SóProvas



Prova ADM&TEC - 2018 - CONIAPE - Professor de Língua Inglesa


ID
5196253
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
II. Apenas nos processos de avaliação mais complexos o educador deverá considerar seriamente alguns critérios e princípios. No espaço escolar, por exemplo, as decisões estão sempre nas mãos dos mesmos sujeitos: diretores e coordenadores. Isso faz com que o peso da avaliação fique diluído e coloca o professor do lugar daquele que deve realizar a avaliação a partir de critérios previamente estabelecidos, de preferência, individualmente.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996 e sobre os Processos Avaliativos. O candidato deve julgar cada assertiva como verdadeira ou falsa. Vejamos:

    I. Verdadeira.

    "Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores."

     II. Falsa.

    "Mesmo nos processos de avaliação mais simples, sabemos que para tomar determinadas decisões faz-se necessário que alguns critérios e princípios sejam considerados seriamente. Não é o mesmo avaliar a roupa que iremos usar por conta do clima, se compararmos com a avaliação que fazemos sobre os rumos de nosso projeto de vida. As implicações são bem diferentes. Pois bem, o mesmo acontece na escola. No entanto, no espaço escolar, nem sempre as decisões estão nas mãos dos mesmos sujeitos: estudantes, professores, diretores, coordenadores, pais, responsáveis. Na maioria das vezes, a tomada de decisão fica sob a responsabilidade dos professores e/ou do conselho de classe. Isso faz com que o peso da avaliação fique redobrado e coloca o professor no lugar daquele que deve realizar tal tarefa a partir de critérios previamente estabelecidos, de preferência, coletivamente."

    Referência bibliográfica: FERNANDES, Cláudia de Oliveira.  Indagações sobre currículo : currículo e avaliação / [Cláudia de Oliveira Fernandes, Luiz Carlos de Freitas] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 

    Portanto, a primeira assertiva é verdadeira e a segunda falsa.

    Gabarito: B


ID
5196259
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade permitir que os pais das crianças possam trabalhar.
II. Avaliar é um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é apenas parte do todo. A avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar a atuação futura. Essa é a base da distinção entre medir e avaliar. Medir refere-se ao presente e ao passado e visa obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes. Avaliar refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro. Portanto, medir não é avaliar, ainda que o medir faça parte do processo de avaliação.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão quer que julguemos cada assertiva abaixo como verdadeira ou falsa conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. Vejamos:

    I. Falsa.

    O erro foi dizer que a finalidade é permitir que os pais das crianças possam trabalhar. Vejam o texto legal:

    De acordo com o artigo 29 da LDB: “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”

    II. Verdadeira.

     "Estudar apenas para a prova é uma maneira honesta, mas simplória, de se tornar capaz de um “desempenho de um dia”. Isso não constrói uma verdadeira competência, mas permite iludir, durante uma prova escrita ou oral. Em uma noite, um aluno que não compreendeu nada, não trabalhou antes e nada sabe não pode se tornar um bom aluno, mas isso basta, às vezes, para salvar as aparências (PERRENOUD, 1999, p.69)."

    Coloquei o texto de PERRENOUD para poder ajudar no entendimento, embora a assertiva esteja bem autoexplicativa, mas em miúdos, ela informa que medir é ver quanto o aluno tirou em uma prova sem se importar com todo o contexto, enquanto que avaliar é fazer de forma qualitativa uma análise do aluno ao longo do tempo. Vejam também o que diz a LDB:

    De acordo com o artigo 24, II, A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; (...)"

    Portanto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Referência bibliográfica: PERRENOUD, Philippe. Avaliação: Da excelência à regularização das aprendizagens – Entre duas lógicas – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999

    Gabarito do monitor: C


ID
5196265
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O ensino fundamental consiste em uma dos níveis da Educação Básica. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), o Ensino Fundamental é obrigatório, tem duração de 9 (nove) anos, inicia-se aos 6 (seis) anos de idade e tem por objetivo a formação básica para o trabalho.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Segundo a LDB, a educação abrange os processos formativos que acontecem em espaços para além da escola, tais como movimentos sociais, organizações da sociedade civil, manifestações culturais, dentre outros.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do Ensino Fundamental é a FORMAÇÃO BÁSICA DO CIDADÃO !

