SóProvas



Questões de Ética e Postura do Servidor


ID
64207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Quem, nos dias de hoje, não teve de enfrentar uma fila no
banco, em um supermercado, em uma repartição pública? Quantas
vezes não "roeu as unhas" na expectativa de que a fila andasse
rápido, pois outro compromisso urgente estava a sua espera? E
quantos, ao chegar o momento tão esperado do atendimento,
depararam-se com a informação do funcionário: "O senhor entrou na
fila errada..."? Mas, se tais situações são fonte de irritação e de
problemas para o usuário, a cada dia mais exigente, elas o são
também para os sujeitos encarregados do atendimento ao público.
Idem. Ibidem (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subseqüentes.

Em virtude da variabilidade de opções, é necessário que o servidor que atende ao público seja preponderantemente um executor de rotinas, o que envolve identificar situações e seguir instruções.

Alternativas
Comentários
  • "Em virtude da variabilidade de opções, é necessário que o servidor que atende ao público seja preponderantemente um executor de rotinas, o que envolve identificar situações e seguir instruções. "Um executor de rotinas é necessariamente um burocrata, portanto executa as mesmas tarefas repetitivas. Isso não combina com "variabilidade de opções", logo ERRADA
  • DIscordo com o gabarito. Acredito que no atendimento ao publico existe uma rotina basica determinada pelo orgão e para cada situação novas rotinas.

    Talvez o erro esteja nesse "preponderantemente".

  •  Justamente pela variabilidade de opções, o que se busca é um servidor  apto a ter iniciativa, tomar atitudes e propor soluções, e não apenas repetir as rotinas diárias. 

  • O atendimento ao público é um exemplo de competência gerencial e não burocrática. Assim, a rotina (atividade meio) não mais condiz com o novo servidor focado na atividade fim, ou seja, no resultado. Nesse caso a satisfação do cliente e o ato fim de servir ao cidadão.
  • Gaba: errado! 

    A dica nessa questão, que também surte muitas dúvidas, está na parte do enunciado que diz: ...em virtude da variabilidade de opções ...

    Portanto, a prestação de serviço necessita que seus servidores se moldem ao tipo de situação vigente, para o efetivo atendimento. Aqui, a dúvida recai, sobre o formalismo que é exigido do servidor na manutenção correta de se prestar um bom serviço. Porém, vale lembrar novamente, que a ausência dessa condição burocrática identifica a falta de um perfil adequado para o profissional de atendimento nos dias de hoje, onde nem tudo está ou pode estar descrito em manuais ou instruções normativas. Assim, o servidor deve adaptar o atendimento público ao fato de que ele deve seguir a orientações pré estabelecidas, envolvendo identificação de situações, sabendo que deve possuir uma postura de atendimento preocupada com a satisfação do cliente.
  • Gabarito Oficial: Errada
    Fundamentação: 'Está errada porque em situação de variabilidade de opções o servidor fica impedido de ser preponderantemente um executor de rotinas. As instruções, por melhor que sejam não conseguem cobrir uma situação de variabilidade de opções. Observe que aqui estamos falando de como “deveria ser”'' - Prof. Amilton Kuster
  • É interessante o CESPE considerar nessa questão o gabarito como ERRADO e na questão anterior, da mesma prova, considerar CORRETA a seguinte afirmação:
    "O atendimento ao público pode ser visto como uma atividade rotineira complexa de tratamento de informações, marcada por procedimentos administrativos habituais, que podem, em muitas situações, ser estruturados em raciocínio do tipo Se... (tal situação ou evento se apresenta), então... (executa-se tal procedimento)."

  • "Atualmente, as organizações precisam se preparar para os desafios e inovações. E, para serem bem sucedidas precisam de pessoas espertas, ágeis, de atitudes empreendedoras que estão dispostas a assumir riscos, que fazem as coisas acontecerem e que prestam serviços de maneira excepcional". 

       O treinamento é uma chave de sucesso para um órgão ou empresa por ser através dele que os servidores passam a se identificar melhor com o local de trabalho, conhecendo as necessidades dos usuários e podem desenvolver um perfil de qualidade na prestação dos serviços, de forma a prestar os serviços com excelência. A cada treinamento, em um processo contínuo, o servidor passa a obter mais conhecimento que resultará em mudanças constantes e plena preparação para o atendimento completo e satisfatório".

      Fonte: http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3104.pdf 

           A partir desses conceitos percebe-se que o servidor passa a ser sujeito ativo, que assume riscos para conseguir agir de maneira  eficaz e que satisfaça a necessidades do cidadão, por isso, o mesmo não se enquadra como um mero  executor de rotinas.

  • Gabarito Errado.


    Funcionário robotizado ! Atualmente as instituições requerem pessoas visionarias,dinâmicas, com jogo de cintura. Que saibam contornar diversas situações. Nada de seguir passo a passo. Se ocorrer imprevistos ?

  • Chiavenato  ressalta que o processo de prestação do serviço é desdobrado em:

    definição de responsabilidade; avaliação da qualidade pela organização; avaliação da qualidade pelo usuário; conformidade das etapas do serviço; ações corretivas e sistema de medição, uma vez que fornece orientação para o estabelecimento e a
    implementação de um sistema de qualidade dentro de uma organização.


    Assim, desde 1991, o Programa de Qualidade no serviço público vem procurando transformar as organizações públicas brasileiras dando orientação diretiva da prestação de serviços públicos com qualidade, retirando assim o foco dos processos burocráticos.


    Quanto ao comentário do Cespe King, uma atuação estatal só será juridicamente eficiente quando seu resultado quantitativo e qualitativo for satisfatório, levando-se em conta o universo possível de atendimento das necessidades existentes e os meios disponíveis.

    Em grande parte das repartições não existe um mercado a ser buscado. Deve haver a consciência de uma agência governamental, prestando o serviço de modo a alcançar a legislação vigente e de maneira a prevalecer a economicidade. O objetivo deveria destacar-se pela qualidade do serviço. Serviço bem feito, cidadão satisfeito.

  • O funcionário não tem autonomia para tomar qualquer outro tipo de atitude que não seja aquela rotina de tarefas que a empresa lhe delegou..

  • O servidor é um executor de rotinas, com certeza. Porém, em virtude das várias situações que possam surgir, não pode o atendimento ao público ser preponderantemente uma execução de rotina. Devendo, assim, o servidor identificar situações e propor soluções, e não meramente seguir instruções. Aliás, é impossível prever nas instruções todas as situações que possam ocorrer, pois são infinitas.

  • Discordo parcialmente do gabarito. Essas técnicas foram criadas para sua aplicação em empresas de grande porte de produção de materiais. O serviço público não oferece campo apropriado para estas práticas que são de bom alvitre, como disse, em empresas de grande porte e cujos serviços dispõe de uma grande versatilidade de aspectos culturais e pessoal. Uma prova disso é ver o comportamento dos funcionários do INSS perante o público, completamente ao inverso daquilo que aprendemos para prestar concurso. Enquanto se pretende aplicar os conhecimentos teóricos administrativos nos relacionamentos interpessoais com um público que culturalmente não muda há vários séculos, é muito dificil. Tem que combinar com o usuário tambem.

  • Eu entendo que preponderantemente o servidor deve sim seguir rotinas, identificando situações (por mais diversas) e seguindo instruções, umas vez que todas as práticas diárias do servidor estão vinculadas à lei, e não se pode fugir de tal ordenamento.

  • discordo

    mal elaborada!

    tem q ter rotinas sim!!!

  • Galera quando o enunciado diz "executar rotinas" esta se referindo ao mais puro conceito de burocracia o que não engloba "identificar situações" e sim apenas fazer o seu trabalho de forma mecanizada, pra identificar situações o funcionário teria que ter liberdade de fazer escolhas e inovar.

  • A pergunta mais balanceada nas estatisticas, essa pode ser considerada uma pergunta de opinião, vai de interpretação.

  • Concordo com o Gab. Embora o funcionário público tenha que seguir ordens, muitas vezes, ele tem de lidar com certos imprevistos. A palavra chave é a "variabilidade" que, cada serviço, dependendo da pessoa, pode variar.

  • A dica mesmo da questão é no fato de que o atendimento segue a linha da burocracia, ou seja, fazer tudo conforme dita as regras. Isso torna o servidor público uma "máquina" de comandos pré-definidos e sem um tipo de inovação; nesse caso, segue-se a rotina do trabalho. Contudo, não é necessário que ele seja somente isso, visto que isso causa um descontentamento por parte do pessoal a ser atendido. Gabarito: ERRADO

  • A questão está equivocada, pois o servidor não deve apenas seguir regulamentos e rotinas. As opções para a resolução de problemas e conflitos devem proporcionar ao atendente uma flexibilidade para buscar a melhor solução ao problema do usuário. Assim, o gabarito é questão errada. 

    Teoria e exercícios comentados Prof. Rodrigo Rennó 


ID
64213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Quem, nos dias de hoje, não teve de enfrentar uma fila no
banco, em um supermercado, em uma repartição pública? Quantas
vezes não "roeu as unhas" na expectativa de que a fila andasse
rápido, pois outro compromisso urgente estava a sua espera? E
quantos, ao chegar o momento tão esperado do atendimento,
depararam-se com a informação do funcionário: "O senhor entrou na
fila errada..."? Mas, se tais situações são fonte de irritação e de
problemas para o usuário, a cada dia mais exigente, elas o são
também para os sujeitos encarregados do atendimento ao público.
Idem. Ibidem (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subseqüentes.

O atendimento ao público pode ser visto como uma atividade rotineira complexa de tratamento de informações, marcada por procedimentos administrativos habituais, que podem, em muitas situações, ser estruturados em raciocínio do tipo Se... (tal situação ou evento se apresenta), então... (executa-se tal procedimento).

Alternativas
Comentários
  • Correto

    A administração aloca e treina o funcionário para realizar determinado tipo de tarefa, tornando-se esta a atividade típica deste servidor. Na demanda diária, em muitas situações, a decisão tomada ou o serviço prestado seguirá um modelo, posto e treinado pela administração com o servidor, este irá facilitar o atendimento, proporcionando mais agilidade e diminuição na possibilidade de erros no processo.

    Forte abraço.

  • Não há diferença entre procedimento e atendimento?
    O PROCEDIMENTO não deveria ser padronizado, ao contrário do atendimento que, sim, deveria ser personalizado e adequadoso às diferentes situações?
  • O procedimento de Atendimento é padronizado. Segue um roteiro, uma técnica, um passo a passo, um script. Entre os atendentes
    deve haver: unidade, uniformidade, unificação.

    Veja que a questão fala de "procedimentos administrativos habituais".
  • Apesar dos servidores serem considerados atualmente sujeitos ativos e não meros executores de rotinas (como já foi cobrado pelo cespe) acredito que o cespe considerou correta tendo como base o princípio da legalidade,  ou seja, toda a liberdade de ação que o servidor tiver deve ser norteada pelo que está previsto em lei, ou seja, o servidor  deve agir secundum legem.

  • hahaha

    comparação de atendimento com raciocínio lógico 

    que encheção de linguíça

    hahaha

  • Isso mesmo, Lane26.


    Uma atuação estatal só será juridicamente eficiente quando seu resultado quantitativo e qualitativo for satisfatório, levando-se em conta o universo possível de atendimento das necessidades existentes e os meios disponíveis.

  • ha ta..e a proatividade onde fica? 

    PROATIVIDADE = SE ANTECIPAR AO PROBLEMA.

  • Raciocínio lógico ? Me assustei ! Acertei ..mmas não sei pq
  • Contingencia - C 

  • Ao meu ver alternativa errada, ou a atividade é habitual ou é complexa.

  • correto

    Para que um bom atendimento possa ocorrer, muitas
    vezes faz-se necessário o estabelecimento de procedimentos de
    tomada de decisões rotineiras (ou programadas), de modo que não
    se perca muito tempo analisando casos simples.

  • E o que dizer dessa questão?

    Q21400 Cespe 2008 - INSS - Em virtude da variabilidade de opções, é necessário que o servidor que atende ao público seja preponderantemente um executor de rotinas, o que envolve identificar situações e seguir instruções. Gabarito ERRADO.


ID
64216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Quem, nos dias de hoje, não teve de enfrentar uma fila no
banco, em um supermercado, em uma repartição pública? Quantas
vezes não "roeu as unhas" na expectativa de que a fila andasse
rápido, pois outro compromisso urgente estava a sua espera? E
quantos, ao chegar o momento tão esperado do atendimento,
depararam-se com a informação do funcionário: "O senhor entrou na
fila errada..."? Mas, se tais situações são fonte de irritação e de
problemas para o usuário, a cada dia mais exigente, elas o são
também para os sujeitos encarregados do atendimento ao público.
Idem. Ibidem (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subseqüentes.

No atendimento ao público, o tratamento de informações é embasado predominantemente no diagnóstico das exigências da situação, com base em critérios prescritos pela instituição, que orientam a tomada de decisões.

Alternativas
Comentários
  • A qualidade do atendimento ao cidadão deve ter como referenciais padrões de atendimento, pesquisa de satisfação, atendimento integrado e a simplificação ou desburocratização dos processos. Considerando estes referenciais verifica-se que o atendimento ao público segue um padrão estabelecido a partir de informações focadas nas situações relacionadas ao procedimento, isto é, no âmbito do diagnóstico do que é exigido para determinada situação. Inclusive, pode-se verificar isso nos hospitais que elaboram protocolos para atendimento exatamente para evitar desintonias e de certa forma proteger o interesse público, tanto do usuário quanto da própria administração. Certamente, o processo de estabelecimento dos protocolos, por exemplo, se dá a partir de critérios que deverão ser indicados ou prescritos pela própria administração. Melhor que os mesmos permitam ao administrador e ao prestador do serviço a melhor opção de atendimento e ao administrador a melhor oportunidade de tomada de decisão.
  •    Muitas interpretações podem ser retiradas da palavra qualidade, pelo seu amplo significado, sendo desde a busca da satisfação do cliente à busca da excelência para todas as atividades de um processo. Dentre os indicadores da qualidade pode-se citar, a exemplo, a eficiência e a eficácia quanto ao interlocutor, a ética no tratamento de informações e do público, a veracidade das informações transmitidas bem como também a rapidez no atendimento. 

    http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3104.pdf

      O servidor quando for prestar atendimento ao cidadão deve seguir os parâmetros de eficiência, eficácia e presteza, a fim de atender as necessidades dos usuários.

  • Sim,  atendimento público deve ser uniforme, padronizado.

  • O que deve existir é um procedimento “padrão” para a
    solução de um caso específico, para que o atendente não tenha de “inventar
    a roda” a cada atendimento, ou seja, um protocolo a ser seguido.
    Assim sendo, o estabelecimento de diversos “casos” já mapeados
    pode facilitar uma rápida resposta ao cidadão, pois o servidor não precisará
    perder tempo com situações e decisões comuns.

    Estratégia concursos

    Prof. Rodrigo Rennó.

     

  • Questão Correta

    Complementando o comentário do PH Vieira:

    deve existir um P.O.P. - PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO, no qual já estão catalogados os diversos casos possíveis, para facilitar o atendimento e uma rápida resposta ao cidadão. Assim, o servidor não perderá tempo com situações corriqueiras.


ID
85891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Durante uma ligação telefônica a serviço, o funcionário de um banco, visando estabelecer contato cordial e gerar empatia com o cliente do outro lado da linha, deve empregar termos como querido ou amigo.

Alternativas
Comentários
  • Em um contato telefônico dentro de uma empresa, faz-se necessário o uso de profissionalismo e linguagem formal (culta) e não coloquial. Vale lembrar que o funcionário da empresa está se comunicando com um cliente da empresa e não com um amigo ou pessoa próxima.
  • Não forçar intimidade com o cliente, seja cortez: Sr/Srª. Nunca use amigo, querido, amor, etc
  • Senhor! Sim senhor! Não senhor!
  • "Querido", "amigo" e "meu caro", são expressões que, além de informais, geralmente incomodam o ouvinte, pois denotam uma certa ironia e deboche.

  • ERRADO. 

    Tratamento totalmente inadequado em relacionamento profissional.

  • Devem ser tratados termos com mais formalidade, o mais usado nas ligações de telemarketing seria a referência como "senhor(a)"

  • GABARITO: ERRADO Empatia é diferente de Pessoalidade.
  • kkkkk af queria uma questão dessa na minha prova


ID
354085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que diz respeito à qualidade do atendimento ao público e às
competências do atendente, julgue os itens subsequentes.

O tratamento personalizado do usuário do serviço público é salutar porque o torna figura principal do atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Qestão ERRADA.

    O tratamento personalizado do usuário do serviço público é salutar porque o torna figura principal do atendimento.

    Tratamento personalizado é uma atitude que fere o princípio da impessoalidade. Desse modo, dizer que é a principal figura do atendimento torna a questão errada.

     

     


  • Discordo do comentário da colega acima.

    Justamente o que se busca no atendimento ao usuário é uma conduta flexível, pois o atendimento deve ser personalizado, atendendo as pecualidades de cada um. O tratamento é que deve sempre ser igualitário, ou seja o melhor possível, com empatia, descrição, objetividade,clareza, entres outros, independente de quem seja o usúario.
  • Não sei se entendi errado, mas a figura principal do atendimento é a DEMANDA DO USUÁRIO, e não o próprio usuário.

    Isto tornaria a questão ERRADA.


  • Como foi dito, questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária Disciplina: Atendimento ao Público | Assuntos: Qualidade no Atendimento; 

    A padronização e a uniformidade nos procedimentos de atendimento ao público contribuem para a eficiência e a qualidade da prestação de serviços.

