SóProvas



Prova FUNDATEC - 2017 - Prefeitura de Esteio - RS - Educador Social


ID
5325358
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, considere a seguinte frase retirada do texto:


Entretanto, a intensidade conjugal depende de que algo dessa natureza escandalosa aconteça no interior do relacionamento. 

Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação gramatical dos termos em destaque.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa C

    Solicita-se correta classificação dos termos demarcados abaixo:

    Entretanto, a intensidade conjugal depende de que algo dessa natureza escandalosa aconteça no interior do relacionamento. 

    Os termos são respectivamente: adjetivo, servindo de adjunto adnominal do substantivo "intensidade"; pronome indefinido; aglutinação de preposição "em" e artigo definido "o".

    A banca nada fala sobre o artigo aglutinado a preposição no ultimo termo, mas não havendo alternativa que afirme ser a construção artigo, não há grandes problemas na classificação.

  • A questão é de morfologia e quer que identifiquemos a correta classificação gramatical dos termos em destaque em "Entretanto, a intensidade conjugal depende de que algo dessa natureza escandalosa aconteça no interior do relacionamento". Vejamos: 

     .

    A) Adjetivo – substantivo – preposição

    Errado.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, característica, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau. Dividem-se os substantivos em comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos, derivados, coletivos.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     .

    B) Substantivo – substantivo – advérbio

    Errado.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

     .

    C) Adjetivo – pronome – preposição

    Certo. "Conjugal" é adjetivo e caracteriza o substantivo "intensidade". "Algo" é um pronome indefinido. "No" é a contração da preposição "em" + o artigo definido "o" (em + o = no).

    Pronome: palavra variável em gênero, número e pessoa que substitui o substantivo, determina ou o acompanha, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço e no tempo. São classificados em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos e também podem ser classificados em pronomes adjetivos e pronomes substantivos.

    Pronomes indefinidos: referem-se à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago ou expressando quantidade indeterminada. Alguns deles: algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer, tudo, algo, nada, ninguém, cada...

     .

    D) Substantivo – adjetivo – pronome

    Errado. Conforme explicado acima.

     .

    E) Adjetivo – adjetivo – advérbio

    Errado. Conforme explicado acima.

     .

    Gabarito: Letra C

  • pronome indefinido

  • gab: C

    adjetivo = conjugal é uma característica do substantivo intensidade

    pronome indefinido = algo

    preposição = no

    adjetivo: O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados.

    pronome indefinido:  podem ser variáveis, isto é, sofrer flexão de gênero e número, ou invariáveis. algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo.

    preposição: No (em + o)

  • algo é pronome indefinido

  • "Conjugal" é adjetivo e caracteriza o substantivo "intensidade". "Algo" é um pronome indefinido. "No" é a contração da preposição "em" + o artigo definido "o" (em + o = no).


ID
5325361
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, considere a seguinte frase retirada do texto:


Entretanto, a intensidade conjugal depende de que algo dessa natureza escandalosa aconteça no interior do relacionamento. 

Analise as seguintes assertivas a respeito da frase em destaque e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A frase apresenta 2 orações.

( ) O sujeito da oração principal é “a intensidade conjugal”.

( ) ‘Entretanto’ poderia ser substituído por ‘No entanto’, sem acarretar nenhum tipo de erro à frase.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa D

    Solicita-se julgamento das assertivas sobre a construção abaixo:

    "Entretanto, (1) a intensidade conjugal depende de (2) que algo dessa natureza escandalosa aconteça no interior do relacionamento."

    (V) A frase apresenta 2 orações.

    Conforme enumerado acima, respectivamente oração principal e oração subordinada substantiva objetiva indireta.

    (V) O sujeito da oração principal é “a intensidade conjugal”.

    O termo é sujeito da forma verbal "depender".

    (V) ‘Entretanto’ poderia ser substituído por ‘No entanto’, sem acarretar nenhum tipo de erro à frase.

    Ambos são conjuncionais adversativos e não acarretam qualquer tipo de prejuízo à construção.

  • Breve explicação: frase pode ser nominal ou verbal. Quando a frase é verbal, constitui uma oração(um verbo), enquanto um período é uma frase verbal com uma ou mais orações.

    (V) O verbo Depende = VTI e o verbo Aconteça VTD no presente do subjuntivo

    (V) Sim. É o sujeito do verbo depender

    (V) Pois só o MAS que não pode vir deslocado na frase. Já as adversativas porém, contudo, no entanto, todavia, entretanto, não obstante (antes de verbo no indicativo) podem vir deslocados na frase.