  • A questão quer que julguemos cada assertiva abaixo como verdadeira ou falsa conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. Vejamos:

    I. Falsa.

    O erro foi dizer que o ensino fundamental tem o objetivo básico para o trabalho. Vejam o texto legal:

    De acordo com o artigo 32 da LDB: "O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante; (...)"

    II- Verdadeira.

    De acordo com o artigo 1º da LDB: "A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais."

    Portanto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Gabarito do monitor: C

  • O ensino fundamental consiste em uma etapa da Educação Básica.


ID
5196301
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A prefeitura de Lagoa Azul possui um tanque para reserva de combustível com as seguintes dimensões: 3,75m de altura, 6,4m de largura e 13,6m de comprimento. Atualmente, 32% desse tanque encontra-se preenchido com combustível. Se as normas internas determinam que deve haver pelo menos 90m³ de combustível no tanque, então o volume atual de combustível no tanque está abaixo da determinação normativa.
II. Reginaldo é autor de peças de teatro e escreveu uma obra dramática em 58 dias, escrevendo 36 páginas por dia, em média. Se ele tivesse escrito 18 páginas por dia, teria concluído essa obra em menos de 120 dias.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196439
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. São bens da União os terrenos de marinha e seus acrescidos, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
II. Apenas a União e os Estados poderão instituir impostos, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da organização do Estado, em especial no que tange aos bens da União, além de conhecimento acerca da organização constitucional das competências. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

     

    Assertiva I: está correta. Conforme art. 20. São bens da União: [...] VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos.

     

    Assertiva II: está incorreta. Segundo art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: [...].

     

    Portanto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

     

    Gabarito do professor: letra b.

  • Gabarito B

    @concurseiropapamike


ID
5196457
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ronaldo leu um artigo em 62 dias, lendo 16 páginas por dia. Se tivesse lido 32 páginas por dia, teria concluído a leitura desse artigo em 31 dias.
II. A prefeitura de Lagoa Azul arrecadou no mês 1 a quantia de R$ 45.600,00 em impostos. No mês 2, a arrecadação foi de R$ 36.100,00. A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que a redução na arrecadação foi de 16,7% entre os meses considerados.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Na primeira, bastou multiplicar 62 dias por 16 páginas resultando em 992 páginas, que posteriormente, foi dividido por 32 páginas diárias chegando ao resultado de 31 dias. Portanto, a I está correta. Quanto a segunda, bastou calcular 16,7% de 45.600,00 chegando ao resultado de 37.984,8. Logo, esta está incorreta. GABARITO: B

ID
5196466
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?

Você já deve ter ouvido que, em doses moderadas, o álcool pode até ser vantajoso. Ora, vários estudos comprovam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. E uma boa parcela da população toma seu drinque no fim de semana sem riscos. O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública - e motivo de grande preocupação entre os pais de adolescentes.

 No Brasil, meninos e meninas começam a beber, em média, entre os 10 e 13 anos. E o padrão de consumo mais frequente na adolescência é o binge, ou “beber para embriagar-se”, prática associada a comportamentos de risco, como dirigir alcoolizado e fazer sexo desprotegido, entre outros. Aos 17 anos, quase 40% dos estudantes brasileiros relatam já ter ficado bêbado alguma vez. Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?

Medidas restritivas não bastam. Até porque a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente. Os gestores públicos precisam, então, investir em políticas de prevenção, e os pais têm que estar mais atentos.

Nos últimos dez anos tenho ajudado a desenvolver estratégias nesse sentido, buscando evidências do que funciona para adaptar à realidade local, sempre com uma pitada de inovação. No programa “Na Responsa”, aplicado em parceria com ONGs e escolas, são realizadas atividades com jovens em diversos locais do país. Práticas que funcionam são multiplicadas.

