SóProvas



Prova CPCON - 2020 - Câmara de Cerro Corá - RN - Agente Administrativo


ID
5059282
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Após a leitura dos dois textos que seguem (notas jornalísticas – Isto é, 05/02/20), analise as proposições relativas aos aspectos estruturais e as classifique como (V) para verdadeiras ou (F) para falsas:


TEXTO I: Mello deixa STF

O STF vai ficar um bom tempo só com dez ministros. É que Celso de Mello estará de licença médica até o próximo dia 19 de março, em função de uma cirurgia no quadril feita na semana passada no Hospital Sírio Libanês. Pode ser que nem volte mais. Em novembro, quando completará 75 anos, vai se aposentar e Bolsonaro indicará outro para seu lugar.


TEXTO II: Jorginho na vaga?

Os que querem Moro no STF podem se surpreender. Bolsonaro está disposto a indicar o nome de Jorge Oliveira, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, para o lugar de Mello, “traindo” o compromisso assumido com o ministro da Justiça. Jorginho, como é chamado pelo presidente, tem OAB desde 2013 e só apresentou 7 processos à justiça.


( ) No texto I, a expressão “é que” introduz uma justificativa para a informação precedente, sobre a redução no número de ministros no STF.

( ) Na última frase do texto I, o pronome possessivo em: “Bolsonaro indicará outro para seu lugar” faz remissão ao termo “Bolsonaro”.

( ) Na primeira frase do texto II, o sujeito do verbo “podem” é “os que querem Moro no STF”, tendo como núcleo o pronome demonstrativo “os”, equivalente a “aqueles”.

( ) No texto II, há uma relação de sentido de explicação entre os dois períodos iniciais, de modo que admitiria o emprego do conectivo “pois” para estabelecer a coesão sequencial.

( ) O sufixo “inho” tanto pode se revestir de um valor afetivo como irônico. No último período do texto II, o emprego do diminutivo reflete afetividade, de ambas as partes - da perspectiva do presidente bem como da do redator da matéria.


A sequência CORRETA de avaliação é:

Alternativas
Comentários
  • ( V ) No texto I, a expressão “é que” introduz uma justificativa para a informação precedente, sobre a redução no número de ministros no STF.

    ( F ) Na última frase do texto I, o pronome possessivo em: “Bolsonaro indicará outro para seu lugar” faz remissão ao termo “Bolsonaro”.

    ( V ) Na primeira frase do texto II, o sujeito do verbo “podem” é “os que querem Moro no STF”, tendo como núcleo o pronome demonstrativo “os”, equivalente a “aqueles”.

    ( V ) No texto II, há uma relação de sentido de explicação entre os dois períodos iniciais, de modo que admitiria o emprego do conectivo “pois” para estabelecer a coesão sequencial.

    ( F ) O sufixo “inho” tanto pode se revestir de um valor afetivo como irônico. No último período do texto II, o emprego do diminutivo reflete afetividade, de ambas as partes - da perspectiva do presidente bem como da do redator da matéria.

    Gabarito D

  • A terceira --> achei que o núcleo seria Moro.

  • GABARITO: D

    Complementando o meu xará, Lucas:

    ( V ) No texto I, a expressão “é que” introduz uma justificativa para a informação precedente, sobre a redução no número de ministros no STF. → Correto. É uma justificativa. Veja:

    "O STF vai ficar um bom tempo só com dez ministros." → Por quê? É que (porque) Celso de Mello estará (...)"

    .

    ( F ) Na última frase do texto I, o pronome possessivo em: “Bolsonaro indicará outro para seu lugar” faz remissão ao termo “Bolsonaro”. Errado. Faz referência a Celso de Melo. Veja:

    "É que Celso de Mello estará de licença médica (...) Em novembro, quando completará 75 anos, vai se aposentar e Bolsonaro indicará outro para seu lugar (lugar de quem? De Celso de Melo).

    .

    ( V ) Na primeira frase do texto II, o sujeito do verbo “podem” é “os que querem Moro no STF”, tendo como núcleo o pronome demonstrativo “os”, equivalente a “aqueles”. → Correto. Veja:

    "Os que querem Moro no STF podem se surpreender" → Quem pode se surpreender? → Os que querem Moro no STF (sujeito)

    Qual é o núcleo do sujeito, ou seja, aquela palavra que não podemos retirar sem prejudicar o sentido? → Os (pronome demonstrativo que equivale a "aquele").

    Macete que vi aqui no QC: Se os/as, equivale a "aqueles", o "que" é pronome relativo. "(...) as que mais amo são estas". → AQUELAS que mais amo... (pronome demonstrativo e pronome relativo).

    .

    ( V ) No texto II, há uma relação de sentido de explicação entre os dois períodos iniciais, de modo que admitiria o emprego do conectivo “pois” para estabelecer a coesão sequencial. → Correto. Veja que podemos colocar um "pois", que é conjunção explicativa:

    "Os que querem Moro no STF podem se surpreender, pois Bolsonaro está disposto a indicar o nome de Jorge Oliveira (...)"

    Dica da colega Simone, aqui do QC, para diferenciar o pois explicativo do conclusivo

    PAVÊ (Pois Antes do Verbo é Explicativo) e PDVC (Pois Depois do Verbo é Conclusivo). Ex.: "Fiquei doente, pois andei tomando sorvete" (PAVÊ) // O capitão abandonou o navio; foi, pois, uma desonra " (PDVC).

    .

    ( F ) O sufixo “inho” tanto pode se revestir de um valor afetivo como irônico. No último período do texto II, o emprego do diminutivo reflete afetividade, de ambas as partes - da perspectiva do presidente bem como da do redator da matéria. Errado. Indica afetividade apenas para o presidente. → "Jorginho, como é chamado pelo presidente, (...)"

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • (V) No texto I, a expressão “é que” introduz uma justificativa para a informação precedente, sobre a redução no número de ministros no STF.

    (F) Na última frase do texto I, o pronome possessivo em: “Bolsonaro indicará outro para seu lugar” faz remissão ao termo “Bolsonaro”. Bolsonaro indicará outro para seu (Celso de Melo) lugar.

    (V) Na primeira frase do texto II, o sujeito do verbo “podem” é “os que querem Moro no STF”, tendo como núcleo o pronome demonstrativo “os”, equivalente a “aqueles”.

    (V) No texto II, há uma relação de sentido de explicação entre os dois períodos iniciais, de modo que admitiria o emprego do conectivo “pois” para estabelecer a coesão sequencial.

    (F) O sufixo “inho” tanto pode se revestir de um valor afetivo como irônico. No último período do texto II, o emprego do diminutivo reflete afetividade, de ambas as partes - da perspectiva do presidente bem como da do redator da matéria.


ID
5059285
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Feita a leitura do fragmento textual abaixo exposto, responda à questão.


As novas engrenagens do trabalho

Processos industriais com máquinas cada vez mais inteligentes requerem qualificação da mão de obra que as opera


[Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. Percebe-se isso nas transações bancárias, cada vez mais eletrônicas. Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, assim como na forma de se comunicar com outras pessoas, intensamente mais instantânea. ]* [Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando e que não dá sinais de terminar, com reflexos diretos no mercado de trabalho, como a extinção de diversas profissões e o surgimento de novas, em processo que só tende a se acelerar.]*

    Um estudo da consultoria McKinsey chamado Jobs lost, Jobs gained: workforce transitions in a time of automation (“Empregos perdidos, empregos conquistados: transições da força de trabalho em um momento de automação”), de 2017, projeta que 60% das ocupações terão pelo menos 30% de suas atividades automatizadas até 2030. As tarefas recorrentes e repetitivas são as primeiras da fila. São consideradas atividades mais operacionais e que exigem menor qualificação do trabalhador.

    Segundo pesquisa do fórum Econômico Mundial denominada The future of Jobs (“O futuro dos empregos”), de 2018, a previsão é de que 75 milhões de ocupações podem desaparecer em decorrência do avanço tecnológico. Em compensação, 133 milhões de postos devem ser criados, ainda que com outras características, já adaptados à nova divisão de trabalho entre homens e máquinas. (Isto É, 05/02/20)

**O 1º parágrafo contempla dois tópicos, daí a demarcação dos blocos entre colchetes.

Com relação ao plano conteudístico, os três parágrafos do texto contemplam quatro tópicos temáticos (dois distribuídos no 1º parágrafo). Avalie se há correspondência entre os tópicos dispostos na sequência abaixo e o conteúdo desenvolvido em cada bloco textual. Sinalize (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) Agilidade e rapidez nas atividades diárias dos cidadãos como reflexo da inserção da tecnologia no cotidiano.

( ) Impacto dos avanços tecnológicos no mercado de trabalho: vantagens e desvantagens.

( ) Efeitos da automação: diminuição dos postos de trabalho para as atividades que requerem menor qualificação.

( ) Dificuldades de criação de novos postos de trabalho em que se concilie a forma de trabalho humana com a máquina, conforme pesquisa realizada.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • V, V, V e F

    O último parágrafo cita que haverá a extinção de 75 milhões de ocupações. No entanto, serão criados 133 milhões de novos postos. Portanto, não haverá dificuldades de criação de novos trabalhos.

    Gabarito C

  • (V) Agilidade e rapidez nas atividades diárias dos cidadãos como reflexo da inserção da tecnologia no cotidiano.

    (V) Impacto dos avanços tecnológicos no mercado de trabalho: vantagens e desvantagens.

    (V) Efeitos da automação: diminuição dos postos de trabalho para as atividades que requerem menor qualificação.

    (F) Dificuldades de criação de novos postos de trabalho em que se concilie a forma de trabalho humana com a máquina, conforme pesquisa realizada.

    ...Em compensação, 133 milhões de postos devem ser criados,...

  • Não entendi essa questão... Alguém me explica, por favor!?


ID
5059288
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Feita a leitura do fragmento textual abaixo exposto, responda à questão.


As novas engrenagens do trabalho

Processos industriais com máquinas cada vez mais inteligentes requerem qualificação da mão de obra que as opera


[Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. Percebe-se isso nas transações bancárias, cada vez mais eletrônicas. Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, assim como na forma de se comunicar com outras pessoas, intensamente mais instantânea. ]* [Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando e que não dá sinais de terminar, com reflexos diretos no mercado de trabalho, como a extinção de diversas profissões e o surgimento de novas, em processo que só tende a se acelerar.]*

    Um estudo da consultoria McKinsey chamado Jobs lost, Jobs gained: workforce transitions in a time of automation (“Empregos perdidos, empregos conquistados: transições da força de trabalho em um momento de automação”), de 2017, projeta que 60% das ocupações terão pelo menos 30% de suas atividades automatizadas até 2030. As tarefas recorrentes e repetitivas são as primeiras da fila. São consideradas atividades mais operacionais e que exigem menor qualificação do trabalhador.

    Segundo pesquisa do fórum Econômico Mundial denominada The future of Jobs (“O futuro dos empregos”), de 2018, a previsão é de que 75 milhões de ocupações podem desaparecer em decorrência do avanço tecnológico. Em compensação, 133 milhões de postos devem ser criados, ainda que com outras características, já adaptados à nova divisão de trabalho entre homens e máquinas. (Isto É, 05/02/20)

**O 1º parágrafo contempla dois tópicos, daí a demarcação dos blocos entre colchetes.

Nas frases abaixo transcritas, está em destaque o item gramatical “a”. Analise o contexto das três ocorrências, de modo a indicar sua classificação.


I- Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças.

II- Percebe-se isso [...] Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, [...]

III- Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...]


A classificação CORRETA do elemento é, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    bizu!

    Artigo= Antes de substantivo

    Pronome= Retoma o termo anterior

    Preposição= Antes do verbo (Liga termos da oração)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    I- Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças.

    • pronomes demonstrativos indicam o posicionamento de seres ou coisas em relação às pessoas do discurso.(perceba sua troca por "aquele", "aquela")

    II- Percebe-se isso [...] Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, [...]

    • Na preposição você irá sentir "cheiro" de relação. Perceba a relação de alugar ou assistir!

    III- Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...]

    • Observe a classe das palavras que aparecem após o artigo "a". (profunda: substantivo / transformação: adjetivo)

  • GABARITO: D

    I- Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças.

    → O "a" desempenha função de pronome demonstrativo, pois retoma "atual rotina". Tente substituir por "aquela": "a atual rotina de um cidadão comum com a (aquela) de alguém que viveu há apenas 30 anos" (ver Q342601 como exemplo)

    .

    II- Percebe-se isso [...] Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, [...]

    → O "a" desempenha função de preposição, devido à regência do verbo assistir. Com o sentido de ver, assistir é Verbo Transitivo Indireto e pede preposição a. Cabe ressaltar que no trecho não há crase, pois não há artigo definido (a/o), apenas indefinido (um filme).

    .

    III- Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...]

    → O "a" desempenha função de artigo. Perceba que, pela leitura do trecho, depreendemos que não é qualquer transformação, é a transformação. Essa característica de especificar cabe, entre outras, ao artigo. Além disso, o verbo não pede preposição (quem denota, denota algo [a profunda transformação]).

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • ( D )

    I- Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças.

    Para identificar pronomes demonstrativos faça a substituição por um.

    com aquela de alguém que ....

    ________________________________________________

    II- Percebe-se isso [...] Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, [...]

    Mate pela regência!

    Assistir no sentido de ver = VTI com preposição ( A )

    ________________________________________________

    III- Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...]

    Denota o profundo ...

    Aqui , há somente artigo.

    ____________________________

    Bons estudos!

  • gaba. D

    Os pronomes demonstrativos o, a, os, as aparecem precedendo o pronome relativo que e a preposição de. Tais pronomes podem ser substituídos por aquele (a/s) ou aquilo.

  • a+que/a+de= pronome demonstrativo

ID
5059291
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Feita a leitura do fragmento textual abaixo exposto, responda à questão.


