SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Palestina - AL - Assistente Administrativo


ID
4824703
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Em uma organização, os recursos intangíveis (incorpóreos) compreendem os bens imateriais, ou não físicos, tais como conhecimento, patentes, logomarcas registradas e reputação no mercado.
II. O gerenciamento da qualidade envolve exclusivamente processos de planejamento, sendo dispensáveis os processos de controle, os testes, as atividades de garantia da qualidade, a validação de requisitos e a aprovação das partes interessadas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    • Recursos tangíveis (corpóreos): são os bens físicos de uma organização, tais como material de expediente, maquinário, material de limpeza etc.; e

    • Recursos intangíveis (incorpóreos): são os bens imateriais, ou não físicos, tais como conhecimento, patentes, logomarcas registradas, reputação no mercado etc.

    O gerenciamento da qualidade é o conjunto de processos para planejar, gerenciar e controlar os requisitos de qualidade do projeto. Seu objetivo é garantir que o produto ou serviço entregue seja realmente aquilo que o cliente pediu e, dessa forma, consiga atender às expectativas e necessidades dele.

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento de como os recursos organizacionais podem ser, se tangíveis ou intangíveis, e do gerenciamento da qualidade. Vejamos as afirmações apresentadas nos itens e se elas estão corretas ou não.

    I. CORRETO. Em uma organização, os recursos intangíveis (incorpóreos) compreendem os bens imateriais, ou não físicos, tais como conhecimento, patentes, logomarcas registradas e reputação no mercado. 

    Resumidamente, aqueles recursos que podem ser tocados, são considerados tangíveis. Por outro lado, os bens intangíveis são bens que, apesar de também possuírem grande valor, não podem ser tocados, são bens imateriais, não podemos nem ver nem tocar. Como exemplos temos as marcas, estratégias de negócio, tecnologia, capital intelectual/recursos humanos etc.

    II. INCORRETO. O gerenciamento da qualidade envolve processos de planejamento, gerenciamento e controle, não sendo dispensáveis os processos de controle, os testes, as atividades de garantia da qualidade, a validação de requisitos e a aprovação das partes interessadas.

    Possui como objetivo a garantia de que o produto ou serviço a ser entregue seja exatamente dentro do que o cliente solicitou, de modo a atender suas expectativas.

    Após considerar cada uma das afirmações contidas nos itens, notamos que apenas a do item I estava correta. Por essa razão, a alternativa a ser marcada é a "B".

    GABARITO: B

  • Gabarito: B.

    I - Verdadeiro:

    Intangíveis

    Também chamados de bens incorpóreos e bens imateriais, são intangíveis os bens que não constituem uma realidade física e que não podem ser tocados. Ex.: nome comercial (marca), patente de invenção, ponto comercial, o domínio de internet, etc.

    Tangíveis

    Também chamados de bens corpóreos bens materiais, são tangíveis os bens que constituem uma forma física, bens concretos, que podem ser tocados. Ex.: veículos, terrenos, dinheiro, móveis e utensílios, estoques, etc. ( Gestão Patrimonial).

    II - Falso:

    1ª Planejar (Plan) : estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessárias para atingir os resultados.

    • Seminário para a Alta Administração para explicar o ciclo.
    • Estabelecer equipe responsável /cronograma
    • Elaborar o plano de melhoria da gestão
    • Plano de capacitação

    2ª Execução/Implantar (Do): realizar, executar as atividades.

    • Implementar as ações do plano.
    • Definir uma sistemática de assessoramento.
    • Treinamentos dos envolvidos do plano.
    • Verificação do projeto.

    3ª Verificar (Check): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.

    • Check Parcial: acompanhar o andamento.
    • Check Anual: aferir o cumprimento das metas.

    4ª Agir (Act): : agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente, determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

    • Introduzir ações corretivas/melhorar o sistema.
    • Realinhamentos ou continuação das propostas.
    • Padronizar Procedimentos .
    • Rodar o PDCA.

    Importante: o cliente é Rei. Não se permitir servi-lo se não com produtos de qualidade.


ID
4824706
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A administração de materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total. Ou seja, de forma racional, a administração de materiais busca garantir o suprimento constante de materiais e insumos sem, no entanto, haver desperdício ou investimentos desnecessários.

  • Na administração de materiais, atingir o equilíbrio ideal entre estoque e consumo é a meta primordial. Por isso, sempre deve existir uma integração das atividades de compras, recepção e estoque. Essa área da administração possui diversas responsabilidades, mas nós podemos destacar as tarefas de compras, armazenagem, conservação, controle e distribuição física dos produtos ou matéria-prima como as mais importantes. Podemos dizer, que essas tarefas possuem a finalidade de assegurar o contínuo abastecimento de materiais necessários para atender a demanda da produção, sendo definidas como um conjunto de atividades, que se destinam a suprir as diversas unidades de uma organização.

    fonte: portal-administração.com

  • A) Ao determinar um cronograma, em um projeto, deve-se evitar (ERRADO) definir as atividades a serem executadas, o caminho crítico, as dependências entre atividades e as datas de calendário.

    B) Correto

    C) O fluxograma é uma ilustração hierarquizada de todas as etapas de um processo. Nele, são utilizados símbolos pouco compreensíveis para conotar os diferentes tipos de operações em um processo. Entre as principais aplicações de um fluxograma, pode-se citar a representação hierarquizada da estrutura organizacional (ERRADO, aqui é conceito de organograma) e a representação dos custos de um projeto ou programa (Não vejo qualquer relação com fluxograma).

    D) No Ciclo PDCA, a fase de controle (também conhecida como “check” ou fase de checar) refere-se ao procedimento de medir relação aos requisitos estabelecidos para, em seguida, iniciar a execução do trabalho planejado. Em outras palavras, a fase de controle precede o planejamento, sempre. (A banca faz uma confusão com a ordem do PDCA, eles pulam a atividade Act "agir corretivamente" que se encaixaria entre a checagem e o novo planejamento, além disso afirmam que o "Do" - Executar - Viria depois do "Check")

  • [B] autoexplicativa.

  • Esse "Evitar" na letra A só apareceu depois que eu marquei.


ID
4824709
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de dívida pública consolidada, ou fundada, refere-se ao montante total, apurado em duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação nos últimos 90 (noventa) dias.
II. No contexto do gerenciamento da qualidade, ferramentas como fluxogramas e listas de verificação devem ser usadas para elevar a variabilidade de processos de trabalho, reduzindo assim a padronização dos resultados e elevando os riscos e incertezas sobre a execução e o cumprimento dos objetivos dos projetos e programas.
III. A gerência dos recursos humanos é a área de conhecimento responsável por definir e atribuir papéis e responsabilidades, além de agir em prol da formação da equipe.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Somente o Item III está correto.

  • misturou ADM geral com AFO ou foi impressão? rs

  • Art. 98. A divida fundada compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.  

  • I. O conceito de dívida pública consolidada, ou fundada, refere-se ao montante total, apurado em duplicidade (O correto seria SEM duplicidade), das obrigações financeiras do ente da Federação nos últimos 90 (noventa) dias. Item errado.

    II. No contexto do gerenciamento da qualidade, ferramentas como fluxogramas e listas de verificação devem ser usadas para elevar a variabilidade de processos de trabalho, reduzindo assim a padronização dos resultados e elevando os riscos e incertezas sobre a execução e o cumprimento dos objetivos dos projetos e programas. Item errado.

    III. A gerência dos recursos humanos é a área de conhecimento responsável por definir e atribuir papéis e responsabilidades, além de agir em prol da formação da equipe. Tudo certo.

    Gabarito B

  • LC 101/2000

    Art. 29: (...)

    I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total apurado SEM duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a DOZE MESES.

  • Gabarito: letra B. Apenas o Item 3 está correto.

    I. O conceito de dívida pública consolidada, ou fundada, refere-se ao montante total, apurado em duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação nos últimos 90 (noventa) dias.

    LRF, Art. 29:

    I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

    II. No contexto do gerenciamento da qualidade, ferramentas como fluxogramas e listas de verificação devem ser usadas para elevar a variabilidade de processos de trabalho, reduzindo assim a padronização dos resultados e elevando os riscos e incertezas sobre a execução e o cumprimento dos objetivos dos projetos e programas.

    Dentre os objetivos de gerenciar a qualidade está promover a padronização do que é produzido/ofertado. A afirmação vai totalmente de encontro a essa premissa. O correto é reduzir a variabilidade, aumentar a padronização e reduzir riscos e incertezas.

  • Três afirmativas. Vamos ver quantas delas estão certas e quantas estão erradas? Vamos lá!

    I. Errada. Em duplicidade? Não. É sem duplicidade. E não é só nos últimos 90 (noventa) dias. Confira aqui no artigo 29, da Lei de Responsabilidade Fiscal:

    Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes definições:

    I - dívida pública consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses;

    II. Errada. Fluxogramas e listas de verificações são ferramentas úteis justamente para reduzir a variabilidade de processos de trabalho, aumentando a padronização dos resultados e mitigando os riscos e incertezas sobre a execução e cumprimento dos objetivos dos projetos e programas.

    Ora, se os diagramas dos processos e a lista de “coisas a checar" estão disponíveis para toda a organização, é isso que vai acontecer, concorda?

    III. Correta. Essa é mesmo a função da gerência de recursos humanos.

    Sendo assim, apenas uma afirmativa está correta.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • A banca assassinou a função de linha, que foi sufocada pela função de staff.


ID
4824712
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Devidamente aplicadas, as ferramentas de qualidade reduzem a organização e os níveis de qualidade dos processos organizacionais. Ou seja, o fluxograma, o gráfico de controle, o histograma e o ciclo PDCA são instrumentos que têm por finalidade aumentar a variabilidade e reduzir a previsibilidade dos processos, projetos e programas da entidade.
II. Em uma entidade pública, o objetivo central da administração de recursos materiais é maximizar o uso dos recursos materiais nessa organização, ou seja, evitar desperdícios. Nesse sentido, o gestor deve utilizar as ferramentas e técnicas necessárias para melhorar a utilização dos recursos públicos.
III. Na Administração Pública, o direito fundamental de acesso à informação deve ser garantido através da divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações. Ou seja, o gestor público deve buscar meios de prestar contas dos seus atos e usos de recursos para a sociedade, obedecendo as disposições legais sobre esse assunto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. Do jeito que está escrito, a II está errada, apesar de ter entendido o que o examinador quis dizer. A Administração de Recursos não visa a maximizar o uso dos materiais, mas sim a minimizar o uso dos materiais (o que é feito com a maximização DA EFICIÊNCIA de uso)

  • Coaduno com a discordância do colega @tributariofacilitado. Essa assertiva só estaria correta se trocasse "maximizar" por "otimizar".
  • O objetivo CENTRAL da Administração de Materiais é disponibilizar os itens no momento oportuno, ao menor custo possível, através do correto dimensionamento de estoques.

