Para os doentes fora dos recursos terapêuticos de cura, a evolução natural é a morte. No entanto, nossa cultura ocidental, materialista, nega a existência da morte, ela é temida e lamentada e, frequentemente, adiada, valendo-se de métodos artificiais para a manutenção das chamadas “funções vitais”, quando, na realidade, o indivíduo já deixou de viver. A vida, ao contrário, é celebrada (Figueiredo, 2006).
Somos a civilização cuja vaidade afastou a morte, afirma Karnal (2013), numa bela reflexão sobre a vaidade humana. Numa sociedade onde a vida é tão exaltada, não há espaço para temas relacionados à morte e o morrer, embora issoseja parte doprocesso de existir. Profissionais da saúde são formados para salvar vidas e nas escolas de medicina e enfermagem nada se ensina sobre a morte, observa Figueiredo (2006).
Para um profissional da saúde formado para curar doenças e salvar vidas, a morte de um paciente pode ser interpretada como uma derrota profissional. Ao perder um paciente, inconscientemente, o profissional da saúde se depara com a própria finitude (Bifulco&Iochida, 2009).
No entanto, a morte existe e,apesar de todo avanço tecnológico, o homem não se tornou imortal. Todos são pacientes terminais, posto que a morte fará parte do cotidiano de cada um, em algum momento. Entender a morte e os sentimentos que a norteiam é fundamental para compreender as angústias daqueles que vivem seus momentos finais. Como auxiliá-los, sem que se compreenda isso? Quando a cura se torna impossível, todavia, há de existir recursos disponíveis nos seres humanos para realizar um trabalho, não de cura, porém, de cuidado, como observou Bifulco(2006).
Dizer que “não há mais nada o que fazer” é, no mínimo, uma frase infeliz, proferida por alguém que, certamente, desconhece a dimensão humana e sua subjetividade. Tratar o ser humano como “algo” que por “não ter mais conserto” deva ser “descartado”, desconsiderando as implicações que tal condição impõe sobre a sua vida e a dos seus familiares é desumano. Aquele que não viverá por muito mais tempo merece ser cuidado e ter uma “boa morte”, entendida aqui como uma morte digna, assistida, ondeseus sintomas físicos sejam tratados e esse ser humano seja considerado em seus aspectos sociais, psicológicos e espirituais.