SóProvas



Prova CESPE - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Técnico Municipal Nível Médio/Nível VII-A- Monitor de Transporte Escolar


ID
2404591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

O terrorismo tornou-se uma das maiores ameaças à paz e à segurança da sociedade contemporânea por meio das ações em âmbito internacional do

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Embora esse nome seja muito questionável. Há pesquisadores que optam por Daesh.


ID
2404594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Nos últimos cinco anos, a guerra da Síria já vitimou centenas de milhares de pessoas e gerou o fenômeno conhecido como crise dos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    https://nacoesunidas.org/cinco-anos-de-conflito-na-siria-crise-de-refugiados-e-deslocados-clama-por-solidariedade.

  • refugiados


ID
2404597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem transformado a educação e os métodos de ensino e aprendizado. A respeito dos impactos da tecnologia na educação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O ensino a distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula, como meio preferencial do ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes (ARETIO, apud Ibánez, 1996, p. 10).

     

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) trouxe amparo legal à Educação a Distância, com instituições credeciadas pela União.

     

    O decreto nº. 5.622, de 20 de dezembro de 2005, que regulamenta o Art. 80 da LDB de 1996, apresenta a seguinte definição para a modalidade: Art. 1º (...) caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

     

    http://seer.abed.net.br/edicoes/2010/2010_232010234551.pdf

  • a)A tecnologia não deve ser empregada pelo professor em sala de aula, uma vez que desvia a atenção dos alunos do conteúdo a ser ensinado.

    b) A Internet disponibiliza todos os conteúdos necessários para a formação do estudante, por isso, o professor passa a exercer um papel secundário no processo ensino-aprendizagem.

    c) A educação a distância permite que mais pessoas tenham acesso ao ensino, democratizando o conhecimento e ampliando as possibilidades de participação no mercado de trabalho. (CORRETO)

    d) O volume de informações disponibilizadas na Internet facilitou as pesquisas de professores e estudantes, porque as fontes da Internet são sempre confiáveis.

    e) A Internet alterou a relação dos estudantes com a leitura por meio do contato com textos de alta complexidade

     

    Segundo Souza, Gomes e Moreira (2014, p. 4), "Desde sua normatização até os dias de hoje, houve muitas tentativas políticas na intenção de utilizar a EAD como uma forma de democratizar o acesso ao ensino superior, promover a cidadania e facilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho. A educação a distância diminuiu barreiras que impedem o acesso ao conhecimento e à educação continuada e permanente. (Aquino, 2007, p.1)".

    SOUZA, W. GOMES, C. S, MOREIRA. Educação a Distância como possibilidade de democratização do ensino superior: uma discussão à luz do pensamento de Democracia e Educação de John Dewey. Piracicaba, 2014.In: http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/348.pdf  Acesso em: 28 de maio de 2018.

     

  • b) A Internet disponibiliza todos os conteúdos necessários para a formação do estudante, por isso, o professor passa a exercer um papel secundário no processo ensino-aprendizagem.

    Na opinião de vocês é correto afirmar que o professor passa a exercer papel secundário?


ID
2404600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Rebelião ocorrida em um presídio de São Paulo em 1992 resultou na morte de cento e onze detentos, episódio que ficou conhecido como Massacre do Carandiru. A decisão do júri popular referente a esse episódio foi revogada em 2016, o que constitui um revés no processo legal. Esse fato ilustra discussão a respeito dos direitos

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    Direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos.

  • LETRA D

     

    Em nota, a Anistia Internacional considerou que, se confirmada a anulação dos julgamentos, seria "um enorme revés da Justiça brasileira no caso mais emblemático de violação de direitos humanos ocorrido no sistema penitenciário do ... -

     

    https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/09/27/para-entidades-decisao-do-tj-sobre-juris-do-carandiru-e-reves-da-justica.htm

  • Agora eu pergunto, se tivesse a opção direitos fundamentais e direitos humanos, qual delas vcs marcariam? 
    Pois pelo que aprendi, os direitos humanos são direitos positivados em acordos e tratados internacionais, ao passo que os direitos fundamentais são positivados na constituição. Para mim, o caso foi ofensa à instituição do Juri, logo implicou ofensa aos direitos e garantias individuais (art. 5º) positivados na nossa constituição. Portanto, teria ocorrido uma ofensa aos direitos e garantias FUNDAMENTAIS. Alguém poderia comentar essa minha indagação? Grato!

  • O julgamento do massacre do carandiru nunca será justo, pois nunca se poderá dizer que policial executou tal preso, não há como individualizar a conduta de cada julgado na situação que aconteceu nessa rebelião.

  • Diário de um detento. ;)

  • Respondendo ao companheiro Messias Aguiar, 

    Ocorre que os direitos fundamentais  que foram violados não deixam de ser direitos humanos.

    No caso, mais forte do que a ofensa a instituição do juri foi a ofensa a propria dignidade da pessoa humana. A dignidade da pessoa humana mais do que direito fundamental (presente no )artigo 5, é principio fundamental da Republica( artigo1). 

    Segundo o STF, a dignidade da pessoa humana é princípio supremo, “significativo vetor interpretativo, verdadeiro valor-fonte que conforma e  inspira todo o ordenamento constitucional vigente em nosso País e que traduz, de modo expressivo, um dos fundamentos em que se assenta, entre nós, a ordem republicana e democrática consagrada pelo sistema de direito constitucional positivo.” STF, HC 85.237, Rel. Min. Celso de Mello, j. 17.03.05, DJ de 29.04.05.

    O princípio da dignidade da pessoa humana possui elevada densidade normativa e pode ser usado, por si só e independentemente de regulamentação, como fundamento de decisão judiciaria. 

    citei esse trecho de um julgado do STF só para o entendimento de como se reveste de importancia esse principio. O principio da dignidade humana é tambem reconhecido em inumeros tratados internacionais de que o Brasil faz parte. Constituindo se assim em direito humano strito sensu.

    Alem disso, o massacre do carandiru ofendeu inumeros outros principios que alem de direitos fundamentais estão positivados em tratados internacionais dos quais o Brasil faz parte (mais uma fez, preenche o requisito de direito humano, como citado pelo companheiro) dentre eles: ninguem será submetido a tratamento degradante ou cruel, Nao havera pena de morte se não for tempo de guerra, é assegurado aos presos o respeito a integridade fisica e moral.

    Espero ter adicionado algo ao seu entendimento!

  • Então se tivesse duas alternativas: direitos fundamentais e direitos humanos, a questão poderia ser anulada? 

  • Tava tão "na cara" a questão que eu errei pensando que era pegadinha !!

  • Falou em Detentos falou Em D.H.

  • O Foda é que apesar de nem sempre concordar com certas situações, acredito que estamos aqui para estudar, aprender e evoluir no conhecimento dentre outros aspectos, e não acho q opiniões pessoais venham a agregar ao assunto... Seria bom manter o foco... Vlw
  • Messias Aguiar, o massacre do carandiru resultou em uma ofensa aos direitos e garantias FUNDAMENTAIS conforme ordenamento jurídico brasileiro, que por sua vez são reconhecidos na ordem jurídica iinternacional. DH nada mais é do direitos universalmente aceitos, reconhecidos na ordem jurídica internacional, que transcendem a ordem jurídica interna o estado" (Rafael Barreto, Jus podvim, DH- Sinopse).

  • medo de marcar humanos e ser pegadinha kkkk

  • Falou em preso? Pense logo nos Direitos dos Manos! 

  • Falou em preso, falou em direitos humanos :P

  • Para os concurseiros que responderam que Direitos Humanos lembra preso...não esquecam que somente lembra, pois poucos se aplica de direitos aos presos.

  • Direito humanos = é o direito do ser humano em razão da dignididade princípio essse que ''norteia'' os direitos humanos.Que se caracteriza em um dinheiro de ''ser humano''

  • da até um certo tipo de raiva dessa questão

  • Parabens aos futuros servidores que entendem um dos preceitos basilares de nossa constituição....pro resto, vamos focar nos estudos e lembrem-se, opinião pessoal não aprova ninguém.

  • FAMOSO DIREITOS DOS MANOS:D 

    FORÇA E HONRA! 

    DEPEN 2018! 

  • O cara tá lutando por um cargo público e escreve "direito dos mano"...

     

    Como bem disse o amigo BPCP Questões...

     

    Galera tá psicologicamente doente!!!

  • REVÉS =  DERROTA

     Ilustra discussão a respeito dos direitos --->>HUMANOS

     

  • Não vejo problema em dizer "direitos dos mano" só pq ta concorrendo a cargo público. Muitas vezes concorre pq precisa de um emprego melhor na vida e não é obrigado a concordar com os direitos Humanos, apenas aprender e gabaritar. 

  • #Direitos dos #manos! 

  • #Direitosdosmano ;)
  • Quem é contra Direitos Humanos só pode ser Alien.

  • O direito dos mano.

  • Uma pessoa que é contra os direitos Humanos se sentiria á vontade trabalhando em uma instituição como o MPU?

  • "A população não gosta de direitos humanos porque não se identifica como sujeito de direitos humanos. Mais do que isso, ela não identifica o que SÃO direitos."

     

    Não basta somente repetir frases feitas, é preciso entender e saber que Direitos Humanos também engloba o direito de poder votar e ser livre. Até mesmo os "mano". 

     

    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43465988

     

  • #Direito dos Mano 

  • Essa é o tipo de questão que nunca cai em nossas provas.

  • Direitos humanos acima de todos,

     

    Direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos como o amigo Tiago citou.

  • Direito dos manos só protege os desumanos.

  • Lamentável ver concurseiros que não sabem o que são os direitos humanos. Estudem tudo de novo ou nunca passarão.

  • Gab. D

    Concurseiro com pensamento de que DHS é "dos manos".....

    Adooooro, continuem assim... Minha aprovaçao (e de quem entende o sentido e a importancia de tal) chegará rapidinho!

  • Vou continuar mesmo! Até que se mude essa forma de aplicação, o meu pensamento será o mesmo! Direitos humanos para humanos de verdade... Falou em preso, logo ele surgirá "Direitos dos Manos"

    Relaxe,pois a nova era chegou, meu nobre.

  • MARIA DO ROSÁRIO PIRA

    Direito dos mano

  • O que são Direitos Humanos segundo A ONU:

    Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.

  • "Direitos Humanos são uma categoria de direitos básicos assegurados a todo e qualquer ser humano, não importando a classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível que possa diferenciar os seres humanos.

    Apesar de o senso comum acreditar que Direitos Humanos são uma espécie de entidade que dá suporte a algumas pessoas ou que são uma invenção para proteger alguns tipos de pessoas, eles, na verdade, são muito mais do que isso.(...)."

    FONTE: Brasil Escola. Direitos Humanos

    Quem é contra os Direitos Humanos está sendo contra si mesmo! Se a lei não está sendo cumprida, então vamos exigir que seja, mas não ser contra nossos próprios direitos!

    Bora estudar de verdade pra parar de pensar erroneamente e escrever besteiras

  • DIREITOS HUMANOS NO MUNDO = proteção a humanos de bem

    DIREITOS HUMANOS NO Brasil = proteção aos manos e minas

  • PROBLEMATIZARAM A QUESTÃO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Entre conter a fuga matando ou deixar fugir, o negócio é deixar fugir, aí hoje estariam todos roubando, matando, estuprando de novo os inocentes. Logica dos direitos humanos: primeiro vem o bandido, dps a vítima

  • Consegui acertar a questão, mas confesso que não entendi nada!

    Gab: D

  • Direitos Humanos kkkk

  • DIREITO DOS MANOS...

    FALOU EM BANDIDO / PRESIDIÁRIO = D.H

  • Essa bolsonarização do direito....

    No mais, tá expresso na Constituição Federal Brasileira que:

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: [...] II - prevalência dos direitos humanos;

  • Direitos dos manos

  • Quando leio uma pessoa escrevendo "não é obrigado a concordar com os direitos Humanos, apenas aprender e gabaritar", vejo que ela realmente não estudou direito... não tem a mínima noção do que são os Direitos Humanos e realmente só quer saber de decoreba para passar e ser um péssimo servidor público.

  • Resposta dos gados me faz crer que a cespe tem que meter mais questões como essz só assim o gado que realmente quer passar no concurso vai saber o que são os estudos dos direitos humanos a goela abaixo.

  • Direitos dos manos

  • Gabarito D

    d) direitos humanos

    *É o mínimo para o ser humano

  • LETRA D

    MATERIAL SOBRE O ART. 5º: gestyy.com/e0UGeM

  • Que passem os servidores mais preparados e que mudem o rumo desse Brasil!

    Que sucumbam na sua própria torpeza os mal intencionados e que nunca cheguem a um posto no serviço público deste país!

  • Direitos Humanos são inquestionáveis, o problema é que a maioria dos papagaios dá meia volta quando seus iphones 11 e seus galaxy 10 note são roubados...aí querem que o PM desça o sarrafo. Discurso lindo, prática 0.
  • E quanto aos homicídios e outros crimes que eles cometeram, os presos, qual o direito foi respeitado?

  • A questão exige conhecimento acerca da disciplina constitucional relacionada à proteção dos direitos humanos. O enunciado expõe o triste caso que ficou conhecido como Massacre do Carandiru o qual gerou um debate acerca da grave violação de direitos humanos.