As novas engrenagens do trabalho

Processos industriais com máquinas cada vez mais inteligentes requerem qualificação da mão de obra que as opera


[Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. Percebe-se isso nas transações bancárias, cada vez mais eletrônicas. Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, assim como na forma de se comunicar com outras pessoas, intensamente mais instantânea. ]* [Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando e que não dá sinais de terminar, com reflexos diretos no mercado de trabalho, como a extinção de diversas profissões e o surgimento de novas, em processo que só tende a se acelerar.]*

    Um estudo da consultoria McKinsey chamado Jobs lost, Jobs gained: workforce transitions in a time of automation (“Empregos perdidos, empregos conquistados: transições da força de trabalho em um momento de automação”), de 2017, projeta que 60% das ocupações terão pelo menos 30% de suas atividades automatizadas até 2030. As tarefas recorrentes e repetitivas são as primeiras da fila. São consideradas atividades mais operacionais e que exigem menor qualificação do trabalhador.

    Segundo pesquisa do fórum Econômico Mundial denominada The future of Jobs (“O futuro dos empregos”), de 2018, a previsão é de que 75 milhões de ocupações podem desaparecer em decorrência do avanço tecnológico. Em compensação, 133 milhões de postos devem ser criados, ainda que com outras características, já adaptados à nova divisão de trabalho entre homens e máquinas. (Isto É, 05/02/20)

**O 1º parágrafo contempla dois tópicos, daí a demarcação dos blocos entre colchetes.

Nos fragmentos textuais abaixo há elementos de coesão textual – uns responsáveis pelo processo de referenciação, outros pelo de sequenciação. Indique a alternativa em que está em destaque o elemento de sequenciação:

Alternativas
Comentários
  • matei a questão por eliminação. o resto dos sublinhados referem-se à referenciação, logo o ainda que serve para sequenciar o texto.

  • Gabarito: B

    Ainda que - introduz uma sequenciação.

  • O que????

    Gabriela, você tá MUITO equivocada

  • A) Processos industriais com máquinas cada vez mais inteligentes requerem qualificação da mão de obra que as opera.

    errada. o "as" refere-se a máquinas, logo referenciação.

    B) Em compensação, 133 milhões de postos devem ser criados, ainda que com outras características, já adaptados à nova divisão de trabalho entre homens e máquinas.

    correta. o "ainda que", em sua essência, é uma conjunção concessiva. Porém, no excerto em que se insere, pode-se perceber uma ideia mais clara de sequenciação ao troca-la de ordem: ainda que com outras características, já adaptados à nova divisão de trabalho entre homens e máquinas, 133 milhões de postos devem ser criados.

    C) Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. Percebe-se isso nas transações bancárias, cada vez mais eletrônicas.

    errada. o elemento coesivo "isso" retoma o período anteposto.

    D) Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...].

    errada. o termo "qual" é um pronome relativo que retoma transformação.

    E) Um estudo da consultoria McKinsey [...], de 2017, projeta que 60% das ocupações terão pelo menos 30% de suas atividades automatizadas até 2030.

    errada. o termo "suas" retoma o termo ocupações.

  • Gab B

    A questão trata da Coesão Sequencial

    A coesão se divide em 3 formas:

    1. Referencial (Lexical, substantiva, pronominal, adverbial); a
    2. Elíptica (Omissão); e a
    3. Sequencial (Conjunções/conectivos)."(grifos meus)

    ---

    Para a coesão sequencial, são usados conjunções, conectivos e expressões que dão continuidade aos assuntos e ligam as orações para que possam ser articuladas e relacionadas. A coesão textual usa expressões que são responsáveis pela coesão sequencial nos textos. (método concursos)


ID
5059294
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Apartir da leitura do texto “Proteção para os jornalistas” (Correio da Paraíba, 19/01/2020), responda à questão.


Em pesquisa sobre corrupção, a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) reforça a necessidade de garantir a liberdade de expressão e, consequentemente, proteger os profissionais da imprensa. O objetivo do documento “Corrupção e Direitos Humanos” é o de apresentar uma análise do fenômeno da corrupção dentro da perspectiva dos direitos humanos, levando em conta o cenário dos países que compõem o continente americano. A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições democráticas e os governos, aumenta a desigualdade social a partir da impunidade e também anula o estado de direito. Segundo o relatório, que foi divulgado em dezembro de 2019, a importante contribuição dos jornalistas para fiscalizar a conduta e buscar pela transparência da administração pública acaba os colocando em situações de vulnerabilidade. São mencionados os casos de Héctor Félix Miranda e Victor Manuel Oropeza, jornalistas do México que apuravam casos de corrupção e foram assassinados em 1999. Também é citado o jornalista Aristeu Guida da Silva, que denunciou casos de corrupção de funcionários públicos, e foi assassinado em 2016, no Brasil.

Avalie as proposições acerca do conteúdo do texto e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.


I- O texto trata de um documento elaborado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que, com base em um estudo sobre a corrupção sob a ótica dos direitos humanos, revela as consequências desse fenômeno e alerta para a relevância da garantia de liberdade de expressão aos jornalistas.

II- O texto, de natureza expositivo-argumentativa, faz uma análise do documento elaborado pela CIDH, e serve como uma espécie de “chamada” aos interessados em conhecer mais detalhadamente o trabalho dos jornalistas que investigaram casos de corrupção.

III- Para destacar o importante papel dos jornalistas na busca de transparência dos gestores do setor público bem como comprovar a situação de vulnerabilidade dos jornalistas que investigam casos de corrupção, o texto cita o relatório divulgado em 2019, o que dá mais credibilidade à matéria.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I- O texto trata de um documento elaborado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que, com base em um estudo sobre a corrupção sob a ótica dos direitos humanos, revela as consequências desse fenômeno e alerta para a relevância da garantia de liberdade de expressão aos jornalistas. CORRETO

    Em pesquisa sobre corrupção, a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) reforça a necessidade de garantir a liberdade de expressão e, consequentemente, proteger os profissionais da imprensa

    II- O texto, de natureza expositivo-argumentativa, faz uma análise do documento elaborado pela CIDH, e serve como uma espécie de “chamada” aos interessados em conhecer mais detalhadamente o trabalho dos jornalistas que investigaram casos de corrupção. ERRADO

    O objetivo do documento “Corrupção e Direitos Humanos” é o de apresentar uma análise do fenômeno da corrupção dentro da perspectiva dos direitos humanos, levando em conta o cenário dos países que compõem o continente americano. 

    III- Para destacar o importante papel dos jornalistas na busca de transparência dos gestores do setor público bem como comprovar a situação de vulnerabilidade dos jornalistas que investigam casos de corrupção, o texto cita o relatório divulgado em 2019, o que dá mais credibilidade à matéria. CORRETO

    A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições democráticas e os governos, aumenta a desigualdade social a partir da impunidade e também anula o estado de direito. Segundo o relatório, que foi divulgado em dezembro de 2019, a importante contribuição dos jornalistas para fiscalizar a conduta e buscar pela transparência da administração pública acaba os colocando em situações de vulnerabilidade.


ID
5059297
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Apartir da leitura do texto “Proteção para os jornalistas” (Correio da Paraíba, 19/01/2020), responda à questão.


Em pesquisa sobre corrupção, a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) reforça a necessidade de garantir a liberdade de expressão e, consequentemente, proteger os profissionais da imprensa. O objetivo do documento “Corrupção e Direitos Humanos” é o de apresentar uma análise do fenômeno da corrupção dentro da perspectiva dos direitos humanos, levando em conta o cenário dos países que compõem o continente americano. A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições democráticas e os governos, aumenta a desigualdade social a partir da impunidade e também anula o estado de direito. Segundo o relatório, que foi divulgado em dezembro de 2019, a importante contribuição dos jornalistas para fiscalizar a conduta e buscar pela transparência da administração pública acaba os colocando em situações de vulnerabilidade. São mencionados os casos de Héctor Félix Miranda e Victor Manuel Oropeza, jornalistas do México que apuravam casos de corrupção e foram assassinados em 1999. Também é citado o jornalista Aristeu Guida da Silva, que denunciou casos de corrupção de funcionários públicos, e foi assassinado em 2016, no Brasil.

No trecho transcrito abaixo, a oração iniciada pela locução “na medida em que” imprime ao período o sentido de:


“[...] A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições democráticas e os governos, aumenta a desigualdade social a partir da impunidade e também anula o estado de direito [...]”.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Um adendo importante para você não se apegar apenas na "decoreba" das conjunções.

    Vê-se sim uma ideia de proporção:

    Quanto mais(conjunção proporcional) a corrupção afeta os direitos humanos, mais a instituições democráticas e os governos enfraquecem. ------> Poderíamos colocar :à proporção que, à medida que, ao passo que...

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ENTRETANTO:

    O "NA MEDIDA EM QUE" é na verdade= é uma locução conjuntiva causal.

    (diferentemente de: à medida que= locução conjuntiva proporcional)

    • Logo, haverá noções de causa/consequência ou efeito nas orações que tiverem tal expressão.
    • Pode ser substituída pelas equivalentes “uma vez que”, “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”.
    • Ex: Nós precisamos ler mais na medida em que crescemos, pois temos maior entendimento ao passar dos anos. (visto que)

    POR ISSO ENTENDA O CONTEXTO!

  • Gab "B"

    Bizu... suave.

    “[...] A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições [...]"

    Exemplos que podem substituir... (conversando com a questão)

    1 - na proporção;

    2 - ao passo que.

    Audaces Fortuna Juvat

  • Na medida em que , via de regra , é causal......Mas não tinha alternativa, ou seja , era pra ir pelo contexto msm.

  • NA medida EM que = causal

    À medida que = proporcional

  • A questão é sobre conjunções e quer saber o valor semântico da oração iniciada pela locução “na medida em que” em “[...] A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições democráticas e os governo...". Vejamos:

     . 

    Conjunções subordinativas são as que tornam orações dependentes, isto é, subordinam uma oração à outra. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

     . 

    A) Conformidade.

    Errado.

    Conjunções subordinativas conformativas: têm valor semântico de conformidade, consonância, igualdade, concordância...

    São elas: conforme, como, segundo, consoante...

    Ex.: Tudo saiu conforme combinamos.

     . 

    B) Proporção.

    Errado.

    Conjunções subordinativas proporcionais: têm valor semântico de proporcionalidade, simultaneidade, concomitância...

    São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos)... mais/menos, tanto mais (ou menos)... mais/menos...

    Ex.: À medida que resolvia questões, aprendia o assunto das provas.

     . 

    C) Comparação.

    Errado.

    Conjunções subordinativas comparativas: têm valor semântico de comparação, analogia, paralelo...

    São elas: como, assim como, mais... (do)que, menos... (do) que, tão... como (ou quanto), tanto... quanto..., qual ou como (precedidos de tal)...

    Ex.: Ele come como um leão. (come)

     . 

    D) Concessão.

    Errado.

    Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

    São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

    Ex.: Embora discordasse, aceitei sua explicação.

     . 

    E) Finalidade.

    Errado.

    Conjunções subordinativas finais: têm valor semântico de finalidade, objetivo, intenção, intuito...

    São elas: a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.

     . 

    Gabarito: A resposta dada pela banca examinadora foi a letra B, porém, como "na medida em que" é conjunção subordinativa causal e não proporcional, a questão deveria ter sido anulada.

  • É aquela questão que a gente erra por saber muito.

  • A banca mais chata que existe.

  • bicho vcs sao muito inteligente, espero prender isso um dia

  • ódio nao vi causal e fiquei com medo de marcar proporcional

  • galera tem que fica ligado no sentido que o enunciado ta trazendo...não fiquem robotizados em ver e marca logo pq decoraram !

    tem muita banca trazendo casca de banana !

  • À MEDIDA QUE = PROPORCIONAIS

    NA MEDIDA EM QUE = CAUSAL

    NULA ??


ID
5059306
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo, extraído do jornal O TEMPO - 16/02/20, de modo a responder à questão.


O PESO DO MOSQUITO (LAURA MEDIOLE)


"Convidei meu vizinho para fazer um mutirão da limpeza em seu quintal, e ele só me enrola. Já denunciei, e nada. Ele só aparece a cada 15 dias. Mato e entulho tomaram conta de tudo.”

“Por que o jornal não vem filmar o criadouro dos mosquitos aqui, no vizinho? As calhas da sua casa estão todas entupidas, e a água da chuva desce em cima do muro, que vai cair a qualquer momento. Já denunciei aí no jornal a proliferação do mosquito da dengue, e ninguém faz nada...”

Pois é; as internautas têm razão, é o fim da picada!!! Ou melhor, o início, quando os vizinhos ignoram um dos maiores problemas enfrentados pela população nos últimos anos. Impressionante a falta de consciência (ou de vergonha na cara mesmo) dessas pessoas (felizmente, uma minoria), que põem em risco a saúde e até a vida dos moradores.

Custa dar uma olhada nos seus quintais? Não entendem que uma simples tampinha de Coca-Cola com água pode vir a ser um criadouro de larvas do Aedes aegypti? Que, ao crescerem, viram mosquitos capazes de causar danos enormes às pessoas? Quem já teve dengue sabe disso. [...] Como se não bastasse a incapacidade de reação, correm o risco de sofrer a dengue hemorrágica, que pode ser fatal.

Explico isso em pormenores acreditando que algum leitor menos esclarecido, que ainda não se deu conta da situação, se atente ao problema. E, antes de fazer pouco-caso das campanhas, mutirões ou pedidos dos vizinhos, pense nisso, pense num filho seu acometido pela doença. Se para um adulto já é pesado, imagina para uma criança?

Pesquisas confirmam que 80% dos focos são residenciais. Ou seja, estão no lixo acumulado nos quintais, na latinha com água de chuva, na calha entupida, e por aí vai. Como exemplo da irresponsabilidade, cito as caixas-d’água. O fiscal chega na casa, vasculha o terreno minuciosamente, explica os riscos, deixa um panfleto sobre o tema, notifica quando necessário e, para finalizar, pergunta sobre a caixa-d’água. O morador, já sem muita paciência com aquela “invasão domiciliar”, diz que a caixa está ok, que se encontra fechada. O fiscal sai, e entra o drone, que, do alto, mostra que aquela caixa-d’água, além de não ter tampa, é um criadouro de mosquitos.

