SóProvas



Prova CEPUERJ - 2019 - UERJ - Técnico em Enfermagem (Reaplicação)


ID
2938210
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir de 2003, a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher passou a contemplar uma agenda ampla voltada para a atenção às diversas fases da vida, a segmentos da população feminina ainda invisibilisados e a problemas emergentes. Uma das novas ações propostas é a atenção à mulher:

Alternativas
Comentários
  • b) em situação de prisão

    Uma das diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher:

  • Gabarito: Letra B.

     

     

    Complementando

     

     

     

    De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).Princípios e Diretrizes.Brasília-DF.2011

     

     

     

    Como a condição de saúde das mulheres em situação de prisão, assim como de toda a população compreendida pelo Sistema Penitenciário Nacional, ainda é pouco conhecida, está sendo elaborada a primeira pesquisa, em nível federal, sobre esse tema, que deverá iniciar-se em fevereiro de 2004.

     

    Essa pesquisa tem como objetivo dar sustentabilidade ao processo de implantação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.


ID
2938213
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, nos artigos 196 e 198, da Seção II Da Saúde, introduziu a garantia dos preceitos universalistas e democráticos. Tais preceitos tratam, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88

     

    SAÚDE

     

    Art 196. A SAÚDE é DIREITO DE TODOS e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

     

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

            I -  descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

            II -  atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

            III -  PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

  • GABARITO A

     

    Caso houvesse dúvida entre as alternativas apresentadas, era só realizar a associação direta dos termos ao que foi pedido no enunciado da questão:

     

    . Garantia dos preceitos universalistasdireito para todos.

    . Garantia dos preceitos democráticos: participação da comunidade.

     

     

  • queria entender pq não a letra D

    :/

  • Bárbara N, pelo que entendi, integralidade se refere a totalidade dos tratamentos e universalidade ao direito total.

  • Desde a Constituição Cidadã em 1988 e após efetivamente implantado, a saúde pública torna-se um direito de todos. 

    Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Qualquer indivíduo, cidadão ou não, podendo até mesmo ser estrangeiro, tem direito a atendimento público de saúde. O art. 198, por sua vez, traz as diretrizes da saúde pública. A saber: Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade.

    Gabarito: A
  • Bárbara, a letra "d" estaria correta se trouxesse "universalidade" e "participação social". O Art. 196 trata, sobretudo, do acesso universal e do direito de todos à saúde.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A

  • GABARITO A


ID
2938216
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No âmbito do SUS, a distribuição de recursos e as responsabilidades são atribuídas aos diferentes entes federados, entendidos como gestores do sistema. Essa distribuição político-administrativa é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • NA DESCENTRALIZAÇÃO O ESTADO TRANSFERE A ATIVIDADE PARA OUTRA PESSOA JURÍDICA , POR ELE CRIADA, QUE PODE SER PÚBLICA OU PRIVADA.

    * NÃO CONFUNDIR COM 'DESCONCENTRAÇÃO'.

  • GABARITO: D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL/88

     

    SAÚDE

     

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

     

    DIRETRIZES DO SUS:

     

            I -  DESCENTRALIZAÇÃO, com direção única em cada esfera de governo; ( GABARITO )

            II -  ATENDIMENTO INTEGRAL, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

            III -  PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

     

     

    A DESCENTRALIZAÇÃO da gestão e das políticas da saúde no país – feita de forma integrada entre a União, estados e municípios – é um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com este princípio, o poder e a responsabilidade sobre o setor são distribuídos entre os três níveis de governo, objetivando uma prestação de serviços com mais eficiência e qualidade e também a fiscalização e o controle por parte da sociedade. A autoridade sanitária do SUS é exercida: na União, pelo ministro da saúde; nos estados, pelos secretários estaduais de saúde; e, nos municípios, pelos secretários municipais de saúde. Cada região formada nos estados deverá garantir a INTEGRALIDADE no atendimento através da parceria entre os municípios componentes.

     

  • No âmbito do SUS :

    Distribuir recursos e responsabilidades atribuídas aos diferentes entes federados, entendidos como gestores do sistema .

    Essa DISTRIBUIÇÃO ( DESCENTRALIZAÇÃO ) político-administrativa é chamada de :

    GABARITO D ) : DESCENTRALIZAÇÃO

    : um dos PRINCÍPIOS ORGANIZACIONAIS DOS SUS .

    Descentralizar as ações e serviços de saúde do ESTADO com ênfase para os Municípios ( PARTICIPAÇÃO SOCIAL/ PARTICIPAÇÃO POPULAR) .

    Obs : PRINCÍPIOS DO SUS :

    1 DOUTRINÁRIOS :

    U niversalidade ;

    I ntegralidade ;

    E quidade .

    2 ORGANIZACIONAIS :

    HI erarquização ;

    DE scentralização ;

    RE gionalização ;

    CONTROLE Social ( participação social / popular ) ..


ID
2938219
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A lei nº 8.080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, entre outras providências, e regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde. Sobre os objetivos e as atribuições dessa lei, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra B.

    Objetivos e atribuição do Sus ( arts.5º a 6º)

    B) Identificar e divulgar os fatores condicionantes e determinantes da saúde. Esse é o primeiro objetivo do Sus.

    Primeiro "identificar e divulgar" o problema. Depois, "formular politicas de saúde" para depois "promover a assistência".

  • GABARITO: B

    A) as ações que possibilitam o conhecimento, a detecção ou prevenção de quaisquer mudanças nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva são feitas pela vigilância sanitária (epidemiológica)

    B) o SUS contribui diretamente para o aparecimento de doenças e agravos em saúde, quando não identifica e nem divulga os fatores que determinam e condicionam a saúde

    C) a garantia da saúde é de responsabilidade privativa do Estado, que não contribui (contribui) diretamente para o aparecimento de doenças e agravos em saúde

    D) a formulação política de saúde centra-se em políticas econômicas voltadas para cura (prevenção) e procedimentos que determinam e condicionam a saúde


ID
2938222
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Vendedor de pipoca de 70 anos frequenta trimestralmente as consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) para tratamento de hipertensão arterial. Recebe a visita mensal do agente comunitário de saúde (ACS) e comparece à UBS uma vez por semana para aferição de sua pressão arterial. O princípio do SUS, presente na lei nº 8.080/1990, e a diretriz ofertada na Atenção Básica, presente na portaria nº 2.436/2017, atribuídos às atividades descritas, respectivamente, são:

Alternativas
Comentários
  • integralidade / longitudinalidade do cuidado

  • Gabarito: Letra C.

    De acordo com a PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

    Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Vendedor de pipoca de 70 anos frequenta trimestralmente as consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) para tratamento de hipertensão arterial. Recebe a visita mensal do agente comunitário de saúde (ACS) e comparece à UBS uma vez por semana para aferição de sua pressão arterial.

    1 - PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA ATENÇÃO BÁSICA

    1.1 - Princípios

    - Integralidade: É o conjunto de serviços executados pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos do cuidado, da promoção e manutenção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, da cura, da reabilitação, redução de danos e dos cuidados paliativos. Inclui a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado das necessidades biológicas, psicológicas, ambientais e sociais causadoras das doenças, e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins, além da ampliação da autonomia das pessoas e coletividade.

    1.2 - Diretrizes

    VI - Longitudinalidade do cuidado: pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas , evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado.

  • C.

    -Nota-se que o atendimento é um processo contínuo, onde o agente forma vínculo com a pessoa. (Longitudinalidade)


ID
2938225
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No capítulo IV, da lei nº 8.080/1990, sobre as Competências e as Atribuições, o artigo 18 afirma que, à direção municipal do SUS, compete:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A

  • Questão lei 8080 Art 16,17,18

    União

    Definir e Coordenar

    Estado

    Coordenar e Executar ações e serviços.

    Municípios

    Gerir, Executar ações e serviços.

    Fonte: planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

  • GAB A

    Muitas das vezes o MUNICÍPIOS vão executar os serviços

  • GABARITO: A

    União (normatizam) → Formular, promover, coordenar e participar, implementar normas.

    Estados (executam e normatizam) → Executar em caráter suplementar

    Municípios (colocam a mão na massa) Gerir laboratórios, executar serviços, colaborar com a fiscalização etc.

    ------------------------------

    a) executar serviços de vigilância epidemiológica e sanitária, de alimentação e nutrição, de saneamento básico e de saúde do trabalhador

    → Correto. Municípios são responsáveis por executar serviços de vigilância.

    b) participar da definição de normas, critérios e padrões, para o controle das condições e dos ambientes de trabalho, e coordenar a política de saúde do trabalhador

    → Errado. Competência da União.

    c) coordenar e participar na execução das ações de vigilância epidemiológica, estabelecer normas e executar a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras

    → Errado. Competência da União

    d) definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade, de rede de laboratórios de saúde pública, de vigilância epidemiológica e de vigilância sanitária

    → Errado. Competência da União.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • a) CORRETO - Art. 18. À direção municipal do SUS compete:

               IV - Executar serviços:

                    a) De vigilância epidemiológica;

                    b) Vigilância sanitária;

                    c) De alimentação e nutrição;

                    d) De saneamento básico; e

                    e) De saúde do trabalhador;

           

    b) ERRADO - Art. 16., V - São atribuições da Direção Nacional do SUS

    c) ERRADO - Art. 16., VII - - São atribuições da Direção Nacional do SUS

    d) ERRADO - Art. 16., III, a), b), c) e d) - São atribuições da Direção Nacional do SUS

    Fonte: Lei 8080/90

  • União (normatizam) → Formular, promover, coordenar e participar, implementar normas.

