SóProvas



Prova CESPE - 2011 - Correios - Agente de Correios - Atendente Comercial


ID
395266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Office Word 2007, o usuário encontrará recursos que lhe permitem fazer e exibir comentários e ativar o controle de alterações que forem feitas em um documento em edição no menu

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    Os comentários, controle de alterações, verificação ortográfica e outras ferramentas, estão no menu Revisão (se bem que no 2007 o termo menu é muito ultrapassado. No 2007/2010 o nome oficial da barra de ferramentas é Microsoft Office Fluent).
  • NO WORD 2003 SERIA EM QUAL MENU?
  • Comentários = Inserir
    Controle de alterações= Ferramentas
  • Curiosidade:

    Tanto no Calc quanto no Writer, essa função está no menu EDITAR > Configurações.

  • Gostaria apenas de destacar que esta questão seria passível de recurso. Não há "menus" a partir do Office 2007, e sim "guias". Há erro no enunciado. Trata-se da "guia" Revisão.
  • GABARITO CORRETO LETRA "B".
    O Word que eu utilizei é do ano de 2010, entretanto não traz prejuízos para a visualização abaixo, pois as modificações não foram radicais em relação ao word 2007 iguais as alterações do word 2003 para o 2007 . Segue abaixo a visualização da janela do word com a guia "Revisão" selecionada e as opções "Novo comentário" e "Controlar alterações" ressaltadas:

  • Tenha salvo no meu computador um comentário de algum(a) colega daqui que me ajudou muito, infelizmente não lembro quem foi. Vejamos:
    Menus/Quias:
    Início = Configuração do texto documento;
    Inserir = Inserção de elementos como imagens, formas, smartart, tabelas, cabeçalho, enfim... tudo que nada tem a ver com o texto que você está escrevendo;
    Layout da Página = configuração do documento em si, orientação da página, plano de fundo, espaçamento;
    Referência: inserção de notas ou outros textos como nota de rodapé, citação e bibliografia;
    Correspondência = relacionamento com banco de dados externo para confecção de mala direta etc;
    Revisão = tudo que tem a ver com correção ortográfica, dicionário, idioma, controle de alteraçãoes e proteção do doc;
    Exibição = configuração da janela, macros.
    Suplemento = Bluetooth.
    Bons estudos!
  • Oi, Michelle.
    Comentário postado na questão 131559, pela colega Janete Lacerda (com formação na área de TI).
    Um abraço.
  • Para se  alterar ,tem que rever.............


ID
395269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para se criar um arquivo, no formato PDF, correspondente a um documento criado com o Microsoft Office Word 2007, é correto o uso dos recursos desse aplicativo disponibilizados a partir do

Alternativas
Comentários
  • Gabarito definitivo: opção C.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/CORREIOSAGENTE2011/arquivos/Definitivo_COR11_001_11.PDF
  • É um absurdo mesmo, tanto é que fiquei caçando a opção salvar como. Mto bizarra essa questão.
  • Esta questão deve ser anulada. Para salvar um texto do word 2007 em um formato PDF, basta clicar no botão do Office, selecionar  "salvar como" e depois selecionar a opção " PDF ou XPS", lembrando que  para se ter essa opção disponível no seu word, é preciso  antes instalar um suplemento para que seja possível salvar em PDF.  Você pode baixar esse suplemento na página: http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?displaylang=en&id=7

    Depois de instalado o seu word estará automaticamente permitindo salvar documentos no formato PDF.

    Bons estudos!
  • A questão deveria ser anulada, e concordo com o comentário completo do professor do Ponto dos Concursos. É necessário instalar suplemento para que o Word 2007 fique apto para salvar arquivos em .pdf. Não houve especificação alguma na questão, e pressupõe-se que os conhecimentos devem ser a respeito da instalação "limpa" do software, sem qualquer adicional.

    Questão deveria ser ANULADA.
  • A opção C só poderia estar correta se por acaso a questão mencionasse que o computador tem um programa chamado "CUTE PDF" instalado.
    Com esse programa, caso tu esteja com um documento de word aberto e queira transformá-lo em um PDF, tu realmente clica: Imprimir e seleciona lá na barra de seleção da impressora "Cute PDf", então transformará o arquivo Word em PDF e abrirá uma janela para salvar o documento transformado.

    Tirando essa possibilidade, a forma mais fácil e correta é mesmo ir em "salvar como".

    Bons estudos!
  • Questão problemática, que acho que deveria ser anulada.
    No Office 2007, só podemos salvar PDF se existir um complemento adicionado pelo usuário. Na configuração padrão, ele não salva como PDF. O Office 2010 salva como PDF diretamente. E para 'imprimir' em PDF, deveria ter outros softwares instalados, como o PDF995, PDF Creator, etc.
  • fiquei meio doido quando vi essa questão. que erro brutal que a banca cometeu.
  • A resposta correta seria: Clicar no botão do office; no menu salvar como; PDF ou XPS.

  • Qual a relação do imprimir com o salvar como... ainda estou aqui pensando.

  • que louco. Ainda nos faz pensar que estamos em caminhos errados...tem q ter o programa instalado.

  • No 2007 só exporta PDF.. Não salva.

  • Se não foi anulada a CESPE agiu com arbitrariedade ao tentar impor uma questão errada como certa...deve ter chovido recurso nessa questão.


ID
395272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O modem

Alternativas
Comentários
  • pode auxiliar na comunicação entre computadores através da rede telefônica. ATRAVÉS DO MODEM, PODEMOS UTILIZAR A INTERNET E TELEFONE AO MESMO TEMPO. 
  • Letra E. O componente citado na letra A é a BIOS, na forma de EPROM, EEPROM, e outros modos de construção. A LPT1 é um tipo de interface paralela, para impressoras e scanners, por exemplo, além de cabo cross link paralelo, e está descrito na letra B. Roteador, citado em C, é para encaminhar os pacotes recebidos para determinadas rotas e caminhos, e o modelo wireless é para redes sem fio. O equipamento que garante o fornecimento de energia de forma ininterrupta, citado na letra D, é o no-break, um ‘estabilizador com baterias’.
  • MODEM: Também chamado de "demodulador", permite que 2 computadores fiquem conectados, tragam informações, através de uma linha de transmissão de sinais analógicos( normalmente linha telefônica). A função do modem é traduzir pulsos elétricos digitais em analógicos ( forma de transmissão da linha telefônica).

    Já a demodulação é a tradução de sinais digitais em analógicos ( o contrário).

    Boa sorte para todos !!! 
  • LINHA TELEFÔNICA (Dial-Up) 

    A conexão dial-up (termo que pode ser entendido como “por meio de discagem telefônica”) se dá por intermédio de uma linha telefônica convencional com o uso de um equipamento conhecido como Modem (modem telefônico, para ser mais exato).

    Na conexão dial-up, o computador do usuário se conecta a um modem telefônico que, por sua vez, se liga à linha telefônica convencional. A ligação é realizada estabelecendo uma ligação telefônica mesmo (ou seja, consumindo pulsos telefônicos). O computador do provedor atenderá a ligação e permitirá o acesso depois de comprovada a autenticidade do usuário.


  • Modem (Mo = modulador, Dem = demodulador) converte a informação (pacotes) em um sinal elétrico que é transmitida através de uma linha telefônica em uma frequência diferente das usadas pelas empresas de telefonia (voz). Através de outro modem o sinal é demodulado ou reconvertido novamente na informação.

  • modem (modulador demodulador) 


    Dispositivo que permite ligar um computador à linha telefônica, para assim estar apto a comunicar com outros computadores.

  • GABARITO: LETRA E

    O modem utiliza a rede tefônica e transporta os dados do usuário fazendo a comunicação computador/rede tefônica e vice-versa. É o MODEM que AJUDA o usuário a ingressar na internet.

  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR FERNANDO NISHIMURA (para os não assinantes)

     

    Letra E. O componente citado na letra A é a BIOS, na forma de EPROM, EEPROM, e outros modos de construção. A LPT1 é um tipo de interface paralela, para impressoras e scanners, por exemplo, além de cabo cross link paralelo, e está descrito na letra B. Roteador, citado em C, é para encaminhar os pacotes recebidos para determinadas rotas e caminhos, e o modelo wireless é para redes sem fio. O equipamento que garante o fornecimento de energia de forma ininterrupta, citado na letra D, é o no-break, um ‘estabilizador com baterias’.

     

     

  • dica: sempre associaremos modem à linha telefônica.

    O modem é usado para interligar computadores usando uma linha telefônica comum.

  • ✿ Modem

    O Modem é um dispositivo eletrônico de entrada/saída de dados que modula um sinal digital em um sinal analógico a ser transmitida por meio de uma linha telefônica e que demodula o sinal analógico e o converte para o sinal digital original. Hoje em dia, existem basicamente três tipos: Acesso Discado, Modem ADSL e Cable Modem.

    Fonte: Prof. Diogo Carvalho – Estratégia Concursos

  • MOLDEM === LINHA TELEFÔNICA

  • modem

    /'mowdəm/

    substantivo masculino de dois números

    inf dispositivo de entrada e saída, modulador e desmodulador, utilizado para transmissão de dados entre computadores através da linha telefônica.

    DICIONÁRIO

  • Principais equipamentos de redes

    Network Interface Card (NIC ou Placa de Rede)  é o recurso de hardware mínimo que deverá estar instalado no computador para permitir uma comunicação bidirecional – transmissão e recebimento de dados – com os demais elementos da rede.

     Bridge (Ponte)  é um equipamento de rede que permite conectar redes diferentes que podem utilizar tecnologias/protocolos de enlace distintos em segmentos menores, permitindo filtrar os quadros de forma que somente passe para o outro segmento da bridge dados enviados para algum destinatário presente nele.

    Roteadores são equipamentos que permitem interligar várias redes e escolher a melhor rota para que a informação chegue ao destino.

    Hub (concentrador) é um equipamento de rede que permite concentrar o tráfego de rede que provém de vários dispositivos e regenerar o sinal. 

    Switch (comutador) é um equipamento de rede semelhante a uma ponte com múltiplas portas, capaz de analisar dados que chegam em suas portas de entrada e filtrá-los para repassar apenas às portas específicas de destino (broadcast). O switch é uma evolução do hubs! 

    Access Point (Ponto de Acesso) é um dispositivo de rede utilizado para estender a cobertura de redes de internet sem fio. 

    Modem   é um dispositivo eletrônico de entrada/saída de dados que modula um sinal digital em um sinal analógico a ser transmitida por meio de uma linha telefônica e que demodula o sinal analógico e o converte para o sinal digital original. MOLDEM = LINHA TELEFÔNICA

  • E. pode auxiliar na comunicação entre computadores através da rede telefônica. correta = MODEM

    Roteador: equipamento que permite interligar várias redes e escolher a melhor rota para que a informação chegue ao destino.

  • Dispositivo de entrada e saída, modulador e desmodulador, utilizado para transmissão de dados entre computadores através da linha telefônica

  • LETRA E

  • Modem (Modulador/Demodulador): Esse dispositivo converterá os dígitos binários do

    meu computador em sinais analógicos que podem ser transmitidos em linhas telefônicas;

    Fonte: estratégia concursos

  • Modem: responsável por modular as informações enviadas pelo computador para que possa ser enviada via linha telefônica. Da mesma forma é responsável por demodular as informações que vêm da linha telefônica para que seja processada pelo computador.

  • LETRA E

    O QUE É MODEM? Um Modem é um dispositivo de hardware físico que funciona para receber dados de um provedor de serviços de Internet através de um meio de conexão como cabos, fios ou fibra óptica.[1] A própria palavra é de fato uma forma abreviada de Modulador-Demodulador, como o dispositivo executa a modulação e demodulação de sinais analógicos a sinais digitais e atrás para facilitar a transmissão de dados a uma rede.[2] Ao receber os sinais analógicos com pacotes de dados, um modem é capaz de converter isso em um sinal digital que seu dispositivo pode usar. Alternativamente, quando o seu dispositivo envia informações para a Internet, ele o faz na forma de sinais digitais que são convertidos pelo seu modem em um sinal analógico para ser transmitido para o hub central. A função principal deste dispositivo é traduzir dados digitais e análogos para ajustar o uso ou o transporte. Pode auxiliar na comunicação entre computadores através da rede telefônica.

    https://www.speedcheck.org/pt/wiki/modem/

  • O modem é um tradutor, converte os dígitos binários do computador em sinais analógicos que podem ser transmitidos em linhas telefônicas; e também converte os sinais analógicos das linhas telefônicas em dígitos binários. Os três modelos principais são: Acesso Discado; Modem ADSL; e Cable Modem.

  • Minha contribuição.

    Modem: é um dispositivo eletrônico de entrada/saída de dados que modula um sinal digital em um sinal analógico a ser transmitido por meio de uma linha telefônica e que demodula o sinal analógico e o converte para o sinal digital original.

    Fonte: QC

    Abraço!!!

  • lembrei do telefone fixo q a OI exigia pra ter o wi-fi dela kkkkkkkkkkkkkk

  • GAB. E

    Modem :  É um dispositivo eletrônico de entrada/saída de dados que modula um sinal digital em um sinal analógico a ser transmitida por meio de uma linha telefônica e que demodula o sinal analógico e o converte para o sinal digital original

    MOLDEM = LINHA TELEFÔNICA.


ID
395287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando que um usuário pretenda salvar, em memória ou em dispositivo de armazenamento, um arquivo com tamanho de 3 gigabytes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Um arquivo de 3 GB (gigabytes) possui 3 bilhões de bytes, e encontramos no mercados modelos de pendrives com 4GB, 8GB e outras superiores.

