SóProvas



Prova FAURGS - 2013 - UFRGS - Técnico de Tecnologia da Informação


ID
1542382
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo.

I - A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

II - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, por assembleia geral convocada pelo Presidente.

III - Um dos princípios adotados pela República Federativa do Brasil para reger suas relações internacionais é o reconhecimento da desigualdade dos povos e o alinhamento internacional e ideológico dos Estados.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.


  • Porque o erro da questão ja está sublinhado logo na pergunta? assim fica fácil, essa questão foi de graça.

  • É serio isso??? os sublinhados tao errado!!!! se for dolo da Banca, kkkkkkkk 

  • A I está correta, apesar de que já vi assertiva idêntica ser considerada errada em outras provas, por conta de a "União" não figurar entre os entes políticos formadores da República Federativa do Brasil.


    A II, conforme já vimos na questão, tem seu erro no "assembléia geral", pois, na verdade, encontramos no art 14 as maneiras que do povo pode exercer o poder diretamente.

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.


    A III erra ao colocar um principio inexistente como adotado pelo Brasil no cenário internacional.

  • Essa banca é uma mãe 

  • Poxa, eles sublinharam os erros da questão...assim fica fácil.

  • Reposta: A

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios fundamentais.

    Análise das assertivas:

    Assertiva I - Correta! É exatamente o que dispõe a Constituição em seu artigo 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político (...)".

    Assertiva II - Incorreta. Quando o povo exerce o poder indiretamente, o faz por meio de seus representantes eleitos, não poder assembleia geral convocada pelo Presidente. Art. 1º, parágrafo único, CRFB/88: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição".

    Assertiva III - Incorreta. O Brasil não pretende apenas reconhecer a desigualdade social, mas reduzi-la, e tal atitude não é princípio que rege o país em suas relações internacionais, mas sim objetivo fundamental da República. Art. 3º, CRFB/88: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (apenas I).

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I - A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.

    Correto. Inteligência do art. 1º, caput, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    II - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, por assembleia geral convocada pelo Presidente.

    Errado. Na verdade, a soberania popular é exercida por meio de plebiscito, referendo ou iniciativa popular, conforme arts. 2º, caput e 14, CF: Art. 2º, Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular.

    III - Um dos princípios adotados pela República Federativa do Brasil para reger suas relações internacionais é o reconhecimento da desigualdade dos povos e o alinhamento internacional e ideológico dos Estados.

    Errado. Não se tratam de princípios que o Brasil adota em suas relações internacionais. Vide art. 4º, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.

    Portanto, apenas o item I está correto.

    Gabarito: A

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Constituição Federal. Vejamos:

    I. CERTO.

    “Art. 1º, CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:”

    II. ERRADO.

    “Art. 2º, Parágrafo único, CF. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

    “Art. 14, CF. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.”

    III. ERRADO.

    Art. 4º, CF. A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    Mnemônico: AInDa Não ComPreI ReCoS

    I - Independência nacional; In

    II - Prevalência dos direitos humanos; Pre

    III - Autodeterminação dos povos; A

    IV - Não-intervenção; Não

    V - Igualdade entre os Estados; I

    VI - Defesa da paz; D

    VII - Solução pacífica dos conflitos; S

    VIII - Repúdio ao terrorismo e ao racismo; Re

    IX - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; Co

    X - Concessão de asilo político. Co

    Desta forma:

    A. CERTO. Apenas I.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
1542385
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo.

I - As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

II - É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.

III - Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Item I - Art. 37 V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

    Item II - Art. 37 VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    Item III - Art. 37 XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;
  • Gabarito E - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

     - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;
  • Gabarito E.

    I, II e III.

  • Quanto à Administração Pública, em relação aos servidores públicos:

    I. CORRETA.

    Conforme o disposto no art. 37, inciso V, da CRFB/88, in verbis:

    Art. 37, V, da CRFB/88: as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    Assim:

    FUNÇÕES DE CONFIANÇA: exclusiva de servidores ocupantes de cargo efetivo.

    CARGO EM COMISSÃO: pode ser ocupado por servidores ocupantes de cargo efetivo ou não. É de livre nomeação e exoneração. 

    Tanto a função de confiança quanto o cargo em comissão se destinam apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

    DICA: função de confiança > efetivo = só confio no efetivo (que é concursado!).

    >>> Esse inciso deve ser memorizado. EXTREMAMENTE cobrado.

    II. CORRETA.

    É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical (art. 37, VI, CF/88).

    Reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    CUIDADO: muito cuidado, não raro as bancas colocam “servidor público civil e militar”.

    III. CORRETA

    Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores (art. 37, XIV, CF/88).

    Reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    Fonte: CF 88.