    A máxima utilização se refere à eficiência.

    Essa banca é ridícula!

  • Segundo Arnold (1999) a administração de materiais é responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais, com os objetivos de maximizar a utilização dos recursos e fornecer o nível requerido de serviços ao consumidor. Na esfera pública, onde os serviços são voltados para atender à sociedade, Fenili (2015) destaca que o objetivo principal da gestão de materiais é maximizar o uso dos recursos na organização, ou seja, evitar desperdícios. Para o autor, os objetivos secundários seriam o de suprir a organização dos materiais necessários ao seu desempenho, no momento certo, com a qualidade requerida, praticando preços econômicos, recebendo e armazenando os bens de modo apropriado, distribuindo-os aos setores demandantes, evitando estoques desnecessários e mantendo rotinas de controle efetivas.

    O erro está no item I "Devidamente aplicadas,( as ferramentas de qualidade reduzem a organização e os níveis de qualidade dos processos organizacionais")

  • Alguém por favor,feche essa banca.

  • Gabarito: C.

    I. Devidamente aplicadas, as ferramentas de qualidade não reduzem a organização e os níveis de qualidade dos processos organizacionais. Ou seja, o fluxograma, o gráfico de controle, o histograma e o ciclo PDCA são instrumentos que têm por finalidade aumentar a qualidadade dos processos, projetos e programas da entidade. 

    II. Em uma entidade pública, o objetivo central da administração de recursos materiais é maximizar o uso dos recursos materiais nessa organização, ou seja, evitar desperdícios. Nesse sentido, o gestor deve utilizar as ferramentas e técnicas necessárias para melhorar a utilização dos recursos públicos. Correto

    A administração de materiais e patrimoniais tem a função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais, com objetivo principais:

    • Maximizar a utilização dos recursos da empresa;
    • Fornecer o nível requerido de serviços ao consumidor. 

    As ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas nos processos de Gestão da Qualidade que permitem análises de fatos e tomadas de decisão com base em dados, dando a certeza de que a decisão é realmente a mais indicada. 

     III. Na Administração Pública, o direito fundamental de acesso à informação deve ser garantido através da divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações. Ou seja, o gestor público deve buscar meios de prestar contas dos seus atos e usos de recursos para a sociedade, obedecendo as disposições legais sobre esse assunto. Correto

    Lei 12.527/2011

    Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

    I – observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;

    II – divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;

    III – utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

    IV – fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

    V – desenvolvimento do controle social da administração pública.

  • Em 11/11/21 às 10:40, você respondeu a opção B.

    Você errou!

    Em 08/05/21 às 10:08, você respondeu a opção B.

    Você errou!

    Um dos objetivos principais da administração de materiais no setor público é o de “Maximizar o uso dos recursos materiais na organização pública, ou seja, evitar desperdícios” (Fenili, 2015), esse objetivo se justifica pela dificuldade em se obter verbas e recursos no setor público, bem como a morosidade do processo.


ID
4824715
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um programa compreende um grupo de projetos relacionados que são gerenciados de modo coordenado para obtenção de benefícios e controles mais efetivos. Assim, a partir da perspectiva da gestão de programas, é possível compartilhar recursos entre projetos e melhorar a eficiência do programa.
II. Planejar é o processo de determinar como os objetivos da entidade serão alcançados. Em outras palavras, é determinar como a organização deverá ir aonde deseja chegar, quais os recursos necessários e como os riscos serão contornados.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As definições da banca estão perfeitas. Creio que não seja preciso nem adicionar nem tirar uma vírgula.

    ◼ Um programa compreende um grupo de projetos relacionados que são gerenciados de modo coordenado para obtenção de benefícios e controles mais efetivos. Assim, a partir da perspectiva da gestão de programas, é possível compartilhar recursos entre projetos e melhorar a eficiência do programa.

    ◼ Planejar é o processo de determinar como os objetivos da entidade serão alcançados. Em outras palavras, é determinar como a organização deverá ir aonde deseja chegar, quais os recursos necessários e como os riscos serão contornados.

    GABARITO: A

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre a atividade de planejamento e programa. Dito isso vamos aos itens.

    As definições da banca estão perfeitas. Adicionarei apenas algumas coisas no que diz respeito ao programa.

    Um programa é definido como um grupo de projetos, subprogramas e atividades de programa relacionados, gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

    Gerenciamento de programas é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas a um programa a fim de atender aos seus requisitos e obter benefícios e controle não disponíveis ao gerenciar projetos individualmente. O gerenciamento de programas foca nas interdependências do projeto e ajuda a determinar a melhor

    abordagem para gerenciá-los.

    ◼ Planejar é o processo de determinar como os objetivos da entidade serão alcançados. Em outras palavras, é determinar como a organização deverá ir aonde deseja chegar, quais os recursos necessários e como os riscos serão contornados.

    Os dois itens estão corretos, por isso, nosso gabarito é a alternativa "A".

    GABARITO: A

    Fonte: Guia PMBOK. 5. e


ID
4824718
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A gerência de um projeto inclui a realização de processos de identificação das necessidades e o estabelecimento de objetivos claros, porém inalcançáveis. Inclui, também, a definição dos requisitos do produto e do projeto, assim como o planejamento do cronograma e do orçamento.
II. O brainstormig é uma técnica que busca encaminhar o raciocínio das pessoas com o objetivo de descobrir causas de anomalias de processos com base em seus conhecimentos. Essa técnica também pode ser amplamente utilizada no planejamento do escopo e da qualidade de um projeto, pois é uma forma de estimular o pensamento em grupo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. INCORRETO. A gerência de um projeto inclui a realização de processos de identificação das necessidades e o estabelecimento de objetivos claros, porém inalcançáveis. Inclui, também, a definição dos requisitos do produto e do projeto, assim como o planejamento do cronograma e do orçamento. 

    O estabelecimento dos objetivos devem ser claros a ponto de serem alcançados. De que adianta estabelecer objetivos inalcançáveis? Ainda mais se levarmos em conta o caráter temporal dos projetos.

    II. CORRETO. O brainstormig é uma técnica que busca encaminhar o raciocínio das pessoas com o objetivo de descobrir causas de anomalias de processos com base em seus conhecimentos. Essa técnica também pode ser amplamente utilizada no planejamento do escopo e da qualidade de um projeto, pois é uma forma de estimular o pensamento em grupo.

    O Brainstorming ou tempestade de ideias é uma técnica usada para incentivar a geração de ideias, e alternativas. É uma ótima técnica para ser na gerência de projetos.. Pode ser aplicado de duas formas:

    ✔ Brainstorming estruturado: as pessoas do grupo sugerem uma ideia em cada sequência ou agudam até a próxima rodada, se não surgir nenhuma ideia;

    ✔ Brainstorming não-estrutrado: os integrantes do grupo expõem suas ideias conforme elas surgem.

    Tendo analisado os itens apresentados, podemos marcar como correta a alternativa "C", pois apenas o item II está correto.

    GABARITO: C


ID
4824721
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Planejar significa negar a missão organizacional ao estabelecer os objetivos da organização e os meios necessários para a realização desses objetivos. Ou seja, o processo de planejamento tem por objetivo unicamente desconstruir os objetivos organizacionais e diversificar as diretrizes de atuação da entidade.
II. A classificação de material inclui os processos necessários para a identificação, especificação, classificação, codificação, cadastramento e catalogação de material. Essas informações são uma parte importante das informações que subsidiam o planejamento de estoque e compras de uma instituição. Ou seja, com os materiais devidamente bem identificados, é possível administrar de maneira mais eficiente a aquisição e a gestão de materiais.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento do que está envolvido na etapa de planejamento, bem como da classificação de materiais. Vamos analisar os itens apresentado e ver se estão corretos ou não.

    I. INCORRETO. Planejar significa negar a missão organizacional ao estabelecer os objetivos da organização e os meios necessários para a realização desses objetivos. Ou seja, o processo de planejamento tem por objetivo unicamente desconstruir os objetivos organizacionais e diversificar as diretrizes de atuação da entidade. 

     A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.

    Um dos seus níveis é o planejamento estratégico, esse é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. As ações são criadas pensando em longo prazo

    II. CORRETO. A classificação de material inclui os processos necessários para a identificação, especificação, classificação, codificação, cadastramento e catalogação de material. Essas informações são uma parte importante das informações que subsidiam o planejamento de estoque e compras de uma instituição. Ou seja, com os materiais devidamente bem identificados, é possível administrar de maneira mais eficiente a aquisição e a gestão de materiais.

    Esse item apresentou as etapas que necessárias para que um sistema de classificação seja considerado bom. São etapas, como apresentou o item, que apresentam importantes informações para subsidiar o planejamento de estoque e de compras.

    Feita a análise dos itens apresentados, notamos que apenas o segundo é verdadeiro.

    GABARITO: C

  • Sobre o item 2: as etapas não são Catalogação, Simplificação, Identificação ou Especificação, Normalização, Padronização, Codificação?

  • Precisa falar alguma coisa do item 1? hahaha

  • GABARITO: LETRA C

    COMENTÁRIO DO MONITOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    A questão em análise exige que tenhamos conhecimento do que está envolvido na etapa de planejamento, bem como da classificação de materiais. Vamos analisar os itens apresentado e ver se estão corretos ou não.

    I. INCORRETO. Planejar significa negar a missão organizacional ao estabelecer os objetivos da organização e os meios necessários para a realização desses objetivos. Ou seja, o processo de planejamento tem por objetivo unicamente desconstruir os objetivos organizacionais e diversificar as diretrizes de atuação da entidade. 

     A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.

    Um dos seus níveis é o planejamento estratégico, esse é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. As ações são criadas pensando em longo prazo

    II. CORRETO. A classificação de material inclui os processos necessários para a identificação, especificação, classificação, codificação, cadastramento e catalogação de material. Essas informações são uma parte importante das informações que subsidiam o planejamento de estoque e compras de uma instituição. Ou seja, com os materiais devidamente bem identificados, é possível administrar de maneira mais eficiente a aquisição e a gestão de materiais.