    No item A, uma contradição. Os discos rígidos externos possuem capacidades como 250GB, 500GB, 1TB. A quantidade de 900KB é ínfima, menor que 1MB, e nem existiu discos externos assim tão pequenos.
    No item B, os antigos disquetes de 3 1/2" possuíam capacidades de 720KB, 1.44MB, 2.88MB. Deixaram de ser fabricados em 2010 pela SONY, mas em nenhum modelo era possível armazenar 200 GB.
    No item C, os CD-ROM possuem capacidade de 640MB a 800MB, e mesmo nos que possuem dupla face, não chegamos aos 3GB necessários.
    No item D, os DVD-ROM possuem capacidade nominal de 4.7GB (máxima de 17GB dupla camada, dupla face), e não 8 KB. Se não houvesse este item na alternativa, estaria correto? Ainda não. A banca poderia alegar que o modelo DVD-ROM não permite a escrita de um arquivo de 3GB, mesmo possuindo espaço para 4.7GB.
  • Os pendrives atuais podem amazenar acima de 100 GB em alguns modelos, portanto e letra "E" está correta.
  • Letra - E. Pendrive é um dispositivo de armazenamento conhecido como mémoria USB com capacidades de armazenamento variadas, existindo pen drives com capacidade de até 256 GB
  • Capacidade de armazenamento:
    PEN DRIVE: ate 250 GB
    CD: 650 a 700 MB
    DVD: 4,7 GB(1 camada); 8,5 a 9,4 GB(2 camadas)
    Bluray: 20 GB a 100 GB
  • Complementando a resposta do Fernando Nishimura Aragão, segue uma tabelinha com as unidades de medida das informações:

    1 Bit = 0 ou 1 (dígito binário)

    1 Byte= 8 bits (que corresponde a 1 caractere na tabela ASCII)

    1 Kilobyte= 1024 bytes

    1 Megabyte= 1024 Kilobytes

    1 Gigabyte= 1024 Megabytes

    1 Terabyte=  1024 Gigabytes

  • Capacidades:

    - CD: 700 MG;

    - DVD: 4,7 GB/8,5 GB;

    - BluRay: 25 GB/50 GB;

  • 3 Gigabytes = 3GB = 3.072MB, logo os pendrives de mercado tem capacidade a partir de 4GB

  • Disquete de 200gb ? hahaha

  • Questão desatualizada....

  • GABARITO: LETRA E

    Vários dos pendrives a que temos acesso atualmente possue  a capacidade de armazenar MAIS de 3 gigabytes de dados.

  • Letra E

    Um arquivo de 3 GB (gigabytes) possui 3 bilhões de bytes, e encontramos no mercados modelos de pendrives com 4GB, 8GB e outras superiores.

    No item A, uma contradição. Os discos rígidos externos possuem capacidades como 250GB, 500GB, 1TB. A quantidade de 900KB é ínfima, menor que 1MB, e nem existiu discos externos assim tão pequenos.

    No item B, os antigos disquetes de 3 1/2" possuíam capacidades de 720KB, 1.44MB, 2.88MB. Deixaram de ser fabricados em 2010 pela SONY, mas em nenhum modelo era possível armazenar 200 GB.

    No item C, os CD-ROM possuem capacidade de 640MB a 800MB, e mesmo nos que possuem dupla face, não chegamos aos 3GB necessários.

    No item D, os DVD-ROM possuem capacidade nominal de 4.7GB (máxima de 17GB dupla camada, dupla face), e não 8 KB. Se não houvesse este item na alternativa, estaria correto? Ainda não. A banca poderia alegar que o modelo DVD-ROM não permite a escrita de um arquivo de 3GB, mesmo possuindo espaço para 4.7GB.

  • LETRA E

  • Essa é a típica questao para testar se o zumbi ainda se mexe apos 4 horas sentado na cadeira.

    • Macete que peguei aqui do QC:

    Kde Meu Gato, Tio Paulo?

    Byte = 8 Bits; 1 Kilobyte = 1024 Bytes; 1 Megabyte = 1024 Kilobytes; 1 Gigabyte = 1024 Megabytes; 1 Terabyte = 1024 Gigabytes; 1 Petabyte = 1024 Terabytes.


ID
395290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a mensagens de correio eletrônico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    No item A, o formato do e-mail está incorreto, porque o sinal de @ não inicia o endereço. Neste formato, seria um usuário de Twitter, porém no microblog, não aceita ponto.final no meio do nome de usuário.
    No item B, o Office XP/2003 oferece o Microsoft Outlook. No Office 2007/2010 além do Outlook, podemos baixar o Windows Live Mail.
    No item D, é possível enviar mensagens para vários destinatários, e estes não saberem os outros que receberam, usando o campo CCO (BCC).
    No item E, o primeiro erro está no nome do programa. O Microsoft Outlook Express faz parte do Windows XP (e não tem 2003 na identificação). E o restante, por dedução, é possível, afinal é um programa de e-mails, e não apenas um leitor de mensagens.
  • Desculpem, mas o CC não significa "com cópia"?
  • Isso mesmo... Com Cópia...isso me deixou na dúvida pra escolher.
  • CC = Carbon Copy - Copia de Carbono
    CCo = Carbon Copy Oculto ou
    Bcc (blind courtesy copy)

     

  • LETRA C

  • Ao redigir uma mensagem, os seguintes campos estão presentes:

    Cc: este campo é utilizado para mandar cópias da mesma mensagem para diversos destinatários, ao usar este campo os endereços aparecerão para todos os destinatários;

     

    Para: é o campo onde será inserido o endereço de um único destinatário;

     

    Cco: este campo é utilizado para enviar várias cópias da mesma mensagem para diversos destinatários, porém os endereços de email ficarão ocultados e aparecerão somente para os respectivos donos.

  • Gabarito: Letra C

    Com Cópia (CC) --- indica que uma mensagem foi enviada aos destinatários principais e também aos secundários. Os endereços de e-mail desses destinatários secundários ficam visíveis tanto para os principais quanto para os secundários.


ID
395314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Texto para as questões 22 e 23

O Programa Nacional do Livro Didático e o Programa
Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio são realizados
pela ECT em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação.
A operação consiste na entrega, todos os anos, de
100 milhões de livros didáticos a escolas públicas de ensino
fundamental e médio de todo o Brasil, volume equivalente à metade
de toda a produção gráfica do Brasil. Para a distribuição desses
livros são realizadas viagens de carretas das editoras para os centros
de tratamento da empresa instalados em pontos estratégicos do país.
Nessas unidades, as encomendas são tratadas e, depois, entregues
nas escolas.

Internet: (com adaptações).

Considerando que 7⁄40 e 13% dos livros didáticos sejam distribuídos, respectivamente, para as regiões Nordeste e Norte, então a quantidade, em milhões, de livros didáticos destinada a essas duas regiões pelos programas mencionados no texto é

Alternativas
Comentários
  • Como o total são 100 milhões de livros, temos:

    100/40= 2,5 milhões, ou seja, cada 1/40 equivale a 2,5 milhões de livros
    Como 7/40 são destinados ao Nordeste, então 2,5x 7= 17,5 milhões

    Agora vamos encontrar os 13% referentes ao Norte:
    100 milhões -> 100%
         x                -> 13%, resolvendo essa regra de três simples, temos x= 13 milhões

    Logo, a quantidade de livros destinados às regiões= Nordeste + Norte = 17,5 + 13= 30,5 milhões de livros.

    Alternativa correta: letra B, superior a 25 e inferior a 35.
  • questao confusa....
    os 13% são em cima de tudo? ou do restante após se tirar 7/40???
  • 100.000.000 * 7/20 = 17.500.000
    100.000.000 * 0,13 = 13.000.000

    17 + 13,5 = 30,5 <---- (Resp.)

    Letra b.
  • LETRA B

    Para ficar mais fácil, desconsidere a unidade milhão.

    transforme a fração e a porcentagem em numero decimal

    Nordeste    7/40 = 0,175
    Norte           13% = 0,13

    somando as duas regiões: 0,305

    Agora multiplica esse valor por 100:   100 x 0,305 = 30,5 

    letra b.
  • 100 x 7/40= 700/40 = 17,5 (nordeste)

    13/100 x 100 = 13 ( norte)

    Então é só somar 17,5 + 13 = 30,5 milhões respectivamente.

  • tem alguns comentarios aqui pedindo pra somar no final,isso só da certo nessa questao porque o total de livros é 100 milhoes(se a quantidade de livros fosse outra, o correto seria fazer regra de tres).

  • Também fiquei com a mesma dúvida de alguns colegas, eu tentei das 2 maneiras:

    Tirei os 13% do restante e também dos 100 milhões, das duas maneiras a resposta seria a letra B. Mas observei que na questão não fala que é 13% do restante, portanto acredito que a maneira correta seja tirar dos 100 milhões. 

    (:

  • OBS: obsevar a palavra RESPECTIVAMENTE

     

    nordeste =   7/40 x 100 = 70/4 = 17,5

    13% de 100 = 13

     17,5 + 13 = 30,5 milhões respectivamente.

  • Errei a questão por interpretar que seria a quantidade destinada a cada região e não a soma das duas. =(


ID
395317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Texto para as questões 22 e 23

O Programa Nacional do Livro Didático e o Programa
Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio são realizados
pela ECT em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação.
A operação consiste na entrega, todos os anos, de
100 milhões de livros didáticos a escolas públicas de ensino
fundamental e médio de todo o Brasil, volume equivalente à metade
de toda a produção gráfica do Brasil. Para a distribuição desses
livros são realizadas viagens de carretas das editoras para os centros
de tratamento da empresa instalados em pontos estratégicos do país.
Nessas unidades, as encomendas são tratadas e, depois, entregues
nas escolas.

Internet: (com adaptações).

Considere que 3 carretas façam, repetidamente, viagem de ida e volta entre determinada editora e um centro de tratamento da ECT em 4 dias, 5 dias e 6 dias, respectivamente, e, ao completar um percurso de ida e volta, elas retomem imediatamente esse percurso. Se, em certo dia, as 3 carretas partirem simultaneamente da editora, então elas voltarão a partir juntas novamente dessa editora após

Alternativas
Comentários
  • Como nosso colega aí em cima já disse; Basta fazer o MMC

    decomposição em números primos

    4  5  6 - 2
    2  5  3 - 2
    1  5  3 - 3
    1  5  1 - 5
    1  1  1  /     22 . 3. 5 = 4.3.5 = 60
  • Olá pessol!

    Complementando o comentário da colega acima....

    *Toda vez que o enunciado da questão quiser saber quando determinados números voltarão a se encontrar, basta calcularmos o seu M.M.C (Mínimo. Multiplo.Comum).

    *Outra função do M.M.C é calcular a subtração/adição de frações de denominadores diferentes.

    Vamos para o cálculo então:
     4,5,6/  2
     2,5,3/  2
     1,5,3/  3
     1,5,1/  5
     1/1/1

    2x2x3x5=60 dias

    Bons estudos!

  • É só tirar o M.M.C. como a Priscila elucidou com excelência! 
  • Questão tipicamente de MMC, sempre observem essa característica: "então elas voltarão a partir juntas novamente dessa editora após"
    sempre que se entoar sobre algo voltando a se encontrar vai haver algo sobre MMC na questão.
  • O raciocínio lógico é o seguinte:
    Através do Mínimo Múltiplo Comum MMC, apuramos o 1º número múltiplo das viagens das 3 carretas que são: 4 dias, 5 dias e 6 dias cada uma.

    Sendo assim iniciada a 1ª viagem, elas somente vão coincidir de se encontrarem no mesmo ponto de partida as 3 juntas daqui a 60 dias, sendo:

    1ª fez 15 viagens de 4  dias = 60 dias
    2ª fez 12 viagens de 5 dias = 60 dias
    3ª fez 10 viagens de 6 dias = 60 dias

    Antes dos 60 dias as mesmas não se encontrarão no mesmo ponto.

    Bons estudos!!!

  • Das cinco alternativas, apenas o 60 é múltiplo de 4, 5 e 6 dias. Dá pra matar sem fazer muita conta.
  • Nossa!muito tranquila essa questão!

  • Só fazer o MMC DE 4,5,6 . Através da técnica de fatoração encontramos 60.

  • "simultaneamente" "sempre juntas"

    LOGO, MMC

    MMC DOS DIAS. A QUESTÃO FALA RESPECTIVAMENTE MAS NA MULTIPLICAÇÃO, A ORDEM DOS FATORES NÃO ALTERA O PRODUTO.

    4,5,6 OU 6,5,4 tanto faz

    4 5 6 - 2

    2 5 3 - 2

    1 5 3 - 3

    1 5 1 - 5

    1 1 1

    LOGO, 5X3X2X2: 60 DIAS.

    GAB B

  • Gab. B

    MMC - 3,5,6

    Fatorando ...

    4 5 6 - 2

    2 5 3 - 2

    1 5 3 - 3

    1 5 1 - 5

    1 1 1

    LOGO, 5X3X2X2: 60 DIAS.


ID
395320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um cliente comprou, em uma agência dos Correios, selos comemorativos dos 150 anos do nascimento do padre Landell de Moura e dos 150 anos de fundação da Caixa Econômica Federal (CAIXA). Para o pagamento desses produtos, o cliente entregou certa quantia em reais e notou que 3⁄4 dessa quantia correspondiam ao custo dos selos comemorativos dos 150 anos do padre Landell de Moura e 1⁄5, ao custo dos selos comemorativos dos 150 anos da CAIXA.

Nessa situação, com relação à quantia entregue para pagamento, o troco a que faz jus o cliente corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    Ele pagou 95% e teve de troco 5%. 

    3/4 selos do Padre
    1/5 selos da Caixa

    3/4 + 1/5 = 15+4/20 = 19/20

    19/20*100% = 95% (Ele pagou)

    100 - 95 = 5% ( Ele recebeu de troco)
  • Galera, este tipo de questão cai em todo tipo de prova que contem porcentagem.

    Eu faço sempre o seguinte:

    imagino o valor pago e jogo nas frações e/ou porcentagens correspondetes, vou usar este tipo nesta questão e verás como fica fácil:

    vamos supor que os selos custaram 100,00 reais...

    o enunciado diz que um tipo de selo custou 3/4... 3/4 de 100 reais é = 75 reais (100/ 4 *3)

    e que 1/5 correspondia ao outro tipo de selo...1/5 de 100 é = 20 reais

    agora somando os valores dos selos é igual a 95 reais (75 TIPO I + 20 TIPO II)

    ele pagou 100 reais e seria cobrado a ele 95, sobrando um troco de 5 reais.... 5 reais corresponde a 5% de 100 reais...

    está ai... 5%

    Usando esse raciocinio é mamão... pra quem não familiariza com formulas, essa é uma excelente maneira e cai em toda prova...

    vlw galera, raciocinio neles!
  • O Mais fácil nesse tipo de questão é atribuir um valor de preferência 100.