Há vários meses a Prefeitura de Betim (cito ela porque é a que estou mais próxima) vem fazendo campanhas e mutirões de casa em casa, envolvendo escolas, pais de alunos, moradores de modo geral, além de um trabalho intensivo de capina e retirada de lixo e entulhos, espalhados pela população. [...] Vejo que, além do lixo, temos aí um problema educacional. Talvez o país ainda demore décadas para que a população se conscientize disso. [...] Em cada regional há um local destinado aos entulhos, o que muitos caminhões clandestinos, vindos até de cidades vizinhas, ignoram. Mesmo com o risco de serem multados, na calada da noite, continuam descarregando materiais nas calçadas ou em locais indevidos, apesar de a prefeitura disponibilizar caçambas próprias para isso, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Nas escolas, as crianças desde cedo são conscientizadas sobre a importância da reciclagem. E, numa espécie de gincana ecológica, envolvendo também os pais, elas cumprem o que lhes é ensinado. Um trabalho de formiguinha, até chegar o dia em que não serão mais necessários fiscais e tantos outros custos para o município, que poderiam ser evitados. Até chegar o dia em que não morrerão mais pessoas de dengue.

Analise as proposições acerca da estruturação do texto jornalístico acima, e as classifique como (V) para verdadeiras ou (F) para falsas:


( ) A menção aos depoimentos no início do texto, culminando na pergunta destinada ao leitor, constitui a chamada introdução para chamar a atenção, recurso que reforça o apelo da autora para a necessidade de evitar o lixo, que contribui para a proliferação do mosquito da dengue.

( ) O gênero a que pertence o texto é a notícia, o que se comprova pelos depoimentos citados e pelas pesquisas, relativos a uma cidade específica (Betim), que denunciam a dificuldade para controlar os focos do mosquito da dengue.

( ) O gênero a que pertence o texto é o artigo de opinião, e do ponto de vista tipológico, classifica-se como dissertativo-argumentativo, apresentando sequências linguísticas expositivas, opinativas e conversacionais.

( ) A estratégia usada pela autora, de inserir depoimentos bem como comentários avaliativos entre parênteses, tem o propósito de sensibilizar diretamente os gestores (prefeitos, em especial) para o problema de saúde pública que afeta as cidades brasileiras.


A sequência que responde CORRETAMENTE é:

Alternativas
Comentários
  • gab. "A"


ID
5059309
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo, extraído do jornal O TEMPO - 16/02/20, de modo a responder à questão.


O PESO DO MOSQUITO (LAURA MEDIOLE)


"Convidei meu vizinho para fazer um mutirão da limpeza em seu quintal, e ele só me enrola. Já denunciei, e nada. Ele só aparece a cada 15 dias. Mato e entulho tomaram conta de tudo.”

“Por que o jornal não vem filmar o criadouro dos mosquitos aqui, no vizinho? As calhas da sua casa estão todas entupidas, e a água da chuva desce em cima do muro, que vai cair a qualquer momento. Já denunciei aí no jornal a proliferação do mosquito da dengue, e ninguém faz nada...”

Pois é; as internautas têm razão, é o fim da picada!!! Ou melhor, o início, quando os vizinhos ignoram um dos maiores problemas enfrentados pela população nos últimos anos. Impressionante a falta de consciência (ou de vergonha na cara mesmo) dessas pessoas (felizmente, uma minoria), que põem em risco a saúde e até a vida dos moradores.

Custa dar uma olhada nos seus quintais? Não entendem que uma simples tampinha de Coca-Cola com água pode vir a ser um criadouro de larvas do Aedes aegypti? Que, ao crescerem, viram mosquitos capazes de causar danos enormes às pessoas? Quem já teve dengue sabe disso. [...] Como se não bastasse a incapacidade de reação, correm o risco de sofrer a dengue hemorrágica, que pode ser fatal.

Explico isso em pormenores acreditando que algum leitor menos esclarecido, que ainda não se deu conta da situação, se atente ao problema. E, antes de fazer pouco-caso das campanhas, mutirões ou pedidos dos vizinhos, pense nisso, pense num filho seu acometido pela doença. Se para um adulto já é pesado, imagina para uma criança?

Pesquisas confirmam que 80% dos focos são residenciais. Ou seja, estão no lixo acumulado nos quintais, na latinha com água de chuva, na calha entupida, e por aí vai. Como exemplo da irresponsabilidade, cito as caixas-d’água. O fiscal chega na casa, vasculha o terreno minuciosamente, explica os riscos, deixa um panfleto sobre o tema, notifica quando necessário e, para finalizar, pergunta sobre a caixa-d’água. O morador, já sem muita paciência com aquela “invasão domiciliar”, diz que a caixa está ok, que se encontra fechada. O fiscal sai, e entra o drone, que, do alto, mostra que aquela caixa-d’água, além de não ter tampa, é um criadouro de mosquitos.

Há vários meses a Prefeitura de Betim (cito ela porque é a que estou mais próxima) vem fazendo campanhas e mutirões de casa em casa, envolvendo escolas, pais de alunos, moradores de modo geral, além de um trabalho intensivo de capina e retirada de lixo e entulhos, espalhados pela população. [...] Vejo que, além do lixo, temos aí um problema educacional. Talvez o país ainda demore décadas para que a população se conscientize disso. [...] Em cada regional há um local destinado aos entulhos, o que muitos caminhões clandestinos, vindos até de cidades vizinhas, ignoram. Mesmo com o risco de serem multados, na calada da noite, continuam descarregando materiais nas calçadas ou em locais indevidos, apesar de a prefeitura disponibilizar caçambas próprias para isso, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Nas escolas, as crianças desde cedo são conscientizadas sobre a importância da reciclagem. E, numa espécie de gincana ecológica, envolvendo também os pais, elas cumprem o que lhes é ensinado. Um trabalho de formiguinha, até chegar o dia em que não serão mais necessários fiscais e tantos outros custos para o município, que poderiam ser evitados. Até chegar o dia em que não morrerão mais pessoas de dengue.

Nos fragmentos textuais abaixo, estão em destaque expressões a partir das quais depreendemos o posicionamento do autor do texto. Trata-se de pistas reveladoras da autoria (ou marcas de subjetividade).


I- “Pois é (1); as internautas têm razão, é o fim da picada!!! Ou melhor (2), o início, quando os vizinhos ignoram um dos maiores problemas enfrentados pela população nos últimos anos.”

II- “Impressionante a falta de consciência (ou de vergonha na cara mesmo) (3) dessas pessoas (felizmente (4), uma minoria), que põem em risco a saúde e até a vida dos moradores.”

III- “[...] Vejo que, além do lixo, temos aí um problema educacional. Talvez (5) o país ainda demore décadas para que a população se conscientize disso. [...] Em cada regional há um local destinado aos entulhos, o que muitos caminhões clandestinos, vindos até de cidades vizinhas, ignoram.”


As marcas sinalizadas expressam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Foco na missão!


ID
5059312
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo, extraído do jornal O TEMPO - 16/02/20, de modo a responder à questão.


O PESO DO MOSQUITO (LAURA MEDIOLE)


"Convidei meu vizinho para fazer um mutirão da limpeza em seu quintal, e ele só me enrola. Já denunciei, e nada. Ele só aparece a cada 15 dias. Mato e entulho tomaram conta de tudo.”

“Por que o jornal não vem filmar o criadouro dos mosquitos aqui, no vizinho? As calhas da sua casa estão todas entupidas, e a água da chuva desce em cima do muro, que vai cair a qualquer momento. Já denunciei aí no jornal a proliferação do mosquito da dengue, e ninguém faz nada...”

Pois é; as internautas têm razão, é o fim da picada!!! Ou melhor, o início, quando os vizinhos ignoram um dos maiores problemas enfrentados pela população nos últimos anos. Impressionante a falta de consciência (ou de vergonha na cara mesmo) dessas pessoas (felizmente, uma minoria), que põem em risco a saúde e até a vida dos moradores.

Custa dar uma olhada nos seus quintais? Não entendem que uma simples tampinha de Coca-Cola com água pode vir a ser um criadouro de larvas do Aedes aegypti? Que, ao crescerem, viram mosquitos capazes de causar danos enormes às pessoas? Quem já teve dengue sabe disso. [...] Como se não bastasse a incapacidade de reação, correm o risco de sofrer a dengue hemorrágica, que pode ser fatal.

Explico isso em pormenores acreditando que algum leitor menos esclarecido, que ainda não se deu conta da situação, se atente ao problema. E, antes de fazer pouco-caso das campanhas, mutirões ou pedidos dos vizinhos, pense nisso, pense num filho seu acometido pela doença. Se para um adulto já é pesado, imagina para uma criança?

Pesquisas confirmam que 80% dos focos são residenciais. Ou seja, estão no lixo acumulado nos quintais, na latinha com água de chuva, na calha entupida, e por aí vai. Como exemplo da irresponsabilidade, cito as caixas-d’água. O fiscal chega na casa, vasculha o terreno minuciosamente, explica os riscos, deixa um panfleto sobre o tema, notifica quando necessário e, para finalizar, pergunta sobre a caixa-d’água. O morador, já sem muita paciência com aquela “invasão domiciliar”, diz que a caixa está ok, que se encontra fechada. O fiscal sai, e entra o drone, que, do alto, mostra que aquela caixa-d’água, além de não ter tampa, é um criadouro de mosquitos.

Há vários meses a Prefeitura de Betim (cito ela porque é a que estou mais próxima) vem fazendo campanhas e mutirões de casa em casa, envolvendo escolas, pais de alunos, moradores de modo geral, além de um trabalho intensivo de capina e retirada de lixo e entulhos, espalhados pela população. [...] Vejo que, além do lixo, temos aí um problema educacional. Talvez o país ainda demore décadas para que a população se conscientize disso. [...] Em cada regional há um local destinado aos entulhos, o que muitos caminhões clandestinos, vindos até de cidades vizinhas, ignoram. Mesmo com o risco de serem multados, na calada da noite, continuam descarregando materiais nas calçadas ou em locais indevidos, apesar de a prefeitura disponibilizar caçambas próprias para isso, distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Nas escolas, as crianças desde cedo são conscientizadas sobre a importância da reciclagem. E, numa espécie de gincana ecológica, envolvendo também os pais, elas cumprem o que lhes é ensinado. Um trabalho de formiguinha, até chegar o dia em que não serão mais necessários fiscais e tantos outros custos para o município, que poderiam ser evitados. Até chegar o dia em que não morrerão mais pessoas de dengue.

Nos fragmentos textuais, há duas orações subordinadas introduzidas por gerúndio, que apesar da proximidade estrutural, são classificadas diferentemente. Após analisá-las, indique, dentre as alternativas propostas a seguir, a classificação CORRETA:


Explico isso em pormenores acreditando que algum leitor menos esclarecido, que ainda não se deu conta da situação, se atente ao problema.


Nas escolas, as crianças desde cedo são conscientizadas sobre a importância da reciclagem. E, numa espécie de gincana ecológica, envolvendo também os pais, elas cumprem o que lhes é ensinado.

Alternativas
Comentários
  • Explico isso em pormenores acreditando que algum leitor menos esclarecido... → Oração subordinada adverbial causal reduzida de gerúndio.

    E, numa espécie de gincana ecológica, envolvendo também... → Oração subordinada adjetiva reduzida de gerúndio.

    GABARITO. B

  • Não entendi porque é causal . Pensei assim: Explico isso em pormenores porque acredito que algum leitor menos esclarecido...

  • Não entendi por que é uma adverbial causal

  • Verbo+que = conjunção integrante,logo e Subordinada causal.

  • ERREI, mas consegui entender a lógica, eu acho! Assim:

    O fato de eu acreditar que algum leitor menos esclarecido se atente ao problema (causa) faz com que eu explique isso pormenores.(consequência)

    Essa parte aqui “que ainda não se deu conta da situação” só foi colocada pra confundir.

  • Acredito que a dificuldade de muitos se dê em decorrência de as orações estarem reduzidas, ou seja, com verbos na forma nominal, mais especificamente, de gerúndio. Uma dica que sempre me ajuda: diante de orações reduzidas, desenvolvam-nas. Assim, a relação semântica desempenhada pela conjunção ficará muito mais fácil de ser interpretada. Vejamos:

    "Explico isso em pormenores, porque acredito que [...] se atente ao problema."

    Observem que, ao desenvolver, é possível verificar mais facilmente a ideia de causa/consequência estabelecida pelas orações. Essa relação é marcada pelo seguinte sintagma: "O fato de (CAUSA) faz com que (CONSEQUÊNCIA)". Notem que é perfeitamente possível encaixar as orações do referido período dentro da lógica semântica supracitada: "O fato de acreditar que algum leitor se atente ao problema faz com que explique em pormenores."

    "E, numa espécie de gincana ecológica, que envolve também os pais ..."

    Observem que assim fica muito mais fácil verificar que se trata de uma oração subordinada adjetiva explicativa.

    Gabarito: B


ID
5059315
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A construção dos períodos requer o conhecimento dos mecanismos de combinação oracional e das funções sintáticas, que, articulado ao de pontuação, resulta na boa formação dos textos, como demonstra o fragmento abaixo transcrito. Feita a leitura deste, estabeleça a correspondência entre a classificação sugerida e as respectivas orações.


“Como exemplo da irresponsabilidade, cito as caixas-d'água. O fiscal chega na casa, vasculha o terreno minuciosamente, explica os riscos, deixa um panfleto sobre o tema, notifica quando necessário e, para finalizar, pergunta sobre a caixa-d'água. O morador, já sem muita paciência com aquela “invasão domiciliar”, diz que a caixa está ok, que se encontra fechada. O fiscal sai, e entra o drone, que, do alto, mostra que aquela caixa-d'água, além de não ter tampa, é um criadouro de mosquitos”.


