SóProvas



Prova FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Santa Luzia - MG - Especialista em Educação Básica - EEB - Supervisor Pedagógico


ID
3035815
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no Título V, os níveis e as modalidades de educação e ensino.

Acerca dessa organização e estrutura, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente, pelo Ensino Superior. (art 21)

    B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos (5 anos) de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade. (Art 29.)

    C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (oito) ( 9 anos) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão. (art. 32)

    D) (CERTO - art 35)

  • Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.          (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

     

    FONTE : LDB

  • A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente (NÃO HÁ ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA), pelo Ensino Superior.

    B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (5) (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade.

    C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (9) (oito) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão.

    D) CORRETO


ID
3035818
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Segundo o parágrafo único do Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica” (BRASIL, 1996), deve se apoiar em três fundamentos.

De acordo a LDB, assinale a alternativa em que não se tem esses fundamentos.

Alternativas
Comentários
  • Art 61.

    Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:         

    I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;            

    II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;          

    III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.         

  • A) ART 61. I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho (CERTO)

    B) Art 61. II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço (CERTO)

    C) Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica (ERRADO - Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.)

    D) Art 61. III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades (CERTO)

  • Gabarito (C)

    Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica;

    MOTIVO DO ERRO, pois, conforme o artigo 62, a regra é a formação em nível superior, em curso de licenciatura plena. Porém, foi apresentada a exceção, a própria lei admite o docente com formação em nível médio, na modalidade normal, para dar aula na educação infantil (creche e pré-escola) e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Ou seja, conclui-se que, a obrigatoriedade de nível superior, na educação básica, é somente para o 6º ao 9º ano e os 3 anos do ensino médio.

    FONTE:

    Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3035821
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.

COLUNA I

1. Educação Básica

2. Educação Superior

3. Educação não formal

4. Educação e mídia

COLUNA II

( ) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação.

( ) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos.

( ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos.

( ) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.

( ) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.

    COLUNA I

    2. Educação Superior

    2. Educação Superior

    3. Educação não formal

    4. Educação e mídia

    COLUNA II

    ( 3) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação. 3. Educação não formal

    (1) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos. 1. Educação Básica

    ( 2 ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos. 2. Educação Superior

    (1) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar. 2. Educação Superior

    ( 4) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação. 4. Educação e mídia

  • Só corrigindo o amigo.

    (1) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.  1. Educação Básica

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3035824
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que a Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012, estabeleceu as diretrizes nacionais para a educação em Direitos Humanos que devem ser observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação em Direitos Humanos é um dos eixos fundamentais do direito à educação, tendo por finalidade promover a educação para a mudança e a transformação social.

II. Dada a sua relevância, a inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos deverá, prioritariamente, ocorrer na forma da disciplinaridade, ou seja, como um conteúdo específico de uma das disciplinas do currículo escolar.

III. A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação, sendo componente curricular obrigatório nos cursos destinados a esses profissionais.

IV. O desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados, é uma das dimensões da Educação em Direitos Humanos.

Essa Resolução prevê o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 4º A Educação em Direitos Humanos como processo sistemático e multidimensional, orientador da formação integral dos sujeitos de direitos, articula-se às seguintes dimensões:

    IV - desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados;

  • O problema da questão está na palavra PRIORITARIAMENTE que aparece no item II, sendo que, no artigo 7 da norma apresenta mais de uma forma. Art. 7º A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer das seguintes formas: I - pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados interdisciplinarmente; II - como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar; III - de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade. Sendo assim o item II é o único incorreto. Gabarito: D
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3035827
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que contém o Estatuto da Criança e do Adolescente, dispõe, no Art. 53, que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho [...]” (BRASIL, 1990).

São direitos da criança e adolescente previstos no referido artigo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → de acordo com o "ECA", lei 8069/90:

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.  (Redação dada pela Lei nº 13.845, de 2019).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • exceto , não entendi a pergunta !

  • Letra B - é garantido o Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

  • ECA, Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; LETRA A

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; LETRA C

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; LETRA D

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência (OLHA AÍ O ERRO DA LETRA B),garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.             

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

    Acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.- art.53 V- acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Direito de ser respeitado por seus educadores.

    Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • Se for pela prática, erra! hahahaha

  • mas a pergunta diz "exceto" então B estaria errada pois ela estaria certa somente se não tivesse esse "exceto"

  • Atenção para o enunciado da questão que traga o referido tema, pois, de acordo com a jurisprudência do STJ, o direito previsto inciso V do art. 53 NÃO é um direito absoluto, vejam:

    "RECURSO ESPECIAL – MATRÍCULA EM ESTABELECIMENTO PÚBLICO DE ENSINO – CRITÉRIO DE GEORREFERENCIAMENTO – PONDERAÇÃO – INTERPRETAÇÃO LÓGICO-SISTEMÁTICA – VIOLAÇÃO DO ART. 53, I E V, DA LEI 8.069/90 – INOCORRÊNCIA.

    1. O simples desacolhimento da tese defendida pela recorrente não se confunde com a negativa de prestação jurisdicional.

    2. O inciso V do art. 53 da Lei 8.069/90 prevê o direito de o aluno (criança ou adolescente) estudar em escola próxima de sua residência, evitando deslocamento de longas distâncias para acesso à educação pública e gratuita.

    3. A regra não constitui uma imposição e sim uma possibilidade, subordinada ao interesse maior de facilitar o acesso à educação.

    4. No caso dos autos, as instâncias ordinárias consideraram que a manutenção da aluna na escola já frequentada em anos anteriores mostrava-se mais benéfica do que a transferência para atender à regra da aproximação.

    5. Recurso especial não provido."

    Como a questão cobrou a literalidade do referido artigo, o gabarito é mesmo a LETRA B.

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA:

    Art. 53 ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (alternativa A)

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; (alternativa C)

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (alternativa D)

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

    Conforme se observa dos incisos do art. 53, a única alternativa que não está de acordo com os incisos é a letra B: acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.

    Em verdade, o que esse dispositivo prevê é o direito de acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    Gabarito: B

  • engraçado que na prova de Auxiliar Educacional o gabarito oficial manteve-se como D.


ID
3035830
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, tipifica as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A esse respeito, caracteriza-se por modalidade da violência psicológica, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Lei 11340,

    Art. 7º. São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    ...