    Gabarito da questão: E.


ID
1542388
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa que, segundo a Constituição Federal, contém direito social aplicado aos servidores públicos integrantes do regime jurídico único da Administração Direta, autárquica e fundacional (estatutários).

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

    Art. 7º XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;


    a), b), c), e e) - CLT

  • Gabarito D - Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (Vide ADIN nº 2.135-4)

    § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. 

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;


  • ART. 39, § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7, incisos:

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

    VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

    VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

    IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

    XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho

    XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

    XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

    XX - proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

     podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. 

  • Gabarito letra d).

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

     

    Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX.

     

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

     

    VII - garantia de salário, nunca inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável;

     

    VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

     

    IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

     

    XII - salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei;

     

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

     

    XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;

     

    XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinqüenta por cento à do normal; 

     

    XVII - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal;

     

    XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

     

    XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei;

     

    XX - proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

    Destaque para esse inciso, pois é o único que o servidor público possui e a doméstica não dentre os direitos sociais (Art. 7°).

     

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

     

    XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

     

     

    * RECOMENDO A RESOLUÇÃO DA Q650336 PARA COMPLEMENTAR OS ESTUDOS, POIS SABENDO OS DIREITOS QUE A DOMÉSTICA NÃO POSSUI, JÁ É POSSIVEL SABER MUITOS QUE O SERVIDOR PÚBLICO TAMBÉM NÃO POSSUI.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • mnmemônico para responder a esta questão sobre os direitos sociais que cabem ao servidor público:
     

    MULHER COM 5 SALARIOS FAZ 2 LIPRO SE FERE E HAJA REPOUSO

    Salário mínimo / Salário nunca inferior ao mínimo / Decimo terceiro salario / Salario Família / Salario / Licença maternidade de 120 dias / Licença paternidade / proteção a mulher no mercado de trabalho / Ferias remuneradas com um terço do salário / Redução dos riscos à saúde / Hora extra com 50% a mais de salário / Adicional noturno de 25% / Jornada de trabalho de 8 horas diárias e 40 semanais / Repouso remunerado preferencialmente aos domingos.

  • Frase para memorizar só com as iniciais 

    Hoje é o Dia de Garantir o Futuro, Jesus é Leal e Prosperá para Todo o Sempre Ricamente.

    HORA EXTRA

    DÉCIMO 13º

    GARANTIA DE SALÁRIO NUNCA INFERIOR AO MÍNIMO 

    FÉRIAS

    JORNADA

    LICENÇA MATERNIDADE/PATERNIDADE

    PROTEÇÃO DO MERCADO DO TRABALHO DA MULHER

    PROIBIÇÃO DE DIFEREÇA DE SALÁRIOS

    TRABALHO NOTURNO

    SALÁRIO FAMÍLIA 

    REPOUSO SEMANAL

    REDUÇÃO DOS RISCOS DE TRABALHO

     

  • NÃO SE APLICA AOS SERVIDORES PÚBLICOS:

     

    - adicionais insalubridades, periculosidade e de atividades penosas

     

    - Piso Salarial

     

    - Seguro Desemprego

     

    - assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escola.

     

    - Participação nos Lucros

     

    - Acordo Coletivo (servidor é regido por LEI)

     

    - Seguro contra acidentes de trabalho

     

    - Jornada de 6 horas turno ininterrupto de revezamento

     

    - Irredutibilidade SALARIAL ( servidor tem vencimento, não salário)

  • GABARITO: D.

    Gozo de férias anuais remuneradas com pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.


ID
1542391
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Constituição Federal, considere as afirmativas abaixo.

I - É possível a acumulação remunerada de quaisquer cargos públicos, desde que haja compatibilidade de horários e a carga horária semanal não exceda 60 horas.

II - A possibilidade de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.

III - Na hipótese de acúmulo, o servidor público fará jus apenas a 50% (cinquenta por cento) do vencimento básico de cada cargo acumulado.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B;

    I- ERRADA 2 vezes rsrsrsr; 

    CF888 ... XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor; 

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    Lei 8.112 ... Art. 19. Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

    III-ERRADA; Essa, ao meu ver, além de não ter nada parecido para justificar, ainda é ilógica. Se o as pessoas buscam trabalhar mais para ganhar mais, pra que acumular se só receberia 50 % de cada?! Era melhor trabalhar só em um... rsrsrrs.

    Bons estudos! ;)


  • Todas as alternativas estão erradas:

    A) Artigo 37, XVI, a,b e c da CF/88.

    B) Proibição e não possibilidade, Artigo 37, XVII, da CF/88.

    C) Acúmulo de cargos, acúmulo de vencimentos.

