo ^ );
    c) e negamos a segunda parte, após a "seta".

    Logo, fica assim:

    ( P ^ Q ) ---> ~R

    ~ [( P ^ Q) --> ~R]

    P ^ Q ^ R  (resposta final)

    Traduzindo a resposta final temos: " O chão está molhado E o céu está limpo E choveu.


    Não é difícil! Aprendi faz pouco tempo esses macetes que EXISTEM para resolver essa questão, mas que muitos professores por ae não mostram de fato e dizem que "é questão de tempo, de prática que vc enxerga" e tal .... balela! Agradeço demais ao professor que me ensinou como resolver direto esse tipo de questão e espero pode ajudar mais alguém por ae!


    Bons estudos!

  • LETRA B

    Bons Estudos a todos nós! Sempre!

    ;


  • p -> q = ~p V q

    ~ (~p V q) = p /\ ~q

                           | |

                        (Chão molhado e céu limpo) E choveu

  • Condicional: p ----> q 

    Negação: Repete o 1º e nega o 2º : p ------> ~q

    O chão está molhado e o céu está limpo, e choveu. Letra B
  • Não precisa disso tudo galera...isso é tabela verdade...negação do "se...então"

    mantém a primeira e nega a segunda....como na segunda parte temos uma negação....basta tirar o "não"...
    simples assim...
  • Negação da Condicional A --> B


    Macete:

    MANÉ:  MAntém a primeira E NEGA a segunda.

    A ^ ~B


    PS: Negação de Condicional NUNCA será outra condicional.

  • Negação: P---->Q =P^~Q

  •  

    ALTERNATIVA B

     

    NEGAÇÃO DO SE...ENTÃO

     

    MANTENHO A 1ª E NEGO A SEGUNDA

     

  • Mantém a primeira, nega a segunda e troca o "se...então..." por "e".

    O chão está molhado e o céu está limpo, e choveu.

    GABARITO -> [B]

  • Consegui André, você deu crédito ao professor, porém não citou o nome dele. 

  • Negação do Se, então ( Mané) Mantém E nega

    - Mantém tudo antes do então

    - troca o então por E

    - Nega tudo após o então

  • FICAR ATENTO:

    Lembrar de procurar na alternativa uma opção também que negasse a conjunção, pois algumas vezes a vunesp faz isso, ou seja, nega TUDO.

  • GABARITO: B

  • Sempre bom relembrar:

     

    PROPOSIÇÃO   NEGAÇÃO

      A /\ B         ¬A \/ ¬B

      A \/ B         ¬A /\ ¬B

      A -> B          A /\ ¬B

     

    Se o chão está molhado e o céu está limpo, então não choveu

    O chão está molhado e o céu está limpo, e choveu.

  • Resolução da Questão em Vídeo

    https://youtu.be/l9ELFVBTNAs


ID
1109839
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma frase logicamente equivalente a “Se jogo xadrez, então sou bom em matemática” é:

Alternativas
Comentários
  • p --> q 

    equivale a

    ~q --> ~p

    Logo, alternativa B

  • fui pelo outro caminho e me enrolei....  o jeito  dessa questão é olhar as alternativas e ver de acordo c/ as respostas como vc vai proceder.

    O certo é de acordo com a "Contrapositiva", ou seja:

    P -->Q  equivale a "negação em ordem inversa". ou seja:

    ~Q --> ~P (mantêm-se a seta nesse modo)

    Bons estudos!

  • LETRA B

    Bons Estudos a todos nós! Sempre!

    .

  • Condicional P -----> Q tem duas opções de equivalência:

    ~Q ----> ~P 

    ou

    ~P V Q

  • Também poderia ser: "Não jogo xadrez ou sou bom em matemática" (nega a 1ª, troca o conectivo por "ou" e mantém a 2ª)

  • Gab B

    Equivalência do Se,então ( condicional)

    1- Contrapositiva- Nega tudo e inverte

    2- Neymar- Nega a primeira OU mantém a segunda

     

    - Olha as alternativas e vê se tem alguma com conectivo OU

    - Se tiver - teste o Neymar

    Se não tiver- Faz a contrapositiva

  • Detalhe: a alternativa d) é verdadeira também, porém não é "logicamente equivalente". Se a questão falasse em "...é verdadeiro dizer que:", ai tanto a alternativa b) quanto a d) estariam corretas.

  • EQUIVALÊNCIA (contrapositiva)

    ----> mantém o SE, ENTÃO

    ----> inverte as proposições

    ----> nega as proposições

    Se jogo xadrez, então sou bom em matemática

    Se não bom em matemática, então não jogo xadrez

  • Gabarito:B

    Principais Regras:

    Se...Então

    1) Mantém o conectivo + Inverte as Proposições + Nega

    2) Regra do NOU: Retirar o conectivo + Nega a 1º frase + OU + Mantém a 2º frase

    OU

    1) Regra do NOU (trocado): Troca por Se...Então + Nega a 1º + Mantém a 2º frase

    DICA: Lembre se de que quando for NEGAR, deve usar as regras da Lógica de Negação.

    FICA A DICA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam lá pois tem diversos cadernos de questões de outras matérias. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Aqui é um exemplo de contrapositiva.

    Se corro então canto

    Se não canto, então não corro.

    Nego e inverto a ordem.

    (baseado nos meus estudos)

    ''SAPERE AUDE''

  • GABARITO: B.

    duas formas de fazer a equivalência do "se, então". A questão utilizou a forma chamada contrapositiva.

    Contrapositiva:

    • mantém se, então         
    • nega tudo                              
    • inverte frases

    Se não sou bom em matemática, então não jogo xadrez.

    Silogismo disjuntivo:

    • tira se, então
    • no antigo lugar do "então" coloca "ou"     
    • nega a primeira                         
    • mantém a segunda

    Não jogo xadrez ou sou bom em matemática.

  • REGRA DA EQUIVALÊNCIA

    Há duas formas de fazer a equivalência do "se, então". A questão utilizou a forma chamada contrapositiva.

    Contrapositiva:

    • mantém se, então         
    • nega tudo                              
    • inverte frases

    ➜ Se não sou bom em matemática, então não jogo xadrez.

    Silogismo disjuntivo:

    • tira se, então
    • no antigo lugar do "então" coloca "ou"     
    • nega a primeira                         
    • mantém a segunda

    ➜ Não jogo xadrez ou sou bom em matemática.


ID
1109842
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marina só descobriu o padrão de formação de uma sequência após ler, um por um, os algarismos que formavam cada um de seus termos e comparar essa leitura com o termo anterior. Por exemplo, 1211 ela leu como um dois, um um; 111221 ela leu como um um, um dois, dois um.

A sequência era 1, 11, 21, 1211, 111221, 312211, 13112221, 1113213211, 31131211131221, e a soma dos algarismos de seu décimo termo vale.

Alternativas
Comentários
  • é só repetir a sequência anterior

    Ex.:  - 1 - tem um,1 = 11
     - 11 - tem dois, 1=21;                                                                                                                                                                                 
     - 21 - tem um 2 e um 1 = 1211;                
     - 1211 - tem um 1, um 2 e dois 1 = 111221;               
    ....;                      
     - 31131211131221 - tem um 3, dois 1, um 3..... ficará 13211311123113112211, a soma ficará igual a 32

  • Caracas....quebrei a cabeça e não enxerguei esse raciocínio.

  • Exercício parecido com esse acima: https://www.youtube.com/watch?v=IbSAE_B_NaM

  • C) 32

  • 1

    11 - o anterior tem um 1

    21 - o anterior tem dois 1s

    1211 - o anterior tem um 2 (12) e um 1 (11)

    111221 (o anterior tem um 1, um 2, e dois uns)...

    312211

    13112221

    1113213211

    31131211131221

    13211311123113112211= somando os algarismos dá 32 (esse é o decimo termo)

  • Essa Marina precisa de um namorado...

  • Resolvo essa questão nesse vídeo:

    https://youtu.be/QgLh04tRCBE

    Ou então procure por Professor em Casa no YouTube =D

  • O enunciado da leitura feita por Marina estava errada com isso atrapalhou quem se ligou na leitura da banca.

    Eu só acertei por ter já feito esta questão em um "pisicodoido"


ID
1109845
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Augusto, Beatriz, Carlos, Daniela e Érica estão sentados, nessa ordem, em uma mesa circular, sendo que Beatriz está à esquerda de Augusto. Todos levantaram-se para buscar seus pratos de comida e quando voltaram à mesa, perceberam que nenhum deles ficou sentado ao lado de alguém com quem, inicialmente, estava lado a lado. Sabendo-se que, após a mu- dança, à esquerda de Augusto e entre ele e Érica, sentou-se mais de uma pessoa, seus nomes são, nessa ordem,

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra A.

    Estão sentados na seguinte sequência de acordo com o enunciado: Augusto, Beatriz, Carlos, Daniela e Érica. Como estão em uma mesa redonda, então Augusto está ao lado de Érica. Com a mudança, caso Érica continue sentada no final, ela ainda ficará ao lado de Augusto e a questão diz que ela ainda está a sua esquerda. Logo, a sequência fica assim:

    Augusto, Daniela, Beatriz, Érica e Carlos.

    Percebe-se que Érica continua à esquerda de Augusto com mais de uma pessoa ao lado. 

    Espero ter ajudado pessoal. Abraço a todos!!!

  • LETRA A

    Bons Estudos a todos nós! Sempre!

    .

  • Diria que o melhor jeito a se fazer é simplesmente desenhar o "antes", e depois ir desenhando cada alternativa para ver se bate. No caso ao testar a primeira alternativa se constata que é a certa. (pena que não dá para deixar desenhos mais por aqui)

  • Primeiro momento: B-A-E-D-C

    Segundo momento: Ninguém pode sentar ao lado de quem já estava, há 2 duas pessoas entre augusto e Érica:

    X - A - X - X - E

    Ao lado esquerdo de Érica pode se sentar: Beatriz ou Carlos, já que nenhum dos 2 sentou ao lado dela na 1x. Ao lado direito de Augusto podem: Carlos e Daniela. No entanto, Carlos e Daniela não podem sentar lado a lado, pois já se sentaram antes, nem Beatriz pode se sentar ao lado do Augusto, sobrando apenas uma opção:

    C-A-D-B-E

  • Gab. A)

    Tentativa e erro, lápis na mão, analise a situação, atenção...já! -:)

    "Avante"

  • Achei que o enunciado da questão confunde o leitor quando diz "à esquerda de Augusto e entre ele e Érica, sentou-se mais de uma pessoa, seus nomes são, nessa ordem:", pois "à esquerda de Augusto" é um lugar e "entre ele e Érica" são outros lugares. E devemos responder "nessa ordem".

    Fiquei na dúvida se deveria responder dois ou três nomes. Por ser uma mesa circular, as duas pessoas entre Augusto e Érica poderiam estar à esquerda de Augusto, mas o "e" de "à Esquerda de Augusto E entre ele e Érica" aparenta serem lugares distintos.
  • Pessoal, achei uma forma mais fácil de fazer sem representar em forma de desenho, pois aqui não é possivel:

    A ordem inicial é A B  C  D  E

    Se Beatriz esta a esquerda de Augusto, para representarmos em linha a forma redonda da mesa é só inverter a ordem: E D C B A

    Como  ninguem pode estar sentado do mesmo lado dos que estava anteriormente é so fazermos a mudança pegando o sujeito que esteja duas casas a frente do primeiro (E) e desloca-lo pra tras, neste caso o C. Como ele estava afastado 2 casas do E na posiçã inicial, o E pode ficar ao lado dele.

    Depois é so puxar o  B para o lugar do C (que ja esta separado por mais uma casa) e e D que estava do lado esquerdo do C, inicialmente, ocupa a posição do B, sem mexer no A para que a E permaneça a esquerda de A afastados por 2 pessoas Daniela E Beatriz. 