ID
5325379
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder à questão, considere o uso do sistema operacional Windows 10, editor de textos Word 2013, editor de planilhas eletrônicas Excel 2013 e navegador Web Google Chrome 62, todos utilizando o idioma português, país Brasil, e o mouse configurado para destro. Quando for utilizada alguma palavra ou expressão entre aspas duplas, significa que apenas o que está entre as aspas deve ser considerado (as aspas servem apenas para enfatizar). As figuras 1, 2 e 3 mostram partes do ambiente Windows, Word 2013 e Excel 2013 e devem servir como base para algumas das questões.

No Word 2013, existe o conceito de guias principais. A guia “Inserir” possui, entre outras, as seguintes funcionalidades:

Alternativas
Comentários
  • Para inserir uma tabela básica, clique em Inserir > Tabela e mova o cursor sobre a grade até realçar o número de colunas e linhas desejado. Para inserir uma tabela maior ou personalizar uma tabela, selecione Inserir > Tabela > Inserir Tabela.

  • Letra A) se encontra na guia Layout

    Letra B) - Correspondências

    C) - Referências

    D) - Gabarito

    e E) - Guia Design.

  • gab d

    veja imagem no link: https://cdn-bfphi.nitrocdn.com/oxCBHFRFkcvpJEmipAFwaFQsIEAfVuFz/assets/static/optimized/rev-5b9c71c/198.71.233.45/dc9.efb.myftpupload.com/wp-content/uploads/2019/09/Guia-Inserir-para-imagem-no-Word.png

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos comandos no Word 2013, mais especificamente quanto aos comandos localizados dentro da guia “Inserir”.

    A)     Incorreta – Os comandos “Colunas”, “Quebras” e “Espaçamento” estão localizados na guia “Layout” e são utilizados, respectivamente, para inserir colunas no documento, aplicar quebras de páginas, seções ou de colunas e alterar o espaçamento de linha do texto.

    B)     Incorreta – Os comandos “Mala Direita”, “Etiquetas” e “Envelopes” estão localizados na guia “Correspondências” e são utilizados, respectivamente, para iniciar o desenvolvimento de uma mala direta, inserir etiquetas e formatar envelopes.

    C)     Incorreta – Os comandos “Legenda” e “Sumário” estão localizados na guia “Referências” e são utilizados para, respectivamente, inserir legendas no documento e aplicar um sumário no início do documento.

    D)     Correta – Os comandos “Tabela”, “Imagens” e “Gráficos” estão localizados na guia “Inserir” e são utilizados, respectivamente, para inserir tabelas no documento, adicionar imagens e aplicar gráficos no documento.

    E)     Incorreta – Os comandos “Temas”, “Cores” e “Marca D’água” estão localizados na guia “Design” e são utilizados, respectivamente, para alterar o design do documento, alterar as cores do tema selecionado e inserir uma marca d’água.

    Gabarito – Alternativa D. 

  • A

    Colunas, Quebras e Espaçamento. (LAYOUT)

    B

    Mala Direta, Etiquetas e Envelopes. (CORRESPONDÊNCIAS)

    C

    Nota de Rodapé, Legenda e Sumário. (REFERÊNCIAS)

    D

    Tabela, Imagens e Gráfico. (INSERIR)

    E

    Temas, Cores e Marca D’água. (DESIGN)

  • No Word, através da guia INSERIR, pode-se visualizar os seguintes grupos e seus respectivos itens:

    • Páginas: folha de rosto; página em branco e quebra de página
    • Tabelas
    • Ilustrações: imagem; clip-art; formas; smartart; gráfico e instantâneo
    • Links: hiperlink, indicador, referência cruzada
    • Cabeçalho e rodapé: cabeçalho, rodapé, número de página
    • Texto: caixa de texto; partes rápidas, wordart; letra capitular; linha de assinatura; data e hora; objeto
    • Símbolos: equação; símbolo
  • D)     Correta – Os comandos “Tabela”, “Imagens” e “Gráficos” estão localizados na guia “Inserir” e são utilizados, respectivamente, para inserir tabelas no documento, adicionar imagens e aplicar gráficos no documento.

  • queria a lista desses grupos , tipo o que tem no grupo tal etc... se alguém tiver manda @dino_fsa
  • GAB-D

    Tabela, Imagens e Gráfico.