  • Tamara, 

    se há a proibição de acumular para tais entidades citadas, as possibilidades de acumulação, também, se estendem. Concorda?
      Pelo menos foi esta a forna que entendi.
  • Parecer-AGU nº GQ-145/1998:

    Com o objetivo de disciplinar a matéria, a Advocacia Geral da União (AGU) emitiu o parecer nº GQ-145, vinculante, afirmando que o servidor somente poderá acumular cargos se houver compatibilidade de horário e desde que a jornada máxima não ultrapasse 60 horas semanais. Assim, para a AGU, mesmo que exista compatibilidade de horários, se a jornada semanal ficar acima de 60 horas, a acumulação não seria permitida, considerando que o servidor estaria muito cansado e isso atrapalharia seu desempenho funcional, em prejuízo ao princípio constitucional da eficiência.

    Fonte Dizer o Direito

  • Houve troca de PROIBIÇÃO por POSSIBILIDADE, na assertiva II. Segue a letra da lei :
    "A proibição de acumular cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público."

  • Gabarito  B       (Somente a acertiva II está correta).

    CF/88 Art. 37 XVII "A proibição de acumular cargos públicos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público."

    OBS.: Tanto a PROIBIÇÃO quanto as POSSIBILIDADES de acumulação se estende aos cargos, funções e entidades acima citadas.


ID
1542394
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, considere as assertivas abaixo.

I - O concurso público terá validade de até 3 (três) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

II - Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

III - A posse ocorrerá impreterivelmente até 45 (quarenta e cinco) dias contados da entrada em exercício no cargo.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Item II Art. 12  § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.



    Item I - Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    CF.88 Art. 37 III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;



    Item III Art. 13 § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

  • Gabarito B - Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

      § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

    § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

     Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.


  • Questão de honra para ninguém zerar a prova.

  • Todo concurseiro sabe isso, porque é praticamente a vida do concurseiro ficar esperando o edital de um concurso vencer para esperar a realização da prova Hehehehe

     

    Por outro lado, depois de aprovado, o camarada fica rezando pra ser nomeado dentro do prazo.

     

    Vida longa e próspera, C.H.

  • NA CF:

    IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

     

    LEI 8.112:

    § 2o  Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

     

    LEI COMPLEMENTAR 10.098:

    Parágrafo único - Enquanto houver candidatos aprovados em concurso público com prazo de validade não expirado, em condições de serem nomeados, não será aberto novo concurso para o mesmo cargo,

  • Pessoal, para a letra B estar correta mesmo, não deveria deixar claro que seria servidor público aprovado para o mesmo cargo?

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois, conforme o caput, do artigo 12, da citada lei, "o concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 12, da citada lei, "não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado."

    Item III) Este item está incorreto, pois dispõem o caput e o § 1º, do artigo 13, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1º A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento."

    Gabarito: letra "b".


ID
1542397
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, considere as assertivas abaixo.

I - O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

II - O servidor em estágio probatório não poderá exercer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

III - O servidor poderá ser removido, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D; (I e III - corretas)

    Literal da lei...

    Erro da II: § 3o O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Bons estudos! ;)

  • Gabarito: Letra D

    Lei 8.112/90

    1ª afirmativa (V) - Art. 18 caput

    2ª afirmativa (F) - Art. 20 §3º

    3ª afirmativa (V) - Art. 36 caput

  • Assertiva I - CORRETA - Literalidade do art. 18, da lei 8.112/90. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    Assertiva II - ERRADA - O servidor em estágio probatório NÃO poderá exercer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. 

    Art. 20, § 3o,, lei 8.112/90. O servidor em estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. 

    Assertiva III - CORRETA - De acordo com o art. 36, da lei 8.112/90, remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Gabarito: d) Apenas I e III.

  • Assertiva I - O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    Assertiva II - O servidor em estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. 

    Assertiva III - Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

     Art. 37.  Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos: I - interesse da administração; 

  • Gabarito: D

    I - Correta
    Lei 8112/90
    Art. 18. O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    II - Errada
    Lei 8812/90
    Art. 20
    § 3o O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    III - Certa
    Lei 8112/90
    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 18, da citada lei, "o servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede."

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o § 3º, do artigo 20, da citada lei, "o servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes."

    Item III) Este item está correto, pois dispõe o artigo 36, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados."

    Gabarito: letra "d".


ID
1542400
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, o servidor estável reinvestido no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, estará

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B; Lei 8.112...

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Bons estudos! ;)

  • Gab: B

    É o retorno do REI (reintegrado).
    Ele volta para o mesmo cargo e recebe todas as vantagens que deixou de ganhar no período que ficou afastado.
     

    Lei 8.112/90

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

  • GABARITO: LETRA B

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/90).