1. Oração subordinada substantiva objetiva direta.

2. Oração subordinada adjetiva explicativa.

3. Orações coordenadas aditivas (assindéticas).

4. Orações coordenadas aditivas (sindéticas).


( ) O fiscal chega na casa, vasculha o terreno, explica os riscos, deixa um panfleto sobre o tema, .... e pergunta sobre a caixa-d’água

( ) O morador diz que a caixa está ok, que se encontra fechada.

( ) O fiscal sai, e entra o drone,... 

( ) entra o drone, que mostra que aquela caixa é um criadouro de mosquitos.


A correlação está representada CORRETAMENTE na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • (3 ) O fiscal chega na casa, e vasculha o terreno, e explica os riscos,e deixa um panfleto sobre o tema, .... e pergunta sobre a caixa-d’água (Orações coordenadas aditivas assindéticas).

    (1 ) O morador diz que(ISSO) a caixa está ok, que se encontra fechada. (Oração subordinada substantiva objetiva direta).

    ( 4) O fiscal sai, e entra o drone,...( Orações coordenadas aditivas (sindéticas).

    (2 ) entra o drone, que mostra que aquela caixa é um criadouro de mosquitos.(pronome relativo).

    abraços.

  • Vamos à questão!

    (3) O fiscal chega na casa, vasculha o terreno, explica os riscos, deixa um panfleto sobre o tema, .... e pergunta sobre a caixa-d’água lembre-se, assindética sou sem conjunção.

    (1) O morador diz que isso a caixa está ok, que se encontra fechada. conjunção integrante e consequentemente uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

    (4) O fiscal sai, e entra o drone,... sindética aditiva.

    (2) entra o drone, o qual que mostra que aquela caixa é um criadouro de mosquitos.

  • Na grande maioria das questões de concursos a palavra que introduz orações adjetivas é o pronome relativo QUE

    ATENÇÃO: A PALAVRA (QUE) TEM VÁRIAS FUNÇÕES SINTÁTICAS.

    IREMOS VER AS DUAS MAIS FREQUENTES EM CONCURSOS.

    DUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DE (QUE).

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE: • VERBO +QUE/ ORAÇÃO SUBSTANTIVA.

    • PAULO PENSAVA QUE AMAVA MARIA.

    PRONOME RELATIVO: SUBSTANTIVO+QUE / ORAÇÃO ADJETIVA/ • MARIA QUE MORA AO LADO SE CASOU.

    • ADJETIVO+QUE= PRONOME RELATIVO ORAÇÃO ADJETIVA. A CRIANÇA FELIZ QUE CONHECI É ESTUDIOSA.

    TODA VEZ QUE A PALAVRA (QUE) FOR PRONOME RELATIVO OCORRE ORAÇÃO ADJETIVA.

    Orações subordinas adjetivas se dividem em duas: restritiva // explicativa

    Oração subordinada adjetiva explicativa

    • Presença de virgulas ,a primeira virgula sempre antes do pronomes relativos QUE/CUJO (A)/ONDE/QUAL ...

    • O leite, que é branco ,azedou.

    • A idosa , que é vaidosa , adora enfeites.

    • Jesus , que nos ama, perdoa nossos pecados.

    PODE OCORRER ORAÇÃO ADJETIVA EXPLICATIVA COM SINAL DE PARENTENSES OU TRAVESSÃO.

    Oração subordinada adjetiva restritiva

    Dica um : vá atrás do pronome relativo QUE

    Dica dois : antes de QUE precisa vir substantivo ou adjetivo. ATENÇÃO : nunca virá verbo antes de QUE em especial o verbo transitivo direto,.

    Dica três: ausência de virgulas.

    Dica quatro : específica um atributo.

    • O homem que pratica esporte é sadio .

    • A mulher que luta pelos seus direitos exerce sua cidadania.

    • A concentração máxima que todo concurseiro precisa.

    • Esta é a moça cuja beleza me encantou.

    orações adjetivas costumam ficar no meio da oração principal.

    COMO O CESPE PODE COBRAR ORAÇÕES ADJETIVAS.

    • 1. O CESPE PERGUNTA SE MANTEM A CORREÇÃO GRAMATICAL AO SE RETIRAR A VIRGULA ANTES DOS PRONOMES RELATIVOS: QUE /CUJA/CUJA/QUEM/...

    • RESPOSTA : SIM ,MAS MUDA O SENTIDO,POIS AO SE RETIRAR A VIRGULA, A ORAÇÃO DEIXA DE SER EXPLICATIVA E PASSA A SER RESTRITIVA OU VICE VERSA.

    • O homem , que é mortal, morrerá. Explicação.

    • O homem que é mortal morrerá . restrição.

    TODA VEZ QUE UMA QUESTÃO COBRAR ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA / SIGA ESSE RACIOCÍNIO:

    • PRIMEIRO LOCALIZE AS ALTERNATIVAS QUE CONTENHAM A PALAVRA QUE )/(CUJO)/(CUJA)/(QUAL)/( GRIFE-AS.

    • SEGUNDO CONFIRME SE A PALAVRA (QUE)É PRONOME RELATIVO PARA ISSO UTILIZE OS MACETES JÁ EXPLICADO.

    • TERCEIRO:SE VIER SUBSTANTIVO/OU ADJETIVO ANTES DE QUE) ELE SERÁ PRONOME RELATIVO E CONSEQUENTEMENTE ORAÇÃO SERÁ ADJETIVA RESTRITIVA SEM VIRGULAS ANTES DE QUE OU EXPLICATIVA CASO VENHA VIRGULA ANTES DE QUE. Dário

    Gostei

    (0)

    Respostas

    (0)

  • gaba D

    troque o QUE por ISSO. Deu sentido? Sim → esse QUE introduz uma oração subordinada

    troque o QUE por QUAL. Deu sentido? Sim → esse QUE introduz uma oração adjetiva.

    a oração adjetiva se divide em RESTRITIVA e EXPLICATIVA

    COM VÍRGULA → EXPLICATIVA

    SEM VÍRGULA → RESTRITIVA

    pertencelemos!

  • GABARITO - D

    Facilita tua vida:

    Sindética - com conjunção

    Assindética - Sou Sem conjunção.

    _________________________________

    (3 ) O fiscal chega na casa, vasculha o terreno, explica os riscos, deixa um panfleto sobre o tema, .... e pergunta sobre a caixa-d’água

    Assindéticas - sem conjunção / Aditiva.

    __________________________________________________________

    ( 1 ) O morador diz que a caixa está ok, que se encontra fechada.

    Trocando o que por isso = conjunção integrante

    as conjunções integrantes introduzem orações subordinadas substantivas.

    Tem sujeito na principal?

    Não pode ser subjetiva.

    O verbo pede complemento sem preposição?

    Subordinada objetiva direta.

    _______________________________________

    ( 4 ) O fiscal sai, e entra o drone,...

    Sindética - com conjunção = aditiva.

    ________________________________________

    ( 2 ) entra o drone, que mostra que aquela caixa é um criadouro de mosquitos.

    Trocando o que por qual ( ais ) = adjetiva

    sem vírgulas - restritiva

    com vírgulas - explicativa.

    _______________________

    Bons estudos!

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato e absurdo, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     

    Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Para saber mais, clique no link da publicação fixada no topo da página:

    Super dicas de aprovação acelerada:

    https://www.facebook.com/carreiraspoliciais2.0

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

     


ID
5059318
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para que o fragmento textual a seguir faça sentido, é necessário empregar elementos que possibilitem estabelecer relações lógico-semânticas entre as sentenças que o compõem. Feita a leitura, marque a alternativa que apresenta os conectores adequados ao contexto.


Conhecer para cuidar

Falar sobre a depressão é a melhor forma de esclarecer dúvidas, instruir famílias e criar redes de apoio Lidar com algum distúrbio da mente pode parecer uma jornada solitária, _____ (1) a falta de conhecimento é fonte de preconceito e exclusão. ______ (2), existem caminhos que podem oferecer amparo a quem enfrenta essa situação. Contar como os familiares também é uma maneira de ganhar apoio emocional para seguir em frente, mas é preciso que as pessoas próximas estejam instruídas de como proceder no socorro.

[...]

Contar com um ambiente acolhedor é essencial, _______ (3) “parentes e amigos têm um papel fundamental no tratamento e no processo de cura, ______ (4) trata-se de um transtorno incapacitante que afeta todas as áreas da vida da pessoa”, como explica a psicóloga Mary Scabora.

Outro aspecto fundamental é o diálogo. Em alguns quadros, a pessoa que tem o distúrbio pode não expor seus sentimentos. _______ (5) é preciso conversar abertamente nesses casos, sem julgamentos nem ideias pré-concebidas. [...]

A psicóloga Mary Scabora comenta que “a saúde mental ainda é muito negligenciada no Brasil, o que tem como consequência o preconceito em relação às questões ligadas a saúde mental e emocional. _______ (6) haja terapia na rede pública de saúde, é raro ver campanhas que esclareçam a população sobre o assunto. [...]

(Revista Segredos da Mente, o poder do cérebro - Ano 3, No. 4, 2019).


A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas é:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    já que, Entretanto, já que, pois, Portanto e por mais que

    Falar sobre a depressão é a melhor forma de esclarecer dúvidas, instruir famílias e criar redes de apoio Lidar com algum distúrbio da mente pode parecer uma jornada solitária, _____ (1) a falta de conhecimento é fonte de preconceito e exclusão. ______ (2), existem caminhos que podem oferecer amparo a quem enfrenta essa situação. Contar como os familiares também é uma maneira de ganhar apoio emocional para seguir em frente, mas é preciso que as pessoas próximas estejam instruídas de como proceder no socorro.(...)

  • Já que - Causal

    Entretanto - Adversativa

    Pois + verbo -> Explicativa

    Verbo + pois -> Conclusiva

    Portanto - Conclusiva


ID
5059321
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA sobre Software.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (Letra C)

    [...]

    SOFTWARES UTILITÁRIOS

    São programas concebidos para realizar uma determinada função, por exemplo um programa para recuperar dados perdidos ou apagados do disco rígido.

    ...

    Exemplos de Software Utilitários:

    • Total Video Converter.
    • WinRAR.
    • DAEMON Tools.
    • CyberLink PowerDVD.
    • VLC media player.
    • CCleaner.
    • Adobe Flash.

    ______

    Bons Estudos.

  • Software Básico – é o programa considerado essencial para o funcionamento de um computador. Sem ele o computador não funciona.

    Exemplo de software básico: Sistema Operacional Windows e Linux.

    Software Utilitário – é qualquer programa não obrigatório para o funcionamento do computador, porém, é considerado extremamente útil para o seu bom funcionamento. 

    Exemplo de Utilitário: Anti-vírus.

    Software Aplicativo – são programas que tem aplicações práticas para o usuário. Também não são obrigatórios para o funcionamento do computador, porém, quando instalados, oferecem praticidade para os usuários.

    Exemplo de Aplicativos: Word, Excel, Power Point, navegadores e jogos.

    Gabarito: C

    • A - Uma das funções de um Software Aplicativo é o gerenciamento da memória do computador.

    Errado, Software Aplicativo/ Escritório: são programas que tem aplicações práticas para o usuário. Também não são obrigatórios para o funcionamento do computador, porém, quando instalados, oferecem praticidade para os usuários.

    Exemplo de Aplicativos: Word, Excel, Power Point, navegadores e jogos.

    • B - São exemplos de Software Básico: Windows, Office e Linux.

    Errado, Windows e Linux são Sistemas Operacionais.

    • C - É considerado Software Utilitário qualquer programa não obrigatório, mas útil para o bom funcionamento do computador.

    Correto, Utilitário = útil ao computador (Antivírus, backup, formatadores como Cclaner, Compactadores como o WinRar) Ex: Winzip, BraZIP.

    • D - Softwares Aplicativos são programas que têm aplicações práticas para o usuário e são obrigatórios para o funcionamento do computador.

    Errado, não são obrigatórios.

    • E - São exemplos de Softwares Aplicativos: Word, Excel e WinRAR.

    Errado, WinRAR é software utilitário.

  • O Windows e o Limux são Softwares Básicos sim, o Office é que não é.


ID
5059324
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Sobre conceitos básicos de hardware, considere as afirmações a seguir.


I- O sistema binário (base 2) é um sistema de numeração não posicional em que todas as quantidades se representam com base nos números zero e um (0 e 1).

II- Os dados convertidos em números binários são representados em bits e um conjunto de 8 bits é denominado byte.

III- Uma imagem digital é composta por diversos pontos denominados pixels. Com base no modelo RGB, cada pixel é composto por três pontos. Cada ponto representa uma tonalidade das cores: vermelho, amarelo e azul.

IV- Nos sistemas de numeração posicional, o valor do dígito em um número depende da posição que esse dígito ocupa neste mesmo número.


Estão CORRETAS apenas as afirmações: 

Alternativas
Comentários
  • é impressão minha ou falta o quesito II ?
  • II- Os dados convertidos em números binários são representados em bits e um conjunto de 8 bits é denominado byte.

  • Item III

    RGB é a abreviatura de um sistema de cores aditivas em que o Vermelho, o Verde e o Azul são combinados de várias formas de modo a reproduzir um largo espectro cromático. 

  • O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um.

    na alternativa está não posicional.

  • O pixel não é composto por 3 pontos, ele assume uma das cores do RGB quando iluminado, assim como vc vai assumir um cargo federal quando nomeado :)


ID
5059327
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre Computação em Nuvem, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • BENEFÍCIOS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

    Reduz os custos do usuário na aquisição de hardware e software;

    Fornece diversos serviços de computação, dentre os quais, banco de dados, servidores e softwares;

    Permite acesso remoto às informações.

    [...]

    ☛ QUESTÃO PRA FIXAR!

    Os possíveis benefícios relacionados ao uso da computação em nuvem nas organizações incluem a economia de energia elétrica. CERTO ☑

    [...]