    Meu compromisso é sempre vencer. CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5325385
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder à questão, considere o uso do sistema operacional Windows 10, editor de textos Word 2013, editor de planilhas eletrônicas Excel 2013 e navegador Web Google Chrome 62, todos utilizando o idioma português, país Brasil, e o mouse configurado para destro. Quando for utilizada alguma palavra ou expressão entre aspas duplas, significa que apenas o que está entre as aspas deve ser considerado (as aspas servem apenas para enfatizar). As figuras 1, 2 e 3 mostram partes do ambiente Windows, Word 2013 e Excel 2013 e devem servir como base para algumas das questões.

No Word 2013, através da guia “Exibição”, pode-se visualizar o grupo “Mostrar”. Nele há três itens que podem, individualmente, estar marcados (para visualizar) ou desmarcados (para não serem mostrados), quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • No Word, através da guia Exibição, pode-se visualizar os seguintes grupos e seus respectivos itens:

    • Modos de Exibição de Documento: layout de impressão; leitura em tela inteira; layout da web; estrutura de tópicos e rascunho
    • Mostrar: régua; linhas de grade e painel de navegação
    • Zoom: zoom;100%; uma páginas; duas páginas; largura da página
    • Janela: nova janela; organizar tudo; dividir; exibir lado a lado; rolagem sincronizada; redefinir posição da janela; alternar janelas
    • Macros: macros
  • É só lembrar da régua. Já matava a questão.

  • Letra E

  • GAB-E

    Régua, Linhas de Grade e Painel de Navegação.-----------------WORD 2010.

    Régua, Linhas de Grade e Painel de Navegação.--------------WORD 2016.

    A realidade é decepcionante.

    CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5325397
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder à questão, considere o uso do sistema operacional Windows 10, editor de textos Word 2013, editor de planilhas eletrônicas Excel 2013 e navegador Web Google Chrome 62, todos utilizando o idioma português, país Brasil, e o mouse configurado para destro. Quando for utilizada alguma palavra ou expressão entre aspas duplas, significa que apenas o que está entre as aspas deve ser considerado (as aspas servem apenas para enfatizar). As figuras 1, 2 e 3 mostram partes do ambiente Windows, Word 2013 e Excel 2013 e devem servir como base para algumas das questões.

No Google Chrome 62, existe uma opção no menu que permite, entre outras ações, adicionar, gerenciar e visualizar endereços de páginas Web que o usuário considere importante. Assim, fica mais fácil acessar tais páginas, sem ter que procurar na Internet. Trata-se da opção:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA-A

    CTRL+D-------- FAVORITOS

    ABRAÇO PARA TODOS DE PORTO VELHO-RO.

  • GABARITO - A

    Favoritos - CTRL + D

    Adicionar todas as guias aos Favoritos - CTRL + SHIFT + D

    Exibir barra de Favoritos - Ctrl + Shift + B

    Gerenciador de Favoritos - Ctrl + Shift + O

  • Gabarito A

    Pra facilitar, o ícone é uma estrelinha

  • CUIDADO!

    • hoje há a lista de leitura, no chrome 89. veja imagem: https://img.ibxk.com.br/2021/03/16/16112828028127.jpg?w=704
    • Se querem ler mais sobre: https://www.tecmundo.com.br/software/212907-chrome-89-permitira-salvar-paginas-ler.htm
  • Para favoritar? CTRL + D


ID
5325400
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

Bruna foi contratada temporariamente para prestar serviço ao Município de Esteio, obedecendo todos os requisitos previstos na Lei que regulamenta as contrações temporárias de excepcional interesse público. Para os efeitos da referida Lei, a recontratação de uma pessoa fruto da mencionada situação, sob pena de nulidade do contrato e responsabilidade administrativa e civil da autoridade contratante, somente poderá ser feita após decorrido quantos meses da contratação anterior?

Alternativas
Comentários
  • Art. 242 - É vedado o desvio de função de pessoa contratada, na forma deste título, bem como sua recontratação, antes de decorridos seis meses do término do contrato anterior, sob pena de nulidade do contrato e responsabilidade administrativa e civil da autoridade contratante.


ID
5325403
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

De acordo com a referida Lei, após ser aprovado no concurso público para o Município de Esteio e assumir o cargo, o servidor ficará sujeito às penalidades disciplinares aplicáveis ao servidor após procedimento administrativo em que lhe seja assegurado o direito de defesa. Dentre as penalidades previstas estão:


I. Aviso prévio trabalhado.

II. Suspensão.

III. Advertência.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Art. 181 - São penalidades disciplinares aplicáveis ao servidor após procedimento administrativo em que lhe seja assegurado o direito de defesa:

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou da disponibilidade; e

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função de confiança.