    Esse item apresentou as etapas que necessárias para que um sistema de classificação seja considerado bom. São etapas, como apresentou o item, que apresentam importantes informações para subsidiar o planejamento de estoque e de compras.

    Feita a análise dos itens apresentados, notamos que apenas o segundo é verdadeiro.


ID
4824724
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O Diagrama de Ishikawa (ou Diagrama Espinha-de-Peixe) tem como finalidade ocultar e indeterminar as causas possíveis de um problema específico. Essa ferramenta pode ser utilizada para representar uma sequência de atividades ou determinar se um processo está sob controle.
II. Em uma organização, os recursos tangíveis (corpóreos) são os seus bens físicos, tais como material de expediente, maquinário, material de limpeza.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.

    • Recursos tangíveis (corpóreos): são os bens físicos de uma organização, tais como material de expediente, maquinário, material de limpeza etc.; e

    • Recursos intangíveis (incorpóreos): são os bens imateriais, ou não físicos, tais como conhecimento, patentes, logomarcas registradas, reputação no mercado etc.

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre o diagrama de ishikawa e sobre como os recursos organizacionais podem ser classificados. Vejamos se as afirmações nos itens estão ou não corretas.

    I. INCORRETO. O Diagrama de Ishikawa, conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico busca representar a relação entre um efeito e sua causa, um dos erros fora afirmar que sua finalidade consistia em ocultar e indeterminar as causa de um problema. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.

    É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas: Mão de obra; Métodos; Máquina; Material; Meio Ambiente; Medida.

    Representar uma sequência de atividades ou determinar se um processo está sob controle é uma atividade típica do fluxograma. Esse é o outro erro do item. 

    II. CORRETO. Resumidamente, aqueles recursos que podem ser tocados, são considerados tangíveis, tais como dinheiro, móveis, máquinas, produtos etc. Por outro lado, os bens intangíveis são bens que, apesar de também possuírem grande valor, não podem ser tocados, são bens imateriais, não podemos nem ver nem tocar. Como exemplos temos as marcas, estratégias de negócio, tecnologia, capital intelectual/recursos humanos etc.

    Tendo considerado os dois itens, podemos marcar a alternativa

    Após analisar os dois itens, podemos marcar a alternativa "C", pois o item II é o único correto.

    GABARITO: C

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre o diagrama de ishikawa e sobre como os recursos organizacionais podem ser classificados. Vejamos se as afirmações nos itens estão ou não corretas.

    I. INCORRETO. O Diagrama de Ishikawa, conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico busca representar a relação entre um efeito e sua causa, um dos erros fora afirmar que sua finalidade consistia em ocultar e indeterminar as causa de um problema. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.

    É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas: Mão de obra; Métodos; Máquina; Material; Meio Ambiente; Medida.

    Representar uma sequência de atividades ou determinar se um processo está sob controle é uma atividade típica do fluxograma. Esse é o outro erro do item. 

    II. CORRETO. Resumidamente, aqueles recursos que podem ser tocados, são considerados tangíveis, tais como dinheiro, móveis, máquinas, produtos etc. Por outro lado, os bens intangíveis são bens que, apesar de também possuírem grande valor, não podem ser tocados, são bens imateriais, não podemos nem ver nem tocar. Como exemplos temos as marcas, estratégias de negócio, tecnologia, capital intelectual/recursos humanos etc.

    Tendo considerado os dois itens, podemos marcar a alternativa

    Após analisar os dois itens, podemos marcar a alternativa "C", pois o item II é o único correto.

    GABARITO: C


ID
4824727
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deve obedecer unicamente aos princípios de legalidade e eficiência, não sendo obrigatório o cumprimento dos demais princípios da Administração Pública.
II. O conceito de governo refere-se a uma organização que tem a finalidade de exercer o poder e levar a população ao cumprimento das normas estabelecidas como condição para a convivência social.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • De onde saem os conceitos dessa banca?

  • A questão em análise exige que tenhamos noção do conceito de governo e dos princípios constitucionais que regem a administração pública. Tendo dito isso, vamos à análise dos itens.

    I. INCORRETO. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deve obedecer unicamente aos princípios de legalidade e eficiência, não sendo obrigatório o cumprimento dos demais princípios da Administração Pública.

    A Constituição Federal, art. 37 dispõe que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    II. CORRETA. O conceito de governo refere-se a uma organização que tem a finalidade de exercer o poder e levar a população ao cumprimento das normas estabelecidas como condição para a convivência social.

    Governo é a autoridade governante de uma unidade política ou nação, e tem como objetivo conduzir e organizar a sociedade sob seu domínio. O tamanho do governo varia de acordo com o tamanho do estado e do seu nível (municipal, estadual ou federal).

    Como o item II é o único correto, podemos assinalar a alternativa "C" como gabarito.

    GABARITO: C

  • Gabarito C

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa

    FORÇA E HORA

  • LOUCURA MESMO É SER CONCURSEIRO..

    VOCÊ JURA QUE MARCOU A QUESTÃO CERTO E VAI VER ESTAR ERRADO KAKAKAKAKA


ID
4824730
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Que desperdício de papel e tinta!

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre alguns assuntos relacionados com administração geral, direito administrativo. Vejamos qual das alternativas é a incorreta.

    A - INCORRETA. Na ótica da gestão pública, os materiais são recursos públicos adquiridos e mantidos com recursos oriundos da sociedade. Assim, há o dever do agente público de empregá-los da forma menos eficiente possível, sempre promovendo o uso inadequado desses recursos.

    O princípio da eficiência é um dos que regem a Administração Pública brasileira. É responsável por impor à Administração Pública o dever de buscar, sempre, a melhor relação custo x benefícios, evitando o desperdícios de trabalho, tempo e recursos financeiros.

    Como as demais alternativas estão corretas, não adicionarei maiores informações nelas, pois podem ser anotadas no seu resumo como estão.

    B - CORRETA. O benchmarking é caracterizado como um processo conduzido por uma organização para o emprego de boas práticas reconhecidas de um segmento de mercado.

    C - CORRETA. O contratado, de acordo com a lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, é a pessoa física ou jurídica signatária de contrato com a Administração Pública.

    D - CORRETA. O direito fundamental de acesso à informação deve ser garantido através da utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação, como o Portal da Transparência e outros portais eletrônicos.

    Feita a análise das alternativas, podemos assinalar a alternativa "A".

    GABARITO: A

  • LETRA A- ERRADA- Deve-se empregar de forma MAIS eficiente possível. O princípio da EFICIÊNCIA, expresso no art. 37 da Constituição Federal, se consubstancia na melhor utilização dos meios e recursos da Adm. pública.

  • Pmce2021

  • simplesmente a banca mais esquisita


ID
4824748
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Administração Pública

O principal objetivo dos indicadores é o de assistir os gestores públicos. Se possuem informações confiáveis, precisas e tempestivas, eles podem abdicar de decisões fundamentadas exclusivamente na intuição, tradição, “tino administrativo” ou opiniões pessoais. Neste contexto, os indicadores permitem integrar subjetividade e objetividade a partir de evidências empíricas, viabilizam comparações e avaliações consistentes, e, principalmente, criam condições para esclarecer e fornecer suporte às decisões. 

Na gestão pública, os indicadores são instrumentos que contribuem para identificar e medir aspectos relacionados a um determinado fenômeno decorrente da ação ou da omissão do Estado. A principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação.

A literatura aponta diversas acepções acerca de indicadores, todas guardando certa similaridade conceitual. Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009), por exemplo: “O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”. 

Na visão de Rua (2004), os indicadores são medidas que expressam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização. Para o IBGE (2008), os indicadores são ferramentas constituídas de variáveis que, associadas a partir de diferentes configurações, expressam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem. Já segundo Magalhães (2004), são abstrações ou parâmetros representativos, concisos, fáceis de interpretar e de serem obtidos, usados para ilustrar as características principais de determinado objeto de análise. Em linha semelhante, o Plano Plurianual 2012-2015 concebe os indicadores como instrumentos que possibilitam a identificação e aferição de aspectos de determinada política pública e, uma vez apurado periodicamente, auxiliam o monitoramento da evolução de uma determinada realidade, gerando subsídios para a avaliação (BRASIL, 2011b). 

Em suma, indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões.

Se um indicador não reflete a realidade que se deseja medir ou não é considerado nos diversos estágios da elaboração e implementação de políticas, planos e programas, pode-se constatar um desperdício de tempo e recursos públicos.

Indicadores - Orientações Básicas Aplicadas à Gestão Pública.

Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Secretaria de Orçamento Federal. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. 

Disponível em: http://bit.ly/2UcOiUn (acesso em: 06/10/2019). 

Com base no texto 'Administração Pública', leia as afirmativas a seguir:

I. Infere-se do texto que a principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar ineficaz a sua observação e avaliação.
II. A ideia de que o indicador é um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado é apresentada ao leitor no texto e atribuída a Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009).
III. O principal objetivo dos indicadores, como aponta o texto, é o de assistir os gestores públicos. Se possuem informações confiáveis, precisas e tempestivas, esses gestores podem abdicar de decisões fundamentadas exclusivamente na intuição ou na tradição, por exemplo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ASSERIVA: C


ID
4824751
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Administração Pública

O principal objetivo dos indicadores é o de assistir os gestores públicos. Se possuem informações confiáveis, precisas e tempestivas, eles podem abdicar de decisões fundamentadas exclusivamente na intuição, tradição, “tino administrativo” ou opiniões pessoais. Neste contexto, os indicadores permitem integrar subjetividade e objetividade a partir de evidências empíricas, viabilizam comparações e avaliações consistentes, e, principalmente, criam condições para esclarecer e fornecer suporte às decisões. 

Na gestão pública, os indicadores são instrumentos que contribuem para identificar e medir aspectos relacionados a um determinado fenômeno decorrente da ação ou da omissão do Estado. A principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação.

A literatura aponta diversas acepções acerca de indicadores, todas guardando certa similaridade conceitual. Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009), por exemplo: “O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”. 