    Ex:     x 100   = 300  = 75
              4                   4
          
              x 100 = 100  = 20
              5                 5

    Agora soma e o que falta pra 100 é a resposta: 75 + 20 = 95

    Resta 5

    Resposta B.







  • Fiz deste jeito: Primero selo = A                  Segundo selo= B           Valor que ele pagou: R$100,00 (Suposiçao)

    A= 3/4      B=1/5 

    3/4 + 1/5 = 19/20

    100*29/20= 95

     Logo 100 - 95= 5%


  • Selo A
    Selo B

    3/ 4 para comprar selo A = 0,75 ou 75%, porque 3 dividido por 4 = 0,75
    1/5 para comprar selo B = 0,2 ou 20%, porque 1 dividido por 5 = 0,2

    Somando os valores encontrados 75% + 20%, chegamos a conclusão de que foram gastos 95% do dinheiro que se tinha para a compra dos selos. 
    LOGO: DO TOTAL DE  100% - 95% ( QUE FOI GASTO NA COMPRA DOS SELOS) SOBRAM  5% DE TROCO.

    Gabarito: B

  • total dos selos (R$ 100)

    3/4 de 100 = R$ 75

    1/5 de 100 = R$ 20

    Total = R$ 95

    troco = R$ 5,00

    em % é 5%

  • Letra B.

     

    Pensei assim:

     

    1 > A pessoa comprou o selo A  e o selo B  e pagou com uma quantia "x" de reais; (Podemos pensar no x como 100)

     

    2 > O problema disse que 3/4 dessa quantia de "x" reais é o preço do selo A, ou seja:

     

    - 3/4* x, isso significa que:

    - 3 divido por 4 = 0,75, que significa:

    - 75/100 que é igual a 75% de "x";

     

     

    3 > O problema tb disse que 1/5 dessa quantia de "x" reais é o preço do selo B, ou seja:

     

    - 1/5*x, isso significa que:

    - 1 divido por 5 = 0,20, que significa:

    - 20/100 que é igual a 20% de "x";

     

    4 > Logo conclui-se que:

    - Se o selo A equivale a 75% do valor pago, que é o "x", e;

    - Se o selo B equivale a 20% do valor pago, que é o "x":

    - 75 + 20 = 95 %

    - 100 - 95 = 5 %

     

    5 > Portanto aquilo que sobra do valor "x", que foi entregue para pagar os selos A e B, e é o troco de 5%.

     

    Resumindo: É como se ele desse 100 reais para pagar uma conta de 95 reais! =)

     

    Jesus no comando, SEMPRE!!

     

  • Transforma tudo em porcentagem e monta uma equação para encontrar o percentual do troco:

    3/4 = 0,75 ou 75%

    1/5 = 0,2 ou 20%

    Dinheiro pago = 100%

    T = Troco

    Agora que está tudo em porcentagem, vamos montar a equação e encontrar o valor do troco em %.

    75% + 20% + T = 100%

    95% + T = 100%

    T = 100% - 95%

    T = 5%

  • Vamos multiplicar as frações para saber o total gasto

    3/4 por 1/5

    dá no total: 19/20

    Para transformar uma fracão em %, multiplique 100 pelo numerador e divida pelo denominador. Dando 95%

    Ou seja, se ele pagou 95%, logo, lhe devem 5% do troco.

    GAB B

  • Resposta B

    3/4+1/5= 15+4/20= 19/20 ou 0,95 ou 95%

    Troco de 5%

  • Supondo o cliente com 100 reais. O do padre ia custar 75 e o da caixa 20. Logo, sobraria 5 reais. 5/100= 5%.

  • 1x/1 (todo) - 3/4 x -1/5x = troco

    que é igual a 5%

  • 1)Some as frações: 3/4 + 1/5= 19/20. Isso demostra que o valor pago a mais é 1/20 e ele será o troco.

    2)Faça regra de 3

    1----x

    20--100%

    x= 5%


ID
395323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere que, em uma empresa, 50% dos empregados possuam nível médio de escolaridade e 5%, nível superior. Guardadas essas proporções, se 80 empregados dessa empresa possuem nível médio de escolaridade, então a quantidade de empregados com nível superior é igual a

Alternativas
Comentários
  • Se (80) fucionários são de nivel médio e represemtam 50%,

    Então 100% será igual a (160)

    E 5% de (160) = 8


  • Nível médio + nível superior = 50% + 5% = 55%

    Regra de 3

    50%  80
    55%         x

    50x = 55. 80
    50x = 4400
    x = 88 funcionário têm nível médio e superior

    Agora é só subtrair

    88 - 80 = 8 pessoas têm nível superior
  • Gabarito: a) 8
    Simplificando o raciocínio. 
    São 80 empregados com Ensino Médio que significa 50%
    Quanto é 5% de Ensino Superior
    Regra simples de 3
    80 - 50%
    x - 5%
    x = 80*5 / 50
    x = 400 / 50
    x = 8
  • Deixa eu ver se eu sei essa!

    0,5/0,05 = 80/x
    x = 8 <---- (Resp.)

    Letra a.

  • Resolvendo pela propriedade da proporção.

    50 / 5 é uma razão.

    Duas razões formam uma proporção quando o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

    50 / 5 = 80 / x 
    x * 50 = 5 * 80 
    x * 50 = 400
    x = 400 / 50
    x = 8

    Resposta: 8 letra a



  • 50%---- n. médio
    5%------n. superior

    80---- 50%
    x------- 5%

    50x= 400
    x= 400/ 50
    x= 8 empregados com nível superior.

  • Esta questão é uma regra de três simples.

    Se 80 empregados de nivel médio corresponde a 50% da empresa , então 160 corresponde a 100%.
    Então vamos retirar 5% do total dos empregados que tem nivel superior.

    Vamos ao calculo :

    160  - 100     >     100X = 5 * 160     >   100X = 800    >      X= 800        > X= 8 Empregados com nível superior. Resposta item ( a )
      X          5                                                                                         100

  • supor 100 pessoas

     

    100 de 50%---- n. médio (50)
    100 de 5%------n. superior (5)

     

    na mesma proporção com 80 pessoas

     

    80 de 100 (medio = 80 )

    8     de 100 ( superior = 8 )

     

  • 50% = 80, LOGO 100% = 160

    5% DE 160 = 8

  • Se 80 equivale a 50% X equivale a 5% Regra de 3 : 50X = 400 X=400/50 X=8
  • Letra A.

     

    1 >  A  empresa tem "x" empregados que represento como 100%;

     

    2 > O problema disse que 50% dos empregados possuem nível médio e que esse número é igual a 80, logo:

     

    -100 %  - x número de empregados total 

      50 % - 80 número de empregados com nível médio

     

    - 50 * x = 80 * 100

       x = 8000 / 50

       x = 160

     

    - Portanto o número de empregados na empresa é de 160.

     

    3 > O problema disse que o número de empregados com nível superior é de 5% do total de empregados, logo:

     

    - 160 * 5 / 100 = 80 / 10 = 8

     

    - Portanto o número de empregados com nível superior é de 8.

    - Com o nível médio é 80.

    - Existem ainda os empregados que não se encaixam no nível médio nem superior que é de 72.

     

    Jesus no comando, SEMPRE!!!

  • Veja que 80 empregados correspondem aos 50% que possuem nível médio. Desta forma, podemos

    utilizar a regra de três abaixo para saber quantos empregados correspondem aos 5% que possuem

    nível superior:

    80 empregados---------------------------------50%

    X empregados----------------------------------5%

    X = 8 empregados

    Resposta: A

  • 50/100 = 80

    5/100 = x/1

    Resolvendo:

    50/100 x 100/5 = 80 x 1/x

    500/5 = 80/x

    x=400/5

    x=8

  • GAB A

    SE 50 % É 80 ENTÃO 100% É =160

    5% DE 160 FUNCIONÁRIOS = 8

  • Resposta A

    50% nível médio

    5% nível superior

    80 tem nível médio

    Então, 160 é o total

    5% de 160= 8

  • PARA QUEM É RUIM EM MATEMÁTICA

    80 - 50%

    x - 5%

    8 - 5

    x - 5

    5x = 40

    x = 8 (GABARITO - A)

  • Se 50% possuem nível médio e possuem 80 com nível médio, concluímos que são 160 empregados no total. É só achar 5% de 160.


ID
395326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha que a caixa de encomenda temática da ECT possua a forma de um paralelepípedo retângulo, cujas arestas tenham comprimentos iguais a 90 mm, 270 mm e 180 mm. Nesse caso, o volume dessa caixa, em 1.000 cm3 , é

Alternativas
Comentários
  • Melhor converter antes para cm, a fim de que trabalhemos com números menores:

    m          dm        cm           mm
                                27           270
                               18           180
                                 9             90

    Multiplicando:
    27 . 18 . 9 = 4374 cm³ = VOLUME

    Volume em 1000 cm³ menor que 5. LETRA B
  • 90 * 270 * 180 = 4.374.000 mm^3
    4.374.000/1000 = 4.374
    4.374/1000 = 4,374 cm^3 <---- (Resp.)

    Letra b
  • Jorget só esqueceu de um ponto para de fato chegarmos à resposta (inferior a 5).

    Quando achar: 4.374 cm³ é só dividir por 1.000 novamente pra chegarmos a 4,374m³ que é inferior a 5m³.


    Afinal multiplicar por 1.000cm³ é tornar em m³. Acho que foi uma forma de tentar dificultar para nós.
  • Isso é geomatria plana ou espacial?

  • mm para cm % 10.

    90 % 10 = 9

    180% 10 = 18

    270%10= 27

    9x18x27=4374cm3 , logo em 1000cm3 sera: 4374%1000 = 4,374, inferior a 5.

    PMAL

  • Horrível o enuciado!


ID
395329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considerando-se que 3 caixas de encomenda do tipo 2B e 3 caixas de encomenda do tipo flex correios custem, ao todo, R$ 12,00 e que 5 caixas do tipo 2B e 10 do tipo flex correios custem, ao todo, R$ 28,00, é correto afirmar que uma caixa do tipo 2B custa

Alternativas
Comentários
  • Vou chamar 2B de x e flex de y

    Agora vamos montar um sistema de equações

    3x + 3y = 12      (vou dividir por  -3)
    5x+ 10y = 28     (vou dividir por 5)

    depois de simplificar, o sistema ficará assim;

    - x  -   y = - 4
      x + 2y = 5,6
              y = 1,6

    Agora vamos substituir o valor de y na primeira equação

    x = 4 - y
    x = 4 - 1,6
    x = 2,4
  • Desculpa mas nao entendi nada do comentario acima... primeiro que na primeira equaçao foram 3 caixas flex e nao 2.... e segundo, como que 4 divido por 3 vai dar 1?

    vou mostrar como calculei essa questao, usando as regras de sistemas de equaçoes de 1° grau


    vou chamar a caixa 2b de x, e vou chamar a caixa flex de y, logo:

    1ª equaçao: 3x+3y=12
    2ª equaçao: 5x+10y=28


    para deixar apenas uma variavel, vou dividir a primeira equaçao por 3, que vai ficar assim:

    x+y=4
    5x+10y=28


    Como ainda nao da pra calcular uma so variavel, vamos multiplicar a primeira equaçao por -10, ficando assim:

    -10x-10y=-40
    5x+10y=28


    Agora fica facil, é so cortar os valores opostos em y que teremos um sistema simples:

    -10x-10y=-40
    5x+10y=28
    ||
    \/

    -10x=-40
    5x=28

    ||
    \/


    -5x=-12
    ||
    \/


    x=12/5

    x= 2,40

    abraços e bons estudos.


  • vamos chamar de  x as caixas do tipo 2B  e de y as do tipo FLEX...

    três caixas do tipo 2B = 3x  e três  caixas do tipo  FLEX3y somadas custão  12,00  ==> 3x + 3y = 12
    cinco  caixas do tipo 2B = 5x  e dez caixas do tipo FLEX = 10Y   somadas custam  28,00 ==> 5x + 10y = 28

    sistema

    3x + 3y = 12
    5x + 10y = 28

    metodo da substituição

    3y = 12 - 3x

    y = 12 - 3x
              3
    ____________________________

    substituindo y na  equação 2

    5x + 10(12 - 3x) = 28
                      3

    5x + 10(4 - x) = 28

    5x + 40 - 10x = 28
    5x - 10x = 28 - 40
    -5x = -12 . (-1)
    5x = 12
    x = 12
            5

    x = 2,40

    x = 2B

    então ... solução  2B = 2,40

    como o problema não pede o valor de y que é o da caixa flex ,problema resolvido...
  • Temos um caso de sistema de equação, e é fácil perceber quando ela será usada. Por quê? Bom, sabemos que é uma equação de 1° grau, mas que se resolve por meio de sistemas. Cada equação tem uma incógnita, mas uma equação com duas incógnitas não tem como ser resolvida, porque para cada valor de x podemos calcular um valor diferente para y.
    Aqui temos duas incógnitas:
    X = 2b
    Y = flex

    Não possuímos nenhum valor para x ou para y, o que nos leva a pensar em SISTEMAS.
    Veja:
    1°) 3 caixas do tipo 2b e 3 caixas do tipo flex, ao todo, custam R$ 12,00, então:
    3x + 3y = 12
    2°) 5 caixas do tipo 2b e 10 caixas do tipo flex, custam R$ 28,00
    5x + 10x = 28
    Então temos o seguinte sistema:
    3x+ 3y = 12
    5x + 10y = 28

    Vamos simplificar a 1ª equação que é divisível por 3
    x + y = 4
    5x + 10y = 28

    A questão pede o valor da caixa 2b (x), então vamos eliminar o y nesse sistema, multiplicando a 1ª equação por -10:
    -10x - 10 y = -40
    5x +
    10y  = 28
    -5x = - 12

    x = 2,40
  • Pelo enunciado tiramos a seguinte conclusão de equações do 1º grau:
    Onde: C2b= Caixa do tipo 2B
                Cflex= Caixa do tipo flex

    3C2b+3Cflex=12    (I)
    5C2b+10Cflex=28   (II)

    Multiplicamos a primeira equação por (-5) e a segunda por (3) para cancelarmos uma das incógnitas, no caso o C2b:

    -15C2b-15Cflex=-60
    15C2b+30Cflex=84

    Ficando:
    15Cflex=84-60
    15Cflex= 24
    Cflex= R$1,60 (Achamos o valor da Caixa flex)


    Agora vamos achar o valor da Caixa 2b:

    3C2b+3Cflex=12
    3C2b+3*1,6=12
    C2b=12-4,8
                   3
    C2b=R$2,40 (Alternativa A)
  • Meu Deus, quanta repetição!!!  Sinceramente....  Gente, ganhar pontos no QC não faz passar em concurso.  Dificulta muito quem está lendo os comentários, perda de tempo. Quem lê, pensa que algo de interessante será acrescentado e quando percebe: mil comentários iguais. Paciência. 
    PS. OBRIGADA A QUEM, REALMENTE, CONTRIBUI.
  • Sendo caixas 2B = X  e caixas Flex = Y, teremos:

    3X+3Y=12  SENDO:

    3X= -3Y+12

    X=-3Y+12      X= -Y+4

             3

    Na segunda parte do sistema temos a seguinte equação:

    5X+10Y=28

    Substituindo X na segunda equação teremos:

    5.(-Y+4)+10Y=28

    -5Y+20+10Y=28

    5Y=8 tal que y=8/5

    Y=1,60 é o preço da caixa Flex.