Um exemplo é a “Balada sem álcool”, evento idealizado em Heliópolis, na capital paulista, em que o jovem tem uma experiência de diversão intensa sem bebida alcoólica. O programa - que já inspirou o Movimento Pé no Chão, implantado nas 5 300 escolas públicas de São Paulo - aborda também temas como consciência e empoderamento, com conteúdo todo produzido de jovem para jovem.

(Adaptado. Bettina Grajcer. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/)

Com base no texto 'Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?', leia as afirmativas a seguir:

I. Outras possibilidades de substituição do pronome relativo, no trecho “... vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente”, seriam “no qual” e “em que”.
II. No trecho “... para adaptar à realidade local...”, o fenômeno da crase ocorreu devidamente, assim como no exemplo: “Bebida alcoólica pode causar dependência química e, em excesso, provoca graves males à saúde”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196469
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?

Você já deve ter ouvido que, em doses moderadas, o álcool pode até ser vantajoso. Ora, vários estudos comprovam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. E uma boa parcela da população toma seu drinque no fim de semana sem riscos. O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública - e motivo de grande preocupação entre os pais de adolescentes.

 No Brasil, meninos e meninas começam a beber, em média, entre os 10 e 13 anos. E o padrão de consumo mais frequente na adolescência é o binge, ou “beber para embriagar-se”, prática associada a comportamentos de risco, como dirigir alcoolizado e fazer sexo desprotegido, entre outros. Aos 17 anos, quase 40% dos estudantes brasileiros relatam já ter ficado bêbado alguma vez. Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?

Medidas restritivas não bastam. Até porque a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente. Os gestores públicos precisam, então, investir em políticas de prevenção, e os pais têm que estar mais atentos.

Nos últimos dez anos tenho ajudado a desenvolver estratégias nesse sentido, buscando evidências do que funciona para adaptar à realidade local, sempre com uma pitada de inovação. No programa “Na Responsa”, aplicado em parceria com ONGs e escolas, são realizadas atividades com jovens em diversos locais do país. Práticas que funcionam são multiplicadas.

Um exemplo é a “Balada sem álcool”, evento idealizado em Heliópolis, na capital paulista, em que o jovem tem uma experiência de diversão intensa sem bebida alcoólica. O programa - que já inspirou o Movimento Pé no Chão, implantado nas 5 300 escolas públicas de São Paulo - aborda também temas como consciência e empoderamento, com conteúdo todo produzido de jovem para jovem.

(Adaptado. Bettina Grajcer. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/)

Com base no texto 'Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?', leia as afirmativas a seguir:

I. Assim como no trecho “Medidas restritivas não bastam.”, a concordância verbal foi realizada devidamente no exemplo: “Bastam de reclamações por hoje! É possível resolver tudo sem que haja discussões”.
II. Assim como no excerto “Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?”, o sinal de interrogação foi devidamente usado no exemplo: “Gostaríamos de saber quando a população será capaz de, em ato único, conseguir lutar por seus direitos?”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196568
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido? 

Você já deve ter ouvido que, em doses moderadas, o álcool pode até ser vantajoso. Ora, vários estudos comprovam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. E uma boa parcela da população toma seu drinque no fim de semana sem riscos. O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública - e motivo de grande preocupação entre os pais de adolescentes.

No Brasil, meninos e meninas começam a beber, em média, entre os 10 e 13 anos. E o padrão de consumo mais frequente na adolescência é o binge, ou “beber para embriagar-se”, prática associada a comportamentos de risco, como dirigir alcoolizado e fazer sexo desprotegido, entre outros. Aos 17 anos, quase 40% dos estudantes brasileiros relatam já ter ficado bêbado alguma vez. Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?

Medidas restritivas não bastam. Até porque a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente. Os gestores públicos precisam, então, investir em políticas de prevenção, e os pais têm que estar mais atentos.