    O conhecimento exigido diz respeito sobre as formas de provimento de cargo público. Nesse sentido, José dos Santos Carvalho Filho afirma que (2015, p. 641), “Provimento é o fato administrativo que traduz o preenchimento de um cargo público”.

    Eis o dispositivo legal necessário para a resolução:

    Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    O conceito exposto no enunciado caracteriza reintegração. Logo, o candidato deverá assinar a alternativa que a mencione. Passemos à análise individual das assertivas com os dispositivos legais necessários para a resolução:

    A) Incorreta: será reintegrado.

    B) Correta: consoante o art. 28 sobredito.

    C) Incorreta: se o cargo de origem não mais existir, o servidor será colocado em disponibilidade. Contudo, a questão não entrou nesse mérito.

    D) Incorreta: a redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder (art. 37).

    E) Incorreta: será reintegrado.

    GABARITO: B.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 641.


ID
1542403
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme a Lei Federal n.º 8.112/1990, considere as assertivas abaixo.

I - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

II - O servidor sempre perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço.

III - As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D (corretas I e III);
    I-CERTA; Art 41...     § 3o O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.


    II-ERRADA

     

     Art. 44. O servidor perderá:

      I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

      II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subseqüente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.

     

     III-CERTA; Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.


    Bons estudos! ;) 


  • Gab: D

    I - CERTA
    Lei 8112/90
    Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.
    § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    II - ERRADA
    Lei 8112/90
    Art. 44.  O servidor perderá:
    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado; 

    III - CERTA
    Lei 8112/90 
    Art 44
    Parágrafo único.  As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício. 

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 3º, do artigo 41, da citada lei, "o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível."

    Item II) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 44, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 44. O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

    II - a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos, ausências justificadas, ressalvadas as concessões de que trata o art. 97, e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subsequente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.

    Parágrafo único. As faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício."

    Item III) Este item está correto, devido ao contido no Parágrafo único, do artigo 44, da lei 8.112 de 1990, elencado acima, já que o item em tela transcreveu, literalmente, o previsto em tal artigo.

    Gabarito: letra "d".


ID
1542406
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, o órgão executivo da administração superior que coordena e supervisiona todas as atividades administrativas da Universidade é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ''C''

    Reitoria - Departamento Central de uma Universidade. 

  • Art. 9º - São órgãos da Administração Superior da Universidade: I - Conselho Universitário; II - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; III - Conselho de Curadores; IV - Reitoria.

    Art. 10 - O Conselho Universitário - CONSUN - é o órgão máximo de função normativa, deliberativa e de planejamento da Universidade.

    Art. 14 - O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, órgão técnico, com funções deliberativa, normativa e consultiva sobre ensino, pesquisa e extensão, é integrado por Plenário e Câmaras de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, cujas competências serão definidas em seu Regimento Interno.

    Art. 18 - O Conselho de Curadores - CONCUR - é órgão fiscalizador da gestão econômicofinanceira, na forma da lei.

    Art. 22 - A Reitoria é o órgão executivo que coordena e supervisiona todas as atividades universitárias.


ID
1542409
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, considere as assertivas abaixo.

I - A representação da categoria docente no Conse- lho Universitário – CONSUN, com mandato de 4 (quatro) anos, será em número de 16 (dezesseis).

II - A representação da categoria dos servidores técnico-administrativos no Conselho Universitário – CONSUN, com mandato de 3 (três) anos, será em número de 9 (nove).

III - O Conselho Universitário – CONSUN poderá avocar o exame e a deliberação sobre qualquer matéria de interesse da Universidade pelo voto de 2/3 (dois terços) da totalidade de seus membros.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • § 2º- A representação da categoria docente, com mandato de 2 (dois) anos, será em número de 18 (dezoito)

    § 3º - A representação da categoria dos servidores técnico-administrativos, com mandato de 2 (dois) anos, será em número de 9 (nove).
  • No Regimento Interno os itens estão no Artigo 4º, § 1º, §2º, §3º e Artigo 7º, inciso VIII


ID
1542412
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, considere as assertivas abaixo.

I - A UFRGS poderá constituir órgãos responsáveis por ministrar educação básica.
II - A educação básica na UFRGS será ministrada pelo Colégio de Aplicação, sem prejuízo de outros órgãos que vierem a ser criados.
III - À Universidade é vedado manter cursos de ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 102

    -

    A UFRGS poderá constituir órgãos responsáveis por ministrar educação básica.

    §1º

    -

    Os órgãos p

    revistos no

    caput

    , vinculados à Reitoria, definirão em seus respectivos

    Regimentos Internos a estrutura didática e administrativa necessárias ao seu funcionamento,

    obedecidos o Estatuto e o Regimento Geral da UFRGS.