    X=-Y+4

    X= (-1,60)+4

    X=2,40 REFERENTE AO PREÇO DA CAIXA 2B

    RESPOSTA CERTA: LETRA A




  • Considerando,
    caixa do tipo 2B = x
    caixa do tipo flex = y
    Tem-se o seguinte sistema:
    3x + 3y = 12       eq I
    5x + 10y = 28     eq II

    Simplificando a eq I:
    x + y = 4
    y = 4 - x  , substituindo na eq II, tem-se:

    5x + 10 (4 - x) = 28
    5x + 40 - 10x = 28
    40 - 5x = 28
    5x = 12
    x = 2,4

    Resposta A)

  • Fiz pelo metodo dos sistemas lineares e deu certo também. rsrs..que bom que estou entendendo.

  • joabson silva é um cara esperto demais rsrs

     

    copiou e colou na cara de pau o comentario do professor daqui do qc...rsrrsrs.... esse e cara de pau mesmo kkkkkkk

  • Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, é bom aprender :)

     

    Fiz pelo método da substituição:

     

    X = 2B

    Y = flex

     

    3X + 3Y = 12

    5X + 10Y = 28

     

    3X = 12 - 3Y

    X = 4 - Y

    Substituindo na segunda equação:

     

    5. (4 - Y) + 10.Y = 28

    20 - 5Y + 10Y =28

    20 + 5Y = 28

    5Y = 28 - 20

    5Y = 8

    Y = 8 / 5

    Y = 1,6

     

    Se X = 4 - Y

    Agora basta substituir: X = 4 - 1,6

    X = 2,40

  • Copiar o comentário do professor não, mas eu não acho ruim as pessoas comentarem os seus métodos de resolução. Aliás, cada um fez de um jeito, eu fiz de um jeito totalmente diferente de todos comentários e, para muitos, isso pode ser um acréscimo, e não "perda de tempo" como comentou a colega. Felizmente para esse 'problema' é só não abrir os comentários, eu já acho bem massa ver como cada um fez para escolher o melhor método nas que eu erro

  • Concordo andrea katharina alves barbosa,

    Antes de adicionar um comentário verifiquem se já não existe um igual, só comentem se for para colocar macetes, acrescentar algo ou corrigir algum comentário equivocado.

    Grata pela compreensão.

  • Vamos chamar as caixas 2B simplesmente de “B”, e as caixas flex de “F”. Assim,

    3 x B + 3 x F = 12

    B + F = 4

    B = 4 – F

    E, também:

    5 x B + 10 x F = 28

    5 x (4 – F) + 10 x F = 28

    20 – 5F + 10F = 28

    5F = 8

    F = 1,6 real

    Portanto, B = 4 – 1,6 = 2,4 reais. Assim, a caixa 2B custa R$2,40.

  • 2B = x

    Flex = y

    3x + 3y = 12 x(-10) *aqui eu multipliquei por -10 em cima e por 3 em baixo e somei as duas.

    5x + 10y = 28 x(3)

    -30x - 30y = -120

    15x + 30y = 84

    15x = 36

    x =2,4

  • Fiz por eliminatória. Começando pela alternativa A :

    A Caixa 2B custa 2,40, substitui os valores na equação:

    3(caixas) 2B + 3 (caixas) F= 12 reais

    3 X 2,40 + 3F = 12 reais

    7,20 + 3F = 12

    3F= 12 - 7,20

    F= 4,80/3

    F= 1,60 (Valor da caixa Flex)

    Agora substitui com o valor da caixa flex:

    3(caixas) 2B + 3 (caixas) F= 12 reais

    3 X 2,40 + 3 X 1,60 = 12 reais

    7,20 + 4,80 = 12 reais

    12 = 12 ou seja, a caixa 2B realmente custa 2,40 como a alternativa A fala.


ID
395332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha que uma pessoa compre 5 unidades de um mesmo produto, pague com uma nota de R$ 50,00 e receba R$ 15,50 de troco. Nessa situação, cada unidade do referido produto custa

Alternativas
Comentários
  • R$ 50,00 - R$ 15,50 = R$ 34,50

    R$ 34,5/ 5 = R$ 6,90
  • foi dado um nota de 50 e devolveram 15,50 de troco, isso significa que foram gastos R$ 34,50, com isso temos os dados:

    unidades: 5
    Total: 34,5
    Preço unitario: ?


    unidades . preço unitario = Total

    5.x= 34,50

    x= 34,5/5


    x = 6,90

    Abraços e Bons estudos
       


  • Simples assim....

    R$50,00 - R$15,50=34,50 /5= R$6,90

  • Subtração e divisão com números decimais.

    50,0 - 15,5 = 34,5

    34,5 / 5 = 
    345 / 50 = 6,9


    R$ 6,90
  • 50-5X=15,50
    5x=34,50
    x=6,90
  • essa deu pra perceber de cara que todos os itens eram multiplos de 5

    5x= 50 -15,50( dei uma nota de 50 e sobrou 15,50)
    logo,simplificando tudo por 5 teremos 1x=10-3,10
    x= 6,90

    DEUS ABENÇOE A TODOS 
  • Muito simples esta questão:
    Subtrai R$ 50,00 - R$ 15,50 = R$ 34,50
    Depois divide R$ 34,50 por 5 = R$ 6,90 que é o valor de cada produto.
    Resposta item ( e )
  • Nossa, facílima! 50-15,50=34,50 ==== 34,50/5=6,9.

  • Essa foi de graça....rs

    50 - 15,50 = 34,50
    34,50 / 5 = R$ 6,90

ID
395335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere que, independentemente do tipo de demanda, o tempo gasto com o atendimento a cada cliente por um atendente, em minutos, seja sempre o mesmo, e que, em 4 horas de trabalho, ele atenda 64 clientes. Nessa situação, o tempo utilizado por esse atendente, no atendimento a cada cliente, é

Alternativas
Comentários
  •  Regra de 3

    1h   =   60min
    4h            x

    x = 240 minutos
    _______________________

    240min   =   64 clientes
          x                1 cliente

    64x = 240
    x = 3,75 minutos
  • 4h * 60 = 240 min
    240/64 = 3,75 ~> 0,75 * 60 = 45 seg
    3min 45 s <---- (Resp.)

    Letra d.
  • e resolvi da seguinte forma:

    4h----------------64 clientes
    1h----------------        x


    (quanto menor a hora menor a quantidade de clientes atendidos, logo, diretamente proporcionais.)

    x = 64/4 = 18 clientes em uma hora

    1 hora tem 60 minutos
    60 min. ----------------18 clientes
    10 minutos------------        x

    x  = 180/60 = 3

    daí é só dividir 10/3 = pra saber em quanto tempo cada um foi antendido...

    Compliquei..mas deu certo!
  • 4hx60min=240 minutos

    240 minuto para atender 64 clientes...

    dividindo esse tempo pela quantidade de cliente

    240/64=3,75

    Superior a 3 minutos e inferior a 4 minutos.

    Resposta "D"
  • Primeiro temos que converter horas em minutos:
    1h----60min.
    4h----X
    Então temos:
    X= 240

    Para encontrarmos em quantos minutos o atendente leva para atender cada cliente, utilizamos outra regra de três:
    240min----64clientes
               X----1cliente
    64X= 240
        X= 240/64
        X= 3,75
    Resposta: D
  • huun .. eu errei por desatenção! Quando cheguei no resultado 3,75 ao invés de pegar o 0,75 e multiplicar por 60 eu subtrai 60 de 75, então pensei que a resposta correta era 4 min e 15 seg. 

  • o meu ficou assim : 

    4 h ====== 64 clientes

    x  ======== 1 cliente         64 x = 4     x = 1/16 h     ou seja , cada cliente é atendido em 1/16 h 

    Transformando

    1 h ==== 60 min 

    1/16 ====      x                               x = 3,75 min     só que aqui você tem que transformar a fração de minutos, os 0,75 , para segundos : 

    1 min ==== 60 seg

    0,75====== x                                           x= 45 segundos ; Logo 3 minutos e 45 segundos : .........   Maior que 3 min e menor que 4 min D

  • 4 horas =(4 x 60  = 240 minutos)

     

    mts     cliente

    240         64

    x             1

     

    x = 3,75 ( 3 minutos e 45 segundos)

     

    0,75 ou 75% de 1 minuto (60 segundos) completo =  45 segundos

    3 /4 x 60 = 45 segundos

     

  • 1h - 16 clientes, logo, transformando pra minutos ficaria :

    60 / 16 = 3,75 ( 3min e 75 segundos ).

  • Rafael Rangel, vc chegoou ao resultado correto, contudo interpretou errado. Veja só 3.75 equivale a 3 minutos e 75% de 1 minuto, que restará 45 segundos. Dessa forma a resposta correta é 3 minutos e 45 segundos.

  • Boa observação Ronny, nas questões de rac. lógico e matemática é tão importante entender o resultado quanto chegar ao gabarito certo.

  • Letra D.

     

    1 > Passar as horas trabalhadas para minutos:

    - 4 horas - x minutos

      1  hora  - 60 minutos

     

    - 60 * 4 = x * 1

      240 = x

     

    - Ou seja, 4 horas é igual a 240 minutos.

     

    2 > Para encontrarmos quanto é gasto de minutos para cada cliente :

     

    - 240 / 64 = 3,75

     

    - Ou seja, para cada cliente é usado 3 minutos e 0,75 minuto;

     

    - Precisamos passar 0,75 minuto para segundos:

     

    - 0,75 minuto - x segundos

      1      minuto - 60 segundos  

     

    - 1 * x = 60 * 0,75

       x = 45 segundos

     

    3 > Portanto, serão gastos com cada cliente 3 minutos e 45 segundos!

     

    Jesus no comando, SEMPRE!!!!

  • Em 4 horas (240 minutos) sabemos que 64 clientes são atendidos. A regra de três abaixo nos

    fornece o tempo para atender 1 cliente:

    Clientes Tempo

    64 clientes ------------------------------------ 240 min.

    1 cliente------------------------------------- T

    Logo,

    64 x T = 1 x 240

    T = 3,75 minutos

    Este tempo encontra-se entre 3 e 4 minutos, tornando a alternativa D correta.

    Resposta: D

  • SE A QUESTÃO PEDE O SEU RESULTADO FINAL EM MINUTOS.

    TRANSFORME AS HORAS EM MINUTOS E FAÇA A REGRA DE 3

    QUE, CÁ PRA NÓS, NÃO PRECISA.

    A QUESTÃO PEDE O INTERVALO DE TEMPO DE 4 HORAS, EM QUANTO TEMPO O "ESCRIVÃO" ATENDE CADA VITIMA

    LOGO: 260/64 : 3,75

    ESTA SUPERIOR A 3 MINUTOS E INFERIOR A 4 MINUTOS.

    GAB D

  • 4 (horas) x 60 min = 240 min no total de atendimentos-> 240 : 64 (clientes) = 3,75 min ou 3 min 45 seg - Gab D

  • 240/64 = 3,75 min


ID
395338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se, no período de 4 meses e no regime de juros simples, a quantia de R$ 2.000,00 aplicada em uma instituição financeira produz o montante de R$ 2.720,00, então a taxa mensal de juros praticada por essa instituição é

Alternativas
Comentários
  • Juros = Montante - Capital
    J = 2720 - 2000
    J =  720
    ______________

    J = C.i. t
    720 = 2000. i. 4
    8000i = 720
    i = 0,09
    i = 9%
  • Montante =  capital + juros
    Juros = 2.720,00 - 2.000,00 = 720,00

    Resolvendo pela fórmula.

    I = 100 * J  /  C * T

    Onde:

    I = taxa
    J = juros
    C = capital
    T = tempo

    I = 100 * 720,00  /  2.000,00 * 4
    I = 7200000 / 800000
    I =  9

    Resposta: Superior a 8% letra a



    Resolvendo pela propriedade da proporção.

    2.000,00 * 4 = 8.000,00

    8.000,00 / 100   é uma razão

    Duas razões formam uma proporção quando o produto dos extremos é igual ao produto dos meios

    8.000,00 / 100 = 720,00 / x
    x * 800000 = 100 * 72000
    x * 800000 = 7200000
    x = 7200000 / 800000
    x = 9

    Resposta: Superior a 8%  letra a



    Resolvendo pela regra de  três.