Na visão de Rua (2004), os indicadores são medidas que expressam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização. Para o IBGE (2008), os indicadores são ferramentas constituídas de variáveis que, associadas a partir de diferentes configurações, expressam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem. Já segundo Magalhães (2004), são abstrações ou parâmetros representativos, concisos, fáceis de interpretar e de serem obtidos, usados para ilustrar as características principais de determinado objeto de análise. Em linha semelhante, o Plano Plurianual 2012-2015 concebe os indicadores como instrumentos que possibilitam a identificação e aferição de aspectos de determinada política pública e, uma vez apurado periodicamente, auxiliam o monitoramento da evolução de uma determinada realidade, gerando subsídios para a avaliação (BRASIL, 2011b). 

Em suma, indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões.

Se um indicador não reflete a realidade que se deseja medir ou não é considerado nos diversos estágios da elaboração e implementação de políticas, planos e programas, pode-se constatar um desperdício de tempo e recursos públicos.

Indicadores - Orientações Básicas Aplicadas à Gestão Pública.

Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Secretaria de Orçamento Federal. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. 

Disponível em: http://bit.ly/2UcOiUn (acesso em: 06/10/2019). 

Com base no texto 'Administração Pública', leia as afirmativas a seguir:

I. É possível subentender-se a partir do texto que os indicadores permitem integrar subjetividade e objetividade a partir de evidências empíricas.
II. É possível subentender-se a partir do texto que, quando os indicadores possuem informações confiáveis, precisas e tempestivas, os gestores podem privilegiar as decisões fundamentadas exclusivamente na intuição, na tradição, no “tino administrativo” ou nas opiniões pessoais.
III. A partir da leitura do texto, é possível identificar que, na perspectiva do IBGE (2008), os indicadores são ferramentas constituídas de variáveis que, associadas a partir de diferentes configurações, expressam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4824754
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Administração Pública

O principal objetivo dos indicadores é o de assistir os gestores públicos. Se possuem informações confiáveis, precisas e tempestivas, eles podem abdicar de decisões fundamentadas exclusivamente na intuição, tradição, “tino administrativo” ou opiniões pessoais. Neste contexto, os indicadores permitem integrar subjetividade e objetividade a partir de evidências empíricas, viabilizam comparações e avaliações consistentes, e, principalmente, criam condições para esclarecer e fornecer suporte às decisões. 

Na gestão pública, os indicadores são instrumentos que contribuem para identificar e medir aspectos relacionados a um determinado fenômeno decorrente da ação ou da omissão do Estado. A principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação.

A literatura aponta diversas acepções acerca de indicadores, todas guardando certa similaridade conceitual. Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009), por exemplo: “O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”. 

Na visão de Rua (2004), os indicadores são medidas que expressam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização. Para o IBGE (2008), os indicadores são ferramentas constituídas de variáveis que, associadas a partir de diferentes configurações, expressam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem. Já segundo Magalhães (2004), são abstrações ou parâmetros representativos, concisos, fáceis de interpretar e de serem obtidos, usados para ilustrar as características principais de determinado objeto de análise. Em linha semelhante, o Plano Plurianual 2012-2015 concebe os indicadores como instrumentos que possibilitam a identificação e aferição de aspectos de determinada política pública e, uma vez apurado periodicamente, auxiliam o monitoramento da evolução de uma determinada realidade, gerando subsídios para a avaliação (BRASIL, 2011b). 

Em suma, indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões.

Se um indicador não reflete a realidade que se deseja medir ou não é considerado nos diversos estágios da elaboração e implementação de políticas, planos e programas, pode-se constatar um desperdício de tempo e recursos públicos.

Indicadores - Orientações Básicas Aplicadas à Gestão Pública.

Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Secretaria de Orçamento Federal. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. 

Disponível em: http://bit.ly/2UcOiUn (acesso em: 06/10/2019). 

Com base no texto 'Administração Pública', leia as afirmativas a seguir:

I. O texto aponta que, se um indicador não reflete a realidade que se deseja medir ou não é considerado nos diversos estágios da elaboração e implementação de políticas, planos e programas, ainda assim ele é indispensável, pois reduz o risco de desperdício de tempo e recursos públicos.
II. O texto permite deduzir que os indicadores são informações que descrevem, classificam, ordenam, comparam ou quantificam de maneira assistemática e descuidada aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões.
III. O autor do texto diz que, segundo Magalhães (2004), os indicadores são abstrações ou parâmetros representativos, concisos, fáceis de interpretar e de serem obtidos, usados para ilustrar as características principais de determinado objeto de análise.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Que banca bem ruim.

  • (gab B)

    I. O texto aponta que, se um indicador não reflete a realidade que se deseja medir ou não é considerado nos diversos estágios da elaboração e implementação de políticas, planos e programas, ainda assim ele é "indispensável," pois reduz o risco de desperdício de tempo e recursos públicos. dispensável.

    II. O texto permite deduzir que os indicadores são informações que descrevem, classificam, ordenam, comparam ou quantificam de maneira assistemática e "descuidada" aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões. cuidada.

    III. O autor do texto diz que, segundo Magalhães (2004), os indicadores são abstrações ou parâmetros representativos, concisos, fáceis de interpretar e de serem obtidos, usados para ilustrar as características principais de determinado objeto de análise. certo.


ID
4824757
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Administração Pública

O principal objetivo dos indicadores é o de assistir os gestores públicos. Se possuem informações confiáveis, precisas e tempestivas, eles podem abdicar de decisões fundamentadas exclusivamente na intuição, tradição, “tino administrativo” ou opiniões pessoais. Neste contexto, os indicadores permitem integrar subjetividade e objetividade a partir de evidências empíricas, viabilizam comparações e avaliações consistentes, e, principalmente, criam condições para esclarecer e fornecer suporte às decisões. 

Na gestão pública, os indicadores são instrumentos que contribuem para identificar e medir aspectos relacionados a um determinado fenômeno decorrente da ação ou da omissão do Estado. A principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação.

A literatura aponta diversas acepções acerca de indicadores, todas guardando certa similaridade conceitual. Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009), por exemplo: “O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”. 

Na visão de Rua (2004), os indicadores são medidas que expressam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização. Para o IBGE (2008), os indicadores são ferramentas constituídas de variáveis que, associadas a partir de diferentes configurações, expressam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem. Já segundo Magalhães (2004), são abstrações ou parâmetros representativos, concisos, fáceis de interpretar e de serem obtidos, usados para ilustrar as características principais de determinado objeto de análise. Em linha semelhante, o Plano Plurianual 2012-2015 concebe os indicadores como instrumentos que possibilitam a identificação e aferição de aspectos de determinada política pública e, uma vez apurado periodicamente, auxiliam o monitoramento da evolução de uma determinada realidade, gerando subsídios para a avaliação (BRASIL, 2011b). 

Em suma, indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões.

Se um indicador não reflete a realidade que se deseja medir ou não é considerado nos diversos estágios da elaboração e implementação de políticas, planos e programas, pode-se constatar um desperdício de tempo e recursos públicos.

Indicadores - Orientações Básicas Aplicadas à Gestão Pública.

Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Secretaria de Orçamento Federal. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. 

Disponível em: http://bit.ly/2UcOiUn (acesso em: 06/10/2019). 

Com base no texto 'Administração Pública', leia as afirmativas a seguir:

I. No texto é possível identificar a ideia de que o indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. O texto atribui essa perspectiva a Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009).
II. Conclui-se do texto que, na gestão pública, os indicadores são instrumentos que pouco contribuem para identificar ou medir aspectos relacionados a um determinado fenômeno decorrente da ação ou da omissão do Estado.
III. Depreende-se do texto que a literatura vigente aponta diversas acepções acerca de indicadores, todas distintas conceitualmente e, em sua maioria, aplicáveis apenas às organizações do setor privado. Dessa forma, aponta o texto, o gestor público tem constantemente o desafio de adaptar os princípios da iniciativa privada às entidades públicas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA: B

    #AVAGAÉMINHA

  • na questão não fala em ressarcimento


ID
4824760
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Administração Pública

O principal objetivo dos indicadores é o de assistir os gestores públicos. Se possuem informações confiáveis, precisas e tempestivas, eles podem abdicar de decisões fundamentadas exclusivamente na intuição, tradição, “tino administrativo” ou opiniões pessoais. Neste contexto, os indicadores permitem integrar subjetividade e objetividade a partir de evidências empíricas, viabilizam comparações e avaliações consistentes, e, principalmente, criam condições para esclarecer e fornecer suporte às decisões. 

Na gestão pública, os indicadores são instrumentos que contribuem para identificar e medir aspectos relacionados a um determinado fenômeno decorrente da ação ou da omissão do Estado. A principal finalidade de um indicador é traduzir, de forma mensurável, um aspecto da realidade dada (situação social) ou construída (ação), de maneira a tornar operacional a sua observação e avaliação.

A literatura aponta diversas acepções acerca de indicadores, todas guardando certa similaridade conceitual. Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009), por exemplo: “O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de significado particular e utilizada para organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do aspecto observado”. 

Na visão de Rua (2004), os indicadores são medidas que expressam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização. Para o IBGE (2008), os indicadores são ferramentas constituídas de variáveis que, associadas a partir de diferentes configurações, expressam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem. Já segundo Magalhães (2004), são abstrações ou parâmetros representativos, concisos, fáceis de interpretar e de serem obtidos, usados para ilustrar as características principais de determinado objeto de análise. Em linha semelhante, o Plano Plurianual 2012-2015 concebe os indicadores como instrumentos que possibilitam a identificação e aferição de aspectos de determinada política pública e, uma vez apurado periodicamente, auxiliam o monitoramento da evolução de uma determinada realidade, gerando subsídios para a avaliação (BRASIL, 2011b). 

Em suma, indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões.

Se um indicador não reflete a realidade que se deseja medir ou não é considerado nos diversos estágios da elaboração e implementação de políticas, planos e programas, pode-se constatar um desperdício de tempo e recursos públicos.

Indicadores - Orientações Básicas Aplicadas à Gestão Pública.

Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Secretaria de Orçamento Federal. Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos. 

Disponível em: http://bit.ly/2UcOiUn (acesso em: 06/10/2019). 

