SóProvas



Prova FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judiciário - Medicina do Trabalho


ID
630793
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as seguintes assertivas a respeito da Ajuda de Custo e das Diárias:
I. À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de um ano, contado do óbito.

II. A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a seis meses.

III. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.

IV. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de cinco dias.
De acordo com a Lei nº 8.112/90, está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  •   Amigão, o item IV está correto, vc confundiu o texto!!!

                   

            Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    Letra C

  • A alternativa correta é a Letra C

    Somente a II está incorreta, pelo fato de afirmar ser seis meses, sendo que o correto é de três meses!

  • Art. 59 da Lei nº 8.112/90 
    O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.


    O colega Sharlon trocou DIÁRAS por AJUDA DE CUSTO.
  • Lei 8.112/90
    I- art. 53, § 2° § 2o À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito. CORRETO.
    II- art.54. 
    A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses INCORRETO
    III- art.58,§ 2o Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias. CORRETO
    IV- art. 59. 
    O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias CORRETO

    É preciso ler bastante, decorar..porque é letra de lei sempre aff'z
  • indenizações Ajuda de custo Até 3 remunerações, despesa de instalações em caráter permanente, vedado o duplo pagamento, a administração arca com o transporte do servidor e sua família, família do servidor que falecer tem 1 ano para requerer a vantagem do óbito
      Diárias Concedida por dia, afastamento da sede em caráter eventual ou transitório, concedida pela metade quando não houver pernoite, não será paga quando os afastamentos forem característica do cargo, não será paga quando for para regiões limítrofes, abrangidas pela competência do órgão, ressalvado o pernoite
      transporte Conforme dispuser o regulamento interno, utilização de meio próprio de locomoção, serviço externo, por força da competência do cargo 
  • RESPOSTA CERTA LETRA C.

    I - certo. De acordo com o art. 53, §2° à família do servidor que falecer na nova sede na nova sede são assegurados ajuda de custo e transposte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbto.

    II - ERRADO. A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a seis meses. NÃO SERÁ DE SEIS MESES, MAS SIM DE TRÊS MESES. ART. 54.

    III - CERTO. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias. ART. 58, § 2°.

    IV - CERTO. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de cinco dias. ART. 59. 
  • III. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias. 
     As diárias são vantagens de natureza indenizatória. É cabível seu pagamento na hipótese de
    afastamento eventual ou transitório do servidor, no interesse do serviço, para outro ponto do território nacional ou para o exterior, destinando-se a vantagem a cobrir as despesas do servidor com pousada, alimentação e locomoção urbana.

    A diária é concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede ou quando a União custear por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.

    Porém,
    nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.
  • I.   À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de um ano, contado do óbito. 
    Correto
    Lei 8112: art. 53  § 2o  À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.
     


    II.  A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a seis meses. 
    Errado
    Lei 8112: art 54: A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses. 


    III. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias. 
    correto
    Lei 8112: art. 58 § 2o  Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.


    IV.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de cinco dias. 
    Correto
    Lei 8112: art 59 
    O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    Bons estudos a todos...
    Deus conosco...
  • Alternativa correta é letra "C", de acordo com:

    Das Diárias

            Art. 58.  O servidor que, a serviço, afastar-se da sede em caráter eventual ou transitório para outro ponto do território nacional ou para o exterior, fará jus a passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinária com pousada, alimentação e locomoção urbana, conforme dispuser em regulamento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            § 1o  A diária será concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento não exigir pernoite fora da sede, ou quando a União custear, por meio diverso, as despesas extraordinárias cobertas por diárias.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            § 2o  Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.

            § 3o  Também não fará jus a diárias o servidor que se deslocar dentro da mesma região metropolitana, aglomeração urbana ou microrregião, constituídas por municípios limítrofes e regularmente instituídas, ou em áreas de controle integrado mantidas com países limítrofes, cuja jurisdição e competência dos órgãos, entidades e servidores brasileiros considera-se estendida, salvo se houver pernoite fora da sede, hipóteses em que as diárias pagas serão sempre as fixadas para os afastamentos dentro do território nacional. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

            Parágrafo único.  Na hipótese de o servidor retornar à sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituirá as diárias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput.



    Da Ajuda de Custo

           Art. 53.  A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    ...

            § 2o  À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito.

  • Pessoal, vi uma dica aqui na Internet que para lembrarmos do prazo de 5 dias no caso de diárias, devemos sempre escrever o s final em formato de cinco, funcionou comigo, nunca esqueci.
    DIÁRIA5 - 5 dias.
    Bons estudos!
  • I. CERTO - Art. 53. § 2o. À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1  ano, contado do óbito. 

    ==================================================================

    II. ERRADO - Art. 54.  A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3  meses. 

    ==================================================================

    III. CERTO - § 2o  Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias. 

    ==================================================================

    IV. CERTO -         Art. 59.  O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 dias. 

            PU.  Na hipótese de o servidor retornar à sede em prazo menor do que o previsto para o seu afastamento, restituirá as diárias recebidas em excesso, no prazo previsto no caput. 

  • Considere as seguintes assertivas a respeito da Ajuda de Custo e das Diárias:


    I.
      À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de um ano, contado do óbito. ==> CERTO

    Fundamento: Lei 8.112 Art. 53 § 2o À família do servidor que falecer na nova sede são assegurados ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de 1 (um) ano, contado do óbito. 

    II.
      A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a seis meses. ==> ERRADO

    Fundamento: Lei 8.112 Art. 54. A ajuda de custo é calculada sobre a remuneração do servidor, conforme se dispuser em regulamento, não podendo exceder a importância correspondente a 3 (três) meses. 


    III. Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias. ==> CERTO

    Fundamento: Lei 8.112 Art. 58 § 2o Nos casos em que o deslocamento da sede constituir exigência permanente do cargo, o servidor não fará jus a diárias.


    IV.
      O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de cinco dias. ==> CERTO

    Fundamento: Lei 8.112 Art. 59. O servidor que receber diárias e não se afastar da sede, por qualquer motivo, fica obrigado a restituí-las integralmente, no prazo de 5 (cinco) dias.

    Gabarito: Letra C (I, III e IV)
  • Ajuda de custo 

    -------> será calculada sobre a remuneração do servidor, não podendo exceder a importância de 3 meses de remuneração


ID
630796
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

O desenvolvimento dos servidores nos cargos de provimento efetivo das Carreiras dos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário dar-se-á mediante progressão funcional e promoção. A progressão funcional é a movimentação do servidor

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Art. 9o da Lei 11.416/06 - O desenvolvimento dos servidores nos cargos de provimento efetivo das Carreiras dos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário dar-se-á mediante progressão funcional e promoção.
    § 1o  A progressão funcional é a movimentação do servidor de um padrão para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstício de um ano, sob os critérios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliação formal de desempenho.
    § 2o  A promoção é a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, observado o interstício de um ano em relação à progressão funcional imediatamente anterior, dependendo, cumulativamente, do resultado de avaliação formal de desempenho e da participação em curso de aperfeiçoamento oferecido, preferencialmente, pelo órgão, na forma prevista em regulamento.
  • Perfeito o comentário do colega!
    Complementando.

    Cada degrau recebe o nome de padrão;
    O conjunto de padrões formam uma classe;
    O conjunto de classes formam uma carreira.
     
    A mudança de padrão, chama-se progressão;  Seta 1
    A mudança de classe, chama-se promoção.     Seta 2
  • A questão está erroneamente classificada, pois como citou o colega acima, trata da Lei 11.416/06, e não da 8.112!

    : |

  • Paulo Roberto falou corretamente, pois a classificação desta questão não deveria está na lei 8.112/90

    Vamos rever isso pessoal
  • Vejam o concurso!
    O Edital desse concurso contempla essas duas leis na mesma "disciplina" - Lei n° 8112/90 e Lei n° 11416/06. Talvez por isso o QC classificou ela aqui.
    Porém, concordo com os colegas acima, esta questão tem que ser vinculada à Lei n° 11416/06 apenas.
  • O § 1o  do Art. 9º da Lei 11.416 responde esta questão: "A progressão funcional é a movimentação do servidor de um padrão para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstício de um ano, sob os critérios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliação formal de desempenho".
  • Esta questão esta fora do assunto da Lei nº 8.112-1990 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais que compõe este caderno de questões.
  • GABARITO A 

     

    Promoção: último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, observado o interstício de 1 ano em relação à progressão funcional imadiatamente anterior, dependendo cumulativamente de (I) resultado da avaliação formal de desempenho (II) participação em curso de aperfeiçoamento oferecido preferencialmente pelo órgão, na forma prevista em regulamento. 

     

    Progressão Funcional: movimentação de um padrão para o seguintedentro de uma mesma classe, observado o interstício de 1 ano, sob os critérios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliação formal de desempenho.