    GABARITO: CERTA.

  • Questão ERRADA.

    Ao atender alguém de forma personalizada, você corre grandes riscos de diferenciar uma pessoa da outra, ou seja, de não tratar as pessoas de forma isonômica, o que irá de encontro aos princípios que regem a administração pública  

  • Atendimento = personalizado

    Tratamento = igual impessoal

  • Dispender um tratamento PERSONALIZADO ao usuário do serviço público é ir de encontro ao princípio da ISONOMIA, primado fundamental da administração pública em seu trato com os usuários. Personalizar é diferenciar. Aqui não cabe a ideia de "tratar os desiguais na medida de suas desigualdades", pois a busca pelo atendimento tem cunho de horizontalidade e não de verticalidade social.

    ***O pagamento de IR, p.ex, tem cunho vertical, pois procura absorver o tributo daquele que mais tem.

    Gabarito: Errado

    Bons estudos.

  • salutar

    adjetivo de dois gêneros

    1.

    benéfico para a conservação ou recuperação da saúde.

    2.

    que aumenta ou restabelece as forças; fortificante.

  • Se o atendimento não for personalizado, pra que você está estudando pra ser servidor (aquele que serve)? Pra atender a todos da mesma forma, que tal quiosques de autoatendimento?!


    Mas o tratamento deve ser isonômico.

  • O tratamento personalizado do usuário do serviço público é salutar porque o torna figura principal do atendimento. Resposta: Errado.

    Deve ser impessoal.

  • O TRATAMENTO PERSONALIZADO FERE O PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE.


ID
447484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O aprimoramento da qualidade do atendimento ao usuário é uma
constante preocupação das organizações, pois um serviço
inadequado tem conseqüências indesejáveis. Acerca da qualidade
no atendimento ao público, julgue o item a seguir.

A conduta do atendente de passar adiante o problema apresentado pelo usuário, de maneira a livrar-se da responsabilidade, revela desinteresse pelas necessidades daquele que procura o serviço da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Complementando...

    Conduta: é uma manifestação de comportamento do individuo

    ✔️No atendimento, o funcionário/ servidor deve conhecer e respeitar as normas internas

    ✔️Deve manter postura profissional, saber que naquele momento ele é o representante da empresa junto ao seu público de interesse

    ✔️Para que isso ocorra é necessário que o atendente conheça a cultura da empresa/ instituição, seus colegas de trabalho e assim agir

    ✔️conforme os interesses institucionais

    ✔️A conduta de qualquer funcionário servidor deve ser a mesma dentro e fora de seu ambiente de trabalho


ID
458179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

As diversas situações que se apresentam no atendimento ao
público requerem do servidor, cada vez mais, múltiplas
competências. Acerca desse assunto, julgue os itens
subseqüentes.

Em virtude da variabilidade de opções, um servidor efetivo que atende ao público deve atuar preponderantemente como executor de rotinas, o que implica identificar situações e seguir instruções.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: E.  Comentário: "A dica nessa questão está na parte do enunciado que diz: ...em virtude da variabilidade de opções .... . Portanto, a prestação de serviço necessita que seus servidores se moldem ao tipo de situação vigente, para o efetivo atendimento. Aqui, a dúvida recai sobre o formalismo que é exigido do servidor na manutenção correta de se prestar um bom serviço. Porém, vale lembrar novamente que a ausência dessa condição identifica a falta de um perfil adequado para o profissional de atendimento, onde nem tudo está ou pode estar descrito em manuais ou instruções normativas. Assim, o servidor deve adaptar o atendimento público ao fato de que ele deve seguir a orientações pré estabelecidas, envolvendo identificação de situações, sabendo que deve seguir a uma postura de atendimento."

    Fonte: Blog do Smartin 
  • Uma questão bem interpretativa. Cabem várias explicações.

  • A questão está equivocada, pois o servidor não deve apenas seguir regulamentos e rotinas. As opções para a resolução de problemas e conflitos devem proporcionar ao atendente uma flexibilidade para buscar a melhor solução ao problema do usuário.

    Assim, o gabarito é questão errada. 

     

    Estratégia Concursos


ID
458182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

As diversas situações que se apresentam no atendimento ao
público requerem do servidor, cada vez mais, múltiplas
competências. Acerca desse assunto, julgue os itens
subseqüentes.

No atendimento ao público, a omissão voluntária de informação ao cidadão que dela necessite constitui falta ética e comportamento negativo no relacionamento entre atendente e cidadão.

Alternativas
Comentários
  • A questão está CORRETA. 
  • certo

    segundo o decreto 1171

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

  • GABARITO: CERTO 

     

    DECRETO Nº 1171/1994 (APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL)

     

    CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL

     

    DAS REGRAS DEONTOLÓGICAS

     

    VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.


ID
462928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

As pessoas que atendem os usuários dos serviços públicos devem
estar em constante busca por melhoria dos seus desempenhos,
visando aperfeiçoar a qualidade do atendimento. Julgue os itens
a seguir, acerca da qualidade do atendimento ao público.

Demonstra competência profissional o atendente que conhece os termos técnicos da sua área de atuação, mesmo que não consiga explicá-los aos usuários.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Em termos de atendimento ao público vale a máxima:

    Saber é saber explicar

    Atender de forma competente implica em fazer, mas também explicar o que está sendo feito, de tal sorte que o usuário saia informado e seguro.
  • Errado. Pouco resolve conhecer os termos técnicos da respectiva área de atuação, se não consiga explicá-los aos usuários.


  • KKKKKKKK Cada uma hein.

  • Demonstra competência profissional o atendente que conhece os termos técnicos da sua área de atuação, mesmo que não consiga explicá-los aos usuários. Resposta: Errado.

    Ser competente é demonstrar conhecimento, habilidade e ação. Na parte do conhecimento (conceitual) é importante o profissional saber explicar.

  • Imagina um professor que tem doutorado, mas não sabe como transmitir o conhecimento. Você contrataria?


ID
462934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

As pessoas que atendem os usuários dos serviços públicos devem
estar em constante busca por melhoria dos seus desempenhos,
visando aperfeiçoar a qualidade do atendimento. Julgue os itens
a seguir, acerca da qualidade do atendimento ao público.

Em situações tensas de atendimento, o atendente não deve levar para o lado pessoal expressões verbais de insatisfação dirigidas a eles pelos usuários.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Claro que não! Controle emocional é indispensável a um bom atendente.
  • Meu colega de RPG de mesa possui uma pizzaria e seu cliente, um médico, não aceitou a pizza pois estava fria. Meu colega, quando recebeu o whattsapp do cliente, disse que iria mandar outra sem problema algum, mas o médico disse que não precisava pois o entregador tinha jogando a caixa de pizza na cara dele kkk. Lembrei desta questão na hora.


ID
462937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um usuário de um serviço público vive uma experiência
negativa com o atendimento recebido, pois o problema
apresentado não está sendo solucionado no prazo previsto
causando diversos transtornos ao solicitante.

Acerca dessa situação, julgue os itens a seguir.

Na situação descrita, os transtornos poderiam ser minimizados caso o atendente desse informações regulares sobre o andamento da solução do problema.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Importante destacar que a questão usa o termo minimizar. Ou seja, informações regulares sobre o andamento de uma solução dão ao usuário apenas a ciência do que está acontecendo. Não resolvem o problema, mas reduzem (minimizam) as consequências do não cumprimento de um prazo estabelecido.
  • Na situação descrita, os transtornos poderiam ser minimizados (no atendimento ao público a lógica é resolver o problema do cidadão - não minimizar) caso o atendente desse informações regulares (são informações medianas - nesse outro caso, não resolveria a situação do cidadão, bem como deixaria evidente o descaso com o serviço prestado ao cidadão) sobre o andamento da solução do problema. 



ID
462943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um usuário de um serviço público vive uma experiência
negativa com o atendimento recebido, pois o problema
apresentado não está sendo solucionado no prazo previsto
causando diversos transtornos ao solicitante.

Acerca dessa situação, julgue os itens a seguir.

Uma maneira de tornar o usuário menos insatisfeito com a situação apresentada seria solicitar a ele que participe das iniciativas para resolver o problema.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Perguntinha típica do CESPE... pode ir pra um lado ou pro outro.
    Muitas vezes o usuário não tem como interferir no processo e solicitar sua participação seria algo ainda mais frustrante para ele. Mas há casos em que, sim, é possível a participação do usuário na resolução do problema. O CESPE resolveu por esse último lado aí. Ok, tá certo também, mas... questão muito capciosa essa!
  • Responsta: Correto.
  • Acho um absurdo até pq. o solicitante não conhece procedimentos, e tb. a questão em alguns assuntos devem ser feitos somente pelos órgãos. Se tratando de CESPE, fazer o que?

  • correto

    no texto constitucional ou em leis, já há a previsão de ouvidoria exatamente com o intuito do cidadão participar

    § 7º A União, inclusive no Distrito Federal e nos Territórios, criará ouvidorias de justiça, competentes para receber reclamações e denúncias de qualquer interessado contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, ou contra seus serviços auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional de Justiça

    Leis da União e dos Estados criarão ouvidorias do Ministério Público, competentes para receber reclamações e denúncias de qualquer interessado contra membros ou órgãos do Ministério Público, inclusive contra seus serviços auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional do Ministério Público.

    ambos textos da constituição


ID
462949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um usuário de um serviço público vive uma experiência
negativa com o atendimento recebido, pois o problema
apresentado não está sendo solucionado no prazo previsto
causando diversos transtornos ao solicitante.

Acerca dessa situação, julgue os itens a seguir.

O atendente não deve expor a imagem da instituição admitindo erros nos procedimentos, assim o que é oportuno fazer é responsabilizar terceiros no descumprimento do prazo acordado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    De forma alguma. O usuário tem direito de saber exatamente o que aconteceu, inclusive se houve erro. Personificar o erro é que não é relevante para o usuário, pois trata-se de uma questão interna. Ou seja, tanto faz para o usuário se foi A ou B quem errou, porque para ele, de qualquer forma, o erro terá sido da instituição, o que, a rigor, é verdade.
  • Lembra da transparência?:


ID
469117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O papel dos responsáveis pelo atendimento ao público é
importante no relacionamento da instituição com seus usuários.
O correto entendimento do significado de atendimento ao público
com qualidade contribui para a sua eficácia. Julgue os itens a
seguir, acerca da qualidade no atendimento ao público.

A segurança e o controle emocional apresentados na conduta do atendente são aspectos relevantes para a otimização da atividade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    CESPE já cobrou o tema em outra questão. Vejamos.

    Ano: 2010     Banca: CESPE     Órgão: DPU     Prova: Agente Administrativo
    No que se refere aos requisitos necessários ao profissional do atendimento ao público, assinale a opção correta.
    e) Caso não tenha desenvolvido habilidades de controle emocional, o atendente torna-se facilmente uma espécie de para-raios afetivo, captando as descargas emocionais dos clientes e entrando em sintonia com elas, quando as relações sociais do atendimento são envolvidas em situações de tensão e conflito com o público.
     


ID
469129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O papel dos responsáveis pelo atendimento ao público é
importante no relacionamento da instituição com seus usuários.
O correto entendimento do significado de atendimento ao público
com qualidade contribui para a sua eficácia. Julgue os itens a
seguir, acerca da qualidade no atendimento ao público.

As solicitações dos usuários devem ser respeitadas, desde que não sejam insólitas.

Alternativas
Comentários
  • Isso não é verdade, insólitas significa uma coisa incomum raro, assim independente da solicitação feita pelo usuário do serviço elas devem ser atendidas, seja ela ela pouco perguntado, seja uma requisição muito comum.

  • A questão deveria ser anulada, pois a palavra "insólita" apresenta dois significados, vejam:

    insólito - adjetivo

    1.que não é habitual; infrequente, raro, incomum, anormal.

    2. que se opõe aos usos e costumes; que é contrário às regras, à tradição.

    Logo, se pensarmos em "raro", a questão fica correta, pois inabitualidade não deve gerar desrespeito à solicitação do usuário. No entanto,se pensarmos em "que é contrário às regras", a questão fica incorreta, pois o servidor não pode alterar as regras para beneficiar um único usuário.


ID
469132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

João tem como atribuição atender ao público,
fornecendo informações sobre o que lhe é solicitado. Em algumas
ocasiões, João irrita-se e entra em conflito com os usuários.
Nessas situações, o atendente justifica-se aos colegas,
argumentando que procede dessa forma devido a determinadas
atitudes da clientela atendida.

Em relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens
subseqüentes.

O comportamento irritadiço de João está de acordo com as normas previstas para o comportamento do servidor público, por se tratar de usuários que criam situações tensas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Ano: 2008 Banca: CESPE,Órgão: ME Prova: Agente Administrativo

    A segurança e o controle emocional apresentados na conduta do atendente são aspectos relevantes para a otimização da atividade. (c)


ID
493576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O servidor que atende, aquele que faz a mediação entre o serviço
público e o usuário, precisa estar preparado para o acolhimento
desse cidadão. Acerca de atendimento ao usuário e relações
humanas, julgue os itens subseqüentes.

A natureza de certas atividades tende a fazer com que o atendente ouça passivamente e atenha-se a procedimentos padronizados, sem estabelecer uma compreensão adequada da necessidade do usuário.

Alternativas
Comentários
  • ESSA MATÉRIA É MUITO IDIOTA.  CERTO OU ERRADO, DEPENDE DO QO QUE O CESPE "ACHA"
    NÃO MEDE CONHECIMENTO ALGUM.
  • De que mente torpe o Cespe tirou que essa afirmação é verdadeira?
  • Cara, eu não discordo de vc não, essa matéria é foda, ainda mais pelo cespe.
    Agora, nesta questão em especial, eu pensei nos atendentes de callcenters, como o da net: vc liga puto pra lá que sua internet caiu e vc precisa dela e blá, blá, blá... não importa o que você fale, vc pode ser mestre em TI, a atendente vai pedir para vc desligar o moldem da tomada por 15 secundos e ligar novamente. Logo, é um procedimento padronizado feito por ela sem compreensão adequada do que eu estou falando.

    "O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ"
  • Também concordo galera da onde que isso ta certo isso ofende princípios
    Alguem pode explicar ??
    "sem estabelecer uma compreensão adequada da necessidade do usuário."
  • bom.. apesar de que ESSE NÃO SEJA O COMPORTAMENTO ADEQUADO, ELE É REALIDADE EM ALGUMAS ATIVIDADES QUE EXIGEM AGILIDADE E PROCEDIMENTOS PADRÃO... A questão nao diz que esse é o comportamento correto, mas simplesmente afirma que algumas atividades exigem tanta agilidade no atendimento que acabam sendo realizadas dessa forma (atendo-se o atendente a procedimentos padronizados).

  • Questao Certa .!!!!!!
    Meu Deus  nos guia.... essa foi de lascar.
  • EXEMPLO PRATICO - ATENDENTES DE TELEMARKETING
    A natureza de certas atividades tende a fazer com que o atendente ouça passivamente e atenha-se a procedimentos padronizados, sem estabelecer uma compreensão adequada da necessidade do usuário.CORRETO
  • "A natureza de certas atividades tende a fazer com que o atendente ouça passivamente e atenha-se a procedimentos padronizados, sem estabelecer uma compreensão adequada da necessidade do usuário." Eu coloquei errado, mas agora percebi que no início da frase  diz: " A natureza de certas atividades..." Por isso está correto. O call center é um exemplo disso. Se fosse todas as atividades, obviamente estaria errada a questão.
  • Concordo que isso é uma realidade nos callcenters de hoje em dia, mas é ridiculo o CESPE dizer que o péssimo atendimento prestado é correto...

    Um bom atendimento deveria priorizar a compreensão da real necessidade do usuário para buscar a solução direta e objetiva e não havendo esta compreensão seriam feitos os procedimentos padrão..
  • Questão extremamente subjetiva. Procedimentos padrões devem ser aplicados após a compreensão da necessidade do usuário, caso contrário não faria sentido estabelecer estes procedimentos sem ter uma aplicação prática. O atendente nem sempre vai ter a melhor resposta para o usuário, por isso se faz necessária a compreensão de suas necessidades, para conseguinte, numa questão de "tentativa e erro", tentar supri-las.
  • O supremo do supremo.

    STC - Supremo Tribunal do Cespe.

    Vai entender !!!!!

  • HAHAHAHAHAHA essa questão é demais! O auge sem-noção do cespe!

  • Vou fingir que nem vi.

  • A gente é que não consegue estabelecer uma compreensão adequada para essas questões confusas :(

  • A natureza de certas atividades tende a fazer com que o atendente ouça passivamente e atenha-se a procedimentos padronizados, sem estabelecer uma compreensão adequada da necessidade do usuário. Resposta: Certo.

    O famoso call center! Nãaaaao senhorrrrr... Simmmm senhorrrrr....


ID
701800
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O gerente do Banco W é acusado por uma cliente de descumprir a norma quanto à prioridade no atendimento.

Nesse caso, nos termos da lei, como sanção, é possível a aplicação de pena sob forma de

Alternativas
Comentários
  • a) advertência
  • assunto não é mais cobrado no concurso do BB

  • O comentário do Walter Prestes sanou minha dúvida. Fiquei na dúvida entre A e D, pois pensei "O ideal seria a reeducação, mas aposto que por uma questão de custos só seria advertência". Mas quando ele explicou que reeducação não é pena (o que a questão deixa claro), morre a dúvida.