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

  • Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; 

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • Gabarito: letra C

    Formas de violência doméstica

    Física - qualquer ato que agride a integridade corporal;

    Psicológica - qualquer conduta que gere dano emocional, psíquico, diminuição de autoestima etc... mediante constrangimento, ameaça, humilhação, isolamento, insulto, ridicularização etc.

    Sexual - qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, praticar, participar de relação sexual de que não deseja, ou que a force à gravidez, ao matrimônio, ao aborto, à prostituição etc.

    Patrimonial - qualquer conduta que se constitua em subtração, retenção, destruição ou inutilização de seus bens.

    Moral - qualquer conduta que prejudique o respeito que a mulher tem na sociedade. Entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GAB: C

    pois trata da violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • art 7º

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria

    GB C

    PMGOOO

  • Por mais que eu tenha acertado não concordo com o gabarito, pois o lei configura a violência psicológica como: "qualquer conduta que gere dano emocional, psíquico, diminuição de autoestima etc... mediante constrangimento, ameaça, humilhação, isolamento, insulto, ridicularização etc."

    Ser vítima de qualquer dos crimes contra a honra pode gerar esses danos...

  • Caberia recurso.

    LETRA A

  • Leia atentamente... se ligue nos detalhes.

  • calunia difamação e injuria caracteriza violência moral.

  • A - Qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima - violência psicológica

    B - Qualquer conduta que vise degradar ou controlar ações, comportamentos, crenças e decisões - violência psicológica

    C - Qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria - violência moral - GABARITO

    D - Qualquer conduta que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento - violência psicológica

  • GAB [C] AS NÃO ASSINANTES.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

    #ESTABILIDADESIM !

  • A Constituição Federal de 1988 traz em seu texto que a família é a base da sociedade e terá proteção especial do Estado e que este criará mecanismos para combater a violência no âmbito de suas relações. Assim, surge a Lei 11.340 de 2006, que cria referidos mecanismos, dispondo em seu artigo 5º que: “configura violência doméstica contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial".


    A Lei 11.340/2006 tem a finalidade de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a violência de gênero, violência preconceito, que visa discriminar a vítima, o que faz com que a ofendida necessite de uma maior rede de proteção e o agressor de punição mais rigorosa.


    Com isso, trouxe diversos meios de proteção ao direito das mulheres, como as medidas protetivas previstas no capítulo II da Lei 11.340/06 e também descreve em seu artigo 7º (sétimo) as formas de violência, física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras, vejamos:


    1 - Violência Física: Segundo o artigo 7º, I, da lei 11.340, a violência física é aquela “entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal".


    2 - Violência Patrimonial: Segundo o artigo 7º, IV, da lei 11.340, a violência patrimonial é aquela “entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades".


    3 - Violência Psicológica: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência psicológica é aquela “entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação".


    4 - Violência Sexual: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência sexual é aquela “entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos".


    A lei “Maria da Penha" ainda traz que:


    a) é vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa;


    b) ofendida deverá ser notificada dos atos processuais referentes ao agressor, especialmente com relação ao ingresso e saída deste da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público;


    c) atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores previamente capacitados, preferencialmente do sexo feminino;


    d) a concessão das medidas protetivas pelo Juiz de ofício ou mediante representação do Delegado de Polícia, requerimento do Ministério Público, da ofendida, podendo ser concedidas de imediato, sem audiência das partes ou de manifestação do Ministério Público.    

    A) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima (...)"

    B) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “(...) que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões (...)".


    C) CORRETA (a alternativa): a presente afirmativa traz formas de violência moral e não psicológica prevista, conforme no artigo 7º, V, da lei 11.340: “a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria".


    D) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “(...) que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento (...)".


    Resposta: C


    DICA: Leia sempre os comentários e os artigos de lei citados, mesmo que você tenha entendido a questão vá até o artigo citado e faça a leitura, pois ajuda na memorização da matéria.



  • FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física

    entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal

    II - a violência psicológica

    entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação

    III - a violência sexual

    entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos

    IV - a violência patrimonial

    entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades

    V - a violência moral

    entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • Gabarito: c No geral das 5 formas de violência a mulher, a psicológica e a moral são as mais fáceis de confundir. Faço por exclusão, pois na moral está ligada aos crimes contra a Honra, caso não configure, será violência psicológica.

ID
3035833
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, analisadas no Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012:

    >>> O conceito de quilombo incorpora também as comunidades quilombolas que ocupam áreas urbanas, ultrapassando a ideia de que essas se restringem ao meio rural. Diferentemente dos quilombos de resistência à escravatura ou de rompimento com o regime dominante, como o de Palmares, que se situavam em locais distantes das sedes de províncias, com visão estratégica para se proteger das invasões dos adeptos da Coroa, existiram os chamados ?quilombos urbanos?, que se localizavam bem próximos das cidades, com casas de p au a pique, construídas com barro e pequenos troncos de árvores. Plantadas em clareiras na mata, as casas eram rodeadas pela criação de cabras, galinhas, porcos e animais de estimação.

    ? Fonte: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_quilombola.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3035836
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004, instituiu as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Sobre essa Resolução, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A educação das relações étnico-raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.

( ) O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas.

( ) As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana.

( ) O ensino sistemático de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, considerando as áreas das avaliações em larga escala.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. 

    Art. 2° 

    § 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira. 

    § 2º O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias, asiáticas.

    Art. 3°

    § 2° As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares

    § 3° O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil. 


ID
3035839
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002, que instituiu as diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, os sistemas de ensino, além dos princípios e diretrizes que orientam a Educação Básica no País, observarão, no processo de normatização complementar da formação de professores para o exercício da docência nas escolas do campo, os seguintes componentes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Parcimônia= moderação ou ato de poupar...

    D) Parcimônia na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

    Substituindo:

    Moderação na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

  • Que banca preguiçosa

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3035842
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Tendo em vista as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do campo, estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação do campo abrange a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, excluindo-se o Ensino Médio e a educação profissional técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio.

II. A educação do campo destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida – por exemplo, agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas.

III. A educação do campo deverá atender, no ensino regular e preferentemente, as populações rurais que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos no Ensino Fundamental em idade própria.

IV. A organização e o funcionamento das escolas do campo respeitarão as diferenças entre as populações atendidas quanto à sua atividade econômica, seu estilo de vida, sua cultura e suas tradições.