ID
5325406
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

A referida Lei ao caracterizar a inassiduidade na conduta dos servidores públicos do Município de Esteio, define que entende-se por inassiduidade habitual:


I. A falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias intercaladamente, durante o período de doze meses.

II. A ausência do servidor por trinta dias consecutivos no exercício do ano corrente.

III. Quando o servidor comparecer ao serviço, dentro da hora seguinte à marcada para o início dos trabalhos, ou quando se retirar antes de findo o período de trabalho, desde que em número superior a 90 (noventa) dias, ao longo de um semestre.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Art. 189 - Entende-se por inassiduidade habitual:

    I - A falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias intercaladamente, durante o período de doze meses;

    II - Quando o servidor comparecer ao serviço, após atrasos e saídas antecipadas iguais ou superiores a 10 (dez) minutos ao horário de início ou término do trabalho, desde que em número superior a 90 (noventa) dias, sucessivos ou intercalados, ao longo de 6 (seis) meses. (Redação dada pela Lei Complementar nº /2019)


ID
5325409
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

A presente lei, determina que não terá direito a férias o servidor do Município de Esteio que, no curso do período aquisitivo houver tido mais de __________ faltas injustificadas ao serviço.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 127 - Após cada período de 12 (doze) meses de vigência da relação entre o Município e o servidor, terá este direito a férias, de acordo com a escala organizada pelo Secretário a que está submetido, na seguinte proporção:

    I - 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes;

    II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas;

    III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas;

    IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas.

  • Art. 131 - Não terá direito a férias o servidor que, no curso do período aquisitivo:

    I - houver tido mais de 32 (trinta e duas) faltas injustificadas ao serviço;

    Gab.: E


ID
5325412
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

A presente Lei ao tratar do ressarcimento ao erário, fala que o vencimento, a remuneração e o provento, dos servidores do Município de Esteio, não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos resultantes de decisão judicial quando for designando a prestação de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 74 - O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    Gab.: C


ID
5325415
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências. 

Por determinação da referida Lei, o servidor do Município de Esteio perderá a remuneração dos dias que faltar ao serviço, sem motivo justificado e, a mesma Lei também prevê a manutenção da penalidade disciplinar cabível. Além disso, está previsto ainda a perda da remuneração:

Alternativas
Comentários
  • Art. 70 - O servidor perderá:

    I - a remuneração dos dias que faltar ao serviço, sem motivo justificado, bem como dos dias de repouso da respectiva semana, sem prejuízo da penalidade disciplinar cabível;


ID
5325418
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


Para os efeitos da referida Lei, dentre outras, são Leis complementares do Município de Esteio o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e Código Tributário Municipal e, determina ainda que as aprovações das mencionadas Leis Complementares serão aprovadas por:

Alternativas
Comentários
  • Art. 11 As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta.


ID
5325421
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


De acordo com a referida Lei, a elaboração do Regimento Interno do Município de Esteio é uma competência da(do):

Alternativas
Comentários
  • Art. 22 À Mesa Diretora compete, dentre outras atribuições estabelecidas nesta Lei Orgânica e no Regimento Interno da Câmara:

    V - dar parecer sobre a elaboração do Regimento Interno da Câmara e suas modificações; (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 37/1996)


ID
5325424
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


Para os efeitos da referida Lei, são direitos constitutivos da cidadania do Município de Esteio:


I. O exercício da atividade econômica.

II. Livre organização política para o exercício da soberania.

III. Liberdade de expressar e defender, individual ou coletivamente, opiniões e interesses.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Livre organização política para o exercício da soberania????

  • Art. 170 São direitos constitutivos da cidadania: I - livre organização política para o exercício da soberania; II - liberdade de expressar e defender, individual ou coletivamente, opiniões e interesses; III - prerrogativa de tornar públicas reivindicações mediante organização de manifestações populares em logradouros públicos e afixação de cartazes e reprodução de "consignas" em locais previamente destinados pelo Poder Público; IV - prerrogativa de utilização gratuita dos próprios municipais para a realização de assembleias populares. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 41/1996)
  • Pelo visto tem mais gente estudando pro próximo concurso


ID
5325427
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão considere a Lei Orgânica do Município de Esteio.