Nos últimos dez anos tenho ajudado a desenvolver estratégias nesse sentido, buscando evidências do que funciona para adaptar à realidade local, sempre com uma pitada de inovação. No programa “Na Responsa”, aplicado em parceria com ONGs e escolas, são realizadas atividades com jovens em diversos locais do país. Práticas que funcionam são multiplicadas.

Um exemplo é a “Balada sem álcool”, evento idealizado em Heliópolis, na capital paulista, em que o jovem tem uma experiência de diversão intensa sem bebida alcoólica. O programa - que já inspirou o Movimento Pé no Chão, implantado nas 5 300 escolas públicas de São Paulo - aborda também temas como consciência e empoderamento, com conteúdo todo produzido de jovem para jovem.

 (Adaptado. Bettina Grajcer. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/)

Com base no texto 'Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?', leia as afirmativas a seguir:

I. O pronome relativo no trecho “... em que o jovem tem uma experiência...” poderia ser substituído por “aonde” sem prejudicar a harmonia morfossintática do texto.
II. Assim como no trecho “Medidas restritivas não bastam.”, a concordância verbal foi realizada devidamente no exemplo: “Bastam de sacrifícios inúteis para acabar com a fome no mundo!”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196571
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para o aluno de Língua Estrangeira, a ausência de conhecimento de mundo não apresenta grande dificuldade no engajamento discursivo, mesmo se não dominar o conhecimento sistêmico na interação oral ou escrita na qual estiver envolvido.
II. Em linhas gerais, a aprendizagem de uma Língua Estrangeira deve impossibilitar que o aluno, ao se envolver nos processos de construir significados nessa língua, se constitua em um ser discursivo no uso de uma língua estrangeira.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196574
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete privativamente ao Presidente da República sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, exceto expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.
II. A Constituição Federal de 1988 poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art, 60 § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

  • Gabarito: D

    CF, Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;

    CF, Art. 60, § 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

  • Vamos à análise das alternativas:

    I – ERRADO - Para o deslinde da questão, é interessante entender um pouco sobre a estrutura do Poder Executivo, onde verifica-se a existência de duas funções primordiais diversas, a de Chefe de Estado e de Chefe de Governo. Nossa Constituição adotou presidencialismo, determinando a junção dessas duas funções, a serem realizadas pelo Presidente da República, prevendo-as no artigo 84, CF/88.


                Desta forma, como chefe de Estado, o presidente representa, pois, nas suas relações internacionais (art.84, VII e VIII, XIX), além de corporificar a unidade interna do Estado. Como Chefe de Governo, a função presidencial corresponde à representação interna, na gerência dos negócios internos, tanto de natureza política (participação no processo legislativo), como as de natureza substancialmente administrativa (art.84, I, II, III, IV, V, VI, IX a XXVIII), exercendo a liderança da política nacional, pela orientação das decisões gerais e pela direção da máquina administrativa.

                A assertiva versa sobre a função de chefe de governo estabelecida no artigo 84, IV, CF/88, em que afirma que compete privativamente ao Presidente da República sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.

    II – ERRADO - Inicialmente, é importante mencionar que a Constituição Federal prevê em seu artigo 59 o rol de espécies normativas primárias, ou seja, aquelas que retiram seu fundamento de validade diretamente da Carta Magna, estando as emendas à Constituição no inciso I.

    As emendas constitucionais obedecem a procedimento e quórum especiais, e que após aprovadas viram normas constitucionais sujeitas ao controle de constitucionalidade.

    A PEC pode ser apresentada em qualquer uma das casas, tanto a Câmara dos Deputados, como o Senado Federal, sendo certo que deve respeitar o quórum para apresentação, que é de 1/3 dos membros da Casa.