Essas diretrizes preveem o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • No item III ele misturou educação especial com alunos que não terminaram na idade própria.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3035845
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Conforme apresentado no Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, “[...] a visão de currículo proposta por Moreira e Candau (2007) presente no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica” (BRASIL, 2015, p. 14) defende determinados aspectos.

Nesse contexto, assinale a alternativa em que não se tem esses aspectos.

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3035848
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considerando os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. A organização escolar por ciclos surge em contraposição ao sistema de seriação que se baseia na estruturação rígida de uma sequência de conteúdos, distribuídos ao longo do tempo, em blocos estanques e cumulativos.

II. O pressuposto da homogeneidade de ritmos de aprendizagem no sistema seriado implicou formas de avaliação que culpabilizam individualmente o sujeito ou seu meio social pelo fracasso escolar.

III. A organização das redes de ensino por ciclos de aprendizagem pressupõe a disciplinaridade como uma estratégia de organização do ensino por meio da separação e posterior integração didática dos conteúdos escolares.

IV. A organização escolar por ciclos considera a sala de aula como espaço preferencial de aprendizagem, uma vez que é o local que melhor propicia a dinamização das interações e a mobilização da vontade de conhecer das crianças.

Ao abordar os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, o Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2015) afirma o que está expresso em

Alternativas
Comentários
  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3035851
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme explicitado por Vasconcelos (2003) e corroborado pela perspectiva da avaliação no contexto de um currículo inclusivo (BRASIL, 2015), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = B

    Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.

  •  A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.

    Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

  • B.Corretíssima.

    Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.

    Falou de inclusão, lembre-se de aspectos formativos Processuais e contínuos.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3035854
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 1.474, de 10 de dezembro de 1991, que contém o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Santa Luzia, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são penalidades disciplinares, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3035857
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei nº 2.644, de 29 de março de 2006, dispõe sobre a reorganização do regime de previdência dos servidores públicos do município de Santa Luzia.

Tendo em vista as regulamentações apresentadas por essa Lei, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3035860
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São objetivos considerados prioritários para o município de Santa Luzia, conforme disposto pela Lei Orgânica do Município (2004), exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


ID
3035863
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com o Regimento Escolar elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia (2012), analise as atribuições a seguir.

I. Diretor escolar I e II e coordenador escolar: administrar os recursos humanos, materiais e financeiros da escola.

II. Vice-diretor escolar I e II: controlar a frequência do corpo docente e administrativo, encaminhando relatório ao diretor para as providências.

III. Supervisor pedagógico: coordenar a elaboração do currículo pleno da escola, envolvendo a comunidade escolar.

IV. Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II (PEB I e PEB II): estimular a participação dos alunos no processo educativo e comprometer-se com a eficiência dos instrumentos essenciais para o aprendizado: leitura, escrita, expressão oral, cálculo e solução de problemas.

Apresentam correta e respectivamente atribuições dos profissionais da educação desse município

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3035866
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com o Regimento Escolar da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia (2012), no que se refere ao Conselho de Classe, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • n e so consultiva e deliberativa e sim fiscalizadora e mobilizadora

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3035869
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Tendo em vista o Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Santa Luzia, dispostos na Lei nº 2.819, de 7 de abril de 2008, analise os objetivos a seguir.

I. Motivar o titular de cargo de carreira efetivo ao aprimoramento no cumprimento de suas atribuições.

II. Mensurar o desempenho, de forma justa e criteriosa, com base em fatores considerados relevantes para o exercício funcional.

III. Fornecer subsídios para aprovação no estágio probatório, para desenvolvimento na carreira e para eventual processo de exoneração.

IV. Identificar necessidades de treinamento e capacitação.

Segundo essa lei, a avaliação periódica de desempenho tem por objetivos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


ID
3035872
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, que aprovou o Programa Nacional de Direitos Humanos, definiu cinco eixos orientadores para a implantação do Programa.

São diretrizes que compõem o Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

  • A alternativa C corresponde à diretriz 17 do eixo orientador IV que fala sobre a Segurança pública, acesso a justiça e combate à violência. E também é a única das alternativas que não traz algo relacionado a educação ou cultura.

  • V – Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos:

    ALTERNATIVA (A) - CORRETA:

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;

    ALTERNATIVA (B) - CORRETA:

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos;

    ALTERNATIVA (C) - CORRETA

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos.

    IV – Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência: 

    (...)

    ALTERNATIVA (D) - INCORRETA:

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.

  • IV - Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    a) Diretriz 11: Democratização e modernização do sistema de segurança pública;

    b) Diretriz 12: Transparência e participação popular no sistema de segurança pública e justiça criminal;

    c) Diretriz 13: Prevenção da violência e da criminalidade e profissionalização da investigação de atos criminosos;

    d) Diretriz 14: Combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária;

    e) Diretriz 15: Garantia dos direitos das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    f) Diretriz 16: Modernização da política de execução penal, priorizando a aplicação de penas e medidas alternativas à privação de liberdade e melhoria do sistema penitenciário; e

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos;

    V - Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos:

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos;

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos; e

    GAB - C

  • Para quem ta procurando um mnemônico das Diretrizes do Eixo IV, relativo à Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

    Acertei pelo fato da letra C ser a única que não fala sobre educação.

  • Bem no início da questão é afirmado que possui 5 eixos, só que no decreto possui 6. Acho que o examinador tava com presa em elaborar essa questão

  • Copiou da MS CONCURSOS...

    GAB C. Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos. (pertence ao eixo IV - Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:)

  • Gabarito: C.

    Só parar e considerar que é o único item localizado no Eixo Educacional/Cultural que não se relaciona diretamente com esses assuntos.

  • GABARITO: C

    Perceba que a única alternativa que não trata sobre "Educação e Cultura dos Direitos Humanos" é a "C".

    A alternativa C nos passa uma ideia de efetivação, agilidade, ou acesso dos direitos humanos... Já vi uma questão parecida com essa..

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GAB C

    Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.

  • EXCEEEEEETOOO

    EXCEEEEEETOO

    EXCETEETOOOO

    E-X-C-E TOOOOOOOKKKKK

  • Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos

    O que sistema de justiça tem haver com educação?

  • IV - Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos;

  • nem sabia, respondi por interpretação pura e acertei. A alternativa C era a unica que não citava algo sobre educação ou cultura.