    Conforme o próprio enunciado, a decisão do júri popular referente a esse episódio foi revogada em 2016. No ano de 2017, a Defensoria Pública de São Paulo encaminhou o pedido de federalização do julgamento à Procuradoria-Geral da República. Segundo a Defensoria, a anulação do julgamento pode fazer com que o processo seja arrastado por mais 20 anos. “Em casos de grave violação de direitos humanos, e para assegurar o cumprimento de tratados internacionais de que o Brasil seja parte, a Constituição prevê a possibilidade de a Procuradoria-Geral da República pedir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a instauração do chamado 'incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal', que deve ser julgado por aquela corte", conforme defendeu a  Defensoria Pública.


    Portanto, esse fato ilustra discussão a respeito dos direitos humanos. O ponto central, nesse sentido, não está ligado a direitos defensivos, policiais, carcerários ou punitivos.


    Gabarito do professor: letra d.

  • Direitos dos mano.

  • DIREITOS HUMANOS NEM PRECISA LER AS OUTRAS ALTERNATIVAS.

  • o problema dos direitos humanos é que ele faz parecer que o crime compensa.


ID
2404603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O rompimento da barragem do Fundão no município de Mariana, em Minas Gerais, em novembro de 2015, resultou em um desastre ambiental sem precedentes na história do Brasil. Além de afetar outros municípios da região, os resíduos da barragem atingiram o litoral do estado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

     

    Os resíduos afetaram o litoral do Estado do Espírito Santo uma vez que os mesmos foram transportados pelo Rio Doce, hoje completamente poluído pela tragédia. 

  • Letra C.

    O rompimento da barragem de Fundão, em 2015, na cidade de Mariana, é considerado o maior desastre socioambiental da história do Brasil. Com o rompimento, a lama chegou até o Rio Doce, que banha os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Neste último estado, inclusive, as consequências do desastre atingiram diversas cidades localizadas na região litoral, que é onde está a foz do rio.

     

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi


ID
2404606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O zika vírus tornou-se causa de calamidade pública no Brasil, tanto por sua propagação quanto por sua associação aos casos de

Alternativas
Comentários
  • MICROCEFALIA

     

    Condição em que a cabeça de um bebê é significativamente menor do que o esperado, muitas vezes devido ao desenvolvimento anormal do cérebro.

     

    As causas de microcefalia incluem infecções, desnutrição ou exposição a toxinas.

     

    Os sintomas variam e incluem deficiência intelectual e atraso de fala. Em casos graves, pode haver convulsões e funcionalidade muscular anormal.

     

    Não há cura para a microcefalia. O tratamento envolve cuidados médicos e paliativos, controle de sintomas e monitoramento rigoroso.

     

     

    Fonte: Hospital Israelita A. Einstein 

     

     

    "DESCANSE EM DEUS, E ELE CUIDARÁ DE VÓS."

  • O vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus, gênero Flavivirus, família Flaviviridae. Arbovírus são os vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos. A doença pelo vírus Zika apresenta risco superior a outras arboviroses, como dengue, febre amarela e chikungunya, para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas. Uma das principais complicações é a microcefalia. A doença inicia com manchas vermelhas em todo o corpo, olho vermelho, pode causar febre baixa, dores pelo corpo e nas juntas, também de pequena intensidade 

    A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 32 cm. 

    Portanto, o zika vírus tornou-se causa de calamidade pública no Brasil, tanto por sua propagação quanto por sua associação aos casos de microcefalia.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vírus Zika no Brasil: a resposta do SUS [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

ID
2404609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Turismo

Uma das festas mais tradicionais do Maranhão, o Bumba meu Boi recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2011, o título de patrimônio cultural

Alternativas
Comentários
  • Num espetáculo de cores danças e ritmos o bunba-meu boi ea expressão máxima de 

    Cultura popular do maranhão.

    Elevado a Patrimônio Imaterial do povo brasileiro a manifestação tem origens indefinidas, mas elementos culturais africanos e europeus , introduzidos principalmente por meio da

    religiosidade , são evidentes ...

     

  • Letra E  Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas). A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial. 

    Fonte: IPHAN

  • 2. O “patrimônio cultural imaterial”, conforme definido no parágrafo 1 acima, se manifesta em particular 
    nos seguintes campos: 


    a) tradições e expressões orais, incluindo o idioma 
    como veículo do patrimônio cultural imaterial; 
    b) expressões artísticas; 
    c) práticas sociais, rituais e atos festivos; 
    d) conhecimentos e práticas relacionados à natureza 
    e ao universo; 
    e) técnicas artesanais tradicionais. 

  • Em acréscimo aos comentários do colegas:


    Livros de REGISTRO dos patrimônios imateriais:

    1) Saberes

    2) Celebrações

    3) Formas de expressão

    4) Lugares


ID
2404612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito das condições de transporte nos centros urbanos do Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei entre B e D, até agora não achei o erro da D.


ID
2404615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

No que se refere ao desenvolvimento sustentável, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D 

     

     

    (a) Com o tempo os produtos reciclados passaram a ter mais qualidade, o que torna e assertiva errada.

     

    (b) A principal mudança que deve ocorrer na humanidade é exatamente sobre os padrões de consumo, que nos dias atuais está indo de encontro com o desenvolvimento sustentável. 

     

    (c) Hoje se reproduz mais lixo e se recicla muito menos daquilo que seria o ideial, portanto o lixo produzido atualmente pela humanidade não se enquadra nos padrões de sustentabilidade.

     

    (d) GABARITO 

     

    (e) A tecnologia avançada contribui diretamente no desenvolvimento sustentável proporcionando um maior aproveitamento pela reciclagem do material já consumido 

  • Realmente, Adriana Albuquerque, não sei o que você ainda está fazendo aqui no Qconcursos. Jamais você deve subestimar uma questão como essa, porque são essas questões que tiram a gente de uma classificação/aprovação.

  • Essa você acerta pelo bom senso.

  • Letra D.

    a) Errada. Os produtos reciclados são de boa qualidade e, nos dias atuais, consumidos em grande quantidade pela população.

     

    b) Errada. O desenvolvimento sustentável implica na mudança de diversos comportamentos por parte da população. Dentre eles, está a modificação nos padrões de consumo, que deve ser feito de forma consciente e causando o mínimo possível de danos ao meio ambiente.

     

    c) Errada. A quantidade de lixo produzida pela humanidade nos dias atuais, está bastante acima dos padrões de sustentabilidade.

     

    d) Correta. A sustentabilidade trata-se de um conceito amplo, envolvendo tanto ações da sociedade quanto políticas públicas desenvolvidas pelo Estado. O objetivo, com a adoção de ambas as medidas, é a utilização dos recursos disponíveis de forma consciente e sem prejudicar a utilização destes mesmos recursos por parte das futuras gerações.

     

    e) Errada. Ao contrário do que menciona a alternativa, as energias renováveis contribuem de forma substancial para que tenhamos um desenvolvimento sustentável.
     

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

  • Dica de português, só pra acrescentar:

    Incipiente = iniciante

    Insipiente = ignorante / tolo

  • implica em ?!


ID
2404618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao contexto econômico atual do estado do Maranhão, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2413666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

     Uma criança chegou ao pronto-socorro para ser tratada de pequeno ferimento, ao mesmo tempo em que chegava um adulto em estado muito grave.Havia apenas um médico no local.

Nessa situação hipotética, o profissional de saúde, que recebeu os dois pacientes, deve

Alternativas

ID
2413669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considerando o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a opção correta, acerca do direito à educação.

Alternativas
Comentários
  • Dos Princípios e Fins da Educação Nacional

    Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  • Capítulo IV

    Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer

     

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;

    IV – atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade;            (Redação dada pela Lei nº 13.306, de 2016)

    V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

    VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    § 3º Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela freqüência à escola.

  • A) Errada - Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
    (...)
    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino

    B) Correta

    C) Errada Não há essa ressalva. A gratuidade é extensível ao ensino médio.

    Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

    D) Errada O caput do artigo 53 do ECA refere-se à criança e ao adolescente. 

    A criança E o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: 

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; 

    E) Errada O parágrafo único do artigo 53 não faz essa objeção à participação dos pais ou responsáveis na definição das propostas educacionais. 

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. 

  •  a) É obrigatório o atendimento educacional especializado às crianças com deficiência em escolas próprias, que atendam suas peculiaridades.

     b) O direito à educação pressupõe o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. (CORRETO) (art. 53, Lei 8.069/90)

     c) O ensino fundamental é obrigatório e gratuito, mas a gratuidade do ensino médio é facultativa.

     d) Aos adolescentes, mas não às crianças, são assegurados o direito de organização e participação em entidades estudantis e o direito de contestar critérios avaliativos.

     e) Garante-se aos pais e responsáveis o direito de ter ciência do processo pedagógico, mas não de participar da definição das propostas educacionais.

  • Novidade nova:

    Art. 53-A: é dever da instituição de ensino, clube, e agremiações recreativas e de estabelecimento congêneres assegurar medidas de conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso de dependência de drogas ilícitas.


ID
2413672
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

No que se refere à viagem de crianças, assinale a opção correta à luz do disposto no ECA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 83Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.

  •  a) Criança acompanhada por tio não pode viajar para fora da comarca onde reside sem expressa autorização judicial, ainda que comprovado documentalmente o parentesco.

     b) Não se exige autorização judicial para que criança brasileira viaje para o exterior acompanhada pela avó se um dos pais tiver autorizado a viagem em documento com firma reconhecida.

     c) Com expressa autorização do pai, da mãe ou do responsável, criança acompanhada por irmão adolescente pode viajar para fora da comarca onde reside.

     d) Não existe restrição ou exigência para viagem de criança dentro do território nacional, sendo exigida autorização judicial ou dos pais apenas para viagem desacompanhada ao exterior.

     e) Em regra, criança não pode viajar para fora da comarca onde reside desacompanhada dos pais ou responsável sem expressa autorização judicial. (CORRETO) (art. 83, lei 8.069/90)

  • GABARITO E

    Viagem Nacional

    É necessária a autorização judicial apenas para criança que viaje para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável.

    Não será necessária a autorização judicial:

    -- se a criança estiver acompanhada por ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau;

    -- se a criança estiver acompanhada por pessoa maior expressamente autorizada pelo pai ou pela mãe ou responsável

    -- tratar-se de comarca contíguo à da residência da criança, se na mesma unidade da federação, ou incluída na mesma região metropolitana

    **** Adolescente pode viajar sem necessidade de autorização judicial

     

    Viagem internacional

    É necessária a autorização para criança ou adolescente:

    -- que não esteja acompanhada de AMBOS os pais ou responsável;

    -- acompanhado de um dos pais com autorização expressa do outro através de documento com firma reconhecida

     

    *** Sem prévia e expressa AUTORIZAÇÃO JUDICIAL nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangerio residente ou domiciliado no exterior

  • Art. 83. Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.

    § 1º A autorização não será exigida quando:

    a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

    b) a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado:

    1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

    2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

    § 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

    Art. 84. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente:

    I - estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável;

    II - viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.

    comarca contígua = vizinha

    RESUMO:

    VIAGEM – TERRITÓRIO NACIONAL:

    PODE viajar SEM autorização judicial quando:

    - criança ou do adolescente menor de 16 (dezesseis) anos para comarca contínua, mesma unidade da federação ou mesma região metropolitana;

    - criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos acompanhado (pais ou responsáveis, ou parentes até 3º grau comprovado documentalmente o parentesco); e

    - pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

    NÃO pode viajar sem autorização judicial quando = DEVE TER AUTORIZAÇÃO JUDICIAL para viajar:

    - criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos desacompanhado dos pais ou dos responsáveis

    - criança ou adolescente BRASILEIRO NATO com estrangeiro residente ou domiciliado no exterior.

    VIAGEM – EXTERIOR:

    PODE viajar SEM autorização judicial:

    - acompanhado de ambos os pais ou responsável;

    - ou companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.


ID
2413675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o ECA, no que se refere à aplicação de medida específica de proteção, a intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos. Essa regra decorre do princípio

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    ECA

    Art. 100. Na aplicação das medidas levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

            Parágrafo único.  São também princípios que regem a aplicação das medidas:          

          (...)

            IV - interesse superior da criança e do adolescente: a intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos no âmbito da pluralidade dos interesses presentes no caso concreto;    

  • ECA/90

    Art. 100.

    Parágrafo único. São também princípios que regem a aplicação das medidas:

    I - condição da criança e do adolescente como sujeitos de direitos: crianças e adolescentes são os titulares dos direitos previstos nesta e em outras Leis, bem como na Constituição Federal;

    II - proteção integral e prioritária: a interpretação e aplicação de toda e qualquer norma contida nesta Lei deve ser voltada à proteção integral e prioritária dos direitos de que crianças e adolescentes são titulares;

    III - responsabilidade primária e solidária do poder público: a plena efetivação dos direitos assegurados a crianças e a adolescentes por esta Lei e pela Constituição Federal, salvo nos casos por esta expressamente ressalvados, é de responsabilidade primária e solidária das 3 (três) esferas de governo, sem prejuízo da municipalização do atendimento e da possibilidade da execução de programas por entidades não governamentais;

    IV - interesse superior da criança e do adolescente: a intervenção deve atender prioritariamente aos interesses e direitos da criança e do adolescente, sem prejuízo da consideração que for devida a outros interesses legítimos no âmbito da pluralidade dos interesses presentes no caso concreto;

    V - privacidade: a promoção dos direitos e proteção da criança e do adolescente deve ser efetuada no respeito pela intimidade, direito à imagem e reserva da sua vida privada;

    VI - intervenção precoce: a intervenção das autoridades competentes deve ser efetuada logo que a situação de perigo seja conhecida;

    ...