    RESUMO

    Serviço na nuvem é muito mais rápido comparado a computação tradicional;

    Os recursos da computação em nuvem são administrados em tempo real;

    [...]

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Gabarito: Letra B

    [...]

    CARACTERÍSTICAS DA COMPUTAÇÃO NA NUVEM

    1} Suporta o processamento de um grande volume de dados;

    2} Suas tecnologias não estão totalmente consolidadas, sendo ainda passíveis de transformações ao longo dos anos;

    3} É constituída de várias tecnologias e formada por um conjunto de servidores físicos e virtuais interligados em rede.

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • COMPUTAÇÃO EM NUVEM

    É a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à Internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.

    Em outras palavras, é um termo coloquial para a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador.

    [...]

    ____________

    Bons Estudos.

  • Aprofundando na Letra B...

    [...]

    PaaS - PLATAFORM AS A SERVICE

    Plataforma como Serviço

    É disponibilizado uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos.

    [...]

    Exemplos:

    • Windows Azure;
    • Google App Engine.

    [...]

    Características:

    • Utilizada principalmente pelos prestadores de serviços (desenvolvedores);
    • Aluga-se máquinas para programação.

    [...]

    RESUMÃO

    ➥ PaaS = Programador (Engenheiro de software) - disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos.

    • É onde os serviços são CONSTRUÍDOS!

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • SERVIÇOS DE ARMAZENAMENTO EM NUVEM

    Ao contratar e utilizar um serviço de computação em nuvem para armazenar seus dados, o usuário perde a governança sobre esses dados, por não visualizar como eles são submetidos aos processos de becape, armazenamento e controle de segurança.

    Mas atenção: o usuário não perde a propriedade de seus dados, perde apenas o controle sobre as operações técnicas, ex: backup, restore, etc. 

    [EXEMPLOS DESSES SERVIÇOS]

    1} Dropbox

    "Caixa de arquivos". É um local único e organizado para todos os seus arquivos. Com recursos como sugestões de pastas e integração de calendário, o Dropbox ajuda você a se concentrar no mais importante: o seu trabalho.

    [...]

    2} OneDrive

    "Um só arquivo". É um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Conta da Microsoft. Também é possível definir arquivos públicos, somente amigos, usuários definidos ou privados.

    Pode estar associada a cada conta de usuário Microsoft, Live ou Hotmail;

    > Funciona integrado ao Explorador de Arquivos do Windows 10.

    [...]

    3} Google Drive

    Serviço em que o usuário pode gerenciar arquivos, criar documentos de texto, planilhas, apresentações, fazer backup, além de enviar arquivos e fotos do celular.

    [...]

    4} Cloud Drive

    Propriedade da Amazon, este aplicativo conta com um espaço de armazenamento que pode ser acessado a partir de até oito dispositivos específicos. Os dispositivos podem ser dispositivos móveis, computadores diferentes, e diferentes navegadores no mesmo computador.

    [...]

    5} Box

    É um serviço gratuito de armazenamento de arquivos na nuvem com sincronia entre dispositivos de diversas plataformas via apps dedicados para iOS, Android, Windows Phone, Windows 10 e macOS.

    [...]

    OUTROS...

    • Mega

    • Bitcasa

    • SugarSync

    • iCloud

    • MediaFire

    • Copy

    E por aí vai...

  • IaaS - INFRASTRUCTURE AS A SERVICE

    Infraestrutura como Serviço

    Diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura.

    [...]

    Exemplos de SERVIÇOS

    • Servidores;
    • Sistemas de armazenamento;
    • Roteadores; e
    • Outros sistemas.

    [...]

    Características:

    • Todos os serviços são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede.

    [...]

    Exemplos de APLICATIVOS

    • Google Drive;
    • SkyDrive;
    • Amazon Web Services.

    [...]

    Pode ser chamado de Hardware as a Service (HaaS).

    • Então, não estranhem se lerem "Hardware" ao invés de "Infrastructure"

    [...]

    RESUMÃO

    ➥ IaaS = Infraestrutura (Hardware) - servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede.

    • É onde os serviços estão GUARDADOS!

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Erro da letra D: a alternativa refere-se a SaaS, e não IaaS

  • São exemplos de plataformas que se especializaram em fornecer serviços em nuvem: Microsoft Azure, Amazon AWS, Google Cloud e Oracle Cloud.

  • LETRA B

  • m 16/04/21 às 10:40, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 02/04/21 às 09:48, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 26/03/21 às 16:31, você respondeu a opção D.

    !

    Você erro

  • Vantagens e Desvantagens:

    Vantagens do armazenamento na nuvem

    Segurança: os sites do também chamado cloud computing fracionam os documentos e espalham esses pedaços em diferentes servidores ao redor do mundo. Muitos utilizam a duplicidade (cópia) de arquivos. Ainda, os dados passam por criptografia, o que impede invasores de terem acesso ao conteúdo completo.

    Mobilidade: um arquivo armazenado na nuvem pode ser acessado em qualquer lugar com conexão à internet, por meio de diferentes dispositivos. E a atualização é automática. Se o usuário altera um texto, por exemplo, a modificação ocorre em todos os aparelhos simultaneamente – tablet, celular, notebook ou computador de mesa.

     capacidade em aumentar os custos dos empreendimentos de uma empresa que contrata esse serviço com infraestrutura de TI.

    Compartilhamento: chega de repassar documentos em pendrive ou CD. Na nuvem, basta enviar o link do arquivo ou criar uma pasta compartilhada. Assim, todos os colegas têm acesso ao mesmo conteúdo e podem editá-lo.

    Esse recurso é útil para trabalhos acadêmicos realizados em grupo, ou então para acompanhar planilhas com fluxos de produção de uma empresa.

    Backup das alterações: você escreve cinco páginas do TCC ou passa duas horas editando uma imagem no Photoshop. Dias depois, cria um novo projeto e salva-o com o mesmo nome do anterior, sobrescrevendo-o e apagando por engano aquilo que suou tanto para produzir.

    Espaço livre: ao passar diretórios à nuvem, você libera espaço no disco rígido para instalar mais jogos, softwares e aplicativos. Essa ainda pode ser uma boa oportunidade para fazer AQUELA faxina digital.

    Desvantagens do cloud computing

    Preço: a maioria desses serviços é gratuita, mas possui uma capacidade de armazenamento limitada. Escritórios, ou mesmo pessoas físicas com muitos anos de vida digital, geralmente precisam de mais espaço para o backup de todos os arquivos.

    Dropbox, One Drive e similares oferecem soluções pagas que ampliam essa margem. Contudo, exige-se uma assinatura mensal. O investimento precisa caber nas despesas fixas do mês.

    Brechas na segurança: como já dito, os dados são criptografados e fracionados entre diversos servidores. Ainda assim, qualquer sistema on-line está suscetível a hackers.

    A maior preocupação é com o vazamento de informações pessoais, como nome, e-mail e número do cartão de crédito dos clientes. Essa é uma responsabilidade tanto das companhias quanto dos próprios usuários, que devem escolher senhas fortes e adotar .

    Legislação: as leis que penalizam crimes cibernéticos são diferentes em cada nação. Como os servidores de cloud computing ficam espalhados pelo globo, isso pode dificultar as investigações e o julgamento de piratas envolvidos em roubos de dados.

    Retirado do site: https://www.tca.com.br/blog/vantagens-e-desvantagens-do-armazenamento-na-nuvem/

  • IaaS providencia toda a estrutura necessária para rodar uma aplicação virtual de alto desempenho. Nesse sentido, ela garante mais economia para o consumidor, que deixa de arcar com os custos referentes à compra e manutenção de máquinas, licenciamentos e tudo o que envolve a infraestrutura de um software.

  • IaaS é o uso de VMs para preparar e gerenciar o ambiente de trabalho. Atualizacoes e configuracao ainda sao com o cliente

    An Azure VM gives you the flexibility of virtualization without having to buy and maintain the physical hardware that runs the VM. You still need to configure, update, and maintain the software that runs on the VM, though.

    https://docs.microsoft.com/en-us/learn/modules/azure-compute-fundamentals/azure-virtual-machines

    quer usar o recurso sem necessidade de updates, configuracao e customização? usa containers, tanto pelo ACS (azure containers service), o qual gerencia um, ou AKS (azure kubernets service), o qual gerencia varios atraves de orquestracao. tanto ACS como AKS sao PaaS

    Paas nao envolve atualizacoes nem personalizacao


ID
5059330
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmações a seguir.


I- AMemória Cache L1 (Level 1) é um exemplo de memória DRAM (Dynamic Random Access Memory).

II- Um Registrador é construído com tecnologia SRAM (Static Random Access Memory).

III- Nas memórias do tipo SRAM e DRAM as informações gravadas se perdem quando o computador é desligado.

IV- As memórias Flash representam um exemplo de memória SRAM.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • A memória cache é dividida em alguns níveis, conhecidos como L1, L2 e L3 (L significa Level, em inglês). Eles dizem respeito à proximidade da memória cache das unidades de execução do processador. Quanto mais próxima ela estiver da unidade de execução do processador, menor será o seu número.

    Dynamic random-access memory, em português memória dinâmica de acesso aleatório, é um tipo de memória semicondutora de acesso aleatório que armazena cada bit de dados em uma célula de memória que consiste em um pequeno capacitor e um transistor, ambos tipicamente baseados na tecnologia metal-óxido-semicondutor. 

  • Memória Cache: SRAM

    Memórias Flash (ex: pendrives): DRAM

    GABARITO: A

  • Nossa, essa banca cobra conteúdo de SO e Arquitetura de Computadores que o cara aprende na graduação/técnico de TI, pesado viu.

  • até agora os comentários não ajudaram

  • GABARITO A

    i - A Memória Cache L1 (Level 1) é um exemplo de memória SRAM (Memória de Acesso Randômico Estática).

    II- Um Registrador é construído com tecnologia SRAM (Static Random Access Memory).( registrador é encontrado dentro dos processadores, são as mais rápidas e armazenam as instruções do processador)

    III- Nas memórias do tipo SRAM e DRAM as informações gravadas se perdem quando o computador é desligado.(se trata de memória volátil os dados são perdidos quando desligado.)

    IV- As memórias Flash representam um exemplo de memória EEPROM ( Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory). É um dispositivo de memória não volátil, ou seja, mesmo se não tiver energia, manterá as informações que salvas nela.

  • I- A Memória Cache L1 (Level 1) é um exemplo de memória DRAM (Dynamic Random Access Memory).

    independente do nivel da memória cache ela será uma memoria SRAM( MEMÓRIA RAM ESTÁTICA), se é memória RAM, então sabemos que ela é Volátil, ao ser desligada perderar tudo que armazena.

    II- Um Registrador é construído com tecnologia SRAM (Static Random Access Memory).

    Correto. Regristradores: pequenas unidades de memória volatil, estáticas(SRAM), localizadas no nucleo da UCP, que armazenam dados durante o ciclo de processamento.

    III- Nas memórias do tipo SRAM e DRAM as informações gravadas se perdem quando o computador é desligado.

    Correto. a memória RAM por ser uma memória volátil ao ser desligada os dados que ela armazena serão perdidos.

    IV- As memórias Flash representam um exemplo de memória SRAM.

    Errado. Memória Flash é uma memória secundária, exemplo o Pendrive o SSD usam memória flash, então comparados à memória SRAM(volátil) eles por serem memórias não voláteis não tem nada a ver com a alternativa.

  • Meu resumo pessoal sobre memórias.

    > VOLÁTEIS = armazenamento temporário, informações se perdem após desligamento.

    > Dinâmicas: Necessitam de "Refresh" (Atualização periódica dos dados)

    Ex: CMOS, SDRAM (DIM, DDR, DDR2, DDR3, DDR4)

    > Estáticas: Não necessitam de "Refresh"

    SRAM: Registradores e Cache - memória INTERMEDIÁRIA.

    > Essas memórias são mais rápidas e de menor capacidade.

    > Registrador é a memória mais rápido que existe, se encontram dentro da UCP.

    >NÃO VOLÁTEIS = armazenamento permanente, informações são mantidas após desligamento.

    > ROM = Onde consta configurações de fábrica (BIOS do pc, Menu da tv, ações de uma calculadora)

    > Apenas leitura, não tem como gravar dados ou apagar.

    > EPROM = Tipo de ROM, permite apagar os dados via LUZ UV (apaga tudo), reprogramável;

    > EEPROM = Outro tipo de ROM, permite apagar os dados via pulso elétrico.

    >FLASH: Tipo de EEPROM, está contida em tecnologias tipo SSD e cartões de memória.

    > Massa/Secundária = Memórias permanentes de armazenamento pessoal;

    > Ex: HD, Disquete, CD, DVD, BLU-RAY, PEN-DRIVE, SSD ETC.

    > Terciárias = memórias que necessitam de um driver para serem lidas. Ex: CD-ROM. (Classificação menos usual)

  • se vc ficou entre A e C vc ta no caminho certo ,cache faz parte da memoria principal e não da ram

  • I- ERRADA - Não se confunde memória cache com memória ram. Ambas são memórias mas são diferentes, sendo que a cache é mais rápida mas tem um espaço menor.

    II- CORRETA - Registrador é a memória mais rápida da CPU e ela é feita com a mesma tecnologia que a memória principal(RAM), memória cache e memória ROM.

    III- CORRETA - As memórias RAM são voláteis, ou seja, o que é salvo nelas é temporário... Imagine que você está digitando um texto no Word e desliga o computador da tomada acidentalmente. No momento que você escrevia o documento, ele estava sendo salvo na memória RAM, e ao desligar o computador tudo foi perdido. Para não acontecer esse problema basta salvar em uma memória não volátil, como HD ou SSD.

    IV- ERRADA - Também não se confunde memórias Flash com memórias RAM. A primeira é um disco rígido não volátil, ao contrario da segunda.

    Resposta: (a)

  • Os registradores são memórias de altíssima velocidade, integradas ao processador, utilizadas para a realização interna de cálculos pela ULA. Sua quantidade e tamanho variam de acordo com cada processador, mas, para você ter uma ideia, a ordem de grandeza de um registrador está na casa dos bits/bytes. 