Com base no texto 'Administração Pública', leia as afirmativas a seguir:

I. Segundo o texto, o Plano Plurianual 2012-2015 concebe os indicadores como instrumentos que possibilitam a identificação e aferição de aspectos de determinada política pública e, uma vez apurado periodicamente, auxiliam o monitoramento da evolução de uma determinada realidade, gerando subsídios para a avaliação.
II. Na visão de Rua (2004), informa o texto, os indicadores são medidas que expressam ou quantificam um insumo, um resultado, uma característica ou o desempenho de um processo, serviço, produto ou organização.
III. O texto informa que os indicadores podem viabilizar comparações e avaliações consistentes, e, principalmente, criar condições para esclarecer e fornecer suporte às decisões.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4825909
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ética

Paulo Roberto Martinez Lopes

Secretário-Executivo Comissão de Ética do DNIT

Brasília - DF


A ética representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço. A moral administrativa é imposta ao agente público para sua conduta interna, segundo as exigências da instituição a que serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum.

A ética na administração e a moralidade administrativa não representam senão uma das faces da moralidade pública que se sujeita ao controle social, pois a moralidade é encontrada nos julgamentos que as pessoas fazem sobre a conduta e não na própria conduta. E tratando-se de moralidade pública, torna-se imperioso reivindicar-se alto grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e público, não um ato individual e privado.

As leis e normas são de caráter impositivo, tendo o agente público o dever de cumpri-las, e tendo que responder pelo seu não cumprimento. Já a conduta ética é de caráter pessoal, o agente público tem a responsabilidade de ser ético. Porém sem jamais deixar de respeitar e cumprir o princípio constitucional da moralidade administrativa. 

E o que é ser ético?

Ser ético é ter a certeza que sua função é pública, e que tem a obrigação de tratar ao público e aos colegas de serviço com toda dignidade, honra, eficiência, honestidade e muito respeito. 

Ser ético é ter o zelo necessário para com o patrimônio público, evitando ao máximo o desperdício e o descaso. Ao ser ético, o agente público estará automaticamente cumprindo a maioria de nossa legislação administrativa.

Ao falarmos de conduta ética na administração pública, não podemos nos omitir em citar o crescente conflito de interesse hoje existente na Administração. Devido principalmente ao crescente número de nomeações para cargos em comissão ou de provimento especial, que na sua grande maioria são ocupados por pessoas que não pertencem ao quadro efetivo de servidores da administração pública, podemos observar a crescente confusão entre o público e o privado e em sua maioria de casos, colaborando e facilitando atos de improbidade administrativa e desvios de conduta ética. Devemos observar que na expressão interesse público agrega-se o valor de moralidade, ética, independência, honestidade objetiva e subjetiva da administração em relação a rigorosamente todos os assuntos que dizem respeito às relações da Administração no âmbito interno e externo.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2m2kLA3 (acesso em 26/09/2019)

Com base no texto 'Ética', leia as afirmativas a seguir:

I. No texto, o autor defende que ser ético é ter a certeza que sua função é pública, e que tem a obrigação de tratar ao público e aos colegas de serviço com toda dignidade, honra, eficiência, honestidade e muito respeito.
II. No texto, o autor defende que a ética é o conjunto de atitudes e comportamentos que tolhem a produtividade, a eficiência e a efetividade de uma entidade pública, tornando todos os seus processos excessivamente burocráticos.
III. No texto, o autor reconhece que os desvios éticos são comuns em todas as organizações, inclusive naquelas do setor público. Assim, defende o autor, a moral administrativa deve incorporar e permitir tais desvios, pois eles representam uma parte da cultura dessas organizações.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4825912
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ética

Paulo Roberto Martinez Lopes

Secretário-Executivo Comissão de Ética do DNIT

Brasília - DF


A ética representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço. A moral administrativa é imposta ao agente público para sua conduta interna, segundo as exigências da instituição a que serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum.

A ética na administração e a moralidade administrativa não representam senão uma das faces da moralidade pública que se sujeita ao controle social, pois a moralidade é encontrada nos julgamentos que as pessoas fazem sobre a conduta e não na própria conduta. E tratando-se de moralidade pública, torna-se imperioso reivindicar-se alto grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e público, não um ato individual e privado.

As leis e normas são de caráter impositivo, tendo o agente público o dever de cumpri-las, e tendo que responder pelo seu não cumprimento. Já a conduta ética é de caráter pessoal, o agente público tem a responsabilidade de ser ético. Porém sem jamais deixar de respeitar e cumprir o princípio constitucional da moralidade administrativa. 

E o que é ser ético?

Ser ético é ter a certeza que sua função é pública, e que tem a obrigação de tratar ao público e aos colegas de serviço com toda dignidade, honra, eficiência, honestidade e muito respeito. 

Ser ético é ter o zelo necessário para com o patrimônio público, evitando ao máximo o desperdício e o descaso. Ao ser ético, o agente público estará automaticamente cumprindo a maioria de nossa legislação administrativa.

Ao falarmos de conduta ética na administração pública, não podemos nos omitir em citar o crescente conflito de interesse hoje existente na Administração. Devido principalmente ao crescente número de nomeações para cargos em comissão ou de provimento especial, que na sua grande maioria são ocupados por pessoas que não pertencem ao quadro efetivo de servidores da administração pública, podemos observar a crescente confusão entre o público e o privado e em sua maioria de casos, colaborando e facilitando atos de improbidade administrativa e desvios de conduta ética. Devemos observar que na expressão interesse público agrega-se o valor de moralidade, ética, independência, honestidade objetiva e subjetiva da administração em relação a rigorosamente todos os assuntos que dizem respeito às relações da Administração no âmbito interno e externo.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2m2kLA3 (acesso em 26/09/2019)

Com base no texto 'Ética', leia as afirmativas a seguir:

I. Na expressão interesse público, de acordo com o texto, agrega-se o valor de moralidade, ética, independência, honestidade objetiva e subjetiva da administração em relação a rigorosamente todos os assuntos que dizem respeito às relações da Administração no âmbito interno e externo.
II. Na perspectiva do autor, tratando-se de moralidade pública, torna-se imperioso reivindicar-se alto grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e público, não um ato individual e privado.
III. Ser ético, na perspectiva do autor, é adotar atitudes positivas em relação ao próprio desenvolvimento pessoal e profissional, sempre buscando obter ganhos pessoais e favorecimentos indevidos no âmbito da organização pública.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I - Certo

    "expressão interesse público agrega-se o valor de moralidade, ética, independência, honestidade objetiva e subjetiva da administração em relação a rigorosamente todos os assuntos que dizem respeito às relações da Administração no âmbito interno e externo."

    II - Certo

    " E tratando-se de moralidade pública, torna-se imperioso reivindicar-se alto grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e público, não um ato individual e privado."

    III - Errado

  • A questão é de interpretação e quer que analisemos as afirmações abaixo. Vejamos:

    I. Na expressão interesse público, de acordo com o texto, agrega-se o valor de moralidade, ética, independência, honestidade objetiva e subjetiva da administração em relação a rigorosamente todos os assuntos que dizem respeito às relações da Administração no âmbito interno e externo. 

    Certo. É exatamente o que traz o último parágrafo do texto.

    Texto: "Devemos observar que na expressão interesse público agrega-se o valor de moralidade, ética, independência, honestidade objetiva e subjetiva da administração em relação a rigorosamente todos os assuntos que dizem respeito às relações da Administração no âmbito interno e externo."

     . 

    II. Na perspectiva do autor, tratando-se de moralidade pública, torna-se imperioso reivindicar-se alto grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e público, não um ato individual e privado. 

    Certo. É exatamente o que traz o segundo parágrafo do texto.\

    Texto: "E tratando-se de moralidade pública, torna-se imperioso reivindicar-se alto grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e público, não um ato individual e privado.

     . 

    III. Ser ético, na perspectiva do autor, é adotar atitudes positivas em relação ao próprio desenvolvimento pessoal e profissional, sempre buscando obter ganhos pessoais e favorecimentos indevidos no âmbito da organização pública.

    Errado. Isso é ser ANTIÉTICO e em momento algum do texto o autor faz essa afirmação.

     . 

    Gabarito: Letra C


ID
4825915
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ética

Paulo Roberto Martinez Lopes

Secretário-Executivo Comissão de Ética do DNIT

Brasília - DF


A ética representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço. A moral administrativa é imposta ao agente público para sua conduta interna, segundo as exigências da instituição a que serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum.

A ética na administração e a moralidade administrativa não representam senão uma das faces da moralidade pública que se sujeita ao controle social, pois a moralidade é encontrada nos julgamentos que as pessoas fazem sobre a conduta e não na própria conduta. E tratando-se de moralidade pública, torna-se imperioso reivindicar-se alto grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e público, não um ato individual e privado.

As leis e normas são de caráter impositivo, tendo o agente público o dever de cumpri-las, e tendo que responder pelo seu não cumprimento. Já a conduta ética é de caráter pessoal, o agente público tem a responsabilidade de ser ético. Porém sem jamais deixar de respeitar e cumprir o princípio constitucional da moralidade administrativa. 

E o que é ser ético?

Ser ético é ter a certeza que sua função é pública, e que tem a obrigação de tratar ao público e aos colegas de serviço com toda dignidade, honra, eficiência, honestidade e muito respeito. 

Ser ético é ter o zelo necessário para com o patrimônio público, evitando ao máximo o desperdício e o descaso. Ao ser ético, o agente público estará automaticamente cumprindo a maioria de nossa legislação administrativa.

Ao falarmos de conduta ética na administração pública, não podemos nos omitir em citar o crescente conflito de interesse hoje existente na Administração. Devido principalmente ao crescente número de nomeações para cargos em comissão ou de provimento especial, que na sua grande maioria são ocupados por pessoas que não pertencem ao quadro efetivo de servidores da administração pública, podemos observar a crescente confusão entre o público e o privado e em sua maioria de casos, colaborando e facilitando atos de improbidade administrativa e desvios de conduta ética. Devemos observar que na expressão interesse público agrega-se o valor de moralidade, ética, independência, honestidade objetiva e subjetiva da administração em relação a rigorosamente todos os assuntos que dizem respeito às relações da Administração no âmbito interno e externo.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2m2kLA3 (acesso em 26/09/2019)

Com base no texto 'Ética', leia as afirmativas a seguir:

I. É dever de todos os servidores públicos, de acordo com o texto, agir de forma contrária à ética em todos os seus atos, pois apenas dessa forma ele poderá contribuir para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.
II. A ética na Administração Pública, defende o autor, compreende o conjunto de ações e atitudes do agente público que impedem o mesmo de cumprir a legislação vigente, elevando a burocracia nos serviços prestados aos cidadãos.
III. Ter o zelo necessário para com o patrimônio público, evitando ao máximo o desperdício e o descaso, são atitudes éticas, na perspectiva do autor. Ele defende que, ao ser ético, o agente público estará automaticamente cumprindo a maioria de nossa legislação administrativa.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    I. É dever de todos os servidores públicos, de acordo com o texto, agir de forma contrária à ética em todos os seus atos, pois apenas dessa forma ele poderá contribuir para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.