  • Estrutura do PNDH 3

    6 Eixo Orientador  

    25 Diretrizes 

    82 Objetivos estratégicos

    512 Ações Programáticas

    ►6 Eixos orientadores PNHD-III: InDUSED

    I- Integração entre a sociedade e o Estado

    II- Desenvolvimento dos Direitos Humanos

    III- Universalização Direitos em um Contexto de Desigualdades

    IV- Segurança pública , acesso à Justiça e Combate à Violência (11 ao 17 abaixo)

    V- Educação e cultura

    VI- Direito à verdade e à memória

    III - Diretrizes do Eixo III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades:

    Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena;

    Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação;

    Diretriz 9: Combate às desigualdades estruturais; e

    Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade;

    Diretrizes do Eixo IV: Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Diretriz 12: Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Diretriz 13: Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Diretriz 16: Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    Diretriz 14: COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    Diretriz 15: GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    Diretriz 11: DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    Diretriz 17: PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • Temos que memorizar todas as diretrizes, OE, e ações estratégicas? Tá osso.

  • Mais que "cinco eixos" gente, são "seis eixos". Banca viajou. É interessante este decreto, melhor do que ler sobre o Plano Nacional de Segurança Pública de Defesa social. Aquilo é chato demais, misericórdia!

  • O que tá acontecendo com essas bancas???
  • da pra matar a questão olhando as palavras chave.

  • Estrutura do PNDH 3

    6 Eixo Orientador  

    25 Diretrizes 

    82 Objetivos estratégicos

    512 Ações Programáticas

    ►6 Eixos orientadores PNHD-III: InDUSED

    I- Integração entre a sociedade e o Estado

    II- Desenvolvimento dos Direitos Humanos

    III- Universalização Direitos em um Contexto de Desigualdades

    IV- Segurança pública , acesso à Justiça e Combate à Violência (11 ao 17 abaixo)

    V- Educação e cultura

    VI- Direito à verdade e à memória

    III - Diretrizes do Eixo III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades:

    Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena;

    Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação;

    Diretriz 9: Combate às desigualdades estruturais; e

    Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade;

    Diretrizes do Eixo IV: Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Diretriz 12: Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Diretriz 13: Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Diretriz 16: Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    Diretriz 14: COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    Diretriz 15: GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    Diretriz 11: DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    Diretriz 17: PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • Justiça = Segurança

  • pessoal gravar tudo desse decreto é muito complicado. o macete pra maiorias das questões é prestar atenção nas palavras chaves.

    nesse mesmo pediu a que era a errada , então a que não tinha a palavra chave educação é a resposta.

    se pedisse a correta eu ia marcar a que tinha uma palavra chave.

    DEUS É CONTIGO.

  • (UM BIZU PARA TODOS VOCES QUE REALMENTE ESTUDAM.)

    NO: EIXO ORIENTADOR V: EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS

    TODAS AS DIRETRIZES DEVEM VIR COM A PALAVRA DIREITO HUMANOS.

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em DIREITOS HUMANOS para fortalecer uma cultura de direitos;

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos DIREITOS HUMANOS nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos DIREITOS HUMANOS;

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em DIREITOS HUMANOS no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em DIREITOS HUMANOS; e

    EIXO SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS? TODAS DIRETRIZES VEM COM A PALAVRA DIREITOS HUMANOS


ID
3035875
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Lei nº 9.394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Tendo como referência essa Lei, analise as seguintes afirmativas sobre a Educação Básica e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O regime de progressão continuada pode ser adotado no Ensino Fundamental pelos estabelecimentos que utilizam progressão regular por série, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

( ) O calendário escolar terá de ser adequado às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, podendo, com isso, ter a redução do número de horas letivas previsto nessa Lei.

( ) Um dos critérios a serem observados na verificação do rendimento escolar é a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

( ) Nos níveis Fundamental e Médio, o controle de frequência fica a cargo da escola, sendo exigida a frequência mínima de 60% do total de horas letivas para aprovação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    (CORRETO) Art. 32. § 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

    (ERRADO) ART. 23 § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.

    (CORRETO) Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

    (ERRADO) Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    VI - o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme a LDB (9394/96):

    (V) O regime de progressão continuada pode ser adotado no Ensino Fundamental pelos estabelecimentos que utilizam progressão regular por série, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino. ? correto, conforme art. 32, § 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

    (F) O calendário escolar terá de ser adequado às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, podendo, com isso, ter a redução do número de horas letivas previsto nessa Lei. ? incorreto, conforme o art. 23 § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.

    (V) Um dos critérios a serem observados na verificação do rendimento escolar é a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. ? correto, conforme art. 24, b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

    (F) Nos níveis Fundamental e Médio, o controle de frequência fica a cargo da escola, sendo exigida a frequência mínima de 60% do total de horas letivas para aprovação. ? incorreto, conforme art. 24, VI - o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3035878
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 2.819/2008, que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Santa Luzia/MG, são princípios a serem obedecidos pela educação escolar nesse município, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
3035881
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Sobre a educação especial e o atendimento educacional (AEE), baseando-se no Decreto nº 7.611/2011, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º A União prestará apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos Estados, Municípios e

    Distrito Federal, e a instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, com a finalidade de

    ampliar a oferta do atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência, transtornos globais do

    desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular

  • GABARITO: LETRA C

    ? Conforme o Decreto Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011, a União prestará o apoio e não os municípios:

    ? Art. 5º A União prestará apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos Estados, Municípios e Distrito Federal, e a instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, com a finalidade de ampliar a oferta do atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A banca quer saber se voce decorou a lei. Muda uma palavra


ID
3035884
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Conforme o Plano Municipal de Educação (PME/ 2015-2015) de Santa Luzia, sobre a organização e o funcionamento do ensino nas escolas municipais de Educação Básica, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3035887
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera serem desenvolvidas por todos os estudantes no decorrer da escolaridade básica. Com relação à BNCC, analise as afirmativas a seguir.

I. É um documento normativo que se aplica à educação escolar e está norteado pelos princípios éticos, políticos e estéticos visando à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

II. No Ensino Fundamental, as cinco áreas de conhecimento propiciam a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares.

III. É o currículo nacional para os sistemas e das redes escolares dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e é o parâmetro para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições escolares.

IV. O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à duração da jornada escolar.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • Seu comentário foi fantástico.

  • Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir

  • III - BNCC NÃO é currículo!

    IV - educação integral na BNCC significa o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural dos alunos.

  • ITEM III: A BNCC é referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares. NÃO É CURRÍCULO NACIONA, MAS UMA REFERÊNCIA.

  • Educação integral na BNCC se refere ao desenvolvimento total do indivíduo e não a carga horária escolar.