                Sobre a assertiva, estabelece o artigo 60, §1º, CF/88 que a Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

                Logo, as duas assertivas estão incorretas.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D


ID
5196577
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No âmbito da comunicação organizacional, contexto é a referência, situação ou norteador de mensagem.
II. Na perspectiva do usuário dos serviços públicos, o servidor público municipal assume o papel de representante da organização.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196580
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar que são bens da União os potenciais de energia hidráulica.
II. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete privativamente ao Supremo Tribunal Federal exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca de assuntos constitucionais diversificados. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

     

    Assertiva I: é verdadeira. Conforme art. 20. São bens da União: [...] VIII - os potenciais de energia hidráulica.

     

    Assertiva II: é falsa. Conforme art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: [...] II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal.

     

    Portanto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

     

    Gabarito do professor: letra b.


ID
5196586
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O processo de aprendizagem é um fator relevante que deve ser considerado no momento do planejamento da organização da Educação Básica.
II. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Ensino Fundamental é facultativo, tem duração máxima de 6 (seis) anos, é gratuito na escola pública, inicia-se aos 9 (nove) anos de idade e tem por objetivo a formação técnica do cidadão.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão quer que julguemos as assertivas abaixo como verdadeira ou falsa conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. Vejamos:

    I- Verdadeira.

    De acordo com o artigo 23 da LDB: "A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar."

    II- Falsa.

    A assertiva faz muitas afirmações falsas: o Ensino Fundamental é facultativo, tem duração máxima de 6 (seis) anos, inicia-se aos 9 (nove) anos de idade e tem por objetivo a formação técnica do cidadão. Enumerei essas quatro afirmações para vermos o erro. Vejam a forma correta:

    De acordo com o artigo 32 da LDB: "O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante (...)"

    Portanto, a primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.

    Gabarito do monitor: B


ID
5196592
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, os municípios só poderão atuar em outros níveis de ensino (além da Educação Infantil) quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
II. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos no campo profissional.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/1996. O candidato deve julgar cada afirmativa como verdadeira ou falsa. Vejamos:

    I. Falsa.

    O erro está em dizer que além da educação infantil só poderá atuar em outros níveis com algumas condições, o que não é verdade, pois o município atua com prioridade no ensino fundamental. Para outros níveis que precisará de condições cumpridas. Vejam o texto legal:

    De acordo com o artigo 11, V, da LDB: "Os Municípios incumbir-se-ão de: oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino."

    II. Falsa.

    O erro foi incluir campo profissional. Vejam o texto legal:

    De acordo com o artigo 29 da LDB: "A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

    Portanto, ambas as assertivas são falsas.

    Gabarito do monitor: D


ID
5196598
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O trabalho com Língua Estrangeira no Ensino Fundamental exige do professor um aprofundamento sobre alguns aspectos essenciais para a organização do ensino: a caracterização dos alunos e a complexidade que representa a aprendizagem de uma outra língua.
II. Ao longo do Ensino Fundamental, espera-se com o ensino de Língua Estrangeira que o aluno seja capaz de construir consciência linguística, exceto consciência crítica, dos usos que se fazem da língua estrangeira que está aprendendo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196601
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Igualmente como ocorre em outras disciplinas do currículo, na aprendizagem de línguas o que se tem a aprender é também, imediatamente, o uso do conhecimento, ou seja, o que se aprende e o seu uso devem vir juntos no processo de ensinar e aprender línguas.
II. Em linhas gerais, a aprendizagem de uma Língua Estrangeira deve diminuir o conhecimento sobre linguagem que o aluno construiu sobre sua língua materna, por meio de comparações com a língua estrangeira em vários níveis.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Eu que agradeço pela gentileza, Hellen. te desejo muito sucesso! Bons estudos!
  • Só não fica claro, pois ele usa o termo "equivalente", quando deveria usar, simbolicamente representado. Enfim, parabéns pra quem interpretou a subjetividade do CESPE.

  • Equivalência também significa representação simbólica, ele pode dar uma frase e perguntar se a frase pode ser representada por "aqueles" símbolos, que foi o caso da questão!