    E D C B A

    C E B D A

     

     

  • Como eu resolvi:
    1 - entendi as regras do enunciado
    2 -  fui utilizando as alternativas e encaixando na mesa até dar certo.
    3 - por sorte foi a alternativa A

  • Resolvo essa questão nesse vídeo aqui:

    https://youtu.be/h8oQP0aORQA

    Ou procure por Professor em Casa - Felipe Cardoso no YouTube =D


ID
1109848
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um grupo de alunos é formado por 33 meninos e 46 meninas. Cada aluno, nesse grupo, ou joga basquetebol ou joga voleibol. Nesse grupo existem 17 meninos que jogam voleibol e um total de 45 alunos que jogam basquetebol. O número de meninas que jogam voleibol nesse grupo é

Alternativas
Comentários
  • Dos 33 Meninos:

    Vôlei = 17

    Basquete = 16 (33 - 17)

    --------------------------------

    => 45 alunos jogam basquete

    45 - 16 (meninos) = 29 meninas no basquete

    ---------------------------------

    Das 46 Meninas:

    Basquete = 29

    Vôlei = 17 (46 - 29 )

  • LETRA D

    Bons Estudos a todos nós! Sempre!

    .

  • .. Meninos Meninas Total
    basquete 16 29 45
    volei 17 17
    total 33 46
    Achei facil resolver construindo a tabela.

  • OU JOGA BASQUETE OU JOGA VOLEIBOL(UM OU OUTRO)


    MENINOS(H) = 33

    MENINAS(M) = 46

    MENINOS(H) QUE JOGAM VOLEIBOL(V) = 17

    MENINOS(H) QUE JOGAM BASQUETEBOL(B) = H - H/V = 33 - 17 = 16

    H/V = 17

    H/B = 16

    ____=____

        33(H)

    ___________________________________________________________


    ALUNOS QUE JOGAM BASQUETEBOL(B) = 45

    MENINAS(M) QUE JOGAM BASQUETEBOL(B) = 45 - H/B =>> 45 - 16 = 29

    MENINAS(M) QUE JOGAM VOLEIBOL(V) = 46 - M/B =>> 46 - 29 = 17

    M/B = 29

    M/V = 17

    ____=____

        46(M)


    GABARITO D

  • Meninos = 33      Meninas = 46

    Total de alunos = 33 + 46 = 79

     

    Os alunos OU jogam volei OU jogam basquete

     

    Jogam basquete = 45

    Total de alunos - alunos que jogam basquete = 79 - 45 = 34 alunos que jogam volei

     

    Meninos que jogam volei = 17

    Alunos que jogam volei - meninos que jogam volei = 34 - 17 = 17 meninas que jogam volei

     

  • Resolvo essa questão nesse vídeo:

    https://youtu.be/QgLh04tRCBE

    Ou então procure por Professor em Casa no YouTube =D


ID
1109851
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um jogo é constituído de quatro cartas: uma carta azul de número 1, uma carta azul de número 2, uma carta verde de número 1 e uma carta verde de número 2. Três cartas foram sorteadas e colocadas lado a lado, da esquerda para a direita. Cada carta tem uma pontuação que é o próprio número nela impresso, somado com 3 ou 5, caso a carta seja azul ou verde, respectivamente, somado com 10, 15 ou 20, conforme a carta esteja na esquerda, no meio ou na direita, respectivamente.

A primeira carta à direita do número 1 é uma carta com o número 2. À esquerda desse número dois está um número 2. À esquerda da carta azul está pelo menos uma carta verde. Há uma carta verde imediatamente à direita de uma outra carta verde. A soma das pontuações das três cartas sorteadas vale

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Bons Estudos a todos nós! Sempre!

    .

  • Fiz assim:

    cartas azuis = 3 pts

    cartas verdes = 5pts


    Disposição das cartas:

      10pts    15 pts   20pts

         |_|         |_|        |_|

      esq.       meio      dir.


    - A primeira carta à direita do número 1 é uma carta com o número 2. --- Ou seja, imediatamente à direita.

                      1  dir-> 2

    -À esquerda desse número dois está um número 2. --- Ou seja, não está necessariamente do seu lado imediato. Logo esse número 2 tem que ser o da ponta direita, pois ele não tem vizinhos à sua direita. Seu vizinho 2 é o da ponta esquerda.

           |2|      |1|     |2|


    À esquerda da carta azul está pelo menos uma carta verde. ---Pelo menos, então pode ter 1 ou 2 cartas verdes. Escolhi o da ponta direita pra ser o azul, mas isso pode mudar.

          |2(verde/azul)|     |1 (verde/azul)|      |2 (azul)|

     

    Há uma carta verde imediatamente à direita de uma outra carta verde. --- Ou seja, há 2 cartas verdes.

      |2 verde|   |1 verde|   |2 azul|


    Soma dos pontos:

     |2+5pts(cor verde)+10pts(esquerda)|   +  |1+5pts(cor verde)+15pts(meio)|   +  |2+3pts(cor azul)+20pts(direita)|

    = 17 + 21 + 25 = 63 pts


    Raramente consigo fazer uma questão dessa, que felicidade \o




  • Idem Rafa

  • Com a explicação, consegui entender a questão! Obrigada!

  • alguem tem a resolução dessa questao?

  • Questão rápida e simples:

     

    Basicamente sabemos que há três cartas, uma ficaria a direita, outra no meio, outra a direita = 10+15+20 = 45

    No enunciado diz que há uma carta de número "1", a sua direita uma de número "2". E na direita dela outra de número "2". Nem se preocupe com a posição só precisamos pensar que há uma de número "1" e duas de número "2" = 1+2+2 = 5

    Quanto a cor, informa que há uma carta verde na esquerda da azul e uma carta verde a esquerda de outra verde. Novamente esqueça as posições temos duas cartas verdes (valor 5) e uma azul (valor 3) = 5+5+3 = 13

     

    Só somar: 45+5+13 = 63

     

  • Resolvo essa questão nesse vídeo:

    https://youtu.be/QgLh04tRCBE

    Ou então procure por Professor em Casa no YouTube =D


ID
1109854
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma mesa estão cinco pesos, todos de massa 100 g, um preto, um branco, um vermelho, um azul e um laranja. Junto a esses cinco pesos há outros cinco, com as mesmas cinco cores, todos de massa 101 g. Os dez pesos têm o mesmo formato e tem- se à disposição uma balança de pratos eletrônica, que apenas indica se os pesos colocados em cada prato são iguais ou qual dos dois pratos foi carregado com mais massa. O número mínimo de pesagens, nessa balança, que deverão ser efetuadas para identificar o peso de maior massa em cada par de pesos de mesma cor, é

Alternativas
Comentários
  • Coloca-se, por exemplo:

    preto e branco - para ver se são iguais ou diferentes, se são iguais coloca de um lado, se são diferentes coloca de outro lado para separar.

    Depois, pega-se um deles para seguir a comparação, tanto faz.

    preto e vermelho

    preto e azul

    preto e laranja

    Dessa forma, saberíamos distinguir quais os mais leves e os mais pesados.


  • "O número mínimo de pesagens, nessa balança, que deverão ser efetuadas para identificar o peso de maior massa em cada par de pesos de mesma cor, é"

    Não entendi, sinceramente. Se eu tenho um par de pesos de mesma cor: ex, tenho um peso branco e outro peso branco (mesma cor!). Preciso pesar uma única vez para saber qual deles é o mais pesado!

    Se alguém puder explicar pq este raciocínio está errado, agradeço.

  • Exatamente o pensamento do amigo Juliano


    - Você não irá analisar todos os pesos de me mesma gramatura primeiro, o que exigiria 3 pesagens para saber..

    -Deixando-se um peso/cor como fixa de comparação tem que se fazer no mínimo 4 pesagens para se excluir/separar os pesos diferentes..

  • Alguém sabe essa? Marquei 5, mas já sentia que estava bom demais pra ser verdade -:) 

  • Você coloca um par de cada vez até o terceiro par (vermelho). Quando faltar dois pares, você coloca os dois juntos na balança (azul e laranja). Se der peso igual, você sabe qual azul e qual laranja é o mais pesado, se um lado da balança pesar mais você saberá também que o azul e laranja daquele lado são os mais pesados. Ou seja poderá ter as seguintes situações:

    Um lado da Balança = Azul (101g) + Laranja (100g)

    Logo outro lado estará equilibrado = Azul (100g) + Laranja (101g)

    ou essa situação

    Um lado da Balança = Azul (100g) + Laranja (100g)

    Logo outro lado estará mais pesado = Azul (101g) + Laranja (101g)


    Por isso resposta LETRA D = 4 pesagens no mínimo.

    Espero poder ter ajudado.

  • Acho que o raciocínio no comentário do RANIERI DUARTE não está correto. 

  • P - B (se forem iguais, separa os dois pesos; se forem diferentes já sabemos qual é o mais pesado)

    V - A (se forem iguais, separa os dois pesos; se forem diferentes já sabemos qual é o mais pesado)

    L - P (se forem iguais, separa os dois pesos; se forem diferentes já sabemos qual é o mais pesado)

    Pega dois P's e veja qual deles é maior.


    Como teremos um P em cada grupo, saberemos qual é o maior/menor.

  • Com 3 pesagens, apenas, é possível descobrir qual peso de cada cor é o mais pesado.

    Pegando-se dois pesos de cores e massas diferentes para cada pesagem, seria possível realizar apenas 3 pesagens. É óbvio que escolher pesos de cores diferentes para realizar a pesagem é fácil, mas para escolher pesos de massas diferentes, o praticante da pesagem teria que contar com a sorte. Como o problema pede o número mínimo de pesagens, então utilizaremos para as pesagens a melhor possibilidade possível, que é escolher dois pesos de massas e cores diferentes para realizar a pesagem. Acompanhem o raciocínio:

    1ª Pesagem:  P(101kg) - B(100kg) -> Já saberíamos que o peso Preto (P) que está na balança e que o Branco (B) que está na mesa são os pesos mais pesados dentre seus pares, pois a balança indicaria que o prato do peso P seria mais pesado e portanto teria 101kg, já que a única possibilidade de um peso ser mais pesado é tendo 101kg. Dessa forma já temos identificados dois pesos como os mais pesados de seus pares.
    Para a próxima pesagem é pego mais dois pesos de cores diferentes e massas diferentes.
    2ª Pesagem: V(100kg) - A(101kg) -> Mesmo raciocínio da 1ª Pesagem. Temos mais dois pesos identificados como os mais pesados de seus pares. Até aqui temos o total de 4 pesos de cores diferentes identificados como os mais pesados, sobrando apenas verificar na última pesagem os pesos de cor Laranja (L).
    Como só sobraram os pesos laranjas na mesa, realizamos a pesagem deles.
    3ª Pesagem: L(101kg) - L(100kg) -> A balança indicaria o prato que contém o peso de maior massa e teríamos assim o último peso mais pesado, dos cinco pares de pesos de mesma cor, identificado.
    Portanto, se o praticante da pesagem for organizado, sortudo e um pouco esperto, ele faz isso apenas com 3 pesagens.
  • Seguindo o Princípio da Casa dos Pombos, vamos considerar a pior hipótese:

    Chamando de P1, B1, V1, A1 e L1 as massas com peso de 100g e de P2, B2, V2, A2 e L2. Vamos considerar então a pior hipótese, onde a pessoa resolva pesar em cada prato pesos de cores diferentes assim: 

    1° pesagem: P1 e B2, 
    2° pesagem: B1 e V2, 
    3° pesagem: V1 e A2, 
    4° pesagem: A1 e L2. 

    Sobrando então P2 e L1 que não precisarão ser pesados, pois pela 1°e 4° pesagem já sabemos que o peso de P2 vale 101g e que o peso de L1 valerá 100g.


    Resposta: Alternativa D.

  • Se eu testar cada par da mesma cor, precisarei de 5 pesagens. 
    Porém, existe uma maneira na qual é possível separar os pesos de 100 gramas dos pesos de 101 gramas com apenas 4 pesagens:

    1ª pesagem: PRETO x BRANCO 
    2ª pesagem: BRANCO x VERDE 
    3ª pesagem: VERDE x AZUL 
    4ª pesagem: AZUL x LILAS

    Considere que cada um desses pares testados acima seja formado por pesos diferentes. Assim, foi possível constatar que:

    Na 1ª pesagem, o PRETO tinha 100 gramas e o BRANCO tinha 101 gramas; 
    Na 2ª pesagem, o BRANCO tinha 100 gramas e o VERDE tinha 101 gramas; 
    Na 3ª pesagem, o VERDE tinha 100 gramas e o AZUL tinha 101 gramas; e 
    Na 4ª pesagem, o AZUL tinha 100 gramas e o LILAS tinha 101 gramas.

    Se já constatei que o PRETO (já pesado) tinha 100 gramas, é lógico que o PRETO (ainda não pesado) tem 101 gramas. Da mesma forma, se já constatei que o LILAS (já pesado) tem 101 gramas, fica claro que o LILAS (ainda não pesado) tem 100 gramas.