ID
3035890
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Excelente material...

  • Alfabetizado até aos 8


ID
3035893
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Freire (2001, p. 203) afirma que “a força da educação está na sua fraqueza; não podendo tudo, pode alguma coisa”.

Segundo o autor, podem ser feitos hoje pelos educadores e explicitam a importância do papel da escola nas transformações do mundo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Fortalecimento da compreensão e da prática do ato de ensinar como sendo um procedimento de transferência de um saber pronto a ser apropriado pelo educando.

  • Letra D trás a visão liberal e Freire é libaertadora


ID
3035896
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ortega e Del Rey (2002) sinalizam a relevância de se trabalhar a convivência para a prevenção do clima de conflito e violência na escola.

Analise as seguintes afirmativas sobre a prevenção do clima de conflito e de violência na escola proposta por essas autoras.

I. A intervenção no processo de violência deve estar conectada com a pesquisa e a observação crítica desse problema que, pela sua complexidade, suscita uma reflexão teórica para interpretá-lo, pode sinalizar seus fatores e suas formas e traçar hipóteses sobre suas causas e suas consequências.

II. Os programas de intervenção propostos são os de: gestão democrática da convivência, para lidar com a vida em comum; trabalho em grupo cooperativo, para os processos instrucionais; e educação em sentimentos, emoções e valores, para a formação social e moral dos alunos.

III. O primeiro passo para a abordagem educacional do clima de conflito na escola deve ser a implementação de projetos de estabelecimentos escolares de caráter global, nos quais haja a inclusão de várias linhas de intervenção e o envolvimento dos agentes educacionais e dos alunos.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA "A"

    I. A intervenção no processo de violência deve estar conectada com a pesquisa e a observação crítica desse problema que, pela sua complexidade, suscita uma reflexão teórica para interpretá-lo, pode sinalizar seus fatores e suas formas e traçar hipóteses sobre suas causas e suas consequências.

    II. Os programas de intervenção propostos são os de: gestão democrática da convivência, para lidar com a vida em comum; trabalho em grupo cooperativo, para os processos instrucionais; e educação em sentimentos, emoções e valores, para a formação social e moral dos alunos.


ID
3035899
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Lück (2006) destaca os princípios, atitudes e estratégias como também o monitoramento e a avaliação que envolve a prática e a construção da autonomia de gestão escolar.

Com base nas reflexões da autora, analise as seguintes afirmativas sobre essa prática e construção, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Uma das atitudes que favorecem as práticas autônomas corresponde à delimitação e transferência de responsabilidade no trabalho e na educação.

( ) Entre os seus principais princípios orientadores estão a criatividade, o comprometimento e a visão proativa.

( ) Por ocorrer de modo espontâneo e a partir da própria escola, o desenvolvimento da autonomia é um processo transitório que envolve o coletivo da escola e requer uma mudança de atitude e prática de novas compreensões, transformando a cultura escolar.

( ) Para que a ação autônoma seja organizada, incentivada, orientada, monitorada e avaliada em seus processos e resultados, faz-se necessários a criação e o funcionamento de mecanismos de gestão colegiada.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B - F V F V

  • Letra B

    ( F ) Uma das atitudes que favorecem as práticas autônomas corresponde à delimitação e transferência de responsabilidade no trabalho e na educação. Errado em uma prática de gestão autônoma cada um cumpre a sua parte com ações efetivas para que se atinja objetivos comuns de maneira democrática.

    ( V ) Entre os seus principais princípios orientadores estão a criatividade, o comprometimento e a visão proativa. Correto

    ( F ) Por ocorrer de modo espontâneo e a partir da própria escola, o desenvolvimento da autonomia é um processo transitório que envolve o coletivo da escola e requer uma mudança de atitude e prática de novas compreensões, transformando a cultura escolar. Errado a autonomia não pode cair no espontaneísmo deve ter intenção educativa e controle social

    ( V ) Para que a ação autônoma seja organizada, incentivada, orientada, monitorada e avaliada em seus processos e resultados, faz-se necessários a criação e o funcionamento de mecanismos de gestão colegiada. Correto os mecanismos de gestão colegiada como os conselhos escolares, de classe e os grêmios estudantis fortalecem a autonomia e a gestão democrática.


ID
3035902
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as dez competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Não é a partir do ensino fundamental, e sim, é a partir da EDUCAÇÃO INFANTIL ao ENSINO MÉDIO.

  • Mas as 10 competências são a partir do EF, visto uma vez que na EI se trabalha com os campos de aprendizagem, não?

  • Não, Matheus Fagundes, as 10 competências gerais permeiam TODAS as etapas do ensino básico.

  • "Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natura"

    (pg37)

    Seriam então 6 as competências ?

  • Segundo a BNCC :"É imprescindível destacar que as competências gerais da Educação Básica, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) [...]"

  • As Dez competências devem ser desenvolvida a partir da Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

  • "Ao longo da EDUCAÇÃO BÁSICA, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de DEZ COMPETÊNCIAS GERAIS..." (BNCC, p. 8).

  • Que pergunta estranha parece que todas estão incorretas

  • Essa resposta "As dez competências gerais devem ser desenvolvidas pelos alunos, a partir do Ensino Fundamental".

    As competências gerais devem ser desenvolvidas ao longo de todas as etapas da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e atuam como um guia socioemocional para a aprendizagem;

    As competências específicas são divididas por área do conhecimento e pelos componentes curriculares.

    Essa questão tem que ser anulada.

  • Atenção ,a pergunta pede a alternativa incorreta.

  • A questão pede a incorreta, vamos lá.

    A

    Competência é a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para a resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Correta

    B

    No Ensino Fundamental, as competências específicas de área, estabelecidas por cada área do conhecimento, evidenciam como as dez competências gerais se expressam nessas áreas. Correta

    C

    As dez competências gerais devem ser desenvolvidas pelos alunos, a partir do Ensino Fundamental, para assegurarem uma formação humana integral tendo em vista a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Incorreta

    As 10 competências gerais da BNCC, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica ou seja: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

    D

    Uma das competências gerais é valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artísticocultural. Correta.


ID
3035905
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Lück (2004), a interdisciplinaridade tem como objetivo promover a superação da visão limitada de mundo e o entendimento da complexidade da realidade.

De acordo com as ideias da autora sobre interdisciplinaridade, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Objetivo da interdisciplinaridade
    É o de promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade.