Em cumprimento à referida Lei, a soberania popular dos munícipes da cidade de Esteio será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com igual valor para todos, nos termos da lei, mediante:


I. Pesquisa de satisfação.

II. Plebiscito.

III. Referendo.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Art. 81 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular


ID
5329843
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto na Resolução nº 109/2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

São usuários do serviço Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) as pessoas que vivenciam violações de direitos por diversas ocorrências, EXCETO:

Alternativas

ID
5329846
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto na Resolução nº 109/2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

São contribuições no impacto social esperado pelo serviço PAEFI, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  •  PAEFI, EXCETO:

    Alternativas

    A

    Redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidência.

    B

    Melhoria da qualidade de vida das famílias.

    C

    Erradicação do analfabetismo.

    D

    Orientação e proteção social a famílias e indivíduos.

    E

    Identificação de situações de violação de direitos socioassistenciais.

  • Resolução nº 109/2009

    IMPACTO SOCIAL ESPERADO DO PAEFI

    Contribuir para:

    - Redução das violações dos direitos socioassistenciais, seus agravamentos ou reincidência; LETRA A

    - Orientação e proteção social a Famílias e indivíduos; LETRA D

    - Acesso a serviços socioassistenciais e das políticas públicas setoriais;

    - Identificação de situações de violação de direitos socioassistenciais; LETRA E

    - Melhoria da qualidade de vida das famílias. LETRA B


ID
5329849
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto nas Orientações Técnicas Serviço de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Idosos.

Os serviços de acolhimento para crianças e adolescentes deverão estruturar seu atendimento de acordo com os seguintes princípios, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • São sete os princípios, a saber:

    1. Excepcionalidade do Afastamento do Convívio Familiar
    2. Provisoriedade do Afastamento do Convívio Familiar
    3. Preservação e Fortalecimento dos Vínculos Familiares e Comunitários
    4. Garantia de Acesso e Respeito á Diversidade e Não Discriminação
    5. Oferta de Atendimento Personalizado e Individualizado
    6. Garantia de Liberdade de Crença e Religião
    7. Respeito à Autonomia da Criança e do Adolescente e do Jovem.

ID
5329852
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto nas Orientações Técnicas Serviço de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Idosos.

Enquanto o acolhimento for necessário, é fundamental ofertar à criança e ao adolescente um ambiente e cuidados facilitadores do desenvolvimento, de modo a favorecer, dentre outros aspectos:

I. Seu desenvolvimento integral.
II. A superação de vivências de separação e violência.
III. A apropriação e ressignificação de sua história de vida.
IV. O fortalecimento da cidadania, autonomia e a inserção social.

Quais estão corretos?

Alternativas

ID
5329855
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto nas Orientações Técnicas Serviço de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Idosos.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as orientações das intervenções a serem desenvolvidas para o acompanhamento de cada caso, de acordo com as estratégias do Plano de Atendimento Individual e Familiar.

Coluna 1
1. Desenvolvimento saudável da criança e do adolescente durante o período de acolhimento.
2. Investimento nas possibilidades de reintegração familiar.
3. Investimento nos vínculos afetivos com a família extensa e de pessoas significativas da comunidade.
4. Encaminhamento para adoção quando esgotadas as possibilidades de retorno ao convívio familiar.

Coluna 2
( ) Articulação com o Poder Judiciário e o Ministério Público para viabilizar, nestes casos, o cadastramento para adoção.
( ) Fortalecimento das vinculações afetivas e do papel na vida da criança e do adolescente; apoio aos cuidados com a criança ou adolescente no caso de reintegração familiar ou até mesmo responsabilização por seu acolhimento.
( ) Encaminhamentos necessários para serviços da rede (saúde, educação, assistência social, esporte, cultura e outros); atividades para o desenvolvimento da autonomia; acompanhamento da situação escolar; preservação e fortalecimento da convivência comunitária e das redes sociais de apoio; construção de projetos de vida; relacionamentos e interação no serviço de acolhimento – educadores/cuidadores, demais profissionais e colegas; preparação para ingresso no mundo do trabalho.
( ) Fortalecimento dos vínculos familiares e das redes sociais de apoio; acompanhamento da família, em parceria com a rede, visando à superação dos motivos que levaram ao acolhimento; potencialização de sua capacidade para o desempenho do papel de cuidado e proteção; gradativa participação nas atividades que envolvam a criança e o adolescente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  •  Encaminhamento para adoção quando esgotadas as possibilidades de retorno ao convívio familiar - Articulação com o Poder Judiciário e o Ministério Público para viabilizar, nestes casos, o cadastramento para adoção.