ID
5196604
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O ensino de uma língua estrangeira na escola tem um papel importante à medida que permite aos alunos entrar em contato com outras culturas, com modos diferentes de ver e interpretar a realidade.
II. Ao longo do Ensino Fundamental, espera-se com o ensino de Língua Estrangeira que o aluno seja capaz de utilizar outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em situações diversas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196607
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A demanda de conhecimento de língua estrangeira na sociedade de hoje coloca para o professor o desafio de partir da heterogeneidade de experiências e interesses dos alunos para organizar formas de desenvolver o trabalho escolar de maneira a incorporar seus diferentes níveis de conhecimento e ampliar as oportunidades de acesso a ele.
II. Ao longo do Ensino Fundamental, espera-se com o ensino de Língua Estrangeira que o aluno seja capaz de reconhecer que o aprendizado de uma ou mais línguas lhe impossibilita o acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196610
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao longo do Ensino Fundamental, espera-se com o ensino de Língua Estrangeira que o aluno seja capaz de identificar no universo que o cerca as línguas estrangeiras que cooperam nos sistemas de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngue e compreendendo o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico.
II. Ao ensinar uma língua estrangeira, é essencial uma compreensão teórica do que é a linguagem, tanto do ponto de vista dos conhecimentos necessários para usá-la quanto em relação ao uso que fazem desses conhecimentos para construir significados no mundo social.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196613
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que são bens da União os recursos minerais, exceto os do subsolo.
II. À luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar ser função institucional do Ministério Público desamparar judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    As duas afirmativas são falsas.

    Art. 20. São bens da União:

    IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    V - defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas;

    FONTE: CF 1988

  • A questão exige conhecimento acerca da organização do Estado, em especial no que tange aos bens da União, além de conhecimento acerca das funções institucionais do Ministério Público. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

     

    Assertiva I: está incorreta. Conforme art. 20. São bens da União: [...] IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo.

     

    Assertiva II: está incorreta. Na verdade, trata-se do oposto de desemparar. Segundo art. 129. São funções institucionais do Ministério Público: Conforme V – defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas.

     

    Portanto, as duas afirmativas são falsas.

     

    Gabarito do professor: letra d.


ID
5196616
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são bens da União as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
II. O atendimento ao público é referenciado de diversas formas e, na maioria das vezes, com predicativos que sinalizam uma porta para o sucesso, uma característica pessoal e, quase sempre, uma chance de fazer melhor.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca de assuntos diversificados. Analisemos as assertivas, com base na CF/88:

     

    Assertiva I: está correta. Conforme art. 20. São bens da União: [...] XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

     

    Assertiva II: está correta. O atendimento ao público é referenciado de diversas formas e, na maioria das vezes, com predicativos que sinalizam uma porta para o sucesso, uma marca, uma característica pessoal e, quase sempre, uma chance de fazer melhor. Certos aspectos característicos do atendimento ao cliente podem ser considerados como indispensáveis para quem atende pessoas. São eles: resiliência, comunicação corporal e empatia (vide Q966813 - INAZ do Pará - 2018 - CRF-PE - Analista - Gestão de Pessoas).

     

    Portanto, as duas afirmativas são verdadeiras.

     

    Gabarito do professor: letra a.


ID
5196622
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar ser função institucional do Ministério Público promover, privativamente, a ação penal privada, na forma da lei.
II. No contexto da comunicação organizacional, canal é o meio pelo qual é transmitida a mensagem.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

    FONTE: CF 1988

    ITEM II CORRETO: Canal de comunicação: meio físico ou virtual, que assegura a circulação da mensagem, por exemplo, ondas sonoras, no caso da voz. O canal deve garantir o contato entre emissor e receptor.

    FONTE: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/teoria-da-comunicacao-emissor-mensagem-e-receptor.htm?

  • Passemos diretamente às assertivas.

    I – ERRADO - Constitucionalmente, o MP abrange duas grandes Instituições, sem que haja qualquer relação de hierarquia e subordinação entre elas: o Ministério Público da União e o Ministério Público dos Estados, conforme artigo 128, CF/88.

    Trata-se de instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art.127, CF/88).