    Estados (executam e normatizam) → Executar em caráter suplementar

    Municípios (colocam a mão na massa) → Gerir laboratórios, executar serviços, colaborar com a fiscalização etc.

    ------------------------------

    a) executar serviços de vigilância epidemiológica e sanitária, de alimentação e nutrição, de saneamento básico e de saúde do trabalhador

    → Correto. Municípios são responsáveis por executar serviços de vigilância.

    b) participar da definição de normas, critérios e padrões, para o controle das condições e dos ambientes de trabalho, e coordenar a política de saúde do trabalhador

    → Errado. Competência da União.

    c) coordenar e participar na execução das ações de vigilância epidemiológica, estabelecer normas e executar a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras

    → Errado. Competência da União

    d) definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade, de rede de laboratórios de saúde pública, de vigilância epidemiológica e de vigilância sanitária

    → Errado. Competência da União.


ID
2938228
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O decreto nº 7.508/2011 estabelece alguns arranjos organizativos de forma a garantir a integralidade da assistência. Assim, se algum usuário do SUS necessitar de cuidado mais complexo e de tecnologia mais densa, as equipes dos serviços de saúde devem se articular e se complementar, originando um(a):

Alternativas
Comentários
  • VI - Rede de Atenção à Saúde - conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde;

  • rede de atenção à saúde

  • Região da Saúde

    Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais, com finalidade de integrar a organização, o planejamento e a excução de ações e serviços de saúde.

    Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde -

    O Acordo de colaboração entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e seviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores de metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização da sua excecução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviçosde saúde.

    Portas de entrada

    Serviços de atentimento inicial à saúde do usuário do SUS;

    Comissão Intergestores

    Intâncias de pactuação consesual entre entes federativos para definição das regras de gestão compartilhada do SUS.

    Comissão = Reunião

    Inter = Vários

    Gestão = Administração

    Reunião de pessoas com o poder de comando junto ao SUS.

    Rede de Atenção à Saúde - Conjunto de ações e serviços articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde. #GABARITO.

    FONTE: /watch?v=m9IUDPHp49g

  • PALAVRINHAS MÁGICAS --> complexidade, crescente, integralidade = marca a REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE ..

  • Decreto 7.508/11

    Art. 2º

    VI - Rede de Atenção à Saúde - conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde;

    GAB."B"

  • gab b

    **BIZU**

    • ART 2º V MAPA DA SAÚDE= DESCRIÇÃO GEOGRÁFICA; REGIÃO = ESPAÇO GEOGRÁFICO
    • pessoal cuidem "início, fim e conforme/de acordo com" do art 8º com art 20. As bancas trocam muito.
    • NÃO CONFUNDIR ART 5º COM ART 9º


ID
2938231
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e aos serviços de saúde se inicia pelas portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada, de acordo com a complexidade do serviço. Portas de entrada às ações e aos serviços de saúde, nas Redes de Atenção à Saúde, são os serviços que compreendem, entre outros, os de atenção básica e os de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    urgência e emergência, atenção psicossocial e os especiais de acesso aberto

  • Decreto 7.508/11

    Art. 9º - São portas de entrada ás ações e aos serviços de saúde nas redes de atenção á saúde os serviços.

    I - de atenção primária;

    II - de atenção de urgência e emergência;

    III - de atenção psicossocial; e

    IV - especiais de acesso aberto.

    GAB. "A"


ID
2938234
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Idoso é levado ao hospital devido ao quadro de elevação de pressão arterial. A conduta do técnico de enfermagem ficou restrita a aferir a pressão arterial do idoso e a administrar a medicação prescrita. Considerando a Política Nacional de Humanização, torna-se necessário rever as relações entre saberes e poderes na produção do cuidado, de forma que o profissional:

Alternativas
Comentários
  • associe tecnologias biomédicas à clínica ampliada e à cogestão


ID
2938237
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma pessoa com transtornos mentais foi levada por seus familiares ao serviço de saúde mais próximo a sua residência por apresentar quadro de alvoroço, delírio, desorganização, confusão e comportamento violento. Ao chegar à unidade, a família se dirigiu ao técnico de enfermagem e explicou a situação. Sobre a atenção inicial do técnico de enfermagem à pessoa no momento da crise psíquica, conforme o paradigma psicossocial, é correto afirmar que a atenção ao usuário no momento da crise:

Alternativas
Comentários
  • requer negociar processualmente a aproximação considerando a anuência do usuário


ID
2938240
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na produção do cuidado, o conceito que representa os espaços e os processos vivos, individuais ou coletivos, que estão sujeitos à modificação, desvio e produção de novas subjetividades, a partir das relações que as pessoas e grupos estabelecem entre si, recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Entendemos que um território existencial é um ambiente vivo que está sempre sujeito a modificações, desvios e recriações de si mesmo, já que sempre se constitui na relação com outros territórios em movimento.

  • Mais que uma delimitação espacial, um território existencial é uma localização espaço-temporal. ... Entendemos que um território existencial é um ambiente vivo que está sempre sujeito a modificações, desvios e recriações de si mesmo, já que sempre se constitui na relação com outros territórios em movimento.


ID
2938243
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A feminilização dos espaços de saúde na atenção básica tem favorecido a desigualdade do acesso e a invisibilidade das necessidades da saúde masculina e, por isso, a entrada de homens no sistema de saúde tem sido feita, na maioria das vezes, por meio da atenção especializada. Segundo a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, a patologia mais comum, a partir da quinta década de vida, e que apresenta impacto negativo na qualidade de vida dos homens pelos sintomas urinários é o(a):

Alternativas
Comentários
  •  

     

     

    Hiperplasia Prostática Benigna

     

    A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma das patologias mais comuns nos homens a partir da quinta década de vida, podendo associar-se a sintomas do trato urinário inferior (STUI ou LUTS). A doença costuma interferir nas atividades diárias e no padrão do sono dos pacientes e, quando não tratada, pode levar à retenção urinária, hidronefrose e insuficiência renal.

     

    Sinais e sintomas

     

    O quadro clínico é variável, podendo apresentar sintomas intermitentes ou progressivos. Alguns pacientes apresentam STUI mesmo sem crescimento expressivo da próstata, da mesma forma que algumas pessoas com aumento prostático significativo podem permanecer oligossintomáticas.

     

    Os sintomas são divididos em três grupos:

     

    Sintomas de Armazenamento: aumento da frequência urinária (polaciúria), noctúria, urgência/incontinência urinária e enurese noturna.

     

    Sintomas de Esvaziamento: jato fraco, bífido ou intermitente, hesitação, esforço miccional e gotejamento terminal.

     

    Sintomas Pós-miccionais: tenesmo vesical (sensação de esvaziamento incompleto) e gotejamento pós-miccional.

     

    FONTE: https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/protocolos_resumos/urologia_resumo_hiperplasia_prostatica_benigna_TSRS.pdf

  • Entre os tumores há de se assinalar a hipertrofia prostática benigna que atinge a maioria da população masculina após os 50 anos, produzindo diversos sintomas urinários com impacto bastante negativo sobre a qualidade de vida das pessoas. 


ID
2938246
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Diante de um caso suspeito de castigo físico (ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física) contra um adolescente que se encontra na sala de espera do ambulatório, a conduta obrigatória, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    ECA

    art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. 

  • Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. 

  • Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

  • Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

  • Complemento ao art. 13 do ECA:

    Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente [é infração administrativa]:

    Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

  • Resposta A

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

  • Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. 

    #AtePassar

  • Na prática sempre mandam para o serviço social -'

  • Complemento ao art. 13 do ECA:

    Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente [é infração administrativa]:

    Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

  • Na minha opinião , temos que jnformar primeiramente ao servico social e eles se incumbem de acionar o conselho tutelar.

  • gabarito A

    pmgo

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. 

  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê a comunicação obrigatória ao Conselho Tutelar da suspeita ou confirmação de qualquer tipo de violência contra a criança ou adolescente.

    Art. 13 ECA: os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    Dessa forma, como o ponto central da questão versa sobre qual autoridade deve receber a comunicação de suspeita de maus tratos contra criança, a única alternativa correta é a letra A: Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    É importante ressaltar que esse dispositivo menciona a comunicação pelo médico ou responsável pelo estabelecimento de saúde, bem como faz referência apenas ao Conselho Tutelar. Entretanto, os profissionais poderão comunicar os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos ao Conselho, ao Ministério Público, à Polícia ou ao Juizado da Infância e Juventude.