  • multa de 100% haha

  •  

    A Lei nº 10.048 de 08/11/2000, dispõe acerca "Da prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providencias.

    Art. 1o  As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.

    [...]

    Art. 6o A infração ao disposto nesta Lei sujeitará os responsáveis:

    [...]

    III – no caso das instituições financeiras, às penalidades previstas no art. 44, incisos I, II e III, da Lei no 4.595, de 31 de dezembro de 1964 [...]

    Lei no 4.595, de 31/12/1964:

     Art. 44. As infrações aos dispositivos desta lei sujeitam as instituições financeiras, seus diretores, membros de conselhos administrativos, fiscais e semelhantes, e gerentes, às seguintes penalidades, sem prejuízo de outras estabelecidas na legislação vigente:

            I - Advertência.

            II - Multa pecuniária variável.

            III - Suspensão do exercício de cargos.

            IV - Inabilitação temporária ou permanente para o exercício de cargos de direção na administração ou gerência em instituições financeiras.

            V - Cassação da autorização de funcionamento das instituições financeiras públicas, exceto as federais, ou privadas.

            VI - Detenção, nos termos do § 7º, deste artigo.

            VII - Reclusão, nos termos dos artigos 34 e 38, desta lei.

            § 1ºA pena de advertência será aplicada pela inobservância das disposições constantes da legislação em vigor, ressalvadas as sanções nela previstas, sendo cabível também nos casos de fornecimento de informações inexatas, de escrituração mantida em atraso ou processada em desacordo com as normas expedidas de conformidade com o art. 4º, inciso XII, desta lei.

     

  • Faça poucas coisas nota 10 em vez de muitas nota 6. (Hernan Kazah)

    A vaga é nossa!

  • A pena é branda. Já viu rico se fuder no Brasil? Gab. A


ID
706186
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Nas situações de atendimento, devido a atitudes grosseiras e poucos sensíveis, é comum ocorrer mal-estar entre atendentes e clientes. Para evitar tais situações, o atendente deve

Alternativas
Comentários
  • tá de brincadeira né

  • Não vejo a menor necessidade dessa disciplina em concursos. Questões babacas que não medem conhecimentos. 

  • kkkkk, a correta e a letra E

     

     

  • GABARITO: B


ID
706189
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O cliente insatisfeito e nervoso exige um atendimento com atitudes opostas às suas: ponderadas e calmas. Uma forma adequada para lidar com o cliente em tal situação é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • F) Sair na mão com o cliente.

  • Melhor resposta a da Arianne, kkkkk


ID
833011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Com relação à qualidade no atendimento ao público, julgue os itens
de 107 a 110.

O servidor público que, no exercício de suas atividades, tratar mal algum contribuinte poderá ser responsabilizado individualmente por dano moral.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Código de Ética dos Servidores Públicos Civis do Poder Executivo Federal, promulgado pelo Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994

    Das Regras Deontólogicas

    IX - (...) Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral.(...)

  • Um absurdo essa questão!

    É claro o §6º, art. 37 da CF-88 que diz:

    "As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa."

    O agente, então, não responde, mas sim a pessoa jurídica em nome da qual ele atua. Esta é inclusive uma vertente do princípio da impessoalidade.

    Ah, mas a banca é o CESPE... sim. Temos que aprender a interpretar pensamento.

    Vergonha...
  • Ele responderá sim por dano moral, de forma regressiva pois a responsabilidade do agente é subjetiva, neste caso, pois houve dolo e a responsabilidade da administração é objetiva.

    Além de falta ética (passível de censura) pode responder, de forma regressiva, por dano moral (responsabilidade civil), e processo administrativo disciplinar, além de responder penalmente se for o caso, a exemplo de crimes de racismo, injúria e difamação que geram dano moral.

  •  Há duas hipóteses de dano causado pelo servidor público, a que gerou dano ao Estado e a de dano contra terceiros.

    ...o servidor responde por seus atos praticados sendo por dolo, culpa, e também pelos atos omissivos, em três esferas distintas. sendo de responsabilidade penal crimes contra administração publica praticado pelo funcionário público (ainda que este trabalhe transitoriamente ou sem remuneração), previstos no código penal, responsabilidade administrativa dano causado à administração pública ou a terceiros originado de ato ou omissão do servidor, que será apurado pela administração pública, e também poderá o servidor  responder civilmente impondo ao servidor que pague o que deve ao Estado ou a terceiro ao ter causado dano a responsabilidade será analisada através de processo administrativo, onde será resguardado o direito do contraditório e de ampla defesa do servidor público.  


    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10324

  • O termo "poderá" valida a questão, haja vista que mesmo o agente atuando em nome da administração, nada impede a sua responsabilização na esfera civil ou penal.

    Gab: C

  • THIAGO SANTOS, mas o servidor público, no exercício de suas funções, não poderá ser responsabilizado civilmente pelos seus atos, pelo menos não em regra, pois ele está representando o Estado, o poder público, isso puxa pra matéria de responsabilidade civil. Agora, responsabilidade penal é outra coisa, deve ser comprovado do dolo. Ai já entra a teoria do risco integral e tal, estou certo? A questão tentou confundir =/

  • Pegadinha do Cespe. 

    Apesar da responsabilidade objetiva ser do órgão e o agente não poder ser responsabilizado direitamente. Ele poderá ser responsabilizado subjetivamente , num PAD por exemplo. Ele não vai ficar sem punição. 


  • Questão CORRETA

    1° Momento: Ação por danos morais contra o Estado (Responsabilidade Objetiva)

    2° Momento: Ação de regresso contra o servidor (Responsabilidade Subjetiva)Portanto, o servidor em questão poderá SIM ser responsabilizado POSTERIORMENTE (INDIVIDUALMENTE segundo a banca). 

    Se fosse usada a palavra DIRETAMENTE a questão estaria errada.Coragem guerreiros, a vitória é certa!
  • Quase caí nessa também. Questão correta. 

    Força e perseverança. 

  • CERTO

    tratar mal = dano moral

  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    Das Regras Deontológicas

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral...

  • Correto! A responsabilidade não cairá sobre os outros servidores, mas inicialmente ao Estado para depois regressar contra o servidor individualmente.

     

  • Questão bem sacana. De dupla interpretação. 

  • Sobre esta tema cabe ressaltar a lei 8112

    Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    § 2o  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

    Em principio o Estado responde a ação e depois ele responsabiliza o servidor pelo dano causado. 

  • Rápido e indolor:

    A Adm. Pública responde OBJETIVAMENTE pelos danos causados pelos seus agentes -----> se compravado dolo ou culpa  no ato do servidor-----> servidor público responderá de forma REGRESSIVA perante à administração.

     

    Assim não tem mais como errar uma questão dessas.

     

    CERTO

     

    Bons estudos!

  • não seria ação de regresso???


ID
966715
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Ao chegar a uma empresa, determinada pessoa apresenta-se como parente do Gerente de Pessoal e solicita autorização para ir ao encontro dele. Conhecedor das normas estabelecidas no Plano Geral de Segurança (PGS), o agente de segurança adotará alguns procedimentos.

Entre os procedimentos a serem adotados pelo segurança NÃO consta o de que ele deve

Alternativas
Comentários
  • que documento e esse?

     

  • Um docto com foto, como o RG (pq, por exemplo...qdo se vai a visita em um hospital, ou a uma empresa, na recepçao, fazem todos os procedimentos da questAO, POREM NAO RETEM O DOCTO DA PESSOA, SOMENTE OLHA, ANOTA , E

     O DEVOLVE.

  • nossa que fácil. quem já foi em prédio comercial grande sabe que a gente apresenta um documento, eles anotam e devolvem...e alguns prédios ainda tiram foto com uma cam rsrs


ID
1029055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um gerente de atendimento recebeu ligações de diversos clientes extremamente insatisfeitos, reclamando dos serviços prestados pela empresa. Com o intuito de satisfazer os anseios dos clientes, o gerente iniciou imediatamente uma investigação.

Considerando o tema tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Deixar o cliente esperando e levar a reclamação a quem de direito, para que a questão seja resolvida, é uma ação considerada muito adequada na situação de atendimento ao cliente.

Alternativas
Comentários
  • Ele recebeu ligações e imediatamente foi resolver, deixando eles esperando no telefone... Aí não dá!

    Errado

  • Questão mal elavorada, pra variar...

    Mas o que da pra entender é que a postura correta do funcionáro seria anotar as reclamanções realizadas, através do telefone, e dizer ao cliente que irá verificar o ocorrido  e depois entrará em contato pra dar o retorno sobre a situação.  Na situação hipotética a questão sugere que o funcionário teria deixado o cliente aguardando na linha enquanto discutia o caso com o responsável....

  • Item errado.

    Uma das ações vedadas dentro do conceito da qualidade no atendimento é deixar o cliente esperando. Em um ambiente de concorrência acirrada, deixar o cliente esperando é no mínimo falta de cortesia, bons costumes e etiqueta profissional, gerando casos de falta de fidelização de clientela.

  • Deixar o cliente esperando e levar a reclamação a quem de direito, para que a questão seja resolvida, é uma ação considerada muito adequada na situação de atendimento ao cliente. Resposta: Errado.

  • Ele se relaciona com o princípio da proporcionalidade!

  • questaozinha estranha


ID
1067899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

Nas situações em que houver fila de espera para atendimento presencial, os atendentes deverão atender ao público o mais rapidamente possível, sinalizando a preocupação com a satisfação de clientes e usuários.

Alternativas
Comentários
  • Pelo menos é assim que eu queria ser atendido por um atendente público... Alguém poderia explicar o erro da questão? Vale salientar que a questão não deixa claro que o atendente deixa de realizar os procedimentos corretos ao atender de forma rápida.

  • tb não entendi, procastinar o atendimento é ate punição ao servidor...

    E como o colega disse a questao nao faz referencia sobre mal atendimento devido a rapidez, ainda mais que explica q dessa forma ele sinaliza que tem preocupação com a satisfação de clientes e usuários.

  • tb não entendi, procastinar o atendimento é ate punição ao servidor...

    E como o colega disse a questao nao faz referencia sobre mal atendimento devido a rapidez, ainda mais que explica q dessa forma ele sinaliza que tem preocupação com a satisfação de clientes e usuários.

  • A lei 1171 fala em eficiência, o que não significa que a cada atendimento tenha que "sinalizando a preocupação com a satisfação de clientes e usuários." Pois o fato de sinalizar não demonstra eficiência no atendimento.


    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • senhores, conforme gabarito definitivo desta prova tal questão esta CORRETA!!!!.. ATENÇÃO QC!!!! VAMOS CORRIGIR O GABARITO... questão 88 gabarito definitivo certo..  

  • Nas situações em que houver fila de espera para atendimento presencial, o usuário preferencial deverá ser atendido primeiro. Ou o velinho, o deficiente, a mulher grávida deverão permanecer na fila na posição em que se encontram? O gabarito deve ser errado!

  • PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO CARGO 12

    : TÉCNICO JUDICIÁRIO–ÁREA: ADMINISTRATIVA-ESPECIALIDADE: SEGURANÇA JUDICIÁRIA

    ITEM           GABARITO PRELIMINAR              GABARITO DEFINITIVO               SITUAÇÃO

    88                                E                                                 C                                     Deferido c/ alteração

    O conteúdo do item está inteiramente correto, razão suficiente para a alteração de gabarito para Certo.

    Alteração do gabarito com a justificação da banca.


    Não consegui digerir a questão, ao meu ver o atendimento não deve ser feito "o mais rapidamente possível". Fica claro que será prejudicada a qualidade no atendimento, a resolução para essa problemática não deve ser o simplista "jeitinho", mas sim um programa de reorganização dos procedimentos e redimensionamento das estruturas. Falar de forma científica que se deve "atropelar" o serviço é meio difícil de engolir.


    Caso alguém tenha algum autor que corrobore com a posição da banca, por favor, compartilhe.



  • certo

    segundo o decreto 1171:

    exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • Essa questão pude perceber alguns questionamentos em relação a rapidez do atendimento, mas olhando mais cuidadosamente a questão fala o mais rapidamente possível. Esse é o segredo.

  • Pessoal... olha só essa questão

    Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANATEL - Prova: Técnico Administrativo

    Com relação à qualidade no atendimento ao cidadão pelo servidor público, julgue os itens a seguir. 

    Evitar filas e insatisfação pela espera caracterizam preocupações que levam o servidor a atender com a máxima brevidade possível. Dessa forma, recomenda-se que o servidor fale com rapidez ao prestar informações verbais aos cidadãos.


    Gabarito: Errado

    Portanto, aprendam!! Quando vcs forem servidores deverão atender o mais rapidamente possível, mas sem falar com rapidez..rss
  • Acredito que atender rápido prejudica sim a qualidade do atendimento, mas quando a questão coloca o "possível" abre brecha para que o atendimento seja feito com qualidade na velocidade necessária.

  • Questão: Nas situações em que houver fila de espera para atendimento presencial, os atendentes deverão atender ao público o mais rapidamente possível, sinalizando a preocupação com a satisfação de clientes e usuários.

    O ponto chave para entender a questão está no final : atender o mais rápido o possível, mas sem deixar de satisfazer as necessidades dos usuários e clientes.

    Estando de acordo com o Decreto 1171/94:

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    (...)

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • Falar, comunicar-se com rapidez não é o adequado para se evitar demoras e filas de espera, pois isso pode gerar interpretações divergentes e dificuldades de compreensão, no entanto é necessário que os atendentes ajam o mais rapidamente possível, é claro, sem que isso prejudique o bom funcionamento e a qualidade do serviço de atendimento prestado.


    Gabarito CERTO

  • GABARITO: CERTO

     

    DECRETO Nº 1171/1994 (APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL)

     

    SEÇÃO II - DOS PRINCIPAIS DEVERES DO SERVIDOR PÚBLICO 

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;


ID
1067902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

Visando criar um clima de acolhimento no atendimento ao público, o profissional atendente deve adotar condutas mais informais para que possa estabelecer e manter as relações sociais e delas desfrutar.

Alternativas
Comentários
  • O atendente pode usar termos coloquiais, sem deixar de ser formal.

  • Atenção ao deve adotar. Caso estivesse pode adotar , creio que a assertiva estaria correta. 

  • Ter o mesmo nível de linguagem não quer dizer utilizar-se da forma incorreta da língua portuguesa. E sim, dispensar de termos técnicos e palavras difíceis nas quais não podem ser de entendimento do cliente.

  • Lívia Braga, acho que mesmo que estivesse pode adotar não estaria correta. O objetivo de nenhum atendente é estabelecer e manter relações sociais. Ele está ali exclusivamente para solucionar o problema do cliente.

  • O segredo é sempre ser bastante claro no que dizer.


ID
1201615
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em sua rotina profissional diária, é esperado que o Auxiliar Administrativo atenda às ligações telefônicas

Alternativas
Comentários
  • letra C, pois nas ligações telefônicas no máximo 3 toques.
    Bons estudos!!!!

  • Demora para atender ligações telefônicas denota abandono ou descaso.

  • Gabarito absurdo...

    Seria humilhante a situação de um atendente que, mesmo indisponível, deveria deixar tudo e correr para atender o telefone...

  • Gabarito C


    Decreto 1171/94

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - CAPÍTULO I

    Seção I - Das Regras Deontológicas


    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

  • quando trabalhei de secretaria de uma escola publica saia correnndo para atender. mas me falaram para nao sair correndo e tambem nao atender. so atender. mas concordo com o gabarito

  • Discordo da C, acho que deveria ser a B, porque se estou atendendo um contribuinte e checando informações em banco de dados para o mesmo, como eu posso atender um telefone ao mesmo tempo?

  • Abaixo 16 dicas para aprimorar o atendimento telefônico, de modo a atingirmos a excelência, confira:

    9 - Atenda o telefone o mais rápido possível: o ideal é atender o telefone no máximo até o terceiro toque, pois, é um ato que demonstra afabilidade e empenho em tentar entregar para o cliente a máxima eficiência.

    Fonte: Nova Concursos

    Gabarito ( C )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.


ID
1201618
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Todo profissional, que tem dentre suas funções o atendimento telefônico, deve

Alternativas
Comentários

  • Ouvir com atenção, receber, anotar e transmitir mensagens.


ID
1205653
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Acerca do atendimento ao público, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta Letra B

  • Resposta correta letra D

     

     

  • A) Não é o suficiente, mas faz parte! 

    B) Influenciam muito. Quem não faz questão de ser atendido com cortezia, educação e simpatia? 

    C) Ambiente fisico é irrelevante? O que basta é apenas a qualidade do produto? Beleza, mesmo que em ambos os locais o produto tenha a mesma qualidade, você vai preferir comprar um celular nas Lojas Americanas ou na mão do Perigo? (Personagem de Todo mundo odeia chris) É RELEVANTE! 

    D) boas condições do ambiente em que são atendidos os clientes, atendentes bem preparados e comprometidos com suas tarefas, bons produtos ou serviços são exemplos de requisitos que podem contribuir para assegurar a qualidade do atendimento ao público (CORRETO)

    E) Mais que isso, também é responsabilidade da empresa (Ambiente, produto...) 

    Foi esse meu raciocinio sobre essa questão! 
    Sou novato nesse assunto, quem puder me corrigir e melhorar meu comentário, fique à vontade!  

  • D de Deus.


ID
1263268
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O servidor público deve desempenhar suas funções com zelo, justiça e integridade e demais obrigações com a função que exerce. Entretanto, a lei elenca algumas vedações ao mesmo. Assinale a alternativa INCORRETA com relação às vedações do servidor público.