    Proposições sobre o sentido da Interdisciplinaridade
    Paradigmático: Visão de conjunto de uma realidade; Visão global e não fragmentada da realidade;

    Proposições sobre o sentido da Interdisciplinaridade
    Processual: Busca de interação entre duas ou mais disciplinas; Metodologia pluralista, caracterizada por crítica permanente; Via possível de ampliação do exercício crítico

    Proposições sobre o sentido da Interdisciplinaridade
    Técnico : Uma ferramenta utilizada para produzir novos conhecimentos, para superar a fragmentação do ensino. De resultadosSíntese de disciplinas para estabelecer um novo nível de representação da realidade; Formação de pessoas abertas à pluralidade de novos horizontes culturais.

    Dos entendimentos vistos anteriormente, algum merece restrição?
    A interdisciplinaridade corresponde a uma nova consciência da realidade, a um novo modo de pensar, que resulta num ato de troca, de reciprocidade e integração entre áreas diferentes de conhecimento, visando tanto a produção de novos conhecimentos, como a resolução de problemas, de modo global e abrangente.

    Pressupostos da Interdisciplinaridade
    A realidade desse universo é dinâmica, estando em contínuo movimento,sendo construída socialmente.A verdade é relativa, pois o que se conhece depende diretamente da ótica do sujeito cognoscente.

    Quanto ao método a interdisciplinaridade é construída mediante:
    A construção da consciência pessoal globalizadora;a consciência da parcialidade de nosso conhecimento sobre a realidade;o conhecimento produzido, que é sempre parcial e limitado.a visão de que tudo está relacionado com tudo;

    Quanto ao método a interdisciplinaridade é construída mediante:
    Tudo tem seu oposto; tudo é duplo; todos os paradoxos podem ser reconciliados.O conhecimento é como a riqueza, destinado ao Uso.

    Interdisciplinaridade como processo de Circularidade entre as disciplinas:
    “O problema não está em que cada uma perca a sua competência. Está em que a desenvolva o suficiente para articular com as outras competências (disciplinas e conhecimentos) que, ligadas em cadeia, formariam o anel completo e dinâmico, o anel do conhecimento do conhecimento”.  (MORIN,1985, p. 22). 
    Gabarito: C

    Interdisciplinaridade como processo de circularidade entre as disciplinas:
    O conhecimento não pode ser dissociado da vida humana e da relação social: a circularidade entre homem, vida e conhecimento é resgatada.

    Contribuições no campo da ciência :
    Auxiliar o estabelecimento da unidade do conhecimento construído. Para Habermas o conhecimento é comum entre as disciplinas.Promover avanço do conhecimento. Cria-se novos horizontes, novas analogias, nova linguagem e novas estruturas conceituais.

    Contribuições no campo do ensino
    Condição para a melhoria da qualidade do ensino mediante a superação contínua da sua fragmentação,uma vez que orienta a formação global do homem.

     

    De nada. Não desistam!

     


ID
3035908
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sanmartí (2009) ressalta a importância do ato de avaliar como condição necessária para melhorar o ensino.

Para a autora, avaliar o ensino não implica a

Alternativas
Comentários
  • avaliação do currículo pela equipe de direção e especialistas, propondo melhorias nos processos de ensino para os professores.

  • A avaliação do currículo não deve ser feita apenas pela equipe de direção e especialistas, propondo melhorias nos processos de ensino para os professores. Trata-se de um momento em que toda a comunidade escolar deve participar. Além disso, os professores não são passivos quanto às melhorias que são impostas pela equipe gestora. Os professores são peças-chave em qualquer decisão, pois.

  • Letra A incorreta, as melhorias no processo de ensino devem ser para os estudantes


ID
3035911
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Luckesi (1994), a pedagogia não está isenta de pressupostos filosóficos, sendo necessária a indagação referente ao sentido e valor da educação na e para a sociedade.

Considerando as tendências filosóficas-políticas para a compreensão do sentido da educação na sociedade, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito da qconcursos está errado. No gabrito oficial é letra D.

  • O filósofo Cipriano Luckesi (1994) identificou três tendências filosóficas de interpretação da educação: a tendência redentora, que compreende a educação como uma forma de salvar a sociedade de suas mazelas; a reprodutora, que considera o espaço escolar como um lugar de preparação para a vida em sociedade, um espaço cuja finalidade é reproduzir a sociedade tal como ela está, de modo a perpetuá-la; e a transformadora, que se dá quando o educador/a escola age como uma instância mediadora de modo a entender e viver a sociedade. 

    EDUCAÇÃO COMO REDENÇÃO, REPRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

  • O gabarito está errado, a questão correta é a letra C.

  • Sobre o fato da assertiva (C) estar errada, recorrermos ao livro do Prof. Luckesi "Filosofia da Educação" na página 49 afirmando o seguinte:

    Assim sendo, esta terceira tendência* poderá ser denominada de "crítica" tanto na medida em que não cede ao ilusório otimismo (ou seja negativa do otimismo ilusório)*, quanto na medida em que interpreta a educação dimensionada dentro dos determinantes sociais (nega o pessimismo imobilizador)*, com possibilidades de agir estrategicamente.

    *Lembrando que a terceira tendência corresponde a uma concepção de educação que visa a transformação da realidade. (Destaque nosso).

  • Letra D

    A) Na tendência da educação como redenção da sociedade, a sociedade é concebida como um conjunto de seres humanos inseridos num contexto orgânico e desarmonioso, cabendo à educação a missão de harmonizar a sociedade. Errado nessa tendência a educação resolve tudo tem função de adaptar a sociedade

    B) A tendência da educação como reprodução da sociedade tem como enfoque uma prática pedagógica de como a educação deve atuar na sociedade. Errada essa tendência apenas critica não tem proposta pedagógica são elas: violência simbólica (exclui bagagem cultural do aluno impondo-lhe a cultura dominante; Escola dualista: sustenta marginalidade escola do rico e escola do pobre; Aparelho ideológico: inculcação dominante Igreja, escola.

    C) A educação como transformação da sociedade engloba tanto o otimismo ilusório como o pessimismo imobilizador, comprometendo-se com a compreensão da educação dentro de seus determinantes sociais. Errado essa tendência desvenda contradições, a educação é uma mediação social.

    D) Na tendência da educação como reprodução da sociedade, a educação é abordada como uma instância dentro da sociedade e apenas ao seu serviço. Correta


ID
3035914
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Karagiannis, Stainback e Stainback (1999) discutem sobre os fundamentos do ensino inclusivo em relação aos benefícios para os alunos, para os professores e para a sociedade.