    O ECA prevê, inclusive, que a falta de comunicação constitui uma infração administrativa (cuidado: não é crime!), que encontra respaldo no art. 245. Veja:

    Art. 245 ECA: deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente:

    Pena - multa de 3 a 20 salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    Gabarito: A


ID
2938249
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na promoção do crescimento e do desenvolvimento saudáveis, é fundamental que adolescentes e jovens sejam acompanhados sistematicamente nas UBS. Entre as várias ações que devem ser realizadas nesse espaço, está(ão) incluída(s):

Alternativas
Comentários
  • Na promoção do crescimento e do desenvolvimento saudáveis é fundamental que as pessoas jovens de ambos os sexos, principalmente adolescentes, sejam acompanhados sistematicamente nas unidades básicas de saúde para:

    • investigar o crescimento físico com a identificação das variáveis pubertárias fisiológicas normais ou patológicas e suas repercussões no indivíduo;

    • complementar o esquema vacinal, buscando estratégias intersetoriais em especial com a educação,

    • contribuir com um padrão alimentar saudável e para identificar possíveis distúrbios nutricionais;

    • investigar e trabalhar com fatores de risco atuais e potenciais presentes nos modos de vida para o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, para o estabelecimento de doenças crônicas e para as violências;

    • identificar possíveis problemas emocionais e causas sociais de privação emocional ou nutricional e detectar mudanças ambientais, como as migrações, que possam vulnerabilizá-las;

    • ultrapassar os desafios para a construção de políticas integradas que retirem e protejam a criança e o adolescente do trabalho precoce e desprotegido, que não reconhece e não respeita a condição destas pessoas em situação peculiar de desenvolvimento, vulnerabilizando-as frente às enfermidades e aos agravos à saúde trazidos por estas situações;

    • desenvolver ações preventivas com a família, escola, comunidade e com a própria criança e adolescente.

    • Levantar as possibilidades comunitárias, de equipamentos e de outras políticas sociais que complementam a integralidade da atenção e devem fazer parte do modelo de atenção na produção da saúde para esses cidadãos.

    (Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças e Agravos e na Assistência – Brasília, Janeiro/2010)

  • investigação do crescimento físico, identificando as variáveis pubertárias fisiológicas normais ou patológicas e suas repercussões no indivíduo

  • O Brasil não valoriza a política de controle de natalidade.


ID
2938252
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Segundo o Estatuto do Idoso (lei nº 10.741/2003), na sala de pronto atendimento (SPA), é assegurada à pessoa em observação, segundo critério médico, a presença de um:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Estatuto do Idoso:

    Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

           Parágrafo único. Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.

  • Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

     

  •  

    Questão Muito Fácil 90%

    Gabarito Letra D

     

     

    Segundo o Estatuto do Idoso (lei nº 10.741/2003), na sala de pronto atendimento (SPA), é assegurada à pessoa em observação, segundo critério médico, a presença de um:



    a) visitante diurno, se a pessoa tiver idade superior a 65 anos
    b) visitante noturno, se a pessoa tiver idade igual ou superior a 65 anos
    c) acompanhante no período noturno, se a pessoa tiver idade superior a 60 anos
    d) acompanhante em tempo integral, se a pessoa tiver idade igual ou superior a 60 anos

     

     

     - -  - -  - -  - -  - -  - -  - -  - -  - -  - -  - -  - -  - - 

     

    Estatuto do Idoso

    TÍTULO I

    Disposições Preliminares

    Art. 1º É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

     

     

    TÍTULO II

    Dos Direitos Fundamentais

    CAPÍTULO IV  Do Direito à Saúde

    Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

     

     

     

    Bendito seja o nome do SENHOR!

  • Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

     

     Parágrafo único. Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.

  • Gabarito: D✅ “Deus abençoe seus planos.”

  • Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

           

    Parágrafo único. Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.

    Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.

           Parágrafo único. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:

           I – pelo curador, quando o idoso for interditado;

           II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil;

           III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar;

           IV – pelo próprio médico, quando não houver curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.

    Art. 18. As instituições de saúde devem atender aos critérios mínimos para o atendimento às necessidades do idoso, promovendo o treinamento e a capacitação dos profissionais, assim como orientação a cuidadores familiares e grupos de auto-ajuda.

  • GABARITO: LETRA D

    → de acordo com o Estatuto do Idoso (10741/03):

    Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺ ✅ 

  • Idoso internado tem direito ao acompanhante.

    Cabe ao profissional de saúde responsável pelo tratamento autorizar a permanência do acompanhante junto ao paciente enquanto ele estiver internado ou, no caso de impossibilidade do acompanhamento, justifica-la por escrito.

  • Lembrando que o plano de saúde é obrigado a custear as despesas relativas ao acompanhantes dos idosos, como alimentação.

    ​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que cabe aos planos de saúde o custeio das despesas (diárias e refeições) dos acompanhantes de pacientes idosos que estejam internados, reformando acórdão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

    O relator, ministro Villas Bôas Cueva, afirmou que o custeio das despesas com o acompanhante é de responsabilidade da operadora do plano de saúde, conforme determinado em resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Acrescentou que, no que se refere à obrigação legal criada pelo  do Estatuto do Idoso, cabe à unidade hospitalar "criar as condições materiais adequadas para a permanência do acompanhante do paciente idoso em suas dependências".

  • A questão trata do direito à saúde do idoso.

    Estatuto do Idoso:


      Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

    A) visitante diurno, se a pessoa tiver idade superior a 65 anos

    Acompanhante em tempo integral, se a pessoa tiver idade igual ou superior a 60 anos.

    Incorreta letra “A”.

    B)  visitante noturno, se a pessoa tiver idade igual ou superior a 65 anos.

    Acompanhante em tempo integral, se a pessoa tiver idade igual ou superior a 60 anos.

    Incorreta letra “B”.

    C) acompanhante no período noturno, se a pessoa tiver idade superior a 60 anos

    Acompanhante em tempo integral, se a pessoa tiver idade igual ou superior a 60 anos.

    Incorreta letra “C”.

    D) acompanhante em tempo integral, se a pessoa tiver idade igual ou superior a 60 anos


    Acompanhante em tempo integral, se a pessoa tiver idade igual ou superior a 60 anos.

    Correta letra “D”. Gabarito da questão.


    Resposta: D

    Gabarito do Professor letra D.

  • Direito a acompanhante

    Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

    Parágrafo único. Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.


ID
2938255
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o atendimento de urgência/emergência, o Protocolo Básico de Segurança do Paciente, na prática segura para prescrição de medicamentos, prevê que os profissionais de enfermagem poderão executar a prescrição medicamentosa, mesmo sob ordem verbal. Para tanto, o prescritor e o executor deverão adotar a seguinte conduta:

Alternativas
Comentários
  • Art. 46 Recusar­se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência. § 1º O profissional de Enfermagem deverá recusar­se a executar prescrição de Enfermagem e Médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando no prontuário. § 2º É vedado ao profissional de Enfermagem o cumprimento de prescrição à distância, exceto em casos de urgência e emergência e regulação, conforme Resolução vigente.

    ATENÇÃO: RESOLUÇÃO COFEN 487/2015

    Art. 1º É vedado aos profissionais de Enfermagem o cumprimento de prescrição médica à distância fornecida por meio de rádio, telefones fixos e/ou móveis, mensagem de SMS (short message service), correio eletrônico, redes sociais de internet ou quaisquer outros meios onde não conste o carimbo e assinatura do médico.

    Art. 2º Fazem exceção ao artigo anterior as seguintes situações de urgência e emergência:

    I – Prescrição feita por médico regulador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);

    II – Prescrição feita por médico à pacientes em atendimento domiciliar;

    III – Prescrição feita por médico em atendimento de telessaúde.

    § 1º  É permitido somente ao Enfermeiro o recebimento da prescrição médica à distância, dentro das exceções previstas nesta Resolução.

    § 2º  O Enfermeiro que recebeu a prescrição médica à distância estará obrigado a elaborar relatório circunstanciado, onde deve constar a situação que caracterizou urgência e emergência, as condutas médicas prescritas e as executadas pela Enfermagem, bem como a resposta do paciente às mesmas.

    § 3º  Os serviços de saúde que praticam os casos de atendimento previstos nos incisos deste artigo deverão garantir condições técnicas apropriadas para que o atendimento médico à distância seja transmitido, gravado, armazenado e disponibilizado quando necessário.

    § 4º Prescrição feita pelo médico do serviço de Urgência e Emergência pré-Hospitalar fixo.

  • Essa questão me deixou confusa, especificamente nas questões B e D.

    O erro da B é pq não consta o nome do medicamento? Qual o erro da D?

  • gostaria do gabarito comentado pelo professor, pois não consegui entender a resposta.