    Desta forma, são necessárias 4 medições, no mínimo. Se em alguma dessas medições os pesos fossem iguais, seriam necessárias mais pesagens.

  • Não entendi ainda. Seguindo o raciocínio do amigo Juliano:

    Pesagem 1) Se colocar um preto e um branco pra pesar e os dois tiverem o mesmo peso??? Não sei se os dois são de 100g ou de 101g. Seguindo a logica do Juliano pego um preto pra comparar.

    Pesagem 2) Coloco o Preto com Vermelho e os dois dão o mesmo peso. O que concluo? Por enquanto nada.

    Pesagem 3) Coloco o Preto e azul e os dois dão o mesmo peso. O que concluo? Por enquanto nada.

    Pesagem 4) Coloco o Preto com Laranja e dão o mesmo peso. O que concluo? NADA!!!

    Só vou concluir algo se uma dessas pesagens derem diferente. Porém com esse caso hipotético que comentei, nao garanto conseguir separar qual é o de maior peso de cada par de cores. Por isso acho que para garantir seria necessário 5 pesagens. 

  • Concordo com o José, ha uma probabilidade desse metodo dar errado, que e quando sempre da o mesmo peso.

  • O procedimento correto para pesagem das bolinhas seria em cada pesagem trocar as cores e separar as que você já pesou até ter 6 descobertas, depois pesar com de valor já sabido. Vamos supor que aconteça a pior das hipóteses e todas as pesagens que você fizer dê peso igual:

    1ª pesagem: BRANCA¹ = VERMELHA¹

    2ª pesagem: PRETA¹ = LARANJA¹

    3ª pesagem: AZUL¹ < VERMELHA² --> ora, se nesse teste a bolinha AZUL¹ é menor que a bolinha VERMELHA², já deduzimos que a VERMELHA² e AZUL² têm 101g e a AZUL¹, e VERMELHA¹, 100g, e como essa última é igual à BRANCA¹, ela também terá 100g. Desse modo, a BRANCA² tem 101g.

    Até agora já descobrimos o valor das BRANCAS, VERMELHAS E AZUIS. Falta o último teste, que é descobrir o valor da PRETA E LARANJA. Até agora sabemos que na 2ª pesagem a PRETA¹ É IGUAL A LARANJA¹. Se pesarmos as outras duas bolinhas PRETA² e LARANJA² iremos descobrir que têm o mesmo valor (não ajuda em nada). Então, pegamos alguma bolinha que já sabemos o valor e fazemos um teste com algum das duas não pesadas ainda:

    4ª pesagem: AZUL¹ (100g) < PRETA²

    Pronto, descobrimos que a PRETA² tem 101g, logo a PRETA¹ e LARANJA¹ terão 100g. E a última bolinha que é LARANJA² terá 101g, pois sua par pesa 100g.

     

    Espero ter contribuído de forma positiva!!

  • essa questão é muito dificil ?

    Se você der sorte vai pesar 2 iguais na 1º medida, separa 1 e compara com outros 3, ou seja, mais 3 medições. Total seria 4.
    Independentemente de cor, blablabla... a cor apenas facilitaria o metodo de escolha, mas o ato de pesar 4 vezes seguidas pesos iguais é probabilistico.

  • Se for pensar na quantidade mínima possível (no caso de sorte) seriam 3 pesagens:

    1) P1 > B1 P1=101g e B1= 100g

    2) V1> A1 V1=101g e A1=100g

    3) A1=L1 A1=100g e L1=100g

    Contudo, a quantidade mínima necessária acredito que seja 4, caso seja possível medir mais de 2 pesos, o que o autor não deixa claro...

    1) P1 x P2 = obrigatoriamente diferente

    2) (P1 + B1) x (P2 + V1) = igual => B1 ≠ V1

                                               Se P1>P2 então B1<V1(caso a)

                                            = diferente então o lado mais pesado obrigatoriamente vai conter os dois pesos mais pesados. Se (P1 + B1) for                                                   mais pesado, então P1=B1=101 e P2=V1=100 (caso b)

    3) P1 x A1 = igual

    4) P1 x L1 = igual então    (caso a) P1 =B2=V1=A1=L1=101 g

                                              (caso b) P1=B1=V2=A1=L1=101g

  • Gabarito diz 4 - Acredito que esta errado pode-se com sorte, ou depois de várias tentativas,conseguir com 3.

    Cores P    B   V   A   L com 100 gramas

    Cores P1 B1 V1 A1 L1 com 101 gramas.

    Se eu pegar P e B1 e pesar descubro P P1 B B1 (primeira pesagem descobri 4)

    Se eu pegar V e A1 e pesar descubro V V1 A A1 (segunda pesagem descobri mais 4)

    Pegando qualquer um dos que já sei e L ou L1 descubro L e L1 (terceira pesagem descobri as 2 que faltavam)

    Logico que isso vai depender de sorte mas a questão diz o número mínimo logo a resposta é 3. (acredito que o examinador não pensou desta forma de resolver)

     

  • 1° pesagem: preta e branca pesam iguais

    2° pesagem: vermelha e azul pesam iguais

    3° pesagem: azul e laranja pesam iguais

    Ou seja, foi considerada a pior das hipóteses.

    Nessa caso, será pesado uma segunda vez o azul e laranja (4° pesagem), distinguindo assim qual pesa 100g e qual pesa 101g. Como você já sabe qual dos pesos foram comparados nas pesagens 1, 2 e 3, por consequência fica fácil distinguir os pesos entre as cores.

  • Questão mal formulada. Com três pesagens é possível saber quais pesos são mais pesados de cada par, se houver ajuda da sorte. Com quatro pesagens é garantido que a identificação das massas das bolas acontecerá, independente da sorte.

    Entretanto, a questão não especifica se o número mínimo de pesagens é aquele possível de acontecer ou se é o mínimo necessário para se ter certeza das massas de cada bola.


ID
1109857
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Jonas está isolado no deserto a 100 km de distância de sua tribo e possui uma carga de 300 bananas. Ele tem um camelo que consegue transportar 100 bananas por vez, mas, para andar 1 km, o camelo precisa comer uma banana. As bana nas podem ser deixadas ao longo do caminho para que o camelo volte para pegar aquelas que foram deixadas para trás, lembrando que o camelo sempre precisa comer uma banana antes de percorrer 1 km, estando ou não carregado de bananas. O número máximo de bananas que esse camelo conseguirá transportar para a tribo de Jonas é:

Alternativas
Comentários
  • Primeira parada no Km 20:
    O camelo leva 100 bananas, deixa 60 e volta consumindo 20 em cada percurso.
    Após 3 viagens de ida e 2 viagens de volta, o camelo terá consumido 100 bananas.
    Portanto, há 200 bananas no Km 20.

    Segunda parada no Km 53:
    O camelo leva 100 bananas, deixa 67 e volta consumindo 33 em cada percurso.
    Após 2 viagens de ida e 1 viagens de volta, o camelo terá consumido 99 bananas.
    Portanto, há 101 bananas no Km 53.

    Terceira parada: a tribo:
    Uma banana é desperdiçada, pois o camelo só consegue carregar 100 bananas.
    As demais 47 são consumidas para percorrer o trajeto do Kim 53 até a tribo.
    O camelo chega lá com 53 bananas ao todo.

    Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=350395

  • Como encontrar esses números: 20 e 53?

  • Não entendi como foi resolvida essa questão, em todos os sites que procurei, existe essa mesma explicação sobre as paradas nos kms 20 e 53. 


    Mas numa prova com três minutos, como foram calculadas essas trajetórias em tempo hábil?


    Professores do QC?

  • Encontrei a resolução neste site: http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/racioc%C3%ADnio-l%C3%B3gico/143432-racioc%C3%ADnio-l%C3%B3gico-vunesp

    Depois disso, consegui entender, mas acho muito dificil essa questão.

    Boa sorte a todos!

    Primeiro, deve-se observar que, como o camelo só aguenta 100 bananas, ele deverá fazer 5 viagens para carregar 300 bananas entre o ponto de partida (P) e a primeira parada (A). Três viagens de ida 2 duas de volta.
    Segundo, deve-se observar que a primeira parada não pode ser a tribo, pois, caso tenha que retornar, o camelo viaja no máximo uma distância de 50 km e a tribo está a 100km. Caso fosse em uma só viagem, Jonas chegaria de mãos vazias.
    Terceiro, pode ser que exista uma segunda parada (B), de modo que a distância entre A e B exija 3 viagens, 2 de ida e uma de volta. A distância entra B e a parada final (F) seria uma viagem só.

    Assim, temos o seguinte:
    De P para A, o camelo consome 5 bananas por km percorrido.
    De A para B, o camelo consome 3 bananas por km percorrido.
    De B para F, o camelo consome 1 banana por km percorrido.

    O objetivo é fazer com que as distâncias PA < AB < BF.

    Para efetuar o percurso entre BA com 3 viagens, devem haver 200 bananas no ponto A. O negócio é encontrar a distância pela equação de modo que:
    200 = 300 - 5(PA)
    5(PA) = 300 - 200
    PA = 100 / 5
    PA = 20 Km.

    Para efetuar o percurso entre BF com 1 viagem, devem haver 100 bananas no ponto B. O negócio é encontrar a distância pela equação de modo que:
    100 = 200 - 3(AB)
    3(AB) = 200 - 100
    AB = 100 / 3
    AB = 33 Km

    Por eliminação, BF = 100 - PA - AB = 100 - 20 - 33 = 47km. 

    Primeira parada no Km 20:
    O camelo leva 100 bananas, deixa 60 e volta consumindo 20 em cada percurso.
    Após 3 viagens de ida e 2 viagens de volta, o camelo terá consumido 100 bananas.
    Portanto, há 200 bananas no Km 20.
    Segunda parada no Km 53:
    O camelo leva 100 bananas, deixa 67 e volta consumindo 33 em cada percurso.
    Após 2 viagens de ida e 1 viagens de volta, o camelo terá consumido 99 bananas.
    Portanto, há 101 bananas no Km 53.
    Terceira parada: a tribo:
    Uma banana é desperdiçada, pois o camelo só consegue carregar 100 bananas.
    As demais 47 são consumidas para percorrer o trajeto do Kim 53 até a tribo.
    O camelo chega lá com 53 bananas ao todo.

  • Como encontrar o valor de 20 e 53?

  • Pra achar os números 20 e 53 somente sendo amigo da banca examinadora.  Eu pesquisei muito e ninguém consegue explicar isso de uma maneira lógica.

  • A explicação do amigo Leandro está estranha pq o camelo consome 1 banana por km percorrido.

  • Vi que muitas pessoas não enxergaram a lógica (matéria dessa questão) e estão procurando por questões resolvidas. Prestem atenção na lógica.

    a. Para o Camelo chegar na tribo SEM carga, ele consome 100 bananas, que é o limite de carga dele, portanto ele necessariamente faz paradas.

    b. O número de paradas é condicionado pela capacidade de carregar bananas, que é 100. Então vamos calcular quanto ele gasta para andar 1 km - lembrando que ele consome a banana previamente.

    c1. Das 300 bananas, ele come 1 e carrega outras 100 no primeiro km. Ou seja, ficaram 199 (=300-100-1) banana no km0 e 100 bananas no km1.

    c2. No km1 ele come outra banana para retornar e buscar mais carga. Ele deixa 99 bananas no km1 e retorna com nenhuma banana.

    c3. Das 199 bananas que ele deixou no km 0, 1 ele usa para abastecer e 100 ele carrega. Ou seja, restaram 98 (=199-100-1) bananas no km0 e ele chega com 100 no km1, que agora tem 199 (=99+100).

    c4. Como no c2, ele consome 1 banana do km1 para retornar sem carga, deixando 198 bananas no km1.

    c5. Por fim, ele consome 1 banana do km0 e chega finalmente ao km 1 com o restante das 97 (=98-1) bananas no km1. Somam-se as 97 às 198 e concluímos que ele fica com 295 bananas no km1. Conclusão, ele gasta 5 bananas por km percorrido.

    d. Só que esse gasto só se justifica por ele estar carregando uma carga superior ao dobro da sua capacidade. Com o gasto de 5 bananas por km, ele demora 20 km para reduzir a carga para 200 bananas (=300-20x5). Agora ele não precisa retornar tantas vezes. Repetindo a lógica das operações "c" acima, ele passa a gastar 3 bananas por km.

    e. Para reduzir a carga em mais 100 bananas, ele gasta 33km. Isso porque ele come a banana previamente, então há 1 banana que pode ser deixada para trás, já que seriam gastas duas para buscá-la.

    f. Temos então que após 53 km (=20+33), Jonas possui 100 bananas. A partir daqui, o Camelo já pode viajar com sua capacidade de carga, e ele gastará 47 bananas (1 por km) para chegar na tripo. 100-47=53 bananas.