    Investimento nos vínculos afetivos com a família extensa e de pessoas significativas da comunidade - Fortalecimento das vinculações afetivas e do papel na vida da criança e do adolescente; apoio aos cuidados com a criança ou adolescente no caso de reintegração familiar ou até mesmo responsabilização por seu acolhimento.

    Desenvolvimento saudável da criança e do adolescente durante o período de acolhimento - Encaminhamentos necessários para serviços da rede (saúde, educação, assistência social, esporte, cultura e outros); atividades para o desenvolvimento da autonomia; acompanhamento da situação escolar; preservação e fortalecimento da convivência comunitária e das redes sociais de apoio; construção de projetos de vida; relacionamentos e interação no serviço de acolhimento – educadores/cuidadores, demais profissionais e colegas; preparação para ingresso no mundo do trabalho.

    Investimento nas possibilidades de reintegração familiar - Fortalecimento dos vínculos familiares e das redes sociais de apoio; acompanhamento da família, em parceria com a rede, visando à superação dos motivos que levaram ao acolhimento; potencialização de sua capacidade para o desempenho do papel de cuidado e proteção; gradativa participação nas atividades que envolvam a criança e o adolescente.


ID
5329858
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto nas Orientações Técnicas Serviço de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Idosos.

Todas as decisões a respeito de crianças e adolescentes atendidos em serviços de acolhimento devem garantir o direito de ter sua opinião considerada. Deve-se assegurar o direito à escuta nas diversas decisões que puderem repercutir sobre o desenvolvimento e a trajetória de vida da criança e do adolescente, envolvendo desde a identificação de seu interesse pela participação em atividades na comunidade, até mudanças relativas à sua situação familiar ou desligamento do serviço de acolhimento ou família acolhedora. Essa definição trata-se do seguinte tópico:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Vamos aos comentários das demais alternativas

    Letra A: Desligamento gradativo tanto nos casos de reintegração à família de origem quanto nos de encaminhamento para família substituta o serviço de acolhimento deve promover [...] o preparo da criança/adolescente, oportunizando-lhe a despedida necessária do ambiente, dos colegas, dos educadores/ cuidadores e dos demais profissionais. Além da criança e do adolescente, devem ser previamente preparados também os educadores/cuidadores e demais crianças/adolescentes com as quais tenham mantido contato em razão do acolhimento, assim como todos os membros das famílias acolhedoras. Nesse sentido, podem ser viabilizados rituais de despedida, atividades em grupo com as crianças e os adolescentes para tratar do desligamento, etc. É importante que a família de origem (natural ou extensa) ou a família adotiva sejam acompanhadas após a saída da criança/adolescente do serviço.

    Letra C: Relação do serviço com a família de origem trabalhar com as famílias das crianças e dos adolescentes acolhidos em abrigos ou nas famílias acolhedoras implica compreender sua configuração, buscar suas competências e entender sua inserção na comunidade. O trabalho com essas famílias precisa favorecer a superação das questões, por vezes bastante complexas, que contribuíram para o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar. É importante compreender como as famílias estão vivenciando a situação de afastamento de seus filhos e potencializá-las para a retomada do convívio e exercício de seu papel de proteção e cuidados.

    Letra D: Garantia do acolhimento muitas crianças e adolescentes desconhecem ou não compreendem o motivo pelo qual foram afastadas do convívio familiar, o que pode levá-los a encarar a medida como uma espécie de punição e despertar sentimentos de insegurança, rejeição, agressividade, revolta, abandono e outros. Diante disso, deve-se dar especial atenção ao momento de acolhida inicial da criança/adolescente, no qual deve ser dado tratamento respeitoso e afetuoso, apresenta-lhes, inclusive, o espaço físico, as crianças e os adolescentes que lá se encontram, seu educador/cuidador de referência - ou membros da família acolhedora - e seu espaço privado (cama, armário, etc.). Tanto no acolhimento institucional quanto no acolhimento familiar, é importante que as regras de convívio no novo ambiente sejam explicadas para a criança ou adolescente acolhido


ID
5329861
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto nas Orientações Técnicas Serviço de Acolhimento para Crianças, Adolescentes e Idosos.