  • A progressão funcional é a movimentação do servidor de um padrão para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstício de um ano, sob os critérios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliação formal de desempenho.

     

    promoção é a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, observado o interstício de um ano em relação à progressão funcional imediatamente anterior, dependendo, cumulativamente, do resultado de avaliação formal de desempenho e da participação em curso de aperfeiçoamento oferecido, preferencialmente, pelo órgão, na forma prevista em regulamento.

  • Comentário:

     Vamos lá novamente?! A progressão funcional é a movimentação do servidor de um padrão para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstício de um ano, sob os critérios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliação formal de desempenho (art. 9º, § 1º).

    Uma olhadinha nas alternativas agora:

    a) de um padrão para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstício de um ano, sob os critérios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliação formal de desempenhoCORRETA;

    b) do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, observado o interstício de um ano em relação à progressão funcional imediatamente anterior – essa situação caracteriza a promoção e não a progressão funcional – ERRADA;

    c) de um padrão para o seguinte dentro de uma mesma classe, observado o interstício de três anos um ano, sob os critérios fixados em regulamento e de acordo com o resultado de avaliação formal de desempenho – ERRADA;

    d) do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, observado o interstício de três anos em relação à progressão funcional imediatamente anterior – ERRADA;

    e) do primeiro padrão de uma classe para o último padrão da classe seguinte, observado o interstício de dois anos em relação à progressão funcional imediatamente anterior – ERRADA.

    Gabarito: alternativa A


ID
630802
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira. Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias. O encaminhamento da proposta, ouvidos os outros tribunais interessados, compete, no âmbito da União,

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal

           Art. 99. Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira.


            § 1º - Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias.
     

    § 2º - O encaminhamento da proposta, ouvidos os outros tribunais interessados, compete:
     

    I - no âmbito da União, aos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, com a aprovação dos respectivos tribunais;

    II - no âmbito dos Estados e no do Distrito Federal e Territórios, aos Presidentes dos Tribunais de Justiça, com a aprovação dos respectivos tribunais.

  • Essa questão é transcrição do artigo 99, $ $ 1 e 2, I da Constituição Federal de 1988.

  • Letra C

    CF/88
    Art. 99. Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira.
    § 1º - Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias.

    § 2º - O encaminhamento da proposta, ouvidos os outros tribunais interessados, compete
    I - no âmbito da União, aos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, com a aprovação dos respectivos tribunais;

  •  o encaminhamento da porsposta compete: 

    âmbito da UNIÃO: PRESIDENTES DO STF E TRIBUNAIS SUPERIORES , com APROVAÇÂO dos respectivos tribunais.

    Âmbito dos ESTADOS E DO DF e TERRITÓRIOS:  aos PRESIDENTES do TJ, com APROVAÇÃO dos respectivos tribunais.

    Caso não seja encaminhadas as prospostas será o PODER EXECUTIVO, que irá considerar a lei orçamentaria virgente.
  • A resposta é a letra C, conforme o artigo 99, paragráfo 2º, inciso I:

    Art. 99. Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira.

    § 2º - O encaminhamento da proposta, ouvidos os outros tribunais interessados, compete:

    I - no âmbito da União, aos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, com a aprovação dos respectivos tribunais;

    Bons estudos a todos e rumo ao Sucesso

  • Cabe ressaltar que se a questão pedisse: "no âmbito dos Estados e no do Distrito Federal e Territórios" caberiam aos Presidentes dos Tribunais de Justiça. 

    Conforme diz o Art. 99, §2º, II:

    No âmbito dos Estados e no do Distrito Federal e Territórios, aos Presidentes dos TRIBUNAIS DE JUSTIÇA, com a aprovação dos respectivos tribunais.

    Espero ter contribuído, abraços!
  • Art. 99. Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira.

     

    § 1º Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias.

     

    § 2º O encaminhamento da proposta, ouvidos os outros tribunais interessados, compete:

     

    I - no âmbito da União, aos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, com a aprovação dos respectivos tribunais;

     

    II - no âmbito dos Estados e no do Distrito Federal e Territórios, aos Presidentes dos Tribunais de Justiça, com a aprovação dos respectivos tribunais.

  • GABARITO: C

    Art. 99. § 2º O encaminhamento da proposta, ouvidos os outros tribunais interessados, compete: I - no âmbito da União, aos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, com a aprovação dos respectivos tribunais;

  • GABARITO LETRA C

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 99. Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira.

     

    § 1º Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias.

     

    § 2º O encaminhamento da proposta, ouvidos os outros tribunais interessados, compete:

     

    I - no âmbito da União, aos Presidentes do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, com a aprovação dos respectivos tribunais;

     

    II - no âmbito dos Estados e no do Distrito Federal e Territórios, aos Presidentes dos Tribunais de Justiça, com a aprovação dos respectivos tribunais.
     


ID
630805
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Mônica, brasileira, casada, com vinte e um anos de idade, estudante de direito, está envolvida com os problemas políticos do país, participando da Comissão de Acadêmicos da Faculdade LEI, sendo filiada ao partido político ABC. Mônica, com o incentivo de seus colegas universitários, decide se candidatar para as próximas eleições. Mônica, preenchendo todas as condições constitucionais de elegibilidade, poderá candidatar-se aos cargos de

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Art. 14, §3º da CF/88:

    VI - a idade mínima de:

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

    d) dezoito anos para Vereador.

  • Correta a alternativa "A":

    CF, art.14, § 3º
    São condições de elegibilidade, na forma da lei:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o pleno exercício dos direitos políticos;

    III - o alistamento eleitoral;

    IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;

    V - a filiação partidária;

    VI - a idade mínima de:

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

    d) dezoito anos para Vereador.

    Como ela tem 21 anos pode concorrer aos cargos destacados acima...


    Bons estudos!
    : )

  • Resumindo o artigo 14, §3º, VI alíneas a,b,c e d da CF:

    35
    - Presidente da República/Vice e Senador
    30- Governador/Vice
    21- Deputado, Prefeito/Vice e Juiz de paz
    18- Vereador

  • Esquema:
    35 anos Presidente, Vice, Senador 30 anos Governador, Vice 21 anos Deputado, Prefeito, Vice, Juiz Paz 18 anos Verador 
  • Telefone Constitucional!!!! - 3530 - 2118 

    35 - Presidente da República, Vice  e Senador.

    30 - Governador e Vice (Estados e DF).

    21 - Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice e juiz de paz.

    18 - Vereador


    Ps: a idade mínima deverá ser observada tendo como referência a data da posse.


    Bons Estudos! ;)

  • A idade mínima  deverá ser observada tendo como referência a data da posse.


    18 anos: vereador


    21 anos: prefeito, vice-prefeito, deputados e juiz de paz


    30 anos: governador e vice-governador


    35 anos: presidente da república, vice-presidente da república e senador


    NÃO HÁ IDADE MÁXIMA.

  • dica de outro usuário QC

    3530-2118

  • Cada ano que passa parece que as questões ficam mais difíceis e/ou exigem um conhecimento mais minucioso...
    Em geral, até 2010-2011, eu consigo um retrospecto melhor do que nas de 2014 em diante.

  • Pessoal, 

    Muitos comentários desta questão falam que o critério de idade será aferido no momento da POSSE! 

    É verdade sim, mas cuidado! 

    A respeito do vereador, o critério da idade será aferido no momento do Registro da Candidatura! 

    É mudança recente: Lei 13.165/2015. Por isso alguns comentários mais antigos não atentam para este detalhe! 

     

    Atualizadamente, 

     

    Leandro Del Santo.

  • GABARITO LETRA A 

     

    CF/1988 

     

    ARTIGO 14 § 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:

     

    I - a nacionalidade brasileira;

     

    II - o pleno exercício dos direitos políticos;

     

    III - o alistamento eleitoral;

     

    IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;

     

    V - a filiação partidária; Regulamento

     

    VI - a idade mínima de:

     

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

     

    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

     

    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

     

    d) dezoito anos para Vereador.


ID
630952
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Utilizando apenas os recursos do Explorador do Windows XP, para efetuar a cópia de um único arquivo localizado dentro da pasta A, que está compactada (zipada), para a pasta B, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    O procedimento da letra A é inconclusivo, porque ao recortar o arquivo da pasta A, quando estiver em B, não havendo nenhum selecionado, a opção Copiar não estará disponível. A letra B é direta, e ignora o enunciado da questão sobre o arquivo estar dentro de uma pasta compactada. A letra C poderia estar correta, desde que a pasta compactada A tivesse apenas um arquivo, e depois este fosse copiado para a pasta B. A letra D não produz nenhum efeito relacionado à questão.
  • Eu tenho dúvida nessa questão.