    2.000,00 * 4 = 8.000,00

    8.000,00 corresponde a   100%
    720,00 corresponderá a "x"

    720,00 * 100 / 8.000,00
    7200000 / 800000
    9

    Resposta superior a 8%, letra a



    Dividindo os juros pelo (capital vezes tempo)

    2.000,00 * 4 = 8.000,00

    pela técnica do cancelamento elimine 3 zeros de 720,00  e de  8.000,00

    72 / 800 = 0,09
    0,09 * 100 = 9%

    Resposta: superior a 8%  letra a

  • Se, no período de 4 meses e no regime de juros simples, a quantia de R$ 2.000,00 aplicada em uma instituição financeira produz o montante de R$ 2.720,00, então a taxa mensal de juros praticada por essa instituição é

    resolvir de um modo mais prático, simplesmente dividir o montante de 2.000,00, ou melhor o juros, por 4 meses.

    isto é, 720,00/4= 180,00
     
    ou seja, o juros mensal de 2.000,00 é igual a 180,00

    agora pra saber qual a porcentagem de 2.000,00 que é igual a 180,00.

    basta fazer uma simples divisão, ou seja, 180/2.000= 0,09% isto é,superior a 8%

  • 2000  -----------------   100%
    2720 ------------------   X

    2.000x = 2.720 . 100
    x= 272000 : 2000
    x= 136%

    136% - 100% = 36% em 4 meses
    Portanto:
    9% a.m
  • Para resolver qualquer tipo de questão de juros simples monto o esquema a seguir:

    C  J  M  (Onde, C= Capital; J = juros; M = Montante)

    RESOLUÇÃO:
    Coloque as fórmulas em cima e os dados em baixo do esquema:

    100        i.t
      C         J        M 
    2000             2720

    Como o montante é a soma do Capital e do Juros, então o juros é 720:

    100           i.4
      C             J          M 
    2000  +  720   =  2720

    Agora faça a regra de três para achar a taxa (i):

    100           i.4
      C     X     J          M 
    2000      720     2720

    8000i = 72000

    i = 72/8

    i = 9%

    RESPOSTA CORRETA: Letra a Superior a 8%
  • UM JEITO SIMPLES!

    2720-2000=720

    720/4=180 

    180*100/2000=9

    9% É A TAXA
  •      J = C* i * T / 100                           720 = 2000 * i * 4/100
     
                                                                 720 = 80i
                                                                 i = 9 % a.m.
        M = C + J                                         Letra  A
        2720 = 200 + j
        j = 720 
  • JOGANDO OS DADOS NA REGRA DE TRÊS SIMPLES TEREMOS:

    2000_______100%

    720________X %

    2000X=72000

    X=36% referente ao juro total

    COMO A QUESTÃO QUE O JURO MENSAL, BASTA DIVIDIR PELA QTD DE MESES:

    X= 36:4    X=9% ao Mês

  • Fiz de cabeça...

    Supus que, fossem 1.720 o montante ao invés de 2.720. Daí, seriam, no total, um juros de 72% nos 4 meses.
    Voltei ao raciocínio correto(2.720) e dividi por 3 os 72%.
    Peguei os 36%, que seria o juros correto nos 4 meses, e, logicamente, dividi por 4.

  • m = c x f

    2720 = 2000 x f

    f = 1,36

    ou seja, 36% quadrimestre.... em JS .... mes = 36 /4 = 9% mes

  • J = p . i. n

    720 = 2000 . i . 4

    720 = 8000 i

    i = 720/8000

    i = 0,09 ---> 9% , ou seja, superior a 8%

  • 720/4= 180 -> rendeu 180 por mês

    2000----100%

    1800-----x

    x= 18000/2000= 9% ao mês


ID
395341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma empresa, os empregados têm direito a descanso remunerado de um dia a cada 15 dias trabalhados. Em determinado ano, os dias trabalhados e os dias de descanso somaram 224 dias.

Com base nessa situação, é correto afirmar que, nesse ano, a quantidade de dias de descanso desses empregados foi

Alternativas
Comentários
  • se a cada 15 dias trabalhandos,os empregados têm um dia de descanso.sabemos que um ano tem 365 dias,istos se ñ for um ano bissexto,mas o anuciado diz que  os empregados trabalharam 224 dias.
    simples: se eles trabalharam 224 dias.
    logo:  vamos dividi 224/15=14,93  a quantidade de dias de descanso desses empregados, vai da  em entorno  de mais ou menos 15 dias.
    pois 14,93 e superior a 12, e inferior a 16.

    letra: E 

    bons estudos!!!
  • Resposta e)

    Eu entendi o problema como:

    Descanso remunerado a cada 15 dias trabalhados. Logo a cada 15 dias de trabalho (Y) tem 1 dia de descanso (X). 15Y = 1X

    Em determinado ano os dias trabalhados (Y) + os dias de descanso (X) somaram 224 dias. Logo Y + X = 224

    Substituindo as informações -> Y + (15Y) = 224
    16Y = 224           Y= 224/16      Y = 13,5
  • Vamos a mais uma forma de ver o problema,rsrs

    - dias trabalhados + dias descanso = 224 dias;

    Veja a expressão"os empregados têm direito a descanso remunerado a cada 15 dias de trabalho", portanto somente terão direito a descanso após 15 dias de trabalho, ou seja é o que sobrar da nossa seguinte divisão:

    224/15= 14 períodos de 15 dias(então 14x15=210 dias).

    Se trabalharam 210 dias para completar o ano, logo descansaram 14 dias, pois 210 trabalhados+ 14 descansados=224 dias.
    Discordo dos comentários acima pois os dias deverão ser inteiros!

    Bom é isso.
  • sistema simples :
    T= dias trabalhados
    D= dias de descanso

    1° T=15.D
    2° D+T=224

    isola-se D na segunda e substitui na primeira e chega a T=210

    substitui ne segunda:
    D=210/15
    D=14
    alternativa E
  • Descanso: D
    Trabalho: T

    D/T = 1/15
    D = T/15 (I)

    D + T = 224 (II)
    Subst... I em II
    T/15 + T = 224
    T + 15T = 3360
    16T = 3360
    T = 210

    Logo...
    224 - 210 = 14 dias descanso (Resp)
    Letra E



     

  • dias de trabalho + dia de folga ( 15+ 1= 16)

    total de dias trabalhados e total de folgas juntos = 224

    simplesmente divide 224/16= 14
  • Fazendo por Tabela...A cada 15 dias 1 de folga...

    Dias Trabalhados         Folga
    15-------------------------------1
    30-------------------------------2
    45-------------------------------3
    60--------------------------------4
    75--------------------------------5
    90--------------------------------6
    105-------------------------------7
    120-------------------------------8
    135------------------------------9
    150------------------------------10
    165-------------------------------11
    180-------------------------------12
    195-------------------------------13
    210-------------------------------14 =====>   210 + 14= [224] Resposta: 14 dias de folga


  • são 224 dias no ano.
    você trabalha 15 e folga 1, o ciclo então se repete a cada 16 dias.
    224/16= 14 ciclos
    logo, são 14 dias. 

    RESPOSTA: E.
  • T + D = 224

    T/15 = D


    Logo: T + T/15 = 224
               15T + T = 3360
               16T = 3360
                    T = 3360/16
                   T = 210 dias trabalhados

    T + D = 224
    210 + D = 224
    D = 14 dias de descanso
  • É só fazer uma regra de três simples:
    16 dias( 15 dias trabalhados + 1 dia de folga, assim completou um ciclo)---------224 dias (trabalhados + folga durante o ano)
    1 dia (pois corresponde a 1 dia que ele folga)-----------------------------------------------x dias folgados.

    Multiplicando cruzado temos:
    16x = 224
    x = 14 dias folgados.
  • GABARITO E

    Fiz de uma forma mais fácil, assim, perde menos tempo com a questão.

    Se a cada 15 dias de trabalho,folga 1, então a razão é: 1/15
    A questão pede essa razão para 224 dias trabalhando e folgando, logo:  1/5 de 224
    Para saber 1/5 de 224 basta miltiplicar o número de cima por 224 e depois dividir pelo 5: 1*224/5= 14,93

    Esse número é superior a 12 e menor que 16
  • Se vc dividir 224 por 15 = 14,933333 logo é superior a 12 e inferior a 16

  • Bom, se a cada 15 dias de trabalho, se descansa 1 dia, então temos um período de 16 dias. A cada 16 dias o ciclo se repete, então, basta dividir 224 dias por 16, para encontrar quantos ciclos se passaram. Então temos que 224/16 = 14, são 14 ciclos de trabalho, portanto, 14 dias de descanso. Resposta E.

  • De acordo com o enunciado e considerando:
    x: dias de trabalho
    y: dias de descanso
    Tem-se:
    x = 15 y
    x + y = 224

    15y + y = 224
    16y = 224
    y = 14

    Resposta E)

  • 15 dias trabalhados + 1 dia de folga = 16 dias (Considere essa equação como um ciclo)

    Somados os dias trabalhados e folgas tivemos 224 dias.

    224 / 16 = 14 ciclos.

    15*14 + 1*14 = 224

    210 dias trabalhados para 14 dias de descanso.

    Letra E

  • 365 dias do ano - 224 dias trabalhados e de descanso = 14,1 dias

  • Seja D o número de dias de descanso. Assim, o número de dias trabalhados (T) é 15 vezes maior, ou seja, T = 15D.

    Além disso, sabemos que a soma dos dias trabalhados e de descanso é 224, ou seja,

    224 = T + D

    224 = 15D + D

    224 = 16D

    D = 14,93

    Resposta: E

  • T>>> 15 dias l

    D>>> 1 dia   l  dando 1 bloco de 16 dias 

    Então pega 224 dias e dividi por 16

    224/16 = 14 dias de descanso 

    Letra E)

     Qualquer duvida link do video 

    https://www.youtube.com/watch?v=ehMPwvqwP1Y&ab_channel=JoseliasSilva

  • A calculadora do professor é da Xiaomi.

  • 15 dias + 1 dia = 16 dias (forma um bloco)

    224/16 blocos = 14 blocos (contendo tanto os dias trabalhados quanto as folgas).


ID
395344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um escritório, a despesa mensal com os salários dos
10 empregados é de R$ 7.600,00. Nesse escritório, alguns
empregados recebem, individualmente, R$ 600,00 de salário mensal
e os outros, R$ 1.000,00.

Se, para atender a crescente demanda de serviços, o escritório triplicar a quantidade de empregados com salário de R$ 600,00 e duplicar a quantidade de empregados com salário de R$ 1.000,00, então a despesa desse escritório com os salários de seus empregados passará a ser de

Alternativas
Comentários
  • Probleminha de função

    Recebem R$ 600,00 = A
    Recebem R$ 1.000,00 = B

    A + B = 10 funcionários  
    Isolando o A =>  A = 10 - B
    600 A + 1000 B = 7.600,00 salário total deles todos

    Substituindo o A:
    600 A + 1000 B = 7.600,00
    600 . (10 - B) + 1000 B = 7.600,00
    6000 - 600 B + 1000 B = 7.600,00
    400 B = 1.600
    B = 4 funcionários

    A + B = 10        A = 10 - 4
    A = 6 funcionários

    Triplicando a quant. de func. que ganham R$ 600,00 = 6 . 3 = 18   (18 . R$ 600,00 = R$ 10.800,00)
    Duplicando a quant. de func. que ganham R$ 1.000,00 = 4 . 2 = 8 (8 . R$ 1.000,00 = R$ 8.000,00)

    A soma dos 2: 10.800 + 8.000 = 18.800 (despesa do escritório com os salários dos empregados)

    LETRA A



  • Resolvi assim:

    1000 reais x 4 pessoas = 4000,00
    10 funcionários - 4 = 6 funcionários

    Sobrou 3600 reais / 6 = 600 reais.  

    3*6=18 x 600 reais = 10.800
    2*4=8 x 1000 reais = 8000

    Total 18.800
  • deduzi q se ele tinha 10 funcionarios num total de 7600 reais entao ele deveria ter 6 funcionários ganhando 600 reais e 4 ganhando 1000 totalizando 7600 reais a questão pede q ele triplique  a quantidade de funcionários ganhado 600 e duplique a quantidade de funcioários ganhando 1000
     

    agora ficou facil e so triplicar os 6 funcionarios q vão da 18 e multiplicalos por 600 q e o valor q vao receber vai dar um total de 10.800 reais
    e duplicar os 4 funcionarios q ganhavam 1000 dara 8 .1000 q vai dar  8000 reais
    agora so e so somar 10800 + 8000
    totalizando18.800 reais alternativa A
  • Primeiramente você deve identificar quantos são os funcionários que recebem R$600,00 (x) e quantos são os que recebem R$1.000,00 (y). Sabendo que há um total de 10 funcionários, ou seja, x + y = 10:

    600x + 1000y = 7600 (I)

    x + y = 10 (II)

    Gosto sempre de usar a regra da adição. Nela, sempre uma das incógnitas desaparece e fica mais fácil resolver.

    Na questão, eu multipliquei a equação (I) por 1 e a equação (II) por -600, para zerar o x.

    600x + 1000y = 7600 (I)

    -600x - 600y = -6000 (II)   Obs: atentar para o jogo de sinal

    Logo, foi zerado o x, e ficou:

    400y = 1600

    y = 1600/400

    y = 4

    Agora, é só substituir na equação (II) e achar o x:

    x + y = 10 => x + 4 = 10 => x= 10-4 => x=6

    Ainda não terminou, agora que você identificou quantos são os funcionários que recebem R$600,00 (x=6) e quantos são os que recebem R$1.000,00 (y=4)

    Basta fazer as contas:

    triplicar o salário dos que recebem R$600,00.: 600 . 3 = 1800 e multiplicar pela qntd de funcionários 1800 . 6 = 10800

    e duplicar o salário dos que recebem R$1.000,00.: 1000.2 = 2000 e multiplicar pela qntd de funcionários 2000 . 4 = 8000

    Agora é só somar 10800 + 8000 = 18800.

