SóProvas



Prova FUNDATEC - 2021 - Prefeitura de Ametista do Sul - RS - Auditor Fiscal de Tributos Municipais


ID
5622133
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando o disposto na Lei Orgânica Municipal e suas alterações, analise as assertivas a seguir acerca do Poder Executivo Municipal e assinale a alternativa correta.

I. O Prefeito não poderá, sem licença da Câmara, ausentar-se do Município por mais de quinze dias e do Estado por mais de dez dias, sob pena de perda de mandato.
II. Os Secretários do Município, de livre nomeação e demissão do Prefeito, são escolhidos entre brasileiros, maiores de 21 (vinte e um) anos, no gozo dos direitos políticos.
III. Até sessenta dias antes da transmissão de cargo, o Prefeito Municipal deverá preparar, para a entrega ao sucessor e para publicação imediata, relatório da situação da Administração Municipal. 

Alternativas

ID
5622136
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando o disposto na Lei Orgânica Municipal e suas alterações, analise as assertivas a seguir acerca da remuneração dos agentes públicos e assinale a alternativa correta.


I. A remuneração do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores será fixada pela Câmara Municipal no último ano da legislatura, até trinta dias antes das eleições municipais, vigorando para a legislatura seguinte, observando o disposto na Constituição Federal.

II. A remuneração do Prefeito será fixada em valor de dez a vinte vezes o menor padrão básico dos servidores municipais.

III. A remuneração do Vice-Prefeito será fixada em valor de três a oito vezes o menor padrão dos servidores municipais, dividida em parte fixa e parte variável.

Alternativas

ID
5622139
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando o disposto na Lei Orgânica Municipal e suas alterações, analise as assertivas a seguir sobre o Processo Legislativo Municipal e assinale a alternativa correta. 
I. Compete privativamente ao Prefeito Municipal a iniciativa de leis que versem sobre o Regime Jurídico dos Servidores.
II. O zoneamento urbano compreende objeto de lei complementar, sendo exigida maioria absoluta para sua aprovação.
III. Se o Prefeito Municipal considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de cinco dias úteis, ao Presidente da Câmara o motivo do veto.

Alternativas

ID
5622142
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando o disposto na Lei Orgânica Municipal, suas alterações e leitura constitucional, analise as assertivas a seguir sobre os servidores públicos municipais e assinale a alternativa correta.

I. A investidura em cargo ou emprego público, bem como em autarquias e fundações de que participe o Município majoritariamente, depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão, declaradas em lei de livre nomeação e exoneração.

II. São estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados por concurso.

III. Invalidada por sentença judicial a demissão, o servidor será reintegrado com todos os seus direitos e quem lhe ocupava o lugar, exonerado, ou, se detinha outro cargo, a este será reconduzido sem direito a indenização. 


Alternativas

ID
5622145
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando os conceitos apresentados pelo Plano de Carreira do Município – Lei Municipal nº 052/1993, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
5622148
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Analise as assertivas abaixo sobre a promoção de servidores, à luz do Plano de Carreira do Município – Lei Municipal nº 052/1993 e assinale a alternativa correta.


I. A promoção será realizada dentro da mesma categoria funcional, mediante a passagem do servidor de uma determinada classe para a imediatamente superior.

II. Cada categoria funcional terá cinco classes, designadas pelas letras A, B, C, D, E, sendo esta última a final de carreira.

III. As promoções obedecerão ao critério de tempo de exercício em cada classe e ao de merecimento. Merecimento é a demonstração positiva do servidor no exercício do seu cargo e se evidencia pelo desempenho de forma eficiente, dedicada e leal das atribuições que lhe são cometidas, bem como pela assiduidade, pontualidade e disciplina.

Alternativas

ID
5622151
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre a posse e o exercício do servidor público municipal, considerando o disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município – Lei Municipal nº 672/2001, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5622154
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre as modalidades de provimento, à luz do disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município – Lei Municipal nº 672/2001, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • no caso parecer prévio do CHEFE do executivo, já que dos demais o TC efetivamente JULGA as contas.