    Sempre que eu abro um arquivo zipado eu preciso extrair o arquivo para outra pasta. Não entendi pq a alternativa "c" está errada. Eu só consigo mover arquivo zipado clicando nele e apertando a opção "extrair". Nunca com ctrl c + ctrl v
  • É luana, esse procedimento que falou está correto, mas como a questão foi feita para pegar os apressados (como eu), deixei passar a palavra "único arquivo" no enunciado.
    Se formos pelo procedimento de "extrair tudo", não irá somente o arquivo desejado, mas todos.
    Bons estudos.

  • Concordo com a Luana. Questão passível de recurso. Se a pasta está compactada, e você quer mover apenas um "único" arquivo de dentro dela, é necessário descompactar ou entrar no gerenciador de compactação (winrar, winzip, 7zip etc) e selecionar apenas o arquivo que interessa. Mal formulada a questão.
  • Daniel Martins, não é necessário extrair o arquivo compactado para haver o acesso aos arquivos contidos nele. Basta clicar duas vezes no arquivo, ainda que compactado, que você verá a lista do que contém dentro. O que ocorre é que quando há varios arquivos, os mesmos não podem ser visualizados todos de uma vez (no caso de fotos por exemplo). Daí sim será preciso extraí-los.
  • Ao colega Fernando Nishimura de Aragao, a letra A não é inconclusivo, mas sim errado mesmo, uma vez que o enunciado pede para copiar e a alternativa A fala em recortar, neste caso, nem precisa terminar de ler a questão haja vista que copiar e recortar são procedimentos distintos.

    Veja que na letra E é pedido para abrir a pasta A e selecionar o arquivo desejado e efetuar a operação “copiar”, sendo assim, bastava abrir a pasta A, clicar no arquivo desejado na pasta A (compactada) e arrastá-lo até a pasta B e soltar o clique. Em se tratando de pasta compactada esta ação que descrevi sempre será de copiar e colar.
  • Explicando melhor a letra C para quem não entendeu:

    "c) abrir a pasta A, selecionar o arquivo desejado e efetuar a operação “extrair todos os arquivos”."

    Além do erro já mencionado que o enunciado pede a cópia do único arquivo. Ainda faltaria selecionar o destino da descompactação. Que não foi mencionado na alternativa.
  • Esta questão me lembrou de uma outra que fiz a muito tempo: "uma pessoa com um palito de fósforo entra numa sala escura que possui um lampeão e uma vela. O que a pessoa irá acender primeiro? Resposta: o palito..." Dããã....
  • questão repetida
    Q210550
  • Prezados,

    O comando da questão pede os passos para copiarmos um único arquivo dentro de uma pasta compactada. Sabemos que o Windows Explorer pode navegar pelos arquivos dentro de uma pasta mesmo que ela esteja zipada, então para fazer o que o comando pediu basta abrir a pasta em questão, copiar o arquivo, ir na pasta de destino e colar o arquivo.

    Portanto a alternativa correta é a letra E

  • Essa questão se responde com conhecimento do dia-a-dia.


ID
630961
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Após a utilização de uma mídia removível no Windows XP, para uma maior integridade das informações contidas neste dispositivo,

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    A letra A está errada, porque o procedimento de desfragmentação de disco, só opera em unidades fixas, como a unidade C.
    A letra B está errada, porque o Windows XP não faz a pré-leitura dos dados, tampouco a cópia automática de segurança para a unidade local.
    A letra D não interfere na operação do dispositivo pela rede. Para acessar a unidade remotamente, ela precisa estar compartilhada pelo usuário com um nome conhecido, ou via compartilhamento padrão do Windows XP, como \\máquina\E$ desde que as Permissões de acesso estejam setadas.
    A letra E não acontece com as unidades USB, mas com as antigas unidades de CD, onde após a leitura, o CD era 'desacelerado' até parar, evitando o super-aquecimento da mídia que rodava em 52x.
  • Questão que dá pra matar com o uso corriqueiro do PC.

    Quem nunca passou pela situação em que você vai retirar o dispositivo USB direto e a pessoa que tá atrás de você grita "NÃO FAZ ISSO QUE VAI DAR PAU NA MÁQUINA!!!!"

    Depois disso você aprende que antes de retirar o cabo, é preciso clicar com o direito no desenho do dispositivo e selecionar "remover hardware com segurança" ou algo do tipo, hahahha.

    Aproveito até pra fazer uma pergunta pros expertos da área. Não fazer esse procedimento pode mesmo acarretar algum dano ao PC ou ao dispositivo (pendrive, cabo de câmera etc)?
  • Bom, não me considero um dos expertos da área, mas com quase 20 anos de experiência...
    Os dispositivos USB de armazenamento de dados não utilizam energia elétrica para manter os dados até o próximo uso. Um pendrive pode permanecer alguns meses sem ser conectado, e seus dados não serão perdidos.
    Enquanto um dispositivo de armazenamento (câmera, pendrive, SD card, etc) está conectado, ele está recebendo energia elétrica e efetuar um refresh em todos os chips de memória, garantindo que os dados ali armazenados aguentem mais alguns meses. E também, existem processos do sistema operacional e de aplicativos de terceiros (antivírus) que podem acessar o dispositivo enquanto ele está conectado. Logo, sinais elétricos estarão sendo enviados para o pendrive e recebidos como resposta de sucesso ou falha na operação.

    Remover ele diretamente, é o mesmo que desligar a TV puxando a tomada. Uma vez ou outra, na pressa, não 'queima' o dispositivo ou a porta. Mas repetidas vezes, sim, isto poderá queimar o pendrive ou a porta USB onde ele estava.
  • Olá amigo,

    No seu primeiro comentário foi dito que nao é possivel fazer desfragmentaçao discos removíveis pois esta só opera em discos fixos como a unidade C.
    Mas atualmente ja existem desfragmentadores que desfragmentam Flash disks (USB), portanto, fiquemos espertos!

    um abraço e avante!
  • Sim, é verdade que existem desfragmentadores para unidades USB, entretanto, na configuração básica dos sistemas operacionais Windows, o desfragmentador de discos opera somente sobre a unidade local. E na prova do concurso, sempre é solicitada apenas a configuração original, sem aplicativos de terceiros que podem expandir a capacidade ou funcionalidades do sistema operacional.
  • Para enriquecer os comentários acima

    É permitido sim desfragmentar o pendrive, bem como corrigir erros na sua memória.

    Em Meu Computador, clica com o botão direito em cima do Pendrive e clica em propriedades, lá vai ter a opção de desfragmentar e verificar erros.

    Mas a alternativa correta não é a letra "a" pq não é obrigatório esse procedimento.
  • "Após a utilização de uma mídia removível"

    Mídia não seria CD, DVD...?
    Pen-drive também é considerado uma mídia?

    Pra mim 
    Pen-drive é "dispositivo de armazenamento de dados por memória flash"
  • "proveito até pra fazer uma pergunta pros expertos da área. Não fazer esse procedimento pode mesmo acarretar algum dano ao PC ou ao dispositivo (pendrive, cabo de câmera etc)?"

    Na verdade não costuma dar problema não.

    Só se tiver algum programa utilizando a porta usb, que tem um risco. Só que (especialmente no Windows) é difícil ter a certeza de que não tem nenhum programa acessando o USB). Mas é correr um risco sem necessidade, pois se por um acaso der o grande azar pode até corromper o pen-drive.
  • A vida é muito curta para ficar removendo o pendrive com segurança.
  • letra c

  • POR QUE O QC COLOCOU NEGRITO NA RESPOSTA CORRETA? 
  • O QC COLOCA EM NEGRITO A ASSERTIVA CORRETA HUAHAUHSUHAU ASSIM FICA MAIS FACIL DO QUE TA KEUAHUHSUE

  • Prezados,

    Quando um dispositivo está conectado pela USB o PC alimenta esse dispositivo com corrente elétrica para que ele possa ser lido e acessado, e pode ser quem uma corrente elétrica esteja passando por ele no momento que você tenta retirar o dispositivo, e fazendo isso você pode queimar o dispositivo. Usando a função remoção segura do hardware o PC para de alimentar a energia do dispositivo e ele pode ser retirado com segurança.

    Portanto a alternativa correta é a letra C

  • Já perdi um pendrive muito bom por não "remover com segurança". Acreditava que não faria mal, até ver na prática e teoria que ocorre o contrário em razão da possibilidade de transmissão de sinais elétricos mesmo que eu não esteja enviando ou recebendo arquivos.


ID
630964
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise:

I. Para que uma conexão nos navegadores seja segura, o protocolo HTTP deve ser utilizado. Neste tipo de conexão são empregados certificados digitais que garantem a autenticidade do servidor e também utilizadas técnicas de criptografia para a transmissão dos dados.