Na perspectiva do ensino inclusivo defendido por esses autores, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C. Não entendi qual é o erro.

  • Também não entendi, porém fui descartando palavra como, por exemplo, ferramentas e técnicas.

    Esperava por palavra, tais como: metodologia, acessibilidade e outras


ID
3035917
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Vasconcellos (2006, p. 61) frisa que uma das finalidades do projeto político-pedagógico (PPP) é “ser elemento estruturante da identidade da instituição”.

Sobre o PPP, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • D - No diagnóstico, a descrição da realidade é necessária e suficiente para se ter uma compreensão crítica dela.

  • GAB: D

    Apenas descrever a realidade não é suficiente. Temos que descrevê-la e pensar sobre ela objetivando

    articular ações para superar as dificuldades enfrentas pela escola que foram mapeadas.


ID
3035920
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Mizukami (1986), as formas de se conceber o fenômeno educativo são diversificadas, sendo que um ou outro aspecto desse fenômeno pode ser privilegiado conforme a abordagem do processo de ensino-aprendizagem.

Baseando-se nas ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre as abordagens de ensino-aprendizagem.

I. Numa abordagem comportamentalista, a ênfase dada no processo de ensino-aprendizagem é sobre os aspectos objetivos, mensuráveis e controláveis em prejuízo aos demais.

II. A abordagem humanista considera que a atividade do ser humano engloba a incorporação de informações sobre o mundo, procedendo das mais simples às mais complexas.

III. No processo de ensino-aprendizagem, a abordagem tradicional ressalta a preocupação com a sistematização dos conhecimentos apresentados como saberes passíveis de questionamentos.

IV. O conhecimento humano é tido como essencialmente ativo na abordagem cognitivista, sendo necessária a reinvenção do mundo pela criança no processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimento.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito b

  • Letra B

    No processo de ensino-aprendizagem, a abordagem tradicional ressalta a preocupação com a sistematização dos conhecimentos apresentados como saberes passíveis de questionamentos. Errado nesta abordagem não há preocupação com o conhecimento o aluno é um ser passivo, moldável e controlado apenas recebe o que o professor transmite como verdade absoluta.


ID
3035923
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Saviani (2005) faz uma abordagem da trajetória da Pedagogia no Brasil, esboçando o desenvolvimento das concepções pedagógicas na história da educação brasileira.

Sobre esse desenvolvimento, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A concepção pedagógica produtivista postula que a educação é um bem de produção e não apenas um bem de consumo. ... A referida concepção se desenvolveu a partir das décadas de 1950 e 1960, tornando-se orientação oficial no Brasil sob a forma da pedagogia tecnicista.

  • Gab: D


ID
3035926
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Vasconcellos (2003) sinaliza duas dimensões primordiais para a realização da avaliação da aprendizagem: conteúdo e forma.

Analise as seguintes afirmativas sobre as representações e práticas relativas ao conteúdo e à forma da avaliação, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A definição de um projeto de educação é primordial para a avaliação – a clareza do que se quer possibilita a escolha de critérios para determinar os conteúdos a serem trabalhados.

( ) O conteúdo da avaliação abrange as maneiras de fazer e de expressar os resultados da avaliação de aprendizagem no cotidiano escolar.

( ) A avaliação processual demanda “observar” e “conhecer” o aluno no decorrer do processo educativo, não havendo necessidade de uso de instrumentos de verificação da aprendizagem.

( ) Quanto ao conteúdo, a avaliação do discente pode ser subdividida em dois grandes aspectos: o cognitivo e o socioafetivo ou atitudinal.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) A definição de um projeto de educação é primordial para a avaliação – a clareza do que se quer possibilita a escolha de critérios para determinar os conteúdos a serem trabalhados.

    ( F ) O conteúdo da avaliação abrange as maneiras de fazer e de expressar os resultados da avaliação de aprendizagem no cotidiano escolar.

    ( F ) A avaliação processual demanda “observar” e “conhecer” o aluno no decorrer do processo educativo, não havendo necessidade de uso de instrumentos de verificação da aprendizagem.

    ( V ) Quanto ao conteúdo, a avaliação do discente pode ser subdividida em dois grandes aspectos: o cognitivo e o socioafetivo ou atitudinal.

     

    De nada. Não desistam!


ID
3035929
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Resolução SME nº 10/2018 dispõe e orienta as escolas da Rede Municipal de Santa Luzia quanto à regularização da vida escolar na própria instituição, para estudantes em progressão parcial nos anos finais do Ensino Fundamental.

Em relação à progressão parcial de estudos, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3035932
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Castro e Regattieri (2010) pontuam sobre a necessidade de construção de uma relação entre escola e família que possibilite a aprendizagem das crianças e adolescentes e ressaltam princípios para uma proposta de interação escola-família.

Considerando os princípios orientadores dessa proposta, assinale a alternativa incorreta. 

Alternativas
Comentários
  • A A escola, em sua totalidade, é um espaço de transmissão da cultura e também de socialização.

    III – PRINCÍPIOS PARA UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

    O presente estudo assume uma proposta de interação escola-família que está baseadanos seguintes princípios norteadores:• A educação de qualidade, como direito fundamental de todas as pessoas, temcomo elementos essenciais a equidade, a relevância e a pertinência, além de doiselementos de caráter operativo: a eficácia e a eficiência.• O Estado (nos níveis federal, estadual e municipal) é o responsável primário pelaeducação escolar.• A escola não é somente um espaço de transmissão da cultura e de socialização. Étambém um espaço de construção de identidade.• O reconhecimento de que a escola atende alunos diferentes uns dos outrospossibilita a construção de estratégias educativas capazes de promover a igualdadede oportunidades.• É direito das famílias ter acesso a informações que lhes permitam opinar e tomardecisões sobre a educação de seus filhos e exercer seus direitos e responsabilidades.• O sistema de educação, por meio das escolas, é parte indispensável da rede deproteção integral que visa assegurar outros direitos das crianças e adolescentes. • A proteção integral das crianças e adolescentes extrapola as funções escolares edeve ser articulada por meio de ações que integrem as políticas públicas intersetoriais.

  • "A escola, em sua totalidade, é um espaço de transmissão da cultura e também de socialização."

    Esse termo restringiu e deixou a alternativa incorreta...