    Letra (A)


  • por sistema sempre é muito bom.... também consegui a minha assim...

  • De acordo com o enunciado e considerando x o número de funcionários que recebem 600 reais e y o número de funcionários que recebem 1000 reais, tem-se:
    x + y = 10
    600x + 1000y = 7600

    x = 10 - y
    600 (10 - y) + 1000y= 7600
    6000 - 600y + 1000y= 7600
    400y = 1600
    y = 4 funcionários
    x = 6 funcionários

    De acordo com as novas demandas a soma S dos salários será:
    S = (3 . 6 . 600) + (2 . 4 . 1000)
    S = 10800 + 8000
    S = 18800 reais

    Resposta A)

  • eu tripliquei os 6 funcionários de 600,00 e multipliquei os 4 funcionários de 1,000.

    pra dar 7.600 eu descobri que 6 funcionários x 600=3.600 + 4 funcionários x1.000=4.000

    agora 3.600 x triplicado ou seja 3.600x3= 10.800

    e os 4 funcionarios multipliquei porque  4x1.000 = 4.000x2=8.000 ( deixei pra multiplicar por ultimo)

    total: 18.800

  • x.1000 + y.600 = 7600

    x+y = 10

    x= 10 -y

    logo y =6 e x-4

    assi, 3.y.600 + 2.x.1000 = 18800


ID
395347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um escritório, a despesa mensal com os salários dos
10 empregados é de R$ 7.600,00. Nesse escritório, alguns
empregados recebem, individualmente, R$ 600,00 de salário mensal
e os outros, R$ 1.000,00.

A partir das informações do texto, considere que aos empregados que recebem salário mensal de R$ 600,00 seja concedido reajuste salarial de 10%, e aos que recebem salário de R$ 1.000,00, reajuste de 15%. Nesse caso, a despesa mensal do escritório com os salários de seus empregados aumentará entre

Alternativas
Comentários
  • Recebem R$ 600,00 = A
    Recebem R$ 1.000,00 = B

    A + B = 10 funcionários  
    Isolando o A =>  A = 10 - B
    600 A + 1000 B = 7.600,00 salário total deles todos

    Substituindo o A:
    600 A + 1000 B = 7.600,00
    600 . (10 - B) + 1000 B = 7.600,00
    6000 - 600 B + 1000 B = 7.600,00
    400 B = 1.600
    B = 4 funcionários recebem R$ 1.000,00 = R$ 4.000,00

    A + B = 10        A = 10 - 4
    A = 6 funcionários recebem R$ 600,00 = 3.600,00

    4.000 + 15 %      = 4.600,00
    3,600,00 + 10 % = 3.960,00
                                    ----------------
                                     8.560,00

    Regra de 3:
    7.600 ......................100 %
    8.560 ......................    X           X= 112,63 % 

    AUMENTO DE 12,63 %, RESP LETRA C
  • Resposta c)

    Pelos dados obtidos no exercício anterior temos que:
    4 empregados ganham 1.000 = 4.000
    6 empregados ganham 600 = 3.600
    Total de 7.600


    Considerando os aumentos temos salários de:
    4.000 .15/100 (15%) = 600 Logo 4.000 + 600 = 4.600
    3.600 . 10/100 (10)% = 360 Logo 3.600 + 360 = 3.960
    Total de 8.560

    Qual o aumento da despesa mensal?
    7.600 - 100%
    8.560 - x% (de aumento)
    x = 8.560 * 100 / 7.600
    x = 112,63%


    A despesa passou de 100 para 112,63, logo 12,63% de aumento.
  • Resolvendo:

    6 pessoas recebem R$600,00
    4 pessoas recebem R$4000,00
    Totalizando: R$7,600

    Obs.: Porque 6 pessoas recebem R$600,00 e não 1 pessoa recebe os R$600,00? Porque o texto diz que são alguns empregados, plural.


    Então:

    1º caso:
    com o reajuste de 10% para quem recebe R$600,00 totaliza um valor de acréscimo de R$60,00 para cada um funcionário totalizando R$60,00 *6: R$360,00 ao todo de reajuste.

    2ºcaso:
    Com o reajuste de 15% para quem recebe R$1000,00 totaliza um valor de acréscimo de R$600,00 para cada um funcionário totalizando R$150,00*4: R$600,00 ao todo de reajuste.

    Somando os valores dos dois casos totalizará: R$960,00 de reajuste para os 10 funcionários.

    Então o mais próximo da resposta é a letra C, entre 11% e 13%, pois

    11% de 7600,00: R$836,00
    13% de 7600,00: R$988,00







     

  • 8560 - 7600 = 960


    7600 -- 100%

    960 -- x

    x = 12,6%

  • Pessoal, como faz o cálculo p descobrir a quantidade de funcionários q ganham 600 e 1000? Não consegui entender.

  • Questão fácil de interpretar... Eu quero ver é fazer os cálculos no braço! Kkkkkk

  • Paulo,

     

    se 4 ganham 1000, dos 7600 já tiramos 4000...sobram 3600 reais, que dividindo por 600 dá 6...assim, fechamos o total de empregados=10 e o total de salários=7600...

    Poderíamos pensar de início que 7 ganham 1000, totalizando 7000...mas daí só teria um ganhando 600 p completar os 7600...e a questão diz "funionários", no plural, razão de ser mais de um ganhando 600.

    a questão não dá essa informação e eu confesso q tb demorei um pouco p entender...

  • Seja X o número de empregados que recebem 600 reais, de modo que os 10 – X restantes

    recebem 1000 reais (pois o total é de 10 empregados). Como 7600 reais é o total pago pela folha de

    salários, podemos dizer que:

    600X + (10 – X) x 1000 = 7600

    10000 – 400X = 7600

    400X = 2400

    X = 6 empregados

    Assim, 6 empregados recebem 600 reais e os outros 4 recebem 1000. Aumentando em 10% o

    salário de 600 reais, os empregados passarão a receber:

    600 x (1 + 10%) = 660 reais

    E aumentando em 15% o salário de 1000 reais, os empregados passarão a receber:

    1000 x (1 + 15%) = 1150 reais

    Logo, a folha de salários passará a ser de:

    6 x 660 + 4 x 1150 = 3960 + 4600 = 8560 reais

    O aumento da folha de salário foi de 8560 – 7600 = 960 reais. Percentualmente, este aumento foi de:

    Aumento% = 960

    ------- = 0,1263 = 12,63%

    7600

    Este valor encontra-se entre 11% e 13%.

    Resposta: C

  • P Q P que pariu nesse professor bolsominion que explica mal pra caramba! Péssimo.

  • Para quem não entendeu a questão vale lembrar que tem um texto associado acima para maior compreensão.

    R$ 600 >> 6x600= R$3600

    R$ 1000>>4x1000=R$4000

    Aumento : 10% de 3600 R$ = 360 R$

              15% de 4000 R$ = 600 R$

            ----------------------------------------

                       TOTAL = 960R$  

    Resp.   960/7600 = 0,1263 =>>>> 12,63%     Letra C)

     Qualquer duvida link do video 

    https://www.youtube.com/watch?v=PV_3U60ZnL8&ab_channel=JoseliasSilva

  • Apanhei muito pra encontrar pelo raciocínio lógico já que fórmulas não são o meu forte.

    Como a questão diz funcionários entende-se que é mais de 1 ganhando 600,00 e mais de 1 ganhando 1000;

    Logo, deveriam ser pelo menos 2:

    Ganham 600 Ganham 1000 Total salários (deve ser 7600)

    2 (1200) 8 (8000) 9200

    3 (1800) 7 (7000) 8800

    4 (2400) 6 (6000) 8400

    5 (3000) 5 (5000) 8000

    6 (3600) 4 (4000) 7600 "bingo", até aqui foi a parte mais difícil, agora fica suave

    Temos 6 funcionários recebendo 600 totalizando 3600

    Esses salários reajustados em 10% cada ficam em 360 totalizando 3960 (3600+360) 3960;

    Temos 4 funcionários recebendo 4000 que reajustando em 15% (600) vai para 4600 (4000+600)

    Para encontrar os 15% de 4000 é simples:

    Quanto é 15% de 1000? 150

    Quanto é 15% de 2000? 300

    Quanto é 15% de 3000? 450

    Quanto é 15% de 4000? 600

    Observe que a cada milhar soma-se os mesmos 150 do primeiro

    Agora tem-se o total dos salários reajustados

    6 funcionários que recebiam 600 e que agora recebem 660 cada totalizando 3960

    4 funcionários que recebiam 1000 e que agora recebem 1150 cada totalizando 4600

    Temos um total em salários reajustados de 8560

    Houve um aumento de despesa com salários de 960

    Agora o arremate final, faz-se necessário encontrar quanto 960 equivale percentualmente dentro de 7600

    Encontramos esse total dividindo 960/7600

    O total será 12,6 (dica, quando estiver dividindo e já encontrar o valor 12 já é o necessário pra marcar o gabarito, pois não há outro número dentro desse intervalo além da opção C (11% e 13%))

    Parece complicado, mas é assim que minha mente funciona, caso ajude algum colega, um que seja, já terá valido a pena.

    Força e Honra Guerreiros e Guerreiras

  • Resposta C

    A recebe 600

    B recebe 1000

    600A+1000B= 7600

    A+B=10

    A=10-B

    600A+1000B= 7600

    600(10-B)+1000B=7600

    6000- 600B+1000B=7.600

    400B=1600 B=4

    A+B=10 A=10-4 A=6

    4.1000=4000 +15%=4600

    6.600=3600 +10%=3960

    8540-7600=960 ou 12,63%

  • Explicação em Vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=PV_3U60ZnL8

  • Olha, como são 10 empregados, uns ganham 600, outros, 1000, e num total dá 7600 reais. Já dá uma incrível vontade de observar o número 3600, que são 6 pagamentos de 600. Sobram, portanto, 4 salários de 1000. Aplicando 15% a cada um dos últimos e 10% a cada um dos primeiros, somando, por conseguinte, apenas os acréscimos, acha-se 960. Logo, 960/7600 = 12,6%

  • Somei as duas porcentagens e dividi por dois. Para esse caso específico deu certo, pois não pediu valor exato.

    10+15=25

    25/2=12,5

    Gabarito: C) 11% e 13%.


ID
395350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Texto para as questões 34 e 35


Uma equipe de conferentes analisou os registros de
determinados documentos. Todos os membros dessa equipe
trabalham com a mesma eficiência, e 3 deles analisaram 60% de
todo o material.

Na situação apresentada, a quantidade de material analisado por 2 dos conferentes corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Resposta c) 40%

    3 Membros da equipe analisaram 60%
    2 Membros desta equipe analisariam x%

    3 - 60%
    2 - x%
    x = 40%
  • No enunciado diz "3 deles analisaram 60% de todo o material"

    portanto cada um deles analisaram 20%, pois 60/3=20

    Voltando ao enunciado "
    a quantidade de material analisado por 2 dos conferentes corresponde a?"

    Agora é só multiplicar 2 (conferentes) por 20 (Qtd analisada por um conferente), assim 2*20= 40

    RESPOSTA  c) 40%


  • O TOTAL DE MATERIAL EQUIVALE A 100%.

    SE 3 ANALISARAM 60% ENTÃO OBVIAMENTE OS OUTROS 2 ANALISARAM OS 40% RESTANTES.

    RESPOSTA: LETRA C
  • Essa questão é pra não zerar!

  • Quando vejo uma questão assim, rapaz, começo a ver coisas onde não existem kkkkkk

  • Questão tão simples que eu até desconfiei de ter alguma pegadinha no meio ...

  • Essas questões da um medo tão grande! Que o cara tenta várias formas
  • Gente, olhem pelo lado positivo...se nada der certo, já sabemos que podemos trabalhar nos correios.

  • Bons tempos em que a Cespe apresentava esse nível de questão...


ID
395353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Texto para as questões 34 e 35


Uma equipe de conferentes analisou os registros de
determinados documentos. Todos os membros dessa equipe
trabalham com a mesma eficiência, e 3 deles analisaram 60% de
todo o material.

A partir das informações do texto, infere-se que a quantidade de conferentes da equipe é igual a

Alternativas
Comentários
  • Resposta e) 5

    Uma equipe analisou os registros e 3 deles analisaram 60% do material. Logo
    3 - 60%
    x - 100%

    x = 5
  • Fiz um pouco diferente: 3 analisaram 60% dos documentos enquanto x analisaram 40%. Assim teremos

    3 - 60
    x - 40

    Multiplica-se cruzado

    60x = 120
    x = 120/60
    x = 2 (Esses 2 é o número de membros que analisou 40% dos documentos)

    Agora é só somar

    3 + 2 =
  • sério? pra não zerar e pra não achar que tu só sabe o 2 + 2

  • fiz do jeito mais facil  60/5=20  e depois coloquei 20/4=5

    Resposta e) 5

  • Se 3 conferentes analisaram 60% e todos da equipe tem a mesma eficiencia entao cada um analisou 20% (60 / 3 = 20)


    Para ter 100 % teremos q ter 5 conferentes ( 5 x 20% = 100%)

  • Regra de três simples

    3 ------- 60%

    x---------100%

    60x= 300

    x= 300/600

    x= 5

  • GAB E

    3 ------60

    X-------100

    60X=300

    X= 5

    3 = 60 %

    2 = 20% CADA


ID
395356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O trajeto de 5 km percorrido por um carteiro é formado por 2 trechos. Sabe-se que os comprimentos desses trechos, em metros, são números diretamente proporcionais a 2 e 3. Nesse caso, a diferença, em metros, entre os comprimentos do maior trecho e do menor trecho é igual a

Alternativas
Comentários
  • Trecho - 5 km, em metros 5.000

    Total/ soma das partes: 5000/2+3 = 5000/5 = 1000. 

    Se é diretamente proporcional: 2*1000 = 2000 e 3*1000 = 3000
    Diferença: 3000-2000=1000
  • 2k + 3k = 5000
    5k = 5000
    k = 1000

    3000 - 2000 = 1000 <---- (Resp.)

    Letra d.