  • se é direito da criança e do adolescente, então será deles. Gab: A.

ID
2413678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considere que uma adolescente, alegando ser constantemente submetida a castigos físicos por seu padrasto, peça ajuda ao monitor do transporte escolar. Nessa situação, conforme o ECA, o monitor deve

Alternativas
Comentários
  •  Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.


ID
2413681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

As atribuições do monitor de transporte escolar incluem

Alternativas

ID
2413684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

É responsabilidade do monitor de transporte escolar

Alternativas

ID
2413687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Cabe ao monitor de transporte escolar

Alternativas

ID
2413690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

As responsabilidades do monitor de transporte escolar englobam

Alternativas

ID
2413693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

O monitor de transporte escolar é responsável por zelar

Alternativas

ID
2413696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Para circular nas vias, veículos de transporte escolar devem

Alternativas
Comentários
  • (B)

    O equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (conhecido como tacógrafo) destina-se ao controle de determinados veículos, em relação a três quesitos: velocidades, distâncias percorridas e tempos transcorridos, durante o seu trajeto (incluindo o registro dos momentos de imobilização).

    Inicialmente utilizado como ferramenta de controle de frota, de interesse exclusivo dos proprietários de alguns veículos (em especial os utilizados no transporte rodoviário de cargas), hoje é previsto, pela legislação de trânsito, como obrigatório para alguns veículos, nos termos do artigo 105, inciso II, do CTB, e Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito n. 14/98 e 87/99:

    - veículos de transporte e de condução escolar;

    - veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares (exceto se registrado na categoria particular e que não efetue transporte remunerado)

  • Art. 136

              VI - cintos de segurança em número igual à lotação; ( A )

      

            IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; ( B )

      

      III - pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas; ( C )

      

           Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal ( D ), exigindo-se, para tanto:

        

            V - lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira; ( E )

      

     

  • LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    I - registro como veículo de passageiros;

    II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

    III - pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;

    IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;

    V - lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;

    VI - cintos de segurança em número igual à lotação;

    VII - outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CONTRAN.

    Gabarito Letra B!

  • GABARITO: B

     

    CTB-Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos
    pelo CONTRAN:

    II - para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros
    com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e
    trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e
    tempo;

     

    Bons estudos.
     

  • famoso tacógrafo = registrador instantâneo de velocidade.

  • a) ERRADO

    Cinto em igual número de lotação

     

    b) CERTO

     

    c) ERRADO

    É na cor amarela ou preta

     

    d) ERRADO

    Autorização dos Órgãos executivos de trânsito dos Estados ou do DF

     

    e) ERRADO

    Luz vermelha -> Traseira

  • Apenas uma observação, a faixa é amarela (40 cm), o que é preto é o dístico "escolar". 

  • A faixa de quarenta centímetros pode ser preta também, no caso do veículo ser de cor amarela, a faixa será preta, e o nome "Escolar" será branco.

  • o denatran é um orgão executivo acho que tem 2 certas ai D e B alguem ai tanbem achou isso?

     

  • Lucia Araújo o Denatran é  o órgão máximo executivo de trânsito da União.

    Á Autorização dos Órgãos executivos de trânsito dos Estados ou do DF que está no art. 136. refere ao Detran. Exemplo: Detran Ce, Detran DF. Espero ter lhe ajudado

  • Gabarito B

  • RESUMO DE VEÍCULO DE CONDUÇÃO DE ESCOLARES: (comentário já retificado pela observação do colega Samurai G )

     

    *Deve ser registrado como veículo de passageiros

    *Inspeção Semestral

    *Equipamento registrador de velocidade inalterável (tacógrafo)

    *Cintos de segurança em número igual à lotação

    *Extremidade superior traseira do veículo: lanterna vermelha

    *Extremidade superior dianteira: lanterna branca, amarela ou âmbar

    *Pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;

     

    Exigências para os condutores:

    *Idade superior a 21 anos

    *Habilitação na categoria D

    *Aprovação em curso do CONTRAN

    *Nenhuma infração grave ou gravíssima ou reincidente em médias nos últimos 12 meses.

     

     

    OBS: Conduzir escolares sem portar autorização: infração grave + apreensão do veiculo ( penalidade revogada)

    OBS2: A legislação municipal pode fazer exigências para o transporte escolar

     

     

    GABARITO: B

  • Paulo Parente, quanto aos requisitos a questão do "Certidão negativa sobre crimes de roubo, homicídio, estupro e corrupção de menores renovável a cada 5 anos" foi VETADO conforme artigo 138 CTB!! E faltou a questão da pintura da faixa lateral!! O resto do resumo ajuda pra caramba!! 

  • Da condução  de escolares:

    Somente com autorização do DETRAN.

    Requisitos:

    1) Registro como veículo de passageiros;

    2) Inspeção semestral (equipamentos obrigatórios e de segurança)

    3) Faixa horizontal amarela, 40 cm de largura, meia altura, lateral e traseira com o dístico ESCOLAR em preto;

    4) Tacofrago;

    5) Luz branca ou amarela na dianteira superior e luz vermelha na traseira superior;

    6) Cintos de segurança em número igual ao de lotação;

    7) Outros estabelecidos pelo CONTRAN;

  • Veículo de Transporte Escolar.

    Autorização para circulação: DETRAN.

    Registro como veículo de PASSAGEIROS.

    O município poderá criar exigências desde que não conflitem com as normas federais e estaduais.

    A autorização deverá ser afixada na parte interna do veículo, em local visível, com inscrição da lotação permitida, sendo vedada a condução de escolares em número superior à capacidade estabelecida pelo fabricante.

    Inspeção: SEMESTRAL.

    Pintura de faixa horizontal na cor AMARELA, com QUARENTA centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com a inscrição ESCOLAR na cor PRETA, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas.

    Obrigatório o equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo).

    Lanternas de luz BRANCA, fosca ou AMARELA disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz VERMELHA dispostas na extremidade superior da parte traseira.

    Cintos de segurança em número igual à lotação.

  • Gabarito (B) - Art. 136 CTB

    Obs:. Recomendo a leitura do CTB do site do planalto que está sempre atualizado.

    -

    # Resiliência !

    -

  • Obrigado pela correção Samurai G ,

    já retifiquei meu comentário.

  • a) ter cinto de segurança apenas para o motorista.

     b) ter equipamento registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo.

     c) ter faixa horizontal pintada na cor vermelha, a meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR em branco.

     d) ter autorização emitida pelo DENATRAN.

     e) ser equipados com lanternas de luz vermelha nas extremidades da parte inferior dianteira

  • Sobre a LETRA c) ter faixa horizontal pintada na cor AMARELA , a meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR em PRETO 

  • Firmando o erro da opção D:

    A autorização deverá ser emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal - DETRAN

  • RESPOSTA: B

    Complementando

    - O equipamento é conhecido como TACÓGRAFO;

    - Em REGRA, apenas o perito oficial encarregado do acidente pode retirar os dados do equipamento de registro.

    Fundamentação: ART. 136, VI / ART. 279 do CTB

    PRF - Terei Orgulho de Pertencer

  • [RECOMENTANDO NA PEGADA RESOLUTION KONTRANS MASTER PRF 2018 POS EDITAL]



    Boa noite, meus amigos!


    Vou recomentar as questões do CTB e dar a atenção que o EDITAL PRF 2018 PEDE!


    Infelizmente somente resolver questões (que são pouquíssimas) não vai adiantar muito.


    Qualquer erro, me corrijam!


    Vou tentar linkar com todo tipo de conhecimento que eu conseguir.



    [PARTE 1 - O BÁSICO]

    Requisitos para transporte escolar - CTB:


    Autorização Órgão Executivo Estados/DF; = Escolar

    Registro como veículo de passageiros;

    Inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;


    Obs: a tal da inspeção "deve ser regulada pelo CONTRAN" - e foi. Acontece que essa safadinha não está no nosso edital PRF 2018.


    O CTB, no entanto, dispõe sobre as exceções, e joga a regra pro CONTRAN. Aqueles casos de veículos novos que não tenham se envolvido em acidente de média ou grande monta (2 anos isenção) e ainda ganham um brinde por não ultrapassar 7 passageiros e ser de categoria particular (3 anos de isenção)



    Pintura de faixa horizontal na cor amarela, com 40cm largura, meia altura, em toda a extensão da lateral e traseira, escrito ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas DEVEM SER INVERTIDAS;



    (CONTINUA)

  • [PARTE 2]

    Continuação



    Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo);

    É importante ressaltar que veículo escolar constitui uma especifidade quanto ao uso do tacógrafo; que, em regra, se dá para veículos com PBT superior a 4536kg.


    Resolução 014 do CONTRAN - equipamentos obrigatórios:

    Tacógrafo é obrigatório para:

    Condução e escolares;

    Veículos com mais de 10 lugares;

    Veículos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19 toneladas.

    ATENÇÃO: a partir de 1 jan. 1999 os veículos de carga com PBT superior a 4536kg têm como uso obrigatório o tacógrafo.

    Obs: velocímetro é dispensado para veículos dotados de tacógrafo integrado.

    (quanto à exigibilidade de tacógrafo, há outras regras; mas, no meu julgamento, são excessivamente incobráveis)


    Vamos relembrar que a resolução 092 dispõe que o tacógrafo deve registrar as últimas 24 horas.



    Você, futuro agente (e irmão de farda), deve inspecionar, entre outros requisitos:

    Se está em perfeitas condições de uso;

    Se os dados obrigatórios estão preenchidos;

    Se o condutor possui disco de diagrama reserva para até o final da viagme;

    Se o tacógrafo é aprovado pelo INMETRO.


    Alguma infrações apliáveis.

    Art. 230

    IX - sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante;

    X - com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN; .

    XIV - com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo viciado ou defeituoso, quando houver exigência desse aparelho

    (G)>>[1*MULTA]+{RET}




    CTB 238. GG>> 1*MULTA + APR (revogada) + REMOÇÃO



    (continua)

  • [PARTE 2]

    Continuação



    Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo);

    É importante ressaltar que veículo escolar constitui uma especifidade quanto ao uso do tacógrafo; que, em regra, se dá para veículos com PBT superior a 4536kg.


    Resolução 014 do CONTRAN - equipamentos obrigatórios:

    Tacógrafo é obrigatório para:

    Condução e escolares;

    Veículos com mais de 10 lugares;

    Veículos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19 toneladas.

    ATENÇÃO: a partir de 1 jan. 1999 os veículos de carga com PBT superior a 4536kg têm como uso obrigatório o tacógrafo.

    Obs: velocímetro é dispensado para veículos dotados de tacógrafo integrado.

    (quanto à exigibilidade de tacógrafo, há outras regras; mas, no meu julgamento, são excessivamente incobráveis)


    Vamos relembrar que a resolução 092 dispõe que o tacógrafo deve registrar as últimas 24 horas.



    Você, futuro agente (e irmão de farda), deve inspecionar, entre outros requisitos:

    Se está em perfeitas condições de uso;

    Se os dados obrigatórios estão preenchidos;

    Se o condutor possui disco de diagrama reserva para até o final da viagme;

    Se o tacógrafo é aprovado pelo INMETRO.


    Alguma infrações apliáveis. () - gravidade; [] - Penalidade; {} - Medida administrativa

    Art. 230

    IX - sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante;

    X - com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN; .

    XIV - com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo viciado ou defeituoso, quando houver exigência desse aparelho

    (G)>>[1*MULTA]+{RET}




    CTB 238. (GG)>> [1*MULTA] + [APR] (revogada) + {REMOÇÃO}



    (continua)

  • [PARTE 2]

    Continuação



    Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo);

    É importante ressaltar que veículo escolar constitui uma especifidade quanto ao uso do tacógrafo; que, em regra, se dá para veículos com PBT superior a 4536kg.


    Resolução 014 do CONTRAN - equipamentos obrigatórios:

    Tacógrafo é obrigatório para:

    Condução e escolares;

    Veículos com mais de 10 lugares;

    Veículos de carga com capacidade máxima de tração superior a 19 toneladas.

    ATENÇÃO: a partir de 1 jan. 1999 os veículos de carga com PBT superior a 4536kg têm como uso obrigatório o tacógrafo.

    Obs: velocímetro é dispensado para veículos dotados de tacógrafo integrado.

    (quanto à exigibilidade de tacógrafo, há outras regras; mas, no meu julgamento, são excessivamente incobráveis)


    Vamos relembrar que a resolução 092 dispõe que o tacógrafo deve registrar as últimas 24 horas.



    Você, futuro agente (e irmão de farda), deve inspecionar, entre outros requisitos:

    Se está em perfeitas condições de uso;

    Se os dados obrigatórios estão preenchidos;

    Se o condutor possui disco de diagrama reserva para até o final da viagme;

    Se o tacógrafo é aprovado pelo INMETRO.


    Alguma infrações apliáveis.

    Art. 230

    IX - sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante;

    X - com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN; .

    XIV - com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo viciado ou defeituoso, quando houver exigência desse aparelho

    (G)>>[1*MULTA]+{RET}




    CTB 238. GG>> 1*MULTA + APR (revogada) + REMOÇÃO



    (continua)

  • [Parte 3]


    ◘Lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;



    ◘Cintos de segurança em número igual à lotação;


    Relembrando as hipóteses de dispensa de cinto de segurança (sempre obrigatório quanto à condução escolar)

    Res. 014 - Dispensa de uso de cinto de segurança.