ID
5622157
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do Regime Jurídico da Administração Pública, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra D- Independente de dolo ou culpa)


ID
5622160
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre o regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Correção perfeita. Show!

  • A questão exige conhecimento os servidores públicos e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) Terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

    Correto. Aplicação do art. 40, caput, CF: Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. 

    b) O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado por incapacidade permanente para o trabalho, no cargo em que estiver investido, quando insuscetível de readaptação, hipótese em que será obrigatória a realização de avaliações periódicas para verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão da aposentadoria, na forma de lei do respectivo ente federativo.

    Correto. Aplicação do art. 40, § 1º, I, CF: Art. 40, § 1º O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado: I - por incapacidade permanente para o trabalho, no cargo em que estiver investido, quando insuscetível de readaptação, hipótese em que será obrigatória a realização de avaliações periódicas para verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão da aposentadoria, na forma de lei do respectivo ente federativo;  

    c) É vedada, em qualquer hipótese, a percepção de mais de uma aposentadoria à conta de regime próprio de previdência social, aplicando-se outras vedações, regras e condições para a acumulação de benefícios previdenciários estabelecidas no Regime Geral de Previdência Social.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis, é vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta de regime próprio de previdência social, nos termos do art. 40, § 6º, CF: Art. 40, § 6º Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma desta Constituição, é vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta de regime próprio de previdência social, aplicando-se outras vedações, regras e condições para a acumulação de benefícios previdenciários estabelecidas no Regime Geral de Previdência Social.  

    d) Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência, previamente submetidos à avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

    Correto. Aplicação do art. 40, § 4º-A, CF: Art. 40, § 4º-A. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.  

    e) Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação.

    Correto. Aplicação do art. 40, § 4ºC, CF: Art. 40, § 4º-C. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação.

    Gabarito: C


ID
5622163
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No Windows 10, as informações de contas do usuário ficam na parte superior do menu iniciar e são, na verdade, o rótulo de um botão. Clicar no botão conta de usuário exibe uma lista de opções, que são:

Alternativas

ID
5622166
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Nos dias atuais, usamos programas com uma grande quantidade de recursos gráficos. Muitas vezes, esquecemos de comandos rápidos que podem ajudar muito na hora de poupar tempo. Podemos usar a Tecla windows (Win) como base para vários atalhos. Com base nisso, para que servem os atalhos Win+I e Win+X, respectivamente?

Alternativas

ID
5622169
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Por padrão, as pastas e os arquivos no painel de conteúdo não são agrupados. Eles são exibidos como itens individuais que, por sua vez, são exibidos em ordem alfabética pelo nome, com as subpastas listadas na parte superior e os arquivos logo abaixo. O menu ‘Agrupar por’, da guia Exibir, mostra as opções de agrupamento disponíveis, quais sejam: 

Alternativas

ID
5622172
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Quando trabalhamos em escritórios, devemos tomar muito cuidado com desperdícios. Realizar um trabalho no menor tempo possível e economizando papel está cada vez mais em moda. Uma coisa simples é configurar a ordem de como as páginas serão impressas no Excel 2016. Para configurar esse recurso, podemos entrar em Configurar Página, através da guia Layout de página e depois escolher dentro da página de configuração aberta a guia:

Alternativas

ID
5622175
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No Microsoft Word, podemos, além do texto, colocar outras informações, como tabelas, gráficos, SmartArt, Formas e Hiperlink ou Links. No caso do hiperlink, quando abrimos a janela para inseri-lo, surgem algumas opções de vínculo. São elas:


I. Página da web ou arquivo.

II. Colocar neste documento.

III. Criar novo documento.

IV. Endereço de email.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • ATALHO → HIPERLINK: CTRL + K

    No Word é possível inserir hiperlink por meio das seguintes formas:

    • Local na Web;
    • Arquivo no computador;
    • Endereço de email;
    • Local no documento atual ou outro documento.

    É possível ainda editar ou alterar a aparência de um hiperlink.

    Como complemento, vejamos o que consta no site da Microsoft:

    "A maneira mais rápida de criar um hiperlink básico em um documento do Office é pressionar Enter ou a Barra de espaços após digitar o endereço de uma página da Web existente, por exemplo, http://www.contoso.com. O Office converte automaticamente o endereço em um link.