    O artigo 129, CF/88 traz um rol não taxativo de funções institucionais do MP, sendo certo que o inciso I estabelece que é função institucional do MP promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei.

                Logo, o item I está incorreto.

    II – CORRETO – Canal, dentro do contexto da comunicação, é o meio que promove a circulação da mensagem. O canal deve garantir a ponte entre emissor e receptor.

                Assim, a assertiva II é verdadeira e a I é falsa.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

     


ID
5196625
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete privativamente à Câmara dos Deputados nomear e exonerar os Ministros de Estado.
II. É bem da União o mar territorial, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    I - nomear e exonerar os Ministros de Estado;

    Art. 20. São bens da União:

    VI - o mar territorial;

    FONTE: CF 1988

  • Olá, pessoal! 

    A questão pede ao candidato que analise duas assertivas a fim de apontar se são verdadeiras ou falsas conforme a Constituição.

    Vejamos:

    I - Art. 84, inciso I, compete ao privativamente ao Presidente da República. ASSERTIVA FALSA;

    II - Art. 20, inciso VI. ASSERTIVA VERDADEIRA. 

    A assertiva II se encontra verdadeira e a I é falsa.

    GABARITO LETRA C.




ID
5196628
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que são bens da União as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos.
II. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que compete aos Estados instituir impostos sobre propriedade predial e territorial urbana.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    Art. 20. São bens da União:

    X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos;

    Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

    I - propriedade predial e territorial urbana;

    FONTE: CF 1988

  • Trata-se de questão que mescla temas diversos de Direito Constitucional.

    I. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que são bens da União as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos.

    CERTO. Conforme o art. 20, X, as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos são bens da União.

    II. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que compete aos Estados instituir impostos sobre propriedade predial e territorial urbana..

    ERRADO. Conforme o art. 156, I, compete aos Municípios instituir impostos sobre a propriedade predial e territorial urbana.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra B.


ID
5196634
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Amanda está viajando de carro da cidade X para a cidade Y. No primeiro dia de viagem, ela percorreu 123,7 km. No segundo, percorreu 334,8 km. No terceiro dia, ela percorreu 45,7 km. A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que Amanda percorreu, em média, cerca de 148 km por dia de viagem.
II. A raiz quadrada de 729 corresponde a 27.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196640
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O resultado da expressão 30+(10:10) é 4.
II. Um terreno em formato de quadrado com todas as arestas medindo 17,5m tem 45% da sua área ocupada por um jardim. Diante dos dados apresentados, é correto afirmar que o referido jardim possui área superior a 130m².

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196643
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Vinicius trabalha em uma empresa de software e precisa escrever um manual para os servidores de uma prefeitura que utilizam seu sistema. Ao longo de 65 dias, Vinicius escreveu o manual, a uma taxa média de 12 páginas por dia. Se tivesse escrito 30 páginas por dia, Vinicius teria concluído esse manual em menos de 20 dias.
II. Juliana acompanhou o preço do Dólar ao longo de 3 meses e observou que, no mês 1, o preço da moeda era de R$ 3,42, no mês 2, o preço era de R$ 3,89 e no mês 3, o seu preço era de R$ 3,13. Diante dos dados apresentados, é correto afirmar que o preço médio do Dólar, no período considerado, foi superior a R$ 3,46.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196652
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?

Você já deve ter ouvido que, em doses moderadas, o álcool pode até ser vantajoso. Ora, vários estudos comprovam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. E uma boa parcela da população toma seu drinque no fim de semana sem riscos. O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública - e motivo de grande preocupação entre os pais de adolescentes. 

No Brasil, meninos e meninas começam a beber, em média, entre os 10 e 13 anos. E o padrão de consumo mais frequente na adolescência é o binge, ou “beber para embriagar-se”, prática associada a comportamentos de risco, como dirigir alcoolizado e fazer sexo desprotegido, entre outros. Aos 17 anos, quase 40% dos estudantes brasileiros relatam já ter ficado bêbado alguma vez. Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?