ID
5059333
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Muitas das ações que realizamos a partir de uma planilha eletrônica envolvem a comparação de dados entre células, com o uso de funções lógicas, bem como o cálculo de medidas representativas dos dados, a exemplo das funções estatísticas. Dentro deste contexto, para uma planilha Microsoft Excel 2010, versão em português, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
5059336
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente, existem diversos tipos de software, os quais são voltados a diversas aplicações. Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
5059339
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre Navegadores Web, selecione a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Navegação anônima NÃO salva cookies, preenchimentos de formulário ou histórico.

    b) É possível usar um atalho de teclado para abrir uma janela anônima:

    Windows, Linux ou Chrome OS: pressione Ctrl + Shift + n.

    c) Linux é um Sistema Operacional.

    d) Quase sempre há adaptações de sites para celulares, computadores etc.

    e) Essa letra E foi maldade...

    • Webkit = Safari
    • Blink = Google Chrome
    • Gecko = Netscape
    • Trident = Internet Explorer
    • Makeof NÃO EXISTE!

    Gabarito: B

    POLÍCIA CIVIL! SÓ DEUS SABE QUANDO...

  • #PMPR2021

  • A) Navegação anônima não salvará as seguintes informações:

    • seu histórico de navegação
    • cookies e dados de sites
    • informações fornecidas em formulários

    É possível que sua atividade ainda esteja visível para:

    • os websites que você visita
    • seu empregador ou sua escola
    • seu provedor de acesso à Internet

    B) Gabarito

    CTRL + SHIFT + P Abre uma janela de navegação privativa (Mozilla Firefox e IE)

    CTRL + SHIFT + N Abre uma janela de navegação anônima (Google Chrome e EDGE Chromium) 

    C) Linux é sistema operacional;

    D) Não é raro notarmos que um mesmo site pode ter uma aparência diferente quando visto em dispositivos diferentes. Geralmente alguns recursos não funcionam direito, ou então alguns trechos deixam de aparecer. Muitas vezes o problema não está no site, mas sim no navegador utilizado para acessá-lo.

    O que acontece é que os cinco principais navegadores para desktop disponíveis no mercado usam quatro motores de renderização diferentes para exibir uma página da web – e o novo browser do Windows 10, o Microsoft Edge, irá introduzir um outro – e todos eles funcionam de maneiras diferentes. Isso significa que a sua experiência na web pode mudar de acordo com o navegador que você está usando e até mesmo de acordo com a versão do browser em questão. (FONTE:https://canaltech.com.br/navegadores/como-os-navegadores-processam-os-codigos-de-uma-pagina-web/)

    E) Atualmente, existem quatro principais motores de renderização utilizados pelos navegadores mais populares do mercado. São eles:

    •  WebKit: um motor de código aberto usado pelo Safari no OS X e iOS, assim como por muitos outros navegadores em dispositivos móveis, incluindo o navegador nativo do Android. O se tornou totalmente open source em 2005, permitindo grandes evoluções e desenvolvimentos com colaboração de terceiros;
    •  Blink: um motor de código aberto baseado no WebKit. Ele alimenta navegadores como o Chrome, , Amazon Silk e Android WebView (o navegador que abre dentro de aplicativos). Em 2013, o   que aposentaria o tradicional motor de renderização que utilizava no Chrome, o WebKit, e adotaria um novo, o Blink. O motor foi modificado pelo próprio Google para melhorar o desempenho e reduzir a complexidade do navegador;
    •  Gecko: um motor de código aberto desenvolvido pela Fundação Mozilla e usado pelo Firefox. O roda em vários sistemas operacionais tendo suporte para BSD, Linux, Mac OS X, Solaris, OS/2, AIX, OpenVMS e Windows;
    •  Trident: um motor desenvolvido pela  e usado no Internet Explorer.

    OBS. EDGE Chromium utiliza o motor Blink.

  • B- Para abrir uma janela de navegação anônima Chrome, usando Windows, Linux ou Chrome OS, utiliza-se o seguinte atalho de teclado: Ctrl + Shift + n.

  • gabarito letra B

    INTERNET EXPLORER >> NAVEGAÇÃO INPRIVATE >> CTRL + SHIFT + P

    MOZILLA FIREFOX >> NAVEGAÇÃO PRIVATIVA >>  CTRL + SHIFT + P  

    GOOGLE CHROME >> NAVEGAÇÃO ANÔNIMA >> CTRL + SHIFT + N

    MICROSOFT EDGE >> NAVEGAÇÃO INPRIVATE >> CTRL + SHIFT + N

    bons estudos

  • Quando estava lendo a alternativa E pensei: o que é isso??

    O conhecimento em informática é infinito.

  • A questão aborda conhecimentos gerais acerca dos navegadores.

     

    A)     Incorreta – No modo de navegação anônima, o histórico, cookies e informações fornecidas em formulários não são salvos.

    B)     Correta – O atalho para abrir a janela de navegação anônima, no Google Chrome, é o CTRL + SHIFT + N.

    C)     Incorreta – Linux é um sistema operacional.

    D)    Incorreta – A aparência de um site pode ser alterada de acordo com o dispositivo e o navegador.

    E)     Incorreta – Makeof não é um motor de renderização.

     

    Gabarito – Alternativa B.

  • MOZILLA FIREFOX >> NAVEGAÇÃO PRIVATIVA >>  CTRL + SHIFT + P  

    GOOGLE CHROME >> NAVEGAÇÃO ANÔNIMA >> CTRL + SHIFT + N

  • A. A partir do modo de navegação anônima, o browser vai salvar o histórico de navegação do usuário, os cookies e os dados do site ou as informações inseridas em formulários como nomes, endereços e senhas e os arquivos de download. Falso. O modo anônimo não consegue salvar o histórico de navegação, cookies e dados.

    B. Para abrir uma janela de navegação anônima Chrome, usando Windows, Linux ou Chrome OS, utiliza-se o seguinte atalho de teclado: Ctrl + Shift + n. Verdadeiro. Esse atalho consegue abrir a navegação anônima Chrome, WIndows, Linux ou Chrome.

    C. São exemplos de navegadores web: Chrome, Linux, Firefox e Edge. Falso. O linux não é um navegador web e sim um Sistema Operacional. Os outros são sim navegadores web.

    D.Um site terá sempre a mesma aparência quando exibido por navegadores distintos e em dispositivos diferentes. Falso. Não é raro notarmos que um mesmo site pode ter uma aparência diferente quando visto em dispositivos diferentes. Geralmente alguns recursos não funcionam direito, ou então alguns trechos deixam de aparecer. Muitas vezes o problema não está no site, mas sim no navegador utilizado para acessá-lo.

  • Fala meu aluno(a)!

    Gabarito: Letra B

    O que é Navegação anônima?

    É o recurso que muitos navegadores de internet possuem para não armazenar dados de navegação, como pesquisas na internet e outras informações. 

    Pode mostrar quais são as teclas de atalhos para cada um dos navegadores? Posso sim.

    •  Google Chrome: Ctrl + Shift + N
    •  Opera: Ctrl + Shift + N
    •  Firefox: Ctrl + Shift + P
    •  Microsoft Edge: Ctrl + Shift + N

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!


ID
5059342
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a Sistemas Operacionais é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    A comunicação entre processos é o grupo de mecanismos que permite aos processos transferência de informação entre si.

  • o erro da alternativa A é simples: um processador de texto, um navegador e um banco de dados são apps independentes, logo, separados. Além disso, justamente pelo Unix ser um ambiente multitarefa, esses processos podem rodar ao mesmo tempo.

  • Resumidamente, os threads definem como um processador funciona, recebendo e executando instruções. Isso acontece muito rapidamente e passa a sensação de que as ações são simultâneas. Portanto, uma CPU com um thread tem apenas uma linha de trabalho – e realiza uma ação por vez. Logo, processadores multithread são mais vantajosos, já que dão a possibilidade de operar em diversas frentes ao mesmo tempo.

  • GAB. E

    Acomunicação entre processos é o grupo de mecanismos que permite aos processos transferência de informação entre si.

  • Processos: Executam ações num sistema operacional.

    Threads: quanto mais tem, mais linhas de códigos são lidas pelo processador num mesmo processo.

    Ou seja, a thread é a leitura simultânea. A diferença entre eles é basicamente essa, o processo não compartilha espaço da memória na execução.

  • Do que se trata esse "escalonamento"? Alguém para explicar?

  • Prova fora de contexto do cargo ofertado de ensino MÉDIO!!!!

  • Coitado desse agente administrativo

  • Eu querendo apenas ser agente administrativo, sabendo que tenho primeiro que aprender a programar o robô que pisa em Marte.

    Oh no ;(

  • essa eu fui na pura lógica

  • Fui por eliminação.

  • GABARITO E

    Em ambiente multitarefa (como o Unix) que suporta processos, um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados são processos separados que podem rodar concomitantemente.

    PROCESSOS são módulos separados e carregáveis, ao contrário de THREADS, que não podem ser carregadas.

    THREADS são escalonadas, PROCESSOS não são escalonados.

    O escalonamento de processos ou agendador de tarefas (em inglês scheduling) é uma atividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de um sistema distribuído.

  • Fui por eliminação:D


ID
5059345
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Avalie as proposições com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida responda o que se pede.


( ) A “CIA-triad” faz referência aos termos Confidentiality, Integrity e Availability, os quais compõem o tripé da segurança da informação.

( ) Integridade se refere à ameaça da ocorrência de alterações indevidas das informações.

( ) O TCP(Transmission Control Protocol) possui uma versão conhecida como Secure Sochets Layer (SSL), a qual é um protocolo que provê integridade e disponibilidade na comunicação entre dois pontos de rede.

( ) A identificação do uso de SSL é possível em navegações web quando o endereço começa com a expressão “https” que significa Hyper Text Transfer Secure. Este é um protocolo utilizado por browsers para se ter a garantia de sigilo do conteúdo da mensagem entre origem e destino.


A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva c

    V, V, F e V.

    ( ) A “CIA-triad” faz referência aos termos Confidentiality, Integrity e Availability, os quais compõem o tripé da segurança da informação.

    ( ) Integridade se refere à ameaça da ocorrência de alterações indevidas das informações.

    ( ) O TCP(Transmission Control Protocol) possui uma versão conhecida como Secure Sochets Layer (SSL), a qual é um protocolo que provê integridade e disponibilidade na comunicação entre dois pontos de rede.

    ( ) A identificação do uso de SSL é possível em navegações web quando o endereço começa com a expressão “https” que significa Hyper Text Transfer Secure. Este é um protocolo utilizado por browsers para se ter a garantia de sigilo do conteúdo da mensagem entre origem e destino.

  • GARANTIA de sigilo? pra mim o item 4 está errado.

  • Sigilo? Posso adotar criptografia como sinônimo de sigilo?

  • Sigilo?

  • Gabarito: C

    ✏TCP: Protocolo de Controle de Transmissão é um dos protocolos de comunicação, da camada de transporte da rede de computadores do Modelo OSI, que dão suporte a rede global Internet, verificando se os dados são enviados na sequência correta e sem erros via rede.

    Fonte: Wikipedia

  • LETRA C

  • criptografia = sigilo da informação, a sua senha do banco promove o sigilo da sua conta para que outras pessoas indevidas não tenham acesso
  • A tríade CIA (Confidentiality, Integrity and Availability) - Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade - representa os principais atributos que, atualmente, orientam a análise, o planejamento e a implementação da segurança para um determinado grupo de informações que se deseja proteger.

    O princípio de integridade refere-se a manutenção das condições iniciais das informações de acordo com a forma que foram produzidas e armazenadas. Ou seja, a informação mantém sua origem e ela não pode ser alterada, assim somente pessoas autorizadas poderão acessar e modificar os dados do sistema.

  • sigilo = criptografia
  • Sigilo é sim, sinônimo de criptografia e TCP--> É PROTOCOLO CONFIÁVEL, GARANTE QUE DADOS SERÃO ENTREGUES ÍNTEGROS.

  • O SSL provê serviços básicos de segurança a vários protocolos da camada mais alta.

    Três protocolos de camada mais alta são definidos como parte do SSL:

    1. Protocolo de Apresentação (Handshake Protocol),
    2. Protocolo de Mudança de Especificação de Cifra (Change Cipher Spec Protocol)
    3. Protocolo de Alerta (Alert Protocol).

    Esses protocolos específicos do SSL são usados no gerenciamento de trocas de mensagens SSL.


ID
5059348
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Sobre Banco de Dados, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) GABARITO

    B) Essa é a definição de SGBD.

    C)Modelo lógico depende do SGBD e também é associado ao paradigma(ex. relacional).

    D)Definição de modelo lógico.

  • Dá para afirmar que NoSQL oferece "oferecem mais escalabilidade, melhor performance em consultas" em relação ao relacionais de maneira genérica?

  • Qual o erro da C? O modelo lógico não depende do SGBD, posso modelar ele tanto em postgres quanto em mysql.

  • Para iniciantes no assunto (já que o cargo é de agente administrativo):

    NoSQL - termo genérico que representa os bancos de dados não relacionais.

    Banco de dados não relacional: não usa o esquema de tabela de linhas e colunas encontrado na maioria dos sistemas de banco de dados tradicionais. Em vez disso, usam um modelo de armazenamento otimizado para os requisitos específicos do tipo de dados que está sendo armazenado. Por exemplo, os dados podem ser armazenados como pares chave/valor simples, como documentos JSON ou como um gráfico que consiste em bordas e vértices.

    O processo e modelagem é classificado em 3 níveis: 

    Modelo conceitual - primeira fase da modelagem, onde representaremos o mundo real por meio de uma visão simplificada dos dados e seus relacionamentos. Assim poderemos determinar quais informações serão armazenadas no BD. Neste nível o projeto é independente de SGBD.