II. A utilização de certificados digitais em correio eletrônico garante a autenticidade do cliente. Nesse processo, o cliente assina digitalmente a mensagem com sua chave privada, garantindo que a assinatura seja validada somente com sua chave pública.

III. A utilização de teclados virtuais utilizados em páginas na internet é uma forma de se precaver contra softwares maliciosos que possam estar monitorando o teclado do computador.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Letra B. [com ressalva]
    O item I está incorreto, porque o HTTP não carrega mecanismos ou técnicas de proteção, como o HTTPS, SSL, etc.
    O item III está parcialmente correto, porque existem softwares que podem capturar os cliques em um teclado virtual. Mas, se este teclado virtual for 'dinâmico', como o adotado pelos bancos HSBC e Santander, o programa espião captura o local do clique, mas não sabe o que havia naquele local. Se o teclado virtual é estático, então é mais fácil identificar o que foi clicado nele com o mouse, bastando reproduzir o teclado na mesma resolução de tela usada pelo usuário.
  • Apenas venho parabenizar os comentários do colega acima. Obrigado por nos ajudar nessa disciplina tão técnica!

  • I.  Errada. "HTTP: é o Protocolo de Transferência de Hipertexto utilizado para transferência de dados na rede mundial de computadores, a World Wide Web." (pág. 324)
    II. Certa. "Um certificado vincula de modo seguro uma chave pública à entidade que mantém a chave particular correspondente." (pág. 330)
    III Certa. "As instituições financeiras desenvolveram teclados virtuais para evitar que keyloggers (softwares maliciosos) pudessem capturar informações sensíveis de usuários." (pág. 346)

    Fonte: Informática Básica para Concursos
    Autor: Vitor Figueiredo
  • Gostaria que os colegas acima escrevessem sobre o comentario da questão Q210406 escrito por Rogério, muito interessante! obrigado! vejam  que coisa!
  • I - Protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) os dados transferidos pelo protocolo HTTP não são criptografados, portanto, se um cracker capturar os pacotes transferidos pelo HTTP contendo informações pessoais será capaz de lê-los. Para resolver este problema há o protocolo HTTPS, que é o protocolo HTTP usando o protocolo de criptografia SSL (Secure Socket Layer), desta forma as informações transferidas pelo HTTPS (HTTP+SSL) são criptografadas (embaralhadas).
    II - A certificação digital é um tipo de tecnologia de segurança e identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade, Não-Repúdio (irretratabilidade) e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude ocorram.
     Resumo dos princípios
    D ISPONIBILIDADE I INTEGRIDADE C ONFIDENCIALIDADE A UTENTICIDADE Disponibilidade: garante a disponibilidade (funcionamento) de um sistema.
    Integridade: garante que os dados não sofra alteração indevida.
    Confidencialidade: garante o sigilo dos dados.
    Autenticidade: garante a identidade de uma pessoa (computador, servidor, etc.).
    Não repúdio ou irretratabilidade: impede que o emissor ou receptor negue a autoria ou o recebimento de uma mensagem transmitida.
    III- Trata de programas denomindados Keyloggers (ladrão de teclas). Um keylogger pode capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário. Há um outro programa malicioso, na verdade trata-se de uma forma avançada de Keylogger, são os programas chamados Screenloggers (ladrões de Tela). São capazes de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor (mas não do teclado!), nos momentos em que o mouse é clicado, ou armazenar a região que circunda a posição onde o mouse é clicado.
     Assertiva B correta e sem ressalvas.
  • Comentado por Fernando Nishimura de Aragao há 13 dias.
    Fernando, seu comentário acerca da opção III amplia nossos conhecimentos a respeito do tema, contudo no enunciado da opção III afirma-se:

    "III. A utilização de teclados virtuais utilizados em páginas na internet é uma forma de se precaver contra softwares maliciosos que possam estar monitorando o teclado do computador. "

    Nesse caso, especifica-se que a monitoração pelo Keylogger seria no teclado do computador. Assim sendo, o teclado virtual  não resolveria o "problema" com o cracker?
  • Apenas uma breve contribuição referente ao item III

    Os malwares espiões (spyware) que captam os movimentos do teclado são chamados KEYLOGGER, como bem afirmado no item.
    Já os que captam movimentos do mouse são chamados SCREENLOGGER.
  • SEM RESSALVAS E ACABOU A HISTÓRIA DE MENINO NOVO , LETRA B .
  • Prezados, vamos analisar os itens.

    O item I está errado pois para uma conexão segura deve ser usado o protocolo HTTPS
    O item II está correto pois o certificado digital garante a que a mensagem é autêntica.
    O item III está correto pois o teclado virtual é um mecanismo de segurança que mitiga os keyloggers, programas que ficam monitorando tudo que o usuário digita a fim de descobrir qual senha ele está utilizando.

    Portanto a alternativa correta é a letra B


ID
631087
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para que um arquivo criado pelo Writer, do pacote BrOffice, possa ser aberto em versões de Microsoft Word que não suportem o seu formato padrão, o usuário deverá selecionar a opção

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    (b) O menu Ferramentas não possui o item Exportar, assim como o menu Editar (c) não possui o item Propriedades. Estas duas opções estão no menu Arquivo, do Writer. A letra D não existe. E a letra E está 'parcialmente correta'. No menu Ferramentas existe o item Filtros XML, mas não é para criar um filtro, apenas selecionar um existente para filtragem XML (e não o formato DOC).
  • Gente, a opção savar como por acaso não pressupoe que o arquivo já foi aberto?

    Não entendi.......
  • Ana, não entendi bem sua pergunta, mas acho q é isso:

    qdo criamos um arquivo pela 1ª vez, clicamos em Salvar Como, e aí podemos criar o nome do arquivo, salvar c/formato desejado..

    qdo o arquivo já existe e estamos apenas o modificando, aí clicamos em Salvar. Não vai abrir janela alguma, já q as informações já foram dadas no momento de sua criação.

    Se, no momento de nossa criação, clicarmos direto no ícone do disquete (salvar), por exemplo, aí sim vai abrir o Salvar Como de qq jeito, já q o arquivo ainda ñ existe.

    Bons estudos! Não desanimem!
  • Ana, acho que entendi sua pergunta, na verdade o usuário deverá utilizar a opção "Salvar Como" abrindo o documento no Writer ainda, espero ter contribuído

  • Prezados,

    A opção Salvar como do Writer permite que o arquivo seja salvo em formatos distintos, tais como PDF, DOC e DOCX, portanto é através da opção Salvar como que podemos salvar o arquivo para que ele seja aberto em versões do Word que não suportem o formato odt.

    Portanto a alternativa correta é a letra A

ID
631348
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para evitar invasão aos sistemas de uma empresa, é recomendado que se use em cada máquina uma senha para o que o login, para maior segurança, deve conter

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais variações nas senhas será melhor para uma maior segurança. Letras misturadas com números é mais difícil de ser invadida.
  • Vamos para as erradas:
    A) Palavras pertencentes a algum dicionário são facilmente decifráveis, pois existem programas que comparam as senhas a um dicionário predeterminado de palavras.
    B) Variações de nome de usuário e/ou escritas inversas,são facilmente decifráveis por alguém que tenha algum conhecimento dos dados de quem acessa o sistema de uma empresa (outro funcionário de setor/departamento mal intencionado por exemplo).
    C) Sequências são rapidamente quebradas por qualquer software de quebra de senhas por força bruta (ánalise de combinações), ou mesmo deduções manuais de sequências comuns (abcd, 1234, etc.)
    E) Palavras e números com fácil memorização são realmente boas para o usuário não esquecer, mas péssimas para a segurança, pela obviedade de associação e/ou simplicidade.
    Quem tem o objetivo de ser "hacker" para quebrar a segurança de acesso de uma empresa, não precisa ser um gênio. Se a política de segurança desta não for bem implementada, algumas ferramentas simples e um pouco de engenharia social bastam para violar a segurança.

  • Pessoal, pelas aulas de informática que já assisti sobre segurança da informação, o professor avisou que uma boa senha é aquela que mescla letras e números.
    Também é bom trocar as senhas a cada 6 meses.
    Ainda, uma boa dica é usar caracteres coringa, quais sejam: /*?! entre outros.
    Bons estudos.
  • PROCEDIMENTOS UTILIZADOS EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:

    -USO DE SENHAS FORTES: as senhas devem possuir complexidade em sua digitação, como alternar letras maiúsculas e minúsculas, além da inserção de outros caracteres, como números e símbolos.

  • Questão polêmica, porque minha senha sempre foi a data do meu aniversário, inclusive a minha senha de acesso do QC, e ninguém nunca invadiu meu e-mail nem meu ICQ.
  • A recomendação para o uso de senha na internet é a variação de letras e numeros.