    (Errado)

    II. A ética na Administração Pública, defende o autor, compreende o conjunto de ações e atitudes do agente público que impedem o mesmo de cumprir a legislação vigente, elevando a burocracia nos serviços prestados aos cidadãos.

    (Errado)

    III. Ter o zelo necessário para com o patrimônio público, evitando ao máximo o desperdício e o descaso, são atitudes éticas, na perspectiva do autor. Ele defende que, ao ser ético, o agente público estará automaticamente cumprindo a maioria de nossa legislação administrativa.

    (Correto)

    "Ser ético é ter o zelo necessário para com o patrimônio público, evitando ao máximo o desperdício e o descaso. Ao ser ético, o agente público estará automaticamente cumprindo a maioria de nossa legislação administrativa".


ID
4825918
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ética

Paulo Roberto Martinez Lopes

Secretário-Executivo Comissão de Ética do DNIT

Brasília - DF


A ética representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço. A moral administrativa é imposta ao agente público para sua conduta interna, segundo as exigências da instituição a que serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum.

A ética na administração e a moralidade administrativa não representam senão uma das faces da moralidade pública que se sujeita ao controle social, pois a moralidade é encontrada nos julgamentos que as pessoas fazem sobre a conduta e não na própria conduta. E tratando-se de moralidade pública, torna-se imperioso reivindicar-se alto grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e público, não um ato individual e privado.

As leis e normas são de caráter impositivo, tendo o agente público o dever de cumpri-las, e tendo que responder pelo seu não cumprimento. Já a conduta ética é de caráter pessoal, o agente público tem a responsabilidade de ser ético. Porém sem jamais deixar de respeitar e cumprir o princípio constitucional da moralidade administrativa. 

E o que é ser ético?

Ser ético é ter a certeza que sua função é pública, e que tem a obrigação de tratar ao público e aos colegas de serviço com toda dignidade, honra, eficiência, honestidade e muito respeito. 

Ser ético é ter o zelo necessário para com o patrimônio público, evitando ao máximo o desperdício e o descaso. Ao ser ético, o agente público estará automaticamente cumprindo a maioria de nossa legislação administrativa.

Ao falarmos de conduta ética na administração pública, não podemos nos omitir em citar o crescente conflito de interesse hoje existente na Administração. Devido principalmente ao crescente número de nomeações para cargos em comissão ou de provimento especial, que na sua grande maioria são ocupados por pessoas que não pertencem ao quadro efetivo de servidores da administração pública, podemos observar a crescente confusão entre o público e o privado e em sua maioria de casos, colaborando e facilitando atos de improbidade administrativa e desvios de conduta ética. Devemos observar que na expressão interesse público agrega-se o valor de moralidade, ética, independência, honestidade objetiva e subjetiva da administração em relação a rigorosamente todos os assuntos que dizem respeito às relações da Administração no âmbito interno e externo.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2m2kLA3 (acesso em 26/09/2019)

Com base no texto 'Ética', leia as afirmativas a seguir:

I. Para defender o seu ponto de vista, o autor apresenta ao leitor diversos conceitos, como o conceito de moral administrativa, que representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço.
II. O texto aponta que os desvios éticos ocorrem quando o servidor público distingue claramente o público do privado. Ou seja, quanto maior a separação entre os interesses pessoais e os interesses públicos, maiores as chances de um agente governamental incorrer em um ato de improbidade administrativa.
III. A ética, na perspectiva de Paulo Roberto Martinez Lopes, representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço. Já a moral administrativa, explica o autor, é imposta ao agente público para sua conduta interna, segundo as exigências da instituição a que serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. Para defender o seu ponto de vista, o autor apresenta ao leitor diversos conceitos, como o conceito de moral administrativa, que representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço.

    (Errado, é o conceito de ÉTICA que representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores ...).

    II. O texto aponta que os desvios éticos ocorrem quando o servidor público distingue claramente o público do privado. Ou seja, quanto maior a separação entre os interesses pessoais e os interesses públicos, maiores as chances de um agente governamental incorrer em um ato de improbidade administrativa.

    (Errado, por citar que "distingue claramente o público do privado" e no texto diz o contrário "podemos observar a crescente confusão entre o público e o privado e em sua maioria de casos, colaborando ...)

    III. A ética, na perspectiva de Paulo Roberto Martinez Lopes, representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço. Já a moral administrativa, explica o autor, é imposta ao agente público para sua conduta interna, segundo as exigências da instituição a que serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum.

    (Correto, apenas retorne ao texto e identifique os trechos citados).

    GABARITO B - Apenas uma afirmativa está correta.

    Qualquer erro chamar diretamente no perfil.

  • A questão de interpretação e quer que analisemos as afirmações abaixo. Vejamos:

     . 

    I. Para defender o seu ponto de vista, o autor apresenta ao leitor diversos conceitos, como o conceito de moral administrativa, que representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço. 

    Errado. A definição apresentada acima não é o conceito de "moral administrativa", mas, sim, de "ética". De acordo com o texto, "a moral administrativa é imposta ao agente público para sua conduta interna, segundo as exigências da instituição a que serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum."

    Texto: "A ética representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço."

     . 

    II. O texto aponta que os desvios éticos ocorrem quando o servidor público distingue claramente o público do privado. Ou seja, quanto maior a separação entre os interesses pessoais e os interesses públicos, maiores as chances de um agente governamental incorrer em um ato de improbidade administrativa. 

    Errado. O texto aponta que os desvios éticos ocorrem quando o servidor público CONFUNDE - e não distingue - claramente o público do privado. E em nenhum momento do texto o autor fala que quanto maior a separação entre os interesses pessoais e os interesses públicos, maiores as chances de um agente governamental incorrer em um ato de improbidade administrativa.

    Texto: "Devido principalmente ao crescente número de nomeações para cargos em comissão ou de provimento especial, que na sua grande maioria são ocupados por pessoas que não pertencem ao quadro efetivo de servidores da administração pública, podemos observar a crescente confusão entre o público e o privado e em sua maioria de casos, colaborando e facilitando atos de improbidade administrativa e desvios de conduta ética."

     . 

    III. A ética, na perspectiva de Paulo Roberto Martinez Lopes, representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço. Já a moral administrativa, explica o autor, é imposta ao agente público para sua conduta interna, segundo as exigências da instituição a que serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum.

    Certo. É exatamente o que traz o primeiro parágrafo do texto.

    Texto: "A ética representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço. A moral administrativa é imposta ao agente público para sua conduta interna, segundo as exigências da instituição a que serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum."

     . 

    Gabarito: Letra B


ID
4825921
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ética

Paulo Roberto Martinez Lopes

Secretário-Executivo Comissão de Ética do DNIT

Brasília - DF


A ética representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espaço. A moral administrativa é imposta ao agente público para sua conduta interna, segundo as exigências da instituição a que serve, e a finalidade de sua ação: o bem comum.

A ética na administração e a moralidade administrativa não representam senão uma das faces da moralidade pública que se sujeita ao controle social, pois a moralidade é encontrada nos julgamentos que as pessoas fazem sobre a conduta e não na própria conduta. E tratando-se de moralidade pública, torna-se imperioso reivindicar-se alto grau de generalidade e autoridade, resultando, então, do julgamento respectivo, em caráter objetivo e público, não um ato individual e privado.

As leis e normas são de caráter impositivo, tendo o agente público o dever de cumpri-las, e tendo que responder pelo seu não cumprimento. Já a conduta ética é de caráter pessoal, o agente público tem a responsabilidade de ser ético. Porém sem jamais deixar de respeitar e cumprir o princípio constitucional da moralidade administrativa. 

E o que é ser ético?

Ser ético é ter a certeza que sua função é pública, e que tem a obrigação de tratar ao público e aos colegas de serviço com toda dignidade, honra, eficiência, honestidade e muito respeito. 

Ser ético é ter o zelo necessário para com o patrimônio público, evitando ao máximo o desperdício e o descaso. Ao ser ético, o agente público estará automaticamente cumprindo a maioria de nossa legislação administrativa.

Ao falarmos de conduta ética na administração pública, não podemos nos omitir em citar o crescente conflito de interesse hoje existente na Administração. Devido principalmente ao crescente número de nomeações para cargos em comissão ou de provimento especial, que na sua grande maioria são ocupados por pessoas que não pertencem ao quadro efetivo de servidores da administração pública, podemos observar a crescente confusão entre o público e o privado e em sua maioria de casos, colaborando e facilitando atos de improbidade administrativa e desvios de conduta ética. Devemos observar que na expressão interesse público agrega-se o valor de moralidade, ética, independência, honestidade objetiva e subjetiva da administração em relação a rigorosamente todos os assuntos que dizem respeito às relações da Administração no âmbito interno e externo.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2m2kLA3 (acesso em 26/09/2019)

Com base no texto 'Ética', leia as afirmativas a seguir:

I. A partir da leitura do texto, é possível inferir que os desvios éticos são culturais no Brasil, e, portanto, afirma o autor, tentar evitá-los é sempre um esforço improdutivo no contexto da Administração Pública.
II. O autor defende que a ética na administração e a moralidade administrativa não representam senão uma das faces da moralidade pública que se sujeita ao controle social.
III. De acordo com o texto, as leis e normas são de caráter impositivo, tendo o agente público o dever de cumpri-las, e tendo que responder pelo seu não cumprimento. Já a conduta ética, explica o autor, é de caráter pessoal. Ou seja, o agente público tem a responsabilidade de ser ético, sem jamais deixar de respeitar e cumprir o princípio constitucional da moralidade administrativa.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A partir da leitura do texto, é possível inferir que os desvios éticos são culturais no Brasil, e, portanto, afirma o autor, tentar evitá-los é sempre um esforço improdutivo no contexto da Administração Pública.

    (Errado, nenhuma passagem do texto diz que os desvios éticos são culturais)

    II. O autor defende que a ética na administração e a moralidade administrativa não representam senão uma das faces da moralidade pública que se sujeita ao controle social.