    Além das páginas da Web, você pode criar links para arquivos novos ou existentes em seu computador, para endereços de email e para locais específicos em um documento. Você também pode editar o endereço, o texto de exibição e o estilo da fonte ou a cor de um hiperlink."

    fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/criar-ou-editar-um-hiperlink-5d8c0804-f998-4143-86b1-1199735e07bf

    GABARITO E


ID
5622181
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a alternativa que apresenta o valor da soma das raízes da seguinte equação: x² + 11x – 12 = 0.

Alternativas

ID
5622184
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Otávio tem três irmãs, e todas elas cursam enfermagem. A partir disso, é possível concluir que: 

Alternativas

ID
5622187
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Quanto vale a metade de 10% de 30% de 3.000?

Alternativas

ID
5622190
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A soma das idades de José e Flávio é 45 anos. A idade de José está para a idade de Flávio assim como 6 está para 3. Determine a idade de José.

Alternativas

ID
5623705
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Como se denomina o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte?

Alternativas
Comentários
  • IMPOSTO, conforme a lei 5172/66:

    Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

    GAB D

  • Complementando o comentário do colega acima

    CTN

    Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

           Parágrafo único. A taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a impôsto nem ser calculada em função do capital das emprêsas. 

  • Uma das formas de categorizar os tributos é pela destinação à qual eles terão. As contribuições sociais são fontes que alimentam fundos responsáveis pela manutenção de programas sociais, enquanto as taxas e contribuições de melhorias são destinadas especificamente ao motivo da sua exigência. Já o imposto é o tributo, que, necessariamente, não é e não pode vincular os valores arrecadados com nenhum objetivo preestabelecido.

    GABARITO - D

  • GABA d)

    Se você, pelo simples fato de realizar o pagamento do IPVA do seu querido veículo, acha que tem o direito de EXIGIR que as estradas estejam em perfeitas condições por esse motivo, essa redondamente enganado(a). rsrsrs

  • ADENDO

    i- Tributo vinculado: o fato gerador vai se relacionar a alguma contraprestação do Estado

    • *Ex.: : taxa  / contribuição de melhoria - pode ser o fato de ter ocorrido uma obra pública, gerando a valorização imobiliária do imóvel. 

    ii- Tributo não vinculado: o fato gerador não depende ou se vincula a qualquer contraprestação específica do Estado. 

    • Ex.: IPVA. → Esse imposto não é pago para que o Estado asfalte e tape os buracos ⇒  imposto é um tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação que independe de qualquer atividade do Estado


ID
5623708
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Determinada empresa prestadora de serviços deixou de recolher o Imposto sobre Serviços relativo a fato gerador ocorrido no mês de agosto de 2019. O preço do serviço apurado pelo Auditor-Fiscal foi de R$ 100.000,00, valor este utilizado como base de cálculo do imposto devido. Suponha que, à época do fato gerador, a alíquota do imposto sobre aquele serviço era de 5% e a multa pelo inadimplemento era de 20% sobre o valor do imposto devido. O lançamento ocorreu em janeiro de 2020, quando os percentuais vigentes já eram outros, já que, nessa hipotética situação, a partir de dezembro de 2019, a alíquota do imposto passou a ser de 3% e a multa de inadimplemento passou a ser de 10% sobre o imposto devido. Qual o montante (imposto + multa) devido pelo contribuinte em janeiro de 2020, sabendo-se que o prazo para o recolhimento do tributo era e ainda é o último dia útil do mês seguinte ao do fato gerador?

Alternativas
Comentários
  • Boa questão. Vamos lá:

    Art. 144. O lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada.

    Art. 106. A lei aplica-se a ato ou fato pretérito:

    II - tratando-se de ato não definitivamente julgado:

    c) quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo da sua prática.

    Na época da ocorrência do fato gerador a alíquota era de 5%, ou seja, equivalente a R$ 5.000,00 da operação. Mesmo o lançamento sendo efetuado posteriormente, e na vigência de outro percentual, aplica-se a alíquota no mês de agosto, conforme disciplina o art. 144 do CTN.