    Modelo lógico - Consiste na especificação lógica dos dados em um formato adequado ao SGBD escolhido. Os tipos de dados são completamente definidos. Possui conceitos que os usuários são capazes de entender, ao mesmo tempo em que não está distante do modelo físico. Neste nível o projeto é independente de SGBD.

    Modelo físico - onde se detalham os componentes de estrutura física do banco de dados, incluindo as tabelas, campos, tipos de valores, restrições, etc. Ao criarmos o modelo físico, poderemos partir para a implementação física do banco de dados, utilizando SGBD mais adequado.

    Fonte (modelagem de dados) - https://www.youtube.com/watch?v=ZX7EuRWRdZg


ID
5059351
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia as proposições sobre a linguagem dos documentos oficiais recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República, e, em seguida responda o que se pede.


I- Saber usar a linguagem oficial no ambiente formal do trabalho é muito importante, pois algum erro na formação da frase poderá levar a interpretações equivocadas pelos interlocutores.

II- Alinguagem dos documentos oficiais difere das demais pelos critérios de formalidade e de rigor próprios desse gênero de texto.

III- Com o objetivo de facilitar a comunicação, dependendo do grau de formalidade entre emissor e receptor, pode-se usar uma variante mais informal da linguagem.

IV- Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda administração pública, essas devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Linguagem oficial??? PUTZ

  • I II IV

  • não existe linguagem oficial.

  • Não existe linguagem oficial, e sim culta. A questão IV está incompleta, faltando a legalidade e a moralidade nos princípios fundamentais da administração pública.

  • o manual é claro em dizer que nao existe um padrao oficial de linguagem, e sim linguagem culta (gramatica formal)

  • "Pode-se concluir que não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais" (pág. 21-Título "3.6 Formalidade e padronização")

  • A questão deveria ser anulada! pois quem estudou direito sabe muito bem que o Manual não cita linguagem oficial
  • Não existe linguagem oficial !

  • o que não existe é reposta certa, isso sim...

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à linguagem a ser empregada nos documentos oficiais.



    I. As orientações do Manual de Redação, para a obtenção da clareza, é usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Sendo assim, inferimos que saber usar a linguagem oficial no ambiente formal do trabalho evita interpretações equivocadas pelos interlocutores e, portanto, esta afirmativa está correta.


    II. O Manual de Redação determina que as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Assim, a linguagem deve sempre estar de acordo com o padrão culto e com as regras estabelecidas para a produção dos gêneros de texto que atendem à correspondência oficial. Portanto, esta afirmativa está correta.


    III. De acordo com o Manual de Redação, o uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Nesse sentido, verificamos que não é possível usar uma variante mais informal da linguagem e, portanto, esta afirmativa está incorreta.


    IV. Conforme expõe o Manual de Redação, a publicidade, a impessoalidade e a eficiência, enquanto princípios fundamentais de toda a administração pública, devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais. Assim, esta afirmativa está correta.


    Com base na análise acima, identificamos como corretas as afirmativas I, II, IV e, portanto, a alternativa que responde este item é a letra A.



    Gabarito da professora: Letra A.

ID
5059354
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o formato do papel a ser usado para o padrão ofício é o modelo:

Alternativas
Comentários
  • A4 (29,7 cm x 21 cm)

    gab. D

  • gaba D

    lembrar que a lógica é reversa. Quanto maior o número, menor o papel.

    A0 é o maior e A8 é o menor. O A4 é a 4 parte do A0.

    pertencelemos!

  • não é 30 é 29,7 Não é 20 é 21

  • "Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação:

    a) tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21cm)..."(Manual de Redação, p.32)

    Gabarito: letra D .

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao formato do papel a ser usado para o padrão ofício.

    De acordo com o Manual de Redação, os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação: tamanho do papel A4 (29,7 cm x 21 cm). Sendo assim, inferimos que a única alternativa correta é a letra D.


    Gabarito da professora: Letra D.

  • Olá! Me chamo Ingrid, sou professora de Língua Portuguesa e Revisora de Texto. CORRIJO SUA REDAÇÃO por um valor beeem legal! Tenho, além de correção individual de redação, planos semanais e mensais .

    Vamos treinar REDAÇÃO!!! É fundamental para GARANTIR SUA VAGA! :)

    Me chama no whatsapp ---> 61 995320980


ID
5059357
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A convivência em um ambiente de trabalho nem sempre é fácil. Muitas vezes surgem conflitos, porém um bom profissional precisa ter a habilidade de conviver com pessoas de todos os tipos. Se uma pessoa já chega alterada para resolver um problema, o agente administrativo deve:

Alternativas

ID
5059360
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O padrão ofício compreende três gêneros de documentos:

Alternativas
Comentários
  • O memorando foi extinto, o padrão agora é o ofício!?

  • Questão desatualizada mesmo sendo de 2020.

    Na nova edição ficou abolida distinção entre aviso, ofício e memorando e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.

    Fonte: MRPR, 3ª ed.

    gab. B

  • gaba B

    partilho dos comentários dos qcolegas. Em uma questão acima eu já mencionei que houve algumas alterações. Como por exemplo a extinção de alguns pronomes de tratamento.

    Art. 3º É vedado na comunicação com agentes públicos federais o uso das formas de tratamento, ainda que abreviadas:

    1. Vossa Excelência ou Excelentíssimo;
    2. Vossa Senhoria;
    3. Vossa Magnificência;
    4. doutor;
    5. ilustre ou ilustríssimo;
    6. digno ou digníssimo; e respeitável.

    pertencelemos!

  • AVISO MEMORANDO OFÌCIO

    AMO <3

  • OfícioAvisoMemorando - Não existem mais como antes! Agora os 3 são chamados de Ofício.

    Conforme atualização do MRPR, 3ª ed (2018).

  • Como a banca monta uma questão desatualizada há 2 anos e esta não foi anulada?

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à alteração ocorrida no documento padrão ofício na 3ª edição do Manual de Redação.

    A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Sendo assim, inferimos que os três gêneros que são abarcados pelo padrão ofício são aviso, ofício e memorando e, portanto, a alternativa correta é a letra B.



    Gabarito da professora: Letra B

  • APENAS OFÍCIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • banca LIXO!

  • Qual o problema dessa banca? Só existe o ofício agora.

    meu Deus...

  • Sobre essas bancas pequenas é preciso se adaptar. Note que não existe uma opção de apenas Ofício (Que seria o correto.), logo a banca está cobrando algo desatualizado, então é necessário saber como era antes e como é atualmente, independente do ano.

    Marca a alternativa "correta" e depois vai atrás de um recurso. O importante é saber como era antes para não errar a questão e ficar na mão da banca.

    Não acredito que a banca anularia essa questão pois em momento algum ela cita que esse padrão ofício é do MRPR. Não gosto dessas bancas

  • Não tem resposta para essa questão. Simples assim!

  • Mas da para entender que os Instrumentos "AVISO,OFICIO e Memorando" possuem o Padrão Ofício em sua estrutura , é isso que o examinador quis perguntar


ID
5059363
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O pronome de tratamento que melhor completa a oração abaixo é:


__________________ vai participar das próximas eleições, Senhor Reitor?

Alternativas
Comentários
  • GAB. B)

    Vossa Magnificência

  • gaba B

    Vossa magnificência.

    com as alterações feitas no manual são vedadas para agentes públicos federais.

    Art. 3º É vedado na comunicação com agentes públicos federais o uso das formas de tratamento, ainda que abreviadas:

    1. Vossa Excelência ou Excelentíssimo;
    2. Vossa Senhoria;
    3. Vossa Magnificência;
    4. doutor;
    5. ilustre ou ilustríssimo;
    6. digno ou digníssimo; e respeitável.

    se tiver erros, avisem-me.

    pertencelemos!

  • Magnífico Reitor.

    Só lembrando que:

    Digníssimo e ilustríssimo –formas de tratamento que eram utilizadas até o ano de 2002 – foram abolidas com a publicação do novo Manual de Redação da Presidência da República, explicando, quanto ao primeiro, que a DIGNIDADE é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

    Fonte:

    Manual de Redação da Presidência atual

  • Uai, achei q estivesse abolida, pra mim só tinha: Vossa Excelência, Vossa Senhoria

  • Item B Correto

    Por isso é bom saber como era antes e como ficou depois do decreto.9758/19. Note que não existe a opção "Nenhuma das alternativas", tem coragem de marcar outra alternativa que não seja a B? Pra ficar na mão da Banca?

    É melhor dançar conforme a música até os "Digníssimos" parlamentares editarem lei regulando as provas que essas Bancas fazem.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao emprego do pronome de tratamento que deve ser empregado em correspondência oficial, destinada ao reitor de uma universidade.

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome de tratamento que deve ser empregado para falar diretamente com reitor de universidade é Vossa Magnificência. Dessa forma, a alternativa que completa corretamente a oração é a letra B.




    Gabarito da professora: Letra B

  • nem um nem outro, é Vossa Senhoria, de acordo com o novo MROP

    • De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome Vossa Excelência deve ser empregado em comunicações destinadas a autoridades do poder executivo, legislativo e judiciário

    • o pronome Vossa Reverendíssima deve ser empregado em comunicações dirigidas aos Cardeais;

    • o pronome Vossa Magnificência é que deve ser empregado em comunicações dirigidas a reitores de universidade.

ID
5059366
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O domínio da ortografia é requisito básico de qualquer texto, e ainda mais importante quando se trata de documentos oficiais. Analise as sentenças abaixo quanto à ortografia dos termos em destaque e marque a alternativa em que NÃO há erro de ortografia.

Alternativas
Comentários
  • A) Embora muito utilizada, a palavra pretencioso, com c, está errada. CORRETO: pretensioso e pretensiosa,

    B) SESSÃO

    C) REVÉS

    D) INCOMPREENSÍVEL

  • SÓ PRA LEMBRAR:

    Sessão: tem sentido de reunião ou algo que você faz sentado;

    Cessão: tem sentido de ceder, doar, transferir algo a alguém, encerrar;

    Seção: tem sentido de separar, repartição.

  • E E E E E E E E

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca da ortografia correta das palavras da língua portuguesa.


    a) De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a grafia correta da palavra é pretensiosa.

    b) O vocábulo que deve ser usado para designar um intervalo de tempo, ou seja, uma reunião, uma consulta é sessão.

    c) Conforme definição do dicionário, a palavra que deve ser empregada no sentido de que está ou aparenta estar numa posição oposta à normal é revés.

    d) A palavra que deve ser usada com sentido de que não se pode compreender, de acordo com o dicionário, é incompreensível.

    e) O vocábulo paisagem é o que deve ser usado no sentido de expressão artística (pintura, desenho, etc.) cujo tema é a natureza, as formas naturais, os ambientes do campo. Portanto, é a alternativa correta.


    Gabarito da professora: Letra E.
  • "Pra aprender a escrever, tem que gostar de ler"


ID
5059369
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A clareza é um princípio básico de todo texto oficial, por isso, ao redigi-lo deve-se atentar para as construções que possam gerar duplo sentido. Nos itens abaixo, marque a alternativa em que se encontra ambiguidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Durante o jogo, Lúcio deu várias caneladas em Guilherme. Depois entrou o Marcelo no jogo e ele levou vários empurrões e pontapés.

    ele quem? Marcelo que entrou no jogo ou o Guilherme que já vinha levando caneladas?

    ficou ambíguo.

  • C C C C C C C C C C C C CC

  • Meu pai vende sapatos nesta loja ou ele apenas saiu da loja que vende sapatos?

  • ambíguo ta o gabarito da banca

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à ambiguidade, fenômeno que prejudica o atributo da clareza.

     

    Ao analisarmos as alternativas apresentadas, identificamos que na construção da letra C não é possível identificar a quem o pronome pessoal ELE se refere, ou seja, não conseguimos saber quem levou vários empurrões e pontapés, se foi Guilherme ou Marcelo. Assim, esta é a alternativa em que se encontra a ambiguidade. 

    As demais frases apresentadas não possuem problema de ambiguidade, visto que a informação possui apenas um sentido e possibilita imediata compreensão pelo leitor.


    Gabarito da professora: Letra C.

  • Aos amigos que vão fazer um concurso e essa Banca seja escolhida.

    Está aí uma questão Típica da CPCON, quando abord essa temática.

  • Ambíguo tá é o gabarito.


ID
5059372
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia os seguintes enunciados retirados de um texto de Joana de Angelis (www.facebook.com/ joannadeangelisreformaintima) e marque a alternativa na qual o “A(AS)” NÃO deveria ter acento indicativo de crase.

Alternativas
Comentários
  • A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina: Isso acontece porque antes de palavra masculina não ocorre o artigo “a”.

    gabarito C

  • Professora de Português

    Compartilhar 

    forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada.

    Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

    • Agradecemos a todos pela ajuda.
    • Desejamos a todos um bom fim de semana.
    • Pedimos a todos que se retirem.
    • Boa noite a todos!
    • Obrigada a todos!

    A dúvida entre o uso ou não do acento indicador de crase ocorre frequentemente com verbos cuja regência é feita com a preposição a, indicando a quem algo se refere, como agradecer a, pedir a, dedicar a.

    Na língua portuguesa, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à. 

    No caso da locução a todos não ocorre crase porque, embora se utilize a preposição a, não ocorre contração, dado não haver um artigo definido com o qual contrair. Primeiramente porque seria errado usar o artigo definido feminino a antes de uma palavra masculina e plural. Em segundo lugar e mais importante, porque não se utilizam artigos definidos antes de pronomes indefinidos e a palavra todos é um pronome indefinido.

  • O correto a dizer para esse gabarito:

    Não ocorre crase antes de pronomes indefinidos.

  • Não usamos crase diante de pronomes indefinidos. “Gratidão a todos os órgãos do meu corpo que funcionam em plena harmonia e perfeição.” Já vi muita gente escrevendo à todas além de estar errada por ser pronome indefinido, o a tá no singular e todas no plural, logo sem possibilidades de crase! (Gab C)

  • Não usamos crase diante de pronomes indefinidos. 

    Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso.

  • obs: fiquei com um dúvida na letra D pq usa crase palavra casa está especificada e deveria está crasiado . porém é a mais correta a letra C ñ se usa crase antes de pronome indefinidos.


ID
5059375
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia as proposições sobre as características do documento oficial Ata, e, em seguida responda o que se pede.


I- Registro sucinto dos fatos, ocorrências, resoluções e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião.

II- Pode ser modificada, desde que isto seja feito por uma pessoa de nível hierárquico superior.

III- Não permite parágrafos, ocupando assim todo o espaço da folha.

IV- Os números devem ser escritos por extenso.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • I III IV

  • Letra C

    Se o relator cometer um erro, deve corrigi-lo de dois modos:

    1) usando a palavra 'digo' – que significa a intenção de corrigir o que se fez de errado quando o erro for percebido no momento da escrita;

    2) usando a expressão 'Em tempo' – que significa onde se lê "aquilo", leia-se "isto", acrescentando a informação ao texto já redigido. Essa correção só é usada quando o erro for percebido depois de lavrado em Ata.

  • Não pode ocorrer qualquer tipo de modificação após sua redação - apenas as correções ditas pela Michelle.

  • D

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente às características do documento ata.

    I. A ata é um instrumento utilizado para o registro expositivo e sucinto dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Assim, esta afirmativa é correta.

    II. De acordo com o Manual de Redação, no texto da ata não devem ser deixados espaços em que possam ser inseridas modificações posteriores. Desse modo, podemos inferir que esta afirmativa é incorreta.

    III.  O texto da ata deve ser escrito seguidamente, sem rasuras, emendas, entrelinhas ou entrada de parágrafo. Assim, de fato, deve-se ocupar todo o espaço da folha e, portanto, esta afirmativa é correta.

    IV. Quanto aos numerais, o Manual de Redação orienta que devem ser escritos sempre por extenso e evitadas as abreviaturas. Ou seja, esta afirmativa é correta.


    Com base na análise acima, identificamos como correta as afirmativas I, III, IV e, portanto, a alternativa que responde este item é a letra D.



    Gabarito da professora: Letra D.


ID
5059378
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial

Analise as proposições sobre o emprego dos pronomes demonstrativos na redação oficial e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( ) O emprego dos pronomes de tratamento na redação oficial envolve uma valoração social: autoridades são abordadas no discurso a partir de marcas específicas.

( ) Seguem as mesmas regras ditadas pelas gramáticas para os textos não oficiais.

( ) Seguem regras diferentes das ditadas pelas gramáticas para os textos não oficiais.

( ) Referem-se à segunda pessoa do discurso, por isso, os verbos relacionados a eles também devem ficar em segunda pessoa (do singular ou plural, conforme o caso).

( ) São de segunda pessoa, porém, todo e qualquer pronome a eles referidos deve concordar na terceira pessoa.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Alternativas

ID
5059381
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A linguagem usada nos documentos oficiais deve estar de acordo com a norma culta da língua. Nesse sentido, marque a alternativa em que a concordância verbal esteja DE ACORDO com a norma culta vigente na língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • GAB. E)

    Durante as apresentações teatrais choveram aplausos para a garotinha que cantava para seus colegas.

  • A) Havia;

    B) Precisa-se de;

    C) Já faz;

    D) Existem ... diferentes...

    E) Gabarito

  • Gabarito: E

    Um verbo impessoal, quando utilizado em sentido figurado, perde a sua impessoalidade, sendo conjugado no singular e no plural, nas diversas pessoas do discurso. Isso acontece muitas vezes com os verbos que indicam fenômenos da natureza e atmosféricos.

  • quando o edital é para 80 questões e a banca coloca só 40 kkkk tem que ficar casando matéria

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do emprego da concordância verbal.




    a) O verbo haver, com sentido de existir, como é o caso da frase apresentada nesta alternativa, sempre faz concordância no singular, mesmo em locução verbal, quando é o verbo principal. Assim, o correto é: muitas perguntas e poucas respostas para a causa do acidente. 


    b) Quando a frase é formada por um objeto indireto (como é o caso do exemplo desta alternativa) ou por verbos intransitivos, a partícula SE deverá ser sempre encarada como sendo um pronome indefinido, indeterminador do sujeito. Neste caso, a concordância verbal deverá ser sempre feita com a 3.ª pessoa do singular. Portanto, o correto é: Precisa-se de funcionários qualificados, por isso é importante contratar os aprovados no concurso.


    c) Os verbos haver e fazer são impessoais, portanto, não admitem sujeito e são flexionados na terceira pessoa do singular. Dessa forma, a concordância correta é: Já faz anos que havia neste local árvores e flores. Hoje, só há ervas daninhas. 


    d) O verbo existir deve concordar com o sujeito. Assim, uma vez que na frase em análise o sujeito "diferentes tipos de inseticidas..." está no plural, o verbo deve sofrer a mesma flexão para que ocorra a concordância devida. Dessa forma, a construção correta é: Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem. 


    e) Nesta frase identificamos que a concordância dos verbos chover e cantar estão corretas, uma vez que o primeiro concorda com o sujeito que está no plural "aplausos" e o segundo concorda com o sujeito "garotinha", que está no singular. Portanto, esta é a alternativa que responde ao item.




    Gabarito da professora: Letra E

  • E

    A - Haviam muitas perguntas e poucas respostas para a causa do acidente.

    B - Precisam-se de funcionários qualificados, por isso é importante contratar os aprovados no concurso.

    C - Já fazem anos que haviam neste local árvores e flores. Hoje, só há ervas daninhas.

    D - Existe(m) na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.

    E - Durante as apresentações teatrais choveram aplausos para a garotinha que cantava para seus colegas.


ID
5059384
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Analise as proposições sobre o emprego do e-mail na redação oficial e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.


( ) Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada. Nesse sentido, o meio de comunicação muito empregado na Redação Oficial passou a ser o e-mail.

( ) Os textos dos e-mails usados nas redações oficiais, devem conter clareza, pois o destinatário precisa entender o texto. A falta de clareza pode causar transtornos na informação.

( ) Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais, por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial.

( ) O e-mail deve também possuir adequação. No caso, saber em qual situação deve-se usá-lo. Às vezes a comunicação não deve ser feita por e-mail, pode surgir a necessidade do uso de outro documento oficial.

( ) O assunto do e-mail deve ser redigido de forma clara e em campo específico e deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    6.4 Correio eletrônico (e-mail)

    6.4.1 Definição e finalidade

    A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.

    Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.

    Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública. 

  • O item 3° está Errado,

    Pois expressa que o e-mail pode ser utilizado EM QUALQUER comunicação oficial.

    Um Telegrama, por exemplo, não é enviado por e-mail.

    Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais ((V) até aqui certo), por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial ((( Fallso ))).

    Qualquer equivoco é só falar aqui

  • O item 3 é falso e não correto como afirma o colega M santos

  • Não sei se foi erro de digitação, mas a questão está toda errada. Em uma frase da acertiva diz: "Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada", na outra fala que o meio digital vem sendo empregado. Ou seja, é incongruente dizer, primeiro, que documentos impressos vem sendo utilizados, e, na outra falar que o meio digital (e-mail/correio eletrônico) é dominância.

    Além disso, outro erro é afirmar que pode-se utilizar o meio digital para QUALQUER DOCUMENTO OFICIAL.

    Portanto, sendo uma prova, essa questão seria passível de anulação.

  • Basta saber que a 3ª assertiva contradiz a 4ª:

    (F ) Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais, por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial.

    (V ) O e-mail deve também possuir adequação. No caso, saber em qual situação deve-se usá-lo. Às vezes a comunicação não deve ser feita por e-mail, pode surgir a necessidade do uso de outro documento oficial.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao correio eletrônico (e-mail).


    (V) De acordo com o Manual de Redação, a utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. Portanto, esta afirmativa é verdadeira.
    (V) Sendo o e-mail considerado um documento oficial, assim como o ofício, a orientação do Manual de Redação é que o uso de linguagem seja compatível com uma comunicação oficial. Desse modo, é preciso que o texto seja claro, que é um dos atributos da redação oficial e, assim, esta afirmativa é verdadeira.
    (F) De acordo com o Manual de Redação, para que o e-mail tenha valor documental é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente. Entretanto, se o destinatário não reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital, será obrigatória a repetição do ato por meio de documento físico assinado. Sendo assim, inferimos que o e-mail não será aceito em qualquer comunicação oficial e, portanto, esta afirmativa é falsa.
    (V) A justificativa desta alternativa é exatamente a mesma da afirmativa anterior: se o destinatário não reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital, será obrigatória a repetição do ato por meio de documento físico assinado. Assim, esta afirmativa é verdadeira.
    (V) Conforme explica o Manual de Redação, o assunto deve ser o mais claro e específico possível, relacionado ao conteúdo global da mensagem, também deve ser informado em campo específico do e-mail. Por fim, sendo ele um documento oficial, deve obrigatoriamente fazer o uso de linguagem compatível, ou seja, formal. Desse modo, identificamos que esta afirmativa é verdadeira.

    Com base na análise acima, verificamos que a única alternativa que responde este item é a letra B.



    Gabarito da professora: Letra B



  • Que questão ruim...

    "Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada. Nesse sentido, o meio de comunicação muito empregado na Redação Oficial passou a ser o e-mail."

    A banca julgou como Verdadeiro... Enfim...

    Passível de anulação.

  • A) Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada. Cadê o principio da economicidade art. 70 da CF-88 kkkkkkkkkkkkkk.

    Para ser ruim tem que melhorar uns 10% essa banca.

    Discordo mais a banca diz que é a letra B.

  • @Gustavo Machado Pois é , sendo que a Comunicação já é o Processo como um todo


ID
5059387
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

________________ é o documento oficial dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para propor alguma medida, submeter projeto de ato normativo à sua consideração ou informá-lo de determinado assunto.


A alternativa que preenche a lacuna é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    Exposição de motivos (EM) é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao VicePresidente para:

    a) propor alguma medida;

    b) submeter projeto de ato normativo à sua consideração; ou

    c) informá-lo de determinado assunto.

    A exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado. Nos casos em que o assunto tratado envolva mais de um ministério, a exposição de motivos será assinada por todos os ministros envolvidos, sendo, por essa razão, chamada de interministerial.

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República, 2018.

  • GAB. D)

    Exposição de motivos

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente à finalidade de alguns documentos oficiais.

    a)  O e-mail é uma ferramenta que possibilita o envio de mensagens a várias pessoas ou a um grupo, através da criação de listas de distribuição. Nesse sentido, identificamos que esta não é a alternativa que preenche a lacuna.


    b) A ata é um instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia. Esse documento deve ser escrito seguidamente, sem rasuras, emendas, entrelinhas ou entrada de parágrafo. Desse modo, verificamos que esta não é a alternativa que preenche a lacuna. 


    c) A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Sendo assim, este documento já não é mais usado na redação oficial e, portanto, já pode ser descartado de imediato.


    d) A exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para propor alguma medida; submeter projeto de ato normativo à sua consideração; ou informá-lo de determinado assunto. Portanto, esta é a alternativa que preenche a lacuna.


    e) A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação. Dessa forma, constatamos que esta não é a alternativa que preenche a lacuna.



    Gabarito da professora: Letra D

  • Quem MOTIVA o P.R Ministro é

  • Caso você tenha ficado com dúvidas lembre-se: o Presidente ENVIA uma Mensagem, pois é algo típico do cargo

ID
5059390
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial

A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para

Alternativas
Comentários
  • Provável que foi anulada pq era pra pedir a incorreta.

    Manual de redação Presidência República

    - Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo  Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da administração pública; para expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; para submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; para apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação


ID
5059393
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Cerro Corá - RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Analise as proposições sobre a função do agente administrativo em relação aos documentos e correspondências oficiais e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.


( ) Registrar entrada, fazer triagem, distribuir, preencher enviar e arquivar esses documentos.

( ) Arquivar os documentos conforme procedimentos pré-estabelecidos.

( ) Conferir todo e qualquer documento que pertencer ao seu local de trabalho.

( ) Ler os documentos e correspondências dirigidos ao seu chefe para facilitar o trabalho desse.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Alternativas
Comentários
  • Manda o chefe comprar um óculos e se virar pra ler! kk

  • C C C C C C C

  • Gab C

    Everton,

    Acredito que da forma como o examinador colocou o verbo conferir, teve o intuito de apenas saber ou ter ciência dos documentos que estão em sua área de trabalho, ou seja, verificar se eles são ostensivos ou sigilosos. Não necessariamente vc precise abri-los ou lê-los. Só para conferir mesmo.

    Assim compreendi.

    Qualquer equivoco estamos aqui...

  • compactuo com o Everton.... não se deve conferir TODO E QUALQUER documento.

  • GABARITO C

    A questão fala sobre CONFERIR o documento. Trata-se da função de recebimento e classificação do documento, onde a correspondência será recebida, separada as oficiais das particulares, o que para ser feito é necessário que a correspondência seja CONFERIDA.

    Essa diferença fica bem clara quando é usado o verbo LER na proposição seguinte. Trata-se de ações diferentes. Sendo assim, CONFERIR todo e qualquer documento é válido, pois não viola a privacidade do documento. Enquanto LER, só é possível quando se trata de documentos oficiais ostensivos. Particulares e Sigilosos NÃO PODEM SER LIDOS.

  • A questão quis dizer "apenas uma simples conferência" e não abrir o documento.
  • Pra quem ficou confuso com a resposta, está ai os significados de conferir e abrir, a resposta está certíssima.

    Significado de conferir

    verificar se há igualdade entre (duas ou mais coisas); comparar confrontar.

    .ver se há exatidão, correção etc. em (contas, listas etc.).

    Significado de abrir

    Transpor o que estava fechado: abrir uma carta, uma porta.

    Retirar o que está fechando um espaço, superfície etc.; descerrar: abrir uma embalagem.