Alternativas
Comentários
  • letra D

    anulada. pois segundo a banca:

    Questão: 27 Recurso Procedente. Questão Anulada. A questão foi anulada, pois o conteúdo cobrado na questão não consta do conteúdo programático disposto no edital, tendo em vista que foi cobrada a Seção III do Decreto 1171 e o previsto seria apenas a Seção II.


ID
1282117
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No momento em que está sendo realizado um atendimento na recepção, qual a primeira orientação que deve ser tomada ao se dirigir às pessoas?

Alternativas
Comentários
  • Antes de mais nada, deve-se cumprimentar o cliente.Ser cordial.

    Bons estudos!!!

  • Concordo com o comentário da colega. Porém questões de atendimento podem muitas vezes refletir um posicionamento ideológico de quem a formulou. Port tanto fiquei em dúvida da letra C.

  • GABARITO A

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I - Seção I - Das Regras Deontológicas

    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. 

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm

  • Gabarito A.

    Deve-se olhar o cliente nos olhos. Antes de mais nada, deve-se cumprimentar o cliente.Ser cordial.



ID
1291996
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma empresa que atua no segmento vestuário de luxo treina sua equipe de vendedores para atuar de acordo com os seus princípios e valores no atendimento aos clientes.

Esses princípios e valores são resumidos nas seguintes orientações:

• tratar os clientes com respeito e formalidade, dentro das regras de boa educação e cordialidade;

• perceber as expectativas dos clientes para oferecer os produtos que mais se adequem ao seu perfil, sem abordar assuntos particulares;

• verificar, antes do início das atividades, se todos os equipamentos e procedimentos necessários ao bom atendimento estão em plena operação.

O procedimento que NÃO atende às regras estabeleci- das para atuação da equipe de vendas no atendimento ao cliente é:

Alternativas
Comentários
  • Para a realização da questão é de fundamental importância observar o comando da questão.

    Onde ler-se:

     ’Esses princípios e valores são resumidos nas seguintes orientações’

    Logo,

    • tratar os clientes com respeito e formalidade, dentro das regras de boa educação e cordialidade;

    Podemos confirmar nas alternativas A,C, E

    a)

    o vendedor, ao ver o cliente entrar na loja, dirigiu-se a ele e cumprimentou-o, colocando-se à disposição para auxiliá-lo, caso fosse necessário.

    c)

    o vendedor, durante o processo de venda, ofereceu água e café ao cliente, que era servido pelo garçom aos clientes da loja.

    e)

    o vendedor, na primeira abordagem ao cliente, percebeu que este é receptivo à sua companhia durante o processo de escolha do produto.


    Na orientação:

    • perceber as expectativas dos clientes para oferecer os produtos que mais se adequem ao seu perfil, sem abordar assuntos particulares;

    Percebemos que foi atendida na alternativa D, mas não foi atendida na alternativa B, pois abordou assuntos particulares.

  • Não deve ser abordado assuntos pessoais com os clientes, apenas orientá-lo da melhor forma possível na sua compra dentro da loja.

  • Nada de "mimi" na abordagem ao cliente. Ou seja, não dialogar com os clientes assuntos pessoais e de modo informal...

  • No próprio enunciado da questão já está a resposta correta. Torcendo para o concurso do BB 2021 ser nesse nível rs
  • Garçom na loja, deve ser luxo mesmo...hehehe


ID
1338883
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um cidadão procura um órgão público para se queixar. Ao ser atendido, descobre que, mediante a legislação, sua reclamação não pode ser levada adiante. 0 cidadão se lamenta e acaba se queixando ainda mais com a atendente. Considerando as orientações para o atendimento ao público, a atendente deve:

Alternativas
Comentários
  • Entre e viva o personagem da questão, se você fosse o cliente gostaria de ser tratado como?

    Letra C

  • Letra C, o cliente nem sempre tem razão. 

  • Se abraçar e chorar junto... talvez... Não vislumbro resposta correta.

  • E se for insultos verbais graves, quase tomando na cara? Continua lamentando e ainda dá carinho no cliente? Estranho esse gabarito.

  • Fazer o que né!? Nada é perfeito e uma das regras primordiais de quem trabalha diretamente com o público é que, "O cliente sempre tem razão". Partindo deste pressuposto, temos que engolir a raiva, ter paciência e nos colocar no lugar dele, para não agir da mesma forma e agravar mais ainda a situação.


  • Letra C, quem trabalha com atendimento sabe que o cliente sempre tem razão. 

  • essa banca não tem critério e não sabe formular bem o item!

  • Discordo do gabarito.

    Essa lógica pode levar os atendentes ao infarto ainda jovens. O atendimento é feito de pessoas também. O correto, na minha opinião, já que o usuário não concordou com as informações passadas, seria chamar o chefe imediato para que explique os detalhes ainda não esclarecidos.

  • achei muito ma formulada, ja que a gestao da qualidade tem foco no cliente, buscando sempre resolver seus anseios e suas necessidades.Ora mesmo que o atendente nao posso resolver, ele nao lamentará o ocorrido, ele mostrara meios e alternativas para sanar esse encalço , embora nem uma alternativa seria certo, a menos incorreta seria a "B"

  • NO MÁXIMO lamentar o ocorrido? Não concordo.... O atendente deve procurar alternativas para a solução do problema...

  • O "lamentar" significa, no máximo, um "sinto muito".

  • Que banca mais fraca, isso sim! E ainda reclamamos do cespe hahaha

  • Devemos exercer um pouco de humildade intelectual. Pois, a banca muitas vezes comete erros severos, mas devemos pensar como ela - por mais difícil que seja. Entenda: você precisará do ponto da questão para a aprovação, não adianta discutir com a prova, até que abra o período de submissão de recursos. Então, comece por eliminar as mais incorretas, logo responda a mais certa, ou nesse caso, a menos incorreta como gabarito. Gabarito Com
  • Reclamações de cliente! 
    10 sugestões: 
    1. Deixe o cliente falar tudo; 
    2. Diga que sente muito pelo ocorrido; 
    3. Ouça com atenção; 
    4. Examine os fatos sabendo fazer perguntas; 
    5. Mantenha a mente aberta; 
    6. Não discuta, tampouco fique na defensiva; 
    7. Tente descobrir que solução o cliente deseja; 
    8. Não imponha uma solução; 
    9. Faça sempre um resumo e 
    10. Verifique se o cliente entendeu e concorda.

    Resposta: Letra "C"

  • A pena é DETENÇÃO de 6 meses a 2 anos OU  MULTA - o texto usa o conectivo E  ->  DETENÇÃO  E MULTA

  • CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

    Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

    .

    a) lembrar o cidadão que o desacato a funcionário público configura crime, passível de reclusão e multa.


ID
1343191
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma das características mais importantes do perfil do profissional que trabalha com atendimento ao público ou como relações públicas é a revelação de uma postura sempre

Alternativas
Comentários
  • A postura de um profissional deve ser no "meio termo", ou seja, sensata e equilibrada. (E)

    um atendente sério e formal muitas vezes pode acabar sendo rude e não agradando ao cliente.


ID
1343194
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

É dever do Assistente Administrativo manter um excelente relacionamento tanto com os clientes externos quanto com os clientes internos. Para tanto, deve preocupar-se em

Alternativas
Comentários
  • Cortesia
    Ser cortês e polido é obrigação que provém da urbanidade, requisito
    constitucional do ato de atendimento.

  • Parabéns! Você acertou!

  • Gabarito C


    D1171/94 

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - CAPÍTULO I 

    Seção I - Das Regras Deontológicas


    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.


    Seção II - Dos Principais Deveres do Servidor Público


    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;


ID
1382611
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Faz parte das atribuições prioritárias da telefonista

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes: 

    Gabarito: B


ID
1382617
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A habilidade com o manuseio dos equipamentos telefônicos especializados pode permitir que a telefonista ouça qualquer ligação sem querer e sem que alguém perceba. Assim sendo, é imprescindível que ela tenha, como princípio, atitudes essencialmente

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

     

    Ouvir qualquer ligação sem querer e sem que alguém perceba. Assim sendo, é imprescindível que ela tenha, como princípio, atitudes essencialmente éticas, assim ela mantém o caráter sigiloso, mesmo quando forem assuntos pessoais de terceiros.

  • A mesma tem que ter atitudes essencialmente éticas, assim ela mantém o caráter sigiloso, mesmo quando forem assuntos pessoais de terceiros.


ID
1382620
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Como a voz é o elemento sonoro mais importante da comunicação, a telefonista deve atender as ligações falando de forma

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    Erros sublinhados:

     

     a) baixa e suave.

     b) vibrante e alta.

     d) alegre e acelerada.

     e) pausada e tranquila.

  • Letra C.

    A voz é o principal elemento da comunicação. Por isso o telefonista deve atender de forma clara e articulada.



ID
1395301
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O Decreto 6.932/2009 dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão entre outras providências. Em relação a esse atendimento, julgue a assertiva abaixo:

Os fatos poderão ser comprovados, mediante declaração escrita e assinada pelo interessado, quando o cidadão estiver impossibilitado de comparecer pessoalmente ao órgão ou à entidade expedidora para requerer certidão ou outros documentos que constem na base de dados oficiais da Administração Pública Federal, ficando este sujeito às sansões administrativas, civis e penais cabíveis.

Alternativas
Comentários
  • Os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal que necessitarem de documentos comprobatórios de regularidade de situação do cidadão[...] QUE CONSTEM em base de dados oficial da administração pública federal DEVERÃO obtê-los DIRETAMENTE do respectivo órgão ou entidade.

    Porém, quando não for possível a obtenção[...] diretamente do órgão ou entidade expedidora, os fatos poderão ser comprovados mediante declaração escrita e assinada pelo cidadão, que, em caso de declaração falsa, ficará sujeito às sanções administrativas, civis e penais aplicáveis.

  • Errado.

     

    § 3o  Quando não for possível a obtenção de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade de situação diretamente do órgão ou entidade expedidora, os fatos poderão ser comprovados mediante declaração escrita e assinada pelo cidadão, que, em caso de declaração falsa, ficará sujeito às sanções administrativas, civis e penais aplicáveis.  

  • GABARITO: ERRADO 

     

    DECRETO Nº 9094/2017 (REGULAMENTA DISPOSITIVOS DA LEI Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017 , DISPÕE SOBRE A SIMPLIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO PRESTADO AOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, INSTITUI O CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS - CPF COMO INSTRUMENTO SUFICIENTE E SUBSTITUTIVO PARA A APRESENTAÇÃO DE DADOS DO CIDADÃO NO EXERCÍCIO DE OBRIGAÇÕES E DIREITOS E NA OBTENÇÃO DE BENEFÍCIOS, RATIFICA A DISPENSA DO RECONHECIMENTO DE FIRMA E DA AUTENTICAÇÃO EM DOCUMENTOS PRODUZIDOS NO PAÍS E INSTITUI A CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO.) (REDAÇÃO DADA PELO DECRETO Nº 9.723, DE 2019)

     

    ARTIGO 2º Salvo disposição legal em contrário, os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que necessitarem de documentos comprobatórios da regularidade da situação de usuários dos serviços públicos, de atestados, de certidões ou de outros documentos comprobatórios que constem em base de dados oficial da administração pública federal deverão obtê-los diretamente do órgão ou da entidade responsável pela base de dados, nos termos do Decreto nº 8.789, de 29 de junho de 2016 , e não poderão exigi-los dos usuários dos serviços públicos.

     

    ARTIGO 3º Na hipótese dos documentos a que se refere o art. 2º conterem informações sigilosas sobre os usuários dos serviços públicos, o fornecimento pelo órgão ou pela entidade responsável pela base de dados oficial fica condicionado à autorização expressa do usuário, exceto nas situações previstas em lei.

     

    Parágrafo único. Quando não for possível a obtenção dos documentos a que a que se refere o art. 2º diretamente do órgão ou da entidade responsável pela base de dados oficial, a comprovação necessária poderá ser feita por meio de declaração escrita e assinada pelo usuário dos serviços públicos, que, na hipótese de declaração falsa, ficará sujeito às sanções administrativas, civis e penais aplicáveis.
     

  • "sansões"


ID
1395307
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O Decreto 6.932/2009 dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão entre outras providências. Em relação a esse atendimento, julgue a assertiva abaixo:

Verificada, a qualquer tempo, a falsificação de assinatura ou de autenticação de documento público ou particular, o órgão ou entidade considerará não satisfeita a exigência documental respectiva e, dentro do prazo máximo de cinco dias, dará conhecimento do fato à autoridade competente para adoção das providências administrativas, civis e penais cabíveis.

Alternativas
Comentários
  • § 2o Verificada, a qualquer tempo, falsificação de assinatura ou de autenticação de documento público ou particular, o órgão ou entidade considerará não satisfeita a exigência documental respectiva e, dentro do prazo máximo de (5) cinco dias, dará conhecimento do fato à autoridade competente para adoção das providências administrativas, civis e penais cabíveis.

  • Desatualizada.

  • GABARITO: CERTO (QUESTÃO DESATUALIZADA - DECRETO REVOGADO PELO DECRETO Nº 9094/2017)

     

    DECRETO Nº 9094/2017 (REGULAMENTA DISPOSITIVOS DA LEI Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017 , DISPÕE SOBRE A SIMPLIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO PRESTADO AOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, INSTITUI O CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS - CPF COMO INSTRUMENTO SUFICIENTE E SUBSTITUTIVO PARA A APRESENTAÇÃO DE DADOS DO CIDADÃO NO EXERCÍCIO DE OBRIGAÇÕES E DIREITOS E NA OBTENÇÃO DE BENEFÍCIOS, RATIFICA A DISPENSA DO RECONHECIMENTO DE FIRMA E DA AUTENTICAÇÃO EM DOCUMENTOS PRODUZIDOS NO PAÍS E INSTITUI A CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO.) (REDAÇÃO DADA PELO DECRETO Nº 9.723, DE 2019)

     

    ARTIGO 10. A apresentação de documentos por usuários dos serviços públicos poderá ser feita por meio de cópia autenticada, dispensada nova conferência com o documento original.

     

    § 2º Constatada, a qualquer tempo, a falsificação de firma ou de cópia de documento público ou particular, o órgão ou a entidade do Poder Executivo federal considerará não satisfeita a exigência documental respectiva e, no prazo de até cinco dias, dará conhecimento do fato à autoridade competente para adoção das providências administrativas, civis e penais cabíveis.


ID
1399579
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Considere as afirmações abaixo:

I. “A primeira impressão é a que fica”. Seja cordial e prestativo, saiba ouvir e falar na hora certa

PORQUE

II. o cliente observa a vestimenta, por isso é recomendável roupas discretas. Decotes e cores berrantes, dentre outros erros devem ser evitados, sob pena de perder a seriedade.

Neste caso,

Alternativas
Comentários
  • Como assim não justifica ? Se tem um porque ali. Aff

  • Paloma, o que o examinador quer que você faça é se as frases estão corretas e se uma justifica a outra.

    No caso da segunda frase, fala-se da roupa que o profissional tem que usar. Agora, observe que, na primeira frase, não se falou nada sobre roupa.

    Por isso, embora as duas estejam corretas, a segunda não justifica a primeira.

  • estão corretas,porém a segunda não está em coerência com a primeira

    logo////B\\\

  • Marque A pq entendi "primeira impressão" como sendo no sentido geral, abrangendo todas as áreas...

    mas extrapolei.

    Gab. B


ID
1407475
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Ao chegar ao edifício nº 33 da Universidade, o candidato aprovado no vestibular nem acreditou. Seu sonho estava começando a ser realizado. Chegando ao interior do edifício, percebeu uma fila enorme. Olhou ao redor e enxergou um balcão no qual havia uma pessoa que provavelmente poderia prestar-lhe alguma informação. Ao aproximar-se e perguntar se deveria entrar naquela fila para matricular-se, ouviu um sonoro “óbvio”. Ainda sem acreditar no que tinha ouvido, tentou mostrar ao atendente os documentos que havia trazido, para verificar se estava tudo em ordem para a matrícula. De modo rude e sem olhar para o candidato, o atendente conferiu os documentos e disse para o candidato ir para a fila. Considerando a situação descrita, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • E: O atendente deveria ter falado em tom baixo e natural, ter sido cortês e atencioso e olhado nos olhos do candidato.

  • Que venhamos a fazer parte de um novo jeito de representar o serviço público, porque, em boa parte dos casos (infelizmente) é assim que acontece.

    Que tenhamos amor por algo que lutamos tanto. Que a gente não se perca!!

     

    Muita luz e paz, estudo e trabalho! #força


ID
1407868
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em relação ao atendimento ao cliente, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Se fosse fácil, seria sacrifácil e não sacrifício.


ID
1435489
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O serviço público apresenta um alto índice de reclamações por parte de seus usuários-cidadãos.

Marque a alternativa abaixo que caracteriza um comportamento inadequado com relação ao atendimento ao público

Alternativas

ID
1436659
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Sobre o atendimento ao público, analise as afirmativas a seguir.

I. Caso seja solicitada uma informação que o vigia desconheça, ele deve simplesmente responder “não sei”.
II. O vigia deve ser discreto e não invadir a privacidade alheia.
III. O vigia pode mascar chicletes enquanto se dirige ou atende outras pessoas.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Vigia menino , vigia...mole mole

  • GABARITO: B

  • LETRA B


ID
1436662
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Durante o período de serviço o vigia deve atender ao telefone instalado no posto de serviço.