    §2º

    -

    A educação básica na UFRGS será mi

    nistrada pelo Colégio de Aplicação, sem

    prejuízo de outros órgãos que vierem a ser criados.

  • Art. 64 - A Universidade poderá manter ensino fundamental, ensino médio e educação profissional, regulamentados no Regimento Geral da Universidade.


ID
1542415
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Conforme o Regimento Geral da UFRGS, considere as assertivas abaixo.

I - Compete ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) estabelecer as normas específicas de organização dos cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão, bem como daqueles referentes à educação básica.

II - A Universidade, nos termos de Resolução do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), poderá promover a revalidação ou reconhecimento de diplomas estrangeiros, bem como a validação ou aproveitamento de estudos de um para outro curso, quando idênticos ou equivalentes.

III - As férias escolares anuais serão distribuídas em dois períodos entre os períodos letivos regulares, totalizando, no mínimo, 30 (trinta) dias e, no máximo, 60 (sessenta) dias.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 116 - As férias escolares anuais serão distribuídas em dois períodos, entre os períodos letivos regulares, totalizando, no mínimo 45 (quarenta e cinco) dias.

  • Gabarito: D

    Art. 112 - Compete ao CEPE estabelecer as normas específicas de organização dos cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão, bem como daqueles referentes à educação básica.
    Art. 113 - A Universidade, nos termos de Resolução do CEPE, poderá promover a revalidação ou reconhecimento de diplomas estrangeiros, bem como a validação ouapro ve itamento de estudos de um para outro curso, quando idênticos ou equivalentes.

    Período mínimo de férias total, distribuidos entre os dois períodos letivos regulares será de 45 e não 30 dias.


ID
2631703
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Existem normas ISO que definem o conceito de usabilidade de acordo com alguns princípios básicos e essenciais. Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde a um desses princípios básicos?

Alternativas
Comentários
  • A usabilidade não é uma propriedade singular ou unidimensional de uma interface do sistema tecnológico de informação. A usabilidade está distribuída à diversos elementos, sendo tradicionalmente associada, segundo Jakob Nielsen, aos seguintes fatores:

    Facilidade de aprendizagem: o sistema deve ser fácil de assimilar pelo utilizador, para que este possa começar a trabalhar rapidamente;

    Eficiência: o sistema deve ser eficiente para que o utilizador, depois de o saber usar, possa atingir uma boa produtividade;

    Facilidade de memorização: o sistema deve ser facilmente memorizado, para que depois de algum tempo sem o utilizar, o utilizador se recorde como usá-lo;

    Segurança: o sistema deve prever erros, evitar que os utilizadores os cometam e, se o cometerem, permitir fácil recuperação ao estado anterior.

    Satisfação: o sistema deve ser usado de uma forma agradável, para que os utilizadores fiquem satisfeitos com a sua utilização.

    Fonte: https://irlabr.wordpress.com/apostila-de-ihc/parte-1-ihc-na-pratica/6-usabilidade-e-suas-metas/


ID
2631706
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Deseja-se implementar uma interface gráfica que permita que se escolha a marcação dos efeitos de texto Negrito, Itálico e Sublinhado, de tal forma que possa ser escolhido um dos três efeitos, dois deles ou até os três simultaneamente, ou, ainda, nenhum deles, mantendo o texto no modo normal, isto é, sem nenhum efeito. Segundo as regras de usabilidade vigentes, qual é a alternativa que realiza o solicitado com maior usabilidade? 

Alternativas

ID
2631712
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Numa aplicação, podem existir diversos objetos com as mesmas características. Para evitar a redundância que ocorreria se as propriedades de cada objeto fossem definidas individualmente, as “linguagens orientadas a objetos” permitem que se faça

Alternativas
Comentários
  • D

    a declaração de uma classe de objetos.

  • Um objeto é uma coleção de propriedades, e uma propriedade é uma associação entre um nome (ou chave) e um valor. Um valor de propriedade pode ser uma função, que é então considerada um método do objeto

    https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/JavaScript/Guide/Trabalhando_com_Objetos


ID
2631721
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere o seguinte cenário de instalação de uma rede sem fio 802.11b operando no modo de infraestrutura:


O AP (Ponto de Acesso) possui potência de saída em seu conector de 100mW e apresenta uma perda de 3dB na conexão com a antena. A antena do equipamento possui um ganho passivo de 5dBi. Sabe-se que a atenuação no ar será de, no mínimo, 40dB (desconsidere eventuais efeitos de multicaminhos e reflexão). As estações que identificam o SSID anunciado por esse AP receberão esses anúncios, na sua antena, com uma potência de, no máximo,

Alternativas
Comentários
  • Transformando a potencia de saída da antena transmissora em dBm:

    P=10log(100mW/1mW)=10*2=20dBm

    >perdas na conexão da antena: 20dBm-3dB=17dBm

    >ganho da antena: 17dBm+5dBi=22dBm

    >atenuação no ar: 22dBm-40dB=-18dBm (letra A)

  • Tem a explicação com a fórmula no livro Comunicação de Dados e Redes de Computadores, 4ª edição, pág. 83. Autor Forouzan. Tópico sobre "Perda de Transmissão". Para quem tiver mais interesse em aprofundar no assunto.