Para decidir se a reintegração é a melhor medida, também devem ser ouvidos a criança e o adolescente, por meios adequados, bem como suas famílias e os educadores/cuidadores ou famílias acolhedoras. Em relação aos aspectos a serem considerados no trabalho com a reintegração familiar e decisão acerca da melhor medida para a criança ou adolescente, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para decidir se a reintegração é a melhor medida também devem ser ouvidos, a criança e o adolescente, por meios adequados, bem como suas famílias e os educadores/cuidadores ou famílias acolhedoras. Para o trabalho com vistas à reintegração familiar e decisão acerca da melhor medida para a criança ou adolescente, é importante considerar, ainda, dentre outros, os seguintes aspectos:

    • as reações da criança, do adolescente e da família ao afastamento e ao acolhimento no serviço;
    • a vinculação afetiva e a motivação mútua da família, da criança e do adolescente pela continuidade da relação afetiva e retomada do convívio;
    • se os encaminhamentos realizados foram viabilizados e qual tem sido a resposta da família, da criança e do adolescente aos mesmos;
    • se há, por parte da família, conscientização dos motivos que levaram ao afastamento da criança ou adolescente e motivação para superá-los;
    • se há movimento de mudança nos padrões de relacionamento entre os membros da família e desta com a comunidade e instituições sociais;
    • se existem membros da família (nuclear ou extensa) que possam se responsabilizar e compartilhar os cuidados com a criança e o adolescente;
    • se a família possui redes sociais de apoio da família: vinculações significativas da família com pessoas da comunidade e serviços que possam apoiar os cuidados à criança e ao adolescente. 

ID
5329864
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Leia a seguinte notícia: “A mãe que filmou o companheiro abusando da enteada, de 12 anos, cobrou uma punição para que o suspeito, de 61, não volte a cometer o crime. A gravação foi feita depois que ela, desconfiada, escondeu o celular em um quarto da casa onde a família morava, em Aparecida de Goiânia. Desde que a denúncia foi feita, o casal rompeu e o homem, que saiu de casa, está desaparecido.” (Fonte: g1.globo.com de 14/02/2018).

Conforme legislação vigente, ao processo, ao julgamento e à execução das causas cíveis e criminais decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher aplicar-se-ão as normas dos:

I. Códigos de Processo Penal.
II. Códigos de Processo Civil.
III. Estatuto da Criança e do Adolescente.
IV. Lei Maria da Penha.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - E

    Art. 13. Ao processo, ao julgamento e à execução das causas cíveis e criminais decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher aplicar-se-ão as normas dos Códigos de Processo Penal e Processo Civil e da legislação específica relativa à criança, ao adolescente e ao idoso que não conflitarem com o estabelecido nesta Lei.

  • Art. 41. Aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher, independentemente da pena prevista, não se aplica a lei n° 9.099, de 26 de setembro de 1995, ou seja, não se aplica o JECRIM às disposições da lei maria da penha

  • Gabarito: E

    Lei 11340 - Maria da Penha

    Art. 13. Ao processo, ao julgamento e à execução das causas cíveis e criminais decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher aplicar-se-ão as normas dos Códigos de Processo Penal e Processo Civil e da legislação específica relativa à criança, ao adolescente e ao idoso que não conflitarem com o estabelecido nesta Lei.

  • Boa essa questão..

  • De acordo com o art. 13 da Lei Maria da Penha, aplicam-se, subsidiariamente:

     o CPP;

     o NCPC; e

     regras processuais existentes no ECA ou no Estatuto do Idoso

  • Questão bem elaborada e outro nível, da até gosto responder.

  • A questão traz à baila a temática da violência doméstica e familiar contra mulher, regulada pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. O procedimento e as normas aplicáveis estão previstas no TÍTULO IV – DOS PROCEDIMENTOS da Lei 11.340/06, prevendo o art. 13 que:

    Art. 13. Ao processo, ao julgamento e à execução das causas cíveis e criminais decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher aplicar-se-ão as normas dos Códigos de Processo Penal e Processo Civil e da legislação específica relativa à criança, ao adolescente e ao idoso que não conflitarem com o estabelecido nesta Lei.

    Portanto, no caso prático trazido no enunciado, será aplicado: I. Código de Processo Penal; II. Códigos de Processo Civil; III. Estatuto da Criança e do Adolescente (legislação específica relativa à criança, ao adolescente); e IV. Lei Maria da Penha.

    Assim, a alternativa “E) I, II, III e IV" é o gabarito da questão.

    Gabarito do(a) professor(a): alternativa E.