  • Prezado Sr. André, não entendi o seu raciocínio. Encontrei o valor 40. Você saberia me dizer se esta questão foi anulada?

    obrigada.
  • Olá Sofia, tentei esmiuçar o meu raciocínio, apresentando-o etapa por etapa. Você poderia indicar qual destas etapas você não entendeu? Enumerei em ordem (a, b, c1, c2...) exatamente para facilitar nesse sentido. Não sei se a questão foi anulada, mas me dei por satisfeito por ter encontrado o gabarito certo. Você poderia me dizer também como encontrou o valor 40? Talvez assim possamos pensar juntos e encontrar a melhor resposta.

  • Questão totalmente incoerente.

    O camelo poderia, tranquilamente, andar 1 km e deixar as 98 bananas (1 da ída e 1 da volta para pegar as outras bananas) ----> voltar 1km (pegar mais 100 bananas e fazer o mesmo percurso inicial ----> voltar e pegar as outras 100 bananas e seguir os 100km até a tribo.

    Neste caso, ele chegaria à tribo com 196 bananas.

  • Resolução errada. Questão deve ter sido anulada, pois a resposta correta é 54. Usando a lógica 20 53, no km 53 é impossível deixar 67 bananas, pois é necessário subtrair deste valor as 33 bananas consumidas na volta, ou seja, só é possível deixar 34 bananas neste km.

    A resolução correta seria andar de 1 em 1 km levando todas as bananas possíveis e deixando-as no local.

    No km 1, conseguiriamos levar 295 bananas (3 idas, 2 voltas). Segue até 200 bananas consumindo 5 por km, ou seja, no km 20 temos 200 bananas. Neste km começam a ser necessários 3 bananas por km (2 idas, 1 volta). Se repete até 101 bananas, no km 53.

    Neste km começam a ser necessária 1 banana por km portanto, 101 no km 53... 54 no km 100

  • Sem noção a banca colocar uma questão dessa em um concurso, isso ai deveria estar em uma olimpíada de matemátina, no nível elevado de dificuldade. O fogo é que tem nego que não manja nada de nada, chuta e acerta, enquanto a galera que estudou acaba perdendo um tempão e no fim erra.

  • Não entendi a questão.

  • Resolvo essa questão nesse vídeo:

    https://youtu.be/PO8F6TDhlHU

    Ou então procure por Professor em Casa - Felipe Cardoso no YouTube =D

  • Exercício ridículo! Sem pé nem cabeça! Ave!

  • Essa é uma questão de construção de algoritmo, de uma prova para engenheiro de computação. É uma questão muito comum e manjada para quem estuda computação e teoria de algoritmos. Não é de raciocínio lógico!


ID
1109860
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Joana precisa descongelar um certo alimento no seu forno de micro-ondas, por 9 minutos, na potência máxima. Como o marcador de tempo do micro-ondas está quebrado, ela decidiu marcar o tempo apenas com a ajuda de duas am- pulhetas: uma que conta 4 minutos, e outra que conta 7 minutos. O alimento não precisa, necessariamente, ficar 9 minutos contínuos no forno, podendo ser descongelado em pequenos intervalos, desde que o tempo total de descongelamento não ultrapasse 9 minutos. O menor tempo, em minutos, necessário para Joana descongelar esse alimento, é:

Alternativas
Comentários
  • I. Vira-se as 2 ampulhetas zeradas. 

    II. ao fim de 4 minutos vira-se imediatamente a ampulheta de 4 minutos. (neste momento a ampulheta de 7 min. ainda deverá correr por mais três minutos restantes. 7-4=3

    III. apartir do momento em que a ampulheta de 4 min. foi virada, a ampulheta de 7 ainda estará correndo por 3 min, isto implica que ao ser zerada (a de 7) ainda restará 1 min para correr na ampulheta de 4 min. ( 4-3=1) Por isso a ampulheta de 7 deve ser acionada logo que zerar, assim começará a correr simultaneamente com o último minuto da ampulheta de 4 min. que formará um total de 8 minutos transcorridos desde o início da operação.

    IV. ao zerar a ampulheta de 4, a de 7 terá transcorrido apenas 1 minuto para baixo( o oitavo minuto), então bastará virá-la novamente no instante em que a de 4 minutos zerar que ela descerá por mais 1 exato minuto. (o nono).

    Para a solução se adequar é preciso desprezar as frações de segundos necessárias para girar cada ampulheta, mas é razoavelmente simples.

    A4....4 min.... (Zerada, Vira-se)......3 min.......(resta 1 min)............1 min.... ....(Zerada) 

    A7....4 min....(Restam 3 min.).......3 min..... (Zerada, Vira-se)......1 min........(Vira-se)......1 min = 4+3+1+1= 9 min.

  • MDC. 


    Gabarito A. 



  • Alguém sabe explicar essa, por gentileza?

  • Bom dia colegas,

    Essa questão é interessante porque não há necessidade de cálculo. Veja: pense você em casa com uma comida para descongelar, qual a forma mais rápida para fazer isso?? deixar descongelando naturalmente ou usar o micro-ondas???Claro, usar o micro-ondas.  Pois bem, se a questão disse que o tempo necessário no micro-ondas é 9 minutos, esse é o tempo mais rápido. Os outros dados da questão veio para fazer o concursando perder tempo...

     

  • A questão pede o tempo mínimo necessário para descongelar o alimento. Esse tempo está descrito logo no início da questão: 9 minutos. E mais: a própria questão diz que esse tempo NÃO PODE SER ULTRAPASSADO. Então, qualquer tempo superior a 9 minutos estará imediatamente errado.

    Portanto, a única alternativa possível é a A: 9 minutos.

    "Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?"

  • Fui por uma lógica única, o menor tempo só pode ser 9.

    a própria questão bate em cima disso, fica claro que esse é o menor tempo.

    MAS - usei 7 ( de uma am-pulheta) + 2 (da outra am-pulheta) para dar tempo total, os outros 2 é resto.

  • Fui por uma lógica única, o menor tempo só pode ser 9.

    a própria questão bate em cima disso, fica claro que esse é o menor tempo.

    MAS - usei 7 ( de uma am-pulheta) + 2 (da outra am-pulheta) para dar tempo total, os outros 2 é resto.


ID
1109863
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Rússia fechou um acordo com os Estados Unidos em setembro em relação à Síria. Putin disse que a cooperação para resolver o conflito irá ajudar a evitar uma intervenção militar no país do Oriente Médio. “Há todas as razões para acreditar que estamos no caminho certo”, disse Putin na conferência.

O presidente russo afirmou que o plano não poderia ter sido colocado em prática sem o apoio do presidente norte-americano, Barack Obama, e dos líderes de outras potências mundiais.

(http://g1.globo.com/mundo/siria/noticia/2013/10/potencias-mundiaisestao-no-caminho-certo-sobre-siria-diz-putin.html,

02.10.2013. Adaptado)

O acordo prevê a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/eua-e-russia-chegam-a-acordo-para-desarmar-arsenal-quimico-da-siria

    EUA podem ter arsenal nuclear, bases militares em tudo que é canto, mas os outros não podem ter nada, né? A Síria vive uma destruidora guerra civil que já dura mais de 2 anos, com milhares de mortos.

    Bons estudos!

  • A Rússia fechou um acordo com os Estados Unidos em setembro para acabar com as armas químicas na Síria. Putin disse que a cooperação para resolver o conflito irá ajudar a evitar uma intervenção militar no país do Oriente Médio.

    A Rússia é o país que mais apoiou o presidente sírio Bashar al-Assad durante a guerra civil no país, bloqueando diversas iniciativas ocidentais no Conselho de Segurança da ONU.

    Gabarito: C.


  • A guerra na Síria é consequência da Primavera Árabe, movimento que começou em 2010 na Tunísia e se espalhou por outros países do norte da África e do Oriente médio. O movimento teve como um dos principais aspectos reivindicações políticas das populações, que passaram a questionar as ditaduras que dominavam os países há décadas. Em alguns lugares, como no Egito, os ditadores foram depostos, mas, em outros países, como na Síria, os governos resistiram. No caso da Síria, a resistência do governo de Bashar al-Assad associada à continuação das manifestações e ao surgimento de grupos insurgentes levou à guerra civil que está em curso até os dias atuais no país. Em agosto de 2013, a guerra tomou novas proporções, uma vez que foram usadas armas químicas contra a população civil. Embora seja impossível identificar, com certeza, a autoria do ataque, isso levou a manifestações de países ocidentais contra o uso de tais armas. Os Estados Unidos, particularmente, queriam aprovar uma intervenção militar na Síria, o que seria improvável, já que a Rússia vetaria essa resolução no âmbito do Conselho de Segurança da ONU. Diante do impasse, Rússia e Estados Unidos conseguiram fechar um acordo envolvendo o governo sírio, onde se estabeleceu o compromisso de eliminação do arsenal de armas químicas da Síria, conforme se afirma na alternativa (C). 


    A alternativa correta é a letra (C). 



ID
1109866
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (19) que está “feliz” com a decisão da Justiça russa de libertar a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, que está presa na Rússia desde 19 de setembro devido a um protesto do Greenpeace contra (...).
Hoje, a Justiça concedeu liberdade provisória mediante pagamento de fiança, o que significa que ela responderá ao processo em liberdade, mas, provavelmente, não poderá deixar o país. Ao longo desta semana, todos os ativistas serão julgados por uma corte da cidade russa para saber se continuarão detidos ou se responderão em liberdade. Ao menos seis membros do Greenpeace já receberam a mesma decisão que favoreceu a brasileira.

(http://noticias.r7.com/internacional/dilma-diz-estar-feliz-com-a-decisaoda-justica-russa-de-libertar-ativista-brasileira-dogreenpeace-19112013,19.11.2013)

Esse grupo do Greenpeace fazia um protesto contra

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    Essa moça, recentemente, fez fotos sensuais em uma revista, meio duvidoso né?

    Entenda o caso:
    "Ana Paula Maciel e outros 29 ativistas de diferentes nacionalidades foram presos na Rússia em setembro deste ano. O grupo foi formalmente acusado de pirataria depois de tentar realizar uma ação de protesto em uma plataforma de petróleo na região do Ártico, a partir de uma embarcação do Greenpeace. A pena para este tipo de crime pode chegar a 15 anos de prisão."

    http://m.g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/10/ativista-presa-na-russia-faz-ginastica-na-cela-enquanto-aguarda-liberdade.html

    Bons Estudos!


  • A ativista brasileira, juntamente com outros 28 ativistas, foram presos ao tentar subir em uma plataforma de petróleo da GAZPROM, localizada em águas internacionais, mas próxima à Rússia, para manifestar contra a exploração de petróleo no Ártico. Depois de um tempo presa, a brasileira conseguiu liberdade provisória. Mais tarde, na última semana de dezembro de 2013, o Parlamento de Moscou aprovou ampla anistia ao grupo, que pôde deixar a Rússia. A brasileira Ana Paula regressou ao Brasil logo após a anistia. 


    A alternativa correta é a letra (E).



ID
1109872
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O relógio já contava mais de 2 minutos de silêncio quando o representante do único consórcio concorrente do leilão do maior campo de petróleo da história do Brasil sacou um envelope. O consórcio ofereceu à União o mínimo exigido, 41,65% da produção da área de Libra. Sem disputa, o governo vendeu no dia 21 de outubro, por 15 bilhões de reais, o direito de produzir, por 35 anos, petróleo e gás num campo do pré-sal com reservas estimadas entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris.

(Exame, 30.10.2013)

O consórcio é formado por duas empresas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    "Cinco empresas formam o consórcio que venceu o leilão da área do pré-sal de Libra, realizado nesta segunda-feira (21), no Rio de Janeiro. O grupo, formado pelas empresas Petrobras, Shell, Total, CNPC e CNOOC, foi o único a apresentar proposta."