ID
2631724
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes assertivas a respeito de redes sem fio 802.11b/g.


I - Um ponto de acesso sem fio configurado para suportar apenas estações 802.11g terá o mesmo desempenho se estiver configurado para suportar estações 802.11b e 802.11g e se todas as estações estiverem associadas no modo 802.11g.

II - Uma estação poderá se associar a um ponto de acesso se esse não estiver anunciando o SSID da rede.

III - Uma estação pode se comunicar com um ponto de acesso com diferentes taxas de transmissão de dados. A seleção dessa taxa é feita pela medida da distância da estação até o ponto de acesso, independentemente do tipo de antena utilizada.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • II. Caso a estação/usuário conheça e digite o nome do SSID poderá se conectar ao ponto de acesso, mesmo que este não esteja automaticamente visível.

  • SSID é a sigla em inglês para “service set identifier” (identificador do conjunto de serviço), que consiste no nome dado a uma rede sem fio.

    O SSID é a identificação associada a uma rede local sem fio (Wi-Fi) a fim de que um cliente possa diferenciá-la de outras na mesma localidade. Assim, sempre que alguém quiser se conectar a uma rede wireless, deve saber o SSID e a senha que geralmente é atribuída para o acesso.

    O SSID pode ter até 32 caracteres, permitindo o uso de caracteres especiais. Sua análise é do tipo case-sensitive, ou seja, diferencia maiúsculas de minúsculas. Assim, uma rede wireless chamada “rede” é diferente de outra chamada “Rede”.

    fonte: https://www.significados.com.br/ssid/


ID
2631727
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Terminais VoIP que utilizam o protocolo SIP utilizam mensagens _________ para informar quais codecs são suportados e quais as portas utilizadas para recepção da mídia.


Qual é a alternativa que completa adequadamente a lacuna?

Alternativas
Comentários
  • SDP - Session description protocol


ID
2631730
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Seguindo a padronização JDEC, um módulo de memória que utiliza DDR3-1600 pode fornecer uma vazão de dados de até

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D: 12800 MB/s.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/DDR3_SDRAM

  • DDR3-1600 multiplica por 8

    1600 * 8 = 12800 (MB / s)


ID
2631733
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação ao modelo de arquitetura Cliente/Servidor, qual dos elementos listados implementa um servidor?

Alternativas
Comentários
  • Simple Network Management Protocol(SNMP), em português Protocolo Simples de Gerência de Rede, é um "protocolo padrão da Internet para gerenciamento de dispositivos em redes IP". Dispositivos que normalmente suportam SNMP incluem roteadorescomputadores, servidores, estações de trabalho, impressoras, racks modernos e etc. 


    O software de gerência de redes não segue o modelo cliente-servidor convencional, pois para as operações GET e SET, a estação de gerenciamento se comporta como cliente e o dispositivo de rede a ser analisado ou monitorado se comporta como servidor, enquanto que na operação TRAP ocorre o oposto, pois no envio de alarmes é o dispositivo gerenciado que toma iniciativa da comunicação.


    Por conta disso, os sistemas de gerência de redes evitam os termos 'cliente' e 'servidor' e optam por usar "gerente" para a aplicação que roda na estação de gerenciamento e "agente" para a aplicação que roda no dispositivo de rede.


    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Simple_Network_Management_Protocol



ID
2631736
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual dos critérios listados, quando usado para configurar VLANs, caracteriza uma VLAN estática?

Alternativas
Comentários
  • Eu achei que a o tipo estático fizesse associação com as portas do switch.

     

    Mas o gabarito é E.

  • Acho que a banca errou mesmo. 

    VLANs podem ser estáticas ou dinâmicas:

    Estáticas: VLANs estáticas (ou baseadas em portas) são criadas atribuindo-se cada porta de um comutador a uma VLAN. Quando um novo dispositivo se conecta à rede ele assume a VLAN da porta à qual ele está ligado. Em caso de mudança, se esse dispositivo for ligado a uma nova porta por exemplo, para mantê-lo na VLAN original será necessário que o administrador de rede reconfigure manualmente as associações porta-VLAN.