  • 2 + 3 = 5

    5 / 5 = 1

    2 * 1 = 2
    3 * 1 = 3

    3 - 2 = 1

    1km

    Para transformar uma unidade maior em outra imeditamente menor multiplicamos por 10

    1km * 10 = 10 hm
    10hm * 10 = 100 dam
    100 dam * 10 = 1000m
    ............ou.................
    10 * 10 * 10 = 1.000
    1 * 1000 = 1.000 metros

    Resposta:1.000 m letra d
  • Eu entendi assim:



    X¹ + X² = 5 Km (5000m)


    X¹ +_X²  =  5Km(5000m) = 1Km (1000m)
    2 + 3           5 (trechos)


    Bons estudos!

  • Se fosse uma questão aberta, não necessariamente a resposta seria 1000.
    poruqe os trechos poderiam ter 1250 (proporcional a 2) e 3750 (proporcional a 3)

    1250 +3750=5000

    3750-1250=2500

    Estou Errada??
  • Marilia o seu calculo esta errado:

    Pois seria:
    2500/2 e 3750/3 para serem proporcionais.
  • MACETE DE NUMEROS PROPORCIONAIS:
    Divide o valor total pela soma dos dados:
    Ex: 5000 dividido por 3+2
    5000/5 = 1000
    Pronto!


  • Vou chamar de x e y, os Trechos 1 e o trecho 2 respectivamente.

    Como eles são diretamente proporcionais:
    x=k*2
    y=k*3
    x+y=5km

    Logo:
    2k+3k=5
    5k=5
    k=>1

    substituindo a constante k, temos:
    x=2km
    y=3km

    portanto a diferença entre o maior e o menor trecho será:
    3-2=1km=>1000 metros - Alternativa D
      


  • T1 = trecho 1
    T2 = trecho 2

    T1 + T2 = 5000m
    T1/2 = T2/3 = 5000m

    Somei os DENOMINADORES (2 e 3)

    (Repetindo)

    T1/2 = T2/3 = 5000/5
                             1000m

    T1/2 = 1000
    T1 = 2 * 1000
    T1 = 2000m

    T2/3 = 1000
    T2 = 3*1000
    T2 = 3000m

    T1 - T2 = 1000m

    Espero ter ajudado.





  • X   Y   = X+Y =5  = 1KM =1000metros
    2   3      5        5

  • 5000 km

    2k+3k = 5k 
    5000/5= 1000

  • - X e Y representam os dois trechos em metros.

    - X + Y = 5000 metros = 5 km.

    - Já que X e Y são diretamente proporcionais a 2 e 3, conclui-se o seguinte:

    X / 2 = Y / 3

    3x = 2y

    Logo, x = 2y / 3

    Se X + Y = 5000, segue-se que:

    2y / 3 + y = 5000

    2 y + 3 y = 15000

    5 y = 15000

    y = 3000

    - Aplicando o resultado encontrado para Y à soma X + Y = 5000, temos que:

    X + 3000 = 5000

    X = 2000

    Por conseguinte, 3000 - 2000 = 1000.

    Pronto!

  • 5 km = 5 000 metros

     

    Diretamente proporcional:

    2 x  1000 = 2000

    3 x 1000 = 3000

    diferença de 1000 metros

     

    total: 2 + 3 = 5

     

    5000 / 5 = 1000 metros

     

  • Trec1+trec2=5000m

    T1=2p

    T2=3p

    T1+T2= 5p

    5p=5000

    p=1000

    T1=2xp   T1=2x1000=2000

    T2=3xp   T2=3x1000=3000

     

    T2(trecho maior) - T1(trecho menor)= 3000-2000=1000

  • Quando for diretamente proporcional podemos fazer da seguinte maneira:

    5k- 5000 m

    total- 2+3= 5

    5000/5- 1000

    1000* 3=3000

    1000*2= 2000

    3000 - 2000= 1000

    Gabarito: D

     

  •  a 600.                    2k + 3k = 5000m.          2 1000 = 2000.                        3000.

     b 1.400.                         5k = 5000m           3 1000 = 3000.                      2000.

     c 1.200.                            k = 5000 / 5                                                       1000

     d 1.000.                           k = 1000.

     e 800.

  • Total de metros percorridos: 5*1000=5000 m

    Divide o total de metro percorirido pela quantidade total dos trechos, neste caso 05.

    5000/5=1000m

    Primeiro trecho: 2*1000m=2000m

    Segundo trecho: 3*1000m=3000m

     

  • Diretamente proporcionais:

    x+y= 5000 m

    x=k*2

    y=k*3

    Logo:

    2k+3k=5000

    5k=5000

    k=>1000m

    substituindo a constante k, temos:

    x=2000m

    y=3000m

    3000-2000= 1000m

  • Não perca tempo, ache o K

    5mil = 2k + 3K

    K = 1000

    Logo,

    3000 - 2000 = 1000

  • 5km em M é = 5000

    oo trechos são 2 e 3

    então 2+3=5

    5000/5= 1000


ID
395359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Texto para as questões 37 e 38


Um investidor aplicou R$ 10.000,00, por 2 anos, à taxa de
juros compostos anuais de 10%.

Com base no texto, é correto afirmar que, ao final do período de 2 anos, o juro obtido nesse investimento foi

Alternativas
Comentários
  • Resposta c)

    Capital = 10.000
    Juros = 10% a.a.
    Tempo = 2 anos

    M = C * (1+ i ) elevado a n
    M = 10.000 *  (1 + 0,1)2
    M = 10.000 * (1,1)2
    M = 10.000 * 1,21
    M = 12.100

    M = C + J
    12.100 = 10.000 + J
    J = 2.100


  • 10.000,00 * 1,1 = 11.000,00
    11.000,00 * 1,1 = 12.100,00
    12.100,00 - 10.000,00 = 2.100,00 <--- (Resp.)


    Letra c.

    haushsuhaushush
  • Não concordo com a resposta acima, segue abaixo a forma correta:
     
    C = 10.000 (capital)
    i = 10% ou 0,1
    t = 2 anos

     

    J = C . i . t  (formula p juros simples)

    j = 10.000 x 0,1 x 2
     

    j = 2.000  <<<<<   resp.



     





     

  • Essa última é simples, a questão refere-se a composto.
  • Ricardo, você errou. Você usou a fórmula de Juros Simples. 

    A resposta é R$ 2.100,00

    M = 10.000 (1+0,1)²
    M = 10.000 (1,1)²
    M = 10.000 (1,21)
    M = 12.100

    J = M - C
    J = 12.100 - 10.000

    J = R$ 2.100,00

  • porque deu 2.100 de juros em dois anos.

    não é 2.000?  é 10% ao ano. 

  • m = cx f

    m = 10000 x 1,21

    m = 12100

     

    j = 2100


ID
395362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Texto para as questões 37 e 38


Um investidor aplicou R$ 10.000,00, por 2 anos, à taxa de
juros compostos anuais de 10%.

O investidor obteria o mesmo montante se aplicasse o mesmo capital, por 3 anos, a juros simples anuais de

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá. Primeiro temos que encontrar o montante do juros compostos, assim:

    Fórmula juros compostos:
    M= C. (1+i)t ,                onde: M=montante= ?, C=Capital=10.000, i= Taxa de juros= 10%= 0,10 e t= tempo de aplicação=2 anos
    M= 10000. (1+0,10)²
    M= 10000. (1,10)²
    M= 10000.1,21
    M= 12.100,00

    O problema questiona qual a taxa de juros simples para se obter o mesmo montante (que é 12100,00), dessa forma, primeiro temos que encontrar o juros:

    M= C+J,                      onde: M= montante= 12100, C= Capital= 10000 e J=Juros= ?
    12100= 10000+J
    J= 12100 - 10000
    J= 2100

    Descoberto o Juros devemos aplicar na fórmula do juros simples, qual seja:

    J= C. i. t, onde: J=Juros= 2100, C= Capital= 10000, i= Taxa de juros= ? e t= tempo=3 anos
    2100= 10000. i. 3
    2100= 30000.i
    i= 2100/30000
    i= 0,07 ou 7%

    Alternativa A
  • J = C * i * n
    2100,00 = 10000,00 * i * 3
    2100,00 = 30000,00i
    i = 0,07 ou 7 %

    Letra A.

    HUASHUAHSUHASUHAS
  • Responendo : O MOTIVO DE SER JUROS COMPOSTOS È PORQUE OS BANCOS SEMPRE TRABALHAM COM ESSE TIPO DEJUROS .
  • FV=PV(1+i)^n

    FV=10.000(1+0,10)^2

    FV=12.100


    J=FV-PV

    J=10.000-12.100

    J=2.100

    i=(2.100/3(anos))/100= 7%aa

    Resposta: Letra "A"

  • Meu raciocínio sem o uso de fórmula:

    10.000 é 100% (representa o capital inicial)

    12.100 é 121% (valor ampliado)


    Logo, 21% divididos por 3 anos = 7%

    Como tenho dificuldades em Matemática, não posso afirmar com certeza se meu raciocínio está correto. Se alguém puder confirmar ou corrigir, agradeço.



  • André Vinicius, Seu raciocínio está perfeito, porém ele só servirá com juros simples.

  • Simplificando. ( Juros simples )

    10 000 ---- 100%
     2 100----- x x= 21.21/3 ( 3anos ) = 7.

ID
395365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se cada carteiro de uma agência dos Correios consegue entregar certa quantidade de correspondências em 8 horas, então é correto afirmar que 6 carteiros entregarão essa mesma quantidade de correspondências em

Alternativas
Comentários
  • carteiro             horas
    1                           8
    6                           x

    coloca-se o x em cima

    carteiro         horas
    1                       x
    6                       8

    horas é o variavel , entao vc pergunta independente do numero ,  mais carteiros , mais horas ou menos horas? menos horas, entao inverte...

    carteiro       horas
    6                     x
    1                     8

    vamos a resolucao
    6.x = 1.8
    x= 8/6   divide por 2 = 4/3 de hora

    4 divide por 3 = 1hora e resta 1,  1 hora é igual a 60min.. entao 1x60 = 60minutos  , 60MIN dividido por 4 = 20 min
    resposta 1hora e 20 minutos
    letra D
  • Carteiro ------ Horas
       1  --------------- 8
       6  --------------- x

    Carteiro: inversamente proporcional

    8/x = 6/1
    x = 1,33 ~> 0,33 * 60 = 19,8 (20 min) arred.
    1h 20min <---- (Resp.)

    Letra d.

    HAUSHUAHSUASHUASHUAHS


     

  • Não entendi a graça! Eu hein, cada um com a sua loucura!! 
  • carteiros                minutos
          1                           480
          6                              x   

    obs: inversamente proporcional, pois quanto mais carteiros menos tempo
    para realizar o trabalho, portanto:

    x = 480 / 6
    x = 80 minutos   ou    1h e 20 minutos

    Resposta D     
  • 1 hora  = 60 minutos
    8 horas = 8 * 60 = 480 minutos

    Resolvendo pela regra de três

    carteiro minutos
    1..............480
    6............... x

    Fazendo a comparação da grandeza carteiros com a grandeza da incógnita
    1 carteiro entrega em 480 minutos
    6 carteiros entregarão em menos tempo

    Quando uma grandeza aumenta e a outra diminui ou
    quando uma grandeza diminui e a outra aumenta é inversa.

    Invertemos:

    carteiros minutos
    6.................480
    1..................."x"

    1 *480 / 6
    480 / 6
    80

    80 minutos = 1 hora e 20 minutos

    Resposta: 1h e 20 min ,   letra a


    Resolvendo pela propriedade da proporção

    1 carteiro  entrega em 480 min
    6 carteiros entregarão em menos tempo.  inversa.

    6 / 480  é uma razão

    Duas razões formam uma proporção quando o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.

    6 / 480 = 1 / x
    x * 6 = 480 * 1
    x * 6 = 480
    x = 480 / 6
    x = 80

    80 minutos = 1 hora e 20 minutos.

    Resposta: 1 h 20 min,      letra a


  • Carteiros                     tempo
    1                                       8h
    6                                         x

    Se aumentar a quantidade de carteiros irá diminuir o tempo...logo eh Inversamente proporcional

    Carteiros                     tempo
    1                                       x
    6                                       8h

    x=8/6   (/2) = 4/3  dividir por 2 encontrei 4/3

    4/3 x 60 minutos = 240/3=80 minutos ; 1h 20 minutos            Resposta: "D"


  • Lembrando que nessas questões onde envolvem tempo em horas é interessante alterar a medida de horas para minutos para que seja possível encontrar o tempo exato quando transormar de minutos para horas como fez nosso colega Francisco Paulino.

    Bons estudos!!  
  • Cada hora possui 60 minutos. Logo, 8 horas correspondem a 480 minutos (8 x 60 = 480), que é o tempo que um carteiro leva para entregar as correspondências.

    Assim, para saber quanto tempo é necessário para que 6 carteiros efetuem todas as entregas, basta dividir os 480 minutos por 6. O resultado será 80 minutos, que por sua vez equivale a 1h e 20min (60 minutos + 20 minutos).



  • 8 hrs = 480 min. 

    480 min / 6 = 80 min = 1hr e 20 min

  • 1 > A quantidade de cartas a serem entregues é igual tanto para 1 carteiro quanto para 6;

     

    2 > 1 carteiro entrega essa quantidade de cartas em 8 horas;

     

    3 > 6 carteiros entregam essa mesma quantidade em x horas;

     

    4 > Ou seja, Regra de três simples:

     

    - Se você aumenta o número de carteiros diminui a quantidade de horas para entregar as cartas, logo temos:

     

    - 6/1 = 8/x 

     

    - x = 1,33333333.......

     

    - O valor de x significa 1,3333 horas para 6 carteiros entregarem as cartas.

     

    - 1,33333 significa 1 hora + 0,33333...hora, o esquema aqui é encontrar em minutos o valor de 0,3333333... hora:

     

    - logo, precisamos saber que:

     

    0,3333333... é igual  a 3/9 que é igual a 1/3

     

    - Assim poderemos fazer a regra de 3 simples para descobrir quantos minutos são 0,3333333 que é a mesma coisa que 1/3 ( esse valor em fração facilita muito a conta)

     

    - 1/3 hora  = x minutos

       1    hora = 60 minutos

    - Resolvendo essa conta teremos que x será 20 minutos.