    (Correto, segundo parágrafo do texto)

    III. De acordo com o texto, as leis e normas são de caráter impositivo, tendo o agente público o dever de cumpri-las, e tendo que responder pelo seu não cumprimento. Já a conduta ética, explica o autor, é de caráter pessoal. Ou seja, o agente público tem a responsabilidade de ser ético, sem jamais deixar de respeitar e cumprir o princípio constitucional da moralidade administrativa.

    (Correto, terceiro parágrafo do texto)

    GABARITO C.

  • A questão de interpretação de texto e quer que analisemos as afirmações abaixo. Vejamos:

     . 

    I. A partir da leitura do texto, é possível inferir que os desvios éticos são culturais no Brasil, e, portanto, afirma o autor, tentar evitá-los é sempre um esforço improdutivo no contexto da Administração Pública. 

    Errado. Em momento algum do texto o autor fala que os desvios éticos são culturais no Brasil e muito menos ele fala que tentar evitar os desvios é sempre um esforço IMPRODUTIVO no contexto da Administração Pública.

     . 

    II. O autor defende que a ética na administração e a moralidade administrativa não representam senão uma das faces da moralidade pública que se sujeita ao controle social. 

    Certo. É exatamente o que o texto traz no segundo parágrafo do texto.

    Texto: "A ética na administração e a moralidade administrativa não representam senão uma das faces da moralidade pública que se sujeita ao controle social, pois a moralidade é encontrada nos julgamentos que as pessoas fazem sobre a conduta e não na própria conduta.".

     . 

    III. De acordo com o texto, as leis e normas são de caráter impositivo, tendo o agente público o dever de cumpri-las, e tendo que responder pelo seu não cumprimento. Já a conduta ética, explica o autor, é de caráter pessoal. Ou seja, o agente público tem a responsabilidade de ser ético, sem jamais deixar de respeitar e cumprir o princípio constitucional da moralidade administrativa.

    Certo. É exatamente o que o texto traz no terceiro parágrafo do texto.

    Texto: "As leis e normas são de caráter impositivo, tendo o agente público o dever de cumpri-las, e tendo que responder pelo seu não cumprimento. Já a conduta ética é de caráter pessoal, o agente público tem a responsabilidade de ser ético. Porém sem jamais deixar de respeitar e cumprir o princípio constitucional da moralidade administrativa."

     . 

    Gabarito: Letra C


ID
4825933
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Rejane é médica veterinária e possui 9,7L de água sanitária em sua clínica. Se diariamente são consumidos 0,35L desse produto nas atividades de higienização realizadas por sua equipe de limpeza, então o estoque atual será suficiente para um período de limpeza superior a 26 dias e inferior a 29 dias.
II. Em uma corrida, a motocicleta 1 alcança uma velocidade máxima de 240 km/h. Sabendo que a motocicleta 2 atinge até 340 km/h, podemos afirmar que a motocicleta 2 atinge uma velocidade de aproximadamente 120% a mais que a motocicleta 1.
III. Luciana adquiriu um empréstimo no valor de R$ 1.500,00. Após 1 mês, foi necessário pagar juros de 3% sobre o valor do empréstimo. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que Luciana pagou mais de R$ 57 e menos de R$ 61 em juros no 1º mês.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    apenas um alternativa está correta

    I - 9700/ 350 = 27,7 dias correto

    II - 340-240 = 100, errado

    III - 3% de 1500 = 45 reais, errado


ID
4825936
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Helena escreveu uma peça teatral em 58 dias, escrevendo 36 páginas por dia, em média. Se ela tivesse escrito 18 páginas por dia, teria concluído essa obra em um período superior a 107 dias e inferior a 120 dias.
II. A raiz quadrada de 47.089 é um número superior a 209 e inferior a 222.
III. Uma máquina possui duas peças em formato triangular identificadas como X e Y. A peça X possui base igual a 8 cm e altura igual a 16 cm. A peça Y, por sua vez, possui área 45% maior do que a área da peça X. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a área de Y é inferior a 89 cm² e superior a 81 cm².

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 45% = 45/100 = 0,45

    assim

    0,45 x 64 cm² = 28,8cm² (a MAIS que x))

    AREA de Y = 64 cm² + 28,8 cm²

    AREA de Y = 92,8 cm² ( Area de Y))

    então a área de Y é inferior a 87 cm². FALSO

    é SUPERIOR( maior que) 92,8 cm² > 87 cm²

    Afirmo que as 2 primeira estão correta!

  • I -

    58.36 =2088 ( 2088 é a quantidade total de páginas da peça)

    2088 / 18 = 116 ( se ela tem uma média de 18 p/d , ela vai demorar 116 dias para escrever 2088 páginas da peça)

    II -Raiz quadrada é 217

    III -área de um triângulo.

    A=B.H/2

    A=8.16

    A= 128/

    A= 64

    a área de x é 64

    a área de y é 45% de x

    45/100 . 64 = 28,8

    64 + 28,8 = 92,8

    é superior a 89cm² porém E superior a 81cm².

  • Não entendi o gabarito, visto que no item III a área de X é 16 x 8/2 (b x h/2) = 64cm.

    e a área de Y é 45% maior, ou seja, 64 + 45% de 64 = 92,8cm. Ou seja, o item III está incorreto, assim como o II.

  • ASSERTIVA: C


ID
4825939
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Em uma escola, foram consumidos 187,5 kg de feijão, no mês 1; 191,4 kg, no mês 2; e 204,7 kg, no mês 3. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o consumo mensal médio de feijão nessa escola é superior a 191,9 kg e inferior a 196,1 kg, no período considerado.
II. Anitta comprou um produto importado por 67 euros. Considerando que na época o valor do euro era de R$ 3,50, podemos afirmar que Anitta gastou mais de R$ 240,15 e menos de R$ 242,80 com a compra desse item.
III. Em uma escola municipal trabalham 12 professores de português, 17 professores de matemática, 8 professores de ciências e 7 professores de história. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o corpo docente dessa instituição compreende mais de 41 profissionais e menos de 59 profissionais.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    I - 187,5 kg + 191,4 kg + 204,7 kg = 583,6 kg / 3 meses = 194,5 - VERDADEIRO

    II - 67 euros x 3,50 = 234,50 reais - FALSO

    III - 12 + 17 + 8 + 7 = 44 profissionais VERDADEIRO


ID
4825942
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Regina abasteceu sua moto com R$ 25,00 de combustível. Sabendo que ela só possuía moedas de 25 centavos para pagar, pode-se dizer que Regina utilizou mais de 117 moedas para pagar pelo combustível.
II. Alana adquiriu um empréstimo no valor de R$ 1.000,00. Após 1 mês, foi necessário pagar juros de 2% sobre o valor do empréstimo. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que Alana pagou mais de R$ 38 e menos de R$ 41 em juros no 1º mês.
III. Olívia precisa ler um livro de 1.012 páginas. Se ela leu 644 páginas nos 7 primeiros dias, precisará de pelo menos mais 4 dias, mantendo a velocidade anterior, para concluir a leitura de todo o livro.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra B. 117 x 25 = 29,25 (f) II. j= c.i.t/100 = J = 1000.2.1/100 = 20 (f) III. 644/ 7 = 92 páginas por dia. 92 x 4 = 368+ 644 = 1012

  • Gabarito Letra B

    I - 117 x 0,25 = 29,25. Ela utilizou menos que 117 moedas. FALSO

    II - (2/100 = 0,02) 1.000 x 0,02 = 20, então 1.020. FALSO

    III - 664/7 = 92 páginas por dia. 92x4= 368 páginas. 644 + 368 = 1.012 páginas. VERDADEIRO

  • GABARITO : Letra B

    I -Se 1 Real = 4 moedas de 0,25, então podemos dizer que 25,00 = 4 * 25 = 100 moedas; com isso Regina usou 100 moedas de 0,25 para abastecer a sua moto. Ela usou menos que 117 moeda. FALSO.

    II - 1000 *2% = 1000*2/100 = 20, logo R$ 1020, 00, no segundo mês. FALSO.

    III - 644*4/7 = 368; 644 + 344 = 1012 páginas. VERDADEIRO.


ID
4825945
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Há 2 semanas, o peso de Anabelle era de 64 kg. Há 1 semana, seu peso era de 60 kg. Atualmente, seu peso é 68 kg. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que seu peso médio, no período considerado, está compreendido no intervalo entre 65 kg e 67 kg.
II. Clarissa realizou um investimento no valor de R$ 39.000 em um banco. Após 1 ano, Clarissa observou que o seu investimento apresentou rendimentos da ordem de 3,5%, acumulando assim um montante superior a R$ 40.108,30 e inferior a R$ 40.489,75.
III. Um veículo possui 42 litros de combustível em seu tanque. Se diariamente são consumidos 5,8 litros desse combustível em percursos diversos, então esse veículo poderá ser utilizado por um período superior a 8 dias e inferior a 11 dias antes de precisar reabastecer.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Na primeira alternativa temos uma média simples, basta somar os valores e dividir por 3, que é a quantidade de valores disponíveis, a resposta é 64, item falso;

    Na segunda, item verdadeiro, (3,5/100) * 39000 = 1365; 39000 + 1365 = 40365;

    Na terceira alternativa, item falso: basta dividir 42 por 5,8 e descobrir quantos dias ele poderá ser utilizado sem reabastecer. Isso dá 7, alguma coisa.

    Gab: B

  • Na segunda assertiva, eu pensei que tivesse que multiplicar por 12 também.


ID
4825948
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ignota
Onde se esconde a sua essência?
De que é formada a complexa Natureza Humana?
Paz? Ganância?
Belle époque, 29, social ou capital?
Indeterminada permanece.

(Autor (a) anônimo (a))

Glossário:
• Belle époque: período histórico marcado pela euforia provocada pelo progresso tecno-científico iniciado na segunda metade do século XIX.
• Crise de 1929: foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, sendo um importante momento da história norte-americana. 

Com base no texto 'Ignota', leia as afirmativas a seguir:

I. A referência a fatores externos ao texto não impossibilita uma compreensão global da mensagem do eu-lírico. Sendo assim, o leitor não precisa rememorá-los.
II. A formação da Natureza Humana é justificada pelo título do poema, que estabelece uma relação paradoxal com o trecho “Indeterminada permanece”.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    I. A referência a fatores externos ao texto não impossibilita uma compreensão global da mensagem do eu-lírico. Sendo assim, o leitor não precisa rememorá-los.