    O correto seria:

    "A escola não é somente um lugar de transmissão de cultura e de socialização, é também um espaço de construção de identidade".

  • A escola não é somente um espaço de transmissão da cultura e de socialização. É Também um espaço de construção de identidade.


ID
3035935
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Mineiro deAvaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) realiza avaliações externas em larga escala com o intuito de fomentar mudanças em busca da melhoria da qualidade e equidade da educação.

Sobre as avaliações externas que compõem o SIMAVE, é incorreto afirmar: 

Alternativas

ID
3035938
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Coll e Monereo (2010) analisam o impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na sociedade atual e as modificações das práticas sociais e educacionais resultantes dele.

Acerca dos papéis do professor e do aluno com o uso das TIC na educação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C


ID
3035941
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No livro Nove olhares sobre a supervisão, Medina (2008) faz um paralelo entre a ação supervisora tradicional e a renovada, baseando-se em sua pesquisa sobre a atuação do supervisor escolar para o ensino e educação de qualidade.

Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a ação supervisora tradicional e a renovada às características correspondentes a cada uma.

COLUNA I

1. Ação supervisora tradicional

2. Ação supervisora renovada

COLUNA II

( ) Busca explicitar as contradições, lidando com o conflito com o intuito de estabelecer relações de trabalho no grupo da escola.

( ) Atua visando um tipo ideal de homem.

( ) Dá ênfase a procedimentos linearizados.

( ) Reconhece na proposta pedagógica uma oportunidade de reconstrução da escola.

( ) Leva em consideração a singularidade da escola ao fazer a leitura dessa.

( ) Tem a concepção do conhecimento como um dado absoluto.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3035944
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Para Candau (2012), a educação intercultural é vista como fundamental para a promoção da inclusão numa lógica emancipadora, buscando a vinculação de políticas de igualdade com políticas de reconhecimento.

Sobre o tema da inclusão social e da educação intercultural, assinale a alternativa que não apresenta uma das reflexões da autora nesse contexto.

Alternativas

ID
3035947
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Zabala (1998) assinala que qualquer prática educativa traz uma resposta a “por que ensinamos” e “como se aprende”, seja de modo explícito ou não.

Considerando os princípios dos processos de aprendizagem citados por esse autor, não se pode afirmar que a(s)

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem significativa é uma teoria de David Ausubel e se caracteriza pela interação entre novos conhecimentos e o conhecimento prévio do aluno.


ID
3035950
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tardif (2002) e Vasconcellos (2009) pontuam a importância na formação dos professores de se considerar os saberes que possuem, utilizam e produzem em seu trabalho cotidiano.

Tendo como base as reflexões desses autores e os aspectos relevantes a serem considerados na formação de professores, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3035953
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à influência nas variáveis metodológicas dos critérios para o ensino e aprendizagem das competências apresentada por Zabala e Arnau (2010), analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Independentemente do modo em que se realizem, as sequências didáticas deverão conter entre as suas fases a identificação das questões ou problemas que a situação da realidade apresenta.

( ) Para o ensino de valores como a solidariedade, é suficiente a promoção de atividades de debate e reflexão sobre esse comportamento de cooperação em diferentes contextos e bases sociais.

( ) Das relações interativas necessárias para favorecimento da aprendizagem pressupõem-se várias funções dos professores tal como planejar a sua atuação de modo flexível, possibilitando a adaptação às necessidades dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

( ) A metodologia para a aprendizagem das competências tem que abranger uma organização social da aula com a coexistência, em sua totalidade, de: o grande grupo, as equipes heterogêneas fixas e o trabalho individual.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B


ID
3035956
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das atribuições do supervisor na organização do trabalho pedagógico apresentadas por Rangel (2005) e Vasconcellos (2009), é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Tem a caracterização da especificidade do seu trabalho dada, em sua totalidade, pela coordenação das atividades didáticas.

    De nada. Não desistam!

  • A especificidade da atuação da coordenação pedagógica são OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM. (VASCONCELLOS, p. 133)


ID
3035959
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Segundo Dalben (2004), o conselho de classe é uma instância coletiva que apresenta características básicas distintas de outras instâncias presentes na organização escolar.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conselho de classe.

I. Ao analisarem e discutirem o processo de trabalho em sala de aula, os docentes, de modo indireto, terão a sua própria prática como objeto de reflexão.

II. Entre as características do conselho de classe está a de ser vinculado à direção da escola, com o papel de auxiliar na administração global.

III. É um espaço interdisciplinar de estudo e tomadas de decisão sobre o trabalho pedagógico realizado na instituição.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    A II está incorreta porque o Conselho de Classe é um espaço de discussão pedagógica, não administrativa. O gestor participa da reunião, mas o conselho não está vinculado à direção da escola.


ID
3035962
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Perrenoud (1999, p. 10), “a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades”.

Conforme o autor, poderá ocorrer ruptura da avaliação da lógica formativa com a da lógica seletiva caso a avaliação formativa não evolua para

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é B; mas, a banca deveria ter trocado o gabarito para D.

    JUSTIFICATIVA: No livro não há nada de "predomínio de percursos coletivos."

    A avaliação formativa introduz uma ruptura porque propõe deslocar essa regulação ao nível das aprendizagens e individualizá-la. Nenhum médico se preocupa em classificar seus pacientes, do menos doente ao mais gravemente atingido. Nem mesmo pensa em lhes administrar um tratamento coletivo.

    Esforça-se para determinar, para cada um deles, um diagnóstico individualizado, estabelecendo uma ação terapêutica sob medida. Mutatis mutandis, a avaliação formativa deveria ter a mesma função em uma pedagogia diferenciada

    (PERRENOUD, Phillipe. Introdução. In: Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Artmed: Porto Alegre, 1999. P.14)

    De nada. Não desistam!

  • tá dificil confiar nessas questões viu

  • Pelo o que entendi a questão pediu o EXCETO, seria o mesmo que dizer: o autor indica que poderá ocorrer ruptura da avaliação da lógica formativa com a da lógica seletiva caso a avaliação formativa evolua em alguns aspectos, EXCETO

    Portanto, precisaríamos identificar qual das alternativas NÃO representa um caminho possível, visto que no enunciado pergunta qual lógica IMPEDIRIA a ruptura da avaliação formativa com a seletiva.

    Perrenoud diz que é necessário que a avaliação valorize os percursos individuais, portanto que NÃO haja predomínio dos percursos coletivos.

    Por isso a resposta correta é a letra B.