    Dinâmicas: VLANs dinâmicas são criadas e alteradas dinamicamente via software, através de um servidor VMPS (VLAN Management Policy Server) e de um banco de dados que armazena os dados dos membros das VLANs. VLANs dinâmicas baseiam-se em critérios estabelecidos pelo administrador de rede, como o MAC address ou o nome do usuário de rede de cada dispositivo conectado ao comutador.

     

    Aberta x Fechada x Modo mixado

    Um dispositivo de camada 2 pode implementar VLANs de três maneiras diferentes:

    VLANs abertas (Open VLANs) têm um banco de dados de endereço MAC único para todas as VLANs.

    VLANs fechadas (Closed VLANs) têm um banco de dados de endereço MAC separado para cada VLAN.

    VLANs de modo mixado (Mixed Mode VLANs) podem ser configuradas como aberta ou fechada por VLAN.

    VLANs fechadas geralmente são consideradas mais seguras que VLANs abertas.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_LAN

  • Gabarito D

    VLANs podem ser estáticas ou dinâmicas:

    ·        Estáticas: VLANs estáticas (ou baseadas em portas) são criadas atribuindo-se cada porta de um computador a uma VLAN. Quando um novo dispositivo se conecta à rede ele assume a VLAN da porta à qual ele está ligado. Em caso de mudança, se esse dispositivo for ligado a uma nova porta por exemplo, para mantê-lo na VLAN original será necessário que o administrador de rede reconfigure manualmente as associações porta-VLAN.

    ·        Dinâmicas: VLANs dinâmicas são criadas e alteradas dinamicamente via software, através de um servidor VMPS (VLAN Management Policy Server) e de um banco de dados que armazena os dados dos membros das VLANs. VLANs dinâmicas baseiam-se em critérios estabelecidos pelo administrador de rede, como o MAC address ou o nome do usuário de rede de cada dispositivo conectado ao computador.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2631739
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede baseada em switches utiliza o protocolo RSTP para evitar laços na sua topologia. Em uma topologia ativa e estável, as portas de BACKUP assumem o estado

Alternativas
Comentários
  • O padrão 802.1D define os seguintes estados de portas para os switches:


    Listening ( Escuta );

    Learning ( Aprendizado );

    Blocking ( Bloqueio );

    Forwarding ( Repasse ).


    Operacionalmente uma porta está em estado de bloqueio ou de forward ( seja root port, designated port). Nos estados de bloqueio e e escuta ambos discartam os frames e não aprendem endereços MAC.


    No RSTP há somente três estados de portas dos switches.

    STP (802.1D) RSTP (802.1W)

    DISABLE DISCARDING

    BLOCKING DISCARDING

    LISTENING DISCARDING

    LEARNING LEARNING

    FORWARDING FORWARDING


    As portas root e designated funcionam e as portas que estão sob bloqueio são de backup e atuam como alternativas.


    Regras para as portas backup

    Duas regras norteiam o estado de bloqueio do 802.1D. Uma porta bloqueada é definida como não sendo uma porta designada ou root. Uma porta bloqueada continua a receber os BPDUs para que possa se manter bloqueada.


    https://fatosdigitais.wordpress.com/2007/08/17/stp-e-rstp-breve-comparacao/

  • A porta Backup é uma porta adicional no switch designado com um link redundante para o segmento ao qual o switch é designado. A porta backup tem um maior “port ID” do que a porta designada no switch designado. A porta backup assume o estado descarregando em uma topologia ativa e estável.

    Interconexão de Redes de Computadores - ESR-RNP


ID
2631745
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Qual o protocolo criptográfico, dentre as alternativas apresentadas, que permite estabelecer uma chave de sessão de criptografia simétrica entre duas estações e que não exige distribuição prévia de outras chaves ou participação de entidades intermediárias no processo?

Alternativas
Comentários
  • a) AES - Simétrico

    b) Needham-Schroeder- Simétrico

    c) Otway-Rees- Simétrico

    d) RSA- Simétrico

  • Diffie-Hellman – DH


    Principal algoritmo quando se fala no propósito de troca de chaves simétricas em um meio inseguro sem conhecimento prévio do segredo. O protocolo VPN IPSec, por exemplo, utiliza o DH para tal finalidade. Esse algoritmo não é utilizado para cifrar e decifrar mensagens, mas tão somente providenciar um meio seguro o suficiente para troca de chaves através de um canal seguro. O protocolo Diffie-Hellman somente será seguro se a autenticação dos dois participantes puder ser estabelecida.

  • Uma boa explicação sobre o funcionamento do Diffie-Hellman aqui:

    http://wiki.inf.ufpr.br/maziero/lib/exe/fetch.php?media=sas:diffie-hellman.pdf

  • E. Diffie-Helmman.