    "A participação das empresas chinesas era esperada. A entrada da Total e da Shell, no entanto, surpreendeu os analistas ouvidos pelo G1. Isso porque o leilão do pré-sal foi o primeiro em regime de partilha - em que parte do petróleo extraído fica com a União - o que é visto por alguns analistas como desvantajoso em relação ao modelo de concessão."

    FONTE: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/10/conheca-quem-sao-empresas-que-formam-consorcio-vencedor-de-libra.html

    Bons Estudos!

  • Gabarito a)

    A Petrobras terá a maior participação no consórcio vencedor, de 40%. Isso porque, embora a proposta aponte uma fatia de 10% para a estatal, a empresa tem direito, pelas regras do edital, a outros 30%. A francesa Total e a Shell terão, cada uma, 20%. Já as chinesas CNPC e CNOOC terão 10% cada.

  • André considero q tu pensou na resposta certa porém informou a errada a correta e A.

  • André considero q tu pensou na resposta certa porém informou a errada a correta e A.

  • O consórcio formado pela Petrobras, a anglo-holandesa Shell, a francesa Total, e as estatais chinesas CNPC e CNOOC foi o único a fazer uma oferta e venceu o leilão do campo de Libra, no pré-sal, o maior campo de petróleo já descoberto no Brasil. 

    O grupo se dispôs a ofertar para a União 41,65% do óleo a ser produzido no local --esse é o percentual mínimo exigido.

    A Petrobras ficou com 40% de participação, incluindo o percentual de 30% obrigatório por lei. Shell e Total ficaram com 20% cada uma. As chinesas ficaram com 10% de participação cada uma.

    As empresas podiam fazer lances sozinhas, ou em grupo de até cinco. As chinesas eram maioria no leilão.

    O campo de Libra foi leiloado em um único bloco porque o governo brasileiro temia que uma divisão em lotes poderia criar impasses jurídicos, com a possibilidade de um campo vazar óleo para o outro, e a necessidade de acordos de unitização entre empresas, um imbróglio que ocorre quando há interligação entre reservatórios.

    Fonte:
    http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/21/resultado-leilao-pre-sal-libra.htm

  • Esse leilão foi feito em outubro de 2013 e foi vencido por um super consórcio que tinha como líder a Petrobras, que ficará com 40% de participação, além da anglo-holandesa Shell (20%), da francesa Total (20%), e das chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%).


    A alternativa correta é a letra (A). 



ID
1109887
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft PowerPoint 2010, na sua configuração padrão, a sequência a partir do guia de opções, para inserir um botão de ação em um Slide, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Tema favorito da VUNESP em 2013 que continua aparecendo em 2014. Botões de Ação.

    Confira em http://pt.scribd.com/doc/171535101/mapa-de-revisao-VUNESP-2013-para-DETRAN-SP-detalhado-em-A3 


  • inserir - ilustação = formas = botão de ação.

  • gaba: "C"

     

    Use o procedimento abaixo para adicionar uma ação a esses objetos também.

     

    Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clique em Formas e, em Botões de Ação, clique na forma de botão que você deseja adicionar.

     

    Clique em um um local do slide e arraste para desenhar a forma do botão.

     

    Na caixa Configurações da Ação, siga um destes procedimentos:

     

    Para escolher o comportamento do botão de ação quando você clicar nele no modo de exibição Apresentação de Slides, clique na guia Clique do Mouse.

     

    Para escolher o comportamento do botão de ação quando você mover o ponteiro sobre ele no modo de exibição Apresentação de Slides, clique na guia Mover o Mouse.

     

    fonte: https://support.office.com/pt-br/article/adicionar-comandos-%C3%A0-sua-apresenta%C3%A7%C3%A3o-com-bot%C3%B5es-de-a%C3%A7%C3%A3o-7db2c0f8-5424-4780-93cb-8ac2b6b5f6ce

     

    outa questão da banca envolvendo mesmo assunto:

     

    Um usuário criou uma apresentação no Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, com botões de ação com as seguintes características e ações: I. A apresentação tem 8 slides. II. No slide 2, ele criou 2 botões de ação: botão A para ir para o slide 5 e botão B para ir para o slide 7. III. Nos slides 5 e 6, ele criou um botão de ação em cada slide, com a ação “ir para o slide exibido mais recentemente”. Ao iniciar sua apresentação, esse usuário, a partir do slide 2, clicou no botão de ação A, e a apresentação foi para o slide 5. No slide 5, esse usuário pressionou ENTER, e a apresentação exibiu o slide 6. No slide 6, o usuário clicou no botão de ação “ir para o slide exibido mais recentemente”. Então, a apresentação voltou para o slide 5.

     

    Ano: 2017Banca: VUNESPÓrgão: Câmara de Valinhos - SPProva: Assistente Administrativo

     

    mais questões parecidas:

     

    Ano: 2013Banca: VUNESPÓrgão: CETESBProva: Técnico Administrativo - Recursos Humanos

  • Assertiva C

    Na guia “Inserir”, no grupo “Ilustrações”, clique em “Formas” e, em Botões de Ação, clique na forma de botão que você deseja adicionar. Clique em um local do slide e arraste para desenhar a forma do botão

    2014/2017/2018


ID
1111414
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Todos chegarão lá

RIO DE JANEIRO - O Brasil está envelhecendo. Segundo instituições oficiais calculam, 20% da população terá mais de 60 anos em 2030. É o óbvio: vive-se mais, morre-se menos e as taxas de fecundidade estão caindo - e olhe que nunca se viram tantos gêmeos em carrinhos duplos no calçadão de Ipanema.

Em números absolutos, esperam-se perto de 50 milhões de idosos em 2030 - imagine o volume de Lexotan, Viagra e fraldas geriátricas que isso vai exigir. Não quer dizer que a maioria desses macróbios seguirá o padrão dos velhos de antigamente, que, mal passados dos 60, equipados com boina, cachecol, suéter e cobertor nas pernas, eram levados para tomar sol no parquinho.

Como a sociedade mudou muito, creio que os velhos de 2030 se parecerão cada vez mais com meus vizinhos do Baixo Vovô, aqui no Leblon - uma rede de vôlei frequentada diarmente por sexa ou septuagenários, com músculos invejáveis e capazes de saques mortíferos. A vida para eles nunca parou. Para eles, o lema é: se não se trabalha, diverte-se. Por sorte, a aceitação do velho é agora maior do que nunca.

Bem diferente de 1968 - apogeu de algo que me parecia fabri- cado, chamado “Poder Jovem” -, em que ser velho era quase uma ofensa. À idade da razão, que deveria ser a aspiração de todos, sobrepunha-se o que Nelson Rodrigues denunciava como “a razão da idade” - a juventude justificando todas as injustiças e ignomínias (como as ocorridas na China, em que velhos eram humilhados publicamente por serem velhos, durante a Revolução Cultural).

Enquanto naquela mesma época o rock era praticado por jovens esbeltos, bonitos e de longas cabeleiras, para uma plateia de rapazes e moças idem, hoje, como se viu no Rock in Rio, ele é praticado por velhos carecas, gordos e tatuados, para garotos que podiam ser seus netos. Já se pode confiar em maiores de 60 anos e, um dia, todos chegarão lá.

Considere as passagens do texto:

(...) seguirá o padrão dos velhos de antigamente, que, mal passados dos 60(...) eram levados (...) (2.° parágrafo)

(...) hoje, como se viu no Rock in Rio, ele é praticado por velhos carecas,(...) (5.° parágrafo)

É correto afirmar que os termos destacados estabelecem, respectivamente, entre as orações, relações de sentido deas passagens do texto:

Alternativas
Comentários
  • mal é subordinada temporal, quando, mal, até que, enquanto, assim que, logo que, agora que, depois que, a primeira vez que, a segunda vez que, a última vez que, ...;

    como = conforme vai ser subordinada conformativa, conformativas: conforme, consoante, segundo, como, de acordo com;

    Lembrando que o como pode ser:
    Aditiva: como = e;
    Comparativa: como = tal qual;
    Conformativa: como = conforme;
    Causal: como (no começo da frase) = visto que
  • A primeira oração não tem nenhuma palavra em destaque.

  • Na primeira frase a palavra mal tem sentido de tempo.

    Já na segunda como pode ser substituída por conforme.

    Logo, tempo e conformidade.

  • Gabarito. C.

    mal = temporal

    como = pode ser substituída por consoante logo é conformativa.

  • Gab C : Temporais:  indicam uma marcação de tempo . As conjunções  mais comuns são : Quando , Mal, logo que,Apenas (sinônimo de quando) No momento que,Enquanto

    Conformidade: Introduzem uma ideia  de estar de acordo , conforme , Como, Segundo, Consoante em Consonância  com que .

    Avante ;)


  • O mal, por regra, é um advérbio de modo, porém, existem situações em que advérbios mudam de sentido, isso foi o que ocorreu com o "mal" da alternativa ao ser empregado na oração com sentido de tempo, causando uma oração subordinada temporal. O mesmo ocorre com o advérbio "como", empregado na oração com sentido de conformidade. Alternativa c é a correta. 

  • Conjunção Subordinativa Adverbial Temporal: Quando, sempre que, mal, logo que...

    Conjunção Subordinativa Adverbial Conformativa: Conforme, que (pode substituir por "conforme"), de acordo com, segundo consoante...

  • Conforme, consoante, segundo, como(=conforme) ------ Essas são as conjunções conformativas.

  • Gabarito C

     

     

    CONJUNÇÕES COORDENATIVAS:

     

    Conclusivas: logo, pois, então, portanto, assim, enfim, por fim, por conseguinte, conseguintemente, consequentemente, donde, por onde, por isso. 

    Adversativas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, senão, não obstante, aliás, ainda assim. 

    Aditivas:  e, nem, também, que, não só...mas também, não só...como, tanto...como, assim...como. 

    Explicativa:  isto é, por exemplo, a saber, ou seja, verbi gratia, pois, pois bem, ora, na verdade, depois, além disso, com efeito que, porque, ademais, outrossim, porquanto.

    Alternativa: ou...ou, já...já, seja...seja, quer...quer, ora...ora, agora...agora.

     

    CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS:

     

    Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

    Proporcionais: quanto mais...tanto mais, ao passo que, à medida que, quanto menos...tanto menos, à proporção que.

    Causais: já que, porque, que, visto que, uma vez que, sendo que, como, pois que, visto como.

    Condicionais: se, salvo se, caso, sem que, a menos que, contanto que, exceto se, a não ser que, com tal que. 
    Conformativa: consoante, segundo, conforme, da mesma maneira que, assim como, com que.

    Finais: Para que, a fim de que, que, porque.
    Comparativa: como, tal como, tão como, tanto quanto, mais...(do) que, menos...(do) que, assim como.

    Consecutiva: tanto que, de modo que, de sorte que, tão...que, sem que.
    Concessiva: embora, ainda que, conquanto, dado que, posto que, em que, quando mesmo, mesmo que, por menos que, por pouco que, apesar de que. 

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Gabarito C.

    Uma observação, pois é sensacional o uso da palavra mal no sentido temporal, não é frequente e, dependendo do contexto, complica muito.

    FORÇA!

  • Pra acrescentar nos estudos.

    Conforme + verbo = Conjunção Conformativa

    Conforme - verbo = Preposição Acidental

  • Assertiva c

    (...) seguirá o padrão dos velhos de antigamente, que, mal passados dos 60(...) eram levados (...) (2.° parágrafo)

    ma l= tempo;

    (...) hoje, como se viu no Rock in Rio, ele é praticado por velhos carecas,(...) (5.° parágrafo)

     como = conformidade.

    1. mal é subordinada temporal: quando, mal, até que, enquanto, assim que, logo que, agora que, depois que, a primeira vez que, a segunda vez que, a última vez que, ...;

    1. como = conforme é subordinada conformativa: conforme, consoante, segundo, como, de acordo com;

    Lembrando que o como pode ser:

    Aditiva: como = e;

    Comparativa: como = tal qual;

    Conformativa: como = conforme;

    Causal: como (no começo da frase) = visto que

  • Tempo. Assim que (que também tem sentido de Mal)


ID
1118449
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

RIO DE JANEIRO - O Brasil está envelhecendo. Segundo instituições oficiais calculam, 20% da população terá mais de 60 anos em 2030. É o óbvio: vive-se mais, morre-se menos e as taxas de fecundidade estão caindo - e olhe que nunca se viram tantos gêmeos em carrinhos duplos no calçadão de Ipanema.