    Quanto à penalidade, aplica-se o percentual mais recente, de 10%, por ser menos severo em relação àquele que valia ao tempo do fato gerador (20%), com a vênia do art. 106, II, c, do CTN.

    Os 10% aplicam-se sobre o imposto devido, e não sobre o valor total do serviço apurado.

    Sendo assim, R$ 5.000 + 10% = R$ 5.500,00.

    Qualquer erro, avisem ;)

  • Concordo o texto do Roger, só que não entendi porque aplicou a multa apenas uma vez, no meu entendimento ela deveria ser aplicada outubro e depois em dezembro novamento dando 6.050,00 reais (que nem tem no gabarito). Alguém sabe explicar?

  • Tiago o imposto foi só uma vez não pago, a questão não informou que houve outro inadimplemento, apenas um. Por isso só cobrou uma vez .

ID
5623711
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Ao tratar da obrigação tributária, o Código Tributário Nacional (CTN) diz que ela é principal ou acessória. E, especificamente em relação à obrigação principal, o CTN define que ela surge com a ocorrência ____________, tem por objeto o pagamento ____________ e extingue-se juntamente com ____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

Alternativas
Comentários
  • CTN, art. 113. A obrigação tributária é principal ou acessória.

    § 1º A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.

  • Oi, pessoal. Gabarito: Letra "E".

    O colega já juntou, logo abaixo, a fundamentação legal do gabarito. Vejamos que o assunto pode ser simples, mas tem sido cobrado bastante recentemente. Caiu, por exemplo, nas seguintes provas:

    Prova: CESPE/CEBRASPE - 2021 - TC-DF - Auditor Conselheiro Substituto;

    Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - TCE-RJ - Analista de Controle Externo - Especialidade: Ciências Contábeis;

    Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - DPE-RS - Defensor Público

    Prova: FUNDATEC - 2020 - Prefeitura de Santo Augusto - RS - Auditor Fiscal de Tributos Municipais;

    Prova: IADES - 2019 - BRB - Advogado;

    Prova: IBADE - 2020 - Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO - Fiscal de Patrimônio;

    Prova: IBADE - 2020 - Câmara de Ji-Paraná - RO - Procurador;

    Prova: IDCAP - 2019 - Prefeitura de São Roque do Canaã - ES - Fiscal de Tributos Municipais.

  • Correta: E - do fato gerador – de tributo ou penalidade pecuniária – o crédito dela decorrente

    (Art. 113, CTN). A obrigação tributária é principal ou acessória.

           § 1º A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.


ID
5623714
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Um dos principais impostos de competência dos Municípios é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), o qual tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa à Lei Complementar nº 116/2003. Lei esta a que se submetem todos os municípios brasileiros e que estabelece, a respeito da alíquota do ISSQN: 

Alternativas
Comentários
  • Lei Complementar nº 116/2003:

    Art. 8 As alíquotas máximas do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza são as seguintes:

    II – demais serviços, 5% (cinco por cento).

    Art. 8-A. A alíquota mínima do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza é de 2% (dois por cento)

    GAB C

  • ISS:

    Alíquota mínima: 2%

    Alíquota máxima: 5%


ID
5623717
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No mês de janeiro de todos os anos, a Secretaria da Fazenda do Município emite os carnês do IPTU e os envia para os contribuintes efetuarem o pagamento. Ou seja, no mês de janeiro é constituído o crédito tributário por meio do lançamento. Nesse caso, trata-se de lançamento na seguinte modalidade prevista na legislação tributária:

Alternativas
Comentários
  • "Tratando-se de IPTU e outras taxas municipais, o lançamento é direto, ou de ofício, verificado pela Fazenda Pública, que detém todas as informações para a constituição do crédito, e consignado em forma de carnê enviado ao endereço do imóvel."

    Fonte: https://ww2.stj.jus.br/docs_internet/revista/eletronica/stj-revista-sumulas-2013_37_capSumula397.pdf

  • LANÇAMENTO POR DECLARAÇÃO

    Nessa tipo, o contribuinte fornece as informações necessárias ao Fisco para que este, por sua vez, realize o cálculo do montante devido e exija o pagamento do contribuinte. 