    AES (Advanced Encryption Standard) – algoritmo de criptografia simétrica – padrão de criptografia avançada.


ID
2631748
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A utilização de túneis GRE com payload de aplicação cifrado com chaves simétricas corresponde à troca de dados de uma VPN __________.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da afirmação acima.

Alternativas
Comentários
  • Generic Routing Encapsulation (GRE) é um protocolo de encapsulamento desenvolvido pela Cisco Systems que pode encapsular uma ampla variedade de protocolos de Camada de rede dentro de conexões virtuais ponto-a-ponto através de uma rede IP.


    Exemplos de uso

    Em conjunto com o PPTP para criar VPNs.

    Em conjunto com IPsec VPN para permitir a passagem de informações de roteamento entre redes conectadas. (+ voltado à criptografia/segurança)


    Point-to-Point Tunneling Protocol (PPTP) é um método obsoleto de rede privada virtual, com diversos problemas de segurança. O PPTP utiliza um canal de controle sobre TCP e um túnel GRE para encapsular pacotes do tipo PPP.

    O uso comum deste protocolo é prover níveis de segurança e acesso remoto comparáveis a produtos típicos de VPNexistentes(na época) no mercado.

    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Point-to-Point_Tunneling_Protocol


ID
2631751
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Ao se colocar em um computador um pendrive com sua própria arborescência de diretórios (pastas) e de arquivos, é preciso integrá-los à arborescência já existente no sistema de arquivos do computador para que eles possam ser acessados por processos em geral. Esse procedimento de integração é denominado de

Alternativas
Comentários
  • O Windows se baseia num sistema de arborescência de pastas (também chamadas de diretórios) e de arquivos.

    Plug and Play significa conecte e use.

  • No linux quando você pretende montar uma partição ou dispositivo é utilizado o comando mount, fazendo com que seja possível acessar toda a estrutura de árvore, com as devidas permissões.

  • montagem.


ID
2631754
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Com relação às licenças de software, é lícito e correto

Alternativas
Comentários

  • A e B) Erradas. não é licito copiar software protegido por direitos autorais.


    C) Errada. Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e/ou tempo de uso gratuito do software limitado, após o fim do qual o usuário é requisitado a pagar para acessar a funcionalidade completa ou poder continuar utilizando o programa. Um shareware está protegido por direitos autorais.


    D) Errada. Abandonware - conceito: software cujo desenvolvimento, distribuição e comercialização foi, por algum motivo, descontinuado.

    Por que não posso fazer download do abandonware?  Na maioria dos casos, softwares classificados como abandonware não estão em domínio público, já que não tiveram seus direitos autorais revogados e algumas empresas podem ainda possuir direitos exclusivos sobre os mesmos. Sendo assim, o download do abandonware é geralmente considerado violação desses direitos autorais, embora os detentores de direitos autorais na prática raramente fazem valer os seus direitos autorais sobre abandonware.


    E) Correta. Se eu vou redistribuir um software que é derivado de um outro software livre, tenho obrigatoriamente que disponibilizar o código fonte. Posso cobrar por isso, porém nao posso deixar de disponibilizar o código.

    Explicação: É permitido vender software livre, entretanto as mesmas liberdades são válidas para o comprador. A liberdade de redistribuir o programa executável necessariamente inclui a obrigatoriedade de disponibilizar seus códigos-fonte. Caso o software venha a ser modificado e o autor da modificação queira distribuí-lo, gratuitamente ou não, será também obrigatória a distribuição do código fonte das modificações, desde que elas venham a integrar o programa. Não é necessária a autorização do autor ou do distribuidor do software para que ele possa ser redistribuído, já que as licenças de software livre assim o permitem.


ID
2631757
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Entre os tipos possíveis de backup, quais desmarcam o bit de arquivamento mantido nos atributos de cada arquivo?

Alternativas
Comentários
  • Dentre os tipos de backup, os únicos em que o atributo de arquivo é desmarcado (identifica que passou por backup) são o Normal/Full/Completo e o Incremental. Nos outros backups, o atributo de arquivo não é desmarcado.

  • BIZÚ do professor Rani do Alfacon .

    COMI ------ APAGA

    COM( COMPLETO) I(INCREMENTAL)

  • Dica: Se na questão vier a palavra marcar ou desmarcar troque pela palavra "sinaliza" que indica que o arquivo passou por backup! Aí é só matar a questão: Se o arquivo indica backup: Normal/Full/Completo e Incremental.

    Se no arquivo o atributo NÃO vem "sinalizado" é diferencial.

  • Diferencial x Incremental

    Incremental: copia modificados/novos i marca.

  • D. Apenas o normal (completo) e o incremental.