Em números absolutos, esperam-se perto de 50 milhões de idosos em 2030 - imagine o volume de Lexotan, Viagra e fraldas geriátricas que isso vai exigir. Não quer dizer que a maioria desses macróbios seguirá o padrão dos velhos de antigamente, que, mal passados dos 60, equipados com boina, cachecol, suéter e cobertor nas pernas, eram levados para tomar sol no parquinho.

Como a sociedade mudou muito, creio que os velhos de 2030 se parecerão cada vez mais com meus vizinhos do Baixo Vovô, aqui no Leblon - uma rede de vôlei frequentada diariamente por sexa ou septuagenários, com músculos invejáveis e capazes de saques mortíferos. A vida para eles nunca parou. Para eles, o lema é: se não se trabalha, diverte-se.

Por sorte, a aceitação do velho é agora maior do que nunca. Bem diferente de 1968 - apogeu de algo que me parecia fabricado, chamado “Poder Jovem” -, em que ser velho era quase uma ofensa. À idade da razão, que deveria ser a aspiração de todos, sobrepunha-se o que Nelson Rodrigues denunciava como “a razão da idade” - a juventude justificando todas as injustiças e ignomínias (como as ocorridas na China, em que velhos eram humilhados publicamente por serem velhos, durante a Revolução Cultural).

Enquanto naquela mesma época o rock era praticado por jovens esbeltos, bonitos e de longas cabeleiras, para uma plateia de rapazes e moças idem, hoje, como se viu no Rock in Rio, ele é praticado por velhos carecas, gordos e tatuados, para garotos que podiam ser seus netos. Já se pode confiar em maiores de 60 anos e, um dia, todos chegarão lá.

Assinale a alternativa correta, segundo a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • D) Mortífero - Sentido Figurado.

    Em relação ao seu SIGNIFICADO as palavras se subdividem assim:

    Sentido Próprio - é o sentido literal, ou seja, o sentido comum que costumamos dar a uma palavra.

    Sentido Figurado - é o sentido "simbólico""figurado", que podemos dar a uma palavra. Que depende do contexto.

    Fonte: http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/oficial-de-justica-tjm-sp/lingua-portuguesa-sentido-proprio-e-figurado-das-palavras.html


  • a-) Não se inicia oração com pronome

    b-) O correto seria: 20% dos habitantes terão mais de 60 anos em 2030.

    c-) se remete à todos ficarão velhos

    d-) mortíferos está em sentido conotativo (figurado)

    e-) correta. "Bem" está no sentido de muito, portanto diz respeito à intensidade

  •            Gabarito e

               a) Em – É o óbvio: vive-se mais, (...) (1.° parágrafo) – a frase continua correta, alterando-se a posição do pronome oblíquo para antes do verbo: É o óbvio: se vive mais, (...) incorreto, pois não se usa próclise antes de pausa e sim ênclise.

               b) Em – (...) 20% da população terá mais de 60 anos em 2030. (1.º parágrafo) – a concordância verbal mantém- -se correta, substituindo-se “população” por “habitantes”: 20% dos habitantes terá mais de 60 anos em 2030 incorreto, 20% da população terá(singular), substituindo população por habitantes(plural), o verbo deveria ir para o plural também, assim: 20% dos habitantes terão.

               c) Em – Já se pode confiar em maiores de 60 anos e, um dia, todos chegarão lá. (5.° parágrafo) – o termo destacado refere-se a Rock in Rio. incorreto, O termo em destaque refere-se à velhice e não ao rock in Rio

               d) Em – (...) frequentada diariamente por sexa ou septua- genários, com músculos invejáveis e capazes de saques mortíferos. (3.° parágrafo) – o termo destacado está empregado com sentido próprio. incorreto, o termo destacado está no sentido figurado

               e) Em – Bem diferente de 1968 – apogeu de algo que me parecia fabricado, chamado “Poder Jovem” (...) (4.° pará grafo) – o termo em destaque expressa circunstância de intensidade. correto (bem, adverbio de intensidade)


  • Vou concentrar meu comentário na ultima questão que é a correta. O adverbio é uma classe gramatical invariável quanto ao número e gênero - varia quanto ao grau - que imprime circunstância a um verbo, adjetivo e a um outro advérbio. Primeiro, a palavra "bem" é advérbio, pois antecede um outra advérbio, "diferente", imprimindo-lhe uma circunstância. Segundo, essa circunstância tem sentido de intensidade, "bem" sendo o mesmo que "muito" ou "bastante". Portanto, a questão está correta ao afirmar que o termo em destaque expressa circunstância de intensidade. 

  • Advérbios de Intensidade: bastante, bem, demais, mais, menos, muito, pouco, assaz, quase, quanto, tanto, tão, demasiado, meio, todo, completaMENTE, demasiadaMENTE, excessivaMENTE - Nos casos de MODO...quase todos os advérbios terminados em - MENTE

  • E) BEM = muito , bastante

    Alternativa(e)

  • Essa é a típica questão que faz vc perder tempo de prova até chegar na óbivia letra E.

     

     

    Continue, continue... NÃO DESISTA !!!

     

  • Assertiva E

    Em – Bem diferente de 1968 – apogeu de algo que me parecia fabricado, chamado “Poder Jovem” (...) (4.° parágrafo) – o termo em destaque expressa circunstância de intensidade.

  • ADVÉRBIO DE INTENSIDADE

    - Muito

    - Demais

    - Pouco

    - Tão

    - Bastante

    - Mais

    - Menos

    - Demasiado

    - Quanto

    - Quão

    - Tanto

    - Assaz

    - Que (=Quão)

    - Tudo

    - Nada

    - Todo

    - Quase

    - Extremamente

    - Intensamente

    - Grandemente

    - Bem

  • Gabarito e

              a) Em – É o óbvio: vive-se mais, (...) (1.° parágrafo) – a frase continua correta, alterando-se a posição do pronome oblíquo para antes do verbo: É o óbvio: se vive mais, (...) incorreto, pois não se usa próclise antes de pausa e sim ênclise.

              b) Em – (...) 20% da população terá mais de 60 anos em 2030. (1.º parágrafo) – a concordância verbal mantém- -se correta, substituindo-se “população” por “habitantes”: 20% dos habitantes terá mais de 60 anos em 2030 incorreto, 20% da população terá(singular), substituindo população por habitantes(plural), o verbo deveria ir para o plural também, assim: 20% dos habitantes terão.

              c) Em – Já se pode confiar em maiores de 60 anos e, um dia, todos chegarão lá. (5.° parágrafo) – o termo destacado refere-se a Rock in Rio. incorreto, O termo em destaque refere-se à velhice e não ao rock in Rio

              d) Em – (...) frequentada diariamente por sexa ou septua- genários, com músculos invejáveis e capazes de saques mortíferos. (3.° parágrafo) – o termo destacado está empregado com sentido próprio. incorreto, o termo destacado está no sentido figurado

              e) Em – Bem diferente de 1968 – apogeu de algo que me parecia fabricado, chamado “Poder Jovem” (...) (4.° pará grafo) – o termo em destaque expressa circunstância de intensidade. correto (bem, adverbio de intensidade)


ID
1118473
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

(...) cerca de 800 mil servidores federais foram para casa em licenças não remuneradas, de um total de 4,1 milhões, incluindo militares. (...)

Mas o apagão do governo começou a provocar cenas simbólicas na tevê americana, como o fechamento à visitação da Estátua da Liberdade, em Nova York, e panteões dedicados a ex-presidentes, como Lincoln, em Washington.

(Folha de S.Paulo, 02.10.2013)


Essa situação ocorreu porque;

Alternativas
Comentários

ID
2315437
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à administração e configuração do Aleph 500, tem-se que ele permite

( ) gerar seu relatório pessoal de consulta e de inclusão de folksonomias aos registros encontrados e selecionados.
( ) visualizar os empréstimos atuais e renovar materiais de acordo com políticas de circulação da biblioteca.
( ) solicitar materiais usando funções tais como reserva, entrega domiciliar de documentos e empréstimos entre bibliotecas.
( ) definir o idioma da interface e o formato de exibição dos registros.
( ) visualizar o histórico dos empréstimos efetuados.

Considerando V = Verdadeiro e F = Falso, a ordem das afirmações, de cima para baixo, será:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Thalita Gama

    Fonte:https://santabiblioteconomia.com.br/2014/03/21/analise-de-prova-emplasa-empresa-paulista-de-planejamento-metropolitano-organizadora-vunesp-fevereiro-2014/


ID
2315440
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A definição mais comum para metadados é dados sobre dados, também definidos como dados estruturados que descrevem e facilitam a recuperação de recursos de informação. Os tipos principais de metadados são:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Fonte: http://cintialourenco.eci.ufmg.br/downloads/466-986-1-PB.pdf

    Thalita Gama


ID
2315443
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O XML é uma linguagem de marcação que consegue armazenar todo tipo de dados, descrevendo-os. Essa capacidade do XML também é chamada de dados

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Dica: https://www.tecmundo.com.br/programacao/1762-o-que-e-xml-.htm

    Thalita Gama


ID
2315446
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em 1945, Vannevar Bush, preocupado com o crescimento da produção e registro da informação, seu armazenamento e, principalmente, sua consulta e seleção, apresentou o Memex, um dispositivo mecanizado que possibilitava ao indivíduo armazenar seus livros, seus registros, suas anotações e suas comunicações com extrema velocidade e flexibilidade. É correto afirmar que ele estava, nesse momento, prevendo a existência

Alternativas
Comentários
  • Letra D biblioteca digital

    Thalita Gama

  • Letra D

    MEMEX: Máquina imaginada para auxiliar a memória e guardar conhecimento.

  • A reflexão sobre Bibliotecas Digitais remete a Vannevar Bush, considerado o precursor dessa inovação. Preocupado com o crescimento da produção e registro da informação, seu armazenamento e principalmente a sua consulta e seleção previu, em 1945, o futuro dos repositórios de informação e apresentou o Memex, de sua criação “um dispositivo em que o indivíduo armazenará seus livros, seus registros, suas anotações, suas comunicações. O dispositivo será mecanizado de modo a poder ser consultado com extrema velocidade e flexibilidade” (BUSH, 1945).

    Gab. D

    Fonte: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=8304


ID
2315449
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os repositórios institucionais oferecem os recursos e os mecanismos necessários à gestão da informação científica no ambiente de universidades e dos institutos de pesquisa. Por conta do contexto em que estão inseridos, os repositórios institucionais, além da identificação, aquisição, organização e armazenamento, consideram como influência na implementação da gestão da informação científica três categorias:

Alternativas
Comentários
  • Letra C-

    Dica: https://kuramoto.files.wordpress.com/2009/11/por-que-para-quem-e-como-criar-ri.pdf

    Thalita Gama - Santa Bliblioteconomia

  • Sabendo que a dimensão econômica sempre tem que ser levada em consideração na implantação de um RI, já dava pra eliminar várias alternativas e responder por eliminação.

    Gab. E

  • "Repositórios institucionais oferecem os recursos e mecanismos necessários para a adequada gestão da informação científica no ambiente de universidades e institutos de pesquisa. Por conta do contexto em que estão inseridos, repositórios institucionais, além da identificação, aquisição, organização, armazenamento, preservação, recuperação e disseminação, consideram a infraestrutura social, cultural, legal e econômica que influencia a implementação da gestão da informação científica." (LEITE, 2009, p. 26)

    LEITE, Fernando César Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: IBICT, 2009. 120 p. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/775/4/Como%20gerenciar%20e%20ampliar%20a%20visibilidade%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica%20brasileira.pdf


ID
2315452
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A automação dos serviços da biblioteca possibilita realizar o processamento e a disponibilização adequada de uma quantidade crescente de informações. A utilização cada vez maior desse recurso pode alterar, prioritariamente

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Thalita Gama- Santa Biblioteconomia


ID
2315455
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Sistemas com protocolo Z39.50 propiciam a realização de pesquisa em vários sistemas de informação por meio de

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    "Z39.50 z39.50 protocol BIB INF protocolo de busca e recuperação de informações, aprovado pela National Information Standard Organization (NISO), que permite pesquisar bases de dados sem a necessidade de se conhecer os comandos de um determinado sistema. "O z39.50 é um protocolo com arquitetura cliente-servidor, especialmente criado para busca e recuperação de informação em base de dados distintas, utilizando uma interface de usuário comum. [...] O protocolo serve para acessar catálogos de outras instituições, independentemente do sistema utilizado, promove acesso simultâneo a catálogos, compartilha registros bibliográficos, possui interface única para diferentes fonte: catálogos, bases comerciais, CD-ROMs etc., implementa catálogos coletivos virtuais, dentre outras funções" (COR, p. 39-40)" (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 381)

     

     

  • Fonte: Thalita Gama - Santa Biblioteconomia

  • Conforme Rosetto (1997, p. 2):

    Sistemas com protocolo Z39.50 propiciam a realização de pesquisa em vários sistemas de informação distribuídos por meio de única interface de busca.

