Também discordo do gabarito. Segundo[1], as VLANs podem ser usadas para criar grupos de trabalho virtuais. Isso pode reduzir o tráfego se a capacidade de multicast do IP for usada previamente. Pessoas pertencentes ao mesmo grupo podem enviar mensagens de broadcast com absoluta garantia de que os usuários nos demais grupos não receberão essas mensagens.
Já [2] afirma que basicamente, criar VLANs significa criar domínios de broadcast, ou seja, cada VLAN é seu próprio domínio de broadcast. Dessa forma, a performance da rede melhoraria, assim como a sua segurança.
[2] afirma ainda que, "Switches propagam mensagens de broadcast para todos os seus segmentos. É funqäo do administrador de redes certificar-se de que a rede esteja devidamente segmentada para evitar que problemas ocorridos em um determinado segmento venham a se propagar por toda a rede. Em uma mesma VLAN, todos os dispositivos pertencem ao mesmo dominio de broadcast. Se uma mensagem de broadcast for gerada em uma VLAN, o switch se encarrega de bloquear a propagaqäo desta para outras.
Quer um exemplo? Vamos 'a seguitne situacao:
Imagine uma rede com um switch q conecta 5 computadores, chamados aqui de A, B, C, D e E. Se o computador emitir uma mensagem de broadcast, havera 5 trafego de quadros, um pra cada computador, o q totalizara 20 quadros. Essa situacao eh ilustrada abaixo:
A B
\ /
[Switch]
/ | \
C D E
Figura 1: repare que, quando A emite um quadro de broadcast, B, C, D e E precisam receber esse mesmo quadro; Quando B emite a mensagem, A, C, D e E precisam recebe-lo, e assim sucessivamente. Logo, para este exemplo, tem-se 20 quadros de trafego.
Agora, repare na ilustracao abaixo(a mesma situacao anterior, onde as estacoes A e B ficaram na VLAN1, a esquerda, e as estacoes C, D e E ficaram na VLAN2, a direita):
VLAN1 VLAN2
A C
\ /
[Switch] -- D
/ \
B E
Figura 2: Na VLAN1, Quando a estacao A emite uma msg de broadcast, apenas B vai receber, e quando B enviar, apenas A recebe; o q totalizara' 2 trafegos de quadro;
Da mesma forma, na VLAN2, Quando a estacao C emite uma msg de broadcast, apenas D e E recebem; quando D enviar, apenas C e E recebem; quando E emite, epenas C e D recebem. Isso totalizara 6 quadros de trafego, q, somados com os da VLAN1, totalizara' 8 trafegos de quadro, ou menos da metade de trafego de broadcast se nao houvesse VLANS.
E a questao eh clara: diz que "o problema de alto número de pacotes broadcast não deverá ser resolvido".
Gabarito errado, na minha opiniao. Fiquem a vontade pra apontarr alguma falha no meu raciciocinio.
Mas nao me venham macio, não!!! Podem escurraçar no comentário, descam a lenha, de remada msm!!! Que eu pra eu aprender!!! Como o Steve Jobs dizia, ás vezes é necessaŕio vc levar uma tijolada pra acordar!!!
Fonte:
[1] Forouzan
[2] Filippetti, CCNA, 4.1
leandro
Também errei , porém faz sentido :
Hub-> conserva o domínio de colisão , e conserva o broadcast
Switch(L2)-> domínio de colisão e dividido ,porém, conserva o broadcast
Switch(L3)-> domínio de colisão e dividido e divide o broadcast
Roteador --> domínio de colisão e dividido e divide o broadcast
Cespe:Q607699
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRE-PI Prova: CESPE - 2016 - TRE-PI - Analista Judiciário - Análise de Sistemas
Em um mesmo comutador, a técnica de separação de redes Ethernet em VLANs em nível 2 resolve o problema de colisão, mas não resolve o problema de broadcast.Certo!