  • Não se aplicam as disposições da ANPP em casos de Violência Doméstica.
  • O ano da prova é 2017 e o enunciado da questão fala de um acontecimento em 2018? não to entendo mais nada..

  • Letra E)

    Art. 13. Ao Processo, Julgamento e Execução aplicam-se.

    1. CPP.
    2. CPC.
    3. ECA e ao Idoso.

    Que não se conflitarem com a LMP.

  • alguém me explica por que a lei maria da penha está ai?

    fiquei perdido.

  • não entendi, teve um caso que o tribunal federal falou que não se aplica a Maria da Penha por conta que o crime vai em razão da idade.

ID
5329867
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com a Lei nº 2.681/1997, que dispõe sobre a política municipal de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, o ___________________________ é destinado ao custeio de ações na proteção, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, sendo vinculado contabilmente à _______________________, que executará as deliberações do ____________________, consubstanciadas em Resoluções.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
5329870
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto na Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de violência às suas ações.

Coluna 1
1. Castigo físico.
2. Tratamento cruel ou degradante.

Coluna 2
( ) Humilhação.
( ) Sofrimento físico.
( ) Ameaça grave.
( ) Lesão.
( ) Ridicularização.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!

    1. Castigo físico.

    • Sofrimento físico.
    • Lesão.

    2. Tratamento cruel ou degradante.

    • Humilhação.
    • Ameaça grave
    • Ridicularização.

ID
5329873
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social

Para responder à questão, considere o disposto na Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada _______ meses devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta. A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de _______ meses, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 19. 

    § 1º Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá

    sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses

    §2º A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 meses, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.


ID
5329876
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto na Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


As entidades de atendimento são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, assim como pelo planejamento e execução de programas de proteção e socioeducativos destinados a crianças e adolescentes. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos regimes determinados.

Alternativas
Comentários
  • Olá companheiros (as)!

    As entidades de atendimento são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, assim como pelo planejamento e execução de programas de proteção e socioeducativos destinados a crianças e adolescentes, em regime de:

    a) Orientação e apoio sócio familiar;

    b) Apoio socioeducativo em meio aberto;

    c) Colocação familiar;

    d) Acolhimento institucional; 

    e) Prestação de serviços à comunidade;

    f) Liberdade assistida;         

    g) Semiliberdade; e  

    h) Internação.


ID
5329879
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto na Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004 e Norma Operacional Básica – NOB/SUAS.

A proteção social de Assistência Social, ao ter por direção o desenvolvimento humano e social e os direitos de cidadania, tem por garantias a segurança, EXCETO,

Alternativas
Comentários
  • NOB/SUAS:

    1.1 - b)

    I. Proteção Social

    A proteção social de Assistência Social, ao ter por direção o desenvolvimento humano e social e os direitos de cidadania, tem por garantias:

    • a segurança de acolhida;
    • a segurança social de renda;
    • a segurança do convívio ou vivência familiar, comunitária e social;
    • a segurança do desenvolvimento da autonomia individual, familiar e social;
    • a segurança de sobrevivência a riscos circunstanciais

    grifo meu: o texto da NOB/SUAS não garante patrimônio.

  • A assistência social serve para quem dela necessitar, ou seja, não precisa da renda para ter ajuda da assistência social.... por exemplo, em caso de estupro ao menor de idade a família pode precisa da assistências mesmo tendo renda e assistência.

    • GABARITO: B

ID
5329882
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto na Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004 e Norma Operacional Básica – NOB/SUAS.

A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, a garantia dos mínimos sociais, o provimento de condições para atender contingências sociais e a universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, seus objetivos são:

I. Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e/ou especial para as famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.
II. Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública.
III. Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.
IV. Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família e que garantam a convivência familiar e comunitária.

Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    A Política Pública de Assistência Social 

     Objetivos

    • Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.
    • Contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural.
    • Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.


ID
5329885
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder à questão, considere o disposto na Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004 e Norma Operacional Básica – NOB/SUAS.

A proteção social especial é o serviço que requer acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Muitas vezes, necessitando de uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos e ações do Executivo, tendo por referência a ocorrência de situações de risco ou violação de direitos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à atenção dessa modalidade de atendimento assistencial.

Alternativas
Comentários
  • Proteção social especial = CREAS

    • art. 6C § 2º da lei 8742/93 LOAS
  • Resposta: E

    -A proteção social especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. 

    -A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras)

  • As famílias com baixa renda estão vivendo em situação de vulnerabilidade social, portanto, o atendimento mais adequado é o da proteção social básica que terá por objetivo prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.