Ao atender ao telefone, o vigia deve

Alternativas
Comentários
  • A gente aprende muito com estas questões!! kkk

  • GAB: C

  • LETRA C


ID
1447738
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Atualmente, a maior parte dos empregos concentra-se no setor de serviços. Torna-se fundamental que a prestação de serviços receba atenção das empresas, já que, se bem executada, pode significar um diferencial competitivo.

No atendimento ao público é fundamental que o atendente

Alternativas
Comentários
  • TEM QUESTOES DE ATENDIMENTO QUE SÃO TÃO LOGICAS, QUE NEM TEM COMO ERRAR.

  • Muito óbvia..rs

  • Gabarito C

    D1171/94

    Seção II - Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    q) manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções;

    r) cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.


  • Mesmo querendo ir ao erro, a pessoa não consegue errar este tipo de questão.

  • A-  Errada  O funcionário deve agir com impessoalidade e representar a empresa. E não como a questão diz (desvincular-se da imagem da organização)??

     

    B- Errada  Jamais deve-se contrariar os princípios da organização. 

     

    C- Correta  Ter conhecimento da sua função é primordial, ainda mais que, visa atender às necessidades/satisfação dos clientes. OBS: "O que toda empresa  procura?"   R:  Atender as necessidades dos clientes e transforma-los em clientes fidelizados. 

     

    D- Errada  Seja comunicativo para explicar as dúvidas dos respectivos clientes, e não para falar da organização em que trabalha. Tampouco usar termos técnicos que dificultem o entendimento dos clientes. 

     

    E- Errada " diversifique sua forma de atender desde que, na maior parte das vezes, o cliente fique satisfeito."  Nenhuma instituição quer que o cliente fique apenas satisfeito em "algumas vezes" e sim, TODAS instituições querem que os clientes fiquem SEMPRE SATISFEITOS.

     

    OBS: Foi o modo como eu entendi. Fiquem à vontade caso esteja-me equívocado.

  • Interpretação BASICONA de texto aqui:

     

    a) tenha um posicionamento próprio, fazendo com que o cliente perceba que ele é desvinculado da imagem da empresa. - tudo errado! O atendente faz o que o quer, suja a imagem da empresa perante o cliente, que vai sair falando para outros... olha o caos se formando!!

     

    b) tome decisões imediatas para resolver os problemas dos clientes, mesmo que estas contrariem as diretrizes da empresa. - agrada o cliente de um lado e ferra com a empresa do outro??

     

    d) seja bastante comunicativo e expresse sua opinião em relação à empresa e a seus clientes, utilizando linguagem técnica e siglas de uso corrente internamente. - se ele falar tudo que pensa e em linguagem técnica ainda, vai ser BEEEM inconveniente e difícil de entender...

     

    e) diversifique sua forma de atender desde que, na maior parte das vezes, o cliente fique satisfeito. - de novo vai causar problemas...

  • Evitar linguagem técnica e falar tudo o que pensa é fundamental no atendimento ao público, pois deve-se buscar a satisfação do cliente.

  • Parabéns Allan Spier pela sua contribuição e humildade!


ID
1456600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma das formas de aumentar a retenção de clientes é reduzir as deserções.
Um banco que não tenha o pessoal treinado de forma adequada, cujos gerentes não cumpram as promessas de serviços feitas e cujos funcionários responsáveis pelo atendimento ajam com rudeza, está estimulando a deserção

Alternativas
Comentários
  • todas as informações que a questão se refere como:  pessoal treinado de forma adequada,  gerentes não cumpram as promessas e  funcionários  ajam com rudeza,  estimula o SERVIÇO PRESTADO

    gabarito: b

  • a) de gestão: não afeta diretamente ao cliente. Poder ser entendida como a recusa em aceitar o modelo de gestão ou a governança corporativa de uma empresa. Quem não aceita? Os acionistas, os funcionários, os sindicatos.

    b) de serviço: um serviço mal prestado ensejará no cliente a deserção, a infidelidade, e a busca por outro fornecedor. Correta!

    c) de mercado: Poder ser entendida como a recusa da empresa em participar de um determinado contexto de mercado, porque ele se torna economicamente desinteressante.

    d) tecnológica: Poder ser entendida como a recusa da empresa em investir em inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços, uma estagnação tecnológica.

    e) organizacional: Pode ser entendida como uma recusa da empresa em manter o modelo de estrutura hierárquica existente, dado que esta estrutura se mostra inadequada para enfrentar os desafios atuais do mercado em que ela atua.

    O gerenciamento da deserção nas organizações, apesar de ser um processo difícil, pode ser quantificável e gerenciável, já que as deserções mostram o caminho dos lucros e sinalizam as razões específicas para os consumidores buscarem alternativas da concorrência. Segundo Bateson (2001, p.356): “o fator básico para o gerenciamento de deserção é a criação de uma cultura de deserção zero dentro da empresa”. Todos os colaboradores dentro da organização precisam compreender que deserção zero é um objetivo primordial para o sucesso e crescimento organizacional. O ponto de partida no processo de gerenciamento da deserção é que a organização deve informar a seus colaboradores não só a relevância e importância de manter o equilíbrio dos clientes existentes, mas também os benefícios e vantagens obtidas com a redução de deserções. A comunicação aos colaboradores sobre a deserção zero deve possuir alguns requisitos. São eles: - Possuir defensores em todos os níveis hierárquicos; - Gestão voltada para a teoria e a prática. De acordo com Clarke (2002, p.218): “gerentes que falam de serviço ao cliente em reuniões com funcionários e depois falam mal dos clientes pelas costas nunca implementarão com sucesso uma cultura de deserção zero dentro da empresa”. O segundo momento no gerenciamento da deserção é criar uma cultura de deserção zero dentro da organização, treinando os colaboradores, através de quatro etapas: - Reunir informações sobre os clientes; - Fornecer instruções sobre o que fazer com as informações; - Treinar os colaboradores sobre como lidar com as informações; - Motivar os colaboradores a reagir às informações. O terceiro momento é considerado por muitos estudiosos a fase mais crítica no processo de gerenciamento de deserção. É a chamada ligação de incentivos a índices de deserção, ou seja, se a organização deseja diminuir as deserções, então, as recompensas e vantagens devem ser destacadas para a manutenção dos clientes.

  • Deserção: abandono de lugar que se frequentava por compromisso ou afinidade 

     

    TIPOS DE DESERTORES:

    De preço: mudam para os concorrentes em busca de bens e serviços mais baratos, normalmente, são os menos fiéis

    De produto: mudam para concorrentes que oferecem bens e serviços melhores, são mais difíceis de trazer de volta

    De serviço: repudiam o serviço ao cliente de baixa qualidade 

    De mercado: são aqueles que saem do mercado por causa de mudança de residência ou falha da empresa


    Os clientes estão desertando (abandonando o banco), a questão quer saber o motivo disso estar acontecendo.


    b) de serviço 
    O serviço prestado pelo banco é de baixa qualidade. O cliente insatisfeito com essa baixa qualidade do serviço "abandona"a empresa

     

  • Segui o raciocinio de que um banco só pode prestar, dentre as auternativas, serviços. E um banco que não tenha pessoal treinado só pode estimular a deserção de Serviço.

  • Ou seja, O Serviço esta uma bosta!

     

    ¯\_(ツ)_/¯

  • deserção=despovoação

  • deserção=despovoação

  • Pra cima!

  • A deserção é o oposto da fidelização,ela ocorre quando o cliente deixa a organização.

    "...não tenha o pessoal treinado de forma adequada, cujos gerentes não cumpram as promessas de serviços feitas e cujos funcionários responsáveis pelo atendimento ajam com rudeza" Observe que todas as falhas apresentadas dizem respeito à prestação de serviços

  • O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível. (Max Weber)

    A vaga é nossa!

  • Existem 06 tipos de desertores:

    Desertor de preço: trata-se do cliente que abandona a empresa e muda para outro concorrente que oferece produtos e serviços mais baratos. Geralmente, esse é o tipo de cliente menos fiel.

    Desertor de produto: trata-se do cliente que abandona a empresa e muda para outro concorrente que oferece produtos e serviços de melhor qualidade. Geralmente, esse é o tipo de cliente mais difícil de “trazer de volta” à organização.

    Desertor de serviço: trata-se do cliente que abandona a empresa e muda para outro concorrente por conta de processos inadequados de atendimento aos clientes. Ou seja, o cliente despreza o serviço de atendimento ao cliente prestado pela organização Por exemplo: .descumprimento de promessas, funcionários mal treinados, funcionários desinformados, funcionários com comportamentos inadequados, etc.

    Desertor de mercado: trata-se do cliente que abandona a empresa por questões de mercado. Por exemplo: mudança de endereço de residência ou falência da empresa.

    Desertor tecnológico: trata-se do cliente que abandona a empresa pois tem a necessidade de consumir produtos ou serviços de outra tecnologia. Por exemplo: cliente que deixa de viajar de trem e passa a viajar de avião.

    Desertor organizacional: trata-se do cliente que abandona a empresa em decorrência de divergências “políticas” da organização. Em outras palavras, o cliente abandona a empresa em virtude de relações de amizades desenvolvidas em clubes,

    reuniões sociais, etc.


ID
1494268
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Serrita - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em uma situação de atendimento ao público, onde um determinado cidadão já está irritado e exaltado, qual dentre as opções abaixo pode ser um comportamento por parte do atendente capaz de fazer com que esse cidadão fique ainda mais irritado?

Alternativas
Comentários
  • Ufa.... Quase errei essa!!

  • Quem dera se todas as questões fossem assim..kk

  • Questão nada a ver! kkkk

    Mas, para falar a verdade, não gosto desse tipo de questão, porque não mede conhecimento e esforço para aprender por parte dos candidatos.

  • Se a pessoa for sarcástica e prepotente, deixará o cliente cada vez mais irritado.

  • Também acho que esse tipo de questão não tem muito a acrescentar. Não precisa estudar para compreender que a resposta seria essa.

  • Gabarito: Letra D


ID
1531348
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Monte Mor - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No atendimento ao público, a Recepcionista deve ser sensível ao contexto que a cerca, possibilitando maior eficácia em seu trabalho. As atribuições inerentes ao atendimento podem ser monótonas, pois ocorre a repetição da mesma informação ou orientação para diversas pessoas e mesmo a execução de trabalhos muito semelhantes. Entretanto, o atendimento possui um elemento básico que pode torná-lo interessante. Esse elemento é o relacionamento humano, que enriquece o trabalho, diminui a monotonia e cria experiências singulares. O contato entre pessoas pode ser estimulante, mas no desempenho do trabalho esse contato deve seguir algumas normas.

Julgue os itens abaixo, relativos às normas de atendimento ao público e coloque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso.

( ) O atendimento deve ser breve e objetivo, mas ser realizado com boa carga de atenção e gentileza.

( ) É importante conhecer as condições que envolvem o cliente, uma vez que a pessoa que procura atendimento público, se normalmente, tem um problema a resolver, está desgastada pela espera, apressada e pode estar emocionalmente alterada. Assim, a Recepcionista deve ser cordial e envolver-se na problemática do cliente.

( ) A Recepcionista deve ser capaz de prever e/ou identificar problemas no atendimento, analisar as causas e consequências, tomar providências para evitá-los e/ou solucioná-los, recorrendo exclusivamente à sua própria capacidade de percepção e iniciativa.

( ) A boa comunicação é um fator essencial no atendimento ao público. O Recepcionista deve preocupar-se com a objetividade ao se expressar, procurando verificar o entendimento das mensagens transmitidas e recebidas.

( ) A Recepcionista deve ter especial atenção para não cometer discriminações e prestações de atendimentos diferenciados em função da etnia, nível social ou econômico e preferências religiosas dos clientes.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os  parênteses.

Alternativas
Comentários
  • D. A recepcionista não deve se envolver na problemática do cliente.


ID
1531366
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Monte Mor - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Avalie as proposições a seguir e marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso. Ao atender um cliente grosseiro a Recepcionista deve

( ) tratá-lo com calma e educação, demonstrando que está disposta a ajudá-lo.
( ) tratá-lo com calma e educação, no caso de persistência, ela deverá desligar a ligação.
( ) tratá-lo com educação e com colocações adequadas usando de imposição e energia nos momentos certos.
( ) tratá-lo com educação e com colocações adequadas retrucando as grosserias para resguardar-se.

Aponte a alternativa correta da sequência:

Alternativas
Comentários
  • c)    V – F – V – F


ID
1536115
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 18ª Região MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em condições normais, o Auxiliar Administrativo de Secretaria terá o telefone como um aliado importante. Analise as afirmações a seguir.

I. Ao fazer ligações para o chefe, é desejável ter sempre lápis e papel à mão.
II. Deve-se falar com o fone próximo à boca.
III. Deve-se usar o telefone para conversas curtas e relacionadas ao serviço.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • R: A

    Em condições normais, o Auxiliar Administrativo de Secretaria terá o telefone como um aliado importante. Analise as afirmações a seguir.

    I. Ao fazer ligações para o chefe, é desejável ter sempre lápis e papel à mão. 
    II. Deve-se falar com o fone próximo à boca. 
    III. Deve-se usar o telefone para conversas curtas e relacionadas ao serviço. 

    Assinale a alternativa correta.
      a) Todas afirmativas estão corretas.
      b) Apenas uma afirmativa está correta.
      c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
      d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
      e) Todas afirmativas estão incorretas.
     


ID
1543663
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Empatia é um tipo positivo de atitude esperada no atendimento ao público. São exemplos dessa atitude do servidor público no seu ambiente de trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Empatia é classicamente definida como a ação de colocar-se no lugar do outro, procurando entender suas duvidas e anseios.

    Portando o que mais se encaixa nesse conceito é: saber ouvir para poder oferecer o atendimento conforme as necessidades de cada um.

    Gabarito: E


  • O estado de empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro.

    A empatia é um tema muitas vezes negligenciado, mas a utilização adequada dessa ferramenta no momento em que as pessoas estão
    interagindo é fundamental. O bom atendimento requer a inclusão de frases como “Bom-dia”, “Boa-tarde”, “Sente-se, por favor”, ou “Aguarde um instante, por favor”, que, ditas com suavidade e cordialidade, podem levar o usuário a perceber o tratamento diferenciado que algumas organizações já conseguem oferecer ao seu público-alvo.

  • O estado de empatia, ou de entendimento empático, consiste em perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, em outras palavras, colocar-se no lugar do outro, porém sem perder nunca essa condição de “como se”. A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele as percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro. Se esta condição de “como se” está presente, nos encontramos diante de um caso de identificação.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Empatia


    gab E


ID
1560214
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Canavieira - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A utilização de determinadas normas de atendimento ao público contribuem a satisfação e desenvolvimento de uma empresa ou entidade. Baseado nas normas gerais de atendimento ao telefone, assinale a alternativa NÃO se enquadra:

Alternativas
Comentários
  • Atender prontamente quando tocar, três toques é o máximo.

    Ao atender, não dizer "alô". Sempre identificar setor, nome da pessoa e saudação.

    Ex.: " Receita Federal, Naiane, bom dia!!"

    =) 

    Estuda, estuda #ForçaFéFoco

  • Atender prontamente quando tocar, três toques é o máximo.

    Ao atender, não dizer "alô". Sempre identificar setor, nome da pessoa e saudação.

    Ex.: " Receita Federal, Júlio, bom dia!!"


ID
1608379
Banca
OBJETIVA
Órgão
CISVALE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que diz respeito ao atendimento ao público, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 


(   ) Deve-se pronunciar claramente as palavras, usando tons amistosos, sem denotar, porém, intimidade.


(   ) É recomendável ser discreto, simpático e calmo sempre. 


Alternativas
Comentários
  • 1º Seja consciente e cortês Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos. Pare de formar impressões antecipadas e distorcidas dos clientes. O tratamento “senhor” ou “senhora” deve ser dirigido mesmo a jovens, a não ser que o cliente o autorize a chamá-lo por “você”.  2º Dê as boas-vindas Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome, procurando pronunciá-lo corretamente. 3º Atenda de imediato Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos, e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguarda com mais calma. Exemplo: uma cliente aguarda o atendimento do caixa, enquanto este está procurando o bloco de notas para usá-lo. Neste caso, é bem mais simpático que o caixa olhe para a pessoa e diga: “um momentinho, já vou atendê-la”, em vez de nada dizer. Assim, ela fica ciente de que já foi vista e não se sente rejeitada.  4º Demonstre boa vontade  Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado. 5º Dispense muita atenção ao cliente Faça com que ele se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja. 6º Aja com rapidez O tempo é um fator importante na hora do atendimento. Geralmente, o cliente quer que sua necessidade seja satisfeita o mais rápido possível. Porém, cuidado para não passar a impressão de que você deseja se ver livre dele rapidamente. Não confunda rapidez com descaso!  7º Preste orientação segura Muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe o consumidor à vontade e lhe preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada. Iniciar o contato com uma expressão do tipo “em que posso servi-lo, senhor?”, é sempre bem aceita.


ID
1639102
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No desempenho de suas atribuições, o servidor público, muitas vezes, precisa atender diretamente ao cidadão. Na relação direta com o indivíduo que está sendo atendido, o servidor responsável pelo atendimento deve observar uma série de regras para desempenhar bem seu trabalho.

Analise as opções a seguir e assinale a que corresponde a uma dessas regras.

Alternativas
Comentários
  • Grande ajuda essa sua Rosana.