    IV - cinto de segurança:

    a) para os passageiros, nos ônibus e microônibus produzidos até 1. de janeiro de 1999;


    b) até 1. de janeiro de 1999, para o condutor e tripulantes, nos ônibus e microônibus;


    c) para os veículos destinados ao transporte de passageiros, em percurso que seja permitido viajar em pé.

    (não se aplica à condunção escolar)


    d) para os veículos de uso bélico. [revogado pela Res. 551]




    Vale lembrar, também, que de acordo com a resolução 508, que dispõe sobre condução de passageiro em compartimento de carga; veda em qualquer hipótese o transporte de criança menores de 10 anos. (mesmo autorizado pela autoridade competente e com as exigências necessárias - tais quais, entre outras: prazo dentro de um ano, regiões limítrofes, sem linha regular de ônibus, etc.)



    Fazendo um último link quanto à resolução Resolução 277 - Famosa resolução da Cadeirinha


    Esta resolução sempre se aplica quando o veículo é de condução escolar; não confundindo-se com as hipóteses de inexigibilidade de aplicação dos dispositivos de retenção para crianças até sete anos e meio.


    Relembrando da regra geral:

    Até 1 ano = bebê conforto

    1 ano a 4 anos = Cadeirinha

    4 anos a 7,5 anos = Assento elevado












  • [Parte 3]


    ◘Lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;



    ◘Cintos de segurança em número igual à lotação;


    Res. 014 - Dispensa de uso de cinto de segurança.

    IV - cinto de segurança:

    a) para os passageiros, nos ônibus e microônibus produzidos até 1. de janeiro de 1999;


    b) até 1. de janeiro de 1999, para o condutor e tripulantes, nos ônibus e microônibus;


    c) para os veículos destinados ao transporte de passageiros, em percurso que seja permitido viajar em pé.

    (não se aplica à condunção escolar)


    d) para os veículos de uso bélico. [revogado pela Res. 551]




    Vale lembrar, também, que de acordo com a resolução 508, que dispõe sobre condução de passageiro em compartimento de carga; veda em qualquer hipótese o transporte de criança menores de 10 anos. (mesmo autorizado pela autoridade competente e com as exigências necessárias - tais quais, entre outras: prazo dentro de um ano, regiões limítrofes, sem linha regular de ônibus, etc.)



    Fazendo um último link quanto à resolução Resolução 277 - Famosa resolução da Cadeirinha


    Esta resolução sempre se aplica quando o veículo é de condução escolar; não confundindo-se com as hipóteses de inexigibilidade de aplicação dos dispositivos de retenção para crianças até sete anos e meio.


    Relembrando da regra geral:

    Até 1 ano = bebê conforto

    1 ano a 4 anos = Cadeirinha

    4 anos a 7,5 anos = Assento elevado













  • [Parte 3]


    ◘Lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;



    ◘Cintos de segurança em número igual à lotação;


    Res. 014 - Dispensa de uso de cinto de segurança.

    IV - cinto de segurança:

    a) para os passageiros, nos ônibus e microônibus produzidos até 1. de janeiro de 1999;


    b) até 1. de janeiro de 1999, para o condutor e tripulantes, nos ônibus e microônibus;


    c) para os veículos destinados ao transporte de passageiros, em percurso que seja permitido viajar em pé.

    (não se aplica à condunção escolar)


    d) para os veículos de uso bélico. [revogado pela Res. 551]




    Vale lembrar, também, que de acordo com a resolução 508, que dispõe sobre condução de passageiro em compartimento de carga; veda em qualquer hipótese o transporte de criança menores de 10 anos. (mesmo autorizado pela autoridade competente e com as exigências necessárias - tais quais, entre outras: prazo dentro de um ano, regiões limítrofes, sem linha regular de ônibus, etc.)



    Fazendo um último link quanto à resolução Resolução 277 - Famosa resolução da Cadeirinha


    Esta resolução sempre se aplica quando o veículo é de condução escolar; não confundindo-se com as hipóteses de inexigibilidade de aplicação dos dispositivos de retenção para crianças até sete anos e meio.


    Relembrando da regra geral:

    Até 1 ano = bebê conforto

    1 ano a 4 anos = Cadeirinha

    4 anos a 7,5 anos = Assento elevado













  • GAB. B)

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;


  •  

    Fonte: https://youtu.be/JO6268tzli4

    Gabarito LETRA B
    QUESTÃO MÉDIA 78%

    Para circular nas vias, veículos de transporte escolar devem

    A) ter cinto de segurança apenas para o motorista. . ERRADA

    VI - cintos de segurança em número igual à lotação;

     

     

    B) ter equipamento registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo. . CERTA

     

     

    C) ter faixa horizontal pintada na cor vermelha, a meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR em branco.. ERRADA

    ( Via de Regra) Veículo Cor NÃO Amarela = FAIXA AMARELA, dístico ESCOLAR PRETO
    ( Exceção) Veículo Cor Amarela = Faixa BRANCO, dístico

    Bizu:
    Cores QUALQUER COR - AMARELO - PRETO
    Cores AMARELOPRETO - AMARELO

     

    D) ter autorização emitida pelo DENATRAN. . ERRADA 

    emitida pela entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal

     

     

    E) ser equipados com lanternas de luz vermelha nas extremidades da parte inferior dianteira. . ERRADA

    V - lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;

     

    = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

           Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

            I - registro como veículo de passageiros;

            II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

            III - pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;

            IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;

            V - lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;

            VI - cintos de segurança em número igual à lotação;

            VII - outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CONTRAN.

    = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

     

    Na vida vence quem menos se ilude. Portanto durma com vontades, mas acorde com atitudes

  • Gabarito B

    Art. 136 do CTB

    IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo(conhecido tbm como tacógrafo)

  • GAB. B

  • ☠️ GABARITO B ☠️

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    I - registro como veículo de passageiros;

    II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

    III - pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;

    IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;

    V - lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;

    VI - cintos de segurança em número igual à lotação;

    VII - outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CONTRAN.

  • A) ter cinto de segurança apenas para o motorista.

    Errado. Cinto de segurança serve para todos os passageiros.

    ________________________________________________________________________________________

    B) ter equipamento registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo.

    Correto. O gabarito da questão.

    ___________________________________________________________________________________________

    C) ter faixa horizontal pintada na cor vermelha, a meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR em branco.

    Errado. Totalmente errado. Deverá ser pintada na cor amarela, com 40cm largura a meia altura e o nome ESCOLAR na cor preta

    ______________________________________________________________________________________________

    D) ter autorização emitida pelo DENATRAN.

    Errado. Autorização pelos órgãos executivos dos Estados e Distrito Federal.

    ______________________________________________________________________________________________

    E) ser equipados com lanternas de luz vermelha nas extremidades da parte inferior dianteira.

    Errado. Luz vermelha na parte superior traseira.

  • O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito. É possível ver essa preocupação do legislador ao longo do texto legal. Tendo em vista essa garantia de segurança, o CTB  normatiza uma série de atividades realizadas no trânsito brasileiro, moto-frete, moto-táxi, transporte de passageiros, transporte de carga, transporte de passageiros a título precário.
     
    Pois bem, a questão aborda um tipo de transporte de passageiros específico, o transporte de escolares. Para efeito de provas de concurso, lembre-se de que, no caso de transporte de escolares, sempre teremos os requisitos dirigidos ao condutor e os requisitos exigidos do veículo.   É justamente esses últimos o objeto da questão.
     
    Os requisitos exigidos dos veículos de transporte de escolares para que obtenham autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal  são os seguintes:
    I - registro como veículo de passageiros;
    II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;
    III - pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;
    IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;
    V - lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;
    VI - cintos de segurança em número igual à lotação;
    VII - outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CONTRAN.

     
    Vamos à análise das alternativas.
     
    A. INCORRETA.  O números de cintos de segurança deverá ser igual à lotação;
    B. CORRETA. O veículo destinado à condução de escolares deve ser equipado com equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (tacógrafo);
     
    C. INCORRETA. O erro consiste na cor da faixa que deve ser na cor amarela;
     
    D. INCORRETA. A autorização é emitida pelos órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal;
     
    E. INCORRETA.  As luzes vermelhas devem ser instaladas na extremidade superior da parte traseira;
     
     
    Gabarito da questão - ALTERNATIVA B

  • RESUMO DA CONDUÇÃO DE ESCOLARES:

    1) AUTORIZAÇÃO - DETRAN

    2) MUNICÍPIO TAMBÉM TEM COMPETÊNCIA PARA REGULAMENTAR

    3) VEÍCULO DE PASSAGEIROS

    4) INSPEÇÃO SEMESTRAL

    5) PINTURA NA FAIXA HORIZONTAL (40 CM) ESCOLAR

    6) TACÓGRAFO

    7) SUPERIOR A 21 ANOS

    8) CATEGORIA D

    9) CURSO ESPECIALIZADO

    10) ESTÁ CONTIDA NA RESOLUÇÃO 14/98 (EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS)

    11) NÃO TER COMETIDO MAIS DE UMA INFRAÇÇÃO GRAVÍSSIMA NOS ÚLTIMOS 12 MESES

    #ÉSOBRESERPRF

  • Gabarito: Letra B

    Segundo o CTB:

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;

  • categoria D transporte escolar: não ter mais de uma infração gravissima em 12 meses

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
2413699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança deve ser feita por meio de inspeções

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o CTB este prazo de inspeção de 6 meses é estipulado para veículos de transporte de escolares e moto-fretes apenas, acredito que o enuncioado da questão está muito genérico.

  • Gabarito letra C.

     

    CAPÍTULO XIII - DA CONDUÇÃO DE ESCOLARES

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

     

    CAPÍTULO XIII-A - DA CONDUÇÃO DE MOTO-FRETE

    Art. 139-A.  As motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias – moto-frete – somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    IV – inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.

  • Genérico demais. Se a banca falasse que era de condução de escolares ou moto frete ai beleza porém não falou.

    Art. 27. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.

     

    Art. 104. Os veículos em circulação terão suas condições de segurança, de controle de emissão de gases poluentes e de ruído avaliadas mediante inspeção, que será obrigatória, na forma e periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN para os itens de segurança e pelo CONAMA para emissão de gases poluentes e ruído.

  • MUITO VAGA ESSA QUESTÃO. EM MINHA OPINIÃO, AS INSPEÇÕES DEVEM SER FEITA PELOS MOTORISTAS SEMPRE E ANTES DE COLOCAR SEU VEÍCULO NA VIA, DE MODO A NÃO CAUSAR TRANSTORNOS AO BOM FUNCIONAMENTO DO TRÂNSITO.

    JÁ O CTB DÁ MARGEM A VARIOS ENTENDIMENTOS: NO CASO ABAIXO CITADO PELO ANDRÉ, SÃO NORMAS REFERENTES A TRANSPORTE REMUNERADO DE PASSAGEIROS E DE CARGA (MOTO-FRETE).

    MAS, SEGUNDO O PRÓPRIO CTB:

    Art. 27. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.

    PIOR QUE A É DIFICIL DE RECORRER À BANCA NESSE CASO E SE FOR CESPE JÁ ERA!

     

  • De acordo com o artigo 27 do CTB o condutor deve fazer a verificação em questão ANTES DE COLOCAR O VEÍCULO EM CIRCULAÇÃO. Não diz que tem que ser DIÁRIA. 

  • SEMESTRAIS !

  • A questão não está clara, temos que olhar o cargo da prova para poder acertar. ;)

  • Não expecifica ...questão leva o candidato ao erro facil..

  • a questão induz ao erro, mas como no enunciado fala sobre transporte escolar, teria que ser levado em conta esse fator. errei por nao ler direito!

  • Enunciado muito genérico mesmo, tomara que ela não faça isso na prova da PRF (caso for a banca) 2018

  • Pessoal, se trata de uma questão para Monitor de Transporte Escolar, então obedece a inciso II do Art. 136:

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

            II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

  • Ou o site QC ou a banca esqueceu de por informações extras (Escolares)

  • Pessoal, leiam a quem se destina a prova. Por isso que não se falou em trasporte escolar, a prova é para este fim.

  • O concurso foi para motorista de escolares, acho que por isso o enunciado está meio estranho, não especifico

  • No final do enunciado cita inspeção, creio que seja algo realizado por orgão competente. Diferente de apenas verificar o estado do veículo por seu próprio dono. Se existe outro prazo no CTB, favor me mostrem.
  • Questão incompatível com art.27 do CTB; AFFF.....

  • De acordo com o CTB este prazo de inspeção de 6 meses é estipulado para veículos de transporte de escolares e moto-fretes apenas, acredito que o enuncioado da questão está muito genérico.

    COMPLEMENTANDO... Como a prova é pra monitor de transporte escolar subentende-se é de 6 meses como dito no CTB: 

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

            II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

    VAMOS EM FRENTE QUE ATRAS VEM GENTE!!!

  • De acordo com o CTB este prazo de inspeção de 6 meses é estipulado para veículos de transporte de escolares e moto-fretes apenas

  • Art. 8º A Inspeção técnica de veículos será realizada nos termos desta Resolução, observando-se, em qualquer hipótese, o seguinte:

     

    I - A Inspeção será obrigatoriamente realizada em veículos com mais de três anos da fabricação cadastrados no RENAVAM.

     

    II - A Inspeção terá a seguinte periodicidade:

     

    a) semestral para os veículos destinados ao transporte de escolares;

    b) anual para os demais veículos.

  • Pra resolver a questão a gente tem que "se tocar" de que era uma prova de MONITOR DE TRANSPORTE ESCOLAR 

    e que de acordo com o CTB o prazo inspeção é de 6 meses o estipulado para veículos de transporte de escolares.