     

    5 > Concluindo, vemos que em 1 hora e 20 minutos, 6 carteiros entregam a mesma quantidade de cartas que 1 carteiro.

     

    Jesus no comando, SEMPRE!!!!

  • Temos 2 variáveis em questão: número de carteiros e tempo de entrega de correspondências (podemos ignorar a variável “quantidade de correspondências”, uma vez que o próprio enunciado afirma que ela se mantém a mesma). Escrevendo os valores fornecidos:

    Carteiros Tempo

    1 8 horas

    6 T

    Observe que quanto mais carteiros, menos tempo é necessário. Essas grandezas são inversamente proporcionais, motivo pelo qual devemos inverter uma das colunas antes de montar a proporção. Invertendo a coluna dos carteiros, temos:

    Carteiros Tempo

    6 8 horas

    1 T

    Assim, podemos dizer que:

    Portanto, 8 carteiros precisariam de 1 hora e 20 minutos para executar o mesmo trabalho.

    Resposta: D

  • Letra D.

    d) Certo.

    A quantidade de correspondências entre ambos os cenários propostos não variou, assim, ela não será considerada uma variável. As grandezas apresentadas na questão são a quantidade de carteiros e o tempo para a entrega das correspondências, inversamente proporcionais, pois a medida que se tem mais funcionários realizando as entregas, menor será o tempo total gasto para se completar a entrega.

    Dessa forma:

     (I.P)

    1 cart. → 8h

    6 cart. → X

     ( 8/X) = (6 /1)   

    6X = 8    

    X = (8 ÷2) / (6 ÷2)

    X = 4/3 H -> X= 1h 20 min

    Questão comentada pelo Prof. Márcio Flávio

  • Como são 8 horas para 6 carteiros, é só dividir 8 horas por 6 = 1,333... horas ou 1h20min

  • GAB C

    FIZ ASSIM:

    1 ------- 480(TRANSFORMADO EM MIN)

    6--------X

    480 /6=

    80 MIN = 1,20 H

  • X = 8/6 horas = 1,33333 = 1h 20 min.


ID
395368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se o perímetro de um terreno em forma de retângulo é igual a 180 m e se um dos lados desse retângulo mede 10 m a mais que o outro, então a área do terreno é igual a

Alternativas
Comentários
  • Perímetro é a soma de todos os lados , ou seja;   

    2x + 2y = 180 
       x + y = 90   (forma simplificada)

    O enunciado nos diz  que um lados tem 10 metros a mais, ou seja;   

    x = y + 10

    Com as duas equações agora temos um sistema

    x + y = 90
    x  - y = 10
    2x = 100
    x = 50

    Logo,

    y = 90 - x
    y = 90 - 50 = 40

    Área = x. y = 50. 40 = 2000 m2
  • Um retângulo tem 4 lados. Sendo iguais (2 bases) e (2 alturas)

    Perímetro é a soma de todos os lados do retângulo.

    Chamando um desses lados de x, temos que o outro será x + 10, pois o problema diz que um lado mede 10m a mais que o outro.

    Logo, o perímetro (P) vai ser:

    P = x + x + (x +10) + (x+10)
    P = 4x + 20

    O problema diz que o perímetro mede 180m, logo P = 180, substituíndo temos:

    180 = 4x + 20
    180 - 20 = 4x
    160 = 4x
    x = 40

    A área do retângulo é base vezes altura. Se um dos lados é x e o outro x + 10, então base vezes altura é x * (x + 10), ou seja:

    40 * (40+10) = 40 * 50 = 2000m²

  • Vamos supor que é a base mede y e que y= x+10 (um dos lados mede 10 m a mais que o outro) e a altura mede x. Básico saber que em um retângulo temos 2 lados iguais e dois diferentes.

             Sabemos o perímetro = 2y + 2x = 180 onde y = x+10

             Assim: 2(x+10) + 2x = 180

             x= 40m
             y=50m

             Área (retângulo) = Base x Altura = 50 x 40 = 2000 m2

    Conheçam meu blog: http://questoesdeconcurso.blogspot.com.br/



  • O perimetro é a soma dos lados.
    Um retangulo tem 2 lados maior e dois lados menores.
    a soma deste retangulo é 180.
    Como o exercicio fala o lado maior tem 10 metros a mais que o lado menor.
    Conclundo como são dois lados maiores soma 10+19=20
    o perimetro tem 180 - 20=160 / 4 = 40 o ladomenor vai ser 40
    o lado maor vai ser 50
    50x40= 2.000
  • Gosto da cespe por causa disso, só passa quem sabe, quem pensa, e não quem chuta e quem é "decoreba."
  • 180 dividido pelos 4 lados é igual a 45
    se um lado tem 10 m a mais, e em um Retângulo temos 2 lados iguais então 2 lados tera 10 m a mais!

    então L3 = 45+10=55
               L2 = 45+10=55
               L3 = 45
               L4 = 45

    somando os lados temos 200 que equivale a 2000m²  :)
  • Um lado do retângulo mede 55m e o outro mede 45m?

    A área de um retângulo é igual a L x L, sendo assim, essa área aí daria 2.475m².

    Tem como explicar melhor como chegou a essa conclusão?
  • Um retêngulo tem 4 lados correto? então 180/4 = 45 
    4 lados que só 2 tem o mesmo tamanho q o outro ( se fossem todos os Lados iguais seria uma quadrado e nao um retângulo)
    Mais  um dos lados desse retângulo mede 10 m a mais que o outro
    então 2 Lados vai ter 10 m a mais para formar um retâmgulo!
    com a soma dos lados da esse resultado!
    espero q tenha entendido !
  • De acordo com o enunciado e considerando os lados do terreno sendo a e b, tem-se:

        1) perímetro: 2a + 2b = 180 cm

        2) a + 10 = b

    Assim:

        2a + 2b = 180  ÷2

        a + b = 90

        a + a + 10 = 90

        2 a = 80

        a = 40 cm

        b = 50 cm

    Finalizando, a área do terreno é:

        A = 40 x 50 = 2000 m²

    RESPOSTA (E)


  • Cálculo simples e direto.

    fórmula do retângulo é b.h, então perímetro vc soma os lados e o total tem que dar 180... dois lados 50 e o menor 40,

    agora só multiplicar 50.40= 2000

  • Perímetro do retângulo pode ser: P=2b + 2h    onde b=base, h=altura

    resolvendo: P=2b + 2h      180=x2 + x2+(10.2)      180=4x + 20

     

    4x=180-20       4x=160      x=160/4     x=40

    um lado têm 40m e o outro 10m a mais= 40+10=50

    área=b*h      a=40*50      a=2000m quadrados

    letra e

  • Era só atribuir valores hipotéticos, como: se um lado fosse 30, o outro valeria 40 (30+30+40+40=140m²). Portanto, estaria errado.

    Por outro lado, se atribuirmos o valor de 40 para um lado, o outro será 50 (40+40+50+50= 180m²)

    Área do retângulo = b x h => 40*50 = 2000m²

  • Área do retângulo = base x altura

    I) Um dos lados desse retângulo mede 10m a mais que o outro: Então podemos supor que a altura mede 10m a mais que a base. Ou seja, altura = 10 + base.

    II) Logo igualando ao valor do perímetros temos: b+b + (b+10) + (b+10) = 180 → b = 40. Então a altura vai ser igual a 50.

    III) Calculando a área do retângulo: base x altura = 40 x 50 = 2.000

    Gab: E


ID
395371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que o texto de placa que alerta para a presença de cão raivoso está corretamente pontuado.

Alternativas
Comentários
  • Para errar essa pergunta é necessário fazer muito esforço, está obvio que é a letra B, mas por todas as alternativas serem um pouco parecidas pode haver confusão. Sugiro um estudo apronfundado sobre os sinais de pontuação, sendo eles:
    ?: usando quando pretende-se perguntar algo.
    !: quando tem-se certeza ou quer afirmar.
    etc e etc.
  • Concordo com o colega acima..essa tinha que fazer mto esforço pra errar..rsrsrs

    : vem para dizer algo
    ! vem para alertar, explicitar uma mensagem.
  • Dois pontos (:) — Marcam uma pausa para anunciar uma citação, uma fala, uma enumeração, um esclarecimento ou uma síntese.

    Ponto de exclamação (!) — Usa-se no final de qualquer frase que exprime sentimentos, emoções, dor, ironia, surpresa e estados de espírito.



    Cuidado: Cão raivoso! 
  • LETRA B) 

    Até eu acertei sem dificuldade. Más se essa questão cair no seu concurso  não vai agregar nada, pois é obrigação acertar a resposta. Todos acertam, portanto não traz diferencial.
  • Ela está óbvia, mas não há opção certa, pois após dois-pontos não se inicia  frase com letra maiúscula. Sendo assim, a menos errada seria a letra "c": cão raivoso? Cuidado!
  • Concordo com o Rodrigo, questões assim desvalorizam aquele que realmente estuda
  • Galerinha, por favor, né?

    Acertar uma questão dessa não significa que rola aprovação. Não teria graça para os iniciantes se a prova fosse composta só de questões difíceis! O que é ridiculamente fácil para você pode ser altamente difícil pra outrem!
  • Concordo com o John Carneiro... pois para um iniciante em provas de concurso pode ser confuso o fato de ser tão óbvio, ele achar que é uma pegadinha e acabar marcando a alternativa incorreta. Nós que estamos continuamente realizando questões para fixar já temos o macete em responder questões desse nível, porém existe candidados que acabam não interpretando a questão e erram mesmo. Acontece! 

    Bons estudos!!!
  • FALTA MUITA HUMILDADE POR PARTE DE UNS COLEGAS COM SEUS COMENTARIOS, SE NÃO ACRESCENTA EM NADA A RESPOTA DA PERGUNTA MELHO FICAR CALADO E RESPEITAR OS COLEGAS INICIANTES....

  • Maiúscula depois de dois pontos?
  • Acho engraçado que um questão de nível fácil tem comentário de professor e outras de níveis mais elevados não!


ID
395380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No tempo em que se andava a cavalo para entregar cartas, era preciso pôr arreios no cavalo, ou seja, era preciso

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    ARREAR
    Pôr arreios em; aparelhar. 


    O cavaleiro arreou o cavalo.

    ARRIAR Abaixar, descer

    O carregador arriou o fardo. 
     
  • Excelente comentário Jorget... mto obrigado....
  • Verbo Arrear... Gerúndio: arreando Particípio passado: arreado INDICATIVO Presente Pretérito perfeito Pretérito imperfeito eu arreio eu arreei eu arreava tu arreias tu arreaste tu arreavas ele/ela arreia ele/ela arreou ele/ela arreava nós arreamos nós arreámos / arreamos nós arreávamos vós arreais vós arreastes vós arreáveis eles/elas arreiam eles/elas arrearam eles/elas arreavam
    Era preciso por arreios / era preciso arrear (infinitivo) o cavalo.

    arrear o cavalo, letra a
    arriar e o msm q abaixar, 
    e arrear eh prender o cavalo!!
  • A explicação para este questão é a seguinte:

    Aos verbos terminados em EAR (como ARREAR), acrescenta-se a letra "I" depois do "E", exceto na 1ª e 2ª pessoas do plural. Como exemplo, basta ver a tabela com a conjugação que a colega disponibilizou aqui.
  • Outra dica quando aparecer algo assim:

    Lembre-se da palavra freio(substantivo) e da palavra feio(adjetivo). Freio --> Frear(verbo) ; Feio--> Enfear(verbo).

    Isso facilita a memorização e lembrança da regra já mencionada pelos colegas. Bons estudos a todos.
  • Ótima dica Daniel, obrigada! :)

  • Gente, não existe nome de verbo em português com a terminação IEAR. Conjugados sim, mas no infinitivo NUNCA seria possível verbos como ARREIAR, ENFEIAR.

  • Essa professora Isabel é muito boa, parabéns!

  • Como eu errei essa questão? kkkk

  • Dos criadores do verbo PENTEAR, "eu pentio..." Ops, muita calma nessa hora.

    Atenção, muita atenção a tais formas verbais terminadas em EAR.

  • GABARITO: D

    ARREAR - Colocar o arreio

  • "Arrear" e "arriar" são verbos com sentidos diferentes.

    O primeiro significa "pôr arreios em; encilhar; selar; enfeitar".

    O segundo quer dizer abaixar; fazer descer o que estava no alto; pôr no chão.


ID
395401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Etimologicamente formada das palavras gregas philos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a filatelia é, geralmente, definida como o ato de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros. Mas, muito mais do que um hobby, a filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo.


A partir do que o texto informa sobre o vocábulo “filatelia”, deduz- se que aquele que coleciona selos é corretamente chamado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c)

    Sem muito o que comentar:

    Significado de filatelista em Português

    filatelista (fi-la-te-lis-ta)

    s. m. e s. f.

    Colecionador de selos.


    Fonte: http://www.dicionarioweb.com.br/filatelista.html

    Forte abraço e bons estudos a todos!
  • "Etimologicamente formada das palavras gregas philos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a filatelia é..."

    A partir do que o texto informa sobre o vocábulo “filatelia”, deduz- se que aquele que coleciona selos é corretamente chamado de filatelista.
  • "Os Correios comemoram em  (5/3) o Dia do Filatelista. Há mais de um século e meio, o hábito de colecionar selos tem atraído um grande número de aficionados, por todo o mundo. Esse tipo de colecionismo é denominado "Filatelia" (do grego filos = amigos e telos = selo); seu praticante é o filatelista. Contudo, nem só de selos vive o filatelista; na sua coleção também se encontram carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas e blocos.

    A Filatelia se tornou uma atividade cultural. Os selos comemorativos, por exemplo, registram os aspectos socioculturais das nações, tornando-se fontes inesgotáveis de pesquisa, entretenimento e investimento.

    fonte: http://www.selosefilatelia.com/PastaArtigos/artigo012.html