ID
631360
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A interpretação dos resultados em estudos epidemiológicos depende da avaliação dos possíveis erros, aleatórios ou sistemáticos, que poderiam explicar as associações encontradas, ou o fato de não se encontrar algumas associações. Tabagismo se confirmou como fator de risco para o câncer de laringe OR = 4,20 (IC 95% 1,73 – 10,22). Dessa forma, na análise do estudo, esse fator pode se constituir como

Alternativas

ID
631363
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os solventes clorados formam um grande grupo de substâncias muito usadas tanto em indústrias como em laboratórios. Essas substâncias são consideradas principalmente

Alternativas

ID
631366
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O retardo mental e somático pode ser permanente quando associado à deficiência do hormônio tireoidiano nas fases pré-natal e neonatal, provocando o cretinismo, efeito grave e irreversível do hipotireoidismo materno. São agentes etiológicos ocupacionais para o hipotireodismo decorrente de substâncias exógenas:

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!

ID
631369
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dentre os agentes de natureza ocupacional produtores de metahemoglobinemia destacam-se

Alternativas

ID
631372
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na investigação clínica de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, da coluna cervical, podemos realizar a manobra de Spurling, que é feita com o paciente em

Alternativas

ID
631375
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dada a complexidade do conceito de saúde, a tarefa de mensurá-la também é complexa. Indicador de saúde é em geral usado para medir aspectos não sujeitos à observação direta, como normalidade e felicidade. Com relação à construção de indicadores de saúde, considere:

I. Validade diz respeito à obtenção de resultados semelhantes, quando a mensuração é repetida.

II. A questão do sigilo se aplica somente à clínica, não devendo ser considerada quando se trata da construção de indicadores de saúde.

III. Morbidade e mortalidade são consideradas indicadores de saúde.

IV. Indicadores demográficos também são considerados indicadores de saúde.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito alternativa D

    Abaixo os atributos de um indicador:

    A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (freqüência de casos, tamanho da população em risco etc.) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados etc.). O grau de excelência de um indicador deve ser definido por sua:

    validade (capacidade de medir o que se pretende) e confiabilidade (reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares).

    Em geral, a validade de um indicador é determinada por sua sensibilidade (capacidade de detectar o fenômeno analisado) e especificidade (capacidade de detectar somente o fenômeno analisado). Outros atributos de um indicador são: mensurabilidade (basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir), relevância (responder a prioridades de saúde) e custo-efetividade (os resultados justificam o investimento de tempo e recursos).


ID
631378
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A classificação das doenças relacionadas ao trabalho, proposta por Shilling em 1984 e largamente utilizada, propõe a divisão dessas doenças em 3 grupos ou categorias, de acordo com a contribuição dos fatores de risco ocupacionais para o desenvolvimento ou agravamento da doença. De acordo com tal classificação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Grupo I: Doenças em que o Trabalho é causa necessária, tipificadas pelas “doenças profissionais”, strictu sensu, e pelas intoxicações profissionais agudas.
    Grupo II: Doenças em que o Trabalho pode ser uma fator de risco, contributivo, mas não necessário, exemplificadas por todas as doenças “comuns”, mais freqüentes ou mais precoces em determinados grupos ocupacionais, e que, portanto, o nexo causal é de natureza eminentemente epidemiológica. A Hipertensão Arterial e as Neoplasias Malignas (Cânceres), em determinados grupos ocupacionais ou profissões constituem exemplo típico.;
    Grupo III: Doenças em que o Trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou pré-existente, ou seja, com causa, tipicadas pelas doenças alérgicas de pele e respiratórias e pelos distúrbios mentais, em determinados grupos ocupacionais ou profissões.


ID
631381
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No estágio mais avançado da evolução clínica da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) o trabalhador encontra dificuldade para ouvir a voz de familiares e de colegas de trabalho. Os sons são percebidos de maneira distorcida, fenômeno já descrito como “rádio mal sintonizado”, que é devido

Alternativas

ID
631390
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No estudo do câncer ocupacional, a identificação de carcinógenos químicos constitui ainda hoje um grande desafio. A epidemiologia molecular tem sido incorporada em nosso meio e visa identificar biomarcadores que possam detectar sinais precoces e específicos de exposição ou mesmo de doença em populações de risco. Os biomarcadores que permitem avaliar o prognóstico da doença são do tipo de

Alternativas

ID
631393
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Dermatite de contato é a dermatose ocupacional mais comum. É caracterizada por dermatite eczematosa nos locais de exposição ao agente causal e melhora com a sua remoção. O tratamento precoce pode diminuir o tempo de evolução das lesões e evitar sequelas. O tratamento medicamentoso de formas localizadas de dermatite de contato irritativa, com lesões descamativas e liquenificadas é feito com

Alternativas

ID
631396
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Doenças infectoparasitárias podem ser consideradas doenças relacionadas com o trabalho, uma vez que tenha sido estabelecido o nexo causal. A forma de avaliação para o estabelecimento desse nexo é fundamentalmente baseada na

Alternativas

ID
631399
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Neutropenia é o achado laboratorial mais evidente e de maior importância clínica. No tipo fulminante, os sintomas surgem rapidamente. Tremores, febre alta e prostração são evidentes. Ulcerações gangrenosas podem ser detectadas. Esse quadro clínico, encontrado na hematopatologia relacionada com o trabalho, refere-se a

Alternativas

ID
631402
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De maneira geral, o comportamento dos metais pesados é de acúmulo no organismo. São lentamente absorvidos, acarretando aumento gradativo da concentração do elemento nos tecidos. Para um desses metais, a exposição a elevadas concentrações pode causar queixas digestivas, periodontites, estomatite grave com perda de dentes e infecções bacterianas secundárias nas gengivas. Trata-se do

Alternativas
Comentários
  • A exposição cronica (hidrargismo) do mercúrio metálico ou elementar pode causar queixas digestivas, periodontites, estomatite grave com perda de dentes e infecções bacterianas secundárias nas gengivas.


ID
631405
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em toxicologia, a interação sistêmica pressupõe a absorção da substância tóxica através da pele, mucosas, via respiratória ou gastrointestinal e é a mais importante interação. Para produzir os efeitos biológicos, após a absorção, as substâncias, nos tecidos, podem ligar-se a locais críticos, em geral,

Alternativas

ID
631408
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com o PCMSO da empresa em que o Dr. XYZ trabalha como médico do trabalho, o Sr. JCC, sexo masculino, 36 anos, deve realizar exame audiométrico, dentre outras avaliações. Assim, JCC entra na sala de XYZ e pergunta porque deve fazer tal exame. Em consonância com os conceitos de rastreamento de doenças (screening), XYZ responde a JCC que ele deve fazê-lo porque esse exame está inserido

Alternativas

ID
631411
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com o anexo ll (Agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho) do Decreto No 6.957, de 9 de setembro de 2009, que altera o Regulamento da Previdência Social, o fator de risco de natureza ocupacional relacionado a Aterosclerose é:

Alternativas

ID
631414
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O conhecimento da fisiologia muscular é de fundamental importância para a compreensão do desenvolvimento da fadiga e das doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT). De acordo com os conceitos da ergonomia e da biomecânica, é correto afirmar:

Alternativas

ID
631417
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A ergonomia aplicada ao trabalho é utilizada para encontrar soluções que proporcionam conforto e segurança para indivíduos que exercem suas atividades em diversas áreas produtivas. Assim, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gostaria muito de saber o porquê da alternativa B ser a correta. Obrigado!

ID
631420
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR32, que tem a finalidade de estabelecer diretrizes para implementar medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, é correto assegurar:

Alternativas
Comentários
  • Com relação à exposição acidental aos agentes biológicos, a identificação dos responsáveis para a aplicação das medidas pertinentes deve estar registrada no PCMSO.


ID
631423
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em conformidade com a NR17-Ergonomia, cujo Anexo II estabelece parâmetros para a execução das atividades de teleatendimento/telemarketing, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!

ID
631426
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NR7- Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) 7.2.3 O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

    b) 7.3.1 Compete ao empregador: b) custear, sem ônus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;

    c) 7.4.3.3 no exame de retorno ao trabalho, deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

    d) 7.4.3.1 no exame médico admissional, deverá ser realizada antes que o trabalhador assuma suas atividades;

    e) CORRETA.

  • Gab: E

     

    7.4.2.1 Para os trabalhadores cujas atividades envolvem os riscos discriminados nos Quadros I e II desta NR, os exames médicos complementares deverão ser executados e interpretados com base nos critérios constantes dos referidos quadros e seus anexos. A periodicidade de avaliação dos indicadores biológicos do Quadro I deverá ser, no mínimo, semestral, podendo ser reduzida a critério do médico coordenador, ou por notificação do médico agente da inspeção do trabalho, ou mediante negociação coletiva de trabalho.