     

    "...Nenhum dicumê é de graça"

  • Tal questão nao trás elementos necessários para responder. Devemos seguir as leis e complementares legais para responder. Em nenhum momento a regulamentação fala de revisão diária. Por lógica então essa revisão seria feita pelo proprietário.

  • A questão não deixa claro, mas se vc notar, a prova é para o cargo de monitor de transporte escolar.

  • questão imperfeita!!

  • Art. 104. Os veículos em circulação terão suas condições de segurança, de controle de emissão de gases poluentes e de ruído avaliadas mediante inspeção, que será obrigatória, na forma e periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN para os itens de segurança e pelo CONAMA para emissão de gases poluentes e ruído.

    § 5º Será aplicada a medida administrativa de retenção aos veículos reprovados na inspeção de segurança e na de emissão de gases poluentes e ruído.
    § 6º Estarão isentos da inspeção de que trata o caput, durante 3 (três) anos a partir do primeiro licenciamento, os veículos novos classificados na categoria particular, com capacidade para até 7 (sete) passageiros, desde que mantenham suas características originais de fábrica e não se envolvam em acidente de trânsito com danos de média ou grande monta.

    § 7º Para os demais veículos novos, o período de que trata o § 6º será de 2 (dois) anos, desde que mantenham suas características originais de fábrica e não se envolvam em acidente de trânsito com danos de média ou grande monta.

     

  • Aqui no QC é assim: CESPE põe uma questão pra adivinhar, quem acerta dá uma de colti, quem erra reclama - com razão na maioria das vezes. Ai quando CESPE faz a mesma cagada, e os colti erram. Vish, já era. Lembrem-se, concurso tem que ser algo objetivo, não brincadeira de esconde-esconde e adivinhação.
  • Art. 8º A Inspeção técnica de veículos será realizada nos termos desta Resolução, observando-se, em qualquer hipótese, o seguinte:

    I - A Inspeção será obrigatoriamente realizada em veículos com mais de três anos da fabricação cadastrados no RENAVAM.

    II - A Inspeção terá a seguinte periodicidade:

    a) semestral para os veículos destinados ao transporte de escolares;

    b) anual para os demais veículos

  •         Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

            II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

    anulmente para demais veículos

  • MAL FORMULADA !!!!!!!!!

     

    NÂO EXPLICOU QUE SE TRATAVA DE ESCOLARES OU COLETIVOS....

  • INSPEÇÃO SEMESTRAL PARA VERIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIO E DE SEGURANÇA.

  • Questão pra deixar em BRANCO e depois entrar com recurso!!!

    Alternativas C e E se encaixam na questão.

    #Fato

  • A prova é para cargo de monitor de transporte escolar, então, por dedução deve ser considerada certa a avaliação semestral.

  • Detalhe, onde está no CTB que a inspeção dos demais veículos é anual?

    Lugar nenhum, e se não tiver "resoluções" no edital, já desconsidero qualquer possibilidade de prazo anual.


    O CTB diz: "forma e periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN" e propõe, de cara, as exceções que se enquadram aos veículos novos, de categoria particular, até 7 passageiros e que não tenham se envolvido em acidente de média ou grande monta. (2 e 3 anos)


    Olharam a prova?


    Além de ser o cargo de motorista de transporte escolar, observem:


    QUESTÕES e seus enunciados

    (...)

    37 - É responsabilidade do monitor de transporte escolar

    38 - Cabe ao monitor de transporte escolar

    39 - As responsabilidades do monitor de transporte escolar englobam

    40 - O monitor de transporte escolar é responsável por zelar

    41 - Para circular nas vias, veículos de transporte escolar devem

    42 - De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança deve ser feita por meio de inspeções


    Quando chega na 42 você já tá vendo "Transporte escolar" até quando olha pra parede

  • Quanto concurseiro dando uma de "Coach de Elite"...menos pessoal, qual é a vantagem e o uso de comentar exatamente a mesma coisa que o último "supercoach" comentou?....

  • Errei! Fiquei fulo, mas ai olhei a qual prova a questão pertencia. E dei risada de mim mesmo! Faz sentido, mas grandes chances do criador dessa questão ter a mãe na zona. Sem mais! kkkk


    Prova: CESPE - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Técnico Municipal Nível Médio/Nível VII-A- Monitor de Transporte Escolar



  • Capítulo XIII - DA CONDUÇÃO DE ESCOLARES
    Art. 136

    Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:


    I - registro como veículo de passageiros;


    II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;


    III - pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;


    IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;


    V - lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;


    VI - cintos de segurança em número igual à lotação;


    VII - outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CONTRAN.


  • GABARITO: C

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

     II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

    Art. 139-A. As motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias – moto-frete – somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto: 

    IV – inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.  

  • Não importa a prova. Vale o enunciado. Questão provável de anulação. Resposta certa de acordo com enunciado seria letra E - Anual

  • Marcou a E? Olha para o cargo que era a prova... pronto, xingou a mãe de alguém? Bora pra próxima!

  • Bruna Tamara, a questão não deixa claro para vc ter essa interpretação
  • Levando em consideração a especificidade do certame , a resposta está correta. Por outro lado, não se pode generalizar, pois a questão estaria passível de anulação.


  • Boa noite!


    Questões desse tipo devem ser resolvidas por eliminação como eu fiz!



    Bons estudos.....

  • Gabarito letra C


    Eu errei a questão e também acho uma p* sacanagem a banca não dizer que era veículo escolar, mas se você for no CTB der um Ctrl +L (localizar) e jogar a palavra inspeção, essa aparecerá apenas 8 vezes. Sendo que as únicas duas vezes que ela traz algum prazo, esses são semestrais, conforme abaixo: Sendo assim, foi extremamente maldosa a questão, mas não deixa de estar certa. Anotemos a pegadinha e sigamos. Nessa a gente não cai mais.


    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;


    Art. 139-A. As motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias – moto-frete – somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:  

    IV – inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.   

  • Fonte: https://youtu.be/LK7V0WaJZI4

    Gabarito LETRA C

     

    QUESTÃO MUITO DIFÍCIL 52%

    De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança deve ser feita por meio de inspeções

     

    A) semanais.  ERRADA

    B) trimestrais. ERRADA

    C) semestrais. CERTA

    D) diárias. ERRADA

    E) anuais. ERRADA

     

    = = == = == = = = = == = == = == = == = == = == = == = =
     

    Bizu: inspeção de 6 meses é estipulado para veículos de transporte de escolares e moto-fretes apenas

     

     

    CAPÍTULO XIII - DA CONDUÇÃO DE ESCOLARES

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

     

    CAPÍTULO XIII-A - DA CONDUÇÃO DE MOTO-FRETE

    Art. 139-A.  As motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias – moto-frete – somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    IV – inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança.


    = = == = == = == = == = == = == = == = == = == = == = =


    Em vez de reclamar da vida, levante a cabeça, sacuda a poeira e dê a volta por cima. Afinal, dias ruins são necessários para que os bons valham a pena!

     

     

     

  • Ao ver a estatística mais de 50% optaram pela letra C. Como colocaram semestralmente sem a questão mencionar que se tratava de veículo destinado a transporte ? Uma pergunta genérica dessa a maioria deveria optar pela opção anual. Estão, claramente, vendo a reposta antes de responder.

  • Nessa prova, a questão está colocada em um bloco de conhecimentos específicos, junto à uma série de itens referentes à legislação para transportes escolares. Para quem estava realizando aprova, ficava subentendido de se tratava da inspeção "SEMESTRAL" nesse tipo de veículo.

  • DEPOIS QUE ERREI A QUESTÃO FOI QUE NOTEI PARA QUAL CARGO ERA: MONITOR DE TRANSPORTE ESCOLAR

    MUITO BOM O COMENTÁRIO DA DANIELLE!

  • Discordo do gabarito. Semestral apenas para escolar e moto-frete

  • GAB. C

    SEMESTRAIS

  • Só se o veículo ficar na garagem por anos, enunciado não fala de escolar ou motofrete. O condutor deve fazer a inspeção dos itens obrigatórios todas as vezes que for utilizar o veiculo

  • quando vi a questão fui direto no cargo, por isso acertei kkkkkk

  • Como a prova era para o cargo de Monitor de Transporte Escolar a banca se achou no direito de considerar como certa a (inspeção semestral) para veículos de transporte de escolares, mas deixou o enunciado da questão muito vago! Essa questão deveria ser anulada.

  • Aquela questão para separar os homens dos moleques lkkkkkj

  • Enunciado horrível!

  • Questão mal formulada

  • ☠️ GABARITO C ☠️

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

  • O enunciado da questão em nenhum momento faz menção ao transporte de escolares... "De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança deve ser feita por meio de inspeções" dessa maneira a resposta fica comprometida, pois no caso de escolares a regra é diferente dos demais veículos. Minha opinião: enunciado mal redigido, geraria um monte recursos...

  • INSPEÇÃO SEMESTRAL:

    --- Veículos destinados à condução coletiva de escolares(Art. 136, CTB).

    ---Moto-frete(Art. 139-A, CTB)

  • Acertei, mas tive que adivinhar que eles estavam de referindo a condução coletiva de veículo escolares. Questão mal formulada, motivo para N RECURSOS.

  • questão mal formulada.... nossa senhora, mas vamos nessa.

  • Quanto ao veículo: AUTORIZAÇÃO do órgão/entidade executiva de trânsito do ESTADO (DETRAN)

    Deve ter:

    Registro como veículo de passageiros

    Inspeção semestral para equipamentos de segurança

    Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo

    Faixa amarela com nome ESCOLAR preto, caso o veículo seja amarelo deve inverter as cores

  • Cobrou artigo 136 CTB.

  • A questão não deixa claro qual o tipo de veículo que deve se submeter a tal inspeção. Todavia, por ter sido aplicada ao cargo de Monitor de transporte escolar, acreditamos que é desse veículo que trata a questão. 


    Pois bem, o capítulo XIII do CTB estabelece as regras aplicáveis aos veículos e condutores de escolares. O art 136 diz que os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

     
    I - registro como veículo de passageiros;
    II - INSPEÇÃO SEMESTRAL PARA VERIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS E DE SEGURANÇA;
    III - pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroçaria, com o dístico ESCOLAR, em preto, sendo que, em caso de veículo de carroçaria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas;
    IV - equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;
    V - lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira;
    VI - cintos de segurança em número igual à lotação;
    VII - outros requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CONTRAN.

     
    Portanto, a alternativa correta é C

     
     
     
    Gabarito da questão - Alternativa C
  • C

    A inspeção de equipamentos OBRIGATÓRIOS em conduções escolares devem ser feitas DE 6 EM 6 MESES

  • acertei, mas para ser precisa, só se tivesse bola de cristal. kkkk

  • Aonde ele diz "Transporte Escolar"? Questão com amplo sentido.

  • Gabarito: Letra C

    Segundo o CTB:

    Art. 136. Os veículos especialmente destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, exigindo-se, para tanto:

    I - registro como veículo de passageiros;

    II - inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança;

  • Semestral de 6 em 6 meses

  • vc tem q ter o sexto sentido do cespe pra acertar uma questão dessa. onde diz no enunciado qual é o tipo de veículo??

  • Tanto os veículos de Moto-Fre e de Condução de Escolares a inspeção para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança são semestrais.

    Art. 136, II e art. 139-A, IV. Ambos do CTB

  • Questão mal formulada e endossada pelo QC .
  • A questão não deixa claro qual o tipo de veículo que deve se submeter a tal inspeção. Todavia, por ter sido aplicada ao cargo de Monitor de transporte escolar, acreditamos que é desse veículo que trata a questão.

  • Se não tem especificando qual tipo de veiculo deve considerar mais de uma resposta ou deve ser anulada, esta generica a questão ninguém tem.bola de cristal.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
2413702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que os requisitos para o transporte de condução escolar são cumulativos. 

  • (D)

    Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

    I - ter idade superior a vinte e um anos;

    II - ser habilitado na categoria D;

    III - (VETADO)

    IV - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;

    V - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN.

    Art. 139. O disposto neste Capítulo não exclui a competência municipal de aplicar as exigências previstas em seus regulamentos, para o transporte de escolares.

  • Só de lembrar da idade (21) já mataria 3 alternativas. Sabendo que a categoria exigida é D, fechou. 

    Que Deus ilumine a todos.


    P R F Brasil! 

  • LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

    I - ter idade superior a vinte e um anos;

    II - ser habilitado na categoria D;

    IV - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;

    V - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN.

    Gabarito Letra D!

  • Respostas baseadas no CTB.

    a) ERRADA. ter idade superior a dezoito anos (INCOERENTE, POIS É PRECISO TER 2 ANOS DE "B" OU 1 ANO DE "C" PARA OBTER A CARTEIRA "B" e Esta é só para maiores de 18 anos. então não tem como ter a carteira "D" sem ter 21 anos." deveria está escrito superior a 21 anos), ser habilitado na categoria D, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações leves nos últimos doze meses ou em infrações médias nos últimos seis meses. (reincidente em leves ou médias nos últimos 12 meses)

     

    b) ERRADA. ter idade superior a dezoito anos,(mesma explicação da letra "a") ser habilitado na categoria E (precisa apenas de ser habilitado em "D"), ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações médias nos últimos vinte e quatro meses. (últimos 12 meses)

     

    c) ERRADA. ter idade superior a dezoito anos, (mesma explicação da letra "a") ser habilitado na categoria B, (carteira "D") ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações médias nos últimos seis meses. (12 MESES)

     

    d) CORRETA. ter idade superior a vinte e um anos, ser habilitado na categoria D, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações médias nos últimos doze meses.