    A primeira parte, em azul, está correta. A segunda parte, porém (em vermelho), está errada.

    II. A formação da Natureza Humana é justificada pelo título do poema, que estabelece uma relação paradoxal com o trecho “Indeterminada permanece”.

    PARADOXAL = Algo que é contraditório.

    IGNOTA = Desconhecida.

    O título do texto IGNOTA estabelece uma relação de complementariedade com o trecho "INDETERMINADO PARMANECE" e não de contradição.

    Bons estudos!


ID
4825951
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ignota
Onde se esconde a sua essência?
De que é formada a complexa Natureza Humana?
Paz? Ganância?
Belle époque, 29, social ou capital?
Indeterminada permanece.

(Autor (a) anônimo (a))

Glossário:
• Belle époque: período histórico marcado pela euforia provocada pelo progresso tecno-científico iniciado na segunda metade do século XIX.
• Crise de 1929: foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, sendo um importante momento da história norte-americana. 

Com base no texto 'Ignota', leia as afirmativas a seguir:

I. O eu-poético cita fatos e movimentos como “Belle époque” e “29” a fim de provocar o leitor e direcioná-lo na formação de um ponto de vista.
II. O leitor só terá uma compreensão global do texto se fizer as devidas relações com os fatos e concepções relacionados a ele.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o gabarito, a alternativa A que está correta. Mas a minha dúvida é esta: será que na afirmativa I, " O eu-poético cita fatos..."? Ou simplesmente fez perguntas reflexivas?

  • Marcelo Aratum, o autor cita os fatos (movimentos como“Belle époque” e “29”) e, ao final do período, deixa uma pergunta retórica para que reflitamos e assim sermos capazes de formar um ponto de vista.

    Belle époque, 29, social ou capital?


ID
4825954
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ignota
Onde se esconde a sua essência?
De que é formada a complexa Natureza Humana?
Paz? Ganância?
Belle époque, 29, social ou capital?
Indeterminada permanece.

(Autor (a) anônimo (a))

Glossário:
• Belle époque: período histórico marcado pela euforia provocada pelo progresso tecno-científico iniciado na segunda metade do século XIX.
• Crise de 1929: foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, sendo um importante momento da história norte-americana. 

Com base no texto 'Ignota', leia as afirmativas a seguir:

I. As palavras “social” e “capital”, no texto, revelam dois pontos de vista ideológicos distintos, mas que definem exatamente a Natureza Humana.
II. Os questionamentos presentes no verso “Paz? Ganância?” sugerem que o leitor opte por uma ou outra alternativa. Ou seja, tire suas próprias conclusões.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    I. As palavras “social” e “capital”, no texto, revelam dois pontos de vista ideológicos distintos, mas que definem exatamente a Natureza Humana.

    II. Os questionamentos presentes no verso “Paz? Ganância?” sugerem que o leitor opte por uma ou outra alternativa. Ou seja, tire suas próprias conclusões.

  • essa banca é uma piada.

  • Se alguém entender a lógica, escreva por favor.

    A primeira realmente dispõe de dois pontos ideológicos distintos, o capital e o social não se fundem no caso em questão, mas se opõem.

    Já na segunda. O próprio autor define quando diz "indeterminada permanece". Ou seja. Ele já concluiu.

    A meu ver a opção primeira seria correta e a segunda errada.

    Vai entender.

  • social e capital no meu ponto de vista, revelam aspectos da crise de 29, como enunciado no glossário, e não se interpretam no texto como pontos de vista distintos, não esclarecido no texto, além disso, relação com a natureza humana.


ID
4825957
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ignota
Onde se esconde a sua essência?
De que é formada a complexa Natureza Humana?
Paz? Ganância?
Belle époque, 29, social ou capital?
Indeterminada permanece.

(Autor (a) anônimo (a))

Glossário:
• Belle époque: período histórico marcado pela euforia provocada pelo progresso tecno-científico iniciado na segunda metade do século XIX.
• Crise de 1929: foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, sendo um importante momento da história norte-americana. 

Com base no texto 'Ignota', leia as afirmativas a seguir:

I. Há, no texto, a recorrência a questionamentos para que o eu-poético imprima no leitor a ideia de a Natureza Humana não ter uma essência.
II. O último verso do poema (Indeterminada permanece) indica que o eu-poético não encontrou a essência da Natureza Humana ou não sabe do que ela é formada.

Marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Comentários
  • ???????

    Sem entender nada

  • Quando o autor lança "mão" de questionamentos da existência da natureza humana e afirma a resposta indeterminada, ele (o autor) reafirma a não existência da mesma. Logo há inexistência da essência, resposta do item I.

    A resposta do item II se faz notória no: "Indeterminada permanece",no fecho do 1 parágrafo.

    Ignota

    Onde se esconde a sua essência?

    De que é formada a complexa Natureza Humana?

    Paz? Ganância?

    Belle époque, 29, social ou capital?

    Indeterminada permanece.

  • Boa, Márcio!

  • Gabarito dado pela banca: A

    Não concordo com o gabarito.

    I. Há, no texto, a recorrência a questionamentos para que o eu-poético imprima no leitor a ideia de a Natureza Humana não ter uma essência.

    Considero a alternativa falsa. O fato de o autor lançar mão de questionamentos sobre a essência da natureza não faz com que suponhamos que a mesma não exista. Na minha concepção, o que não conseguimos, pelo fato de ser muito complexa, é defini-la, delimitá-la. O próprio autor, no final do texto, diz que indeterminada permanece, e não que inexista uma essência.

    II.O último verso do poema (Indeterminada permanece) indica que o eu-poético não encontrou a essência da Natureza Humana ou não sabe do que ela é formada.

    Considero a alternativa verdadeira. Entretanto, perceba que o fato de não encontrá-la ou não saber do que é formada, não significa que não exista uma essência da natureza humana (proposta defendida pela banca na primeira assertiva).

  • Banca ainda precisa melhorar muito para ser péssima

  • Totalmente equivocada

  • Também não concordo com o gabarito.

    I. Há, no texto, a recorrência a questionamentos para que o eu-poético imprima no leitor a ideia de a Natureza Humana não ter uma essência.

    no trecho Onde se esconde a sua essência? questiona onde a essência se encontra e não faz referencia à inexistência dela

  • É brincadeira mesmo. Nem falo o que tinha que fazer com um formulador desse . Pelo amor....

  • Sinto muito, mas nesse o gabarito está errado pois no trecho da essência o autor NUNCA negou ela e sim nos questiona se ela existe.

  • Pensei da mesma forma

  • Concordo, essa questão é muito subjetiva, pois não especificou o cargo para qual ele iria concorrer.


ID
4825960
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ignota
Onde se esconde a sua essência?
De que é formada a complexa Natureza Humana?
Paz? Ganância?
Belle époque, 29, social ou capital?
Indeterminada permanece.

(Autor (a) anônimo (a))

Glossário:
• Belle époque: período histórico marcado pela euforia provocada pelo progresso tecno-científico iniciado na segunda metade do século XIX.
• Crise de 1929: foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, sendo um importante momento da história norte-americana. 

Com base no texto 'Ignota', leia as afirmativas a seguir:

I. O questionamento presente no trecho “social ou capital?” sugere que o leitor opte por uma definição da Natureza Humana.
II. Para o eu-poético, a Natureza Humana é enigmática, todavia encontra um equilíbrio na sua origem.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ???????

  • Caraca!! Isso é questão para professor de filosofia.

  • @concurseiro.nomeado Dicas, Trajetória, Técnicas de Estudo :)

  • Entendi foi nada!

  • nadica de nada

  • É questão de interpretação, galera, qual a dificilmente que vocês tiveram ? Kkkkk
  • Eu acho que entendi. Então vamos lá!

    I. O questionamento presente no trecho “social ou capital?” sugere que o leitor opte por uma definição da Natureza Humana. 

    (errado: o autor não dá essa opção. Ele mesmo não sabe do que é feito a Natureza Humana)

    II. Para o eu-poético, a Natureza Humana é enigmática, todavia encontra um equilíbrio na sua origem.

    (no texto não há essa opção. A origem da Natureza Humana não é citada)

  • Galera, toda questão de interpretação é um tanto quanto complexa. Acertei a questão e vou tentar ajudar quem não entendeu.

    I. O questionamento presente no trecho “social ou capital?” sugere que o leitor opte por uma definição da Natureza HumanaFALSO. O questionamento faz com que o leitor reflita sobre uma possível definição da natureza humana.

    II. Para o eu poético, a Natureza Humana é enigmática, todavia encontra um equilíbrio na sua origem. FALSO. Em momento algum o autor fala em da natureza humana.

  • GAB: D

    A minha interpretação foi a seguinte:

    I -O questionamento presente no trecho “social ou capital?” sugere que o leitor opte por uma definição da Natureza Humana. FALSO

    >Quando o autor faz referência ao social ou capital, ele não está sugerindo que optemos por uma definição de Natureza Humana, mas sim questionando (pergunta retórica) se os eventos ocorridos nos dados momentos históricos (Belle époque / Crise de 1929) foram ocasionados devido a um movimento social ou capital. O autor apenas quer que reflitamos sobre tais épocas e como complexa é a natureza humana ao não conseguir definir com exatidão e de forma unânime se foram movimentos sociais ou capitalistas. Sempre haverá visões, opiniões, pensamentos diferentes... Essa é a graça da natureza humana.

    II - Para o eu-poético, a Natureza Humana é enigmática, todavia encontra um equilíbrio na sua origem. FALSO

    >A primeira parte está correta. Como podemos verificar nas seguintes passagens do texto.

    Onde se esconde a sua essência?

    De que é formada a complexa Natureza Humana?

    [...] Indeterminada permanece.

    >O erro reside na segunda parte da assertiva, uma vez que o autor sugere que a Natureza Humana pode ser uma coisa ou outra (para qual parte tendemos mais? Paz? Ganância?), ainda que não consiga defini-la (Um conceito global/unânime, cada pessoa tem seu ponto de vista). Não há equilíbrio.

    De que é formada a complexa Natureza Humana?

    Paz? Ganância?

    Belle époque, 29, social ou capital?

    Indeterminada permanece.

  • pra mim, a segunda é falsa porque o autor diz "permanece" ou seja nunca teve uma definição.