ID
2938258
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos objetivos da aplicação de frio sobre a pele, por meio de utilização de compressas e bolsa de gelo, é:

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2938261
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de medicamentos é um dos procedimentos mais importantes da assistência de enfermagem, sendo essencial o conhecimento sobre suas vias. Em relação à via subcutânea, o volume máximo, em mL, recomendado por Potter (2017), para aplicação de fármaco em indivíduo adulto é de:

Alternativas
Comentários
  • 1,5 ml


ID
2938264
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao retornar do centro cirúrgico para fazer pós-operatório de amputação de membro inferior esquerdo, paciente do sexo masculino de 34 anos apresentou retenção urinária. Durante o exame físico, foi identificado globo vesical palpável e realizado um cateterismo vesical de demora, com sonda Foley 16Fr. Considerando as recomendações da ANVISA (2017), o local de fixação desse cateter, nesse paciente, deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Fixar corretamente o cateter no hipogástrio no sexo masculino e na raiz da coxa em mulheres (evitando traumas)

  • Mulher: fixar na parte interna da coxa;

    Homem: região Inguinal e região hipogástrica;


ID
2938267
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A concentração final da preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos sob a forma líquida a ser utilizada em serviços de saúde, o tempo de contato com a pele e o tipo de luva recomendada pela ANVISA (2018), para uso nesses casos, respectivamente, são:

Alternativas
Comentários
  • 2. Requisitos básicos para a seleção de produtos para higiene das mãos em serviços de saúde (fricção antisséptica das mãos)

    Ao selecionar a preparação alcoólica para a HM, seja para uso inicial ou ao reconsiderar a adequação de produto já disponível, é importante, além da averiguação do devido registro ou notificação na Anvisa, utilizar critérios precisos para o alcance de um produto de qualidade que proporcione uma melhor adesão à prática apropriada e sustentada da HM, prevenindo as IRAS. Requisitos importantes para a aquisição destas preparações são descritos a seguir.

    2.1. Verificação da eficácia antimicrobiana das preparações alcoólicas

    A eficácia antimicrobiana da preparação alcoólica das mãos depende do tipo de álcool utilizado, da concentração, da técnica e do tempo de contato com a pele das mãos (BRASIL, 2009; KAWAGOE, 2009b). A maioria das preparações alcoólicas para HM disponíveis no país contém etanol (álcool etílico), mas também podem conter isopropanol (álcool isopropílico), ou, ainda, uma combinação de dois destes álcoois (BRASIL, 2009). A concentração final da preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos a ser utilizada em serviços de saúde deve cumprir com o estabelecido na RDC n° 42/2010, ou seja, entre 60% a 80% no caso de preparações sob a forma líquida e concentração final mínima de 70%, no caso de preparações sob as formas gel, espuma e outras (BRASIL, 2010). Quanto ao tempo de contato com a pele das mãos, recomenda-se que a HM com preparações alcoólicas nos serviços de saúde seja feita durante 20 a 30 segundos, friccionando-se as mãos em todas as suas superfícies. A técnica correta no momento certo é a garantia de cuidado seguro para os pacientes, e requer a HM nos cinco momentos críticos (BRASIL, 2013c).

    fonte: NOTA TÉCNICA Nº01/2018 GVIMS/GGTES/ANVISA: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA HIGIENE DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE

  • A utilização de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabão quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. Evitar a transmissão cruzada de microrganismos entre os pacientes e as infecções relacionadas ao contato.

    A duração do procedimento da “fricção das mãos com preparação alcoólica antisséptica deve ter duração de no mínimo 20 a 30 segundos” (MS/ANVISA/FIOCRUZ, 2013).


ID
2938270
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A finalidade da correta identificação do paciente é reduzir a ocorrência de incidentes. Segundo o Ministério da Saúde, em ambientes de prestação do cuidado, a identificação do paciente deve ser conferida antes da realização de cuidados e deve conter no mínimo dois identificadores. Um possível cuidado de enfermagem e dois identificadores da pulseira do paciente, respectivamente, são:

Alternativas
Comentários
  • Letra : D

    Este artigo faz parte de uma série de 10 artigos, que abordam as melhores práticas para garantir a segurança do paciente, segundo o COREN-SP e REBRAENSP.

     

    Para quê identificar o paciente?

    A identificação correta do paciente deve ser realizada para evitar inúmeros erros e riscos para a segurança do paciente, como erros na administração de medicamentos, transfusão sanguínea, procedimentos realizados em pacientes errados ou até entrega de bebês às famílias erradas.

    Como identificar o paciente?

    Pulseira de identificação;

    Prontuários;

    Etiquetas de identificação nos impressos de solicitações de exame, nos tubos e recipientes da amostra coletada;

    Placas de identificação no leito;

    Prescrição médica, entre outros.

    Em que situações deve ser realizado a identificação do paciente?

    A identificação correta e confirmação dos dados de identificação do paciente deve ocorrer na admissão, transferência ou recebimento de pacientes de outra unidade ou instituição, antes do início de cuidados, de qualquer tratamento ou procedimento, da administração de medicamentos e soluções;

    Deve ocorrer em todos os ambientes de cuidado à saúde, como:

    Pronto Atendimento;

    Laboratórios;

    Atendimento domiciliar;

    Ambulatórios, entre outros.

    O que fazer para identificar corretamente o paciente?

    Participação ativa de todos os profissionais em todas as fases do processo de identificação do paciente, inclusive explicando a importância e estimulando o paciente e familiar a participar também de todas as etapas do processo;

    Utilizar, no mínimo, 2 identificadores para confirmação da identificação do paciente, por exemplo, nome completo e data de nascimento. Em pediatria, é indicado também a identificação com nome da mãe;

    Padronização da identificação do paciente, como os dados a serem preenchidos, uso de cores para identificação de riscos, placas de leito;

    Protocolo para identificar pacientes com identidade desconhecida, comatosos, confusos ou sob efeito de ação medicamentosa e até estratégias para distinguir pacientes com o mesmo nome;

    Verificação rotineira da integridade das informações nos locais de identificação do paciente, por exemplo, na pulseira e placas de leito.

    O que não fazer?

    Nunca utilize idade, sexo, diagnóstico, número do leito ou do quarto para identificar o paciente.

     

    FONTE: http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/identificacao-do-paciente-1o-passo-para-a-seguranca-do-paciente/


ID
2938273
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na elaboração do registro de enfermagem na modalidade de Anotação de Enfermagem, o técnico de enfermagem deve observar regras, como:

Alternativas
Comentários
  • a administração da medicação deve ser registrada, por escrito, e não se deve somente realizar a checagem do(s) item(ns) cumprido(s) ou não, através de símbolos, na prescrição medicamentosa

  • Regras importantes para a elaboração das Anotações de Enfermagem, entre as quais:

    1) Devem ser precedidas de data e hora, conter assinatura e identificação do profissional com o numero do COREN, conforme constam nas Resoluções COFEN 191/2006 e 448/2013. O uso do carimbo pelos profissionais da Enfermagem é facultativo; [...]

    8) Efetuar as anotações imediatamente apos a prestação do cuidado;

    9) Não devem conter rasuras, entrelinhas, linhas em branco ou espaços;

    10) Não é permitido escrever a lápis ou utilizar corretivo liquido;

    11) Devem ser legíveis, completas, claras, concisas, objetivas, pontuais e cronológicas;

    12) Conter sempre observações efetuadas, cuidados prestados, sejam eles os já padronizados, de rotina e específicos;

    13) Constar as respostas do paciente diante dos cuidados prescritos pelo enfermeiro, intercorrências, sinais e sintomas observados;

    14) Devem ser registradas apos o cuidado prestado, orientação fornecida ou informação obtida;

    15) Devem priorizar a descrição de características, como tamanho mensurado (cm, mm, etc.), quantidade (ml, l, etc.), coloração e forma;

    16) Não conter termos que deem conotação de valor (bem, mal, muito, pouco, etc.);

    17) Conter apenas abreviaturas previstas em literatura;

    18) Devem ser referentes a: [...] Todos os cuidados prestados – incluindo o atendimento as prescrições de enfermagem e médicas cumpridas, [...]. 

    a) Para todas as vias observar os registros: Rejeição do paciente; No caso de não administrar medicamento, apontar o motivo; Queixas; Intercorrências e providencias adotada;

    b) Somente a checagem do(s) item (ns) cumprido(s) ou não, através de símbolos, como /, ou O, √ respectivamente, não cumpre(m) os requisitos legais de validação de um documento. Dai a importância de registrar, por escrito, nas Anotações de Enfermagem, a administração da medicação, ou a recusa, assinando conforme resolução específica.


ID
2938276
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foi prescrita, a um paciente, a administração de uma solução de soro glicosado 5% de 500mL com uma ampola de cloreto de sódio 20%, contendo 10mL, e uma ampola de cloreto de potássio a 10%, contendo 10mL, de 4 em 4 horas. Durante o transporte para o centro cirúrgico, o soro foi retirado da bomba de infusão. Por isso, foi utilizado o gotejamento gravitacional com uso de equipo de macrogotas cuja descrição técnica é de 20 gotas/mL. O resultado do cálculo de gotejamento, em gotas/min, é de:

Alternativas
Comentários
  • Gts=v/tx3

    Gts= 500+10+10/4×3

    Gts= 43,3 gts/min

  • soro glicosado a 5% de 500 ml

    ampola de cloreto de sódio a 20% de 10 ml

    ampola de cloreto de potássio a 10% de 10 ml

    Somando 500 ml + 10 ml + 10 ml = 520 ml

    nº de gts./ min.= 520/ 4 x 3

    520/12 = 43,3...arredonda 43 gotas / min.