     

    e) ERRADA. ter idade superior a vinte e um anos, ser habilitado na categoria A, (CARTEIRA "D") ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração nos últimos seis meses. (12 MESES)

  • Sabem se, além dos requesitos exigidos pelo CTB,  tem alguma certidão de antecedêntes criminais necessária também? 

  • Gabarito D

  • Alexandre Fabiani, tem sim. CTB

    Art. 329. Os condutores dos veículos de que tratam os arts. 135 e 136, para
    exercerem suas atividades, deverão apresentar, previamente, certidão negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores, renovável a cada cinco anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização.

  • Requisitos do Motorista de Transporte Escolar.

    Ter idade SUPERIOR a VINTE E UM anos.

    Ser habilitado na categoria D.

    Ser aprovado em curso especializado com renovação a cada CINCO anos.

    Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os DOZE últimos meses antes do curso de especialização ou renovação.

    Os condutores dos veículos de aluguel, destinados ao transporte individual ou coletivo de passageiros e transporte escolar, para exercerem suas atividades, deverão apresentar, previamente, CERTIDÃO NEGATIVA do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de HOMICÍDIO, ROUBO, ESTUPRO e CORRUPÇÃO DE MENORES, renovável a cada CINCO anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização.

  • GABARITO D.

     

    TER 21 ANOS.

    CARTEIRA DE HABILITAÇÃO D.

    CURSO ESPECIALIZADO.

    NÃO TER NOS ULTIMOS 12 MESES TER COMETIDO  INFRAÇÃO GRAVE OU GRAVÍSSIMA OU SER REINCIDENTE EM MÉDIA

    NÃO TER ANTECEDENTES CRIMINAIS EM ROUBO, HOMICÍDIO,ESTUPRO E CORRUPÇÃO DE MENORES.

     

    AVANTE!!! " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR DO SEU DESTINO."

  • a) ter idade superior a dezoito anos, ser habilitado na categoria D, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações leves nos últimos doze meses ou em infrações médias nos últimos seis meses.

     

    b) ter idade superior a dezoito anos, ser habilitado na categoria E, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações médias nos últimos vinte e quatro meses. 

     

    c) ter idade superior a dezoito anos, ser habilitado na categoria B, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações médias nos últimos seis meses

     

    d) ter idade superior a vinte e um anos, ser habilitado na categoria D, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações médias nos últimos doze meses.

     

     e) ter idade superior a vinte e um anos, ser habilitado na categoria A, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração nos últimos seis meses.

  • RESPOSTA: D

    Complementando:

    - Você precisa para e pensar sobre cada alternativa e não sair respondendo. Algumas questões, por si só, se excluem.

    Abraços

    PRF Terei Orgulho de Pertencer

  • essa tava facil; na primeira frase eliminei A,B e C na segunda frase eliminei a E

  • CONDUTOR ESCOLAR - REQUISITOS

    -Idade superior a 21 anos

    -Categoria D

    -Aprovado em curso do Contran

    -Nenhuma infração grave, gravíssima ou reincidente em médias nos últimos 12 meses

     

    DICA:

    Conduzir escolares sem autorização:  Infração Grave + Retenção

     

    DICA 2:

    Legislação municipal pode fazer exigências p/ o transporte escolar

     

     

    GABARITO: D

  • CONDUTOR DE ESCOLAR 

    REQS

    - +21

    - CATEGORIA "D"

    - NÃO PRATICOU INFRAÇÃO OU REINCIDENTE NOS ÚLTIMOS 12 MESES E APROVADO CURSO

    SAY MY NAME

  •  

     

    Gabarito :D"

    Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

    I - ter idade superior a vinte e um anos;

    II - ser habilitado na categoria D;

    IV - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;

    V - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN.

    Galera.

    600 questões  CTB ,modelo cesp,das atualizações 2018,2017.. novas 

    http://www.somostodosconcurseiros.net

     

    #TMJ

  • Gabarito letra D.


    É bom lembrar que além dessas exigências, será cobrado tbm o CHER


     Art. 329. Os condutores dos veículos de que tratam os arts. 135 e 136, para exercerem suas atividades, deverão apresentar, previamente, certidão negativa do registro de distribuição criminal relativamente aos crimes de Homicídio, Roubo, Estupro e Corrupção de menores, renovável a cada cinco anos, junto ao órgão responsável pela respectiva concessão ou autorização

  • Fonte: https://youtu.be/eeVWEvNBsQY
    Gabarito LETRA D

    QUESTÃO MUITO FÁCIL 91%

    O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

    A) Ter idade superior a dezoito anos, ser habilitado na categoria D, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações leves nos últimos doze meses ou em infrações médias nos últimos seis meses.. ERRADA 

    B) Ter idade superior a dezoito anos, ser habilitado na categoria E, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações médias nos últimos vinte e quatro meses.. ERRADA 

    C) Ter idade superior a dezoito anos, ser habilitado na categoria B, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações médias nos últimos seis meses.. ERRADA

    D) Ter idade superior a vinte e um anos, ser habilitado na categoria D, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter reincidido em infrações médias nos últimos doze meses.. CERTA

    E) Ter idade superior a vinte e um anos, ser habilitado na categoria A, ter sido aprovado em curso especializado e não ter cometido nenhuma infração nos últimos seis meses.. ERRADA

     

    = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

    Questão Super Fácil sem necessidade de comentar.

     

    CTB: Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:
    I - ter idade superior a vinte e um anos;
    II - ser habilitado na categoria D;
    III - (VETADO)
    IV - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;
    V - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN.

     
     

    Só quem já perdeu na vida sabe o que é ganhar, porque encontrou na derrota o motivo para lutar. Padre Fábio de Melo

     

     

     

     

     

  • se você lembrasse que são para MAIORES DE 21 ANOS já ficaria entre 2 alternativas.

    e se lembrasse que categoria A é para MOTOS(em regra) já marcaria a letra D.

  • Gabarito: D

     

    CTB

    Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

            I - ter idade superior a vinte e um anos;

            II - ser habilitado na categoria D;

            III - (VETADO)

            IV - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;

            V - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN.

  • Categoria D = DE PESSOAS . Só de posse dessa informação ja matava a questão. Obrigado, Girão.

  • ☠️ GABARITO D ☠️

    Art. 138. O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer os seguintes requisitos:

    I - ter idade superior a vinte e um anos;

    II - ser habilitado na categoria D;

    IV - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;

    V - ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do CONTRAN.

  • 1) CNH categoria D;

    2) Ter 21 anos ou mais;

    3) Possuir Curso de Condutor de Transporte Escolar;

    4) Certidão Negativa Criminal na forma do art. 329 do CTB, renovável a cada 5 anos e;

    5) Nada consta de multas graves, gravíssimas ou duas médias.

    O item 4 não tem na alternativa, mas não invalida a questão.

    O artigo 329 impõe mais esse requisito.

  • Novidade com a Nova Lei 14.071/2020

    Para os motoras de escolares:

    Art. 138:

    V - não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos 12 (doze) últimos meses;

  • QUESTÃO DESATUALIZADA, ESPECIFICAMENTE PARA O CONCURSO DA PRF, O QUAL FOI CONFIRMADA A PRESENÇA DESSA LEI.

    ART 138...

    .

    .

    .

    IV- NÃO TER COMETIDO MAIS DE UMA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA NOS 12 ÚLTIMOS MESES

    RESUMO DA CONDUÇÃO DE ESCOLARES:

    1) AUTORIZAÇÃO - DETRAN

    2) MUNICÍPIO TAMBÉM TEM COMPETÊNCIA PARA REGULAMENTAR

    3) VEÍCULO DE PASSAGEIROS

    4) INSPEÇÃO SEMESTRAL

    5) PINTURA NA FAIXA HORIZONTAL (40 CM) ESCOLAR

    6) TACÓGRAFO

    7) SUPERIOR A 21 ANOS

    8) CATEGORIA D

    9) CURSO ESPECIALIZADO

    10) ESTÁ CONTIDA NA RESOLUÇÃO 14/98 (EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS)

    11) NÃO TER COMETIDO MAIS DE UMA INFRAÇÇÃO GRAVÍSSIMA NOS ÚLTIMOS 12 MESES

    #ÉSOBRESERPRF

  • QUESTÃO DESATUALIZADA PESSOAL.

    Requisitos do condutor:

    1 - + 21 anos;

    2 - Cat D

    3 - Não ter cometido + de uma Gravíssima nos últimos 12 meses;

    4 - Curso especializado

    Item 3 é novidade no novo CTB.


ID
2413705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

A competência para disciplinar o transporte de escolares é

Alternativas
Comentários
  • Palavras-Chave relacionadas à Competência da União (administrativa exclusiva e legislativa privativa):

     

    --- > 54 inciso sintetizados em 10 palavras-chave e expressões correlatas:

     

    1.        Estrangeiro: internacional, fronteira, ...

     

    2.       Guerra: paz, defesa nacional, material bélico, ...

     

    3.       Federal: plano nacional, sistema nacional, intervenção federal, estado de sítio e de defesa, ...

     

    4.      Moeda: câmbio, reservas cambiais, operações financeiras, crédito, capitalização, poupança, ...

     

    5.       Postal: serviço postal, correio aéreo nacional, ...

     

    6.      “ÃO” de União: autorização, concessão, permissão, telecomunicação, radiofusão, instalação, navegação, emigração, imigração, naturalização, extradição, expulsão, desapropriação, norma geral de licitação, ...

     

    7.       Trânsito; e Transporte: aeroportuário, aquaviário, rodoviário, ferroviário, ...

     

    8.      Energia: elétrica, hidráulica, nuclear, minérios, metalúrgica, ...

     

    9.      IBGE: estatística, geografia, geologia, cartografia, ...

     

    10.    DFT: organizar e manter o Poder Judiciário, o MP, a polícia, o bombeiro, ...

     

    Atenção: Cabe advertir, ainda, que a Emenda Constitucional nº 69, de 29 de março de 2012, alterou os arts. 21, inciso XIII, 22, Inciso XVII e 48, Inciso IX, da Constituição Federal, para transferir da União para o DF as atribuições de organizar e manter a Defensoria Pública do DF. Nesse sentido, organizar e manter a Defensoria Pública do DF não é mais uma atribuição de competência da União, mas sim do próprio DF.

     

    (Fonte: Direito Constitucional para Concursos. Edem Nápoli. 3ª Edição. Editora Juspodivm)

  • Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XI - trânsito e transporte;

    Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.


ID
2413708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em uma pista com faixas de rolamento de mesmo sentido, a faixa da extremidade esquerda destina-se a

Alternativas
Comentários
  • CTB

    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

     IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

  • LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

    Gabarito letra A!

  •  a) ultrapassagem e deslocamento dos veículos de maior velocidade.

  • Acrescentando algumas informações sobre normas de circulação na faixa da ESQUERDA:

     

    Art. 30. Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:

            I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;

     

    Art. 184. Transitar com o veículo:

    II - na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo:

            Infração - grave;

     

    Art. 198. Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado:

            Infração - média;

            Penalidade - multa.

     

    GABARITO: A

  • Mas tem que informar que é pista dupla
  • Gabarito A

    A faixa da esquerda


  • Gab: Letra A


    Quem já fez uma ultrapassagem, sabe bem disso.

  • Bem que o povo daqui de Brasília podia estudar um pouquinho de legislação de trânsito, ô povo que adora andar em baixíssima velocidade na faixa da esquerda e mexendo no Celular. #revoltado

    Resposta letra A).


    art. 29, IV , CTB

  • Gabarito: A

     

    CTB

    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

            (...)

            IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

  • Algumas Multas para complementar o Conhecimento :

    Art. 184. Transitar com o veículo:

            I - na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita:

           Infração - leve;

           Penalidade - multa;

            II - na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo:

           Infração - grave;

           Penalidade - multa.

     

    Art. 197. Deixar de deslocar, com antecedência, o veículo para a faixa mais à esquerda ou mais à direita, dentro da respectiva mão de direção, quando for manobrar para um desses lados:

           Infração - média;

           Penalidade - multa.

            Art. 198. Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado:

           Infração - média;

           Penalidade - multa.

    Art. 247. Deixar de conduzir pelo bordo da pista de rolamento, em fila única, os veículos de tração ou propulsão humana e os de tração animal, sempre que não houver acostamento ou faixa a eles destinados:

           Infração - média;

           Penalidade - multa.

  • CTB

    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

     IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

  • Comentários.

    Pista com várias faixas:

               1- Faixa da ESQUERDA: Para os “apressados e doidos” rsrsrs

               2- Faixa da DIREITA: “ Veículos lentos e de maior porte

    Obs1: “NOIS” de CELTINHA vai pela DIREITA junto com os caminhões rsrsrsrs

    Obs2: Pós aprovação de Jetta vamos pela ESQUERDA! rsrsrsrs

    CTB Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

        (...)

            IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerdadestinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

    Gabarito: “A”

  • Gabarito: A.

    A faixa mais à esquerda serve para ultrapassagem e tráfego de veículos mais rápidos.

    Art. 29, IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;

  • O Código de Trânsito Brasileiro estabelece nos seus art. 26 a 67 as Normas Gerais de Circulação e Conduta, através dessas normas o CTB dispõe sobre as regras de trânsito, utilização das vias, regras de manobras com o veículo, uso de equipamentos, classificação e velocidade das vias. Portanto, o capítulo III firma aquilo que os usuários deverão fazer ou abster-se de fazer no trânsito brasileiro.
     