     

     

    3.4.2. O intervalo entre os exames audiométricos poderá se reduzido a critério do médico coordenador do PCMSO, ou por notificação do médico agente de inspeção do trabalho, ou mediante negociação coletiva de trabalho.

     

     


ID
631429
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em conformidade com os princípios éticos e legais da medicina do trabalho, é correto afirmar:

Alternativas

ID
631432
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação ao formulário do PPP-Perfil Profissiográfico Previdenciário, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 350. Para a identificação do nexo entre o trabalho e o agravo, que caracteriza o acidente do trabalho, a perícia médica do INSS, se necessário, poderá ouvir testemunhas, efetuar pesquisa ou realizar vistoria do local de trabalho ou solicitar o PPP diretamente ao empregador para o esclarecimento dos fatos.

     

     


ID
631435
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um trabalhador, cuja atividade principal é o processamento eletrônico de dados em terminais de vídeo, apresentou quadro clínico inicial de tendinite em punhos, que foi identificado como LER/DORT. Foi encaminhado pelo médico assistente à Previdência Social, devido à necessidade de afastamento de 30 dias. Não foi emitida CAT pelo empregador. É correto afirmar que

Alternativas

ID
631438
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O trabalhador recém-contratado de uma empresa de reciclagem de sucatas utilizou maçarico para cortar peças metálicas provenientes da tubulação de uma usina hidrelétrica. Poucas horas após ter iniciado a operação, queixou-se de fortes dores abdominais e interrompeu o trabalho; no pronto socorro, a hipótese diagnóstica foi de apendicite aguda, mas o procedimento de laparotomia exploradora não evidenciou nenhuma alteração. Posteriormente, foi realizado um exame toxicológico que confirmou alterações decorrentes de exposição maciça a chumbo; no entanto, o trabalhador foi a óbito devido a complicações da cirurgia. Com base nos dados, é correto concluir:

Alternativas

ID
631441
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As autoridades sanitárias do SUS receberam informações de um acidente ocorrido com um prensista de 18 anos de idade, que sofreu amputação do quarto e quinto quirodáctilos direitos; teve sua mão prensada ao colocá-la na zona de operação de uma prensa mecânica de engate por chaveta, acionada por comando bimanual. O acidente ocorreu enquanto o trabalhador tentava ajustar uma peça mal posicionada, após sete horas de trabalho. Trabalhava na empresa há uma semana. A equipe de vigilância em saúde do trabalhador dirigiu-se à empresa para investigar o acidente e verificou que o sistema de comando bimanual não apresentava defeito. De acordo com a situação supracitada, é correto afirmar:

Alternativas

ID
631444
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São considerados agravos de notificação compulsória para registro no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação):

Alternativas
Comentários
  • Conforme LISTA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA da Portaria 204/2016, devem ser notificados:

    -Acidentes de Trabalho com exposição a material biológico e

    -Acidentes de trabalho grave, fatal e em criancas e adolescentes.

    Dentre outros....

    BONS ESTUDOS!!


ID
631447
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os estudos de psicodinâmica do trabalho realizados por Christophe Dejours desde 1987 destacam a organização do trabalho como um dos principais antecedentes da relação entre o prazer e o sofrimento. Nesse contexto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    ... Dejours (1987)... afirma que podem ocorrer vivências de prazer e/ou de sofrimento no trabalho, expressas por meio de sintomas específicos relacionados ao contexto sócio-profissional e a própria estrutura de personalidade.


    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931995000100009&script=sci_arttext


ID
631450
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à organização do trabalho em grupos nas indústrias, é correto afirmar:

Alternativas

ID
631453
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A reestruturação produtiva realizada no Brasil em vários setores da economia, com mais intensidade a partir da década de 1990,

Alternativas

ID
631456
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com relação ao trabalho realizado em turnos é correto afirmar:

Alternativas

ID
631459
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando os conceitos de cronobiologia e trabalho noturno, é correto afirmar:

Alternativas

ID
631462
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

NÃO é possível realizar monitorização biológica da exposição para

Alternativas

ID
631465
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um agente de controle de trânsito de uma grande metrópole do Brasil foi atendido no CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) com queixa de dispnéia progressiva. Trabalhou durante vinte anos no centro da cidade, em meio à poluição; nunca fumou. A equipe médica identificou enfisema pulmonar e o relacionou à exposição a

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Bons estudos!

ID
631468
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre a investigação de acidentes de trabalho, é correto afirmar:

Alternativas

ID
631471
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em relação à aplicação do PPRA e das medidas de higiene industrial, é correto afirmar que

Alternativas

ID
631792
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As comunicações e o colapso da ética

O que leva um jovem profissional a considerar “normal”
que uma empresa de comunicação se alie a um governo ou aos
interesses de um poderoso grupo de anunciantes e que seu
jornalismo deliberadamente omita, distorça e manipule informa-
ções? Por que as constatações de que “todos fazem do mesmo
jeito”, “se não fizer assim não sobrevive”, “esse é o jogo jogado”
etc. se tornam suficientes para que profissionais se ajustem
inteiramente ao “sistema”? Essas, obviamente, não são ques-
tões novas e, certamente, não se restringem ao campo profis-
sional das Comunicações – uma forte razão, aliás, pela qual
não podem ser ignoradas.
Em seu livro Jornalismo na era virtual: ensaios sobre
o colapso da razão ética
, Bernardo Kucinski chama a atenção
para o fato de que jovens jornalistas rejeitam a possibilidade de
uma ética porque “o desemprego estrutural fez da competição
com o próprio companheiro uma necessidade de sobrevivência,
e nesse ambiente as éticas socialmente constituídas cederam
espaço a uma ética de cada indivíduo. Cada um tem o dever de
pensar antes de tudo em si mesmo, em seu projeto de vida.
Uma ética em que o dever é definido como negação do social,
como celebração da individuação ética".
As ponderações de Kucinski nos ajudam a compreender
o que está acontecendo com os jovens profissionais em disputa
no mercado, e vão muito além do próprio campo das Comunica-
ções. Falam dos valores e das práticas que dominam o nosso
tempo de pensamento único e capitalismo globalizado. Que
diferença entre essas práticas e a recomendação do velho jor-
nalista norte-americano Joseph Pulitzer, que no tão remoto ano
de 1904 alertava: “É a ideia de trabalhar para a comunidade,
não para o comércio ou para si próprio que deve nortear as
preocupações de todo jornalista”.
Atravessamos no Brasil um período de profundas trans-
formações que implicará importantes mudanças estruturais re-
gulatórias da natureza e das atividades do sistema de comu-
nicações. Dessas transformações vai surgir um novo perfil (já
em construção, aliás) de profissionais e uma nova correlação de
forças entre os envolvidos no setor. Cuidemos todos para que
não se consagre de vez o prestígio cínico de um vazio ético.
(Adaptado de Venício A. de Lima, Observatório da imprensa)

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

Alternativas
Comentários
  • A- Para o fato de + a = da competição
    B- A disputa tráz consigo...
    C- Onde = lugar. o certo seria: "Dizem respeito a questões cujas respostas são difíceis.
    D - certa.
     
  • Não entendi por que a assertiva A está incorreta.
  • Guilherme, a redação precisa ser clara e correta...

    "Há quem suponha que o desemprego estrutural do nosso tempo propicie uma razão, ainda que justificável, para o fato de a competição abolir a ética e seus valores congêneres."


    Na verdade, o que o autor do texto quer expressar é o seguinte:

    O desemprego, ainda que possa ser considerado como um dos motivos para tal atitude, não justifica (não torna legítma) a abolição da ética.


    Da forma como a frase está originalmente redigida esse sentindo é disvirtuado... O mais correto seria:

    "Há quem suponha que o desemprego estrutural do nosso tempo propicie uma razão, ainda que justificável injustificável, para o fato de a da competição abolir a ética e seus valores congêneres."


    Espero ter esclarecido sua dúvida.
    Um abraço.
    : )
  • Erro da letra A:
    a) Há quem suponha que o desemprego estrutural do nosso tempo propicie uma razão, ainda que jus- tificável, para o fato de a competição abolir a ética e seus valores congêneres. (deveria ser da competição).


    Qual seria o erro da letra E.?

    Abc,
  • Não consigo ver o erro da alternativa A. Não se pode nem argumentar que poderia haver um paralelismo sintático, já que se usou "do nosso tempo"....... Não me parece haver erro. Se alguém puder postar a solução dessa dúvida. Depois, a letra E está errada pois seria correto "os parece demoverem" e não demover, já que se refere a os=profissionais.
  • A flexão "demover" na letra "E" está correta. O sujeito de demover é "ética", enquanto "os profissionais" é objeto.