ID
2938279
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao administrar insulina de ação rápida (regular) no paciente, com o objetivo de evitar ocorrência de complicações de hipoglicemia ou hiperglicemia, deve-se ofertar sua refeição:

Alternativas
Comentários
  • C

    30 minutos após a administração

  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o CAB nº 36 Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica_Diabetes Mellitus.Brasília – DF.2013

     

     

     

    Tabela 4 – Insulinas disponíveis no SUS

     

    Insulinas

                                         Início           Pico       Duração                             Posologia                                      Aspecto

    Ação Rápida

    Regular                      30 – 60min    2 – 3h      8 – 10h           30 minutos antes das refeições 1– 3x/dia         cristalino

    Ação Intermediária

    NPH                              2– 4h          4 – 10h    12 – 18h               recomendar dose noturna às 22h                  turvo

     

     

    Todas as insulinas disponíveis no Brasil têm concentração de 100 unidades/ml.


ID
2938282
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os recipientes de acondicionamento dos RSS do Grupo E devem ser substituídos seguindo as instruções do fabricante ou quando o nível de preenchimento atingir a capacidade de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Segundo a RDC 306/04 da ANVISA e resolução 358/05 do CONpaAMA, os RSS (Resíduos de Serviços de Saúde) são classificados em:

    -Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. 

    -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. 

    -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico. 

    -Grupo D (Resíduos domésticos) – Não oferece risco. 

    -Grupo E (Resíduos Perfuro cortantes) – Risco biológico.

    Na caixa de perfuro cortante deve ser deixado um espaço de 5 cm

  • Parabéns pelo comentário Ana Paula!

  • Os recipientes de acondicionamento dos RSS do Grupo E devem ser substituídos quando o nível de preenchimento atingir 3/4 (três quartos) da capacidade ou de acordo com as instruções do fabricante. BRASIL. Ministério da Saúde. ANVISA. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 222 de 28/03/2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. p. 20 e 21.

  • os resíduos do grupo E são constituídos por materiais perfurocortantes como objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar;


ID
2938285
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a resolução COFEN nº 554/2017, a autopromoção indevida é a utilização de entrevistas, informações ao público e publicações de artigos como forma ou com intenção de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2 Para efeito desta resolução, considera-se:

    II – Autopromoção: utilização de entrevistas, informações ao público e publicações de artigos com forma ou intenção de: angariar clientela, fazer concorrência desleal e pleitear exclusividade de métodos de tratamentos e cuidados.

    Letra B


ID
2938288
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o artigo 22 da resolução COFEN nº 564/2017, o remanejamento de setor dos profissionais de enfermagem por necessidade de serviço poderá ser realizado nas instituições, desde que seja garantido o direito do referido profissional em:

Alternativas
Comentários
  • Capítulo I - dos direitos

    Art. 22 Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.

    Gabarito: letra D

  • também é direito a alternativa B. A questão deveria ser anulada.

  • letra b também é um direito


ID
2938291
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às características dos registros de enfermagem, é correto afirmar que a:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

    Os registros efetuados pela equipe de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem) têm a finalidade essencial de fornecer informações sobre a assistência prestada, assegurar a comunicação entre os membros da equipe de saúde e garantir a continuidade das informações nas 24 horas, condição indispensável para a compreensão do paciente de modo global.

    Comunicação é troca de informação e na área de saúde essa ferramenta torna-se instrumento facilitador da assistência, garantindo ao paciente a continuidade de seu cuidado. Nesta questão, o Registro de Enfermagem, que contempla informações subjetivas e objetivas do paciente, constitui-se em um dos mais importantes indicadores da qualidade prestada, afinal, informação não registrada é informação perdida.

     

    Além de contemplar as informações sobre a assistência, o Registro de Enfermagem permite a continuidade do planejamento dos cuidados de Enfermagem nas diferentes fases, inclusive para o planejamento assistencial da equipe multiprofissional. Ele também é um documento legal de defesa dos seus profissionais e subsidia elementos para a pesquisa e informações nos âmbitos administrativo e clínico para a auditoria em Enfermagem.

  • LETRA C

    As anotações de enfermagem são todos os registros das informações do paciente, das observações feitas sobre o seu estado de saúde, das prescrições de enfermagem e sua implantação, da evolução de enfermagem e de outros cuidados, entre eles a execução das prescrições médicas. Pode-se afirmar que é um instrumento valorativo de grande significado na assistência de enfermagem e na sua continuidade, tornando-se, pois, indispensável na aplicação do processo de enfermagem, pois está presente em todas as fases do processo. 

    As anotações de enfermagem são o meio utilizado pela enfermagem para informar sobre a assistência prestada e, como consequência, uma fonte disponível para avaliação da eficiência e eficácia dessa assistência. Assim, demandam clareza em relação a sua forma e conteúdo, a fim de garantir a compreensão e a legibilidade da informação. 


ID
2938294
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em referência ao novo código de ética dos profissionais de enfermagem (Resolução 564/2017), é permitido:

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa A o que a torna incorreta é a parte do "exceto em situação de urgência e emergência".

    "Art. 22 Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade. ( DOS DIREITOS)

  • das proibiçoes:

    Art. 78 Administrar medicamentos sem conhecer indicação, ação da droga, via de administração e potenciais riscos, respeitados os graus de formação do profissional.

    portanto se permite recusar-se.

  • Fiquei em dúvida entre A e B. No entanto a Letra B faz mais sentido.

  • é direito Art. 22 Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.

    é direito

    negar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica científica, ética e legal, ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade, exceto em situação de urgência e emergência.

    ( exceto em situação de urgência e emergência) isso não esta incluso nesse artigo por isso esta errada a questão.


ID
2938297
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante do cenário preocupante de queda da imunização no Brasil, cabe ao técnico de enfermagem, como profissional de saúde, orientar a população sobre qual doença determinada vacina pode prevenir. Sobre as vacinas contidas no Calendário Nacional de Vacinação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A - (errada) - O correto seria: Vacina Inativada

    Poliomielite (VIP) (previne poliomielite ou paralisia infantil) – 1ª dose

    B – Correta

    C – (errada) – 1º dose aos 2 meses

    D – (errada) – Previne Sarampo, Caxumba e Rubéola

    Fonte:

  • Vacinas contidas no Calendário Nacional de Vacinação, correto afirmar :

    A ) VOP Poliomielite previne paralisia infantil, estando recomendada 1ª dose : 2 meses .

    RECOMENDADA REFORÇO : 15 MESES .

    ERRADO : ARGUMENTAÇÃO :

    VIP : VACINA INATIVADA POLIOMIELITE : 2 ,4 e 6 meses ;

    VOP : VACINA ORAL POLIOMIELITE: REFORÇO : 15 MESES .

    Lembrar : VIP é VIP ( CAMAROTE : ESPECIAL ):protege mais contra a doença ...A CRIANÇA quanto mais nova ( 2 meses ) deverá vacinar / imunizar pela Vacina Inativada Poliomielite (VIP) – Por ser inativada, não tem como causar a doença. É uma vacina trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3 .

    A CRIANÇA QUANDO MAIS VELHA ( 15 meses ) será a VOP ( ORAL : POIS JÁ CONSEGUIRÁ ENGOLIR ) .

    OBSERVAÇÃO :

    Esquemas de doses :

    A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos : 4 e 6 meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses e aos 5 anos de idade.

    VIP – Na rotina de vacinação infantil: aos 2, 4 e 6 meses, com reforços entre 15 e 18 meses e entre 4 e 5 anos de idade. Na rede pública as doses, a partir de um ano de idade, são feitas com VOP.

    VOP – Na rotina de vacinação infantil nas Unidades Básicas de Saúde, é aplicada uma dose aos 15 meses e aos 4 anos de idade, na rotina e em campanhas de vacinação para crianças de 1 a 4 anos.

    Via de aplicação:

    VOP – Oral.

    VIP – Intramuscular.

    B ) BCG ID previne formas graves de tuberculose, estando recomendada dose única ao nascer :

    CORRETO : GABARITO .

    C ) Rotavírus Humano previne diarreia por Rotavírus, estando recomendada 1ª dose aos 6 meses .

    ERRADO : ARGUMENTAÇÃO :

    ROTA ( 2o e 4o mês ) : 1a dose no 2o mês .

    D ) SRC Tríplice Viral previne sarampo, rubéola e varicela, estando recomendada dose única aos 12 meses .

    ERRADO.

    ARGUMENTAÇÃO :

    SRC Tríplice Viral previne : sarampo, rubéola e caxumba .


ID
2938300
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o controle da tuberculose pulmonar em instituições de saúde durante o cuidado da criança sintomática respiratória, o tipo de precaução contra a disseminação do bacilo e a conduta a ser tomada pelo profissional de saúde para precaução contra proliferação da doença, respectivamente, são:

Alternativas
Comentários
  • aérea / manter máscara cirúrgica na criança durante seu transporte para a sala de exames

  • NÃO CONFUNDAM !!

    Mascara cirúrgica é a utilizada rotineiramente no hospital. Para proteção de aerossóis ,é necessário a utilização da máscara N95 (no caso ,profissionais de saúde e acompanhantes que estejam com o paciente).

    A máscara simples (cirúrgica) deve ser utilizada no cliente durante o transporte para não disseminar os bacilos durante o trajeto.

    '' A dor é passageira,mas a glória é eterna''

    AVANTE GUERREIROS!