    Vale lembrar que a inobservância das regras de circulação e conduta consiste em infração de trânsito.
     
    Pois bem, a banca, “em uma pista com faixas de rolamento de mesmo sentido, a faixa da extremidade esquerda destina-se a…”. Caberá ao art. 29, IV do CTB resolver essa questão. 
    Vejamos:
     
    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
    (...)
    IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, E AS DA ESQUERDA, DESTINADAS À ULTRAPASSAGEM E AO DESLOCAMENTO DOS VEÍCULOS DE MAIOR VELOCIDADE;
     

    Portanto, a única alternativa que apresenta resposta correta é a letra A.
     
     
    Gabarito da questão - Letra A


ID
2413711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em rodovias providas de acostamento, sem local apropriado para retorno ou para se entrar à esquerda, o condutor deverá aguardar a oportunidade para cruzar a pista, parando o veículo

Alternativas
Comentários
  • CTB

     Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

    -#-

    Art. 204. Deixar de parar o veículo no acostamento à direita, para aguardar a oportunidade de cruzar a pista ou entrar à esquerda, onde não houver local apropriado para operação de retorno:

            Infração - grave;

            Penalidade - multa.

  • LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

    Gabarito letra D!

  • No acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

  •   Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança

  • GABARITO "D" 

    CTB - Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança. 

    DESOBEDECER ESSA REGRA gera Infração - grave e Penalidade - multa.

  • O artigo 37 do CTB fala de VIAS, mas a questão trouxe RODOVIAS. Alguém sabe informar se isso é suficiente para anular a questão?

  • Vai SEMPRE seguir a lógica...

    Se tem local apropriado -  faz pelo local APROPRIADO (pq ele foi construído pra isso, não é??)

    Se tem acostamento - espera no acostamento (é o coringa/ reserva, serve pra várias coisas)

    Se não tem - vai esperar O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO LOCAL PARA O QUAL CONVERGIRÁ.

  • Moisés Roberto

     

    RODOVIA = via rural pavimentada.

    VIA = superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.

     

     

  • RESUMO ACOSTAMENTO x CTB:

     

     

    * Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

     

    *Art. 204. Deixar de parar o veículo no acostamento à direita, para aguardar a oportunidade de cruzar a pista ou entrar à esquerda, onde não houver local apropriado para operação de retorno:

            Infração - grave;

     

    *Anexo I: ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.

     

    * Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    V - o trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos, só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento;

     

    * Art. 52. Os veículos de tração animal serão conduzidos pela direita da pista, junto à guia da calçada (meio-fio) ou acostamento, sempre que não houver faixa especial a eles destinada

     

    * Art. 181. Estacionar o veículo: VII - nos acostamentos, salvo motivo de força maior:

            Infração - leve;

    Medida administrativa - remoção do veículo;

     

    *Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

            Infração - gravíssima;

            Penalidade - multa (três vezes).

     

    *Art. 202. Ultrapassar outro veículo:

            I - pelo acostamento;

    Infração - gravíssima;Penalidade - multa (cinco vezes). 

     

     

    GABARITO: D

     

  • TOMARA QUE NA PRF SEJA ESSA MÃE NAS QUESTÕES

  •  Art. 204. Deixar de parar o veículo no acostamento à direita, para aguardar a oportunidade de cruzar a pista ou entrar à esquerda, onde não houver local apropriado para operação de retorno:

            Infração - grave;

    Apenas para agregar, abraços! Bons estudos!

  • Dúvido muito alguém trafegar na BR e parar no meio da pista indicando ceta para entrar a direita ou esquerda!

  • Gabarito: D

     

    CTB

    Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

  • quem tem parente na roça sabe

  •  Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

    -#-

    Art. 204. Deixar de parar o veículo no acostamento à direita, para aguardar a oportunidade de cruzar a pista ou entrar à esquerda, onde não houver local apropriado para operação de retorno:

           Infração - grave;

           Penalidade - multa.

  • Comentários

    TEM LOCAL APROPRIADO para fazer RETORNO OU CONVERSÃO? SIM OU NÃO?

    SIM! Então faça no local apropriado! (é bem mais seguro)

    Não! Então aguardar no acostamento à direita para cruzar a pista com segurança.

     

    Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

    Gabarito: “D”

    obs: A lógica e o comentário do Mateus . Siqueira muito bem explicado. Parabéns!

  • Gabarito: D.

    Se é uma via com acostamento e não há local apropriado para virar à esquerda ou fazer retorno, o condutor aguarda no acostamento, à direita, até poder atravessar a pista em segurança.

    Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.

  • O Código de Trânsito Brasileiro estabelece nos seus art. 26 a 67 as Normas Gerais de Circulação e Conduta, através dessas normas o CTB dispõe sobre as regras de trânsito, utilização das vias, regras de manobras com o veículo, uso de equipamentos, classificação e velocidade das vias. Portanto, o capítulo III firma aquilo que os usuários deverão fazer ou abster-se de fazer no trânsito brasileiro. Vale lembrar que a inobservância das regras de circulação e conduta consiste em infração de trânsito.
     
    Insta ressaltar que, embora as regras de circulação e condutas sejam, por vezes, cheias de detalhes, o candidato deve conhecer bem cada uma delas, uma vez que são sempre cobradas.
     
    Pois bem, a banca exigiu conhecimentos acerca do art. 37 do CTB. Vejamos:
    Art. 37. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.
     
    Portanto, nas rodovias providas de acostamento, retorno e “virar à esquerda”  deverão ser feitos em locais apropriados. Se não houver tais locais, o condutor deverá aguardar no acostamento. Ok?
     
    Há uma infração para quem não observa a regra acima.  Vejamos:
     
    Art. 204. Deixar de parar o veículo no acostamento à direita, para aguardar a oportunidade de cruzar a pista ou entrar à esquerda, onde não houver local apropriado para operação de retorno:
    Infração - grave;
    Penalidade - multa.

     
     
    Portanto, a única alternativa que atende a regra do art. 37 é a letra D
     
    Gabarito da questão - ALTERNATIVA D

  • Mais de 300 pessoas marcaram a letra C. Imagina esse povo no trânsito...

  • acredito que maioria, marcou certo devido ao simples detalhe, o famoso bizu.

    seria provida de acostamento. quer dizer que tem acostamento, e tem que ser usado, se não tiver retorno mais a frente.

  • esta questão é comparável com:

    quem descobriu o Brasil?

    Pedro Alvares CA:

    a) Bral

    b) Brel

    c) Bril

    d) Brol

    e) Brul

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
2413714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com a legislação de trânsito, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, as ambulâncias e os veículos da polícia têm trânsito livre quando estiverem

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    "VII. os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de
    trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando
    em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação
    vermelha intermitente
    , observadas as seguintes disposições..."

  • LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

    a) quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;

    b) os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local;

    c) o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência;

    d) a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas deste Código;

    Gabarito letra A!

  • Prioridade de PASSAGEM -> veículo precedidos de batedores

     

    Prioridade de transito e outros -> veículos de socorro de incêncio e salvamento, policia......

     

    Livre parada e estacionamento -> Prestadores de Serviço.

     

    Resumidamente.

    Letra de lei tem no Google :D

  • Cabe recurso essa questão, por não citar a cor vermelha da iluminação.

  • Art. 189. Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

            Infração - gravíssima;

            Penalidade - multa.

    Se fosse questão de certa e errada caberia recuros (incompleta).

  • letra A

    essa foi uma pegadinha n importa a ordem 

    em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente.

  • Iluminação vermelha intermitente

  • Gab a 

    Quando estiverem no serviço de urgência 

  • RESUMO:

     

    * Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente

     

    * Art. 189. Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

            Infração - gravíssima;

            Penalidade - multa.

          

    * Art. 190. Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

            Infração - grave;

            Penalidade - multa.

     

    OBS: Não confundir com veículos prestadores de serviços, pois estes não gozam de livre circulação

    VIII - os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada e estacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo CONTRAN;

     

     

    GABARITO: D

  • Gabarito: Letra A.

     

    Acrescentando:

    Tema bastante cobrado nas provas do Cespe, diz respeito à indevida utilização desses dispositivos. Segue o seguinte macete que tenho:

    1. Acionamento de alarme e dispositivo sonoro sem estar em situação de emergência

    - Desvio de finalidade e punição administrativa.

     

    2. Deixa de acionar o dispositivo de LUZ (dolosa ou culposamente) em situação de emergência:

    - Infração Média – art. 222

     

    3. Deixar de acionar o dispositivo SONORO (dolosa ou culposamente) em situação de emergência:

    - Fato atípico por ausência de previsão legal.

     

    Mnemônico

    ILUMINAÇÃOLAVRA a MÉDIA (infração).

    Alarme SONOROSEM infração.

     

  • Meu sonho uma questão dessa na PRF kkkkk


    GABARITO: A



    LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:


    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:



    _________________________________________________________________________________________________

    Galera fiz um INSTAGRAM, e disponibilizo mapas mentais (feitos a mão), de acordo com o que é mais cobrado nas provas de concursos, de diversos assuntos para ajudar na revisão das matérias:

    Segue la: @mapasmentaiscriativos

    Link:

    https://www.instagram.com/mapasmentaiscriativos/?hl=pt-br



  • Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    "VII. os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de


    trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando


    em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação


    vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições..."

  • Capítulo III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA

    Art. 29

    O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:


    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

    a) quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;

    b) os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local;

    c) o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência;

    d) a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas deste Código;

  • Se liga na assertiva A

    a banca pode querer induzir a erro substituindo urgência por emergência, o que tornaria a assertiva incorreta

  • GAB: A


    ART29, VII (CTB) - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

  • Gabarito: A

     

    CTB

    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    (...)

    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:

            a) quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;

            b) os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local;

            c) o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência;

            d) a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas deste Código;

  • Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas: VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:
  •  Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente

     

    * Art. 189. Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

           Infração - gravíssima;

           Penalidade - multa.

          

    * Art. 190. Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:

           Infração - grave;

           Penalidade - multa.

     

    OBS: Não confundir com veículos prestadores de serviços, pois estes não gozam de livre circulação

    VIII - os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada e estacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo CONTRAN;

     

  • VII – Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares e alarme sonoros e iluminação vermelha intermitente (...)

    Art. 189 Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente:

    Infração de natureza gravíssima (07 pontos) + multa.

    Art. 190 Seguir veículo em serviço de urgência, estando este com prioridade de passagem devidamente identificada por dispositivo regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes.

    Infração de natureza grave (05 pontos) + multa.

  • Gabarito: Letra A

    ATENÇÃO: Alteração do CTB nesse ponto exigido pela questão (Lei 14.071/2020):

    “Art. 29. ...................................................................................................

    ......................................................................................................................

    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública, observadas as seguintes disposições:

    a) quando os dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;

    b) os pedestres, ao ouvirem o alarme sonoro ou avistarem a luz intermitente, deverão aguardar no passeio e somente atravessar a via quando o veículo já tiver passado pelo local;

    ......................................................................................................................

    e) as prerrogativas de livre circulação e de parada serão aplicadas somente quando os veículos estiverem identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente;

    f) a prerrogativa de livre estacionamento será aplicada somente quando os veículos estiverem identificados por dispositivos regulamentares de iluminação intermitente;

  • GAB: Letra A

    Complementando...

    Importante lembrar que a Lei 14.071/2020 que alterou o CTB trouxe algumas mudanças neste artigo. 

    Art. 29, CTB:

    [...]

    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública, observadas as seguintes disposições: (2020)

    a) quando os dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário; (2020)

    b) os pedestres, ao ouvirem o alarme sonoro ou avistarem a luz intermitente, deverão aguardar no passeio e somente atravessar a via quando o veículo já tiver passado pelo local; (2020)

    [...]

    e) as prerrogativas de livre circulação e de parada serão aplicadas somente quando os veículos estiverem identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente; (2020)

    f) a prerrogativa de livre estacionamento será aplicada somente quando os veículos estiverem identificados por dispositivos regulamentares de iluminação intermitente; (2020)

    § 3º Compete ao Contran regulamentar os dispositivos de alarme sonoro e iluminação intermitente previstos no inciso VII do caput deste artigo. (2020)

    § 4º Em situações especiais, ato da autoridade máxima federal de segurança pública poderá dispor sobre a aplicação das exceções tratadas no inciso VII do caput deste artigo aos veículos oficiais descaracterizados. (2020)

  • Alterações mais importantes da nova lei de trânsito (LEI Nº 14.071, DE 13 DE OUTUBRO DE 2020)

    Exigências da livre circulação, parada e estacionamento:

    1. Livre circulação e de parada --> Alarme sonoro e iluminação intermitente;

    2. Livre estacionamento --> Iluminação intermitente.

  • Garantido:

    • Prioridade de trânsito
    • Livre circulação
    • Estacionamento
    • Parada

    Para quem?

    • Socorro de incêndio e salvamento
    • Polícia
    • Ambulância
    • Fiscalização e operação de trânsito

    Quando ?

    • Serviço de urgência
    • Preservação da ordem pública
    • Policiamento ostensivo

    De que modo?