  • Rosana muito dedicada

  • cade a rosana?


ID
1659268
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Existem três grupos de atitudes no atendimento ao público interno e externo. Atitudes ativas: são obrigatórias e compreendem a boa postura e apresentação; a cortesia, a empatia, o sorriso franco, o saber escutar, a gentileza e disposição, a rapidez no atendimento, a tranqüilidade, a sinceridade, a comunicação correta e, principalmente, o comprometimento; atitudes reativas: só ocorrem se houver uma ação do público que as justifique; e atitudes pró-ativas que, embora não sejam obrigatórias, consistem na visualização de "oportunidades" para fazer um "algo mais" durante o atendimento, excedendo as expectativas.

Considerando as atitudes reativas, aponte a atitude incorreta diante de uma pessoa nervosa, agressiva e mal educada.

Alternativas
Comentários
  • Essa daí foi bem óbvia:gaba C.

  • Uau, hein.

    Não demonstrar fraqueza é bem diferente de respoder da mesma forma.

    A banca pede para que diante da falta de educação do cliente, você seja mal educado também. Inacreditável!

    Gab. C

    Vamos que vamos, né. 

     

    Salmos 37:5

    夢を信じる!

    Girl Power!

  • Gaba. C.


    Deve-se ter calma e paciência com cliente que demonstre nervosismo ou insatisfação.


ID
1674007
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Os órgãos e entidades do poder executivo federal que prestam serviços diretamente ao cidadão deverão elaborar e divulgar “Carta de Serviços ao Cidadão” em âmbito de sua esfera de competência. A “Carta de Serviços ao Cidadão” tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B.

    A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

    A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento,informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social.

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/Tecnologias/pasta.2010-04-26.4809412060


  • Tentadora a letra E, sqn, por que a questão fala de elaborar e divulgar a cartão ao cidadão, logo deve ser destinada ao próprio cidadão.

  • Só acertei porque já tinha treinado uma redação com esse tema.

    A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

  • LETRA B


ID
1687261
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O Atendimento corresponde ao ato de atender, ou seja, ao ato de cuidar, de prestar atenção às pessoas que recebemos ou com as quais mantemos contato. No atendimento ao público, a função principal do profissional é a de

Alternativas
Comentários
  • A qualidade no atendimento ao cliente - que é o diferencial face à concorrência - apresenta um elevado grau de dificuldade, mas com um leque de benefícios. Isto ocorre porque a qualidade no atendimento depende da atitude dos profissionais em todos os níveis. Caso uma empresa deseje ter esta qualidade, terá de passar por uma mudança cultural na que se caracteriza por ser lenta e complexa.

    O profissional precisa tomar consciência de que a sua imagem e a da empresa estão intimamente relacionadas. Nenhuma outra organização irá querer contratar um profissional viciado, proveniente de uma empresa com imagem negativa, o comprometimento do colaborador com os resultados da organização é importante para a empresa e para a manutenção dos empregos, a interação de todos os sub-sistemas é um pré-requisito para a qualidade dos serviços ou produtos e para a qualidade no atendimento.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_no_atendimento


    gab B


ID
1700785
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Roupas adequadas para o trabalho demonstram uma postura profissional no atendimento aos clientes porque o modo como o escriturário se veste

Alternativas
Comentários
  • a - é um elemento da comunicação não verbal com o cliente. ( como a postura, o falar, o olho no olho com o cliente)

  • Creio que muitos ficaram entre a Letra A e C. Na verdade, vestir roupas adequadas não ampliam o encerramento da venda, pois vestir-se bem é um PRÉ-REQUISITO. Deixe-me explicar: quando você entra em banco, como eles vestem? Bem, é claro! Mas, será que você vai encerrar a venda com qualquer um? Acredito que não. Vista-se bem e DAÍ agente começa a conversar. Clientes já têm essa exigência consigo mesmos. Assim, a roupa é um artefato que diz se o profissional condiz, ou não, com sua profissão. É um elemento comunicativo, mas não verbal. Logo, a letra é a "A".

  • ME EMBASEI NAS 7 ETAPAS DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO SENDO QUE A PRÉ ABORDAGEM TRATA-SE DE COMO SE ARRUMAR PARA ATENDER SEU CLIENTE .... ERREI :/

  •  

    - A aparência é uma forma de comunicção NÃO-VERBAL.

    - È importante estar bem vestido e preparado para situações esperadas como também para eventuais imprevistos.

    - Vesti-se é um estado de espírito, portanto, todo cuidado é pouco para que nos dias de tristeza , depressão, mau humor ou irrittação não comprometam a aparência.

    - Policie-se para  não pecar e nem exagerar!!

     

  • João Rodrigues creu errado, pelas estatisticas quem não foi de A foi de B e depois de E pra somente aí marcar a C

  • A aparência é uma forma de comunicação não verbal com o cliente.

    GAB:A.

  • a) é um elemento da comunicação não verbal com o cliente.

    Correto. A forma como alguém se veste é um fator essencial para venda.

    Imagine você indo comprar um bolo, adentra a confeitaria do Zé e dá de cara com ele utilizando um avental sujo, bermudão de praia e chinelo nos dedos no balcão e unhas por fazer.

    Agora você adentra no concorrente do Zé, do outro lado da rua, onde há um sujeito com avental limpo, luvas, cabelo preso, touca etc.

    Com toda certeza, isso impactará em sua decisão de comprar no Zé ou não, pois o modo como ele está vestido demonstra o "cuidado" que tem no preparo do alimento.

    b) significa um dos fatores da pré-abordagem ao correntista.

    Errado. A pré-abordagem é uma das fases em que eu já tenho meus clientes definidos e, então, busco entendê-los para, a partir disso, abordá-los.

    Não há, por enquanto, relação com o modo como me visto.

    c) amplia as possibilidades de encerramento da venda.

    Não. Lembrando de nosso exemplo: Não é porque o concorrente se veste melhor que faz com que eu encerre a compra lá. As chances são maiores, de fato, mas não há uma relação entre o modo como eu me visto e a concretização de uma venda; ela vem após isso.

    d) convence o cliente em caso de alguma objeção à venda.

    Não. Não há relação entre as objeções e o modo como me visto. Aquelas são naturais e devem existir em um processo de vendas.

    e) reforça os benefícios do produto para o cliente.

    Não. Não há, também, relação entre o produto e o modo como me visto.

    Bons estudos!

    :)

  • Gabarito A

    A. é um elemento da comunicação não verbal com o cliente.

    B. significa um dos fatores da pré-abordagem ao correntista.

    → A pré-abordagem verifica as necessidades dos clientes potenciais, ou seja, identificar as necessidades dos clientes, os desejos, quem é o responsável pela decisão de compra, estabelecendo objetivos de visitas que podem ser desde obter informações sobre o cliente ou concretizar uma venda imediata.

    C. amplia as possibilidades de encerramento da venda.

    → A última etapa da venda é a conclusão do negócio, entretanto, não basta apenas vender o produto ao cliente, é necessário conquistar a lealdade e fidelidade desse comprador, prestando uma assistência pós-venda. Logo, não há relação com a forma de se vestir.

    D. convence o cliente em caso de alguma objeção à venda.

    → A superação das objeções se dá através de sanar as dúvidas e superar a resistência de compra sendo psicológica (a preferência por marcas estabelecidas, apatia, relutância em ceder a uma argumentação) ou lógica (objeção por preço, prazo de entrega ou algumas características do produto). Não há relação com modo de vestir.

    E. reforça os benefícios do produto para o cliente.

    → É importante reforçar os benefícios do produto e finalizar com frases do tipo: “vamos aproveitar para fazer a adesão/simulação/contratação?” mas não tem relação com modo de se vestir.

  • Comunicação Verbal

    É toda troca de informações dita ou escrita. Permite integração e é essencial para as relações humanas. Envolve palavras que devem ser entendidas por quem ouve ou lê.

    Comunicação Não Verbal

    Ao contrário da comunicação verbal, ela não se dá por palavras, e sim por sons, gestos, imagens, expressões faciais, etc. Pode servir como complemento para as palavras, formando uma mensagem completa.

    Porém, também pode ser entendida sozinha, como uma reação triste, um gesto de “beleza” ou a cor verde em um semáforo.

    Gabarito ( A )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • Se você pode sonhar, você pode realizar. (Walt Disney)

    A vaga é nossa!


ID
1710598
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Cláudia considera-se uma “garota moderna” e, no trabalho, investe parte de seu salário em roupas e acessórios. Entretanto, para seus colegas, ela necessita observar novas condutas diante do seu próprio trabalho e no trato com o público. Considera-se critério de bom atendimento ao público:

Alternativas
Comentários
  • Letra "E" - colocar avisos em locais bem visíveis, com informações importantes, como: horário de atendimento, serviços prestados no local e documentação necessária.

  • Bem esquisita essa questão, o enunciado não tem muito haver com o que a questão pede


ID
1711831
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia o texto. Aperfeiçoar a comunicação na comunidade educativa é uma das chaves da excelência no atendimento, uma vez que, na escola, se estabelece uma rede de processos humanos que exige o bom uso da linguagem verbal e não verbal, entre educadores, pais e estudantes. Essas formas de comunicação podem colaborar efetivamente para enfrentamento e superação de conflitos e dilemas educacionais.

(Disponível em http://www.delasalle.com.br/revistaintegracao/89/pdf/37.pdf. Acesso em 18/01/2010.)

Para garantir a excelência no atendimento ao público referido no texto, faz-se necessário que o funcionário


Alternativas
Comentários
  • É necessário agir de forma receptiva para responder às dúvidas dos pais, estudantes e outros usuários da instituição.


    GAB.D.


ID
1724341
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em relação ao atendimento a público externo, assinale V para a recomendação verdadeira e F para a Falsa.

( ) Atenda cada pessoa com interesse, personalizando o atendimento; lembre-se de que cada pessoa acha que seu problema é o mais importante.

( ) Mantenha-se sempre bem informado, conheça tudo que diz respeito ao seu setor e ao funcionamento da escola; nunca diga "isso não é comigo".

( ) Seja educado, não interrompa o interlocutor e ouça com atenção o que ele diz.

( ) Mantenha o controle emocional, mesmo quando o interlocutor estiver sendo rude ou agressivo; seja firme, mas não potencialize o conflito.

As recomendações são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Vejo o segundo item como um exagero, pois "nunca dizer 'isso não é comigo'" estranho, pois as vezes a solução não está ao seu alcance. Se estivesse escrito "se esforçar ao máximo para resolver o problema do cliente" estaria melhor.

    No mais, todas estão certas!

    Gab: D

  • O "isso não é comigo" soa como se você estivesse se eximindo de ajudar. O certo seria encaminhar a pessoa ao local o qual ela encontraria a solução do problema
  • Para mim a letra a esta errada não pode personalizar o atendimento

  • Gabarito: D

  • LETRA D


ID
1772770
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O atendimento presencial é uma situação comunicacional de grande impacto junto ao usuário e os instantes iniciai do atendimento são fundamentais para que uma imagem positiva da organização seja construída e mantida. Em relação ao atendimento presencial, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

- O visitante tem a expectativa de ser atendido por pessoas capazes de fornecer informações sobre o assunto do seu interesse; assim, devemos ouvir atentamente a descrição do serviço solicitado.
- O visitante deve ser atendido com ética, respeito, imparcialidade, sem discriminações, com justiça e colaboração, mas devemos manter diferença de tratamento em razão da condição cultural, social e física do visitante, ou seja, devemos tratar de modo desigual aos desiguais.
- O atendente representa, para o visitante, a imagem da organização. Assim, o atendimento deve ocorrer de forma personalizada, buscando-se sempre a satisfação do visitante.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • nao  concordo com o gabarito. Não creio que have tratamento personalizado é utliziar da impessoalidade, ainda mais pelo fato de que a isonomia trato os iguais com igualdade o os desigual com desigualdade à medida em que vão se desigualando

  • Concordo com o entendimento do Renan.

  • tem um pessoal que viaja na maionese mesmo... então quer dizer que essa parte esta certa:

    mas devemos manter diferença de tratamento em razão da condição cultural, social e física do visitante, ou seja, devemos tratar de modo desigual aos desiguais.

    então quer dizer se um gari entrar no banco o pessoal pode tratar ele como um pobre coitado e se entrar um médico vai tratar com todas as comodidades possiveis ...

    Acho que nosso colega Renan ... não soube interpretar nenhuma das palavras da frase

     

     

  • Concordo com o Renan. 

    A assertiva 3 (O atendente representa, para o visitante, a imagem da organização. Assim, o atendimento deve ocorrer de forma personalizada, buscando-se sempre a satisfação do visitante.) viola o princípio da impessoalidade.

    O certo seria V, F, F, mas como não tinha esta opção fomos obrigados a concordar com o atendimento personalizado.

  • Renan, a questão é sobre atendimento ao público que envolve alguns princípios que encontramos na disciplina de Administração Geral e não trata de Direito Administrativo!

  • Tem uma galera aqui q precisa sair da matéria de atendimento ao público e ir resolver mais questões de português.


ID
1824481
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Considere as seguintes providências de um Auxiliar Administrativo ao atender uma ligação telefônica externa:

I. Utilizar expressões delicadas como: “espera um minutinho", “ele não tá", “olha dona" ou “liga depois".

II. Mostrar bom humor e conversar com a pessoa enquanto está transferindo a ligação.

III. Informar sobre a localização do funcionário ou processo solicitado pela pessoa que está ligando.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • "OLHA DONA"

     

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

     

    Só faltou o: "beijos, querida"

  • Letra E.

     

    I. Utilizar expressões delicadas como: “espera um minutinho", “ele não tá", “olha dona" ou “liga depois". - Evitar esse tratamento com intimidade.

    II. Mostrar bom humor e conversar com a pessoa enquanto está transferindo a ligação. - Isso pode gerar uma interrupção brusca no meio da conversa.

  • Olha DONA.... MIGLES....JÁ TRANSFIRO  (MISERICÓRDIA) 

    FCC deve ter inovado as questões de atendimento. 

  • LETRA E.



  • Sim, correto, mas essa não é a resposta o erro da questão está em afirmar que o verbo "enganar" no contexto que está sendo utilizado apresenta mais de uma transitividade, quando na verdade apresenta apenas de "VTD"!


ID
1824487
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No desempenho de suas funções o Auxiliar Administrativo deve

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

     a) manter boas relações apenas com os superiores auxiliando-os em suas tarefas técnicas. - Com todos usuários internos e externos.
     b) manter distância dos colegas de trabalho para evitar mal entendidos e fofocas. - Não é preciso se distanciar, apenas saber manter sigilo sobre o que se sabe.
     c) desligar os telefones no horário de almoço, quando a Defensoria está com pouco pessoal. - O atendimento dos telefonemas devem ocorrer, pois mesmo que o próximo cliente tenha dificuldade de entrar em contato o atendente deve seguir seu fluxo normal, para que todos possam ser atendidos pouco a pouco.
     d) determinar seus horários de entrada e saída e operação da mesa telefônica. - Confesso que fiquei com dúvida nessa, mas acredito que esteja errada pelo fato de que o auxiliar deve atender conforme a demanda e não estipular um horário, como se fosse uma forma rigorosa de atendimento.


ID
1824496
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma pessoa liga para a Defensoria e pede uma informação. Neste caso, o Auxiliar Administrativo deve

Alternativas
Comentários
  • d) demonstrar interesse em prestar informações à pessoa que está ligando. 

  • Esse é o tipo de questão/matéria que não filtra ninguém. 

  • não entendo esse tipo de questão..a resposta é tão óbvia...acho que até mesmo quem nunca trabalhou e não experiência profisssional acertaria...

    não se nessas provas são várias questões desse tipo ou só uma para dar pronto de graça para todo mundo.

  • kkkkkkkkkkkkkkkk

  • "desligar o telefone quando a informação solicitada é muito complicada" HUAUAHUAUHAUHUHAUHA socorroooooo

  • Gab: D

    mas a vontade é a A kkkk


ID
1893802
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Sobre o profissionalismo, o profissional telefonista deve observar seu comportamento e

Alternativas
Comentários
  • sem comentários.................

     

  • 1 - Profissionalismo: utilize-se sempre de uma linguagem formal, privilegiando uma comunicação que transmita respeito e seriedade. Evite brincadeiras, gírias, intimidades, etc, pois assim fazendo, você estará gerando uma imagem positiva de si mesmo por conta do profissionalismo demonstrado.

    fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/16-dicas-valiosas-para-melhorar-o-atendimento-telefonico-da-sua-empresa/72344/

    Gab: c

  • 1 - Profissionalismo: utilize-se sempre de uma linguagem formal, privilegiando uma comunicação que transmita respeito e seriedade. Evite brincadeiras, gírias, intimidades, etc, pois assim fazendo, você estará gerando uma imagem positiva de si mesmo por conta do profissionalismo demonstrado.


    Gab: c



  • A

    utilizar sempre uma linguagem informal, privilegiando uma comunicação que transmita desrespeito e seriedade.

    B

    utilizar sempre uma linguagem informal, privilegiando uma comunicação que não transmita respeito e seriedade.

    C

    utilizar sempre de uma linguagem formal, privilegiando uma comunicação que transmita respeito e seriedade.

    D

    utilizar sempre brincadeiras, gírias e intimidades, pois assim o profissional estará gerando uma imagem positiva de si mesmo, devido ao profissionalismo demonstrado.

    E

    utilizar sempre brincadeiras, gírias e intimidades, pois assim o profissional estará gerando uma imagem positiva de si mesmo, devido à descontração demonstrada.