    É o caso, em alguns municípios, do ITBI – Impostos de Transmissão de Bens Imóveis.

    LANÇAMENTO POR HOMOLOGAÇÃO

    Nesse caso, não há participação ativa da autoridade fiscal. O contribuinte realiza espontaneamente o cálculo e paga antecipadamente o valor devido do tributo. 

    É o que ocorre, por exemplo, com o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

    LANÇAMENTO DE OFÍCIO

    Aqui não há qualquer participação do Contribuinte. No lançamento de ofício o Fisco, já munido das informações a respeito do contribuinte, identifica o fato gerador, calcula o tributo e exige o pagamento. 

    Como exemplo, tem-se o IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

    Fonte:

    https://www.aurum.com.br/blog/lancamento-tributario/#:~:text=Existem%2C%20nos%20moldes%20definidos%20pelo,Homologa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Lan%C3%A7amento%20de%20Of%C3%ADcio.

  • IPTU e IPVA possuem lançamento de ofício. Lembrando que o IPVA é um imposto estadual.


ID
5623720
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Constituição Federal de 1988, no Art. 37, estabelece os princípios explícitos da administração pública, dentre os quais está aquele que estabelece que cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar. Esse, consequentemente, é também um dos Princípios Orçamentários. Qual é esse princípio?

Alternativas
Comentários
  • LEGALIDADE

    >>> Ao particular, é lícito fazer tudo, desde que a lei não proíba (é a chamada "autonomia da vontade"). Porém, a Adm. Pública, só pode fazer o que a lei determina ou autoriza, vez que a vontade da Administração será aquela decorrente da lei. (Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público).

    GAB B

    ____________________________________________

    PARA COMPLEMENTAR:

    MORALIDADE

    Hely Lopes Meirelles declara que “o agente administrativo, como ser humano dotado de capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o Honesto do Desonesto. E ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético da sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo do injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto.” (MEIRELLES, 2012, pág. 90).

     

     PUBLICIDADE

    O princípio da publicidade não incide apenas para orientar a divulgação e a transparência dos atos finais, mas também permite aos administrados conhecer documentos e ter informações ao longo do processo de tomada de decisão.

     

    EFICIÊNCIA

    Princípio da eficiência, segundo Elias Freire “ impõe ao agente público um modo de atuar que produza resultados favoráveis à consecução dos fins que cabem ao Estado alcançar, não bastando que as atividades sejam desempenhadas apenas com legalidade, mas exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades dos administrados” (Elias Freire).

    O princípio básico da administração pública que exige que o agente público execute os serviços com perfeição, presteza e rendimento funcional para a melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitar desperdícios e garantir maior rentabilidade social.


ID
5623723
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com as normas contábeis aplicáveis ao setor público, a entidade deve avaliar se há alguma indicação de que o ativo imobilizado possa ter sofrido perda ao valor recuperável. Em relação a isso, analise as seguintes assertivas:

I. A redução ao valor recuperável é um instrumento utilizado para adequar o valor contábil dos ativos à sua real capacidade de retorno econômico.

II. A redução ao valor recuperável pode ser entendida como um ganho econômico presente, tendo em vista a redução do valor residual do ativo.

III. Depreciação, exaustão e amortização são as principais técnicas contábeis utilizadas para a redução ao valor recuperável dos bens do ativo.

Quais estão corretas? 

Alternativas

ID
5623726
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto aos registros contábeis dos valores relativos a uma determinada receita tributária de uma Prefeitura Municipal, assinale a alternativa INCORRETA, levando em conta as normas vigentes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A)

    Lei 4320/64

    Art. 11 A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: receitas correntes e receitas de capital.

    B) não sei

    C) D) e E)

    Lei 4320/64

    Art. 53 O lançamento da receita é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.