  • Crianças com TB pulmonar, em geral, têm baciloscopia negativa e, por isso, pouca importância na cadeia de transmissão da doença

  • Apesar de as crianças serem abacilares mesmo assim deve usar a máscara cirúrgica. Questão boa.


ID
2938303
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anemia, cuja origem está ligada a suprimento inadequado de ferro na dieta, que ocasiona distúrbio do transporte de oxigênio pela produção inadequada de hemoglobina, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
2938306
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As particularidades físico-químicas e imunológicas e o volume do medicamento prescrito, além das características fisiológicas, como a imaturidade hepática ou renal e a escassa quantidade de tecidos para injeção, exigem uma série de cuidados que devem ser criteriosamente observados pela equipe de enfermagem na prevenção de eventos indesejáveis relacionados à terapia medicamentosa. Em relação à administração de medicamentos, deve-se observar:

Alternativas
Comentários
  • o sítio de inserção do cateter intravascular que não deverá ser tocado após a aplicação do antisséptico (técnica do no touch) e, em situações de necessidade de palpação do sítio, o profissional deverá calçar luvas estéreis

  • Em menores de dois anos de idade é preconizado o uso do músculo lateral da coxa devido à maior proporção muscular. Entretanto, a injeção intramuscular (IM) nesse músculo tem o inconveniente de ser muito dolorosa, tanto em crianças como em adultos, devido à presença do nervo cutâneo lateral.

    Já o músculo dorsoglúteo não é bem desenvolvido em crianças menores de 1 ano, há presença de camada espessa de tecido adiposo, além do risco de lesão de vasos sanguíneos e do nervo isquiático (anteriormente denominado na nomina anatômica como nervo ciático) (CLAYTON; STOCK, 2006; GILIO, 2009; HEMSWORTH, 2000; OLIVEIRA;


ID
2938309
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar a higiene corporal de uma criança de 9 meses, portadora de hidrocefalia congênita, em pré-operatório para colocação de válvula de drenagem do líquido ventricular para o peritônio, faz-se necessária a verificação do sinal predominante de aumento da pressão intracraniana, que é:

Alternativas
Comentários
  • abaulamento da fontanela


ID
2938312
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O exame citopatológico tem como objetivo rastrear o câncer do colo de útero e suas lesões precursoras. O Ministério da Saúde recomenda que o intervalo entre os exames deve ser:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C, intervalo de três anos, após dois exames negativos com intervalo anual. Fundamento:

    1) ROTINA PREVENTIVO: repetição do exame a cada três anos, após dois exames normais consecutivos em intervalo de um ano. Pacientes com HIV ou imundeprimidas devem realizar o exame anualmente. 

    2) No Brasil, o exame citopatológico deveria ser realizado em mulheres de 25 a 60 anos de idade, uma vez por ano e, após dois exames anuais consecutivos negativos, a

    cada três anos. A rigor, adotou-se para o Brasil a recomendação da OMS na época. Estudos mais recentes têm confirmado que o exame citológico realizado a cada três anos é seguro após dois ou três resultados negativos.

    Complemento:

    FONTES: CADERNOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA N. 29 - RASTREAMENTO & DIRETRIZES BRASILEIRAS PARA O RASTREAMENTO DO CA DE COLO DO ÚTERO- INCA.2016.

  • Só fazendo um pequeno adendo no cometário do colega: O exame citopatológico, é realizado em mulheres de 25 (que tem atividade sexual) até 64 anos. Fonte: Pág 54, Caderno de Atenção Básica número 13 - Controle dos cânceres do colo do útero e da Mama - Ministério da Saúde.

ID
2938315
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos sinais de probabilidade de gravidez é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, positividade da fração beta HCG.

    Outros sinais de probabilidade: amolecimento da cérvice uterina, com posterior aumento do seu volume; paredes vaginais aumentadas, com aumento da vascularização (pode-se observar pulsação da artéria vaginal nos fundos de sacos laterais); positividade da fração beta do HCG no soro materno a partir do oitavo ou nono dia após a fertilização.

    Complemento:

    B) Sinal de CERTEZA. Outros sinais de certeza: presença dos batimentos cardíacos fetais (BCF), que são detectados pelo sonar a partir de 12 semanas e pelo Pinard a partir de 20 semanas; ultrassonografia: o saco gestacional pode ser observado por via transvaginal com apenas 4 a 5 semanas gestacionais e a atividade cardíaca é a primeira manifestação do embrião com 6 semanas gestacionais.

    C) e D) Sinais de PRESUNÇÃO. Outros sinais: manifestações clínicas (náuseas, vômitos, tonturas, salivação excessiva, mudança de apetite, aumento da frequência urinária e sonolência); modificações anatômicas (aumento do volume das mamas, hipersensibilidade nos mamilos, tubérculos de Montgomery, saída de colostro pelo mamilo, coloração violácea vulvar, cianose vaginal e cervical, aumento do volume abdominal). 

     

  • percepção dos movimentos fetais (18 a 20s) - SINAL DE CERTEZA

    náuseas e vômitos; atraso menstrual - SINAIS DE PRESUNÇÃO

  • Rezende 2017, trás a amenorreia como sinal de presunção e probabilidade. Isto pode causar confusão na questão.


ID
2938318
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período de pós-parto imediato requer bastante atenção por parte da equipe de saúde, considerando a possibilidade de ocorrência de atonia uterina. Na eventualidade de sangramento transvaginal anormal, a observação deverá ser redobrada através do controle da retração uterina, da perda sanguínea e do estado geral, estabelecendo como cuidado a verificação dos sinais vitais em intervalos de:

Alternativas
Comentários
  • Na eventualidade de sangramento transvaginal anormal, a observação deverá ser redobrada através do controle da retração uterina, da perda sanguínea e do estado geral, estabelecendo como cuidado a verificação dos sinais vitais em intervalos de 15 minutos.


ID
2938321
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na profilaxia da transmissão vertical do HIV durante o parto, alguns cuidados essenciais ao recém-nascido exposto ao HIV devem ser observados após o nascimento, tal como:

Alternativas
Comentários
  • Cara, frases de inspiração são legais, masssss ajudaria muito também comentários objetivos das questões.

  • De acordo com Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis (2007), na profilaxia da transmissão vertical do HIV durante o parto, alguns cuidados essenciais ao recém-nascido exposto ao HIV:

    . "Lava-se o RN imediatamente após o parto, com água morna e sabão, para evitar o contato prolongado com o sangue e secreções maternas"

    . "as vias aéreas do recém-nascido devem ser aspiradas delicadamente, se necessário, evitando traumatismos em mucosas."

    ." A amamentação é contra-indicada e a criança deve ficar em alojamento conjunto com sua mãe, sendo alimentada com fórmula infantil."

    Quanto ao clampeamento do cordão seguindo, segundo Recomendações para Profilaxia da Transmissão Vertical do HIV e Terapia Anti-retroviral em Gestantes  (2002/2003):

    . Quanto maior o tempo de contato sanguíneo da mãe com o feto, maior o risco de contaminação da criança com o Vírus do HIV; O clampeamento deve ser imediato. 

    "Após a expulsão do feto, realizar, sem ordenha, o clampeamento imediato do cordão umbilical;"

  • Bons estudos a todos nós .

  • realizar banho imediatamente

  • COMENTÁRIOS

    Na assistência ao recém-nascido exposto ao HIV , deve-se lavá-lo imediatamente com água morna e sabão, para evitar o contato prolongado com o sangue e secreções maternas, contraindicar a amamentação e, após a expulsão do feto, deve-se realizar, sem ordenha, o clampeamento imediato do cordão umbilical.

    RESPOSTA: A.

     


ID
2938324
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Apesar da sucção do bebê ser um ato reflexo, ele precisa aprender a retirar o leite do peito de forma eficiente. Para que isso ocorra, torna-se necessário que se estabeleça pega e posição adequadas. Considera-se sinal de boa pega, além da boca do bebê estar bem aberta, que:

Alternativas
Comentários
  • Pontos-chave do posicionamento adequado:

    -Rosto do bebê de frente para mama, com nariz na atura do mamilo;

    -Corpo do bebê bem próximo ao da mãe;

    -Bebê com cabeça e tronco alinhados ( pescoço não torcido);

    -Bebê bem apoiado.

    Pontos-chave da pega adequada:

    -Mais aréola visível acima da boca do bebê;

    -Boca bem aberta;

    -Lábio inferior virado para fora;

    -Queixo tocante a mama.

  • COMENTÁRIOS

    Postos-chave da pega adequada:

    -Mais aréola visível acima da boca do bebê;

    -Boca bem aberta;

    -Lábio inferior virado para fora;

    -Queixo tocante a mama.

    RESPOSTA: E.


ID
2938327
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A participação direta do Centro de Material e Esterilização (CME), no checklist de cirurgia segura, ocorre da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • antes da incisão cirúrgica, pela confirmação dos prazos de esterilização

  • NÃO ENTENDI NADA

  • Se vocês não souberem a fundamentação da resposta, por favor não repitam simplesmente a resposta correta. Isso não ajuda em nada!!! Façam como eu e solicitem comentários fundamentados do professor no botão abaixo!! Grato!!