    Alarme sonoro e iluminação intermitente --> para livre parada e circulação

    Iluminação intermitente --> para livre estacionamento

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Está de acordo com a lei 14071/2020

    Lembrando que não é mais obrigatória a luz "vermelha"

    Resolução do Contran dispões que para esses veículos a luz poderá ser do tipo azul

    Se você policial não ligar a iluminação intermitente --> incorre em infração média ( obs. não há previsão do alarme sonoro)

  • eu quero que a CESPE me mostre onde é que tem o termo " trânsito livre"

  • O Código de Trânsito Brasileiro estabelece nos seus art. 26 a 67 as Normas Gerais de Circulação e Conduta, através dessas normas o CTB dispõe sobre as regras de trânsito, utilização das vias, regras de manobras com o veículo, uso de equipamentos, classificação e velocidade das vias. Portanto, o capítulo III firma aquilo que os usuários deverão fazer ou abster-se de fazer no trânsito brasileiro.
     
    Vale lembrar que a inobservância das regras de circulação e conduta consiste em infração de trânsito.
     
    Pois bem, de acordo com o art. 29,  VII, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública, observadas as seguintes disposições:
    a) quando os dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;
     
    Logo, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, as ambulâncias e os veículos da polícia têm trânsito livre quando estiverem  em serviço de urgência  e com os dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação intermitente acionados.
     
    Vale lembrar que deixar de dar passagem constitui infração de trânsito descrita no art. 189 do CTB. Veja:
     
    Art. 189. Deixar de dar passagem aos veículos precedidos de batedores, de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de operação e fiscalização de trânsito e às ambulâncias, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentados de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes:
    Infração - gravíssima;
    Penalidade - multa.

     
     
     
    Portanto, a única alternativa que apresenta resposta correta é a letra A.
     
     
    Gabarito da questão - Letra A


ID
2413717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A higiene em transporte escolar pode ser entendida como

Alternativas

ID
2413720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Constitui uma boa prática de limpeza e higiene do ambiente do transporte escolar

Alternativas
Comentários
  • CESPE, É VC? O.O

  • Deixa eu ver se entendi. Nesse caso a lavagem mensal do veículo não constitui uma boa prática de limpeza e higiene do ambiente do transporte escolar?


ID
2413723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    CTB Art 68 §2º - Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.


ID
2413726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Antes de iniciar qualquer manobra que implique deslocamento lateral, o condutor deverá

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

    Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

  • Duvido que caia uma questão dessa na prova da PRF.

    kkkkkkkkkkkkkkkk

  •  Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.(VIDE ART.35)

     

    LOGO...

     

    ALTERNATIVA CORRETA "A"
     

  • GABARITO - A

     

    LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

     

    Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

    Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

  • Meu sonho uma questão dessa na PRF kkkk


    GABARITO: A


    Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

    Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.



    _________________________________________________________________________________________________

    Galera fiz um INSTAGRAM, e disponibilizo mapas mentais (feitos a mão), de acordo com o que é mais cobrado nas provas de concursos, de diversos assuntos para ajudar na revisão das matérias:

    Segue la: @mapasmentaiscriativos

    Link:

    https://www.instagram.com/mapasmentaiscriativos/?hl=pt-br


  • Não pense assim Gabi Pinatti, pois todos irão acertar, torça para que caia questões que diferenciam as meninas das mulheres, assim terá chance! Abraços

  • Valdir, questão até mais fácil do que essa vai cair, pode ter certeza. Porém, sabemos que não serão as 40 questões como essa, mas sim uma quantidade bem pequena. Isso acontece porque a prova é composta por questões fáceis, intermediárias e difíceis. (Obs: minha opinião).

  • Se PRF vier assim todos gabaritarão a prova de legislação...

    Sonha ... !

  • Gabarito: A

     

     

    CTB

    Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

            Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

     

     

    Art. 196. Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização da manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou de faixa de circulação:

            Infração - grave;

            Penalidade - multa.

  • Não quero uma questão dessa na minha prova...Todos vão acertar, kkkkkkk

  • Galera ta pensando que a prova da PRF é pra engenheiro de tráfego do CONTRAN, meu Deus.

  • ☠️ GABARITO A ☠️

    Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

    Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

  • Esse negocio do contudor gesticular com o braco quando pretender fazer uma manobra confesso que acho estranhissimo................na pratica nem se aplica

  • Questão passível de recurso, pois o termo “sinalização” não consta no artigo 35. Ao ser utilizado no enunciado passa a ideia de enumeração, ou seja: 1) sinalização, 2) luz indicadora e 3) gesto convencional. Erradíssimo!


ID
2413729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Nas vias em que seja proibido estacionar, a parada de veículos poderá ser feita

Alternativas
Comentários
  • (B)

    Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.



    ANEXO I

    PARADA - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.

  • Ìtem B

    Melhor comentário

      Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

            Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

  • Parada = tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. 

    Qualquer tempo superior a esse = estacionamento. 

    Então, avisa o pessoal que "ficar esperando dentro do carro" é estacionamento, mesmo com o "pisca alerta" ligado. (pior ainda)

     

     

     

    Fonte: Código de Trânsito Brasileiro (CTB) artigo 47 + anexo I (já citado pelo colega FERRAZ) + normas de circulação e conduta 

     

    Grande abraço 

     

    PRF Brasil

  • A única cabível de confusão é a Letra "a", mas:

    Carga e Descarga têm o mesmo sentido de Estacionamento

    Prof Leandro Marcedo.

     

  • a) ERRADA.

    Art. 47 

    Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

     

    b) CORRETA

    pelo tempo estritamente necessário (tempo indispensável)

     

    c) ERRADO

     

    d) ERRADO

     

    e) ERRADO

    V - o trânsito de veículos sobre passeios, calçadas e nos acostamentos, só poderá ocorrer para que se adentre ou se saia dos imóveis ou áreas especiais de estacionamento;

  • Sugiro ao pessoal que aponte nos comentários a lei referente ao artigo que usam como fundamento.
  • Art. 47 - 

    Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

    Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

  • Carga e descarga = estacionamento.

     

    Gabarito: B

  • GABARITO - B

     

    LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

     

     Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

    Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

  •   Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

  • Gab. B

     

    Passou do tempo indispensável para embarque e desembarque, será considerado estacionamento.

     

    Espero ter ajudado!

  • Gabarito: B

     

     

    CTB

    Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

            Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

     

     

    (...)

    Art. 181. Estacionar o veículo:

    (...)

    XVIII - em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização (placa - Proibido Estacionar):

            Infração - média;

            Penalidade - multa;

            Medida administrativa - remoção do veículo;

     

            XIX - em locais e horários de estacionamento e parada proibidos pela sinalização (placa - Proibido Parar e Estacionar):

            Infração - grave;

            Penalidade - multa;

            Medida administrativa - remoção do veículo.

  • Parada para carga e descarga é considerada estacionamento.

    Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

    Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

  • GAB B

    CUIDADO PARADA /////////// DE ESTACIONAMENTO

  • Comentários

    CUIDADO para NÃO CONFUNDIR!

    Uma coisa é PARADA outra coisa é ESTACIONAMENTO, ou seja, não são sinônimos

    PARADA: tempo ESTRITAMENTE necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros(Bem restrito, é só o tempo do passageiro entrar ou sair do veículo e TCHAU!)

    ESTACIONAMENTO: Se ficar mais tempo que um simples embarque ou desembarque de passageiro é ESTACIONAMENTO.

    Exemplo: Um passageiro desceu do seu carro e foi apenas comprar um pão é estacionamento, foi só colocar crédito no celular é estacionamento...etc

    Qual erro da alternativa “A”

    A carga de descarga é de carga (para passageiro é embarque e desembarque), isso já demonstra que carga e descarga é estacionamento e não parada de veículo

    Gabarito: “B”

  • Gabarito: B.

    "Parada" é pelo tempo necessário ao embarque ou desembarque. Qualquer coisa além disso é "estacionamento".

    PARADA - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.

    ESTACIONAMENTO - imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

  • ESTACIONAMENTO: operação de carga e descarga de animais ou carga

    PARADA: é o embarque e desembarque de PAssageiros

    Diante disso quando VOCÊ for falar para o taxista, vai dizer PARADAAAA

  • Gab: B

    Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

  • GAB: Letra B

    Art. 47. Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.

    Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

    Anexo I - CTB (Conceitos)

    PARADA - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.

     ESTACIONAMENTO - imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

  • Art. 47 

    Parágrafo único. A operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.

  • Se proibido o estacionamento, a parada deverá ser por tempo suficiente para embarque/desembarque de passageiros, sem que perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres;

  • O Código de Trânsito Brasileiro estabelece nos seus art. 26 a 67 as Normas Gerais de Circulação e Conduta, através dessas normas o CTB dispõe sobre as regras de trânsito, utilização das vias, regras de manobras com o veículo, uso de equipamentos, classificação e velocidade das vias. Portanto, o capítulo III firma aquilo que os usuários deverão fazer ou abster-se de fazer no trânsito brasileiro.
     
    Vale lembrar que a inobservância das regras de circulação e conduta consiste em infração de trânsito.
     
    Pois bem, de acordo com o art. 47 do Código de Trânsito Brasileiro, quando proibido o estacionamento na via, a parada DEVERÁ RESTRINGIR-SE AO TEMPO INDISPENSÁVEL PARA EMBARQUE OU DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.
     
    Portanto, a única alternativa correta é a letra B.
     
    Vale lembrar que a operação de carga ou descarga será regulamentada pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e é considerada estacionamento.
     
     
     
    Gabarito da questão - Letra B


ID
2413732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Para garantir o bom comportamento dos estudantes e prevenir acidentes dentro do veículo escolar, é correto

Alternativas

ID
2413735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a opção que apresenta uma conduta adotada pelo monitor de transporte escolar visando a segurança dos estudantes.

Alternativas

ID
2413738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Se um monitor de transporte escolar se deparar com um grupo de estudantes em pé, conversando alto e fumando no fundo do ônibus escolar, ele deverá

Alternativas

ID
2413741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Se o monitor de transporte escolar se deparar com um estudante com o estado mental alterado, segurando uma arma dentro do ônibus escolar, ele deverá

Alternativas
Comentários
  • tá lá negociador do bope :)


  • eu ia é sair correndo KKKKKKKKKK os outros que se vira kkkk


ID
2413744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Caso uma criança que esteja sendo transportada em um ônibus escolar fique inconsciente após um acidente, o monitor de transporte escolar deverá, primeiramente,

Alternativas

ID
2413747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Se for necessário verificar a pulsação de uma criança durante um atendimento de emergência, recomenda-se realizar a aferição

Alternativas

ID
2413750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a conduta correta a ser adotada em caso de remoção de criança inconsciente vítima de acidente com veículo escolar no qual ela estava sendo transportada.

Alternativas

ID
2413753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Se, durante o transporte escolar, uma criança apresentar convulsão, é correto

Alternativas
Comentários
  • Os profissionais da saúde no youtube explicam que não deve colocar pano entre os dentes para evitar asfixia e outros possiveis problemas, aí a CESPE é do contra.

  • Acho que essa questão está errada,não? Em todos os lugares que já li, não recomendam colocar nada na boca da vítima.

  • pula essa questão e vão bora... rsss

  • não se pode colocar instrumentos rígidos na boca, mas um pano pode!


ID
2413756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas situações em que uma criança estiver engasgada com alimento, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Pelo pouco que estudei, depende muito da idade dessa criança para determinar qual seria a manobra

  • GABARITO LETRA E

    Trata-se da manobra de Heimlich que é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por um corpo estranho.

    Todavia, a forma de fazer a desobstrução muda conforme a idade da criança.


ID
2413759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com relação à higiene e à saúde infantil, o monitor de transporte escolar deve

Alternativas

ID
2413762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Durante a condução de estudantes, o ônibus escolar começou a produzir uma fumaça preta que penetrou no interior do veículo e começou a afetar a visão e a respiração dos passageiros. Devido ao fato de estar atravessando uma ponte muito movimentada, o motorista não pôde parar o ônibus imediatamente.

Nessa situação, o monitor escolar deveria ter

Alternativas
Comentários
  • respo c marcada como certa , mas onde ele vai arrumar o material para fazer esse procedimento

  • cada uma lorota kkkkk


ID
2413765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Se, após um foco de incêndio em um ônibus escolar, estudantes se queixarem de ardência nos olhos, o monitor de transporte escolar deverá

Alternativas

ID
2413768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Para atender aos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes, o monitor de transporte escolar deve estar disponível

Alternativas

ID
2413771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca do atendimento ao público no transporte escolar, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Um atendimento de qualidade transmite segurança para o pai ou responsável em relação ao serviço de transporte escolar.

ID
2413774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca das expectativas dos pais em relação ao serviço de transporte escolar, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2413777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No atendimento aos pais e responsáveis, o monitor deve evitar

Alternativas

ID
2413780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma boa prática de atendimento no transporte escolar é

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: B


ID
2413783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Ao ouvir a reclamação de um pai em relação a algum aspecto do atendimento, o monitor deve

Alternativas
Comentários
  •  

    6.Respeitar a dor do cliente e dar atenção a ele nos seus momentos de dor, vai mostrar que você da valor ao que o cliente está sentindo e respeita a sua dor, independentemente de ser uma besteira simples de ser solucionada, ou de um grave problema.

     > Artigos > Como lidar com as reclamações dos clientes

    GUSTAVO PAULILLO

  •  

    6.Respeitar a dor do cliente e dar atenção a ele nos seus momentos de dor, vai mostrar que você da valor ao que o cliente está sentindo e respeita a sua dor, independentemente de ser uma besteira simples de ser solucionada, ou de um grave problema.

     > Artigos > Como lidar com as reclamações dos clientes

    GUSTAVO PAULILLO