ID
5623729
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Secretário Municipal da Fazenda emitiu uma instrução normativa disciplinando os procedimentos necessários ao atendimento de determinada lei municipal. O ato administrativo do Secretário, embora tenha percorrido seu ciclo de formação, tenha sido publicado e produzido os efeitos, continha flagrante desconformidade com a legislação municipal vigente. Nesse caso, temos um ato administrativo:

Alternativas
Comentários
  • O ato em análise é perfeito, haja vista que percorreu todo o ciclo necessário para a sua existência. No mesmo sentido, será eficaz, levando-se em consideração que chegou a ser publicado, produzindo, inclusive, efeitos. Todavia, o ato não será válido, uma vez que fora praticado em flagrante desconformidade com a lei municipal.

  • •O ato administrativo é válido quando foi expedido em absoluta conformidade com as exigências do sistema normativo.

    Ato perfeito é o que complementou o ciclo necessário à sua formação.

    E por fim, o ato administrativo é eficaz quando está disponível para a produção de seus efeitos próprios, ou seja, quando o desencadear de seus efeitos típicos não se encontra dependente de qualquer evento posterior.

    Na questão, vemos que ele está disponível para produção dos seus efeitos, tornando-o eficaz, é um ato perfeito pois complementou o ciclo necessário porém não está em conformidade com a legislação municipal vigente, tornando ele INVÁLIDO.

    Portanto, perfeito, eficaz e inválido.

    GAB C

  • Eficaz =Apto para produzir seus efeitos

    Válido =conforme a lei

    Perfeito =completou seu ciclo de formação

  • O ato administrativo do Secretário, embora tenha percorrido seu ciclo de formação,(ato perfeito) tenha sido publicado e produzido os efeitos, ( ato eficaz ) continha flagrante desconformidade com a legislação( ato invalido) municipal vigente. Nesse caso, temos um ato administrativo:

    abraços.

  • Se produziu seu Ciclo de formação é PERFEITO, se foi publicado e produziu efeito é EFICAZ, mas se é desconforme é INVALIDO.

  • GABARITO: Letra C

    Resumo

    • Perfeito -> Completou o ciclo de formação
    • Válido -> Está em conformidade com a legislação
    • Eficaz -> Produz efeitos

    Questão

    ''O Secretário Municipal da Fazenda emitiu uma instrução normativa disciplinando os procedimentos necessários ao atendimento de determinada lei municipal. O ato administrativo do Secretário, embora tenha percorrido seu ciclo de formação (Perfeito), tenha sido publicado e produzido os efeitos (Eficaz), continha flagrante desconformidade com a legislação municipal vigente (Inválido). Nesse caso, temos um ato administrativo''

  • Perfeito = Completou o CICLO DE FORMAÇÃO

    Eficaz = Produz EFEITOS

    Válido = Conformidade c/ a LEI

  • GABARITO - C

    Perfeição/ Existência : O ato cumpriu integralmente o seu ciclo jurídico de formação

    Validade : conformidade com os requisitos estabelecidos pelo ordenamento jurídico para a correta prática do ato administrativo.

    Eficácia: a aptidão do ato para produzir efeitos jurídicos.

    Bons Estudos!!!!


ID
5623732
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ametista do Sul - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos cargos, empregos e funções dos agentes administrativos, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Estatuto dos servidores públicos (Lei 8.112/90):

    •“Art. 2º Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    •Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    -Parágrafo único.Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    Logo, considerando que servidor (estatutário) é a pessoa investida em um cargo público, bem como que os cargos públicos são criados por lei para provimento em caráter efetivo (isto é, via concursos públicos) ou em comissão, é incorreto afirmar que “não são servidores estatutáriosos ocupantes de cargo em comissão”.

    As demais disposições estão em consonância tanto com a Lei 8.112/90 quanto com a doutrina que se dedica ao tema.

    GAB A

  • "O emprego público somente pode ser ocupado mediante concurso público ". Por que esta está certa? E os empregados públicos que ocupam cargo em comissão?

  • Cara, a banca não teve nem a dignidade de colocar na alternativa se o cargo é exclusivamente em comissão (que, após a emenda nº 103, os servidores desse cargo específico passaram a ser regidos pelo RGPS), ou se era um cargo em comissão ocupado por um servidor de carreira (o qual seria regido por um RPPS). Enfim, é apenas um pequeno desabafo. Sigamos em frente. Treino é treino e jogo é jogo.