    Gab. A

    Fonte: https://www.scielo.br/j/ci/a/FC5YNhBv5Bkbm5Chb97pF5N/?lang=pt


ID
2315458
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Alguns serviços de informação requerem que o usuário apresente um código (CPF) ou a carteirinha da biblioteca para se fazer a busca no banco de dados que contém o modelo armazenado de sua impressão digital, isto é, o scanner captura a impressão digital do usuário e realiza uma comparação entre a digital capturada e o modelo armazenado no banco de dados. Esse recurso é definido como medida de características

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Thalita Gama - Santa Biblioteconomia

  • Biometria é definida como a medida de características fisiológicas que podem ser utilizadas para verificar a identidade de uma pessoa.

    É necessário que o usuário apresente um código (CPF) ou a carteirinha da biblioteca para se fazer à busca no banco de dados que contem o modelo armazenado de sua impressão digital previamente coletado, isto é, o scanner captura a impressão digital do usuário e realiza automaticamente uma comparação (1:1) entre a digital capturada pelo scanner e o modelo que está armazenado no banco de dados.

    Gab. B

    Fonte: https://www.fclar.unesp.br/Home/Biblioteca/folder_biometria.pdf


ID
2315461
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Surgido em 2003, a partir da customização do Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da Universidade de British Columbia, esse software é distribuído pelo IBICT. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)


    O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.

    Gab. D

    Fonte: IBICT


ID
2315464
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A metodologia SCIELO é formada por módulos integrados que possibilitam, ao mesmo tempo, a publicação de textos completos de artigos, seu armazenamento em bases de dados e sua recuperação eficiente e imediata. A metodologia inclui também um módulo para o controle e a medida de uso de periódicos na Internet, assim como de seu impacto mediante a produção de relatórios. Esta última característica permite

Alternativas
Comentários
  • Fonte: https://santabiblioteconomia.com.br/2014/03/21/analise-de-prova-emplasa-empresa-paulista-de-planejamento-metropolitano-organizadora-vunesp-fevereiro-2014/

  • "A metodologia SciELO é formada por módulos integrados que possibilitam, ao mesmo tempo, a publicação de textos completos de artigos, seu armazenamento em bases de dados e sua recuperação eficiente e imediata. A metodologia inclui também um módulo para o controle e a medida de uso de periódicos na Internet, assim como de seu impacto mediante a produção de relatórios, a partir dos quais especialistas poderão analisar a literatura científica incluída na biblioteca. Esses relatórios são baseados em indicadores e critérios quantitativos e em técnicas e métodos bibliométricos."

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651998000200023&lang=pt


ID
2315467
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Apesar de qualquer frequência de RIFD poder ser empregada nos sistemas utilizados em acervos bibliográficos e documentais, as soluções atualmente implantadas convergem para a frequência de

Alternativas

ID
2315470
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A tecnologia RFID permite a identificação e o inventário das obras contidas no acervo bibliográfico de forma rápida e segura, sem erros, desde que

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: B

    Fonte: https://santabiblioteconomia.com.br/2014/03/21/analise-de-prova-emplasa-empresa-paulista-de-planejamento-metropolitano-organizadora-vunesp-fevereiro-2014/


ID
2315473
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma rede internacional de bibliotecas digitais de dissertações e teses, criada pela Universidade de Virginia Tech, em 1997. Trata-se de uma rede que adota um modelo distribuído de operacionalização, o que permite aos diferentes nós (membros) que a constituem manter a

Alternativas
Comentários
  • "Descrição : A Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD) é uma organização internacional que promove a criação, acesso e preservação de teses e dissertações eletrônicas (ETDs) de instituições acadêmicas em todo o mundo. O Catálogo União NDLTD fornece acesso a mais de um milhão ETDs.

    É composto por grandes ferramentas de busca, como VTLS ( é uma ferramenta poderosa e abrangente para expor todo o conteúdo do catálogo de bibliotecas, repositório institucional, ou de outro sistema de destino) e ouras ferramentas para procurar países ou regiões específicas.

    Ou seja é algo que padroniza como as publicações são disponibilizadas mas casa biblioteca pode ter a liberdade necessária de decidir quem acessa o que ou como é acessado. "

    Resposta certa: A

    Fonte: Santa Biblioteconomia


ID
2315476
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, mantida pelo IBICT, tem o objetivo de integrar, em um único portal, os repositórios de teses e dissertações existentes no país. Para instituições que possuem um repositório usando tecnologia própria, o IBICT apoia tecnicamente a implementação do protocolo

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: D

    Fonte: https://santabiblioteconomia.com.br/2014/03/21/analise-de-prova-emplasa-empresa-paulista-de-planejamento-metropolitano-organizadora-vunesp-fevereiro-2014/

  • A BDTD opera em dois nivéis de integração. Para instituições que já possuem um repositório de teses e disertações usando tecnologia própria, o IBICT apoia tecnicamente a implementação do protocolo OAI-PMH.

    Gab. D

    Fonte: http://sitehistorico.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/biblioteca-digital-Brasileira-de-teses-e-dissertacoes-bdtd


ID
2315479
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O DOI identifica um conteúdo digital e fornece um endereço persistente para a sua localização na internet. Ele começa por um

Alternativas
Comentários
  • Tipo e questão que não avalia em nada o candidato!

  • A estrutura:

     

    10.9999/y.yyyy.2010.12.001

    (prefixo)/(sufixo)

    (editora)/(objeto digital)

  • Alternativa E. Questões de decoreba infelizmente são muito presentes na nossa área...

  • Meu Deus!

  • A sintaxe DOI é definida pela norma ANSI/NISO Z39.84-2000: Syntax for the Digital Object Identifier, a

    qual estabelece, resumidamente, as seguintes regras: o DOI é constituído de dois componentes, “prefixo” e

    “sufixo”. Todo prefixo começa pelo Código de Diretório, que atualmente é sempre “10”.

    Exemplo/:

    <Código do Diretório>.<Código de Registro>/ <Seqüência Sufixo DOI>

    Os sufixos, no domínio de um gestor de conteúdos, podem ser assinalados para recursos de

    qualquer tamanho ou granularidade - livros, artigos, resumos, música, mapas, etc. -, ou para qualquer tipo de arquivo - texto, áudio, vídeo, imagem, software, etc. Fica por conta do gestor decidir o nível ou

    granularidade da identificação, baseado na natureza dos recursos a serem distribuídos e/ou vendidos eletronicamente (International DOI Foundation, 2006).

    Exemplo:

    O DOI “10.1016/S1057-2317(03)00016-X” tem como prefixo “10.1016”, que identifica o gestor/produtor/distribuidor do conteúdo; enquanto o sufixo, dado pela seqüência “S1057-2317(03)00016-X” identifica um objeto específico e único, ou seja, neste exemplo, o artigo: MARCONDES, Carlos Henrique;

    SAYÃO, Luis Fernando. Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The International Information & Library

    Review, v.35, n.2-4, p.265-279, June-December 2003.

    SAYÃO, L. F. Interoperabilidade das bibliotecas digitais: o papel dos sistemas de identificadores persistentes – URN, PURL, DOI, Handle System, CrossRef e OpenURL. Transinformação, Campinas, v. 19, n. 1, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tinf/v19n1/06.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2022.

    Alternativa E


ID
2315482
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O processo de indexação, como elemento essencial da política, é afetado por um conjunto de variáveis que influem na recuperação da informação. Essas variáveis são:

Alternativas
Comentários
  • O processo de indexação, como elemento essencial da política, é afetado por um conjunto de variáveis que influem na recuperação da informação. Essas variáveis são:

    A maneabilidade, autoridade, precisão, atualidade e sinonímia.

    B conteúdo, revocação, estrutura, uso da linguagem e qualidade.

    C uniformidade, características linguísticas, especificidade, sinonímia e gestão.

    D cobertura de assuntos, seleção, aquisição, controle de linguagem e continuidade.

    E exaustividade, especificidade, escolha da linguagem, revocação e precisão

  • "Neste eixo, as variáveis correspondem aos aspectos que interferem no processo de indexação e que influem na recuperação da informação, sendo estas: exaustividade, especificidade, escolha da linguagem, revocação e precisão"

    Dal’Evedove, Paula Regina; Fujita, Mariângela Spotti Lopes. A pesquisa sobre política de indexação no Brasil: avanços e desafios. Scire. 17:2 (jul.-dic. 2015) 49-56. ISSN 1135-3716.

  • Conforme Fujita (2012, p. 23):

    [...]. Por sua vez, o processo de indexação, como elemento essencial da política, é afetado por um conjunto de variáveis que influem na recuperação da informação. Essas variáveis, segundo Carneiro (1985), são: exaustividade, especificidade, a escolha da linguagem, revocação e precisão.

    Gab. E

    GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes [editores]. Política de indexação. São Paulo : Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012. 260p


ID
2315485
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O registro da política de indexação em um manual é fundamental não só para a uniformidade de condutas, processos e normas mas também para

Alternativas
Comentários
  • O registro da política de indexação em um manual é fundamental não só para a uniformidade de condutas, processos e normas, mas, também, para garantir a avaliação futura com base no que está registrado. Guimarães (2004, p. 50)

  • Conforme Fujita (2012, p. 22):

    [...]. O registro da política de indexação em um manual é fundamental não só para a uniformidade de condutas, processos e normas, mas, também, para garantir a avaliação futura com base no que está registrado.

    Gab. A

    FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A política de indexação para representação e recuperação da informação. In: GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA Mariângela Spotti Lopes. Política de indexação (Ed.) São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012. 260p. Cap 1. p. 17-28.


ID
2315488
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na biblioteca, até a chegada de um registro do conhecimento às mãos do usuário, há um caminho de serviços e atividades a ser percorrido. De maneira geral, esse caminho pode compreender a etapa de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. A questão foi retirada do livro "Catalogação no plural", assim, as etapas até a chegada de um registro do conhecimento nas mãos dos usuários são:

    1) localização

    2) seleção

    3) Obtenção - registro pode ser real ou ciberespacial (estar no computador)


ID
2315491
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Mey e Silveira (2009), a diferença fundamental entre a informação registrada em bases de dados ou catálogos bibliográficos e aquela dos registros em metadados consiste no fato de a primeira

Alternativas
Comentários
  • "A diferença fundamental entre a informação registrada em bases de dados ou catálogos e aquela dos registros em metadados consiste no fato de a primeira se colocar externamente ao recurso descrito, enquanto a segunda está contida no próprio recurso de acesso remoto.

    Dentre as vantagens obtidas com os metadados, que resultaram em seu desenvolvimento e aplicação,e estão:

    a) a rapidez do registro bibliográfico, concomitante à rapidez da própria mídia do conhecimento.

    b) a normalização requerida a um registro bibliográfico - não encontrada nos grandes e populares serviços de busca, que demonstram excessiva revocação e baixíssima relevância - e esta normalização possibilita alto índice de relevância.

    c) a possibilidade de busca por campo, como nos catálogos, o que também influi na relevância dos recursos remoto recuperados."


    Fonte: livro "Catalogação no plural"

  • Acrescentando...

    Conforme Mey & Silveira (2009, p. 133):

    A diferença fundamental entre a informação registrada em bases de dados ou catálogos e aquela dos registros em metadados consiste no fato de a primeira se colocar externamente ao recurso descrito, enquanto a segunda está contida no próprio recurso de acesso remoto (como a catalogação na publicação para livros impressos).

    Gab. D

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.


ID
2315494
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A padronização dos registros bibliográficos na catalogação é um subsídio fornecido aos profissionais da biblioteca para que possam

Alternativas
Comentários
  • "A padronização dos registros bibliográficos na catalogação é um subsídio fornecido aos profissionais para que possam unificar informações e facilmente transportá-las pelas redes de computadores. É uma tarefa em constante aprimoramento e dela depende não apenas o conhecimento de números, símbolos e suas representações dentro de um contexto sistematizado, mas o acompanhamento das mudanças tecnológicas e as consequentes adequações desses padrões a novos recursos informacionais" (RODRIGUES; TEIXEIRA, 2010, p. 47) 

    Gabarito: C

    Fonte:

    RODRIGUES, Márcia Carvalho; TEIXEIRA, Marcelo Votto. Aplicabilidade dos campos 490 e 800-830 do Formato MARC 21 para Dados Bibliográficos. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 39 n. 3, p.47-60, set./dez., 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/fz9yttLMWZY6rjpZsMk8NdG/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 21 out. 2021. 