    "... os profissionais da imprensa, cuja ética não os parece demover". = A ética não parece demover os profissionais.

    Não tenho certeza, mas o que acredito estar errado na letra "E" é a regência nominal de "comparação".
    A comparação é feita ENTRE uma coisa E outra.
    Na assertiva foi utilizado ENTRE e COM.

    Bons estudos!
  • Não há erro nenhum na letra A.
    Quando se usa "fato de alguma coisa" deve-se usar com a preposição separada "de a", "de o",  pois 1) Não existe sujeito preposicionado; e 2) para não se confundir com o "de+a = da", "de+o=do", que nos dão ideia de posse (ideia de posse existente na passagem "desemprego estrutural do nosso tempo" - perfeita, o desemprego citado é o "pertencente" ao nosso tempo! por isso o de+o não só pode como devem ser contraídos = do).
    .
    Na E, o erro está, como já apontado, na relação estabelecida com a preposição "entre":
    O correto é "entre um E outro", e não "entre um COM outro".
    .
    A letra D está correta. Mas a A também está!
  • Pessoal, pra mim o erro da letra A é que a palavra "justificável", deveria ser trocada por "injustificável" para que a redação fique CLARA!
  • O erro da letra A está em " ainda que justificável". Isso faz com que a clareza fique comprometida.
  • Parabéns Paulo,

    Você comenta todas as questões de várias disciplinas....

    Acho que deve ter comentário seu até nas áreas biológicas e exatas....Esse é fera!!!

    Abraços e bons estudos a todos...
  • Acredito que na alternativa A o "ainda que" funciona como uma conjunção subordinativa concessiva e, assim sendo, possui um sentido de contradição sutil. Para que seja preservada e mantida essa idéia, no contexto dado, o termo a ser utilizado deveria ser "injustificável" e não "justificável", como apareceu.
  • Tecerei o mesmo comentário que fiz numa outra questão idêntica.
    Acredito que na alternativa A o "ainda que" funciona como uma conjunção subordinativa concessiva e, assim sendo, possui um sentido de contradição sutil. Para que seja preservada e mantida essa idéia, no contexto dado, o termo a ser utilizado deveria ser "injustificável" e não "justificável", como apareceu.
  • na letra E, o erro estaria no "com" que deveria ser "nem". Ou seja, nem uma coisa nem outra. concordam comigo?
  • Erro da letra A:

    Há quem suponha que o desemprego estrutural do nosso tempo propicie uma razão, ainda que justificável, para o fato de a competição abolir a ética e seus valores congêneres. - o pronome possessivo foi empragado de modo incorreto, gerando ambiguidade e não deixando o texto claro (valores congêneres de quem?)
  • alguem poderia me explicar porque a letra E esta errada 

  • @katianne Assunção: acho que esse "cuja ética" ficou muito longe do "jornalista", daí a frase já se torna bem difícil de entender.

  • a) Há quem suponha que o desemprego estrutural do nosso tempo propicie uma razão, ainda que INJUSTIFICÁVEL, para o fato de a competição abolir a ética e seus valores congêneres. (CLAREZA)

     

     b) A disputa de mercado no campo das comunicações atuais TRAZ consigo uma irrelevância para com os valores éticos - razão de uma grande preocupação social.

     

     c) Todas as perguntas elaboradas no início do texto dizem respeito a questões cujas respostas são difíceis, embora previsíveis, por conta do fatalismo e da acomodação ética.

     

     d) A preocupação com os leitores, que deveria nortear a ação dos jornalistas, deu lugar a um inaceitável individualismo, de cínico prestígio entre os jovens profissionais. (PERFEITA)

     

     e) Não há nem termo de comparação ENTRE as preocupações do velho jornalista norte-americano citado E os profissionais da imprensa atual, cuja ética não os parece demover.

     


ID
631798
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal brasileira, concederse-á mandado de injunção

Alternativas
Comentários
  • Resposta E

    a) para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas-data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública.
    Mandado de Segurança - Art. 5ºLXIX CF

    b) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. Habeas Data - art.5º, LXXII, a, CF.

    c) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Habeas Data - art.5º, LXXII, b, CF.

    d) para assegurar o conhecimento de informações relativas à terceira pessoa, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
    Mandado de Segurança


    e) sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania. Mandado de Injunção Art. 5º LXXI, CF.




  • Art. 5º da CF/88 - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    (...)
    LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
  • O mandado de injunção é fundamentado no artigo 5º, inciso LXXI da Constituição Federal de 1988 e na Lei 8.038/90, no seu artigo 24. Conceitua-se por ser um remédio constitucional à disposição de qualquer pessoa (física ou jurídica) que se sinta prejudicada pela falta de norma regulamentadora, sem a qual resulte inviabilizado o exercício de seus direitos, liberdades e garantias constitucionais. Ou seja, é para suprir a falta de uma lei.

    Tem como natureza jurídica ser uma ação constitucional de caráter civil e de rito sumário. O pressuposto para a ação é não haver regulamentação sobre o direito constitucionalmente garantido. Cabe exclusivamente contra o poder público, pois tem que haver omissão deste em relação a legislar sobre esse direito.

    Não cabe: quando o direito não for garantido pela Constituição; contra lei infraconstitucional; quando a omissão for suprida por projeto de lei ainda não aprovado pelo Congresso Nacional; ou quando houver norma regulamentadora, ainda que omissa (há correntes contrárias quanto a esse último ítem).

    A declaração de existência da omissão caracteriza a mora a favor do impetrante, sendo ordenado ao Legislativo que a conserte, sem procedimentos ou prazo para regularização. Compete julgar o mandado de injunção àqueles compreendidos no artigos 102, 105, 121 e 125 da Constituição Federal.

    Não é admitido liminar nessa ação porque têm-se que esperar a resposta do órgão julgador em dizer se existe a omissão ou não quanto à norma. Os procedimentos para a ação são os mesmos cabíveis no mandado de segurança, no que for legal.

    O mandado de injunção é declaratório e mandamental. Declaratório porque reconhece a omissão e mandamental porque o julgador manda a quem tem competência legislar sobre o assunto, regulamentando-o.

    Quanto ao mandado de injunção coletivo, o mesmo é cabível no que for cabível o mandado de segurança, no qual as entidades impetrantes visam a garantir os direitos omissos de seus associados.
  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:


    LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania
  • Letra A - Mandado de Segurança
    Letra B - Habeas Data
    Letra C - Habeas Data
    Letra D - Habeas Data. Apesar de ser personalíssimo, de acordo com o ministro Arnaldo Esteves de Lima, o cônjuge é parte legítima para propor, caso haja recusa ou demora do órgão detentor dos registros em conceder os documentos solicitados. Fonte: http://www.conjur.com.br/2008-jan-24/habeas_data_solicitado_terceiros 
    Letra E - Mandado de Injunção - CORRETA
  • cuidado com a alternativa D, a qual assevera o seguinte:  para assegurar o conhecimento de informações rela- 0tivas à terceira pessoa, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
    CUIDADO, NESTE CASO NÃO CADE HABEAS DATA, MAS SIM MANDADO DE SEGURANÇA.
    Pedro Lenza ensina que, havendo recusa no fornecimento de certidões, ou informações de TERCEIROS o remédio próprio é o mandado de segurança. Se o pedido for para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, assim sim é caso de habeas data, conforme assevera a alternativa da letra B.

    Bons estudos!
  • Alternativa E

    O mandado de injução (art. 5°, LXXI, CF), pode ser impetrado sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

    É o que podemos avaliar como uma supressão de omissão legislativa relativa a regulamentação de direitos previstos constitucionalmente. 


    Digamos que se tivermos uma norma de eficácia limitada, por exemplo, que ainda não produza totalmente seus efeitos porque ainda não foi produzida lei regulamentadora, será cabível o mandado de injunção contra o órgão responsável pela omissão, buscando-se a edição da norma.
  • Ipsis literis art. 5º da CF:

    LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
  • PALAVRAS CHAVES: 

    a) Direito liquido e certo = M. S 
    b) Conehcimento de Informa'coes= H. D
    c) Retificar dados= H.D
    d) Conhecimento de Informa'coes= H.D
    E) Nacionalidade, Soberania, Cidadania = M.I 
  • a letra D nao é HD, mas SIM MS. " para assegurar o conhecimento de informações relativas à terceira pessoa, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público."

    Informação de terceiro e nao do impetrante!

    Bons estudos!
  • Um dos problemas fundamentais do direito constitucional moderno está em encontrar meios adequados para tornar efetivos direitos, que por ausência de uma legislação integradora, permaneçam inócuos. A constituição vigente, na tentativa de coibir excessos de inaplicabilidade, vem inovar com esse remédio, sem precedente.