  • Essa questão tá muito estranha. A banca generaliza o conceito de cargo em comissão como se todos os ocupantes dos cargos em comissão não pudessem ser servidores estatutários. Aliás, deve haver um percentual mínimo desses cargos a serem ocupados por servidores de carreira, só aí já tornaria a questão anulável.

    De acordo com o art. 37, V, da Constituição Federal, “as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento”.

    É isso ou estou equivocado?

  • o emprego de comissão não precisa de concurso público, não entendi O porquê da letra “D” estar correta

  • CC pode ser estatutário? Tá, tirando o caso daqueles que são do quadro.

  • Num intidi brezil

  • Os efetivos (concursados) e cargos em comissão (livre nomeação e exoneração) são considerados Estatutários, pois possuem estatuto próprio. Os investidos em cargo público, como funcionários de SEM e EP, estão no regime CLT, e necessitam de ingresso via concurso público. A dúvida vem na letra E, que aponta que "servidor público" são apenas os estatutários. Não seriam os comissionados e celetistas, também?
  • O emprego público não necessariamente precisa de concurso público. Seria o caso dos CC, é isto ou estou equivocada?

    Marquei a alternativa D e errei.

  • Ao que parece, a Fundatec quis pegar o candidato (e me pegou!) confundindo os conceitos de formas de provimento com o de regime previdenciário.

    Assim, apesar dos CCs terem como regime previdenciário o INSS, eles estão subordinados ao estatuto dos servidores públicos, tanto que os estatutos abordam os provimentos dos cargos em comissão e as funções de confiança.

  • "Servidores públicos são agentes estatutários que ocupam um cargo público".

    E os empregados públicos? São servidores e não ocupam cargo público.

  • E os temporários? São servidores públicos regidos pela CLT, não são portanto estatutários. Alternativa E tbm está errada, isso de acordo com a doutrina de JSCF.

    https://jus.com.br/artigos/42865/agentes-publicos-servidor-publico-temporario

  • A banca foi maldosa e usou um conceito que derrubou muitos candidatos, vejam:

    ela disse que Não são servidores estatutários, os ocupantes de cargo em comissão, então eu coloquei na ordem direta e entendi o erro.

    Os ocupantes de cargo em comissão não são servidores estatutários. (são sim, porque apesar de serem cargos em comissão, são regidos pelo estatuto dos servidores públicos, diferente de serem servidores estatutários efetivos, o que gerou incerteza em boa parte dos candidatos). Ou seja, eles ficam regidos pela  10.098, DE 03 DE FEVEREIRO DE 1994, o que os torna agentes estatutários.

    Se alguém mais percebeu isso, comenta aí.

  • empregado público é o que meu Deus?
  • Diferente do que muita gente acredita "Servidor estatutário é diferente de servidor ocupante de cargo efetivo". O próprio estatuto dos servidores públicos (lei 8112/90) prevê que são considerados "cargos públicos" os de provimento em caráter efetivo ou os em comissão. Logo, também são servidores estatutários os ocupantes de cargo em comissão, pois são regidos pelo estatuto dos servidores, independente de ocuparem ou não um cargo efetivo. É claro que nem todas as normas do estatuto se aplicam ao servidor ocupante apenas de cargo em comissão (como a estabilidade) mas não deixa de ser estatutário também, pois é regido pela lei 8112/90 'no que couber'.

  • Questão toda cag%ada e cuspida. Credo!

  • Ótima questão, me mostrou como o conceito que eu tinha de servidor estatutário estava incorreto.

    Servidores públicos efetivos e servidores públicos em comissão são ambos regidos pelo regime estatutário, isto é, seu vínculo com a administração pública não é contratual, e sim legal. No caso da União, a lei 8.112 de 1990.

  • E essa letra E que generalizou todo mundo kkk

  • estou ate agora procurando a incorreta....nao achei

  • Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

  • Alguns estão negligenciando o estudo de agentes públicos no direito administrativo e comentando conceitos superficiais do assunto.