  • Checklist para cirurgia segura

    O checklist Cirurgias seguras salvam vidas foi desenvolvido pela OMS, também chamado de lista de verificação, tem a finalidade de auxiliar as equipes operatórias na redução das ocorrências de erros e possíveis danos ao cliente, visando reforçar a segurança operatória com práticas corretas, promovendo uma melhor comunicação e trabalho em equipe. Como prática baseada em evidências, o checklist encontra-se dividido em três momentos: antes da indução anestésica, antes do início da incisão cirúrgica e antes do paciente deixar a sala operatória, devendo ser coordenado por um elemento da equipe que atua na unidade de centro cirúrgico, que é composta por cirurgiões, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos e demais profissionais envolvidos. Assim, é importante que essa equipe trabalhe interdisciplinarmente, uma vez que todos são responsáveis pela segurança do cliente, cada qual no desempenho de sua função, garantindo o sucesso do procedimento cirúrgico (GRIGOLETO; GIMENES; AVELAR, 2011).

  • Respondi pela resposta. E no meu questionário deu como errada.

  • Quando buscarmos em paho. org/ bra/ dmdocuments/ Chelist_01.pdf está descrito em: Antes da incisão cirúrgica

    REVISÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM: OS MATERIAIS NECESSÁRIOS (EX. INSTRUMENTAIS, PRÓTESES) ESTÃO PRESENTES E DENTRO DO PRAZO DE ESTERILIZAÇÃO? (INCLUINDO RESULTADOS DO INDICADOR)? HÁ QUESTÕES RELACIONADAS A EQUIPAMENTOS OU QUAISQUER PREOCUPAÇÕES? 


ID
2938330
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a prevenção da infecção de sítio cirúrgico, é recomendação da Qualidade de Evidência IA:

Alternativas
Comentários
  • manter assepsia na administração venosa de medicamentos

  • Comentário professor por favor!

  • A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.


ID
2938333
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com o objetivo de prevenir a hipotermia não intencional durante o período perioperatório, na atividade de circulante de sala cirúrgica, o técnico de enfermagem deve agilizar o fornecimento de soro aquecido e:

Alternativas
Comentários
  • proporcionar aquecimento através de mantas térmicas

  • de acordo com a ABNT NBR 7256/2005 a temperatura da sala de cirurgia deve ser mantida de 18°C - 22°C

ID
2938336
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao admitir um paciente na sala de cirurgia, o circulante identificou no prontuário que ele recebeu a classificação ASA III e, por isso, trata-se de um caso de:

Alternativas
Comentários
  •  Categorias de risco anestésico e estado físico de acordo com a Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA, 2014).

    ASA I    Paciente normal e hígido.

    ASA II   Paciente com doença sistêmica de grau leve .

    ASA III   Paciente com doença sistêmica grave .

    ASA IV   Paciente com doença sistêmica grave que é uma ameaça constante à vida .

    ASA V    Paciente moribundo, sem expectativa de sobrevivência sem cirurgia .

    ASA VI   Paciente com morte cerebral cujos órgãos serão removidos para fins de doação.

  • ASA ou Classe 1 - paciente saudável;

    ASA ou Classe 2 - paciente com doença sistêmica discreta;

    ASA ou Classe 3 - paciente com doença sistêmica;

    ASA ou Classe 4 - paciente com doença sistêmica impactante,com risco de para vida;

    ASA ou Classe 5 - paciente moribundo, com pouca probabilidade de sobrevida;

    ASA ou Classe 6 - paciente com morte cerebral;

    ASA ou Classe 7 - paciente que requer cirurgia de emergência.


ID
2938339
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a devolução de instrumental à mesa cirúrgica, para atender às boas práticas de instrumentação cirúrgica, é necessário:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica? obrigada
  • cade o professor pra explicar
  • A limpeza consiste em uma etapa fundamental do processamento dos instrumentos cirúrgicos. A presença de sangue e de matéria orgânica está diretamente relacionada com a quantidade de carga microbiana que o material apresenta, contribuindo, inclusive para a formação de biofilme. A forte adesão dos biofilmes à superfície do material dificulta sua remoção, tornado o processo de limpeza mais difícil (SOBECC, 2017). Portanto, recomenda-se que:

    - Instrumentadores cirúrgicos, durante o intraoperatório, realizem a limpeza instrumentais com compressa umedecida com água destilada esterilizada a fim de reduzir a sujidade e a carga microbiana presente no material (Souza, Bronzatti, 2018);

    - Ao final do procedimento, o instrumentador deverá deixar os materiais livres de excesso de matéria orgânica (Souza, Bronzatti, 2018);

  • Todo material deve ser limpo antes de ser encaminhado ao CME, boas práticas.


ID
2938342
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sistema de barreira estéril e o método de esterilização apresentam compatibilidade em:

Alternativas
Comentários
  • Tyvek e plasma de peróxido de hidrogênio

  • Se vocês não souberem a fundamentação da resposta, por favor não repitam simplesmente a resposta correta. Isso não ajuda em nada!!! Façam como eu e solicitem comentários fundamentados do professor no botão abaixo!! Grato!!

  • Flávio Dias, para quem não paga o qconcuso consegue fazer mais de 10 questões desta forma.

  • Flavio Diaz! vai estudar que com certeza ficas mais inteligente para dar opiniões... agradecemos!

  • Alt: B

  • Produtos utilizados para esterilização: vapor saturado sob pressão; gás oxido de etileno; peroxido de hidrogênio e formaldeído.

    Tecido algodão: só pode ir em vapor saturado sob pressão.

    Tyvek: pode ir em oxido de etileno, peróxido de hidrogênio e formaldeído mas não pode ir em vapor saturado sob pressão.

    papel crepado e papel grau cirúrgico: podem ir em vapor saturado sob pressão, gás oxido de etileno e formaldeído mas não podem ir em peroxido de hidrogênio

    Fonte: sobecc

  • Mas já discutem por tudo... Eu hein!

  • Aiii aiii@@@@@@


ID
2938345
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para os profissionais envolvidos no preparo dos materiais em um CME, é recomendado como equipamento de proteção individual o uso de:

Alternativas
Comentários
  • PORQUE NÃO PODE LUVA COM TALCO?

  • NÃO ENTENDI

  • Também não entendi

  • A RDC 15/2012 recomenda luva de borracha. O talco remete à luva de látex.

  • CME uma unidade de apoio técnico, que tem como finalidade o fornecimento de materiais médico-hospitalares adequadamente processados, proporcionando, assim, condições para o atendimento direto e a assistência à saúde dos indivíduos enfermos e sadios.
  • ESSA QUESTÃO FALA SOBRE O PREPARO NA CME, POR ISSO FALA DAS LUVAS NÃO ENTALCADAS (BORRACHA), NÃO CONFUNDA COM EPI UTILIZADO NA ASSISTÊNCIA DO PACIENTE.

    • Avental Impermeável Manga longa
    • luvas não entalcadas. NA LIMPEZA E DESINFECÇÃO É RECOMENDADO LUVAS DE BORRACHA COM CANO LONGO

    OPAS É UMA SIGLA NADA A VER COM O ASSUNTO E capotes esterilizados NÃO USA NO CME


ID
2938348
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A embolia pulmonar é uma complicação potencial para pacientes pós-cirúrgicos, cujos sinais e sintomas incluem dispneia, dor torácica súbita, cianose, taquicardia e queda da pressão arterial. Uma medida de prevenção dessa complicação é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Incentivar o uso de meia compressiva pra ajudar na circulação.

  • incentivar deambulação precoce, exceto se o paciente apresentar alguma contraindicação.

  • deambulação precoce.

  • Uso de meias elásticas de compressão. Letra D

  • mudanças de decúbito (seu efeito principal é colocar o lado não afetado sob um travesseiro e o lado afetado sem pressões posturais)

    Os pacientes podem apresentar:

    "Dores circunstanciais no peito, ao respirar. No coração: palpitações ou ritmo cardíaco acelerado. No sistema respiratóriofalta de ar ou respiração rápida, Também é comum: baixos níveis de oxigênio no corpo ou tosse seca"

    Uso de meias elásticas de compressão. Letra D


ID
2938351
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No pós-operatório, torna-se essencial avaliar a função respiratória do paciente devido à depressão respiratória provocada por anestésicos. Segundo Potter & Perry (2017), nesse período, os valores normais de oximetria de pulso no adulto variam entre:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    92 a 100%

  • As vezes sinto que não vou conseguir ,mas então vejo as frases de motivações ,então fico mas confiante,e quando penso que ,se nós fizermos nossa parte ,deus há de ajudar.Então juntos somos mais fortes pessoal.

  • Usando um oxímetro, deve-se medir pelo menos uma vez ao dia a taxa de saturação do sangue e o batimento cardíaco. Em pessoas saudáveis e em altitudes normais, a taxa de saturação varia entre 95 a 99% e a o batimento cardíaco por volta de 70 batimentos por minuto. O nível de oxigenação irá depender muito da altitude

  • Gab C

  • 92 A 100%

  • de 92 a 100%

  • Durante anestesia, a saturação de oxigênio deve sempre estar entre 95 e 100%.