  • Uma dessa não cai na minha prova.


ID
1893805
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O telefonista deve sanar dúvidas, encaminhar ligações a outros departamentos, dentre outras atividades. É correto afirmar que esse profissional

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    c) transmite e recebe mensagens, manejando equipamentos de telecomunicações.

     

    Transmite = ativo

    Recebe = receptivo

  • C)transmite e recebe mensagens, manejando equipamentos de telecomunicações.


ID
1893808
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um(a) telefonista maneja uma mesa telefônica ou uma seção dessa mesa telefônica, movimentando chaves, interruptores e outros dispositivos para estabelecer comunicações internas, locais ou interurbanas. Isto significa que o(a) telefonista

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    a) vigia permanentemente o painel, observando os sinais emitidos, para atender às chamadas telefônicas.

  • Gabarito: A


    a)vigia permanentemente o painel, observando os sinais emitidos, para atender às chamadas telefônicas.



ID
1893811
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Dentre as atividades desempenhadas pelo telefonista, estão a operação da mesa telefônica com a movimentação de chaves, interruptores e outros dispositivos para o estabelecimento de comunicação entre o solicitante e o destinatário e com outros telefonistas. Além disso, é correto afirmar que compete ao telefonista

Alternativas
Comentários
  • "proceder aos reparos e manutenções necessários" (Não cabe a ele fazer)

    O que cabe a ele é comunicar e solicitar conserto e manutenção.

    Gab. E

  • Gab. E


    ´´proceder aos reparos e manutenção necessários´´ (Não cabe a ele fazer)


    Gab. E


ID
1893829
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O telefonista é o “cartão de visitas” da empresa, portanto deve estar apto a responder perguntas e tirar as dúvidas do público, ou encaminhar as perguntas à funcionários aptos à respondê-las. Assim, sobre esta profissão e as habilidades necessárias, é correto afirmar que é fundamental o profissional ter

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

    Erros sublinhados:

     a) incapacidade de concentração, boa memória, leitura fluente, habilidade para lidar com animais, facilidade de expor ideias, responsabilidade, agilidade, flexibilidade, raciocínio rápido, capacidade de organização e disciplina.

     b) fluência oral, boa memória, leitura fluente, habilidade para lidar com valores monetários, facilidade de expor ideias, responsabilidade, agilidade, flexibilidade, raciocínio rápido, capacidade de gerenciar o caos e disciplina.

     c) simpatia, fluência oral, capacidade de concentração, habilidade para lidar com valores monetários, facilidade de expor ideias, responsabilidade, agilidade, flexibilidade, raciocínio rápido, capacidade de organização e disciplina.

     e) simpatia, fluência oral, capacidade de concentração, boa memória, leitura fluente, habilidade para lidar com as pessoas, facilidade de expor ideias, flexibilidade, raciocínio rápido e capacidade de lidar com valores monetários.

  • 2 erros grotescos de crase no enunciado: '' à funcionários'' ; '' à responde-las''.

  • Regra geral não é necessário capacidade de lidar com valores monetários para ser um telefonista. Não necessariamente, a não ser que a empresa que contrate seja desse ramo e assim o exija.

  • "habilidade para lidar com animais" kkk

  • Basta excluir as alternativas que dizem "valores monetários" kkkkk

  • Habilidade para lidar com bancas lixo.


ID
1893835
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Considerando as necessidades das pessoas que ligam e são atendidas por telefone, para melhor atendimento a (o) telefonista deve

Alternativas
Comentários
  •  d)

    ter sempre papel e caneta em mãos e não ser impaciente

  • pensei que fosse RLM. KKK

  • BANCA LIXO!

  • Achei que a C estava mais completa, pois papel e caneta em mãos sem proatividade serve de que?

    O papel da p se abanar, e a caneta fazer tatuagens no braço. 

     

     

    Gab. D.

  • ALTERNATIVA D)

     

    Para um bom atendimento telefônico é importante seguir essas dicas:

     

    Não seja impaciente: busque ouvir o cliente atentamente, sem interrompê-lo, pois, essa atitude contribui positivamente para a identificação dos problemas existentes e consequentemente para as possíveis soluções que os mesmos exigem.

    Tenha sempre papel e caneta em mãos: a organização é um dos princípios para um bom atendimento telefônico, haja vista, que é necessário anotar o nome da pessoa e os pontos principais que foram abordados.

    Seja proativo: se um cliente procurar por alguém que não está presente na sua empresa no momento da ligação, jamais peça a ele para ligar mais tarde, pois, essa é uma função do atendente, ou seja, a de retonar a ligação quando essa pessoa estiver de volta à organização.

     

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/16-dicas-valiosas-para-melhorar-o-atendimento-telefonico-da-sua-empresa


ID
1961071
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
CASAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No atendimento a um cliente irritado a atitude do servidor (colaborador) deve ser:

Alternativas
Comentários
  • d) desestimular a discussão e a situação de confronto. 


ID
2034838
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Devemos ter certas atitudes comportamentais ao telefone. Marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a- falsidade

    b- intimidade

    c-  indiferença

    d- desleixo

     

  • Letra E , correta! 


ID
2058307
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Considerando que saber relacionar-se é uma arte, o funcionário público deve desenvolver suas atividades de maneira empática.


Dessa forma, é correto afirmar.

Alternativas

ID
2058310
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Para que ocorra o bom entendimento das informações entre duas pessoas, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2058313
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Pelo atendimento telefônico transmite-se tanto a imagem profissional quanto a eficácia e o bom atendimento da instituição.


Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2064496
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em uma ligação telefônica em que o interlocutor questioná-lo sobre informações fora de seu conhecimento, o procedimento correto a ser tomado é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Transferir a ligação para quem possa informar corretamente ao interlocutor.  


ID
2074876
Banca
IVIN
Órgão
Prefeitura de Piracuruca - PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No atendimento ao telefone, muitas vezes a pessoa solicitada não está presente para que atenda a ligação, logo, qual das afirmativas abaixo NÃO é indicado como ação do atendente do telefone nessas situações:

Alternativas

ID
2103373
Banca
CRF-TO
Órgão
CRF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Imagine que um senhor chegue muito nervoso na instituição em que você trabalha. Ele grita com as pessoas e deseja ver o seu chefe imediatamente. Este, porém, está em uma reunião e cabe a você solucionar a situação. Veja as atitudes e comportamentos que podem ser adotados.
I. Manter a calma e não alterar o tom de voz.
II. Falar pausadamente, porém, com segurança.
III. Respirar fundo e tentar acalmar o senhor oferecendo-lhe algo para beber, uma cadeira para se sentar.
IV. Não prometer o que não pode cumprir.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

    Quase tudo para acalmá-lo!

     

    Senhor muito nervoso.

    Ele grita com as pessoas e deseja ver o seu chefe imediatamente.

    Este, porém, está em uma reunião e cabe a você solucionar a situação.

  • oferecer uma cadeira para quem estar nervoso! pra mim é uma ofensa!

  • letra D porém ela está estranha, a alternativa 2 se repete.

ID
2103382
Banca
CRF-TO
Órgão
CRF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A recepção é o primeiro contato do cliente com a empresa, daí a importância de um atendimento de qualidade. Veja abaixo algumas dicas e indique a incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

     c) Procure sempre amenizar o ambiente brincando com as pessoas para entretê-las enquanto esperam. - Para o atendimento de qualidade na recepção o ambiente pode ser amenizado com o atendimento básico das necessidades do cliente, e enquanto esperam às vezes há a opção de revistas ou televisões na sala.


ID
2110744
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um código de ética é uma carta reservada de intenções dos funcionários e colaboradores diretamente envolvidos no atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Um código de ética é um documento que busca expor os princípios e a missão de uma determinada profissão ou empresa. Seu conteúdo deve ser pensado para atender às necessidades que aquela categoria serve e representa.

     

    Eles são feitos para enfatizar os valores que devem ser praticados pelos profissionais e instituições. Pode-se falar também em código deontológico. A deontologia é a ciência que estuda os deveres e obrigações a partir da ótica moral e ética.

     

    http://codigo-de-etica.info/

     

    GAB: ERRADO

  • Chiavenato (2010) Código de ètica é uma declaração formal que atua como um guia para tomar decisões e agir dentro de uma organização.

     

    “Códigos de ética são conjuntos de normas de conduta que procuram oferecer diretrizes para decisões e estabelecer a diferença entre certo e errado” (Maximiano, 2004, p. 433).


ID
2126173
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O procedimento correto pressupõe que a (o) telefonista, ao atender a uma chamada externa, diga

Alternativas
Comentários
  • Gabarito d)

    .

    Atenção que também estaria correto o seguinte: o nome da instituição, o nome de quem fala e um cumprimento.

    .

    Nessa questão apenas se omitiu o nome de quem fala.

     

  • Gabarito: D

    Ano: 2017 Banca: VUNESP

    Atender a uma ligação telefônica utilizando o termo “alô” não é o cumprimento adequado quando nos referimos ao atendimento telefônico de instituições públicas ou privadas. Ao atender a uma ligação externa, deve-se considerar, na ordem:

    Responta: O nome da instituição, a identificação de quem fala e uma saudação inicial.

  • Gabarito: D

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Atender a uma ligação telefônica utilizando o termo “alô” não é o cumprimento adequado quando nos referimos ao atendimento telefônico de instituições públicas ou privadas. Ao atender a uma ligação externa, deve-se considerar, na ordem:

    Responta: O nome da instituição, a identificação de quem fala e uma saudação inicial.

  • Gabarito: D

    Atender a uma ligação telefônica utilizando o termo “alô” não é o cumprimento adequado quando nos referimos ao atendimento telefônico de instituições públicas ou privadas. Ao atender a uma ligação externa, deve-se considerar, na ordem:

    Responta: O nome da instituição, a identificação de quem fala e uma saudação inicial.


ID
2126182
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A (o) telefonista deve estar ciente de que as ligações sob sua responsabilidade, bem como os assuntos decorrentes delas, devem ser

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

     a) comentados com a sua chefia e com todos de sua equipe. - Não devem ser comentados.

     b) abordados de forma descontraída, preocupando-se apenas em bem atender. - Há outras preocupações importantes, como resolver a demanda do cliente.

     d) considerados com simplicidade, compartilhando-os com quem achar conveniente. - Não devem ser compartilhados.

     e) utilizados posteriormente, conforme a necessidade do cargo exigir. - Essa poderia gerar dúvidas, porém o assunto deve ser resolvido na própria ligação, ou não sendo possível, o mais breve possível, de acordo com a dificuldade da demanda do cliente e não do cargo do telefonista.

  • Letra C.

    Tratados observando-se as regras de confidencialidade.


ID
2126185
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Faz parte das atribuições da(o) telefonista

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

     

     a) fazer atendimentos bilíngues. - Isso seria uma atibuição extra, um plus do currículo do telefonista.

     b) saber utilizar listas telefônicas empresariais internacionais. - Isso seria uma atibuição extra, um plus do currículo do telefonista.

     c) fazer ligações particulares toda vez que solicitado por sua chefia. - Isso seria uma atibuição extra dada pelo chefe.

     e) decorar os números de telefone dos principais clientes. - Isso seria uma atibuição extra, uma proatividade do telefonista.

  • Letra D.

    Anotar recados e realizar chamadas telefônicas faz parte das atribuições do telefonista.


ID
2126188
Banca
VUNESP
Órgão
CRO-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Com relação aos equipamentos utilizados para o desempenho de suas funções, é esperado que a (o) telefonista

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Com relação aos equipamentos utilizados para o desempenho de suas funções, é esperado que a (o) telefonista zele pela guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, assegurando perfeitas condições de funcionamento.

  • Letra B.


    É esperado que o telefonista zele pelos equipamentos presentes, não insistindo com seu superior para a compra de equipamentos novos, pois não é a sua função, nem delegue a conservação para o setor de Serviços Gerais.


ID
2127715
Banca
COPEVE-UFMS
Órgão
UFMS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O atendimento ao público deve ser realizado com agilidade, presteza, boa vontade, qualidade, urbanidade, cordialidade e respeito, fornecendo as orientações e informações claras e confiáveis, devendo o servidor público atuar de modo a harmonizar as relações entre o cidadão e a UFMS. Durante o atendimento, o servidor deve observar as seguintes condutas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Expressar se utilizando linguagem coloquial? Não concordo.

  • Linguagem coloquial ?!?! 

  • Pessoal, tudo bem não usar a linguagem coloquial e sim a formal, mas a questão explica o porquê do uso da linguagem. Por exemplo, uma senhora que vive no interior de uma cidade no nordeste, se eu falar com formalidade com ela, talvez não me entenda. Dessa forma, terei que me adequar a individualidade dela, para que o atendimento tenha qualidade. Se a questão não deixasse a explicação, colocando apenas o uso da linguagem coloquial, estaria errada. 

  • Letra: B

     

    --------------------------------------

     

    Como dizia Alexandre Meirelles: Marque a alternativa "mais correta" ou "mais incorreta" e seja feliz. Não adianta brigar com a banca.

  • A questão tem duas opções erradas (a e b). Fui na mais bizarra e acertei (b), mas cá pra nós, que banca vagabunda heim!!!

  • sabe o que acontesse esse assunto é tão fácil que as bancas inventam coisas para torna-lo difícil,cabe anulação.

  • Também achei estranho, mas pior que no código de ética da UFMS fala em usar linguagem coloquial...

  • Essa A está confusa hem...

  • Fui seco na A. Indefensável uma questão dessas.

  • CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DA UFMS ( RESOLUÇÃO COUN Nª 31, DE 18 DE JUNHO DE 2015.)

     

    Art. 7º O atendimento ao público deve ser realizado com agilidade, presteza, boa vontade, qualidade, urbanidade, cordialidade e respeito, fornecendo-se as orientações e informações claras e confiáveis, devendo o servidor atuar de modo a harmonizar as relações entre o cidadão e a UFMS.

     

    III – abster-se de manifestar opinião pessoal, juízo de valor, ou emitir parecer sobre assuntos diversos aos serviços demandados;

  • O "coloquial" aí é conhecimento específico. Está numa resolução da UFMS.

  • GABARITO LETRA B 

     

    RESOLUÇÃO Nº 31/2015 (CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DA UFMS)

     

    CAPÍTULO II - DA CONDUTA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO

     

    ARTIGO 7º O atendimento ao público deve ser realizado com agilidade, presteza, boa vontade, qualidade, urbanidade, cordialidade e respeito, fornecendo-se as orientações e informações claras e confiáveis, devendo o servidor atuar de modo a harmonizar as relações entre o cidadão e a UFMS.

     

    Parágrafo único. Durante o atendimento, o servidor deve observar, dentre outras, as seguintes condutas:

     

    III – abster-se de manifestar opinião pessoal, juízo de valor, ou emitir parecer sobre assuntos diversos aos serviços demandados;
     

  • Manifestar opinião pessoal, juízo de valor, ou emitir parecer sobre assuntos diversos aos serviços demandados. O trecho em negrito foi o que definiu qual a resposta correta.


ID
2135947
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Carlos José realizou recentemente uma consultoria em uma organização pública e identificou a necessidade de estruturar melhor as atividades dos servidores, para que estes viessem a se tornar capazes de realizar, com destreza, uma parte do processo da prestação de serviço da instituição. Com isso, Carlos José promoveu a

Alternativas
Comentários
  • "[...] necessidade de estruturar melhor as atividades dos servidores..."  --> divisão do trabalho.

  • GABARITO D

     

    A divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas. No enunciado fala que os servidores vão realizar uma parte do processo para que se tenha destreza e a divisão do trabalho é isso: dividisão das tarefas para que ocorra a especialização e resulte em dinamização e otimização do serviço realizado.

  • Organização -> Divisão do Trabalho -> estrutura as atividades 

  • Divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo.

     

    Dá-se o nome de divisão do trabalho à especialização de funções que permite a cada pessoa criar, usar e acentuar, com máxima vantagem, qualquer diferença peculiar em aptidões e recursos. Tem como consequência o trabalho cooperativo em tarefas específicas e delimitadas, com o objetivo de aumentar a eficiência da produção.

  • Divisão do trabalho que corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial.


ID
2157292
Banca
NUCEPE
Órgão
FHT - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Para que tenhamos uma gestão pública eficiente e comprometida com resultados concretos voltados para a melhoria de serviços para a comunidade na qual está inserida, alguns fatores, atitudes e comportamento de seus servidores públicos são fundamentais. Com base nessa premissa, analise as afirmativas abaixo:
I. A qualidade do atendimento ao público fundamenta-se na prestação da informação correta, na cortesia do atendimento, na agilidade da resposta e na adequação do ambiente para a realização do atendimento.
II. Na avaliação do nível de satisfação do usuário com o atendimento recebido no órgão público, é prescindível a percepção do cidadão.
III. Para se dá um bom atendimento, é imprescindível que o servidor detenha conhecimento de suas funções e visualize todo o processo que envolve o atendimento.
IV. Não havendo um tratamento adequado e satisfatório por parte do servidor ao usuário, a qualidade percebida pelo usuário não será avaliada de maneira positiva em relação ao órgão público.
V. Um atendimento de qualidade inclui dar um bom tratamento ao cidadão e satisfazer, com tempestividade e suficiência, as demandas de informação, produtos ou serviços por ele apresentadas.
Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

     

     

    I. A qualidade do atendimento ao público fundamenta-se na prestação da informação correta, na cortesia do atendimento, na agilidade da resposta e na adequação do ambiente para a realização do atendimento. CORRETA 

     

    II. Na avaliação do nível de satisfação do usuário com o atendimento recebido no órgão público, é IMprescindível a percepção do cidadão. ERRADA

     

    III. Para se dá um bom atendimento, é imprescindível que o servidor detenha conhecimento de suas funções e visualize todo o processo que envolve o atendimento. CORRETA

     

    IV. Não havendo um tratamento adequado e satisfatório por parte do servidor ao usuário, a qualidade percebida pelo usuário não será avaliada de maneira positiva em relação ao órgão público. CORRETA

     

    V. Um atendimento de qualidade inclui dar um bom tratamento ao cidadão e satisfazer, com tempestividade e suficiência, as demandas de informação, produtos ou serviços por ele apresentadas. CORRETA 

  • GABARITO C

    Nosso amigo se equivocou ao colocar o gabarito letra a, mas a correção dele está correta.