Medidas restritivas não bastam. Até porque a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente. Os gestores públicos precisam, então, investir em políticas de prevenção, e os pais têm que estar mais atentos.

Nos últimos dez anos tenho ajudado a desenvolver estratégias nesse sentido, buscando evidências do que funciona para adaptar à realidade local, sempre com uma pitada de inovação. No programa “Na Responsa”, aplicado em parceria com ONGs e escolas, são realizadas atividades com jovens em diversos locais do país. Práticas que funcionam são multiplicadas.

 Um exemplo é a “Balada sem álcool”, evento idealizado em Heliópolis, na capital paulista, em que o jovem tem uma experiência de diversão intensa sem bebida alcoólica. O programa - que já inspirou o Movimento Pé no Chão, implantado nas 5 300 escolas públicas de São Paulo - aborda também temas como consciência e empoderamento, com conteúdo todo produzido de jovem para jovem.

(Adaptado. Bettina Grajcer. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/)

Com base no texto 'Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?', leia as afirmativas a seguir:

I. No trecho “... para adaptar à realidade local...”, o fenômeno da crase ocorreu devidamente, assim como no exemplo: “Os professores apenas conseguiram a promoção à custa de muito esforço”.
II. No trecho “... para adaptar à realidade local...”, o fenômeno da crase ocorreu devidamente, assim como no exemplo: “É fato já comprovado que quanto mais cedo se dá o contato com a bebida alcoólica, mais rápido se dão as respostas adaptativas de tolerância à droga”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5196655
Banca
ADM&TEC
Órgão
CONIAPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?

Você já deve ter ouvido que, em doses moderadas, o álcool pode até ser vantajoso. Ora, vários estudos comprovam que uma taça de vinho por dia faz bem ao coração. E uma boa parcela da população toma seu drinque no fim de semana sem riscos. O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública - e motivo de grande preocupação entre os pais de adolescentes. 

No Brasil, meninos e meninas começam a beber, em média, entre os 10 e 13 anos. E o padrão de consumo mais frequente na adolescência é o binge, ou “beber para embriagar-se”, prática associada a comportamentos de risco, como dirigir alcoolizado e fazer sexo desprotegido, entre outros. Aos 17 anos, quase 40% dos estudantes brasileiros relatam já ter ficado bêbado alguma vez. Diante de dados tão preocupantes, como podemos mudar esse cenário?

Medidas restritivas não bastam. Até porque a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente. Os gestores públicos precisam, então, investir em políticas de prevenção, e os pais têm que estar mais atentos.

Nos últimos dez anos tenho ajudado a desenvolver estratégias nesse sentido, buscando evidências do que funciona para adaptar à realidade local, sempre com uma pitada de inovação. No programa “Na Responsa”, aplicado em parceria com ONGs e escolas, são realizadas atividades com jovens em diversos locais do país. Práticas que funcionam são multiplicadas.

 Um exemplo é a “Balada sem álcool”, evento idealizado em Heliópolis, na capital paulista, em que o jovem tem uma experiência de diversão intensa sem bebida alcoólica. O programa - que já inspirou o Movimento Pé no Chão, implantado nas 5 300 escolas públicas de São Paulo - aborda também temas como consciência e empoderamento, com conteúdo todo produzido de jovem para jovem.

(Adaptado. Bettina Grajcer. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/)

Com base no texto 'Álcool na juventude: como prevenir o consumo indevido?', leia as afirmativas a seguir:

I. Nos fragmentos “O consumo inadequado, porém, é um grave problema de saúde pública...” e “... a lei existe e, mesmo que fosse bem fiscalizada, vivemos em um país onde falsificar o RG é algo recorrente...”, as conjunções possuem valor semântico de concessão e causa, respectivamente.
II. Por ser um texto opinativo, o autor optou pelo uso da terceira pessoa e pelas marcas de impessoalidade ocasionadas pela estrutura “verbo+pronome apassivador”. Por isso, evitou o uso da primeira pessoa.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas