SóProvas



Prova ESAF - 2012 - MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Saúde


ID
2116984
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

    LETRA A -  ERRADO.

    CF 88, Art. 194.  A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    ---------------------------------------------------------

    LETRA B -  ERRADO.

    CF 88, Art. 194, Parágrafo único. Compete ao poder público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos [...]

    ---------------------------------------------------------

    LETRA C -  ERRADO.

    Art. 194.  A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

      Parágrafo único. Compete ao poder público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

          I -  universalidade da cobertura e do atendimento;

          II -  uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

          III -  seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

          IV -  irredutibilidade do valor dos benefícios;

          V -  eqüidade na forma de participação no custeio;

          VI -  diversidade da base de financiamento;

          VII -  caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.

    ---------------------------------------------------------

    LETRA D -  ERRADO.

    CF 88, Art. 195.  A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais[...]

    ---------------------------------------------------------

    LETRA E -  CERTO.

    CF 88, Art. 194.  A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • Acrescentando:

     

     

    Constituição Federal

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XXIII - seguridade social;

     

     

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    XII - previdência social, proteção e defesa da saúde

     

     

  • A seguridade social te leva  a um SPA- Saúde, Previdência e Assitência social 

  • BEBENDO NA FONTE DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.

  • A) A seguridade social brasileira compreende um conjunto integrado de ações nas quais os Poderes Públicos e a sociedade garantem direitos relativos à saúde, à educação e à assistência social. ERRADO

    O correto seria: A seguridade social brasileira compreende um conjunto integrado de ações nas quais os Poderes Públicos e a sociedade garantem direitos relativos à SAÚDE, à PREVIDÊNCIA e à ASSISTÊNCIA SOCIAL.

    B) A organização da seguridade social compete ao Poder Público e à sociedade. ERRADO

    Cuidado!! A organização da seguridade social compete ao Poder Público.

    Veja o art. 194, da CF/88:

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

    I - universalidade da cobertura e do atendimento;

    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;

    V - eqüidade na forma de participação no custeio;

    VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    Não confunda!

                              conjunto integrado de ações de iniciativa do Poder Público e da Sociedade

    Seguridade Social

                                organização cabe ao Poder Público.

    C) A universalidade da cobertura e do atendimento, a descentralização e a participação da sociedade, são objetivos da Seguridade Social. ERRADO

    A universalidade da cobertura e do atendimento é objetivo da Seguridade Social, previsto no art. 194, parágrafo único, inciso I, da CF/88.

    Entretanto, a descentralização e a participação da sociedade não são objetivos da Seguridade.

    Vale ressaltar que, segundo o art. 194 parágrafo único, inciso VII, da CF/88, o caráter democrático e descentralizado da administração mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados, é objetivo da Seguridade Social.

    D) O financiamento da seguridade social é de responsabilidade do Poder Público, não estando prevista a participação da sociedade de forma direta ou indireta. ERRADO

    Na verdade, há previsão de participação da sociedade de forma direta e indireta.

    Para complementar, leia o art. 195, caput, da CF/88:

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    b) a receita ou o faturamento; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    c) o lucro; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

    II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, podendo ser adotadas alíquotas progressivas de acordo com o valor do salário de contribuição, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

    III - sobre a receita de concursos de prognósticos.

    IV - do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    E) As ações que compõem a seguridade social destinam-se a assegurar direitos relativos à saúde, à assistência e à previdência social. CORRETO

    A letra E está correta, conforme o art. 194, caput, da CF/88.

    Resposta: E

  • A questão exige conhecimento acerca da ordem social - da saúde e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) A seguridade social brasileira compreende um conjunto integrado de ações nas quais os Poderes Públicos e a sociedade garantem direitos relativos à saúde, à educação e à assistência social.

    Errado. Na verdade, a seguridade social destina a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, nos termos do art. 194, caput, CF: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    b) A organização da seguridade social compete ao Poder Público e à sociedade.

    Errado. Compete ao Poder Público, tão somente. Aplicação do art. 194, parágrafo único, CF: Art. 194, Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

    c) A universalidade da cobertura e do atendimento, a descentralização e a participação da sociedade, são objetivos da Seguridade Social.

    Errado. De fato, um dos objetivos é a universalidade da cobertura e do atendimento, nos termos do art. 194, parágrafo único, I, CF; (Art. 194, Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento;) Todavia, a descentralização e a participação da sociedade são diretrizes, nos termos do art. 198, I e III, CF:  Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; III - participação da comunidade.

    d) O financiamento da seguridade social é de responsabilidade do Poder Público, não estando prevista a participação da sociedade de forma direta ou indireta.

    Errado. Ao contrário: a seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos do art. 195, caput, CF: Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:  

    e) As ações que compõem a seguridade social destinam-se a assegurar direitos relativos à saúde, à assistência e à previdência social.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 194, caput, CF, vide item "a".

    Gabarito: E


ID
2116987
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo o artigo 196 da Constituição Federal, “a saúde é um direito de todos e um dever do Estado”. É então correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:
    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;
    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;
    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
     

    Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
    § 1º O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
     

  • artigo 196 da constituição federal. A Saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção proteção e recuperação.

ID
2116990
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a opção correta quanto à Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990.

Alternativas
Comentários
  • Art 1° - Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.

  • L. 8.080/90

    Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.


ID
2116993
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre a constituição do Sistema Único de Saúde, tal como disposto na Lei n. 8.080/90, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

     

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

     

    Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

    § 1º Estão incluídas no disposto neste artigo as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.

    § 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.

  • GABARITO: LETRA A

    TÍTULO II

    DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

    DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

    Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

    § 1º Estão incluídas no disposto neste artigo as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.

    § 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
2116996
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a opção incorreta quanto aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, conforme a Lei n. 8.080/90.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.

     

    Prestar assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas é princípio do SUS. ERRADO. CONSTITUI UM OBJETIVO DO SUS.

     

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

     

    Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

     


ID
2116999
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre a organização e a direção do Sistema Único de Saúde, conforme estabelecido pela Lei n. 8.080/90, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A: ERRADO.

    Art. 198 CF. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

    I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

     

    LETRA B: ERRADO.

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    LETRA C: ERRADO.

     

    LETRA D: CORRETO.

    Art. 9º A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do art. 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

    I - no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;

    II - no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente; e

    III - no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

     

    LETRA E: ERRADO.

    VIDE LETRA A.

     

     

    GABARITO: LETRA D


ID
2117002
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Segundo a Lei n. 8.142/90, o Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com conselhos e conferências de saúde, enquanto instâncias colegiadas. Sobre as conferências de saúde, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art 1° §1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para valiar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos niveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    §2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por respresentantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homolagadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • gab e

    erro da C =

    • são vários segmentos
    • poder executivo faz a convocação da conferência e não faz composição de segmentos sociais ou de seus representantes como diz a questão (acho q seria poder legislativo até, mas isso não está na lei, abstraia)

ID
2117005
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre os conselhos de saúde, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art 1° §2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por respresentantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homolagadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    FONTE: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
2117008
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Lei Complementar n. 141, de 13 de janeiro de 2012, regulamenta o § 3o do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde. Para fins de apuração de valores estabelecidos na referida Lei, são consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o Observadas as disposições do art. 200 da Constituição Federal, do art. 6º da Lei nº
    8.080, de 19 de setembro de 1990, e do art. 2o desta Lei Complementar, para efeito da apuração da
    aplicação dos recursos mínimos aqui estabelecidos, serão consideradas despesas com ações e
    serviços públicos de saúde as referentes a:

    I - vigilância em saúde, incluindo a epidemiológica e a sanitária;
    II - atenção integral e universal à saúde em todos os níveis de complexidade, incluindo
    assistência terapêutica e recuperação de deficiências nutricionais;
    III - capacitação do pessoal de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS);
    IV - desenvolvimento científico e tecnológico e controle de qualidade promovidos por
    instituições do SUS;
    V - produção, aquisição e distribuição de insumos específicos dos serviços de saúde do SUS,
    tais como: imunobiológicos, sangue e hemoderivados, medicamentos e equipamentos médicoodontológicos
    ;
    VI - saneamento básico de domicílios ou de pequenas comunidades, desde que seja aprovado
    pelo Conselho de Saúde do ente da Federação financiador da ação e esteja de acordo com as
    diretrizes das demais determinações previstas nesta Lei Complementar;
    VII - saneamento básico dos distritos sanitários especiais indígenas e de comunidades
    remanescentes de quilombos;
    VIII - manejo ambiental vinculado diretamente ao controle de vetores de doenças;
    IX - investimento na rede física do SUS, incluindo a execução de obras de recuperação,
    reforma, ampliação e construção de estabelecimentos públicos de saúde;
    X - remuneração do pessoal ativo da área de saúde em atividade nas ações de que trata este
    artigo, incluindo os encargos sociais;
    XI - ações de apoio administrativo realizadas pelas instituições públicas do SUS e
    imprescindíveis à execução das ações e serviços públicos de saúde; e
    XII - gestão do sistema público de saúde e operação de unidades prestadoras de serviços
    públicos de saúde.


ID
2117011
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre o Sistema Nacional de Auditoria (SNA), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A letra “C” é certa, segundo o Decreto:

    Parágrafo único: Sem embargo das medidas corretivas, as conclusões obtidas com o exercício das atividades definidas neste artigo serão consideradas na formulação do planejamento e na execução das ações e serviços de saúde.

  • Art. 2º O SNA exercerá sobre as ações e serviços desenvolvidos no âmbito do SUS as atividades de:

    I - controle da execução, para verificar a sua conformidade com os padrões estabelecidos ou detectar situações que exijam maior aprofundamento;

    II - avaliação da estrutura, dos processos aplicados e dos resultados alcançados, para aferir sua adequação aos critérios e parâmetros exigidos de eficiência, eficácia e efetividade;

    III - auditoria da regularidade dos procedimentos praticados por pessoas naturais e jurídicas, mediante exame analítico e pericial.

    Parágrafo único Sem embargo das medidas corretivas, as conclusões obtidas com o exercício das atividades definidas neste artigo serão consideradas na formulação do planejamento e na execução das ações e serviços de saúde.


ID
2117014
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde, previsto no Decreto n. 7.508, de 28 de junho de 2011, tem como diretrizes básicas para fins de garantia da gestão participativa:

Alternativas
Comentários
  • Art. 37.  O Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde observará as seguintes diretrizes básicas para fins de garantia da gestão participativa:

    I - estabelecimento de estratégias que incorporem a avaliação do usuário das ações e dos serviços, como ferramenta de sua melhoria;

    II - apuração permanente das necessidades e interesses do usuário; e

    III - publicidade dos direitos e deveres do usuário na saúde em todas as unidades de saúde do SUS, inclusive nas unidades privadas que dele participem de forma complementar. 

  • Para mim ajuda a memorizar que as 3 diretrizes do COAP se relacionam à 

    'avaliação,

    necessidades e interesses,

    direitos e deveres',

    do USUÁRIO. Usuário sendo a palavra chave.

  • Art. 37.  O Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde observará as seguintes diretrizes básicas para fins de garantia da gestão participativa:

    I - estabelecimento de estratégias que incorporem a avaliação do usuário das ações e dos serviços, como ferramenta de sua melhoria;

    II - apuração permanente das necessidades e interesses do usuário; e

    III - publicidade dos direitos e deveres do usuário na saúde em todas as unidades de saúde do SUS, inclusive nas unidades privadas que dele participem de forma complementar. 

  • GABARITO: LETRA B

    Do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde  

    Art. 37. O Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde observará as seguintes diretrizes básicas para fins de garantia da gestão participativa:

    I - estabelecimento de estratégias que incorporem a avaliação do usuário das ações e dos serviços, como ferramenta de sua melhoria;

    II - apuração permanente das necessidades e interesses do usuário; e

    III - publicidade dos direitos e deveres do usuário na saúde em todas as unidades de saúde do SUS, inclusive nas unidades privadas que dele participem de forma complementar.

    DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
2117017
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre o Pacto pela Saúde, instituído pela Portaria n. 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Portaria n° 399 de 22 de fevereiro de 2006

    Pacto pela Vida: compromisso em torno das prioridades de impacto sobre a situação de saúde da população.

    Pacto em Defesa do SUS: expressa os compromissos entre os gestores para a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira.

    Pacto de Gestão do SUS: define as responsabilidades sanitárias, os espaços de co-gestão e o resgate do apoio entre os entes, no esteio de um processo compartilhado.


ID
2117020
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente os blocos de financiamento para custeio das ações e serviços de saúde previstos no Pacto pela Saúde em seu componente denominado Pacto de Gestão.

Alternativas
Comentários
  • 3.2. Os blocos de financiamento para o custeio são: a. Atenção Básica b. Atenção da Média e Alta Complexidade 25 c. Vigilância em Saúde d. Assistência Farmacêutica e. Gestão do SUS


ID
2117023
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto pela Vida, um dos componentes do Pacto pela Saúde estabelece a pactuação, entre os gestores do SUS, das seguintes prioridades:

Alternativas
Comentários
  • São seis as prioridades pactuadas: A. Saúde do Idoso; B. Controle do câncer do colo do útero e da mama; C. Redução da mortalidade infantil e materna; D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; E. Promoção da Saúde; F. Fortalecimento da Atenção Básica.

  • aí é fod4


ID
2117026
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre a Política Nacional de Atenção Básica - Portaria n. 2.488, de 21 de outubro de 2011, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A letra “C” é certa. Segundo a PNAB:

    São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo:

    II - apoiar e estimular a adoção da estratégia Saúde da Família pelos serviços municipais de saúde como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da atenção básica à saúde;

  • - A Política Nacional de Atenção Básica considera os termos Atenção Básica e Atenção Primária a Saúde, nas atuais concepções, como termos equivalentes. Associa a ambos os termos: os princípios e as diretrizes definidos neste documento.

     

     


     


     

  • LETRA C

     

    Política Nacional de Atenção Básica tem como estratégia prioritária: saúde da família.

  • Atenção Básica = Atenção Primária a Saúde. Família é sempre a maior prioridade. C.


ID
2117029
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Objetivo geral: Promover a equidade e a melhoria das condições e dos modos de viver, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva e reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes dos determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.

  • a) Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais – é objetivo geral da Política Nacional de Promoção da Saúde.


ID
2117032
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a opção correta quanto a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS – PNH/ HumanizaSUS.

Alternativas
Comentários
  • A letra “D” é certa, um dos princípios norteadores da Política de Humanização (HumanizaSUS) é:

    Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão no SUS, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às questões de gênero, etnia, raça, orientação sexual e às populações específicas (índios, quilombolas, ribeirinhos, assentados, etc.);


ID
2117035
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a opção que expressa o objetivo geral da Política Nacional de Saúde da População Negra.

Alternativas
Comentários
  • O Objetivo Geral da Política é:

    Promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS.

    Gabarito C.

  • a) Marca: Reconhecimento do racismo, das desigualdades étnico-raciais e do racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde, com vistas à promoção da equidade em saúde.

    b) Diretrizes gerais: Inclusão dos temas Racismo e Saúde da População Negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde;

    c)Gabarito;

    d)Objetivo específico: Identificar as necessidades de saúde da população negra do campo e da floresta e das áreas urbanas e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades;

    e)Estratégia de gestão: Articulação desta Política com as demais políticas de saúde, nas questões pertinentes às condições, características e especificidades da população negra;


ID
2117038
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a opção correta sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Alternativas
Comentários
  • Letra: E

    "O processo de formação dos agentes indígenas de saúde será elaborado dentro dos marcos preconizados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/96), no que diz respeito ao ensino básico, direcionado para a construção de competências/habilidades, visando facilitar o prosseguimento da  profissionalização nos níveis médio (técnico) e superior (tecnológico)."

  • respondi a b, esta é pegadinha

     


ID
2117041
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Am?? Não entendi nada.

  • A letra “B” é certa.

    Segundo a Política:

    2.1. O Grande Desafio: o Envelhecimento Populacional em Condição de Desigualdade Social e de Gênero.


ID
2117044
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2117047
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a Gestão Estratégica e Participativa do SUS, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Tem como uma de suas diretrizes a modernização dos processos de gestão por meio da utilização de técnicas reconhecidamente eficientes.

    Letra D.

  • Princípios e Diretrizes

    Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS

    *Reafirmação dos pressupostos da Reforma Sanitária quanto ao direito universal à saúde de responsabilidade do Estado, como universalidade, equidade, integralidade e participação social.

    *Valorização dos diferentes mecanismos de participação popular e de controle social nos processos de gestão do SUS, especialmente os conselhos e as conferências de saúde, garantindo sua consolidação como política de inclusão social e conquista popular.

    *Promoção da inclusão social de populações específicas, visando à equidade no exercício do direito à saúde.

    *Afirmação do protagonismo da população na luta por saúde a partir da ampliação de espaços públicos de debates e construção de saberes.

    *Integração e interação das ações de auditoria, ouvidoria, monitoramento e avaliação COM o controle social, entendidos como medidas para o aprimoramento da gestão do SUS nas três esferas de governo.

    *Ampliação dos espaços de ausculta da sociedade em relação ao SUS, articulando-os com a gestão do sistema e a formulação de políticas públicas de saúde.

    *Articulação com as demais áreas do Ministério da Saúde na implantação de mecanismos de avaliação continuada da eficácia e efetividade da gestão do SUS.

    *Articulação das ações referentes à gestão estratégica e participativa desenvolvidas pelo Ministério da Saúde com os diversos setores, governamentais e não-governamentais, relacionados com os condicionantes e determinantes da saúde.

    *Fortalecimento das formas coletivas de participação e solução de demandas.

  • Constitue_se em um conjunto de atividades voltadas ao aprimoramento da gestão do SUS visando maior eficácia e efetividade.


ID
2117050
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Planos de Saúde (PS) e suas respectivas Programações Anuais de Saúde (PAS) e o Relatório Anual de Gestão (RAG) são os instrumentos básicos de Planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre o Relatório Anual de Gestão (RAG), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • SargSUS (Acesso à Informação)

    Apresentação

    O SargSUS é uma ferramenta eletrônica desenvolvida pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde em conjunto com o DATASUS, com o objetivo de apoiar os gestores municipais na elaboração e envio do Relatório Anual de Gestão (RAG) ao Conselho de Saúde.

    O Relatório de Gestão é o instrumento da gestão do SUS, do âmbito do planejamento, conforme item IV do art. 4º da Lei Nº 8.142/90, referenciado também na Lei Complementar 141/2012 e Portaria 575/2012 do Ministério da Saúde.

    Além de constituir-se no instrumento de comprovação da aplicação dos recursos, o relatório tem a finalidade de apresentar os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde, orientar a elaboração da nova programação anual, bem como eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano de Saúde, nas três esferas de direção do Sistema.

    É a principal ferramenta de acompanhamento da gestão da saúde no município, estado, Distrito Federal e União

    Visite o site do SARGSUS - Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão

  • Relatório de Gestão


    O Relatório de Gestão é o instrumento de gestão com elaboração anual que permite ao gestor apresentar os resultados alcançados com a execução da PAS e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano de Saúde.


    A estrutura do Relatório de Gestão deve conter:


    I – as diretrizes, objetivos e indicadores do Plano de Saúde;

    II – as metas da PAS previstas e executadas;

    III – a análise da execução orçamentária.

    IV – as recomendações necessárias, incluindo eventuais redirecionamentos do Plano de Saúde.

    V – os entes que assinarem o COAP deverão inserir seção especifica relativa aos compromissos assumidos no contrato.

  • Sobre o Relatório Anual de Gestão

    Ele é utilizado para nortear as próximas ações para o novo plano de saúde, permite uma avaliação do que aconteceu no período e elabora as recomendações necessárias ao melhoramento das ações e serviços de saúde inclusive dando subsídio para ações de auditoria e controle


ID
2117053
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o Plano de Saúde é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Plano de Saúde

    O Plano de Saúde norteia a elaboração do orçamento do governo no tocante a saúde. Este entendimento vale tanto para os Planos de Saúde como para as Programações Anuais de Saúde, pois conforme o §2º do art. 36 da LC n. 141/12, antes da data de encaminhamento da lei de diretrizes orçamentárias do exercício correspondente os entes da federação deverão encaminhar a Programação Anual do Plano de Saúde ao respectivo Conselho de Saúde, para aprovação. Isto significa que o orçamento deriva do processo de planejamento da gestão.

    O Plano de Saúde, instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde de cada esfera da gestão do SUS para o período de quatro anos, explicita os compromissos do governo para o setor saúde e reflete, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e as peculiaridades próprias de cada esfera. Configura-se como base para a execução, o acompanhamento, a avaliação da gestão do sistema de saúde e contempla todas as áreas da atenção à saúde, de modo a garantir a integralidade desta atenção e é elaborado observando os prazos do PPA conforme definido nas Leis Orgânicas dos entes.


    A elaboração do Plano de Saúde deve ser orientada pelas necessidades de saúde da população, considerando:


    I – análise situacional, orientada dentre outros pelos seguintes temas contidos no Mapa da Saúde: estrutura do sistema de saúde; redes de atenção à saúde; condições sociossanitárias; fluxos de acesso; recursos financeiros; gestão do trabalho e da educação na saúde; ciência, tecnologia, produção e inovação em saúde; e gestão.


    II – definição das diretrizes, objetivos, metas e indicadores;


    III – o processo de monitoramento e avaliação.


    Os Planos Estaduais de Saúde deverão ainda explicitar a metodologia de alocação dos recursos estaduais e a previsão anual de recursos aos municípios, pactuada pelos gestores estaduais e municipais na CIB e aprovadas pelo Conselho Estadual de Saúde.


    A transparência e a visibilidade serão também asseguradas mediante incentivo à participação popular e à realização de audiências públicas, durante o processo de elaboração e discussão do Plano de Saúde, conforme estabelece o parágrafo único do art. 31 da LC n. 141/12.


    O Plano de Saúde considera as diretrizes definidas pelos Conselhos e Conferências de Saúde e deve ser submetido à apreciação e aprovação do Conselho de Saúde respectivo e disponibilizado em meio eletrônico no Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão – SARGSUS.



ID
2117056
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem

Sobre as atribuições e responsabilidades de cada esfera de gestão, no âmbito da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2117059
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que expressa a responsabilidade comum aos municípios, aos estados e à União na gestão do Sistema Único de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO :

    RESPONSABILIDADE COMUM aos: MUNICÍPIOS, ESTADOS e à UNIÃO na GESTÃO do Sistema Único de Saúde :

    GABARITO E ) : PARTICIPAR para FINANCIAR A SAÚDE :

    GESTÃO tri/partite do Sistema Único de Saúde .

    TRI /partite =

    UNIÃO .

    ESTADO .

    MUNICÍPIO .


ID
2117062
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem

O processo de planejamento, no âmbito do SUS, deve ser desenvolvido de forma articulada, integrada e solidária entre as três esferas de gestão. Essa forma de atuação representa o Sistema de Planejamento do Sistema Único de Saúde. Sobre os objetivos específicos do Sistema de Planejamento do SUS, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2117065
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o planejamento no SUS, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2117068
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a definição de regiões de saúde, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

     

    De acordo com DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

    Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

     

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;


ID
2117071
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção incorreta quanto aos objetivos da regionalização.

Alternativas

ID
2117074
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a Programação Pactuada e Integrada de Atenção á Saúde (PPI), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Programação Pactuada e Integrada

     

    A Programação Pactuada e Integrada é um pro­cesso instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde onde, em conso­nância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde. Tem por objetivo organizar a rede de serviços, dan­do transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados, os limites financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios. Define a programação das ações de saúde em cada território e norteia a alocação dos recursos financeiros para saúde a partir de critérios e parâmetros pactuados entre os gestores.

    http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/sistemas-e-formularios/sistemas/programacao-pactuada-e-integrada

     


ID
2117077
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que não é diretriz da Programação Pactuada e Integrada da Atenção em Saúde (PPI).

Alternativas

ID
2117080
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem

No Brasil, compõem o Sistema de Informação em Saúde (SIS), o Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS), o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS) e o Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB), entre outros. Sobre o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS), é correto afirmar:

Alternativas

ID
2117083
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem

Acerca do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS), é correto afirmar:

Alternativas

ID
2117086
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dada a complexidade do conceito de saúde, a tarefa de mensurá-lo é também complexa, o que torna de suma importância a existência de indicadores confiáveis. Sobre os indicadores em saúde é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) os indicadores de saúde constituem ferramenta fundamental para a gestão e avaliação da situação de saúde, em todos os níveis


ID
2117089
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem

As principais modalidades de indicadores em saúde são:

Alternativas

ID
2117092
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre monitoramento das ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar:

Alternativas

ID
2117095
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a avaliação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Correta: Letra E

    a avaliação em saúde é um processo crítico-reflexivo, contínuo e sistemático sobre práticas e processos desenvolvidos no âmbito dos serviços de saúde


ID
2117098
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a avaliação dos programas, ações e serviços de saúde, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do PNASS é avaliar os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, buscando a apreensão mais completa e abrangente possível da realidade dos mesmos, em suas diferentes dimensões. 

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Incentivar a cultura avaliativa dos gestores para os serviços de saúde; • Fomentar a cultura avaliativa nos estabelecimentos de saúde; • Ser instrumento de apoio à gestão do SUS; • Produzir conhecimento qualitativo da rede de serviços de saúde; • Implementar padrões de conformidade dos serviços de saúde; • Incorporar indicadores de produção para avaliação de serviços de saúde; • Aferir a satisfação dos usuários do SUS; • Conhecer as condições e relações de trabalho dos profissionais nos estabelecimentos de saúde; • Identificar oportunidades e possibilidades de melhoria; • Possibilitar a observação de experiências exitosas para melhoria da qualidade local; • Disponibilizar os resultados para conhecimento público. 


ID
2117101
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção correta sobre o processo de auditoria no Sistema Único de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • A letra “A” é errada. A auditoria é realizada dentr

    o do próprio SUS.

    A letra “B” é errada, está sim relacionada com a ex

    ecução de ações e serviços

    de saúde.

    A letra “C” é errada, também avalia o plano e a pro

    gramação de saúde, que

    são a base para o RAG.

    A letra “D” é errada, utilizam os sistemas do SUS.

    A letra “E” é certa.

    Gabarito: E

     

  • também fiquei com essa dúvida, pois o conteudo material está correto, parece,mas a literalidade é que muda. não sei se é isso!


ID
2117104
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a política de saúde, julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.
I. A política de saúde se encontra na interface entre Estado, sociedade e mercado.
II. Como atividade de proteção social, a política de saúde se coloca na fronteira de diversas formas de relação social, como entre cidadão e poderes públicos.
III. A política de saúde por se tratar de uma política social adquire um caráter desvinculado da política econômica.
IV. Considerar a política de saúde como política social é assumir como secundário os direitos inerentes à condição de cidadania.
V. O ideário neoliberal nas políticas sociais fortalece a ampliação do direito universal à saúde.

Alternativas
Comentários
  •  I. A política de saúde se encontra na interface entre Estado, sociedade e mercado.

    II. Como atividade de proteção social, a política de saúde se coloca na fronteira de diversas formas de relação social, como entre cidadão e poderes públicos.


ID
2117107
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.
I. As políticas sociais são entendidas como uma espécie do gênero políticas públicas, concentradas no social, voltadas para a proteção social.
II. As políticas neoliberais vêm acompanhadas por um processo de responsabilização do Estado para com as políticas sociais.
III. As políticas sociais expressam decisões políticas e relações sociais, existem em quadros históricos particulares e traduzem um padrão de possibilidades e correlação de forças.
IV. A política social abrange tanto os meios pelos quais se promove o bem-estar em cada sociedade quanto os determinantes do desenvolvimento social.
V. A tensionalidade de uma política social esgota-se quando se inicia o seu processo de implementação.

Alternativas
Comentários
  •  I. As políticas sociais são entendidas como uma espécie do gênero políticas públicas, concentradas no social, voltadas para a proteção social. CORRETA

    II. As políticas neoliberais vêm acompanhadas por um processo de DESresponsabilização do Estado para com as políticas sociais. ERRADA

    III. As políticas sociais expressam decisões políticas e relações sociais, existem em quadros históricos particulares e traduzem um padrão de possibilidades e correlação de forças. CORRETA

    IV. A política social abrange tanto os meios pelos quais se promove o bem-estar em cada sociedade quanto os determinantes do desenvolvimento social. CORRETA

    V. A tensionalidade de uma política social NÃO esgota-se quando se inicia o seu processo de implementação. ERRADA


ID
2117110
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Na concepção liberal (CRÍTICA), a política social é compreendida em suas múltiplas dimensões e determinações e como produto da práxis social da humanidade.


ID
2117113
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, o receituário KEYNESIANO vai de encontro com o Estado de Bem Estar social. Letra D.


ID
2117116
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.
I. A política de saúde instituída no Estado Novo integrou saúde pública e a assistência médica previdenciária.
II. A criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) instituiu um padrão de atenção à saúde voltada para a saúde pública.
III. A extensão da cobertura previdenciária com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho ocorre simultaneamente com a extensão do direito à saúde para toda a população brasileira.
IV. O projeto de saúde, articulado ao mercado tem como uma de suas tendências a contenção dos gastos com racionalização da oferta.

Alternativas
Comentários
  • Apenas uma assertiva está correta.

  • GABARITO- E

    ITEM I- INCORRETO. A POLITICA DE SAÚDE INSTITUÍDA NO ESTADO NOVO FRAGMENTOU ACENTUADAMENTE A SAÚDE PÚBLICA E A ASSISTÊNCIA MÉDICO-PREVIDENCIÁRIA

    ITEM II- INCORRETO. INPS APENAS PARA ASSISTÊNCIA MÉDICO-PREVIDENCIÁRIA

    ITEM III- INCORRETO. A UNIVERSALIZAÇÃO DA SAÚDE SÓ OCORREU COM A CRIAÇÃO DO SUS

    ITEM IV-CORRETO


ID
2117119
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A literatura disponível que analisa o processo de construção do SUS sugere os seguintes obstáculos no âmbito da consolidação de políticas de saúde descentralizantes e democratizantes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A

    estabilidade do financiamento do SUS.


ID
2117122
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições seguintes sobre o Movimento Sanitário Brasileiro e assinale a opção correta.
I. O movimento sanitário constituído no período Getulista representou um lócus de difusão do pensamento sanitário desenvolvimentista.
II. O Movimento Sanitário Brasileiro oportunizou um espaço de enfrentamento da lógica privatista na área da saúde.
III. O movimento estudantil das universidades se fez presente na composição originária do movimento sanitário brasileiro.
IV. As bases originárias do pensamento sanitarista do movimento sanitário brasileiro contrapõem-se as abordagens histórico-estrutural dos problemas de saúde.
V. O trabalho do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes, no âmbito do Movimento Sanitário, contribuiu na difusão do pensamento crítico em saúde.

Alternativas
Comentários
  • II. O Movimento Sanitário Brasileiro oportunizou um espaço de enfrentamento da lógica privatista na área da saúde.

    III. O movimento estudantil das universidades se fez presente na composição originária do movimento sanitário brasileiro.

    V. O trabalho do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes, no âmbito do Movimento Sanitário, contribuiu na difusão do pensamento crítico em saúde.


ID
2117125
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a Estratégia Saúde da Família como reorganizadora da atenção básica à saúde no Brasil, analise os itens a seguir.
I. A Estratégia de Saúde da Família pressupõe o atendimento, de uma equipe médica, a um grupo de famílias de um dado território, com função medicalizadora.
II. A Estratégia da Saúde da Família requer baixa complexidade tecnológica nos campos do conhecimento e do desenvolvimento de habilidades e de mudanças de atitude.
III. As equipes de saúde da família devem estabelecer vínculos de compromisso e de co-responsabilidade com a população.
IV. É de competência das secretarias municipais de saúde e Distrito Federal prestar apoio institucional às equipes e serviços no processo de implantação, acompanhamento e qualificação da atenção básica e pela ampliação e consolidação da Estratégia Saúde da Família.
V. Compete ao Ministério da Saúde garantir fontes de recursos federais para compor o financiamento da atenção básica à saúde.
Pode-se afirmar que são corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  • III. As equipes de saúde da família devem estabelecer vínculos de compromisso e de co-responsabilidade com a população.

    IV. É de competência das secretarias municipais de saúde e Distrito Federal prestar apoio institucional às equipes e serviços no processo de implantação, acompanhamento e qualificação da atenção básica e pela ampliação e consolidação da Estratégia Saúde da Família.

    V. Compete ao Ministério da Saúde garantir fontes de recursos federais para compor o financiamento da atenção básica à saúde.


ID
2117128
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A prática de saúde baseada na medicina flexneriana apresenta as seguintes características, exceto:

Alternativas
Comentários
  • concepção ampliada de saúde.

  • Modelo Biomédico

    Modelo hegemônico, considerado avançado durante muito tempo (até a década de 1970).

    O marco teórico conceitual da biomedicina tem sua origem no modelo capitalista norte-americano. Este modelo foi chamado de modelo Flexneriano, por que foi quem centralizou uma pesquisa nos EUA, em 1910, concluindo que o bom modelo de ensino de medicina deveria ser o da Rockfeller Foundation. Este modelo tem sido bastante analisado e descrito, mas é importante que se reflita sobre cada uma de suas características, porque nosso ensino nos cursos da área da saúde e nossa prática ainda estão muito vinculados a ele.

    Veja as características com atenção:

    Além dessas características, o modelo biomédico nega a saúde pública, a saúde mental e as ciências sociais, bem como considera seitas outros modelos como a homeopatia. O conhecimento e a prática de saúde são centralizados no profissional médico.

    Isto tem como consequência uma posição autoritária, unidisciplinar e com intenso uso do aparato que lucra com a doença: hospitais, exames, remédios, medicina altamente especializada: o chamado complexo médico-industrial.


ID
2117131
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.
I. A prática sanitária é a forma como uma sociedade, num dado momento, a partir do conceito de saúde vigente e do paradigma sanitário hegemônico, estrutura as respostas sociais organizadas ante os problemas de saúde.
II. O modelo sanitarista caracteriza-se pelas formas de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde adotados pela saúde pública convencional, principalmente mediante campanhas e programas especiais.
III. As experiências de implantação de distritos sanitários iniciaram-se no Brasil com a política dos Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde (Suds).
IV. O modelo médico-assistencial privatista não é exclusivo do setor privado, reproduzindo-se, também, no setor público.

Alternativas
Comentários
  •  I. A prática sanitária é a forma como uma sociedade, num dado momento, a partir do conceito de saúde vigente e do paradigma sanitário hegemônico, estrutura as respostas sociais organizadas ante os problemas de saúde.

    II. O modelo sanitarista caracteriza-se pelas formas de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde adotados pela saúde pública convencional, principalmente mediante campanhas e programas especiais.

    III. As experiências de implantação de distritos sanitários iniciaram-se no Brasil com a política dos Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde (Suds).

    IV. O modelo médico-assistencial privatista não é exclusivo do setor privado, reproduzindo-se, também, no setor público. TODAS ESTÃO CORRETAS


ID
2117134
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere as proposições a seguir, quanto a proposta da Clínica Ampliada no âmbito do Sistema Único de Saúde, e assinale a opção correta.
I. A proposta da Clínica Ampliada constitui-se como uma ferramenta de articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas.
II. A Clínica Ampliada busca construir sínteses singulares, tensionando os limites de cada matriz disciplinar.
III. A Clínica Ampliada convida a uma ampliação do objeto de trabalho, da doença para o sujeito.
IV. Entre os aspectos operativos e filosóficos da Clínica Ampliada encontram-se as equipes de referência, o apoio especializado matricial, responsabilidade clínica e sanitária.
V. O objeto de trabalho da clínica e da saúde coletiva são intimamente semelhantes em relação ao tipo de sujeito com que trabalham, e também quanto aos problemas de saúde de que se encarregam.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva III está incorreta.

  • I. A proposta da Clínica Ampliada constitui-se como uma ferramenta de articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas.

    II. A Clínica Ampliada busca construir sínteses singulares, tensionando os limites de cada matriz disciplinar.

    III. A Clínica Ampliada convida a uma ampliação do objeto de trabalho, da doença para o sujeito.

    IV. Entre os aspectos operativos e filosóficos da Clínica Ampliada encontram-se as equipes de referência, o apoio especializado matricial, responsabilidade clínica e sanitária. V. O objeto de trabalho da clínica e da saúde coletiva são intimamente semelhantes em relação ao tipo de sujeito com que trabalham, e também quanto aos problemas de saúde de que se encarregam.


ID
2117137
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para assegurar resolutividade na rede de atenção considera-se fundamentos da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do SUS, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Abordagem populacional isolada e com centralidade no nível terciário.


ID
2117140
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a Reforma Sanitária Brasileira, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • o erro está em "colide", onde seu significado é: ir de encontro (a); chocar ou bater

  • O movimento da Reforma Sanitária NÃO foi um movimento setorial !!!

  • A reforma sanitária tinha como um dos pilares a questão dos determinantes sociais. 


ID
2117143
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O modelo de atenção à saúde denominado médico hegemônico apresenta os seguintes traços fundamentais, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C) - pois de acordo com Paim, uma das característica é a ahistoricidade da prática médica, além das demais ja citadas nas outras alternativas.

  • Modelo Médico Hegemônico

     

     a) Assim o Modelo Médico Hegemônico apresenta os seguintes traços fundamentais:

    1) individualismo;

    2) saúde/doença como mercadoria;

    3) ênfase no biologismo;

    4) a historicidade da prática médica;

    5) medicalização dos problemas;

    6) privilégio da medicina curativa;

    7) estímulo ao consumismo médico;

    8) participação passiva e subordinada dos consumidores (Menédez,1992).

    Como integrantes do modelo médico hegemônico, podem ser mencionados o Modelo Médico Assistencial Privatista e o Modelo de Atenção Gerenciada (Managed Care).

    disponível em: redehumanizasus

  • tem alguma errada ai?


ID
2117146
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere as proposições a seguir, quanto a proposta da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE (RAS)São arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado (BRASIL, 2010). As RAS são sistematizadas para responder a condições específicas de saúde, pormeio de um ciclo completo de atendimentos (PORTER e TEISBERG, 2007), que implica a continuidade e a integralidade da atenção à saúde nos diferentes níveis Atenção Primária, Secundária e Terciária (MENDES, 2011).

    Atenção primaria a saúde, papel de coordenadora do cuidado à saúde da população adstrita e ordenadora da RAS, sendo o centro de comunicação com toda a Rede.

  • A Rede de Atenção à Saúde fundamenta-se na compreensão da Atenção Hospitalar como primeiro nível de atenção e a partir do qual se realiza e coordena o cuidado em todos os pontos de atenção.

  • Rede de atenção primária é a porta de entrada do SUS, que são os UBS, ESF...


ID
2117149
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta sobre as características do modelo de vigilância da saúde utilizado como alternativa de reorganização das práticas de saúde no nível local.
I. Intervenção sobre problemas de saúde.
II. Ações sobre o território.
III. Atuação setorial.
IV. Articulação entre ações promocionais, preventivas e curativas.
V. Centralidade na atenção curativa e no atendimento da demanda espontânea.

Alternativas
Comentários
  • PARA MELHOR APROFUNDAMENTO DO TEMA

    SUS, MODELOS ASSISTENCIAIS E VIGILÂNCIA DA SAÚDE*

    http://scielo.iec.gov.br/pdf/iesus/v7n2/v7n2a02.pdf

  • I. Intervenção sobre problemas de saúde.

    II. Ações sobre o território.

    IV. Articulação entre ações promocionais, preventivas e curativas.


ID
2117152
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o debate dos determinantes sociais da saúde, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi elaborada a partir do documento (disponível em: http://goo.gl/VxFtim) da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais, ocorrida no Brasil em 2011.

    Vamos detalhar cada item da questão:

    Itens A e D. Corretos. A maior parte da carga de doenças - assim como as iniquidades em saúde, que existem em todos os países - acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, crescem, trabalham e envelhecem. Esse conjunto de condições é chamado “determinantes sociais da saúde”, um termo que resume os determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais da saúde. Nesse sentido, os determinantes mais importantes são aqueles que estratificam a sociedade - os determinantes estruturais -, tal como a distribuição de renda, a discriminação (por exemplo, baseada em gênero, classe, etnia, deficiência ou orientação sexual) e a existência de estruturas políticas ou de governança que reforcem ao invés de reduzir as iniquidades relativas ao poderio econômico. Esses mecanismos estruturais que influenciam a posição social ocupada pelos indivíduos são a causa mais profunda das iniquidades em saúde.

    As discrepâncias atribuíveis a esses mecanismos moldam a saúde dos indivíduos através de determinantes intermediários, como as condições de moradia e psicossociais, fatores comportamentais e biológicos, além do próprio sistema de saúde.

    Determinantes Sociais da Saúde, segundo a OMS:

    Determinantes Estruturais: São exemplos a distribuição de renda, a discriminação (por exemplo, baseada em gênero, classe, etnia, deficiência ou orientação sexual) e a existência de estruturas políticas ou de governança que reforcem ao invés de reduzir as iniquidades relativas ao poderio econômico

    Determinantes Intermediários: São exemplos as condições de moradia e psicossociais, fatores comportamentais e biológicos, além do próprio sistema de saúde.

     

     

     

  • Item B. Correto. A implementação de ações sobre os determinantes sociais baseia-se em três temas mais amplos:

    1) reduzir as iniquidades em saúde;

    2) melhorar as condições de saúde e o bem-estar, promover o desenvolvimento e alcançar objetivos gerais no campo da saúde;

    3) promover ações em uma série de prioridades sociais, para além do campo da saúde e que dependem de melhores níveis de igualdade em saúde.

    Item C. Incorreto. Qualquer abordagem ligada aos determinantes sociais não pode ser implementada tal como um “programa” que é executado; ela deve ser holística e incorporar a todos os setores da sociedade e as cinco dimensões principais dispostas pela Conferência Mundial de Determinantes Sociais (2011), descritas abaixo:

    1. Governança para o enfrentamento das causas mais profundas das iniquidades em saúde: implementando ações sobre os determinantes sociais da saúde;

    2. Promoção da participação: lideranças comunitárias para a ação sobre os determinantes sociais;

    3. O papel do setor, incluindo os programas de saúde pública, na redução das iniquidades em saúde;

    4. Ações globais sobre os determinantes sociais: alinhando prioridades e grupos de interesse;

    5. Monitoramento do progresso: medir e analisar para informar as políticas sobre determinantes sociais mencionadas anteriormente. É recomendado que a implementação de abordagens ligadas aos determinantes sociais seja implementada tal como um “programa” que é executado.

  • Item E. Correto. Apoiar a abordagem dos determinantes sociais significa compreender o valor que a saúde tem para a sociedade e admitir que ela depende de ações que, muitas vezes, não têm relação com o setor saúde.

     

    Diante do exposto, o gabarito da questão é a letra C.

  • Gabarito C


ID
2117155
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com a Constituição Federal de 1988, as políticas de previdência, saúde e assistência social foram reorganizadas e reestruturadas com novos princípios e diretrizes e passaram a compor o sistema de seguridade social brasileiro. Sobre essa temática, julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.
I. As políticas sociais existentes e que constituem os sistemas de seguridade social em diversos países apresentam características de seguro social de inspiração bismarckiana e de caráter universal de inspiração beveridgiana, com maior ou menor intensidade.
II. A seguridade social pode garantir mais, ou menos, acesso a direitos, quanto mais se desvencilhar da lógica do seguro e quanto mais assumir a lógica social.
III. A seguridade social brasileira conjuga direitos derivados do trabalho, com direitos de caráter universal e direitos seletivos.
IV. No Brasil implantou-se um padrão de seguridade social homogêneo, com forte tendência a lógica da assistência e da universalidade, inclusive na previdência social.

Alternativas
Comentários
  •  I. As políticas sociais existentes e que constituem os sistemas de seguridade social em diversos países apresentam características de seguro social de inspiração bismarckiana e de caráter universal de inspiração beveridgiana, com maior ou menor intensidade. CORRETA

    II. A seguridade social pode garantir mais, ou menos, acesso a direitos, quanto mais se desvencilhar da lógica do seguro e quanto mais assumir a lógica social. CORRETA

    III. A seguridade social brasileira conjuga direitos derivados do trabalho, com direitos de caráter universal e direitos seletivos. CORRETA

    IV. No Brasil implantou-se um padrão de seguridade social homogêneo, com forte tendência a lógica da assistência e da universalidade, inclusive na previdência social. ERRADA


ID
2117158
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros a área de saúde. A respeito da participação e controle social na política de saúde, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • D

    Na literatura disponível sobre a participação social na área da saúde, encontra-se o entendimento da participação como valor em si e como um dos requisitos para a expansão da cidadania

  • Qual seria o erro da letra B?


ID
2117161
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a temática da participação e controle social na política de saúde e a complexidade que a envolve, analise os itens a seguir:
I. Toda ação coletiva orienta-se pelo político, e põe necessariamente em xeque o poder ou as relações de dominação e de hegemonia.
II. A formação social e cultural brasileira é acompanhada por um processo sócio-histórico marcadamente democrático, participativo, com forte presença do Estado na garantia universal do direito à saúde.
III. O Conselho Nacional de Saúde é composto paritariamente, ou seja, 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores de serviço e gestores.
IV. Existem diferentes modalidades de participação que têm coexistido e se combinado de diferentes maneiras conforme as diferenças e circunstâncias histórico-sociais.
Pode-se afirmar que são corretos os itens:

Alternativas
Comentários
  •  III. O Conselho Nacional de Saúde é composto paritariamente, ou seja, 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores de serviço e gestores.

    IV. Existem diferentes modalidades de participação que têm coexistido e se combinado de diferentes maneiras conforme as diferenças e circunstâncias histórico-sociais.