  •  

    Para se DÁ um bom atendimento???? 

     

    Que isso Brazil, nem mesmo as bancas de concurso conseguem utilizar o VERBO NO INFINITIVO...  que fase. 

     

     

    Para se DAR um bom atendimento, é imprescindível que o servidor detenha conhecimento de suas funções e visualize todo o processo que envolve o atendimento

  • Gab. C

     

    Todas estão corretas, exceto II.

    Prescindível= Desnecessário; do que se pode prescindir, descartar.Dispensável; que não é importante; não necessário; sem obrigação: cláusula prescindível.

    Quem muito faz questões da banca CESPE conhece essa brincadeirinha de trocar as palavras (imprescindível/prescindível) para invalidar a questão. xP

    Fonte: https://www.dicio.com.br/prescindivel/

     

    Salmos 37:5

    夢を信じる!

    Girl Power!

  • GAB.C.

    Para se DAR um bom atendimento, é imprescindível que o servidor detenha conhecimento de suas funções e visualize todo o processo que envolve o atendimento.

    Prescindível - Que se pode dispensar, dispensável.



ID
2157319
Banca
NUCEPE
Órgão
FHT - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em relação ao atendimento a cliente via telefone, analise as situações abaixo:
1. Ao atender ao telefone, identifique-se, respondendo ao que for solicitado com decoro e profissionalismo.
2. Responda estritamente o necessário, não solicitando nenhuma identificação da pessoa que está ligando por receio de ser inconveniente nas perguntas.
3. Não diga alô, mas sim o nome do setor, seu nome acompanhado de um cumprimento: bom dia, boa tarde.
4. Utilize uma voz alegre, clara e calorosa para que gere empatia e garanta o êxito do contato profissional telefônico.
5. Se houver a necessidade de algum tempo para transferir a ligação ou obter uma informação para responder ao cliente/cidadão use expressões "espere um minutinho" ou "um instantinho".
Assinale as opções que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra C...porém...

    “Utilize uma voz alegre, clara e calorosa para que gere empatia e garanta o êxito do contato profissional telefônico.”….E quem foi que disse que por si só esse fato garantirá o êxito do contato?!  Se minha solicitação não for resolvida a contento, não haverá êxito nenhum no contato!

  • O que esperar de uma banca chamada "NUCEPE"?

  • 4. Utilize uma voz alegre, clara e calorosa para que gere empatia e garanta o êxito do contato profissional telefônico.



    Muito subjetivo!!!!!!!!

  • Muita maconha estragada na mente desse examinador!



ID
2157340
Banca
NUCEPE
Órgão
FHT - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Entre os requisitos necessários para as pessoas que atendem ao público nos órgãos públicos está a predisposição para:
I - bom atendimento, ser atencioso, cortes, solícito e gostar de pessoas.
II - bom atendimento, conhecer-se a si mesmo, gostar de liderar pessoas, cortes e educado.
III - bom atendimento, conhecer o que faz, prestativo e saber negociar.
IV - bom atendimento, atencioso, impositivo, tolerante e fiel aos clientes.
V - bom atendimento, conhecer o que faz, ter clareza e refutar constantemente.
Está CORRETO o que consta em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Errei a questão, não sei se posso colocar culpa no erro de ortografia da elaboração, já que está faltando o acento em cortês.

    "Minha culpa, minha tão grande culpa!"

  • NUCEPE, respeita o povo!

  • Colocaram a assertiva V só de varde mesmo, não a tem opção nas alternativas

    II - bom atendimento, conhecer-se a si mesmo, gostar de liderar pessoas (para atendimento ao público, não é necessário liderar as pessoas), cortes e educado. 

    IV - bom atendimento, atencioso, impositivo, tolerante e fiel aos clientes. 

    V - bom atendimento, conhecer o que faz, ter clareza e refutar constantemente.


ID
2160439
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em se tratando de boas maneiras no local de trabalho é INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • “Meu querido”

     

    Não é nada agradável abordar o cliente com expressões que denotam intimidade como: “meu querido” ou “meu bem”. Isso causa desconforto e o cliente mais atento pode perceber que o atendente está “forçando a barra”.

     

    Ser simples e direto já é válido: procure criar uma conversa agradável e sempre pergunte o nome da pessoa que vai atender. O atendimento ao cliente pode e deve ser pessoal, mas sem intimidade excessiva.


ID
2180683
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) No atendimento ao público é aconselhável o uso de gírias.

( ) Ao telefone, deve-se atender identificando a empresa ou, caso já tenha passado por uma telefonista, é indicado identificar o departamento.

( ) A concordância nominal é desejável ao atendimento telefônico.

( ) A impressora e a copiadora de um departamento público não são passíveis de utilização para uso particular.

( ) O uniforme de trabalho, caso exigido, permite alterações ou personificações como tinturas, rasgos, bordados de escudo de times de futebol, etc.

( ) O fac-símile é um aparelho obsoleto que era usado para o controle de entrada e saída dos funcionários.

( ) Ao realizar o atendimento público, a eficiência é algo necessário.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra: D

     

    ----------------------------------

     

    ( F ) No atendimento ao público é aconselhável o uso de gírias.

     

    ( V ) Ao telefone, deve-se atender identificando a empresa ou, caso já tenha passado por uma telefonista, é indicado identificar o departamento.

     

    ( V ) A concordância nominal é desejável ao atendimento telefônico.

     

    ( V ) A impressora e a copiadora de um departamento público não são passíveis de utilização para uso particular.

     

    ( F ) O uniforme de trabalho, caso exigido, permite alterações ou personificações como tinturas, rasgos, bordados de escudo de times de futebol, etc.

     

    ( F ) O fac-símile é um aparelho obsoleto que era usado para o controle de entrada e saída dos funcionários.

     

    ( V ) Ao realizar o atendimento público, a eficiência é algo necessário.

     

    ----------------------------------

  • O que é fac-simile ?

    reprodução exacta de uma assinatura, escrito ou estampa; 2 - cópia; 3 - imitação
    Do latim "fac-simile, "faz coisa semelhante"



    Ontem fiz um fac-símile da minha assinatura.

     

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/fac-s%C3%ADmile/

  • O fac-simile é uma reprodução exata de uma assinatura, escrita ou estampa.


    Simile tem a ver com similar.

  • "  O uniforme de trabalho, caso exigido, permite alterações ou personificações como tinturas, rasgos, bordados de escudo de times de futebol, etc. "

    Tinha uns colegas no trabalho que levavam esse conceito (errado) muito a serio hahahaha.

  • bordar time de futebol no uniforme de trabalho é tenso ! kkkk


ID
2181964
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Num balcão de informações, aonde chegam várias pessoas, um dos recém-chegados, “furando a fila”, solicita uma informação; o atendente deve dizer-lhe:

Alternativas
Comentários
  • Dá vontade de reponder p esse idiota a letra C.

  • Se tivesse a opção "ignore-o e continue a atender as outras pessoas" eu maracava..

  • Ué?! Nao era pra evitar palavras no diminutivo?! Que merda de questão é essa???

  • No caso o que a pessoa quer é apenas uma informação e não necessariamente ser atendido na frente dos demais. Acredito que o raciocínio da questão é esse.

  • GAB: D) Espere um momentinho, por favor;

  • Lila Nascimento, mas a questão diz "Num balcão de informações". Aparentemente, todos os que serão atendidos só querem informações também hehe

  • Eu teria respondido a B e se reclamasse chamaria a segurança.

  • Responder a D não vai fazer a pessoa ocupar seu lugar na fila. A resposta seria... "não POSSO atendê-lo antes dos demais"

  • resposta muito subjetiva... 

  • A, B, D e E são os comportamentos corretos, a diferença é q a D é a forma mais cordial, as outras podem ser interpretadas como rudes e gerar um conflito. A C é o comportamento incorreto.
  • O "momentinho" pode até ser mais sutil de se ouvir, mas não é adequado no ambiente profissional.

  • Fiz estágio no BB e essa situação era corriqueira.

  • Momentinho não é uma expressão profissional.

  • foi só uma informação gente. esse momentinho provavelmente foi por consultar no PC ou perguntar a alguém do setor.

  • O cara queria apenas uma informação, quem estava na fila já saberia possivelmente o que fazer! Vai que o cara chega tem 50 pessoas na fila, e na vez dele ser atendido não tem o serviço que ele deseja, ai complica né!!! Eu não faria questão de ajuda-lo, por exemplo, falaria: Espere só um momento senhor, por favor. Sim aqui prestamos este serviço. Agora o senhor poderia ir para o final da fila? Falaria isso caso ele não usasse da sua consciencia!!!

  • LETRA D

  • Ué, mas já vi em aulas que não é correto utilizar palavras no diminutivo em uma situação de atendimento.

  • O balcão é de informação, a pessoa chega furando fila para pedir informação vendo que tem uma fila de gente esperando para fazer o mesmo e eu digo para esperar um momentinho? Eu meteria é a B nele!

  • kkkk só rindo

  • O mundo acabando ,mas basta ter um por favor que tudo melhora kkkkkkkkkkk


ID
2181967
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Se um jovem de vinte e poucos anos chega a um balcão de atendimento e diz – “Que é que eu faço pra mim pagar uma conta?”, o atendente deve responder:

Alternativas
Comentários
  • Olha que eu tenho vinte e pouco anos(se é trocadilho com a idade, hehehe) e não falo "para mim pagar..." kkkkk... #acertômiseravi

  • Na formalidade do trabalho tudo bem  chamar alguém jovem de senhor, mas no dia a dia pelo amor de Deus....

  • GAB: E) O senhor deve entrar, por favor, na primeira porta à direita.

    OS ERROS DAS OUTRAS

     

    O companheiro deve ir até o final do corredor e entrar na primeira porta à direita;

    Entre na primeira porta à direita, amigo.

    É moleza, cara, basta entrar na primeira porta à direita.

    Faz o seguinte: entra na primeira porta à direita, e pronto;

  • Olhe que se tiver a opção de corrigir o português do jovem, muita gente marca...

  • f) Num intendi, fali portugues porra kkkk

     

  • O Lula marcaria a letra A.

  • Mim acertou a questão!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • mim vou ajudar você.

  • MIM não conjuga verbo, cara.

  • LETRA E

  • kkkkkkkkkkkkkk Lembro que quando fui escrivão Ad Hoc da Polícia Civil eu falava pros cidadãos "Então, meu querido, Xerox é com aquele piazão ali" kkkkkkkkkkkkkkkk

  • esse jovem saiu de qual tribo???


ID
2183152
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Terra de Areia - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No trato com o público, espera-se que o servidor seja:
I - Atencioso.
II - Arrogante.
III - Simpático.
Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • Ridícula essa questão!

  • Qndo vi ,ri e falei: ridícula essa questão!  Abri os comentários e dei de cara com a mesma frase, dita pelo amiguinho Marcos Silva. kkk

  • meu deus isso é uma questão de concurso ??


ID
2185276
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O cargo de agente administrativo exige uma postura exemplar. Para tanto, o profissional que ocupará este cargo deve ser:

Alternativas
Comentários
  • agente administrativo precisa ter constante contato com autoridades, ser organizado, atuar com planejamento em grau auxiliar e pesquisas preliminares. Além disso, é necessário ter ótimas noções da língua portuguesa por conta da realização de redações, requerimentos, cartas comerciais, ofícios, telegramas, entre outros padrões da redação oficial.

    Leia Mais: http://www.novaconcursos.com.br/portal/cargos/agente-administrativo/#ixzz4vOZu7HKn

     


ID
2187718
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Na busca da melhoria do atendimento público, foi publicado o Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009, que dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão e, dentre outras providências, institui a Carta de Serviços ao Cidadão que tem por objetivo informar ao cidadão a respeito dos serviços prestados pelo órgão ou entidade, das formas de acesso a esses serviços e dos respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. Assinale a alternativa que apresenta algumas das informações, em relação a cada um dos serviços prestados, que deverá estar na Carta de Serviços ao Cidadão.

Alternativas
Comentários
  •  Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009

    Resposta: E

    Art. 11  § 2o  A Carta de Serviços ao Cidadão deverá trazer informações claras e precisas em relação a cada um dos serviços prestados, em especial as relacionadas com:

    I - o serviço oferecido;

    II - os requisitos, documentos e informações necessários para acessar o serviço;

    III - as principais etapas para processamento do serviço;

    IV - o prazo máximo para a prestação do serviço;

    V - a forma de prestação do serviço;

    VI - a forma de comunicação com o solicitante do serviço; e

    VII - os locais e formas de acessar o serviço. 

     

  • Galera, esse Decreto constou no edital da UFS-2014?

  •  DECRETO 9094/2017

    Art. 11. Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, direta ou indiretamente, deverão elaborar e divulgar Carta de Serviços ao Usuário, no âmbito de sua esfera de competência.

    § 1º A Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar aos usuários dos serviços prestados pelo órgão ou pela entidade do Poder Executivo federal as formas de acesso a esses serviços e os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público.

    § 2º Da Carta de Serviços ao Usuário, deverão constar informações claras e precisas sobre cada um dos serviços prestados, especialmente as relativas:

    I - ao serviço oferecido;

    II - aos requisitos e aos documentos necessários para acessar o serviço;

    III - às etapas para processamento do serviço;

    IV - ao prazo para a prestação do serviço;

    V - à forma de prestação do serviço;

    VI - à forma de comunicação com o solicitante do serviço; e

    VII - aos locais e às formas de acessar o serviço.

  • REVOGADO PELO DEC. Nº 9.094/2017

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9094.htm#art25

  • GABARITO LETRA E 

     

    DECRETO Nº 9094/2017 (REGULAMENTA DISPOSITIVOS DA LEI Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017 , DISPÕE SOBRE A SIMPLIFICAÇÃO DO ATENDIMENTO PRESTADO AOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, INSTITUI O CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS - CPF COMO INSTRUMENTO SUFICIENTE E SUBSTITUTIVO PARA A APRESENTAÇÃO DE DADOS DO CIDADÃO NO EXERCÍCIO DE OBRIGAÇÕES E DIREITOS E NA OBTENÇÃO DE BENEFÍCIOS, RATIFICA A DISPENSA DO RECONHECIMENTO DE FIRMA E DA AUTENTICAÇÃO EM DOCUMENTOS PRODUZIDOS NO PAÍS E INSTITUI A CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO.) (REDAÇÃO DADA PELO DECRETO Nº 9.723, DE 2019)

     

    ARTIGO 11. Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, direta ou indiretamente, deverão elaborar e divulgar Carta de Serviços ao Usuário, no âmbito de sua esfera de competência.

     

    § 2º Da Carta de Serviços ao Usuário, deverão constar informações claras e precisas sobre cada um dos serviços prestados, especialmente as relativas:

     

    I - ao serviço oferecido;

    II - aos requisitos e aos documentos necessários para acessar o serviço;

    III - às etapas para processamento do serviço;

    IV - ao prazo para a prestação do serviço;

    V - à forma de prestação do serviço;

    VI - à forma de comunicação com o solicitante do serviço; e

    VII - aos locais e às formas de acessar o serviço.
     


ID
2204860
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em relação ao atendimento ao público em instituições do Poder Executivo Federal, assinale a afirmativa que NÃO condiz com práticas adequadas ao contexto organizacional.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    A) Padronizar procedimentos referentes à utilização de formulários e outros documentos. (CORRETA)

     

    B) Gerir (gerenciar) e responder sugestões e reclamações recebidas. (CORRETA)

     

    C) Realizar atendimento aos usuários desconsiderando prioridades no atendimento (INCORRETA) - CONSIDERAR

     

    D) Dar publicidade a locais e horários de atendimento dos serviços prestados.  (CORRETA)

  • LETRA C.

    A) Padronizar procedimentos referentes à utilização de formulários e outros documentos. (CORRETA)

     

    B) Gerir (gerenciar) e responder sugestões e reclamações recebidas. (CORRETA)

     

    C) Realizar atendimento aos usuários desconsiderando prioridades no atendimento (INCORRETA) - CONSIDERAR

     

    D) Dar publicidade a locais e horários de atendimento dos serviços prestados. (CORRETA

  • Lembrando que a Lei n.º 13.460/2017 - a qual dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública - estabelece prioridades no atendimento, vejamos:

    Art. 5º O usuário de serviço público tem direito à adequada prestação dos serviços, devendo os agentes públicos e prestadores de serviços públicos observar as seguintes diretrizes:

    (...)

    III - atendimento por ordem de chegada, ressalvados casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas por crianças de colo;

    "Treino duro, jogo fácil."


ID
2375116
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No atendimento telefônico, a eficácia e o bom funcionamento da organização são evidenciados por meio da imagem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) Profissional.