ID
2938354
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para evitar as complicações oriundas da prostatectomia, o cuidado de enfermagem e sua respectiva justificativa devem ser:

Alternativas
Comentários
  • B


ID
2938357
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No pré-operatório da cirurgia ambulatorial denominada vasectomia ou esterilização masculina, o paciente deve ser orientado sobre a:

Alternativas
Comentários
  • necessidade de proteção contra as doenças/infecções sexualmente transmissíveis


ID
2938360
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os medicamentos de uso habitual podem acarretar complicações no paciente que será submetido à procedimentos cirúrgicos, por isso, seu uso deve ser avaliado durante o período pré-operatório. Um tipo de medicamento que causa complicação e a respectiva complicação gerada são:

Alternativas
Comentários
  • diurético (ex: lasix) / potencializa desequilíbrio hidroeletrolítico

  • Os diuréticos tiazídicos, incluindo a hidroclorotiazida, podem provocar desequilíbrio hidroeletrolítico incluindo hipopotassemia, hiponatremia e alcalose hipoclorêmica;

    Os distúrbios hidroeletrolíticos ocorrem quando o paciente perde quantidade significativa de líquidos corporais e, consequentemente, de eletrólitos. Essa perda pode ocorrer pelo suor excessivo, pela poliúria (excesso de urina), pelos vômitos e pela diarreia.


ID
2938363
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente idoso, em pós-operatório de colectomia, devido à ressecção intestinal por tumor, precisou realizar uma colostomia. Com o objetivo de manter a integridade cutânea na região periostomal e, diante do risco de comprometimento da integridade da pele relacionado com a irritação da pele pelo fluente, deve-se:

Alternativas
Comentários
  • limpar a pele, friccionando-a levemente com água morna e sabão

  • A quantidade de vezes que a bolsa deve ser substituída varia de acordo com o próprio funcionamento do intestino, mas o ideal é que se faça a troca sempre que a bolsa estiver 2/3 completa

    Retirar a bolsa, descolando lentamente para não magoar a pele. Uma boa dica consiste em colocar um pouco de água morna na região para ajudar a descolar mais facilmente;

    Limpar o estoma e a pele em volta com um pano macio limpo umedecido em água morna. Não é necessário utilizar sabão mas, caso se prefira, pode-se utilizar um sabão neutro, que deve ser bem retirado com água limpa antes de se colocar a nova bolsa;

    Secar bem a pele em volta da ostomia para permitir que a nova bolsa fique colada na pele. Não é recomendado utilizar qualquer creme ou produto na pele sem indicação do médico;

  • Produto para limpar a pele ao redor do estoma

    Para limpar o estoma, na maioria dos casos, basta utilizar água morna e uma toalha. Já quando se trata da higienização da pele periestoma, convém usar um sabonete, de preferência neutro e líquido.

  • Esvazie o coletor/bolsa SEMPRE que necessário e quando o mesmo estiver com 1/3 do seu espaço preenchido. esfregar. Seque bem ao redor do estoma, sem esfregar, faça isto depois de secar o corpo.

    MITO. A troca da bolsa e da placa deve acontecer de acordo com as orientações do fabricante (geralmente, a cada 4 ou 5 dias). Entretanto, esse prazo é muito particular e você pode trocar a bolsa de acordo com a necessidade. Pode ser que a bolsa dure mais ou menos tempo.


ID
2938366
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Mulher de 28 anos dirigiu-se à unidade de saúde para aferir a pressão arterial (PA). Na pré-consulta, ela informou ao técnico de enfermagem que nunca havia passado por esse procedimento. Nesse caso, a conduta desse profissional deve consistir em aferir a PA:

Alternativas
Comentários
  • nos dois braços. Se as medidas estiverem discrepantes, ele deve considerar o valor mais alto. Nas aferições subsequentes, ele deve medir no mesmo braço cuja pressão estava mais elevada


ID
2938369
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma paciente chegou ao ambulatório de diabetes com várias dúvidas relacionadas ao transporte do frasco de insulina durante uma viagem. A técnica de enfermagem deverá oferecer a seguinte orientação:

Alternativas
Comentários
  • colocar o frasco em bolsa térmica ou caixa de isopor, sem gelo comum ou sem gelo seco

  • Frascos de insulina NUNCA devem ser congelados (temperatura abaixo de 2º).

    Evite expor os frascos à luz do sol, pois a insulina pode sofrer degradação.

    Em caso de viagens, colocar os frascos de insulina em bolsa térmica ou caixa de isopor. Não precisa colocar gelo. Caso não tenha bolsa térmica ou isopor, leve o frasco em bolsa comum, junto a você, onde não receba a luz do sol, diretamente


ID
2938372
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tratamento diretamente observado (TDO) é um elemento-chave da estratégia de eliminação da tuberculose, visando ao fortalecimento da adesão do paciente ao tratamento e à prevenção do aparecimento de cepas resistentes aos medicamentos. Entre as ações de cuidado a serem realizadas também pelo técnico de enfermagem, é preconizado que o TDO consista:

Alternativas
Comentários
  • em ver a tomada da medicação diariamente, de segunda a sexta-feira, ou pelo menos três vezes na semana, explicando ao paciente exaustivamente a necessidade da tomada diária

  • O tratamento diretamente observado é uma forma de avaliar se o cliente está tomando a medicação e realizando de forma adequada. A poliquimioterapia sendo realizada de maneira correta , o paciente para de transmitir em média após 15 dias de tratamento o bacilo e reduz o índice de resistência a medicação.

    '' A dor é passageira ,mas a glória é eterna''

    AVANTE GUERREIROS!

  • Além da construção do vínculo entre o profissional de saúde e a pessoa com tuberculose, o TDO inclui a ingestão dos medicamentos pelo paciente realizada sob a observação de um profissional de saúde ou de outros profissionais capacitados, como profissionais da assistência social, entre outros, desde que supervisionados por profissionais de saúde.

    O TDO deve ser realizado, idealmente, em todos os dias úteis da semana. O local e o horário para a realização do TDO devem ser acordados com a pessoa e com o serviço de saúde.

  • Poxa confundi o mínimo de doses.


ID
2938375
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é clínico e deveria ser considerado para todas as pessoas expostas ao tabagismo ou à poluição ocupacional, que apresentam dispneia, tosse crônica e expectoração. Os critérios clínicos são suficientes para estabelecer o diagnóstico dessa doença, porém, se possível, recomenda-se a confirmação através do(a):

Alternativas
Comentários
  • espirometria

  • Espirometria é um exame que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz (análise dos fluxos).

    Sendo um exame rotineiro na pneumologia, é possível avaliar a saúde dos pulmões tanto em investigações de doenças como a asma brônquica, como também na Medicina Ocupacional.

  • espirometria é o teste de função pulmonar mais comum para avaliar a saúde dos seus pulmões, sendo útil para ajudar a diagnosticar e tratar várias doenças respiratórias. Neste exame, você enche seus pulmões com o máximo de ar que puder e depois sopra com força rapidamente em um aparelho chamado espirômetro.


ID
2938378
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O desfibrilador externo automático (DEA) já está presente em diversos locais, tais como supermercados, estádios de futebol, shoppings, parques, entre outros. Diante de uma parada cardiorrespiratória presenciada, em local onde o DEA esteja disponível, o socorrista deve iniciar reanimação cardiopulmonar cuja manobra prioritária e o momento adequado para aplicação do choque (caso indicado pelo DEA), respectivamente, são:

Alternativas
Comentários
  • compressões / aplicar o choque imediatamente

  • DEA: Assim que disponível, deve-se continuar com a RCP, após instalação de eletrodos, ele fará uma análise do ritmo do paciente, orientando a continuar com a RCP ou se por ventura existir ritmo chocável, então o mesmo deverá ser realizado imediatamente.

    GABARITO A

  • Só para relembrar os ritmos chocáveis são: Fibrilação Atrial e Taquicardia Ventricular sem pulso


ID
2938381
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No caso de uma paciente, em uso de cateter vesical de demora, internada na sala de emergência, o cuidado que deve ser tomado para evitar infecção do trato urinário é o de:

Alternativas
Comentários
  • realizar higiene rotineira do ósteo uretral externo

  • Alguém sabe explicar porque não seria a letra D?


ID
2938384
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ventilação mecânica (VM) está associada a altas taxas de pneumonia, pois o tubo endotraqueal inibe mecanismos de defesa importantes do trato respiratório superior, contribui com a produção e acúmulo de secreções da orofaringe, inibe mecanismos de tosse efetivos e pode ser uma fonte de infecção. Com a finalidade de prevenir pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV), a ANVISA (2017) recomenda elevar a cabeceira, com a finalidade de melhorar a mecânica respiratória, reduzir o esforço muscular e o risco de atelectasia, além de reduzir o risco de:

Alternativas
Comentários
  • refluxo gastroesofágico


ID
2938387
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A manutenção inadequada dos órgãos e tecidos é um dos principais fatores de não concretização de sua doação. Além da utilização de colírios ou lubrificantes oftalmológicos prescritos, outro cuidado que o técnico de enfermagem pode tomar para preservar a córnea é:

Alternativas
Comentários
  • usar finas tiras de esparadrapo ou fita microporosa sobre as pálpebras fechadas