     

    ART. 5o, LXXI – “conceder-se-á o Mandado de Injunção sempre que a falta de norma regulamentadora tornar inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania, à cidadania.

     

    Assim aquele que se considerar titular de qualquer direito, liberdade ou prerrogativa, inviável por falta de norma regulamentadora exigida ou imposta pela Constituição, poderá utilizar-se deste remédio.

     

    O Mandado de Injunção toma por finalidades exigíveis e acionáveis os DIREITOS HUMANOS E SUAS LIBERDADES que a Constituição não protege por falta de norma regulamentadora.

     

    Sendo o modo pelo qual se pode exigir a viabilidade do exercício dos direitos e das legalidades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à cidadania, à soberania, na falta de norma regulamentadora. O Mandado de Injunção visa determinar a sua compulsoriedade.

     

    A tutela da Mandado de Injunção alcança os direitos submetidos ao título II da Constituição, aí incluídos obviamente os direitos de nacionalidade, os políticos e também os relativos à soberania nacional, um direito individual dela extraído.
    (site lfg)
     

  • Alguns conceitos:


    mandado de injunção 
    Art. 5º LXXI  conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

     ação popular :Art. 5º LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    habeas data: definido no art. 5º  LXXII. é a ação adequada para que o impetrante tenha acesso a informações a seu respeito, constantes de bancos de dados oficiais ou públicos e, se quiser, por meio da mesma ação, fazer a retificação dos dados encontrados de modo a ajustá-los à realidade e à verdade. Tem, assim, uma dupla função: conhecimento e retificação.

    Mandado de Segurança: definido no art.5º LXIX. Tem por objeto a defesa de direitos líquidos e certos que não sejam amparados por habeas corpus ou habeas data., quando o responsável pela ilegalidade e abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público. (lembrando que o mandado de segurança Coletivo pode ser impetrado por: 1. partido político com representação no Congresso Nacional; 2. organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.)
                            
    Habeas Corpus: definido no Art. 5º LXVIII. Protege direito líquido e certo de locomoção (ir, vir, ficar), contra todos os atos que restrinjam ou impeçam esse direito, vindo de autoridade judiciária, do MP ou de pessoa física.


    Bons estudos!

     

  • LETRA E

    Art. 5º LXXI  conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
  • Letra A: Mandado de Segurança
    Letras B, C e D: Habeas-Data
    Logo, a correta é a Letra E. É questão de decoreba essa.
  • Peço, mais uma vez, licenca ao amigo Roberto Schafer para colocar mais uma dica:

    Mandado de Injuncao = lembrar da CSN  (siderúrgica)

    C idadania
    S oberania
    N acionalidade

  • LETRA E

    ART. 5°, INCISO LXXI,  Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
  • letra D, é habeas data, ou mandado de segunrança? a questão fala sobre informações relativas a terceiros, e não da pessoa do impetrante...
  • Caros colegas,

    No que tange a polêmica relacionada a questão D, concordo com o colega Gustavo Araújo, tendo em vista que o Mandado de Segurança possui natureza residual, conforme dispõe da CF: “Art. 5º, inciso LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas-corpus ou habeas-data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”
    Entendo que a questão em tela não está amparada por Habeas-data, tendo em vista que esse serve para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante.
    Sendo assim:
    a) Direito liquido e certo = M. S. 
    b) Conhecimento de Informações= H. D.
    c) Retificar dados relativos ao impetrante= H.D.
    d) Conhecimento de Informações relativas a terceiros= M.S.
    E) Falta de norma regulamentadora = M.I.
    Espero ter contribuído !
    Bons estudos a todos ...
  • O mandado de injunção pode ser intentado por qualquer pessoa física ou jurídica, que se veja impossibilitada de exercer um determinado direito constitucional por falta de norma que o regulamente. O mandado de injunção não é gratuito e para sua impetração, é necessária a assistência de advogado.
  • a) para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas-data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública. É o  Mandado de Segurança - art. 5º LXIX













    b) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. Habeas Data - art. 5º LXXII "a" 









    c) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Habeas Dataart. 5º LXXII "b"







     
     



    d) para assegurar o conhecimento de informações relativas à terceira pessoa, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. (a pessoa do ImpetranteHabeas Data - art. 5º LXXII "a" 











    E) sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania - restosta correnta conforme art. 5º LXXI
  • INFORMAÇÕES ADCIONAIS

    O MI PODE TRATAR DE OMISSÃO TOTAL OU PARCIAL


    STF PASSOU A ADOTAR A POSIÇÃO CONCRETISTA GERAL - COM MI PASSA-SE A RESOLVER O CASO CONCRETO, NÃO APENAS DO IMPETRANTE MAS DE TODOS QUE SE ENCONTREM NA MESMA SITUAÇÃO FÁTICA

  • SEGUE UM DETALHAMENTO MAIOR PARA NOSSOS ESTUDOS SOBRE O MANDADO DE INJUNÇÃO
    O mandado de injunção é fundamentado no artigo 5º, inciso LXXI da Constituição Federal de 1988 e na Lei 8.038/90, no seu artigo 24. É um dos remédios-garantias constitucionais, sendo, segundo o STF, uma ação constitucional usada em um caso concreto, individualmente ou coletivamente, com a finalidade de o Poder Judiciáriodar ciência ao Poder Legislativo sobre a omissão de norma regulamentadora que torne inviável o exercício dos direitos e garantias constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, soberania, e cidadania
    O pressuposto para a ação é não haver regulamentação sobre o direito constitucionalmente garantido. Cabe exclusivamente contra o poder público, pois tem que haver omissão deste em relação a legislar sobre esse direito.
    Não cabe: quando o direito não for garantido pela Constituição; contra lei infraconstitucional; quando a omissão for suprida por  projeto de lei  ainda não aprovado pelo Congresso nacional ; ou quando houver norma regulamentadora, ainda que omissa (há correntes contrárias quanto a esse último item).
    Bons estudos!!

  • Pessoal, vejo muita gente aqui se confundindo no que diz respeito a alternativa D !


    O Habeas Data só é o remédio constitucional certo para assegurar informações relativas a pessoa do impetrante. No caso em tela, as informações que se pretendem obter, dizem respeito à terceira pessoa, logo o remédio constitucional adequando é o Mandado de segurança e não Habeas data como muitos disseram acima.

    Para facilitar:

    Informações relativas a pessoa do impetrante  = Habeas data
    Informações relativas à terceira pessoa  = Mandado de segurança

    Bons estudos

  • Embora a FCC exija a literalidade da lei nessa questão, conhecimento nunca é demais, então, segue a doutrina de Dirley da Cunha Júnior e Marcelo Novelino, CF para concursos, 2012, p. 132:
    "O cabimento do mandado de injunção tem como pressuposto:
    I) a existência de um direito constitucional de quem o invoca;
    II) o impedimento de exercê-lo em virtude de norma regulamentadora (lacuna técnica).
    A legitimidade ativa é atribuída ao títular de um direito constitucionalmente assegurado, cujo exercício esteja inviabilizado pela ausência da norma infraconstitucional regulamentadora. A impetração do mandado de injunção coletivo tem sido admitida pela jurisprudência do STF. Nesse caso, aplica-se, por analogia, o disposto em relação ao mandado de segurança coletivo (CF, art. 5º, LXX)
    A legitimidade passiva é atribuída com exclusividade ao órgão ou autoridade estatal que tenha o dever de elaborar a norma regulamentadora, não sendo passível o litisconsórcio passivo."
  • Letra (e)


    "Cabível é o mandado de injunção quando a autoridade administrativa se recusa a examinar requerimento de aposentadoria especial de servidor público, com fundamento na ausência da norma regulamentadora do art. 40, § 4º, da CR." (MI 4.842-AgR, rel. min. Cármen Lúcia, julgamento em 6-3-2013, Plenário, DJE de 1º-4-2013.)

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    “Para ser cabível o mandado de injunção, não basta que haja eventual obstáculo ao exercício de direito ou liberdade constitucional em razão de omissão legislativa, mas concreta inviabilidade de sua plena fruição pelo seu titular. Daí por que há de ser comprovada, de plano, a titularidade do direito (...) e a sua inviabilidade decorrente da ausência de norma regulamentadora do direito constitucional.” (MI 2.195-AgR, voto da rel. min. Cármen Lúcia, julgamento em 23-2-2011, Plenário, DJE de 18-3-2011.) No mesmo sentidoMI 2.757, rel. min. Gilmar Mendes, decisão monocrática, julgamento em 5-3-2012, DJE de 9-3-2012; MI 624, rel. min. Menezes Direito, julgamento em 21-11-2007, Plenário, DJE de 28-3-2008.



  • GABARITO: E

    LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;