    Além disso, há uma análise dessa prova feita pelo Santa Biblioteconomia:

    https://santabiblioteconomia.com.br/2014/03/21/analise-de-prova-emplasa-empresa-paulista-de-planejamento-metropolitano-organizadora-vunesp-fevereiro-2014/


ID
2315497
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação a padrões na web como, por exemplo, HTML ou XHTML, é mencionado como importante separar a estrutura da apresentação de um documento, porque controlar a apresentação de um documento na web resulta mais fácil quando a estrutura e a apresentação estão separadas. Nesse sentido, a estrutura consiste

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Um documento HTML válido precisa seguir obrigatoriamente a estrutura composta pelas tags <html>, <head> e <body> e a instrução <!DOCTYPE>. Vejamos cada uma delas:

    Na estrutura do nosso documento, antes de tudo, inserimos uma tag <html>. Dentro dessa tag, é necessário declarar outras duas tags: <head> e <body>. Essas duas tags são "irmãs", pois estão no mesmo nível hierárquico em relação à sua tag "pai", que é <html>.

    A tag <head> contém informações sobre nosso documento que são de interesse somente do navegador, e não dos visitantes do nosso site. São informações que não serão exibidas na área do documento no navegador.

    Fonte: https://www.caelum.com.br/apostila-html-css-javascript/introducao-a-html-e-css/#estrutura-de-um-documento-html

    A partir destas informações, é possível fazer por eliminação e chegar na alternativa C. O HTML nada mais é que uma linguagem de marcação da WEB, utilizada para marcar estruturalmente seu conteúdo.


ID
2315500
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à aquisição de publicações seriadas, tem-se que

( ) em geral elas demandam mais trabalho, no conjunto das atividades da biblioteca, pois, devido à sua própria periodicidade, exigem um acompanhamento minucioso.
( ) a aquisição não termina quando se faz o pagamento da assinatura, mas só se conclui após o recebimento de todos os fascículos ou volumes correspondentes a essa assinatura.
( ) a possibilidade de reclamações de falhas quanto ao recebimento de fascículos está restrita a um período de seis meses após o término da assinatura.

Considerando V = Verdadeiro e F = Falso, a ordem das afirmações, de cima para baixo, será:

Alternativas

ID
2315503
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Caracterizam-se por permitir o acesso sem barreiras, surgindo como uma alternativa ao modelo tradicional de publicação científica. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Caracterizam-se por permitir o acesso sem barreiras, surgindo como uma alternativa ao modelo tradicional de publicação científica. Trata-se

    A das publicações de acesso livre.

    B das ferramentas de busca na internet.

    C dos e-books.

    D das bases de dados.

    E dos periódicos eletrônicos.

    O modelo de publicação Open Access (OA) é uma forma alternativa de disseminação da produção acadêmica, na qual a revista garante o acesso livre, irrevogável e irrestrito ao artigo, a partir da data de sua publicação online. Nesses, inverte-se a lógica de restrição do acesso, e se facilita a reprodução total ou parcial e o desenvolvimento e distribuição de obras derivadas. Busca-se tirar o proveito máximo das tecnologias de informação e de comunicação, em constante evolução, visando a ampliar o compartilhamento da informação e, consequentemente, promover o desenvolvimento científico. Nesse modelo define-se os direitos dos leitores à reutilização, ao copyright, à disponibilização do artigo na Internet (posting) e ao reconhecimento automatizado do conteúdo (machine readability). As editoras adotam políticas mais ou menos abertas em cada uma dessas dimensões (). A reutilização é regulamentada por licenças Creative Commons - CC (), sendo as menos restritivas adotadas por editoras com políticas mais abertas.

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2013000200001


ID
2315506
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na gestão de fontes eletrônicas e digitais, cabe ao bibliotecário

Alternativas

ID
2315509
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Estuda a organização dos setores científicos e tecnológicos a partir das fontes bibliográficas e patentes para identificar os atores, suas relações e suas tendências. Trata-se da

Alternativas
Comentários
  • Fiquei um pouco confusa com essa questão!! Por que a resposta não pode ser a letra A?

     

    No Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, a cienciometria é definida como: "Disciplina que tem por objetivo "medir as atividades de pesquisa cientifíca e tecnológica (PCT) mediante insumos (mão-de-obra, investimentos) e produtos (equipamentos, produtos, publicações; a ICT)".

  • Bibliometria – “A aplicação da matemática e métodos estatísticos para livros e outras mídias de comunicação” (Pritchard, 1969, p 349). Esta é a área original de estudo que abrange livros e publicações em geral. O termo “bibliometria” foi proposto pela primeira vez por Otlet (1934; cf. Rousseau, 2014).

  • Questão extraída de um artigo.

    A bibliometria estuda a organização dos setores científicos e tecnológicos a partir das fontes bibliográficas e patentes, para identificar os atores, suas relações e suas tendências. Ao contrário, a cienciometria trata de várias medições da literatura, dos documentos e de outros meios de comunicação, embora a bibliometria se relacione à produtividade e utilidade científica. 

    ARAÚJO, Ronaldo Ferreira; ALVARENGA, Lídia. A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 31, p.51-70, 2011


ID
2315512
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

The Research Assignment

  Students today have access to so much information that they need to weigh the reliability of sources. Any resource – print, human, or electronic – used to support your research inquiry has to be evaluated for its credibility and reliability. In other words, you have to exercise some quality control over what you use. When you use the print and multimedia materials found in your college library, your evaluation task is not so complicated because librarians have already established the credibility and appropriateness of those materials for academic research. The marketplace forces publishers to be discriminating as well.

  Data collected in interviews of persons whose reliability is not always clearly established should be carefully screened, especially if you present this material as expert opinion or as based on knowledge of your topic. And you may have even more difficulty establishing trustworthiness for electronic sources, especially Web and Internet sources.

  Because the Internet and World Wide Web are easy to use and accessible, Web material is volatile – it changes, becomes outdated, or is deleted. Its lack of consistency and sometimes crude form make Web information suspect for people who use it for research. Because there is frequently no quality control over Web information, you must critically evaluate all the material you find there, text and graphics alike.

(http://www.umuc.edu/writingcenter/onlineguide/ chapter4-07.cfm-27.10.2013. Adaptado)

According to the text, librarians

Alternativas
Comentários
  • e-

    They aid in academic reaearch by furnishing the inquirying student with the right material for their research needs


ID
2315515
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

The Research Assignment

  Students today have access to so much information that they need to weigh the reliability of sources. Any resource – print, human, or electronic – used to support your research inquiry has to be evaluated for its credibility and reliability. In other words, you have to exercise some quality control over what you use. When you use the print and multimedia materials found in your college library, your evaluation task is not so complicated because librarians have already established the credibility and appropriateness of those materials for academic research. The marketplace forces publishers to be discriminating as well.

  Data collected in interviews of persons whose reliability is not always clearly established should be carefully screened, especially if you present this material as expert opinion or as based on knowledge of your topic. And you may have even more difficulty establishing trustworthiness for electronic sources, especially Web and Internet sources.

  Because the Internet and World Wide Web are easy to use and accessible, Web material is volatile – it changes, becomes outdated, or is deleted. Its lack of consistency and sometimes crude form make Web information suspect for people who use it for research. Because there is frequently no quality control over Web information, you must critically evaluate all the material you find there, text and graphics alike.

(http://www.umuc.edu/writingcenter/onlineguide/ chapter4-07.cfm-27.10.2013. Adaptado)

According to the text, Web information may

Alternativas
Comentários
  • d-

    Because the Internet and World Wide Web are easy to use and accessible, Web material is volatile – it changes, becomes outdated, or is deleted. Its lack of consistency and sometimes crude form make Web information suspect for people who use it for research.


ID
2315518
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

The Research Assignment

  Students today have access to so much information that they need to weigh the reliability of sources. Any resource – print, human, or electronic – used to support your research inquiry has to be evaluated for its credibility and reliability. In other words, you have to exercise some quality control over what you use. When you use the print and multimedia materials found in your college library, your evaluation task is not so complicated because librarians have already established the credibility and appropriateness of those materials for academic research. The marketplace forces publishers to be discriminating as well.

  Data collected in interviews of persons whose reliability is not always clearly established should be carefully screened, especially if you present this material as expert opinion or as based on knowledge of your topic. And you may have even more difficulty establishing trustworthiness for electronic sources, especially Web and Internet sources.

  Because the Internet and World Wide Web are easy to use and accessible, Web material is volatile – it changes, becomes outdated, or is deleted. Its lack of consistency and sometimes crude form make Web information suspect for people who use it for research. Because there is frequently no quality control over Web information, you must critically evaluate all the material you find there, text and graphics alike.

(http://www.umuc.edu/writingcenter/onlineguide/ chapter4-07.cfm-27.10.2013. Adaptado)

O termo its em – Any resource – print, human, or electronic – used to support your research inquiry has to be evaluated for its credibility and reliability. In other words, you have to exercise some quality control over what you use. – refere-se a

Alternativas
Comentários
  • a-

    Resource é o sujeito da oração principal, referenciado por anáfora pelo pronome possessivo 'its'. A credibilidade em questao é a do recurso.


ID
2315521
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

The Research Assignment

  Students today have access to so much information that they need to weigh the reliability of sources. Any resource – print, human, or electronic – used to support your research inquiry has to be evaluated for its credibility and reliability. In other words, you have to exercise some quality control over what you use. When you use the print and multimedia materials found in your college library, your evaluation task is not so complicated because librarians have already established the credibility and appropriateness of those materials for academic research. The marketplace forces publishers to be discriminating as well.

  Data collected in interviews of persons whose reliability is not always clearly established should be carefully screened, especially if you present this material as expert opinion or as based on knowledge of your topic. And you may have even more difficulty establishing trustworthiness for electronic sources, especially Web and Internet sources.

  Because the Internet and World Wide Web are easy to use and accessible, Web material is volatile – it changes, becomes outdated, or is deleted. Its lack of consistency and sometimes crude form make Web information suspect for people who use it for research. Because there is frequently no quality control over Web information, you must critically evaluate all the material you find there, text and graphics alike.

(http://www.umuc.edu/writingcenter/onlineguide/ chapter4-07.cfm-27.10.2013. Adaptado)

A palavra even em – And you may have even more difficulty establishing trustworthiness for electronic sources, especially Web and Internet sources. – implica

Alternativas
Comentários
  • c-

    "Even" pode ser omitido sem perda gramatical ao periodo. Porem, sua presença implica um impacto a mais na oração onde aparece. Nao significa somentre mais dificil; mas até mesmo mais difícil


ID
2315524
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

The Research Assignment

  Students today have access to so much information that they need to weigh the reliability of sources. Any resource – print, human, or electronic – used to support your research inquiry has to be evaluated for its credibility and reliability. In other words, you have to exercise some quality control over what you use. When you use the print and multimedia materials found in your college library, your evaluation task is not so complicated because librarians have already established the credibility and appropriateness of those materials for academic research. The marketplace forces publishers to be discriminating as well.

  Data collected in interviews of persons whose reliability is not always clearly established should be carefully screened, especially if you present this material as expert opinion or as based on knowledge of your topic. And you may have even more difficulty establishing trustworthiness for electronic sources, especially Web and Internet sources.

  Because the Internet and World Wide Web are easy to use and accessible, Web material is volatile – it changes, becomes outdated, or is deleted. Its lack of consistency and sometimes crude form make Web information suspect for people who use it for research. Because there is frequently no quality control over Web information, you must critically evaluate all the material you find there, text and graphics alike.

(http://www.umuc.edu/writingcenter/onlineguide/ chapter4-07.cfm-27.10.2013. Adaptado)

A palavra weigh em – Students today have access to so much information that they need to weigh the reliability of sources. – é corretamente substituída por

Alternativas
Comentários
  • a-

    É possível responder pelo contexto porque trata da necessidade dos alunos em julgar fontes biográficas para pesquisas. Obviamente, eles devem fazer um balanço do que é confiável ou não